No dia 18 de Março, neste post, disse-vos com certeza que a equipa feminina de hóquei em patins ia deixar de existir, e escrevi o seguinte: “Estamos a dia 18 de Março de 2023, e há algo que já deixou de ser um segredo guardado nos corredores do João Rocha: a equipa feminina de hóquei em patins vai ser descontinuada no final da época. Será que alguém vai ter a decência de explicar este projecto muito engraçado, que mal começou já está acabado?”
Ora, o tempo passou, o silêncio foi-se tornando cada vez mais ensurdecedor, e, no fim de semana, aquelas bravas Leoas vestiram pela última vez, pelo menos enquanto esta direcção estiver em funções, a camisola do Sporting Clube de Portugal. No final, Margarida Florêncio, uma das mais conhecidas e acarinhadas jogadoras, publicou o seguinte nas suas redes
Pouco depois, a capitã e grande Sportinguista, Sofia Moncóvio, deixava também o seu desabafo de despedida
Face ao total silêncio de quem faz parte da estrutura do Sporting Clube de Portugal, foi, imagine-se, a capitã de equipa do Benfica, a reagir
Passaram 48h sobre tudo isto. Dois dias.
Já todos os órgãos de comunicação social apontados ao desporto, tiveram oportunidade de anunciar o fim desta equipa. O Record, orgão oficioso da direcção de Frederico Varandas, diz que tentou sem sucesso uma reacção dos responsáveis leoninos. Certamente, se houvesse interesse em passar cartilha, essa reacção existiria. Não havendo, fica mais uma demonstração de ausência de algo que, para mim, é inegociável: respeito!
Presidente, vogal da direção para as modalidades, director geral das modalidades, director do hóquei em patins, todos calados, todos numa total ausência de respeito por quem sempre deu o que tinha e o que não tinha, com a verde e branca vestida, bem como pelos sócios e adeptos.
9 Maio, 2023 at 11:21
Dizer o quê? Haverá palavras para descrever no que este clube se tornou?
Cada vez me revejo menos no Sporting – e cada vez menos vejo hipóteses de voltar a ser o que já foi.
RIP SCP.
9 Maio, 2023 at 11:25
Não vou ser hipocrita e dizer que acompanhava a modalidade e as atletas em causa.
Mas posso dar a minha opinião em relação ao modus operandi desta direção.
A total falta de respeito pelos sócios, pelos adeptos e pelos atletas.
É muito mais fácil criticar alguém que fala do que alguém que não fala mas devia.
Em Portugal quem faz barulho sem ter o respaldo dos interesses é sempre visto como um alvo a abater, mesmo que tenha toda a razão do Mundo.
A tal velha máxima de que quem faz barulho perde a razão.
Armamo-nos em polidos quando a única coisa que está em causa é a manutenção da podridão ao invés de resolver os problemas que corrompem os valores de uma sociedade justa e correta.
Em relação ao Sporting a nata que há muitos anos não nos deixa ser o clube que deveríamos ser manifestou-se no alto do seu esplendor quando alguém decidiu criticar os atletas que não deram tudo o que tinham, um treinador que defendia os interesses montados dos agentes de futebol e ainda o sistema podre que existe nas instituições desportivas, judiciais e politicas.
Agora que faltamos ao respeito aos atletas, treinadores, sócios e adeptos, mantendo a subalternização em relação a tudo o que está podre à volta do clube….está tudo bem.
Assim se identificam a natureza das pessoas que lideram o Sporting Clube de Portugal.
Sem valores, sem princípios e acima de tudo sem capacidade….
9 Maio, 2023 at 14:37
Nem mais.
9 Maio, 2023 at 16:09
Ouch!
A natureza dos que lideram, dos que gravitam à sua volta, quais parasitas, e dos otários da cenoura!
O GAP que estes FDP estão a criar face aos rivais, sobretudo a um, dificilmente será recuperável.
9 Maio, 2023 at 11:28
Ou as modalidades se auto-governam como o caso do Rugby, ou se dependerem de competência e planificação destes “dirigentes”, mais cedo ou mais tarde têm o memso destino.
