Interessante como ficaria o plantel e como funcionaria a rotatividade da equipa. Não sei como encaixará o Bragança nisto se é que encaixa. Com a saída de Palhinha e Matheus ficamos com Ugarte, Pote, Bragança e Morita e abria um lugar na frente… Vamos ver, podia ter feito isto antes, mas se resultar mais vale tarde do que nunca, se bem que acho que primeiro o podia ter experimentado à direita onde jogava o ano passado.
Eu não sou grande fã do modelo de jogo do Amorim…nunca fui. Ele deu resultados, isso não discuto…mas não é o estilo de futebol que gosto.
Defensivamente é muito sólido, tem controlo da bola e do jogo…mas é muito limitado. Parece sempre curto, parece que falta sempre coisas….
Defensivamente a equipa no primeiro ano era demasiado recuada, com linhas demasiado baixas para o que eu gosto. Era relativamente fácil um adversário acantonar a equipa no seu primeiro terço. Especialmente para uma equipa grande. No segundo ano subimos linhas mas nem somos uma equipa que pressione bem (estão 3 a pressionar que nem são particularmente rápidos, especialmente o Paulinho e tudo atrás deles parece completamente descoordenado e o espaço entre os 3 e o resto normalmente é enorme) nem temos uma defesa que seja rápida para defender tão alta.
Ofensivamente dependemos das bolas nas costas da defesa. No ano passado e este ano. Sendo que este ano temos o acréscimo de jogar muito para as alas que cruzam para o zé ninguém. Falta capacidade de ter bola com ritmo, de desiquilibrar por dentro em velocidade, falta gente no ultimo terço. Tudo muito empastelado, muita dificuldade em combinar rápido em espaços curtos, muito parados, setores muito longe…
Isto é a minha opinião. Não é o estilo que eu mais gosto. Acho que isso é evidente em 2 anos de comentários meus na tasca…eu gosto de modelos mais flexíveis e mais ofensivos, equipas com mais bola, com mais ritmo.
Com isto…vou à noticia.
Não estou a ver o Amorim passar a jogar com 2 na frente e 3 a meio campo. Precisaria de contratar 2 PL…e ele tem dificuldade em contratar 1, quanto mais. Além disso comprou um ala para jogar assim (Edwards), seria estranho agora mudar de modelo para um onde ele dificilmente encaixa.
Com isto, poderia passar o P. Gonçalves para um meio campo a 2. Mas assim fica a faltar pai 2 jogadores para jogar na frente. Um PL e 2 avançados para jogar atrás do PL. Ao mesmo tempo que tem o Bragança, supostamente o Morita, o Ugarte e Essugo, mesmo contando com a saída de M. Nunes e Palhinha….que não me parece nada liquido que tenhamos mercado para os 2.
Outra solução era abandonar a defesa a 3. Mas isso significa mudar radicalmente o sistema e o modelo de jogo. E os jogadores estão muito confortáveis assim. E era preciso uma mudança enorme no plantel…
Por isso….acho que isto é noticia de encher chouriços a não ser que esteja para sair Bragança, M. Nunes e Palhinha, todos ao mesmo tempo e que estejamos mesmo no mercado por 3 para a frente.
O que imagino de possivel maior transformação é mesmo um central destro, o Morita a juntar-se ao Bragança para jogar ao lado do Ugarte e o Essugo como suplente do Ugarte e compra de 1 PL e de 1 avançado para jogar atrás do PL.
Quanto à mudança de posição do Pote não me parece descabido. Tem um estilo de jogo parecido com o João Mário, e no papel tem melhor chegada à área do que o João Mário e do que o Mateus, que é algo que também nos tem faltado. Se vai resolver alguma coisa? Não, acho que não chega, continuam a faltar coisas diferentes. Um gajo na frente com capacidade de desbloquear sozinho. O Sarabia tinha lances de execução genial, o problema é que precisou de ter alguém que respondesse e muitas vezes não havia. O João Paulo não vale a pena bater mais no ceguinho, no outro dia vi o Sacamacca e pensei: “isto sim é um gajo que podia ter vindo para nós o ano passado” (o transfermarkt que o Presi usa, avaliava-o em 15M). Falta um gajo que numa finta, num remate marque golo. Rápido mas com o mínimo de responsabilidade tática (que parece ser o que falta ao Plata). E atrás falta tudo o que apontas. Acho que precisamos que a defesa volte a ser o que era o ano passado e que o ataque seja trabalhado. O Amorim tem de definir se quer jogar tanto na largura com o Paulinho a PdL ou se vai mudar um pouco as abordagens e dinâmicas.
O P. Gonçalves jogar a meio campo não é descabido. Parece-me dificil de vir verdadeiramente a acontecer…só isso.
Aliás, se fosse para isso o Morita não vinha fazer nada…Ou então o Essugo continua a não contar. Ou então já se convenceu a deixar o Bragança e a desamarrá-lo do Sporting…
Mas não disseste descabido. A tendência que mostrou este ano é que prefere jogadores físicos ao Bragança e o Pote, sendo que pouco é mais físico que o Bragança. Mais facilmente vejo isso do que o Amorim apostar num meio campo com Morita/Pote e Bragança. E se há coisa que o Amorim mostrou ser esta época foi que consegue ser casmurro até mais não.
Concordo. Tb não sou grande fã apesar de perceber que é um sistema bom para os resultadistas. Isto está mais que provado, sobretudo no nosso campeonatozinho. Na Europa é outra história.
Se é para manter a linha de 3 defesas, preferia que jogassemos em 3x5x2. Mas para isso seriam necessários 2 avançados rápidos, e bons tecnicamente e a finalizar, tipo Darwin, para que qd um descaísse numa ala o outro desmarcava-se para finalizar. Mas como avançados com essas características são caríssimos, se calhar temos mesmo de continuar a jogar no sistema actual que não sendo espectacular é bastante equilibrado.
Eu compreendo a utilização deste esquema e embora concorde que limita a equipa no plano ofensivo, a verdade é que defender a cinco resolve imensos problemas sobretudo ao nível da transição defensiva e no controlo da largura (e no controlo de cruzamentos consequentemente).
Se formos analisar a preceito, a maior parte dos golos sofridos pelo sporting nas épocas anteriores ao Amorim eram derivados destes momentos de jogo e aos esquemas táticos defensivos, porque em 85% dos jogos são estes os momentos em que as equipas pequenas em Portugal apostam para ferir os grandes.
Já no plano ofensivo, no jogo posicional que a equipa adopta, faltam de facto algumas coisas que, na minha opinião, limitam o nosso ataque.
Começando na construção, não ter um central destro capaz de assumir riscos na condução e no passe vertical (ao exemplo do que faz o M.Reis ou o Inácio à esquerda limita imenso a progressão da equipa para o momento seguinte. A verdade é que neste momento a equipa procura a troca de bola de forma paciente pelos defesas e médio defensivo mas mesmo quando encontram central livre (muita vezes o direito porque as outras equipas não andam a dormir) não há a aceleração que se impõe, não há a assunção de risco e por isso não se atrai pressão nem se liberta espaço para quem está entre a segunda e a terceira linha de pressão adversária receba e enquadre em condições favoráveis.
Neste momento também não gosto da forma como se posicionam os dois médios centro. O palha é limitado quando pressionado e normalmente os médios centros estão sempre marcados com referência individual, o que acontece na maioria dos casos é um passe dobrado para um dos centrais, algo normal. Depois o segundo médio (o M. Nunes) tem muitas vezes comportamentos de aproximação ao portador com os quais eu não concordo. E não concordo sobretudo por dois motivos, primeiro porque acontecem mesmo quando o portador (normalmente um dos centrais descaídos) está livre de pressão adversária próxima, ora isto para mim não faz sentido, se não existe pressão o central deve ativar condução e este médio tem que procurar movimentações ou contra movimentos para desorganizar a última linha adversária e ativar dinâmicas de terceiro homem para que alguém enquadre nestes espaços ou para que a estrutura defensiva adversária concentre e se abram espaços livres nos corredores laterais e isto não acontece. O M. Nunes sente se (pelas suas características) mais cómodo em receber fora do bloco adversário mas isso condiciona e dificulta a ação dos três elementos do setor ofensivo daí a tal sensação que estão muito longe ou numa ilha isolada, ora quando a isto se junta um posicionamento baixo dos alas… fica difícil ligar com sucesso para criar algo de jeito, sobram os contra movimentos com vista a profundidade ou a tradicional atração a um corredor para solicitar variação rápida para o corredor oposto… muito pouco para um clube como o nosso. Se a equipa contrária forma uma linha de cinco e bloco baixo, as coisas complicam se muito. Depois o segundo motivo diz respeito à transição defensiva, na minha opinião os nossos médios defensivos (seja ugarte ou palha) tem raio de ação suficiente para em conjuntos com os três centrais garantirem o equilíbrio necessário, por isso defendo que o segundo médio deve posicionar se sempre atrás da linha média adversária, numa “altura” superior ao primeiro médio e inferior ao avançado centro, colocando quatro ou cinco (se o ala do lado contrário à bola garantir largura e profundidade máxima) jogadores dentro do bloco adversário.
Na criação existem no sporting dois momentos que me preocupam, o primeiro é padronizado e já falei nele. Atração a um dos lados com bola a entrar na cobertura do médio próximo e variação direta para ala oposto. Não é um passe fácil de fazer mas a verdade é que são bastantes vezes, mas não consigo entender como é que não se colocam mais elementos na área contrária para criar mais perigo nestes momentos, a verdade é que a maior parte das vezes só temos um ou dois elementos a atacar os espaços de concretização e é manifestamente pouca gente para condicionar o controlo de cruzamentos do adversário. Vejam o city real e contém quantos elementos tem o city na área (muitas vezes estavam em superioridade numérica de 3×2 porque o real defende mal que doi). Nós estamos sempre em inferioridade e não contamos com ninguém especialmente apto para a finalização deste tipo de ataques.
Se excluirmos este padrão, sobram o ataque à profundidade (quando existe espaço para isso) que não me parece mal trabalhado (existem dinâmicas muito interessantes de contramovimentos) mas com os três habituais titulares (pote Paulinho e Sarabia) fica curto a nível de características individuais. Faz falta a meu ver alguém mais na linha do N. Santos para jogar à esquerda tornando o modelo simétrico na sua assimetria (Porro mais subido e agressivo na direita com um extremo mais interior e talhado para esses espaços e na esquerda oposto) e com isto mais difícil de anular.
Depois e por último, acho imperativo que se encontre um avançado diferente do Paulinho e do slimani, aguem móvel, capaz de assumir ações de desequilíbrio individual é que seja difícil de marcar. O Paulinho tem de facto, na minha opinião, um excelente entendimento nos movimentos de apoio e ligação mas é medíocre em tudo o resto, não possui capacidade de finalização, não saca um coelho da cartola, não é rápida na pressão nem no ataque à profundidade, não é apto no jogo aéreo… muito curto. Faz falta alguém diferenciado para esta posição.
Para mim mais do que mudar o modelo há sim a necessidade absoluta de três reforços com investimento significativo, um avançado, um central é um extremo diferenciados é que vão de encontro com as necessidades do modelo.
Mais havia a escrever mas torna se difícil explanar tudo num comentário, seria uma bela conversa de café ahahahah ainda faltava falar sobre as adaptações necessárias para se jogar nos restantes 15% dos jogos isto é, champions e entre grandes aqui em Portugal. Fica para uma próxima.
