O Sporting apresentou o Relatório e Contas relativo ao exercício 2021/22, que finalizou a 30 de junho. De acordo com o documento disponível na CMVM, os leões apresentaram um resultado positivo líquido de €25 milhões (o terceiro melhor de sempre), e se descontarmos as transações de jogadores, o Sporting apresenta um resultado operacional de €12 milhões, o melhor de sempre nesta categoria (podes consultar o relatório aqui)
Convido quem perceber realmente da área financeira a escrever um “hoje escreves tu”, se assim entender, ou fico a aguardar a leitura de várias opiniões para fazer um post mais “técnico”, deixando, para já a mensagem de Frederico Varandas que acompanha o documento.
______________
Caros accionistas,
Findo o exercício de 2021/2022, e decorridas quatro épocas que finalizam o actual mandato de Presidência da Sporting SAD, resumo o caminho até aqui percorrido numa palavra: Sustentabilidade.
O exercício de 2021/2022 constitui um marco histórico na jornada da Sporting SAD, em virtude de apresentar os melhores resultados de sempre de volume de negócios e de resultados operacionais excluindo transacções com jogadores. São resultados que nos devem orgulhar, mais que pela sua natureza excepcional – são os melhores de sempre da nossa história -, por dois motivos principais: o seu carácter estrutural, e o facto de terem sido atingidos num contexto extremamente adverso.
O Relatório e Contas que apresentamos, sendo uma “fotografia” do exercício corrente – como em bom rigor são todos -, é na sua essência um “filme” com início, meio e fim. Estamos neste momento a meio do mesmo, fruto de uma estratégia que iniciámos em Setembro de 2018 e que nos permitiu, não só, chegar até aqui, como também estar mais perto do final desenhado e desejado.
A sua maior relevância consiste na conquista de objectivos estruturais nunca antes alcançados, que nos permitem consolidar os fundamentos críticos para a necessária transformação da SAD, e constituem o retorno da estratégia seguida assente na criação de valor.
Uma estratégia clara, de construção de uma base sólida assente em três eixos: Formação, Transformação Digital e Criação de Valor da Marca Sporting.
Somos hoje uma SAD que tem uma política holística e criteriosa de investimento, em complementaridade com uma rigorosa política de custos. Investimos em todo o universo Sporting, com foco na formação e na excelência da experiência que queremos que todos os que interagem connosco tenham.
E são de mérito exponencial por terem sido atingidos num contexto de extrema complexidade.
Não existe guião escrito ou manual de instruções para superar a situação interna resultante do ataque de Alcochete, atravessando em simultâneo uma pandemia que provocou o contexto externo mais adverso dos últimos 100 anos. Escrevemos nós o guião, à nossa maneira.
Certos que, como em tudo, há sempre espaço a melhorias, apresentámos em quatro anos, à data de Junho de 2022:
1. Seis títulos no futebol masculino sénior, dois dos quais nesta época, pela segunda vez consecutiva qualificámo-nos directamente para a fase de grupos da UEFA Champions League e atingimos, pela segunda vez na nossa história, o acesso aos oitavos-de-final da competição.
2. Dois títulos no futebol feminino sénior.
3. Retoma da equipa B, fundamental para o projecto da formação.
4. O regresso do investimento no património, modernização e marca da organização.
5. O melhor resultado de sempre em termos de volume de negócios, no valor de 181,9 milhões de euros, e de resultado operacional sem transacções de jogadores, em 12 milhões de euros.
6. Melhor resultado de sempre com transacções de jogadores, registando as três melhores vendas de sempre da SAD, e um total de sete vendas do top 10.
A Sporting SAD é hoje uma sociedade em melhores condições do que há quatro anos e mais preparada para os quatro anos que tem pela frente. Temos ainda caminho a percorrer na consolidação do trajecto da sustentabilidade, sabendo que teremos mais um período desafiante pela frente resultante da actual conjuntura de guerra, e que esta é uma jornada que na verdade nunca termina. Continuaremos no caminho de construção das bases, sem precipitações, para que, uma vez estas asseguradas nos moldes que desejamos, possamos crescer sustentadamente e avançar para dar o passo seguinte
NOTAS DA TASCA
– fico muito feliz com números positivos, mas seria importante alguém explicar o porquê do passivo e das dívidas a fornecedores continuarem a aumentar
– fico muito feliz com números positivos, mas seria importante perceber quais os caminhos a seguir quando a torneira do acordo com a NOS deixar de pingar
– impressionante como continuamos a falar do ataque à Academia
– é coisa para me deixar realmente irritado, usar o futebol feminino como bandeira, quando tudo o que se faz é dizer à equipa técnica que tem que fazer mais com menos. Investimento? Aproximação aos sócios? Nem a equipamento de treino dos novos tiveram direito, foda-se!
