Estar a ganhar por três vezes em Braga e deixar fugir dois pontos. O Sporting fez o mais complicado, mas não foi equipa suficiente para segurar uma vitória que daria um enorme boost motivacional para o arranque da época
Quando, há coisa de três meses, me deparei com a nova malha dos Mando Diao, não fazia ideia que, além de estar a escutar uma das canções obrigatórias de 2022, estava a escutar a banda sonora para o jogo do arranque da época. Sim, “frustração” é a palavra que melhor resume aqueles 20 minutos que, após o final do jogo, me levaram a perguntar a mim mesmo quão ridículo era ter estado a ganhar uma, duas, três vezes, e, uma, duas, três vezes, não termos sido capazes de conquistar os três pontos.
Sem capacidade de construção, algo já visto na pré época, o Braga apostou descaradamente no futebol directo. Artur Jorge não foi de modas, e surpreendeu com a colocação de Vitinha bem próximo de Banza, oferecendo ao ataque minhoto potência de sobra para incomodar a defensiva leonina. Vitinha, com tanto de bom jogador como de fiteiro, atacava directamente Gonçalo Inácio, Banza posicionava-se algures entre Coates e Matheus Reis. Tudo isto pensando em, fruto dos duelos, tentar ganhar segundas bolas, de forma a manietar o pé para pé leonino.
Claro que há sempre o reverso da medalha, e esta estratégia abria também brechas atrás de brechas no meio-campo, algo que Matheus Nunes, soltinho como gosta, começou a aproveitar ainda antes dos dez minutos, lançando Porro para uma cavalgada que terminou com o passe açucarado para Pote encostar para dentro da baliza.
O Sporting colocava-se em vantagem, mas foi sol de pouca dura: cinco minutos depois, Gonçalo Inácio e Matheus Reis começavam a desenhar uma tarde verdadeiramente desastrada, o primeiro abordando mal a disputa de bola, o segundo posicionando-se daquela forma catastrófica como se posicionava quando Amorim começou a colocá-lo como central à esquerda. Nuno Santos também ficou a dormir na tarefa de fechar quando isso tem que fazer, e Banza aproveitou. Estava feito o empate, que voltaria a ser desfeito três ou quatro minutos volvidos. Matheus Nunes voltou a aproveitar o espaço, arrancou de peito feito, correu meio campo, e libertou no flanco contrário, onde Nuno Santos pedia sem oposição. O canhoto que não costuma fazer-se rogado, voltou a ensaiar um dos seus pontapés de primeira e os deuses do futebol acharam que uma partida à luz do dia merecia que aquele remate batesse na relva e se transformasse num arco perfeito sobre o redes.
Mesmo estando sempre sobre brasas a defender, algo realmente estranho para uma equipa que assentou a conquista de um título nessa segurança da linha mais recuada, e que deliciava tudo e todos com a forma brilhante como geria a linha do fora de jogo, o Sporting agarrava-se à capacidade de passe de Morita, à liberdade de Matheus Nunes e à classe do renascido Pote para continuar a ser a equipa mais perigosa, com destaque para o lance em que, a dez minutos do intervalo, Trincão se viu com uma enorme oportunidade de visar a baliza. O remate saiu por cima, e o castigo veio mesmo em cima do intervalo, já depois de um golo bem anulado ao Braga (no seguimento de mais um momento horrível de Inácio): livre ainda muito longe, bola bombeada para a área e, de forma quase patética, Niakaté teve tempo e espaço para cabecear face à apatia dos Leões.
No recomeço, Rodrigo Gomes veio no lugar de Iuri Medeiros e o Sporting passou por sério calafrio quando ele e Banza não chegaram a uma bola que percorreu a pequena área. Do outro lado, Pote enganou Veríssimo, mas não enganou o VAR (penalti bem revertido, vamos ver quantas vezes isso vai acontecer ao longo da época), mas esse lance do camisola 28 deu o mote para o Sporting crescer e tomar conta da partida. A meia hora do final, Amorim deu um safanão no tabuleiro, trocando Morita, Nuno Santos e o fantasmagórico Paulinho por Manuel Ugarte, Marcus Edwards e St. Juste (muito pormenor a mostrar o que de bom pode oferecer). O Sporting mudava muito na defesa (Juste como central direito, Inácio a passar para central esquerdo, Matheus Reis a assumir-se como ala canhoto), trocava o cérebro de Morita pelo músculo de Ugarte e tentava ter finalmente três homens na frente, com o inglês a juntar-se a Pote e a Trincão.
Porro viu um remate seu ser desviado para o poste, e seria o escolhido para dar o lugar a Rochinha, com Amorim a arriscar tudo, puxando Trincão para jogar como falso ala direito. Mesmo com a equipa com a capacidade de concentração a 50% (veja-se o passe de Adán para Porro, quando o lateral já estava fora de campo por ser substituído… às tantas já só sabemos jogar às 20h30…), o arrojo foi premiado a cinco minutos do final, quando este que vos escreve soltava impropérios pela ausência de um Rodrigo Ribeiro no banco e ameaçava deixar de ver o jogo se Coates fosse para ponta de lança. Rochinha entrou na área e fez aquilo que se pede: teve coragem de enfrentar os adversários, e enquanto eles pensavam no risco de meter o pé e fazer penalti, viu Edwards solto no poste contrário. O passe é uma delícia, o sangue frio do inglês deixou a turba leonina em delírio.
Amorim não hesitou em chamar Esgaio para fazer o normal: recompor a defesa. Saiu o exausto Trincão, que veria do banco a entrada de Djaló e Abel Ruiz (três ponta de lança, apresentou o Braga). Esse mesmo Djaló enfrentaria Esgaio, arrancando de tal forma que o nazareno parecia uma traineira old school a perseguir uma mota de água. O momento deprimente ficou completo com a forma como a nossa defesa foi incapaz de cortar a linha de passe para os homens que se posicionavam dentro da área, permitindo a Ruiz fazer o 3-3 final, que esteve quase a virar 4-3 não fosse Adán mostrar a Vitinha a voz da experiência.
Prémio para a crença arsenalista, castigo para a incompetência leonina, num belo jogo de futebol, mas realmente frustrante para os verde e brancos, não só pela incapacidade de segurar três vantagens, mas por voltarem a ver os problemas bem conhecidos tentarem ser resolvidos com pensos rápidos. Que o que sobra de tempo até ao fecho do mercado permita olhar para a situação com a devida importância, e que a resposta, com mais ou menos betadine e idas ao psicólogo, chegue já no próximo sábado, frente ao Rio Ave.
I’ve got a lot of frustration
A matter of fact
We lost communication
Ooh it will bring us down
Down down down down
We’re going down
If we don’t it take back
We’re gonna hit the ground
So come on!
8 Agosto, 2022 at 1:22
Paciência e calma…
Eis Cherba.
SL
8 Agosto, 2022 at 7:54
Juro que não percebo como é que alguém ainda consegue pedir “paciência e calma” a uma equipa / treinador / jogadores que já estão cá há 3 anos, sempre os mesmos, sempre as mesmas tácticas.
Se o plantel fosse novo, ou as tácticas uma coisa diferente, ou haver uma aposta clara nos putos, claro que se pedia calma e paciência mas como não há revoluções o que se pede é evolução – e isso é inexistente.
Num país corrupto, onde ser igual aos outros 3 é sinónimo de começar já a perder (porque eles são beneficiados e nós roubados à descarada), temos de pensar melhor, mais à frente, trabalhar de forma diferente para termos alguma vantagem… pedir “calma e paciência” é meio caminho andado para chegarmos a Dezembro e estar tudo a pedir (erradamente, diga-se de passagem) a cabeça de RA. Exigência é o que se pede e o que falta continuamente a esta direcção e a muitos adeptos.
Depois admiram-se que só ganhemos de 19 em 19 anos.
8 Agosto, 2022 at 8:54
Isso! Tudo para a rua e joguemos com os juniores…
8 Agosto, 2022 at 9:06
E ler o que o outro escreveu e saber interpretar é meio caminho andado para não dizer merda.
8 Agosto, 2022 at 9:33
Subscrevo!
8 Agosto, 2022 at 16:05
Xi, a matilha toda a morder?
8 Agosto, 2022 at 19:56
Cão foi quem te fez as orelhas oh burro.
Não sabes ler e depois fazes-te de otário.
Vai-me ameaçar também como fizeste com o miguel?
8 Agosto, 2022 at 9:39
Tenho pena de gajos como tu. Essa falta de argumentos, mentalidade pequena de visão em túnel, é o espelho do que temos no clube / país.
Na verdade não tenho pena de gajos como tu: tenho pena de gajos que têm de levar contigo, seja no trabalho, seja aqui.
8 Agosto, 2022 at 10:03
“Se o plantel fosse novo, ou as tácticas uma coisa diferente, ou haver uma aposta clara nos putos, claro que se pedia calma e paciência mas como não há revoluções o que se pede é evolução – e isso é inexistente.”
simples
8 Agosto, 2022 at 9:29
E fé, muita fé!
Eu sou um homem de fé, mas neste caso não há fé que resista a tanta teimosia dum treinador, que temo que se.transforme em soberba.
A fé a que me refiro no início deste comentário é que alguma coisa seja feita até ao fecho de.mercado para colmatar a merda de ontem.
8 Agosto, 2022 at 1:49
Estive em Braga e foi claramente uma desilusão o empate depois de estar a vencer por três vezes.
– as substituições foram um bocado anárquicas, claramente de quem não tem avançado no banco.
– insistência em Paulinho e esgaio que são umas nulidades não se consegue perceber, claro que Amorim não quer dar o braço a torcer mas fdx já deu para perceber que não acrescentam nada, talvez o Paulinho seja útil ao nuno dias como pivô, Amorim tem de deitar o seu orgulho para trás das costas e pensar o melhor para o Sporting e saber que todos erramos, não é nenhum Deus e ter essa consciência.
– tirar Morita não se entendeu, estava a ser o melhor jogador do Sporting.
– porro ainda aguentava bem os 10 minutos finais para defender o resultado.
– foi unânime nas bancadas que é necessário um avançado, temos 3 competições pela frente e com esta frente de ataque não vamos lá.
– com a lesão de Bragança falta também claramente um médio , basta Morita ou ugarte se lesionarem e estamos bem fodidos no meio campo.
– disseram alguns que a época foi bem planeada, não concordo minimamente.
O plantel é curto , ponto.
Está época quem ficar em terceiro não vai a liga dos campeões por falar em falta dinheiro onde Amorim na conferência de imprensa esteve claramente mal, foi uma boca para dentro mas eu que não sou apoiante desta direção como todos sabem não achei graça já que esta direção tem gasto valores altíssimos para a nossa realidade financeira para satisfazer os caprichos do treinador, um sinal claro que as coisas internamente não estão assim tão pacíficas.
Muito mais havia para dizer mas neste momento fico-me por aqui.
8 Agosto, 2022 at 1:50
E dizer que é completamente estupido adeptos insultarem os jogadores nas suas contras das redes sociais .
8 Agosto, 2022 at 2:21
O Amorim já começa a entrar na fase “mete nojo”. A sua teimosia e vaidade vão lhe custar caro!
8 Agosto, 2022 at 5:17
A ele não que o Mendes trata de lhe encontrar clube… quem se fode nisto tudo é o Sporting com um plantel cheio de entulho e obrigado a vender Matheus e Pote por valores à Palhinha.
8 Agosto, 2022 at 5:15
Paulinho e Esgaio foram caprichos de Amorim, está visto que não tem o nível exigido para um grande mas ele continua a insistir neles. Amorim a entrar na fase Paulo Bento e direção basicamente igual à de Bettencourt, pagar comissões e jogadores caros e deixar sair quem tem valor ao desbarato.
