O Leicester oficializou a contratação de Abdul Fatawu, avançado de 19 anos que chega à Premier League emprestado pelo Sporting até ao final da época, com cláusula de compra de 17M€, que passa a obrigatória caso o clube inglês consiga subir à Premiere League.
“Estou muito feliz. Trata-se de um momento incrível para mim, estou feliz por estar aqui. Olhando para o Leicester e para a forma como me sinto em relação ao treinador, é o melhor lugar para mim (…) Este é o melhor momento para me juntar ao Leicester. Escolhi este clube porque pode fazer-me crescer e ajudar-me a amadurecer. [Enzo Maresca, o treinador] falou-me dos planos que tem para mim e da forma como quer que eu jogue. Quer ajudar o meu futebol”, disse Fatawu.
nota do homem do balcão: o que mais me custa, é nunca ter visto Fatawu jogar na sua verdadeira posição, onde bilha na selecção ganesa, onde brilhou na Youth League, de onde foi retirado da forma patética que todos conhecemos. Assim, é fácil dizer que o jogador não se adaptou. Assim, é fácil dizer que teve oportunidades (uns 400 minutos em flashes, uau). Que Abdul expluda em Inglaterra, e que o Sporting encaixe os 17 milhões. Será o melhor para o puto, e será o melhor para quem rapidamente virá dizer que fizemos um incrível negócio com um miúdo que custou pouco mais de um milhão.
31 Agosto, 2023 at 13:30
Enfim…
Deram prioridade ao Trincão, ao Edwards, ao Rochinha, ao Arthur e até ao Jovane!
Nunca, mas nunca vou achar que um treinador que faz uma merda destas pode ser BOM!
Das duas uma… ou é conivente com esquemas de empresários ou é uma merda de treinador (sabe-se pq foi noticiado, que antes de ir de férias Fatawu pediu para reunir com Amorim para saber se iria ter mais minutos este ano).
Como não quero acreditar que o treinador está metido em esquemas, só o posso achar uma autentica merda por não ter estofo (técnico ou emocional) para lapidar um diamante destes. Poderia vir a ser vendido por 50 ou 60 milhões… assim…. ganhamos 15 ou 17! Isto para mim é prejuizo e gestão danosa!
Vamos ver o que vai acontecer com o Geny e a chegada do Fresneda, já que o Esgaio é muito bom! Quando o Geny começar a ficar frustrado, depois é porque treina mal, como o Plata!
Um enorme foda trachinho se!
31 Agosto, 2023 at 14:16
talvez sejam mesmo as duas, porque quem compra e acredita nos 50% de vinagres e trincoes enquanto sabota outros não pode ser inocente
31 Agosto, 2023 at 14:47
As progressões dos jogadores estão muito mais mapeadas do que antigamente. Fazes 10 jogos na primeira época, 20 na segunda e todos daí para a frente. Falando de miúdos claro. A ideia é vender depois de uma ou 2 épocas a titular absoluto.
Vinagre foi um favor ao Mendes.
Trincao ainda não se percebe bem, mas talvez seja um meio meio. Meio favor, meio talvez venha a ser alguém.
Minha opinião apenas, claro.
31 Agosto, 2023 at 15:12
E eu subscrevo.
1 Setembro, 2023 at 2:06
Obvio.
31 Agosto, 2023 at 13:36
17M caso consigam subir á Premier League ou faça um x de jogos até final da época.
Algo se passou, muitos boatos.
Mas o que fica é que parece que foi mal gerido.
17M serão bem vindos no final da época, por um elemento que tem muito a provar ao dia de HOJE e que não contava no final das contas para o Sporting/RA.
Porque seria mais simples, colocar o Fatawu a rodar em Portugal e voltar para o ano e ser testado com outro treinador ou mesmo RAmorim.
Siga.
31 Agosto, 2023 at 14:02
De um treinador que acha o paulinho, o esgaio e o trincão bons para o Sporting, terá obviamente dificuldades em avaliar talento.
E não é por o paulinho ter já os golos que tem que passará a ser bom.
Continua a ser muito deficitário nas movimentações em campo e na forma como toma determinadas decisões.
31 Agosto, 2023 at 14:10
Essa conversa da posição….é sempre culpa da posição.
O Felix não rende porque posição.
O Renato Sanches não rende porque posição.
O Mané não rende porque posição.
Um jogador a sério pode não render a 200% numa posição mas na zona se ele é bom, rende. O Fatawu é um extremo mas tinha mais do que capacidade para jogar e ser utilizado como ala. Podia e devia ter jogado muito mais quer a ala quer na frente.
