Sim, Ana. Renovou para ficar. Mais um ano. Aumentou o salário (que merece). Logo, reduz-se o descontentamento do atleta e potencial interesse em sair por tusto e meio, como outros já fizeram no passado.
Como diriam os The Gift…
“Se por falar, falei, pensei que se falasse era fácil de entender”
É, o Moutinho também era sportinguista desde pequenino.
O Adrien também.
Quando toca a guito é muito fácil – não é em todos os casos, atenção – mudar de amor clubístico.
Quanto ao outro que era maluco, deixem-no lá estar que está bem.
Isso é política de remuneraçoes, e o aumento até poderá curto, o que me preocupa são as comissões associadas, presentes ou futuras. Foi isso que alguém usou no passado para iniciar a atual balcanizacao do Sporting.
Com a pressão do “vai pagar Amorim”, foi fazendo o seu caminho, soube ser um suplente de um João Mario que certamente lhe deu uma aprendizagem e umas “ganas” de mais.
Tem aínda muito para crescer, tem aínda potencial para mais e continunado assim será um médio de grande liga.
Aqui mérito de Matheus primeiro, da estrutura que o descobriu e de Amorim que confia e trabalha-o
Ganas de mais referia-me ao Matheus. Ser suplente e ver a qualidade que tinha Joao Mario fê-lo perceber querer mais. Há quem vá abaixo por ser suplente, há quem trabalhe muito para o deixar de ser
Grande máquina!!
Surpresa que foi para mim, que não fiquei convencido nos primeiros jogos..mas ainda tem muito potencial para ser trabalhado, espero que ainda com a verde vestida.
Este acredito que possa ser vendido por uma pipa de massa, haja competência para isso!!
Dos vários jovens que são contratados todas as épocas, e no caso de MN já com idade de sénior, foram certeiros.
RA subiu-o quando já não escapávamos de uma das épocas mais desastrosas de sempre e MN mostrou que estava preparado para o desafio.
Estou convicto que pagará Ruben Amorim e com sorte uma parte de Paulinho. Seria importante descobrir outro MN para o restante e ainda outro MN para o prejuízo dos 50 mlhões de flops gastos nos primeiros anos deste mandato.
Que continue a dar alegrias aos Sportinguistas, e que mais jovens tenham a mesma oportunidade de jogar e crescer.
Um jogador que evoluiu muito. Confesso que nos primeiros jogos me causou dúvidas, mas cresceu imenso.
Curiosamente, a razão para a dúvida inicial apareceu um pouco no jogo da Turquia e prende-se com alguma tendência para complicar quando quer sair com a bola, perdendo-a em momentos complicados de transição. Isto não belisca a qualidade do jogador (só implica a evolução natural de um jovem), até porque tem o reverso positivo, isto é, a confiança quase “desrespeitosa para o adversário” que tem na sua velocidade, qualidade de passe e controlo de bola e que já lhe permitiu grandes arrancadas a desequilibrar na frente, inclusive golos absolutamente decisivos (lembro-me de benfica e braga, só de repente).
Boa noticia e que continue a desenvolver-se física e tacticamente.
Gosto muito do M. Nunes. Sempre gostei e gosto que agora haja mais pessoal a ver a qualidade dele. Mas acho que ainda pode dar mais…
Ele ainda pode melhorar no passe e no remate. Já o vi fazer melhor dos sub23 do que faz nos A. O que significa que consegue, falta conseguir num contexto mais competitivo.
Além disso tem todo o ar de ser um puto porreiro e humilde…que gosta de curtir o que tem mais do que andar em grandes voos.
Continuar a trabalhar duro e forte para continuar a crescer.
Curioso como ele fazia uma excelente dupla nos sub23 com o Rodrigo Fernandes, o Rodrigo até subiu primeiro (para meu espanto porque sempre achei o M. Nunes mais jogador) mas o crescimento de um e de outro diz tudo da cabeça de um e de outro…
E é também um exemplo de vida para muitos desta nova geração.
Não precisas necessariamente de ter ADN de formação de equipa grande, as melhores academias, treinos ou misters.
O fruto do trabalho mesmo em clubes menores, e mesmo tendo que ajudar também a familia no negócio local, pode ser também recompensado!
Merece tudo de bom, mesmo que já haja ai malta a falar em negociatas, comissões e outros dividendos para terceiros. O Sporting tb é ter constantemente um grupo de “haters”.
Palinha sair? O jogador “mais imprescindível” da equipa. Espero que, a sair, saia para algo MUITO bom para ele e clube. Esta equipa órfã do Palhão vai sofrer muito. Se a ausência de p. Gonçalves foi o que foi, sem palhinha ou sem Coates (também já testado) vai ser uma valente bosta. MN e Bragança fazem a outra posição, não a 6 de palinha.
Bom a transportar a bola para a frente, falso lento, chega bem a zonas adiantadas, e intenso. Tem ali algumas lacunas para emendar principalmente a nível do passe, da decisão e de ter de mandar uma bomboca de fora de área porque chuta bem. Por acaso, e devo ser dos poucos, não o acho melhor que o Bragança, até em termos defensivos onde se não me engano o Bragança apresenta melhores números em termos de recuperações de bola e afins, mas o Mateus encaixa melhor com o jogo do intocável Palhinha do que o Bragança (o sistema tático também o favorece mais).
