2022/2023 será uma época de totais mudanças no basquetebol,  e depois da apresentação de Pedro Nuno Monteiro, que vem substituir o Professor Magalhães como treinador da equipa principal, foi apresentado Nuno Baião, o novo coordenador do basquetebol do Sporting Clube de Portugal. Na apresentação, o antigo jogador verde e branco manifestou o sentimento de orgulho. “Quando me fizeram este convite foi relativamente simples de aceitar. É uma casa que nunca deixei como adepto e agora, como responsável pela modalidade, é algo que me deixa extremamente orgulhoso. Vamos fazer um Sporting CP melhor”.

Nuno Baião elogiou o que se tem feito no basquetebol desde o seu regresso e mencionou os pontos a apostar para o novo capítulo que está prestes a começar: “Da parte competitiva, temos uma herança pesada. É um projecto completamente novo. Durante estes últimos três anos foram feitas coisas extraordinárias. É uma página nova e queremos ser competitvos, lutar por títulos e continuar a apostar na formação, tanto masculina como feminina”.

A modalidade Leonina vai começar a sua quarta temporada nos seniores masculinos desde o renascimento no Clube, em 2019. Ingressar no projecto é, por isso, marcante: “É um orgulho gigante como adepto, a força do Sporting CP está na sua génese eclética. O que se fez durante estes três anos é incrível, dado que renasceu. É um orgulho enorme fazer parte deste percurso e vamos cá estar para fazer um Sporting CP melhor”. Uma das principais apostas é a formação. Para Nuno Baião, é esse o futuro. “É um caminho por onde queremos ir e melhorar. Cada vez mais estruturado e profissional. Estamos a fazer uma grande aposta na formação, com um coordenador que fará essa gestão, com muita qualidade, com investimento e motivação. Só assim teremos uma equipa de formação mais à frente, uma equipa da casa. Só assim faz sentido”, afirmou.

E por falar em formação, João Pedro Vieira é o novo coordenador da formação do basquetebol do Sporting Clube de Portugal.

Aos 53 anos, o licenciado em educação física e desporto tem o grau 3 de treinador da modalidade, sendo ainda formador da Federação Portuguesa de Basquetebol. Com 35 anos de experiência, João Pedro Vieira passou por várias equipas e escalões em clubes como o Imortal BC, o CR Estrelas da Avenida, o CAB Madeira, o CF União da Madeira, o CRC Quinta dos Lombos ou a selecção nacional, assim como o emblema espanhol CB Avenida, de Salamanca. No palmarés conta com títulos nacionais seniores femininos em Portugal e Espanha e troféus nacionais e regionais de formação.

Entretanto, foi realizado o sorteio para a nova época e ficou a saber-se que a equipa principal de basquetebol do Sporting Clube de Portugal vai iniciar a Liga 2022/2023 com um dérbi frente ao SL Benfica.

A primeira jornada vai ser disputada no Pavilhão João Rocha, a 24 ou 25 de Setembro, sendo que os Leões voltam depois a encontrar as águias na 12.ª ronda, a realizar-se no Pavilhão da Luz. Quanto aos Clássicos diante do FC Porto, vão ter lugar na nona (fora) e 20.ª (casa) jornadas.

O fim da fase regular está agendado para o fim-de-semana de 18 e 19 de Fevereiro.

CALENDÁRIO COMPLETO

1.ª jornada: Sporting CP- SL Benfica
2.ª jornada: Imortal BC-Sporting CP
3.ª jornada: Sporting CP-UD Oliveirense
4.ª jornada: CD Póvoa-Sporting CP
5.ª jornada: Sporting CP-Vitória SC
6.ª jornada: CP Esgueira-Sporting CP
7.ª jornada: AD Ovarense-Sporting CP
8.ª jornada: Sporting CP-SC Lusitânia
9.ª jornada: FC Porto-Sporting CP
10.ª jornada: Sporting CP-CAB Madeira
11.ª jornada: Sangalhos DC-Sporting CP
12.ª jornada: SL Benfica-Sporting CP
13.ª jornada: Sporting CP-Imortal BC
14.ª jornada: UD Oliveirense-Sporting CP
15.ª jornada: Sporting CP-CD Póvoa
16.ª jornada: Vitória SC-Sporting CP
17.ª jornada: Sporting CP- CP Esgueira
18.ª jornada: Sporting CP-AD Ovarense
19.ª jornada: SC Lusitânia-Sporting CP
20.ª jornada: Sporting CP-FC Porto
21.ª jornada: CAB Madeira-Sporting CP
22.ª jornada: Sporting CP-Sangalhos DC