Eu sou anti-Covas desde o primeiro dia. Detesto o futebol que pratica, detesto a inabilidade para mexer na equipa, detesto a ausência de empatia que cria quando a ouço. Mas mais do que bater na treinadora no rescaldo de um dia medonho, onde vi várias jogadoras em lágrimas ainda o jogo decorria, apetece-me perguntar: Alguém sabe dizer-me quem dá a cara pela secção? Existe um “director desportivo”? Há quanto tempo não se explica, aos sócios e aos adeptos, o caminho definido para a modalidade, a curto e a médio prazo?
Quando tivermos estas respostas, podemos falar do resto.
23 Maio, 2021 at 9:47
A pessoa correcta para responder a isso, está mais preocupado a fazer campanha eleitoral, sem eleições (onde já vi isto?). É se por acaso responder, já sabemos o que é, a culpa é do efeito devastador de Alcochete.
23 Maio, 2021 at 10:53
Alcochete apenas ajudou o clube. Toda a gente sabe!!!
Com a rescisão de 9 dos melhores jogadores do clube, poupou-se imenso em salários e no custos com o pessoal durante esse periodo.
Também ajudou imenso as relações institucionais com outros clubes. Ao oferecer uma Taça de Portugal ao Aves, tentamos desenvolver também o futebol naquela região. Foi pena o clube ter desaparecido pouco tempo depois, mas pronto!
Também ajudamos o rival da segunda circular poucos dias antes do acontecido, ao ter permitido irem eles á Champions encaixado assim eles e não nós, os prémios $ da competição. Quem disse que não somos amigos do lampiões, quem foi?
E tudo aquilo que se teve que gastar para que alguns jogadores regressassem, ou o pouco que se pode encaixar com os que já tinham destino tracado, foi apenas pela incompetência dos que presidenciaram o clube, depois do acontecido.
Passado 3 anos, é com grande pesar que vejo que apenas conquistamos 1 titulo nacional, 1 Taça de Portugal e 2 taças da Liga, já para não falar em 4 titulos de campeão europeu de pavilhão dos 5 que temos no nosso historial. Lamentável!
23 Maio, 2021 at 11:01
Lamentável o aproveitamento feito sobre Alcochete pelos ratos. Coates foi e é uma antítese desses ratos, o que se deve realçar é a tal herança pesada que permitiu e continua a permitir que se vença e ainda permite uma gestão completamente errónea do Clube e da Sad.
23 Maio, 2021 at 11:38
Alcochete não ajudou o clube é certo mas ajudou aos parasitas que estão lá alapados há 2 décadas ao voltar ao poleiro. Curiosamente a única pessoa a quem não ajudou foi a BdC mesmo tendo sido ilibado de toda e qualquer responsabilidade.
É pedir contas aos imbecis anónimos que lá foram.
Nove jogadores rescindiram é verdade, já Coates, Mathieu, Wendell, Acuna, Montero e Palhinha entre outros ficaram. São valores que se levantam, é melhor perguntares porque o fizeram….a resposta deve ser curiosa no mínimo.
Coates e Palhinha foram campeões, finalmente o karma funcionou a favor do Sporting, especialmente a quem não é mercenário e ingrato e quem não fez aproveitamento financeiro do sucedido. Já aproveitamento politico foi o que se viu, dura até hoje, como o teu comentário demonstra.
Mas além desses dois campeões, muitos não rescindiram e outros regressaram. Muitos deles acabaram por render mais de 200 milhões aos cofres leoninos, a tal herança pesada.
Já outros como Montero ou Nani, foram DADOS a custo zero….foi o Varandas a aplicar a lógica das rescisões mas ao contrário: Não rescindiste? És leão e não és ingrato? Rua a custo zero. Brilhante!
Veremos então quanto rendem os fascinantes Renan, Rousier, Borja, Eduardo, Ilori, Doumbia, Sporar, Diaby, etc.
Para não falar dos incriveís Jesé, Fernando, Vietto, Bolasie e Wang! Foi uma maravilha…..na conta bancária deles.
E se é de salutar as boas relações com o Aves, também fica bem realçar o desenvolvimento da região de Alverca a quem deixamos que nos derrotasse em campo e na secretaria, e do Braga a quem deixamos que nos ultrapassasse na linha da meta o ano passado. Já os 5-0 na Supertaça achei menos bem, que Lisboa está bem desenvolvida.
E realmente quem disse que não somos amigos dos lampiões?? Então se até nem recorremos do E-Toupeira que nos roubou 1 título de campeão! E as 2 últimas idas á Champions dos lampiões também foram uma simpatia nossa, já que ficamos em 3ºe 4º, lugares que não davam acesso aos prémios que ficaram todos para eles. Excelente!
Passado 3 anos, é com grande pesar que vejo que não sabes a história do clube que dizes teu, temos 12 (DOZE) títulos de campeão europeu de pavilhão, mas eu entendo: a pressa é inimiga da perfeição ou se calhar o teu interesse no Sporting resume-se apartir de 1999 com um interregno de 5 anos de 2013 a 2018. Conheço muitos assim, não é nenhuma raridade. Diz a lenda que se chama Campo Grande FC.
Isto tudo para dizer que transformar 3 anos de Varandas em 1 ano só dá mau resultado. É o projecto pensado e trabalhado.
Lamentável realmente.
23 Maio, 2021 at 12:21
Muito bem CRAVADOS, esse ferros curtos e compridos …
Os compridos então … Foram mesmo de alto a baixo, como manda a tradição!!!
OLÉ
23 Maio, 2021 at 13:04
Standing ovation!
23 Maio, 2021 at 14:12
Ora aqui está quem é de facto Sportinguista, que é alguém que não se vende por um prato de lentilhas (um título), se como este houvesse mais, o Sporting ainda existia. Assim, batam palmas ao campo grande f.c..
23 Maio, 2021 at 15:13
Touché!
24 Maio, 2021 at 0:18
Bruto, deixaste-o todo amassado
23 Maio, 2021 at 12:24
É lamentável essa narrativa. Fico furioso quando a vejo alimentada na comunicação social pelos cartilheiros do regime e muito mais fico quando é debitada por Sportinguistas, mete nojo, dá asco ….
Se todos os jogadores que são vitimas da ira dos adeptos tivessem justificação para rescindir há muitos anos que que o futebol seria um mundo diferente, não foi a primeira e seguramente não será a ultima.
Aquelas dezenas de vândalos, não me representam, não representam os milhões de adeptos, não representam os valores e o sentimento Sportinguistas e por muito que a direção pudesse ter responsabilidade na segurança, na agressividade, até um puto das escolinhas sabe que a direção não é o clube apenas serve no momento o clube.
Fomos nós os Sportinguistas quem provocou o terramoto, fomos muito ligeiros a responsabilizar, julgar e castigar quem e provou-se mais tarde no local certo, poucas ou nenhuma responsabilidade teve.
Fomos nós os culpados e cada vez estou mais convicto tirando um ou dois jogadores peseteros, se não tivéssemos avançado para o auto de fé os jogadores tinham regressado e com um pedido de desculpa e rabo entre as pernas. Pedido de desculpa devido pela ingratidão, pela tentativa nojenta de tentarem ganhar dinheiro à custa do clube, ou seja dos sócios que os idolatram, que os aplaudem e que, uns dias com mais, outros com menos apoio, remam em conjunto com eles na procura da vitoria.
23 Maio, 2021 at 13:46
Lá está….por isso o Sporting nunca será um clube unido.
Bastou uma primeira não conquista para vir os de sempre com o mesmo tipo de discurso. Acho curioso quando se acusa outros de cartilha, para depois aparecerem sempre os mesmos em catadupa celebrar uma nao conquista do Sporting no que quer que seja dizendo sempre as mesmas coisas. E nem vale contestar (e olhem que é muito fácil contestar tal a fraqueza do que se diz) mas tal como era antes com as YoungNetwork ou o Mister do Café, não interessa o que se diz mas quem o diz e porque o diz.
23 Maio, 2021 at 14:27
O problema é que não deves ter lido o Post do Cherba, deve ser como o Fussasbook do Bruno, só vias os resumos que o Brás e Tânia faziam.
23 Maio, 2021 at 14:58
O Sporting nunca será um clube unido por uma única razão: está dividido entre o povo anónimo que apenas quer o melhor para o clube e quer dar sem receber nada em troca e a casta pura de gente de bem que apenas quer poleiro, negociatas e aparecer e viver à custa do Sporting.
Essa da “não-conquista” é muito bonito e enfeitado para meter num excell mas a realidade é que foi uma derrota humilhante em casa de uma equipa que liderava o campeonato contra o rival.
E se para ti apontar o que está errado, criticar e exigir mais é cartilha não sabes o que é o Sporting e qual a frase que o seu fundador usou na sua criação.
A Patrícia Morais, melhor guarda redes nacional manda-te um beijo de despedida, e os agradecimentos feitos unicamente a pessoas que já não estão lá diz tudo sobre o desprezo com que são tratadas.
Lamentável, realmente.
23 Maio, 2021 at 18:34
Não é a tal que era já suplente da Inês Pereira com 21 anitos?
Temos pena, mas a miuda aos 21 anos já foi titular na seleção A e tudo.
Boa aposta!!!!
23 Maio, 2021 at 20:53
É sempre bom sinal quando para tanto que escrevo a respostas são tão curtas. É sinal de factos que não podem ser contrariados.
E sim temos pena: com a Patrícia fomos “só” bicampeões nacionais.
24 Maio, 2021 at 1:05
Devias ter vergonha nas fuças de ainda continuares a chafurdar na lama do ataque a Alcochete!!!
Queres saber o que foi Alcochete em 3 frases?
Um ataque execrável ao Sporting devido ao ego de um ex-presidente da JL que não aceitou ser destratado por jogadores do Clube no aeroporto do Funchal e preparou uma vendetta com amigos e seguidores PESSOAIS alguns que nem do Sporting eram e cuja responsabilidade mas NÃO A CULPA recai sobre o CD de BdC e toda a estrutura da altura, nomeadamente no responsável pela segurança da Academia que foi inclusive promovido inexplicavelmente pelo varandas, porque factualmente aconteceu durante um período em que eles eram responsáveis pelo Clube…
Um outro ataque baixo, rasteiro e motivado pela ganancia de um grupo de jogadores, maus profissionais e gente de mau caracter, agentes e representantes dos mesmos que viram ali uma oportunidade para enriquecerem (ainda mais) ROUBANDO o SCP e fazendo aquilo que nenhum grupo de jogadores a nível MUNDIAL alguma vez fez, aproveitar um ataque ao Clube para rescindirem á má fé, prejudicando enormemente o Clube que nunca lhes faltou com nada…
E um terceiro ataque encabeçado pela “oposição” ao CD deposto que depois de perderem 2 eleições, várias AG, depois de andarem a meter outdoors gigantescos na 2ª circular a dizer mal do Presidente em exercício no SCP, depois de fazerem o mesmo com a distribuição de flyers no Metropolitano e mesmo assim não conseguirem depor o CD de BdC por meio legais e democráticos, cavalgaram e incentivaram a onda mediática do ataque a Alcochete com ataques DIARIOS ao caracter do Presidente da altura até o conseguirem destruir aos olhos dos Sportinguistas e isto é o mais grave de tudo apoiados e concertados com o carnide!!!
Agora queres saber o que é amor ao Clube e lealdade institucional?
O Pedro Martins que nessa altura era treinador do Guimarães depois de levar no focinho por 2 vezes nesse ano, de hooligans do Vitória, a última das quais uma invasão ao centro de estágios por mais de 200, sim DUZENTOS selvagens quando questionado porque é que não houve impacto mediático quase nenhum, respondeu que como funcionário do Vitoria era responsabilidade dele proteger o clube que o empregava e que no seio do grupo tudo fizeram para que isso não transpirasse de forma excessiva para a CS, porque eram profissionais e respeitavam o clube que lhes pagava!!!
