Extrema direita avança pelo mundo fora … É na Argentina, agora na Holanda … Holanda que é a 5a economia da zona euro… Depois da Itália…
Prevejo aumento do radicalismo, tensões sociais crescentes …
Por acaso tenho amigos que emigraram para a Holanda há cerca de 13-15 anos atrás e, estão, compreensivamente preocupados… Mais pelos filhos do que por eles próprios.
Recuso me a acreditar que as populações destes países não sejam mais inteligentes e que estejam a votar nestes supostos salvadores da pátria com tiques fascistas… É que discursos inflamados e que tocam nos assuntos que preocupem as pessoas são fáceis de fazer, o pior é depois. É recordar o que aconteceu na Alemanha no período pós I guerra mundial.
A história tende a repetir se.
Não quero crer que as pessoas em Portugal vão votar num rabolho, ex seminarista, com um discurso radicalizado. Num partido que vende aldrabices e quimeras mas que, na sua génese tem um conjunto de elementos que deviam estar presos, tal a quantidade das trafulhices em que estão envolvidos.
Por um lado não quero crer nisso mas depois lembro me que estou em Poortugal…
Eu compreendo o crescimento dos extremos em escassez. Não há dinheiro, há muita gente desesperada…os extremos ganham. Quem não tem nada a perder experimenta o mais radical.
Mas…
A Holanda?! Um dos países mais ricos do mundo e que não está propriamente em crise? O que é que leva um povo a eleger a extrema direita (valeria o mesmo se fosse extrema esquerda) se não o desespero económico?
Como é que alguém com meio dedo de testa vota no Ventura é algo que me ultrapassa completamente…sempre compreendi grande parte dos votos mesmo os que acho errados. No Ventura…não consigo. Não concebo que um gajo minimamente inteligente vote no Ventura…
Eu tenho duvidas em classificar o alucinado que foi eleito na Argentina como extrema direita. Não vejo quase nenhuma ligação entre ele e o que considero extrema direita…ele é um radical liberal. Isso dificilmente se coaduna com extrema direita que pelo contrário gosta de controlar tudo.
A holanda e os holandeses, na minha opinião, sempre tiveram um picozinho de xenófobos.
Esta é uma das principais preocupações dos holandeses neste momento:
“Para manter o poder de compra dos consumidores e financiar o sistema de saúde, muitos eleitores consideram que os cortes na migração são uma solução viável para libertar fundos públicos.”
Basta um gajo que fundou um partido há 2 meses vir denunciar casos no governo, ser anti sistema e ser conservador para imediatamente começar a reunir esta malta descontente e revoltada.
Também eu.
Até que comecei a ler coisas que mudaram a minha perspetiva.
São um pouco falsos.
Mas lá está.
O mais certo é neste momento haver de tudo em todo o lado e isto de andar a criticar culturas é uma merda sem sentido 🙂
Começo a colocar em causa tudo aquilo que tínhamos como padrões.
Está tudo tão misturado, talvez fruto de uma maior globalização, liberdade de circulação de pessoas, transmissão de culturas que cada vez é mais dificil meter rótulos.
Os Holandeses não são de grandes amizades com estrangeiros principalmente com os turcos, conheço bem a Holanda e tenho um amigo que está numa posição muito favorável em Roterdão e só tem amigos estrangeiros porque os holandeses são recatados com estrangeiros.
A Holanda, que tem muita gente negra de vários países, desde a Africa do Sul, Jamaica, a alguns outros países africanos, têm um tiquezinho xenófobo…
Foda-se!
A estupidez não tem limites!
Depois, claro, tudo o que ganha à direita é extrema direita.
Direita não existe. Só existe extrema direita para esta gentinha…
Por exemplo, em Portugal, a lei impede partidos de extrema direita. O tribunal Constituicional NUNCA legalizaria um partido de extrema direita. Nunca. E não vão dizer que o tribunal Constituicional é composto por gajos extremistas de direita, pois não – quando os juízes são maioritariamente do PS, alguns do PSD e até 1 do PCP?
Curiosamente, a lei não impede partidos de extrema esquerda…
No entanto, insistem em que o Chega é de extrama-direita, é xenófobo , é racista e o caralho… Um partido cujo mentor dos seus estatutos é o prof. Gabriel Mithá Ribeiro, um preto, é racista e xenóbobo, quando até tem gajos brasileiros entre os principais elementos.
Enfim…
O gajo na Argentina, o Milei, é um liberal. Não tem nada a ver com a extrema-direita. E ganhou, como é evidente, contra o gajo de esquerda que é o responsável pela situação económica do país, com cerca de 140% de inflação, e uma crise do caralho no país.
Qual é a admiração de ter ganho o Milei, se o outro afundou o país?
Mas está tudo doido?
O que consta é que a Holanda neste momento tem graves problemas de segurança e de habitação, muito fruto de imigração descontrolada que existe um pouco por quase toda a Europa. Existe em França, em Espanha, em Portugal, muito grave na Bélgica e em Inglaterra, existe na Alemanha, na Itália, etc…
São pelo menos 2 décadas de imigração descontrolada vinda principalmente da Ásia e do Médio Oriente que depois choque de frente com os valores seculares da cultura europeia e afecta a vida dos europeus.
Vocês deviam informar-se melhor, estudar um bocadinho, porque era óbvio que um dia iríamos ter este problema – que não acaba nem fica por aqui! Qualquer pessoa conhecedora sabe, porque há estudos feitos desde sempre sobre a matéria, que a integração de estrangeiros num determinado país só se faz se o volume for controlado e até um certo limite. A partir desse volume, os estrangeiros deixam de se integrar no país e passam a criar as suas próprias comunidades, criando uma cultura paralela que pode chocar com a própria cultura do país. Esta merda está estudada há décadas! Não é nada recente!
Antes de virem com esta merda de frases feitas, sem qualquer valor, sem qualquer paralelismo com a realidade, talvez lerem um bocado e falarem com quem sabe dos assuntos ajudasse…
30 anos depois da queda do muro de Berlim, ainda há gente que pensa que as pessoas foram do ocidente para o leste porque lá é que se vivia bem com as políticas de esquerda!
A cegueira não tem limites!
Antes de chamares estúpidos aos outros vai-te informar do que era a holanda antes da ocupação nazi e sobre o que era o Movimento Nacional Socialista nos Países Baixos.
Não é pelo facto de terem aberto as portas à imigração como tem na França ou Inglaterra que alteras as culturas mais radicais desses países.
Em França também tens tudo e mais alguma coisa.
Tens reparado na forma como os franceses têm reagido às questões da cultura islâmica e sobre os problemas da migração em França e até a forma como querem ajudar a Itália a expulsar os que lá estão?
Estes votos também estão associados a protesto contra o status-quo dos partidos que trdicinalmente governam. Estão cheios de gente corrupta e os escandalos multiplicam-se.
O avanço da extrema direita seja na europa seja em portugal é o espelho do falhanço dos nossos governantes. É a ele que deviamos pedir contas.
Veja-se o exemplo do PS e do Costa… Um governo com uma maioria absoluta incontestável… E o serviço que nos prestaram… A dança de ministros, os casos polémicos… Uma total falta de respeito por quem neles votou. Infelizmente assim fica fácil a extrama direita subir… Mesmo com um asno como o ventura à frente…
Z, acertaste na mouche pois é exactamente isso que está a acontecer.
Eu tenho família em alguns desses países e para além do que descreveste, está aliado o facto de terem uma larga franja da população de muçulmanos ou refugiados em que muitos não se integram na sociedade, em que muitos não trabalham e vivem à conta do sistema social. Isto está a acontecer na Bélgica, em França, na Suécia, na Holanda e em muitos outros países, as pessoas já estão fartas de pagar impostos e de se sentirem inseguras no seu próprio país, querem alternativas. Não estou com isto a dizer que essas alternativas são necessáriamente melhores, estou apenas a tentar analisar o porquê.
Reage e tem apenas a perceção ao que lhes toca diretamente.
Portanto não me admira que embarquem nestes populistas baratos.
Culpa de todos os outros que só fazem merda e levam a que as pessoas andem descrentes e não confiem nesta classe politica corrupta e incapaz.
Em relação a Portugal e ao Chega não conseguem perceber que vão votar no partido de 1 homem só, que diz apenas o que as pessoas revoltadas querem ouvir e tanto pode ir para um lado como para o outro.
Temos políticos que não têm provas nenhumas dadas, que apenas sabem o que é a carreira politica.
E quando temos gente incompetente, ignorante e sem experiência de vida que nem sabe o que é a vida real dos Milhões de portugueses que tem de viver nas condições que vive, o país anda nisto.
PSOE – centro esquerda
Sumar – ainda mais centro esquerda que o PSOE que se caracteriza por ter ideais progressistas e nada conservadores ao ponto de se sentar no congresso ainda mais à direita que o PSOE.