Eu também gosto mais do Bragança. É um jogador muito mais inteligente e que faz muito uso dessa inteligência em tudo (a defender e a atacar). O Bragança defende melhor que o M. Nunes porque percebe muito melhor o jogo. Posiciona-se muito melhor, percebe muito melhor quanto meter a bola. Não tem a velocidade do M. Nunes e por isso preenche menos terreno mas eu gosto mais da inteligência do Bragança.
Ele é bom no passe. Enquanto não teve jogos seguidos isso não se notava tanto e perdia muitas bolas, especialmente em zona de construção. Desde que entrou no ritmo que falha muito menos passes.
Por exemplo o Wendell era muito pior que ele no passe. Não acho que seja uma lacuna. Acho é que ele pode melhorar. Tal como o remate. É estranhíssimo porque ele rematava bem nos sub23. O Bragança é melhor que ele no passe mas mais uma vez, já o vi fazer cada cagada em zona de construção.
Enfim…lá está. Eu gosto muito do M. Nunes. Gosto mais do D. Bragança mas percebo porque é que o titular é o M. Nunes. Não percebo a falta de confiança e o medo que o Amorim parece ter em meter o Bragança no lugar do Nunes quando está a ganhar mas apertado…
O problema do Wendel foi jogar com treinadores de merda, e com um Bruno que apagava toda a gente porque era muito melhor que o resto. O Mateus joga noutras condições, mas vi o Zenit no outro dia e o Wendel é muito melhor do que o que mostrou cá, tem mais qualidade que o Mateus quando chega à frente por exemplo, é mais rápido a progredir e solta melhor a bola.
A maior diferença entre o Mateus e o Bragança é o tamanho das pernas. Num meio campo a 2 dá mais, porque ocupa melhor o espaço, porque chega mais rápido, e faz tudo um pouco, tem também o pulmão necessário. A 3 o Bragança iria demonstrar que há uma clara diferença entre os dois, mas neste sistema o Mateus é o melhor para a equipa.
Eu acho que o Bragança joga na boa num meio campo a 2 e acho que o receio do Amorim é injustificado.
Ao lado dele tanto pode jogar o Palhinha em jogos mais apertados como o M. Nunes apenas em jogos contra equipas mais fracas.
Se nós jogássemos num 442 clássico estaria de acordo convosco. Com 3 centrais em Portugal…pode jogar o Bragança na boa…o João Mário não cobre áreas de terreno muito maiores que ele e não teve problemas nem no Sporting nem agora nos Lamps. O Jorginho também não cobre áreas de terreno gigantes e joga (e de que maneira).
Há um paralelo lá em cima e joga com defesa a 4. Até o Vitinha já fez parte da dupla de meio campo e o porco não se saiu nada mal com isso.
Que me digam que o Amorim quer 2 médios cavalões que percorrem muito meio campo…isso é outra coisa. Não é que seja uma impossibilidade, é apenas uma vontade….
Eu acho que encaixa melhor do que o Bragança no 11 por o Palhinha tem duas tábuas… O Bragança joga de cadeira, dá velocidade ao jogo através do passe, mas depois não tem capacidade para chegar atempadamente à área (tipo Paulinho) o Mateus já consegue correr por ali a fora a conduzir a bola e lançar o ataque rápido. O Mateus é melhor ofensivamente do que o Bragança por isso é que joga, pelo menos é a leitura que faço
M NUNES tem características técnicas, físicas e tácticas que são, acredito, consensuais … a qualidade bem acima da média brota deste miúdo!
Aparentemente é também um miúdo disciplinado e humilde!
Neste contexto, a renovação por mais um ano e o merecido aumento salarial fazem todo o sentido!
Conjuntamente com as renovações do DANI e do PALHAO, está é, inequivocamente, uma excelente notícia!
Mais um jogador que, independentemente da sua enorme qualidade, cresceu muito por termos um treinador competente e com uns uevos bem grandes!
Vejam não só os miúdos em quem RUBEN não teve receio em apostar … e dizem me que ESSUGO e NAZINHO estão a ser cozinhados … mas atentem também, por exemplo, no enorme salto qualitativo que COATES, el CAPITAN, deu, e o enorme mérito de RA nesse capítulo — sistema de 3 centrais potência enormemente as características do nosso CAPITÃO!
A minha dúvida … o que acontecerá quando RA deixar o SPORTING …
1) continuaremos na mesma linha de boas aquisições ou
2) voltaremos à dança de treinadores e aquisições “top” como Bolasie e tantos outros ?!?!?
