Novo dia de futsal, esta semana todo dedicado aos nossos Leões que realizaram dois jogos, já que as nossas Leoas só regressam dia 30, por tudo isso temos muito para falar, dois bons jogos que nos garantiram a liderança e onde demonstrámos muita qualidade, por isso mesmo venham daí.

Modicus 0 – 3 Sporting CP

Confusões em jogo seguro

No sábado, o Sporting foi até Vila Nova de Gaia vencer o Modicus num jogo com alguns casos, entre eles expulsões, mas um jogo onde vencemos de forma tranquila.

Como esperado o jogo começou com o Modicus mais na defensiva, mas desde cedo a equipa de Ricardo Ferreira mostrou que não precisava de muito para chegar perto da baliza de Guitta que regressou assim à titularidade. Modicus com uma defesa individual, muito pressionantes e apesar de um duelo logo muito intenso, o primeiro golo não demorou para surgir, Erick com um belo trabalho na ala e depois de um remate forte a bola bate no Uesler e traí o Gerson que não conseguiu evitar o golo que começou logo a deixar o Sporting mais tranquilo na partida. Modicus sempre muito agressivos, foram continuando a ter algumas saídas perigosas, mas a defesa do Sporting a revelar sempre atenção. O segundo golo também não tardou, numa saída rápida do Sporting conduzida por Pauleta que obrigou Gerson a sair até ao meio-campo para defender, com isso a bola sobrou para o mago Merlim que de longe atirou para o golo que deixou tudo ainda mais tranquilo. Sporting por cima, Gerson muito interventivo na baliza do Modicus, mas jogo controlado e a ser bem gerido pela equipa de Nuno Dias que ainda teve oportunidade de marcar o terceiro quando a equipa da casa chegou à sexta falta, mas na cobrança, Caio Ruiz não conseguiu marcar.

Na segunda-parte o Sporting manteve-se por cima, mas neste segundo tempo existiram as tais confusões. Sporting entrou em busca do terceiro golo, várias chances, mais Sporting e o golo não tardou, aos 24 minutos bola parada marcada por Merlim e Cavinato com o seu remate característico a chegar ao golo que acabou por fechar o placar deste encontro, mais uma vez esta dupla a fazer a diferença. Jogo baixou de ritmo, Sporting passou a gerir mais a posse, duelo mais a meio da quadra e os lances de perigo tornaram-se cada vez menos. Num lance polémico, tivemos a maior animação deste segundo tempo, um lance que levou a que Nuno Dias e Ludgero fossem expulsos, depois de um confronto e falta sobre Tomás Paçó. Menos de um minuto depois foi Cavinato a ver o vermelho e com isso o segundo tempo deste jogo acabou por ficar marcado pelos cartões vermelhos e pelo menor ritmo. Sporting venceu, tirando as confusões, Sporting a gerir bem, a rodar bem, mais uma vez sem sofrer golos e foi mais uma vitória confortável frente a um adversário sempre complicado.

 

Sporting CP 4 – 1 Portimonense

Guitta, o desbloqueador

Na passada quarta-feira, o Sporting recebeu a equipa de Portimão em casa emprestada, a cumprir o último jogo de castigo, a equipa do Sporting jogou no Pavilhão dos Leões de Porto Salvo num jogo marcado pelo primeiro golo sofrido e por mais uma exibição segura da nossa equipa.

O jogo começou com oportunidades de lado a lado, logo nos primeiros minutos, Waltinho rematou muito bem e de forma acrobática ao ferro da baliza de John Welton. Depois de até ter começado bem, com as linhas mais subidas e de ter algumas oportunidades, a equipa de Pedro Moreira baixou as linhas e deu o controlo do jogo ao Sporting que começou a somar muitas oportunidades. O primeiro golo surge aos 15 minutos, Sporting sempre a usar Guitta mais subido e em uma dessas incursões o guardião da equipa de Nuno Dias aproveitou o espaço e rematou muito forte, remate esse que João Matos à finalizador desviou para dentro da baliza da equipa de Portimão. Primeiro golo feito, algo natural atendendo ao domínio do Sporting. A equipa do Portimonense tentava sempre que Miranda e Júnior inventassem algo, Wendell também se foi mostrando, mas a verdade é que a turma de Pedro Moreira sentiu o golo e nunca mais se encontrou neste primeiro tempo. Ainda antes do intervalo, novo tento do Sporting que vem na corrente das diversas oportunidades leoninas, desta vez foi Caio Ruiz a marcar à sua ex-equipa levando assim o Sporting para os balneários com uma vantagem segura depois de 20 minutos de superioridade Sportinguista.

