Num jogo entretido para quem vai à bola vê-la rolar só porque sim, com sete golos a animar as bancadas, o Sporting, em ritmo baixo, conseguiu superar no ataque os golos que foi oferecendo na defesa, com Trincão a ser a figura de um jogo que teve momentos que chegaram a parecer uma brincadeira de férias da Páscoa
Já vamos ao jogo, porque os espectadores são parte fundamental do mesmo e, ontem, voltaram a ser tratados de forma ridícula por uma Liga que diz ter como objectivo levar cada vez mais famílias aos estádios. Muito provavelmente, na cabeça de Pedro Proença e dos restantes engravatados que não fazem a mínima ideia do que essas mesmas famílias gostam e querem, ter apenas uma bilheteira aberta e fazer com que, por volta da meia hora de jogo, ainda estivessem pessoas a entrar, faz parte do plano para atingir esse objectivo.
Ora, essas pessoas não viram dois golos, até porque o primeiro tornou-se no festejo mais rápido de 22/23, com Pote a aproveitar o facto dos jogadores do Casa Pia ainda estarem a espreguiçar-se para ir por ali fora e servir Trincão, que entrou na área e disparou para o 0-1, aos 17 segundos.
Pela minha cabeça, e, acredito, pela de vários Sportinguistas, passou a imagem daquela goleada ao Bsad, no mesmo estádio do Jamor, em 2019, quando Bruno Fernandes fez um hattrick e o Sporting venceu por 8-1, aproveitando o facto do adversário ter ficado reduzido a 10 por volta dos 20 minutos. Puro engano, pois a partida tornou-se numa verdadeira brincadeira de putos, só que em vez de ser a caça aos ovos era ver quem oferecia o choco surpresa mais recheado de disparates.
Matheus Reis foi o primeiro a entrar em cena, numa brincadeira junto à linha que terminou com um cruzamento para a área onde Coates e Diomande andaram aos papéis onde estava desenhada a tentativa de fora de jogo. 1-1, aos sete minutos, e estava lançado um jogo a fazer lembrar tantos outros do Sporting esta época, que ajudam a explicar o quão paupérrima tem sido a mesma: disparates atrás de disparates na defesa, deixando aos tremeliques uma equipa que lá na frente tem gente virtuosa, sem que exista uma ou duas figuras para quem meter a bola na baliza seja como beber água. Resultado? Vitórias à rasca, sempre resultantes de inspiração individual, neste caso tendo em Trincão a figura maior, bem secundado por um Pedro Gonçalves sem medo de correr ao sol.
O nipónico Soma aproveitou nova perda de bola para obrigar Adán a ir ao relvado, Chermiti deixou o redes lá deitado, mas não foi capaz de ter força para concluir o lance no ombro a ombro com o defesa. O mesmo Chermiti viu um remate ser cortado quando se encaminhava para a baliza, antes de Trincão voltar a entrar em cena, agora com o seu melhor pé, o canhoto, num remate em banana com a curva perfeita. 1-2 a cinco minutos do intervalo, e a cinco minutos de nova oferta verde e branca: pressão com os olhos, mais um cruzamento para a área, confusão dos diabos, Adán safa a primeira, Nuno Santos tem azar e no carrinho com que corta a bola leva a que a mesma bata nos pés de Soma e entre na baliza. 2-2 mesmo antes do apito para o intervalo.
Amorim tirou Reis, Diomande e Chermiti, metendo lá para dentro Juste, Inácio e Morita, com o samurai a ocupar o lugar de Pote no centro do terreno, dando liberdade ao 28 para subir no terreno. A estratégia não podia ter corrido melhor, pois logo aos dois minutos da segunda parte, Morita foi por ali fora e lançou Pote, dizendo-lhe para nos recordar aquilo que tão bem sabe fazer: respirar em momentos de pressão quando a baliza já é opção, e meter a redonda lá dentro com toda a delicadeza. 2-3.
No lado contrário, a brincadeira continuava, e Esgaio não quis ficar atrás de Reis no que toca a oferecer, esperando até aos 62 minutos para ficar a ver Lelo cruzar para a área, Coates falhar e Felippe Cardoso fazer o 3-3 e confirmar que, a sete jornadas do final, o Sporting já tem mais três golos sofridos do que em todo o campeonato anterior.
O tal Cardoso haveria de ser uma das figuras da partida, pois entrou aos 56, viu um amarelo aos 59 por entrada dura sobre Coates, marcou aos 62 e aos 64’, depois de falta sobre Pote, viu o segundo amarelo e foi expulso. Uma expulsão forçada, diga-se em abono da verdade, mas típica no nosso campeonato.
O Sporting tinha 25 minutos, mais descontos, para ir para cima de um adversário reduzido, procurando o golo da vitória, e, para não variar, a solução foi colocar Coates a ponta de lança. Como é que podemos falar em falta de poder de fogo quando, ao fim de três anos, a nossa solução para desbloquear jogos continua a ser colocar o Coates a ponta de lança?, é a pergunta que deve ser feita, pois ninguém no seu perfeito juízo pode achar isto normal…
Fatawu, que não joga na Champions dos putos porque ia ser aposta na equipa principal, continuava a assistir a tudo de fora, Rochinha, que muitos diziam ter ficado fechado num cacifo, foi chamado e acabou por dar à equipa uma genica extra, com constantes mudanças de direcção e futebol a pedir passes curtos em apoio. Num desses lances, a bola chegou a Pote, que levantou a cabeça e, já que Coates lá está, meteu a bola na direcção do uruguaio. Coates sofreu penalty, mas a bola sobrou para Trincão, que de primeira fez o primeiro hattrick da sua carreira, oferecendo os três pontos ao Sporting e mantendo os Leões ligados ao ventilador na perseguição ao terceiro lugar.
Na antevisão, Amorim havia dito que quem desligasse corria o risco de não jogar com a Juventus. No final, recordando essas palavras, e obviamente descontente, ironizou dizendo que, se levasse à linha o que havia dito, “se calhar contra a Juventus jogava o Adélio (treinador adjunto)”. Fica tudo dito, certo?
10 Abril, 2023 at 10:19
No sitio certo:
O Sporting não joga um peido e a culpa é do Amorim.
Podem dizer ah e tal é da falta de qualidade dos jogadores.
Ainda sou do tempo em que a responsabilidade é do patrão.
Mas responsabilidade séria, com consequências e não apenas só da boca para fora.
Se os jogadores não prestam meta outros.
Quem escolheu estes jogadores?
Quem escolhe o 11?
Como é que os outros podem mostrar serem melhores opções se nem oportunidade têm?
Com Coates preso por arames a falhar cortes atrás de cortes, mau posicionamento, quem é que tira? O puto Diomande.
Esgaio e N. Santos nas alas não avançam um metro no campo.
Sempre, sempre, sempre a passar para trás.
É para isto que temos alas?
Chermiti é a opção para o Paulinho?
É com estes 2 sobre palavra de honra que o Amorim quer arrancar a próxima época?
É um gajo destes que ganha 6M época com um custo de 12M de aquisição que escolhe o plantel do Sporting para ser campeão?
Não me digam que é o viana e o varandas….que diga-se são incrivelmente maus nas suas áreas também.
Estamos entregues à bicharada e há malta que gosta desta merda…
10 Abril, 2023 at 10:27
Pontos positivos:
Confirmação do talento do St Juste.
Bom jogo do Morita e do Pote.
Valeu trincão a fazer o que nunca tinha feito em toda a carreira….e isso diz muito sobre ele, sobre o jogo e sobre o estado actual da equipa.
O resto da equipa a fazer o normal. Às vezes corre bem outras vezes corre mal mas tentam e dão-se ao jogo, nomeadamente Edwards, Inácio, M. Reis, Ugarte, Adan…
Pontos negativos:
Coates cada vez a acusar mais o ponto a que chegou da carreira. Lento a processar na construção do ataque. Falha o tempo dos cortes. Atrasa-se no posicionamento por demora no tempo de reação. Não dá para jogar com aquela lesão no joelho. Estar em campo para ser o nosso PL é só ridiculo.
Nuno Santos não consegue progredir no campo. Sempre a passar para trás. Basta haver um adversário próximo e a bola vai imediatamente para o central.
O mesmo do Esgaio.
Chermiti parece um passarinho desorientado.
Equívocos do Amorim, que já deu para perceber que não são extemporâneos mas são para durar porque fazem parte da ideia dele de jogo.
Vai chegar a uma altura em que o pessoal vai perceber que a culpa não é só dos jogadores….
10 Abril, 2023 at 10:42
Estes jogos em “fim” de época, em tardes de sol, fora das lutas importantes, numa espécie de solteiros contra casados, dão cabo de mim… Valeu a vitória, numa tarde em que fomos a versão má desta equipa oscilante. Que em Turim sejamos a versão boa.