Tenho imensa pena que o nome do Eng.Gilberto Borges fique ligado a mais este encerramento de uma modalidade.
Seria um acto de coragem que o próprio viesse explicar as razões para a extinção.
Quanto ao silêncio de Miguel Afonso e restantes responsáveis, é mais do mesmo, desrespeito por sócios e adeptos do Sporting, por quem tem proporcionado os “recordes” de receitas em quotas e merchandising, para além de tempo e amor.
Não percebo como ainda existam Sportinguistas a defender e justificar esta actuação…
9 Maio, 2023 at 11:51
O Eng. Gilberto Dias Borges enquanto sócio podia dizer alguma coisa sobre vários assuntos mas parece que a postura dele é de ficar calado.
Por tudo o que deu ao clube acho que o devemos respeitar.
Se alguém tem de falar e dar explicações é a direção ou algum dos muitos profissionais que integram a estrutura das modalidades que para ser sustentada nos passaram a cobrar mais um euro mensal.
9 Maio, 2023 at 12:01
O Eng.Gilberto Borges manteve o Hóquei do Sporting “vivo” e foi o principal responsável pelo seu regresso.
Para mim é um dos nomes maiores do desporto verde e branco e nacional ao lado de Aurélio da Silva Pereira e Mário Moniz Pereira, e merece todo o nosso respeito.
No entanto sempre me pareceu uma pessoa justa e frontal, e neste momento é o seu legado que está a ser destruído bem como a sua reputação.
9 Maio, 2023 at 11:53
As pessoas quando não dependem de outras ou não se querem associar a determinadas situações tem sempre bom remédio.
Quantos já não se demitiram de funções para não ficarem ligados a determinadas decisões que iam contra aos seus princípios e valores?
Quem se mantem em funções, a dar a cara e o nome é de certa forma conivente.
Difícil de entender…
9 Maio, 2023 at 12:03
Tenho a mesma opinião…
9 Maio, 2023 at 12:15
Ou acham, por mais alucinado que pareça, que lá dentro são uma força positiva e não destrutiva, e acreditando no seu trabalho, talvez sejam um entrave a que coisas piores aconteçam. Não posso falar em conhecimento de causa, mas há certas pessoas que merecem o beneficio da dúvida, e acho que chamar conivente ao Eng. Gilberto Borges, depois de tudo o que fez, é retirar-lhe esse beneficio, e não só.
9 Maio, 2023 at 13:22
Seja por uma razão positiva ou negativa, é sempre conivente a partir do momento em que lá está…
9 Maio, 2023 at 13:29
Até pode ter…como pode não ter…
Mas sempre ouvi dizer que à mulher de César não basta ser séria é preciso também parecer ser séria.
O Eng. Gilberto Borges não é nenhum menino para não saber que estando em funções será sempre associado ao que se tem feito de mal na seção em questão.
Não falando, seja por corporativismo ou por falta de coragem ou por simplesmente não querer envolver-se, para mim torna-se conivente, cúmplice, como quiseres chamar…
Estás a partir do pressuposto que ele está lá dentro a tentar amenizar os estragos. Sabes de algum momento em que isso se tenha traduzido e que possas partilhar para comprovar isso? Ou é apenas especulação?
Eu emito opinião pelo que sei.
E o que eu sei é que está a desempenhar funções com os resultados que se estão a ver.
Para mim é cúmplice e acaba por ser surpreendente por tudo aquilo que já fez no passado e que merecia o beneficio da dúvida. O problema é que já são muitos casos na modalidade.
Se está a amenizar as coisas, imagino o que teria acontecido mais…
Corre o risco de se tornar num qualquer bode expiatório.
9 Maio, 2023 at 13:36
Eu especulo com tu especulas. Eu apenas dou o beneficio da dúvida coisa que tu não fazes. Ele está lá, mas pode não ter o poder decisório que nós achamos, ou até pode. Se lhe dizem: Não há dinheiro; qual é mesmo o poder que ele tem? Nenhum. Já te disse, o mundo não é preto e branco, e um gajo anda para aqui a falar de merdas que não presencia sem dar o mínimo de beneficio da dúvida. Isto não é justo, principalmente para pessoas que já deram mais ao Clube do que eu e tu (que imagino que sejas um sócio normal como eu).
