No dia 30 de Abril disputava-se a Volta ao Algarve, quando Joaquim Agostinho, que vestia a Camisola Amarela, sofreu um hematoma epidural agudo no crânio, por não usar capacete, num acidente provocado por um cão que se atravessou no seu caminho. Mas mesmo assim voltou a montar a bicicleta e cortou a meta com a ajuda de dois colegas do Sporting.
Seria operado em Lisboa, dez horas após do acidente, tarde de mais. Faleceu no dia 10 de Maio de 1984 com apenas 41 anos.
Terminava assim, de forma trágica, a vida de Joaquim Agostinho foi o melhor ciclista português de todos os tempos, no entanto, apenas em Fevereiro de 1968, já com 25 anos de idade, ingressou no Sporting Clube de Portugal a convite de João Roque, que o descobriu no Circuito do Barro, uma prova para populares que Agostinho ganhou pouco depois de ter regressado de África, onde cumpriu o serviço militar.
Logo no início dessa época sagrou-se Campeão Regional e Nacional de Fundo na categoria de Amadores-Juniores, ajudando o Sporting a conquistar esses títulos coletivamente, com uma equipa de que também faziam parte Firmino Bernardino e Vítor Rocha.
Estas excelentes prestações fizeram com que fosse promovido à equipa profissional, estreando-se então na Volta a Portugal com um sensacional 2º lugar e, só não ganhou porque lhe faltava alguma experiência para uma competição tão exigente.
Ainda em 1968 foi selecionado para representar Portugal no Campeonato Mundial de Estrada, que se disputou em Imola na Itália, onde conseguiu a melhor classificação portuguesa de sempre, ao ficar em 16º lugar, classificação que melhoraria um lugar, no ano seguinte, começando logo a ombrear com os melhores ciclistas do mundo.
No final da época sagrou-se novamente Campeão Nacional de Fundo, desta vez já como Profissional e terminou em grande ao vencer de forma categórica a Volta a São Paulo no Brasil, onde o Sporting se deslocou em representação de Portugal.
Depois ganhou todas as Voltas a Portugal entre 1969 e 73, no entanto, acabou desclassificado por doping em 69 e 73, pelo que só conta com três triunfos no seu palmarés, onde se contam 25 vitórias em etapas dessa prova, algumas das quais dando verdadeiros festivais de força e valentia, com destaque para as suas prestações nas etapas de montanha e principalmente nos contrarrelógios onde era um verdadeiro especialista.
Entre 1968 e 73 ganhou seis vezes consecutivas o Campeonato Nacional de Fundo, ao que somou os títulos nacionais de perseguição individual de 1971 e de contrarrelógio por equipas em 1968 e 69, entre vários Grandes Prémios conquistados com a camisola do Sporting.
No início de 1969 Joaquim Agostinho e Leonel Miranda a fizeram um estágio em França junto da equipa da Frimatic, comandada por Jean de Gribaldy, um homem que viria a ser determinante na carreira do melhor ciclista português de todos os tempos e que percebeu logo que estava ali um diamante em bruto, conseguindo que o Sporting autorizasse o “Tino”, como carinhosamente chamava o ciclista português, a participar em algumas competições pela equipa francesa.
Começou pela Volta ao Luxemburgo, onde discutiu a vitória embora tenha acabado no 12º lugar, mas foi aí que convenceu Gribaldy a levá-lo ao Tour onde teve uma estreia verdadeiramente espantosa ganhando duas etapas e terminando no 8º lugar da geral, sendo na altura comparado a um cavalo selvagem que pedalava à louca e que tinha uma força que ele mesmo desconhecia, embora também tivesse algumas limitações técnicas e muita inexperiência.
No ano seguinte foi promovido a chefe de fila da Frimatic e foi 14º classificado no “Tour”, passando a correr pelo Sporting apenas na Volta a Portugal e ocasionalmente numa ou noutra prova.
Em 1974 foi 2º classificado na “Vuelta ” e 6º no “Tour” em representação da equipa espanhola BIC, que era liderada por Luís Ocaña, mas se tivesse sido devidamente apoiado poderia ter ganho a grande corrida espanhola, pois ficou a apenas 11 segundos do vencedor. Nesse ano recusou-se a participar na Volta a Portugal, mas acabou por fazer as pazes com o Sporting, perante a promessa do Presidente João Rocha que lhe garantiu que o Clube iria apostar forte na modalidade, com a construção de uma equipa para participar nas grandes corridas internacionais, um projeto que não teve grande sucesso.
Emigrou de novo porque o seu lugar era no Tour entre os melhores do mundo, onde em treze participações ficou oito vezes nos dez primeiros, entre as quais estão dois 3º lugares, com cinco vitórias em etapas, incluindo o mítico Alpe d’Huez a 15 de Julho de 1979, onde foi colocado em sua honra um busto em bronze.
Na Volta à Espanha participou cinco vezes e para além do 2º lugar de 74, ganhou três etapas e chegou a andar cinco dias de amarelo.
10 Maio, 2023 at 9:24
Grande lembrança, Cherba!
