O voleibolista Miguel Maia anunciou a sua retirada enquanto atleta, deixando um legado de 36 anos enquanto profissional.

Em cerimónia emotiva no Centro Multimeios de Espinho, o nome maior do voleibol português e um exemplo singular de longevidade no desporto de alta competição explicou a sua decisão, perante família, colegas da modalidade, amigos, comunicação social e dezenas de admiradores.

“Esta é a minha despedida. Aos 52 anos, acabo a minha carreira de jogador de voleibol. Dediquei a minha vida a este desporto e continuarei a dedicar, agora com outras funções. Não sei dizer o que sinto. É um misto de orgulho e de saudade. Nunca me imaginei a terminar e nunca quis fazê-lo durante todo este tempo, mas chegou a hora”, sentenciou o jogador.

Ao longo do seu longo percurso, para além dos feitos olímpicos, conta, no pavilhão, com 15 campeonatos da primeira divisão, 10 Taças de Portugal, seis supertaças nacionais e a notável conquista da já extinta Top Teams Cup, competição europeia que venceu com o Sporting de Espinho, em 2001/2002, entre muitos outros prémios que são mais de 80, entre individuais e coletivos.

Apesar do palmarés e da notoriedade que trouxe ao voleibol luso, Miguel Maia sente que ainda tem uma dívida para com a modalidade, que faz questão de continuar a servir no futuro, independentemente das funções que desempenhar. “Encerro estes dias de jogador, mas isto não vai acabar. Continuarei a servir a modalidade que tanto me ajudou. Posso garantir-vos que o farei com a mesma paixão. Contem comigo como treinador, dirigente ou outras funções em que possa ser uma mais-valia”, assegurou.

Sem uma despedida ‘com pompa e circunstância’, como o seu legado poderia fazer prever, o jogador disse preferir sair da mesma forma como começou, de forma humilde, sem planos prévios.

“Saí pela porta por onde entrei, com humildade e muitos sonhos à mistura. Podia tê-lo feito de muitas maneiras, até com um jogo de despedida, numa vitória, com um título, numa idade menos cansada. Mas tudo foi fluindo como começou: sem demasiados planos. Nem nos meus maiores sonhos imaginei jogar tanto tempo”, concluiu.

 

 

https://twitter.com/joker77_0/status/1668868474972545026