10 Abril, 2023 at 10:43
Isto dos jogos antes de um jogo muito importante para as competições europeias dá sempre bosta. Mesmo o Benfica e o Porto campeões europeus, tiveram jogos destes antes de jogos muito importantes
10 Abril, 2023 at 17:07
Pois, o problema é que nós nunca fomos, nem somos, nem nunca seremos, pelo andar da carruagem, campeões europeus. Uma pequena diferença. Jogar mal, por poupanças racionais do treinador ou para os jogadores não sofrer lesões, é um bocadinho diferente de jogos a feijões. O problema é que os nossos jogadores desligam, em qualquer momento da época, com uma estranha tendência para jogos decisivos. Não é sempre, mas são vezes a mais, como se vê pelos resultados e pela falta de qualidade de jogo. A culpa é sempre de todas as partes, embora se possa discutir o “share” respectivo de cada uma. Para mim, é simples: todos responsáveis, de alto a baixo.
10 Abril, 2023 at 10:50
Não há muito a acrescentar…
Eu mantenho que a culpa de não jogarmos nada é, em 1º lugar, dos jogadores. Obviamente que o Amorim não fica isento de culpas – porque é ele que escolhe os jogadores! – mas o essencial está nos jogadores e na sua atitude em cada jogo.
Quando jogam com atitude/intensidade/velocidade, são uma equipa e o futebol praticado chega a ser bom. Quando jogam sem isso, são uma equipa pouco mais que banal que, com outro equipamento se poderia confundir com um Chaves, um Boavista ou um Estoril!
O Benfic@ foi inexistente frente ao Porto porque tiveram atitude zero. Não foi culpa do Schmidt! Silva com vários erros, Florentino desposicionado tanta vez, João Mário e Rafa absolutamente ausentes do jogo, Ramos a passear…
Na jornada anterior foi muito isto que fez o Porco ganhar à rasca ao Portimonense, que teve várias oportunidades para sair do Dragão com outro resultado!
A diferença está nas vezes em que as equipas desligam… No Benfic@, esta época, têm sido poucas. No Porto do Conceição, e não só, são sempre poucas porque a mentalidade do clube é muito competitiva.
Nós, são demasiadas! São, quase sempre, demasiadas!
E é isso que faz a grande diferença – havendo outras razões também!
10 Abril, 2023 at 11:19
Eu continuo na minha: o treinador é o principal responsável por incutir a mentalidade certa nos jogadores. E se há jogadores que nao conseguem encarnar essa mentalidade, tem mais é que os tirar e dar oportunidade a outros.
Olha o exemplo do Edwards. Para mim é o mais paradigmatico disto que acabei de dizer. Tens um gajo que se está nas tintas para defender. Que no ataque está constantemente desconcentrado, falha passes absurdos (a 3 ou 4 metros dos colegas), raramente tem o timing correcto para soltar a bola, e falha oportunidades de golo escandalosas. O que é que acontece a esse gajo jogo após jogo? Titularidade.
Com isto o treinador está a dar a imagem que há jogadores que podem estar constantemente “desligados” que vão jogar sempre dê lá por onde der.
Com isto tens miudos no banco que se calhar têm mais fome de jogar que o Edwards, mas que nunca vao ter hipotese porque ele tem o lugar garantido.
10 Abril, 2023 at 11:46
Há jogadores que desligam mais vezes com uns treinadores do que com outros….cenas esquisitas…
No final das contas a culpa será sempre dos jogadores porque são eles que jogam.
Já a gestão dos jogadores…..e quem tem esse poder, na minha opinião tem o poder maior.
Mas há sempre que encontrar uma desculpa….
10 Abril, 2023 at 13:41
“O Benfic@ foi inexistente frente ao Porto porque tiveram atitude zero”
Achas que a atitude justifica tudo?
O que é para ti atitude?
Juro que não entendo o vosso conceito.
10 Abril, 2023 at 10:59
É o nosso campeonato. Felizmente houve a expulsão (forçada) para salvar um jogo em que jogamos taco a taco com o adversário.
Isto de jogar sempre a noite trás destas coisas. A malta habitua-se à luz artificial e já não rende o mesmo sob o sol.
Diomandé passou de 80M para 800 mil, enquanto Trincão passou de 800 mil para 80M.
Pelo que li a falta de respeito não se ficou apenas pela questão das bilheteiras.
Continua a perseguição e caça as tarjas da Juveleo, mesmo fora de Alvalade, para além da força intervenção pronta para bater ao mínimo sinal. Nesse sentido felizmente ganhamos o jogo…
Em Turim pareceremos outra equipa, não tenho dúvidas. Vamos vencer 1-2!
10 Abril, 2023 at 11:05
A expulsão é forçada, mas no lance em que leva o primeiro amarelo, devia ter levado vermelho… Que eu saiba entrar de sola ao calcanhar devia dar vermelho, mas para alguns árbitros nacionais só é vermelho se for o Tabata, ou o Daniel Bragança…
Ainda ficou em campo mais uns minutos e meteu-nos uma batata, até que se fez justiça.
10 Abril, 2023 at 11:52
Eu no estádio achei forçada.
Na tv é evidente que ele manda o braço e até a mão para lhe dar uma chapada. À segunda vez…a primeira vez que ele abre os braços não, é só disputa de bola e para não deixar passar, mas na segunda foi porque se irritou com os encostos nas costas.
Para além de que pisão no calcanhar…devia ter dado vermelho direto…
10 Abril, 2023 at 13:41
Exatamente. O 2º amarelo é bem mostrado porque vai claramente à cara. Comportamento anti desportivo
10 Abril, 2023 at 11:01
Epá, alguém me explique porque é que o Edwards nao tem jogado um cu nos ultimos jogos, e o Fatawu nunca é alternativa.
Assim fica dificil de perceber quando o Amorim diz que “quem desliga nao joga”… O Edwards anda “desligado” há um bom par de jogos…
10 Abril, 2023 at 11:15
Desligado? No pouco que vi, pegou muitas vezes na bola. Anda é fuçanga e desinspirado, isso sim. De falta de empenho não o acuso. E acho que ninguém o pode acusar.
10 Abril, 2023 at 11:23
Ana, para mim estar desligado não é ter pouco empenho.
É passar o jogo desconcentrado. Não conseguir ligar uma jogada de ataque porque toma quase sempre as opções erradas, ou as opções certas no timing errado. É numa oportunidade de golo sozinho na marca de penalty, rematar na direcção do guarda-redes, quando tem 7 metros de baliza para escolher onde colocar a bola.
Um jogador desligado do jogo para mim é mais falta de concentração do que falta de empenho.
10 Abril, 2023 at 11:53
A questão é que o Edwards é dos poucos que progride com a bola em campo.
Repara nas bolas que o N. Santos colocou para trás. Eu arriscaria dizer que 90% dos passes dele foram para o M. Reis e para o Inácio. Até o Rochinha progrediu mais no campo criando a oportunidade para o 4 golo com o Pote.
Quantas bolas o Esgaio meteu na frente. Eu arriscaria que o mais perto que teve foi o passe lateralizado para o golo do Trincão.
Tiras o Edwards e o Pote ou o Morita e perdes todos os jogadores que conseguem avançar em campo.
Falham muito? Claramente. Mas também com os colegas que têm….
E isto é preocupante…
Depois tens o Fatawu no banco e Arthur que não sendo os maiores do universo mereciam uma oportunidade.
Amorim é um frouxo e começa a colocar as culpas nos jogadores o que é uma faceta nova.
Já falar de quem está a ver no banco a merda a acontecer e tem o poder de meter jogadores diferentes e não muda nada….
O Sporting não joga um caralho e a culpa é do Amorim.
Podem inventar as tretas todas que quiserem…
10 Abril, 2023 at 11:48
Percebo o que dizes. Nota que o edwards é um dos únicos que não se limita a passar para o lado. Tenta furar linhas e arrisca mais do que qualquer outro, logo sujeita-se mais à crítica. Podia estar sossegado no recebe e passa, como fazem o Esgaio e o Nuno Santos, por exemplo. Poder podia. Mas não era a mesma coisa.
10 Abril, 2023 at 11:55
Exactamente
10 Abril, 2023 at 11:55
Epá não consigo gostar de jogadores que:
– Não defendem
– Não sabem quando é a altura certa para soltar a bola
Bastava o Edwards melhorar nesses dois aspectos e deixava de o criticar. Nem lhe peço que faça carrinhos e recupere bolas, mas basta fazer alguma pressão sobre os adversários. E que aprenda a soltar a bola quando tem companheiros livres, não é quando já se meteu num molho de adversários e não consegue fazer mais nada com ela.