Agora compara isso com o “filma a fivela” compara a atitude dos jogadores do Guimarães (um até veio para o SCP e em vez de rescindir e ganhar milhões, respeitou o clube dele e foi uma transferencia normal) com a atitude dos nossos “meninos” da formação dois dos quais eram capitães de equipa!!!
E depois de comparares vem para cá falar de Alcochete e o caralho!!!
24 Maio, 2021 at 11:00
É que não mudo uma vírgula, está tudo aqui!
23 Maio, 2021 at 9:52
Desculpa… disseste “explicar aos sócios?”
Acho que pelo menos desde 2018 que estás enganado no clube… para os tipos que la estão, com a “pesada herança “ de não terem podido acabar com tudo o que era modalidades sem ser a da SAD, porque algumas tiveram o desplante de ser campeãs europeias e dava nas vistas, ..
porque há sócios que perguntam:
porque está o clube à dever 20 milhões à SAD (em um ano…)
onde param 300 milhões da NÓS e 320 em receitas ordinárias e ainda damos prejuízo na SAD (o raio da “equipa de tostões que investe menos que os rivais )…
Porque não há Assembleias Gerais (apesar de pelo menos 6 pedidos estatutariamenre irrepreensíveis…)
Qual o plano relativamente às VMOC.. (artigo interessante nesse pasquim chamado Bloomberg: https://www.bloomberg.com/news/articles/2021-05-21/sporting-lisbon-creditors-seek-to-exit-ronaldo-s-old-soccer-club
Porque o CFO diz à cara podre que não sabe o que negoceia com os bancos…
Porque o PMAG diz que não vai cumprir os estatutos…
Porque o segundo maior investidor na SAD diz “Este já está, agora os sócios que se f…”
E estás MESMO à espera de ter uma explicação – ou algum tipo de conversa… – com essa ralé chamada sócios e adeptos???
Qq dia ainda queres eleições sem códigos de barras e sem ser “I-voting” queres ver??? (Espera pelas próximas e cheira-me que podes esperar ainda mais por uma recontagem dos votos em papel delas…).
Mas pronto… a bola vai em primeiro (e preparem-se para a reeleição do palhaço… ).
E atenção… gostei muito que a SAD tenha ficado em primeiro – apesar de continuar a achar que foi um acaso e APESAR do Varandas…
Mas preocupa-me, e de que maneira, o clube… e o que escrevi em alguns comentários em 2018… até agora a única coisa que não acertei foi na passagem do pavilhão para a SAD antes de Dez. 2020… e preferia estar errado em tuuuuudinho…
23 Maio, 2021 at 11:46
Pois disseste bem: “até agora a única coisa que não acertei foi na passagem do pavilhão para a SAD antes de Dez. 2020.” Se emendares para Dez. 2022 provavelmente acertas nessa também.
23 Maio, 2021 at 12:10
Se calhar antes…. Depende da entidade que comprar a dívida do Clube..e mais não digo…
23 Maio, 2021 at 20:40
Pois… e bem gostava de estar errado em tudo mesmo…
23 Maio, 2021 at 15:18
Vais acertar todas. É uma questão de tempo…
23 Maio, 2021 at 10:07
Ver os jogadores comprados e aproveitados antes de Amorim e depois de Amorim. Facil perceber onde está o mérito na gestão.
23 Maio, 2021 at 11:40
Lógico. Já o disse ontem: o projecto é Amorim.
23 Maio, 2021 at 10:10
Tudo o que tenha sido idealizado pelo louco é para desinvestir e definhar, menos o hoquei onde o Engenheiro Gilberto Borges não permite
23 Maio, 2021 at 10:17
O que conta é que somos campeões de futebol masculino, as outras modalidades desportivas são para escumalha ver e apoiar como doentes. O futebol é que é o negocio não estivessemos nós cada vez mais embrenhados numa lavandaria de verdinhas da mais alta categoria .
O que importa é que estes ano fomos todos festejar, o que ai vem?
WHO CARES?
23 Maio, 2021 at 10:39
Já se sabia qua esta narrativa estava apenas guardada temporariamente, até sair a primeira não conquista.
As magnficas conquistas no futebol masculino, tal como no hóquei ou futsal, fez apenas adiar um par de semanas as mesmas criticas de sempre até o Sporting não conseguir conquistar alguma outra coisa. Seria no Basket, no andebol ou até mesmo inclusivê nos compeonatos nacionais de hóquei ou futsal.
Como se de repente fosse obrigatório limpar tudo, tendo muito menos recursos que os rivais. É a tal narrativa do #desinvestimento!
Para mim, o clube tem a obrigação de lutar tudo até ao fim, deixando tudo em campo que foi o que vi ontem. Para o futuro, é continuar a apostar na formação complementando com reforços cirurgicos.
23 Maio, 2021 at 10:50
Isso não invalida que as mais diversas modalidades não tenham uma cadeia de responsáveis, uma “estrutura” de profissionais que defina os objectivos, trabalhe pela adequada preparação e organização das actividades das modalidades e dê a cara por elas. O que se pede é que o Sporting proporcione as melhores condições possíveis para lutar por títulos e que lá dentro os/as atletas dêm o seu melhor para os conseguir….
23 Maio, 2021 at 10:55
Também concordo.
De uma equipa que em 2017/18 “limpou tudo” (Supertaça, Taça de Portugal e Campeonato) para uma equipa que não ganha nada, que está à frente do campeonato e perde o campeonato em casa por 3-0, há que continuar a apostar na formação (Covas Amorim) e apenas ir buscar reforços cirúrgicos (1 ou 2 jogadoras, no máximo – J., seu mãos largas – e manter as excelentes jogadoras, como a Amanda Pérez, por exemplo quem a escolheu sabia bem o que fazia).
Viva o Varandas!
Viva o spinner J.!
Viva!!!
23 Maio, 2021 at 10:58
https://www.youtube.com/watch?v=FAAmDY5j9WI
Que maluco! Só queria ganhar!
Rua com ele!
23 Maio, 2021 at 11:15
Exacto, eu também pensei nisso ao ver os Backstage e Inside Sporting.
Muita festa e abracinhos e risotas numa equipa de futebol. Não pode ser!
Parecia uma turma do 12ºano em viagem de finalistas para Benidorm.
A diferença que teria sido após a derrota com Lask Linsk por exemplo, se estes mesmos jogadores levassem logo com um post no facebook a malhar, seguido de processos disciplinares e de possiveis idas a jogo com a equipa B para assim mostrar quem manda. Já tinhamos sido campeões muito antes….
Ahhhh, the good old times!!!
23 Maio, 2021 at 11:18
Se fores intelectualmente honesto, replicas aqui o texto completo que o louco colocou no fussasbook, e não partes truncadas.
23 Maio, 2021 at 11:21
BdC esteve lá 7 anos.
Quantas vezes isso aconteceu?
E nós fomos eliminados várias vezes…
Quantas vezes é que apareceu um post crítico no FB e que os jogadores reagiram daquela maneira?
23 Maio, 2021 at 11:25
Não caia no erro Jaime, quem ler a publicação completa faz a interpretação que desejar, o louco cometeu o erro de não colocar o prefácio na publicação, que é o que a maior parte lê…..
23 Maio, 2021 at 11:28
e curiosamente tb houve casos em que “não se ganhou nada”
23 Maio, 2021 at 11:41
É verdade.
Mas houve uma evolução, que culminou com uma época em que fomos campeões em todas as modalidades (excepto futebol sénio masculino, pelas razões sobejamente conhecidas) e com várias conquistas europeias na época seguinte.
Internamente, começámos a deixar de ganhar títulos nas modalidades de pavilhão.
Nota-se novamente uma melhoria nalgumas modalidades, nomeadamente na que regressou já sob a égide desta direcção – o basquetebol – e com francas hipóteses de voltamos a e felizes no hóquei em patins e futsal (aqui nunca deixámos de ser uma equipa competitiva, mesmo antes de BdC).
23 Maio, 2021 at 13:25
Antes do “coreano” nao havia hóquei que se visse. Obrigado também por isso cRoquettes.
23 Maio, 2021 at 13:13
Ele enganou-se… diz que a direção está lá para servir o clube, os sócios. Pipoca esturricada! É que não estava frita, estava esturicada.
23 Maio, 2021 at 11:06
Já li tudo isto antes. Nada de novo!
A diferença é que entrou um novo player no futebol feminino com orçamento para limpar tudo. Enquanto antes andavamos a disputir competições com o Braga, agora existe uma outra equipa que dispõe de outro tipo de recursos.
É algo que também já está identificado na equipa sénior, apesar das conquistas. A diferença de recursos.
O Sporting terá que ir regularmente á Champions (apesar de ficar sempre a perder em $ para Porto e Benfica em termos de cachet), continuar a trabalhar na formação, nas contratações cirúrgicas e habituarmo-nos a vender bem ano após ano
23 Maio, 2021 at 11:14
Claro que sim. O Benfocas “entrou com tudo”.
Mas fê-lo há 3 épocas atrás.
E o que fez o Sporting desde a última vez que foi campeão para reforçar a equipa?
Repara: nós perdemos em Braga e com o Benfocas não porque eles tenha estrelas ou jogadoras muito mais evoluídas – um plantel mais caro; nós perdemos porque há muito tempo nós não apostamos na condição física adequada para estes jogos.
Mas é assim há muito tempo.
Tirando meia dúzia de jogadoras (ou nem tanto), o plantel tem sérias dificuldades contra estas 2 equipas mais no aspecto físico do que no aspecto técnico.
Isto é um problema que já vem identificado ainda do tempo de BdC, na época que “limparam tudo”.
Entrou a Nevena em 2018/19 creio que ainda pela mão da anterior direcção, mas não chega.
O especto físico tem que ser trabalhado e melhorado. E muito.
23 Maio, 2021 at 11:15
*não porque eles tenham estrelas
23 Maio, 2021 at 11:26
Oh Jaime
parece que nada mudou, parece que não há rivais com projectos próprios e com investimentos bem superiores aos nossos. Parece que a equipa não é competitiva, que se pode ridicularizar com um “não ganha nada” para fazer valer o argumento do Bruno vs caos.
Epá por favor… essa conversa é absolutamente ridícula.
A equipa vinha em decresncendo nas últimas jornadas, mesmo não acompanhando, percebia-se isso pelas opiniões dos tasqueiros mais versados no FF. Claudicou no final… Parece haver muitos aspectos a melhorar até tendo em conta as experiências positivas de 2017/2018. É fazer!
23 Maio, 2021 at 11:47
Conversa ridícula é todo esse comentário, baseado em suposições e ilações sobre o que eu escrevi.
Queres ser desonesto, não contes comigo para alimentar esta conversa.
Nem eu escrevi que não há rivais com projectos próprios (cito-me: “Claro que sim. O Benfocas “entrou com tudo”.”), nem que a equipa não é competitiva.
O que digo, afirmo e reafirmo é que o problema físico já estava sinalizado há mis de 3 anos e não foram tomadas mediadas adequadas que permitissem que a competitividade nos pudesse voltar a reconquistar os títulos que no fogem desde 2018.
“A equipa vinha em decresncendo nas últimas jornadas, mesmo não acompanhando, percebia-se isso pelas opiniões dos tasqueiros mais versados no FF. Claudicou no final… Parece haver muitos aspectos a melhorar até tendo em conta as experiências positivas de 2017/2018. É fazer!”
E não foi isso que eu escrevi, caralho?
O que escrevi é diferente em quê do que citei ago do teu comentário? Nada!
Onde é que está a conversa ridícula da minha parte?
23 Maio, 2021 at 11:58
Não há aqui nenhum argumento Bruno vs caos, tu é que foste buscar isso.
Sabes qual é o real argumento aqui? Fodeu-se o investimento todo nas modalidades para dar ao basket quando TODOS sabíamos que no momento era impossivel existirem condições para todas essas modalidades terem sucesso. Ou deves pensar que o Smith, o Micah, o Fields entre outros vieram pela eloquência do Varandas e se mantém cá a sumos e sandes.