Pelos valores do Paulinho outros vão ao Brasil e Uruguai e trazem jogadores de selecção. Desculpem mas não pode ser só bater palminhas.
Quanto ao Instagram do Esgaio, muito embora ache estupido, se ele tivesse aprendido algo depois do jogo do ano passado nos Açores tinha mudado as configurações de privacidade e assim já não tinha estranhos a deixar comentários. Mas assim é Esgaio, também se tivesse que aprender a jogar à bola desde o tempo dos juniores já o tinha feito, tem 28 anos, supostamente o pico da carreira…
8 Agosto, 2022 at 5:56
Em relação às bestas do Instagram, realmente o Sporting não precisa de adversários. Temos os suficientes dentro de casa.
8 Agosto, 2022 at 7:07
Precisamos de um alerta de meteorito em trajectória de impacto para se colocarem prioridades em perspectiva.
8 Agosto, 2022 at 9:01
Foda-se, já temos as alterações climáticas, os russos americanos e chineses a medirem pirilau e tu queres um meteoro!
Se viesse um, era como o filme do Di caprio, metia tudo a cabeça na areia e diziam que era mentira até se foderem todos!
O Sporting e futebol são hobbies, passatempos, o importante é a vida do sr max e os problemas acima além de inúmeros outros, mas o ser humano é burro como um saco de lenha!!!!!!
8 Agosto, 2022 at 9:11
Eu traduzo o que o miguel c disse.
O meteoro é o problema da invasão da conta do esgaio.
As prioridades trocadas são em vez de se falar das merdas das decisões tomadas ou falta delas, falamos da conta da rede social do esgaio.
Ficou claro?
8 Agosto, 2022 at 9:39
Por NUNCA perceberes nada é que chamas labrego ao único presidente que teve contas positivas e que deu património – todo pago – ao clube.
Mas o labrego, e dos grandes, és tu, o grau zero do raciocínio! És uma espécie de Paulinho dos comentários!
8 Agosto, 2022 at 9:40
Auch!
8 Agosto, 2022 at 11:03
Espero o Miguel c para esclarecer…
Que biolencia…
8 Agosto, 2022 at 14:31
Eu q até julgava aquilo auto-esplicativo… mas vocês tentaram exemplificar a coisa em registo diálogo…
8 Agosto, 2022 at 11:08
Só Miguel, se te conhecer gostava que me dissesses isso na cara.
8 Agosto, 2022 at 13:01
Que biolencia…
8 Agosto, 2022 at 20:38
Ó Miguel a minha alma está parva !
Mas sê bem vindo ao clube dos enganados pelo Sr. Doutor !
Afinal era CANCRO !
8 Agosto, 2022 at 11:15
🙂
8 Agosto, 2022 at 11:34
O Bruno de Carvalho disse isso dos Sócios do Sporting.
Alguma coisa em que estejam de acordo.
Já demorava.
8 Agosto, 2022 at 13:47
Tadeu, ao tempo que não te via por aqui!
8 Agosto, 2022 at 8:02
Continuamente com o plantel mais fraco dos 3 (mesmo no ano em que fomos campeões), enfraquecê-lo e perder jogadores importantes sem ter um plano desportivo específico (seja apostar finalmente nos putos ou fazendo um plantel com muito mais experiência do que o que temos), um sistema táctica que está claramente descortinado e facilmente desmontável, defensivamente, fazem com que o resultado com o Braga seja, infelizmente, bom.
Disse e repito: vamos ter um ano cansativo, frustrante, com resultados fracos (mesmo que ganhando mais do que perdendo pontos) e insuficiente para montarmos um ataque ao título.
Mas pior é perceber que não há uma estratégia a 3 / 5 / 10 anos – é fazer época a época e a ver se ganhamos uma delas!
Cansado de incompetência no meu clube…
8 Agosto, 2022 at 8:55
Acho o contrario – este plantel continua a fazer-me lembrar aqueles de meados dos anos 90, em que iamos a luta com os melhores jogadores do mercado interno, e talvez um ou outro sonante vindo do estrangeiro. Eu (na altura puto) adorava essas equipas, mesmo quando nao ganhavam nada.
8 Agosto, 2022 at 9:34
Percebo perfeitamente (e concordo em absoluto) em apostar no mercado interno – mas o que falta no clube não é essa aposta, é um plano desportivo.
Dou um exemplo.
Para um plantel de um clube como o Sporting (que tem normalmente vários jogadores com talento na academia), deveria ter 3 jogadores por posição: o titular, o suplente velhadas e o puto que está a aprender, em que o velhadas nem é a 2ª opção mas sim a última. Como por exemplo Porro, João Pereira (por exemplo de quem já esteve cá) e o Esteves.
Porquê?
Porque um gajo como o João Pereira tem muito para ensinar nos treinos e já não consegue fazer uma época inteira a jogar mas quando joga dá tudo em campo.
Do género, se Porro é o titular, a 2ª opção tem sempre de ser o puto (neste caso, o Esteves) e apenas depois destes dois o velhadas.
Porquê?
Porque somos uma equipa ao estilo do Ajax – ou pelo menos deveríamos ser: dando tempo aos putos para crescerem e, quando aparecerem outros, serem vendidos os que já estão cá.
Ou seja, o que falta no clube é um fio condutor do que se quer para o futuro, aplicando-o no presente.
8 Agosto, 2022 at 10:36
Percebo. Desse tipo de gestao, so me lembro na era Boloni e Paulo Bento (em que alguns dos putos ate eram primeira opcao, vide Quaresma e CR7 para Lazlo e Moutinho/Veloso/Djalo para PB.) Ambos tiveram grandes equipas.
Mas a vibe que tenho destes planteis de Amorim remonta mesmo a epoca daquelas equipas entre 91 e 97 (ate ao tempo do Jozic, mais ou menos), em que iamos buscar os melhores dos ‘pequenos’ e juntavamos prata da casa e um ou outro nome maior.
8 Agosto, 2022 at 10:47
Isso foi na primeira época de Amorim pois as soluções eram as compras de Varandas (que ainda está a despachar passados 3 anos).
Foram as promoções de Inácio, Nuno Mendes, Tiago Tomás e Matheus Nunes a equipa principal e de lá para cá…secou.
Antes de qualquer puto calçar veremos Rochinha, Edwards, Fatawu entre outros a saltar do banco…
8 Agosto, 2022 at 13:53
Por um lado tens razão. Mas se naquela altura tivéssemos um Adan na baliza em dos dois coveiros que vieram para o lugar do Ivkovic…
8 Agosto, 2022 at 14:14
Posso dizer o oposto das epocas seguintes tambem – se tivesse vindo alguem antes do Schmeichel (e depois do Schmeichel/antes do Ricardo) e nao andassemos anos a fio com Nelsons e Tiagos…
8 Agosto, 2022 at 8:28
Bem, dia difícil. É sempre fodido estar a vencer 3 vezes e ser comido. Na verdade, era uma das nossas maiores armas. A ganhar, dificilmente nos apanhavam.
Mas também é preciso dizer que não merecíamos vencer, embora isso em futebol vale o que vale. Estaria contente, mas não mudaria muito a opinião.
Insistimos em não ter uma alternativa na frente, problema notório nos momentos de posse de bola, fé num rasgo ou no Coates em minutos finais, mas nem foi esse o problema ontem.
Uma defesa que não lembra a ninguém na era Amorim, este foi o primeiro problema. Desconcentrados, a perder lances no físico e nas segundas bolas.
Mesmo assim, 3 vezes na frente. E vem o segundo problema. Morita era o melhor, banco.
Se Paulinho não andava lá a fazer nada, Trincão também não. A saída de Porro, inexplicável.
Aliás, não há alternativa ao espanhol, como é que o puto Esteves não ficou? Fdx.
Nuno Santos, o mal amado dos profissionais da discussão no Twitter, devia era ter ficado em campo e não o Matheus, que se arrastava.
Demasiados enganos, golos sofridos a roçar o amadorismo.
Não sei se vamos abrir ou não a pestana, estamos muito a tempo. Será que a casmurrice o vai permitir?
Podemos criticar uma direção que faz o esforço financeiro pedido pelo treinador num Paulinho ou num Vinagre? Não me fodam.
Gosto muito do Amorim, espero uma resposta à altura.
Já sobre os exageros pós jogo, epá… sempre foi assim, sempre será, aqui e em todo o lado. Se por um lado são os fundamentalistas que dão cabo do equilibrio de um clube (perde-se a noção da crítica e do elogio), por outro isto faz parte e há que saber lidar.
É fodido, mas é assim. E no Sporting, ainda mais.
Uma vitória ontem taparia para alguns aquilo que se anda a apontar desde a pré, pode ser que assim os doutrinadores das redes sociais se acalmem um pouco.
Como disse acima, estamos muito a tempo. É que se a ganhar podemos ser muito fortes nestes sistema (desde que a defesa cumpra), a perder não sei honestamente como vamos lá.
8 Agosto, 2022 at 8:28
Bater virtualmente no Esgsio é triste e vergonhoso.
Notar que um lateral pode sempre ser ultrapassado por um extremo mais rápido.
O que nao pode acontecer sao os 4 defesas que temos na area deixarem o unico avançado receber a bola facil e marcar.
3 golos sofridos com culpa de uma defesa a dormir….
Juntar isto a um ataque com um avançado pouco eficiente e temos um resultado expectável.
Rochinha, ugarte ou mesmo edwards no lugar do paulinho ao inicio e tínhamos dominado o jogo completamente.
Ir a jogo sem um matador neste plantel é ser teimoso e um filme ja visto demasiadas vezes. Não irá dar bons resultados !
8 Agosto, 2022 at 12:08
Um lateral pode ser sempre ultrapassado por um extremo mais rápido.
O problema no Esgaio, é que toda a gente é mais rápida que ele, por isso quando joga arrisca-se a ser sempre ultrapassado.
Isso não justifica, obviamente, os ataques de que foi alvo nas redes sociais, até porque a responsabilidade não é dele, é de quem ao fim de um ano e meio ainda não viu que ele não tem capacidade para jogar no Sporting, e que preferiu correr com o Gonçalo Esteves para o Estoril.
8 Agosto, 2022 at 8:31
Diz Ruben “faltou-nos instinto matador”, a sério? Só ao fim quase 3 anos é que viu isso?
Espero que no que falta do defeso se contrate pelo menos um PL e um DC.
8 Agosto, 2022 at 10:24
Sim essa foi gira.
Insiste no paulinho e não acha termos necessidade de alternativa e depois diz esta merda.
8 Agosto, 2022 at 12:04
Falta instinto matador porque o único gajo que ele teve até agora com instinto matador no plantel foi recambiado para treinar com a equipa B. Era bom que alguém lhe lembrasse desse pequeno pormenor.
8 Agosto, 2022 at 8:42
Até poderíamos ganhar.
O problema continua lá…
Não conseguimos manter uma vantagem em jogos de maior dificuldade.
O 2° golo deles num puto de um charuto para área e vem o central sozinho cabecear é inadmissível…
A grande valia fe RA foi ter criado um coletivo forte.
Em 2022 isso tem vindo a desaparecer, Porto fora e em casa, Braga fora e em casa, Santa Clara fora…
Individualizar jogador X ou Y, num jogo onde estas 3 vezes em vantagem não faz sentido para mim.
Quando o coletivo não funciona vem as fragilidades dos jogadores ao de cima, por muito bons que sejam.
Obviamente que vai dar para dar luta pelo título, no entanto nestes jogos de maior dificuldade presicamos dar o clique.
Venha o Rio Ave.
8 Agosto, 2022 at 8:53
Quando ganhamos ou perdemos, é sempre uma equipa que lá está, não um jogador sozinho.