9 Maio, 2023 at 14:44
Como sabes que não dei o beneficio da dúvida ao Eng. Gilberto Borges?
Mas o meu beneficio da dúvida não é infinito nem um cheque em branco…
Chega a um ponto e dar o benefício da dúvida perante tantas e tantas situações é também ser conivente com o estado atual das coisas….
Há limites para tudo…
Aliás o facto de não dar mais o beneficio da dúvida ao Eng. Gilberto Borges é até porque o tinha em alta consideração e estima e nunca imaginei que vendo as merdas todas que já foram feitas na modalidade do clube ainda lhe permitem ter estômago para aguentar estar com esta gente.
9 Maio, 2023 at 14:48
Já devias saber que o Fix e o seu amigo “TáTudoBem” são os campeões dos cheques em branco…
Não gastes o teu latim…
Z
9 Maio, 2023 at 14:59
Há cerca de 20 anos atrás… Houve um alto dirigente do SCP que andava de cheque e vassoura na mão…
9 Maio, 2023 at 15:00
Hoje bastava só a vassoura…
Z
9 Maio, 2023 at 14:59
“Não há dinheiro”?!… MAs não tinhamos batido records que quoutização?!…
Z
9 Maio, 2023 at 15:04
E vendas….
Estamos melhor do que nunca, mas mesmo assim não chega….
Lógica da batata…
9 Maio, 2023 at 13:43
“O Eng. Gilberto Borges não é nenhum menino para não saber que estando em funções será sempre associado ao que se tem feito de mal na seção em questão.”
Ainda tem funções no clube? Não saiu no final da época anterior?
9 Maio, 2023 at 13:45
Quando em 2019 conquistamos o Título Europeu de Hóquei Masculino, o Eng.Gilberto Borges não esqueceu de agradecer a anterior direcção por ter possibilitado as condições para aquela conquista.
Há momentos bons e momentos maus. Também nos maus momentos é preciso dar a cara.
Não é necessário que seja o Eng., mas sendo feito por ele teria outro significado e valor…
9 Maio, 2023 at 12:29
Quem criou está modalidade no feminino foi está direção em 2019, não se entende porque a encerra 4 anos depois.
9 Maio, 2023 at 13:35
Esta direcção não criou, reabriu a modalidade que já era o objectivo do Eng.Gilberto Borges ainda com a anterior direcção.
9 Maio, 2023 at 12:48
Uma verdadeira vergonha…
Não comentam, porque comentar leva a perguntas… e essas perguntas serão certamente muito incómodas…
Z
9 Maio, 2023 at 18:31
Ora nem mais.
9 Maio, 2023 at 13:01
Vem aí o J explicar quanto poupamos por não comunicar decentemente uma decisão de encerrar uma modalidade.
9 Maio, 2023 at 13:26
Os J’s desta vida estão neste momento a ver se conseguem tirar as cabeças dos próprios intestinos grossos …
Uns miseráveis sem eira nem beira, uns autênticos excrementos…
Este nouvelle scp envergonha os princípios e valores leoninos, sócios e adeptos, técnicos e atletas das diversas modalidades…
Enfim, mas isto interessa a quem???
Não há rumo, não há estratégia, a não ser dividir para reinar, não há respeito por sócios e adeptos…
Não consigo entender como é possível manter este status quo leonino…
9 Maio, 2023 at 14:01
Não… Os J’s estão desesperadamente à procura de notícias sobre os rivais para nos distrarir a atenção… Como já o fez hoje cedinho!
🙂
Z
9 Maio, 2023 at 20:00
Mas tu ficas fodido é com os meus comentários!
Vou te dar um conselho… Isto vai começar no desporto feminino, e depois vai para o masculino a nível de modalidades…
Conheci num jantar dois merdosos amigos do Fivelas, que não fazem parte dos OS do Sporting, mas sabem mais do que a maioria que está lá dentro…
Não se mexam não, que o início do abismo é já ali.
Sei que não curtes que eu comente na Tasca, mas nunca coisa dou te razão…
Só um cego não vê quem ajudou e lucrou com o teatro de Alcochete!
