Primeiro golo pelo Sporting demorou: “Sim. Tinha noção… É um processo. Assino e no dia a seguir temos treino à tarde. Saí do treino a pensar: ‘ai meu Deus, que porrada que eu levei, nem sinto as pernas’. E o mister disse: ‘foi tranquilo hoje’. Tranquilo, ia desmaiando! Não foi só adaptação à equipa, foi ao treino, à exigência. Já era intenso com ele no Braga. A forma dos treinadores muda. Já tinha saudades de treinar assim, mas não estava preparado. Senti. E tinha vindo de lesão… Foi uma adaptação à equipa, aos colegas, à cidade, ao treino, à forma de jogar. Aqui pressionamos… Disponibilidade de uns para os outros? É um mandamento.”
Críticas: “Houve uns jogos em que não ganhámos e as pessoas já diziam: ‘contratámos com este preço… Não está a corresponder’. Percebo tudo, o contexto à volta, é normal. São 19 anos sem ganhar. Mexe com as pessoas. Mas sei o jogador que sou, sei que vou encaixar. Nem era o eu marcar, era perceber a equipa. É diferente jogar comigo ou o Tiago Tomás, ele tem coisas que eu não tenho. As dinâmicas são diferentes. Há coisas às quais a equipa tem de se adaptar e eu tenho de me adaptar. Por isso se faz uma pré-época.”
Autoanálise: “Achei também que podia ter feito mais. Mas foram muitas coisas que… pronto, somos campeões com uma derrota. Não brinco quando digo isto. Trocava todos os golos pelo título. É por esse caminho que quero ir quando for treinador. Não sou parvo, nem estou com discursos ou desculpas. Quero marcar em todos os jogos e quando não marco fico chateado. Ponto final. Chego a casa chateado. Já tive jogos em que marquei e disse que não joguei nada, noutros digo que joguei pesado.”
Músicas: “Se calhar, somos o clube no mundo com músicas mais bonitas. Quando joguei em Alvalade com ‘o mundo sabe que’ arrepiei-me, estava com medo que o presidente me despedisse na altura.”
O nome Paulinho: “Não parece, mas já fui pequeno e gordinho.”
Pressão: “Depois de estar lá dentro é um jogo de futebol, não podes deixar que a emoção te atrapalhe.”
Gonçalo Inácio: “Surpreendeu-me. Já tinha jogado contra ele e não tinha noção do quão bom ele é.”
Eduardo Quaresma: “É uma alma velha. É um miúdo mas tem comportamento e pequenas coisas de uma pessoa de 40 anos. E só quer argumentar. Só estando com ele percebes.”
Descontos e poupar: “É o Palhinha. Ofereceram-lhe um depósito de gasolina para ele assinar camisolas… Em Braga deve jantares e almoços a toda a gente, tem um letreiro a dizer ‘procura-se’.”
Quem faria tratamento capilar? “O Nuno Santos. E é vaidoso. Consegue disfarçar.”
Playstation: “Temos uma liga de Fórmula 1 antes dos jogos. Alguns são presos, são uns assassinos. Depois o Tabata tem alterações no motor… O Max pensa que é carrinhos de choque e anda sempre a bater nas paredes. Jogamos eu, o Seba [Coates], o Max, Tabata, Pote, Nuno Mendes, Quaresma… Só não jogamos no Mónaco e em Baku, porque não conseguimos acabar a corrida. Não tem regras… O Pote não tem decência, vais ultrapassá-lo e manda o carro contra o teu e depois pergunta: o’ que é que foi?’ Não tem fair play. Ia preso, ficava sem licença…”
Piloto preferido: “Hamilton. O único que me fez ler um livro.”
Brincadeiras: “O Nuno Santos faz muita falta a um balneário. Tem ali comportamentos… Não tens noção do que me rio com o Nuno e o Pote. São os maiores. João Pereira quando era mais novo era ranhoso. Era o verdadeiro ranhoso.”
Outras paixões: “Adoro modalidades. Às vezes vou ver jogos do hóquei, do andebol. O que me agrada mais é o hóquei”.