Falta o central destro que saiba sair a jogar e que dê outra capacidade à equipa de encontrar os espaços entre linhas dos 2 lados. O Inácio à direita não é um bom exemplo…”fecha” muito o campo. Mas depois também falta ao Sporting jogo interior para aproveitar quando ela entra. Porque mesmo assim ela entra por vezes entre-linhas mas depois esse jogador não tem soluções decentes ou não tem capacidade de executar com a velocidade que tinha de executar para aproveitar. Lá saí uma ou outra mas são casos raros no jogo. Não é um sistema, é ocasional. A quantidade de vezes que ela entra ali e vai para à ala (para depois se cruzar para ninguém) é…irritante…
O central que falamos tinha igualmente de ser rápido. Não temos nenhum (só o M. Reis, se o considerarmos central) e por isso as costas da defesa ficam expostas vezes demais.
No meio campo concordo. Se queremos pressionar, temos de libertar um dos médios e os alas. O Sporting pressiona com 3 e depois o meio campo e os alas estão normalmente longe e isso cria um fosso no meio que permite saírem a jogar. Basta uma equipa minimamente competente a fazê-lo que conseguem…passando o trio da frente alguém recebe à vontade (na ala ou no meio) e lá vem o ala ou o médio a correr a tentar pressionar, estando de origem a 10 metros. A isto, acresce também o que dizes. Os 2 médios a par e sendo o M. Nunes e o Palhinha que não são capazes de “trabalhar” em espaços curtos adensa o fosso entre a linha de 3 + os 2 e os 3 da frente. O Matheus ou se encosta atrás ou abre na ala…que é igualmente penalizador para a equipa. Gostava de saber quantos golos saíram das montes de vezes que o Matheus encosta na ala…
Depois na frente é como dizes. Ou encontramos a profundidade ou o plano é atrair para um lado e variar o flanco todo rápido. Mas mesmo conseguindo (passe tem de ser bom e boa recepção do ala, orientada e em velocidade) depois o ala que recebe 90% das vezes não tem uma boa solução. O Paulinho está à entrada da área ou escondido (para além de atacar pessimamente a bola), o P. Gonçalves ou o Sarabia (1 deles) está fora da área porque veio construir. Normalmente temos 2 gajos na área, sendo que um deles (ou os 2) são o P. Gonçalves e o Sarabia. Contra…6 ou 7 gajos deles.
Para além de um PL a sério e de um central, o Amorim tem de resolver estes problemas. Os alas têm de deixar de ter tanta tração atrás e passarem a ter tração à frente…para marcar presença na área e aumentarem o volume no ultimo terço…têm de estar lá os 2 (para além de eles na frente pressionarem muito mais). Do “quadrado” 2 médios e 2 avançados tem de se procurar muito mais mobilidade entre eles e muito mais “interação” entre eles e não 40 metros constantes entre eles. Defensivamente um dos médios que seja mais posicional tem de se “coordenar” com os 3 centrais para cobrir a área deixada pelos alas.
Depois temos de “quadrar” isto com a champions, onde os alas teriam de voltar a ser mais defesas que avançados e em que teríamos de ser sempre uma equipa de procurar a profundidade…para além de ser capaz de ter bola a espaços mas isso mesmo hoje em dia vamos conseguindo…
Enfim…isto também vai do gosto pessoal. Se em ano de titulo tantas vezes disse que não gosto muito desta forma do Sporting jogar, em ano sem titulo…isso é mais evidente. Mesmo tendo mudado um pouco, há muitos defeitos semelhantes e que foram ainda mais expostos com as mudanças….
Por acaso acho um sistema excelente. Admito que não seja espetacular, não é tão vertical (aliás, ele odeia jogo partido), mas é seguro.
É preciso ter na frente mais poder de fogo, pois a equipa chega com uma facilidade tremenda ao último terço.
E sim, defensivamente muito sólido e pressionados, se conseguimos sair e virar de frente, ui… mas claro, pede muito trabalho e QUALIDADE de passe nos jogadores.
Sinto o mesmo, somos incapazes de criar perigo contra equipas acantonadas.
Somos incapazes de fazer o carrossel com os 3 da frente e os 5 do meio-campo.
O carrossel é sempre entre os 3 de trás e os 5 do meio, com bola nas costas para os 3 da frente.
Confesso que não faço ideia como o fazer ou o que é que falta…
As melhoras equipas, como o Liverpool ou City, fazem-no de uma forma que até parece fácil… A bola parece desenhar W´s, quando circula em frente das defesas adversárias, que nem a cheiram, mas conseguem criar desiquilíbrios em 3 ou 4 metros, tipo andebol. Mesmo tecnicamente, os jogadores são muito mais rápidos a dominar a bola. Muitos deles, dominam com um pé e passam com o outro. Pode parecer ridículo, mas é a maior diferença que vejo em relação aos nossos jogadores. Os jogadores destas equipas, quando têm a posse de bola, parecem sempre ser dominantes, que têm mais do que uma opção, incluindo os defesas. No Sporting, por exemplo, só reconheço essa capacidade a Edwards, Porro, Pote, Sarabia e Bragança (Talvez Ugarte). Todos os outros parece que têm tijolos quando recebem a bola, perdendo tempo precioso nas trocas de bolas e criação de desiquilíbrios.
O Ugarte ás vezes também parece uma barata tonta com a bola nos pés. Mas é isso, falta velocidade e técnica a esta equipa. Por isso é que não se criam espaços, porque é tudo muito lento e previsível. Na defesa safa-se o Inácio, e esse é o problema dele, é o único que pode avançar com a bola e passar com qualidade, por isso é o único que o faz. Depois há o problema da lentidão do PdL e a incapacidade de se impor fisicamente, que nos tira a ameaça nos cruzamentos, aquilo ou sai uma cena perfeita ou esquece…
É isso, velocidade e execução técnica, de resto a tática não me parece ser problema.
Se olhares com atenção para uma equipa destas e depois vires um do Sporting vais ver, por exemplo, que nunca estão parados. A bola circula muito mais rápido, eles estão constantemente em movimento a preencher o espaço ou a abrir o espaço…além de que eles sabem onde está toda a gente, não têm de olhar 10 vezes antes de passar.
Claro que o Sporting nunca jogará ao ritmo que joga City ou Liverpool porque os seus jogadores executam todos mais de vagar do que eles. Mas…os do Sporting nem sabem bem onde está quem. Têm sempre de levantar a cabeça 3 vezes para encontrar a linha para onde vão passar. Para além de…lá está. Quer o City, quero o Liverpool sem PL enchem a área de jogadores. As defesas estão constantemente em sobressalto…pelos ar, pelo chão, em ruptura, cruzamento da linha, cruzamento a meio de meio campo para as costas ao 2º poste, etc…
É tudo muito mais coordenado, é tudo muito mais ritmado e treinado.
Não preciso de ir tão longe…no Porco deste ano, tudo é muito mais rápido e coordenado do que no Sporting. Não tanto como estas equipas, claro, mas é muito mais rápida a equipa deles…
Penso que na frente vai continuar com a porcaria do Paulinho, Edwards e o Ganês (não sei o nome) e recuar o Pedro Gonçalves. A tática vai ser a mesma. Ainda tem o Nuno Santos para jogar na frente. Mas penso que a equipa vai piorando de ano para ano, principalmente na frente de ataque. Tem de apostar nas camadas jovens ou tem de ir buscar mais jogadores. Um defesa central rápido e de caras titular, um ponta de lança de caras titular, senão vai ser uma desgraça para o ano que vem. Para ir buscar o Morita e recuar o Pedro Gonçalves, vai embora o Mateus Nunes. Já repararam que desde o Paulinho veio para a equipa o Pedro Gonçalves tem piorado cada vez mais. Se ele não corre também não preciso de correr e jogo sempre a titular. Os dois devem pensar desta maneira.
Este ano jogaram 4 médios. Saindo 2, “entram” Essugo e Morita. Porquê recuar Pedro Gonçalves? Notícia para entreter.
Vamos ver o que vale o puto ganês… na pré-época são todos os maiores e os treinadores apaixonados. Ainda me lembro de ler o JJ deslumbrado com o Labyad.
E pensar no Gil? É que o Porto está a quebrar, não se pode vacilar.
Porque não estou a ver o P. Gonçalves fazer o lugar do Ugarte e tenho dificuldade em ver um meio campo com Morita e Bragança ou Bragança e P. Gonçalves ou Morita e P. Gonçalves.
Se o Amorim nem coragem teve de fazer um meio campo Ugarte Bragança ou M. Nunes Bragança…quanto mais…
Mas no ano passado o M. Nunes já era o que entrava para o lugar do Palhinha e muitas vezes do JM…por isso era o suplente que parecia mais próximo da titularidade. Saindo o JM, acho que ninguém estranhou ser ele o titular…
Para o próximo ano passar para uma coisa de que este ano fugiu como do diabo da cruz….é mais estranho…
Nunca percebi porque é que o Pote jogou todo o ano à esquerda, quando mostrou não resultar e depois de um ano inteiro a marcar sobre o lado direito… Mas não parece que para o ano jogo diferente.
O Sarabia joga onde o põem, há direita ou à esquerda tem qualidade para fazer o que faz, até porque não lhe tira a capacidade de remate porque não é algo que faz muitas vezes.
não concordo. Apesar do Sarabia jogar muitas vezes pela esquerda na seleção espanhola, sempre que jogou pela esquerda no Sporting foi uma sombra daquilo que é quando joga pela direita.
Se eu já acho que ao Bragança falta um pouco de competitividade para um meio campo de 2 jogadores, bem, ao Pote falta tanta coisa… Intensidade, rotatividade, capacidade de luta, capacidade de sofrimento…
Sendo preciso, claro, é gajo para fazer um final de partida no meio campo porque tem muita qualidade com a bola e sabe ler o jogo. Mas não estou a ver o meio campo do Sporting, a dois, a funcionar sem gajos com, pelo menos, a intensidade que metem no jogo um Palhinha, um Ugarte e um Matheus.
Mas vamos ver.
Não digo, de maneira nenhuma, que o Pote não é capaz. Digo que terá de melhorar imenso a intensidade e ser bem mais competitivo. Terá características (e vontade) para isso?
Não sei dizer.
O Pote a época passada já era dos menos intensos dos que normalmente jogavam, e fez uma época brutal à conta de saber ler o jogo e estar no local certo à hora certa, sendo depois absolutamente eficaz.
Esta época falta-lhe, acima de tudo, a eficácia da época passada – falhou uns 10/12 golos que na época passada tinha concretizado e isso já o metia em números bem similares aos dessa época.
Preferia recuar Pote ligeiramente e dar-lhe liberdade como médio ofensivo. Permitir-lhe-ia jogar perto da baliza qd atacássemos e estaria mais envolvido na construção do jogo
Kakakakakakakakak se o Amorim tirar o melhor finalizador (de longe… Muito longe e este ano podes lhe agradecer a supertaça) dos últimos 30 metros do terreno é só mais uma demonstração que é um ÓTARIO amador.
Descendo ou não, cheira-me que eles comprarão o TT
É muito jovem e já fez boas exibições no clube, além disso 15 milhões para um histórico alemão com uma grande massa adepta não é muito dinheiro
Há sempre a possibilidade de outro clube Alemão querer ficar com ele, nesse caso é vendido por o preço que será acordado nessa nova negociação, isto se houver uma clausula que o “liberte” se o estugarda descer…
Gostei particularmente daquela do Palhinha ser reavaliado “em baixa” ou seja para o “amigo” mendes nos dar uma abébia na venda do Matheus Nunes temos de lhe oferecer um rebuçado chamado Palhinha…
Lindo!!! Que negociadores!!! Acho que uma destas nem o papá lhes perdoava se fosse na empresa da família, mas como o dinheiro não é deles, não tem importância, se continuarem com negócios destes dentro de 2 anos fingem que vão cagar e saem de fininho, porque dentro de 2 anos estará em vigor a 100% as novas normas financeiras da UEFA e os Clubes apenas podem dispor de 70% do que recebem para o orçamento das equipas o resto é também obrigatoriamente para abater divida…
Pois acredito, o que eu não acredito é que eles digam que se o valor não interessar não vendem, como o “maluco”, vão vender sempre seja pelo valor que for, senão ainda o mendes organizava outra “revolta” dos trabalhadores futebolísticos para os livrar da “servidão”….
