O mais incrível desta situação do Bragança, é que não tinhamos/temos assim tantas soluções que o fizessem ser tão pouco utilizado. O Matheus Nunes que será quem está à sua frente para titularidade, não só rebentou fisicamente a certa altura, como em muitos dos jogos da nossa liga, em que as equipas jogam fechadas, o Daniel Bragança era mais adequado do que o cavalgadas Matheus. Aliás, notou-se em alguns jogos.
O Bragança nas oportunidades que teve a titular esta epoca jogou muito bem, inclusive neste último jogo contra o Santa Clara.
Não o quero ver fora do Sporting. Mas também me custa ver um talento tão grande ser mandado borda fora!
Não acredito que o Amorim não queira ficar com ele. Mas também cuata a acreditar que ele queira ficar nas mesmas condições.
Só não concordo com o facto de ter estado muito bem neste ultimo jogo com o Santa Clara. Acho que nesse jogo, que era um jogo onde claramente podia ter mostrado que queria ser opção válida para o ano que vem, acabou por não mostrar grande coisa.
Eu gosto muito dele e acho que tem de facto uma capacidade enorme, mas contra o Santa Clara foi sempre demasiado lento a soltar a bola. Aliás, custa-me a perceber como é que jogadores como ele, que andam há meses a “reclamar” uma oportunidade, quando a têm não a aproveitam. E não acho que tenha a ver com o facto de ser um jogo de final de época, porque também o era para o Porro e para o Nuno Santos, e fizeram ambos um excelente jogo. Acho que passa mais pela mentalidade competitiva do jogador. O Porro e o Nuno Santos são “animais” competitivos, para eles não há jogos “a feijões”. No caso do Bragança acho que ainda he falta essa parte. Que também se ganha caso seja aposta mais vezes….
De resto concordo com tudo, acho realmente que devia ter sido mais aposta durante o campeonato, especialmente porque se via que a partir de certa altura o Matheus Nunes deu o estoiro fisicamente. Se isso tivesse acontecido talvez fosse ganhando a tal mentalidade competitiva que eu acho que as vezes lhe falta.
Por mim era pô-lo a andar o mais breve possível.
Exigência máxima, tal como deves ter em relação a ti próprio não fosse esse narcisismo compulsivo fruto de alguém que nunca erra…
Há quem diga que estará para breve….eu acho bem, percebe pouco disto e estavamos muito melhor nos anos e até decadas anteriores á chegada do Ruben.
Além disso é lampião, o que por si já um motivo de rescisão com justa causa.
🙂
Se a tal proposta do Ajax foi real, foi um golpe na carreira do rapaz. Percebo que não podíamos ficar sem ele, mas para ele não foi bom e ficou um pouco a anhar aqui meio ano, o que se diga podia acontecer no Ajax também.
Acho que é inegável olhar para o campeonato e achar que o Bragança era merecedor de apenas 762 min no campeonato o que se traduz em 8 jogos +-. Mas nunca se sabe o que vai acontecer para o ano. A vinda do St Juste, de um jogador rápido a reagir e que sabe sair a jogar pode tirar um pouco do peso ou da necessidade de físico no meio campo e isso pode sair bem para o Bragança. O chavalo tem pés, mostra vontade, infelizmente tem as pernas curtas, mas agora não há muito a fazer que aguardar.
Bom e pode haver outra coisa. Se não estou em erro o RA já admitiu em alguma declaração na CS que este ano.aprendeu muitas coisas na LC e que o proximo ano pode trazer alterações. Quem sabe se não implementa meio campo a 3, onde o Bragança entrava de caras! Pode ser que sim…
A 3 ele é muito mais forte não haja duvidas. Mas o Bragança é subestimado defensivamente, o problema lá está são as pernas. Com uma defesa mais rápida a reagir e mais um a ajudar a criar, pode fazer com que o Bragança chegue mais à frente melhor e mais vezes e ai acho que ele pode fazer uma maior diferença.
Para mim o maior erro de gestão de Amorim.
Matheus Nunes teve jogos em que não estava bem.
Em (muitos!) jogos dava bem para ter Bragança, aliás, Bragança dava muito mais jeito.
Não acho “normal” que Amorim queira perder Bragança, porque nenhum dos outros médios faz o que ele faz, e dá o critério que ele dá. Até digo mais, caso Amorim queira elevar a equipa para outros niveis de jogo com bola, faz muita falta ter Bragança .
Para mim será sempre um mistério como é que Amorim (que já mostrou ser um óptimo treinador) não aposta nele…mas ele lá deve ter as suas razões (que não as que vimos em muitos jogos este ano, com um MNunes de rastos!!)
Até um dia, Dani. Faz como o Max, sai para o granada e no ano a seguir estarás a ser bem vendido para um clube ainda maior. Depois, os verdadeiros adeptos do teu antigo clube dirão que rendeste um bom dinheiro primeiro pela venda a rondar os 3 ou 4 milhões e depois pela percentagem de futuras mais valias, não tendo jogado muito pelo clube, acabando por ser um negócio de mestre. Quando chegares à seleção e fores uma jóia da proa, o orgulho de teres feito parte da formação do Sporting, os verdadeiros adeptos vão vangloriar-se desse feito.
Bem disse o geraldes: jogar contra o símbolo do Sporting não me diz grande coisa.
Ou deixa o rapaz sair ou acredita nele. Este meio termo entre não deixar sair porque gosta dele mas na realidade tem medo de o meter a jogar…não dá com nada.
Andar com falinhas mansas e conversa da treta nas conferencias de imprensa e depois esmifrar o M. Nunes até ao tutano, mesmo quando ele já não faz 2 passes seguidos mantendo o Bragança agarrado ao banco por medo de apostar nele…isso é que chega.
A conjugação M. Nunes de gatas e Bragança a render praticamente sempre que jogou torna incompreensível o percurso do Bragança. Só se explica mesmo com ideia pré-concebida que impede o Amorim psicologicamente de se libertar do medo e de o deixar jogar.
Há claramente uma “guerra” que ele tem interna entre gostar de ver o Bragança e achar que ele é um optimo jogador e bom puto e depois o médio que ele gosta, físico e que cobre uma área enorme de terreno. E é desta guerra que ele tem de se livrar.
A coisa mais misteriosa de todas (de longe) no meio disto tudo é o nosso interesse no Morita. Como é que o Amorim está agarrado a esta guerra interna e depois está interessado num gajo tão parecido…
Na época passada quantos minutos de utilização teve o Matheus Nunes ? E fizeram já este drama todo que se está a fazer com o Bragança ? Não ganhamos o campeonato porque não foi aposta regular ? Não me parece… a pontuação que fizemos e factual . Nos jogos em que perdemos pontos não os tínhamos perdido de o Bragança tivesse sido titular ? Não me parece também . Vencemos 27 ou 28 jogos no campeonato , com um avançado que não marca golos e sem apostar no Bragança . Afinal quem tem razão ? Não será o Amorim ? Como todos os jogadores , o Bragança tem que lutar pelo seu lugar , tem que mostrar sempre que é uma opção válida , tem que conquistar o seu espaço . Ugarte é um bom exemplo , teve meia época sem oportunidades , assim que surgiu aproveitou bem e deu dores de cabeça ao treinador . Acho o Bragança um jogador com qualidade , depende dele se vai explodir está época . Acho que deve ficar no plantel pelo menos até Janeiro , para ver o que da . Tanto pode passar ao lado de uma grande carreira, como muito outros ( aqui na tasca havia os Geraldos lovers , vejam onde está agora ) como pode vir a ser uma grande mais valia na equipa . Depende dele e não do treinador .
O Paulinho também era insubstituível e imprescindível e só ele é que podia meter o Sporting a jogar e depois quando saiu da equipa afinal não foi nenhum fim do mundo….
O Palhinha também era imprescindível e impossivel jogar sem ele e tal…até ao dia em que ele não pode jogar e o Ugarte conseguiu ter 2 ou 3 jogos em sequencia e depois afinal era possivel…
O que quero dizer é que nem sempre é culpa do jogador quando ele não joga.
Claramente o Amorim acha o Bragança bom jogador, aplicado e gosta dele.
Claramente o Amorim não sabe bem como encaixar o Bragança no nosso sistema de jogo.
Por isso é que digo. Ou o Amorim se decide e quer encaixar um jogador do tipo do Bragança e aposta à vontade ou deixem o puto sair. O puto ter de esperar que o M. Nunes se lesione para jogar 3 ou 4 jogos seguidos e mostrar que afinal o treinador não precisa de ter medo…não é justo para com o puto…
Não é justo porque depende do azar do companheiro. O Ugarte deu no que deu, porque teve a felicidade de o Palhinha se lesionar cedo no calendário, já o Mateus rebentou ou estava bem perto disso apenas nos últimos jogos. Até podia não ter tido influência no campeonato, mas é diferente andares a jogar com um gajo completamente de rastos, ou jogares com um gajo que pode estar relativamente fresco e o Mateus mais que ninguém andava de rastos, tanto que na maioria das vezes não corria para trás.
