Disputaram-se neste passado fim de semana, os 8 jogos referentes à primeira jornada das Séries Norte e Sul da 1ª Fase do ainda Campeonato BPI da 1ª Divisão de Futebol Feminino, com os seguintes resultados:
ZONA NORTE
SC Braga 10 – Gil Vicente 0
Valadares Gaia 0 – Varzim SC 0
Clube Albergaria 0 – Famalicão FC 5
Condeixa 0 – Lank FC Vilaverdense 1
ZONA SUL
SCU Torreense 2 – GD Estoril Praia 0
Atlético CP 1 – Amora FC 5
SC Marítimo 0 – Sporting CP 2
SL Benfica 3 – Atlético Ouriense 2
Esta primeira jornada parece confirmar como primeiras impressões gerais que:
1 – o desequilíbrio entre 4 equipas e as restantes vai ser replicado esta época, porventura com um maior equilíbrio entre essas quatro equipas (Braga, Famalicão, Sporting e Benfica);
2 – outra meia dúzia de equipas que se apresenta numa segunda linha que poderá “indicar” as 4 (2 de cada Zona) a aceder ao grupo de Apuramento de campeão numa 2ª Fase (Marítimo e Torreense da Zona Sul e Vilaverdense, Valadares Gaia, Condeixa e Albergaria na Zona Norte);
3 – as restantes 6 equipas deverão disputar esta Fase com “forte “inclinação” para seguirem a 2ª no Grupo de Apuramento de Manutenção e descidas (embora esteja curioso para conferir se o Amora se conseguirá sobrepor ao Torreense e mesmo ao Marítimo no confronto contra estes na 1ª Fase)
Já as impressões mais particulares (com a ressalva de não ter assistido a todos os jogos), indicam alguma surpresas (ou, no mínimo, meias-surpresas) e muitas confirmações.
# O Braga vs Gil Vicente confirma que a equipa da cidade dos Arcebispos está muito forte (e a tendência será para melhorar, já que houve muitas mudanças de uma época para outra) e que o Gil Vicente será um dos candidatos à descida (suponho que desçam 4 este ano; 2 diretamente e não sei se outros 2 em Liguilha com os 2ª de cada Série do Campeonato da 2ª Divisão)
# O Valadares Gaia empatar em casa com o Varzim foi uma das grandes surpresas da jornada. Até porque, para o seu histórico, o Valadares investiu forte para esta temporada (com o objetivo de ir à Série de Apuramento de Campeão) e o Varzim parece-me ser das equipas menos apetrechadas do Campeonato. Todavia, o jogo mostrou um Valadares que, mesmo muito mais pressionante ofensivamente, conduziu um jogo muito desgarrado e com poucas ideias, enquanto o Varzim, com poucas soluções ofensivas, mostrou uma boa organização defensiva e, sobretudo, uma garra e obstinação das suas meninas que é de louvar
# Não vi este jogo, mas o resultado parece confirmar o que aqui sempre disse: o Famalicão reforçou-se muito bem para este ano e terá, porventura, uma equipa bem mais forte que a do ano passado; e com boas condições de continuar a crescer pois também conheceu imensas mexidas
# Do Condeixa – Vilaverdense apenas vi um resumo de 4 minutos e deu para perceber que o Vilaverdense, embora tenha várias jogadoras interessantes, ainda tem muito trabalho para fazer e parece ter alguns desequilíbrios no plantel.
# O Torreense vs Estoril foi um jogo interessante. O Torreense mais ofensivo e um Estoril mais remetido à sua defesa, mas sem descurar o contra-ataque. A equipa do Oeste mostrou bons argumentos, mas que ainda necessitam de mais rotinas. O Estoril poderá ser equipa a intrometer-se na discussão do 4º lugar do grupo (último de acesso à Serie de Apuramento de Campeão)
# O Atlético vs Amora (de que apenas vi um resumo) confirma que o Atlético terá poucas hipóteses de não regressar à 2ª Divisão e que o Amora, tendo uma equipa bem construída, tendo em atenção as disponibilidades do Clube, deverá ser ainda curta para fazer pouco mais que um campeonato à procura da tranquilidade da manutenção tão cedo quanto possível.
# Sobre o jogo das campeãs nacionais: receberam um muito mais modesto Atlético Ouriense e experimentaram imensas dificuldades para obter a vitória final. Aliás, as meninas de Ouriense até foram as primeiras a marcar (5 min.) e fizeram o seu segundo golo no minuto imediatamente a seguir ao 2º do Benfica, que apenas viria a desfazer o empate aos 66 minutos na transformação de uma grande
penalidade. E que não se julgue que o Benfica jogou com a sua 2ª linha. É certo que até entrou com algumas normais suplentes (Carolina Vilão, Matilde Fidalgo, Madalina Tatar, Maria Negrão); mas também colocou no onze a Catarina Amado, Ana Seiça, Christy Ucheibe, Beatriz Cameirão, Nycole Raysla e Cloé Lacasse e ainda fez entrar Lúcia Alves, Andreia Faria, Pauleta, Valéria Cantuário e Mónica Cintra.