Eu continuo a achar que o Amorim não está assim tão certo com o Bragança…
Nem é só o ser ou não titular…é mesmo nos jogos mais apertados em que estamos a ganhar pela margem mínima ele tem uma dificuldade enorme em meter o Bragança. Curiosamente não acontecia no ano passado com o M. Nunes, que ele não tinha grandes stresses em meter no lugar do JM, por exemplo…
Eu acho que o Essugo não vai demorar a estar no plantel principal. Não me admirava nada de o ver subir com a saída do Palhinha. Sem o Palhinha sair pode ser que tenhamos a sorte de não haver clausula de compra obrigatória do Ugarte. O Nazinho vs Vinagre pode ser o mesmo…
O gajo não está emprestado. Foi comprado e é nosso – 50%.
6,5M€ já tens de pagar e vais pagar mais um bom dinheiro para ter mais 30% – para ficares com os 80% que o Famalicão detinha.
O ano passado até havia uma estatistica que dizia que em X jogos que o Bragança entrou, mais de metade estávamos a perder e empatados e excepto um (se não me engano), acabámos por ganhar todos.
Por isso não acho que haja essa “falta de confiança” no Bragança quando os jogos estão apertados.
A perder/empatar, sim. Porque penso que na cabeça dele “arrisca” tudo para ganhar.
A confiança a sério num jogador não se vê nesses jogos. Vê-se quando estas a ganhar por 1 golo num jogo apertado. Aí sim tens a perder. E nesses casos o Bragança quase nunca entra ou só entra já no final. Aliás no ano passado quando entrou nestes casos acho que foi para o lugar o Ponta de lança…para jogar como falso 9…lembro-me disso 2 ou 3 vezes. Claro que o Amorim lá desistiu dessa ideia porque era estupido meter ali o homem.
Até quando está a ganhar por 2 ele adia bastante. Ainda agora tiveste exemplo disso na Turquia e há milhares desses. Com o M. Nunes de rastos e ele MUITO dificilmente o tira para meter o Bragança. E no ano passado não tinha grandes problemas em tirar o JM nesses jogos e meter o M. Nunes….
Porque eu acho mesmo que o Amorim considera meter o Bragança um risco…é a ideia que as opções dele me transmitem.
Quantas vezes ele foi titular sem ter outros 2 médios? Normalmente quando foi estava sempre Palhinha e M. Nunes (João Mário no ano passado) e jogou +- com 3 a meio campo.
O Tiago CL saberá responder melhor à questão tactica.
Apesar de jogarmos sempre no mesmo sistema, e aparentemente não termos plano B, o modelo é flexível o suficiente para que com bons executantes consigamos ganhar maioria dos jogos e disputar o jogo com formações superiores a nossa, no meu entender.
Agora, quando RA sair teremos várias situações que poderão alterar essa competitividade actual.
Um novo treinador quererá imprimir o seu cunho pessoal; poderá optar por outro modelo de jogo em que acredite mais do que este; terá seguramente que contar com outros jogadores visto que as contas não pernitirão a manutenção no plantel dos melhores jogadores; poderá não ter a mesma visão e entendimento da qualidade e capacidade de integração dos jovens da Academia na equipa principal.
O Sporting neste CD teve sempre ideias que quando postas em prática resultaram quase sempre em fracasso. O sucesso apareceu numa decisão desesperada na tentativa de evitar a pior classificação de sempre. Felizmente para o Sporting!
Estaria disposto a meter dinheiro a sério em como um próximo treinador jogará em sistema diferente, pelo menos a prazo. Até poderia começar com 3 atrás para não fazer uma grande rutura mas a prazo passará para os normais 4 atrás. É de longe o sistema mais usado e é de longe o que é melhor interpretado pelos treinadores.
E sim…quase de certeza que volta a dança das cadeiras e as contratações “Adoc”. Até porque a questão das contratações acertadas está muito ligado ao Amorim, ao quanto ele acredita nelas e na segurança que o modelo do Sporting neste momento transmite e não ao valor intrínseco deles. Vinagre, Feddal, Paulinho, Nuno Santos, Esgaio, M. Reis…tudo gajos que num contexto estável e de confiança como este (não é só do ambiente, é também do sistema de jogo) se aguentam mas que num contexto menos estável dificilmente teriam arcaboiço. All In sem saber o que se está a fazer normalmente não “paga” 2 vezes seguidas….como se viu antes. O mais provável é voltarmos à dança das cadeiras rapidamente…
A não ser que se encha o peito de coragem e se vá buscar um treinador já consagrado…
Não gostava de ver este gajo nos sub23… Parecia-me mais um “cona de sabão” que ali andava e, afinal, transformou-se num gajo com uma boa intensidade e competitividade.
Hoje é um jogador que gosto muito e que, acho, ainda tem uma boa margem para crescer e ser ainda melhor jogador!
Formalidade, na mais que isso… Renovou há um ano, voltou a renovar. É certo que há uma mudança no papel do plantel, mas não há margem para descontentamento ou urgência para impedir que saia por valores baixos visto que não mexeram na clausula. Não acho necessário, mas pronto mal também não faz
60 milhões de cláusula.
Podíamos ter “abusado” um pouco mais, tendo em conta a idade do jogador, o crescimento que tem tido e o enorme potencial à frente dele, acho que na casa dos 80 milhões seria melhor.
Por um lado faz-me confusão estas renovações praticamente anuais, pois deve implicar andar a pagar comissões por cada renovação.
