É um estádio bonito, novo, arejado
Sporting Clube de Portugal vs Braga
21h15
Estádio José Alvalade
Uma humidade relativa, muito superior a 100%
Quarta feira, noite fria, hora de merda, adeptos descrentes. Cenário perfeito para que eu tema uma casa fraquíssima, na partida que assinala o arranque da segunda volta do campeonato.
A selecção do Mali tem um futebol com um perfume selvagem e com um odor realmente fresco…
Quem diria que, no dia 1 de Fevereiro de 2023, o Braga chegaria a Alvalade a jogar como candidato ao título? Depois de um período com resultados menos conseguidos, e depois da goleada sofrida em Alvalade, para a Taça da Liga, os arsenalistas vingaram-se no líder que agora perseguem, o benfica, espetando três aos encarnados e partindo para uma série de óptimos resultados que levaram a que, nesta janela de mercado, António Salvador tenha ido buscar Bruma e Pizzi para reforçar a equipa e para compensar a saída de Vitinha, para o Marselha. Os minhotos vêm em busca dos três pontos, sabendo que a conquista dos mesmos não só os mantém em posição privilegiada para ir à Champions, como mata definitivamente a possibilidade do Sporting sonhar com esse apuramento directo. Devem apresentar-se em 4-4-2, com Banza no lugar de Vitinha, ao lado de Abel Ruiz.
Este homem é um Mister!
Acredito que nem nos seus melhores sonhos, Artur Jorge imaginou uma época onde se posiciona como candidato ao título e onde continua a sonhar com a Taça de Portugal.
Ele é excelente nestes lances porque a bola está morta e passa a estar viva.
Ricardo Horta continua a ser a grande figura de uma equipa onde existem vários jogadores acima da média, nomeadamente do meio campo para a frente.
E agora entram as danças sevilhanas da catalunha
Rúben, percebo que tenhas tentado retirar pressão, dizendo que o jogo não é decisivo, mas… estamos a oito pontos do Braga (aka do segundo lugar) e um desaire coloca-nos a 11 da posição que também dá acesso directo à Champions! Podes vir com a conversa do jogo a jogo, mas este jogo é um jogo que temos que ganhar, ponto, e como disseste, bem, esqueçamos o que se passou na Taça da Liga, pois aqueles 5-0 foram obra do acaso. É uma dor de cabeça pensar que vou ver Esgaio no lugar de Porro, é uma preocupação pensar que os pontas de lança que temos são dois miúdos de 18 anos quase sem minutos entre os crescidos, mas mesmo sem saber o que esperar desta segunda metade do campeonato, lá estarei no meu lugar, para vos apoiar. Façam das fraquezas forças, e não tornem ainda mais penosos os próximos quatro meses! SPOOOOOOOORTING!!!
Vamos jogar no totobola
Sporting Clube de Portugal vs Braga – 1
2 Fevereiro, 2023 at 9:57
Duas vitórias nas próximas duas jornadas e ainda vamos ao segundo lugar….eu sei que sou crente…
2 Fevereiro, 2023 at 10:03
Esquece, o Porto tem a máquina bem montada
2 Fevereiro, 2023 at 10:15
Claro, com uma diferença de 7 pontos, em duas jornadas fica tudo resolvido….. os empates passam a valer 6 pontos!
2 Fevereiro, 2023 at 12:46
O Porto não fica abaixo do 2º lugar. Podes ter a certeza disso…
2 Fevereiro, 2023 at 10:11
Grande vitória! 😀
Parabéns!
2 Fevereiro, 2023 at 10:20
Crónica do jogo de ontem.
Jogo fácil muito pela diferença das equipas no aspeto da intensidade no momento da recuperação da bola e depois da expulsão ainda mais.
Pontos positivos:
Morita – Cada vez me convence mais. Jogador sereno, não complica, dedicado ao jogo e com chegada à área e golo. Não é um artista da bola mas é um trabalhador muito competente e útil.
St. Juste – O melhor dos centrais. Sabe tocar na bola, tem muita velocidade, foco em colocar a bola na frente o mais rapidamente possível. Foi ele atrás e Edwards à frente que permitiram ao Esgaio ter um jogo tranquilo. Os dois foram os melhores amigos que o Esgaio podia ter.
Que tenha sorte com as lesões.
Qualidade tem.