# Sobre a nossa ida à Madeira: em jogo historicamente difícil, soubemos tornar as coisas mais fáceis por via de um jogo de sentido quase único, com muitas trocas posicionais na frente, muita dinâmica e a confirmação da classe da Brenda Pérez como média ofensiva. Como resultado, 2 bonitos golos (um remate-bomba de Andreia Jacinto de fora da área, indefensável para qualquer GR e uma bonita jogada de ataque rápido que culminou com uma finalização sublime da Diana Silva); um outro golo anulado, (pareceu-me que mal o que demonstra a urgência da implementação do VAR no principal campeonato feminino); um remate ao poste da Brenda Perez; 3 grandes defesas da Keeper madeirense e 2 falhanços de golos cantados, contra apenas uma defesa atenta da Doris Bacic, revelam o quanto o resultado foi escasso.
Na próxima jornada, teremos novo derby. O jogo só se realiza a 26 de Setembro o que daria para preparar atempadamente a sua promoção por forma a ser jogado em Alvalade, com 50% da lotação o que daria 22.500 bilhetes que poderiam e deveriam ser promovidos a 1€ para Sócios SCP (privilegiando os G.O.A. e os 50 Núcleos de proximidade) e mais 2.500 bilhetes para adeptos adversários (na chamada gaiola) e que deveriam ser vendidos a 5€ cada, o preço máximo autorizado pela FPF.
Já deveria estar a ser promovido o jogo e anunciados o local, data e hora da sua realização e início das vendas de bilhetes (pelo menos com uma semana de antecedência e após a distribuição/venda aos G.O.A. e Núcleos). Esperemos que o Clube não perca MAIS UMA oportunidade de PROMOVER com maior eficácia o FF, particularmente o Nosso Futebol Feminino, a Nossa Equipa e as Nossas Atletas.
* dos Açores com amor, o Álvaro Antunes prepara-nos um petisco temperado ao ritmo do nosso futebol feminino. Às terças!
8 Setembro, 2021 at 9:31
Bom dia,
Álvaro, iniciou a Liga BPI, esta primeira fase é o que é, e dá tempo para as equipas se irem preparando.
Na Zona Norte, Braga, Famalicão, Vilaverdense estarão apurados à partida, na Zona Sul, nós e o Benfica estarão tb apurados, quem serão os outros 3 apurados para a fase final? Prognósticos só no fim…..
Dia 26 irá ser engraçado, nós a querer confirmar o resultado da Supertaça, e o Benfica a tentar mostrar outra face. O jogo em Alvalade seria uma óptima promoção para o Futebol Feminino.
Saúde e Boa semana.
8 Setembro, 2021 at 12:35
Caro 5 Violinos, acho que são só 4 em cada Zona, os apurados para cada uma das Séries da 2ª Fase (Apuramento de Campeão e Manutenção).
O SouSporting poderá esclarecer esta dúvida e, provavelmente uma outra sobre se transitam ou não pontos da 1ª para a 2ªa Fase.
Um abraço e saudações leoninas
8 Setembro, 2021 at 12:57
Começa do zero. Isso acontece porque as séries não são idênticas o que poderia causar diferenças. Imagine-se: Sporting e Benfica empatam na próxima jornada e ganham todos os outros jogos. Fazem 19 pontos. Famalicão, Braga e Vilaverdense empatam entre eles e ganham os restantes. Ficam com 17. Logo haveria duas equipas que partiriam com dois pontos de vantagem e não tendo jogado contra os mesmos adversários não se sabe que resultados fariam e vice versa.
O nome Liga BPI 1°fase para mim está incorreto. Deveria chamar-se Fase de Apuramento para a Liga BPI que na realidade só começa em Dezembro.
8 Setembro, 2021 at 13:46
Sim, mas podiam levar os resultados entre eles. Sporting e Benfica defrontam-se na 1ª fase, não se defrontariam na 2ª.
Esta fase de apuramento é, para as candidatas, uma pré-temporada em modo competição
8 Setembro, 2021 at 16:00
Nuno, a 1ª Fase é apenas a 1 volta, pelo que, se fosse seguida a metodologia que sugere, ainda causaria maiores distorções.
Só é “passeio” para as 4 ou 5 equipas que têm plantéis mais apetrechados. A 2ª Fase será mais competitiva que a do ano passado.
Se descerem 4 equipas e subirem apenas 2, espero que no próximo ano sejam apenas 14 equipas e que o mesmo ritmo de redução aconteça até às 10 equipas.
Aí teremos todas as condições (verificando-se idêntico ritmo de recomposição dos plantéis) para a completa profissionalização da competição (que deveria passar a ser organizada pela LPFP e reger-se por apertados critérios de cerificação da profissionalização dos intervenientes) e para um Campeonato muito mais competitivo e atractivo (10 equipas a 3 voltas dará muito mais jogos equilibrados e competitivos e, potencialmente, de maior qualidade, logo, mais apelativos para um publico crescente (assim saibam promover a competição, os jogos, as equipas e as atletas).