9 Maio, 2023 at 20:27
Quem lucrou já nós sabemos, inclusive os que se fazem de sonsos.
Tu que te relacionas ou conheceste…
amigos do fivelas que sabem mais do que a maioria que lá está dentro, ficaste a saber o quê?
9 Maio, 2023 at 21:21
Sobre essa parte não houve conversas e acho que nem precisa de haver… Está na cara!
Sobre modalidades vai começar pelas femininas, onde o ruído é menor, e depois é tipo dominó…
Eu como rival espero que não, porque se for o caso, o Benfica por falta de competitividade, acaba por fazer o mesmo…
O Sporting sempre foi o Barça português nas modalidades, o Varandas quer fazer disso um Real… Daí o Basket
9 Maio, 2023 at 13:26
Já nem sei para que servem os 30 euros de quotas que pago por mês a este clube, cada vez mais moribundo, cada vez mais sem rumo, sem a chama de outrora.
Desprezo total pelos sócios e adeptos.
Depois de ver os jogos da liga 3, e em especial o do nosso vizinho do Restelo, cada vez mais desejo que voltassemos ao básico do futebol e acabassem com um projecto que começou em 98 , com o pai desta dinastia, o croquete mor Roquete, e que foi o começo do definhar de um clube outrora popular e grandioso.
Cada vez mais enojado com este estado de rumo destes Galambas do futebol tuga.
RIP Sporting clube de Portugal…
A morte de um gigante
9 Maio, 2023 at 13:32
32% de aumentos….mais uma criança a caminho….
Mas não te preocupes que não é desse dinheiro, é de outro…
Por isso uma coisa não tem nada a ver com a outra.
Uma em dinheiro outra é em….
Paguem e não bufem…
9 Maio, 2023 at 13:47
Era isso que se exigia, uma explicação. O que é que falhou, o que é que se poderia ou não ter feito para manter a modalidade. Mas isso custa votos, pelo menos no entender daquelas cabecas de meninos do papa que nunca tiveram de assumir responsabilidades em nada na vida.
Como o Amorim não percebe de hóquei, ficamos com o silêncio.
9 Maio, 2023 at 14:07
Parecia que estava a adivinhar quando escrevi isto de manhã:
”
LionUp
9 Maio, 2023 at 7:32
Então lá se vai o hóquei feminino…
Ciclismo, futebol de praia, canoagem, krav maga, padel, remo, ténis, voleibol de praia e agora o hóquei feminino.
São 9 modalidades rebentadas em meia dúzia de anos a quase uma média de duas por ano. Sem nenhuma explicação ou aviso aos sócios e adeptos, sendo a maior parte das vezes os próprios atletas a dar as “boas novas”.
E mais se seguirão. Foi “isto” que lá meteram dentro, agora é deixar arder.
Um clube tão pequeno como os mais raquiticos da Europa. ”
Nem é preciso acrescentar mais nada.
9 Maio, 2023 at 14:48
Cri..cri…
Z
9 Maio, 2023 at 14:57
o “cavvallierrii” já retirou o patrocíonio às modalidades?
Z
9 Maio, 2023 at 14:52
Viva o capitão Bananas!
9 Maio, 2023 at 15:02
É o maior o capitão cobardolas…
Não haja dúvidas… Aqueles colchões ficarão para a história, como tantos outros (es) tristes episódios…
Sai um louvor e uns aumentos á descrição…
9 Maio, 2023 at 15:05
Oh moço(a) arranja um nick e assume as tuas opiniões…
9 Maio, 2023 at 17:43
Metes uma cunha ao Cherba?
9 Maio, 2023 at 17:21
Esta Direcção é muito má… Puta que pariu!
Gente sem espinha, gente sonsa, gente mentirosa, gente incompetente… Nunca pensei ver esta merda novamente, depois de termos despachado o merdoso do Godinho!
Já sei que me vão relembrar – como se fosse preciso e não tivesse esse peso na consciência cada dia que falo do Sporting, que são todos os dias! – que votei neste merda!