– a sério que há lata para sublinhar a “transformação digital” como um dos eixos?!?
– “o regresso do investimento no património”… a tabela de basquetebol conta?
8 Setembro, 2022 at 18:40
Ahahahahahahahahahahahaha
Do princípio ao fim um compêndio de palha para burros!
Havia muito por onde pegar, mas destaco só a seguinte maravilha: há 2 épocas veio pavão inchado gaguejar sobre a melhor época de sempre e agora Alcochete já é outra vez desculpa?
Não me digam que existiu outra invasão o ano passado?
PS: temos mais agentes na rubrica de devedores que jogadores sob contrato.
Vai arder até ao pau.
8 Setembro, 2022 at 18:41
Pela lógica de alguns economistas aqui da Tasca não há problema de aumentarmos dividas se estivermos a pagar mesmo com base nas despesas EXTRAORDINÁRIAS.
Significado de extraordinário: Que acontece poucas vezes…
Ou seja receitas antecipadas e extraordinárias para fazer face a um aumento das dividas que vencem num futuro em que não haverá receitas que foram já antecipadas e podemos nem ter mais daquelas extraordinárias.
Isto é bom?
Hehehehe
A casa desta gente deve ser um mimo, tão bem gerida que deve ser…
8 Setembro, 2022 at 18:52
https://www.google.com/search?q=tempo+lisboa+sabado&oq=tempo+para+Lisboa+S%C3%A1bado+&aqs=chrome.1.69i57j0i22i30l2.20330j0j7&client=ms-android-vf-pt-revc&sourceid=chrome-mobile&ie=UTF-8
8 Setembro, 2022 at 19:12
Records e mais records e o Passivo também é record
mas Varandas esqueceu-se de referi-lo
Em 30.06.2018 era de 282.549 me *
Em 30.06.2022 é de 336.386 me
Aumentou 53.837 me
* último de BC
Em CMVM.pt
8 Setembro, 2022 at 19:22
Os dados positivos do ReC serão ( já estão a ser) realçados pela direção e CS.
Já os dados negativos não terão o mesmo “palco” como tem sido habitual nestes 4 anos de Varandas e companhia.
Estes devem ser questionados.
Se perante estes resultados alguém consegue afirmar que a SAD está saudável e é sustentável, com um crescimento de receitas claramente insuficiente para o aumento monstruoso do endividamento, que se chegue a frente e explique como.
E questionem-se sobre o destino das centenas de milhões que têm entrado nos cofres leoninos.
Se os jogadores que contratamos são baratos (como escreviam ontem) para onde vão os milhões se a dívida não pára de aumentar?
8 Setembro, 2022 at 19:33
Eu gosto de ser prático, assim:
temos de ativos correntes 62.580,00
temos de passivos correntes 155.322,00
como fazer face a esta situação? é perguntar ao artista?
estamos naquela fase em que as pessoas pediam emprestado para pagar outros empréstimos…..?
8 Setembro, 2022 at 19:38
Também estava à espera dos iluminados da interpretação e dos mestres da táctica viesses explicar isto.
Vão buscar uma ao saco da lógica de merda e depois acusam-te de não perceberes nada disto.
Um já disse:
Mas há alguma divida em incumprimento?
E é isto meus senhores.
Depois admiramo-nos de ganhar de 18 em 18 anos com gente tão esclarecida como nós temos.
8 Setembro, 2022 at 19:46
Para mim já têm a escrita lida :
Direção que não faça do Sporting campeão, durante o mandato de 4 anos, vai de cona.
8 Setembro, 2022 at 20:15
Essa conversa de encher chouriço já cansa, Chico.
Mal comparando, pareces aquelas pessoas que dizem “eu quero é foder”! Como, com quem e em que circunstâncias, são detalhes!