Mas fdx, consegues explicar o que fez o Paulinho em campo?
“Aaah marcámos 3 golos, a culpa não é do Paulinho”
A questão é que marcamos 3 golos, mesmo com o Paulinho! Se tivéssemos um futebolista no lugar dele se calhar marcamos mais. Ou poupavamos mais a equipa, que podia jogar 11 contra 11…
8 Agosto, 2022 at 9:43
Subscrevo!
8 Agosto, 2022 at 10:03
Eu não me quero focar no Paulinho. Vamos dizer que é o avançado.
A falta de agressividade e velocidade do avançado faz com que:
1- A equipa seja muito ineficaz a pressionar.
2- Que o adversário não tenha problemas em subir as linhas porque o avançado não assusta.
3- O adversário consiga muitas vezes defender de cadeirinha porque dali não vem perigo.
Nesta forma, nem sequer ajuda a equipa na transição porque não recebe, não consegue dar seguimento ás jogadas, nada.
Agora o Paulinho.
O Paulinho não é agressivo nem rápido. O problema não é “o” Paulinho. Nunca foi, nunca será. Acho que é evidente que está numa péssima forma e nem o que faz bem está a fazer bem (o melhor que fez ontem foi desviar-se da bola) mas o Paulinho nunca enganou ninguém. É um gajo esforçado, é um gajo que em forma trata bem a bola mas é lento. Lento a correr, lento a atacar a bola, lento a fazer tudo.
Se o Amorim quer uma equipa que pressione bem, precisa de agressividade na frente. Não é com Paulinho nem com Trincão (que passa mais tempo a ver a banda passar que a pressionar). O Trincão ainda se pode fazer se o Amorim for agressivo com ele mas o Paulinho não. Porque o problema do Paulinho não é falta de vontade, é de conseguir…
8 Agosto, 2022 at 10:03
Ou seja…
O nosso problema é de base. É muito maior do que o Paulinho ou o Esgaio…é de sistema.
E vem da época passada.
8 Agosto, 2022 at 10:06
E jogar 10 para 11 também não ajuda muito…
8 Agosto, 2022 at 12:35
Então o nosso problema passa ou não pelo treinador?
Z
8 Agosto, 2022 at 15:02
Depende de como ele evoluir ou não.
Se se mantiver, claro que sim…
8 Agosto, 2022 at 12:05
Concordo Tiago.
Sobretudo com a parte dos factos enumerados.
Precisamos de um PL.
Achava interessante termos Paulinho para ser uma boa solução a uma mudança de sistema, jogando com outro na frente sendo este mais de apoio, ter um Slimani para ser lançado em jogos com equipas mais baixas. Mas um PL diferente que faça a diferença em muitos momentos. Que de trabalho as defesas. Temos tanta qualidade nas “alas’.
Pote, Nuno Santos, Porro, Trincao, Rochinha, Edwards e Fatawu
8 Agosto, 2022 at 9:36
“Individualizar jogador X ou Y, num jogo onde estas 3 vezes em vantagem não faz sentido para mim.” Não mas faz porque no fim os erros que aconteceram foram individuais. No primeiro o Banza aparece sozinho com o Mateus Reis a falhar a marcação (que jogo mais pobre que ele fez), e no terceiro o Esgaio não pode ser comido assim, uma coisa é ir na velocidade e perder ou até no físico, outra coisa é ficar sem criar qualquer tipo de dificuldade, naquele lance fez de pino.
8 Agosto, 2022 at 10:47
O Horta apareceu completamente sozinho.
O puto apareceu completamente sozinho e não finaliza por um pintelho.
O 2º golo é ridiculo. Um livre do meio do crl, com os defesas de frente para a bola….
Tens a bola do Iuri, que ia ficar isolado mas falha a recepção fácil de pé direito.
No golo anulado é o Coates que salva na linha (porque é o Banza que que está fdj, se o coates não salva na linha, era golo).
Os buracos foram mais que muitos. E foi muito mais do que erros individuais.
Mesmo nesses.
O M. Reis falha completamente a posição mas está tudo a Km. Nem médio, nem ala…ninguém. Não é só o M. Reis que falha o posicionamento. Estava tudo a dormir.
No segundo, é o M. Reis que fica a ver a banda passar e talvez seja o unico a achar que o Adan é lento e está mal posicionado…
No terceiro nem se fala. O Esgaio é batido, o Edwards nunca acompanha para ajudar, o St. Just fica a 3 Km do Esgaio, o médio não tapa nada, o Coates fica na linha do Just a marcar o Zé ninguém…
8 Agosto, 2022 at 10:47
O Horta apareceu completamente sozinho.
O puto apareceu completamente sozinho e não finaliza por um pintelho.
O 2º golo é ridiculo. Um livre do meio do crl, com os defesas de frente para a bola….
Tens a bola do Iuri, que ia ficar isolado mas falha a recepção fácil de pé direito.
No golo anulado é o Coates que salva na linha (porque é o Banza que que está fdj, se o coates não salva na linha, era golo).
Os buracos foram mais que muitos. E foi muito mais do que erros individuais.
Mesmo nesses.
O M. Reis falha completamente a posição mas está tudo a Km. Nem médio, nem ala…ninguém. Não é só o M. Reis que falha o posicionamento. Estava tudo a dormir.
No segundo, é o M. Reis que fica a ver a banda passar e talvez seja o unico a achar que o Adan é lento e está mal posicionado…
No terceiro nem se fala. O Esgaio é batido, o Edwards nunca acompanha para ajudar, o St. Just fica a 3 Km do Esgaio, o médio não tapa nada, o Coates fica na linha do Just a marcar o Zé ninguém…
8 Agosto, 2022 at 11:40
No primeiro o Inacio perde na carambola, o Coates fecha a linha de remate e o Mateus fica, se o Mateus acompanha o Banza não remata tão à vontade. O terceiro sim é uma aberração, mas lá está, é um conjunto de erros individuais, sendo que o Esgaio é comido porque é o Esgaio e não tem feito outra coisa desde que vestiu a nossa camisola, mas o Adan na minha opinião também é muito mal batido. O St Just é o menos, para primeiro jogo acho até que deixou boas notas (há ali umas faltas que lhe são apitadas que deviam fazer os árbitros corar de vergonha, mas o objetivo foi mandar mensagem).
Do coletivo apenas tenho a dizer que continuam todos os defesas sem saber o que fazer à bola quando estão a criar, porque naqueles 4 só o Inácio é que tem capacidade para a levar para a frente, e é isso que o tem feito jogar mal como a merda. O Adan só tem feito merda com a bola nos pés, o Mateus pobre coitado e o Coates precisa de ter espaço para fazer algo minimamente de jeito, com o Nuno Santos e o Porro a dar largura e o Mateus Nunes incapaz de criar através de passes a coisa fica sempre muito curta quando o adversário pressiona alto e bem. O golo anulado é mesmo isso, o Mateus atrasa mal, o Adan tem um derrame e quase que chuta para o Inácio que recebe uma bola cheia de força, normal que desse merda.
Mas isto é o acumular de problemas que vêm de trás. O meio campo não joga bem sem um médio mais defensivo, a defesa anda atarantada porque tirando o Inácio têm todos duas tábuas. Depois há todo o problema ofensivo.
Eu acho que o St Juste vem ajudar na saída, pelo que vi ontem desenrasca-se bem, vem ajudar na pressão porque é rápido, mas continuamos a precisar de quem defenda bem lá à frente. O Pote bem ou mal ao menos vai estorvar, os outros dois não podem ir lá para dentro fazer de pinos. Se resolvermos estas pequenas coisas acho que vamos expor menos os centrais e vamos sofrer menos.
8 Agosto, 2022 at 12:15
“Individualizar jogador X ou Y, num jogo onde estas 3 vezes em vantagem não faz sentido para mim.
Quando o coletivo não funciona vem as fragilidades dos jogadores ao de cima, por muito bons que sejam.”
Até posso concordar que o que falhou foi de facto o colectivo. Mas se já se percebeu que há determinados jogadores cujas fragilidades vêm ao de cima quando o colectivo não funciona, não faria sentido tentar encontrar… sei lá… alternativas a esses jogadores? Que não tivessem essas fragilidades?
O meu problema não é com o jogador A ou B, porque nao acredito que quando entram lá para dentro não querem jogar, e não querem dar o que têm. O meu problema é com a teimosia de quem insiste sempre nos mesmos, e não procura sequer alternativas.
8 Agosto, 2022 at 8:43
Plantel muitíssimo curto, sistema tático muito previsível e pouca atitude de alguns jogadores que nesta fase e passados praticamente 3 anos é incompreensível.
Espero, sentado, mas espero que urgentemente se vá buscar pelo menos um médio defensivo e um ponta-de-lança para além de integrar slimani.
Entendam- se para bem do clube e deixem- se de histórias que não há dinheiro e que preferimos um plantel curto para dar lugar à formação…tanga.
8 Agosto, 2022 at 8:57
O pior dessas declarações do Amorim sobre a formação é que ele, na verdade, o que disse, foi que não vai dar lugar a ninguém da formação, a não ser que hajam lesões e assim… Quando ele diz “hoje é muito mais difícil para um jogador da formação entrar” acham que tá a dizer o quê?
Aliás, sem palhinha (a meu ver, o principal responsável pela defesa de betão que temos tido nas duas últimas épocas), e com o ugarte meio que lesionado, o substituto natural não seria o essugo?
Se não está pronto, pra que serviram as lágrimas há 1 ano ou 2?! Propaganda. Dizer que se aposta na formação mas fica-se pelas palavras…
8 Agosto, 2022 at 8:56
Discordo que com bola o Sporting tivesse feito um jogo mau e previsivel. Aliás acho que dos jogos todos que vi desde a pré epoca este foi o mais interessante a nivel ofensivo.
Concordo que a equipa defensivamente já vem dando mostras de estar mais vulnerável e a saída de Palhinha poderá ter algo a ver com isso. A equipa perdeu um autentico muro e isso é notorio na quantidade de golos sofridos desde a pré epoca. Perdeu intensidade e agressividade defensiva!
Depois se alguém souber que me explique como é que mais de metade da bancada do segundo anel do estadio dedicada ao Sporting estava vazia e os bilhetes esgotaram em 2 dias. Não entendo como esteve pouco mais de meia casa e já nao se via bilhetes em lado nenhum!!!
8 Agosto, 2022 at 9:00
Um jogo com tanto para dizer.
Em primeiro lugar não consigo entrar no pessimismo geral que se instala. Um empate na pedreira não sendo bom nunca é um resultado anormal.
E este Braga tem boa equipa, mas perfeitamente ao nosso alcance.
Sobretudo depois de estar a ganhar 3x.
Fui ver o jogo na semana passada com o Wolves e senti exatamente o que se passou ontem. Que defensivamente estávamos desconcentrados, pouco coesos, sem aquela perfeita linha de FJ que tanto nos deu nos últimos anos. Para isso contribui também o facto de termos um meio campo onde Morita tem ainda muito para crescer a nível de coberturas á nossa linha defensiva.
Os 3 golos sofridos são de desconcentração e falhas de marcação. Perdemos várias bolas que não podíamos. A verdade é que o Braga se preparou para não sair a jogar curto mas longo para os 2 avançados procurando ganhar 2as bolas aproveitando a ausência de um pulmão e um varredor no 1/2 campo. Que falta fez Palha e até Ugarte.
De resto, Paulinho foi uma nulidade absoluta. Eu não sou dos que bate mais no Paulinho, mas sou daqueles que tem a certeza que neste momento em caso de a equipa não se reforçar com outro avançado será cada vez mais pressionado e cada vez pior. Estar a perder ou á procura ee ganhar e a solução ser tirar o avançado e meter um ataque móvel sobretudo com equipas que metem 11 atrás da linha da bola não me parece boa ideia.
