Pararam os campeonatos nacionais para se realizar a qualificação que dá acesso à final four para a Liga Europeia de hóquei em Patins. Depois de na época anterior a prova ter sido cancelada devido à pandemia, e o cancelamento até foi depois de sabermos que o Sporting iria ficar afastado dos quartos de final, após eliminação na fase de grupos, continuamos a ser o detentor desta taça europeia, fruto da conquista da época 18/19.

A prova até estava prevista realizar-se com o formato dos anos anteriores, no entanto depois da calendarização dos grupos, a mesma foi suspensa, isto sem nunca a world skate europe, organizadora da prova, pensar em retomar num momento mais favorável. Depois de abertas as inscrições para a prova que se realizou num formato diferente, apenas equipas portuguesas e espanholas mostraram interesse e ficaram divididas em 3 grupos de 3 equipas. O primeiro de cada grupo apurou-se para a final four e o Sporting, completou a lista de finalistas, por ter sido o melhor 2º classificado, entre os 3 grupos.

Foi no Pavilhão do Luso que se disputaram estes 3 dias de competição. O Sporting ficou no grupo B, Réus de Espanha e Oliveirense foram os adversários que teríamos de enfrentar, para podermos ficar mais perto de revalidar a conquista da Liga Europeia que tínhamos conseguido no Pavilhão João Rocha. Até fomos os contemplados com um dia de descanso entre dois jogos, ao contrário dos adversários que jogaram dois jogos consecutivos. Sexta-Feira e Domingo, realizaram-se às 17h, contra Réus e Oliveirense, respetivamente.

sexta, dia 9, vencemos por 5-3 o Réus. Um jogo que estivemos sempre na frente da partida. Ao intervalo vencíamos por 3-1. Os golos do Sporting na primeira parte foram apontados por Tony Pérez, João Souto e Ferrant Font. O Réus que tinha sido capaz de reduzir para 2-1, foi incapaz de impedir que tivéssemos ampliado o marcador para o resultado que estava no fim do 1º tempo.
Na segunda parte o Réus ainda reduziu para 3-2, no entanto o Sporting acabou por ampliar a vantagem para mais de 2 golos até ao final da partida. Os dois golos da 2ª parte foram concretizados por Telmo Pinto e Gonzalo Romero. Destacar ainda a importância de Girão entre os postes que defendeu 3 lances de bora parada dos adversários.

No domingo, defrontámos a Oliveirense, num jogo com muitos golos. O empate a 6 golos, acabou por ser suficiente para sabermos que estávamos na final four. A Oliveirense que tinha vencido o Réus por 5-1, beneficiaria sempre com o empate para alcançar o primeiro lugar do grupo em caso de igualdade. Mas de antemão já sabíamos o resultado do empate entre os adversários do grupo A e com as contas possíveis do jogo que iria suceder no grupo C, com este empate seríamos sempre o melhor 2º classificado. Fomos a vencer para o intervalo por 5-4. Pedro Gil, Telmo Pinto, Tony Pérez, Gonzalo Romero e João Souto, apontaram os golos. Na 2ª parte estivemos a vencer por 6-4 com Ferrant Font a ampliar o marcador, mas consentimos 2 golos na partida, o que permitiu à Oliveirense terminar o grupo em 1º lugar, ainda que com igualdade pontual com a nossa equipa.

Já estamos na Final Four. Vamos voltar ao Pavilhão do Luso no dia 15 de maio para defrontar o benfica. Queremos vencer essa partida para ficarmos mais próximos de revalidar o título, logo no dia seguinte, quando irá ocorrer a final.

As meninas do Hóquei em Patins, também vão defrontar o benfica, mas vai ser já na próxima semana, jogo agendado para dia 18 de abril às 15h, no campo do rival. Ocupamos neste momento a 2ª posição do grupo 1. Esta semana, no pavilhão João Rocha, derrotámos o Vilafranquense por 6-2. Destaque para Ana Catarina Ferreira que apontou 5 golos. O outro golo das leoas foi apontado por Sofia Moncóvio. Que a época também corra bem às leoas, para que na próxima época, no que ao hóquei em patins diz respeito, podermos ter não uma, mas sim duas equipas na Final Four.

*às segundas, o Nuno Almeida irrompe pela cozinha da Tasca a patinar com mestria, pronto a temperar uma crónica sobre o nosso hóquei em patins