Os Campeonatos de Portugal de atletismo em pista coberta começaram este sábado, no Altice Fórum, em Braga, e o emblema verde e branco acabou o primeiro dia de competição como o Clube com mais atletas campeões nacionais. Dos mais de 30 atletas Leoninos em acção na primeira jornada, seis sagraram-se campeões de Portugal nas suas respectivas disciplinas.

Na primeira prova da tarde, no salto com vara masculino, Carlos Pitra conseguiu a medalha de prata e estabeleceu um novo recorde pessoal com a marca de 4,98 metros. Por seu turno, o Leão Gonçalo Uva ficou com o bronze depois de ter atingido os 4,86 metros.

Já a primeira campeã Leonina da tarde foi Auriol Dongmo no lançamento do peso feminino. A atleta continua em grande forma e desta vez, em solo nacional, destacou-se com a marca de 18,91 metros. Na mesma prova, a Leoa Jéssica Inchude arrecadou a prata e o lançamento a 18,13 metros significou uma nova melhor marca pessoal e tornou-se o recorde nacional da Guiné-Bissau.

No triplo salto masculino, Tiago Luís Pereira conseguiu a medalha de prata com a marca de 16,25 metros. Por sua vez, nos 1 500 metros masculinos, o jovem Leão Nuno Pereira esteve em evidência ao alcançar um novo recorde pessoal com 3’42″10 no relógio, um registo que lhe valeu também a medalha de prata. Na prova feminina, Rita Figueiredo ficou com o bronze depois de ter acabado a corrida em 4’29″30, outro recorde pessoal.

Nos 5000 metros marcha, o Leão Rúben Santos amealhou a medalha de bronze e bateu o seu recorde pessoal com o tempo de 22’00″16. Mais tarde, no salto em altura feminino, Anabela Neto sagrou-se campeã nacional depois de ter atingido a marca de 1,79 metros.

Na velocidade, os atletas Leoninos dominaram. Na prova masculina, Carlos Nascimento foi o mais rápido nos 60 metros, ficando com o ouro e com o título nacional ao completar a prova em 6″68 segundos. Depois, na prova feminina, a Leoa Lorene Bazolo também bateu a concorrência, conquistando o título com 7″44 segundos no cronómetro. Rosalina Santos cortou a meta logo a seguir, com 7″46 segundos, e ficou com a medalha de prata.

Na prova de salto em comprimento, Evelise Veiga saltou 6,39 metros para sagrar-se campeã nacional. Por fim, na última prova do dia, nos 400 metros femininos, as atletas do Sporting CP ocuparam as três posições do pódio. Cátia Azevedo conquistou o ouro e o respectivo título nacional ao completar a corrida com 53″69 no relógio – um tempo que a qualificou ainda para o próximo Campeonato Europeu em pista coberta, agendado para Março na Polónia. A medalha de prata ficou com Dorothe Évora (55″44) e o bronze foi para Vera Barbosa (55″55).