10 Abril, 2023 at 11:13
Já me começa a irritar a ligeireza com que Amorim diz certas coisas. Se ele anda descansadinho da vida, sabe que tem o “emprego” garantido e anda ali a cumprir horário, ao menos que tenha respeito pelos sócios que não são “empregados” e que, ao contrário do pessoal dos camarotes (que tudo desculpabiliza quando os acepipes e os salamaleques não lhes faltam no convívio semanal), não vão “à bola vê-la rolar só porque sim”. Vão porque querem ver o clube que amam jogar bem, ganhar e conquistar títulos.
Quando comecei a ver o jogo, estava 3-3. Marcámos mais um, valha-nos isso. Valha ao Amorim isso. Ah, não, espera. Se empatássemos seria igual ao litro para ele. Arranjaria mais uma tirada das que me começam a irritar e levaria umas palmadinhas nas costas e um “deixa-os lá, que eles só estão bem a reclamar”.
E a época que nunca mais acaba…
10 Abril, 2023 at 11:28
Rais parta a moderation.
10 Abril, 2023 at 11:53
Epah! Felizmente! Não sou só eu…
A cada 4 comentários, 3 vão para moderação…
10 Abril, 2023 at 11:38
Dizer ao treinador que quando um defesa está apertado, meter fora não é jogo indigno de equipa grande. Às vezes é a melhor opção.
O tal do Felippe Cardoso só marca o terceiro golo porque acontecerem duas coisas: o árbitro lhe poupou a expulsão cinco minutos antes, e porque o Coates está claramente diminuido na disputa dessa bola. Expulsão tardia, não forçada.
Foi preciso estar com os tomates estrangulados para lançar para o relvado uma das chaves da vitória. E que se não tem entrado, tenho muitas dúvidas que o Sporting ganhava este jogo.
A gestão do dossier Fatawu é tão incompreensível como ridícula.
Coates continuar a ser o (único) desbloqueador ao cabo de 3 anos não tem comentário possível
Amorim out. Já chega, pá, a sério.
10 Abril, 2023 at 11:54
No terceiro ainda tens o Inácio na esquerda a pastar e a meter toda a gente em jogo, quase 2 metros atrás da linha de fdj….
10 Abril, 2023 at 11:56
Também.
Mas o Coates antes não falhava 2 cortes para 2 golos no mesmo jogo….a não ser naquela época em que cometeu 200 penaltis numa época.
10 Abril, 2023 at 11:59
O problema ontem do Coates não foi de estar diminuido. Foi de estar completamente a dormir…
Que é que estar diminuído faz com que aos 20 minutos falhe brutalmente o timming de salto? Ou que falhe passes atrás de passes? Ou que tenha ficado a olhar na jogada do 3º golo?
Que ele tenha dificuldade num ressalto ou em ir buscar um jogador na profundidade…ainda vá…agora ontem? Ontem foi concentração.
Dele, do Diomandé, do M. Reis, do Inácio….estavam completamente fora do jogo….mesmo o St. Just…enfim…só não meteu tanta água mas também não estava grande coisa…
10 Abril, 2023 at 13:08
É só reparar em como ele se desloca ou coloca os apoios quando salta.
Afeta velocidade, reação, alcance…
No 3º golo ele até empurra o Inácio para ver se o colega chega à bola que ele já não consegue.
É revelador que está todo podre.
Até eu com a idade que tenho.
Não há milagres.
Mas o Amorim precisa de um PL….vá-se lá saber porquê…
10 Abril, 2023 at 14:39
Posso estar de acordo no resto, mas no ficar a olhar no terceiro golo… Se calhar ainda estava um bocado dorido da lasca que o Felippe lhe arrancou do tornozelo 5 minutos antes. Pela TV não dói, mas a quem está lá …
10 Abril, 2023 at 14:47
Se fosse uma questão de segundos, ainda vá. Mas demorou 2 anos e meio a reagir. Não foi o corpo, foi a cabeça.
10 Abril, 2023 at 14:51
Quando estás cheio de dores ou cansado a cabeça não funciona da mesma maneira…
Coates anda a jogar em esforço há muito tempo…
10 Abril, 2023 at 11:59
Esta merda de andar constantemente a rodar centrais durante jogo também pode ajudar a explicar…fdx, este treinador é mesmo um iluminado!!
10 Abril, 2023 at 11:56
O Coates anda diminuído há muito tempo.
Mas a malta agarra-se demasiado ao passado…
10 Abril, 2023 at 11:59
“Dizer ao treinador que quando um defesa está apertado, meter fora não é jogo indigno de equipa grande. Às vezes é a melhor opção.”
Essa é outra. O primeiro golo deles acontece porque o Matheus Reis não é capaz de mandar uma charutada para a frente, depois de ser pressionado.
Alguém tem de dizer aos jogadores que há aturas para sair com a bola controlada da defesa, e há outras em que é mesmo para aliviar. Já se sofreram demasiados golos por causa de brincadeiras dessas.
10 Abril, 2023 at 13:10
Já o facto de eles não poderem mas o Adan já pode faz um sentido do crl…
São cenas que ninguém entende.
O futebol moderno é isto.
Sair sempre a jogar, se não der, passar até ao GR para ele chutar.
10 Abril, 2023 at 11:45
O jogo foi bem entretido…mas por nossa culpa. Raramente vi uma equipa tão desligada entre si. Jogares a chocarem uns com os outros, passes para a esquerda quando a desmarcação era para a direita, linhas de fora de jogo com 2 metros entre o ultimo e o penultimo, jogadores com espaço para a direita a mandarem-se para onde estava um monte de jogadores na esquerda. A equipa estava completamente fora de ritmo. Para além disso esteve sempre partida a meio campo. O P. Gonçalves à procura de jogar a 10 onde fez tudo o que tinha de fazer, mas depois um buraco gigantesco a meio campo. Os alas que agora têm instruções para subir mais e serem mais extremos que defesas deixavam a defesa mais exposta. Tudo bem quando a defesa está bem e isso abafa o adversário sem que ele consiga sair, mas quando a defesa está neste modo de auto-destruição…é um susto. O Rafael Martins parecia o Halland…
Foi um jogo que deu para tudo.
O P. Gonçalves e o Trincão fizeram um jogão. Foi por eles que o Sporting conseguiu sempre ter dinâmica ofensiva e foi sempre capaz de carburar. Foram 2 grandes jogos. Arrisco a dizer que eles os 2 ganharam o jogo praticamente sozinhos. E não fizeram mais porque o resto nunca respondeu ao que eles faziam…quase só respondiam eles os 2 um ao outro…
Esgaio e N. Santos fizeram jogos medianos. Não se destacaram mas não jogaram mal. Tal como o Morita…que quase entra na categoria abaixo mas acho que não esteve tão mal. O St. Just andará por aqui também…fez merda que chegue (tal como o Morita) mas também acertou algumas coisas…enfim…fica no médio…
Ugarte e Edwards entram na categoria tentaram mas só saiu merda. Incapazes de fazer ligação, incapazes de ligar 1 jogada, perderem divididas…o Edwards ainda tem o hábito de merda de se mandar para o chão. Nunca vivaram a cara, tentaram sempre, deram alguma dinâmica…mas foi mau. Mesmo Mau.
Depois…a merda mesmo merda má…Chermiti, Coates, Diomande, M. Reis, Inácio…foi horrível! pah…não há muito a dizer…foi toque de Mirdas. Em tudo o que tocaram, foi para o lixo. O Coates então…nem é só no que tocava, o Coates parecia que estava sem rede e com delay…não reagia à bola, à jogada, a nada…quando reagia era 2 ou 3 segundos atrasado…
Enfim…agora é esperar que tenha sido um dia mau e que a equipa se recomponha até quinta feira. E que o Amorim não se ponha a olhar para a Juve e ter muita vontade de subir linhas porque o que se viu ontem, não dá confiança para isso. É melhor entrar com a equipa bem arrumadinha do que abrir o peito…
10 Abril, 2023 at 12:00
Os alas sobem….
Mas que alas?
A fazer o quê quando têm a bola?
Estas é que deviam ser as verdadeiras questões.
Contabilizem quantos passes faz N. Santos e Esgaio para trás.
Eu arriscaria dizer que 90% dos passes não adiantam merda nenhuma à equipa.
Quando assim é o que fazemos com 2 alas afinal?
Se calhar era melhor reforçar o meio campo e jogar em ataque apoiado pelo meio.
Parece mesmo ser essa matriz dos jogadores que temos a titular.
Porque para jogar pelas alas seria preciso apostar noutros jogadores que temos no plantel e dar-lhes oportunidades efetivas e não apenas conversa de cona mole nas CI….
10 Abril, 2023 at 12:03
O Nuno Santos então é um autentico extremo 90% do tempo. O Esgaio joga mais por dentro, dá menos nas vistas porque deixa a ala para o Edwards…
Mas sim. Os alas jogam muito mais subidos que jogavam no ano do titulo ou mesmo no inicio do ano passado.