23 Maio, 2021 at 12:21
Lol fdx oh 7up aprende a ler pá…
Eu, pra essa merda desse peditório do Bruno ou o caos , já dei a minha conta.
O único caos que houve foi com o Bruno.
Se o Varandas é a última coca-cola do deserto, nem por sombras, muitos haverá capazes de fazer melhor. E muita merda grave foi feita nestes últimos anos.
Mas fodasse já chega dessa merda.
23 Maio, 2021 at 12:29
Adorei esta parte …
“O único caos que houve foi com o Bruno” …
Não consigo resistir, tenho que explicar em mais detalhe (com a devida permissão de um tasqueiro que aqui já colocou) …
– Recuperação do Orgulho Sportinguista.
– Reestruturação Financeira que permitiu ao Clube recuperar credibilidade, capacidade negocial e cumprir os compromissos com parceiros e credores.
– Recuperação de passes de 37 jogadores valorizada em 41 milhões de euros, que o Clube encaixou em transferências
– Redução da dívida bancária em mais de 103 milhões de euros entre Junho de 2013 e Dezembro de 2017.
– 200 milhões de euros em vendas de jogadores em que 154 milhões de euros são mais valias, atingidos em Dezembro de 2017.
– Vindos da pior classificação de sempre do Clube no Campeonato Português, Sporting consegue a entrada directa na Liga dos Campeões.
– Maior venda da história de um jogador português na I Liga, João Mário para o Inter de Milão por 45 milhões de euros.
– São efectuadas 4 das 10 maiores transferências de sempre do Sporting.
– Duplicação dos activos da SAD em relação a 2013 para os 283 milhões de euros.
– Reestruturação e forte investimento no Atletismo com o objectivo de recuperar a hegemonia nacional sob o lema “Ganhar o Futuro” e com Carlos Lopes e o Vice-presidente para as modalidades Vicente Moura a liderarem o projecto.
– Regresso de Carlos Lopes ao Clube para ser Director do Departamento de Atletismo do Sporting.
– Contatação de Sara Moreira, Leonor Carneiro, Lecabela Quaresma e Eduardo Mbengani para reforçarem a equipa de Atletismo do Sporting, em 2015.
– Contratação de Nélson Évora, Rui Pedro Silva, Marco Fortes, Rasul Dabo, Jorge Paula, Helio Gomes, Bruno Albuquerque e Marcos Caldeira, que deixam o Benfica para reforçarem a equipa de Atletismo do Sporting em 2017.
– Contratação de Jéssica Augusto, Leonor Tavares(regresso), Sandy Martins e Licínio Pimentel, entre outros, para reforçarem a equipa de Atletismo do Sporting.
– Regresso em 2018 dos atletas Edi Maia, Tiago Boucela, Carla Salomé Rocha, Catarina Ribeiro e Inês Monteiro e o concurso de outros como Yazaldes Nascimento, Alberto Paulo, Tiago Aperta, Miguel Moreira, Miguel Marques, Luís Monteiro, Tiago Costa, Nuno Lopes, Cláudia Bobocea, Evelise Veiga, Cátia Pereira, Carina Vanessa, Rosalina Santos e Dorothé Évora.
– Melhor jogador do Mundo, Cristiano Ronaldo torna-se o Sócio 100.000-0 do Sporting Clube de Portugal.
– Eric Cantona torna-se o Sócio 150.000 e o Sporting entra para o top5 dos clubes com mais sócios.
– Entrada no Top 3 Mundial dos Clubes com mais sócios, um aumento de mais de 60% ultrapassando a fasquia dos 170 mil sócios.
– Aumento da média de assistências do Estádio José Alvalade, de 26.521 espectadores para os 43.077 mil espectadores por jogo.
– Sporting torna-se em 2017 o Clube em Portugal com maior média de ocupação do seu Estádio (86,7%) segundo dados da Liga Portuguesa de Futebol.
– Pela primeira vez é ultrapassada a barreira dos 50 mil espectadores no novo Estádio José Alvalade.
– Publicação detalhada no Jornal Sporting de todos os negócios efectuados após o fecho do mercado.
– Auditoria detalhada as anteriores direcções, conforme prometido em campanha.
– Passagem na totalidade do valor das quotas para o Clube.
– Três presenças na Liga dos Campeões de Futebol em 5 anos.
– Sporting obtém os maiores encaixes de sempre em prémios nas competições europeias.
– Regresso das noites europeias a Alvalade em duelos com outros gigantes europeus como Real Madrid, Barcelona, Borussia Dortmund e Juventus.
– Todas as épocas com resultado positivo no Clube (inédito).
– Renovação com jovens com potencial com cláusulas de rescisão elevadas para melhor negociação futura.
– Abertura do Canal Oficial do Clube, a SportingTV, com arranque as 19h06 em 17 de Julho de 2014.
– Concretização do melhor contrato de direitos televisivos em Portugal (Contrato NOS) no valor de 515 milhões de euros.
– Lançamento de um novo site com novas funcionalidades com destaque para a área de Sócios e Loja Verde Online.
– Fim da Gamebox adepto que passou a ser exclusivo para Sócios.
– Simplificação do processo para converter Adeptos em Sócios com maior facilidade, com a criação do inovador “Sócio num Minuto”.
– Criação do Cartão Pré-Pago.
– Criação da Campanha “Regresso num Minuto”.
– Criação do “Bilhete Anticrise” (7 euros exclusivo para Sócios).
– Criação de nova quota mensal de 6 euros.
– Possibilidade de pagamento da Gamebox em três prestações sem juros.
– Sporting revoluciona no ambiente digital leonino com a criação da “Onda Verde” que
proporciona um crescimento de seguidores nas redes sociais, para 2,4 milhões de fãs, com partilhas de fotos por todo o Mundo. #OndaVerde, #VocesSabemLa e #DiadeSporting são hashtags que se entranharam no léxico digital.
– Lançamento da campanha “Dá-me a Tua Camisola” que a partir de 2017/2018 permitiu que os sócios pudessem desenhar a camisola alternativa.
– Reformulação gráfica do site do Sporting e melhor gestão das redes sociais do Clube.
– Criação do conceito “Made In” Sporting, de forma a potenciar jogadores da formação. Na final de Paris 10 dos 14 jogadores utilizados foram formados no Sporting, imortalizados como “Os Aurélios”, levando Portugal à conquista do maior Título de Selecções da sua história.
– Protocolo com a Salutare para a utilização de câmara hiperbárica na reabilitação física de atletas de 10 modalidades.
– O Sporting torna-se no primeiro Clube em Portugal a vender bilhetes online para um pavilhão desportivo e para o futebol.
– Sporting é o primeiro Clube Português a apresentar um Relatório de Sustentabilidade.
– Alteração na estrutura do Clube com implementação de uma sistema de meritocracia, com avaliação de desempenho para melhor cumprimento dos objectivos, reconhecimento e motivação.
– Dinamização da Fundação Sporting cujo trabalho ao nível da responsabilidade social mereceu destaque a nível Nacional e Internacional ao ser-lhe reconhecido o estatuto de IPSS que a partir daí manteve ano após ano.
– Criação da Sporting Training Academy.
– Criação do Departamento de Alto Rendimento sob a liderança de Ricardo Porém.
– Criação da Sporting Summer School, oferta que permite a jovens treinadores residirem na Academia Sporting durante os meses de Julho e Agosto e frequentarem um curso para treinadores com o selo de qualidade Sporting, em áreas como o treino, preparação física, psicologia do rendimento, recrutamento e área clínica.
– Projecto pioneiro de parceria com o ISEG para Master de Gestão Desportiva, com o objectivo de desenvolver o tecido desportivo profissional, aposta forte na formação superior na área de Gestão.
– Desenvolvimento de um sistema de aprendizagem direccionado para jovens atletas com dificuldades escolares, com a criação de cursos vocacionais de 3 anos e com equivalência do 12º ano, leccionados na Academia, e possibilitando aos jovens poderem ser canalizados pela Fundação Sporting e pela sociedade civil.
– Criação de um Master em Saúde Desportiva para profissionais de clubes de pequena e média dimensão, supervisionados por Frederico Varandas.
– Realização do SCP Legends, jogo com estrelas do Universo Leonino (Futre, Peixe, Manuel Fernandes, Marinho, Augusto Inácio, Carlos Xavier, Sá Pinto, Cadete, Dani, entre outros) no Estádio José Alvalade para homenagear antigas glórias do Sporting já falecidas: César Nascimento, Osvaldo Silva, Vitorino Bastos e Vítor Damas.
– Uniformização da imagem dos Núcleos do Sporting Clube de Portugal devolvendo a estes lugar de relevo na vida do Clube.
– Realização Anual do Congresso dos Núcleos (2017).
– Reabertura do Núcleo do Sporting Clube de Portugal em Nova Iorque depois de anos fechado.
– Abertura do Núcleo do Sporting da Assembleia da República.
– Expansão da Marca Sporting pelo Mundo com abertura e reabertura de Núcleos e abertura de Escolas Academia Sporting (EAS) garantindo a presença em 4 continentes.
– Retirada do número 12 das camisolas e atribuição simbólica aos Sócios e Adeptos do Sporting.
– Requalificação do Estádio José Alvalade com modernização dos balneários e recuperação definitiva do relvado que tantos problemas apresentou desde a inauguração.
– Obras de manutenção e recuperação no Multidesportivo onde trabalham mais de 1500 atletas.
– Intervenções de fundo e beneficiação no Pólo EUL.
– Requalificação da Academia com o aumento do número de campos de treino.
– Colocação de rede de protecção em ambas as bancadas superiores de Alvalade para evitar quedas no fosso.
– Criação da Caixa de Segurança para as claques adversárias.
– Criação do Gabinete Psicológico, de Nutrição e Fisoterapia.
– Parceria com o Football Aid com a realização de jogos no Estádio de Alvalade, com todo o dinheiro angariado a reverter para a Fundação Sporting.
– Criação e realização anual do Congresso Internacional “The Future of Football”.
– Luta sem tréguas pelo reconhecimento dos Campeonatos de Portugal conquistados entre 1922 e 1938.
– Apresentação de propostas concretas para alterações no futebol e no desporto junto do Governo, AR e Presidente daRepública.
– Apresentação de propostas concretas para alterações no futebol e no desporto, no Parlamento Europeu e Comissão Europeia.
– Apresentação de propostas concretas para alterações no futebol, na Liga Portuguesa de Futebol e Federação Portuguesa de Futebol.
– Apresentação de propostas concretas para alterações do futebol à UEFA e FIFA.
– Proposta do Sporting para o fim dos fundos torna-se uma realidade.
– Proposta do Sporting para introdução de novas tecnologias no futebol ( VAR) torna-se uma realidade.
– Realização do Dia da Criança Encontro EAS com a presença no relvado de Alvalade de 26 Escolas EAS e mais de 3000 crianças entre os 7 e os 11 anos.
– Campanha “Missão Pavilhão” com a participação de 22.000 Sportinguistas que ajudaram na construção do Pavilhão João Rocha.
– 6 Taças Europeias conquistadas em 4 modalidades distintas.
– Realização Anual do Treino Solidário em Alvalade em que os Sportinguistas são convidados a trazerem um presente para a Fundação Sporting.
– Renovação do Museu Sporting.
– Criação da ´Gala Honoris Sporting` que homenageia e destingue profissionais e atletas do Sporting Clube de Portugal através da atribuição dos Prémios Honoris Sporting.
– Homenagem aos Heróis da Conquista da Taça das Taças com uma viagem dos Campeões à Antuérpia e ao Estádio onde conquistaram o título frente ao MTK, e onde puderam rever os adversários da final.
– Nova deslocação a convite do MTK para inauguração do seu novo Estádio com a presença uma vez mais dos nossos Campeões de 64.