Já cá faltava o Paulinho…:-)
Fale-se de bola, waterpolo ou qualquer outra coisa, o Paulinho há-de ser sempre referido com qualquer analogia negativa em relação ao Sporting.
Fantástico!!!
Mil desculpas, Doutor!
Sou eu que estou a exagerar claramente. lol
Mas é muito simples e fácil de entender….para quem quiser entender lá está.
Quando se critica o Paulinho desta maneira, ou por exemplo se vai buscar a utilização do Bragança este ano, é estar também a criticar o trabalho de Ruben Amorim no Sporting.
Afinal de contas, foi ele que o quis ir buscar e que disse que para ele não havia melhor avançado a jogar em Portugal e, foi tb ele que disse que o Bragança merecia mais oportunidades, apesar de não as ter dado segundo vocês.
Então, concluindo, não é que ache que o trabalho de Ruben no Sporting não possa e deva ser criticado.
É o contrário.
Acho apenas, que as primeiras palavras que deveriamos ter como Sportinguistas para definir o trabalho do Ruben no clube, não deveriam ser de critica mas de elogio e satisfação pelo trabalho realizado. E peço desculpa não é isso que aqui se vê.
Mas serei apenas eu a pensar assim… será doença por certo!
🙂
E a tua opinião . Prefiro o Matheus Nunes a 60% que o Bragança a 100%. Talvez porque o Matheus Nunes e o meu jogador preferido que acompanho desde os sub 23 . Mas também porque não vi ainda nada de especial no Bragança . Boa técnica , boa visão de jogo , zero intensidade . Ainda contra o Santa Clara não fez a diferença , aliás perdeu até algumas bolas . Os jogadores quando tem nível extra pegam logo de estaca a não ser que o treinador seja fraco . Quando vi o João Moutinho ou o Hugo Viana a jogarem pela primeira vez percebi rapidamente que estavam ali dois potenciais titulares , isto para não ir aos casos mais mediáticos de Quaresma, Nani ou Ronaldo . Quando vi o Matheus Nunes a jogar nos sub 23 devo ter sido dos primeiros aqui na tasca a dizer que estava ali um potencial grande jogador ( muito antes do Varandas dizer que ele ia pagar o Amorim .. ) . Todos nos enganamos , mas eu ainda não tive essas sensações com o Bragança . Como nunca tive com o Geraldes. Olha como nunca tive com o Matheus Reis e hoje reconheço que me enganei redondamente . Ou com o Nuno Santos . O futebol não é uma ciência exacta .
Dizeres-me que o Bragança não tem intensidade e que perde algumas bolas e depois dizeres que adoras o M. Nunes…há aí qualquer coisa que não faz sentido.
É que o M. Nunes perde montes de bolas. Especialmente quando está mais cansado. E no ano passado (o que dizes que foi o ano de afirmação dele) perdia ainda mais, porque é o normal quando um jogador joga às mijinhas (o que curiosamente choca de frente contra o “pegam de estaca”…porque o M. Nunes não pegou de estaca…).
Viste os jogos do Sporting no ultimo terço do campeonato? O M. Nunes fez a diferença em quê?
Esta conversa tive no ano passado montes de vezes aqui na tasca sobre o M. Nunes. Porque perdia muito a bola e só sabia correr com a bola e porque passava mal a bola e coiso e tal…eu sempre disse…dêem tempo de jogo ao M. Nunes e consistência que ele tem lá tudo. Precisa é de jogar com consistência e de tempo. Agora é o Bragança…
Os tipas fanáticos do Ceição o Vitinha também não dava e o bom era o Oliveira e o Herrera e tal que eram intensos e tinham fisico para choque e tal…depois afinal…..
Só espero mesmo é que o libertem. Espero que não andem mais 1 ano neste “ram ram”. O Bragança é este tipo de jogador. Se alguém espera ver o Bragança andar a correr que nem um maluco e a atirar-se ao choque contra muros e tal…nunca vai acontecer.
Eu também acho que jogadores que se sentam no banco e pouco jogam deviam sair todos sem excepção.
Tadinho do menino que anda a sofrer de bullying tal como TT ou Slimani.
Tabata que teve no banco praticamente a época toda e que agora fez uns bons jogos, se for para continuar assim também devia fazer as malas para onde lhe dêem mais oportunidades… É para um é para todos!!
Os mesmos que agora choram por DB, são os mesmos que diziam que o Nuno Santos que era lampião e um jogador patético, Matheus Reis que era uma merda, Matheus Nunes que nunca iria pagar Amorim, Porro que estava gordo e não jogava um cú ou até mesmo Coates que há 3 ou 4 anos já era apelidado de cepo por aqui.
Trazer de volta Geraldes que deixou saudades, Gelson Dala um craque incompreendido, Alan Ruiz uma máquina de intensidade e outros tantos craques por aqui amados.
Claro que sim. Que o Tabata também devia sair, a não ser que o treinador tenha reservado um papel a sério para ele.
2 anos a aquecer banco é mais que suficiente. O que é que estão lá a fazer se o treinador não acredita neles?
Deste um belissimo exemplo. O TT. E tens também o Max se quiseres. O treinador não acredita neles, não os vai meter a jogar…mais vale dar oportunidade a outros e deixar estes seguirem com as suas carreiras…
Os que acham que Bragança está a ser pessimamente gerido, são os mesmos que defendiam a utilização do Marian Had, do Tiui, do Nalitzis, do de Wilde, do Robaina, do Nene, do Mota, do Caicedo, do Franerud e do Naby Sarr!
Quem acha que o Bragança deve amochar e que o simbolo do Sporting deve ser um busto do Amorim são aqueles que sempre acreditaram no Acosta, no trio André Cruz, Mpenza e César Prates, ao ver o mundial de 94 gritavam aos sete ventos que o Sporting tinha que ir buscar Naybet e Aminuke, aconselhavam o Cherbakov a não conduzir e foram ao Brasil tirar o Liedson de um supermercado!
Como não amar os comentários da Tasca? Priceless!!!
Realmente é incrível que haja pessoas que conseguem gostar de alguns jogadores da formação do Sporting e não gostar de outros. Quase inconcebível! É quase como se… Não sei, tivessem preferências, gostos .. opiniões…
Quase não consigo acreditar que existam pessoas assim! Que não dizem só “sim porque sim” ou “não porque não”, mas que têm mesmo… Não sei, acho que se chama… Como é? Capacidade crítica?
um gajo que teve uma oferta do ajax devia estar caladinho e com 23 anos esperar por uma oportunidade sentadinho no banco para entrar nos ultimos 5 minutos quando o treinador não acredita nele, muito bom.
O plantel não é só feito de ” 11 titulares”… o Daniel é um grande valor e um jogador muito útil para a equipa. Ser o 16º jogador mais utilizado, quer dizer isto mesmo… não percebo qual a questão sinceramente.. Que fique por muito tempo… SL
ele deve ter outros sonhos com 23 anos diria eu do que ser eternamente suplente dos 5 minutos.
já fez 2 épocas nessas condicções, não vale a pena insistier mais.
Até é uma péssima alocação de recursos do Sporting.
pah….procurem um que o treinador acredite e que não tenha medo de meter a jogar. Para quê ter o espaço ocupado por 1 que o treinador não usa e que tem medo de meter a jogar para dar descanso aos titulares?
Engraçado que para o Max foi a melhor opção sair e defendida por muitos com esta mesma linha de pensamento.
23 anos a caminho de ser o “Nélson Pereira” de Morita…
O Daniel é um grande valor e fazer parte do plantel do Sporting é importante, mas merecia mais tempo de jogo. Fez por isso.. o treinador não respeitou as suas exibições nem geriu da melhor forma jogadores em sub-rendimento
Quando o treinador diz publicamente que perfere ter o M. Nunes, mesmo em baixa condições, por dá coisas que os outros não dão….está a dizer que o D. Bragança não presta nem para o substituir quando ele já não joga nada!
Sinceramente acho Bragança melhor jogador que o M. Nunes (aquela fintazinha qd recebe a bola já não há paciência), mas o Amorim quando se apoixona por alguém….não vale apena, até 17M€ dá por um PL mal amanhado em trinco.
Bragança, o melhor é dares de fuga.
Pira-te, Bragança. Felicidades. Mereces. Aqui não te safas.