10 Abril, 2023 at 13:14
Tudo bem, mas e consequências para o jogo?
Zerinho….
Se temos um N. Santos mais avançado para passar a bola 90% das vezes para o central do lado dele.
Nuno Santos só avança se tiver mesmo certeza que consegue ir sem obstáculos nenhuns.
Ou se temos um Esgaio que tem de ir para o meio fazer de meco para poder dar lugar a alguém que sabe o que fazer na linha que é partir para cima do adversário e progredir no terreno.
Estão a fazer mesmo o quê em campo?
Defender está quieto.
Atacar é o que se vê…
Nuno Santos ainda o vejo a jogar na posição do pote na frente…agora o Esgaio simplesmente não é jogador para o Sporting quanto mais ter custado 5M…
É para isto que jogamos com alas?
10 Abril, 2023 at 14:08
Estou confuso…
Estás mesmo convencido que o Nuno Santos é zero a atacar e que não é um ala?!
Porra…essa é nova….
Mais engraçado ainda é achares que a posição dele neste sistema é no meio e não na ala….
Quanto ao Esgaio, sim é fraco. Mas não há outro desde que saiu o Porro. Mas mesmo assim ele recuperou muitas bolas subidas, fez a assistência para o 2º golo e esteve ativo. O Edwards a jogar assim também não o ajuda…
10 Abril, 2023 at 14:28
Não foi isso que disse.
O N. Santos na ala não faz o mesmo trabalho se estivesse mais na frente.
Ou então se jogar na frente como joga na ala é igual e aí não faz sentido ter lugar sequer no Sporting.
N. Santos limita-se a receber na linha e mal chega o adversário passa 90% das vezes para o central do lado esquerdo.
Consequências para o jogo? Zerinho.
Estar lá ele ou uma parede para o central tabelar o passe é igual.
N. Santos tem um bom remate e rapidez na finalização.
Daí dizer que a sua melhor posição é na frente embora no 1X1 é zero também.
Para mim a posição ideal para ele é na posição onde joga Pote na frente, neste sistema de jogo.
O que disse também é com estes alas mais valia encher mais o meio campo e jogar com Ugarte mais recuado e morita a 8 e Pote mais solto no meio lá na frente.
4 defesas atrás, até podia ser M. Reis na esquerda para ser um misto ala/central, Inácio, Coates e Juste a fazer também ala/central.
Na frente até podia jogar N. Santos na esquerda, PL (recuso-me a dizer paulinho ou chermiti…olha jogava o Trincão a trocar de lugar em jogo com o Pote na posição 10 sei lá) e Edwards na direita.
Como está é um desperdício.
Jogamos efetivamente com uma linha de 5 defesas.
Daí não sabemos o que fazer quando chegamos à área…
10 Abril, 2023 at 15:18
O Nuno Santos tem sido um dos melhores jogadores do Sporting este ano.
E está no lugar certo. É um gajo muito inteligente a explorar toda a ala, que percebe quando consegue ir à linha, que sabe cruzar por alto e rasteiro, que percebe quando não vale a pena cruzar, que sabe quando entrar na área para finalizar, que é capaz de fletir e rematar, que tem muita inteligência na forma como percebe o timming de subir…Tomara eu ter um gajo igual do outro lado.
Quando ao sistema tatico…já disse muitas vezes. O problema do Sporting está longe de ser o sistema tático. É da qualidade do banco, é do ritmo e encaixe do banco na equipa e mesmo no 11 e é de falta de 2 peças fundamentais…ala direito e PdL.
10 Abril, 2023 at 15:36
Faz a contagem a quantas vezes o N. Santos consegue explorar toda a ala…
90% das vezes tabela com o Central.
É mentira isto?
Não digo que não seja bom jogador.
Agora não é tudo isso que dizes.
“É um gajo muito inteligente a explorar toda a ala, que percebe quando consegue ir à linha, que sabe cruzar por alto e rasteiro, que percebe quando não vale a pena cruzar, que sabe quando entrar na área para finalizar, que é capaz de fletir e rematar, que tem muita inteligência na forma como percebe o timming de subir…”
Mas é inteligente sim.
Só avança quando não tem ninguém na frente dele, porque sabe que não ganha ao adversário em velocidade, drible ou finta.
Tem muito poucos cruzamentos, também porque o Amorim não lhe dá confiança nem presença na área.
Para mim o N. Santos é bom no remate e rapidez a processar a finalização.
Por isso digo a posição dele ideal seria solto na mama, dentro de área.
A ala é zero.
10 Abril, 2023 at 15:42
Isso que dizes não faz sentido.
Acusavam o Nuno Santos de passar o tempo a cruzar para ninguém.
Agora tu dizes que ele não cruza…
Ele não gosta de cruzar quando está tudo enfiado na área porque ele sabe que não é eficiente. O Porro também não cruzava. Para quê?
Aliás, isso tem sido o que ele tem evoluído mais. O Nuno Santos passou a cruzar de forma muito mais efetiva e inteligente em vez de tentar despejar só porque não sabia mais o que fazer. Agora tenta combinar com o central daquele lado, sendo ele a entrar depois na profundidade, seja o ala para cruzar atrasado.
E não deixou de entrar na área, e não deixou de tentar finalizar. Nada. É exatamente por ele ser bom ali a fazer isso que o Sporting ataca com mais jogadores do que alguma vez atacou.
O Nuno Santos enfiado na área com uma equipa em bloco baixo? Achas que isso é boa ideia? Nem quando jogava lá, que passava a vida a fugir para a ala….só em jogos grandes…
10 Abril, 2023 at 16:19
“Tem muito poucos cruzamentos, também porque o Amorim não lhe dá confiança nem presença na área.”
Isto foi o que disse.
Não disse que ele devia cruzar mais.
Para quem?
Agora que não tem progressão no terreno com a bola, ou faz a bola avançar ou meter um passe que fure linhas, isso não o vejo fazer.
1×1 igual, inexistente.
Ou seja progressão no ataque é zero.
Pelo menos nos jogos que vejo.
O que vejo é o N. Santos, 90% das vezes, a receber a bola do Inácio ou do M. Reis dependendo do Central que jogue no lado esquerdo, a ir até à linha do meio campo, até chegar o adversário.
Depois, mal vê alguém a 2mt dele, atrasa ou para os centrais ou para o Adan.
Aliás já não é a primeira vez que enterra a equipa por merdas dessas porque simplesmente não tem foco na frente.
A mente dele está formatada automaticamente para passar ao central ou ao GR.
É só reparar….
10 Abril, 2023 at 11:53
Não vi o jogo mas pelo resumo que vi há pouco…medo!!! A jogar desta forma a Liga Europa e o 3ª lugar estão no papo, fácil fácil!!
O Amorim? Já nem o consigo ouvir, e parece que não sou só eu…
10 Abril, 2023 at 12:04
Até o Dono do tasco não resolver isto do “moderation”… vou apanhar boleias. Mas vou por um “T” no final do comentário.
Dito isto:
Em relação ao jogo de ontem, vi o que qualquer treinador já viu. O Sporting tem um modelo de jogo que é muito difícil de contrariar com bons executantes, mas torna se óbvio com jogadores que o tornam lento comá merda.
Sempre que fomos rápidos … marcámos.
A defesa se não estabilizar, a equipa vai andar sempre desequilibrada.
Venha a Juve, para nos dar um alento extra para as próximas semanas.
T
10 Abril, 2023 at 12:05
Sou só eu a achar o o Edwards está uma valente merda?!
Z
10 Abril, 2023 at 12:08
E o Ugarte… a sério… Deixem-se de “enduesamentos”… Tem que dar muito mais do que disponibilidade fisica e desarme… Senão estamos quase sempre lixados, principlamente porque jogamos muitos jogos em inferiridade numérica e o Morita… É outro jogador mediano…
Talvez por isso os nossos lance de ataque não passem tanto pelos médios… mas volto a dizer, é muito, muito pouco.
Z
10 Abril, 2023 at 13:16
Ontem o Morita quando entrou, mudou logo o jogo.
Ugarte está lá para destruir, basicamente.
O Edwards devia ter um treinador decente…
Continuo a dizer. O Edwards no porto ias ver onde o gajo já estava…
Mas lá está com o conceição há menos momentos em que os jogadores estão desligados….vá-se lá saber porquê….
10 Abril, 2023 at 15:07
Não, não és.
10 Abril, 2023 at 15:09
E não acham que mudou sobretudo quando porro saiu?
Coincidências?
Eu acho que não….
10 Abril, 2023 at 12:05
No primeiro sofrido os centrais ficaram aos papeis?
Talvez.
Mas e a actuação do lateral que esta a cobrir com o pensamento o jogador que joga a bola para o marcador do golo?