Edwards – O único jogador no plantel titular capaz de mexer tanto com o jogo. Com os seus movimentos da linha para o meio e remate forte. Agora é um jogador de ataque. Não lhe peçam para se focar apenas na defesa. O rapaz precisa de guardar fôlego para fazer o que se deveria pedir dele. Atacar a baliza do adversário. Vai perder muitas bolas, vai…mas o mais certo é passar uma e dar golo. O pior é o jogo do Amorim não o favorecer com aquele ramram na defesa e basculação lenta.
Se não estiver a correr de feição cabe ao Amorim substituir o rapaz por outros com competências parecidas. Vejo o Arthur (golo contra o city), Fatawu (penalti cavado ontem).
São precisos jogadores que arrisquem para haver mais golos.
Pontos negativos:
Pote – Cada vez mais lento na execução dos movimentos, quer a passar, deslocação com bola ou rematar. Psicologicamente para muito tenrinho. A defender não é comprometido e a atacar complicativo.
Reconheço-lhe muita qualidade. Já o demonstrou muitas vezes. Agora neste momento parece estar a atravessar uma fase muito má.
Trincão – Resumindo, não vejo que esteja comprometido com o jogo.
Esgaio – Teve uma noite tranquila, muito se deve aos colegas que tinha no flanco dele. St Juste atrás e Edwards à frente deram-lhe muita segurança. O 1º a segurar os ataques do braga, o 2º com movimentos constantes e a dar linha de passe fáceis.
No entanto continua a revelar falta de capacidade ofensiva e recursos físicos para defender de forma eficaz. De vez em quando sai um cruzamento ou outro, mas pouco mais.
Ligação meio campo, ataque – Não existe. O mesmo sistema Amorim.
Ontem marcamos bastantes golos mas poucos de jogadas de ataque organizado.
1º do Morita- bola parada.
2º do Morita- atrapalhação da defesa do braga após jogada de ataque mais uma vez estragada pela complicação do Pote no momento do remate.
3º do Edwards- esta sim uma bela jogada de contra ataque. Edwards com bola e espaço dá nisto.
4º do M. Reis- grande remate após bola parada
5º do Pote- penalti após arrancada sem medo do Fatawu
2 Fevereiro, 2023 at 11:02
O Sporting está recrutar elementos pra prospecção, tenho pena, porque não tenho formação superior exigida, tenho só a experiência adquirida como selecionador distrital, também como treinador de várias equipas. Gostava de ser útil ao Sporting, apesar de estar longe. Deixa-me pena. Mas pronto.
Que o Sporting tenha êxitos.
2 Fevereiro, 2023 at 12:13
Meu caro a burocracia-bacoca está presente em todo o lado… Quem tem “o papel” está sempre safo!
Basta lembrar-nos que a PSP não aprovou a entrada do Jorge Fonseca para os seus quadros porque chumbou num exame de cultura geral…
Z
2 Fevereiro, 2023 at 11:05
Este foi mais um jogo do Sporting Bipolar….
Se jogasse assim em muitos jogos de certeza que não estaria na posição em que está…
O Braga não joga contra nós em bloco baixo, joga sempre o jogo pelo jogo, o que facilita a nossa tarefa, isto foi evidente nos 2 últimos jogos, obviamente que temos todo o mérito mas quando apanhamos equipas em bloco baixo a nossa dificuldade aumenta, e muito!
No geral gostei da equipa, há jogadores que em dia sim partem a loiça toda como é o caso do Edwards, em dia não são inconsequentes, quanto a mim o que lhe falta apenas é regularidade nas suas ações.
Gostei do miúdo, não marcou é certo mas fez um jogo bem conseguido, é bom lembrar que tem apenas 18 anos, há que dar tempo ao tempo.
Esgaio não cometeu erros de maior o que não deixa de ser assinalável…. mas muito deve a St Juste, mas já tenho saudades do Porro e muitas, com ele a música era outra…
Vamos ver que Sporting teremos na semana que vem….
Era bom que a equipa finalmente entrasse numa série de vitórias, só assim podewrá almejar algo mais além do 4º lugar.
2 Fevereiro, 2023 at 11:13
O Edwards precisa de espaço…simples.
Se o Amorim não mete a equipa a mudar de flanco rapidamente, a equipa adversária tem muito tempo para bascular para o lado da bola.
Basta pedir ao Coates para se deixar de sentar em cima da bola.
Ou aos outros centrais de passar a bola ao Coates quando é possível passar logo ao ala e queimar desta forma duas etapas.
Exceção feita ao St Juste que conseguiu colocar a bola nos jogadores que estavam entre linhas defensivas do braga.