No segundo tempo, tudo igual, dava Sporting e erámos nós que íamos somando mais oportunidades. O terceiro golo surgiu novamente de forma natural, muito espaço concedido e Alex Merlim assistiu o Samurai João Matos para o golo, o nosso capitão estava de pé quente e conseguia assim bisar neste encontro. Do lado do Portimonense o jogador mais era Miranda, sempre o mais ativo, sempre o que mais tentava, faltou mais ajuda, mas Miranda voltou a mostrar que é jogador de equipa grande. Na equipa do Portimonense, um dos pontos altos neste segundo tempo, foi a entrada de Gutta, o guardião que foi obrigado a entrar para substituir John Welton entrou bem, mesmo a frio e conseguiu evitar o golo leonino por diversas ocasiões. Portimonense cedo tapado por faltas, estavam a ser dominados e ainda ficaram numa situação mais delicada quando atingiram a quinta falta. No meio da nossa superioridade, Pedro Moreira arriscou no 5×4, lançou Filipinho e a verdade é que se viu mais uma vez que mesmo no começo de temporada, defendemos esta situação de jogo como poucas equipas. Já com algum tempo dos algarvios em 5×4, golo do Sporting numa arrancada de Erick que coloca em Merlim e este assiste Pany Varela para o golo, tento natural mais uma vez atendendo que Sporting estava melhor e o 5×4 do Portimonense não conseguia criar muito perigo. Até ao final, golo do Wendell que assim conseguiu fazer o que ainda ninguém tinha feito, marcar um golo ao Sporting, mas mesmo assim fica já a coesão defensiva desta equipa, que nem o pouco tempo de trabalho com os jogadores antes da época abalou. Sporting venceu, jogou bem, mais uma vez soubemos gerir o jogo e além disso temos apresentado sempre uma equipa muito organizada, muito coesa e com uma defesa muito forte. Estamos na liderança da Liga Placard, somos o melhor ataque e a melhor defesa.

Na próxima jornada, vamos até o Fundão para jogar com uma das equipas mais fortes desta Liga Placard. O Fundão, que é tal como nós e o Quinta dos Lombos a única equipa que ainda só venceu. Equipa forte, que vem de um excelente campeonato e que se reforçou muito bem. Sporting não perde com o Fundão desde a 13ª jornada da época 14/15, quando em Odivelas a equipa da beira-baixa nos venceu por 4-3, mas não precisamos recuar muito para nos lembrarmos de um duelo complicado, basta ir até 2020, no confronto dos oitavos de final da Taça de Portugal para lembrar o jogo que vencemos por 4-2 já depois de prolongamento. Falando desta época, a equipa comandada por Nuno Couto tem estado a jogar muito bem e conta com alguns dos melhores jogadores desta liga. Na baliza, Luan Muller um dos melhores guarda-redes da Liga Placard e que basta ir ver a exibição frente ao Torreense para se perceber a boa forma, depois Thalles é o fixo, jogador de muita qualidade, chega de Espanha, é um jovem ainda de 22 anos e tem sido uma das sensações deste início de temporada, depois Nem, um ala já conhecido da Liga Placard sempre um perigo à solta, um ala capaz de inventar onde poucos conseguem. Depois ainda, Mário Freitas, jogador que conhecemos bem, experiente, um dos craques da Liga Placard, jogador que continua numa grande forma e que pelos muitos confrontos connosco sabemos bem que não lhe podemos dar espaço. O pivot, é Felipe Leite, também ela já estava na equipa, é um Pivot forte, que trabalha muito bem, que se dá ao jogo e que também pelos duelos na época passada já sabemos que nos vai criar muitas dificuldades. Depois ainda temos de contar com Peléh, Bebé, Iury e o Kutchy, alas velozes, com técnica e que nos vão criar dificuldades. Um jogo complicado, como todos claro, mas este Fundão além de jogar em casa está a jogar bem. Mais um duelo a não perder, porque vai ser um grande jogo de futsal.

Por esta semana é tudo, espero por vocês na próxima semana e não percam este jogo com o Fundão porque promete e muito!

 

*quando a bola roda na quadra, o Zé Ricardo mostra que está mais atento que o mister Nuno Dias e traz-nos todas as novidades do Futsal