Esgaio.
É que talvez os centrais achem que ele pode atacar a bola pois é ele que esta a fazer a marcação ao adversário ou talvez não.
É facil culpar quem não tem a medalha de favorito.
Os centrais não estiveram bem é verdade, mas o seu a seu dono.
Talvez.
Eu também jogo com o pensamento so que eu estou a ver e não estou lá dentro.
Jogar sem Ponta de Lance quando precisa de mais um golo que o adversário é de facto ciência.
10 Abril, 2023 at 13:25
Futebol é um jogo de equipa.
Jogar com menos jogadores, como é óbvio, é uma desvantagem para o jogo.
Jogar com Esgaio é jogar com menos 1.
Logo….
Amorim acha que não….siga….
10 Abril, 2023 at 12:09
Minha opinião:
a) Claramente tudo nos tem acontecido esta época. Casa pia foi lá 3 vezes!
b) Quando Amorim se queixa de eficácia e elogia a defesa, no fim de semana seguinte tudo fica do avesso. Sinal de muita instabilidade e consistencia que no fundo é o retrato deste miserável época interna!
c) Irritou-me com mais um jogador e após o 4º golo a equipa voltar ao ralentim e a jogar lento e parados a deixar correr o marfim
d) O Sporting em ataque posicional tem inumeras dificuldades já identificadas por vários tasqueiros de forma sistemática. O Sporting consegue chegar ao ultimo terço ou a zonas de corredores mas depois é um marasmo absoluto. Zero agressividade com bola e de ataque á baliza ZEROO! Chega a ser confrangedor o numero de passes para tràs do Nuno Santos por exemplo!
e) Os insultos a Varandas aos 10 min de jogo bem audiveis na TV foram para quê mesmo?
f) Falhamos num dos momentos onde desde que Amorim chegou somos mais forte que é no momento da perda de bola e a rapidez e eficácia de a recuperar novamente e aqui Ugarte esteve muitissimo mal o que não é normal!
g) Não é fácil motivar um conjunto de gajos que não sente, não entende a necessidade de internamente chegarmos ao 3º lugar. Eles este ano estão cá para o ano estão noutro lugar qualquer fruto propaganda e lavagens cerebrais dos empresários de futebol. Quinta feira espero outro tipo de atitude e provavelmente vamos vê-la!
10 Abril, 2023 at 12:17
“e) Os insultos a Varandas aos 10 min de jogo bem audiveis na TV foram para quê mesmo?”
Foi quando a policia foi tirar as tarjas e bandeiras deles à bacada …
10 Abril, 2023 at 12:20
E porque razão o fizeram? Que tarjas são essas que a PSP tem a legitimidade de retirar?
10 Abril, 2023 at 12:30
hahahahahahahahahahahahahahahahahahaha
10 Abril, 2023 at 12:32
Não percebo a piada deste assunto.
Porque é que a PSP o fez? Que diziam? Que eu saiba a liberdade de expressão escrita é um direito consagrado
10 Abril, 2023 at 12:52
Eu sei disso, o Rui Cunha também, mas há quem não saiba…
10 Abril, 2023 at 12:55
A piada está em tu fazeres uma pergunta sobre algo que se passa RECORRENTEMENTE no clube desde 2018.
As tarjas dizem unica e exclusivamente JUVE LEO.
Vira e mexe, não podem entrar nem tarjas, nem tshirts, nem cachecois, com os simbolos das nossas claques. E não são retiradas so as claques (falo da roupa). São tshirts e cachecois são apreendidos à porta do nosso estádio a adeptos comuns, idosos e crianças!
É anticonstitucional? É! Mas parece que na policia de lisboa quem manda é varandas (AKA rogerio alves)!
10 Abril, 2023 at 13:09
E correu bem termos vencido ou provavelmente para alêm.de ficar sem tarjas ainda levavam no corpo das forças de intervenção…
10 Abril, 2023 at 12:56
foram, de certezinha, de apoio ao Sporting…. e, como tal, o sacana do Varandas ligou logo (há um frame em que se vê o gajo a discar o número do ofical de serviço) a mandar tirar as faixas.
10 Abril, 2023 at 12:58
Vai desconversar para o caralhinho!
10 Abril, 2023 at 14:03
Foram as deles, normais. Com os nomes e símbolos deles. Não tinham frases…era o normal que havia sempre antigamente e que agora parece que é crime eles terem…
10 Abril, 2023 at 14:39
pois, eu diria que a sua utilização deve carecer de uma autorização qualquer, que não havendo faz com que a PSP vá lá implicar.
Óbvio que não ajuda se a claque não tem apoio do clube e nesse caso particular, nem o Varandas, nem a Juve têm sabido gerir a situação, em prol do Sporting.
10 Abril, 2023 at 14:45
Quando andaram a tirar os cachecóis e camisolas que tinham símbolo da Juve, qual era a autorização que carecia?!
10 Abril, 2023 at 14:48
Da policia da moda da CMTV.
Não tinham o estilo desejado…
10 Abril, 2023 at 13:44
Por acaso não sei mesmo. Que diziam as tarjas?
10 Abril, 2023 at 14:02
Desculpa. Ficou em moderação e eu não reparei.
Era as tarjas e bandeiras deles. A dizer Juve Leo e Diretivo e assim…Aqueles panos que eles metem à frente da bancada…
10 Abril, 2023 at 13:37
G) mas motivar em que sentido?
A jogar assim, nem no Sporting fazem a diferença.
10 Abril, 2023 at 13:36
Não vou comentar exibição defensiva da equipa para não ser injusto com jogadores e treinador que deram nos muito num passado recente.
Trincão a realizar a melhor exibição da época.
Quinta-Feira, outro palco, outra motivação…vamos jogar como gostamos, sem bola, vs Arsenal correu bem e soubemos ser felizes e eficazes nos pênaltis.
Juventus vem no melhor momento da época, mas podemos sonhar.
SL!
Boa semana.
10 Abril, 2023 at 15:12
O que nos deram no passado já lá vai. Estou-lhes muito agradecido, mas o importante agora é o que estão a dar no presente, e o que podem dar no futuro.
Ou por um gajo (treinador ou jogador) ser campeão uma vez, tem carta branca para poder fazer a merda que quiser a seguir?
Nem o Amorim tem esse discurso. Ele próprio é o primeiro a dizer que os jogadores não podem dormir à sombra do que já conquistaram no passado…
10 Abril, 2023 at 15:24
Acho injusto falar em jogadores acabados com esta facilidade. O Coates fez um jogão com Arsenal. E não acho que ele esteja cheio e cheio de dores e ultra-limitado…acho que está naqueles momentos Coates que de vez em quando lhe dá em que anda mais a leste…eventualmente mentalmente cansado ou assim…
Ontem, quer dizer…o Diomandé, o Inácio ou o M. Reis também estão todos acabados? E estão todos estoirados e limitados?!
Eu acho que foi um misto de “quinta é que conta”, com “perdemos hipótese de lutar pelo 3º em Barcelos”, com aquela cena de gerir o jogo e entramos a ganhar, estava fácil e desconcentraram-se…
Acho que o Amorim vai ter de apertar bem com eles. Não é gritar no balneário, é no treino. Forçar a concentração…é dificil acreditar que há um shutdown coletivo destes sem ter havido relaxe no treino, pelo menos relaxe mental.
10 Abril, 2023 at 15:29
A questão não é por um mau jogo estarem acabados.
É porque já têm vindo a demonstrar que não estão em forma ou ele próprios assumirem que têm o joelho todo fodido e os outros que sentam o cú no banco ou nunca tem oportunidades embora o treinador acredite muito muito neles ou como já se viu o trio defensivo composto por Juste/Diomande/Inácio funcionarem não conseguem agarrar o lugar porque há malta com lugar cativo.
Essa merda é que está errada…
10 Abril, 2023 at 15:37
O Diomande jogou mal como a merda ontem. E já no jogo com o Santa tinha metido mais àgua do que é expetável. No jogo com o Gil Vicente, por exemplo, a defesa esteve sempre bem. Sabes quem jogou? Coates. Sabes quem não jogou? Diomandé.
10 Abril, 2023 at 16:11
E porquê?
É preciso contextualizar.
No jogo do Santa Clara jogou mal porquê?
Porque falhou passes?
Quantos passes falha o Coates?
Quantos passes com sucesso tem um e tem o outro?
Quantas arrancadas tem agora o Coates e não o Coates de outros anos em comparação com o Diomande?
Quantos duelos ganhos tem o Diomande e o Coates?
Quantos cortes falhados tem um e o outro?
Mais contra o Santa Clara ganhamos 3-0
Contra o Gil Vicente empatamos 0-0.
E uma coisa é jogar com o St Juste e Inácio ao lado.
E ainda à frente com Morita e Ugarte.