Aposta na formação, prata da casa, blábláblá e mainacêquê. Há que fazer negócios, e se já temos alguém para uma posição, há que despachar para poder haver contratação para o seu lugar. Padrinho Mendes oblige. Empreste-se ou venda-se o Bragança por meia dúzia de tostões e adquira-se 50% do passe de um qualquer zé da esquina que o Mendes queira promover. Estamos na Liga dos Campeões novamente.
Aqui a questão não é o Daniel Bragança mas sim o Ruben Amorim.
Enquanto o RA só jogar num sistema táctico em que aposta sempre nos mesmos, não vale a pena ter jogadores técnica e taticamente evoluídos mas que depois não encaixam bem no sistema e por isso são sistematicamente preteridos.
No entanto, parece-me que RA nesta 2a metade do campeonato (mais por necessidade do q por vontade própria) percebeu as vantagens de jogar com nuancs e começou a mudar nesse sentido. O próprio RA referiu a importância das nuances em quase todas as últimas conferências que deu.
Portanto eu acho que Bragança vai ser finalmente um jogador importante no Sporting de RA no próximo ano.
Do ponto de vista do interesse do jogador (carreira) tb discordo da maioria d’A Tasca. Uma mudança é extremamente arriscada sobretudo para um jogador como Bragança que é claramente de equipa grande, que joga em posse e que tem de explorar as entre-linhas.
Bragança devia pôr os olhos nas dificuldades que Francisco Geraldes teve em impor o seu jogo numa equipa como o Estoril, que apesar de jogar bem, por ser de meio da tabela já é obrigada a jogar mais vezes em transição.
Tenho a certeza que o futuro do Bragança ou é no Sporting ou então será um futuro menor!
a) Matheus Nunes está à frente do Bragança no que toca à titularidade no meio campo como joga o Amorim.
b) O Bragança é um jogador de qualidade mas é menos competitivo que qualquer um dos outros 3 que normalmente, jogam no duo do meio campo do Amorim. Isso acaba por o penalizar um pouco.
c) Eu gosto de ver o Tabata a 8 e acho que era gajo para competir quer com o Matheus Nunes, quer com o Bragança.
d) O Bragança foi muito mal gerido pelo Amorim esta época. Não se pode dizer que tenha jogado pouco mas podia, e devia, ter jogado bem mais.
e) Dizem que o Amorim não quer perder nem o Palhinha, nem o Matheus Nunes. Mas também dizem que estes 2 são os mais fáceis de vender e fazer um bom encaixe de dinheiro – que no caso do Palhinha, ou é agora, ou vai desvalorizar com a idade daqui para a frente. Sendo que alguém tem de ser vendido esta época, não estou a ver quem mais possa ser vendido de modo a se encaixar um bom dinheiro.
f) Ficando os 2 mencionados acima, ou o Amorim percebe que tem de dar mais espaço ao Bragança, ou não faz sentido manter o Bragança no plantel. E aí, ou se empresta a um bom clube, tipo Guimarães, ou se vende se houver uma proposta boa – a bater nos 20M€.
O tema Bragança é um dos assuntos onde, de algum modo, se pode apontar o dedo ao Amorim por não ter estado bem na gestão do tempo de jogo dado ao jogador. Agora, isso está a anos luz de dizer que o Amorim não presta ou que está a mais no clube
Amorim, apesar do pouco tempo de treinador, já é um treinador acima da média e, principalmente, um dos melhores treinadores que tivemos nos últimos 30/40 anos. Com certeza estará nos 5 melhores, mas de certeza que está nos 10 melhores, e não é na cauda da lista!
Agora, como toda a gente, o homem não é perfeito e erra como todos nós. O importante é aprender com isso – e isso requer reconhecer que se errou!
Bragança no plantel 22/23 vai depender do que Amorim quiser dele.
Se for para o mesmo, é melhor vender ou emprestar.
Se for para jogar mais, é melhor ficar com ele.
Parece-me simples!
Agora, o Bragança também tem de dar ao pedal e crescer porque, como alguns já disseram, falta-lhe ser mais competitivo e intenso – coisas que, por exemplo, faltavam ao Vitinha e o Porto soube “dar-lhe” isso!
“não estou a ver quem mais possa ser vendido de modo a se encaixar um bom dinheiro”.
Não digas uma coisa dessas!
Um plantel que terminou o campeonato com 2 títulos e os mesmos pontos da época em que fomos campeões terá praticamente todo o plantel com procura no mercado…
O que acho do Dani é que é excelente com bola, qualidade de passe, executa rápido e habitualmente bem. O problema do Dani não acho que seja falta de intensidade, compromisso. O Dani o problema é velocidade de pernas, o rapaz tem 1.69 apenas menos 3cm que o Vitinha mas a velocidade que ele corre é realmente muito baixa. Num meio campo a 2 é preciso ter velocidade para fazer algumas piscinas em recuperação. Num meio campo a 3 seria perfeito, casaria igualmente bem Dani, Palhinha, Ugarte como Dani, Ugarte e M Nunes. Aliás até vejo Dani, Ugarte e Tabata
Caro e sr. Tanaka, partilho consigo, das idéias sobre o Bragança, é isso mesmo, subscrevo rudo o que disse, ele começa a precisar de ser “animal”, e num jogo, como o do último, em que não havia responsabilidade sobre nada, deveria ter sido mais incisivo.
Quanto a mim, vai ter a próxima época, para o sim ou sopas, ou “morre” dentro do campo, ou acabou-se, quando for para jogar bem, ele sabe e joga, quando não tiver a redondinha, terá que sofrer, resumidamente é isto.
No entanto, tal como, você diz e todos sabemos, tem uns pézinhos e peras.
Será que o resto chega pró ano ?
Oxalá.
Bragança é um jogador do crl. Formação de qualidade. Parece ter cabeça fora das 4 linhas. Titular sub 21 enquanto selecionável. Tivesse feito ele pelo Sporting os minutos que lhe deram na seleção e teria certamente continuidade para a seleção A.
É diferente dos que há no plantel para aquela posição e isso tem que ser bom, dá para explorar outras coisas. Não vai fazer cavalgadas com a bola nos pés como o Matheus Nunes nem vai varrer adversários a torto e a direito com o físico como o palhinha. Por outro lado, nenhum desses tem a capacidade de passe e visão de jogo do Bragança.
Aqui o que salta mais à vista é a incapacidade do treinador de explorar estas diferentes vertentes do talento que tem disponível. Ganhavamos todos mais se a gestão do meio campo tivesse sido feita com mais critério.
1) o Matheus tinha mantido a boa forma mais tempo porque tinha oportunidade de descansar (desde janeiro que não joga nem metade do que mostrou na primeira metade da época)
2) Bragança podia perfeitamente substituir palhinha/ugarte a 6 em jogos em que falta desbloquear no ataque e o adversário defende com 11 dentro da grande área (derrota com os lamps na segunda volta?)
3) o jogador ficava certamente mais satisfeito por ter oportunidades para jogar e por lhe mostrarem que conta para alguma coisa, não é fazer uma época a jogar os últimos 5 minutos e a ser titular no último jogo em que não há absolutamente nada para decidir. Isso tá bom para o Virgínia, que tem 20 e poucos anos e pelos vistos não se importa de fazer uma carreira inteira sem sequer ter que jogar à bola (quantos jogos tem como sénior?)
Criticam-lhe muito a falta de intensidade, mas desafio aí os reis da intensidade a comparar estatísticas que demonstrem isso… Perde mais duelos que os outros? Recupera menos bolas? Perde mais vezes a bola? Duvido imenso que tenha piores números que o Matheus Nunes ou que o ugarte.
Como Sportinguista, quero que ele fique a fazer carreira no Sporting, em parelha com o Palhinha. Dupla titular do meio campo para os próximos 6/7 anos, fácil.
Se fosse eu, ia à minha vida. E já teria ido no mercado de inverno, a ver chegar ugarte e ter oportunidades quando eu ando a fazer 5 minutos. Quando sou titular 1 vez e sou o melhor em campo e nos 3 jogos a seguir tou na bancada…pra depois ser titular na última jornada, quase como pedido de desculpas.
Eu sou treinador, e penso em voz alta, supondo, que tenho a equipa do Sporting, e o Bragança.
A equipa está a render, está a ganhar, e tenho um jogador ou dois, no meio campo em menor capacidade física, e penso :
Tiro o M. Nunes desgastado mas que ainda vai correndo atrás do jogo, mas menos que no princípio, mas comparo a velocidade do M. Nunes agora com a do Bragança fresco, e quem tem mais velocidade e quem procura mais o jogo ? mesmo assim, o M. Nunes é mais rápido, mesmo cansado, mas tem menos pés que o Bragança, mas estou a ganhar e preciso de continuar em cima do adversário, embora com menos velocidade, meto o Bragança e sou apanhado em contrapé numa jogada, porque o Bragança não teve velocidade e pressão, e perco a vantagem no jogo.