Mas por outro lado faz sentido na evolução do crescimento do jogador ir subindo patamares, em vez de pagar balurdios por apenas potencial.
Jogador formação=x
Jogador sub23 com potencial equipa principal = x + x
Jogador equipa A suplente influente = x+x+x
Jogador equipa A titular = x + x + x + x
Os valores fixos poderiam ser mais ou menos iguais para cada patamar, havendo uma variação nos bónus, jogos, minutos, internacional, etc.
22 Outubro, 2021 at 7:36
Renovou para ficar?
22 Outubro, 2021 at 8:26
Sim, Ana. Renovou para ficar. Mais um ano. Aumentou o salário (que merece). Logo, reduz-se o descontentamento do atleta e potencial interesse em sair por tusto e meio, como outros já fizeram no passado.
Como diriam os The Gift…
“Se por falar, falei, pensei que se falasse era fácil de entender”
22 Outubro, 2021 at 8:41
Descontentamento? Por jogar no Sporting… A sério… O outro é que era maluco…
Z
22 Outubro, 2021 at 13:40
Sacrifício!
23 Outubro, 2021 at 13:20
É, o Moutinho também era sportinguista desde pequenino.
O Adrien também.
Quando toca a guito é muito fácil – não é em todos os casos, atenção – mudar de amor clubístico.
Quanto ao outro que era maluco, deixem-no lá estar que está bem.
22 Outubro, 2021 at 9:09
Renovar por um ano cheira mais a renovação para ser vendido. Bámusber
22 Outubro, 2021 at 9:48
Cheira mais a comissões
22 Outubro, 2021 at 10:19
Isso é certinho, não falha.
22 Outubro, 2021 at 21:23
Quando não há nada para atacar dá para ir buscar uma tretazita qualquer das comissões. Vocês são engraçadotes
22 Outubro, 2021 at 21:39
Atacar o quê? É apenas uma opinião, agora anunciada com pompa e circunstância a renovação de 2025 para 2026… Os empresários não negoceiam de borla….
22 Outubro, 2021 at 10:14
Aumentou o salário para o DOBRO, segundo o jornal oficial do Sporting, Rascord.
22 Outubro, 2021 at 10:22
Isso é política de remuneraçoes, e o aumento até poderá curto, o que me preocupa são as comissões associadas, presentes ou futuras. Foi isso que alguém usou no passado para iniciar a atual balcanizacao do Sporting.
22 Outubro, 2021 at 13:50
O Nuno Mendes tb renovou mas nesse caso parece que foi para sair.
De qq modo, boa noticia. (a renovação)
22 Outubro, 2021 at 8:01
Resta saber que outros sonhos terás e o que farás para os alcançar…
Boa sorte.
SL
22 Outubro, 2021 at 8:18
Enorme surpresa o crescimento deste miúdo.
Com a pressão do “vai pagar Amorim”, foi fazendo o seu caminho, soube ser um suplente de um João Mario que certamente lhe deu uma aprendizagem e umas “ganas” de mais.
Tem aínda muito para crescer, tem aínda potencial para mais e continunado assim será um médio de grande liga.
Aqui mérito de Matheus primeiro, da estrutura que o descobriu e de Amorim que confia e trabalha-o
22 Outubro, 2021 at 8:44
Não sejas “laurêncio”… já temos broncos suficientes na Tasca. Não se diz “trabalha-o” … É “que o trabalha”…
Vá eu hoje estou bem disposto… Beijinhos!
Parabéns pelo post hoje já não precisas de mais. Trabalho feito. A “estrutura” agradece.
Z
22 Outubro, 2021 at 10:57
” “trabalha-o” … É “que o trabalha”…”
Toda a razao
22 Outubro, 2021 at 11:19
Já diz o ditado “um burroZ carregado de livros parece um doutor”.
Corrector ortográfico versão 31254897. Pensava que era o Jaime a ocupar o posto actualmente.
Foda-se….
22 Outubro, 2021 at 14:09
Eheheh até o Diastristes com quem o Laurêncio gostava de exibir a habitual presunção teve de lhe dar uma aula de escrita 😀 😀 😀
“Saiu da parvónia, mas a parvónia não sai dele”
22 Outubro, 2021 at 14:17
Boi! Nas tábuas boi famoso, marra nas tábuas.
“Lá vai o Correia, com a sua armação!”
Já está o presépio mIs composto, o burroZ e o Correia. Que parelha de bestas.
Ahahah
22 Outubro, 2021 at 9:01
Ganas e João Mário. Ganas têm o Porro e o Palhinha. Isso é que são “ganas”
22 Outubro, 2021 at 10:59
Ganas de mais referia-me ao Matheus. Ser suplente e ver a qualidade que tinha Joao Mario fê-lo perceber querer mais. Há quem vá abaixo por ser suplente, há quem trabalhe muito para o deixar de ser
22 Outubro, 2021 at 14:05
Faz mais sentido.
SL
22 Outubro, 2021 at 8:20
Excelente noticia, como já tinham sido as renovações do Palhinha e Bragança!