Outra coisa é jogar com o Esgaio e o Coates ao lado.
E à frente Ugarte todo roto.
Como ontem.
Porque não comparas o jogo que fizemos contra o Arsenal, lá?
A jogar com menos 1 com expulsão do Ugarte.
Sabes quem jogou?
Diomande.
Sabes quem não jogou?
Coates.
10 Abril, 2023 at 16:39
Jogámos com -1 durante meia duzia de minutos de 120. Isso é que é vontade de ser sensacionalista….
Mas eu não estou dizer que o Diomandé é mau. Eu acho o Diomandé bom. Tu é que estás a dizer que o Coates é mau ou que está mau. Eu estou só a dizer que o Coates teve um jogo mau, como teve o Diomandé mas que o Coates continua a ser um excelente jogador e que não acho assim tão evidente que a melhor defesa seja sem o Coates. Não acho mesmo nada evidente…para mim a melhor defesa continua a ser St. Just, Coates e Inácio, especialmente em jogos grandes. O que não significa que não ache o Diomande um excelente jogador e uma ótima opção a qualquer um deles.
Com qualquer um dos 4 pode acontecer um jogo mau mas qualquer combinação dos 4 me agrada. Só não gosto mesmo de ver ali é o M. Reis, que está a km dos outros 4…mas pronto…
10 Abril, 2023 at 16:55
Nada disso é só para juntar fatores que podem definir valor.
Tu é que começaste a comparar jogos e titulares.
O do Arsenal acho que, para mim, tira as dúvidas.
O facto de jogar com 1 a menos é significativo.
Em 4 minutos muita coisa pode acontecer.
Olha com menos tempo o Amorim decide colocar o Fatawu por exemplo…
Eu também não digo que o Coates é mau.
O que digo é que deve ser criada a base na defesa do Sporting.
Até para criar rotinas entre eles.
E neste momento o que dá mais garantias é o trio Juste/Diomande/Inácio.
Andar sempre tira e mete, é uma idiotice só ao alcance de iluminados que ganham 6M ano.
10 Abril, 2023 at 18:50
O Diomondé custou 12M€!!!
Como te atreves!?
🙂
Z
10 Abril, 2023 at 16:31
Ninguém está a dizer que os jogadores estão acabados.
O que eu disse, que é diferente, é que não podes desculpar a merda que eles fazem agora, com tudo o que já nos deram no passado. É preciso continuar a picar-lhes os miolos, e a exigir que continuem a dar o que já deram, como aliás o Amorim já disse n vezes. Ele disse ontem mesmo que numa equipa como o Sporting “não pode haver dias de folga” e eu nesse aspecto concordo com ele inteiramente.
Se mesmo com esses niveis de exigência se vir que não dão mais, então aí sim, considero que estarão acabados, e é tempo de aparecerem outros.
Olha, vejam o Porto. Foram campeões no ano passado, este ano o titulo é uma miragem, mas nao foi por isso que nao foram à Luz mandar no jogo. Achas que alguma vez no Porto alguém desculpa falta de empenho com a desculpa do “mas ja ganharam muito no passado”? Alguem que fizesse isso era logo corrido…
10 Abril, 2023 at 16:40
Creio que essa dos dias de folga até era para o Diomandé….mas pronto…
Sim, claro. Temos de ser sempre exigentes com eles a nivel de concentração! Isso sim, devemos exigir. Estava a dizer é o pessoal que já diz que o Coates está acabado…
10 Abril, 2023 at 20:04
“Não vou comentar exibição defensiva da equipa para não ser injusto com jogadores e treinador que deram nos muito num passado recente.”
Já tinha saudades tuas!!!
🙂
Z
10 Abril, 2023 at 13:44
O Sporting não tem um chef dentro do campo, cómo tem o Porto com Pepe e Otávio ou o Benfica com Otamendi e no futuro Aurness, jogadores que pela sua personalidade dão um berro dentro de campo ou pela entrega são um exemplo no mesmo. O Sporting só tem conas de sabão
10 Abril, 2023 at 14:04
Não tem em campo, nem no banco nem na tribuna!!
10 Abril, 2023 at 14:32
Na mouche…
E parece que nem na oposição há vozes com peso….
As alternativas estão na sobra.
Uns para não se queimarem outros à espera das migalhas…
10 Abril, 2023 at 17:11
Ora aí está!
10 Abril, 2023 at 14:12
Não concordo nada contigo em relação aos lamps. O Porco sim, tem o Pepe e o Otávio. Mas os lamps têm tanto como nós….
O Otamendi não é chefe nenhum comparado a estes e muito menos o Aursnes. Se eles são, então o Coates e o Nuno Santos também são.
O Sporting perdeu isso com o Palhinha…que nem era pelo que dizia mas era pelo exemplo. Ver o Palhinha em campo empolga qualquer um…
10 Abril, 2023 at 14:34
O Coates faz isso amiúde, mas também tem direito a jogos maus… a diferença para o Porco e para o benfas, é o manto protector…. isso é que dá uma autoridade e atitude do caraças!
10 Abril, 2023 at 14:36
Eu acho Otamendi um líder!!
10 Abril, 2023 at 14:40
um líder com pés de barro…. de vez em quando dá cada casa….
10 Abril, 2023 at 15:49
Um líder não falha então….ok, não sabia disso.
10 Abril, 2023 at 15:54
Falha. Mas falha menos nos momentos cruciais do que o resto. Nesses momentos em principio tem um pico de concentração. São os gajos que agarram esses momentos “pelos cornos”.
É o que acontece ao Pepe ou ao Otávio a esmagadora maioria das vezes.
Não é o caso do Otamendi.
Volto ao mesmo. Se estás a falar de respeito e da equipa os seguir, o Otamendi é como o Coates. Têm claramente o grupo na mão e o grupo vai com eles. Gritar gritam os 2. O que lhes falta é o resto. Conduzir a equipa.
O ultimo capitão que era capaz de fazer isso no Sporting em campo (e um dos unicos) era o Adrien…
10 Abril, 2023 at 20:10
É por isso que o Neto é o nosso líder!!! Então ainda não perceberam?!
Renovação já!!!
Z
10 Abril, 2023 at 14:43
O Otamendi?!
Se as coisas estiverem mal, é o primeiro a enterrar e a meter a cabeça no chão e a não perceber o jogo.
Se estás a falar de gritar, todos gritam. Eu estou a fala de lideres em campo. É muito mais do que gritar. É dar o exemplo, é perceber o jogo e saber ler o jogo e o que ele precisa, é também gritar…etc…
O Otamendi só sabe mesmo gritar. E isso sabe o Nuno Santos, sabe o Pote, sabe o Coates, etc…
O Otávio e o Pepe é muito mais do que gritar. É guiar a equipa.
10 Abril, 2023 at 15:52
Oh pá!
Titular do porto, valencia, city e agora no no benfas…campeao mundial…mas não percebe o jogo!! Fdx olha que tu tb!!
10 Abril, 2023 at 16:06
Para mim o que falta ao Sporting não é um capitão, na figura respeitada e que todos seguem. É um lider em campo que leve a equipa nos momentos dificeis. Nem os lampiões têm, nem o Sporting tem.
Como era o Slimani, como era o Adrien, como era o Palhinha…estes sim, eram jogadores que em campo agarravam a equipa e que pegavam numa equipa tremida e com duvidas e a empurravam para a frente. Que sabiam por onde era o caminho e que levavam a equipa com eles.
O Otamendi ou o Coates não. São capitães, respeitados, são grandes jogadores (eu adoro o Coates), mas não são esse tipo de jogadores. O Pepe e o Otávio são. O Sporting não tem ninguém. Nem os lampiões.
Tanto que os jogos em que aquilo não estava a pegar, os lampiões perderam completamente o controlo…
10 Abril, 2023 at 16:25
Por essa lógica basta fazer uma boa carreira e jogar em clubes grandes para ser um grande capitão e um líder em campo.
Não é verdade.
10 Abril, 2023 at 13:53
Ora bem, sobre o jogo acho que pouco mais há a acrescentar do que foi dito Já acima no bloco.
Deixem-me só comentar prespetivando a próxima épooca e alguns problemas que temos.
– Não acho que Amorim vá abdicar de jogar com 3 centrais. Acho (e deve mesmo) usar como alternativa a linha de 4. Temos neste momento entre Diamonde, St Juste, Inacio, Matheus Reis e Seba centrais com categoria e qualidade para jogarmos a 3 com qualidade e diversidade. Não conto aqui o Neto obviamente que a ficar será numa prespetiva de jogar como foi tipo Santa Clara.