Então meterei o Bragança quando estiver seguro no resultado, porque aí posso ter um deslize em contrapé no resultado, porque mantenho a vantagem e depois até posso jogar pró espetáculo.
Então meto o Ugarte, porque o trabalho de sapa continuará a ser feito, estou na mó de cima e quero acabar o jogo a ganhar, até vou ver, o que o jogo dá, para tentar dar mais minutos ao Bragança.
É isto, que um treinador pensa com a prestação do Bragança.
É este o racionínio de um treinador.
No futebol de hoje, o resultado está primeiro.
Agora.
Bragança tem uns pés, como em Portugal ninguém tem, e no estrangeiro poucos.
E a parte físíca de uma equipa ? e o trabalho que hoje em dia até os predestinados JÁ são obrigados a fazer também ?
São estas conjunções todas.
Estou errado ? posso estar, mas o futebol de hoje é isto.
Depois pode-se perguntar, porque sofremos este ou aquele golo ? porque lá muito atrás a equipa no todo, não soube conquistar a bola quando a perdeu.
Não me levem a mal.
Aceito opiniões contrárias.
Quero muito que o Bragança continue no Sporting, é um predestinado, mas quero que ele meta na cabeça, o que lhe falta fazer.
E desejo muito, que mude pra melhor, e nunca perca aqueles pés.
Vá lá Bragança, o Sporting está á tua espera.
Explico ainda melhor, agora aos sportinguistas, por outras palavras.
Ponham o Bragança a jogar como costuma fazer, na Inglaterra na Alemanha, na Espanha ou na Itália.
E agora digam-me o que falta ?
É uma pergunta simples, e boa, penso eu.
Como todos, quero que o Bragança, mostre todo o seu potencial que tem.
E desejo.
Por exemplo, contra o Sta Clara, não mostrou nem mal, nem bem.
Foi NIM.
Um dos jogadores que mais prazer me deu nos últimos anos ver com a camisola do Sporting foi Alberto Aquilani (apesar de ter feito somente 30 e poucos jogos).
Classe, talento, mostrava que não era preciso ser um cavalão para varrer o meio campo.
Bragança tem TUDO para ser um Aquilani!
Aquilani foi príncipe em Roma, rei na juventus, imprescindível na squadra azzurra…
Só mais um pormenor, ou uma achega.
Lembram-se do Dani, no nosso clube á uns anos ?
Também tinha uns pezinhos maravilhosos, verdade ?
Tinha sim senhor.
E foi pra onde ?
Ajax.
E teve êxito ?
NIM.
E Dani, até tinha mais velocidade que o Bragança, e mesmo assim, não teve êxito.
Não disse mentira nenhuma, pois não ?
Também se podia colocar, um jogador de saca nas costas do Bragança, mas aí, não tínhamos dois jogadores, tínhamos um e meio, porque o adversário podia ter dois jogadores mais completos no meio campo.
Há muitas idéias.
Também com três no meio, em vez de dois, o Bragança podia ter a sua hipótese, mas aí também deixaríamos de ter três atacantes para passar a ter só dois, são opções, mas que gosta de jogar com dois extremos já não pode.
Divagações tácticas.
Bragança, tem todo o espaço no Sporting.
Mas tem de mudar no trabalho físico, só isto.
Quando recuperar bolas, estará pronto.
Quando tapar espaços ao adversário estará pronto.
Quando ganhar duelos com adversários físicamente estará pronto.
O resto ele sabe melhor que todos fazer.
Querem um exemplo de um jogador com pés acima da média, e que se transformou num enorme jogador ? o Sporting, no início da carreira ainda o tentou, mas ele preferiu ficar em Itália onde teve enorme êxito mundial.
E que pés ele tinha.
PILRO.
Player banalíssimo, sempre a atar os atacadores quando a bola lhe é dirigida.
Nunca o vi mandar um escarro nasal, triste.
E deve ser esquerdalho-estalinista, com aquela carinha de cisne submisso.
19 Maio, 2022 at 13:28
O mais incrível desta situação do Bragança, é que não tinhamos/temos assim tantas soluções que o fizessem ser tão pouco utilizado. O Matheus Nunes que será quem está à sua frente para titularidade, não só rebentou fisicamente a certa altura, como em muitos dos jogos da nossa liga, em que as equipas jogam fechadas, o Daniel Bragança era mais adequado do que o cavalgadas Matheus. Aliás, notou-se em alguns jogos.
O Bragança nas oportunidades que teve a titular esta epoca jogou muito bem, inclusive neste último jogo contra o Santa Clara.
Não o quero ver fora do Sporting. Mas também me custa ver um talento tão grande ser mandado borda fora!
Não acredito que o Amorim não queira ficar com ele. Mas também cuata a acreditar que ele queira ficar nas mesmas condições.
19 Maio, 2022 at 14:10
Só não concordo com o facto de ter estado muito bem neste ultimo jogo com o Santa Clara. Acho que nesse jogo, que era um jogo onde claramente podia ter mostrado que queria ser opção válida para o ano que vem, acabou por não mostrar grande coisa.
Eu gosto muito dele e acho que tem de facto uma capacidade enorme, mas contra o Santa Clara foi sempre demasiado lento a soltar a bola. Aliás, custa-me a perceber como é que jogadores como ele, que andam há meses a “reclamar” uma oportunidade, quando a têm não a aproveitam. E não acho que tenha a ver com o facto de ser um jogo de final de época, porque também o era para o Porro e para o Nuno Santos, e fizeram ambos um excelente jogo. Acho que passa mais pela mentalidade competitiva do jogador. O Porro e o Nuno Santos são “animais” competitivos, para eles não há jogos “a feijões”. No caso do Bragança acho que ainda he falta essa parte. Que também se ganha caso seja aposta mais vezes….
De resto concordo com tudo, acho realmente que devia ter sido mais aposta durante o campeonato, especialmente porque se via que a partir de certa altura o Matheus Nunes deu o estoiro fisicamente. Se isso tivesse acontecido talvez fosse ganhando a tal mentalidade competitiva que eu acho que as vezes lhe falta.
19 Maio, 2022 at 13:31
Max
Quaresma
Bragança
TT
Aí estão/estavam os reforços para as posições que precisam de ser reforçadas este ano.
Vou jogar FM
19 Maio, 2022 at 13:37
O lã-pião Rubão Amorim só faz disparates.
Estes últimos 2 anos têm sido um desvalorizar jogadores nunca antes visto.
19 Maio, 2022 at 13:41
Em alguns casos sim, mas noutros valorizou muito… Vaja-se os exemplos de Paulinho e Vinagre!
🙂
Z
19 Maio, 2022 at 13:52
Por mim era pô-lo a andar o mais breve possível.
Exigência máxima, tal como deves ter em relação a ti próprio não fosse esse narcisismo compulsivo fruto de alguém que nunca erra…
19 Maio, 2022 at 14:28
Há quem diga que estará para breve….eu acho bem, percebe pouco disto e estavamos muito melhor nos anos e até decadas anteriores á chegada do Ruben.
Além disso é lampião, o que por si já um motivo de rescisão com justa causa.
🙂
19 Maio, 2022 at 17:02
Nem mais!
19 Maio, 2022 at 13:47
Se a tal proposta do Ajax foi real, foi um golpe na carreira do rapaz. Percebo que não podíamos ficar sem ele, mas para ele não foi bom e ficou um pouco a anhar aqui meio ano, o que se diga podia acontecer no Ajax também.
Acho que é inegável olhar para o campeonato e achar que o Bragança era merecedor de apenas 762 min no campeonato o que se traduz em 8 jogos +-. Mas nunca se sabe o que vai acontecer para o ano. A vinda do St Juste, de um jogador rápido a reagir e que sabe sair a jogar pode tirar um pouco do peso ou da necessidade de físico no meio campo e isso pode sair bem para o Bragança. O chavalo tem pés, mostra vontade, infelizmente tem as pernas curtas, mas agora não há muito a fazer que aguardar.
19 Maio, 2022 at 13:55
Bom e pode haver outra coisa. Se não estou em erro o RA já admitiu em alguma declaração na CS que este ano.aprendeu muitas coisas na LC e que o proximo ano pode trazer alterações. Quem sabe se não implementa meio campo a 3, onde o Bragança entrava de caras! Pode ser que sim…
19 Maio, 2022 at 14:26
A 3 ele é muito mais forte não haja duvidas. Mas o Bragança é subestimado defensivamente, o problema lá está são as pernas. Com uma defesa mais rápida a reagir e mais um a ajudar a criar, pode fazer com que o Bragança chegue mais à frente melhor e mais vezes e ai acho que ele pode fazer uma maior diferença.
