O Sporting Clube de Portugal assinou um protocolo com a Federação Cubana de Andebol (FCA) tendo em vista a cooperação entre as duas partes e a preferência do emblema de Alvalade no que diz respeito à contratação de atletas de Cuba.
Carlos Carneiro, coordenador do andebol do Sporting CP, esteve em Havana, capital cubana, para oficializar a parceria em conjunto com Franklyn Guevara Balcazar, presidente da FCA, Raymel Reyes Collantes, director desportivo da FCA e Gisleidis Sosa Cabrera, directora nacional de relações internacionais do Instituto Nacional de Desporto, Educação Física e Recreação e chefe da Comissão de Relações Internacionais do Comité Olímpico Cubano.
“Este protocolo consiste numa parceria, num trabalho que vai ser efectuado entre o Sporting CP, a FCA e os atletas. O Sporting CP tem preferência sobre atletas cubanos que estarão no centro de alto rendimento da Federação. Há o cuidado de ajudarmos em equipamentos materiais, troca de conhecimentos e evolução de atletas”, começou por dizer Carlos Carneiro ao Jornal Sporting.
O dirigente explicou que esta era uma das medidas que queria tomar desde o momento em que assumiu o comando da modalidade: “No dia em que fui convidado para este cargo, coloquei algumas ideias em cima da mesa e uma delas era ter a conquista de Cuba. Na minha perspectiva, é uma grande conquista porque sabemos o potencial dos atletas cubanos e a importância que têm tido no andebol nacional. É uma mais-valia. É do conhecimento de toda a gente que os atletas os cubanos têm muita qualidade”.
Por fim, Carlos Carneiro explicou que o protocolo com a FCA é um pilar importante no desenvolvimento do andebol verde e branco.
“Neste momento, não temos condições para nos configurarmos como candidatos ao título. Somos candidatos a ganhar todos os jogos. Não temos os mesmos meios dos nossos rivais, mas estou a trabalhar para criar os alicerces para que, dentro de alguns anos, possamos ter outros argumentos. O ADN do Sporting CP é ser o melhor. Cuba é fundamental, foram quatro meses de negociação intensa e é uma felicidade fechar este protocolo”, finalizou.
14 Outubro, 2021 at 8:56
Se também tiver genes do Quintana também pode ser bem aproveitado 😉
Um protocolo interessante que nos pode trazer benefícios futuros
É tentar fazer o mesmo noutras modalidades…volei tmb não seria mau
14 Outubro, 2021 at 9:13
Em princípio virão 3 em Dezembro. Trabalhá-los, vai demorar…
14 Outubro, 2021 at 9:41
Não sou “entendido” em Andebol mas parece-me uma excelente medida com vista ao futuro.
Muita gente falava que o Carneiro era lampião, e mais não sei o quê, mas sempre o vi como um andebolista acima da média para o nosso panorama. Não sei de que clube é adepto mas, como a esmagadora maioria dos atletas profissionais, e não só, tenta fazer o melhor pela equipa onde está, seja o Sporting, seja o Benfic@, seja o Carcavelinhos.
Confio no que estão a fazer no Andebol, actualmente.
Tivemos uma excelente equipa há uns 3 ou 4 anos mas não se soube ir renovando o plantel com jovens talentos e agora estamos a começar, praticamente, um projecto do inicio.
E o caminho é este.
Penso que este ano o Porto limpará tudo por cá… mas em 2 ou 3 anos estaremos a dar-lhes luta pelo campeonato novamente.
14 Outubro, 2021 at 10:06
Não sei se será benfiquista mas chegar ao Sporting e tornar-se capitão de uma equipa com jogadores fantásticos, conquistar a Taça Challenge (após uma década de jejum) e ser Bicampeão (após década e meia de jejum) num ambiente como se viveu no João Rocha naqueles anos, terá sido um experiência única e marcante.
Sempre foi um excelente profissional por onde passou e agora terá a oportunidade de contribuir com a sua experiência para voltarmos a ser campeões nacionais.
14 Outubro, 2021 at 10:22
Acima da média? Só se a média for negativa.
14 Outubro, 2021 at 10:56
Para mim também foi um jogador acima da média e dos mais importantes nas nossas conquistas.
Mas o sua, carreira, palmarés e longevidade falam por si.
14 Outubro, 2021 at 11:01
Acima da média quando a média era baixa. Naquela altura em que havia duas primeiras divisões. Hoje em dia nunca seria chamado à selecção, por exemplo.
14 Outubro, 2021 at 15:07
“… acima da média para o nosso panorama”.
Pode até achar o gajo uma merda – há quem ache que o Ronaldo não passa dum “penaldo”! – mas fica-te mal adulterar o que uma pessoa diz. Quem lê uma coisa e escreve outra, está apresentado!
Devias ter cuidado com isso.
14 Outubro, 2021 at 15:30
Não estou a adulterar oh cromo, tou a discordar. Nem no nosso panorama era acima da média.
Tens que começar a respirsr antes de escrever.
Tas apresentado. Verdade, sou o Bruno.
14 Outubro, 2021 at 19:07
Era bom, achava-se melhor do que realmente era.
Em campo era lampião. Mesmo com outra camisola.
14 Outubro, 2021 at 9:48
Achei muito interessante a proatividade de Carlos Carneiro. Sugeriu, arregaçou as mangas e foi à luta!
Os nossos ex-atletas, que conhecem a fundo a realidade do Clube e as suas necessidades, podem ser mais valias para dirigir e liderar os projetos.
Como escreveu o M Pereira mais acima, o Voleibol seria também uma modalidade a ganhar com uma proposta similar.
14 Outubro, 2021 at 10:15
Golden visas… e’ aproveitar.
Preferia que viessem jogadores mais perto do fim da carreira, para “ensinar” em vez de jogadores para serem ensinados.
SL
14 Outubro, 2021 at 10:29
Bom… os cubanos são melhores é isso?
Se assim for força.
14 Outubro, 2021 at 10:58
Tivemos Frankis e Valdés. Uma boa amostra. 🙂
14 Outubro, 2021 at 18:37
E o jeito que davam hoje…
14 Outubro, 2021 at 19:08
São grandes. E baratos.
14 Outubro, 2021 at 10:31
Aqui estou de acordo. Deviam vir 1 pivot e um lateral direito de nível mas já feitos.
São de momento as nossas maiores lacunas.
14 Outubro, 2021 at 11:18
Excelente parceria, pena que tivessem enviado camisolas da Macron para firmar o acordo.
14 Outubro, 2021 at 13:59
Muito bem.
14 Outubro, 2021 at 14:29
Tendo em conta que o Porto também tem (ou pelo menos tinha até há pouquíssimo tempo) algo do género, como é que funcionará se ambos se interessarem pelo mesmo jogador?
14 Outubro, 2021 at 18:39
Promete. Mas é importante que nos foquemos tb nas posições onde mais precisamos.
15 Outubro, 2021 at 11:38
O Carlos Carneiro foi dos melhores centrais portugueses, entretanto a nossa selecção evoluiu, o que é bom para os jogadores que têm que evoluir mas há 10 ou 15 anos era o melhor central português, quando ainda eramos uns aspirantes
15 Outubro, 2021 at 17:20
Chamem-me os nomes que quiserem mas estou a gostar muito mais do Carneiro como director do andebol de que como central da equipa…
Como amante da modalidade estou a gostar que finalmente o meu Clube tenha de novo um rumo, um projecto com princípio, meio e fim para numa primeira fase contrariar e numa segunda fase acabar com a hegemonia do fcporco no Andebol Nacional
Repito até agora estou a gostar do Carneiro e do que ele está a tentar implementar….