Deixa de ser básico.
A sustentabilidade dum Clube, ou do que seja, não se vê, ou não se consegue com 1 ano positivo ou de sucesso em cada 4… E para ti só há sucesso sendo campeão!
8 Setembro, 2022 at 21:16
Eu quero é foder… É muito bom hahaha. Adorei a metáfora
8 Setembro, 2022 at 21:21
Tens netos Miguel ? Vais ver o que é que as crianças querem
8 Setembro, 2022 at 21:26
Desculpa Chico eu estava a rir mas não era de ti. Percebi perfeitamente o que o Miguel queria dizer. Quero é foder é aquela cena quando um gajo está todo bêbado e alienado e cargas em todo o resto, depois quando acordas com a gaja ao teu lado e vês com quem e em que circunstâncias, pensas para ti próprio, porra para a próxima a ver se tenho tino e vejo a merda que faço.
8 Setembro, 2022 at 21:27
*e cagas em todo o resto
8 Setembro, 2022 at 21:51
E a nossa análise do qie é melhor para o clube é analisado ao nível de uma criança?
Devíamos ser melhor que isso, não?
8 Setembro, 2022 at 22:09
Pois é um facto. Vou perguntar ao meu sobrinho de 5 anos o que ele acha.
8 Setembro, 2022 at 22:27
As crianças querem chocolates todos os dias, imagino que caries e obesidade seja um fartote na tua familia, a menos que, como a maioria, as crianças aprendam que não se pode ter tudo o que se quer.
8 Setembro, 2022 at 22:37
Tens razão, há de tudo um pouco
8 Setembro, 2022 at 20:11
1º, o que eu adorava se tudo o que o Varandas diz fosse realmente assim, sem qualquer parte que se omite porque não interessa falar!
2º, do que se conhece, para quem segue com alguma atenção o que se passa no Clube, é óbvio e claro que estas palavras só focam a parte boa do mandato de 18-22 – que existe! Não é tudo mau como alguns, a outra facção, digamos assim, tenta fazer passar. Há realmente coisas que melhoraram mas há também coisas que estão mal, ou pioraram – como preferirem considerar!
3º, faço minhas as 6 notas que o Cherba deixa aqui na Tasca. Concordo a 100% com cada uma delas. Com a parte do FF até concordo a 200%, tal a filha da putice que esta Direcção tem feito com essa modalidade que é uma das minhas preferidas!
4º, já tinha deixado a ideia no Off Topic mas reforço-a aqui. É impressionante como pessoas adultas e, normalmente minimamente formadas e educadas, ou seja, não são crianças sem conhecimento da vida, nem são adultos sem estudos e conhecimento, podem comer esta conversa de vendedor de banha da cobra que a Direcção, há 4 anos, “dá” – o termo é mesmo esse, dá – aos adeptos e em especial aos sócios.
Um Clube que tem tudo isto de fantástico que ele fala, não pode estar sempre a aumentar a divida que tem. Isto para mim é claríssimo! Quem gere bem não faz divida de forma consistente. Pode pontualmente fazê-la, num ano ou noutro, mas depois nos outros anos vai pagando essa divida e diminuindo o passivo.
Não é isso que acontece!
O que eu vejo no Sporting, vejo no país.
Um país cada vez mais atrasado, cada vez mais endividado, mas com um ponto ou outro positivo, que é sempre o foco dos (des)Governos e dos patetas que apoiam esses partidos.
Portanto, achando impressionante como “comem” as “claras em castelo” que o Varandas nos dá, isso não me surpreende. São mais bonitas que um ovo, pelo que é isso que aplaudem e comem! Uma cena cheia de ar, sem qualquer sabor!
8 Setembro, 2022 at 21:18
Ui, na mouche Miguel. Subscrevo totalmente. Imparável hoje
8 Setembro, 2022 at 22:29
Tudo isso, Miguel!
8 Setembro, 2022 at 20:14
A única coisa que me conseguiu fazer sorrir a ler o “argumento” que alguém escreveu para o varandas assinar foi imaginá-lo a lê-lo a um microfone.
Parabéns ao escriba. Não deve ser fácil. Espero que lhe paguem ao carácter. O dobro do que é costume.
