“A época 2020/2021 constitui a primeira edificação de um Novo Sporting. Novo Sporting a que demos início em setembro de 2018 e que, dia-a-dia, jogo a jogo, ano após ano, hoje destaco, e se destaca, em três vetores: Sustentabilidade, Competitividade e Honestidade”.
Esta frase, escrita por Frederico Varandas no relatório e contas da SAD, e já depois de no editorial do Jornal Sporting ter vindo falar em Novo Sporting, é, para mim, ofensiva, abusiva e vergonhosa, mais ainda quando assinada por alguém que desempenha tão importantes funções numa instituição fundada em 1906.
Diria mais: o editorial da semana passada, uma espécie de resumo de três anos de trabalho no habitual tom de autoelogio, tem uma semântica muito preocupante, pois deixa a nu aquilo que Frederico Varandas e a sua Direção pensam, repetindo a palavra “novo” umas simbólicas 25 vezes.
Mas lá por Frederico Varandas achar que existe um Novo Sporting, não significa que “Novo” seja sinónimo de “Melhor”. Por exemplo: temos um “novo” relvado, mas este novo relvado é melhor? Duvido, pelo menos nos 2 últimos jogos não parece que seja bom e até o treinador do Ajax o classificou de “mau”.
Também saíram as contas da SAD, ou seja, pode dizer-se que temos “novas” contas, mas… serão melhores? Se calhar não. Se calhar têm um cheiro a “velho”, aquele cheiro a prejuízos tão próprios de 2010/11/12 que até fez assomar-se à janela um tal de Soares Franco, esse exemplo de presidência onde, entre tantas outras coisas, cabe a venda do património imobiliário a preços ridículos e anos consecutivos de gestão com prejuízos na SAD.
Mas voltemos a Frederico Varandas. Usou o “novo” para dizer que temos uma Nova Cidade Sporting, mas será mesmo nova? Não! Pintou-se o chão junto ao Alvaláxia, colocou-se um cesto de Basquetebol, piscou-se o olho ao skate e “tomem lá uma cidade nova” quando, o que realmente temos, é um acrescento ao que já existia.
É, aliás, assim, que as coisas devem ser feitas: melhorar gradualmente o que já existe e não passar uma esponja sobre aquilo que é o passado do Sporting.
Felizmente, o Sporting tem uma longa e bonita história, muito para lá de 2018. O Sporting é só um, em contínuo, sem intermitências, sem interrupções, independentemente quem está na Direção. Não há novo nem há velho, há Sporting!
Frederico Varandas, em bicos de pés, parece fazer constante questão de esquecer-se desse pormenor e não perde ocasião para usar expressões que promovem a divisão entre Sportinguistas. Tal como se esqueceu, desde que lhe entregaram a presidência, do mote que usou durante a sua campanha. Unir o Sporting, disse ele.
Texto escrito por Nuno Sousa no site Leonino.pt
*“outros rugidos” é a forma da Tasca destacar o que de bom ou de polémico se vai escrevendo na internet verde e branca
18 Setembro, 2021 at 15:53
Mais arroz dos brunistas….
Esta escumalha nunca mais desaparece. Deixem trabalhar quem sabe e apresenta resultados
18 Setembro, 2021 at 16:05
Pó de arroz
Não faz nenhum mal
É de arroz integral
Infernal, quando chegas com
Todo o teu arroz
Todo o teu arroz
Eu sou fã de arroz. Do Carlos Paião também.
18 Setembro, 2021 at 16:21
“Novo Sporting a que demos início em setembro de 2018 e que, dia-a-dia, jogo a jogo, ano após ano, hoje destaco, e se destaca, em três vetores: Sustentabilidade, Competitividade e Honestidade”
– Novo Sporting – MENTIRA
– Sustentabilidade – MENTIRA
– Competitividade – VERDADE
– Honestidade – MENTIRA
1 frase, 1 verdade e 3 mentiras! Melhor espelho para quem é o medíocre do varandas não pode haver! Cheirava a léguas… houve quem votasse nisto!
18 Setembro, 2021 at 16:31
Enquanto estivermos todos uns contra os outros nunca conseguiremos como clube chegar a lado nenhum.
