O Sporting CP condena qualquer acto discriminatório, independentemente da origem ou destinatário. Foi assim Ontem, é assim Hoje, será assim Sempre.
Nascemos assim, crescemos assim, educamos assim. Está escrito no nosso ADN e no artigo terceiro dos nossos Estatutos. Mais, repudiamos todos os actos com esse intuito, ou outro persecutório ou violento, independentemente do canal utilizado. Motivo pelo qual fomos dos poucos Clubes, se não mesmo o único, em Portugal, a aderir ao Blackout nas redes sociais, mesmo quando decorria a final da UEFA Futsal Champions League em 20/21, que vencemos.
Apoiaremos sempre todos aqueles que levantem a voz e tomem medidas por terem sido alvo deste tipo de discriminação ou violência. E apoiaremos sempre aqueles que a estes últimos se juntam nesse labor.
Apoiamos Otávio Ataíde. E apoiamos todos os milhões de pessoas que são diariamente visados de igual ou semelhante forma.
Mas vamos mais longe: apelamos a todos os que, tal como neste caso, se juntaram e levantaram a voz, que o façam sempre, e assumam esta luta diária e constante. Os casos são muitos e recorrentes, sobretudo nas redes sociais onde quem ofende se esconde cobardemente por trás de um teclado. Mas não se esgotam no mundo digital, nem no mundo do desporto.
Levantemos todos a voz a todo o tipo de conduta agressiva, a que semanalmente assistimos em Portugal dentro dos próprios relvados por parte de dirigentes e equipas técnicas. Ou fora deles, inclusive em agressões físicas a órgãos da comunicação social. Esta é uma realidade transversal a qualquer sector, à qual o desporto não é alheio. O Sporting CP tem um propósito muito claro de usar o desporto como exemplo para, todos os dias, todos, sermos melhores, darmos um exemplo melhor.
Obrigado a todos os que connosco praticam este caminho. Todos eles são verdadeiramente Sporting CP.
31 Agosto, 2023 at 8:51
Muito bem. Duvido que o Porto ou o Benfica fizessem o mesmo. Pena não se ter dado destaque a este comunicado na imprensa desportiva (pelo menos, não encontrei nada).
31 Agosto, 2023 at 8:57
Inacreditável… ainda existe com cada burro
31 Agosto, 2023 at 9:01
Muito bem sim senhor.
Não consigo é deixar de pensar se este comunicado não vai ser usado para falar mal do Sporting.
A culpa não é do Sporting é desta merda de “ecossistema” onde o futebol português está inserido.
31 Agosto, 2023 at 9:21
É correto o que o Sporting transmitiu, mas os jogadores independentemente da sua cor não devem vir para as redes sociais levantar polémicas de um jogo que já estava acabado. Ele provou quando se mandou para o chão que fez tudo para o árbitro expulsar Gyokeres e ficou danado de não o ter conseguido, vindo depois para as redes sociais levantar situações que estavam finitas com o terminar do jogo. Logicamente que as pessoas que lhe responderam foram erradas, para ele só uma palavra : BATOTEIRO
31 Agosto, 2023 at 9:27
Estás a fazer confusão.
O que o jogador veio acusar foram as mensagens, que abrunhos da internet deixaram nas redes sociais do jogador, de teor racista.
Nada teve a ver com o jogo nem tão pouco com o Sporting.
No limite até podiam ser adeptos de outros clubes ou até de nenhum.
31 Agosto, 2023 at 9:45
Não teve a ver com o Sporting mas o mais certo é que tenham sido nossos adeptos.
De todo modo a tolerância deve ser zero para este tipo de comportamentos.
31 Agosto, 2023 at 9:49
Sim é o mais óbvio.
Embora palermas destes haja em todos os clubes.
31 Agosto, 2023 at 9:58
Exacto
31 Agosto, 2023 at 9:31
Muito bem o Sporting.
Eu fico envergonhado com isto. Envergonha-me pensar que há adeptos do Sporting que fazem uma coisa destas…
31 Agosto, 2023 at 9:32
PS: Belo central que está ali…..independentemente da fita que fez e que eu detesto…rápido, forte, bom de bola…
31 Agosto, 2023 at 10:01
Sim, tb fiquei com essas opinião dele. Mais um achado do Famalicão.
31 Agosto, 2023 at 12:36
Pessoal estupido há em todo o lado, no Sporting não seria diferente. Mas parabéns para o Sporting.
31 Agosto, 2023 at 9:36
Gostaria de ter lido uma declaração em defesa dos adeptos do Sporting quando levaram bastonadas nas bancadas do Estádio e do Pavilhão, ou quando foram descalços.
Mas aqui estiveram bem, sim senhor…
31 Agosto, 2023 at 11:32
Muito bem, Sporting!
Muito bem, Cherba!
Entretanto,
»… Os casos são muitos e recorrentes, sobretudo nas redes sociais onde quem ofende se esconde cobardemente por trás de um teclado…«
Oops…
31 Agosto, 2023 at 17:15
Eu mantenho a minha…
O nível de racismo é muito baixo, pelo menos em Portugal, e acho que na Europa, no geral, é igual.
Um gajo chamar preto a um jogador é, em 99% do casos, uma maneira fácil de vernáculo, de ofensa, como o é um gajo chamar-lo de filha da puta ou paneleiro…
Não é literal!
Hoje, é racista quem é um absoluto atrasado mental – e havendo muito estúpido, muito burro, muito iletrado, atrasados mentais deste nível não há muitos…
Um racista é uma pessoa que, por exemplo, acha uma raça inferior a outra, o que está provado cientificamente que não acontece, pelo que só um atrasado mental continua a achar isso.
Mas isto é, no meu ver, muito diferente do vernáculo que se usa regularmente, que vai desde os “cabrões”, “filhos da puta”, “puta do caralho”, “preto de merda”, “macaco do caralho”, etc… Não é literal!
Quando se chama “filho da puta” a alguém, para o ofender, não quer dizer que a mãe é realmente uma puta e não é, realmente, para ofender a senhora, que nada tem a ver, em 99,9% das situações, com o caso.
Aqui, nestas situações, é igual – e já tinha expressado isto em relação ao caso Marega em Guimarães, alegando até que o próprio Vitória tinha jogadores pretos, e que o próprio Marega tinha jogado no Vitória sem nunca ser alvo de racismo!
Óbvio que é foleiro ir para as redes sociais dos jogadores com estas merdas, tal como é irem chamar-lhes outros nomes.
Mas achar que isto é racismo, eu não acho. É só uma maneira parva de tentar ofender alguém…
Mas, nos dias de hoje, tudo é racismo, tudo é homofobia, tudo é sexismo, e o caralho a sete… Vivemos numa época dos ofendidinhos!
Em relação ao comunicado, enfim, acho que o Sporting fez o politicamente correcto que tinha de fazer, para não ir de arrasto nesta merda de situação…