Aos que ficam preocupados com as contas e a real situação do clube… Lembrem-se de que temos quase 90% da SAD. Não deve tardar muito notícias sobre investidores…
8 Setembro, 2022 at 20:15
Caracter, não carácter, telele…
8 Setembro, 2022 at 20:19
Não vais ter outra forma de sobreviver sem vender uma boa parte da SAD, assim que o dinheiro da NOS acabar e o contrato ainda estiver em vigor mais uns 3 anos… Vais precisar de vender uns 120M€ de capital da SAD!
8 Setembro, 2022 at 20:20
Podias até vender, para abater passivo.
Mas vais ter de vender para utilizares o dinheiro em despesas correntes…
8 Setembro, 2022 at 20:32
A quem fala mal apenas digo: Nunca presidiste um colosso! lol
8 Setembro, 2022 at 20:40
E nunca elevaste um elevador em saldos!
8 Setembro, 2022 at 20:39
Foda-se, é tudo tão bom e tivemos de vender o Mateus para pagar coisas básicas do clube.
8 Setembro, 2022 at 22:30
Que nem foram dividas…
É essa merda que impressiona, pela negativa!
8 Setembro, 2022 at 20:58
Cenouras fresquinhas.
Run, run antes que elas acabem.
Segue quem quer, eu não.
8 Setembro, 2022 at 21:36
#Malcomtasonde#
Já li a parte financeira e vi várias coisas assustadoras mas sabes disto 100 X mais que eu e gostava muito de ouvir a tua opinião antes de me prenunciar
8 Setembro, 2022 at 21:39
Vê o off de hoje têm lá várias coisas estou a tentar arranjar um tempo para concentrar a análise num só comentário
8 Setembro, 2022 at 21:40
Vou ver obrigado. Abraço
8 Setembro, 2022 at 22:04
Goatava de perceber algumas coisas, mas infelizmente a contabilidade não é bem a minha área, mas pergunto?
Gastos operacionais sem vendas de jogadores de 91M em 2021 para 110M? Isto quer dizer o que eu penso, que os gastos operacionais subiram 20%?
O Varandas o Zenha e + outros 2 tiveram um aumento de 50% no salário, tendo os gastos da estrutura subido em 1M anuais. O Varandas aumetou o seu salário de 147 mil para 220mil anuais. Mais 73 mil euros, equivalente a um aumento de 6 mil euros mensais.
O total do passivo passou de 310M para 336M é isso? Uma subida de 26M no passivo em 1 ano, quase 10%.? Só o aumento do passivo cobre os tais resultados positivos de 25M
9 Setembro, 2022 at 0:19
Basicamente é isso tudo e mais um par de botas,
O resultado positivo de 25M deu para pagar o investimento reconhecido nestas contas que foi de 56M (ainda falta mais uma serie de aquisições que vão entrar nas contas de 22/23) e como não chegou, o restante investimento foi “pago” pelo aumento do passivo.
8 Setembro, 2022 at 22:41
Fiquei otimista com o relatório. Para o ano temos mais bojardas para meter no ativo (CL + Vendas) e tudo isto em um clima pós ataque academia + pandemia + inflação galopante. A isto temos ainda de acrescentar o aumento do valor real do plantel + títulos/taças + goleadas na Alemanha + maior aposta na formação (retorno da Equipa B, etc) + investimento no património (novas cadeiras no estádio, obras na academia, relvados, melhores condições que dão a merecida dignidade humana a quem vive em Alcochete, etc). Apesar de alguns erro só um lunático não pode ficar de boca aberta com estes resultados desportivo-estruturais-financeiros em tão pouco tempo.
8 Setembro, 2022 at 22:51
Está maravilhoso, Varandas!
Continua o trabalho que ainda há o que delapidar!
8 Setembro, 2022 at 22:54
Olha aí que estragas a narrativa do caos que isto está tudo mal e vai a caminho de ficar pior ainda
8 Setembro, 2022 at 23:04
Esqueceste a guerra da Ucrânia e do aquecimento global.
Os facto dos ursos polares terem cada vez menos habitat natural anda a provocar migrações para locais nunca antes vistos.
Aqui por exemplo vemos com cada urso.
Situação muito complicada de gerir.
Ainda bem que o Capitão Varandas estava disponível para nos salvar com mais divida para pagar num futuro em que as receitas já foram antecipadas.