E o potencial de mercado distribuído por 10 equipas pode gerar receitas muito interessantes que levem a uma crescente maior competitividade externa e, logo, a um alrgamento desse mercado e ainda maior potencial de receitas.
Dito de outra forma: neste momento, no ponto de vista da evolução do quadro competitivo, existem boas condições de progresso do FF em Portugal. Haja da parte dos Clubes, das Associações e do Desporto Escolar vontade e discernimento suficientes para saber exponenciar todo o potencial do FF e trabalharem em conjunto para o seu rápido desenvolvimento.SL
8 Setembro, 2021 at 16:19
Como é que a metodologia que defendo causaria maiores distorções?
O Sporting recebe o Benfica na 1ª fase, não recebe na 2ª (o jogo estava feito). Mas teria ainda de ir ao terreno do Benfica. A única diferença é que não jogaria 3 vezes com o Benfica.
E mais, obrigava as candidatas a jogar sempre para ganhar, porque não sabem à partida quem passa à 2ª, e uma escorregadela pode ter impacto na fase final.
Só é “passeio” para as 4 ou 5 equipas que têm plantéis mais apetrechados.
Sim, foi o que disse. Qual o interesse disso?
As candidatas até se podem dar ao luxo de ir brincar para uns quantos jogos na 1ª fase. Se não querem uma prova de regularidade a sério, façam como os americanos e ponham uns playoffs. Em vez de Este-Oeste, Norte-Sul.
8 Setembro, 2021 at 20:16
O Nuno parece não conhecer bem o modelo competitivo do Futebol Feminino norte-americano. [email protected] NWSL tem 10 equipas (desde este ano; antes eram 9) a 3 voltas.
SL
8 Setembro, 2021 at 20:30
E no fim tem playoffs.
8 Setembro, 2021 at 21:01
No fim tem 2 jogos de meias-finais (a 1 só mão; 1º contra o 4º e 2ª contra o 3º da Fase Regular e em casa dos primeiros) e uma Final (em casa do mais bem classificado na Fase Regular.
Não deixam de ser play-offs, mas convenhamos que muito peculiares.
De qualquer modo, quando se atingir a prometida redução para 10 equipas, este seria um modelo muito interessante de ser replicado em Portugal. Daria 27 jogos para a maioria das equipas e 29 para as 4 mais
bem classificadas na Fase regular
8 Setembro, 2021 at 21:29
Foi o que disse.
Se querem zonas, e fases regulares, mais vale assumir e fazer playoffs.
Fazem Norte Sul e pronto.
8 Setembro, 2021 at 22:17
Eu não gosto do modelo americano.
Acho outra aberração.
8 Setembro, 2021 at 22:15
Play offs é das merdas mais injustas para definir um campeão, que é um titulo que deve ter por base a regularidade de uma época inteira.
Este modelo competitivo é uma aberração.
Há demasiadas equipas e não há suficientes boas jogadoras para todas elas.
Limitavam isto a 12 equipas.
Uma primeira fase de 2 voltas, todos contra todos.
Uma segunda fase dividindo em 2 séries de 6 equipas, a 2 voltas. Uma para decidir o campeão e outra para decidir quem desce.
E os pontos somavam todos, fazendo-se um campeonato com 32 jornadas.
Isto concentrava as jogadoras em menos equipas, o dinheiro em menos equipas, possibilitando melhores equipas e mais equilíbrio.
E mesmo assim 12 equipas era puxado – actualmente são 16, o que são só menos 4!
Mas pelo menos competiam a época toda e obrigava a uma época sempre com jogos com importância para o titulo.
Sem haver mais competitividade, sem haver mais dinheiro metido nas equipas, sem melhorarem a qualidade de jogo, dificilmente vão criar interesse em novos adeptos.
Hoje em dia a maioria dos jogos é de muito pouca qualidade e só mesmo os maluquinhos do FF e os familiares das jogadoras aguentam ver grande parte deles.
E tem de haver mais publicidade, mais investimento da FPF no FF, e também da parte dos clubes.
Há tanto por fazer…
8 Setembro, 2021 at 22:17
E isto para todas as provas de regularidade.
8 Setembro, 2021 at 13:49
“Começa do zero. Isso acontece porque as séries não são idênticas o que poderia causar diferenças.”
Faz sentido.
8 Setembro, 2021 at 15:45
Correto Álvaro, dou 5 como apuradas, 3 a Norte e 2 a Sul, sobram 3,1 a norte e 2 a sul.