– Unificação da “Curva Sul” com o Estádio a entoar a uma só voz “O Mundo Sabe Que”.
– Reconhecimento em 2013 do Sporting como Superbrand com atribuição de um Trófeu que todos os anos temos reconquistado desde então.
– Construção da Cidade Sporting numa área superior a 30 mil metros quadrados.
– Abertura do Pavilhão João Rocha, o maior e mais moderno pavilhão polidesportivo de Portugal.
– Abertura da Rua Prof.Mário Moniz Pereira.
– Inauguração da Estátua na Rotunda Visconde de Alvalade
– Homenagem a José Travassos com atribuição de uma rua com o seu nome.
– Homenagem a Vitor Damas com a atribuição de uma rua com o seu nome.
– Construção de 3 campos de futebol como complemento do Pólo EUL: Campo Fernando Peyroteo, Campo Luís Figo e Campo Cristiano Ronaldo.
– Novo Museu Sporting com enfoque nos Títulos Internacionais.
– Mural com o nome de todos os Sportinguistas que contribuíram para a construção do Pavilhão João Rocha.
– Reconhecimento Internacional do Sporting como referência Mundial no Desporto Adaptado reforçando valores identitários do Clube como a inclusão.
– Criação do Gabinete de Apoio ao Atleta e Famílias para o Futebol e Modalidades.
– Criação do Gabinete Sporting Olimpics.
– Maior delegação de sempre do Clube nos Jogos Olímpicos com 32 atletas em nove modalidades, no Rio 2016.
– Abertura da Loja Verde no Pavilhão João Rocha.
– Abertura da Loja Verde no centro de Lisboa para aproximar o Clube dos turistas.
– Abertura de Novas Escolas Academia Sporting pelo Mundo
– Homenagem a Fernando Peyroteo no derby com o Benfica com os jogadores leoninos a envergarem camisolas com o nome de Peyroteo.
– Homenagem a Fernando Peyroteo com destaque de capa e suplemento especial no Jornal Sporting.
– Homenagem a Mário Moniz Pereira e Fernando Peyroteo no Núcleo da AR.
– Homenagem a Mário Moniz Pereira com a Corrida Sporting a ser rebaptizada com o seu nome.
– Primeiro Semestre de 2016/2017 SAD apresenta o melhor resultado de sempre com lucro de 46,5 milhões de euros.
– Sporting regista em 2017 um volume de negócios recorde na sua História atingindo um valor de 173 milhões de euros.
– Batido Recorde Nacional de assistência num jogo de Futebol Feminino, em Portugal, com 9.263 espectadores no Estádio José Alvalade (vitória por 1-0 sobre o Sporting de Braga).
– Batido o Recorde do acto eleitoral mais participado de sempre do Sporting Clube de Portugal com 18.661 vpotantes + 1469 votantes por correspondência.
– A SportingTV torna-se no canal do cabo a reter o maior número de espectadores durante as 24 horas, chegando aos 48.000 espectadores entre as 21h e as 22h30 de 4 de Março de 2017.
– Criação do Sporting Paralympics e reconhecimento do Sporting como Clube nº1 do Mundo no desenvolvimento do Desporto Paralímpico contando com mais de 150 atletas divididos em 12 modalidades.
– Criação do Gabinete Médico para Atletas
– Criação do Gabinete Psicopedagógico para acompanhamento do aproveitamento escolar dos jovens da Academia.
– Sporting adere a iniciativa da Associação Amigas do Peito na batalha pela prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama, onde para além de sustentar a “Onda Rosa”, promove actividades e campanhas de sensibilização onde estiveram presentes as jogadoras do Futebol Feminino e os jogadores de Futebol Senior a actuar oficialmente com camisolas com o laço rosa, símbolo da causa, camisolas estas que posteriormente foram postas a venda com a receita a reverter integralmente para a Associação.
– Iniciativa Sporting de angariação de alimentos, roupas e agasalhos para os bombeiros e populações afectadas pela vaga de incêndios no verão, recolhe mais de 20 toneladas de bens com participação activa dos Núcleos do Sporting em Portugal.
– Iniciativa Jubas Athletics Kids organizado pela Academia Sporting de Atletismo para centenas de crianças dos 6 aos 12 anos conhecerem e experimentarem as modalidades do Clube.
– Assinatura de um memorando de entendimento com o Governo da Costa do Marfim no intuito de fornecer conhecimento e contribuir no desenvolvimento do desporto daquele país.
– Participação na Bolsa de Turismo de Lisboa, iniciativa que contou com a presença de dezenas de atletas das diversas modalidades do Clube durante 5 dias com o objectivo de a Marca Sporting no universo turístico.
– Comemorações do Centenário de Fernando Peyroteo com diversas iniciativas e homenagens ao maior goleador da história de Portugal.
– Atribuição à Fernando Peyroteo do eterno nº 9 de sócio.
– Alteração da designação da Tribuna Centenário para Tribuna Peyroteo.
– Encontros com a FPF para a promoção e reconhecimento de Fernando Peyroteo como o jogador com melhor rácio jogos/golos da história do futebol mundial.
– Inauguração da Exposição Viagem à China nas comemorações dos 40 anos da primeira deslocação do Sporting à China e que posteriormente teve todo o material transferido para ser exposto em Pequim.
– Presença do Sporting na Inauguração da Exposição Moniz Pereira e assinatura de protocolo entre o SCP e o Instituto Português do Desporto para desenvolvimento de programa anual tendo em vista a divulgação da obra de Moniz Pereira.
– Criação do mote “Feitos de Sporting”.
– Visita anual das Escolas Academia Sporting (EAS) à Academia de Alcochete.
– Criação do Serviço Educativo do Museu Sporting
– Reforço no Ecletismo com as modalidades a passarem de 35 para 55 no total.
– Sporting recebe pelo segundo ano o Certificado de Qualidade de Escola Portuguesa de Minibasquetebol atribuído pela Federação Portuguesa de Basquetebol, em 2017.
– Regresso do Hóquei em Patins como modalidade oficial do Clube, com a conquista da Taça Cers na época de estreia.
– Regresso do Ciclismo como modalidade oficial do Clube.
– Regresso do Voleibol como modalidade oficial do Clube com a conquista do Campeonato Nacional no ano de estreia do Pavilhão João Rocha.
– Regresso do Futebol Feminino como modalidade oficial do Clube com a conquista do Triplete na época de estreia e conquista de todos os Títulos nos escalões de formação.
– Conquista dos Títulos Nacionais em todas as modalidades de Pavilhão selando com chave de ouro a época de estreia do Pavilhão João Rocha e a melhor de sempre das modalidades.
– Sporting torna-se membro fundador da Associação Europeia de Clubes de Goalball ocupando a Vice-presidência do G4.
– Sporting ultrapassa o Barcelona a nível de ecletismo com 8 modalidades a disputar as respectivas “Champions”.
– Assinatura de parceria com a ECADInt para a construção de 10 Escolas Academia Sporting em território chinês.
– Abertura da Escola Academia Sporting em Chalandri, Grécia, a 30ª na Europa.
– Abertura da Escola Academia Sporting em Washington D.C. com 77 crianças.
– Inauguracão da Escola Academia Sporting de Florianópolis, a primeira em solo brasileiro, liderada por Carlos Saleiro e Pedro Silva, ex-jogadores leoninos.
– Recuperação do Orgulho Sportinguista
23 Maio, 2021 at 14:59
Que maçada, tantos factos ao domingo. Mas olha que o Vagandas pôs um pladur novo na Academia.
23 Maio, 2021 at 12:31
MAs há mais …
Futebol
– Sénior Masculino
Bruno de Carvalho é eleito a 23 de Março de 2013, nessa altura o Sporting treinado por Jesualdo Ferreira (4º treinador da época) encontrava-se no 10º lugar com 27 pontos, a 34(!) do 1º lugar ocupado pelo benfica e 9 pontos acima da linha de água. BdC mantém o treinador até final do contrato (final da época) e a equipa termina em 7ª lugar em igualdade pontual com o 6º classificado ficando a 3 pontos do acesso às competições Europeias.
BdC não mexe na equipa médica liderada por Frederico Varandas que tinha sido indicado por Godinho Lopes e a mantém durante todo o seu mandato.
Durante o mandato de BdC, o Sporting apresenta sempre equipas de futebol competitivas a lutar pelos títulos e a ombrear com as melhores equipas internacionais, sempre com equipas técnicas de reconhecido valor. Na época de 2015/16 o Sporting bate o seu recorde pontual e só não foi campeão porque o campeonato foi completamente subvertido pelo polvo lampiânico (Esta época está a ser investigada pelas autoridades com suspeita de vários jogos comprados pelo benfica), e nas épocas de 13/14, 14/15 e 16/17, o mesmo “sistema” impediu o Sporting de lutar pelo título até ao final, e na última época (17/18), com o maior investimento de sempre, os interesses individuais dos jogadores, da equipa técnica e dos agentes que gravitam ao seu redor, sobrepuseram-se aos interesses do Sporting e boicotaram um título que era previsível.
– Formação
O Sporting vivia períodos conturbados na Academia, de alguma negligência, que permitiu a entrada de um quadro ex-benfica para a direcção de scouting (Bruno Maruta), para passado dois anos regressar ao ex-clube, dando claramente a entender que o Sporting foi alvo de espionagem industrial. Durante a última Direcção houve um claro desinvestimento na Formação, com o desmantelamento da rede de olheiros e com a saída de vários jogadores importantes aliciados por empresários.
É neste cenário que entra em funções a Direcção presidida por BdC, com Virgílio Lopes como Director da Academia, e depois de uma primeira época de reorganização, o clube entra novamente na senda dos títulos: Iniciados em 14/15, Juvenis em 15/16, Juniores e Juvenis em 16/17 e Iniciados em 17/18.
– Escolas Academia
Com a chegada de Bruno de Carvalho à Presidência do Sporting, a expansão das Escolas Academia Sporting no estrangeiro foi alargada, tendo o Clube avançado com três Academias na África do Sul, em Rustemburgo inaugurada em Março 2015, em Bedfordview e em Nelspruit inauguradas em Setembro 2016, duas em Cabo Verde na Praia e no Mindelo, inauguradas em Março 2016, uma em Getafe na Espanha inaugurada em Outubro 2016, uma em Atenas na Grécia, inaugurada em Novembro 2016 e outra na Costa Rica inaugurada em Março de 2017. Para além disso foram estabelecidos diversos protocolos com clubes e outras entidades desportivas, em países como Angola, Austrália, Brasil, Cazaquistão, Chile, China, Colômbia, Estados Unidos, Guiné Equatorial, Índia, Inglaterra e Luxemburgo.
Em Fevereiro de 2017 foi inaugurada a primeira Academia Sporting na China, uma iniciativa enquadrada numa parceria com a ECADint que visava a abertura de 10 academias em território chinês, até 2018.
– Futebol Feminino
Regresso do Futebol Feminino em 2016/17 em todos os escalões, 21 anos depois de ter sido extinto após actividade entre 91 a 95 com alguns lugares honrosos, mas sem títulos nacionais.
Nas duas épocas de actividade o Futebol Feminino obteve todos os títulos em disputa ( 2 Campeonatos Nacionais, 2 Taças de Portugal e 1 Supertaça) sem ter averbado qualquer derrota em território nacional. O Clube obteve também títulos nacionais tanto em Juniores como em Juvenis.
Recorde de assistência na final da Taça de Portugal 16/17 (12.213 espectadores no Jamor frente ao Braga) e recorde de assistência (9.263 espectadores) em jogo do campeonato a 25 de Fevereiro de 2017, em Alvalade também frente ao Braga.