Esta disputa interna que dura há anos infelizmente não vai desaparecer nem que se ganhe 20 campeonatos seguidos.
Eu sou pelo Sporting só isso e tenho de respeitar o seu presidente mesmo que não me identifiquei com ele.
Tenho pena que assim seja e gostava de um dia ver o clube todo unido.
18 Setembro, 2021 at 16:37
Quando a disputa e divisão é fomentada e carregada por quem devia fazer precisamente o contrário e que até usou o lema Unir o Sporting (pedido emprestado ao Orelhas como se viu nos mails) na campanha não há hipótese nenhuma.
Até o MONTE DE MERDA do Varandas sair de lá vai ser assim. É o caminho que lhe mandaram trilhar.
18 Setembro, 2021 at 22:32
Porra, Só sabes é ofender…
18 Setembro, 2021 at 22:38
Ofender?
Chamar monte de merda a um ser asqueroso, desonesto, mentiroso, falso, hipócrita, presunçoso, arrogante, execrável, retardado e rasteirinho até é ser simpático.
18 Setembro, 2021 at 16:44
Ser pelo Sporting é deixar que uma direcção desrespeite os sócios constantemente?
É assobiar para o lado quando de ano para ano o Sporting está cada vez mais endividado e com prejuízos que põe em risco a sua sustentabilidade?
Gostava realmente que me dissesse se ser pelo Sporting é isto, pagar quotas, comer e calar.
18 Setembro, 2021 at 18:04
São 3 anos em que Varandas nada aprendeu.
Mesmo reconhecendo que nunca teria um mandato pacífico, teve tudo ao seu dispor para unir o Sporting, inclusivamente o ser campeão nacional.
Prefere sempre e a todo o momento ym discurso que representa precisamente o contrário, desunião, separação, factura…
Isto não é ser presidente do Sporting Clube de Portugal.
18 Setembro, 2021 at 19:14
Então devia se o presidente a dar o primeiro passo e nunca o fez , aliás é ele é que o rodeia que promovem a divisão, já passaram 3 anos da sua presidência e continua a sustentar-se de fantasmas porque lhe dá jeito e muito jeito.
Engana a quem se deixa enganar
18 Setembro, 2021 at 19:33
Isto é muito simples. Uma camada de sócios, levados pela campanha concertada contra BdC, destituíram-no e elegeram este pacóvio.
É muito difícil admitir os factos que vão contra as crenças.
19 Setembro, 2021 at 10:30
“Uma camada de sócios”? Explica lá isso…acaso não foram os momentos mais participados da vida associativa do Sporting? Não,foi também uma”camada de sócios” quem elegeu o anterior presidente? E os anteriores? Decidiram mal, na tia opiniāo? Paciência, e a democracia… ou seria por isso que o outro queria lá pôr os amigos em órgãos falsos, fabricados para manter o poder a todo o custo?
18 Setembro, 2021 at 16:35
Curto, claro e factual.
Haverá expressão mais abjecta e reveladora do que são Varandas, Rogério e restante corja do que chamar Novo a um clube com 115 anos de história?
Que coisa mais desprezivel.
18 Setembro, 2021 at 16:39
O problema é, que quem promove a divisão, é esta direcção .
Expressões, como novo Sporting, são disso, exemplo.
Pelos vistos , temos um novo clube, fundado em Setembro/2018, e não sabíamos
18 Setembro, 2021 at 16:49
Tenho 4 socios cá em casa com 3 anos de quotas por pagar . Quando houver eleições e se estas não forem uma farsa havendo uma verdadeira oposição a esta direcção, pagarei tudo de bom grado para exercer o meu direito e dever. O proximo presidente poderá contar com o meu pequeno contributo financeiro, uma vez que imagino que irá ter sérias dificuldades para nos tirar do poço dos endividamentos , receitas antecipadas e despesas adiadas para o próximo mandato.
Neste momento o Nuno Sousa é dos muitos poucos sportuinguistas que sai a público para falar e defender o que pensa e acha, nao estando amordaçado pelas benesses e cargos de comentadores e retóricas da treta, com que vão calando as pessoas, dou-lhe o meu crédito por isso.
SL
18 Setembro, 2021 at 17:13
Podemos ter paz neste clube nem que seja durante 5 minutos?