8 Setembro, 2021 at 12:45
A norte, os três primeiros lugares deverão ser Braga, Famalicão, Vilaverdense. (na próxima jornada vamos ter um Famalicão – Braga. O quarto lugar, pela valia do seu plantel, deveria ser o Valadares, mas atenção que o 0-5 do Albergaria pode ter sido enganador e tiveram momentos de bom futebol. Simplesmente o Famalicão jogou mais. Mas têm equipa para discutir o quarto lugar embora ainda possuam desiquilibrios no plantel (por exemplo a GR é uma juvenil e no banco têm uma junior) . Este ano acho que o Condeixa (muito jovem) não consegue repetir a gracinha do ano passado. Acredito por isso que o quarto será o Valadares, Condeixa, Varzim e Gil não parecem ter argumentos, embora o ser só a uma volta possa baralhar as coisas.
A sul. Sporting, Benfica e acredito que Amora. Depois, Estoril, Torreense e Marítimo para a outra vaga. O Marítimo, este ano tem uma desvantagem. Os jogos no “quintal” são só Sporting, Benfica e Estoril. Vai à Amora e a Torres. Torreense, mantém a estrutura. Saem a Matilde Figueiras, a Rayza Paraiba e a Chandra, entram a Andrea Miron, a Tânia, a Tita e a Solange. O Estoril para mim ainda é uma equipa muito jovem. Assim, apostaria em Sporting, Benfica, Amora e Torreense.
8 Setembro, 2021 at 13:55
“(…) entram a Andrea Miron, a Tânia, a Tita e a Solange.”
Grande Solange Carvalhas. 🙂
8 Setembro, 2021 at 14:03
Uma curiosidade. A Andrea Miron, fez o penalti que a Solange converteu e nos deu o primeiro título em 2017.
8 Setembro, 2021 at 16:16
Não foi a Silvia?
Tinha ideia de ter sido a Silvia…
8 Setembro, 2021 at 16:23
Sei que que converteu foi a Solange (que era a capitã de equipa).
8 Setembro, 2021 at 16:23
*que quem
8 Setembro, 2021 at 16:25
E quem sofreu a falta foi a Ana Borges.
[estamos todos a falar do jogo em Alvalade contra o Braga, não estamos?]
https://www.zerozero.pt/jogo.php?id=5037449
8 Setembro, 2021 at 16:27
Sim, foi a Sílvia quem cometeu o penalty sobre a Ana Borges.
8 Setembro, 2021 at 16:28
Sílvia Rebelo.
8 Setembro, 2021 at 17:33
E depois fica a olhar para ontem como se não fosse nada com ela. E é um penalti perfeitamente estúpido, porque o movimento da Andrea iria obrigar a Ana Borges a ir para fora, onde há a cobertura da Cristiana. Ou seja se a Sílvia não vai lá possivelmente o lance não daria em nada.
8 Setembro, 2021 at 16:29
Pode ser que tenhas razão. O penalti é disparatado. É uma sanduíche onde a central de frente para a bola vai controlar a jogada e vem a outra por trás e toca no calcanhar. Intreviram a Andrea e a Sílvia e admito que sejas tu a ter razão
8 Setembro, 2021 at 16:18
🙂
8 Setembro, 2021 at 9:39
Boa vitória das miúdas.
Só uma correção, “Aliás, as meninas de Ouriense não, de Ourém ….
😉
8 Setembro, 2021 at 12:43
Coloco as meninas de Ourém porque o Atlético Ouriense Futebol Clube é um clube de Vila Nova de Ourém. Bem sei que muitas das meninas não são da terra, mas é lá que estão agora e é Ourém que representam.
SL
8 Setembro, 2021 at 11:23
Belo post.
Parabéns!!!
8 Setembro, 2021 at 11:42
Esperemos que alguém leve à direcção este post para que o derby seja devidamente promovido.
Não podemos continuar a desperdiçar boas oportunidades.
SL
8 Setembro, 2021 at 16:18
A Direcção não liga a mínima ao FF…
Se ligasse não tinha 3 anos de um trabalho deprimente na modalidade!
8 Setembro, 2021 at 17:00
não consigo perceber onde é que está o trabalho deprimente…. mas enfim
8 Setembro, 2021 at 19:52
Obviamente não percebes…
Quando não se quer… é fácil dizer que não se percebe!
Desde que o Varandas manda que todos os anos o plantel é mais limitado e tem mais lacunas…
No 1º ano mandou embora a Raquel que foi quem montou o projecto e que hoje é bem evidente o erro que isso foi.
Escolha da Cova para treinadora, sem qualquer sentido!
Desinvestimento todos os anos.
Este ano, com 300 mil euros compunham o plantel e fazíamos um onze forte para ganhar isto sem espinhas. Repito, trezentos mil euros!
Não se arranjou isso ou simplesmente não se quis?
(nem sei o que é pior)
Enfim, mas um cego vai lá ver isto…
8 Setembro, 2021 at 19:56
Mas ganhámos a Supertaça.
Se ganharmos o campeonato (QUE ESPERO QUE ACONTEÇA), vais levar na cabeça do J. e do cabeça de latão, entre outros. 😀
8 Setembro, 2021 at 20:56
Cabeça de latão é quem te fez as orelhas.