Pois foi…
Infelizmente para mim, não acerto sempre mas mesmo assim prefiro ser como sou do que como vocês, pelo que aqui vejo que são… 😉 mesmo sabendo que vocês nunca falham um voto… Acertam sempre e sabem sempre a verdade!
9 Maio, 2023 at 19:02
Quem nunca votou em um croquete que atire a primeira pedra (o truculento e deselegante Dias Ferreira conta como croquete?)…
9 Maio, 2023 at 20:32
“Infelizmente para mim, não acerto sempre”… ahahahahah ó meu fascizoide do caralho tu és a anedota em pessoa, pá.
9 Maio, 2023 at 17:57
Totalmente favorável a esta decisão. O hóquei masculino já é uma modalidade deprimente. Sem qualquer tipo de mediatismo, ao ponto de nem conseguir ser modalidade olímpica. Chegou-se ao ponto de na fase final da Liga dos Campeões SEIS equipas serem portuguesas! Ridículo!
Quanto ao hóquei praticado por mulheres… bem… é melhor nem falar.
9 Maio, 2023 at 18:33
🙂 Finalmente um J. a dar ressonância à cartilha da direção.
Estavas de piquet?
9 Maio, 2023 at 22:13
Nélson Piquet? Piloto fantástico.
9 Maio, 2023 at 18:56
“Quanto ao hóquei praticado por mulheres…”
Depois admiram-se do crescimento do Chega…
9 Maio, 2023 at 19:21
Olha realmente o Hóquei é produto “fraco”.
Praticado em 1 ou 2 países, com qualidade e pouco mais.
Pela TV, não se percebe em bom PT, “um caralho”.
Tirando as picardias muitas deles “agressões”, é um desporto em si, não tem grande projeção, o que vai mantendo vivo por aqui em PT, é mesmo estas rivalidades e por sermos os melhores do mundo a praticar.
Mas lá está, já assim o é , nos últimos longos anos e vai continuar assim.
MAS aqui não estamos a falar do produto.
Estamos a falar de uma modalidade acabar, ainda para mais Feminina, num mundo como o de hoje, onde as mulheres estão cada vez mais “incluídas” na sociedade e com voz de causa, não se percebe este afastamento do Sporting.
É falta de dinheiro?
Vou duvidar que seja preciso grandes esforços para manter pelo menos competitiva uma equipa de hóquei, numa realidade amadora.
Ainda faz menos sentido, porque estes gajos, abriram de novo esta modalidade, ou seja, nada faz sentido aqui.
E vais me perguntar, “Mas tu ligas alguma coisa ao Hóquei?”.
Não, vejo o Masculino quando posso e nas finais.
Mas eu sou um adepto do clube, não dirigente.
Se formos a guiar pela importância nas modalidades, fica o futsal, mais uma ou duas e o Atletismo, pouco mais.
SL!
9 Maio, 2023 at 22:19
Stalley, se fizeres uma pesquisa pelos jornais desportivos da Europa, nem uma nota no fim de página a noticiar a vitória do fcp. Nada! Zero!
Não se vê a bola, as arbitragens são deprimentes, os jogos são decididos em livres diretos e cartões azuis. Por mim, nem na equipa masculina haveria investimento. Esse dinheiro seria canalizado para o andebol, o basquetebol, o voleibol e o futsal.
9 Maio, 2023 at 22:52
E não é só isso… há que ver tendências!
Em Espanha, a grande dominadora a nivel de clubes, começa já a haver um claro desinvestimento na modalidade.
Apenas o Barcelona marcou presença nesta final 8.
O próprio Barcelona vai perder o Helder Nunes para o Porto e fala-se no João Rodrigues e o Bargallo para o Benfica.
Imaginem que equipa será para o ano.
Estou de acordo em que não se devem fechar modalidades assim, acho tb que o clube deve fazer o possivel para ter equipas a competir.
Outra história é termos que andar a investir para ganhar em todas as frentes.
E esta é a lógica do adepto “flashscore” que abunda por aqui.
Ninguém vê nada, ninguém apoia ou segue minimamente a coisa, mas quando aparecem resultados menos positivos, põem-se logo a criticar.