Não entendi a saída de Nuno Santos. Sobretudo porque Matheus nao estava a fazer um bkm jogo. Mas percebi a entrada de St Juste. Acho que deu um cheiro daquilo que nos pode trazer com bola. Ugarte entrou fora dela, com faltinhas.
Colocar Trincao na ala e tirar Porro é que foi muito mau. Não percebi minimamente. Se ainda fosse colocar lá o Fatawu…
A entrada do Esgaio após o golo foi “normal”. Recompor a defesa.
Agora, o resto.
Falta muito trabalho ainda, e não contem comigo para a 1a Jornada dizer que a época foi mal preparada e tal. Ainda há mercado.
Por falar em mercado é algo preocupante a estagnação de Inácio. Quando se fala em valores de 25M eu nem hesitava. Este terá de ser um ano de afirmação para ele. O 3o na equipa principal. Estranhamente parece mais nervoso quando tem bola do que antes.
Trincao não fez um mau jogo mas não esteve por aí além.
Sinal positivo para Pote, Morita ofensivamente, Matheus esteve bem. Nuno Santos compriu.
Finalizo com bardamerda para os cobardes que vão ás redes sociais dos jogadores ameaçado os, criticando os.
Sim, cobardes e gente fraca
Gente que não é do Sporitng nem do futebol.
Eu vejo Esgaio a dar tudo. E não lhe posso pedir mais.
Assim como a equipa.
Não vi Falta de esforço nem de querer. Vi erros.
E isto ainda agira começou.
8 Agosto, 2022 at 9:04
Os pessimistas e os anti sportinguistas já disseram que o rei vai nu.
A falta de um sistema que coloque mais gente no meio campo e a falta de um 9 que acrescente em vez de ser ausente jogando, vão sentenciar esta época muito mal planeada.
Não se fazem omeletes sem ovos.
E a culpa?
A culpa morrerá solteira porque só temos é de bater palminhas…
Mesmo que se perca os 5 jogos contra porto benfica e braga ainda fazemos os 85 pontos, portanto, maravilha….
8 Agosto, 2022 at 9:13
Era para comentar…
“Mas desisti…”…
“Já sofri demasiado ontem…e o momento não é o melhor…”
Saudações Leoninas para t…
Sporting Sempre…!
8 Agosto, 2022 at 9:14
“Saudações Leoninas para todos…”
8 Agosto, 2022 at 9:45
Um grande abraço amigo Max!
8 Agosto, 2022 at 10:04
Bom dia, senhor Max!
8 Agosto, 2022 at 10:06
Saudações Leoninas!
8 Agosto, 2022 at 10:12
Saúde!
Abraço
8 Agosto, 2022 at 10:56
Bom dia e boa semana, Max!
Um abraço!
8 Agosto, 2022 at 11:07
Boa recuperação, Max.
Abraço de Leão.
8 Agosto, 2022 at 13:24
Abraço Max, tudo de bom
8 Agosto, 2022 at 9:31
Bom dia, sinceramente nem me apetece muito escrever mas acho que se deve salientar algumas notas essenciais. Apesar de eu ter sido um dos que mais apontou à falta de soluções do plantel e chamado a atenção para o banho de realidade que aí vinha.
-O jogo não foi assim tão mau, tivéssemos segurado o 3-2 aos 86m e 75% das críticas aqui não existia
– Paulinho não fez nada, mas diga se que também não teve grandes oportunidades, acho injusto este massacre só compriensivel pelo histórico.
– o Esgaio foi ultrapassado por um extremo numa jigada rápida, não é assim tão grave e acontece n vezes em qualquer jogo, acho injusto também este massacre
Dito isto tenho de acrescentar
– Responsabilidades existem e são da direcção e de RA que repito montou um plantel sem muitas opções e cuja qualidade fica muito atrás dos nossos rivais. Isto era tão óbvio à 1 mês atrás, que este jogo em nada me surpreendeu.
– esta direcção gastou centenas de Milhões de euros em jogadores, cujos valores foram super inflacionados liquidando a competitividade do Sporting para os próximos a anos. Antes de Amorim foi um desastre total, mas pôs Amorim não estão isentos ambos desta responsabilidade também. Deter apenas uma percentagem do passe é uma agravante séria que trará consequências financeiras ainda piores.
-Amorim é um bom treinador mas não é a última coca cola do deserto, tanto que o Braga com um plantel cujo orçamento é apenas 40% do nosso e com um treinador novo, bateu se de igual para igual. Uma equipa com processos solidificados ao fim de quase 3 anos cometer os erros que o Sporting cometeu é difícil de entender.
– Uma boa direcção que dota-se o plantel de jogadores experientes, misturados com a aposta na qualidade da Academia e tínhamos aqui um grande futuro em perspectiva com este treinador. Infelizmente aqui um é inexperiente os outros incompetentes, a conjunção dos 2 não resultará.
– eu tenho a ideia que sendo RA um gajo sério, tem-se colocado numa posição de front man duma das piores direcções do Sporting de sempre e fragilizou em muito a sua credibilidade perante os adeptos. Esta última CI revela já um discurso à la Varandas.
-Não somos os piores do mundo por empatar em Braga, mas vendo os nossos rivais jogar é manifesta cegueira achar que o Sporting está ao nível deles. Apelar à fé, à esperança, ao apoio como forma de contornar debilidades óbvias e achar que se ganha pondo a cabeça dentro da areia como a avestruz, revela uma falta de sentido crítico e de exigência dos adeptos que nada augura de bom para o nosso futuro.
8 Agosto, 2022 at 9:34
Mas o Esgaio é sempre ultrapassado!!!!!
Não concordo com insultos públicos. Eu também o insultei, mas em privado e um vai pró cara… foi o máximo.
8 Agosto, 2022 at 9:44
Já tenho aqui dito. A equipa do Sporting vive numa encruzilhada que a está a atar mãos e pés nos jogos grandes e que disfarça nos outros.
O Sporting quer ser uma equipa pressionante. O Amorim quer que o Sporting seja uma equipa pressionante. Para isso tem de meter os alas na frente a pressionar. Isso deixa a defesa mais exposta. E isso obriga a termos defesas mais rápidos mas que não são tão bons a defender (o M. Reis é o exemplo clássico…velocidade tem para ir buscar o avançado que entra nas costas mas tudo o que seja mais posicional ou bola alta…boa noite…mas a ele incluimos o N. Santos). Mas a pior parte nem é essa. É que o nosso trio da frente é uma merda a pressionar. O P. Gonçalves é o que é, o Paulinho é tão lento que dá para o defesa fazer o que quer e o Trincão teve a agressividade de um pastel. A diferença de agressividade da nossa linha avançada e da do Braga chegou a meter dó.
Para piorar a coisa…nem vou falar das características intrínsecas deles, a verdade é que toda a pre-época e ontem, do trio da frente só o P. Gonçalves está bem. O Paulinho está uma merda que mal consegue dominar uma bola e o Trincão, principalmente na primeira parte, foi cagada atrás de cagada, atrás de cagada.
E por isso, somos uma equipa que quer pressionar mas que o faz mal, que porque quer pressionar passou a defender mal mesmo quando está com o bloco todo baixo, que não consegue fazer transições e cujo ataque não assusta nem empurra ninguém para trás…
A isto para mim ontem acresceu uma gestão muito estranha das substituições.
O Nuno Santos estava a dar largura e estava a dar o que um ala deve dar. O M. Reis estava a fazer cagada atrás de cagada. Nem a sair a jogar, nem a defender. Quem saí? Nuno Santos. O Morita esta a ser dos melhores…não percebi sequer para quê gastar aquela substituição. E na frente sim, percebo a saida do Paulinho. Depois a saída do Porro é outra. Para quê tirar o Porro? Tínhamos de ganhar, tínhamos de dar largura o jogo para não o afunilar e para abrir o Braga…e tira o Porro? Já não tinha Nuno Santos do outro lado. Foi assim uma coisa meio exotérica…
A entrada do Esgaio é o clássico de quem quer trancas à porta. Mas meter do mesmo lado que um gajo que não fez pre-época é capaz de ter sido um erro. É que o Braga, claro, olhou e pensou “onde anda o puto rápido…ohh puto! Para cima dele! É só dar um toque e correr que ele fica nas covas”. E perante este obvio, o que é que o St. Just decide fazer? Estar a 2,5 Km de distância do Esgaio. E o médio de cobertura? Nestum…Claro que o Esgaio é comido e tem culpa. Mas ele não podia ser mais rápido do que é. Toda a gente sabe que o Esgaio é lento como a merda.
Estes problemas já vêm do ano passado. E ou o Sporting os resolve, ou vai ser outra época a seco. Pior…porque quando os problemas já vêm de anos anteriores, eles são evidentes e expostos. E por isso melhor explorados. Por isso…ou a equipa do Sporting ganha consistência (ou ganha intensidade, velocidade e agressividade na frente a pressionar ou desce linhas e mete uma equipa que saiba jogar de linhas baixas e transições) ou então isto que aconteceu ontem vai repetir-se.
Porque não se iludam. O Braga não é grande coisa. Aquilo ontem foram 2 equipas meio disfuncionais em jogo. Se este Braga apanha uma equipa forte e coerente, perde e não é bonito…
Isto é o porquê de eu não gostar dos 3 centrais. A equipa parece que fica disfuncional e curta a todos os niveis. Para defender bem precisa de muita gente, para atacar sem sem em transição precisa de muita gente…e por isso parece sempre curta. E o Amorim tem de decidir onde quer encurtar a manta e como torná-la eficiente estando curta…
PS: Atirarem-se ao Esgaio porque não é rápido ou ao Paulinho é uma estupidez de todo o tamanho. Já disse e volto a dizer. Quando um jogador entra a passear a camisola é uma coisa. Quando jogadores entram a dar tudo o que têm, eu não tenho nada a apontar aos jogadores. O problema deles, claramente, não é falta de vontade. Por isso…a apontar o dedo, não é a eles….
Foi um começo completamente ao lado do Amorim. Foi na antevisão, foi no jogo…e no pós-match não ouvi mas do que percebi também não foi grande coisa. Por isso…menos conversa, menos merdas e mão à obra. Daqui a 2 jogos estamos no Dragão e a jogar assim…não vai ser bonito…
8 Agosto, 2022 at 10:46
Teres dois alas como o Porro e o NS a dar profundidade e com qualidade de cruzamento vale 0 quando não tens ninguém para corresponder. De vez em quando aparece o Pote mas não pode ser sempre ele, sempre sozinho. O nosso ataque é lento e previsível, depois também não é muito físico. Isto deixa as defesas à vontade, e nestes jogos defesas à vontade acabam por folgar o meio campo e exercer uma maior pressão sob a nossa defesa. Depois, pah um gajo pode torcer tudo e mais alguma coisa, mas não temos ninguém ao nível do Sarabia, por isso era preciso melhorar o ataque no seu todo, trouxe-se o Trincão e claro que a qualidade baixou. Acho que um bom PdL vai resolver muito dos nossos problemas ofensivos e defensivos.
8 Agosto, 2022 at 10:53
Eu não me quero concentrar no PdL…
Um ataque agressivo resolvia grande parte dos problemas ofensivos e defensivos que temos.
É assim que o Porto defende. Tendo um ataque muito agressivo. Se queremos pressionar alto e fazer como eles (que é o caminho que o Amorim tem traçado), temos de ter uma agressividade MUITO maior do que aquela que os nossos avançados estão a ter. E já acontecia no ano passado e por isso é que a equipa na segunda metade da época se tornou mais “instável” defensivamente…
8 Agosto, 2022 at 9:48
Sinceramente, eu acho que a vontade de “ter razão” já é tanta que o pessoal perde objetividade na análise aos jogos.