– O principal problema que deteto está nas alas da linha de 5. Nas duas. Porro e Nuno Mendes são passado e que davam à equipa uma avalanche e largura que neste momento não temos. Nuno Santos disfarça muitas vezes a lacuna, mas a verdade é que se tiver um adversário pela frente a mais de 20 metros da baliza não tem grande solução do que vir para trás ou passar ao lado. Esgaio idem com a agravante de mesmo a 20 metros igual. Matheus Reis fazendo a ala, é bem mais competente que Nuno Santos no nosso meio campo, mas sem o fulgor que se quer numa linha de 5. Bellerin já deu para perceber que é melhor que Esgaio em váriios momentos, mas sincerramente muito curto para o que é preciso para titular e muito caro para suplente. Esteves não deve contar. Vinagre igual. Arthur será sempre uma backup que diga-se interessante. É aqui que temos de ver o nosso plantel e fazê-lo subir de qualidade. Estas 2 posições são fulcrais reforçar.
Obvio que concordo que precisemos de um medio (era tão bom que Bragança regressasse ainda este ano para que na proxima pré epoca já estivesse a 100%) e de um Homem Golo. Mas acima de tudi vejo aqui este necessidade.
10 Abril, 2023 at 14:39
Acho que vamos manter a defesa a 3 e não vejo nenhum problema nisso.
Na esquerda acho que estamos bem. M. Reis é um bom suplente e mais que suficiente para jogos grandes. Não me agrada que ele seja titular é no meio…cada vez menos faz sentido. Não acho grande coisa como ala mas para quem tem recursos limitados, acho que tem de ser e é um suplente eficaz.
Na direita falta pelo menos 1. Se calhar o Esgaio até daria para suplente mas eu acho que o Esgaio não lida bem com isso de jogar tempos a tempos e a ter de substituir outro…e como para titular acho curtissimo… precisávamos de 1 titular, contando que consegue meter lá o Artur de vez para suplente. Isto, lá está…de quem tem recursos limitados, se não eram mesmo 2.
Meio campo há muitos jogadores…a duvida é se o treinador os consegue aproveitar. Ugarte, Morita, Tanlongo, Sotiris, M. Fernandes, Bragança, Essugo…eu já disse muitas vezes que vejo aqui qualidade suficiente, mas o treinador tem de acreditar neles…se não acreditar, podemos ter 20 que é sempre curto.
Atrás do avançado, se RR, Afonso e Fatawu não contam, acho que precisamos de 1. Pote, Trincão e Edwards…e depois pelo menos +1. Mas mais uma vez…tem de ser alguém em quem o treinador acredite. Não podemos ter em metade do plantel jogadores que o treinador tem medo de usar. Na frente…falta à 3 anos…continua a faltar 1 PdL titular. Mantenho o que tenho sempre dito…acho o Chermiti limitadíssimo e que não é jogador para o Sporting, acho o Paulinho um bom suplente…falta 1 titular.
Por isso…acho que faltam cerca de 4 jogadores para conseguirmos um plantel para lutar por títulos, contando que ninguém saí. Parece missão impossivel…
10 Abril, 2023 at 14:23
Só consegui ver a primeira parte, e mesmo assim não vi toda. Os problemas de ontem que vi são resultado de um planeamento de merda feito no inicio da época. O Edwards deixou a forma de merda para o fim do ano, mas até há pouco andava a ser dos melhor, mesmo que tivesse pouca ou nenhuma consistência durante os jogos. O Ugarte sem pernas para correr que nem um desalmado é uma coisa triste. Eu sei que ele nunca vai ser um Valverde, mas fds também não estava à espera que ele viesse ser pior que um McTominay e rapidamente está a chegar lá. Ontem o jogo estava completamente partido porque ele andava ali parecia uma barata tonta, cansado fisica e mentalmente. O highlight para mim foi quando vai a tentar um remate de primeira, numa boa posição e nem na bola acerta. Lá está, eu não quero que ele seja um Casemiro, um Modric, mas fds um bom remate enquadrado, apenas um.
A defesa, fds o primeiro golo fala por si. O Matheus Reis tem merda na cabeça, já o disse mil vezes, é burro que dói e não tem qualidade para ser titular com a regularidade que tem sido, mas vai chegar à Canarinha, eu também acredito lol. O Coates estava completamente a dormir. Se não acorda, para o ano também ele deixa de ter qualidade para ser titular. Neste momento penso seriamente que St Juste, Diamondé e Inácio é o melhor trio. O Diamondé também cometeu uns erros, mas é normal para um gajo tão novo.
Vamos enfrentar a Juve na quinta feira, eles acabam de perder, mas nós parecemos ter voltado aquela forma de Setembro/Outubro em que tudo podia acontecer nos nossos jogos. Não há prognósticos, venha o que Deus quiser. Eu se fosse treinador já estava a pensar em se ia tentar empandeirar meia ou uma dúzia de jogadores porque fds, tirando a defesa, falta tanta qualidade nos outros dois sectores que provavelmente deixa qualquer Estrutura a sério corada.
10 Abril, 2023 at 16:23
Provavelmente não serão apenas coincidências.
O Porro atacava mais (e muito melhor) que o Esgaio e conseguia mais facilmente criar desiquilibrios pelo lado direito, que o Edwards aproveitava.
10 Abril, 2023 at 16:25
Até o Edwards tinha outra confiança no Porro para lhe meter bolas.
Não vejo isso com o Esgaio.
Daí o Edwards ficou ainda mais fução.
A juntar a isso não tem um treinador que lhe diga o que pode melhorar.
Ou então não parece já que é titular indiscutível….
10 Abril, 2023 at 16:29
O Porro oferecia muitos mais movimentos ofensivos e dava muito mais profundidade, e fazia isso com muito mais velocidade e agressividade o que dava ao Edwards mais espaço e opções para explorar. No entanto, acho que o Edwards não tem a consistência desejável para ser considerado um grande jogador que nós precisamos que seja.
10 Abril, 2023 at 16:40
100% de acordo.
O problema do Edwards para mim é a incapacidade de saber quando soltar a bola.
No golo que ele dá ao Trincão em Frankfurt, quase que perde a bola a tentar arranjar espaço para o remate na área, e quando passa, já é em desespero. Felizmente o Trincão marcou, mas se não marcasse era uma jogada perdida, por culpa do Edwards.
No golo que marca em Londres, tem o Nuno Santos a desmarcar-se sozinho pela esquerda. Optou pelo remate. Felizmente deu golo, se nao desse era outra jogada perdida.
Eu gosto de jogadores de processos simples. Como o Sarabia. Não complicava, jogava simples, e para juntar a festa, tinha golo, que é algo que o Edwards nao tem (basta ver o numero de bolas que ja falhou sozinho com o redes pela frente).
10 Abril, 2023 at 16:46
É o maior defeito do Edwards e que me leva à loucura…é pior do que ele não meter o corpo e muito perto do facto de se atirar para a piscina à Taremi vezes sem conta.
Tem um péssimo timming. No mínimo dos mínimos, chuta/passa 3 toques depois do que devia. No mínimo. No máximo, embrulha-se todo com 3 defesas depois de ter tido espaço para rematar, perder o timming, ter tido espaço para passar e também perder o timming…
Mesmo nesse golo em Londres, ele teve muito mais espaço e teve muito melhor enquadrado do que quando efetivamente rematou. Mesmo para chutar. Mas teve de dar mais aqueles 3 toques de sempre…
Eu adoro gajos com fantasia e que partem para cima e que arriscam…não me importo nada que o Edwards perca a bola metade dos lances porque arrisca ir para cima. O que me irrita é o que ele faz na metade em que consegue passar pelo primeiro e abrir espaço…
10 Abril, 2023 at 17:00
Mas porque é que a malta fica mais chateada com o Edwards e não tanto com outros?
Talvez seja porque é dos poucos que ainda vai criando.
Se o problema é a parte final é porque ainda chega lá.
Outros nem isso….
A questão que coloco é:
O Edwards não tem treinador para trabalhar essa parte final?
10 Abril, 2023 at 17:16
Eu fico com outros.
Aliás, fico doido com outro que define tão mal como o Edwards e que joga na frente…
Fico com o Trincão porque anda a diesel.
Não fico com o Chermiti porque não creio que faça sentido ficar irritado com um puto de 18 anos com tudo para crescer e que eu sei que não dá mais do que aquilo.
Não fico com o Pote porque o Pote é, de muito longe, o que melhor define. Em precisão, em timming e em decisão. Não joga sempre bem, mas é de longe o melhor da frente….
10 Abril, 2023 at 19:45
Ficar fdd com o Pote é aquela cena que pessoalmente não percebo nesta altura. O ataque do Sporting sem o Pote não existe. É ele que sabe definir melhor, é o único com qualidade para triangular, tem passe longo, tem remate de meia distância, tem finalização e sabe reagir melhor que todos os outros juntos a um cruzamento. O problema do Sporting é exatamente na frente não ter outro gajo que dê o que o Pote dá, ou sequer metade.