9 Maio, 2023 at 23:12
Não se pode ser competitivo em tantas modalidades. Por isso é que o fcp não tem futsal nem voleibol masculino. Por mim abdicávamos do hóquei profissional.
10 Maio, 2023 at 0:36
é possivel fazer transmissões televisivas espectaculares no hóquei, não há é vontade nem dinheiro provavelmente… basta haver contraste entre o pavimento e a bola e jogadores, depois terem o número de câmaras certo para uma boa transmissão: 1 geral ao centro , 2 diagonais, mais 4 para as balizas (dentro e por cima) e mais uma móvel por cabos. Vê um jogo de hóquei no gelo por exemplo.
10 Maio, 2023 at 0:39
https://www.youtube.com/live/kEd5oIriqb4?feature=share&t=567
9 Maio, 2023 at 20:01
Um enorme obrigado às atletas.
9 Maio, 2023 at 20:01
E vamos ver o que Nuno Dias, saindo campeão de futsal, vai fazer no final da época…. Não abram a pestana!
9 Maio, 2023 at 20:25
Realmente se existe adeptos que não abrem a pestana, para o bem e para o mal, são os do Sporting.
Os do “nunca sube” de nada, é que são gajos inteligentes e nunca foram enganados.
Limita-te a comentar assuntos que te dizem algum respeito, o que num blog associado ao Sporting, não vejo onde isso poderá acontecer.
10 Maio, 2023 at 1:10
Até te espumas pela boca …
A lãpionagem está danadinha para que o Nuno Dias abandone o SCP…
Estimo bem que os invejosos tenham o que merecem…
9 Maio, 2023 at 20:42
Exactamente Stalley, tenho de subscrever de novo. Eu não ligo puto ao hóquei, mas de facto, muitas das modalidades e especialmente as amadoras existem para as pessoas e os atletas as poderem praticar, para criar dinâmica de desporto, de sócios, de praticantes e delo próprio clube, desde que claro não acarretem muitos prejuízos. Se fossemos pelas que tem projeção ou lucro a sério, se calhar sobravam 2 ou 3.
9 Maio, 2023 at 20:45
Isto era para subscrever o teu comentário mais acima sobre as modalidades
Eu se fosse lampião adorava o fivelas… O gajo que finalmente vai acabar com o Sporting… como não amar, nunca diria mal de tal personagem. Eu por exemplo tive par me fazer sócio do SLB na altura do vale e Azevedo para poder votar nele.
9 Maio, 2023 at 21:25
Não gosto do Fivelas! Apreciava bastante o BdC e saber que pode ter ajudado nos casos contra LFV, ainda me faz gostar mais…
9 Maio, 2023 at 23:09
Calma que para o ano acaba a vertente MASCULINA !!!!
Come e Cala Leão !!!
9 Maio, 2023 at 23:13
Esperemos que sim!
10 Maio, 2023 at 0:16
O ecletismo do Sporting não tem como objectivo único ser competitivo e ganhar tudo.
As modalidades do Sporting têm outros objectivos como a atração de sócios, a fidelização dos jovens através da formação, a inclusão através do desporto paralímpico, a divulgação e crescimento da Marca a nível nacional e global…e também serem competitivas pois o Sporting é um dos Clubes mais títulados do Mundo.
É evidente que para sermos competitivos é necessário investimento, e para haver investimento é necessário que o Clube obtenha receitas para torná-las viáveis.
O que não faz sentido é abrirem novas modalidades sem serem salvaguardadas as condições para tal.
O que não faz sentido é regressarem ao Basquetebol a custa do desinvestimento e extinção de outras modalidades.
O que não faz sentido é não inscreverem modalidades nas provas europeias, algumas até detentoras do último título disputado, por falta de dinheiro.
O que não faz sentido é anunciarem projectos e
passados 2 meses anunciarem a extinção da modalidade.
O que não faz sentido é regressar o Hóquei Feminino e passados 4 anos anunciar na página oficial o jogo de apresentação com apenas 6 jogadoras (sinal claro do abandono vergonhoso a que votaram a modalidade).
O que não faz sentido é anunciarem recordes de merchandising e quotização, um Clube pujante, quando na realidade vermos o Clube endividado como nunca antes esteve, modalidades a encerrarem e outras a definharem por falta de investimento.
