A equipa de hóquei em patins do Sporting Clube de Portugal venceu, ontem, o FC Porto por 2-3 nos quartos-de-final da Golden Cup, prova que se está a realizar na Corunha, em Espanha. Com este resultado, os Campeões Nacionais e Europeus asseguraram um lugar nas meias-finais, onde vão encontrar o OC Barcelos.

O Sporting CP entrou em pista com Ângelo Girão, Matías Platero, Gonzalo Romero, Ferran Font e Toni Pérez e a partida teve o equilíbrio e intensidade habituais de um clássico. Foram os Leões, no entanto, a inaugurar o marcador à passagem dos oito minutos. Um excelente trabalho de Ferran Font na direita culminou na assistência para Toni Pérez, à boca da baliza, desviar ao seu jeito habitual para o golo.

O FC Porto reagiu e começou a aproximar-se da baliza verde e branca, conquistando também algumas faltas. Aos 16 minutos, os dragões chegaram mesmo ao empate com Carlo Di Benedetto a ser o autor de um golo confuso. Pouco depois, Henrique Magalhães não aproveitou uma excelente oportunidade junto da baliza portista e, logo a seguir, Ezequiel Mena facturou para o 2-1.

A perder, o Sporting CP foi à procura do empate antes do intervalo e conseguiu. A quatro minutos do fim da primeira metade, um grande tiro de Ferran Font só parou no fundo das redes. No descanso, 2-2 no marcador e tudo em aberto.

A intensidade continuou para o segundo tempo e as duas equipas criaram ocasiões de golo. Uma dessas aconteceu aos 31 minutos, quando Matías Platero atirou para uma excelente intervenção do guarda-redes Xavi Malián. Aos 35 minutos, o Sporting CP chegou às dez faltas, mas Ângelo Girão defendeu o livre directo convertido por Gonçalo Alves. Do outro lado, Gonzalo Romero esteve a centímetros do golo após uma brilhante jogada individual, mas a bola passou ligeiramente ao lado.

O emblema de Alvalade estava bem e a crescer, conseguindo anular o ataque do FC Porto e, por vezes, assustar Xavi Malián. Aos 41 minutos, Henrique Magalhães acertou mesmo no ferro azul e branco e, não muitos instantes mais tarde, ficou por marcar um penálti por falta sofrida por João Souto. O FC Porto ainda conseguiu criar alguns lances perigosos nos minutos finais do tempo regulamentar, mas o 2-2 prevaleceu mesmo e o embate seguiu para prolongamento. Aí, voltou a ser o Sporting CP o conjunto mais forte, tendo conquistado a décima falta do FC Porto. Chamado a converter, Gonzalo Romero permitiu uma primeira defesa a Xavi Malián, mas não falhou na recarga e apontou o 2-3. Os dragões tentaram tudo para forçar o desempate por penáltis, mas não conseguiram e a vitória acabou mesmo por sorrir à equipa de Paulo Freitas.

O Sporting CP defronta o OC Barcelos este sábado, na Corunha, às 18h00 (hora de Portugal continental e Madeira). O vencedor deste encontro vai encontrar, na final de domingo, o HC Liceo ou o SL Benfica.

NOTA DA TASCA: numa época onde temos acumulado maus resultados contra os outros candidatos ao título, seria fantástico que esta vitória representasse uma mudança de chip e o regresso a sério de uma equipa que tantas alegrias já nos deu. Ontem, Girão voltou a ser Girão. É um óptimo sinal.