Ah e não concordo com essa avaliação em baixa, internacional coisa que não era, semi-titular da seleção (dependente de como o eng acorda) e um campeonato brutal até se lesionar, estando agora a recuperar o ritmo….
O rendimento de Pote na frente tem sido decepcionamente. Assim temos um 2 em 1, mantemos PG e Paulinho como titulares e abrimos um lugar na frente de ataque para um novo avançado.
Não estou a ver Fatawu e Edwards a jogarem juntos pois obrigaria a que um deles ocupasse o lado esquerdo do ataque onde nenhum está a vontade.
Pote e Sarabia são os jogadores mais influentes do Sporting. É inegável que o Pote teve uma época de merda, ou então até teve boa época dadas as circunstâncias, depende do que se queira ver. Jogou de pé trocado, o que acho que lhe tirou muito jogo. O ano passado à direita era muito mais eficaz. Pode parecer pouco mas às vezes pode ser tudo.
Ele nunca foi um jogador muito intenso, mas na época passada pressionava, fechava linhas de passe e recuperava bolas, além claro de fazer muitos golos.
Esta época aquilo que noto mais é um maior desacerto nos passes o que também poderá ser resultado de uma quebra física da equipa que nestas condições movimenta-se menos e esconde-se mais. Ainda assim, naquilo que são os passes decisivos (assistências), os números são bons.
Se não tivéssemos experimentado um “SuperPote” na época passada se calhar agora estaríamos muito satisfeitos com os atuais números…
Não concordo nada com a tua visão sobre o Amorim, mas em relação ao Pote é bem verdade esta época teve duas paragens longas e isso teve muita influência no rendimento dele nesta parte final.
E é um daqueles casos em que o treinador para resolver tem de tentar dar-lhe minutos ao máximo se o enfia no banco ainda é pior.
Eu adoro o Bragança, é daqueles jogadores que todos os adeptos de futebol gostam porque é um regalo tecnicamente e pensa a uma velocidade acima da mediana mas da mesma forma que vejo as óbvias qualidades dele também tenho de reconhecer as óbvias dificuldades do seu jogo. O rapaz não tem dimensão física para este sporting, num meio campo a três era para jogar de cadeira mas no nosso meio campo e com o raio de ação que lhe impõe não vejo nele capacidade para jogar ali.
Já sei que me vão maltratar aqui na tasca pelo que vou dizer mas a verdade é que um jogador na linha do Fábio Vieira era o ideal para aquela posição. Não tem grande físico, tão como o Bragança, mas ao contrário deste, o Fábio sabe usar o corpo, sabe usar os braços e impor posição, tem rotação é um raio de ação muito mais amplo e salvo erro é mais novo.
Para calçar neste Sporting o Daniel vai ter de ganhar essas valência e o tempo urge. Tem de ganhar outra agressividade, mesmo com o pouco cabedal que tem pode e deve ser mais “esperto” a abordar os lances e a impor posição se quiser contar para o totobola. Até agora, nas poucas oportunidades que vai tendo ainda não me mostrou essa evolução e até lá vai ser difícil para ele.
Outro exemplo de alguém que também tem de evoluir nesse aspeto é o próprio G.Inácio. Adoro-o e acho um central cheio de potencial, mas não defendesse num esquema de três centrais e teria muitas mas mesmo muitas dificuldades devido a estas lacunas.
Acho que com o Amorim jogava tanto o Bragança como o Vitinha. O Fábio eventualmente jogaria porque joga mais à frente. No meio campo do Sporting também não (pelo menos este ano…veremos se o Amorim evolui como evoluiu o Ceição).
Acho é que o Amorim está errado quando anda a carregar o meio campo de maratonistas com uma defesa a 3. E exemplo disso é o porto que com uma defesa a 4 e fraca tem 2 no meio, nenhum deles um tanque, e sofre tantos golos como nós…
O problema não é o físico do Bragança, é a dinâmica do resto da equipa.
exatamente o que eu ía responder. O vitinha neste sistema do Amorim era banco e isso diz muito do quão debilitado este sistema é. Está mais do que na hora de adotar um sistema com 3 médios. No entanto, não acredito que vá acontecer.
Eu falei no físico e comparei-o ao físico do F.Veira, para mim ambos têm perfis físicos mais ou menos idênticos (a olhómetro acho o Vieira mais alto mas posso estar enganado). Mas a intensidade com que jogam é a meu ver diferente. O Fábio impõe a sua posição nos duelos de forma muito mais competente relativamente ao Bragança, consegue ganhar inúmeros duelos com Jogadores mais fortes fisicamente do que ele porque faz uso do corpo e dos braços de forma exímia e tem um timing de saída na bola mais coerente do que o Bragança.
O Daniel não tem falta de vontade nem empenho, não para de correr, da tudo o que tem. Por vezes a vontade de mostrar serviço até o trai no sentido em que sai na contenção em timing incorretos e à queima exatamente pela vontade que tem de mostrar mais. Mas vejam o último Porto sporting e comparem-nos. Isto com a Bragança a entrar tarde é más horas logo mais fresco.
Na minha opinião precisávamos de um jogador com aquele perfil técnico táctico. Um jogador refinado tecnicamente e capaz de executar bem em espaços reduzidos e com boa chegada mas ao mesmo tempo agressivo nos duelos é que não fosse tão frágil nesse aspeto como é o Daniel.
O Vitinha também é muito craque, mas esse na minha opinião (não necessariamente a opinião do Sérgio arruaceiro mas a minha) é para jogar mais à frente. Define de forma soberba e é um perigo à solta se enquadra nos últimos 25 30 metros. Tivesse o Bragança essa capacidade e poderia jogar na posição de extremo direito (lá está com o Porro desse lado à largura)
Repito para mim o Bragança é um craque, mas percebo que o modelo não o favorece, infelizmente.
O Bragança recupera muitas bolas. Quando joga recupera mais bolas que o M. Nunes. Porque é inteligente e muito mais rápido a executar.
Eu não concordo contigo. O Bragança ou o F. Vieira ou o Vitinha…todos sabem usar o corpo que têm, nenhum deles tem nisso a sua maior arma.
Nenhum deles jogaria com o Amorim se o Amorim escolhe ter 2 cavalos a meio campo e um estilo de jogo como o que temos.
O que eu acho errado é isso…ter um modelo de jogo e um estilo de jogo que não valoriza os melhores jogadores mas sim os que correm mais. E depois…….é um futebol perro e de bolas em balão da defesa para as costas da outra defesa ou bolas longas de uma ala para a outra para centrarem para ninguém. Acho particularmente desnecessário para uma equipa que joga com 3 centrais e muitas vezes com uma linha de 5 atrás.
Talvez ter um trio da frente mais intenso e rápido também na frente ajuda-se a poder ter um meio campo que construa…mas aí voltamos a bater outra vez no ceguinho….
Tenho sempre muita dificuldade em perceber porque é que uma equipa grande tem de ter um meio campo onde se privilegia o físico ao jogador de futebol. Olho para as equipas grandes que conheço por essa europa fora….e parece que o mais importante é sempre ter jogadores que sabem bem jogar e ter a bola. Não sei porque é que o Sporting será diferente. O porco era igual e passaram de S. Oliveira (ou Herrera) e Danilo para Uribe e Vitinha e a equipa joga incomparavelmente melhor. E não é estranho…
Eu percebo o teu argumento é até te digo mais, não há muito tempo atrás concordava contigo a 100%. Se tivesse tido esta conversa contigo há três ou quatro anos atrás estava aqui a dizer que para mim o 6 do sporting devia ser o Daniel, mas a verdade é que mudei um pouco de opinião.
Hoje em dia acho que qualidade tem vários vetores e a mescla que resulta dos mesmos enquadrará com o que se pretende taticamente ao nível das missões táticas individuais é que define a adequação/qualidade do jogador para a equipa em questão.
Para mim também é óbvio que o Daniel, o fabio ou o Vitinha não tem na utilização do corpo as duas maiores armas… essas são, sem dúvida, a qualidade técnica e cognitiva que todos eles possuem em barda, mas la está, de todos, para mim, o Fabio é aquele que está mais completo sobretudo porque alia a essa qualidade uma capacidade acima dos outros dois no que respeita à utilização do corpo e à rotação que da ao seu jogo. Mas isto opinião são sempre subjectivas 😉
Espero sinceramente que o Daniel continue convosco é que tenha mais oportunidades para crescer no que lhe falta. O resto já ele tem.
Mas o que é que interessa mais? Dimensão física ou inteligência e rapidez de execução? O miúdo recebe a bola já a saber em quem a vai colocar. E bem, na maior parte das vezes. Faz passes a rasgar. Desmarca colegas. Tudo num abrir e fechar de olhos. Só retém bola se não tiver a quem passar. O jogo é tão mais fluído com ele em campo. Quem tem que ter dimensão física são os trincos. O Palhinha, o Ugarte.
Mas o Amorim não acha isso importante, fazer o quê? Gosta que a equipa tenha muito tempo a bola. Nem que seja a mastigar, a engonhar, a pastar. Um bocejo ver o Sporting jogar. Dizem por aqui que estamos melhor do que no ano passado. Não concordo nada.
Por mim, equipa com que se devia entrar em campo:
Adán
Porro, Inácio, Coates, Feddal (sim, Feddal), Nuno Santos
Ugarte, Bragança
Sarabia, Pote, Jovane
Slim… Paulinho (para fazer a vontade ao Amorim, porque com tanta qualidade no meio campo, nem que marcasse de ricochete de um dos remates dos três que estariam atrás dele)
Xi, dá, sim, que não contei com o que não conta para nada. Tire-se o Paulinho, pronto. Assimcumássim… O Amorim que se deixe de caprichos e ponha o amigo no banco.
O Bragança é muito bom tecnicamente, e desenha muito bem os passes de ruptura, mas falta-lhe muita coisa (ainda, espero). Vejam o segundo golo do Benfica… ele ia a meio, vê os dois jogadores do Benfica sózinhos na direita e em vez de se colocar para interceptar o passe que se adivinhava, foi atrás dos nossos defesas que perseguiam os que levavam a bola pela linha lateral esquerda…como se tivesse alguma possibilidade de intervir no lance desse lado..;para um médio, não tem a noção mínima de cnbertura do espaço defensivo…é por isso, e não só pela questão física, que ele anda frequentemente a correr de uma lado para o outro e raramente intercepta as jogadas do adversário…não sabe colocar-se defensivamente…espero que aprenda, senão…
Portanto diz o artigo que o meio campo do Sporting pro ano será Ugarte, Bragança, Pote e Morita…das duas uma, ou é verdade ou é mentira. A ser verdade é só ridículo. A ser mentira, como eu acredito, é não ligar e seguir.
So para ficar claro, não tenho contra a passagem de Pote para o meio. Agora o resto…
Não discordo do posicionamento do Pote a 8, se repararem o M. Nunes aparece nas coisas da defesa vindo de trás, o Tabata no meio faz o mesmo, o Pote tbm terá esse espaço para aparecer, que é onde ele é mais forte. Com a equipa mais subida como temos este ano, talvez seja a melhor hipótese para o Pote.
Contrapartida, tem que equilibrar a equipa de outra forma. O outro médio mais fixo ou o lateral fechar o meio campo e o central o flanco do lateral.
Isto no papel é bonito, mas depois no campo eles mexem se, por isso vale o que vale, ele que experimente.