E experimenta ser sócio do … SPORTING Para ajudares as modalidades.
8 Setembro, 2021 at 21:23
Já te disse que não sou teu irmão…
8 Setembro, 2021 at 21:26
Felizmente.
E também temos mais diferenças….
Uma delas é o Clube.
Eu sou do Sporting Clube de Portugal….
8 Setembro, 2021 at 22:00
Essa, definitivamente, NÃO É uma diferença.
A diferença está em tu seres sócio e eu não.
Mas podes continuar a marrar numa narrativa que te coloca confortável, mesmo que tal seja mentira.
8 Setembro, 2021 at 22:18
Marrar é a tua especialidade, uma vez que após o Rei Sol ter sido posto na rua…. É o que tu fazes por aqui todos os dias…
Mas olha… Continua a marrar… Até porque quem Marra gosta do encarnado.
E agora vai marrar…. Que tu gostas
8 Setembro, 2021 at 21:56
Sim, surpreendentemente!
Muito demérito do Benfic@ que tem uma treinadora muito limitada.
Vamos lá ver se falamos a mesma linguagem…
Quem está “em cima” do FF percebe, hoje em dia, 2 coisas simples:
a) o Sporting já teve melhores planteis do que tem actualmente
b) o plantel do Sporting não é tão forte como o são o do Benfic@ e o do Braga
Agora, há outras coisas que se sabem:
a) nem sempre o melhor plantel, ou o melhor 11, é quem ganha o campeonato
b) quer o Benfic@, quer o Braga, não têm grandes treinadores
Portanto, é impossível ganharmos o campeonato com este plantel?
Obviamente que não.
Agora, é bem menos provável nós ganharmos do que ganhar o Benfic@ ou o Braga.
Ou seja, partimos atrás destas 2 equipas, em termos de favoritismo.
E era fácil isto não acontecer, investindo os tais 300 mil euros em 3 jogadoras de categoria superior – uma central, uma trinco e uma 9. Isto colocava-nos num patamar, pelo menos, igual às duas favoritas, quiçá até superior.
Estamos entendidos?
8 Setembro, 2021 at 22:02
A seguir dizem-te que iso não é garantia de que vais ganhar, pois o Benfocas gastou 100 milhões o ao passado no FM e ficaram em 3.º (eu sei, Miguel, FM é uma coia, FF é outra, mas é um argumento que já vi escrito por aqui).
8 Setembro, 2021 at 22:03
*iso = isso
8 Setembro, 2021 at 22:03
*ano passado
8 Setembro, 2021 at 22:23
Mas eu digo isso.
Teres o melhor plantel não te garante que ganhes, tal como não teres o melhor plantel não te garante que não podes ganhar.
Está lá escrito.
Nós, aqui, e nesta fase da época, falamos de probabilidades.
Quem tem melhores probabilidades para ser campeão? É o Sporting?
Mas toda a gente apontava o Benfic@ como favorito para a Supertaça e fomos nós que ganhámos.
Os jogos começam todos 0-0 e com 11 de cada lado. Depois é que acontecem as cenas que definem os resultados…
Mas toda a gente sabe que quem joga melhor está mais perto de ganhar o jogo, mas não tem isso como garantido.
8 Setembro, 2021 at 17:42
Acredito que não foi a Direção, mas sim as pessoas escolhidas que não revelaram competência. Excluo daqui a treinadora que simplesmente foi escolhida para o projecto. Agora gostaria de saber quem achou que ela era a pessoa certa. Ou quem achou que era a MJX ou o Vedor. Não me acredito que tenha sido a Direção pois acredito que não conheciam o meio do FF e confiaram em alguém.
8 Setembro, 2021 at 18:48
“Não acredito…”
O “me” está mais… 🙂
Sobre o conteúdo, totalmente de acordo.
8 Setembro, 2021 at 19:56
És tu, Fernando Mendes? 🙂
Se era para confiar em alguém, era terem mantido a confiança de quem montou o projecto com mestria e, um ano antes, avisou que o tempo do Nuno Cristóvão tinha acabado…
Se escolhem mal, e obviamente escolheram, a responsabilidade é sua, caramba!
Ou vão dizer que o Varandas não teve culpa nos 2 primeiros anos no FM, e que a culpa foi do Peseiro, do Keizer, do Pontes e do Silas?
Quem escolheu essa gente, obviamente, tem culpa – e o Peseiro foi o marreta do Cintra!
8 Setembro, 2021 at 20:05
“…Aqui o nosso amigo José Peseiro que conhece bem os cantos à casa.
Tinha de encontrar a pessoa certa, alguém que tivesse experiência, conhecesse o clube e os jogadores e o campeonato português. Foi à final da Taça Europa [Taça UEFA], perdeu o campeonato no final. É um bom ser humano, boa pessoa, cultiva boas relações.”