Futebol não é nenhuma ciência oculta.
É preciso é perceber qual a forma mais eficiente de meter a bola na baliza do adversário…
2 Fevereiro, 2023 at 11:27
“O Edwards precisa de espaço…simples.”
Claro, mas para se conseguir espaço e desequilíbrios é preciso jogar rápido o que nem sempre acontece.
O jogo de centrais a passar a bola uns aos outros enerva e é inconsequente, ás vezes com o jogo a acabar, resultado desfavorável e é o jogo deles…. e muitas vezes com opção de sair e de passe.
Futebol não é ciência oculta, concordo, a forma mais eficiente passa muito pela velocidade, imprevisibilidade e pelas ações individuais e coletivas. Infelizmente tem sido o problema do Sporting esta época em muitos jogos.
2 Fevereiro, 2023 at 11:29
Exatamente.
Não entendo como um treinador, o mais bem pago de Portugal, ainda não entendeu essas noções básicas de futebol…
2 Fevereiro, 2023 at 12:54
Óbvio!
Tudo óbvio!
Quando metem velocidade e intensidade, parece outra equipa!
Sem isso são uma equipa banal…
2 Fevereiro, 2023 at 13:34
“Óbvio!
Tudo óbvio!
Quando metem velocidade e intensidade, parece outra equipa!
Sem isso são uma equipa banal…”
Mais que banal, a roçar o fraco
2 Fevereiro, 2023 at 13:44
6M…
2 Fevereiro, 2023 at 11:51
Bom dia, Tasca.
Bom dia, Max. Um abraço!
Gostei da vitória mas fiquei com a sensação de que para muitos foi uma exibição de luxo tamanho o entusiasmo demonstrado.
Foi excelente ganhar e recuperar pontos para um adversário directo na luta pelos lugares da LC, mas ao contrário do que li não achei que tivessemos feito uma exibição de encher o olho.
A anterior goleada teve mais brilho que a de ontem.
Primeiro porque enfrentamos um Braga claramente combalido sem Ricardo Horta e Vitinha, 2 jogadores de topo e que impõem intensidade ao jogo.
Segundo porque jogamos praticamente toda a segunda parte contra 10 jogadores. Aí é mais fácil ”brilhar” pois tivemos sempre 2 jogadores para 1 e eles praticamente atiraram a toalha ao chão com a expulsão.
Começamos bem, marcamos cedo e mantivemos a pressão sufocante que nos caracteriza…até a meia hora de jogo, A partir daí deixamos de atacar e começamos a trocar a bola lentamente até ao intervalo. O Braga também ajudou à festa ao mostrar que sem o seu maestro é incapaz de jogar acima da velocidade e intensidade de Al Musrati.
A segunda parte começa com um golo praticamente oferecido pela azelhice de Matheus e Paulo Oliveira, que Chermitti inteligentemente transforma numa assistência açucarada de calcanhar para Morita.
Chermiti de resto está de parabéns pela excelente exibição. Do Chermitti que conhecemos das camadas jovens só faltou o golo. Não é dotado tecnicamente mas sabe estar na área, procurar os espaços sem bola, e transforma a simplicidade de processos numa mais valia. E se tiver mais oportunidades fará golos, tenho certeza. O meu receio é que aconteça a Chermitti o mesmo que a Tiago Tomás. São mais pontas de lança que “pivots”…
Chermitti assotiativou qb, ajudou à pressão na saída de bola do Braga, arrastou os centrais adversários libertando espaço para os companheiros (um desses “arrastões” resultou no golo de Edwards), procurou espaços entre os centrais, ganhou e segurou segundas bolas para a subida da equipa, desviou ao primeiro poste um canto perigoso, assistiu de calcanhar Morita, cabeçou entre os centrais para defesa de Matheus, e por pouco não faz de Rafael Leão com uma assistência de trivela (saiu com força a mais o passe) para golo, depois de uma cavalgada desde o nosso meio campo. Fez mais que Paulinho no seu jogo de estreia e que Rodrigo Ribeiro em todos os jogos na equipa principal!
Sabemos que irá tomar chá de banco quando Paulinho regressar, mas certamente terá mais oportunidades à espaços…se renovar.
Por falar em Paulinho, graças ao nosso ataque móvel praticamente todos os nossos jogadores estão a aproximar-se a largos passo de Paulinho na lista de marcadores do Sporting no campeonato. Morita já leva mais 3 golos, Matheus Reis está a 1 golo de alcançá-lo, e Adán apenas a 2 golos.
