Na véspera do Dia de São Martinho, o Sporting Clube de Portugal celebrou a ocasião ao brindar o futebol de formação do Pólo EUL com um dia especial. As jovens promessas receberam a visita de Gonçalo Inácio, Pedro Porro, Jovane Cabral e Manuel Ugarte, jogadores da equipa principal que distribuíram castanhas e aproveitaram para dar uns toques na bola ao lado dos mais novos.

Os craques Leoninos foram divididos, um por cada campo, e participaram num jogo em espaço reduzido durante 15 minutos. No final, entre muitas solicitações para fotos e momentos para mais tarde recordar, as sensações não podiam ser melhores, como comprovou Gonçalo Inácio.

“É um orgulho enorme voltar a este espaço, cresci e evoluí aqui. Estar com estes miúdos é uma alegria enorme. Eles foram perguntando como é jogar pela equipa principal e pediram-me para dedicar-lhes golos com a inicial do nome deles. Agora vou ter de cumprir”, referiu o defesa-central de 21 anos, que na formação passou pelo Pólo EUL, aos meios de comunicação do Clube.

Já o médio Manuel Ugarte, também de 21 anos, admitiu ter ficado impressionado com a qualidade dos jogadores que defrontou. “Tudo isto foi uma surpresa. Quando dizem que o Sporting CP tem uma excelente formação, é verdade. Fizemos aqui um jogo e foi difícil, tive de correr muito. Além disso, também me pediram para fazer algumas dedicatórias, mas para isso primeiro tenho de marcar golos”, começou por dizer o uruguaio, que cumpriu a formação no CA Fénix, emblema do seu país no qual se estreou na equipa principal quando tinha apenas 15 anos.

“O resultado [do trabalho formativo] vê-se depois na nossa equipa principal, com os jovens a subirem e a cumprirem, como é o caso do Gonçalo Inácio. Em todas as idades há uma base que tem de ser cumprida e assim, quando chegam à equipa principal, é muito mais fácil para eles”.

Diogo Ferro, treinador dos benjamins B (sub-10), falou numa experiência “muito positiva”. “Foi um dia especial e único para estes jovens porque receberam a visita de jogadores que vêem na televisão ou em Alvalade. Estar com eles é muito importante, viu-se a felicidade, os sorrisos e a excitação normal de quem queria interagir”, referiu, explicando as mais-valias destas iniciativas. “Eles podem rever-se no trajecto dos jogadores. Temos o caso do Gonçalo Inácio, que passou pelo Pólo EUL antes da Academia e agora joga em Alvalade. Estes jovens estão perto do Estádio, mas longe dos jogadores. Poderem estabelecer aqui uma ligação é muito bom e algo a repetir”.

Além dos jogadores da equipa masculina, também as jogadoras da equipa principal feminina Brenda Pérez, Hannah Seabert e Chandra Davidson estiveram no Pólo EUL, tendo interagido com as atletas do escalão sub-15 num momento de troca de experiências. Pelo meio, houve ainda tempo para uma fotografia geral de grupo, tendo como pano de fundo o Estádio José Alvalade.