Lesão: “Num treino de bolas paradas. Lesionei-me, fui para casa, depois fiz exames e tinha lesão de ‘bailarina'”.
Aponta para a cabeça quando marca: “A grande diferença nos jogadores de hoje em dia é a mentalidade. Já não é só o talento, qualidade técnica ou tática. Por isso aponto para a cabeça”.
Críticas: “O nosso trabalho é filmado, é criticado. Temos o trolha, o advogado, o professor de história… Toda a gente opina. Todos nos controlam os movimentos”.
Três golos pelo Sporting: “Tenho o do título e já não é mau. Três golos é lamentável. Daqui a uns anos vai passar aquele momento e ninguém se vai lembrar que fraquinho que ele estava”.
Apoio dos adeptos: “Quando chegámos ao Rio Ave, em Braga, na Academia, no estádio é uma loucura. E quando fomos campeões? É contagiante [ver o ambiente]. Quando vais no autocarro a passar por isso mexe contigo. Vais para o jogo com uma pica do caraças. São 19 anos. Eu sei porque vim de baixo, tive salários em atraso…”.
Golo mais importante do ano: “O de Braga, com o golo do Matheus. Saí de lá a dizer: ‘ninguém nos vai parar’. Vai ser difícil pararem-nos. Deu mais força. A malta não relaxou. Aí percebeu-se que se dermos as mãos não têm hipótese. Estive do outro lado e sei que há qualidade e contra dez e difícil. Apanhei aqui um grupo muito unido. Consegues ver de fora, não estou a ser puxa saco”.
Exercícios: “Mesmo o meínho é agressivo, Às vezes já saí por ser muito intenso. Temos dois: o dos miúdos e do Neto, que é o pai deles, e dos restantes, que é agressivo. Quem for mais vezes o rei no mês, que é quem leva 20 toques seguidos sem tocar na bola ou a bola passar pelo meio das pernas, tem de pagar um almoço. É o meínho da Champions League. O dos miúdos é o distrital. Às vezes o deles parece um funeral, ninguém festeja… Nós é agressivo, é cansativo por vezes. Quem foi o rei desde que cá estou foi o Tabata, o Nuno Santos, o Antunes… O Feddal acho que não. O Palhinha? Quando chega ali, a consciência dele desaparece, vai para longe. O João Pereira também tem essa inconsciência”.
26 Maio, 2021 at 14:21
João Paulo! ADN com o João Paulo. Vou começar a tratá-lo por esse nome. JP, se marcar mais de vinte golos na próxima época.
Surpreendeu-me pela positiva. Parece um “choninhas”, mas é um gozão. Hora e meia bem passada a ouvir a conversa.
26 Maio, 2021 at 14:22
Só vos digo… se mantivermos este espírito e mentalidade… ninguém nos pára!!
26 Maio, 2021 at 14:35
Este ADN foi demais. Grande Paulinho, deu um belo baile.
26 Maio, 2021 at 14:41
A parte mais interessante é a intensidade que ele fala nos treinos.
É continuar com esta fome e garra, que para o ano vamos festejar mais.
26 Maio, 2021 at 15:16
Isso tem mais a ver com o contexto…
O Paulinho vinha de lesão longa e de não jogar num clube que estava a jogar semana e meio da semana…e por isso fisicamente vinha frágil.
No Sporting passou a jogar só à semana e por isso a meio do treino tinha cargas maiores e ele não vinha habituado. Não tinha cargas grandes porque jogo a meio da semana e ele não jogava por isso não sentia esse peso.
Eu sei que fica sempre bem parecer que os treinos são muita duros e que apertam com eles e tal…mas calma…
26 Maio, 2021 at 15:21
Já nos videos que passam cá para fora dos treinos, tinha ficado com esta ideia.
O Paulinho só veio confirmar.
