Diogo Abreu tem 29 anos, e está há 21 na ginástica de trampolins do Sporting Clube de Portugal. Ontem, renovou contrato com o emblema de Alvalade.
“O Sporting CP já é a minha segunda casa e sempre me tratou muito bem ao longo de todos estes anos. Estou muito feliz por renovar e por poder continuar a representar o Clube”, começou por dizer Diogo Abreu aos meios de comunicação Leoninos, antes de ser convidado a recordar o momento mais especial que viveu até agora, numa carreira recheada de títulos e medalhas. “O ano passado foi histórico para os trampolins em Portugal e para o Sporting CP, pois tivemos uma equipa apenas com atletas do Clube a ser Campeã do Mundo. Esse foi o melhor título que consegui alcançar, até porque apesar de Portugal sempre ter tido equipas muito competitivas, nunca tinha chegado ao lugar mais alto do pódio. Conseguimo-lo com uma equipa só do Sporting CP e por isso tem uma importância mais especial. Foi o resultado do trabalho de muitos anos”.
Apesar de reconhecer que esta época “será difícil superar” esse feito, o experiente ginasta frisou que tanto ele como os colegas de equipa estão “a treinar para isso” e querem “ser cada vez melhores”. “Este ano o objectivo passa claramente pela qualificação para os Jogos Olímpicos de 2024. A fase de apuramento para a ginástica de trampolins começa em Junho ou Julho deste ano, por isso agora estou a preparar-me para estar no topo da minha forma nessa altura. Se conseguirmos o acesso, queremos obter o melhor resultado de sempre nos Jogos Olímpicos”.
Para atingir essa meta, Diogo Abreu, que esteve nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2021, e do Rio de Janeiro, em 2016, além de ter conquistado várias medalhas em Campeonatos Mundiais e Europeus, acredita que será precioso o facto de treinar há muito tempo com “amigos”. “Quando entrei no Sporting CP com oito anos senti logo que a cultura e o ambiente na ginástica eram muito familiares, acolhedores e de amizade. Claro que a competição é sempre importante, mas o Clube sempre teve uma cultura de tratar bem as pessoas e de sermos todos amigos. Isso motivou-me a vir treinar todos os dias durante horas a fio. Se não fosse isso, não atingia os resultados que atingi e não ia treinar todos os dias feliz com os meus melhores amigos”, atirou.
Além dos companheiros de equipa, o atleta deixou também elogios ao investimento que o Clube tem feito na ginástica de trampolins, com a recente inauguração da Academia de Ginástica Sporting, novo espaço de trabalho em Sacavém que oferece todas as ferramentas necessárias. “Só demonstra mais uma vez que o Sporting CP está atento às necessidades das várias disciplinas que oferece. A mudança é sempre um pouco difícil, até porque treinava no Estádio José Alvalade há muitos anos, mas agora temos melhores condições. Além disso, estamos também num ambiente mais competitivo com a junção da ginástica acrobática e do teamgym, o que ajuda todos a serem melhores. Foi uma boa aposta”, referiu Diogo Abreu, ele que por ser um dos mais experientes de toda a equipa sente que tem um papel importante junto dos colegas mais jovens. “Sinto que um dos meus objectivos principais é também incutir um pouco o espírito que me foi passado de amar aquilo que fazemos. Amo fazer trampolins e representar o Sporting CP, e por isso gostava de passar isso aos aletas mais novos porque sinto que isso vai ajudá-los nas suas carreiras futuras. Além disso, estou aqui também para eles me pisarem os calcanhares e continuarem a competir comigo, o que faz com que eu também treine para tentar ser melhor”.
A fechar, Diogo Abreu deixou uma mensagem aos Sportinguistas, a quem quer dar “muitas alegrias”. “É difícil prometer resultados concretos, mas posso garantir que tanto eu como os meus colegas vamos dar sempre tudo para sermos os melhores do Mundo e vamos esforçar-nos ao máximo para atingir os melhores resultados. Posso prometer-vos muito esforço e dedicação”.
11 Abril, 2023 at 11:04
Bem!
O Sporting é muito isto! 🙂
11 Abril, 2023 at 11:55
Parabéns pela dedicação e por todas as conquistas, continuação de uma excelente carreira.
Aproveito para contar uma “história” aos mais novos:
Em tempos o Sporting teve um presidente visionário chamado João Rocha, percebendo que os lampiões eram muitos e que no futebol era dificil combater o estatuto que tinham conquistado o que fez? Fomentou as modalidades, em especial a ginástica e a natação conseguindo assim angariar milhares de novos sócios de modo a que o clube tivesse um crescimento enorme na sua base de apoio. Planeou criar uma cidade desportiva onde as modalidades tivessem destaque e condições de crescer ainda mais. Na década de 1980 após 2 títulos no futebol os croquetes fizeram o mesmo que em 2018, havia terrenos e dinheiro e conseguiram correr com o Presidente João Rocha.
Moral da história: não aprendemos nada com os erros do passado e enchemos os bolsos aos mesmos…
11 Abril, 2023 at 14:16
Na mouche, há gente que nunca aprende…
11 Abril, 2023 at 15:33
Outro aqui. A História acontece primeiro como tragédia, depois, quando se repete, como farsa. No caso do nosso clube, tinha que ser diferente: este “dejá vu” mistura farsa e tragédia, ao mesmo tempo.
É tão óbvio que o projecto deveria passar por:
a) transformar o futebol, de alto a baixo, o que pode levar tempo para gerar resultados
b) ganhar nas modalidades, cá na paróquia, no imediato
c) apostar em ganhar, a curto prazo, na Europa, com certas modalidades, bem escolhidas
d) apostar no desporto feminino, ganhando cá dentro, no imediato, e desenvolvendo a competitidade internacional, a prazo
Esta combinação de tempos, âmbitos geográficos e modalidades iria permitir dar tempo ao futebol para se “refundar”, sem perdermos a emoção, o orgulho, via equipas brutais e ganhadoras, dentro e fora de Portugal, com uma ambiciosa mas inteligente alocação de recursos.
A isto se chama saber gerir um clube como o Sporting, considerando os factores endógenos (internos) e contextuais exógenos (externos).
11 Abril, 2023 at 11:56
Demonstrativo da grandeza do clube.
Mas, tivesse sido o clube de carnide a ter a exclusividade da equipa campeã mundial e tinham sido primeiras páginas de loas e elogios ao clube do príncipe de Carnide. Até o beijoqueiro mor dá pátria, o excelso Marcelo tinha ido ao beija mão ao Ruizinho.
Continuar a investir nas modalidades que continuam a dar títulos, pois é para isso que se pagam e bem os aumentos de quotas.
Parabéns leão.
SL
11 Abril, 2023 at 13:19
Posso confirmar o excelente trabalho do Sporting na ginástica, pois a minha filha de 10 anos é atleta do Clube desde 2020, e tem sido bom ver a forma como ensinam e educam as crianças. Lá tenho que pagar e ter um cartão de sócio do Sporting, mas tem valido a pena.
Abraço a todos e muita força para o Sr Max
11 Abril, 2023 at 15:20
Enorme !
11 Abril, 2023 at 19:27
É bom vermos Atletas do Sporting, nos pódios das maiores competições mundiais.
O Presidente JR, foi o precursor do caminho a seguir nas modalidades.
Lembro-me , perfeitamente, do incremento que deu à ginástica e à natação, tornando-as dominadoras e angariando milhares de sócios.
Esse trabalho foi interrompido, como sabemos.
Voltámos a ter um novo impulso na presidência de BdC.
Espero que possamos , brevemente, estar ao nível que alcançámos com aqueles Presidentes.