Aliás no congresso de deputados de espanha quem se senta mais à esquerda é o PSOE que é considerado um partido centro esquerda.
A minha opinião é que esta treta das ideologias é coisa do passado.
Hoje em dia tomam-se decisões com base no que se vai sentindo na sociedade e para caçar votos e manter o status quo.
“A minha opinião é que esta treta das ideologias é coisa do passado.
Hoje em dia tomam-se decisões com base no que se vai sentindo na sociedade e para caçar votos e manter o status quo.”
para alguma malta afetada das ideias, o Cavaco Silva era centrista. Aliás o próprio Durão Barroso foi um perigoso militante da extrema esquerda, até ver a luz da Goldman Sachs…
O BE de facto senta-se mais à esquerda no parlamento que o PCP, mas vendo as ideias que uns e outros defendem, acho o PCP muito mais extremista que o BE.
Mas lá está, ambos fizeram parte da geringonça. Daí até terem de facto governado, acho que vai uma grande distância.
É o contrassenso politico. Se é liberal não é esquerda nem direita. Mas acho que ele não se queria referir ao expectro politico mas mais á mutação de politicas. Acho o BE mais flexível e por isso mais central/liberal do que o PCP que é aquilo e nunca vai deixar de ser aquilo.
O BE é esquerda, acho que de extremo não tem nada, talvez tenha sido empurrado pelo PS mais para a esquerda porque o PS também se afastou um bocado do centro, ou daquilo que as pessoas acham que é o centro. Tal como prevejo que o PSD se vá afastar mais do centro com o Montenegro, e os partidos de direita para manterem a relevância se afastem também mais dos seus papeis tradicionais. Acho que o centro politico está a morrer ou a ser substituído pelo liberalismo, ficando a politica qualquer coisa como esquerda, direita ou liberal.
Porque está aqui uma bela confusão entre esquerda e direita.
O que define ou melhor, o que definia ser esquerda ou direita era apenas a dimensão e o papel do estado no país.
O BE é um partido de esquerda, porque quer um estado social grande e responsável por tudo no país.
O PCP é tão à esquerda como o BE.
A IL é um partido de Direita por querer um estado minimalista e favorecer a iniciativa privada.
Outra coisa são os “Costumes”, políticas em relação à igualdade de género, drogas, aborto, etc, onde estão de mãos dadas.
Acho que o que tu queres dizer é que o PCP é mais ortodoxo, logo mais conservador e, em certa medida, previsível.
O BE acolhe muitas causas identitárias, fraturantes e de franja, logo mais heterogéneo e imprevisível.
Extremos são ambos. Partidos que defendem regimes totalitários, a saída de Portugal da NATO ou da UE são tão moderados como aqueles que defendem cercas sanitárias para indivíduos de determinadas etnias ou que falam em portugueses de bem.
O PCP é mais conservador (até pela sua história e pela sua organização ultra-rigida), o BE é mais novo, carrega menos história e por isso é mais fraturante.
Mas são ambos extremos. E extremos muito parecidos. Havendo um governo PCP ou um governo BE, na realidade seriam MUITO, mas MUITO parecidos. Com nuances diferentes mas politicamente e de fundo, muito parecidos…
Eu não tinha problemas com um governo de direita (ou de esquerda ou de centro) e que na votação do orçamento tenha o voto de um dos extremos porque querem evitar o outro extremo.
O meu problema é com os extremos formarem governo.
Tenho igual problema em ter um gajo de extrema direita como PM como um gajo de extrema esquerda.
Mas é muito diferente votar um orçamento favoravelmente para permitir um governo…a ser ele a governar…
Imagina que o “bloco direito” do parlamento tem maioria mas o PSD, IL e CDS não querem nada com o Chega. E sem ele não têm maioria.
Vai a votação um governo ou mesmo um orçamento.
O Chega tem 2 hipóteses. Votar favoravelmente e manter um governo “de direita”. Ou deitar abaixo e vai tudo a eleições e fica com o peso e o “ónus” de criar a instabilidade governativa, coisa que em Portugal é muito duro.
Se o Chega votar para manter o governo por não querer ficar com o “peso” da instabilidade nem entregar à esquerda o governo por ingovernabilidade da direita, que tira votos como crl…isso significa que o Chega governa Portugal?
Foi um governo de esquerda, apoiado por partidos de extrema esquerda.
Estarem no Governo ou apoiarem o Governo, a diferença não é grande porque só apoiam o governo se o governo fizer merdas que eles querem, como é óbvio.
Mesmo dentro do PS, tens uma ala mais centrista, e uma ala mais extremista, como é o caso da ala que apoia o Pedro Nuno Santos.
O Costa é muito mais à esquerda do que era o Seguro, por exemplo. Um PS do Seguro a governar nunca faria muita coisa que o PS do Costa fez.
A diferença é gigante. Estar no governo ou votar favoravelmente um orçamento. Estar no orçamento é governar. Votar favoravelmente um orçamento é tentar influenciar a governação. Não tem nada a ver.
E o Costa não é de esquerda. O Costa é do que lhe der mais jeito. É mais de centro do que de esquerda. O PNS é que é de esquerda…daí a ala Costa vs a ala PNS ser a ala centrista vs a ala de esquerda do PS.
Aliás, basta ver a governação do Costa para perceber.
comparar chega com be – pcp – livre é tão ridiculo que até doi, basta por a palavra extrema.
não sabia que a esquerda portuguesa que pessoalmente que até acho que de esquerda já tem pouco é xenofobia, racista, homofóbica etc., pequenas diferenças diria eu.
meter tudo na mesma panela porque fica giro por a palavra extrema.
extrema esquerda não são esses partidos de ceteza.
Já disse o que penso do Chega. É um partido que cavalga no descontentamento de pequenos nichos e que graças a qualidade oratória de Ventura ganha a cada dia mais simpatizantes.
André Ventura é um oportunista (aproveitou a oportunidade de não haver à direita um partido de extrema) mas mete tanto medo quanto o Pai Natal.
Não me gozem, alguém acredita que o Chega/Ventura são um perigo para à democracia?
Perigo é a incompetência e a promiscuidade entre as carcaças que se arrastam à 4 décadas pelo poder e os seus amigos à frente de todos os negócios que cheirem à muitos milhões.
Incompetência que a determinada altura leva o país a um ponto sem retorno e pedidos de ajuda externa que obrigam a apertos de cinto dos mesmos de sempre, aqueles que pagam os prejuízos de Efacecs, TAPS e desesperam em filas de espera por uma operação que por vezes não chega a tempo.
Quando virem a extrema direita chegar ao poder em todos os paises europeus, não esqueçam de procurar pelos responsáveis nos boletins de voto que tiveram nas mãos…
Tive de dividir o comentário em dois…
Para terminar dizer que concordo com o Tiago quando escreve que é o desespero que leva as pessoas a votarem nos extremos, e em fraudes como o Ventura…
São um perigo, obviamente, tão grande como o PS e António Costa.
Como partido, está cheio de pessoas medíocres que pensam estar ali o seu elevador social e político, por isso é que sempre que há um vislumbre de poder, aquela merda parece um saco de gatos.
Há coisas extraordinárias de facto, hoje aprendi que a extrema esquerda portuguesa que até se intitula dessa forma, afinal não são nada de extrema esquerda, até são muito moderados, quase ao centro até diria. É só ler o manifesto do PCP e do BE inspirado em Mão tse tung e Lenine para se perceber ao que eles vêm e o quanto moderados eles são . Mas não, aqui o único extremista é o ventura que quer queimar os judeus e tal… só lhe falta a suástica. O PSD o CDS a IL são todos uns fascistas de extrema direita, o ventura esse é mesmo nazi. Já os comunistas são gajos muita queridos que de extremistas não têm nada e são até dos mais moderados que há.
Também aprendi que um governo apoiado não conta porque não tinham ministros, digam me onde está a manjedoura porque palha desta não dá para comer com garfo.
É preciso realmente uma lata do caralho, ou então devem achar que somos todos parvos.
Também devem ter esquecido que o partido socialista perdeu as eleições contra o Passos Coelho repito perdeu as eleições e apenas formou o governo fazendo uma coligação pós eleitoral. Abrindo um precedente único na democracia portuguesa em que o partido mais votado não governava, ligação essa que se baseava num acordo parlamentar de um governo do Partido Socialista apoiado pelo partido comunista e pelo Bloco de Esquerda apoiado pelos deputados destes partidos.
Mas não PCP e BE nunca governaram, apenas apoiaram um governo que durou 4 anos e no parlamento punham uns espantalhos para fazer de conta que estavam lá.
O Bloco é entendido como extrema esquerda fruto das suas origens. Resulta da fusão de diversos partidos Maoístas, como o PSR ou a UDP.
O que fazem agora é abraçar a causa dos costumes e da moralidade social.
O pai das Mortágua assaltava bancos e rebentava umas bombas para financiamento do movimento maoísta. Mais extrema esquerda não existe.