26 Maio, 2021 at 16:25
Nos inside nota-se bem. Não só a intensidade dos treinos como a intensidade de todos a treinarem
26 Maio, 2021 at 16:31
Vá lá…
Tinhas de vir os insides dos outros clubes todos e ver insides que fossem no mesmo tipo de treino para saber se é mais duro ou menos duro do que os outros…
Os insides mostram o que querem que vejas…
Quando vêm com essa cena dos treinos muito intensos e tal acho sempre conversa…O JJ era o mestre da intensidade e treinos do crl e é o que é….
26 Maio, 2021 at 17:18
Mostrem o que mostrarem, a intensidade em campo é brutal.
Mais ou menos qualidade, mas dão tudo em todos os lances.
Adoro isso e essa é a principal razão pela qual o público ia ser uma ajuda e não um prejuízo.
Equipa comprometida e que assim continue.
26 Maio, 2021 at 17:57
Não preciso de ver treinos de outros clubes para saber que os nossos são intensos, até porque não disse que eram os mais intensos de todos.
26 Maio, 2021 at 14:47
Isto mostra a importância deste tipo de conteúdos e o quão estupido é fechar os jogadores numa redoma e afastá-los dos adeptos.
Sou insuspeito. Não gosto do estilo de jogo do Paulinho, é o típico jogador que me enerva no jogo. Mas é impossivel ouvir isto e não sentir empatia com o homem. Na próxima vez que vir o Paulinho jogar, até passar tempo suficiente para eu esquecer já não me vai irritar tanto! E com sorte ele começa a acertar 40% em vez de apenas 10% dos lances e já nem sequer me volta a enervar!
O Sporting tem trabalhado muito bem este lado de ligar os adeptos à equipa. Acho que falha mais no contrário, ligar a equipa aos adeptos mas é um caminho e será mais fácil fazer no estádio com adeptos.
26 Maio, 2021 at 15:57
Falta-lhe um pouco de entrosamento com a equipa, e tem estado mal na finalização, mas acredito que, resolvendo esses problemas, teremos ali um belíssimo jogador. Nota-se muita inteligência na maneira como pensa as jogadas. Tem movimentos de Harry Kane, pese embora as diferenças em termos de qualidade, dado que o Kane é, para mim, um dos melhores jogadores da atualidade.
26 Maio, 2021 at 16:13
O Kane é um bom exemplo…
O Kane hoje parece que faz tudo bem apesar de não fazer nada extraordinariamente bem nem mal.
Há…sei lá…8 anos…achava o Kane um gajo irritante que não fazia nada bem! +- como o Paulinho. Era um puto do Tottenham, eu acompanhava bastante o Tottenham e por isso acompanhava +- os emprestados e pré-época…se me dissessem que estava ali um avançado sequer para suplente do Tottenham eu dizia “tem juizo e vê 2 jogos dele”. De um momento para o outro elas começaram a entrar quando o Pocchetino aposta nele por não haver mais e parecia que era o maior, com um sentido de baliza brutal que se chutasse de olhos fechados ela ia lá. Entretanto de lá para cá adicionou a capacidade de descer e meter a bola nos alas mas o ponto de clique foi mesmo parecer ganhar de repente sentido de baliza…
Há jogadores que falta um clique para a coisa se dar…espero que o Paulinho seja um deles. E que depois de começar a ganhar confiança e começa a jogar mais, a estar mais no sitio certo, a começar a combinar melhor, etc…
26 Maio, 2021 at 16:35
Fomos 2. Aliás, o Kane deve ter sido dos jogadores que mais me surpreendeu em toda a minha vida. Parecia-me um grande cepo. Hoje em dia, para mim, destaca-se, para além da fabulosa capacidade de finalização, pela inteligência. Sabe quando rematar, quando passar, quando contemporizar, até quando sacar uma falta…
Pois, o Paulinho talvez seja também fezada da minha parte, mas a verdade é que acredito. Acho que para a próxima época vai explodir e se vai revelar um jogador fulcral para a equipa. E estou em pulgas para que comece. Já nem me lembrava do que isto é. Começar uma temporada a defender o título 🙂
26 Maio, 2021 at 15:09
Foi de longe o melhor episódio. Sabe falar, o Paulinho. Reparei, por exemplo, que diz quão. Deve ser oúnico futebolista em Portugal capaz de se expressar assim. E o Geraldes, claro.