O que eu não compreendo é a gestão que foi feita dele. Tão depressa era titular contra o porco como desaparecia completamente sem que tenha jogado sequer mal. Eu não sei o que se passou na gestão do Fatawu, porque é que o Amorim geriu a situação de forma tão errática e sem sentido…
Que tenha toda a sorte do mundo e que encontre espaço no Championship para brilhar!
31 Agosto, 2023 at 14:38
Acho que o Fatawu é a maior mancha na estadia do Amorim até hoje. O Plata eu consigo compreender porque o Plata claramente não batia bem, agora o Fatawu parecia um rapaz com a cabeça no sitio e com vontade. Andou-se a usar o Esgaio mentalmente morto, a por-se o Artur para depois ser dispensado etc. O Fatawu podia perfeitamente, e até acho com mais qualidade, fazer o que está agora a fazer o Geny. O Geny é melhor que o Fatawu? Só se for em conhecimento tático, porque de resto não acho que seja…
É das poucas coisas nas quais não consigo ver uma justificação plausível.
31 Agosto, 2023 at 14:42
Concordo contigo menos com a ultima parte.
O Geny parece-me muito mais inteligente no movimento e muito mais consistente do que o Fatawu. O Fatawu é mais “monocordico” e muito menos inteligente no movimento. Mais selvagem. Mesmo no 1×1 tenho duvidas que o Fatawu consiga a finta curta do Geny.
Mas também confesso que estou em fase in love com o Geny…hehehe
31 Agosto, 2023 at 15:03
Não tenho duvida que o Geny neste momento seja mais forte no 1v2 ou mesmo a envolver-se com o resto, mas o Geny tem formação diferente, e nada me garante que o Fatawu com 4 ou 5 meses de jogo, mesmo jogando apenas 20/15min não melhora-se nesses parametros. A diferença é que o Fatawu ainda tem coisas que não se ensinam, tipo a velocidade e o fisico, aliado a capacidade de ir sempre para cima sem medo e com a mentalidade de só ver baliza (e tem um bom remate). Acho que em jogos mais abertos, ou em situações em que o interior consegue criar espaço, o Fatawu daria mais que o Geny, e nós tivemos muitos jogos assim.
Mas o meu problema não é com o Geny, o meu problema é o porquê da hipótese que está a ser dada ao Geny não foi dada ao Fatawu.
31 Agosto, 2023 at 15:07
E no ano passado não havia Geny, por isso nem serve de desculpa.
Sim, eu estou contigo. Acho incompreensível como não foi mais consistente a utilização do Fatawu…
31 Agosto, 2023 at 14:50
É o drama das percentagens. Se metes um gajo que só tens 50 por cento em campo ele valoriza e não consegues agarrar mais o resto. Então andamos ali a enrolar a ver se aparece alguém como o Leicester ou então asfixiamos a progressão á espera de ter liquidez e oportunidade de comprar o resto. O Amorim é capaz de ser menos responsável por estas coisas do que parece.
31 Agosto, 2023 at 15:23
Acredito que na gestão dos jogadores, a nível desportivo e financeiro tudo seja falado, organizado e decidido em sintonia entre direção e treinador.
Mas concordo e também acredito que muita da gestão desportiva vai ao reboque da gestão financeira dos activos.
Nunca como agora os jogadores foram vistos como mercadoria.
31 Agosto, 2023 at 14:19
Eu espero é que tenham assegurado mais do que os simbólicos 10% da praxe numa futura venda !
Para bem do fatawu espero que um dia ainda choremos esta dispensa/venda
Boa sorte puto !
31 Agosto, 2023 at 14:33
Oxalá Fatawo Parta aquilo tudo. Na minha opinião vai ser mais um Matheus Pereira, vai ter lampejos fantásticos, mas no fim vai voltar ao Sporting infelizmente.
31 Agosto, 2023 at 16:38
Infelizmente penso o mesmo e muitas destas lágrimas aqui desperdiçadas secarão. Porém, gostaria muito que ambos estivessemos errados e que cheguem os 17 milhoes e eventuais percentagens.
31 Agosto, 2023 at 16:43
O Matheus Pereira não voltou ao Sporting…
Infelizmente….
Eu acho que o mais provavel é mesmo ele voltar. Mas se fosse um Matheus Pereira, não voltava de certeza…
1 Setembro, 2023 at 12:16
E por mim até podia ter sido já (em vez de ter ido para o Cruzeiro)
31 Agosto, 2023 at 14:40
Penso que só temos 50% do passe, certo?
31 Agosto, 2023 at 14:50
É por aí.
31 Agosto, 2023 at 15:19
Talvez um dia venhamos a saber a verdade sobre esta história. E outras.
O mister tem muitas semelhanças com aquele que um dia o encostou. A teimosia, o treina mal, a falta de guião certo.