Plantel 22/23
Gk: Adan, APaulo, Calai
DC: Coates, Inácio, Neto, Reis e contratar um central destro, rápido e de preferência com joga aéreo decente.
LatD: Porro, Esgaio e Esteves
LatE: Reis, N. Santos e vinagre
Meio campo: Ugarte, Dani, Moreira, Essugo e Pote
Extremos: Tabata, Edwards, Issahaku, geny (Tabata para mim não serve para extremo, é ir buscar alguém com explosão, que traga rasgo ao jogo, até o Plata servia)
PL: Pequeno Paulo, R. Ribeiro e contratação de um jogador tipo Slimani, mas que o treinador goste, e tenha potencial para valorização
Pote a princípio vinha jogar no meio e não na frente de ataque, tanto que se debateu parecenças com Bruno Fernandes.
Passado quase 2 anos esta opção parece estranha, até pelo rendimento que ele teve na frente de ataque e como o RA extraiu o melhor dele. (Mesmo numa má época , tem números bons)
Já agora so uma coisa rápida.
40M€ Nuno mendes
30M€ Liga Campeões
20M€ leão
Ainda se fala na saída de Palhinha (20?) e Matheus nunes (40)…ja para não falar de um ou outro negócio que se possa fazer…
É bom que fique registado.
Detesto este modelo, mas está visto que o RA não abdica dele.
Os três na frente está esgotado e todos sabem como jogamos.
Assim, uma pequena alteração, meio campo a três e dois na frente não seria de todo descabido.
Aliás, era o que deveria ter sido feito em muitos jogos nesta época.
Temos jogadores para jogar assim, queira o mister.
Jogámos mal, porque o Bragança e o Matheus jogaram em zonas onde se sentem desconfortáveis e não dão 1/10 do que podiam dar ao jogo. O Matheus jogou muito encostado à ala e o Bragança jogou muito adiantado.
Não acredito minimamente que isto vá acontecer.
Mais facilmente caminharíamos para um jogo sem PL, à Barcelona de outros tempos, como temos vindo a utilizar à força.
Homem por homem, parece-me mais provável.
Sai Sarabia, entra Edwards
(Se) Sai Palhinha entra Ugarte, sobe Essugo/Bragança
(Se) Sai Matheus Nunes entra Morita/Bragança/Tabata.
Juntar Rodrigo Ribeiro à equação.
Juntar o tal central Direito de qualidade
Não acredito em nenhuma revolução.
Pote tem de jogar perto da baliza porque marca golos com uma facilidade sobrenatural.
Esta época, mesmo muito distante da anterior, tem tantos golos como o João Paulo.
O Daniel Bragança tem de se fazer à vida. No Sporting, entenda-se. Talento não lhe falta, mas falta-lhe influência e intensidade. Tem de render mais, tem de aumentar o raio de acção e o impacto no jogo.
Esta época, o plantel tem 4 médios com características que não se repetem: o Ugarte parece o Palhinha mas é muito diferente, o Bragança, então, é totalmente diferente do Matheus Nunes. Espero que não se cometa o mesmo erro.
Outra coisa: saírem Palhinha e M Nunes significa menos 2 jogadores altos nas bolas paradas e as nossas bolas paradas ofensivas na primeira época resultaram muito pela presença do Coates com o Feddal, o Inácio, o Palhinha, o M Nunes e o Paulinho ou TT. É muita gente acima de 1 e 80.
Ora bem, O Bruno Paz que tem um potencial enorme e está a fazer uma temporada muito interessante no Farense depois da lesão pelos vistos já nem conta mas temos uns milhõezitos para dar por um japonês do Sta Clara.
Tem 21 jogos esta temporada, 16 como titular…Não me digas que conseguiu enganar o treinador do farense… Correr feito barata tonta como o Paulinho não é sinal de jogar melhor. há quem prefira jogar inteligente.
Tem 21 jogos esta temporada, 16 como titular…Não me digas que conseguiu enganar o treinador do farense… Correr feito barata tonta como o Paulinho não é sinal de jogar melhor. há quem prefira jogar inteligente.
Segundo, Pote tem uma dimensão física ainda pior do que aquela que se diz do Bragança. Eu acho que o Bragança dá tudo no meio campo, corre atrás, joga com inteligência, é o jogador com mais técnica do meio campo e que o entende melhor o que fazer com bola. Pote andou lesionado, mais ainda assim teve bons números… Quando voltar a ganhar a sua confiança, voltará às grandes exibições.
Paulinho é um caso perdido, pelo que, já que Slimani não conta, que fiquem com o TT e que se aproveite para o desenvolver como falso 9 ou extremo esquerdo para aproveitar a sua aptidão física.
Num meio campo a dois, já foi dito aqui centenas de vezes que é curto. Deixa muitos espaços entre a defesa e o meio campo e entre o meio campo e o ataque. É difícil ligar os setores, a inferioridade numérica no meio campo faz com que haja inferioridade numérica em todo o lado no campo porque jogamos com 3 centrais sempre no mesmo raio de ação, falta sempre um a pressionar na ala sem deixar uma cratera no meio campo.
Está na hora de abandonar os 3 centrais e dar força e restabelecer uma igualdade numérica no meio campo. Caso contrário vamos desperdiçar talento e vamos andar amarrados a uma tática rígida e que não tira o melhor dos jogadores que temos.
Bragança é para jogar de cadeirinha com o Ugarte a lutar no meio campo e se quiserem, com o Pote mais à frente a cirucular bola pelas alas e a aparecer pela zona central no último terço. Como dizem ali em cima, Vitinha seria banco no Sporting por e simplesmente por causa da tática. Vitinha seria banco no ano passado e nos outros anos no porko por causa da tática do cão raivoso… Os frutos que a inovação lhe trouxe conjugada com um claro aproveitamento da filha da putice de alguns jogadores, algo que já vinha a ser trabalhado desde o ano passado em que o filho do treinador, a cobra cuspideira, mergulhava a qualquer contacto. Não importa, se eles se sentem bem a fazer isso, que o façam, mas depois acontece como na história do Pedro e do Lobo.
Já aqui disse o ano passado, antes do cêpo Paulinho: lá para a frente: Olunga, Michael Olunga, que anda perdido pelas arábias e marca que se farta… Ah, e só tem 28 anos….
Ó Rúben, abre a pestana mano !!! Estamos contigo !!!
Este post está épico! Quando no próximo ano andarmos às cavalitas dos golos do
Pote novamente, vou fazer questão de vos lembrar que recuar o Pote era uma grande ideia!
28 Abril, 2022 at 9:40
Não sei porque não nunca experimentou já esta época pelo lugar do Mateus Nunes, só para ver se melhorava de rendimento e dava nova confiança.
28 Abril, 2022 at 9:59
Interessante como ficaria o plantel e como funcionaria a rotatividade da equipa. Não sei como encaixará o Bragança nisto se é que encaixa. Com a saída de Palhinha e Matheus ficamos com Ugarte, Pote, Bragança e Morita e abria um lugar na frente… Vamos ver, podia ter feito isto antes, mas se resultar mais vale tarde do que nunca, se bem que acho que primeiro o podia ter experimentado à direita onde jogava o ano passado.
28 Abril, 2022 at 10:00
Tenho muitas duvidas.
Eu não sou grande fã do modelo de jogo do Amorim…nunca fui. Ele deu resultados, isso não discuto…mas não é o estilo de futebol que gosto.
Defensivamente é muito sólido, tem controlo da bola e do jogo…mas é muito limitado. Parece sempre curto, parece que falta sempre coisas….
Defensivamente a equipa no primeiro ano era demasiado recuada, com linhas demasiado baixas para o que eu gosto. Era relativamente fácil um adversário acantonar a equipa no seu primeiro terço. Especialmente para uma equipa grande. No segundo ano subimos linhas mas nem somos uma equipa que pressione bem (estão 3 a pressionar que nem são particularmente rápidos, especialmente o Paulinho e tudo atrás deles parece completamente descoordenado e o espaço entre os 3 e o resto normalmente é enorme) nem temos uma defesa que seja rápida para defender tão alta.
Ofensivamente dependemos das bolas nas costas da defesa. No ano passado e este ano. Sendo que este ano temos o acréscimo de jogar muito para as alas que cruzam para o zé ninguém. Falta capacidade de ter bola com ritmo, de desiquilibrar por dentro em velocidade, falta gente no ultimo terço. Tudo muito empastelado, muita dificuldade em combinar rápido em espaços curtos, muito parados, setores muito longe…
Isto é a minha opinião. Não é o estilo que eu mais gosto. Acho que isso é evidente em 2 anos de comentários meus na tasca…eu gosto de modelos mais flexíveis e mais ofensivos, equipas com mais bola, com mais ritmo.
Com isto…vou à noticia.
Não estou a ver o Amorim passar a jogar com 2 na frente e 3 a meio campo. Precisaria de contratar 2 PL…e ele tem dificuldade em contratar 1, quanto mais. Além disso comprou um ala para jogar assim (Edwards), seria estranho agora mudar de modelo para um onde ele dificilmente encaixa.
Com isto, poderia passar o P. Gonçalves para um meio campo a 2. Mas assim fica a faltar pai 2 jogadores para jogar na frente. Um PL e 2 avançados para jogar atrás do PL. Ao mesmo tempo que tem o Bragança, supostamente o Morita, o Ugarte e Essugo, mesmo contando com a saída de M. Nunes e Palhinha….que não me parece nada liquido que tenhamos mercado para os 2.
Outra solução era abandonar a defesa a 3. Mas isso significa mudar radicalmente o sistema e o modelo de jogo. E os jogadores estão muito confortáveis assim. E era preciso uma mudança enorme no plantel…
Por isso….acho que isto é noticia de encher chouriços a não ser que esteja para sair Bragança, M. Nunes e Palhinha, todos ao mesmo tempo e que estejamos mesmo no mercado por 3 para a frente.
O que imagino de possivel maior transformação é mesmo um central destro, o Morita a juntar-se ao Bragança para jogar ao lado do Ugarte e o Essugo como suplente do Ugarte e compra de 1 PL e de 1 avançado para jogar atrás do PL.
28 Abril, 2022 at 10:31
Quanto à mudança de posição do Pote não me parece descabido. Tem um estilo de jogo parecido com o João Mário, e no papel tem melhor chegada à área do que o João Mário e do que o Mateus, que é algo que também nos tem faltado. Se vai resolver alguma coisa? Não, acho que não chega, continuam a faltar coisas diferentes. Um gajo na frente com capacidade de desbloquear sozinho. O Sarabia tinha lances de execução genial, o problema é que precisou de ter alguém que respondesse e muitas vezes não havia. O João Paulo não vale a pena bater mais no ceguinho, no outro dia vi o Sacamacca e pensei: “isto sim é um gajo que podia ter vindo para nós o ano passado” (o transfermarkt que o Presi usa, avaliava-o em 15M). Falta um gajo que numa finta, num remate marque golo. Rápido mas com o mínimo de responsabilidade tática (que parece ser o que falta ao Plata). E atrás falta tudo o que apontas. Acho que precisamos que a defesa volte a ser o que era o ano passado e que o ataque seja trabalhado. O Amorim tem de definir se quer jogar tanto na largura com o Paulinho a PdL ou se vai mudar um pouco as abordagens e dinâmicas.
28 Abril, 2022 at 10:42
O P. Gonçalves jogar a meio campo não é descabido. Parece-me dificil de vir verdadeiramente a acontecer…só isso.
Aliás, se fosse para isso o Morita não vinha fazer nada…Ou então o Essugo continua a não contar. Ou então já se convenceu a deixar o Bragança e a desamarrá-lo do Sporting…
28 Abril, 2022 at 10:43
Descer o P. Gonçalves e dispensar o Bragança seria particularmente irritante e triste….