18 Setembro, 2021 at 17:21
Disse o batman ao joker…
18 Setembro, 2021 at 17:22
O batman no lugar de privilégio é claro!
18 Setembro, 2021 at 22:51
É o único lugar onde o Batman sabe estar.
O Batman quer é chegar ao fim de um dia sem ver o seu clube em guerra constante.
Isto nunca vai estar bom para todos. O pobre quer ser rico, o rico quer ser rei e o rei não descansa até governar em tudo (Bruce Springsteen)
18 Setembro, 2021 at 17:37
Estou perfeitamente em paz, quando quero ir a Alvalade com os meus filhos compro bilhete de adepto. Ainda há pouco tempo comprei camisola nova para o meu filho de 10 anos e está nas escolinhas do Sporting de Algés. Tirando isso esta direcção não verá um cêntimo do meu dinheiro, enquanto não arrepiar caminho na humilhação aos socios , às claques, ao revisionismo historico, aos negocios absurdos de comprar jogadores a 3 e 4 vezes o valor deles, na mentira e na desculpabilização permanente. As equipas do Sporting têm o meu total apoio, quanto a esta direcção ontem já era tarde. Que façam um “novo” Sporting com os adeptos que se revêm em todas estas atitudes que enunciei.
18 Setembro, 2021 at 18:01
O meu puto esteve quase a ir para Algés, mas logisticamente preferi Telheiras.
Chegou a treinar lá.
Sabes se nos benjamins já competem em 7?
18 Setembro, 2021 at 18:15
Sim. competem.
Pelo menos no COL sim. por isso no SCP Escolinhas tb não deverá ser diferente.
18 Setembro, 2021 at 18:23
COL?
Há escolinhas que não competem nesta idade, apenas encontros amigáveis.
Algumas qd competem é com nome do clube ou espaço local.
19 Setembro, 2021 at 0:10
O Oriental.
Clube Oriental de Lisboa
18 Setembro, 2021 at 18:42
Funcionam lá as escolinhas do Sporting mas não têm competições dessas formações sem ser amigaveis ou pequenos torneios.
O que eles fazem é agarrar nos melhores das escolinhas e põe-nos a jogar pelo Algés nas competições oficiais quando as há. O Sporting clube de Portugal apenas tem uma equipa oficial, o que acontece nestes casos é que dão apenas formação, associando o nome. Quando os putos são chamados a competir fazem-no pelo Algés. Mas o meu entrou só este ano, nao sei dar muito melhor informação por enquanto. Fixe fixe é chegares ao treino e veres 100 putos todos vestidos à Sporting , he he.
19 Setembro, 2021 at 6:37
Sim… é uma bela imagem.
Sporting e Benfica fazem isso nestas idades. Treinam, encontros amigáveis e se for competição oficial é com o nome do clube local.
Ex: a nova EAS Olivais Sul faz 7 mas ao fds é com outros equipamentos. CIF igual, etc.
Fora de lx não sei.
A partir do pólo (quem lá chega) já é Sporting a sério e não franchising/negócio.
18 Setembro, 2021 at 20:10
Pois eu de há um tempo para cá, mais própriamente depois de começar a frequentar a tasca, estabeleci uma missão:
Angariar novos sócios, e felizmente raro é o mês em que fico a zeros!
Viva o Sporting!
Sempre pelo Sporting!
18 Setembro, 2021 at 17:57
Impossível não concordar.
Tenho um imenso orgulho na história deste clube e nas conquistas que se obtiveram em mais de 100 anos de história.
Nesta história cabem todos, bons e maus presidentes, grandes e pequenos feitos.
Cabem as muitas merdas feitas pelo Varandas, tal como o seu grande feito de voltarmos a ser campeões nacionais.
Dizer que a partir de 2018 há um novo Sporting é só mesmo possível vindo da parte de um presidente estúpido e limitado…mas campeão nacional.
18 Setembro, 2021 at 18:05
Nunca ninguém conseguirá apagar o passado. É enorme e para os mais novos é obrigatório passar no museu e explicar um pouco da história.
Alguns presidentes deixarão marcas, outros cairão no esquecimento, mesmo com um título.