De génio…
9 Setembro, 2022 at 4:53
8 Setembro, 2022 at 23:51
“melhores condições que dão a merecida dignidade humana a quem vive em Alcochete, etc)”. Que raio de estupidez é esta. Viviam em situação indigna? Quem?
9 Setembro, 2022 at 7:31
Não ouviste a peça de Teatro:
“São os colchões senhor, são os colchões”
8 Setembro, 2022 at 23:03
Aumento do Passivo á volta de uns quase 30 milhões de euros.
É possivel ler assim…..”As duas operações de financiamento , resultantes do aumento do empréstimo obrigacionista e titularização de créditos, no montante líquido de 14,1 milhões e 13,1 milhões de euros respectivamente, e o investimento no plantel, explicam na sua maioria o impacto no Passivo Não Corrente.”
– Assim de repente, o novo empréstimo obrigacionisto foi de 40, não foi? O anterior tinha nem tinha chegado aos 30, logo um dos aumentos deve vir daí.
– Já sabemos também que houve titularizções de crédito para recuperar as VMOC´s extinguir a divida com o BCP, logo daí também é possivel que tenha mais uns aumentos;
Mas a grande questão neste relatório nem está na análise de contas e rácios financeiros e contabilisticos.Há um parágrafo que resume aquilo que se devia explicar aos sócios. Pelo menos aqueles que ainda quiseram continuar a ser sócios depois de 2 derrotas….
“Com a venda do jogador Matheus Nunes, por 45 milhões de euros (mais 5 milhões de euros possíveis em variáveis), o valor das vendas de jogadores a 1 de Setembro de 2022 ascende a 78,5 milhões de euros – factor que contabilisticamente será
projectado nos resultados da época de 2022/2023. Sem esta venda, a Sporting SAD teria uma receita de 33,5 milhões de euros, valor que comprometeria o modelo estratégico actualmente em curso, que tem a sustentabilidade económico-financeira
como eixo guiador de médio longo prazo”
E é isto que tem que ser explicado. Pq é que com 78,5 garantimos a sustentabilidade económica-financeria e com 33,5 comprometeriamos o modelo estratégico em curso.
9 Setembro, 2022 at 0:07
“E é isto que tem que ser explicado”
Deve ser difícil de entender mas se quiseres perceber vais ao mapa dos fluxos, pag 109 do ReC e podes observar que mesmo com lucro de 25M há um buraco operacional de – 53M que foi resolvido com antecipação de receitas ( ver fluxo de financiamentos + 50M) e cada vez há menos receitas para antecipar logo resta o recurso às vendas de jogadores que vão servir para tapar o buraco de tesouraria operacional e para pagar o investimento já feito está época até ao momento (Trincão, Morita, Rochinha, Artur) que não entraram nas contas de 21/22, se entrassem as dividas a fornecedores não seriam de 110M mas superiores a 130M.
8 Setembro, 2022 at 23:23
Aposto que algumas almas que aqui escrevem ecebem indicações directamente da “torre de controlo”. É um “feeling” que me habita, ao ler certas argumentações favoráveis ao “establishment” e à “nomenklatura” que nos (des)governa. Talvez sim, talvez não..
8 Setembro, 2022 at 23:50
Alguns talvez.
É fácil identificar e separar os nicks que comentam só para picar outros tasqueiros, os que branqueiam qualquer merda desta direção, como antes defendiam a de GL e para quem o problema era o casaco de cabedal, e os ingénuos que não percebendo nada de nada e não tendo capacidade crítica batem palmas a tudo…
9 Setembro, 2022 at 1:24
Caro, em qual das categorias estou eu?
9 Setembro, 2022 at 2:58
Ora, boa questão.
Não se enquadra em nenhuma…
9 Setembro, 2022 at 3:09
Encontrei uma :
https://cdn1.newsplex.pt/media/2015/9/28/fb/489285.jpg
9 Setembro, 2022 at 7:33
Hehehe
9 Setembro, 2022 at 4:57
Invertebrado?
9 Setembro, 2022 at 9:25
Então? Só por te considerar um imbecil?
8 Setembro, 2022 at 23:46
Dito isto, estou de acordo contigo cherba.
São todas questões a que gostaria de ver resposta.
Mais, é feio de mais estar com tudo preparado para pôr na rua após a maior vitória da época até agora. Cheira a propaganda e paga a alguém.