O Chega… É um movimento populista que abraça as causas convenientes. É extremamente perigoso, porque alimenta paixões e ódios.
O Costa e Cª são, desde há muito tempo, quem tem alimentado o Chega. Falam do Chega todos os dias. Posicionam-se como opositores e forçam o posicionamento da “direita”. Dominam a agenda.
Um Chega forte garante a dispersão de voto à direita e um governo PS. É dar-lhes palco e garantem o poder mais uns tempos.
É egoista e terá consequências, mas o que é que isso interessa se temos governo PS por mais uns anos?!?
Ainda bem que não foram os vistos Gold que tiveram essa influência, foram os pobres dos emigrantes e não a ganância dos senhorios .
Bem pensado, Ventura não diria melhor
Isso da ganância dos senhorios inclui a ex-coordenadora do BE e a empresa imobiliária que tem com o marido?
Mas realmente, tens razão, com o número infinito de casas que há no país, certamente é difícil perceber como a oferta caiu repentinamente e os preços dispararam e é óbvio que os 1888 vistos gold autorizados influenciaram bem mais os mais de 110000 imigrantes (fora os ilegais) que entraram no país em 2022
Isso também é bem verdade. Quando tivemos uma geringonça com partidos de extrema esquerda que defendem o comunismo, que dizem que a Coreia do Norte é uma democracia e que defendem o fim da iniciativa privada e totalitarismo estatal, aí ninguém se preocupou. Estamos numa fase em que tudo o que não for centro, ou centro esquerda é porque é extrema direita.
Do que sei o Milei não é de extrema direita. Ele apresentou-se como um ultraliberal anti-woke/extrema esquerda que corrompeu por completo a Argentina e ainda hoje corrompe a America-Latina. A visão dele é que o Estado foi crescendo, foi aumentando o poder social, aumentando a intervenção e a Argentina passou de uma das maiores economias do Mundo, para um pais onde 40% da população é pobre. O liberalismo sempre foi visto como uma ideologia central, nunca extrema.
Repito o Javier Milei não é extrema direita, ou é para quem pensa que tudo o que se posiciona á direita de Mao é extrema direita.
Não creio que se classifique como extrema direita ou sequer direita…
A extrema direita está tão longe dele como a extrema esquerda.
Aliás, eu diria que a extrema esquerda está mais perto da extrema direita do que ambos do Milei…mas isto é tudo muito teorico, vamos ver como vai ser a realidade…
Economicamente diria que é centro-direita/direita
Socialmente é uma espécie de “catch all” esquisito pois enquanto é a favor do que mencionei ele é contra a eutanásia e o aborto
Só vejo contradição na eutanásia. Porque sendo contra a eutanásia está a ser contra a escolha individual. Tenho dificuldade em perceber como um liberal radical como ele é contra a eutanásia…
De resto é contra o abordo porque considera que o feto é um individuo e por isso a escolha de outro não pode interferir com a vida do individuo. Que seja contra o aborto não me parece contraditório com ser liberal. Tem a ver com a forma como se olha…para o individuo “mãe” ou para o individuo “feto”.
É liberal. Em tudo. Eu não acho que a extrema direita seja liberal na economia. Pelo menos os governos de extrema direita que houve não eram nada liberais na economia….
Ele não se encaixa nas definições tradicionais de esquerda e direita…
Do que eu sei ele explica que é contra o aborto porque o feto também tem direito á liberdade, e como o feto está numa posição de desvantagem porque não consegue tomar decisões sobre ele próprio deve ser protegido. Ele não deixa de ser liberal por ser contra o aborto. Depende sempre de quando consideras que começa a vida. Se começa na concepção tens de ser contra o aborto, porque já se criou vida e essa vida tem direito á liberdade. Se achas que começa no momento em que se dá o primeiro batimento cardíaco, já há maior flexibilidade moral. Se a ideia é que só há vida depois de nascer, aí pronto podes abortar até aos 8 meses e 29 dias…
Ele é católico talvez seja essa a explicação. Se acreditas que Deus tem um plano, e que cancro e dor são cruzes que tens de carregar, não há muito que se possa dizer para contradizer o argumento. Pessoalmente é um tema que evito pensar seriamente porque é de extrema dificuldade para alguém católico por um lado não querer dar continuidade ao sofrimento que o cancro traz (é para mim a única situação plausível para a eutanásia, cancros e doenças terminais que envolvam muita dor), mas por outro a morte é um direito divino, e cabe apenas a Deus decidir quando chega o nosso tempo. É difícil decidir e é difícil explicar lol.
O aborto é algo muito mais simples. Se acreditas no potencial da vida, dificilmente vais olhar para o aborto como algo positivo.
Ele diz que Deus nos garante duas coisas, a vida e a morte, e como não nos podemos suplantar a Deus e impedir a concepção da vida, acho que o principio é o mesmo para a morte. Mas não acho que isso seja uma característica definitiva para a politica. Não é por isso que deixa de ser liberal.
O aborto também é dificil.
Tu falas do sofrimento em relação à temática eutanásia.
E o sofrimento que pode advir de um aborto ou não.
São áreas muito sensíveis de facto.
Neste aspeto eu respeito as liberdades de quem sofre e que tenha as suas faculdades, nomeadamente a capacidade para tomada de decisão intactas.
Sempre me regi pela máxima de que a minha liberdade acaba quando começa a do outro.
Portanto tenho sérias dificuldades de entender que a minha opinião seja tida em atenção no que ao sofrimento do outro diz respeito.
Como dizia o outro, pimenta no cu do outro é refresco.
Em relação à eutanásia cabe a decisão a quem sofre e que tenha mentalmente capacidade de tomar decisão.
Em relação ao aborto é uma decisão bipartida entre pai e mãe porque são os 2 que têm que ter a capacidade de tomar decisão desde que nenhum tenha tido nenhum comportamento que comprometa, falo por exemplo em caso de violação de uma mulher, nunca poderia ser tido em conta a opinião do violador para vetar o aborto, entre outros casos…
Quem vetasse o aborto ficaria responsável pela criança.
Trazer ao mundo crianças só porque sim, para depois as sentenciar a uma vida de sofrimento, também não é muito católico.
Aquilo que deveria ser feito em paralelo era a pedagogia das pessoas no momento em que andam a dar cambalhotas no sentido de serem mais responsáveis.
É uma questão muito mais moral do que politica e a opinião vai sempre ser diferente tendo em conta a bússola moral da pessoa. Eu por exemplo não acho que a decisão do aborto deva ser a 2, eu acho que o feto tem um interesse inerente que devia suplantar interesses que muitas vezes são puros caprichos. Dada a evolução da ciência hoje só engravida quem quer, há mil e uma maneiras de prevenir a gravidez. Se não querem o filho há muita gente que quer ter e não pode, seja por doença seja por orientação sexual. Há que capacitar as instituições para que possam agilizar todo o processo de adopção por exemplo…
Aborto na minha opinião tem de ser usado em casos realmente extremos, e não como meio contracetivo. Mas há malta que acha que o aborto apenas depende da decisão da mulher, e que um feto viável possa ser abortado… Eu acho que não estamos mal, não é o cenário que eu considere perfeito, acho que dava para ser ainda mais restritivo, mas como as coisas estão não me parecem mal, até porque eu não tenho de impor a minha ideologia ou moralidade a ninguém.
“eu acho que o feto tem um interesse inerente que devia suplantar interesses que muitas vezes são puros caprichos.”
Tenho dificuldades em entender isto. Um feto por mais que exista não tem personalidade juridica mas apenas uma expectativa de direitos.
Vejo sim é muito sofrimento e muitos traumas nos pais, ou apenas na mãe ou apenas no pai, causados por decisões ou falta delas no momento da gravidez e muitas delas vêm até desde logo no momento da conceção.
Também entendo que possa haver porventura caprichos. Mas isso para mim é outra temática e deve sim ser a tal preocupação e pedagogia que deve acontecer.
Agora a partir do momento em que a conceção acontece, para mim, já não estamos nessa fase do capricho. Já estamos a falar de assuntos muito sérios.
A adoção é outro assunto ainda. E também não é o que se esperaria que fosse neste momento.
São assuntos muito complicados de facto.
O facto de não querer impor a minha moralidade a ninguém é que reservo este direito a quem possa ser afetado pela tomada de decisão.
Custa-me ver as pessoas a sofrerem uma vida inteira por uma decisão ou até mesmo pela falta dela.
Mas ao mesmo tempo também me custa estar a ser retirada a possibilidade do nascimento de alguém que podia ter uma experiência de vida e um impacto que mais ninguém teve.
Já começou e infelizmente, é provável que piore a partir daqui.
O trump pode ser o maior fdp à face da terra mas em termos de política externa foi o melhor que os yankees tiveram à frente em largos anos.
