Em Carregal do Sal, onde participou nas comemorações do 19.º aniversário do Núcleo do Sporting daquela localidade do distrito de Viseu, Frederico Varandas apontou baterias a Pinto da Costa.
«Não me lembro de ver o FC Porto vencer um campeonato e o Sporting e o seu presidente serem o centro da atenção. Não só não é motivo de preocupação para nós, como também é reconfortante, motivador e encorajador. É a confirmação de que estamos no rumo certo. É a confirmação de que o Sporting já não é visto como o simpático terceiro grande. Como é maravilhoso ouvir o senhor Pinto da Costa com saudades e a elogiar o Sporting do passado recente.. Há gente que, por muito que ganhe, continuará sempre a ser muito pequena e, sobretudo, muito pobre.
Não existe maior pobreza que a pobreza do caráter, da integridade e dos valores. São e serão sempre gente muito pobre, ao contrário da grandíssima e honrosa instituição que representam. Instituição essa que jamais será chamada em Alvalade, pelo nosso speaker, por outro nome que não seja FC Porto. Instituição essa que jamais terá os seus jogadores agredidos por elementos da organização do Sporting, que jamais verá em Alvalade o seu presidente a ver-lhe roubado o telemóvel cobardemente e que terá sempre os seus órgãos sociais e colaboradores recebidos em segurança e de forma digna. Instituição essa que jamais verá em Alvalade jornalistas agredidos, ameaçados ou coagidos por colocarem questões no exercício da sua profissão. Porque eles não sabem, nem nunca saberão, o que é ser grande. Porque jamais o Sporting será pobre ou pequeno. Ainda sobre o senhor Pinto da Costa, sou também obrigado a discordar veementemente do senhor Secretário de Estado do Desporto, que recentemente tomou posse. O senhor Pinto da Costa não é, nem nunca poderá ser uma referência do desporto nacional. Basta ouvir uma entre muitas escutas que estão disponíveis na internet sobre o processo Apito Dourado. Como, por exemplo, a de 24 de janeiro de 2004, horas antes de um FC Porto – Estrela da Amadora, onde, horas antes, o senhor Pinto da Costa, através do empresário de jogadores, António Araújo, oferece os serviços sexuais de três prostitutas à equipa de arbitragem liderada por Jacinto Paixão. É verdade que as escutas não foram meio de prova e que o senhor Pinto da Costa foi absolvido do processo, mas esse é um problema para a justiça portuguesa resolver. Mas mesmo não sendo consideradas como prova, também é verdade que essas escutas são reais e aconteceram mesmo. Não é preciso a justiça portuguesa dizer o que quer que seja para sabermos que o senhor Pinto da Costa é um corruptor ativo e alguém que devia estar banido do dirigismo há décadas».
«Dirijo-me, novamente, ao senhor Secretário de Estado do Desporto, mas também ao senhor Ministro da Administração Interna. No dia 8 de maio, o País assistiu a um bárbaro assassinato, em plena via pública e aos olhos de todas as pessoas que ali estavam. Ocorreu às portas do Estádio do Dragão, aquando das celebrações do título. É, seguramente, um dos episódios mais brutais de violência de que há memória em Portugal. O que aconteceu foi muito mais grave que o ataque de Alcochete. Apesar de ter tido apenas um centésimo de cobertura mediática.
Foi um episódio chocante, que mereceu um comunicado do FC Porto [Varandas leu-o na íntegra] que, pergunto, será que só a mim é que este comunicado faz confusão. O termo que devia estar lá bem vincado não era a lamentar a morte, mas sim a condená-la. Este é um comunicado pobre, cobarde e condicionado. Apelo ao senhor Ministro da Administração Interna para ser implacável na luta contra este crime organizado, que se acha impune à justiça e à lei. Muitos dizem que isto é um problema da sociedade e não do futebol. Mas isso não é verdade.