Daí a chorar pelo cocas vai uma distância grande…
9 Setembro, 2022 at 7:39
Sim é um exagero muito grande.
Em casa de cada um seria motivo de alegria teres dividas de água e de luz para pagar no próximo mês quando pediste ao teu patrão que te adiantasse o teu ordenado do mês seguinte que entretanto estoiraste em putas e vinho verde.
Está tudo controlado porque ainda tens mobilia e tvs em casa que podes vender no olx.
Haver pessoas que não percebem a gravidade que este modo de gestão implica no futuro funcionamento do clube, espelha bem o tipo de sociedade em que vivemos.
9 Setembro, 2022 at 0:14
Melhor resultado de sempre, mas a dívida aumenta;
Melhor resultado de sempre, mas vendemos jogadores a preço de saldo para pagar as contas;
Melhor resultado de sempre, mas as modalidades estão a sofrer financeiramente, desportivamente, definhando lentamente (ou mais rápido do que alguns esperariam…);
Melhor resultado de sempre, mas investimento nem vê-lo.
Faz lembrar o país antes da (terceira) bancarrota: um paraíso na terra, feito de rios de chocolate branco com unicórnios alados a distribuir chupa-chupas que combatem a cárie e branqueiam os dentes ao mesmo tempo. Mas depois vai-se a ver e gastaram mais dinheiro do que há para vários anos.
Parabéns Sporting, tens o que mereces.
9 Setembro, 2022 at 7:44
E depois lá veio a troika porque não havia dinheiro para pagar merdas básicas como ordenados e pensões.
Não conseguiam mais meter divida pública à venda, fodeu.
Tiveram que chamar o paizinho.
O mesmo será com o Sporting.
Aumento da dívida.
Antecipação de receitas para sobreviver.
Quando chegar a altura de pagar as dividas que antes já eram altas e ficaram maiores mas em contrapartida não há receitas porque já foram antecipadas…rebenta a bolha.
Esta direção está a meter as fichas todas de sobrevivência do clube numa qualquer venda de jogadores que poderá não acontecer. Ou até mesmo no dinheiro da Champions.
Se havia dúvidas que estamos nas mãos do J Mendes….
9 Setembro, 2022 at 7:57
Acredito mesmo que o desporto é o espelho da sociedade e, por isso, concordo plenamente contigo, leão rampante. Pena muita gente não querer ver o óbvio.
Como disse o João Pinto do fcp – “estávamos à beira do precipício e fizemos o certo: demos um passo em frente”.
9 Setembro, 2022 at 8:00
Ainda falam no ataque da academia?não devia ser preciso ler mais. Só isso demonstra a seriedade de quem nos dirige. Segue dr médico… ainda há mais uns anos da NOS para estourar…quando rebentar um gajo ouve.
9 Setembro, 2022 at 8:41
E ainda temos capital social para colocar no mercado.
Ainda têm algum tempo.
Triste é ler Sportinguistas a achar normal estarmos a fazer o caminho inverso.
Em vez de termos cada vez mais receitas e menos dividas para pagar, pelo contrário antecipamos receitas e aumentamos dividas.
Se esta merda é de gente séria….
9 Setembro, 2022 at 10:27
Malcom, se puderes gostava de ler uma análise global feita por ti com a profundidade habitual. Quando se trata de contas não vale a pena inventar, é ler quem percebe do tema. Tiago Coração de Leão, também gostava de saber a tua opinião ou análise. Obrigado a ambos!
9 Setembro, 2022 at 10:29
Quando estiver disponível irei subscrever também.
9 Setembro, 2022 at 12:41
mais um aqui !
9 Setembro, 2022 at 20:10
Não está fácil, mas vou tentar nos próximos dias enviar um texto para ver o cherba tem coragem para publicar. 🙂
Ainda vou no inicio e já tenho mais de 4000 caracteres, há tanta coisa e bem importante para ser dita sobre estas contas.
Esperava é algum contraditório, quem acha que a situação é boa deveria responder ao apelo do cherba e enviar um texto para o hoje escreves tu, vou tentar fazer a minha parte mas confesso que estou saturado disto.
Abraço Sá
10 Setembro, 2022 at 16:11
Que nao te falte a voz/escrita !