Gostei mesmo bastante e vê-se que em 4 meses foi bem integrado.
26 Maio, 2021 at 15:11
A história do Palhinha é surreal. O Palhinha e o Geraldes devem ser uns sovinas. Alguém ouviu a história do Geraldes, quando foi à casa de banho encher o copo com água?
26 Maio, 2021 at 15:18
A ver se é interessante.
O único completo que ouvi foi o do Nuno Dias, que tem uma bagagem acima da média. Tentei ouvir o da Leonor Borges (podcast visualmente apelativo), mas ambas as partes deixaram algo a desejar no que ao áudio diz respeito
26 Maio, 2021 at 16:20
No da Leonor Borges um gajo nem se lembra de ouvir…
26 Maio, 2021 at 15:30
Dos melhores. Aconselho a quem não teve oportunidade.
É uma rubrica que dá gosto.
26 Maio, 2021 at 16:19
Aconselho também a entrevista do Palhinha no Canal 11, no Futebol Total!
Acho que foi no fim de semana, ou sexta.
26 Maio, 2021 at 17:15
Foi 2ª FEIRA
Vejam tambema do Ivi Vieira ontem
26 Maio, 2021 at 17:21
Sem dúvida. Simplicidade e humildade.
Até qd diz que não queria sair…
26 Maio, 2021 at 15:42
Muito boa onda o Paulinho!
Adorei quando ele brincou consigo mesmo pelo facto de ter marcado poucos golos, como por exemplo, quando contou os memes que os amigos lhe mandaram:
1) Fotografia dos 2 Paulinhos com o comentário: “O coxo e o roupeiro”
2) Fotografia dele com o Seba com o comentário: ” O melhor finalizador da equipa e o Paulinho”.
SL
26 Maio, 2021 at 17:00
Bom rapaz, bom trabalhador….
Não é jogador para o Sporting nem vale o que se pagou por ele, mas espero que para o ano reencarne a veia goleadora de Acosta.
26 Maio, 2021 at 17:21
Sem a ciática.
26 Maio, 2021 at 18:48
A) Este rapaz marcou o golo do título. Merece Gratidao só por causa disso.
B) Fizeram-lhe aquilo que fazem sempre a um novo avancado do SPORTING, isto é, roubaram-lhe (no caso dele, 2) limpos.
C) Ele nao tem culpa nenhuma daquilo que o bananas deu ao lavadeiro por interposto trolha.
Para mim, é um dos Nossos e nao lhe vou poupar palmas quando o vir jogar. Duvido que nao faca MUITO melhor do que alguma vez na próxima época. Pelo teor e pela forma daquilo que diz, estao desfeitas as dúvidas quanto ao seu papel no plantel. Boa Sorte para o ano, Joao Paulo: a tua será nossa também.
26 Maio, 2021 at 19:25
Arrepiou com o “mundo sabe que”!
Quem não arrepia?
26 Maio, 2021 at 20:26
Não mostrou nenhum deslumbramento e mostrou autoconfiança, sem arrogância.
Parece ser mais um que vai ajudar a fortalecer o balneário, daqueles que vão saber integrar & aconselhar.
Gostei (mas quero é que marque muitos golos para calar os críticoZ mais mordaZes e acéfaloZ que não parecem perceberque um jogador não tem a mínima culpa do preço que se paga por ele.
SL
27 Maio, 2021 at 15:58
Sempre a chafurdar na pocilga das indirectas. Tanto veneno dissimulado.
Vida de sonso é dura.
26 Maio, 2021 at 21:48
A cena do Neto ser o pai dos putos é um “pormaior” delicioso. Eu não jogava ao meínho com o Palhinha nem que me pagassem.
26 Maio, 2021 at 22:22
Este tipo no próximo ano chegará aos 30 golos.
27 Maio, 2021 at 18:57
É uma boa alma e até me parece que já era Sportinguista é humilde e trasmontano não!? … mas nada disso valerá se elas não entrarem com mais regularidade , o que é normal diga-se! Boa sorte Paulinho!