Quanto à tua pergunta se considerares liberais = mundo ocidental, acho que não
Sim mas vais ver e quase todos os media lhe atribuem o rótulo de extrema direita, coisa que ele não é nem de perto. O gajo tem personalidade, e é agressivo no discurso. Pessoalmente gosto. Mas ele tem o problema de num continente de esquerda ser liberal, e por isso, como disse em cima, como está politicamente á direita do Mao Tsé-Tung, é de extrema direita.
Eu fiquei fã do gajo depois de ver este vídeo. Era um pouco disto que acho que precisávamos cá, juntamente com um corte radical no número de deputados. https://www.youtube.com/watch?v=fJFqjiB0GW0
“Sim mas vais ver e quase todos os media lhe atribuem o rótulo de extrema direita, coisa que ele não é nem de perto.”
Bem-vindo aos anos 20 do séc. XXI 🙂
Isso é o normal nos dias que correm, qualquer gajo que tenha um discurso mais agressivo ou que não vá ao encontro do “status quo” leva logo com esse rótulo.
Ah sim e se dizes algo mais real e igualitário, que vá contra a mentalidade da vitimização leva-se também com a santa trindade dos insultos: racista, xenófobo, misógino, e não saímos daqui, porque mesmo que tenhas uma solução, como já foste rotulado, a tua opinião vale 0.
Eu era criança nos 00’s, mas cada vez mais acho que a sociedade atingiu o pico nos anos 90/00.
“Eu era criança nos 00’s, mas cada vez mais acho que a sociedade atingiu o pico nos anos 90/00.”
Também eu, devemos ter idades próximas.
O mundo caminha para uma era estranha mas perigosa, na minha visão mais racista mas os afetados a não serem o que a gente espera, basta ver “trends” sociais e algumas medidas políticas que estão a acontecer nos EUA (porque eventualmente serão recicladas para o resto do mundo) para percebermos isso
Pah nunca foi feito antes. Se der bom resultado, espero que dê, vai provar que as coisas podem ser feitas de maneira diferente. Não sei se é para levar a sério ou não mas depois de ser eleito a bolsa deles disparou para números que já não viam á anos…
Outra coisa que espero que corra bem é a “restruturação” fiscal em Itália que pelo que eu percebi (no meu pequeno cérebro de neandertal) foram tomadas muitas medidas diferentes para atrair empresas e dinamizar a economia italiana.
O que eu sei é que as coisas para nós não estão a funcionar. A nossa economia está estagnada, e não me parece ser falta de conhecimento, falta de qualidade, ou simplesmente sermos um país de langões. Por isso se os exemplos têm de vir de fora que venham e por isso toda a sorte para os inconformados e anti estabelecimento.
100 anos de socialismo, com resultados catastróficos, a continuidade não me parece ser algo fiável, e salta exatamente para o oposto também não. Vamos ver. Eu acho que vai ser o primeiro caso no Mundo em que um PM realmente liberal vai ser eleito e vai executar um programa liberal. Agora, os argentinos têm é de estar preparados para uma politica que vai demorar mais do que 4 anos a implementar e a mostrar resultados. Nada se faz em 4 anos.
Nos proximos…3/4 anos acho que vai correr bem. Vai haver privatizações a rodos, dinheiro a rodos.
A questão é o que vai acontecer quando o estado for tão curto e o “mercado” tiver todo o poder sobre todo o pais. Aí é que eu estou curioso. Eu tenho poucas duvidas que o primeiro mandato será positivo. Tenho duvidas que pais vai sobrar depois…
Nos primeiros tempos vai haver montes de investimento dos privados. Compras ao estado, investimento para aproveitamento das condições existentes, vão investir o que podem para tomar controlo do país e criar os seus monopólios ou perto disso, etc…
A minha duvida é a longo prazo. Depois dos privados tomarem de todo o país…será que o mercado se regula ou que o país implode?
PS: Ponho aqui apenas a duvida porque não sei se a Argentina tem muita gente “assente” em subsídios e trabalhadores do estado, etc…porque mesmo nestas condições, é dificil tudo ser absorvido e pode haver uma guerra civil.
Isso é bonito na teoria, mas não acredito que vá ser tão rápido. A não ser que o estado vá fazer dinheiro a rodos, mas isso só vai aumentar ainda mais a inflação.
As privatizações vão ser dos sectores que dão lucro, os outros vão continuar na mão do estado.
“O Milei é favor da descriminalização do consumo de drogas leves e da prostituição, não creio que seja algo que um gajo de extrema direita seja a favor”
Junta a isso o ser a favor de armar, legalmente claro está, o povão.
Os tempos Milei na Argentina vão ser um um maná antropológico.
Exactamente, muito bem descrito. A Argentina que podia ser dos países mais ricos do mundo vive à décadas na miséria, com inflação galopante e corrupção, as pessoas estão fartas e querem tentar novas soluções. Mas aqui do alto da sabedoria dos portugueses, o gajo é um fascista de extrema direita, só porque não é da esquerda.
“Num partido que vende aldrabices e quimeras mas que, na sua génese tem um conjunto de elementos que deviam estar presos, tal a quantidade das trafulhices em que estão envolvidos.”
Desculpa que te diga, mas aqui tanto podes estar a falar do Chega como do PS, por exemplo!
A nossa classe politica é fraca, alias fraquíssima, cheia de chicos espertos e de incompetentes! E as pessoas em geral quando votam pensam a curto prazo e no seu proprio umbigo e não no que interessa de facto ao país e a eles a longo prazo. É o que temos!
Mas teoricamente votam no Chega porque “é diferente”.
Ninguém vota no PS porque é diferente e vem trazer moralidade…
Mas votam no Chega porque numa cabeça qualquer completamente alheada da realidade, o Chega é diferente e trara moralidade.
Não me choca que haja pessoas de extrema direita em PT. E que votassem num partido de extrema direita. O que me choca é que haja atrasados que votam no chega a achar que aquilo é alguma coisa que não uma vontade extrema do Ventura de ter um tacho. O Chega é tudo o que o sistema tem de pior, não é um partido anti-sistema.
No PS há trafulhas?! Há. No Chega não há nada que não seja trafulha! O Chega abarca o pior que os partidos tradicionais têm…basta conhecer qualquer coisa do Chega.
O teu voto de protesto é num partido que faz tudo contra o qual estás a protestar?!!? Um partido que é o pior resíduo daquilo em que estás a protestar?!
Eu protesto contra o facto de Portugal em vez de procurar valorizar os melhor e chamar os melhores à coisa publica, os afasta em nome dos amigos e está disposto a tudo para isso.
Agora vai ouvir o Ventura a defender o orelhas e o estado lampiónico o tempo todo que foi comentador e vais perceber exatamente o que eu mais detesto na politica.
Não vou falar do trabalho dele como consultor do BES e tudo mais….
O Ventura faz tudo para ter atenção e tacho. Eu odeio tachos. Eu valorizo a qualidade do trabalho efetuado.
Além disso valorizo muito a eficácia e a verdade. Trabalhar para atingir metas concretas, com objetivos concretos. Não a retorica barata que hoje diz uma coisa que é mentira, amanhã diz outra que é mentira só para ir buscar votos aos otários que não vão querer sequer saber se aquilo é verdade ou não…
Basta olhar para os cartazes do Chega e perceber que ali faltam algumas pessoas. Não sei se é pelo tamanho dos abanicos, mas um de certeza que não coube nos cartazes do Chega…
Depois o Chega é um partido unipessoal, logo aí deixa-me completamente de pé atrás.
Retórica barata é dizer mal do Chega e do Ventura.
Nada é mais retórica barata do que isso e nada é mais populista do que isso.
Quanto a tachos, o gajo não precisa de tachos na política.
Ganharia 10 a 15 vezes mais fora da política.
Quem precisa de tachos são gajos como o Montenegro, o Pedro Nuno Santos, o Costa, etc, que são gajos que NUNCA trabalharam na vida. O Ventura SEMPRE trabalhou. E, mais, sempre teve a possibilidade de escolher onde trabalhar, porque nunca lhe faltaram propostas. O Ventura é um gajo muito acima da média – devias informar-te do percurso dele e talvez conhecer quem o conheça e lide com ele para perceberes que não é um gajo qualquer, como eu e tu.
Meu caro, eu vejo o que se passa na AR todos os dias. Ou quase. Não falo por falar. Há muitos anos que faço isso e exactamente por isso vou estando a par do que se vai passando.
Feliz ou infelizmente tenho um trabalho que me permite isso e prefiro ouvir essas coisas, ou debates, ou programas, em vez de musica o dia todo. E como há muito tempo não trabalho 8 horas por dia (de média) tenho tempo para ler e tentar perceber o que se passa.
Essa ideia do Ventura a defender o Benfic@ eu também tenho. Mas é como eu defender o Sporting, ou como tu defenderes o Sporting – que já te vi aqui a defenderes coisas que eu não concordo, e não digo que tu queres é ser notado e ter um tacho.