28 Abril, 2022 at 10:48
E estúpido pq com as saídas previstas, o nosso melhor meio-campo recairia na ligação Pote-Bragança escudados por Ugarte.
28 Abril, 2022 at 11:22
Mas não disseste descabido. A tendência que mostrou este ano é que prefere jogadores físicos ao Bragança e o Pote, sendo que pouco é mais físico que o Bragança. Mais facilmente vejo isso do que o Amorim apostar num meio campo com Morita/Pote e Bragança. E se há coisa que o Amorim mostrou ser esta época foi que consegue ser casmurro até mais não.
28 Abril, 2022 at 10:45
Concordo. Tb não sou grande fã apesar de perceber que é um sistema bom para os resultadistas. Isto está mais que provado, sobretudo no nosso campeonatozinho. Na Europa é outra história.
Se é para manter a linha de 3 defesas, preferia que jogassemos em 3x5x2. Mas para isso seriam necessários 2 avançados rápidos, e bons tecnicamente e a finalizar, tipo Darwin, para que qd um descaísse numa ala o outro desmarcava-se para finalizar. Mas como avançados com essas características são caríssimos, se calhar temos mesmo de continuar a jogar no sistema actual que não sendo espectacular é bastante equilibrado.
28 Abril, 2022 at 11:58
Eu compreendo a utilização deste esquema e embora concorde que limita a equipa no plano ofensivo, a verdade é que defender a cinco resolve imensos problemas sobretudo ao nível da transição defensiva e no controlo da largura (e no controlo de cruzamentos consequentemente).
Se formos analisar a preceito, a maior parte dos golos sofridos pelo sporting nas épocas anteriores ao Amorim eram derivados destes momentos de jogo e aos esquemas táticos defensivos, porque em 85% dos jogos são estes os momentos em que as equipas pequenas em Portugal apostam para ferir os grandes.
Já no plano ofensivo, no jogo posicional que a equipa adopta, faltam de facto algumas coisas que, na minha opinião, limitam o nosso ataque.
Começando na construção, não ter um central destro capaz de assumir riscos na condução e no passe vertical (ao exemplo do que faz o M.Reis ou o Inácio à esquerda limita imenso a progressão da equipa para o momento seguinte. A verdade é que neste momento a equipa procura a troca de bola de forma paciente pelos defesas e médio defensivo mas mesmo quando encontram central livre (muita vezes o direito porque as outras equipas não andam a dormir) não há a aceleração que se impõe, não há a assunção de risco e por isso não se atrai pressão nem se liberta espaço para quem está entre a segunda e a terceira linha de pressão adversária receba e enquadre em condições favoráveis.
Neste momento também não gosto da forma como se posicionam os dois médios centro. O palha é limitado quando pressionado e normalmente os médios centros estão sempre marcados com referência individual, o que acontece na maioria dos casos é um passe dobrado para um dos centrais, algo normal. Depois o segundo médio (o M. Nunes) tem muitas vezes comportamentos de aproximação ao portador com os quais eu não concordo. E não concordo sobretudo por dois motivos, primeiro porque acontecem mesmo quando o portador (normalmente um dos centrais descaídos) está livre de pressão adversária próxima, ora isto para mim não faz sentido, se não existe pressão o central deve ativar condução e este médio tem que procurar movimentações ou contra movimentos para desorganizar a última linha adversária e ativar dinâmicas de terceiro homem para que alguém enquadre nestes espaços ou para que a estrutura defensiva adversária concentre e se abram espaços livres nos corredores laterais e isto não acontece. O M. Nunes sente se (pelas suas características) mais cómodo em receber fora do bloco adversário mas isso condiciona e dificulta a ação dos três elementos do setor ofensivo daí a tal sensação que estão muito longe ou numa ilha isolada, ora quando a isto se junta um posicionamento baixo dos alas… fica difícil ligar com sucesso para criar algo de jeito, sobram os contra movimentos com vista a profundidade ou a tradicional atração a um corredor para solicitar variação rápida para o corredor oposto… muito pouco para um clube como o nosso. Se a equipa contrária forma uma linha de cinco e bloco baixo, as coisas complicam se muito. Depois o segundo motivo diz respeito à transição defensiva, na minha opinião os nossos médios defensivos (seja ugarte ou palha) tem raio de ação suficiente para em conjuntos com os três centrais garantirem o equilíbrio necessário, por isso defendo que o segundo médio deve posicionar se sempre atrás da linha média adversária, numa “altura” superior ao primeiro médio e inferior ao avançado centro, colocando quatro ou cinco (se o ala do lado contrário à bola garantir largura e profundidade máxima) jogadores dentro do bloco adversário.
Na criação existem no sporting dois momentos que me preocupam, o primeiro é padronizado e já falei nele. Atração a um dos lados com bola a entrar na cobertura do médio próximo e variação direta para ala oposto. Não é um passe fácil de fazer mas a verdade é que são bastantes vezes, mas não consigo entender como é que não se colocam mais elementos na área contrária para criar mais perigo nestes momentos, a verdade é que a maior parte das vezes só temos um ou dois elementos a atacar os espaços de concretização e é manifestamente pouca gente para condicionar o controlo de cruzamentos do adversário. Vejam o city real e contém quantos elementos tem o city na área (muitas vezes estavam em superioridade numérica de 3×2 porque o real defende mal que doi). Nós estamos sempre em inferioridade e não contamos com ninguém especialmente apto para a finalização deste tipo de ataques.
Se excluirmos este padrão, sobram o ataque à profundidade (quando existe espaço para isso) que não me parece mal trabalhado (existem dinâmicas muito interessantes de contramovimentos) mas com os três habituais titulares (pote Paulinho e Sarabia) fica curto a nível de características individuais. Faz falta a meu ver alguém mais na linha do N. Santos para jogar à esquerda tornando o modelo simétrico na sua assimetria (Porro mais subido e agressivo na direita com um extremo mais interior e talhado para esses espaços e na esquerda oposto) e com isto mais difícil de anular.
Depois e por último, acho imperativo que se encontre um avançado diferente do Paulinho e do slimani, aguem móvel, capaz de assumir ações de desequilíbrio individual é que seja difícil de marcar. O Paulinho tem de facto, na minha opinião, um excelente entendimento nos movimentos de apoio e ligação mas é medíocre em tudo o resto, não possui capacidade de finalização, não saca um coelho da cartola, não é rápida na pressão nem no ataque à profundidade, não é apto no jogo aéreo… muito curto. Faz falta alguém diferenciado para esta posição.
Para mim mais do que mudar o modelo há sim a necessidade absoluta de três reforços com investimento significativo, um avançado, um central é um extremo diferenciados é que vão de encontro com as necessidades do modelo.
Mais havia a escrever mas torna se difícil explanar tudo num comentário, seria uma bela conversa de café ahahahah ainda faltava falar sobre as adaptações necessárias para se jogar nos restantes 15% dos jogos isto é, champions e entre grandes aqui em Portugal. Fica para uma próxima.
Venham mais postas destas cherba
SL
28 Abril, 2022 at 12:03
Perdoem me os erros ortográficos, isto de escrever no telemóvel é uma desgraça, aliada ao corretor automático dá nestas coisas 🙂
SL
28 Abril, 2022 at 12:22
E exatamente o que eu acho do Sporting.
O Sporting é uma equipa limitada…presa….
Falta o central destro que saiba sair a jogar e que dê outra capacidade à equipa de encontrar os espaços entre linhas dos 2 lados. O Inácio à direita não é um bom exemplo…”fecha” muito o campo. Mas depois também falta ao Sporting jogo interior para aproveitar quando ela entra. Porque mesmo assim ela entra por vezes entre-linhas mas depois esse jogador não tem soluções decentes ou não tem capacidade de executar com a velocidade que tinha de executar para aproveitar. Lá saí uma ou outra mas são casos raros no jogo. Não é um sistema, é ocasional. A quantidade de vezes que ela entra ali e vai para à ala (para depois se cruzar para ninguém) é…irritante…
O central que falamos tinha igualmente de ser rápido. Não temos nenhum (só o M. Reis, se o considerarmos central) e por isso as costas da defesa ficam expostas vezes demais.
No meio campo concordo. Se queremos pressionar, temos de libertar um dos médios e os alas. O Sporting pressiona com 3 e depois o meio campo e os alas estão normalmente longe e isso cria um fosso no meio que permite saírem a jogar. Basta uma equipa minimamente competente a fazê-lo que conseguem…passando o trio da frente alguém recebe à vontade (na ala ou no meio) e lá vem o ala ou o médio a correr a tentar pressionar, estando de origem a 10 metros. A isto, acresce também o que dizes. Os 2 médios a par e sendo o M. Nunes e o Palhinha que não são capazes de “trabalhar” em espaços curtos adensa o fosso entre a linha de 3 + os 2 e os 3 da frente. O Matheus ou se encosta atrás ou abre na ala…que é igualmente penalizador para a equipa. Gostava de saber quantos golos saíram das montes de vezes que o Matheus encosta na ala…
Depois na frente é como dizes. Ou encontramos a profundidade ou o plano é atrair para um lado e variar o flanco todo rápido. Mas mesmo conseguindo (passe tem de ser bom e boa recepção do ala, orientada e em velocidade) depois o ala que recebe 90% das vezes não tem uma boa solução. O Paulinho está à entrada da área ou escondido (para além de atacar pessimamente a bola), o P. Gonçalves ou o Sarabia (1 deles) está fora da área porque veio construir. Normalmente temos 2 gajos na área, sendo que um deles (ou os 2) são o P. Gonçalves e o Sarabia. Contra…6 ou 7 gajos deles.
Para além de um PL a sério e de um central, o Amorim tem de resolver estes problemas. Os alas têm de deixar de ter tanta tração atrás e passarem a ter tração à frente…para marcar presença na área e aumentarem o volume no ultimo terço…têm de estar lá os 2 (para além de eles na frente pressionarem muito mais). Do “quadrado” 2 médios e 2 avançados tem de se procurar muito mais mobilidade entre eles e muito mais “interação” entre eles e não 40 metros constantes entre eles. Defensivamente um dos médios que seja mais posicional tem de se “coordenar” com os 3 centrais para cobrir a área deixada pelos alas.
Depois temos de “quadrar” isto com a champions, onde os alas teriam de voltar a ser mais defesas que avançados e em que teríamos de ser sempre uma equipa de procurar a profundidade…para além de ser capaz de ter bola a espaços mas isso mesmo hoje em dia vamos conseguindo…
Enfim…isto também vai do gosto pessoal. Se em ano de titulo tantas vezes disse que não gosto muito desta forma do Sporting jogar, em ano sem titulo…isso é mais evidente. Mesmo tendo mudado um pouco, há muitos defeitos semelhantes e que foram ainda mais expostos com as mudanças….
28 Abril, 2022 at 15:53
Por acaso acho um sistema excelente. Admito que não seja espetacular, não é tão vertical (aliás, ele odeia jogo partido), mas é seguro.
É preciso ter na frente mais poder de fogo, pois a equipa chega com uma facilidade tremenda ao último terço.
E sim, defensivamente muito sólido e pressionados, se conseguimos sair e virar de frente, ui… mas claro, pede muito trabalho e QUALIDADE de passe nos jogadores.
28 Abril, 2022 at 16:04
Sinto o mesmo, somos incapazes de criar perigo contra equipas acantonadas.
Somos incapazes de fazer o carrossel com os 3 da frente e os 5 do meio-campo.
O carrossel é sempre entre os 3 de trás e os 5 do meio, com bola nas costas para os 3 da frente.
