A deslocação ao reduto da Juventude de Viana era o último jogo da fase regular. O Sporting, que já havia garantido o 2º lugar na tabela, tinha a missão de ganhar e de esperar que o Porto perdesse na visita à Sanjoanense;  nós ganhámos (2-3), o Porto também, e por isso ficaram em primeiro com 64 pontos, mais dois do que nós (Benfica e Oliveirense ficaram em 3º e em 4º, ambos com 56 pontos).

Depois de algum tempo sem escrever, e em jeito de resumo, a última vez que escrevi o Sporting também poderia ter passado para a liderança, mas nessa semana começou a espiral negativa que atravessámos durante a fase regular. Na verdade, o equilíbrio da competição faz todas as equipas atravessarem fases menos boas e nós, não somos a exceção.

O equilíbrio entre as equipas de topo permitiu que ao longo da época, os diferentes títulos em disputa fossem distribuídos. Para quem está mais esquecido, relembro que o Sporting conquistou um título europeu na presente temporada. O Sporting conquistou a Taça Continental. O jogo realizou-se diante do Lleida e o Sporting venceu por 3-1. Este troféu é o equivalente a uma Supertaça Europeia. Este foi realmente o único título conquistado até ao momento, e neste momento apenas poderemos revalidar a conquista do Campeonato Nacional. A última vez que o Sporting se sagrou Bicampeão foi há 44 anos.

Em relação às outras provas, foram 4, três dessas provas com carácter oficial. Em todas elas, curiosamente o Sporting foi eliminado por cada um daqueles que, tal como nós, são candidatos ao título.
Na Elite Cup, o Sporting foi eliminado pela Oliveirense. A Oliveirense acabou por erguer o troféu.
Na Taça Intercontinental fomos derrotados pelo Porto, ainda que o ringue estivesse inclinado no jogo da 1ª mão.
Na Taça de Portugal, fomos eliminados pelo Benfica nos ¼ de final, naquela fase de espiral negativa mencionada, mas não foram eles que ergueram o troféu.
Na Golden Cup (Não Oficial), um torneio que reunia as melhores equipas do mundo, independentemente de ser de carácter particular, queríamos vencer. O Óquei de Barcelos levou a melhor nas meias-finais.

A equipa feminina neste momento encontra-se na 2ª posição, quando falta realizar apenas uma partida desta 2ª fase regular. O Sporting vai receber o Benfica no dia 15 de maio, no pavilhão João Rocha. Em caso de vitória assumem a liderança desta fase e com isso beneficiam nos playoffs. Está também agendada as meias-finais da Taça frente ao Benfica. O jogo vai realizar-se apenas em julho, neste caso no dia 2.

Para terminar, se calhar muitos não sabem, mas o Sporting tem uma equipa B, que milita na 3ª divisão. A prova é composta por 4 séries e o Sporting lidera a Série D. Uma equipa que é composta por jogadores jovens, de forma a poderem ter um nível competitivo mais exigente que apenas o escalão de juniores. Alguns desses jovens atletas até já tiveram oportunidade de somar minutos, às ordens de Paulo Freitas.

Por falar em Paulo Freitas, são fortes os rumores que apontam para que o treinador deixe o comando da equipa no final da época. Fala-se num fechar de ciclo e que o sucessor será Alejandro Domínguez, que esteve três anos no Benfica. A acontecer, que Paulo Freitas saia a celebrar o título e que nada nos retire o foco do que realmente importa: queremos fazer história e sermos Bicampeões ao final de 44 anos!

 

*quando vê o corredor aberto, o Nuno Almeida irrompe pela cozinha da Tasca a patinar com mestria, pronto a temperar uma crónica sobre o nosso hóquei em patins