Matheus Nunes merece e continuará a ser muito importante no Sporting! Dá uma chegada à frente fortissima!
No meio campo estão 3 diamantes do Sporting. E no próximo ano já conto com Essugo nestas opções…
22 Outubro, 2021 at 8:36
Grande máquina!!
Surpresa que foi para mim, que não fiquei convencido nos primeiros jogos..mas ainda tem muito potencial para ser trabalhado, espero que ainda com a verde vestida.
Este acredito que possa ser vendido por uma pipa de massa, haja competência para isso!!
22 Outubro, 2021 at 8:56
Dos vários jovens que são contratados todas as épocas, e no caso de MN já com idade de sénior, foram certeiros.
RA subiu-o quando já não escapávamos de uma das épocas mais desastrosas de sempre e MN mostrou que estava preparado para o desafio.
Estou convicto que pagará Ruben Amorim e com sorte uma parte de Paulinho. Seria importante descobrir outro MN para o restante e ainda outro MN para o prejuízo dos 50 mlhões de flops gastos nos primeiros anos deste mandato.
Que continue a dar alegrias aos Sportinguistas, e que mais jovens tenham a mesma oportunidade de jogar e crescer.
22 Outubro, 2021 at 9:25
Um jogador que evoluiu muito. Confesso que nos primeiros jogos me causou dúvidas, mas cresceu imenso.
Curiosamente, a razão para a dúvida inicial apareceu um pouco no jogo da Turquia e prende-se com alguma tendência para complicar quando quer sair com a bola, perdendo-a em momentos complicados de transição. Isto não belisca a qualidade do jogador (só implica a evolução natural de um jovem), até porque tem o reverso positivo, isto é, a confiança quase “desrespeitosa para o adversário” que tem na sua velocidade, qualidade de passe e controlo de bola e que já lhe permitiu grandes arrancadas a desequilibrar na frente, inclusive golos absolutamente decisivos (lembro-me de benfica e braga, só de repente).
Boa noticia e que continue a desenvolver-se física e tacticamente.
22 Outubro, 2021 at 9:29
Merece, mas isto tem muito ar de renovação para vender em Janeiro ou mais tardar no Verão.
22 Outubro, 2021 at 9:40
A sério, que acham isto normal….lol
Mesmo numa noticia destas, metade dos comentários são a malhar.
Estes “QAnon” de Alvalade são qualquer coisa….
22 Outubro, 2021 at 14:10
Pior é em notícias sobre o descalabro financeiro tu fazeres a mamada habitual aos Godinhos.
22 Outubro, 2021 at 14:41
Vales népia
22 Outubro, 2021 at 9:41
Gosto muito do M. Nunes. Sempre gostei e gosto que agora haja mais pessoal a ver a qualidade dele. Mas acho que ainda pode dar mais…
Ele ainda pode melhorar no passe e no remate. Já o vi fazer melhor dos sub23 do que faz nos A. O que significa que consegue, falta conseguir num contexto mais competitivo.
Além disso tem todo o ar de ser um puto porreiro e humilde…que gosta de curtir o que tem mais do que andar em grandes voos.
Continuar a trabalhar duro e forte para continuar a crescer.
Curioso como ele fazia uma excelente dupla nos sub23 com o Rodrigo Fernandes, o Rodrigo até subiu primeiro (para meu espanto porque sempre achei o M. Nunes mais jogador) mas o crescimento de um e de outro diz tudo da cabeça de um e de outro…
22 Outubro, 2021 at 10:26
E é também um exemplo de vida para muitos desta nova geração.
Não precisas necessariamente de ter ADN de formação de equipa grande, as melhores academias, treinos ou misters.
O fruto do trabalho mesmo em clubes menores, e mesmo tendo que ajudar também a familia no negócio local, pode ser também recompensado!
Merece tudo de bom, mesmo que já haja ai malta a falar em negociatas, comissões e outros dividendos para terceiros. O Sporting tb é ter constantemente um grupo de “haters”.
22 Outubro, 2021 at 10:35
Bom dia caro Jonas, ou direi P. Correia?
As renovações de Rui Patrício e Adrien Silva, dizem alguma coisa?
22 Outubro, 2021 at 10:40
Não me digas que foi para distribuir comissões?
22 Outubro, 2021 at 10:42
Jonas, Pedro Correia….fodasse, que chatos!!!
Querem por aqui tb o BI para nos ficarmos a conhecer a todos???
22 Outubro, 2021 at 10:37
Em relação à Matheus Nunes, totalmente de acordo. Fruto de muito trabalho e humildade.
Para Matheus Nunes é mais que merecida esta renovação.
22 Outubro, 2021 at 10:42
Exatamente.
E acho interessante que em 2 dias renovámos com Bragança e M. Nunes.
Se estiver a haver cabeça no que está a ser feito, será o Palhinha quem está à bica para sair e acabámos de renovar com a próxima dupla de meio campo.
E por cabeça, obviamente que a minha esperança é a cabeça do Amorim.