Confesso que não faço ideia como o fazer ou o que é que falta…
As melhoras equipas, como o Liverpool ou City, fazem-no de uma forma que até parece fácil… A bola parece desenhar W´s, quando circula em frente das defesas adversárias, que nem a cheiram, mas conseguem criar desiquilíbrios em 3 ou 4 metros, tipo andebol. Mesmo tecnicamente, os jogadores são muito mais rápidos a dominar a bola. Muitos deles, dominam com um pé e passam com o outro. Pode parecer ridículo, mas é a maior diferença que vejo em relação aos nossos jogadores. Os jogadores destas equipas, quando têm a posse de bola, parecem sempre ser dominantes, que têm mais do que uma opção, incluindo os defesas. No Sporting, por exemplo, só reconheço essa capacidade a Edwards, Porro, Pote, Sarabia e Bragança (Talvez Ugarte). Todos os outros parece que têm tijolos quando recebem a bola, perdendo tempo precioso nas trocas de bolas e criação de desiquilíbrios.
28 Abril, 2022 at 16:46
O Ugarte ás vezes também parece uma barata tonta com a bola nos pés. Mas é isso, falta velocidade e técnica a esta equipa. Por isso é que não se criam espaços, porque é tudo muito lento e previsível. Na defesa safa-se o Inácio, e esse é o problema dele, é o único que pode avançar com a bola e passar com qualidade, por isso é o único que o faz. Depois há o problema da lentidão do PdL e a incapacidade de se impor fisicamente, que nos tira a ameaça nos cruzamentos, aquilo ou sai uma cena perfeita ou esquece…
É isso, velocidade e execução técnica, de resto a tática não me parece ser problema.
28 Abril, 2022 at 17:27
Se olhares com atenção para uma equipa destas e depois vires um do Sporting vais ver, por exemplo, que nunca estão parados. A bola circula muito mais rápido, eles estão constantemente em movimento a preencher o espaço ou a abrir o espaço…além de que eles sabem onde está toda a gente, não têm de olhar 10 vezes antes de passar.
Claro que o Sporting nunca jogará ao ritmo que joga City ou Liverpool porque os seus jogadores executam todos mais de vagar do que eles. Mas…os do Sporting nem sabem bem onde está quem. Têm sempre de levantar a cabeça 3 vezes para encontrar a linha para onde vão passar. Para além de…lá está. Quer o City, quero o Liverpool sem PL enchem a área de jogadores. As defesas estão constantemente em sobressalto…pelos ar, pelo chão, em ruptura, cruzamento da linha, cruzamento a meio de meio campo para as costas ao 2º poste, etc…
É tudo muito mais coordenado, é tudo muito mais ritmado e treinado.
Não preciso de ir tão longe…no Porco deste ano, tudo é muito mais rápido e coordenado do que no Sporting. Não tanto como estas equipas, claro, mas é muito mais rápida a equipa deles…
28 Abril, 2022 at 10:17
Penso que na frente vai continuar com a porcaria do Paulinho, Edwards e o Ganês (não sei o nome) e recuar o Pedro Gonçalves. A tática vai ser a mesma. Ainda tem o Nuno Santos para jogar na frente. Mas penso que a equipa vai piorando de ano para ano, principalmente na frente de ataque. Tem de apostar nas camadas jovens ou tem de ir buscar mais jogadores. Um defesa central rápido e de caras titular, um ponta de lança de caras titular, senão vai ser uma desgraça para o ano que vem. Para ir buscar o Morita e recuar o Pedro Gonçalves, vai embora o Mateus Nunes. Já repararam que desde o Paulinho veio para a equipa o Pedro Gonçalves tem piorado cada vez mais. Se ele não corre também não preciso de correr e jogo sempre a titular. Os dois devem pensar desta maneira.
28 Abril, 2022 at 10:31
Vai recuar e com a mesma vontade?
28 Abril, 2022 at 10:35
Bragança, pede para sair, miúdo. Faz-te à vida, que aqui não te safas.
28 Abril, 2022 at 10:48
Eu acho que face ao exposto, deveria ter prioridade em jogar no lugar do Palhinha, Ugarte ou Matheus Nunes.
28 Abril, 2022 at 10:43
Este ano jogaram 4 médios. Saindo 2, “entram” Essugo e Morita. Porquê recuar Pedro Gonçalves? Notícia para entreter.
Vamos ver o que vale o puto ganês… na pré-época são todos os maiores e os treinadores apaixonados. Ainda me lembro de ler o JJ deslumbrado com o Labyad.
E pensar no Gil? É que o Porto está a quebrar, não se pode vacilar.
28 Abril, 2022 at 10:49
Não vejo o Essugo preparado para jogar com frequência…
28 Abril, 2022 at 10:55
Se não estiver temos de contratar um jogador…
Porque não estou a ver o P. Gonçalves fazer o lugar do Ugarte e tenho dificuldade em ver um meio campo com Morita e Bragança ou Bragança e P. Gonçalves ou Morita e P. Gonçalves.
Se o Amorim nem coragem teve de fazer um meio campo Ugarte Bragança ou M. Nunes Bragança…quanto mais…
28 Abril, 2022 at 11:12
O ano passado o JMario também era indiscutível e…
Não percebo é como se pode afastar um bom finalizador da baliza. Mas isto é mais para ver as letras do que para ler
28 Abril, 2022 at 11:14
Mas no ano passado o M. Nunes já era o que entrava para o lugar do Palhinha e muitas vezes do JM…por isso era o suplente que parecia mais próximo da titularidade. Saindo o JM, acho que ninguém estranhou ser ele o titular…
Para o próximo ano passar para uma coisa de que este ano fugiu como do diabo da cruz….é mais estranho…
28 Abril, 2022 at 11:24
Nunca percebi porque é que o Pote jogou todo o ano à esquerda, quando mostrou não resultar e depois de um ano inteiro a marcar sobre o lado direito… Mas não parece que para o ano jogo diferente.
28 Abril, 2022 at 11:53
Para encaixar o sarabia.
28 Abril, 2022 at 12:25
O Sarabia joga onde o põem, há direita ou à esquerda tem qualidade para fazer o que faz, até porque não lhe tira a capacidade de remate porque não é algo que faz muitas vezes.
28 Abril, 2022 at 13:22
não concordo. Apesar do Sarabia jogar muitas vezes pela esquerda na seleção espanhola, sempre que jogou pela esquerda no Sporting foi uma sombra daquilo que é quando joga pela direita.
28 Abril, 2022 at 10:47
Se eu já acho que ao Bragança falta um pouco de competitividade para um meio campo de 2 jogadores, bem, ao Pote falta tanta coisa… Intensidade, rotatividade, capacidade de luta, capacidade de sofrimento…
Sendo preciso, claro, é gajo para fazer um final de partida no meio campo porque tem muita qualidade com a bola e sabe ler o jogo. Mas não estou a ver o meio campo do Sporting, a dois, a funcionar sem gajos com, pelo menos, a intensidade que metem no jogo um Palhinha, um Ugarte e um Matheus.
Mas vamos ver.
Não digo, de maneira nenhuma, que o Pote não é capaz. Digo que terá de melhorar imenso a intensidade e ser bem mais competitivo. Terá características (e vontade) para isso?
Não sei dizer.
O Pote a época passada já era dos menos intensos dos que normalmente jogavam, e fez uma época brutal à conta de saber ler o jogo e estar no local certo à hora certa, sendo depois absolutamente eficaz.
Esta época falta-lhe, acima de tudo, a eficácia da época passada – falhou uns 10/12 golos que na época passada tinha concretizado e isso já o metia em números bem similares aos dessa época.
Enfim, vamos ver.
28 Abril, 2022 at 10:53
Preferia recuar Pote ligeiramente e dar-lhe liberdade como médio ofensivo. Permitir-lhe-ia jogar perto da baliza qd atacássemos e estaria mais envolvido na construção do jogo
28 Abril, 2022 at 10:48
Grande ideia… Recuar o melhor finalizador do plantel.
Há 6 meses dizíamos que só Messi “passa” melhor a bola à baliza.
Pedro Gonçalves só precisa de ganhar confiança de novo.
Se isto acontecer é só mais um flagrante exemplo que Amorim não serve. Bragança… Põe te mas é a andar enquanto é tempo.
28 Abril, 2022 at 11:04
“Se isto acontecer é só mais um flagrante exemplo que Amorim não serve”…..continua o surrealismo neste espaço. 🙂
28 Abril, 2022 at 11:15
Kakakakakakakakak se o Amorim tirar o melhor finalizador (de longe… Muito longe e este ano podes lhe agradecer a supertaça) dos últimos 30 metros do terreno é só mais uma demonstração que é um ÓTARIO amador.
Não gostas? Paciência… Vai para o caralhinho
28 Abril, 2022 at 11:38
Fantástico!!!
28 Abril, 2022 at 10:50
Para a frente temos a regressar o Jovane, o Plata, o Sporar e … não sei o que acontecerá com o TT caso o Estugarda desca de divisão.
28 Abril, 2022 at 11:10
Descendo ou não, cheira-me que eles comprarão o TT
É muito jovem e já fez boas exibições no clube, além disso 15 milhões para um histórico alemão com uma grande massa adepta não é muito dinheiro
28 Abril, 2022 at 11:16
15M para um clube alemão é imenso dinheiro. A gestão de um clube Alemão e as obrigações que têm e o dinheiro não tem nada a ver com a PL…
Se descem não têm 15M para comprar o TT de certeza.
28 Abril, 2022 at 11:36
O Estugarda costuma comprar jogadores por esses valores?
28 Abril, 2022 at 11:44
11M foi o máximo que deram já há uns anos segundo o transfermarkt
28 Abril, 2022 at 11:44
Pois, o mais provável é ser devolvido.
Não sei até que ponto seria interessante para o jogador, ir jogar para a II divisão alemã…
28 Abril, 2022 at 12:41
Há sempre a possibilidade de outro clube Alemão querer ficar com ele, nesse caso é vendido por o preço que será acordado nessa nova negociação, isto se houver uma clausula que o “liberte” se o estugarda descer…
28 Abril, 2022 at 12:44
Nenhum desses 4 vão ficar no plantel.
28 Abril, 2022 at 11:05
Gostei particularmente daquela do Palhinha ser reavaliado “em baixa” ou seja para o “amigo” mendes nos dar uma abébia na venda do Matheus Nunes temos de lhe oferecer um rebuçado chamado Palhinha…
Lindo!!! Que negociadores!!! Acho que uma destas nem o papá lhes perdoava se fosse na empresa da família, mas como o dinheiro não é deles, não tem importância, se continuarem com negócios destes dentro de 2 anos fingem que vão cagar e saem de fininho, porque dentro de 2 anos estará em vigor a 100% as novas normas financeiras da UEFA e os Clubes apenas podem dispor de 70% do que recebem para o orçamento das equipas o resto é também obrigatoriamente para abater divida…
Vai ser bonito, vai…
28 Abril, 2022 at 11:24
podemos sempre meter um price tag no Palhinha de 150Palhonas…
28 Abril, 2022 at 12:43
150 palhonas em mendilhões dá quanto?
28 Abril, 2022 at 12:46
O Palhina nesta altura não valerá mais de 20/23 M€…
Se o venderem por 25M€ já será muito bom.
Acredito que a Direcção quererá vender o jogador e que o venderá pelo máximo valor que oferecerem…
28 Abril, 2022 at 17:57
Pois acredito, o que eu não acredito é que eles digam que se o valor não interessar não vendem, como o “maluco”, vão vender sempre seja pelo valor que for, senão ainda o mendes organizava outra “revolta” dos trabalhadores futebolísticos para os livrar da “servidão”….