Modalidades
– Futsal
O Sporting Clube de Portugal cedo se tornou a maior potência desta modalidade e quando esta Direcção entrou o clube tinha 11 Campeonatos Nacionais (o 11º título foi já conquistado com BdC na Presidência mas deve ser contabilizado na Direcção anterior dado que teve a maior quota parte), na segunda posição encontrava-se o benfica com 6 Campeonatos, mas fazendo a contabilização desde o momento da entrada do rival na modalidade, o Sporting tinha desvantagem de 5 campeonatos contra 6.
Nas 5 épocas com BdC, o Sporting ultrapassa a luta particular com o rival (9 campeonatos contra 7) e reforça-se como maior potência da modalidade com 15 campeonatos contra 7 do rival.
Títulos: 4 Campeonatos Nacionais, 2 Taças de Portugal, 2 Supertaças, 2 Taças de Liga e 2 vezes vice-campeão Europeu de Clubes.
– Atletismo
O Atletismo é a par do Futebol, a modalidade que se pratica desde sempre no Sporting Clube de Portugal, sendo também aquela que mais contribuiu para que o Clube seja o segundo da Europa com mais títulos conquistados, só ultrapassado pelo Barcelona.
Com a retirada do Prof Moniz Pereira em 2010 já com 89 anos, inicia-se o desinvestimento na modalidade e o clube perde o domínio no sector masculino para o benfica, com a saída de vários atletas para o clube rival.
Durante o mandato de BdC, o Sporting não só volta a recuperar o domínio em Masculinos, regressando aos títulos nacionais de Corta Mato, Estrada e Pista Coberta, como reforça o domínio nos Femininos. Durante este período a equipa feminina é bi-campeã Europeia de pista ao ar livre (2016 e 2018) e vence pela primeira vez a Taça dos Clubes Campeões Europeus de Corta Mato (2018). Nos masculinos o Sporting, recordista europeu de títulos de corta mato, regressa aos títulos 24 anos depois (2018).
– Andebol
Bi-campeão nacional (16/17 e 17/18) interrompendo o domínio do rival fcporto ( 7 títulos nos últimos 8 anos). O Sporting não vencia um campeonato desde 2006 e em 16/17 vence pela 2ª vez uma competição europeia (Taça Challenge). Na época 2017/18 ostentando o estatuto de Campeão Nacional, o Sporting regressou, 16 anos depois à EHF Champions League onde teve um desempenho muito meritório, tendo vencido metade dos jogos disputados.
– Hóquei em Patins
Em 2014/15, BdC faz regressar o Hóquei em Patins a titulo oficial a Alvalade, e logo nesta mesma temporada o Sporting conquistou a Taça CERS.
Depois do regresso aos títulos europeus, dá-se o regresso à conquista de troféus nacionais. Supertaça em 2015/16 e Elite Cup (Taça Liga do Hóquei) em 2016/17.
No Campeonato, com um investimento progressivo, 5º classificado em 14/15 (27 pontos do 1º lugar), 4º Classificado em 15/16 (20 pontos do 1º lugar), 4º Classificado em 16/17 (10 pontos do 1º lugar), que culmina na temporada de 2017/18, onde o Sporting conquista o título de Campeão Nacional de Hóquei em Patins, 30 anos depois, com um desempenho repleto de atitude, compromisso, superação e muita garra.
– Voleibol
A 05 de Junho de 2017 o Sporting Clube de Portugal anunciou oficialmente que o Voleibol passa a fazer de novo parte do ecletismo leonino, com a equipa sénior masculina a competir na Primeira Divisão Nacional na época 2017/18, tendo o incontornável Miguel Maia como capitão.
Após alcançar o primeiro lugar da fase regular, no dia 01 de Maio de 2018 o Sporting sagrou-se Campeão Nacional de Voleibol, ao fim de 24 anos, na época de regresso da modalidade a Alvalade.
Este que foi o sexto campeonato nacional do voleibol leonino, foi também o primeiro titulo nacional de sempre a ser conquistado no Pavilhão João Rocha.
– Ténis de Mesa
O Sporting é o clube dominador da modalidade em Portugal. Esta hegemonia teve o seu período áureo entre 1985 e 1995, quando o Clube ganhou 11 Campeonatos Nacionais e 10 Taças de Portugal, falhando apenas um de vinte e dois títulos possíveis.
A Direcção de BdC entra após um período de desinvestimento na modalidade, com o Sporting dos últimos anos a vencer apenas 1 campeonato (2012) nas últimos 4 épocas, perdendo o domínio para equipas da Madeira e Açores. Com este Direcção a secção é reorganizada e o clube regressa aos Títulos nacionais tornando-se Tricampeão (2016, 2017 e 2018).
Na época 17/18 o Sporting repete o triplete da época anterior (Título no Campeonato, Taça de Portugal e Supertaça) e atinge as meias finais da Taça dos Clubes Campeões Europeus, feito histórico para o Ténis de Mesa nacional.
– Natação
Sempre campeões, manteve-se a dinâmica vencedora. A Natação tem 7 títulos nacionais masculinos, conseguidos consecutivamente (Hepta-campeão), 5 dos quais conquistados durante o mandato de BdC.
– Futebol de Praia
Voltámos a ser campeões em Futebol de Praia (2016) e Madjer nomeado melhor jogador do Mundo.
– Goalball
– Com 3 épocas de vida, esta Secção, que tendo vencido tudo o que havia para ganhar nas épocas anteriores em Portugal, disputou e venceu em 2017/18 a Super Liga Europeia, tornando-se Campeão Europeu de Goalball.
– Padel
A modalidade foi instituída no Sporting em Agosto de 2016. Vasco Pascoal, Sportinguista assumido, tricampeão nacional e então nº 2 do ranking nacional e 109º do ranking mundial, foi a primeira contratação. Em Outubro de 2016 Ana Catarina Nogueira e Filipa Mendonça conquistaram o título de Campeãs Nacionais de Padel, tendo este sido o primeiro título do Sporting na modalidade.
Em Outubro de 2017 Filipa Mendonça e Ricardo Martins conquistam o título de Campeões Nacionais de Padel em Pares Mistos e em Dezembro desse ano decorreu no Porto o Campeonato Nacional de Clubes, tendo o Sporting Clube de Portugal conquistado pela primeira vez o título de Campeão Nacional de Padel.
– eSports
A 21 de Julho de 2016 a eSports foi apresentada como nova modalidade.
17/18 foi uma época para relembrar para os jogadores dos Leões que em três competições possíveis realizadas pela FPF eSports, sendo estas a Taça nacional, o Campeonato Nacional e a Taça de Portugal, garantiram o último título que faltava para completar o tão desejado triplete.
– Pool
14/15 – Taça de Portugal em Pool Português; 15/16 – Campeonato e Taça de Portugal em Pool e Campeonato Nacional e Supertaça em Pool Português; 16/17 – Supertaça em Pool e Campeonato Nacional e Supertaça em Pool Português; 17/18 – Campeonato Nacional e Taça de Portugal em Pool.
– Judo
O Judo do Sporting tem 7 títulos nacionais de clube em masculinos e nos últimos anos só não foi campeão em 2015.
– Karaté
Foi durante o mandato de Bruno de Carvalho que o Sporting conquistou os únicos dois títulos nacionais (2014 e 2015).
– Kickboxing
Após anos de desinvestimento na modalidade, a época de 2014/15 representa o início de um novo ciclo de campeões para o Kickboxing do Sporting Clube de Portugal, com as contratações de Ricardo Fernandes, Bruno Susano e Adolfo Reis Barão, e os grandes títulos não se fizeram esperar, com a conquista das medalhas de ouro e de prata de Ricardo Fernandes no Campeonato do Mundo de 2014 ao serviço da Selecção Nacional e o título de Campeão Europeu K1 em -100kg de Bruno Susano.
O ano de 2016 dificilmente poderia ter começado melhor para o Kickboxing leonino já que a 30 de Janeiro, Bruno Susano defendia com sucesso o título mundial que tinha conquistado em 2013, quando ainda não estava no Sporting.
Em 2017 André Santos sagra-se Campeão Mundial ISKA 63,5 kg e Tiago Santos, seu irmão, Campeão do Mundo de Amadores ISKA Juniores (16/17 anos) K-1 63 kg. Em 2018 o Sporting vence o Campeonato Regional por equipas de Light Kick.
23 Maio, 2021 at 12:32
O “POUCO SUCESSO DESPORTIVO”: na SAD foram 3 títulos “menores” no Futebol Senior Masculino e 5 títulos no Futebol Senior Feminino e uma “herança pesada” de plantéis que ainda hoje são o que dá algum rendimento de activos; no CLUBE foi passar de 34 Modalidades a definhar para 55 Modalidades pujantes, foram sete (7) títulos europeus, um último ano de campeão Nacional em todas as Modalidades de Pavilhão, mais de 2 centenas de títulos em todas as Modalidades nos 2 géneros e em todos os escalões etários e uma “herança pesada” que deu mais 8 títulos europeus a quem veio a seguir;
o “ALGUM SUCESSO FINANCEIRO”: na SAD foi ter contas anuais positivas em 4 dos 5 anos (onde nunca houve resultados anuais positivos sem venda de património), foi a a recuperação da totalidade dos passes da maioria dos activos que estava nas mãos de fundos e agentes, foi a valorização do plantel, foram as receitas de 3 entradas na Fase de Grupos da Champions e de boas campanhas na liga Europa,
foram receitas das assistências médias de mais de 40.000 espectadores no Estádio José Alvalade; no Clube foi a alocação da TOTALIDADE das quotas dos Sócios às contas do SCP, foi a construção de património com o Pavilhão João Rocha e a SportingTV, foram orçamentos triplicados em relação a 2013 a serem cumpridos.
É bom sermos rigorosos e ter noção da História, para mais quando ela é tão recente.
23 Maio, 2021 at 12:54
Isso tudo.
Obrigado
Não pretendo minimamente apagar ou menorizar o incrível trabalho de BdC.
Mas honestidade obriga a que acrescentes a isso tudo o caos.
Porque quando somos crescidinhos, a responsabilidade nos méritos é igaul é dos deméritos.
23 Maio, 2021 at 13:55
“Porque quando somos crescidinhos, a responsabilidade nos méritos é igaul é dos deméritos.”
Tens de ensinar isso ao Varandas, já que o ínico da 1a temporada dele a responsabilidade foi da herança pesada, quando ganhou a Taça já foi reponsabilidade dele, no ano horribilis seguinte foi o ano inteiro responsabilidade da herança pesada para chegarmos a este ano e ser completa responsabilidade dele.
E assim andamos e há quem dance ao som deste valsa varandina e não veja que não está a dançar, está a ser arrastado pelo salão de baile fora.
23 Maio, 2021 at 13:58
O caos deve ser este:
“Nem Champions, nem Taça, nem cérebro, nem liderança, nem poupança. As mentiras já Doyen. O Sporting está em risco. Acordem!”, escreveram os autores dos outdoors
Ou então este:
“três mil pessoas manifestam-se contra Varandas
Adeptos compareceram em massa a manifestação contra atual direção”
Ou melhor ainda este:
“A Associação de Adeptos Sportinguistas (AAS) transmitiu ontem [quinta-feira] aos membros da Mesa da Assembleia-Geral do Sporting Clube de Portugal as posições já anteriormente assumidas pela AAS em sede de Conselho Leonino, que visam a demissão dos atuais órgãos sociais, pela evidente e preocupante degradação das condições financeiras e desportivas do Sporting”, informa a nota.
Já sabemos quem o culpado do caos que existe no clube …. desde sempre.
23 Maio, 2021 at 15:33
Não é “ao Varandas”… é “também ao Varandas”… aprende
23 Maio, 2021 at 16:26
Tens razão Rf, acrescenta também o Rogério, o Monteiro, o Godinho e toda essa putaria de bordel da linha.
E Malcolm tens razão, isso é que era sportinguismo puro, cartazes e conspirações com o Orelhas. O caos é filho único.