22 Outubro, 2021 at 23:10
Palinha sair? O jogador “mais imprescindível” da equipa. Espero que, a sair, saia para algo MUITO bom para ele e clube. Esta equipa órfã do Palhão vai sofrer muito. Se a ausência de p. Gonçalves foi o que foi, sem palhinha ou sem Coates (também já testado) vai ser uma valente bosta. MN e Bragança fazem a outra posição, não a 6 de palinha.
22 Outubro, 2021 at 12:41
Bom a transportar a bola para a frente, falso lento, chega bem a zonas adiantadas, e intenso. Tem ali algumas lacunas para emendar principalmente a nível do passe, da decisão e de ter de mandar uma bomboca de fora de área porque chuta bem. Por acaso, e devo ser dos poucos, não o acho melhor que o Bragança, até em termos defensivos onde se não me engano o Bragança apresenta melhores números em termos de recuperações de bola e afins, mas o Mateus encaixa melhor com o jogo do intocável Palhinha do que o Bragança (o sistema tático também o favorece mais).
22 Outubro, 2021 at 12:43
Não és.
22 Outubro, 2021 at 13:32
Fds eu a pensar que ia fazer um hot take afinal tenho de fazer outro. Hot take: não o acho melhor que o Wendel
22 Outubro, 2021 at 14:22
Eu também gosto mais do Bragança. É um jogador muito mais inteligente e que faz muito uso dessa inteligência em tudo (a defender e a atacar). O Bragança defende melhor que o M. Nunes porque percebe muito melhor o jogo. Posiciona-se muito melhor, percebe muito melhor quanto meter a bola. Não tem a velocidade do M. Nunes e por isso preenche menos terreno mas eu gosto mais da inteligência do Bragança.
Ele é bom no passe. Enquanto não teve jogos seguidos isso não se notava tanto e perdia muitas bolas, especialmente em zona de construção. Desde que entrou no ritmo que falha muito menos passes.
Por exemplo o Wendell era muito pior que ele no passe. Não acho que seja uma lacuna. Acho é que ele pode melhorar. Tal como o remate. É estranhíssimo porque ele rematava bem nos sub23. O Bragança é melhor que ele no passe mas mais uma vez, já o vi fazer cada cagada em zona de construção.
Enfim…lá está. Eu gosto muito do M. Nunes. Gosto mais do D. Bragança mas percebo porque é que o titular é o M. Nunes. Não percebo a falta de confiança e o medo que o Amorim parece ter em meter o Bragança no lugar do Nunes quando está a ganhar mas apertado…
22 Outubro, 2021 at 15:13
O problema do Wendel foi jogar com treinadores de merda, e com um Bruno que apagava toda a gente porque era muito melhor que o resto. O Mateus joga noutras condições, mas vi o Zenit no outro dia e o Wendel é muito melhor do que o que mostrou cá, tem mais qualidade que o Mateus quando chega à frente por exemplo, é mais rápido a progredir e solta melhor a bola.
A maior diferença entre o Mateus e o Bragança é o tamanho das pernas. Num meio campo a 2 dá mais, porque ocupa melhor o espaço, porque chega mais rápido, e faz tudo um pouco, tem também o pulmão necessário. A 3 o Bragança iria demonstrar que há uma clara diferença entre os dois, mas neste sistema o Mateus é o melhor para a equipa.
22 Outubro, 2021 at 16:41
Bragança precisa de “guarda-costas”.
Não é um 8, podia ser 10 e também não é um 6, não sendo mau a nada. É um bom problema para Amorim mas mau para ele próprio.
Mas tem qualidade para este plantel, espero que aumente a intensidade, tem bons professores por ali.
22 Outubro, 2021 at 16:49
Não concordo com nenhum dos 2…
Eu acho que o Bragança joga na boa num meio campo a 2 e acho que o receio do Amorim é injustificado.
Ao lado dele tanto pode jogar o Palhinha em jogos mais apertados como o M. Nunes apenas em jogos contra equipas mais fracas.
Se nós jogássemos num 442 clássico estaria de acordo convosco. Com 3 centrais em Portugal…pode jogar o Bragança na boa…o João Mário não cobre áreas de terreno muito maiores que ele e não teve problemas nem no Sporting nem agora nos Lamps. O Jorginho também não cobre áreas de terreno gigantes e joga (e de que maneira).
Há um paralelo lá em cima e joga com defesa a 4. Até o Vitinha já fez parte da dupla de meio campo e o porco não se saiu nada mal com isso.
Que me digam que o Amorim quer 2 médios cavalões que percorrem muito meio campo…isso é outra coisa. Não é que seja uma impossibilidade, é apenas uma vontade….
22 Outubro, 2021 at 17:41
Eu acho que encaixa melhor do que o Bragança no 11 por o Palhinha tem duas tábuas… O Bragança joga de cadeira, dá velocidade ao jogo através do passe, mas depois não tem capacidade para chegar atempadamente à área (tipo Paulinho) o Mateus já consegue correr por ali a fora a conduzir a bola e lançar o ataque rápido. O Mateus é melhor ofensivamente do que o Bragança por isso é que joga, pelo menos é a leitura que faço
22 Outubro, 2021 at 17:48
O Matheus joga porque é um 8 e o Palhinha é um 6.. e o Bragança é híbrido.