8 Setembro, 2021 at 15:01
E agora, um pouco de humor… 🙂
https://scontent.flis9-1.fna.fbcdn.net/v/t39.30808-6/p526x296/241640769_4427522813981097_9041880707937487563_n.jpg?_nc_cat=106&ccb=1-5&_nc_sid=9267fe&_nc_ohc=UiWRsULiIlQAX8K4pTW&_nc_oc=AQlwGVv28xYxa14bb56eJEelPWBaCYaHq63xi9EYf96l4qEBTaZNxcvpLCOHCa-aHI8&_nc_ht=scontent.flis9-1.fna&oh=96c84f3247d7906972e071b528b2ae70&oe=613D6CF0
8 Setembro, 2021 at 15:08
…. está certo …. !!!
8 Setembro, 2021 at 15:53
Acaba por ser bom para nós, vai dar tempo para fazer jogos treino até à fase a “doer”, consolidar ideias, rodar a equipa sem a esgotar.
Gostei de ver que a nossa treinadora trabalha varios esquemas tácticos, gosto disso.
SL
8 Setembro, 2021 at 16:28
Bem, para nós até acaba por ser positivo para a equipa crescer e eventualmente se reforçar antes da fase final.
Convém trabalhar bem, as outras tb crescem.
8 Setembro, 2021 at 17:06
Achas que crescem acima do 1.80?
8 Setembro, 2021 at 17:46
Não provoquem o Miguel!
8 Setembro, 2021 at 19:25
8 Setembro, 2021 at 19:57
É uma piada.
Tudo bem… 🙂
8 Setembro, 2021 at 21:31
Por momentos temi o cacete terapêutico.
8 Setembro, 2021 at 20:57
Ou seja…. Não havia qualquer drama com o timing da preparação da Equipa….
8 Setembro, 2021 at 22:00
Havia porque estava um troféu em disputa no 1º jogo.
O drama era muito devido à total falta de informação e ao plantel curto que temos.
O que, principalmente o Álvaro, mas não só, criticou foram coisas óbvias. Ganhar ou perder não invalida nada do que ele disse.
8 Setembro, 2021 at 22:30
Havia drama para alguns…. Mas os FACTOS demonstraram que não havia razão para tal.
A Supertaça foi ganha com TOTAL mérito da nossa Equipa….
Quanto ao campeonato… Há bastante tempo, pois está primeira fase é uma fantochada que não serve para nada para quem luta pelo titulo e que em nada dignifica o futebol feminino
8 Setembro, 2021 at 22:34
P. S. Ganhar da forma que ganhamos permitiu demonstrar que os dramas semanais não faziam sentido.
O que se viu foi uma equipa já trabalhada… Com boas reforços e com ideias claras… O que permitiu não só apresentar qualidade… Como também resultados.
Outra coisa é o ego dos arautos da desgraça não lhes permitir assumir isso.
8 Setembro, 2021 at 22:55
Yah!
Há quem analise o todo.
Há quem se fique pelos resultados… Ganhando está tudo bem. Perdendo é tudo uma merda!
8 Setembro, 2021 at 23:02
São os chamados resultadistas. Só não se preocupam com os resultados financeiros.
8 Setembro, 2021 at 22:59
Aceito que o plantel possa ser curto (se bem que a época a sério começa muito mais tarde, e é um campeonato curto), mas só posso associar a conversa quase diária do “não anunciam reforços, não há notícia, não há novidades” à má influência das redes sociais, em que se tem de debitar “notícias” ao segundo.
No meu tempo um gajo esperava calmamente pelas unhas, saía ao Sábado n’a Bola ou no dia seguinte no Record.
8 Setembro, 2021 at 23:21
Não é apenas isso.
Eu falo por mim, mas creio que o Miguel e o Álvaro partilham da mesma opinião.
Uma coisa é o plantel, e tu aceitas, ser curto, ou seja, antevê-se que possa surgir algum dissabor como aconteceu no final do ano passado.
Já são 3 anos sem ganhar nada – ganhámos agora a Supertaça, que é factor motivador e espero que seja o ponto de viragem que tanto precisamos (e a treinadora demonstrou que arranjou soluções para desbloquear o jogo que, convenhamos, não estava nada favorável na primeira parte.
Outra coisa é (e vale o que vale) é tu teres um plantel que tu vejas, de caras, que só não ganhará títulos se acontecer uma hecatombe.
E era esse plantel que eu e os outros 2 queríamos ver.
Um plantel que ganhasse quase “na boa” os títulos internos e que pudesse começar a competir a sério lá fora.
Por isso a nossa “desconfiança” e ansiedade inicial.
Depois de vermos 3 anos sem investimento e sem ganhar nada, acho eu que é perfeitamente natural existir essa “desconfiança”.
Obviamente que o que interessa é no final.
Pode correr bem? Claro que pode.
Tal como se houvesse um investimento de outra envergadura, podia correr mal.
Mas é como diz o Miguel… As probabilidades de correr bem ou correr mal eram outras.