24 Maio, 2021 at 1:27
Se considerares apenas e só os factos, sim houve caos no fim do mandato de BdC, o que era mais interessante era analisar as causas desse caos ou o timing em que surgiu…
Se as causas podem ser subjectivas, cada um terá a sua ideia, o timing é-o muito menos
Analisa o “ambiente” do Clube antes e depois de começares a vender jogadores na ordem dos 30M, analisa o antes e o depois do contrato com a NOS e principalmente o antes e o depois do anuncio da re-estruturação financeira…
É como o algodão, não engana…
23 Maio, 2021 at 13:31
Nao. O “caos” foi criado pelos Inimigos do Sporting, fomentado pelos servicais dos Golpistas, aproveitado pelos TRAIDORES e alavancado pela quadrilha política dos situacionistas, depois de nem uma chapelada lhes ter bastado para impedirem o predomínio da rejeicao dessa gentalha pelos sócios do Clube.
23 Maio, 2021 at 13:51
Lindo Rf: Mandas-me aprender a ler, e que para o peditório Bruno ou caos já deste a tua conta em resposta a um comentário em que não menciono UMA vez Bruno, apenas escrevi as razões para a razia nas modalidades.
E eu é que tenho de aprender a ler.
A seguir escreves que o único caos que houve foi com o Bruno.
Conclusão: foste o único a falar em Bruno e caos. Estou esclarecido.
23 Maio, 2021 at 10:58
O outro, pegando num clube insolvente, pôs as modalidades todas a ganhar porque, de repente, o Sporting ficou cheio de dinheiro.
Realmente surreal…
23 Maio, 2021 at 16:28
Diz que havia petróleo debaixo das 3 folhas que o Godinho lhe deixou como passagem de testemunho.
23 Maio, 2021 at 10:59
Estes indivíduos que andam aqui são uns cartilheiros do pior, duvido que sejam do Sporting, estive no núcleo de Arganil do Sporting e o ambiente não é nada disto, vi o jogo de futebol feminino, ninguém ficou contente, mas também ninguém ficou doente, logicamente o clube tem que avançar e melhorar no futebol feminino, as pessoas são positivas, aqui são destrutivas
23 Maio, 2021 at 11:06
“logicamente o clube tem que avançar e melhorar no futebol feminino”
Desde 2018 que é assim.
Onde é que estão essas melhorias?
Apenas nas 2 o 3 jogadoras da formação que parecem te algum lastro para evoluir?
Tirando meia dúzia de jogadoras, que raio de preparação física é que tem sido ministrada às jogadoras leoninas?
O Sporting perde 2 jogos com equipas que se apresentaram fisicamente mais capacitadas (muito mais do que tecnicamente).
E isto já vem mesmo do tempo em que limparam tudo (Supertaça, Taça de Portugal e Campeonato, em 2017/18).
Há qualquer coisa que está a falhar.
Estão à espera que a Covas seja uma espécie de Rúben Amorim no FF?
23 Maio, 2021 at 11:12
Jaime, andamos a brincar, se a Darlene não tivesse aquela lesão o campeonato tinha sido um passeio para o Benfica, mas após a lesão a contenda ficou equilibrada, e com um ou dois acrescentos de valor no ataque podíamos ter recuperado o campeonato.
23 Maio, 2021 at 11:16
Sim, eu sei.
Mas onde nós perdemos mais para Befocas e Braga é no aspecto físico.
As jogadoras leoninas (muitas) não têm “cabedal” para aguenta um jogo com estas 2 equipas. E mesmo com o Famalicão.
23 Maio, 2021 at 11:38
Jaime, o Benfica, comprou uma data de internacionais brasileiras, mas no futebol feminino, também temos que ir por aí, para alcançar um título de futebol feminino ? Que tristeza, , termos que importar atletas brasileiras de uma modalidade que devíamos apostar na formação, ao que chegou esta merda e o Benfica, tristes de merda
23 Maio, 2021 at 11:51
Mas alguém disse isso?
Que temos que trazer camiões de brasileiras?
Primeiro, temos que ter um projecto competitivo.
Segundo, temos que melhorar e muito a condição física das jogadoras, para pode competi com as duas / três equipas mais bem preparadas.
Terceiro, trabalhar bem a formação.
Quarto: enquanto não se consegue cimenta isso, ir buscar 2 ou 3 jogadoras que seja efectivamente mais-valias para este plantel (onde andam os olheiros?).
É tão difícil perceber isto?
Se houver realmente vontade de se apostar no FF, claro…
23 Maio, 2021 at 12:35
Portanto um projecto finalista na taça da liga, que disputa o campeonato até à última jornada, não é um projecto competitivo……. fodasse…. haja noção .
É “uma equipa que não ganha nada”…
É ainda vêm dizer estás merdas à boca-cheia, cheios de razão…
23 Maio, 2021 at 16:31
A grande arma de arremesso à anterior direcção é que NÃO ganhou nenhum campeonato apesar de 4 desses campeonatos estarem a ser investigados e em 2 deles nós termos ficado em 2° lugar por factores externos. Mas aí não te vejo a debater.
23 Maio, 2021 at 16:49
O Rf não quer debater. Quer rebater. Quer contrariar.
Há pessoas assim.
Tasqueiros que vinham a acompanhar mais de perto os jogos do FF vinham avisando das lacunas e que a equipa estava em défice físico.
Para o Rf continuávamos competitivos, pois estávamos em 1.º e já tínhamos ganho ao Benfocas A e B. Fazer o quê?
23 Maio, 2021 at 16:46
Por haver noção é que eu escrevi o que escrevi.
Queres ter outra opinião, seja porque não percebes que tens que tonar a equipa mais competitiva por forma a ter hipóteses de voltar a sagrar-se campeã (uma equipa assim não perderia, pelo menos, 1 destes 2 últimos jogos), seja porque apenas me queres contrariar, é lá contigo.
Eu quero uma equipa mais competitiva, sim.
Com mais resistências física, sim.
Salvo raras excepções, a equipa não vinha a fazer grandes jogos.
Apanhou estas 2 equipas mais fortes e claudicou.
Não queres perceber isso, paciência.
Continua a mandar postais…
23 Maio, 2021 at 11:07
Arganil, o novo barómetro do Sporting. Aqui há uns dias entrou de chancas sobre Luís Duque, e depois….
23 Maio, 2021 at 11:12
Só rir!
23 Maio, 2021 at 11:48
😀 😀
23 Maio, 2021 at 11:52
Arganil…
Quando ouço esta palavra vêm-me sempre à lembrança um senhor no hipermercado Continente a apregoar o chouriço de Aganil… 🙂
23 Maio, 2021 at 11:32
estou-me a cagar para a narrativa, seja ela qual for. Fiz perguntas concretas, sabes responder-me a alguma?
23 Maio, 2021 at 11:50
Diz que entrou um novo player. No voleibol, andebol e hóquei no que a campeonatos nacionais diz respeito, também entrou um novo player desde 2018…. chama-se Varandas. Desiquilibrou a balança toda.
23 Maio, 2021 at 11:53
😀
23 Maio, 2021 at 13:38
“Alguém sabe dizer-me quem dá a cara pela secção?”
Eu nao. E como sabes, sigo a equipa desde o primeiro dia.
“Existe um ‘director desportivo’?”
Mistério. Agradeco desde já a quem nos possa tirar essa dúvida
“Há quanto tempo não se explica, aos sócios e aos adeptos, o caminho definido para a modalidade, a curto e a médio prazo?”
Desde que nos roubaram a Supertaca de Portugal de 18/19 no Fontelo, diria eu.
23 Maio, 2021 at 11:54
Num clube como o Sporting é o que se tem de fazer. Tentar vencer até ao fim, e quando não se chega lá, questionar-se o porquê. E as primeiras perguntas têm de ser dirigidas a quem manda na secção. Narrativa é o que tu tentas construir, a tal que porque se finalmente ganhou no futebol masculino, não se deve questionar mais nada nem ninguém, e isso é o maior desserviço que se pode fazer ao clube.
23 Maio, 2021 at 13:21
Adoro os eufemismos cRoquettes para “ENXOVALHO” pela manha (“nao conquista”? Isso iria fazer-me rir se nao fosse Sportinguista). Cheiram a migalhas impregnadas de óleo Fula.
Grande Capeta, quem te ve jogar percebe logo que és das NOSSAS. Quanto ao banco da equipa, urge sanear desde já a tronca que perdeu os dois últimos jogos de um Cameponato que poderíamos perfeitamente ter ganho.
23 Maio, 2021 at 16:32
É, essa da não-conquista é do melhor que li hoje.
O Brazzado dizia lucro negativo, devem ter feito escola na mesma turma.
23 Maio, 2021 at 20:46
Andas distraído… digo isto desde 2018… mas sim, a cartilha por que te reges diz que tens de dizer que “a narrativa vinha quando não ganhássemos”. Ouço isso recorrentemente desde 2018 a cada jogo não ganho…
Ainda bem que estás confiante aí com a parte financeira. Parece que ao que dizem as notícias de hoje já se quer adiantar receitas do ano que vem… mas vá, o costume desde… 2018… boa! Grande gestão no rooftop!!
23 Maio, 2021 at 10:48
Esta narrativa também estava guardada para o seguimento da anterior…. até parece que a conquista do campeonato no futebol e as conquistas nas modalidades apagaram os 2-3 anos anteriores de erros, negócios ruinosos, má gestão, má comunicação e tratamento abaixo de cão dos sócios….
Haja paciência para os lambe botas do vagandas…..
23 Maio, 2021 at 11:51
Nada, eles querem transformar 3 anos de Varandas em 1 só! Foi o primeiro ano da corja lá e logo campeões de futebol! Categoria!
23 Maio, 2021 at 10:59
Alguém que me explique esta coisa de permitir a televisão dos lampiões de andar no nosso estádio e no nosso relvado.
Com público, tem tudo para acabar bem…
23 Maio, 2021 at 11:52
Lê o que o J. escreveu lá em cima: Quem disse que não somos amigos dos lampiões?
23 Maio, 2021 at 12:00
num mundo civilizado isso seria normal. Pedem acreditação e estão presentes, tal como a Sporting TV deveria poder estar na Luz
Agora, temos aquele lado meio irracional em que mandamos tudo isso à merda quando os repórteres desse canal aproveitam para fazer piadas como “vamos ver se há guarda de honra”
23 Maio, 2021 at 11:29
Da hegemonia no FF passamos para o Zero títulos varandas, mas a culpa morre sempre solteira.
Ana capeta perde a cabeça e tem que ser uma jogadora que já assinou por outro clube a vir colocar água na fervura….onde andava a estrutura? Pfff desapareceu com o chocapic….
Somos sempre a mesma meia dúzia a comentar o FF, e poucos mais a comentar regularmente os posts das modalidades, mas nas vitórias e nas derrotas lá aparecem os pára-quedistas cartilheiros e acéfalos.
Parabéns têm o clube que querem, conseguiram, levam a bicicleta, espera lá o varandas acabou com o ciclismo, fiquem com os patins então….
23 Maio, 2021 at 11:36
Tal e qual.
“Ana Capeta perde a cabeça e tem que ser uma jogadora que já assinou por outro clube a vir colocar água na fervura….onde andava a estrutura? Pfff desapareceu com o Chocapic….”
Ahahahahahah!
23 Maio, 2021 at 11:43
Foi-se o Chocapic, agora só há palha mesmo…
23 Maio, 2021 at 11:56
😀
23 Maio, 2021 at 12:11
https://scontent.flis6-1.fna.fbcdn.net/v/t1.6435-9/190499999_2627478577556814_7405054349456503090_n.jpg?_nc_cat=108&ccb=1-3&_nc_sid=825194&_nc_ohc=LMnQFMFkv34AX_1CSc7&_nc_ht=scontent.flis6-1.fna&oh=0e4cf2ea029ad2b4475a0b7eefe97422&oe=60D14D8D
23 Maio, 2021 at 12:37
Muito bem a Ana Capeta …
Essa gentalha (rabolhagem) não merece outra coisa …
Quanto à treinador do futebol feminino … RUA que se faz tarde …
Não tem qualidade para o SCP … MAs isso via-se a léguas …
O problema agora é … O que se pretende para o Futebol Feminino do SCP???