28 Abril, 2022 at 17:59
Ah e não concordo com essa avaliação em baixa, internacional coisa que não era, semi-titular da seleção (dependente de como o eng acorda) e um campeonato brutal até se lesionar, estando agora a recuperar o ritmo….
28 Abril, 2022 at 11:17
Bem pensado.
O rendimento de Pote na frente tem sido decepcionamente. Assim temos um 2 em 1, mantemos PG e Paulinho como titulares e abrimos um lugar na frente de ataque para um novo avançado.
Não estou a ver Fatawu e Edwards a jogarem juntos pois obrigaria a que um deles ocupasse o lado esquerdo do ataque onde nenhum está a vontade.
28 Abril, 2022 at 11:25
Acho uma piada ao pessoal. Não se pode criticar o rei Amorim pq temos que lhe agradecer um campeonato.
E o Pote? Não temos que lhe agracer um campeonato também?
O pessoal aqui a bater num jogador que esteve não sei qts meses lesionado este ano, mas ainda nos deu uma supertaça.
Pote é só o nosso seguro de vida na frente de ataque. Com metade dos munutos do João Paulo tem os mesmo golos e quase sem. Penaltis.
Tirar o nosso “Messi” da frente de ataque é só estúpido. Meia época não apagam época e meia de grande categoria.
28 Abril, 2022 at 11:31
Pote e Sarabia são os jogadores mais influentes do Sporting. É inegável que o Pote teve uma época de merda, ou então até teve boa época dadas as circunstâncias, depende do que se queira ver. Jogou de pé trocado, o que acho que lhe tirou muito jogo. O ano passado à direita era muito mais eficaz. Pode parecer pouco mas às vezes pode ser tudo.
28 Abril, 2022 at 12:10
Ele nunca foi um jogador muito intenso, mas na época passada pressionava, fechava linhas de passe e recuperava bolas, além claro de fazer muitos golos.
Esta época aquilo que noto mais é um maior desacerto nos passes o que também poderá ser resultado de uma quebra física da equipa que nestas condições movimenta-se menos e esconde-se mais. Ainda assim, naquilo que são os passes decisivos (assistências), os números são bons.
Se não tivéssemos experimentado um “SuperPote” na época passada se calhar agora estaríamos muito satisfeitos com os atuais números…
28 Abril, 2022 at 11:44
Não concordo nada com a tua visão sobre o Amorim, mas em relação ao Pote é bem verdade esta época teve duas paragens longas e isso teve muita influência no rendimento dele nesta parte final.
E é um daqueles casos em que o treinador para resolver tem de tentar dar-lhe minutos ao máximo se o enfia no banco ainda é pior.
28 Abril, 2022 at 11:45
Fora a questão de Sarabia e ele ambos renderem mais no mesmo lado.
28 Abril, 2022 at 12:45
Mais um ano em que o Bragança fica a ver os outros jogar, enfim. Pote num meio campo a 2 é desesperante só de pensar.
28 Abril, 2022 at 13:42
Eu adoro o Bragança, é daqueles jogadores que todos os adeptos de futebol gostam porque é um regalo tecnicamente e pensa a uma velocidade acima da mediana mas da mesma forma que vejo as óbvias qualidades dele também tenho de reconhecer as óbvias dificuldades do seu jogo. O rapaz não tem dimensão física para este sporting, num meio campo a três era para jogar de cadeira mas no nosso meio campo e com o raio de ação que lhe impõe não vejo nele capacidade para jogar ali.
Já sei que me vão maltratar aqui na tasca pelo que vou dizer mas a verdade é que um jogador na linha do Fábio Vieira era o ideal para aquela posição. Não tem grande físico, tão como o Bragança, mas ao contrário deste, o Fábio sabe usar o corpo, sabe usar os braços e impor posição, tem rotação é um raio de ação muito mais amplo e salvo erro é mais novo.
Para calçar neste Sporting o Daniel vai ter de ganhar essas valência e o tempo urge. Tem de ganhar outra agressividade, mesmo com o pouco cabedal que tem pode e deve ser mais “esperto” a abordar os lances e a impor posição se quiser contar para o totobola. Até agora, nas poucas oportunidades que vai tendo ainda não me mostrou essa evolução e até lá vai ser difícil para ele.
Outro exemplo de alguém que também tem de evoluir nesse aspeto é o próprio G.Inácio. Adoro-o e acho um central cheio de potencial, mas não defendesse num esquema de três centrais e teria muitas mas mesmo muitas dificuldades devido a estas lacunas.
SL
28 Abril, 2022 at 13:54
Não concordo nada….
Acho que com o Amorim jogava tanto o Bragança como o Vitinha. O Fábio eventualmente jogaria porque joga mais à frente. No meio campo do Sporting também não (pelo menos este ano…veremos se o Amorim evolui como evoluiu o Ceição).
Acho é que o Amorim está errado quando anda a carregar o meio campo de maratonistas com uma defesa a 3. E exemplo disso é o porto que com uma defesa a 4 e fraca tem 2 no meio, nenhum deles um tanque, e sofre tantos golos como nós…
O problema não é o físico do Bragança, é a dinâmica do resto da equipa.
28 Abril, 2022 at 14:12
exatamente o que eu ía responder. O vitinha neste sistema do Amorim era banco e isso diz muito do quão debilitado este sistema é. Está mais do que na hora de adotar um sistema com 3 médios. No entanto, não acredito que vá acontecer.
28 Abril, 2022 at 14:17
Eu falei no físico e comparei-o ao físico do F.Veira, para mim ambos têm perfis físicos mais ou menos idênticos (a olhómetro acho o Vieira mais alto mas posso estar enganado). Mas a intensidade com que jogam é a meu ver diferente. O Fábio impõe a sua posição nos duelos de forma muito mais competente relativamente ao Bragança, consegue ganhar inúmeros duelos com Jogadores mais fortes fisicamente do que ele porque faz uso do corpo e dos braços de forma exímia e tem um timing de saída na bola mais coerente do que o Bragança.
O Daniel não tem falta de vontade nem empenho, não para de correr, da tudo o que tem. Por vezes a vontade de mostrar serviço até o trai no sentido em que sai na contenção em timing incorretos e à queima exatamente pela vontade que tem de mostrar mais. Mas vejam o último Porto sporting e comparem-nos. Isto com a Bragança a entrar tarde é más horas logo mais fresco.
Na minha opinião precisávamos de um jogador com aquele perfil técnico táctico. Um jogador refinado tecnicamente e capaz de executar bem em espaços reduzidos e com boa chegada mas ao mesmo tempo agressivo nos duelos é que não fosse tão frágil nesse aspeto como é o Daniel.
O Vitinha também é muito craque, mas esse na minha opinião (não necessariamente a opinião do Sérgio arruaceiro mas a minha) é para jogar mais à frente. Define de forma soberba e é um perigo à solta se enquadra nos últimos 25 30 metros. Tivesse o Bragança essa capacidade e poderia jogar na posição de extremo direito (lá está com o Porro desse lado à largura)
Repito para mim o Bragança é um craque, mas percebo que o modelo não o favorece, infelizmente.
SL
28 Abril, 2022 at 14:32
O Bragança recupera muitas bolas. Quando joga recupera mais bolas que o M. Nunes. Porque é inteligente e muito mais rápido a executar.
Eu não concordo contigo. O Bragança ou o F. Vieira ou o Vitinha…todos sabem usar o corpo que têm, nenhum deles tem nisso a sua maior arma.
Nenhum deles jogaria com o Amorim se o Amorim escolhe ter 2 cavalos a meio campo e um estilo de jogo como o que temos.
O que eu acho errado é isso…ter um modelo de jogo e um estilo de jogo que não valoriza os melhores jogadores mas sim os que correm mais. E depois…….é um futebol perro e de bolas em balão da defesa para as costas da outra defesa ou bolas longas de uma ala para a outra para centrarem para ninguém. Acho particularmente desnecessário para uma equipa que joga com 3 centrais e muitas vezes com uma linha de 5 atrás.
Talvez ter um trio da frente mais intenso e rápido também na frente ajuda-se a poder ter um meio campo que construa…mas aí voltamos a bater outra vez no ceguinho….
Tenho sempre muita dificuldade em perceber porque é que uma equipa grande tem de ter um meio campo onde se privilegia o físico ao jogador de futebol. Olho para as equipas grandes que conheço por essa europa fora….e parece que o mais importante é sempre ter jogadores que sabem bem jogar e ter a bola. Não sei porque é que o Sporting será diferente. O porco era igual e passaram de S. Oliveira (ou Herrera) e Danilo para Uribe e Vitinha e a equipa joga incomparavelmente melhor. E não é estranho…
28 Abril, 2022 at 18:11
Eu percebo o teu argumento é até te digo mais, não há muito tempo atrás concordava contigo a 100%. Se tivesse tido esta conversa contigo há três ou quatro anos atrás estava aqui a dizer que para mim o 6 do sporting devia ser o Daniel, mas a verdade é que mudei um pouco de opinião.
Hoje em dia acho que qualidade tem vários vetores e a mescla que resulta dos mesmos enquadrará com o que se pretende taticamente ao nível das missões táticas individuais é que define a adequação/qualidade do jogador para a equipa em questão.
Para mim também é óbvio que o Daniel, o fabio ou o Vitinha não tem na utilização do corpo as duas maiores armas… essas são, sem dúvida, a qualidade técnica e cognitiva que todos eles possuem em barda, mas la está, de todos, para mim, o Fabio é aquele que está mais completo sobretudo porque alia a essa qualidade uma capacidade acima dos outros dois no que respeita à utilização do corpo e à rotação que da ao seu jogo. Mas isto opinião são sempre subjectivas 😉
Espero sinceramente que o Daniel continue convosco é que tenha mais oportunidades para crescer no que lhe falta. O resto já ele tem.
SL
28 Abril, 2022 at 16:12
Mas o que é que interessa mais? Dimensão física ou inteligência e rapidez de execução? O miúdo recebe a bola já a saber em quem a vai colocar. E bem, na maior parte das vezes. Faz passes a rasgar. Desmarca colegas. Tudo num abrir e fechar de olhos. Só retém bola se não tiver a quem passar. O jogo é tão mais fluído com ele em campo. Quem tem que ter dimensão física são os trincos. O Palhinha, o Ugarte.
Mas o Amorim não acha isso importante, fazer o quê? Gosta que a equipa tenha muito tempo a bola. Nem que seja a mastigar, a engonhar, a pastar. Um bocejo ver o Sporting jogar. Dizem por aqui que estamos melhor do que no ano passado. Não concordo nada.
Por mim, equipa com que se devia entrar em campo:
Adán
Porro, Inácio, Coates, Feddal (sim, Feddal), Nuno Santos
Ugarte, Bragança
Sarabia, Pote, Jovane
Slim… Paulinho (para fazer a vontade ao Amorim, porque com tanta qualidade no meio campo, nem que marcasse de ricochete de um dos remates dos três que estariam atrás dele)
28 Abril, 2022 at 16:18
Olha que isso dá 12!
28 Abril, 2022 at 16:20
Dánada
28 Abril, 2022 at 16:24
Xi, dá, sim, que não contei com o que não conta para nada. Tire-se o Paulinho, pronto. Assimcumássim… O Amorim que se deixe de caprichos e ponha o amigo no banco.
28 Abril, 2022 at 16:27
Assim, compro! Com o Sarabia a PL, como no último jogo com o Boavista.