Contra equipas mais fáceis, mais fechadas, Bragança faz sentido, seja com Palhinha ou Reis. Fora disso está lá o Paulinho
22 Outubro, 2021 at 16:54
Aí és so tu
22 Outubro, 2021 at 17:42
O Wendel era bom cá e dava um estilo anos 80, saudades de ver aquele bigode de verde e branco.
22 Outubro, 2021 at 10:35
M NUNES tem características técnicas, físicas e tácticas que são, acredito, consensuais … a qualidade bem acima da média brota deste miúdo!
Aparentemente é também um miúdo disciplinado e humilde!
Neste contexto, a renovação por mais um ano e o merecido aumento salarial fazem todo o sentido!
Conjuntamente com as renovações do DANI e do PALHAO, está é, inequivocamente, uma excelente notícia!
Mais um jogador que, independentemente da sua enorme qualidade, cresceu muito por termos um treinador competente e com uns uevos bem grandes!
Vejam não só os miúdos em quem RUBEN não teve receio em apostar … e dizem me que ESSUGO e NAZINHO estão a ser cozinhados … mas atentem também, por exemplo, no enorme salto qualitativo que COATES, el CAPITAN, deu, e o enorme mérito de RA nesse capítulo — sistema de 3 centrais potência enormemente as características do nosso CAPITÃO!
A minha dúvida … o que acontecerá quando RA deixar o SPORTING …
1) continuaremos na mesma linha de boas aquisições ou
2) voltaremos à dança de treinadores e aquisições “top” como Bolasie e tantos outros ?!?!?
SL e viva o SPORTING !!!!!
22 Outubro, 2021 at 10:54
Eu continuo a achar que o Amorim não está assim tão certo com o Bragança…
Nem é só o ser ou não titular…é mesmo nos jogos mais apertados em que estamos a ganhar pela margem mínima ele tem uma dificuldade enorme em meter o Bragança. Curiosamente não acontecia no ano passado com o M. Nunes, que ele não tinha grandes stresses em meter no lugar do JM, por exemplo…
Eu acho que o Essugo não vai demorar a estar no plantel principal. Não me admirava nada de o ver subir com a saída do Palhinha. Sem o Palhinha sair pode ser que tenhamos a sorte de não haver clausula de compra obrigatória do Ugarte. O Nazinho vs Vinagre pode ser o mesmo…
22 Outubro, 2021 at 11:15
Clausula de compra obrigatória do Ugarte?
O gajo não está emprestado. Foi comprado e é nosso – 50%.
6,5M€ já tens de pagar e vais pagar mais um bom dinheiro para ter mais 30% – para ficares com os 80% que o Famalicão detinha.
22 Outubro, 2021 at 11:31
É?!
Foda-se….então esquece….
Eu pensava que tinha vindo emprestado. Ainda tive esperança que desfizessem essa cagada….
22 Outubro, 2021 at 11:28
O ano passado até havia uma estatistica que dizia que em X jogos que o Bragança entrou, mais de metade estávamos a perder e empatados e excepto um (se não me engano), acabámos por ganhar todos.
Por isso não acho que haja essa “falta de confiança” no Bragança quando os jogos estão apertados.
22 Outubro, 2021 at 11:35
Não estamos a falar do mesmo…
A perder/empatar, sim. Porque penso que na cabeça dele “arrisca” tudo para ganhar.
A confiança a sério num jogador não se vê nesses jogos. Vê-se quando estas a ganhar por 1 golo num jogo apertado. Aí sim tens a perder. E nesses casos o Bragança quase nunca entra ou só entra já no final. Aliás no ano passado quando entrou nestes casos acho que foi para o lugar o Ponta de lança…para jogar como falso 9…lembro-me disso 2 ou 3 vezes. Claro que o Amorim lá desistiu dessa ideia porque era estupido meter ali o homem.
Até quando está a ganhar por 2 ele adia bastante. Ainda agora tiveste exemplo disso na Turquia e há milhares desses. Com o M. Nunes de rastos e ele MUITO dificilmente o tira para meter o Bragança. E no ano passado não tinha grandes problemas em tirar o JM nesses jogos e meter o M. Nunes….
22 Outubro, 2021 at 11:37
Porque eu acho mesmo que o Amorim considera meter o Bragança um risco…é a ideia que as opções dele me transmitem.
Quantas vezes ele foi titular sem ter outros 2 médios? Normalmente quando foi estava sempre Palhinha e M. Nunes (João Mário no ano passado) e jogou +- com 3 a meio campo.
22 Outubro, 2021 at 11:02
O Tiago CL saberá responder melhor à questão tactica.
Apesar de jogarmos sempre no mesmo sistema, e aparentemente não termos plano B, o modelo é flexível o suficiente para que com bons executantes consigamos ganhar maioria dos jogos e disputar o jogo com formações superiores a nossa, no meu entender.
Agora, quando RA sair teremos várias situações que poderão alterar essa competitividade actual.