Dependerá depois do que fazem além disso. Modalidades (não tenho nada a apontar), projeto (jovens), finanças (medo) e relação com adeptos (péssima).
18 Setembro, 2021 at 17:58
Vejo o pessoal todo a pegar no “novo Sporting”.
É para o lado que durmo melhor. Valorizo tanto como “o Sporting está de volta”.
Importa-me o momento e importa-me muito o futuro.
18 Setembro, 2021 at 18:33
Sustentabilidade e Novo Sporting… A sério, ó Varandas?! Calado és um poeta!
Não acordem não, que vamos todos ver a sustentabilidade do Sporting brevemente…
18 Setembro, 2021 at 19:21
Muito bem o Nuno Sousa, dá a cara e não se esconde.
Texto curto mas foi ao essencial e que devia preocupar.
18 Setembro, 2021 at 20:23
Precisa de melhorar um bocadinho a comunicação, se quer que os sportinguistas o oiçam. Sem querer ofender, é muito “manso” no discurso. Diz muita coisa acertada (no meu ponto de vista, claro), mas o modo como o diz… parece aqueles meninos tímidos que têm de ir ao quadro ler a redação para os colegas.
19 Setembro, 2021 at 6:40
É muito por aqui.
Acompanho desde que apareceu, a ideia é interessante mas se trabalhas algumas facetas, o carisma não sei se dá.
Ou tens ou não tens.
Vamos ver em eleições. Ele e… equipa.
18 Setembro, 2021 at 20:00
Eina, cum caralho, o Nuno Sousa já não é amigo da Tânia Laranjo. Já não tem bicho e já passou a servir.
Chupa-cabras desgraçados!
18 Setembro, 2021 at 21:58
Chupa aqui .l.
18 Setembro, 2021 at 21:59
Boi
18 Setembro, 2021 at 22:38
Chupa ali, activista de rave.
Cabra
18 Setembro, 2021 at 22:40
.l.
Boi
18 Setembro, 2021 at 22:40
Ahahahahahahah Este vai passar a ser o Diogo Chupa-Croquete.
18 Setembro, 2021 at 20:01
Texto assertivo.
De alguma maneira deixa-me descansado que temos ainda muita massa cinzenta, disposta a pegar neste Imenso Clube nas próximas eleições.
Oh Varandas desampara a loja, já ninguém te pode ouvir.
Somos 3 sócios, ainda pagantes, desejosos de correr com esta Corja de netos…
Eu quero o Sporting Clube de Portugal popular, de Todos e com Todos.
L SL
18 Setembro, 2021 at 20:02
Corja de betos..
18 Setembro, 2021 at 22:34
Até o site da loja verde se chama Loja Verde Beta… 😀
18 Setembro, 2021 at 22:35
https://lojaverde-beta.sporting.pt/
18 Setembro, 2021 at 21:28
Honestamente,parece-me que não há, e se calhar nunca houve, muita intenção de Unir o Sporting.
A quem é que está divisão interessa é que me intriga, pois aparentemente ninguém ganha nada com isso e, principalmente, prejudica o Sporting.
“Novo Sporting” é uma expressão abjecta e que me envergonha.
18 Setembro, 2021 at 21:39
Igualmente …
…. e não sei porquê transporta-me para algo parecido semanticamente que foi o “Estado Novo”.
18 Setembro, 2021 at 22:38
+1
18 Setembro, 2021 at 22:21
+1
18 Setembro, 2021 at 22:38
+1
“aparentemente”, dizes bem.
19 Setembro, 2021 at 0:00
quero só dizer que o Sporting pode ser obrigado a jogar fora do seu estádio por causa do mau estado do relvado.
não é a liga portugal… é a uefa.
19 Setembro, 2021 at 2:31
O Varandim meteu a mão na relva e deu asneira…
Novo Sporting
L SL
19 Setembro, 2021 at 13:26
Os textos do NSousa dão a sensação que ele acorda, lê a tasca e o Twitter, pega nas criticas que são feitas e pronto, tá feito o texto
19 Setembro, 2021 at 19:18
😀
É a campanha pescadinha de rabo na boca.
O Nuno Sousa lê a tasca e a tasca é caixa de ressonância do Nuno Sousa.
Se não tem o monopólio dos “outros rugidos” deve faltar pouco. 😀