Mesmo eu, às vezes, mais a frio, fico fodido por dizer certas coisas a defender o Sporting – que saem no calor da discussão.
Não perceber isso, enfim, é limitares-te.
Paraste no tempo, e daqui a 10 anos ainda vais estar a falar do Ventura que defendia o Benfic@ em 2010… Mas é contigo.
Depois, o Chega não é só o Ventura. Como o PS não é só o Costa, ou o PSD não é só o Montenegro. Cmo o IL não é só o Cotrim Figueiredo, que muitos dizem que é. Talvez se abrisses os olhos verias outras pessoas e verias que têm qualidade e fazem um trabalho decente na AR.
Bem, fiquei na mesma em relação ao que te perguntei…
Deste um exemplo que não tem paralelo na politica.
Óbvio que o Ventura defendia o Benfic@.
O Ventura, o Pedro Guerra, e os outros benfiquistas. Como os portistas defendem o Porto e os sportinguistas defendem o Sporting. Achar isto, no contexto desportivo, um fenómeno, é que é um fenómeno.
O que o Chega – e não o Ventura só – critica é exactamente a incompetência do Estado – como faz a IL também. É a escolha de pessoas incapazes para os cargos e que depois levam o país ao estado em que está.
Eu não tenho bola de cristal, como tu e outros, porque sou pobrezinho e nunca consegui comprar uma! Mas eu olho para o mundo e não vejo países de esquerda com grande sucesso. Talvez a China, mas porque economicamente funciona num base capitalista, sendo politicamente comunista.
Em 28 anos, temos 21 anos de governo PS – Guterres, Sócrates, Costa – com um pântano, uma bancarrota e a destruição da Saúde, do Ensino, dos Serviços Estatais, da Justiça, etc.
Se o Ventura é capaz de dizer as maiores atrocidades para defender os lampiões, as maiores mentiras…
Porque é que tu achas que não faz o mesmo na politica?
Tu achas mesmo que o PNS precisa mais da politica para viver do que o Ventura? E que precisa mais de dinheiro?
Hehehehehehehe
Olha…conheces bem o percurso do Ventura…diz-me lá…os trabalhos que fez, as teses que fez, os clientes que teve e defendeu, os seus bons amigos. Conta aí….
Então tu tens pena da destruição do sistema nacional de saúde e a tua solução é um gajo que no mesmo ano defendeu acabar com o SNS e passado uns meses era investir mais no SNS? E o mesmo para a educação…defende acabar com a escola publica para passado um tempo defender o reforço do investimento na escola publica?
Diz-me…o Ventura é muito competente. Dizes tu. Conta-me…os casos em que ele mostrou isso.
O que o Chega, e por acaso a IL, defendem é que as pessoas possam escolher entre ir ao SNS ou ao privado.
O resto és tu a mandar merdas para cima da mesa para tentar marcar pontos.
Já agora, o Chega também diz que o problema do SNS não é o dinheiro – que aumentou 50% de 2015 a 2023 – mas sim de organização e que tem a ver com ideologia.
Se o problema fosse dinheiro, o problema estava resolvido e o SNS funcionaria muito melhor agora do que em 2015!
Em 2019 estava no programa: “extinção do ministério da Educação e da escola pública, assim como a redução do Serviço Nacional de Saúde a atendimento de miseráveis”
Na pandemia já achava que era preciso mais recursos para o SNS.
Agora já se agarra ao que a IL defende…+-…..
E vai evoluindo….e fazendo o seu caminho…conforme o dia….
O Ventura trabalhou na AT e toda a gente diz que foi competente e que é uma autoridade no assunto.
Se soubesses quem é o Ventura, nem fazias perguntas parvas dessas.
Podes não gostar do gajo – que é uma merda que eu aceito na boa porque eu também não gosto de certos gajos! Agora, para o arrasar profissionalmente, convém saberes do que falas.
Eu volto a dizer-te:
O gajo prescindiu de ganhar muito dinheiro para estar na política – que é uma cena que eu entendo, se o gajo sentir mesmo a vontade de tentar mudar algo, e que acho que é possível. E acho que é possível porque eu já deixei de ganhar muito mais para ir trabalhar para outro lado com um sonho de fazer algo diferente e que fizesse a diferença. Eu podia ter ficado a trabalhar nos EUA, a ganhar 10 vezes o que vim ganhar para cá, mas preferi vir para cá porque queria fazer parte do um projecto que achava que podia ser diferenciador e um exemplo na Europa. Para ti isso é querer um tacho, ou querer holofotes ou o caralho…
Agora, a culpa dessa mentalidadezinha, foda-se, se calhar nem é tua…
Pois, Tiago, parece que todos vão evoluindo menos tu que estás agarrado ao Ventura comentar futebol em 2015 ou lá quando foi…
O Chega tem 4 anos, ou algo do género. É normal que vá ajustando, digo eu.
Há medida que vai tendo mais gente, que vão debatendo as coisas, acho normal irem melhorando.
O normal para ti é nascer e ficar imutável, para não ser acusado de mudar… 😀 😀 😀
“Olha…conheces bem o percurso do Ventura…diz-me lá…os trabalhos que fez, as teses que fez, os clientes que teve e defendeu, os seus bons amigos. Conta aí….”
“Diz-me…o Ventura é muito competente. Dizes tu. Conta-me…os casos em que ele mostrou isso.”
Está dificil…eu sei…mas vá lá…tu dizes que toda a gente sabe, diz.
Ainda vais descobrir que meteu licença sem vencimento na AT supostamente para ir para o parlamento ao mesmo tempo que era consultor fiscal….
Um gajo sério e completamente de fora do sistema que não precisa de dinheiro para nada….
Vai evoluindo vai…há vezes que evolui de um mês para o outro e volta a evoluir para o que disse antes logo a seguir (o que para o comum dos mortais se chama regredir)….
Depende da retorica que lhe convém…
É como os estudos que gostam de apresentar….também vão evoluindo…normalmente na inexistência ou não dizendo o que eles dizem que dizem. Ou as sondagens que eles apresentam feitas no FB……
“Está dificil…eu sei…mas vá lá…tu dizes que toda a gente sabe, diz.”
Já disse.
Lê o que escrevi.
“Ainda vais descobrir que meteu licença sem vencimento na AT supostamente para ir para o parlamento ao mesmo tempo que era consultor fiscal…”
Sei disso.
Meteu licença e depois?
Não podia?
Tinha um contrato de consultor fiscal e cumpriu o contrato até ao fim, depois deixou isso, não o renovando, apesar de quererem renovar.
E qual é o problema..?
Cometeu alguma ilegalidade? Escondeu isso? Não fez o que disse que ia fazer?
Já estás a entrar no ridículo…
“Um gajo sério e completamente de fora do sistema que não precisa de dinheiro para nada…”
Isto quer dizer o quê?
Toda a gente precisa de dinheiro.
O gajo ganha o que qualquer deputado ganha.
Não ganha dinheiro por fora, ao contrário de muita gente na AR, alguns que até nem o declararam.
Tudo o que aqui disseste, ou foi legal e o que ele disse que ia fazer, ou é falso.
E, lá está, sou obrigado a desmentir-te, defendendo o gajo, porque estás a mentir e a insinuar coisas que não são verdade. E o mais grave da questão é que o gajo nem me paga para isto…
Estás a fazer o que muita gente aqui faz ao Varandas, a mentir descaradamente só para dizer mal dele.
Só disseste que trabalhou na AT. Não disseste nenhum trabalho, nenhum cliente, amigos, etc, que comprovem e mostrem que ele é um gajo muito competente.
De resto, não vale a pena continuar. Tu queres ter desculpa para tudo e recusaste a ver o evidente. Ou é burrice ou é falta de vontade….
Queres votar no Chega e queres desculpa para votar no Chega. E para isso estás disposto a saltar por cima de tudo o que seja evidencia e a desculpar tudo. A condução dele do partido, as mudanças constantes de discurso, a boçalidade, a quantidade de gente que o rodeia que não vale um corno, os amigos e o que sempre defendeu, os padrinhos que teve…nada interessa…
É só triste assistir a isso…quão cego alguém pode ser…
Eu não preciso de desculpa para votar em quem eu quiser.
Tu podes precisar, que não me lembro de ter ler aqui a assumires votar isto ou aquilo.
Eu tenho assumido SEMPRE em quem voto e qual a minha posição nas diversas merdas.
O que falas do Ventura é o que falas de mim, que é mentira também. Tu e outros, com essa merda do um dia diz uma coisa e outro diz outra. Não me admira nada porque é sempre o argumento que usam para tentar tirar credibilidade às opiniões ou posições dos outros.
Tudo conversa de puto do liceu…
Eu até entendo que vocês, tu e a pandilha contra o Chega, só conheçam o Ventura no Chega e achem que o resto é merda. Como eu conheço mais deputados, de ouvir as suas intervenções na AR e o seu trabalho nas Comissões de inquérito, tenho uma visão diferente e posso falar do Chega sem me referir só à cara do Ventura.