O Sporting fez 3 golos naquela que é expectável ser a 3a deslocação mais complicada do ano, teve mais oportunidades, pelo menos uma bola ao poste e um jogador isolado, não segurou a vantagem por 3 vezes, uma delas de um livre bombeado do meio campo e a última delas depois de ganhar vantagem a 5 minutos do fim do jogo.
Depois de ver este filme, chegamos aqui e de uma forma resumida a culpa foi do Paulinho e do Esgaio.
O Paulinho até fez um jogo fraco mas saiu aos 60 minutos. O Esgaio foi batido no 1 para 1 numa defesa a 5. Quantas vezes Porro e Nuno Santos foram batidos mas compensados. Quantas vezes jogamos em vantagem até com 10 jogadores e tivemos capacidade para segurar o jogo?
Se o jogador previamente proscrito fosse Gonçalo Inácio, o que se diria hoje nesta caixa de comentários…. Mas como ninguém “queimou” GI durante esta pre época não podem vir agora dizer: “eu avisei”, “eu sabia”, “eu tenho razão” por isso quase não se fala dele.
Sofre-se um golo de um livre de meio campo a culpa é do Paulinho, marcamos 3 golos devíamos marcar 4 a culpa é do Paulinho, marca-se a 5 minutos do fim 3 e não se segura o jogo já sem Paulinho em campo, a culpa é da falta de alternativa ao Paulinho….
Eu até disse que sempre me preocupou mais a falta de alternativa ao Porro de que ao Paulinho mas n vou dizer que a culpa é do Esgaio, quando estamos com uma defesa a 5 em bloco baixo, o 5o jogador é ultrapassado e o resto da equipa não se soube posicionar.
Vejo a maioria a bater nos pontos fracos da equipa quando o nosso problema foi falhar nos supostos pontos fortes.
É o que dá analisar com preconceito, em vez de analisar o que realmente se passou.
Quanto ao atirar a toalha ao chão na 1a jornada após uma empate em Braga.. Já nem vou comentar. E o típico desta caixa de comentários.
8 Agosto, 2022 at 10:01
Tenho exactamente a mesma opinião.
8 Agosto, 2022 at 10:28
Tudo ao lado, como sempre.
8 Agosto, 2022 at 11:24
Não concordares é mais de meio caminho para estar tudo certo. Obrigado
8 Agosto, 2022 at 15:07
Não quereres ver o que é óbvio (escrito por muita gente diferente aqui e noutros posts) é mais de meio caminho andado para seres ridicularizado e deixar de haver interesse em te responderem.
Obrigado
8 Agosto, 2022 at 16:30
Se forem respostas evoluídas como as tuas também dispenso.
Ridicularizado? Mandar umas postas de pescada a insultar é fácil, desconstruir o que eu disse já exige capacidade pensar e de construir duas frases por isso não me preocupas.
9 Agosto, 2022 at 7:40
A escolha do nick “Xait” é porque a quantidade de merda que dizes é grande?
Percebo que tentes dar a volta aos argumentos de quem está preocupado com o que está a acontecer no futebol: os teus comentários demonstram azia por quem esteve cá anteriormente / avença de quem é pago para vir dizer bem desta direcção. Há que atacar quem tem um pensamento diferente da propaganda de hoje em dia.
Passados 3 anos, RA está estagnado, não só o futebol é inconsistente com jogadores que estão cá desde que ele chegou como os resultados começam a demonstrar isso mesmo – que falta sangue novo, tácticas novas, ideias novas, uma nova mentalidade. Quer-se que RA mude e não que saia, que a direcção aprenda com os erros e comece finalmente a pensar nos interesses do clube a médio e longo prazo, quer-se uma mentalidade diferente para o clube (e não só futebol) em que a aposta seja os putos e não nas negociatas / desenvestimento constantes.
Ou seja, quer-se bom senso.
Mas percebo que isso seja contra tudo o que tu dizes.
Felizmente que há muitas pessoas, como dá para ler nos comentários, que pensam por si próprias. Para ti também, porque assim manténs a avença.
9 Agosto, 2022 at 7:40
Ou então és só parvo.
8 Agosto, 2022 at 14:16
O problema aqui é, se já toda a gente percebeu que certos jogadores são pontos fracos da equipa, porque é que ainda ninguém fez nada para arranjar alternativas a esses pontos fracos? Não é para isso que lá está a equipa técnica? Para identificar e melhorar os pontos fracos? Arranjar alternativas?
Isso para mim é que é dificil de entender…
E não venham com a cantiga de que não hé dinheiro porque nesses “pontos fracos” e mais num outro “ponto fraco” que foi emprestado ao Everton foram pelo menos 30 milhoes à vida.
Alias, o Vinagre até serve de ponto de comparação interessante… No ano passado, ao primeiro jogo em que fez merda (Ajax), foi imediatamente encostado. Há outros que constantemente têm jogos mal conseguidos e estão lá sempre no onze titular ou pelo menos nos convocados. Até aí é dificil de perceber os critérios…
8 Agosto, 2022 at 17:10
Tanaka
O meu ponto no comentário é analisar o jogo pelo que se vê e não pelo preconceito.
Se vamos unica e exclusivamente culpar o Paulinho e o Esgaio é meio caminho andado para “amanha” jogar Slimani e Gonçalo Esteves e não ganharmos na mesma.
Aliás, quando se fala em teimosia eu sinto que RA sentiu que cedeu à pressão no último mercado de inverno e arrependeu-se. Com Slimani, o Ponta de Lança marcou mais golos mas a equipa jogou pior e isso passou para Ruben Amorim a mensagem de que esse não seria o caminho (independentemente das questões disciplinares posteriores).
Sabia que ia sair Sarabia, antecipou Edwards.
Faltava poder de fogo no ataque resolveu ir por Trincão e Rochinha.
Se eu concordo com isso? Não necessariamente. Mas parece-me que a alternativa foi por aí.
Aliás, no jogo de ontem fazemos 2 golos na 1ª parte e quando precisamos de chegar ao 3º o que fizemos? Tiramos o tal Ponta de lança (aos 60 minutos!!) e metemos Edwards e Rochinha e ainda adicionamos St Just que por estranho que pareça reforça a equipa ofensivamente.
O esforço financeiro feito por St Just e o tipo de jogador que é, é demonstrativo que há lacunas identificadas que estão a ser preenchidas, mas não há dinheiro para tudo.
Há contratações falhadas, com Vinagre à cabeça, mas no tempo de Amorim por cada “Vinagre” há um Pote, Ugarte ou Matheus Reis. Flops há em todo lado e desde que veio Amorim acho que a taxa de acerto está bem positiva.
O Problema vem de trás em que desde a eleição de Varandas até à entrada de Amorim devemos ter um saldo ao contrário, por cada acerto saíam 10 flops. E isso financeiramente deixa marcas que demoram a recuperar.
Ainda mais quando só tens percentagens de passes.
Entre contratar St Just ou um PdL pelo mesmo preço compreendo que tenham ido pelo St Just. Não é de agora que temos menos dinheiro que os rivais, no entanto, “Roma e Pavia não se fizeram num dia”.
Não é com duas idas à Liga dos Campeões e 1 campeonato nacional que se ultrapassam décadas de atraso financeiro em relação aos rivais. Ainda mais quando os rivais também vão à Liga dos Campeões e devido ao ranking recebem mais que nós e nós temos Varandas a negociar.
Dizem: “Com 2 anos ainda é preciso dar tempo?”
Não percebo qual é a dúvida. Estamos a iniciar o terceiro ano de Amorim mas com Varandas na direção. Acho um autêntico milagre estar onde estamos.
8 Agosto, 2022 at 17:24
Eu nao estou a analisar pelo preconceito contra o jogador A ou B. Tu dizes que há pontos fracos, é óbvio que há, e não é de agora. Então se há pontos fracos, que tal resolvê-los?
E repito, a historia de nao ha dinheiro não cola. Pode não haver os 20 milhoes para o Horta. Mas quanto custou o Banza ao Braga? Quanto custou um Taremi, ou um Toni Martinez ao Porto? Quanto custa um Fran Navarro (Gil Vicente)?
E mesmo que nao tenham dinheiro para reforcar a equipa no ataque, entao porque nao aproveitar o que já cá está? Porque está o Slimani a treinar na equipa B? Porque nao resolveram ainda a situacao do Pedro Mendes? Porque queriam empandeirar o Jovane para o Burnley? Quando não há dinheiro faz-se o melhor possível com o que se tem. Ora o que me parece é que esta equipa técnica por um lado queixa-se que nao tem dinheiro, mas por outro não quer apostar no que tem dentro de casa, nem que seja para ter alternativas.
8 Agosto, 2022 at 18:19
Tanaka
Eu não digo que és tu que estás a analisar pelo preconceito. Isso foi como referência ao meu primeiro comentário em resposta ao que diz a maioria aqui neste post e no do jogo de ontem.
Quanto aos pontos fracos.
Foi identificado que era preciso um central do lado direito que soubesse sair a jogar e investiu-se aí.
Foram identificadas falta de soluções na frente e investiu-se em Edwards, Trincao e Rochinha.
Enquanto no ano passado entravas com Sarabia, Pote e Paulinho na frente e quando Pote se lesionou o titular na frente foi Nuno Santos, este ano há mais soluções.
Podemos não concordar com o tipo de soluções na frente que optaram. Mas isso não quer dizer que não tentaram colmatar a lacuna.
Podemos, por exemplo dizer que se optou por um Rochinha em vez de um Banza.
Quanto a aproveitar o que está cá.
Eu não sei o que se passou com Slimani mas é claramente uma situação disciplinar.
Esta equipa vive e morre do seu espírito de grupo. Sinceramente até foi nesse aspeto que fiquei mais desiludido no jogo de ontem.
Mas não podes abdicar dos teus princípios só porque o jogador tem qualidade porque depois ficas refém das vedetas.
Jovane também teve muitas oportunidades e sempre se demonstrou intermitente. Neste momento até parece haver um “problema contratual” que não sei se terá alguma influencia.
É o que é. Tecnicamente gosto do Jovane e do Slimani e acho que podem acrescentar ao plantel mas há outros aspetos que desconheço e que não me permitem dizer se deviam ser incluidos no grupo ou não.
Curiosamente, tivemos o Palhinha nessa situação no primeiro ano. Acabou por ser reintegrado e um dos principais pilares para o título, por isso até 1 de Setembro acredito em tudo.
8 Agosto, 2022 at 20:16
Eu também gostava de acreditar, mas cada vez tenho menos esperanças em que as pessoas percebam os erros de parte a parte e se entendam. Duvido que esses jogadores de que falei venham a ser reintegrados.
E ja começo a ter dúvidas se vamos buscar mais alguém ou não. Acho que vai depender muito de como estivermos no campeonato depois do jogo com o Porto.
A brincar a brincar, se calha a perdermos esse jogo, à terceira jornada já não dependemos só de nós para ser campeões…
9 Agosto, 2022 at 2:07
Matheus Reis é uma aposta conseguida? Esforçado, medianiassimo… não é o pior (há pior claro) mas não poria no mesmo saco que Pote e Ugarte.
8 Agosto, 2022 at 15:42
Concordo
8 Agosto, 2022 at 9:49
Defesa às aranhas, Mateus Nunes bem nos primeiros 40, peido mestre no resto. Eu se fosse do Braga estava bem fdd porque ontem não só sofreram contra um ataque que tem -1 como se apertassem bem tinham chegado à vitória porque a equipa do Sporting acaba o jogo completamente borrada.