Por último dizer que o sócio que aceita de ânimo leve o desprezo com que é tratado por esta direcção, não merece melhor que Varandas…
10 Maio, 2023 at 0:20
Era em resposta ao comentário do José OLiveira, mais acima…
10 Maio, 2023 at 20:47
Respeitando e DEFENDENDO o direito à opinião, não consigo deixar de achar algo surreal ler aqui comentários de sportinguistas a:
1 – acharem bom o encerramento de modalidades (João Oliveira, J, etc);
2 – defenderem que o ecletismo do Sporting não necessita (também) de competitividade (Stalley, Rodrigo, etc);
3 – opinarem que o Hóquei em Patins é um desporto “inócuo” ou um “produto” (?) fraco (por não ser olímpico, por ter pouca expressão internacional, por ser “pouco televisivo”).
Daí achar relevante, muito equilibrado, profundamente imbuído da cultura e dos valores históricos do Sporting e correctamente definidor das características do Ecletismo Leonino este comentário do JHC (10 Maio,00:16).
Antes de mais, permitam-me esclarecer o que achei surreal:
1- Qualquer encerramento de Modalidades do Sporting é de per si algo
aberrante porque atenta contra uma das principais razões de existência do SCP (promoção da sã prática desportiva); o que fará sentido é ser exigente no sentido de que TODAS as Modalidades do SCP se mantenham, nos 2 Géneros e possuindo uma forte vertente de formação (e até que o Clube procure formas orgânicas de cooperação com a rede nacional de Núcleos – e, através destes com as Escolas – por forma a “dar vida à promoção do maior número de desportos em todo o território nacional);
2 – como o JHC definiu muito bem, a competitividade não sendo condição Exclusiva do Ecletismo Leonino, deve NECESSARIAMENTE inscrever-se no seu ADN; só assim somos tão grandes como os maiores da Europa. Além de que a existência de metas competitivas para as equipas principais é um factor de atractividade e de empenho para atletas de todos os outros escalões e equipas;
3 – O “menor mediatismo” “internacional” do Hóquei em Patins é uma falsa questão. O Hóquei no Gelo tem “expressão” internacional nos EUA, Canadá e Rússia e é modalidade Olímpica, quando o Hóquei em Patins tem “expressão” internacional em Portugal, Espanha, Itália e Argentina e não é modalidade Olímpica (e para quem falou em ser violento, nem queira comparara com o Hóquei no Gelo). O Hóquei em Patins só não tem maior atractividade porque os meios técnicos disponibilizado são geralmente parcos (desde o design dos recintos e pisos até aos meios televisivos; basta comparar a “facilidade” com que é seguida uma bola de ténis numa transmissão televisiva); para não falar do mediatismo de outros desportos manifestamente mais “enfadonhos” – televisivamente – como o Golfe ou a Dressage (Modalidade Olimpica).
Mas o fulcro da questão nem é a opinião sobre as vantagens deste ou daquele Desporto fazerem parte do nosso leque de opções.
Trata-se de uma questão de respeito!
Respeito pelas atletas (e pelos atletas de todas as Modalidades que já encerraram ou diminuiram SIGNIFICATIVAMENTE).
Respeito pelos Sócios e Adeptos a quem não dão cavaco!
Respeito pela Identidade do Clube e dos Valores que têm marcado a sua História.
Respeito por Figura Emblemáticas do Sporting e que contribuíram para o relevo da sua História (Joaquim Agostinho, João Roque, Leonel Miranda Marco Chagas, Livramento, Chana, Rendeiro, Ramalhete, Emanuel Silva e tantos outros.
Um abraço e saudações leoninas
10 Maio, 2023 at 0:22
vergonhoso isto tudo, que falta de respeito pelos sócios, adeptos, jogadoras e equipa técnica. Não faz sentido nenhum …depois nimguém diz nada, não se passa nada está tudo bem, que nervos!
10 Maio, 2023 at 0:26
Alguem me poode passar o link para fazer download do leak dos emails dos porcos?
tinha um PST com 16G mas apaguei-o sem querer.
Obrigado