19 Maio, 2022 at 13:56
Para mim o maior erro de gestão de Amorim.
Matheus Nunes teve jogos em que não estava bem.
Em (muitos!) jogos dava bem para ter Bragança, aliás, Bragança dava muito mais jeito.
Não acho “normal” que Amorim queira perder Bragança, porque nenhum dos outros médios faz o que ele faz, e dá o critério que ele dá. Até digo mais, caso Amorim queira elevar a equipa para outros niveis de jogo com bola, faz muita falta ter Bragança .
19 Maio, 2022 at 13:57
Coitado do DBragança!!
Ele que procure outro clube que aqui não vai passar disto.
19 Maio, 2022 at 14:00
Para mim será sempre um mistério como é que Amorim (que já mostrou ser um óptimo treinador) não aposta nele…mas ele lá deve ter as suas razões (que não as que vimos em muitos jogos este ano, com um MNunes de rastos!!)
19 Maio, 2022 at 14:18
Até um dia, Dani. Faz como o Max, sai para o granada e no ano a seguir estarás a ser bem vendido para um clube ainda maior. Depois, os verdadeiros adeptos do teu antigo clube dirão que rendeste um bom dinheiro primeiro pela venda a rondar os 3 ou 4 milhões e depois pela percentagem de futuras mais valias, não tendo jogado muito pelo clube, acabando por ser um negócio de mestre. Quando chegares à seleção e fores uma jóia da proa, o orgulho de teres feito parte da formação do Sporting, os verdadeiros adeptos vão vangloriar-se desse feito.
Bem disse o geraldes: jogar contra o símbolo do Sporting não me diz grande coisa.
19 Maio, 2022 at 14:22
Bem oh Leão…. totalmente cáustico, mas acertaste aí em tanta coisa. Muita gente a lamber ferida dessas facadas todas.
19 Maio, 2022 at 14:31
Eu coleciono faqueiros
19 Maio, 2022 at 14:21
Aos poucos voltamos a ganhar aquela aura de que andamos completamente à deriva.
19 Maio, 2022 at 14:25
O Amorim tem de se decidir de uma vez por todas.
Ou deixa o rapaz sair ou acredita nele. Este meio termo entre não deixar sair porque gosta dele mas na realidade tem medo de o meter a jogar…não dá com nada.
Andar com falinhas mansas e conversa da treta nas conferencias de imprensa e depois esmifrar o M. Nunes até ao tutano, mesmo quando ele já não faz 2 passes seguidos mantendo o Bragança agarrado ao banco por medo de apostar nele…isso é que chega.
19 Maio, 2022 at 14:29
A conjugação M. Nunes de gatas e Bragança a render praticamente sempre que jogou torna incompreensível o percurso do Bragança. Só se explica mesmo com ideia pré-concebida que impede o Amorim psicologicamente de se libertar do medo e de o deixar jogar.
Há claramente uma “guerra” que ele tem interna entre gostar de ver o Bragança e achar que ele é um optimo jogador e bom puto e depois o médio que ele gosta, físico e que cobre uma área enorme de terreno. E é desta guerra que ele tem de se livrar.
A coisa mais misteriosa de todas (de longe) no meio disto tudo é o nosso interesse no Morita. Como é que o Amorim está agarrado a esta guerra interna e depois está interessado num gajo tão parecido…
19 Maio, 2022 at 14:27
Na época passada quantos minutos de utilização teve o Matheus Nunes ? E fizeram já este drama todo que se está a fazer com o Bragança ? Não ganhamos o campeonato porque não foi aposta regular ? Não me parece… a pontuação que fizemos e factual . Nos jogos em que perdemos pontos não os tínhamos perdido de o Bragança tivesse sido titular ? Não me parece também . Vencemos 27 ou 28 jogos no campeonato , com um avançado que não marca golos e sem apostar no Bragança . Afinal quem tem razão ? Não será o Amorim ? Como todos os jogadores , o Bragança tem que lutar pelo seu lugar , tem que mostrar sempre que é uma opção válida , tem que conquistar o seu espaço . Ugarte é um bom exemplo , teve meia época sem oportunidades , assim que surgiu aproveitou bem e deu dores de cabeça ao treinador . Acho o Bragança um jogador com qualidade , depende dele se vai explodir está época . Acho que deve ficar no plantel pelo menos até Janeiro , para ver o que da . Tanto pode passar ao lado de uma grande carreira, como muito outros ( aqui na tasca havia os Geraldos lovers , vejam onde está agora ) como pode vir a ser uma grande mais valia na equipa . Depende dele e não do treinador .
19 Maio, 2022 at 14:38
Depende dele?
Ele não jogou bem quase sempre que foi chamado?
O que é que ele pode fazer mais?
O M. Nunes de gatas continua a jogar…é dos treinos também?
Sei lá o que aconteceria se o Bragança jogasse mais…
19 Maio, 2022 at 14:40
O Paulinho também era insubstituível e imprescindível e só ele é que podia meter o Sporting a jogar e depois quando saiu da equipa afinal não foi nenhum fim do mundo….
O Palhinha também era imprescindível e impossivel jogar sem ele e tal…até ao dia em que ele não pode jogar e o Ugarte conseguiu ter 2 ou 3 jogos em sequencia e depois afinal era possivel…
19 Maio, 2022 at 14:49
O que quero dizer é que nem sempre é culpa do jogador quando ele não joga.
Claramente o Amorim acha o Bragança bom jogador, aplicado e gosta dele.
Claramente o Amorim não sabe bem como encaixar o Bragança no nosso sistema de jogo.
Por isso é que digo. Ou o Amorim se decide e quer encaixar um jogador do tipo do Bragança e aposta à vontade ou deixem o puto sair. O puto ter de esperar que o M. Nunes se lesione para jogar 3 ou 4 jogos seguidos e mostrar que afinal o treinador não precisa de ter medo…não é justo para com o puto…
19 Maio, 2022 at 14:59
Não é justo porque depende do azar do companheiro. O Ugarte deu no que deu, porque teve a felicidade de o Palhinha se lesionar cedo no calendário, já o Mateus rebentou ou estava bem perto disso apenas nos últimos jogos. Até podia não ter tido influência no campeonato, mas é diferente andares a jogar com um gajo completamente de rastos, ou jogares com um gajo que pode estar relativamente fresco e o Mateus mais que ninguém andava de rastos, tanto que na maioria das vezes não corria para trás.
19 Maio, 2022 at 14:58
Já cá faltava o Paulinho…:-)
Fale-se de bola, waterpolo ou qualquer outra coisa, o Paulinho há-de ser sempre referido com qualquer analogia negativa em relação ao Sporting.
Fantástico!!!
19 Maio, 2022 at 15:00
Também acho, sempre a malhar no “rei do título”.
19 Maio, 2022 at 15:39
😀
19 Maio, 2022 at 15:07
Foda-se….
Tu és doente.
Qual analogia negativa?
Ou achas que também é uma analogia negativa com o Palhinha?
Cura-te…
19 Maio, 2022 at 15:18
Mil desculpas, Doutor!
Sou eu que estou a exagerar claramente. lol
Mas é muito simples e fácil de entender….para quem quiser entender lá está.
Quando se critica o Paulinho desta maneira, ou por exemplo se vai buscar a utilização do Bragança este ano, é estar também a criticar o trabalho de Ruben Amorim no Sporting.
Afinal de contas, foi ele que o quis ir buscar e que disse que para ele não havia melhor avançado a jogar em Portugal e, foi tb ele que disse que o Bragança merecia mais oportunidades, apesar de não as ter dado segundo vocês.
Então, concluindo, não é que ache que o trabalho de Ruben no Sporting não possa e deva ser criticado.
É o contrário.
Acho apenas, que as primeiras palavras que deveriamos ter como Sportinguistas para definir o trabalho do Ruben no clube, não deveriam ser de critica mas de elogio e satisfação pelo trabalho realizado. E peço desculpa não é isso que aqui se vê.
Mas serei apenas eu a pensar assim… será doença por certo!
🙂
19 Maio, 2022 at 15:20
Mas qual critica ao Paulinho?
Onde é que viste uma critica ao Paulinho no meu comentário?
19 Maio, 2022 at 15:39
Falaste no nome dele, pimba! Estás a criticar!
19 Maio, 2022 at 15:45
Ya…
Como se eu me chamasse Pavlov e andasse a fazer experiencias….
19 Maio, 2022 at 18:12
Ai, o subterfugio de discurso é que não se critica ou criticou no Paulinho…
Ok, invalida tudo aquilo que disse no comentário anterior
🙂
19 Maio, 2022 at 15:12
Paulinho é craque!