Quanto ao Edwards e mesmo até o Trincão podemos fazer aqui uma lista ainda grande das quantidades de vezes que decidem e definem mal. Mas pronto, aqui na mente do Rampante a culpa é do Amorim que ele é que treina e tem o comando da PS, porque os jogadores têm 0 autonomia dentro de campo.
11 Abril, 2023 at 9:31
Bem sei que depois da cena do Trincão ter decidido que iria jogar mesmo com uma amigdalite que a malta pensa que são os jogadores que escolhem.
Mas eu ainda sou do tempo em que ou os jogadores faziam o que o treinador manda ou não calçavam.
Mas eu entendo.
O Amorim é só da boca para fora, joga o treinador adjunto, quem não corre não joga, acredita muito no fatawu….cenas….
Em relação ao Pote, é óbvio que ele é o único que ainda vai fazendo alguma coisa.
Eu só acho triste é os adeptos do sporting terem que estar limitados a isso.
Porque o Pote é de facto um cona de sabão.
Estarmos dependentes dele revela bem como estamos.
10 Abril, 2023 at 17:21
Acho curioso e entretido a malta ocupar as caixas de comentários a discutir detalhes de posicionamento em campo, nuances tácticas, etc. Porquê? Até aprendo, sem ironia, umas coisas sobre futebol (que, sim, há por aqui quem saiba do que fala). Mas o meu ponto é outro e bastante simples: Varandas não dá mais (e ainda pode dar menos); Amorim pode dar mais, o mesmo ou menos (mas com os jogadores que lhe podemos oferecer, dado o seu modelo de jogo e as suas ideias fixas, creio que só irá dar o mesmo ou menos); Viana e companhia fazem o que podem, com os meios que têm e com as ordens / pedidos que deverão receber, mas não sabem o suficiente para tirar coelhos da cartola, à falta de euros, rublos, petrodólares, yuans e afins; este tipo de plantel, com este tipo de jogadores, não dá mais do que isto, com excepção de jogos pontuais. Em suma, creio que mais do mesmo é pura perda de tempo. Por mim, iam todos de vela. Como sou democrata, apesar dos tiques anti-democratas que quem nos dirige, respeito quem escolheu e continua a escolher este tipo de pessoas, este tipo de líderes, este tipo de profissionais, este tipo de projecto, este tipo de estratégia. Mas, se me perguntarem o que acho melhor para o Sporting, é simples: venham outros e o mais depressa possível. Preocupa-me que não existam presidenciáveis com “what it takes” para liderar e TRANSFORMAR o clube e, de certa maneira, uma equipa dirigente coesa e de alta capacidade. Tudo o resto se arranja: vices profissionais, directores profissionais, treinadores, scouts, preparadores disto, técnicos daquilo. O que precisamos é de um(a) líder extraordinário e de uma equipa fiel e altamente competente – tudo o resto se arranja, pelo que não teria medo nenhum de despachar este nosso treinador. Obrigado por tudo, mas chega. É apenas uma opinião, evidentemente.
10 Abril, 2023 at 18:20
Tenho um problema na minha empresa, os meus trabalhadores são em geral muito fracos e além disso não fazem a ponta de um corno em muitos dos dias de trabalho. Não sei bem como resolver.
Ora todos eles foram contratados ou tiveram o aval directo do director de recursos humanos que os escolheu e lhes atribui funções semanalmente. Apesar disto, eu entendo que ele não tem culpa nenhuma de muitos não terem qualidade, outros andarem perdidos e trocados das funções que conhecem melhor.
Nem pagando salários e cláusulas milionárias os consigo por a render, é uma situação complicada e algo ingrata, que já entendemos se dever ao azar e à pressão dos clientes que não entendem nem valorizam o nosso produto.
Como tenho pena do coitado do homem, eu ofereci um prémio ao director pelo esforço e honestidade com que ele assumiu não ter acertado em nada nem saber como corrigir, afinal ser honesto nos dias de hoje vale mais do que ser competente.
Acredito que para o ano vai correr melhor, não porque se tenha alterado alguma coisa, mas porque demos todos as mãos e cantamos o kumbaya e a fé move montanhas.
10 Abril, 2023 at 19:48
Muito pensamento mágico + ler uma biblioteca de auto-ajuda + contratar uns coaches da moda e está feito.
10 Abril, 2023 at 18:40
Lindo!
Z
10 Abril, 2023 at 20:43
Agora uma pergunta, têm gostado do trabalho do Edwards?
E aqui está a minha resposta, tem sido um zero à esquerda, pega-se à bola demasiado, define mal … para mim era vendê-lo no Verão!!!
O que é que vocês dizem??
Que pena não haver um maluco inglês que o quizesse!!
SL
10 Abril, 2023 at 22:39
Problema do Edwards, coletivo muito abaixo daquilo que pode dar…
Já fez exibições de craque, que “resolveu” as jogadas sozinho, o problema é quando não o consegue fazer, a isto junta-se a sua má definição e um coletivo que não produz tanto jogo para ele se soltar.
SE ele consegui-se manter essa regularidade, não estaria no Sporting.
Cabe ao treinador trabalhar também e até acho que esse trabalho vinha sendo feito uns meses atrás…
Hoje como as coisas andam, parece que não.
10 Abril, 2023 at 23:49
É óbvio que a “culpa” foi da JL com o cântico a mandar o capitaodoutorpresidente pró c@r@lho o que enervou os jogadores dado o amor maior que a vida que eles nutrem pelo presidente deles, o facto de termos sofrido 2 golos antes do “cântico” não importa nada porque a “estrutura” com toda a sua “excelência” e conhecimento futebolístico já os tinha avisado que por volta dos 29 e tal minutos is acontecer aquilo…
A segunda coisa curiosa é que quando jogamos fora nota-se bem qual o alvo das claques e NÃO É A EQUIPA que foi apoiada o tempo todo, é mesmo o Presidente, mas a curiosidade que vos estou a falar é que em Alvalade há sempre umas confusões que metem a instalação sonora do estádio e o “veredicto” da croquetagem é que eles estão a assobiar a equipa…Estranho…
Terceira curiosidade e que meteu toda a gente mal disposta havia apenas duas roulotes no Jamor, 2 roulotes a seguir á praça da maratona para servir 10.000 pessoas…E pro pessoal que está a pensar em cerveja, sim foi chato, mas o verdadeiro problema é que no meu grupo iam 3 crianças e o tempo para pedir uma água ou uma laranjada para os putos era o mesmo que para pedir um cerveja, cerca de meia hora…
Estava um amigo meu a dizer que se fosse com os lampiões metiam lá umas 10 roulotes, eu respondi-lhe que com os lampiões esse problema não se põe, nasta lá meter 10 ford transit carregadas de vinho de pacote e eles ficam todos felizes…
Mas aquilo deixou-me a pensar quando um povo, um País perde o respeito por algo, por uma instituição, por um Clube até os pássaros lhe cagam na cabeça…
Em relação ao jogo, pois foi uma brincadeira que por acaso até correu bem e a única coisa que eu contesto na crónica do Cherba é que a expulsão não foi forçada, foi até poupada, primeiro o pau que o gajo dá ao Coates é laranja e não amarelo e depois o gajo acerta na cara do Pote Á SEGUNDA, vão ver o lance tenta dar-lhe uma, falha e dá~lhe outra vez e dessa vez acerta e estão-me a dizer que no mínimo não é amarelo? Porque foi isso que o expulsou duplo amarelo…
Fosga-se ó Cherba uma coisa é um gajo ter antecipadamente uma reserva mental sobre os roubos da arbitragem ao SCP, outra é “habituarmo-nos” a isso e começarmos a “exibir” o mesmo padrão a julgar os nossos lances que os gatunos da arbitragem usam com o Sporting!!!
Por fim gostei de voltar ao Jamor…Já tinha saudades!!!
SL
10 Abril, 2023 at 23:53
AH e se “metade” deste Trincão tivesse aparecido desde o inicio do campeonato, neste momento não estávamos todos de “férias”
11 Abril, 2023 at 0:25
O problema deste Sporting é que quando aparece um Trincão apaga-se um Edwards, quabdo aparece um Juste, apaga-se um Inácio, quando aparece um Morita apaga-se um Pote. E no mês seguinte voltam a aparecer os apagados…
Tão rápido parece que temos uma defesa de betão como no jogo seguinte parecemos um queijo suiço, ou fazemos 5 golos em 5 oportunidades criadas, e a seguir passamos 90 minutos sem enquadrar um remate com a baliza.
É impossível adivinhar o que virá a seguir…
11 Abril, 2023 at 1:02
Sim eu já tinha dito que esta época é uma montanha russa e que nunca sabemos se ainda estamos a subir ou se já vamos a descer para ganhar velocidade para o looping…