Pasme-se nesta curiosa semelhança – Mateus Pereira e Fatawu – ambos jogaram contra o Porto, numa espécie de “faz-te homem”, para depois serem encostados.
Quanto aos valores da cláusula de compra, mais uma semelhança com Mateus Pereira.
Valores baixos e facilmente executáveis para um clube que suba à PL.
Que tenhas muita sorte, porque qualidade, físico, técnica, tens.
Falta alguém que te “dome”, te ensine, te faça crescer.
31 Agosto, 2023 at 15:26
Porra…
Qualquer semelhança entre o Fatawu e o M. Pereira é pura coincidência…
O Fatawu dava uns toques na liga 3, sem deslumbrar. Quem não via os jogos, via um vídeo de vez em quando nas redes com um belo lance dele mas quem via sabe que era anónimo a maior parte do tempo. O M. Pereira rebentou com a 2ª liga tuga e mesmo com o Championship.
O M. Pereira não quis, porque era jogador de topo. O Fatawu do que vejo tem o teto ali num Crystal Palace. Não mais do que isso.
O M. Pereira fazia tudo bem. Tudo. Visão, passe, remate, 1×1….
31 Agosto, 2023 at 15:39
Tiago, a comparação não é dos jogadores em si, mas nos casos semelhantes e oportunidades.
31 Agosto, 2023 at 15:42
O M. Pereira jogou muito mais do que o Fatawu. Além de que vinha de 1 ano em Chaves onde mostrou claramente que era dos melhores.
E não foi aproveitado porque o Peseiro era atrasado mental. O M. Pereira era claramente titular do Sporting e um dos seus melhores jogadores.
O Fatawu podia ter jogado mais mas nem perto de ser titular.
E o M. Pereira acho que clausula era 10M, não 17.
Não me parece que haja muitas semelhanças…
31 Agosto, 2023 at 15:41
Também era fã do Matheus Pereira.
Tinha tudo para chegar ao topo. Faltou talvez um gestor de carreira competente que o fizesse descer a terra de vez em quando…
31 Agosto, 2023 at 16:46
Acho que não.
Faltou ele querer ter uma carreira.
Quando está em subida clara e podia dar o salto para um clube estável de PL vai para a Arábia ganhar uma fortuna…
Ele quis resolver a vida dele em vez de jogar ao mais alto nivel…
31 Agosto, 2023 at 17:22
Sim, a gestão de carreira também foi uma merda.
Também aqui faltou alguém a orientá-lo…
31 Agosto, 2023 at 15:42
Teve azar de apanhar um treinador estruturado….
31 Agosto, 2023 at 17:02
Um dos grandes erros do Sporting dos ultimos 40 anos – e foram tantos.
NUNCA encaixaremos 17M€ porque só temos 50% do passe.
Cai logo aqui uma parte da retórica – narrativa, segundo o Lula!
O resto, enfim, tudo o que diz respeito ao Fatawu, feito pelo Amorim, foi mal feito!
É só mais um caso, talvez o mais emblemático, do fracasso que é o Amorim a trabalhar jogadores – a excepção é o Matheus Nunes.
E isso é um mau sinal para qualquer treinador, mesmo que ganhe 6M€ por ano!
31 Agosto, 2023 at 17:58
Nunca é dificil, há proposta para se contratar o resto dso 50% por 1 milhão.
Basta só accionar isso.
Creio que não accionaram porque n tiveram tempo de ver realmente o que o jogador rende
31 Agosto, 2023 at 23:19
Se tens opção de comprar os outros 50%, sim. Se não tens, não!
Tens?
1 Setembro, 2023 at 0:18
Há opção para comprar os outros 50%. O João castro já tinha falado disso há uns tempos
31 Agosto, 2023 at 17:58
Matheus Nunes, Gonçalo Inácio, Bragança, Nuno Mendes, Porro…
Pá, calma
31 Agosto, 2023 at 23:18
Matheus Nunes…
O resto – Gonçalo Inácio, Bragança, Nuno Mendes, Porro… – não se fizeram melhores jogadores pelo Amorim. Já eram o que são hoje ou cresceram o que é normal com o jogar, a experiência e a idade…
O único que mudou da noite para o dia com o Amorim foi o Matheus.
Epá, mas que raio fez o Amorim pelo Inácio, a não ser colocá-lo a jogar?
O que mostra hoje é o que mostrava no ano em que foi campeão, com mais segurança porque tem 3 anos em cima das pernas sempre a jogar.
O Bragança?
Mudou alguma coisa com o Amorim? Nada. É o mesmo jogador que se via na formação – já com talento – que tem mais uns anitos em cima.