É triste olhar para a frente de ataque, ter o Pote em grande forma, o Trincão a mostrar que pode fazer mais (a começar por defender que o rapaz parece ser alérgico), e ter o estorvo ali no meio que não pressiona, não associa, não finaliza e nem sequer aparece. Aquele arrebite que manda para fora chega completamente atrasado ao lance. É impressionante como o Mateus chega primeiro à área do que o Paulinho. E para quem reclama da defesa, este é precisamente um dos nossos problemas. Um ataque que não ameaça deixa os defesas e médios mais confortáveis, e a partir daí fica tudo muito mais fácil.
O João Paulo é de longe a pior contratação que este clube já fez e sim metam o Alan Ruiz num pedestal. Ontem o Sporting marca 3 apesar de jogar com o Paulinho, que mais uma vez contribuiu 0 para o ataque do Sporting.
8 Agosto, 2022 at 10:44
E o Sinama-Pongolle metemos onde?
8 Agosto, 2022 at 11:25
Na vitrina com os bi-85 pontos…
8 Agosto, 2022 at 17:20
Bi-85 pontos, que deram dois acessos diretos à Champions, 1 campeonato nacional, 1 supertaça, 2 taças da Liga e com Varandas na direção, eu sei que é pouco mas se é para ridicularizar que sejam completos.
8 Agosto, 2022 at 17:26
Acesso direto à Champions também dá titulo?
Faz-me lembrar aquele papelinho a dizer “Final da Liga Europa” quando o JJ foi apresentado nos lampiões.
85 pontos deram um campeonato. Podes dizer que deram também a super-taça.
Mais nada….
8 Agosto, 2022 at 17:51
Tiago
Não dá título como bi-85 pontos não é título nenhum.
Mas também não é irrelevante.
Nem financeiramente nem a nível de prestígio.
Pergunta ao Manchester United.
Se em vez de bi-85 pontos tivéssemos deca-85 pontos, provavelmente teríamos mais títulos mas garantidamente teríamos outras condições financeiras para melhorar a equipa.
8 Agosto, 2022 at 17:47
Temos de contabilizar essas entradas na Champions como fizemos com o recorde de venda de gamebox. Ou como fazem os vizinhos:
https://twitter.com/ViscondeP/status/1520139705924395009/photo/1
https://twitter.com/ViscondeP/status/1514347794810687494/photo/1
https://twitter.com/ViscondeP/status/1493685103209459713/photo/1
8 Agosto, 2022 at 18:00
É o vosso mal.
Pensam demasiado no vizinho e esquecem-se do que (não) fizemos nos últimos 20 ou 30 anos.
Mas já que olham tanto para o vizinho percebam que sem Champions não há 24 milhões para pontas de lança e sem Champions esses pontas de lança não saem valorizados para 100 milhões.
Se calhar, com esse dinheiro até dava para ter dois pontas de lança daqueles que marcam golos e que são a força motriz defensiva da equipa.
Mas sim. É irrelevante ir à Champions.
9 Agosto, 2022 at 2:11
Matheus Reis é uma aposta conseguida? Esforçado, medianiassimo… não é o pior (há pior claro) mas não poria no mesmo saco que Pote e Ugarte.
8 Agosto, 2022 at 11:43
O Pongolle chegou era uma merda e foi metido no devido lugar. Estorvou 9 jogos, o João Paulo estorva vai para duas épocas, foi bem mais caro que o Pongolle e vai ser impossível de empandeirar.
8 Agosto, 2022 at 12:34
Correu mal a comparação.
Às lavadeiras de serviço não se reconhece muita inteligência para argumentar.
Talvez seja de andarem há muito tempo a comerem colheradas de merda e ainda sorrirem.
Assim não desenvolvem…
8 Agosto, 2022 at 14:57
Podia oferecer outros avancados que vi jogar que eram tao maus quanto o Paulinho. Na primeira metade dos anos 2000 era um atras do outro.
8 Agosto, 2022 at 17:39
João Paulo está no bom caminho.
Cada vez mais parecido com Cristiano Ronaldo.
É que também em Manchester se viu uma defesa farta de meter água mas os intelectuais da bola juram a pés juntos que o problema da equipa é Cristiano não pressionar na frente.
Até agora tínhamos um problema em criar situações de golo por causa do Paulinho, quando marcamos 3, o problema é que também sofremos 3 porque Paulinho deixa os defesas e os médios à vontade.
8 Agosto, 2022 at 20:14
em manchester no segundo golo consegui ver meia equipa a fazer merda e a fonte dos problemas estava sentada no banco.
8 Agosto, 2022 at 20:15
ontem tiveste 3 golos em que a culpa foi
m reis e n santos( no primeiro
inacio e m reis ( no segundo)
dou de barato parcialmente ao esgaio, mas tinhas 3 ou 4 gajos a marcar com os olhos no meio).
mas quem lê a culpa é sempre do esgaio e do paulinho
8 Agosto, 2022 at 9:50
Então o Braga, terá que arrumar aqueles por quem o Matheus Nunes passou na jogada do segundo golo. O Alvaro Djalo é como o Matheus Nunes parece que vai de mota. Saint Just não está entrosado, e não deu cobertura a Esgaio.
Esgaio dá tudo o que têm.
Paulinho, não entendo, e continuo a afirmar que o problema é o nosso processo de jogo que não o favorece, mas isso não é da sua responsabilidade.
Temos de sair vivos do Dragon.
8 Agosto, 2022 at 9:57
https://abola.pt/Clubes/2022-08-07/sporting-esgaio-desativa-instagram-apos-chuva-de-criticas/952140/147
Impecável. E depois aparemos aqui a bater com a mão no peito a dizer que nós somos diferentes e que somos melhores…
8 Agosto, 2022 at 20:19
se fosse noutro pais, hoje ia ser um dia engraçado para quem lá foi.
felizmente o grupo está unido e pelo menos o ugarte e o porro vieram publicamente dar-lhe apoio( para alem do TT, que mandou uma boca certeira)
8 Agosto, 2022 at 9:58
Faltam algumas jornadas para saber se o empate na Pedreira foi um bom ou mau resultado.
Fica a frustração de ter o pássaro na mão, por 3 vezes.
Há dias, levavam o Matheus Nunes ao aeroporto, agora se o venderem, temos o plantel mais vulgar de sempre.
Para mim, jogo péssimo de Paulinho, Inácio e Matheus Reis, os 2 últimos, tornaram a nossa defesa vulgar e permeável. Porro também fez um jogo mais fraco a defender.
8 Agosto, 2022 at 11:03
Um empate sem ser em casa do adversário direto, nunca é um bom resultado.
A não ser que estejas a considerar que vamos lutar com eles pelo 3º e não com os outros 2 pelo 1º, nunca pode ser considerado um bom resultado o empate lá…
8 Agosto, 2022 at 11:53
Eu escrevi que ainda é cedo. Dependerá do que os nossos rivais façam lado.
8 Agosto, 2022 at 11:54
Lá
8 Agosto, 2022 at 11:56
Aconteça o que acontecer com eles, é um mau resultado.
Se eles ainda têm pior resultado não faz com que este passe a ser bom.
Perder pontos com clubes que são mais fracos que nós nunca é bom. Nunca. Se os outros fazem pior, é outra história…
8 Agosto, 2022 at 14:20
Um empate em que estás trez vezes em vantagem no marcador nunca pode ser coniderado um bom resultado.
Não me lembro de uma situação destas ter alguma vez ocorrido com nenhum outro cronico candidato ao titulo.
8 Agosto, 2022 at 10:10
Obviamente as criticas não são tanto pelo jogo de ontem.
Obviamente que as criticas acontecem por falta de visão e memória.
O paulinho ou o esgaio até podem ter um dia não como teve o mateus reis e o inácio por exemplo.
O fodido é que o Inácio e o Reis já deram mais ao Sporting que alguma vez os outros dois.
Já se percebeu o que valem uns e outros.
O que não se percebe é a insistência em jogadores que já se devia ter percebido não serem úteis ao Sporting.
Então ontem ver o marsá no banco e o Amorim querer adaptar o Esgaio a central para mim foi a gota de água.
Então para que é que levou o puto?
Para ficar motivado de estar com a equipa?
Fodido ficava eu se o meu treinador sendo eu central de formação, preferisse adaptar um lateral do que me colocar a jogar…
Deve ter sido isto que o Slimani deve ter sentido, sei lá…
8 Agosto, 2022 at 10:18
Digo mais a defesa que sofreu 2 golos tinha:
Porro, Inácio, Coates, Reis, Nuno Santos.
Se esta defesa não está trabalhada, face o tempo que já jogam juntos, e não se pode malhar no paulinho e no esgaio, a culpa é de quem?
Do Amorim?
Ou foi um azar do crl?
Se calhar foi isso…
Olhem foi azar.
8 Agosto, 2022 at 20:22
ele mete o esgaio porque era quem estava a aquecer, e no momento em que parece que st juste pode sair n tinha tempo de meter outro a aquecer.
e a entrada do esgaio tinha de acontecer……………… a nao ser que quisesses ficar com o trincao a fazer o processo defensivo
8 Agosto, 2022 at 10:17
O treinador do Braga deu uma lição ao nosso mestre da tática. Com um meio campo fraco coloca o vitinha em cima do Inácio aproveitando a menor capacidade em jogar de cabeça e o adiantamento do porro que pouco apoio da na defesa…o que esperar dum puto de 20 anos que é constantemente pressionado por 2 jogadores do Braga (o PL foi lá muitas vezes tb)…ou é um fora de série ou vai perder bolas e começa a tremer…porque não trocar para lá o coates que joga melhor de cabeça e tem mais experiência? Quando se vê a perder mexe sempre para mudar o resultado dando-se ao luxo de meter 3 PL! (No jogo do porto 4 golos foram marcados por PL…)…para além do banco extremamente limitado o nosso ra esteve mal em todas as trocas…
8 Agosto, 2022 at 10:19
Edwards e Rochinha não concordam.
8 Agosto, 2022 at 13:38
O Edwards deve ter adorado começar no banco… Veio a meio da época passada para substituir o sarabia e entrosar-se melhor com a equipa, mas fica fica no banco para ver o trincão chegar, ver e… Isso…
8 Agosto, 2022 at 20:25
o edwards não tem de gostar ou nao gostar, o edwards sabe que quem decide é o treinador e respeita isso
8 Agosto, 2022 at 20:24
curiosamente o St just entra e acabou o vitinha…………..infelizmente o arbitro n concordou com isso, pk sempre que o holandes ganhava as bolas limpas(e ganhou-lhe os duelos directos todos) o arbitro marcava falta
8 Agosto, 2022 at 10:20
Na verdade marcámos 3 golos no campo do adversário, e não foi suficiente para ganhar.
Independentemente, da qualidade do Esgaio, achei um erro tremendo a saída do Porro. O Nuno Santos já havia sido substituído e, consequentemente, perdemos profundidade.
Não reforçámos o meio campo. Não dizem, que é nesta zona que se ganham os jogos?
A mala pata , apesar dos 3 golos, com o Paulinho, tem a ver com a sua quase nula contribuição para a sua concretização.
Jogámos, practicamente, com dez.
Claro que esta situação provoca desgaste nos outros jogadores do Sporting, enquanto
tira pressão ao adversário. Estar lá o Paulinho ou não, é igual ao litro.
8 Agosto, 2022 at 10:21
Quase tudo dito.
Destaco que mesmo com uma defesa a meter água por todos os lados (Mateus Reis conseguiu ser o piorzinho, em minha opinião, mas as falhas são sobretudo coletivas), o Sporting poderia, ainda assim, ter arrumado o resultado na 1.ª parte (3 oportunidades flagrantes desperdiçadas).