29 Abril, 2022 at 11:18
O Bragança é muito bom tecnicamente, e desenha muito bem os passes de ruptura, mas falta-lhe muita coisa (ainda, espero). Vejam o segundo golo do Benfica… ele ia a meio, vê os dois jogadores do Benfica sózinhos na direita e em vez de se colocar para interceptar o passe que se adivinhava, foi atrás dos nossos defesas que perseguiam os que levavam a bola pela linha lateral esquerda…como se tivesse alguma possibilidade de intervir no lance desse lado..;para um médio, não tem a noção mínima de cnbertura do espaço defensivo…é por isso, e não só pela questão física, que ele anda frequentemente a correr de uma lado para o outro e raramente intercepta as jogadas do adversário…não sabe colocar-se defensivamente…espero que aprenda, senão…
28 Abril, 2022 at 12:48
Portanto diz o artigo que o meio campo do Sporting pro ano será Ugarte, Bragança, Pote e Morita…das duas uma, ou é verdade ou é mentira. A ser verdade é só ridículo. A ser mentira, como eu acredito, é não ligar e seguir.
So para ficar claro, não tenho contra a passagem de Pote para o meio. Agora o resto…
28 Abril, 2022 at 12:52
Não discordo do posicionamento do Pote a 8, se repararem o M. Nunes aparece nas coisas da defesa vindo de trás, o Tabata no meio faz o mesmo, o Pote tbm terá esse espaço para aparecer, que é onde ele é mais forte. Com a equipa mais subida como temos este ano, talvez seja a melhor hipótese para o Pote.
Contrapartida, tem que equilibrar a equipa de outra forma. O outro médio mais fixo ou o lateral fechar o meio campo e o central o flanco do lateral.
Isto no papel é bonito, mas depois no campo eles mexem se, por isso vale o que vale, ele que experimente.
Plantel 22/23
Gk: Adan, APaulo, Calai
DC: Coates, Inácio, Neto, Reis e contratar um central destro, rápido e de preferência com joga aéreo decente.
LatD: Porro, Esgaio e Esteves
LatE: Reis, N. Santos e vinagre
Meio campo: Ugarte, Dani, Moreira, Essugo e Pote
Extremos: Tabata, Edwards, Issahaku, geny (Tabata para mim não serve para extremo, é ir buscar alguém com explosão, que traga rasgo ao jogo, até o Plata servia)
PL: Pequeno Paulo, R. Ribeiro e contratação de um jogador tipo Slimani, mas que o treinador goste, e tenha potencial para valorização
SL
28 Abril, 2022 at 12:56
Arroz táctico…
Z
28 Abril, 2022 at 12:59
Pote a princípio vinha jogar no meio e não na frente de ataque, tanto que se debateu parecenças com Bruno Fernandes.
Passado quase 2 anos esta opção parece estranha, até pelo rendimento que ele teve na frente de ataque e como o RA extraiu o melhor dele. (Mesmo numa má época , tem números bons)
28 Abril, 2022 at 13:13
Já agora so uma coisa rápida.
40M€ Nuno mendes
30M€ Liga Campeões
20M€ leão
Ainda se fala na saída de Palhinha (20?) e Matheus nunes (40)…ja para não falar de um ou outro negócio que se possa fazer…
É bom que fique registado.
28 Abril, 2022 at 13:15
Vai ficar vai… Na máquina registadora da gestifute…. “Aquela máquina!…” (musica do anuncio da regisconta)
Z
28 Abril, 2022 at 13:43
20M?
Ganda negócio esse do Leão….valeu a penas estes 4 anos de diligências.
Fomos recompensados no valor final!!!
28 Abril, 2022 at 14:06
Já andamos a gastar os 40M do NM e o prémio da LC. Falta saber se as dívidas a fornecedores desaparecem na mesma proporção.
O dinheiro do Leão entrará pela porta e sairá pela janela. Vinagre e Virginia que o digam…
28 Abril, 2022 at 14:12
Cheira me que daqui a pouco tempo se isto se confirmar, vamos andar todos a perguntar para onde foi o dinheiro…
28 Abril, 2022 at 13:14
Detesto este modelo, mas está visto que o RA não abdica dele.
Os três na frente está esgotado e todos sabem como jogamos.
Assim, uma pequena alteração, meio campo a três e dois na frente não seria de todo descabido.
Aliás, era o que deveria ter sido feito em muitos jogos nesta época.
Temos jogadores para jogar assim, queira o mister.
28 Abril, 2022 at 13:41
Foi assim na Madeira e não jogamos particularmente bem…
28 Abril, 2022 at 14:15
Jogámos mal, porque o Bragança e o Matheus jogaram em zonas onde se sentem desconfortáveis e não dão 1/10 do que podiam dar ao jogo. O Matheus jogou muito encostado à ala e o Bragança jogou muito adiantado.
28 Abril, 2022 at 13:40
Que ponha o Bragança a jogar no lugar que tem sido do Pote. Gostava muito de ver 3 ou 4 jogos com essa opção, mas duvido que o faça
28 Abril, 2022 at 13:42
Não acredito minimamente que isto vá acontecer.
Mais facilmente caminharíamos para um jogo sem PL, à Barcelona de outros tempos, como temos vindo a utilizar à força.
Homem por homem, parece-me mais provável.
Sai Sarabia, entra Edwards
(Se) Sai Palhinha entra Ugarte, sobe Essugo/Bragança
(Se) Sai Matheus Nunes entra Morita/Bragança/Tabata.
Juntar Rodrigo Ribeiro à equação.
Juntar o tal central Direito de qualidade
Não acredito em nenhuma revolução.
28 Abril, 2022 at 13:45
Ou então…
Meio campo a 3: ugarte Bragança pote
2 no ataque: Paulo Pequeno e CR28.
Cr28 será o único a não ter que defender
28 Abril, 2022 at 14:26
Pote tem de jogar perto da baliza porque marca golos com uma facilidade sobrenatural.
Esta época, mesmo muito distante da anterior, tem tantos golos como o João Paulo.
O Daniel Bragança tem de se fazer à vida. No Sporting, entenda-se. Talento não lhe falta, mas falta-lhe influência e intensidade. Tem de render mais, tem de aumentar o raio de acção e o impacto no jogo.
Esta época, o plantel tem 4 médios com características que não se repetem: o Ugarte parece o Palhinha mas é muito diferente, o Bragança, então, é totalmente diferente do Matheus Nunes. Espero que não se cometa o mesmo erro.
Outra coisa: saírem Palhinha e M Nunes significa menos 2 jogadores altos nas bolas paradas e as nossas bolas paradas ofensivas na primeira época resultaram muito pela presença do Coates com o Feddal, o Inácio, o Palhinha, o M Nunes e o Paulinho ou TT. É muita gente acima de 1 e 80.
28 Abril, 2022 at 14:38
Ora bem, O Bruno Paz que tem um potencial enorme e está a fazer uma temporada muito interessante no Farense depois da lesão pelos vistos já nem conta mas temos uns milhõezitos para dar por um japonês do Sta Clara.
28 Abril, 2022 at 14:45
Epá, eu vi o jogo Farense-Mafra no estádio e o homem já parecia estar em pré-reforma…sem qualquer tipo de intensidade de jogo!!!
28 Abril, 2022 at 14:54
Tem 21 jogos esta temporada, 16 como titular…Não me digas que conseguiu enganar o treinador do farense… Correr feito barata tonta como o Paulinho não é sinal de jogar melhor. há quem prefira jogar inteligente.
28 Abril, 2022 at 15:21
O Paulinho serve para tudo.
Tá bom isto.
Bruno Paz teve quanto tempo parado mesmo?
Joga no Farense…e só.
Infelizmente as lesões travaram um potencial imenso.
Acima dele tens o Essugo e ainda o tão falado Bragança.
28 Abril, 2022 at 15:53
Esse Bragança parece ter potencial.
Se for verdade ficamos sempre com uma opção válida para o Dário…
28 Abril, 2022 at 16:22
Epá, já vi alguns jogos do Farense e é para esquecer…não tem intensidade nenhuma.
Bem melhor era o Gauld e sabemos onde foi parar
28 Abril, 2022 at 14:56
Tem 21 jogos esta temporada, 16 como titular…Não me digas que conseguiu enganar o treinador do farense… Correr feito barata tonta como o Paulinho não é sinal de jogar melhor. há quem prefira jogar inteligente.
28 Abril, 2022 at 15:02
… e não se esqueçam que o Cristiano Ronaldo este ano vem para o seu Clube, o Sporting Clube de Portugal!!!!
Vem de borla e ainda mete algum para as despesas!!!
Para mim não faz mais que a sua obrigação … ganhou muito à nossa custa (e o Jorge Mendes), e o Sporting ficou com umas migalhas!!!
SL
28 Abril, 2022 at 16:31
Seria engraçado ver o Ruben Amorim num mortal a retaguarda para engolir CR7 a mandar no balneário…
28 Abril, 2022 at 15:24
Primeiro, o Cristiano não vem para o Sporting.
Segundo, Pote tem uma dimensão física ainda pior do que aquela que se diz do Bragança. Eu acho que o Bragança dá tudo no meio campo, corre atrás, joga com inteligência, é o jogador com mais técnica do meio campo e que o entende melhor o que fazer com bola. Pote andou lesionado, mais ainda assim teve bons números… Quando voltar a ganhar a sua confiança, voltará às grandes exibições.
Paulinho é um caso perdido, pelo que, já que Slimani não conta, que fiquem com o TT e que se aproveite para o desenvolver como falso 9 ou extremo esquerdo para aproveitar a sua aptidão física.
Num meio campo a dois, já foi dito aqui centenas de vezes que é curto. Deixa muitos espaços entre a defesa e o meio campo e entre o meio campo e o ataque. É difícil ligar os setores, a inferioridade numérica no meio campo faz com que haja inferioridade numérica em todo o lado no campo porque jogamos com 3 centrais sempre no mesmo raio de ação, falta sempre um a pressionar na ala sem deixar uma cratera no meio campo.
Está na hora de abandonar os 3 centrais e dar força e restabelecer uma igualdade numérica no meio campo. Caso contrário vamos desperdiçar talento e vamos andar amarrados a uma tática rígida e que não tira o melhor dos jogadores que temos.
Bragança é para jogar de cadeirinha com o Ugarte a lutar no meio campo e se quiserem, com o Pote mais à frente a cirucular bola pelas alas e a aparecer pela zona central no último terço. Como dizem ali em cima, Vitinha seria banco no Sporting por e simplesmente por causa da tática. Vitinha seria banco no ano passado e nos outros anos no porko por causa da tática do cão raivoso… Os frutos que a inovação lhe trouxe conjugada com um claro aproveitamento da filha da putice de alguns jogadores, algo que já vinha a ser trabalhado desde o ano passado em que o filho do treinador, a cobra cuspideira, mergulhava a qualquer contacto. Não importa, se eles se sentem bem a fazer isso, que o façam, mas depois acontece como na história do Pedro e do Lobo.
28 Abril, 2022 at 16:14
Por acaso gosto de ver o Pote no meio. Muito inteligente, disfarça a falta de velocidade com a qualidade de passe e não tem a pressão dos golos.
Mas num meio campo a dois, é preciso um grande pulmão e não o estou a ver com grandes correrias a preencher espaços.
Não havendo Palhinha, haverá Ugarte e Essugo.
Agora, com a contratação de Morita acredito que continue na frente.
28 Abril, 2022 at 19:50
Já aqui disse o ano passado, antes do cêpo Paulinho: lá para a frente: Olunga, Michael Olunga, que anda perdido pelas arábias e marca que se farta… Ah, e só tem 28 anos….
Ó Rúben, abre a pestana mano !!! Estamos contigo !!!
SL
28 Abril, 2022 at 21:42
Concordo!
28 Abril, 2022 at 20:15
mudança de posição do pote, é ver onde ele jogava em famalicão. era no 3 de meio campo
28 Abril, 2022 at 21:41
Este post está épico! Quando no próximo ano andarmos às cavalitas dos golos do
Pote novamente, vou fazer questão de vos lembrar que recuar o Pote era uma grande ideia!