É um estádio bonito, novo, arejado
Borussia Dortmund vs Sporting Clube de Portugal
20h
Signal-Iduna-Park

A selecção do Mali tem um futebol com um perfume selvagem e com um odor realmente fresco…
Vertigem ofensiva. A expressão assenta que nem uma luva no futebol do Dortmund, equipa sempre de olhos na baliza adversária ou não tivesse um rapazinho chamado Haaland pronto a meter a bola no fundo das redes. Claro que até a bola chegar ao calmeirão norueguês, existe todo um carrossel que assenta no 4-1-3-2 e que pede muita inspiração ao 10, Reus, e constantes cavalgadas dos laterais, Guerreiro e Meunier. Este constante balanceamento ofensivo é, também, o calcanhar de aquiles da equipa, como podemos notar pelos 16 golos sofridos em 9 partidas. Resultados como 3-2, 4-3 ou 4-2 são algo normal na vida deste Dortmund, claramente apologista de que enquanto marcar mais do que o adversário está tudo bem, mas quando a máquina ofensiva emperra… acontecem derrotas como a da última jornada, frente ao Mönchengladbach (1-0). É verdade que Haaland e Reus não jogaram, mas mais uma vez ficou a descoberto a quantidade de vezes que Dahoud fica abandonado na posição 6 (até foi expulso).

Este homem é um Mister!
Impossível não gostar da visão romântica do futebol que Marco Rose tenta não deixar morrer e que colocou sobre ele os holofotes destes o início do seu percurso como treinador. Venceu o que tinha para vencer ao serviço do Red Bull Salzburg, na Áustria, e quando chegou à Alemanha colocou o surpreendente Mönchengladbach a liderar a Bundesliga, clube que deixou este verão para implementar o futebol ofensivo que é imagem de marca deste Dortmund.

Ele é excelente nestes lances porque a bola está morta e passa a estar viva.
Haaland é, muito provavelmente, o ponta de lança que 90% dos treinadores escolheria se pudesse fazê-lo e isso é cartão de visita suficiente para se perceber a dimensão deste animal com mais uma década de evolução pela frente. Como se não bastasse, ainda há um tal de Reus junto a ele e dava um jeitão se se confirmasse que ambos estão fora de combate esta noite, até porque ainda falta falar de pelo menos uma mão cheia de gajos de gama alta.

E agora entram as danças sevilhanas da catalunha
Rúben, depois daquele açoite de mão aberta que levámos no jogo do regresso à Champions, frente ao Ajax, tenho a certeza que vamos dar uma boa resposta hoje. Claro que ter Coates no centro faz toda a diferença, mas toda aquela goleada foi uma lição de táctica e de intensidade (sim, no campeonato português a intensidade chega a ser uma anedota). Se eu estivesse no teu lugar, hoje apostaria numa frente de ataque com Nuno Santos, TT e Sarabia. Precisamos atacar aquele espaço entre Dahoud e os centrais e precisamos de aproveitar a cada vez menor velocidade de Hummels, que apesar do posicionamento excelente sente dificuldade quando apanha adversários que jogar rápido e pelo chão. Ah, também colocava o Esgaio à esquerda. Mesmo que se perca profundidade do lateral, ganha-se consistência defensiva, algo que Vinagre teima em conseguir dar (aliás, a crise de confiança é notória). Esta é uma daquelas noites em que toda a história e estatística joga contra nós, ou seja, é uma excelente noite para levar alto o nome do Sporting Clube de Portugal! SPOOOOOOOORTING!!!

Vamos jogar no totobola
Borussia Dortmund vs Sporting Clube de Portugal – 1 X 2