No ataque, Paulinho inexistiu. Num jogo inteiro, apenas me lembro dele num remate em boa posição…para as nuvens. Trincão alternou entre o bom e o mau, mas aqui tenho algum otimismo, porque me parece claramente bom jogador, que só precisa de jogos em cima para evoluir.
Na defesa, nem sei explicar bem. Para além do velhinho hábito de trocar 1.000 vezes a bola entre centrais e Adan, até que de aperto em aperto, surja uma falha que ofereça um golo ao adversário (e houve várias, só neste jogo), também se deu o caso menos vulgar de oferecerem espaço entre linhas, com jogadores adversários a terem oportunidade de chutar à baliza em zona frontal. Não sei explicar bem, repito. Mas espero que R. Amorim consiga. Por exemplo:
– Num misto de desconcentração e falhas individuais e coletivas dos centrais, também poderá haver “culpa” na cobertura do meio campo)
– E neste caso não só de Morita e Matheus Nunes, mas também dos laterais?
– E nas situações em que que vamos sendo sufocados enquanto trocamos a bola quase na nossa área (parecendo óbvio que é estratégia de jogo tentar sair sempre em posse) será que avançados e extremos não criam as linhas para jogar direto, em profundidade para as costas dos defesas adversários? Paulinho não dá essa possibilidade por não saber desmarcar-se, por ser lento ou por perder esses lanves individuais? Parece, mas então mais premente é ter um ponta de lança com outras armas, não? Não adiantará falar de Slimani, pois…
Enfim, uma miríade de questões que inundam toda a gente e que Amorim tem mesmo que resolver, porque senão a época será penosa.
8 Agosto, 2022 at 10:22
Separar as águas
1. Óbvio que não há nenhum sportinguista que não tenha experimentado uma intensa azia no final do jogo de ontem. O adepto sofre com os maus resultados e ontem tivemos um mau resultado.
2. O chorrilho de asneiras que se sucederam a esse empate é da natureza dos idiotas que desejam ardentemente o insucesso do clube.
3. Uma coisa é criticar o que tem sido feito de menos bom. Outra é tentar praticar uma política de terra queimada, rasgando vestes ao bom estilo das redes sociais.
3.1. Atenção, não tem mal nenhum ser idiota. Aliás, tem, mas, enfim, é algo que os ultrapassa. O problema é quando se dá ouvidos aos idiotas.
4. Posto isto, nunca nos devemos esquecer que Paulinho é um diamante. E Paulinho é um diamante porque um calhau que custou dezasseis milhões de euros só pode ser um diamante.
Votos de uma boa semana a todos os sportinguistas (mesmo aos idiotas, que, uma vez mais, não têm culpa; mais culpa têm aqueles que lhes dão palco).
8 Agosto, 2022 at 13:35
Ou isso ou disseram que era diamante, não foi testado e afinal é zircónio.
8 Agosto, 2022 at 10:32
Agora mais calmo (mas ainda com uma tremenda azia):
O jogo – para primeiro jogo da época este foi muito bom na minha opinião, com intensidade, com as equipas a pressionarem a todo o campo e a procurarem sempre estar em posse da bola, rasgadinho, sem grandes paragens, com boas jogadas de envolvimento e golos.
Golos vs falta de avançados – não foi pela falta de avançados que não fizemos golos.
Eles com 3 avançados fizeram tantos golos como nós sem nenhum! Só que em condições normais 3 golos seriam suficientes para garantir os 3 pontos…
Golos sofridos – aqui estão as condições de que falava acima, que deveriam mas não foram as normais. Hoje perdemos 2 pontos não pela falta de golos, mas por sofrê-los.
Ontem toda a defesa cometeu erros a espaços, ou com passes falhados, ou com perdas de bola proibitivas, ou por posicionamento deficiente, ou por “nabice”.
Esgaio é realmente comido pela velocidade do extremo do Braga, mas quem deveria estar ali era Ste.Juste que estava alguns metros a frente a coçar a micose. Se Esgaio entrou para o lugar de Porro não deveria estar a frente de Ste.Juste? Ste.Juste foi colocado a lateral e Esgaio a central???
Dedo do treinador – Percebi a substituição de Morita por cansaço e para tentar dar mais poder de choque ao meio campo. O problema é que Matheus Nunes também baixou de rendimento e perdemos qualidade de passe entre linhas ficando apenas com as jogadas pela lateral direita, dependentes da inspirição de Edwards.
Esgaio por Porro para segurar o resultado serviu para o Braga perceber que o Sporting iria passar a defender o resultado nos últimos minutos e colocar toda a carne do assador (e na nossa ala direita).
Da série nós apostamos na formação – Vitinha, Alvaro Djaló e Rodrigo Gomes(19 anos). Vitinha é uma autêntica carraça! Castigou e bem Inácio na primeira parte, e no final da 2ª ainda estava a pressionar a todo gás a nossa defesa para recuperar bolas. Evoluiu técnicamente e dá muito jeito a qualquer equipa ter um jogador com as suas características. Mais alguns milhões para Braga.
Já começo a ter saudades do Saravia – Trincão não é nem nunca será o substituto de Saravia. Não tem a classe de Saravia, não tem a qualidade e visão de jogo de Saravia, não tem golo como Saravia tinha. Aliás nenhum dos extremos sozinho chega aos calcanhares do espanhol. Temos de aceitar a realidade e torcer para que aquilo que Trincão, Edwards e Rochinha darão ao jogo durante a época seja suficiente para conquistarmos os 3 pontos, jogo a jogo.
Paulinho – não, não vou falar de Paulinho…
8 Agosto, 2022 at 20:32
n sei que jogo viste, mas quando o porro saiu ,quem entra é o rochinha e passas a jogar com pote/ rochinha/ edwards na frente e o trincao passou para ala direito
fazes o 3-2 e logo de seguida o braga tira o banza e 1 dos centrais( ou seja arrisca para empatar o jogo) e entra o ruiz para pl e o djalo para fazer a ala esquerda.
o RA faz a coisa mais logica do mundo estando a ganhar e vendo este arriscar: tira o trincao e mete o esgaio, porque seria estupido ter o trincao ali numa fase em que ias recuar linhas.
e eu nao percebo as criticas ao esgaio no terceiro golo, porque ele está bem posicionado, e é batido no arranque porque o adversario está de frente para a baliza e so tem de arrancar e ele tem de rodar para ir atras dele e mesmo assim ele so cruza no limite( e so podia ser cruzamento atrasado)
8 Agosto, 2022 at 10:34
Só gostava de deixar aqui dois dados interessantes :
– Orçamento Braga 2020 (não encontrei dados mais actualizados) : 25M€
– Venda Esgaio : 5,5M€
– Venda Paulinho : 16M€
… alguém quer comentar o facto de termos quase financiado uma época do Braga com dois jogadores de meio da tabela … ?
8 Agosto, 2022 at 10:52
Pergunta ao Amorim…
8 Agosto, 2022 at 10:45
Obrigado Rubão, foi de sonho!
Vamos ver o que diz o Goalpoint:
Paulinho “Por vezes bode expiatório preferido dos adeptos leoninos, a verdade é que protagonizou um regresso tenebroso à Pedreira e cujos factos (resumidos no tweet) alimentam os haters que questionam a sua titularidade.”
Já o Esgaio foi igualzinho ao que fez contra o Santa Clara. Com a diferença que apenas ofereceu um golo porque só esteve 5 minutos em campo.
25M nos sonhos molhados do melhor treinador do UNIVERSO!
Jogo típico de pré-epoca com duas equipas totalmente desiquilibradas à procura de rotinas. A diferença é que a nossa já leva dois anos e meio de trabalho enquanto o Braga tem um treinador novo e o pior plantel dos últimos 10 anos!
Obrigado Rubão! Foi de sonho!
8 Agosto, 2022 at 10:50
Para os que vieram aqui perguntar se não fizemos 3 golos e se os fizemos como a culpa pode ser do Paulinho, um bem haja e vão para o caralhinho!
Que contribuição teve o João Paulo nos golos? Tirando o facto que no 3 nem esteva em campo e coincidiu com o momento de maior domínio do Sporting.
Aliás, que contribuição teve o João Paulo no jogo tornado ter perdido todas as bolas que teve nos pés, ter dado chutos na atmosfera, ter deixado a bola. Passar debaixo dos pés é ter falhado TODOS os passes tentados?
8 Agosto, 2022 at 10:46
Neste post toda a gente fala dos problemas a resolver, agora precisamos de um a falar das soluções. Se fossemos o RA o que faríamos de diferente.
Todos temos um pouco de treinadores de bancada, vamos ter esperança que alguém da equipa técnica seja sportinguista o suficiente para vir aqui espreitar de vez em quando…
8 Agosto, 2022 at 10:55
Neste post não digo.
Mas na pré-época esteve tudo a dizer que estava tudo bem porque era pré época e que o Amorim sabia o que fazia.
Portanto ninguém está de facto interessado em soluções.
Há malta que aponta as coisas mas que está farto de ser mandado calar pelos sportinguistas puros que apoiam sempre e que conseguem comer doses industriais de merda às colheres.
8 Agosto, 2022 at 11:02
Ou conseguia jogadores mais agressivos na frente que permitam à equipa subir linhas e não deixar o adversário sair a jogar, ou voltava à formula de defesa baixa e transições.
Neste momento, como a equipa está montada, dificilmente vamos conseguir ser consistentes. Se já foi muito dificil ser na segunda metade do ano passado, este ano ainda será mais dificil.
8 Agosto, 2022 at 14:32
Coisas simples que não envolvem grandes alterações na forma de jogar.
1 – Paulinho fora, RR ou qualquer outro no centro do ataque. (Sli é irreparável? Porque raio não estão cá TT? Pedro Mendes?)
2 – trincão para o banco, entra Edwards
3 – comprar um ala esquerdo que seja mesmo ala esquerdo.
4 – Matheus reis a ala esquerdo ou no banco. Se compramos o justo e supostamente é bom, faz sentido jogar com um lateral adaptado a central?
5 – ou joga ugarte ou precisamos de um médio defensivo. Morita parece ter jeito a atacar mas é tenrinho a defender, como se previa. (Azar do crl a lesão do Bragança… Mas é curioso como praticamente nunca foi titular e morita entra logo de caras a titular, sendo jogadores que oferecem sensivelmente a mesma coisa. É a aposta na formação)
8 Agosto, 2022 at 10:51
Fez falta o Palhinha, faz falta o Slimani e vamos ver se Jovane não vai fazer falta também.
Algo tem que mudar na equipa, com 3 centrais não se pode dar tantas oportunidades aos adversários. Se Amorim gosta tanto de Esgaio, que o coloque de vez em quando no meio campo ao lado de Ugarte. Na lateral é preciso velocidade para acompanhar os adversários, não pode estar alguém com as suas debilidades. Quanto ao ataque, já todos sabem onde está a dificuldade, só não acho que precisamos de mais um PL, precisamos de mais dois ou três, um matador experiente e um ou dois jovens goleadores com vontade de se afirmarem.
Abraço de Leão.
8 Agosto, 2022 at 11:01
Sinceramente há malta que parece que quando acaba a época faz um reset absoluto aquilo a que foram algumas prestações de alguns jogadores.
Começa a pré época e ah e tal é pré época não dá para ver bem, mesmo jogadores que já se arrastam aos anos.
Se vierem resultados positivos esfregam as mãos a dizer este ano é que vai ser.
Começa a época é azares atrás de azares e os árbitros.
Quando já nem chegamos lá, já ninguém liga muito ao futebol e o clube do coração é o real madrid ou o barcelona ou algum da premier league.