Claro que é da sociedade, mas a origem deste problema está intimamente ligado ao futebol e aos clubes que permitem o seu financiamento ilegal, alimentando este crime organizado. Estes episódios são tão chocantes quanto embaraçosos para o nosso País. Podem contar com o Sporting nesta luta e em todas que venham a acontecer para que o desporto português seja mais limpo, mais transparente, mais saudável e mais digno”
30 Maio, 2022 at 10:24
Parabéns…
“ Grande jogada “ do Varandas…
Agora é necessário é que nos muitos programas desportivos…
Tudo isto “ seja dissecado…”…
Já estou a ver os “comentadeiros” do Porto…
“De olhos fora das órbitas e a espumar , quais cães raivosos…”
Foi corajoso…
30 Maio, 2022 at 10:47
Bom dia, Max, já comecou ontem, a CMTV abriu o programa com a birra do Grimaldo….
Os nossos paineleiros não conseguem passar a mensagem.
30 Maio, 2022 at 10:45
Cada vez sou um tipo de adepto que este tipo de coisa me passa completamente ao lado…
Cada vez mais ligo ao jogado dentro das 4 linhas e menos à guerra entre clubes. Isto cada vez me diz menos…é todo um chafurdar que já não tenho paciência…
Curiosamente sei que sou tipo ilha….até os lampiões acharam isto muita bem e se sentiram representados por isto e tal…é o futebol tuga…
30 Maio, 2022 at 11:04
O “ problema “ amigo…
É que o futebol “ dentro das 4 linhas”…
É altamente influenciado “ por esse tipo de coisas…”…
E por isso (por exemplo para mim…)…
É complicado “ passar ao lado…”
Só há uma hipótese…
“ é pôr de lado “ o futebol…
Mas…não é fácil…
SL
30 Maio, 2022 at 11:13
Pelo porco dizer Sporting Lisboa ou por o Varandas chamar corrupto do PdC? Ou por o PdC gozar com o Varandas, ou com os potes de fruta atrás do PdC?
Enfim….
Também já tive essa discussão aqui…eu não acho que o campeonato deste ano tivesse assim uma influencia tão grande e tão evidente como já houve noutros anos.
Acho que fomos beneficiados várias vezes, acho que o Porco foi beneficiado várias vezes…enfim…
Como digo, possivelmente é uma questão minha que tenho cada vez menos paciência para este tipo de discussões (árbitros e de guerra de palavras)…
Ainda por cima a ideia que tenho é que quanto mais entramos nestas guerras mais prejudicados somos e mais fortes eles se tornam…porque os porcos são os melhores a chafurdar na merda…por isso nem sequer acho que isto seja eficaz….
30 Maio, 2022 at 11:07
Também sou assim, o futebol tuga é praticamente andarem à bofetada uns aos outros e depois o futebol em si fica para segundo plano.
Se bem que, o Varandas esteve e tem estado bem em relação ao don corleone da wish
30 Maio, 2022 at 11:08
Não coloco isso em causa…
Eu só não ligo…não tenho paciência. Já tive muitas, já gostei destas coisas…hoje em dia não tenho paciência para isto…
30 Maio, 2022 at 11:10
E então para ver programas da treta….
30 Maio, 2022 at 11:14
não vejo programas desportivos, nem um sequer.
30 Maio, 2022 at 11:28
Não pretendo perder neurónios portanto abstenho-me em ver esses programas
30 Maio, 2022 at 11:29
de* ver
30 Maio, 2022 at 11:12
estou como tu
30 Maio, 2022 at 11:13
Tiago
30 Maio, 2022 at 12:57
“Também sou assim, o futebol tuga é praticamente andarem à bofetada uns aos outros e depois o futebol em si fica para segundo plano.”
Põe-se na mesa o que o cliente quer comer. Basta ires ao post da Taça de FF. Conta os comentários sobre futebol.
Ninguém vê, ninguém liga, mas aqueles programas do Otavio lá continuam. É a nova versão das cassetes do Marco Paulo, ele vendia-as, mas ninguém as comprava.
A malta gosta disto, quer lá saber de futebol, FF, andebol ou basquete.
Até uma m**da de um campeonato de juniores, foi malas para aqui e para ali.