Z
19 Maio, 2022 at 14:47
E a tua opinião . Prefiro o Matheus Nunes a 60% que o Bragança a 100%. Talvez porque o Matheus Nunes e o meu jogador preferido que acompanho desde os sub 23 . Mas também porque não vi ainda nada de especial no Bragança . Boa técnica , boa visão de jogo , zero intensidade . Ainda contra o Santa Clara não fez a diferença , aliás perdeu até algumas bolas . Os jogadores quando tem nível extra pegam logo de estaca a não ser que o treinador seja fraco . Quando vi o João Moutinho ou o Hugo Viana a jogarem pela primeira vez percebi rapidamente que estavam ali dois potenciais titulares , isto para não ir aos casos mais mediáticos de Quaresma, Nani ou Ronaldo . Quando vi o Matheus Nunes a jogar nos sub 23 devo ter sido dos primeiros aqui na tasca a dizer que estava ali um potencial grande jogador ( muito antes do Varandas dizer que ele ia pagar o Amorim .. ) . Todos nos enganamos , mas eu ainda não tive essas sensações com o Bragança . Como nunca tive com o Geraldes. Olha como nunca tive com o Matheus Reis e hoje reconheço que me enganei redondamente . Ou com o Nuno Santos . O futebol não é uma ciência exacta .
19 Maio, 2022 at 15:05
Dizeres-me que o Bragança não tem intensidade e que perde algumas bolas e depois dizeres que adoras o M. Nunes…há aí qualquer coisa que não faz sentido.
É que o M. Nunes perde montes de bolas. Especialmente quando está mais cansado. E no ano passado (o que dizes que foi o ano de afirmação dele) perdia ainda mais, porque é o normal quando um jogador joga às mijinhas (o que curiosamente choca de frente contra o “pegam de estaca”…porque o M. Nunes não pegou de estaca…).
Viste os jogos do Sporting no ultimo terço do campeonato? O M. Nunes fez a diferença em quê?
Esta conversa tive no ano passado montes de vezes aqui na tasca sobre o M. Nunes. Porque perdia muito a bola e só sabia correr com a bola e porque passava mal a bola e coiso e tal…eu sempre disse…dêem tempo de jogo ao M. Nunes e consistência que ele tem lá tudo. Precisa é de jogar com consistência e de tempo. Agora é o Bragança…
Os tipas fanáticos do Ceição o Vitinha também não dava e o bom era o Oliveira e o Herrera e tal que eram intensos e tinham fisico para choque e tal…depois afinal…..
Só espero mesmo é que o libertem. Espero que não andem mais 1 ano neste “ram ram”. O Bragança é este tipo de jogador. Se alguém espera ver o Bragança andar a correr que nem um maluco e a atirar-se ao choque contra muros e tal…nunca vai acontecer.
Se o treinador não acredita nele…deixem-no sair…
19 Maio, 2022 at 15:02
vai Daniel, faz-te a vida que ainda tens muito futebol para mostrar, talvez o exemplo de Max e TT te sirva de exemplo.
19 Maio, 2022 at 15:04
tens quase 23 anitos, é o momento.
19 Maio, 2022 at 18:08
de repente o TT virou um Cavani?! É que falam todos do Paulinho isto e aquilo e o TT fez 4 golos!
19 Maio, 2022 at 19:18
Nada mau para um avançado e não ponta de lança que jogou nem meia época num campeonato muito mais difícil e numa equipa que lutou para não descer.
19 Maio, 2022 at 19:46
Tiago Tomás (na Alemanha): 14 jogos, 1133 minutos, 4 golos
1 golo a cada 283 minutos / 0,28 golos por minuto.
Paulinho: 46 jogos, 3487 minutos, 14 golos
1 golo a cada 250 minutos / 0,30 golos por minuto.
Agora vê quanto ganha um e quanto ganha o outro (por mês).
19 Maio, 2022 at 15:18
Bem, se é para continuar a entrar a 5 minutos do fim (isto quando chega sequer a jogar), mais vale que o rapaz se faça à vida
19 Maio, 2022 at 16:04
Tãaaaaoooo mas tãaaaaaoooooooo dificil aceitar estas merdas!
Um clube tem uma estrutura de futebol para estas situações! Ha ativos estratégicos! Há ativos que potencialmente valem MILHOES!
Ir buscar Morita e deixar o Bragança sair? Devia dar anos de prisão esta merda!
19 Maio, 2022 at 16:09
Eu também acho que jogadores que se sentam no banco e pouco jogam deviam sair todos sem excepção.
Tadinho do menino que anda a sofrer de bullying tal como TT ou Slimani.
Tabata que teve no banco praticamente a época toda e que agora fez uns bons jogos, se for para continuar assim também devia fazer as malas para onde lhe dêem mais oportunidades… É para um é para todos!!
Os mesmos que agora choram por DB, são os mesmos que diziam que o Nuno Santos que era lampião e um jogador patético, Matheus Reis que era uma merda, Matheus Nunes que nunca iria pagar Amorim, Porro que estava gordo e não jogava um cú ou até mesmo Coates que há 3 ou 4 anos já era apelidado de cepo por aqui.
Trazer de volta Geraldes que deixou saudades, Gelson Dala um craque incompreendido, Alan Ruiz uma máquina de intensidade e outros tantos craques por aqui amados.
19 Maio, 2022 at 16:14
Claro que sim. Que o Tabata também devia sair, a não ser que o treinador tenha reservado um papel a sério para ele.
2 anos a aquecer banco é mais que suficiente. O que é que estão lá a fazer se o treinador não acredita neles?
Deste um belissimo exemplo. O TT. E tens também o Max se quiseres. O treinador não acredita neles, não os vai meter a jogar…mais vale dar oportunidade a outros e deixar estes seguirem com as suas carreiras…
19 Maio, 2022 at 16:23
Os que acham que Bragança está a ser pessimamente gerido, são os mesmos que defendiam a utilização do Marian Had, do Tiui, do Nalitzis, do de Wilde, do Robaina, do Nene, do Mota, do Caicedo, do Franerud e do Naby Sarr!
Quem acha que o Bragança deve amochar e que o simbolo do Sporting deve ser um busto do Amorim são aqueles que sempre acreditaram no Acosta, no trio André Cruz, Mpenza e César Prates, ao ver o mundial de 94 gritavam aos sete ventos que o Sporting tinha que ir buscar Naybet e Aminuke, aconselhavam o Cherbakov a não conduzir e foram ao Brasil tirar o Liedson de um supermercado!
Como não amar os comentários da Tasca? Priceless!!!
Já falava o Umberto Eco das redes sociais!
19 Maio, 2022 at 16:41
🙂
19 Maio, 2022 at 19:00
Isso… Lyonne a treinador e director desportivo do SCP.
Estou a imaginar:
-Oh Slimani, queres jogar a titular ou importas te de ficar um pouquinho no banco??Ah, OK…. Pronto, quando quiseres entrar avisa.
-Bragança, és da formação jogas sempre, depois diz-me quando puder tirar-te de campo.
-Pessoal, o resto para não ficarem chateados vamos tirar senhas, ou preferem pim-pam-pum??
19 Maio, 2022 at 19:34
Hilariante. E extraordinariamente bem escrito…
19 Maio, 2022 at 20:16
Obrigado, pensava que estava na tasca, enganei me e devo ter entrado em algum do José Avillez.
O Rochemback manda-te cumprimentos.
19 Maio, 2022 at 19:58
ahaha, mas isto da formação é só para alguns.
Para malhar no Esgaio, já não serve….falar da formação por exemplo.
E os flops Ilori e Camacho, jã não serão da nossa formação então….
19 Maio, 2022 at 21:50
Realmente é incrível que haja pessoas que conseguem gostar de alguns jogadores da formação do Sporting e não gostar de outros. Quase inconcebível! É quase como se… Não sei, tivessem preferências, gostos .. opiniões…
Quase não consigo acreditar que existam pessoas assim! Que não dizem só “sim porque sim” ou “não porque não”, mas que têm mesmo… Não sei, acho que se chama… Como é? Capacidade crítica?
Incrível
19 Maio, 2022 at 16:31
um gajo que teve uma oferta do ajax devia estar caladinho e com 23 anos esperar por uma oportunidade sentadinho no banco para entrar nos ultimos 5 minutos quando o treinador não acredita nele, muito bom.
19 Maio, 2022 at 16:24
O plantel não é só feito de ” 11 titulares”… o Daniel é um grande valor e um jogador muito útil para a equipa. Ser o 16º jogador mais utilizado, quer dizer isto mesmo… não percebo qual a questão sinceramente.. Que fique por muito tempo… SL
19 Maio, 2022 at 16:34
ele deve ter outros sonhos com 23 anos diria eu do que ser eternamente suplente dos 5 minutos.
já fez 2 épocas nessas condicções, não vale a pena insistier mais.