Um novo treinador quererá imprimir o seu cunho pessoal; poderá optar por outro modelo de jogo em que acredite mais do que este; terá seguramente que contar com outros jogadores visto que as contas não pernitirão a manutenção no plantel dos melhores jogadores; poderá não ter a mesma visão e entendimento da qualidade e capacidade de integração dos jovens da Academia na equipa principal.
O Sporting neste CD teve sempre ideias que quando postas em prática resultaram quase sempre em fracasso. O sucesso apareceu numa decisão desesperada na tentativa de evitar a pior classificação de sempre. Felizmente para o Sporting!
O projecto, está provado, é Ruben Amorim.
22 Outubro, 2021 at 11:44
Estaria disposto a meter dinheiro a sério em como um próximo treinador jogará em sistema diferente, pelo menos a prazo. Até poderia começar com 3 atrás para não fazer uma grande rutura mas a prazo passará para os normais 4 atrás. É de longe o sistema mais usado e é de longe o que é melhor interpretado pelos treinadores.
E sim…quase de certeza que volta a dança das cadeiras e as contratações “Adoc”. Até porque a questão das contratações acertadas está muito ligado ao Amorim, ao quanto ele acredita nelas e na segurança que o modelo do Sporting neste momento transmite e não ao valor intrínseco deles. Vinagre, Feddal, Paulinho, Nuno Santos, Esgaio, M. Reis…tudo gajos que num contexto estável e de confiança como este (não é só do ambiente, é também do sistema de jogo) se aguentam mas que num contexto menos estável dificilmente teriam arcaboiço. All In sem saber o que se está a fazer normalmente não “paga” 2 vezes seguidas….como se viu antes. O mais provável é voltarmos à dança das cadeiras rapidamente…
A não ser que se encha o peito de coragem e se vá buscar um treinador já consagrado…
22 Outubro, 2021 at 11:58
Treinadores a jogar bem com 3 centrais neste momento, que me lembre só o Conte, o Gasperini, Tuchel e o Nagelsmann…
Assim de repente não vejo mais ninguém a meter equipas a jogar mesmo bem com 3 centrais…
22 Outubro, 2021 at 22:39
Jorge Jesus
22 Outubro, 2021 at 10:56
Renovação justa para um jogador que evolui imenso no ultimo ano e hoje é indiscutível no Sporting e internacional PT.
Salário condizente com o seu estatuto atual.
Bonitas palavras, MAS não duvido que no Verão será um dos jogadores para fazer um bom/grande encaixe.
Para já fica seguro por aqui e vai ajudar o Sporting a lutar pelo seus objetivos.
22 Outubro, 2021 at 11:11
Não gostava de ver este gajo nos sub23… Parecia-me mais um “cona de sabão” que ali andava e, afinal, transformou-se num gajo com uma boa intensidade e competitividade.
Hoje é um jogador que gosto muito e que, acho, ainda tem uma boa margem para crescer e ser ainda melhor jogador!
22 Outubro, 2021 at 11:30
Bom trabalho.
22 Outubro, 2021 at 11:40
Boa noticia.
22 Outubro, 2021 at 12:21
Cada vez melhor de jogo para jogo.
Um diamante cada vez mais polido que ainda vai valer mais, muito mais.
Um dos melhores neste momento no plantel.
22 Outubro, 2021 at 12:45
Formalidade, na mais que isso… Renovou há um ano, voltou a renovar. É certo que há uma mudança no papel do plantel, mas não há margem para descontentamento ou urgência para impedir que saia por valores baixos visto que não mexeram na clausula. Não acho necessário, mas pronto mal também não faz
22 Outubro, 2021 at 13:14
60 milhões de cláusula.
Podíamos ter “abusado” um pouco mais, tendo em conta a idade do jogador, o crescimento que tem tido e o enorme potencial à frente dele, acho que na casa dos 80 milhões seria melhor.
22 Outubro, 2021 at 14:41
Calma em Janeiro faz-se nova renovação 🙂
22 Outubro, 2021 at 14:43
Se alguém desse 50M o Varandas até o levava às cavalitas…quanto mais 80….
22 Outubro, 2021 at 17:12
Mais que merecido. Qualidade, postura e entrega.
Olhando para a renovação do Bragança, vejo que estamos no bom caminho.
Há um projeto e continuo a achar que Amorim é a chave disto. Se fosse só pela direção, o passado não abona.
E não vou sofrer por antecipação. Comissões, vendas, etc. Renovou, é o que me interessa.
22 Outubro, 2021 at 22:41
Não tentes branquear.
23 Outubro, 2021 at 0:02
Por um lado faz-me confusão estas renovações praticamente anuais, pois deve implicar andar a pagar comissões por cada renovação.
Mas por outro lado faz sentido na evolução do crescimento do jogador ir subindo patamares, em vez de pagar balurdios por apenas potencial.
Jogador formação=x
Jogador sub23 com potencial equipa principal = x + x
Jogador equipa A suplente influente = x+x+x
Jogador equipa A titular = x + x + x + x
Os valores fixos poderiam ser mais ou menos iguais para cada patamar, havendo uma variação nos bónus, jogos, minutos, internacional, etc.