Ah espera… agora é kumbaya. Carry on. E Varandas out.
30 Maio, 2022 at 11:32
Só leio verdades
nenhuma afirmação mentirosa ou tendenciosa, só a pura da verdade.
As escutas não foram consideradas por o juiz ter considerado que não foram obtidas legalmente.
Mas no nosso país, os maiores corruptos ascendem a herois, qualquer dia vao erguer estatuas do Socrates, do Vieira, do Vale Azevedo, do Isaltino, do Manuel Pinho, do Ricardo Salgado, do A. Vara, do Duarte Lima e por fim do Pinto C.
O ponto em comum entre todos é que desceram ao inferno e voltarem como herois, mesmo passando tempo atrás das grades
OCDE: Dos 249 arguidos condenados por corrupção em Portugal apenas 14 foram presos
30 Maio, 2022 at 13:47
Neste post, bastava este comentário.
Tudo o resto é acessório!
30 Maio, 2022 at 13:04
Acho que Varandas teve a coragem de dizer publicamente o que pensa sobre o pdc e isso é de louvar. O último que quis denunciar o sistema, teve de ser “removido” da sua posição. Infelizmente não vejo o mesmo fervor contra o Vieira, que passou anos a roubar igual ou pior, parece – me uma moralidade algo selectiva, mas enfim melhor que nada, não posso criticar alguém que expõe a sua opinião sobre a podridão do sistema, portanto ficam os meus parabéns. Agora para finalizar eu gostava de saber que propostas tem o Sporting para acabar com este sistema, é que em 4 anos não ouvi uma única.
30 Maio, 2022 at 13:49
Mas precisas de propostas ou que a Justiça funcione?
30 Maio, 2022 at 15:06
Penso que não é só um problema de a justiça não funcionar bem. Se a justiça se limitar a cumprir a lei, a base do problema pode ser a lei que está mal feita, certo?
Um exemplo, Se não há nenhuma lei que obrigue um deputado ou um ministro a esclarecer como comprou a pronto uma casa de 1 M quando ganha 5 mil, então o que queres que o tribunal faça? A primeira coisa que tem de acontecer quando a polícia ou o ministério público investiga um crime, a matéria que eles investigam tem de se constituir como crime.
Se oferecer jóias a um árbitro não é crime, se calhar temos de criar uma lei em que o passe a ser.
Portanto se nós queremos mudar as coisas também nos cabe, como parte integrante fazer propostas. Como se propôs o VAR, como se propôs o olho de falcão.O Sporting devia apresentar propostas, sozinho ou em conjunto com outros clubes que tanto se queixam, no sentido de ser disponibilizado a conversa entre árbitros por exemplo, ou que fosse publicado o critério com que foi escolhido determinado frame para um fora de jogo, partilhando a sequência de imagens publicamente para quem quisesse verificar. Existem dezenas de propostas que poderiam e deveriam ser postas na mesa que ajudariam a melhorar a verdade desportiva e quem melhor para as fazer do que os próprios clubes em vez de legislador qualquer. Dizer simplesmente que a justiça não funciona e encolher os braços nunca vai mudar nada.
30 Maio, 2022 at 15:32
Subscrevo!
30 Maio, 2022 at 16:46
Eu proponho propor uma proposta que diz “prender ou punir os prevaricadores”
Que tal?
Parece-te boa proposta!?
É que sem proposta, mas valia estar calado. Ou então que faça um post.
Muito melhor!!
Isto de andar a falar em viva voz no sucedido é que não pode ser
30 Maio, 2022 at 15:09
Entretanto a guarda pretoriana do papa, faz a defesa habitual e tranquila.
30 Maio, 2022 at 15:12
As escutas do pdc foram consideradas inadmissíveis no cumprimento da lei que assim o diz que são. As leis é que podem estar mal, mas o tribunal cumpriu a lei, portanto dizer que a justiça não funcionou não é inteiramente verdade. A justiça moral não funcionou, a justiça legislativa funcionou no seu pleno. Continuamos à 40 anos a votar nos mesmos gajos que têm feito estas leis à medida muitas vezes dos seus interesses e dos interesses dos seus amigos, mas parece que ninguém está interessado em mudar.