23 Maio, 2021 at 11:42
Os milagres que o custo de um Eduardo Henrique ou um Bebeto Jr não fariam no FF… A investir pouco e mal é que não vamos lá, até porque vimos a perder alguma qualidade e a Ana Borges com o passar dos anos vai dando menos o que é normal.
23 Maio, 2021 at 11:44
Ontem custou, mas não deixa de ser surpresa para quem não tapa o sol com a peneira nas modalidades.
O completo desprezo e desinvestimento vetado ao Futebol feminino nos últimos 3 anos culminou na humilhação de ontem em pleno Alvalade de uma secção que foi pioneira e limpou tudo nos 2 primeiros anos de existência.
O voleibol masculino que no ano de reactivamento foi campeão definha de ano para ano e está aqui está outra vez fechado.
O voleibol feminino que vai desistir das competições europeias.
O andebol que a seguir ao futsal, nos últimos anos era a modalidade que mais alegrias nos dava, com 2 campeonatos em 17 e 18, inclusive um troféu europeu em 2017, idem.
Restam:
O fustal, que justiça seja feita tem um sucesso transversal a qualquer direcção em muito graças ao melhor treinador do mundo…mas o ligeiro abrandamento para o próximo ano será real.
O basket que foi reativado como medida populista sem qualquer base, projecto ou sustentação financeiras só pode ser campeão pois depois do que se roubou ás modalidades acima mencionadas deixando-as paraliticas para fazer um all–in astronómico seria patético não ganhar ao título.
E o hóquei que está na luta e já venceu um troféu europeu mas que não ganha 1 campeonato desde 2018.
Eu que não sou adepto do Futebol Club Campoo Grande não me esqueço do papel essencial destas modalidades a manter o sportinguismo de chama acesa e em celebrações especialmente durante um jejum de 19 anos sem ganhar campeonatos de futebol.
Ainda sou do tempo em que se fazia plenos de campeonatos nacionais com estas modalidades.
Se calhar devia soltar um Binde prááá festa!
23 Maio, 2021 at 12:15
Não que siga, mas tirando a Damjanović nenhuma estrangeira parece fazer a diferença. Como elas não devem imigrar de borla, a coisa deve resume-se a análise e escolha. Ou o nosso futebol é tão evoluído que têm que ser topo de gama para acrescentar?
23 Maio, 2021 at 12:34
+1
Embora a Raquel Fernandes parece-me melhor do que demonstra.
23 Maio, 2021 at 12:38
Podem até ser jogadoras portuguesas.
Há que, sobretudo, dar mais “cabedal” à equipa.
O Sporting tem pedido pontos mais pelo aspecto físico do que pelo aspecto técnico.
E depois, há sempre o factor do apito a dificulta mais a coisa.
Mas não compreendo como não se trabalha mais a parte física (e não estou a falar de mamas e rabos), á que é um factor que está identificado há anos, no confrontos com a equipa arsenalista.
23 Maio, 2021 at 12:38
*tem perdido pontos
23 Maio, 2021 at 12:40
No entanto, e até as jogadoras de formação “crescerem”, não me importava de ter por cá com a verde e branca vestida alguém do calibre da Rapinoe, por exemplo.
23 Maio, 2021 at 12:54
Há décadas importavam-se dinamarqueses e suecos porque, mesmo sendo toscos, faziam a diferença pelo cabedal e estatura.
Se calhar não fazia mal trazer uma nórdica de 1.90 para a frente
23 Maio, 2021 at 16:53
Desde que também se mexa bem, nada contra.
Se forem a Ada Hegerberg ou a Pernille Harder, melhor ainda.
23 Maio, 2021 at 22:26
Venha tb uma para o meio campo e outra para a defesa.
Só naquela.
Depois é meter as miúdas a jogar.
23 Maio, 2021 at 13:34
Patrícia Morais de saída!
https://www.instagram.com/pmorais48/?hl=en
Uma Leoa nunca se verga! Leiam a carta de despedida, pode ser que percebam o problema do futebol feminino!
23 Maio, 2021 at 14:01
Mais uma pó galheiro, só a melhor guarda-redes nacional.
Desinvestimento??? Naaaa, isto é investimento de gabarito!
Binde pá festa que entre ruturas de coluna e mulheres incontinentes já lá vai um bailarico de categoria a festejar a pujança das modalidades! A banda sonora é o som das jogadoras das Toupeiras a festejar a humilhação que deram em Alvalade com a conquista do campeonato.
23 Maio, 2021 at 14:35
Então “essa gaja” agradece a um terrorista?
Estás aqui estás presa…
23 Maio, 2021 at 16:56
Vai para o Braga.
23 Maio, 2021 at 17:47
Uma noticia actual para ti que tem mais de 2 semanas para quem anda atento.
A Patrícia não é melhor que a Inês e é por isso que a Inês joga a maior parte dos jogos.
Entre ficar com a Inês ou a Patrícia, sem duvida ficar com a Inês.
23 Maio, 2021 at 13:42
Isto quando se anda a bater “mortos” durante o ano como era quando começarmos isto do FF, fica mais dificil quando começas a ter adversários mais fortes.
A modalidade parece que tbm dps da volta Sporting foi perdendo o interesse do público, ou então a malta perdeu aquele hype inicial quando o Sporting Fem. voltou.
O Benfica veio com tudo e está para ficar.
Braga idem.
Levar estar merda para Alvalade é daquelas grandezas que eu não percebo, a equipa jogou o ano todo em Alcochete, ficava em Alcochete como é normal depois sim podia ir festejar para o estádio e tal se possível.
É que nem adeptos podemos ter no estádio, zero sentido.
Parabéns ao Benfica tem sido mais competente desde que apareceu na modalidade, já o ano passado pareceu me mais forte, daquilo que fui lendo.
Vamos ao resto das modalidades.
23 Maio, 2021 at 14:04
“A modalidade parece que tbm dps da volta Sporting foi perdendo o interesse do público.”
Eu não devo ter lido isto de certeza…
A modalidade ganhou foi interesse triplicado depois da volta do Sporting!! Estádios a bater recordes nas decisões do título e das Taças, chegando ao ponto das Toupeiras fazerem uma equipa para não perderem o comboio.
É com cada atentado…
23 Maio, 2021 at 14:26
Sim isso foi quando voltamos.
Mas dps desse hype inicial, perdeu se…
O Benfica está a viver o que o Sporting viveu quando voltou.
Ligam tds á modalidade, vamos ver se isso se mantém.
23 Maio, 2021 at 15:01
Eu não vi o hype a perder-se, vi foi uma direcção a desprezar olimpicamente o projecto que culminou com a humilhação de ontem.
23 Maio, 2021 at 18:47
“Levar estar merda para Alvalade é daquelas grandezas que eu não percebo”
Lindo…
23 Maio, 2021 at 14:06
Tu e o teu fetiche com a Mariana Cabral, Cherba. Sendo-se lampião, ao menos, e sobretudo, que se tenha competência. Não encontras rubens amorins todos os dias.
23 Maio, 2021 at 17:00
Mariana Cabral… Bumba na Fofinha?
https://www.lux.iol.pt/nacional/18-01-2021/mariana-cabral-confessa-estado-depressivo-refem-de-loops-de-pensamento-catastroficos-e-sombrios
23 Maio, 2021 at 17:01
(eu sei que te referes à treinadora da equipa B)
23 Maio, 2021 at 18:16
não sabia quem era essa outra mariana cabral até há cerca de duas semanas.
23 Maio, 2021 at 18:52
🙂
23 Maio, 2021 at 22:27
Diogo, mais um aqui… fã da Mariana.
Gostava de ver o trabalho de outras camadas nas mais crescidas.
Falas no Amorim. Pode correr mal? E se correr bem?
23 Maio, 2021 at 14:53
Vou começar por uma “declaração de interessas”:
Cada vez me identifico menos e me incomoda mais alguma prioridade que muitos tasqueiros (de vários quadrantes, diga-se) dedicam a este constante arremesso de farpas revanchistas e sectárias que mais não fazem que repisar os dogmas que para si construíram (certos ou errados já pouco me interessa) num período conturbadíssimo do Clube.
Não que não me interesse pela História do Clube (incluindo a mais recente) e que não me preocupe que ela seja, o mais possível, sustentada por factos confirmáveis e argumentos coerentes e sólidos.
Mas andar há 3 anos, constantemente, a “medir pilinhas” por tudo e por nada já cansa.
Os comentários a este post constituem apenas mais um de muitos exemplos. Nos primeiros 78 comentários muito poucos são os que abordam aquilo que o post do Cherba levanta e raras são os que esboçam alguma resposta às muito pertinentes questões que colocam.
Vamos então tentar responder a essas questões:
«Alguém sabe dizer-me quem dá a cara pela secção? Existe um “director desportivo”? Há quanto tempo não se explica, aos sócios e aos adeptos, o caminho definido para a modalidade, a curto e a médio prazo?».
Começo pela 2ª questão que é a de resposta mais objectiva. Tanto quanto se sabe, após a rescisão com a Raquel Sampaio, quem ocupou o seu lugar foi um tal de Filipe Vedor. Deverá, pois, ser ele o “Director Desportivo” para o FF.
Já quanto à primeira questão a resposta começa a ser mais complicada. Dar a cara pela Secção, sinceramente, não vejo ninguém desde que saiu a Raquel. É que nem mesmo a Treinadora, face à ausência de qualquer outro(a) timoneiro(a), porque em normais circunstâncias também não será esse o seu papel.
Finalmente a 3ª questão: não existe explicação sobre o projecto aos sócios desde a apresentação do mesmo pelo Professor Nuno Cristóvão quando iniciou o seu trabalho com a equipa no Verão de 2016. E o caminho definido era então claro: afirmar o Sporting, no imediato, como potência dominadora do FF em Portugal e colocá-lo entre os 8 melhores da Europa dentro de 5 anos construindo uma equipa assente na valorização jogadora portuguesa e que se possa alicerçar a médio prazo numa Formação de excelência e de máxima exigência. E, nos 2 primeiros anos, parecíamos estar no bom caminho de cumprimento dessas metas. Mas é então também que começam a falhar as avaliações do projecto, os ajustes necessários à concretização dos seus objectivos, as explicações ao Universo Leonino e até as medidas que sustentassem a galvanização e motivação dos eu apoio.
E isso foi ainda no tempo de BdC que, já durante a época de 2017/18, parece ter abandonado o seu envolvimento e até alguma prioridade que (como resultado da sua correcta percepção do seu enorme potencial de crescimento) dava ao FF.
A situação agravou-se após a mudança directiva e esse agravamento resulta do facto de o Sporting estar,por sua própria inércia e por escolhas nada assertivas, a ser claramente ultrapassado por outros actores que entretanto chegaram ao FF.
Sobre essa questão, debruçar-me-ei com muito mais detalhe na crónica Tasqueira semanal “O Futebol Também é para Meninas”.
Porque merece que façamos uma reflexão ponderada, cuidada, construtiva, mas não deixando de ser crítica e contundente naquilo que achar que tiver de ser.
Um abraço e saudações leoninas
23 Maio, 2021 at 15:08
* «… declaração de interesses …»
23 Maio, 2021 at 18:56
“O Futebol Também é para Meninas”
A única crónica da tasca que leio, religiosamente, do princípio ao fim, sem desprimor para com as restantes, mas futebol feminino é a minha cena.