E tu és inteligente o suficiente para entenderes isto.
Há quem não seja. Mas tu és.
8 Setembro, 2021 at 23:43
Nao sei o suficiente para dizer se é ou não curto. Pode ser.
A crítica é ao drama semanal (que nao se restringe a este tema). Exige-se todos os dias novidades e pds.
Não há reforços, não há reforços. Não há notícias.
Acreditas que a GR foi descoberta, negociada e fechada em meia dúzia de dias? Já estaria sinalizada e apalavrada. Por vontade de uns eram comunicados diários, estamos a pensar numa GR, está quase, é balcanica… deixar as movimentações terminarem antes das análises. Com o plantel fechado, podem malhar à vontade tendo razão para isso.
9 Setembro, 2021 at 8:24
Compreendo.
A GR parece ter sido uma excelente aquisição.
8 Setembro, 2021 at 23:59
Outra é falar mal (ou bem) da equipa sem sequer a ter visto jogar.
9 Setembro, 2021 at 8:33
É a ansiedade.
É olhar para trás, ver 2 ou 3 equipas a investir forte e feio e olhar para esta e ver uma debandada de 11 jogadoras.
Tens que compreender que isso não nos tivesse deixado descansados.
A Supertaça correu bem (primeira parte com excelente desempenho da GR; segunda parte, aproveitando o “desespero” da outra equipa, jogou-se inteligentemente e colheu-se os frutos desse jogo.
Mas lá está… Adversárias falharam golos quase feitos.
Confesso que não gostei do que vi na primeira parte (não vi toda).
Mas gostei imenso do que vi na segunda parte.
Correu bem, criou-se motivação (as vitórias contra adversários supostamente mais fortes e a conquista de títulos assim o permite) e viu-se trabalho técnico de qualidade.
Mas não vou embandeirar em arco, embora esteja bem mais confiante do que estava antes do jogo.
9 Setembro, 2021 at 13:47
E o Álvaro nem podia dramatizar o timing da preparação da equipa porque o que sempre disse era que o desconhecia. (Não consigo dramatizar ou desdramatizar o que desconheço).
O que critiquei (e continuo a criticar) foi a ausência de qualquer informação oficial sobre os jogos de preparação da pré-temporada bem como o facto de todos eles terem sido realizados à porta fechada (e alguns sem informação oficial sequer do resultado)
E se o fiz e faço é (ENTRE OUTROS MOTIVOS COMO O DA PROMOÇÃO DO JOGO E DA SUSTENTABILIDADE DO PROJECTO) sobretudo por motivos que se prendem parcialmente com os galões de que o Ricardo um pouco atrás puxou (em minha opinião, mal) relativamente ao Jaime Grilo: PORQUE SOU SÓCIO DO SPORTING CLUBE DE PORTUGAL (e, já agora accionista da Spirting CP SAD) e, enquanto tal, exijo total e Transparente comunicação aos associados (e em tudo o que possível extensiva aos adeptos, se queremos que venham a ser associados).
SL
8 Setembro, 2021 at 22:42
Eu não vi razões nenhumas para dramas (até pq desde o primeiro disse sem problemas que deposito muita confiança nesta equipa técnica), mas quanto antes viessem reforços, mais cedo o entrosamento é uma realidade.
E um pezinho do Camanho não custava nada.
8 Setembro, 2021 at 20:03
Que grande trabalho !!
Ó Álvaro é impossível ver os jogos todos, só se uma pessoa não tiver vida.
Muitíssimo bom.
8 Setembro, 2021 at 22:45
Ugarte… 6,5M€ por 50% do passe.
Gustavo Assunção emprestado por 1M€ e opção de 4M€ pelo passe do jogador!
8 Setembro, 2021 at 22:46
Sorry!
Não era aqui…
8 Setembro, 2021 at 23:28
Há os que só atacam o Álvaro, é a vida, quem opina está sujeito….
Paninhos quentes para quê, com este plantel se formos campeões, será um feito como o que Rúben Amorim consegui na época passada. Benfica e Braga, com o investimento realizado é que tem obrigação, mas por vezes o correr por fora dá resultado.
8 Setembro, 2021 at 23:37
É isto.
8 Setembro, 2021 at 23:55
Bom resumo Álvaro… depois desta jornada, fiquei mais optimista em relação à conquista do campeonato. Mesmo que percamos com os lamps na próxima jornada (não acredito…) a forma como a Mariana Cabral está a montar a equipa deixa-me entusiasmado e confiante para o que aí vem.
Dos adversários diretos, sinto o Benfica mais desorganizado em relação ao ano passado, só tres jogadoras teriam espaço no nosso plantel a Kika, a Lacasse e a espanhola Pauleta. O jogo do Braga apesar do resultado, não fiquei impressionado com a qualidade do futebol apresentado, o Gil Vicente e a arbitragem facilitaram muito a tarefa das arsenalista, ainda assim gostei do jogo da ex Sporting Carolina Mendes, da Vitória Almeida, da central Anouk Dekker (poste!!) e da lateral direita Paige.