Foi uma vitória importante contra um enfraquecido Braga que jogou 45 minutos com menos uma peça e sem 2 dos seus jogadores mais importantes até aqui. Sofreram golos em momentos-chave do jogo e a expulsão sentenciou animicamente o jogo.
Terão sentido a mesma impotência que sentimos quando fomos atropelados pelo Marselha.
Para concluir dizer que chegamos a uma fase parecida com aquela em que fomos campeões, eliminados prematuramente das Taças e com possibilidade de gerir lesões e recuperações físicas graças ao calendário mais folgado, ao contrário dos rivais, e acrescentar que o Porto inteligentemente “arrumou” com a concorrência dos bracarenses pela LC ao “roubar” Fran Navarro nos instantes finais do fecho de mercado, deixando assim Salvador sem tempo para encontrar alternativas.
Com isso terá assegurado o segundo lugar, e a nós deu-nos uma ajuda preciosa na luta pelo pódio.
2 Fevereiro, 2023 at 12:51
🙂
Estou mesmo a imaginar os adeptos do Porto depois de ganharem a Taça da Liga…
“Ganhámos mas não foi uma boa exibição. Marcámos o primeiro num frango do redes deles e o 2º quando já só tinham 10 em campo e tentavam desesperados o empate…”
Nem foram festejar, de certeza! 😉
2 Fevereiro, 2023 at 13:27
O que o JHC está a tentar dizer, digo eu que pensei igual a ele, é que é preciso olhar para estes pormenores para ter consistência e consciência do que temos de melhorar ainda.
Depois queixamo-nos de ser bipolares e o crl…
Basta ganhar para ignorarmos as coisas menos boas e entramos logo em modo fanfarrões…
Melhorem tudo e estaremos aqui a desfrutar de cada vez mais vitórias e acima de tudo campeonatos.
Comemorem vitórias por 5-0 a uma equipa que mesmo assim ainda tem mais 5 pontos que nós e contra o Rio Ave corremos o risco de perder os mesmo 3 pontos conquistados ontem.
2 Fevereiro, 2023 at 13:38
Isso tudo!
2 Fevereiro, 2023 at 16:46
Mas eu percebo o que dizes, e eu próprio já aqui estou farto de defender que não é por se ganhar que não se pode apontar isto ou aquilo que está mal.
Não vi foi ninguém a dizer que estava tudo perfeito para se abordar este tema – se fizemos uma grande exibição ou não.
Fizemos uma exibição segura – os 5 minutos iniciais do Braga, que fazem questão de assinalar, nem foram esmagadores e foram só mesmo 5 minutos, porque o resto do jogo é todo nosso. Termos ido para o intervalo só com 1-0 foi curto mas foi reposta a justiça com o golo a abrir a 2ª parte.
O Amorim não é perfeito, como ninguém é!
Tem, realmente, aqui e ali, alguma casmurrice para mudar algumas coisas ou jogadores.
Mas o problema da equipa sempre foi, para mim, falta de velocidade e falta de intensidade, e quando têm isso são uma equipa que consegue competir com todos em Portugal e com quase todos na Europa. Sem isso transforma-se numa equipa do meio da tabela, infelizmente!
Muita gente aqui na Tasca está cansada de dizer que o Braga tem melhor plantel que nós. Nem pouco mais ou menos. Nem sabem bem como empataram em casa e levaram 2 vezes 5 secos em Alvalade – o que deve ter deixado o Salvador doente!
Do plantel do Braga, metias 4 ou 5 no plantel do Sporting – e 1 já nem lá está! Do nosso, 7 eram titulares de caras no 11 do Braga.
2 Fevereiro, 2023 at 16:59
O braga tem ainda mais 5 pontos que nós.
Se nós falhámos e eles não é por causa da vontade dos seus jogadores, logo tem melhor plantel.
O facto de sermos melhor tecnicamente e em potencial, mas se depois não concretizamos isso também nos desvaloriza.
Os resultados não caem do ceú…
2 Fevereiro, 2023 at 21:42
Tu ganhaste ao Tottenham… Tens melhor plantel?
Epá, uma coisa não tem nada a ver com a outra.
Aliás, se fores ver os valores dos 2 plantéis, ficas logo a perceber qual é o melhor…
2 Fevereiro, 2023 at 13:02
Adán a 2 golos de Paulinho. Só isto valeu os 5 minutos de leitura