Dito isto:
A questão de ter alguém que dê a cara pelo projecto é muito pertinente. Parece-me até que existe um know how (como agora lhe chamam) bastante escasso no universo português. Há várias atletas de renome, sportinguistas, que não sei o que valem ao nível do desenho estratégico. Por exemplo, a Carla Couto, sportinguista acérrima, e talvez a melhor jogadora portuguesa de todos os tempos. O que sabe de futebol feminino? Seria capaz de agarrar num projecto sustentado? E quem diz Carla Couto, diz outras. Há uma pessoa que eu conheço por intermédio de outrem, que trabalha no futebol feminino há pelo menos duas décadas. É funcionária do Sporting, salvo erro, noutras funções mais administrativas, também há décadas, e tem uma paixão pelo futebol feminino, trabalhando por isso, também, no Clube Futebol Benfica. No ano de 2016/2017, o futebol feminino do Fofó tinha por lá uma miúda chamada Francisca Nazareth. Por que raio é que não houve a ponte? Quem é que deixa escapar os poucos grandes talentos no futebol feminino em Portugal? Não era difícil ter chegado à Kika, como fizemos com as miúdas que estavam no Estoril (Mariana Cabral e Andreia Jacinto, por exemplo).
São estas coisas que eu não compreendo. Não há um projecto, não há um departamento de prospecção. Não há nada. Há coisas fragmentadas, profundamente dispersas.
No ano de 2017/2018, fomos buscar Sharon Wojcik, Carlyn Baldin e Ana Leite, que devia ganhar barlúrdios. Para além disso, trouxemos a Mariana Cabral, de uma mediania atroz, sendo que fomos ao Fofó, mas trouxemos a jogadora errada.
Em 2018/2019 fomos buscar a Nevena. Fora a Nevena, fomos buscar a Carolina Mendes, que deve ganhar como a merda para aquilo que vale.
Em 2019/2020 trouxemos a Sharon Wojcik, que vinha de uma equipa com imensa tradição no futebol feminino, o Turbine Potsdam. Um caso claro de que, no futebol feminino, não interessa muito quem és, mas de onde vens, nem que sejas uma suplente crónica, o que é claramente um indicador de incompetência. Acontece muito na selecção do Neto. .
Para além da Sharon, trouxemos a inenarrável Amanda Pérez que, arriscar-me-ia a dizer, não teria lugar em nenhuma das equipas que disputaram o apuramento de campeã. Trouxemos também a Wilkinson, que poderia ter sido muito útil este ano, mas que decidiu voltar à Nova Zelândia (Quem a censura por querer voltar ao paraíso, certo?). Ainda trouxemos a Raquel Fernandes, que é uma craque ao pé de gajas como a a Amanda Pérez, mas que mesmo assim não dá um caralho ao jogo! É o meu ponto de vista.
Tudo isto para dizer que o pequeno orçamento de que dispõe o futebol feminino foi, ao longo dos anos, gasto em merda. Merda atrás de merda, o que significa que, tirando o primeiro ano, onde entraram as jogadoras que continuam a ser a base desta equipa, só fizemos disparates.
Porra, digo sinceramente: eu fazia melhor do que isto. Podia não fazer em todas as outras modalidades, mas fazia de certeza no futebol feminino. O futebol feminino está repleto de incompetentes ao longo dos anos, e não é certamente a Cova uma das responsáveis. Vejo jogadas que se vê que requerem treino, mas depois chega lá à frente e… nada. Não acontece nada. Somos umas moscas mortas e, salvo os livres da Marchão, fica quase impossível fazer golo a equipas medianas/fortes. Depois há talento, algum, mas não há a mínima vontade. O estado em que a Ana Borges actuou desde Dezembro, é um exemplo claro. E repare-se que a Ana Borges é titularíssima do Sporting seja em que circunstância for, mas foda-se, fica difícil.
Algumas jogadoras precisam claramente de orientação. As pintos estão medonhas, com a Tatiana a liderar a sôfrega apetência para fazer porcaria naquele meio-campo. Alguns dizem que é falta de cêntimetros? É falta de cêntimetros o caralho! É mas é falta de quem agarre na merda da bola e a leve para a frente, com critério. Mais centímetros para quê? Para bombear charutos lá para a frente? Haja paciência.
Portanto, ou o Sporting fecha esta modalidade, ou apostar verdadeiramente, e com critério, na mesma. Há muita gente aqui, nomeadamente o Álvaro, a falar de jogadoras portuguesas que acrescentariam muito a esta equipa. Foda-se, nem é preciso saber. É só vir aqui e perceber o que foi dito. Se o conhecimento sobre futebol feminino é igual a zero, olhando para suplentes de clubes como o Potsdam como potenciais craques, então fecha já, que não vale a pena!
Há um desconhecimento muito grande sobre futebol feminino e o Sporting é a imagem mais óbvia disto. Centenas de milhares de euros, arriscar-me-ia a dizer, gastos em jogadoras que jogam o mesmo que nada.
23 Maio, 2021 at 19:00
Em 2019/2020 fomos buscar a Wibke Meister e não a Sharon, que já tinha vindo.
23 Maio, 2021 at 19:12
Porra, mais ao nome Mariana Cabral, que me persegue.
Queria dizer Mariana Rosa, evidentemente, vinda do Estoril, e Matilde Fidalgo, vinda do Fofó na altura.
23 Maio, 2021 at 14:54
A Raquel Fernandes também vai embora…
23 Maio, 2021 at 15:02
Tudo embora! É o investimento que começa a dar frutos. Vão investir numa carreira longe de Alvalade.
23 Maio, 2021 at 15:07
Como sabe, Serjão?
SL
23 Maio, 2021 at 15:14
Vi no Instagram da própria atleta…
23 Maio, 2021 at 17:08
Calma, que vem a Megan Rapinoe, a Alex Morgan, a Ada Hegerberg e a Pernille Harder.
A Lieke Merten também disse que estava interessada, mas só vem se lhe garantirem bifanas das roulotes.
23 Maio, 2021 at 18:02
Eu acho que vem só pela eloquência do Varandas ao telefone.
23 Maio, 2021 at 18:53
😀
23 Maio, 2021 at 17:57
Meu último take nesta mesa sobre o assunto retirado da rede ao lado:
“A atual direcção não é diferente a qualquer outra antes de 2013 e vou explicar porquê.
No Sporting houve durante 30 anos uma cultura de derrota instalada. Isso nas 5 modalidades de pavilhão nota-se pela diferença de titulos.
Sporting tem 129. Benfica tem 228. Porto 165.
No hoquei antes da conquista da CERS em 14/15 o ultimo trofeu tinha sido conquistado em 1991.
No Voleibol antes da conquista do Campeonato em 17/18 o ultimo trofeu tinha sido conquistado em 1995.
Durante esses anos as desculpas eram sempre as mesmas: Questões financeiras.
Finalmente apareceu uma direcção, em 2013, que trouxe para este clube uma mentalidade ganhadora. Foram re-abertas as secções seniores de hoquei e volei. E o Sporting de repente começou a ganhar e a lutar por trofeus.
Algo que so tinha feito regularmente nos anos de JR.
Em 5 anos nunca ouvi o ultimo presidente do Sporting arranjar desculpas para desinvestir ou achincalhar o clube da maneira q o atual faz. Porque dizer ano após ano, que o Sporting é o coitadinho do grupo porque é o q tem menos dinheiro É definitivamente, achincalhar o clube.
Infelizmente estou a ver as mesmas tendências da atual direcção q vi durantes mais de 20 anos. Desinvestir aos poucos até voltarem a fechar secções. Ontem depois de uma derrota no fut fem voltei a ouvir as desculpas de falta de dinheiro. Estamos condenados. Fico por aqui.”
Guilherme
23 Maio, 2021 at 18:12
Bem, primeiro há que não confundir as coisas.
O FF está na SAD e vive do orçamento da SAD.
As modalidades não são para aqui chamadas e quem as chama, ou não sabe do que fala ou é desonesto e debita uma cartilha com um propósito qualquer.
É inconcebível que num orçamento de 60M€ não se aloque 5% ao FF.
Para mim é inaceitável e nunca estarei ao lado de quem despreza o FF nestas circunstâncias.
Actualmente, com 2,5% do orçamento da SAD, 1,5M€, o o FF do Sporting passeava em Portugal e dava alguma luta na Europa. É preciso ter a noção disto!
Um Ilori custa anualmente em ordenados mais que isto.
Um Eduardo custou duas épocas disto.
Um Antunes custa anualmente pouco menos que isto.
É deste tipo de custos que falo!
Já disse, e repito:
A Raquel Sampaio montou uma EXCELENTE base na época em que o FF do Sporting regressou à actividade.
No 2º ano, TODAS as contratações foram indicadas pelo treinador e foram feitas através dum amigo dele – é o que constou na altura. E começaram aqui os diferendos entre quem tinha montado a modalidade o Clube e o treinador.
O Sporting foi campeão no 2º e a Raquel queria mudar o treinador. O Varandas, acabado de chegar, preferiu confiar no treinador e a Raquel saiu do Clube. Não só nunca mais ganhámos como cada ano que passa há uma óbvia baixa na qualidade do plantel e no futebol praticado. Por isso eu digo, absolutamente convencido da minha razão, que quer a equipa do 1º ano, quer a equipa do 2º ano, limpavam qualquer equipa que este ano esteve no campeonato de FF. E digo também que o Braga desses anos fazia o mesmo.
Para mim é óbvio que o responsável é o Varandas porque é o Varandas que manda na SAD. Não quero saber quem está a baixo do Varandas porque se fosse alguém capaz todos saberíamos quem é. É um zé ninguém qualquer que está lá a ocupar espaço e a ganhar uns cobres. É fácil perceber isso porque o que tem sido feito o FF do nosso Clube é DEPRIMENTE.
Sim, o Varandas tem mérito no que se fez no FM. Para mim isso é inquestionável e acho que só gente desonesta pode dizer o contrário. Agora, o clube não se resume ao FM. É um todo.
Compreendo as dificuldades do Clube com as modalidades. São muitas e é complicado haver dinheiro para todas, especialmente quando há sportinguistas que “orgulhosamente” não pagam quotas porque não gostam do presidente.
Mas a SAD é outro contexto e é outra realidade.
O FF pode custar, no máximo, com um investimento “astronómico”, um Eduardo. Pouco mais que o que se gastou para ir buscar um perneta como o Ilori ou ainda um pouco mais do que se paga anualmente a esse perneta.
Ter um FF forte não é questão de haver dinheiro.
É questão de haver VONTADE disso!
E esta Direcção não tem vontade disso.
Não foi por se ter investido no FM que o FF quase desapareceu. O Ilori anda ali a consumir o dinheiro que podia estar a transformar o nosso FF num dos grandes Clubes da Europa.
O FF desapareceu porque não há estratégia para ele e foi deixado ao abandona por esta Direcção.
Podem vir aqui tasqueiros com a opinião que é mais importante o FM, que o dinheiro faz mais falta ao FM, o que quiserem… Não é uma questão de dinheiro. Metam essa merda na cabeça. É uma questão de competência e, acima de tudo, de vontade. E quando se tem jogadoras que dão sempre TUDO em campo – porque se vê isso, mesmo quando dão pouco! – é só estúpido não haver vontade.
E não havendo vontade, o que fazem boas jogadoras num clube sem vontade?
23 Maio, 2021 at 19:03
Tudo dito.
23 Maio, 2021 at 19:07
Como disse em cima, os milagres que o dinheiro de um Eduardo ou de um Bebeto Jr não fariam no futebol feminino…
Não acompanhando como faço no futebol ou Futsal, a ideia que tenho é que somos sólidos no colectivo mas nestes jogos mais exigentes a responsabilidade de fazer a diferença recaia sempre na Ana Borges, na Raquel (que parece que vai sair) e na capacidade da Capeta meter 1 em 4 ou 5 oportunidades, infelizmente parece que as pernas não duraram para a época toda, mas há muita melhoria a fazer. A Diana Silva também fez mais falta do que parecia que ia fazer.
23 Maio, 2021 at 19:50
“A Diana Silva também fez mais falta do que parecia que ia fazer.”
Não só, mas também.
23 Maio, 2021 at 22:29
Bom comentário.