Das restantes equipas, a 2ª jornada poderá clarificar quem passará à fase de apuramento de campeão e com jogos interessantes: Amora vs Maritimo, Famalicão vs Braga e o Vilaverdense vs Valadares.
9 Setembro, 2021 at 8:32
“Na próxima jornada, teremos novo derby. O jogo só se realiza a 26 de Setembro o que daria para preparar atempadamente a sua promoção por forma a ser jogado em Alvalade, com 50% da lotação o que daria 22.500 bilhetes que poderiam e deveriam ser promovidos a 1€ para Sócios SCP (privilegiando os G.O.A. e os 50 Núcleos de proximidade) e mais 2.500 bilhetes para adeptos adversários (na chamada gaiola) e que deveriam ser vendidos a 5€ cada, o preço máximo autorizado pela FPF.”
Ainda que mal pergunte:
¿Onde é que cabem ‘neste filme’ os adeptos do Sporting CP?
MC (09JUN2021):
“Vamos, desde o primeiro dia, tentar ganhar com um futebol que envolva os sócios e adeptos e que traga mais gente aos estádios.”
RA:
“Eu penso que se está a subestimar um pouco…um pouco…muito os adeptos do Sporting.
Porque os adeptos são uma grande força do Sporting, não são uma fraqueza, digamos assim.
Acho que esta equipa demonstrou uma forma de estar em campo, em que os adeptos se reveem nela….”
Em 07MAI2017, era assim que se convocava e procedia!
De volta a Alvalade e #NoCaminhoDoTítulo com os melhores adeptos do Mundo ⤵️
“Se queres ser campeão, tens que ter adeptos, se não, esquece”
O que deixei, oportunamente, num âmbito mais vasto, visando também ‘os que então mandavam’ que, tanto como ‘os que agora mandam’, permitem que persista a aberração que está plantada no site oficial do clube.
Sporting Clube de Portugal – Futebol Feminino
Página gostada · 1 h
Humberto Fernandes: Sporting Clube de Portugal, um clube sem adeptos??!. Aqui são, aparentemente, tratados como ‘´publico em geral’! Tristeza de site oficial, que produziu tal comunicado!!! BILHETES??? O que há são convites e/ou ingressos! A Federação pôs na mão dos dois clubes esses convites dizendo: “Quem quiser acompanhar as ‘leoas’ e as ‘guerreiras’ na Final da Taça de Portugal Allianz poderá levantar os ingressos, sem qualquer custo, nas bilheteiras dos clubes finalistas, a partir desta terça-feira”, concluindo: ” Nesse domingo, os adeptos do Sporting CP entrarão no Estádio Nacional pela Porta da Maratona, estacionando no Parque 3. Já os fãs do SC Braga seguirão pela Porta Sul, podendo utilizar o Parque 1″. O QUE HÁ NESTA FESTA SÃO ADEPTOS e FÃS!!!
O serem sócios ou não, é irrelevante.
Se se preocupassem em fazer o que lhes compete e bem (o ‘site’ oficial do Sporting CP), teria o meu respeito e a consideração de muitos. Estamos no final da época 2017_2018 e ainda estão ‘online’ os plantéis de Futebol Feminino das Juniores e Juvenis da época de 2016_2017. E os plantéis de 2017_2018, NÃO HOUVE AINDA TEMPO? E porque a Tatiana Pinto tem lá uma idade que não é a dela??? E o Sporting (no dito ‘site’ oficial), ser O ÚNICO CLUBE QUE CONHEÇO, em que os atletas têm no seu perfil, os Campeonatos Nacionais e as Taças de Portugal ganhos, referidos como PRÉMIOS em vez de TÍTULOS!, Ninguém tem mão nisso? Ninguém quer saber?
9 Setembro, 2021 at 14:00
Caro Humberto Fernandes, eu coloquei a modalidade de venda ATEMPADA de 22.500 bilhetes a Sócios a 1€ (privilegiando os 4 GOAs e os 50 Núcleos SCP de proximidade) o que significaria que, aexemplo de todas as outras vendas de bilhética, findo o prazo de venda aos sócios e havendo bilhetes disponíveis estes seriam também vendáveis aos adeptos (2 últimos dias, julgo razoável).
Os 2500 para o SLB serem vendidos a 5€ é usar a prerrogativa que nos é dada pela FPF ao determinar o limite máximo de preço (5€) para jogos do Campeonato BPI.
De qualquer modo, o essencial é que devíamos estar já a promover o jogo, a vender bilhetes e a garantir um apoio organizado massivo. O “modelo” é exemplificativo.
Um abraço e saudações leoninas
9 Setembro, 2021 at 14:42
Mas há aqui uma coisa que está a escapar. Como distinguir um adepto do Sporting de um do Benfica? Imaginemos que sobram 10000 bilhetes para adeptos. Como se garante que não vão todos para benfiquistas?