Porro?
Ao fim de 5 jogos fazia o que faz hoje.
Obviamente foi o Amorim que fez dele jogador…
Basta jogar regularmente, e os jogadores jovens evoluem naturalmente. Quando um treinador faz de ti jogador, notas logo que há uma diferença. Eu não gosto do Zazuz, mas o Zazuz faz jogadores. O Conceição faz de um cabo de vassoura um jogador – são os gajos do Porto que dizem, além do que eu vejo. E vais ver isso com o Ivan Jaime… Um gajo interessante, mas cona de sabão… No fim da época voltamos ao assunto…
1 Setembro, 2023 at 0:20
Inácio, evolui muito o passe longo e no campeonato 20/21, teve liberdade e cresceu com Amorim nesse aspeto.
Bragança, pediu lhe algo que ele não consegue ainda fazer que é jogador num meio campo a 2.
Nuno Mendes meteu o a jogar verdadeiramente a ala, quando nos sub 23 jogava a defesa esquerdo não sendo diferenciado na altura.
Pá ele foi lá buscá los por algum motivo. Havia talento e ele potenciou. Isso não é de treinador?
1 Setembro, 2023 at 1:00
Foi buscar à formação porque lhe deram Jeses, Eduardos e Iloris…
31 Agosto, 2023 at 17:04
Nestas condicoes, pode ser vantajoso para ambos, Clube e jogador. Este nada tem a ver com os maus negócios de Palhinha e M. Nunes, isto sem pensar muito nas vendas de Fernandes e de Raphinha, ou em desperdícios como aquele de M. Pereira. Espero que jogue mais e que volte a Alvalade com outro treinador.
31 Agosto, 2023 at 18:19
Ouvi que questionou o RA à frente de todo o plantel. Os colegas até terão ficado meio estupefactos…
Se isso for verdade, mais uma prova que RA não é treinador para uma equipa onde hajam estrelas e prima donas, que as há em quase todo o lado, aos montes.
Saber gerir Slimanis e Fatawus é uma skill necessária a um treinador mediano, quanto mais a um que ganha o que este ganha…
A direção assiste impávida e serena a isto.
31 Agosto, 2023 at 18:36
Prima donas é uma coisa.
Wanna be Prima donas armados em prima donas é outra.
O Ronaldo é uma prima dona que se tem de saber gerir. Se quiseres um exemplo mais próximo, o Di Maria…
O Fatawu armado em prima dona não há gestão nenhuma. Se isso aconteceu qualquer gajo medianamente lider despachava o Fatawu….se deixa o Fatawu que nao é ninguém armar-se ao pingarelho, nunca mais agarra o grupo…
31 Agosto, 2023 at 18:43
Não sei. Se acreditam mesmo no “recurso” se calhar têm que engolir um ou outro sapo e saber penalizar sem ser da forma mais drástica, pensando na equipa claro, mas acima de tudo no CLUBE.
Se fosse fácil não daria um salário de 5 ou 6 milhões por ano, daí eu achar que se pede mais a quem ganha isso. Saber prevenir coisas destas e atuar perante elas caso aconteçam.
1 Setembro, 2023 at 0:01
Mas questionar o treinador, que põe a jogar os merdas todos e nunca te dá uma hipótese, além de que te tira da YL, não se pode?
Um gajo chega a um ponto que enche destas merdas…
Ou tu pensas que os jogadores não têm olhos na cara?
Se nós vemos, semana atrás de semana, os merdas todos a pastar em campo, o Fatawu sempre no banco ou na bancada, ainda o gaza ao metê-lo 3 minutos com o Arsenal… Ele não vê esta merda também?
E os outros jogadores não vêem também?
Ou pensas que fomos só nós a acertar as substituições que o Amorim faz sempre?
Aqui em casa já se goza com o prato…
“Olha, está na hora de meter X e tirar Y”… Pimba! Vai buscar!
Em 5 acertam-se 4 normalmente!
O Amorim pode fazer as merdas que quiser – estar 2 anos a insistir que não precisa dum 9 porque o Paulinho é o melhor – e ninguém o pode questionar?
Ficámos em 4º a época passada pela gigante onda de erros que o gajo fez TODA a época, desde o começo – com uma ajudinha do Varandas, é verdade! Mas mesmo sem o Matheus, foda-se, tínhamos mais que obrigação de ficar à frente do Braga!
31 Agosto, 2023 at 20:37
Gestão?
Mas qual gestão?
Vocês ainda acreditam no “projecto”? Na “aposta nos jovens”?
Navegação à vista e nada mais com objectivo das comissões e negociatas.
Pelo meio muito cuidado em não afrontar os poderes lampiões que agora somos amigalhaços.