Um dos grandes do desporto nacional e do nosso Sporting!
Fazem-se tantos filmes e séries portuguesas…. para quando uma série sobre a vida de Joaquim Agostinho??
10 Maio, 2023 at 9:41
Um dos meus ídolos da juventude…
Uma tristeza a sua morte!
Bem lembrado!
Um dos grandes atletas de Portugal.
Uma pena nunca ter ganho uma Volta à França.
10 Maio, 2023 at 9:47
Lenda do sportinguismo.
Falta de capacete. Uma morte tão evitável…
10 Maio, 2023 at 9:55
Mais um dos Melhores de Sempre ligado ao Sporting Clube de Portugal.
E ainda há quem não perceba a importância e riqueza do nosso ecletismo…
10 Maio, 2023 at 9:59
A par do Damas um dos que me fez amar a listada…
10 Maio, 2023 at 10:54
GRANDE JOAQUIM AGOSTINHO. Um dos ídolos que me fez ser SPORTING.
10 Maio, 2023 at 12:04
R.I.P., grande Joaquim Agostinho. 🙁
(escusado dizer que era um dos meus grandes ídolos)
10 Maio, 2023 at 12:32
Lembro-me bem desse dia, desse triste acontecimento… Era um fã do ciclismo na altura…
RIP
Z
10 Maio, 2023 at 13:19
Excelente peça, Cherba. O nosso Joaquim Agostinho foi uma fera de vontade e superação. Não é comum atletas de desportos individuais atingirem fama em clubes com futebol de 11, mas o Joaquim como outros furou o tecto. Paz á sua Alma.
10 Maio, 2023 at 13:24
A notícia da queda e as horas em suspenso, a ouvir na rádio e na tv mais tarde … e sim, veio a confirmação da morte estupida … um cão.
Era este Sr, um Damas um Jordão… cada vez menos símbolos, cada vez menos para fazer acreditar.
By Clone.
10 Maio, 2023 at 13:28
Cherba porque não ajudas aqui o clone a criar um nick próprio.
Nota-se claramente que não faz por mal ou não assinasse por clone…
Deve haver aqui algum tipo de dificuldade informática para fazer o registo.
10 Maio, 2023 at 13:46
Não sei o que é que é pior, ele roubar o meu nick e usar o meu endereço de mail ou tu legitimares a escolha dele, por não fazer por mal.
O chamado dolo sem maldade.
Ele que indique como é que assinava e talvez se perceba porque é que fica sob moderação.
10 Maio, 2023 at 13:49
Eu não estou a legitimar, pelo contrário.
Até já tive aqui intervenções a dizer para ele assumir a sua opinião. Não deves ter visto essa parte.
Agora assinando, a mim mostra que não tem capacidade para tal e precisa de ajuda técnica.
Até para resolver o teu problema.
Tem lá calma contigo e lê melhor o que escrevi 🙂
10 Maio, 2023 at 14:00
O pior foi terem assaltado o Clube com a conivência de gajos como tu.
Isto aqui é só opiniões de uns e outros, maior parte escondidos a trás de um Nick… uma merda sem identidade nenhuma e tu ficas todos nervoso por causa disso.
Caga nisso meu.
By Clone
10 Maio, 2023 at 14:06
Não, não cago.
És um simples ladrão, como o Varandas.
Cada um à sua escala.
10 Maio, 2023 at 15:23
Ó clone não é uma questão de cagar. É o nick dele, não faz sentido.
Pelo menos assina.
Eu quase que tenho a certeza quem és….tipo 90%
🙂
10 Maio, 2023 at 13:48
Ele deve estar bloqueado ou algo parecido.
10 Maio, 2023 at 13:50
Então crie outro email ou mande um email ao Cherba para resolver a situação.
Dar a opinião com perfil de outro mesmo assinando, não está com nada.
10 Maio, 2023 at 14:02
Não dá … o problema está no IP
By Clone
10 Maio, 2023 at 14:02
Usa uma VPN
10 Maio, 2023 at 14:05
Por exemplo.
10 Maio, 2023 at 14:05
É porque tu já comentaste antes por aqui, com o teu nick ou não?
Foste bloqueado por alguma merda que disseste.
Eu também quando comecei a comentar aqui, demorou a passar o primeiro comentário e até hoje não tou aqui.
10 Maio, 2023 at 13:41
Grandissimo leão! Lenda de sportinguismo!
Estava eu para nascer nesse ano, mas os seus feitos e títulos ecoaram décadas do meu crescimento, tanto pela minha família, como amigos e rivais apaixonados pela modalidade.
Grande homenagem do balde de merda do Varandas a esta glória do ecletismo ao acabar com o ciclismo.
10 Maio, 2023 at 14:42
Há mais de 40 anos, já o doping influenciava a verdade desportiva… E o controlo era muito mais escasso!!!
Hoje, curiosamente, o Remco também caiu por causa de um cão no Giro…
10 Maio, 2023 at 20:12
Alguem me poode passar o link para fazer download do leak dos emails dos porcos?
tinha um PST com 16G mas apaguei-o sem querer.
Obrigado!