Não se planeiam épocas em condições e depois choramos os azares…
8 Agosto, 2022 at 11:04
Se não mexermos no plantel vamos passar o ano todo a falar das mesmas coisas. Já se percebeu muito bem que não há miúdo nenhum em quem o treinador confie a 100%. E este plantel não é curto. É curtíssimo. Se juntarmos o facto de toda a gente já saber como jogamos e como nós anular, está o caldo completo.
Se alguém naquele clube achar que este plantel serve é incompetente. Simples.
Ou então que assumam que é isto e depois logo se vê.
Eu estou completamente desiludido e sem esperanças nenhumas.
8 Agosto, 2022 at 13:02
Não há dúvidas nenhumas nisso que dizes.
8 Agosto, 2022 at 11:16
Boa partida de futebol.
Gostei do número de oportunidades criadas e dos golos majestosos que marcámos, alto quilate.
Não gostei que a defesa andasse aos papéis nos momentos decisivos do jogo, que acabaram por nos custar 2 pontos.
Matheus Nunes de 50M.
Paulinho colocou o manto da invisibilidade e Esgaio esqueceu-se que entrou para defender o resultado (ali tinha que ter placado o Djalo), foram os homens menos. Trincão podia ter colocado o resultado por 2 bolas de diferença ainda antes do intervalo, o que podia ter mudado o cariz do jogo é garantido os 3 pontos.
O resultado acaba por ser agri doce pois foram 3 vantagens desperdiçadas. Há certamente apontamentos positivos, outras coisas há que ajustar.
Foco no Rio Ave é muita crença nesta equipa e neste treinador. Vamos lutar até ao fim.
8 Agosto, 2022 at 11:36
Agridoce?!?! Como assim agridoce?
O que raio é que foi doce no resultado de ontem?
Porra…fui só eu que fiquei com uma azia monstra?!
8 Agosto, 2022 at 12:38
Hehehe
Fiquei hoje a saber que a colher de merda do dia tem sabor agri doce.
Ainda bem que não sou lavadeira de serviço nem tenho perfil de comedor de colheradas de merda, não sou fã de agri doces…
8 Agosto, 2022 at 13:35
O emocional é difícil de gerir. Precisei de tempo para digerir. Depois liguei o racional.
Não foi um jogo horrível da nossa parte. Demonstrámos qualidade ofensiva notável em vários momentos do jogo, que era por sinal um dos pontos mais criticados na pré-época. O momento defensivo e que costumamos ser fortes custou-nos o resultado. 3 vantagens perdidas é obra.
Há sinais positivos e coisas em que temos que trabalhar.
Foi uma grande partida de futebol, teria sido na mesma se tivéssemos ganho por 2-3 e estávamos todos mais felizes.
Agora foco no jogo seguinte que como disse o Amorim a época é longa.
8 Agosto, 2022 at 14:09
Eu vi “espasmos” de boas jogadas, especialmente jogadas completamente inventadas da cabeça do P. Gonçalves e do M. Nunes.
Não vi nenhum futebol ofensivo notável…bem pelo contrário. Tirando essas transições em que o P. Gonçalves ou o M. Nunes decidiram tirar o coelho da cartola, foi tudo muito mastigado, muito do ram ram habitual de quem não sabe como entrar…
Tirando os golos só me lembro da bola do Trincão e da bola ao posto que é um cruzamento do Porro e desvio do defesa. Mais nada.
Se nós tivessemos um futebol ofensivo notável o Braga não saia lá de trás com a facilidade e perigo que saiu….
8 Agosto, 2022 at 13:41
Lewis Carroll gostou deste comentário
8 Agosto, 2022 at 11:31
O resultado de ontem não é o fim da época. Nem diz que estamos fora da corrida. Apenas mostra o que muitos de nós têm alertado aqui:
– A forma como jogamos é já conhecida e previsível.
– Temos poucas soluções, principalmente no ataque
– Temos jogadores que não rendem ou são “curtos” para jogar no Sporting
A forma de jogar é onde vejo menos problemas. Tem funcionado na grande maioria das vezes, ainda que a custo de muitas unhas. O que acho é que as peças que temos não chegam para esse modelo. A minha visão é que este modelo de jogo com “ataque móvel” só serve para jogos em que temos espaço para jogar. E ontem tivemos por algumas vezes. Contra equipas que se fechem mais atrás, será ainda mais difícil. E isto é a maioria dos jogos em Portugal. Viu-se ontem a espaços, o braga a fechar com 10 ou 11 e os nossos jogadores andavam ali em trocas de bola no meio campo e mesmo na ala, sem ter uma ou mais referências na área para poder lá meter a bola. Depoi, voltam atrás e começam tudo de novo. E o tempo a contar…
Não temos um único avançado que imponha respeito à defesa, que lhes dê luta e que os faça ficarem “em sentido” com as bolas colocadas na área. Estamos muito previsíveis porque não temos jogadores que possam ser uma alternativa ao que fazemos durante 90 minutos, sem mudar nada! Fico com a sensação que o RA ontem só não mandou o Coates lá para cima, mas não ficar ainda mais vincada a necessidade de ter malta na área!!
Se é para apostar nos nossos, então não percebo porque é que ontem nem Chermiti nem Rodrigo Ribeiro foram considerados para o jogo. Nem que fossem apenas para o banco. Mas nem isso. Tínhamos 4 defesas, 1 médio mais defensivo, 1 guarda-redes e 3 gajos de teor mais ofensivo, o Fatawu, o Edwards e o Rochinha!
É pouco, muito pouco. Não consigo concordar com isto, apesar de ter confiança no Ruben Amorim. Mas a confiança, conforme é ganha, pode ser perdida.
Urge alternativas ao Paulinho, que não rende. Até pode ser o preferido do Amorim e noutras núpcias lhe ter dado à equipa o que ele queria. Mas como qualquer um de nós, na sua profissão, ou rende ou vai de vela! O que vejo nesta aposta do Paulinho, é o mesmo que uma empresa contratar um novo CEO para a empresa ir para a frente e nos fechos das contas, percebe-se que o homem só é bom a tirar fotocópias! Se não funciona, adeus. Não precisa de deixar de ser “o melhor avançado” na cabeça do treinador. Tem é de ir ser esse avançado para onde renda, que está visto que não é no Sporting! Não entendo esta teimosia…
8 Agosto, 2022 at 11:50
Ainda falta algum tempo para o fecho do mercado. No entanto, os melhores jogadores, já estão “apanhados”.
Bem sei, que , nas épocas anteriores ( caso de Sarabia), foi concretizado o seu empréstimo quase no fecho. Mas na altura tínhamos uma moeda de troca: Nuno Mendes.
Desbaratámos, no entanto, parte do dinheiro com o flop Vinagre. O Trincão ainda não mostrou as suas qualidades. Espero e desejo, que não seja outro barrete, face ao valor da transferência.
Ainda não percebi , qual o real motivo para o conflito com o Slimani, a não ser , a suposta, falta de empenhamento, nos treinos.
Veio contra a vontade do treinador, por pôr em causa a super contratação do Paulinho?
Um jogador que, sempre manifestou o seu amor pelo Sporting , fez birra nos treinos?
É muito estranho. Vamos conseguir encontrar uma alternativa melhor?
Penso que é difícil, mas absolutamente necessário. Mas para isso, temos de vencer a teimosia de quem domina o futebol do Nosso Clube.
Os erros repetem-se: a direcção está nas mãos do seu treinador.
8 Agosto, 2022 at 18:34
É daqueles casos..
O treinador é que sabe. Mas o treinador às vezes parece que complica. Eu se fosse o sli, vendo o titular fazer o que faz, muito satisfeito não andaria. Se no final, pendesse para nós o bi, metia a viola no saco. Assim fica difícil.
Coitado do Slimani, teve que jogar sempre com o Paulinho, nunca teve oportunidade de realmente substituir o cepo. E mesmo assim fez golos. Vai ficar contente de em vez de ter pote e sarabia a servi-lo, ter sarabia e Paulinho? Paulinho alguma vez tem características para ser interior? Ou extremo? (Ou futebolista profissional?)
Agora, a decisão é sempre do treinador.
Falou-se dos treinos, maisómenos, mas sempre soou a desculpa. O que provavelmente aconteceu foi que o sli quis jogar e o treinador não lhe deu lugar. Fossem homenzinhos e chegassem a um entendimento.
Agora, para o clube, também não me parece viável ter um gajo a ganhar 3 milhões sem sequer treinar.
8 Agosto, 2022 at 11:56
Não estando contente com o resultado, acho ridículo todas as criticas que se fazem à equipa na 1ª jornada do campeonato, após um empate a 3, claramente consequência de faltas de concentração individuais, e falta de matreirice (após o golo, por muito que custe, não podia haver mais jogo).
Um Sporting que entra em qualquer campo para ganhar, que ontem podia claramente ter vencido o jogo, face às enumeras oportunidades falhadas.
Há muito a melhorar, principalmente a coesão defensiva, agora pôr tudo em causa, quando claramente o projeto Amorim não tem desviado um milímetro da estratégia delineada.
Não sabem lidar com a pressão de apoiar o Sporting? Após anos e anos de épocas falhadas, ao primeiro desaire não podemos ir logo abaixo… A euforia lampiã não nos pode afectar, após o terceiro All In consecutivo?? … O porto? Quando o Pinto da Costa sair, vão entrar numa espiral decadente..
8 Agosto, 2022 at 12:05
Caro Pinilla87,
As criticas não vêm à 1ª jornada. Já vêm de antes. Desde a pré-temporada. Não porque a malta seja visionária, mas porque já se avinhavam as dificuldades sentidas e ontem foi a reconfirmação.
A euforia das galinhas, lembra-me a nossa com o Keiserball. Deixa-os pousar…
O porco está em espiral decadente há algum tempo, mas continua a dar muita luta. E a ter avançados, que é uma coisa que parece dificil para nós. Podem perder qualidade, mas mantêm o equilibrio!
Parece que nada disto seria discussão se ontem tivessemos ganho. Seria sempre uma discussão adiada para quando acontecesse. Os pontos perdidos ontem devem-se mais aos problemas defensivos que aconteceram. Mas a falta de soluções da equipa certamente nos condicionou na forma de abordar o jogo em determinadas situações e também permitiu ao Braga jogar de outra forma…
Não me parece que algum de nós sinta pressão de apoiar o Sporting. Se assim fosse nenhum de nós era adepto deste clube com tantos anos de luta. O que nos move é ambição e querer sempre melhor, o que implica obviamente a critica… quem tem de aguentar a pressão da critica, é quem é criticado!!!
8 Agosto, 2022 at 13:49
Os problemas do Sporting neste momento são fáceis de identificar, mas não me parece que seja por falta de soluções, ou seja, plantel curto (com a excepção da posição 9, que claramente só o Paulinho não chega, e nem é benéfico para o jogador toda a pressão que tem em cima).
Tenho a certeza que este plantel nos vai dar muitas alegrias esta época, e vamos ver muitos jovens a aparecer. Não me parece que os erros de ontem não possam ser corrigidos com os jogadores actuais do plantel.
Vejo facilmente o Sporting, com mais acerto defensivo, principalmente nos níveis de concentração, a vencer todos os jogos a nível interno, após este arranque complicado de campeonato, e isso deixa me tranquilo.
O que não me deixa tranquilo, é que após um empate na casa de um adversário sempre difícil, onde claramente podíamos ter trazido os 3pts, toda a gente entre numa depressão colectiva, quando já tivemos vários exemplos no passado que esta equipa dá sempre a volta por cima.
Acho que é por gostarmos tanto desta equipa e da personalidade e entrega que tem, que ficamos tão desanimados, porque sabemos que podem dar mais, mas daí a entrar numa espiral de negativismo e crítica gratuita…
Sabado lá estarei, com toda a certeza que vão dar uma grande resposta, e que no fim de semana seguinte, vamos vencer ao dragão