Para mim é um absurdo o país estar neste estado, com uma Saúde deprimente, praticamente sem Justiça, um Ensino a roçar o ridiculo, Serviços do Estado todos uma merda, etc… muito por culpa do PS, do PSD, do BE e do PCP e vocês aqui a malhar no Chega que chegou à política há 4 anos, como se fosse o culpado de todos os males em Portugal.
E o mais engraçado, ou triste, é ver que as pessoas que fazem isto ainda chamam os outros de burros…
Quem não quer mais do mesmo é que é burro. Está certo!
Vocês são “doentes” que só sabem dizer mal e nunca têm uma solução…
O Milei é extrema direita – porque tudo o que ganha à esquerda é extrema direita.
O anterior governo pegou na Argentina com 35 biliões de USD de divida, quase 10% da população na pobreza, uma inflação de 34% e uma taxa de juro de 45% e na altura das eleições tinha uma divida de 450 biliões de USD, 40% da população na pobreza, uma inflação nos 140% e uma taxa de juro de 133%.
E querias que votassem em quem?
No Milei?
Ou no ministro da economia que fez isto ao país?
Estou mesmo a ver, tu, argentino, se falas o que falas do Ventura, o que dirias do Milei e irias votar no Sérgio Massa.
Para ti burro é quem vota (quer) diferente e não os 44% que mesmo com esse “brilhante” trabalho ainda votaram nele por cegueira ideológica!
“Em 2019 estava no programa: “extinção do ministério da Educação e da escola pública, assim como a redução do Serviço Nacional de Saúde a atendimento de miseráveis””
A desonestidade é dizer estas merdas, assim, sem nenhum contexto…
Ou então é só desconhecimento e falta de interesse em perceber as coisas…
O Chega, tal como a IL, que são ambos liberais nestes assuntos, defendem que as pessoas possam escolher se querem ir ao serviço publico ou ao serviço privado – e falo especificamente do Ensino de da Saúde – sendo que pagariam o mesmo em qualquer das situações.
Indo ao serviço publico, pagariam a taxa moderadora ou a propina básica – quem não estiver isento – e o resto seria suportado pelo Estado que tem o serviço – seja escola ou seja hospital.
Indo ao serviço privado, pagariam a mesma taxa moderadora ou a propina básica – quem não estiver isento – e o resto seria o Estado a pagar, ou à Escola ou ao Hospital.
O Chega chegou a levantar a hipótese de discutir a possibilidade do Estado não ter Hospitais ou Escolas suas com base no facto de se toda a gente escolhesse as Escolas ou os Hospitais privados não faria sentido o Estado ter essas infraestruturas – que estariam às moscas. Mas isto não passou duma hipótese de discussão.
Quer o Chega, quer a IL, defendem que é o Estado que deve suportar a Saúde e o Ensino através dos impostos mas que cabe ao cidadão escolher a que hospital ir e em que escola coloca os filhos.
Portanto, o que tu insinuas, ou o fazes de má fé, só para dizer mal, ou o fazes por desconhecimento, mostrando que falas de merdas que desconheces e que a tua ideia está errada, obviamente. O que, neste ultimo caso, cabe perfeitamente no que costumo dizer que só é desinformado quem quer, com algumas excepções!
É, concordo, um voto de protesto – o país fica a saber que x% das pessoas deram-se ao trabalho de lá ir mostrar que não gostam de ninguém – mas não tem qualquer peso no que depois é o resultado final das eleições.
Se houvesse 20% ou 30% de votos nulos, aí, sim, acho que teria um efeito porque fariam haver algum debate sobre isso. Com 4% ou 5% de votos nulos, que ainda são uns quantos, não tem qualquer efeito e não acho que alguma vez passe dessa margem.
Como eu oiço todos os dias um bocadinho do que se passa na AR – não passo o dia a ouvir a AR – consigo ter a noção do que discutem, do que cada partido defende, de que deputados intervêm e dos que não intervêm, etc… E isso ajuda-me a perceber as coisas e a não dizer os disparates que vejo alguns de vocês aqui a dizer – tu já disseste uns quantos hoje, merdas que nem são verdade, nem estão lá próximo, porque se estivessem podia ser sempre uma forma diferente de interpretares as coisas!
Eu fui surpreendido no Varandas porque pensei que o gajo era mais competente, tendo em conta que andava há 11 anos no meio “futebol”.
Não fui surpreendido no que vocês continuam a a apontar, que é a desonestidade dele com o intuito de acabar com o Clube e vender a SAD.
Pensei que o gajo ia ser mais competente, e enganei-me. Acontece. Não foi a primeira vez, nem será a ultima.
Agora, eu acho isso absolutamente normal – uma pessoa pesar que está a votar bem e depois verificar que afinal votou mal – e vocês acham isso inaceitável – o que indica que vocês votam sempre bem, ou seja, há muitos anos que no grupinho do pessoal que me critica por ter votado Varandas na eleição de 2018, ninguém vota PS… Menos mal! Se fosse verdade. Porque tenho a certeza que não é e que há muita gente aqui que me aponta o dedo por ter votado Varandas mas votou no Sócrates e votou no Costa, e provavelmente vai votar PS outra vez porque o problema do país é mesmo o Ventura e o Chega.
Se isto não fosse tão ridículo, era até hilariante!
Rampante, tens de entender que eu sou uma pessoa que acredita no que acredita, porque pensa sobre os assuntos, e que gosta de perceber as coisas e fazer o que é correcto.
Eu segui o meu sonho, de estar num projecto que me pareceu que iria ser uma coisa fantástica em termos de Educação e um exemplo na Europa – durante um certo tempo teve condições para isso, até interesses pessoais se sobreporem ao interesse do projecto. Deixei de ganhar muito dinheiro para estar nisso – não porque era um tacho – e quando percebi que aquilo nunca iria a lado nenhum, saí no próprio dia. Nem lá voltei para buscar a minhas coisas.
Portanto, é verdade que há quem faça tudo por dinheiro, mas também existem pessoas que fazem o que é preciso por projectos, colocando o dinheiro num patamar mais baixo.
O mal do País está, acima de tudo, no PS – 3 bancasrotas, n casos de corrupça~ão, inclusive 2 PM acusados disso, escândalos com vários ministros, etc. PSD vem logo a seguir e PCP, CDS e BE não escapam a isso e têm todos casos de corrupção entre eles.
Nem a IL, nem o Chega têm seus dirigentes acusados de nada. O problema não está neles mas sim em quem lá anda antes sequer deles existirem.
Para mim, a solução não passa nem por PS, nem por PSD, nem por BE, nem por PCP, nem por CDS… Pode passar pelo Chega ou pela IL mas não tenho a certeza que passe.
O pior disto tudo, ainda é o facto de eu achar que nem a IL, nem o Chega, ganharão as eleições, nem os 2 juntos conseguirão maioria. Portanto, estarão sempre dependentes do PSD, que pode ganhar as eleições e será sempre uma das opções para governar Portugal – duvido que sozinho mas pode ser que juntando-se a um ou a ambos dos outros.
Portanto, para mim, o que vai sair das eleições será uma de 2 coisas:
a) o PS volta a ganhar com minoria – e tentará arranjar uma maioria para governar, que pode ser o PSD num bloco central, ou uma geringonça 2 com PCP e BE
b) o PSD ganha com minoria – e tentará arranjar uma maioria para governar, que pode ser com o PS num bloco central, ou com a IL, ou com o Chega, ou com a IL e o Chega.
Se for a), será mais da mesma merda.
Se for b), será um mal menor em relação ao que existe agora.
Seja o que for, na minha opinião, não será o que Portugal precisa para sair desta merda e começar a mudar mentalidades.
Eu volto a dizer, estou a cagar para o que vocês pensam de mim. Não ando aqui para fazer inimigos mas também não ando para fazer amigos.
Ando aqui para dar a minha opinião, sobre o que for. Com certeza não estarei correcto em tudo, mesmo achando no momento que estou – nunca ponho de parte que posso não estar certo em algum momento, mesmo havendo coisas que “juro a pés juntos que tenho razão”. Até porque não “juro a pés juntos que tenho razão” em todos os assuntos.
Todo queimados estão alguns de vocês, que não sabem mais do que dizer mal – casos do Varandas e do Ventura, por exemplo. Mentem descaradamente, adulteram o que dizem, TUDO para poder dizer mal de um ou de outro.
Achar que um gajo que defende o seu clube ao limite, é ser mau carácter, epá, é um gajo que não faz a minima ideia do que é um mau carácter e de que é capaz de fazer. Se já tivesse apanhado algum, com certeza não diria uma estupidez destas…
Discutir bola e discutir política é como falar da noite e do dia. Não tem nada a ver. Uma coisa é irracional, outra é objetiva, racional.