19 Maio, 2022 at 16:54
Até é uma péssima alocação de recursos do Sporting.
pah….procurem um que o treinador acredite e que não tenha medo de meter a jogar. Para quê ter o espaço ocupado por 1 que o treinador não usa e que tem medo de meter a jogar para dar descanso aos titulares?
19 Maio, 2022 at 17:09
Engraçado que para o Max foi a melhor opção sair e defendida por muitos com esta mesma linha de pensamento.
23 anos a caminho de ser o “Nélson Pereira” de Morita…
19 Maio, 2022 at 16:39
O Daniel é um grande valor e fazer parte do plantel do Sporting é importante, mas merecia mais tempo de jogo. Fez por isso.. o treinador não respeitou as suas exibições nem geriu da melhor forma jogadores em sub-rendimento
19 Maio, 2022 at 16:40
Quando o treinador diz publicamente que perfere ter o M. Nunes, mesmo em baixa condições, por dá coisas que os outros não dão….está a dizer que o D. Bragança não presta nem para o substituir quando ele já não joga nada!
Sinceramente acho Bragança melhor jogador que o M. Nunes (aquela fintazinha qd recebe a bola já não há paciência), mas o Amorim quando se apoixona por alguém….não vale apena, até 17M€ dá por um PL mal amanhado em trinco.
Bragança, o melhor é dares de fuga.
19 Maio, 2022 at 16:44
Jogador mais cerebral e de tecnica mais evoluída do meio campo.
Falta lhe intensidade e velocidade, conquanto julgo ter sido merecedor de maior utilização.
19 Maio, 2022 at 17:10
Pira-te, Bragança. Felicidades. Mereces. Aqui não te safas.
Aposta na formação, prata da casa, blábláblá e mainacêquê. Há que fazer negócios, e se já temos alguém para uma posição, há que despachar para poder haver contratação para o seu lugar. Padrinho Mendes oblige. Empreste-se ou venda-se o Bragança por meia dúzia de tostões e adquira-se 50% do passe de um qualquer zé da esquina que o Mendes queira promover. Estamos na Liga dos Campeões novamente.
19 Maio, 2022 at 17:12
Andele andele andele!
https://twitter.com/AFisgas/status/1482785604681220096
19 Maio, 2022 at 17:15
Aqui a questão não é o Daniel Bragança mas sim o Ruben Amorim.
Enquanto o RA só jogar num sistema táctico em que aposta sempre nos mesmos, não vale a pena ter jogadores técnica e taticamente evoluídos mas que depois não encaixam bem no sistema e por isso são sistematicamente preteridos.
No entanto, parece-me que RA nesta 2a metade do campeonato (mais por necessidade do q por vontade própria) percebeu as vantagens de jogar com nuancs e começou a mudar nesse sentido. O próprio RA referiu a importância das nuances em quase todas as últimas conferências que deu.
Portanto eu acho que Bragança vai ser finalmente um jogador importante no Sporting de RA no próximo ano.
19 Maio, 2022 at 17:17
Espero que Bragança fique para o bem do Sporting. Pode ser fundamental (como Vitinha foi no fcp, por exemplo).
19 Maio, 2022 at 17:23
Do ponto de vista do interesse do jogador (carreira) tb discordo da maioria d’A Tasca. Uma mudança é extremamente arriscada sobretudo para um jogador como Bragança que é claramente de equipa grande, que joga em posse e que tem de explorar as entre-linhas.
Bragança devia pôr os olhos nas dificuldades que Francisco Geraldes teve em impor o seu jogo numa equipa como o Estoril, que apesar de jogar bem, por ser de meio da tabela já é obrigada a jogar mais vezes em transição.
Tenho a certeza que o futuro do Bragança ou é no Sporting ou então será um futuro menor!
19 Maio, 2022 at 17:59
A verdade é que Bragança já andou pelo Farense e Estoril com um desempenho notável! Nem ele mesmo quererá regressar aos empréstimos internos.
O problema é ter contrato até junho de 2025. Andar nessa tanga do “não joga porque não tem intensidade” por mais 2 anos e lá se foi a carreira…
19 Maio, 2022 at 18:14
Palhinha, Ugarte, M.Nunes e Bragança…neste momento, qual será o menos jogador destes 4?
I rest my case….obrigado!!!
19 Maio, 2022 at 18:24
O Bragança não tem lugar a 6 ou a 8.
Mas fará bem o lugar de Sarabia… Tanto com ou como sem PL
19 Maio, 2022 at 21:55
Aah ya, porque num meio campo a 2, só jogam mesmo dois.
Não sei porque vamos buscar o Morita. Vamos ficar com 5, temos que despachar 3.
19 Maio, 2022 at 18:34
Para mim…
a) Matheus Nunes está à frente do Bragança no que toca à titularidade no meio campo como joga o Amorim.
b) O Bragança é um jogador de qualidade mas é menos competitivo que qualquer um dos outros 3 que normalmente, jogam no duo do meio campo do Amorim. Isso acaba por o penalizar um pouco.
c) Eu gosto de ver o Tabata a 8 e acho que era gajo para competir quer com o Matheus Nunes, quer com o Bragança.
d) O Bragança foi muito mal gerido pelo Amorim esta época. Não se pode dizer que tenha jogado pouco mas podia, e devia, ter jogado bem mais.
e) Dizem que o Amorim não quer perder nem o Palhinha, nem o Matheus Nunes. Mas também dizem que estes 2 são os mais fáceis de vender e fazer um bom encaixe de dinheiro – que no caso do Palhinha, ou é agora, ou vai desvalorizar com a idade daqui para a frente. Sendo que alguém tem de ser vendido esta época, não estou a ver quem mais possa ser vendido de modo a se encaixar um bom dinheiro.
f) Ficando os 2 mencionados acima, ou o Amorim percebe que tem de dar mais espaço ao Bragança, ou não faz sentido manter o Bragança no plantel. E aí, ou se empresta a um bom clube, tipo Guimarães, ou se vende se houver uma proposta boa – a bater nos 20M€.
O tema Bragança é um dos assuntos onde, de algum modo, se pode apontar o dedo ao Amorim por não ter estado bem na gestão do tempo de jogo dado ao jogador. Agora, isso está a anos luz de dizer que o Amorim não presta ou que está a mais no clube
Amorim, apesar do pouco tempo de treinador, já é um treinador acima da média e, principalmente, um dos melhores treinadores que tivemos nos últimos 30/40 anos. Com certeza estará nos 5 melhores, mas de certeza que está nos 10 melhores, e não é na cauda da lista!
Agora, como toda a gente, o homem não é perfeito e erra como todos nós. O importante é aprender com isso – e isso requer reconhecer que se errou!
Bragança no plantel 22/23 vai depender do que Amorim quiser dele.
Se for para o mesmo, é melhor vender ou emprestar.
Se for para jogar mais, é melhor ficar com ele.
Parece-me simples!
Agora, o Bragança também tem de dar ao pedal e crescer porque, como alguns já disseram, falta-lhe ser mais competitivo e intenso – coisas que, por exemplo, faltavam ao Vitinha e o Porto soube “dar-lhe” isso!
19 Maio, 2022 at 21:30
“não estou a ver quem mais possa ser vendido de modo a se encaixar um bom dinheiro”.
Não digas uma coisa dessas!
Um plantel que terminou o campeonato com 2 títulos e os mesmos pontos da época em que fomos campeões terá praticamente todo o plantel com procura no mercado…
19 Maio, 2022 at 18:35
O Bragança é gestifut? Se não, a solução é essa.
Se sim, já não terá muito mais chance.
Falando de futebol, Eu teria testado no lugar de Pedro Gonçalves. Mas eu não vejo os treinos e não sou treinador.
19 Maio, 2022 at 20:22
O que acho do Dani é que é excelente com bola, qualidade de passe, executa rápido e habitualmente bem. O problema do Dani não acho que seja falta de intensidade, compromisso. O Dani o problema é velocidade de pernas, o rapaz tem 1.69 apenas menos 3cm que o Vitinha mas a velocidade que ele corre é realmente muito baixa. Num meio campo a 2 é preciso ter velocidade para fazer algumas piscinas em recuperação. Num meio campo a 3 seria perfeito, casaria igualmente bem Dani, Palhinha, Ugarte como Dani, Ugarte e M Nunes. Aliás até vejo Dani, Ugarte e Tabata
19 Maio, 2022 at 22:02
Caro e sr. Tanaka, partilho consigo, das idéias sobre o Bragança, é isso mesmo, subscrevo rudo o que disse, ele começa a precisar de ser “animal”, e num jogo, como o do último, em que não havia responsabilidade sobre nada, deveria ter sido mais incisivo.