30 Maio, 2022 at 15:44
Chega!!!
30 Maio, 2022 at 16:28
Mais uma resposta inteligente e construtiva como nos tens habituado
30 Maio, 2022 at 16:48
O teu comentário define-te a ti mesmo.
Não há muito mais a comentar
30 Maio, 2022 at 19:05
“Continuamos HÁ 40 anos a votar nos mesmos gajos que têm feito estas leis à medida muitas vezes dos seus interesses e dos interesses dos seus amigos, mas parece que ninguém está interessado em mudar.”
Subscrevo!
30 Maio, 2022 at 22:21
Não, Miguel, há 40 anos estávamos a aprender a viver – friso o “aprender” – em Democracia.
Democracia com enormes defeitos? Concerteza! Mas bem ou mal, somos nós a escolher o nosso caminho – e isso já ninguém me tira!
Para além disso, recomendo muita, muita atenção a este post do “Sporting com Filtro”:
https://sporting.filtro.pt/fernando-gomes-em-golpada-na-federacao/
No basquete, já funcionou claramente esta época;
se a golpada ganhar, preparem-se para “um clube a Norte (Porto) e outro a Sul (Lisboa), reeditando (relativamente) velhos acordos…
30 Maio, 2022 at 23:07
Quando se fala em mudar, é votar noutros partidos , não é evidentemente mudar o regime político, parece-me obvio. Se acham que estamos bem, ou nunca saíram de Portugal, ou nunca leram um livro, ou são simplesmente pouco ambiciosos. Orgulhosamente na cauda da Europa a pedir esmolas e a dizer mal de quem nos dá a esmola.
30 Maio, 2022 at 23:30
“Orgulhosamente na cauda da Europa a pedir esmolas e a dizer mal de quem nos dá a esmola.”
Subscrevo!
O país está cheio de cegos… 🙁
30 Maio, 2022 at 23:48
Incrível a quantidade de ideias soltas e clichês, misturado tudo e não dizendo nada.
Parece um sketch do gato fedorento.
Um país melhor passa também por nós sermos melhores também
Como pessoas , trabalhadores, cidadãos etc etc
Houvesse um bocadinho mais de autocrítica neste país e se calhar estávamos já um bocadinho melhor. Um bocadinho….
30 Maio, 2022 at 23:57
Já este teu comentário a um comentário…
30 Maio, 2022 at 23:29
Não discordo de que há 40 anos estávamos a dar os primeiros passos na Democracia e a aprender…
Mas a esmagadora maioria das pessoas que vota, votam nos mesmos há 40 anos e são esses que nos fizeram chegar aqui – um país de faz de conta absolutamente corrupto!
Que, na fase de aprendizagem, e sem grandes referências ou sem histórico, percebia-se que se votasse nessa gente.
20 anos depois, já com um país absolutamente corrupto, já é mais difícil compreender.
40 anos depois, foda-se, até mete nojo!
Não te esqueças, vives no país onde um Isaltino ou uma Felgueiras foram eleitos depois de provada a corrupção!
30 Maio, 2022 at 23:29
Golpada! Cá está uma luta para alguém com tomates!
30 Maio, 2022 at 23:32
O Fernando Gomes que está nas escutas a combinar pagamentos…
31 Maio, 2022 at 0:00
Exacto!
30 Maio, 2022 at 23:42
“mas parece que ninguém está interessado em mudar.”
Enganas-te.
O problema é que isto é como a canção “Chula” (sem segundas intenções, pois é um tipo de música popular) da Shila [Sheila Charlesworth]:
“Pra melhor está bem, está bem, para pior já basta assim”
https://www.youtube.com/watch?v=fzFkw1Gw_PY
31 Maio, 2022 at 13:30
Lol, até pode ser que sim Jaime, mas só depois de mudar podemos ter a certeza. Se não fosse assim ainda hoje só comíamos nestum e cerelac.
Abraço