Meu caro, com a musica distrais-te. Não te traz “sabedoria”. Ouvir debates, todo o género de debates – e há tanta coisa – pode sempre trazer-te algo de positivo para acrescentar ao que já sabes, ou julgas saber.
Portanto, não vou seguir o teu conselho e vou deixar a musica para outras alturas, de puro lazer! 😉
Irrita-me um bocado ter de vir aqui defender o Ventura mas, foda-se, tu não fazes a mínima ideia de quem é o Ventura…
O Ventura não precisa de tachos na política.
O gajo podia estar a trabalhar no privado a ganhar 10 ou 15 vezes o que ganha como deputado.
Dizeres que fez um partido para ter um tacho é daquelas merdas que só um gajo parvo sem conhecimento nenhum de quem é o Ventura e das capacidades dele – gostem ou não do gajo, o gajo é um carola, super inteligente!
Os estatutos do Chega nem foram feitos por ele mas sim por um grupo de pessoas cuja cabeça era o Mithá Ribeiro.
E depois gajos como tu, que chamam os outros parvos, dizem que o Chega é extrema-direita, xenófobo, racista e o caralho… Portanto, um gajo preto criou um partido de racistas… Enfim…
O que é engraçado é que o grupinho que anda sempre aqui na Tasca a acusar os outros de comerem tudo o que a CS diz, faz exactamente o mesmo.
Fico fodido de ter de vir aqui defender o Chega – já sei que me vão colar a isso mas enfim – mas é tanta merda o que dizem que um gajo não pode ficar indiferente a tanta barbaridade e a tanta falsidade!
Não ficas nada….Alguém aqui tem duvidas disso?! Tu és Chega a toda a linha.
Deixa ver se percebo…
Tu achas mesmo que a busca por tachos e atenção tem alguma coisa a ver com ganhar mais no imediato ou não?!
Foda-se…tão anjinho…
O Ventura é um atention hore, que quer ser muito falado e importante. Sim, quer um tacho que lhe dê visibilidade, quer ter poder, quer ter mais….o Ventura foi para a politica só para isso. Não foi por mais nada.
Começou no futebol a sua busca por visibilidade, apadrinhado por um gajo muito sério e que é um homem ás direitas…o Rui Gomes da Silva…e com ele viu a aberta no PSD. Depois, quando viu a sua dificuldade em ter esse poder no PSD, saiu para ir para onde não estava ninguém…
O Ventura é um escroque sem princípios e que fará tudo para ter mais poder. O buraco estava na extrema direita, foi para lá que ele foi. E para isso está disposto a vender a mãe, defender a merda mais indefensável. Porque ele sempre foi assim.
O Ventura é o pior que um politico pode ter. E não tem nada do melhor que um politico pode ter.
Eu não consigo perceber como é que um gajo não lampião empedernido que ouviu o Ventura comentar futebol nem que seja 2 ou 3 vezes e não percebe isto…que o Ventura está disposto a dizer tudo e o seu contrário, sendo ambos mentira, para tentar defender o que lhe dá visibilidade e poder…
Já tive o cuidado de aqui dizer o que defendo em termos políticos – o que defendo para o país.
Voto onde achar que devo votar na altura. Não decido antes.
Nunca votarei PCP ou BE, porque acho que são sistemas que não funcionam – basta ver como TODOS os países comunistas funcionam, que é socialismo para o povo e capitalismo para os governantes – levando-os à miséria.
Dificilmente votarei PS (o partido mais corrupto que existe em Portugal), PSD ou CDS.
Nos restantes, logo vejo, sendo que voto sempre em alguém. E já votei à esquerda e à direita.
Bem, o resto é a tua opinião.
Tens direito a ela.
Eu não concordo e sigo a minha vida.
Eu vejo as pessoas fazerem o que querem.
Tu achas o gajo um mau carácter – eu não vou por aí.
O que dizes do Ventura, na realidade podes dizer de todos os políticos…
Podes, por exemplo, dizer do Cotrim Figueiredo. Ou do Rui Rocha.
Eu separo os gajos que estão na política mas vêm do mercado do trabalho, dos gajos que estão na política mas nunca trabalharam e sempre estiveram ligados à política – e, mesmo assim, nestes, há sempre uma ou outra excepção onde podes encontrar gente capaz, mesmo que a maioria sejam uns merdas que, esses sim, procuram um tacho.
O conceito de tacho, que usaste para o que o Ventura faz, não se compadece com uma pessoas que pode escolher onde trabalha – e falo em trabalhar mesmo, não a estar empregado.
O Ventura podia estar no privado, a ganhar mais, logo não está na política por um tacho. Logo o que dizes está errado porque queres dar uma conotação que não é verdade!
Tu não acreditas em pessoas com vocação para a política, ou para lideres. Eu acho que pode haver.
O teu ódio ao Ventura vem de ele defender o Clube dele. Eu acho isso o normal. E se ele defender Portugal, que é o país dele, como defendia o clube dele, epá, podes ter a certeza que um dia terá o meu voto. Porque é isso que eu quero, alguém que defenda o país e leve o país para a frente e melhore a vida à pessoas – coisa que eu nunca vi aqui tu apontares a partido nenhum pois a única posição que tens é ser contra o Ventura.
Pois, tu não consegues perceber muita coisa. Eu entendo isso.
Começas logo por não perceber que defender um clube tem uma certa irracionalidade, enquanto defender uma política é uma cena que é mais objectiva, é mais medível, digamos assim.
Um gajo é dum clube porque sim e um gajo é dum partido porque acredita no que o partido defende – bem ou mal, depois é outra conversa. Defender um clube, fazes de uma forma um bocado irracional. defender um partido e a sua politica já é uma cena racional e com argumentos objectivos, com que se pode concordar ou não.
Quando não sabes separar estas duas situações tão diferentes, epá, acabas a misturar alhos com bugalhos.
A religião é muito mais como um clube do que como a política.
É mais no irracional.
O meu odio ao Ventura vem do caracter do Ventura. Não tem nada a ver com ele defender o clube dele.
O meu odio ao Ventura é o facto dele ser capaz de tudo para ganhar poder e notoriedade. Ser capaz de dizer uma coisa e o seu contrário em meio dia se isso der jeito. Dele ser capaz de vender a mãe para ter poder e notoriedade.
O meu ódio ao Ventura vem da falta de caráter dele. Não tem nada ver com ele defender o benfica. A forma como ele defendia o benfica é só prova dessa falta de caracter…
O Ventura não acredita em nada. O Ventura só acredita no que lhe der notoriedade e poder.
O que eu detesto no Ventura é o que mais detesto nos políticos. Um vale tudo para ter poder e a primazia da retorica sobre a verdade e a eficácia.
Para mandares num país tens de dar a cara, aparecer, tomar posições, algumas polémicas, assumir isso e andar para a frente. E depois escolhes Paulos Macedos para te ajudarem nas diversas pastas da governação.
Que foi o que fez o Bolsonaro no Brasil, tendo-se rodeado de pessoas competentes nas diversas áreas. Foi por isso que o Brasil teve superavit todos os anos menos no ano da pandemia, as empresas estatais passaram a dar lucros, o povo teve finalmente água no nordeste, acabou com grande parte da corrupção e do banditismo, etc… Tudo coisas que 6 meses de (des)governo Lula destruíram.
No ultimo ano tiveram cerca de 50 bilhões de reais – não lembro o valor certo – e falam que este ano vão ter cerca de 200 bilhões de reais de défice!
Mas, claro, o Bolsonaro é extrema direita, xenófobo, racista e o caralho a sete ou oito!
Mas defenderei sempre o direito que tens a existir, a emitires opinião (por inqualificável que seja), a insultares, a deturpares a verdade, a manipulares factos, a baralhares conceitos e a que possas sempre sempre sempre fazê-lo calçado.
O teu querido Ventura (que é óbvio que não é racista nem xenófobo nem é merda nenhuma, porque não passa de um oportunista que compreendeu a receita para chegar onde quer) é que gosta pouco de quem o contradiga ou que não alinhe pelo seu diapasão.
os grandes paises são maioriotariamente capitalistas e liberais, não vejo que o mercado livre e privado tenham resolvido o problema da pobreza e da injustiça já que comparas a queda do muro na alemanha, vai ao leste da alemanha e pergunta as pessoas hoje em dia se estão mais felizes com a riqueza que lhe prometeram, irias ter uma supresa.
O facto, que te dói, mas mete vazelina que passa, é que quando caiu o muro as pessoas passaram do leste para o ocidente e não o contrário. E mais, as pessoas achavam que valia a pena arriscarem a vida para tentar ir para o capitalismo e deixar essa beleza que é a política de esquerda!
Não há país perfeito.
Eu sei disso.
Tenho a certeza que tu também sabes.