Quanto a mim, vai ter a próxima época, para o sim ou sopas, ou “morre” dentro do campo, ou acabou-se, quando for para jogar bem, ele sabe e joga, quando não tiver a redondinha, terá que sofrer, resumidamente é isto.
No entanto, tal como, você diz e todos sabemos, tem uns pézinhos e peras.
Será que o resto chega pró ano ?
Oxalá.
19 Maio, 2022 at 22:19
Bragança é um jogador do crl. Formação de qualidade. Parece ter cabeça fora das 4 linhas. Titular sub 21 enquanto selecionável. Tivesse feito ele pelo Sporting os minutos que lhe deram na seleção e teria certamente continuidade para a seleção A.
É diferente dos que há no plantel para aquela posição e isso tem que ser bom, dá para explorar outras coisas. Não vai fazer cavalgadas com a bola nos pés como o Matheus Nunes nem vai varrer adversários a torto e a direito com o físico como o palhinha. Por outro lado, nenhum desses tem a capacidade de passe e visão de jogo do Bragança.
Aqui o que salta mais à vista é a incapacidade do treinador de explorar estas diferentes vertentes do talento que tem disponível. Ganhavamos todos mais se a gestão do meio campo tivesse sido feita com mais critério.
1) o Matheus tinha mantido a boa forma mais tempo porque tinha oportunidade de descansar (desde janeiro que não joga nem metade do que mostrou na primeira metade da época)
2) Bragança podia perfeitamente substituir palhinha/ugarte a 6 em jogos em que falta desbloquear no ataque e o adversário defende com 11 dentro da grande área (derrota com os lamps na segunda volta?)
3) o jogador ficava certamente mais satisfeito por ter oportunidades para jogar e por lhe mostrarem que conta para alguma coisa, não é fazer uma época a jogar os últimos 5 minutos e a ser titular no último jogo em que não há absolutamente nada para decidir. Isso tá bom para o Virgínia, que tem 20 e poucos anos e pelos vistos não se importa de fazer uma carreira inteira sem sequer ter que jogar à bola (quantos jogos tem como sénior?)
Criticam-lhe muito a falta de intensidade, mas desafio aí os reis da intensidade a comparar estatísticas que demonstrem isso… Perde mais duelos que os outros? Recupera menos bolas? Perde mais vezes a bola? Duvido imenso que tenha piores números que o Matheus Nunes ou que o ugarte.
Como Sportinguista, quero que ele fique a fazer carreira no Sporting, em parelha com o Palhinha. Dupla titular do meio campo para os próximos 6/7 anos, fácil.
Se fosse eu, ia à minha vida. E já teria ido no mercado de inverno, a ver chegar ugarte e ter oportunidades quando eu ando a fazer 5 minutos. Quando sou titular 1 vez e sou o melhor em campo e nos 3 jogos a seguir tou na bancada…pra depois ser titular na última jornada, quase como pedido de desculpas.
19 Maio, 2022 at 22:25
Eu sou treinador, e penso em voz alta, supondo, que tenho a equipa do Sporting, e o Bragança.
A equipa está a render, está a ganhar, e tenho um jogador ou dois, no meio campo em menor capacidade física, e penso :
Tiro o M. Nunes desgastado mas que ainda vai correndo atrás do jogo, mas menos que no princípio, mas comparo a velocidade do M. Nunes agora com a do Bragança fresco, e quem tem mais velocidade e quem procura mais o jogo ? mesmo assim, o M. Nunes é mais rápido, mesmo cansado, mas tem menos pés que o Bragança, mas estou a ganhar e preciso de continuar em cima do adversário, embora com menos velocidade, meto o Bragança e sou apanhado em contrapé numa jogada, porque o Bragança não teve velocidade e pressão, e perco a vantagem no jogo.
Então meterei o Bragança quando estiver seguro no resultado, porque aí posso ter um deslize em contrapé no resultado, porque mantenho a vantagem e depois até posso jogar pró espetáculo.
Então meto o Ugarte, porque o trabalho de sapa continuará a ser feito, estou na mó de cima e quero acabar o jogo a ganhar, até vou ver, o que o jogo dá, para tentar dar mais minutos ao Bragança.
É isto, que um treinador pensa com a prestação do Bragança.
É este o racionínio de um treinador.
No futebol de hoje, o resultado está primeiro.
Agora.
Bragança tem uns pés, como em Portugal ninguém tem, e no estrangeiro poucos.
E a parte físíca de uma equipa ? e o trabalho que hoje em dia até os predestinados JÁ são obrigados a fazer também ?
São estas conjunções todas.
Estou errado ? posso estar, mas o futebol de hoje é isto.
Depois pode-se perguntar, porque sofremos este ou aquele golo ? porque lá muito atrás a equipa no todo, não soube conquistar a bola quando a perdeu.
Não me levem a mal.
Aceito opiniões contrárias.
19 Maio, 2022 at 22:29
Quero muito que o Bragança continue no Sporting, é um predestinado, mas quero que ele meta na cabeça, o que lhe falta fazer.
E desejo muito, que mude pra melhor, e nunca perca aqueles pés.
Vá lá Bragança, o Sporting está á tua espera.
19 Maio, 2022 at 22:37
Explico ainda melhor, agora aos sportinguistas, por outras palavras.
Ponham o Bragança a jogar como costuma fazer, na Inglaterra na Alemanha, na Espanha ou na Itália.
E agora digam-me o que falta ?
É uma pergunta simples, e boa, penso eu.
Como todos, quero que o Bragança, mostre todo o seu potencial que tem.
E desejo.
Por exemplo, contra o Sta Clara, não mostrou nem mal, nem bem.
Foi NIM.
19 Maio, 2022 at 22:37
Um dos jogadores que mais prazer me deu nos últimos anos ver com a camisola do Sporting foi Alberto Aquilani (apesar de ter feito somente 30 e poucos jogos).
Classe, talento, mostrava que não era preciso ser um cavalão para varrer o meio campo.
Bragança tem TUDO para ser um Aquilani!
Aquilani foi príncipe em Roma, rei na juventus, imprescindível na squadra azzurra…
Pelos vistos Bragança não tem espaço no Sporting!
O futebol é mesmo uma ciência!
19 Maio, 2022 at 22:40
Juventus, Milan e Fiorentina
19 Maio, 2022 at 22:42
Só mais um pormenor, ou uma achega.
Lembram-se do Dani, no nosso clube á uns anos ?
Também tinha uns pezinhos maravilhosos, verdade ?
Tinha sim senhor.
E foi pra onde ?
Ajax.
E teve êxito ?
NIM.
E Dani, até tinha mais velocidade que o Bragança, e mesmo assim, não teve êxito.
Não disse mentira nenhuma, pois não ?
19 Maio, 2022 at 22:45
Aceito, que esteja errado.
Mas é a minha idéia, com o treinador que sou também.
Nem todos os treinadores são possuídos de toda a razão.
Entenda-se.
19 Maio, 2022 at 22:49
Também se podia colocar, um jogador de saca nas costas do Bragança, mas aí, não tínhamos dois jogadores, tínhamos um e meio, porque o adversário podia ter dois jogadores mais completos no meio campo.
Há muitas idéias.
Também com três no meio, em vez de dois, o Bragança podia ter a sua hipótese, mas aí também deixaríamos de ter três atacantes para passar a ter só dois, são opções, mas que gosta de jogar com dois extremos já não pode.
Divagações tácticas.
19 Maio, 2022 at 22:50
Os adversários também nos estudam.
19 Maio, 2022 at 22:54
Bragança, tem todo o espaço no Sporting.
Mas tem de mudar no trabalho físico, só isto.
Quando recuperar bolas, estará pronto.
Quando tapar espaços ao adversário estará pronto.
Quando ganhar duelos com adversários físicamente estará pronto.
O resto ele sabe melhor que todos fazer.
20 Maio, 2022 at 0:02
Duvido mesmo muito que o Matheus Nunes recupere mais bolas que o Bragança… Matheus Nunes não defende desde o ano passado!
19 Maio, 2022 at 22:57
Querem um exemplo de um jogador com pés acima da média, e que se transformou num enorme jogador ? o Sporting, no início da carreira ainda o tentou, mas ele preferiu ficar em Itália onde teve enorme êxito mundial.
E que pés ele tinha.
PILRO.
20 Maio, 2022 at 7:00
Player banalíssimo, sempre a atar os atacadores quando a bola lhe é dirigida.
Nunca o vi mandar um escarro nasal, triste.
E deve ser esquerdalho-estalinista, com aquela carinha de cisne submisso.
Enfim, “jogador” para o Redbull Moscavide.