Mas metes sempre a colher para dar o teu toque que “a esquerda é uma merda mas a direita também não soluciona tudo”… Bom mesmo deve ser só em tua casa, ou na tua empresa, se a tiveres, por isso, faz como o Ventura e tenta arranjar um tacho e muda o país para como tu sabes que é bom!
a mim não me doi nada porque eu vivi esses momentos a cores porque vivia lá meu sabichão, sabe tudo e não sabe nada.
vi a alegria das pessoas do leste quando o muro caiu, falei com elas ao contrario de ti que viste na tv, hoje passado 34 anos vai lá falar com elas se continuam assim tão entusiasmadas.
oh que querido, o capitalismo não é perfeito mas exiges isso dos outros sistemas porque se não forem , falharam.
Nenhum sistema é absolutamente justo e perfeito, pela simples razão, se não for outra, que são pessoas que tomam decisões e as pessoas cometem erros.
Eu não tenho duvida nenhuma que quem vive hoje na Alemanha que antigamente era a Democrática, está muito melhor do que antes da queda do muro de Berlim.
Isto é factual e basta ter uma noção do que é a Alemanha – mesmo com os problemas que tem hoje, que há 20 anos não tinha, e muito menos há 30 – para saber isso e não colocar isso em causa.
Aliás, basta, como turista, andar na parte da Alemanha Federal e depois na parte da Alemanha Democrática para se perceber o quanto as realidades eram diferentes e como hoje é tudo mais próximo e equilibrado.
Quanto ao que falas, eu também posso dizer que muitos alemães ocidentais culpam a unificação por o país não se ter desenvolvido como se estava a desenvolver antes da união – porque foram os alemães ocidentais que tiveram de suportar a ajuda aos alemães orientais, quando já eram na altura os que mais contribuíram para a União Europeia.
Portanto, meu caro, as coisas são como são, e nunca ou raramente são perfeitas.
Mas a questão nem é essa.
A questão é que nos países capitalistas tens os governantes e depois tens ricos, médios e pobres, e nos países de esquerda tens os governantes ricos que vivem num capitalismo só deles, e depois tens o socialismo para o povinho todo onde é tudo pobre!
No capitalismo tens a hipótese do mérito te dar riqueza e uma boa vida. Nos países de esquerda tens o socialismo a equilibrar toda a gente na pobreza.
Nos países do mundo inteiro, na maioria, vá, a maioria dos pobres têm o quê? O que a parte capitalista lhes proporciona: TV, telemóvel, mota, bicicleta, micro-ondas, etc.
Não têm o quê? Saúde, Justiça, Ensino, etc, que é o que os estados socialistas não dão a ninguém!
O pouco que conseguem ter, devem ao sistema capitalista, onde o dinheiro compra…
Liberais como quem diz. Do que sei o Javier Milei é o 1o liberal a chegar a PM, no Mundo. Normalmente a politica Mundial tem sido bipolar, o liberalismo quebra a bipolaridade politica. Aliás uma coisa que todos têm em comum, esquerda ou direita é que com o passar dos anos há uma maior intervenção do Estado na vida pública, coisa que do que sei para os Liberais é um não não.
Mas também tenho um conhecimento muito superficial de como funcionam as coisas.
estão todos ao serviço do grande capital que é liberal e por consequente as politicas implantadas com mais disfarce ou menos disfarce são liberais em geral.
Discordo, liberal implica uma descentralização, o atual sistema do grande capital tem empresas como a BlackRock ou a Vanguard que são acionistas maioritários mega corporações como a Tesla ou a Apple
É vendida a ideia de que existe uma descentralização do capital e da criação deste mas se olharmos melhor, este está maioritariamente concentrado nos mesmos agentes
Mas com um estado liberal tiras todas e quaisquer barreiras que essas empresas ainda vão tendo, mesmo que sejam mínimas ou praticamente existentes.
Se a malta já se queixa que hoje em dia é a lei da selva…então com estas mentalidades liberais vai ser bonito.
Acho que muito inocente pensa que o liberalismo é um estilo de American Dream, mas chegando lá vão se foder à grande…
Pensam que o compadrio é marca registada apenas dos governos de esquerda?
Estão tão enganados.
O compadrio, egoísmo, sede pelo poder, tenho que vos desiludir nesta matéria, mas é característica da humanidade e não está afeta a nenhuma ideologia politica.
As ideologias politicas são como as religiões.
Servem para enganar os crentes…
O mercado não é, verdadeiramente, livre, apesar da ideia contrária ser vendida.
Para mim, a alternativa de termos um “nanny state” não é boa, e continuo a ver o capitalismo como um mal menor. A terceira alternativa, apesar de excelente, nunca irá ser implementada, porque por um lado é associada, erradamente, a sistemas autoritários do passado e por outro porque o mercado e dependência dele evoluiu de tal maneira que a mudança seria impossível.
Há até uma teoria que diz que se fizessem um reset do dinheiro e distribuíssem de formas iguais por cada uma das pessoas, ao fim de X anos o dinheiro iria parar exatamente às mesmas pessoas.
Acho que ele fala só dos alemães orientais em relação aos alemães ocidentais.
Não tem sequer em conta que uns (ocidentais) partiram 100 furos acima dos outros (orientais) e mesmo assim tiveram de puxar os outros (orientais) para cima.
Comparado com o que era antes do muro, acho que só um gajo de Plutão pode dizer que não estão melhores.
A questão que eu gostava de ver esclarecida é qual é afinal a solução, o sistema, que é bom?
É que parece que nada presta…
O problema, para mim, é sempre a ganância e a dualidade de critérios que faz certas pessoas terem umas regras para os outros e outras para eles próprios. Seja qual for o sistema, se tens dualidade de critérios, vai dar sempre merda, vai criar sempre injustiça, vai sempre beneficiar uns e prejudicar outros.
Se a solução dele é descer o Pote e resultar, encantado.
No ano passado era contra. Absolutamente contra. Porque só o Pote era capaz de marcar golos.
Este ano…o Paulinho faz golos e faz boa dupla com o Gyokeres, temos Gyokeres, O Geny pode jogar na frente…temos mais soluções para a frente, não me choca tanto…
Descendo o P. Gonçalves acho que podemos ficar curtos na frente mas acho que estamos curtos na frente desde o inicio…para mim sempre faltou e continuará a faltar alternativa ao Gyokeres…
Se tivesse de comprar um médio, seria sempre de perfil diferente. Para Pote já temos o Pote e o Bragança. Seria sempre um jogador mais fisico…mais Morten que Pote…mas pronto…
De qualquer forma espero é que o Sporting não vá ao mercado a não ser absolutamente pela certa. E tenho duvidas que o Sporting tenha dinheiro para ir ao mercado pela certa…
Vão contando com o Paulinho na frente ou Trinção, o Pote no meio campo ou o Trinção a ala direita quando o Esgaio não jogar. O RA deve estar inquieto para que o Morita e o Gatamo vão para as seleções para meter estas amélias.
Prefere meter o Trinção na ala do que apostar num jovem da formação a defesa direito, ou seja, prefere meter um jogador fora da sua posição do que apostar num que sempre jogou. Porque que raio vão dispensar o Gonçalo Esteves?
O Gonçalo Esteves, apesar de promissor, não quer nada com o futebol. Passa a vida na noite e nem sequer treinou com a equipa A esta época, portanto acho que é óbvio o porquê de o dispensar. E ele não vai meter o Trincão na ala direita, o amigo Badaesgaio joga sempre.
Ventura é o produto do resultado da governação por parte de um aparelho que falha. Seja pela óbvia falência da matriz ideológica, seja por parte dos quadros políticos, que na sua maioria são incompetentes, impreparados e tantas vezes corruptos. E de um povo ignorante, sem memória, que quer é comprar raspadinhas, ver o Goucha e a CMTV, mais o Benfica a ganhar por qualquer preço.
Porque ele confronta o poder do sistema e enfrenta os seus intérpretes em sede da Assembleia, reconheçamos, é um excelente orador. Gajos como ele fazem falta, é dos poucos que tiram os outros palermas do sério (os tais que se cagam para o segredo de justiça e expõe alguns podres. Só que, na minha opinião, as motivações não são genuinas, mas sim eleitoralistas.
Por isso não será alguém a seguir, nem que seja porque o homem não é propriamente um modelo de coerência e o seu partido é um saco de gatos, que isto anda anda tudo ao mesmo, já dizia o Vasco Santana. Não tem a minha simpatia.
Mas não entendo a dualidade de critérios, se Ventura é perigoso e fascista, que dizer do arco geringoncial que endeusa Maduro, Fidel e o Che (o gajo que não gostava de pretos e paneleiros), mas que vai aproveitando as benesses do capitalismo, distribuindo prebendas pelos amigos filiados.
Presentemente vê-se Ana Gomes a comentar na TV tráfico de influências, mais o Paulo Pedroso a comentar pedofilia. É o que temos , mas lá está, provavelmente merecemos.
O primeiro parágrafo diz tudo, mas dizer que o ventura “não é propriamente um modelo de coerência e o seu partido é um saco de gatos”, é utilizar o melhor dos amaciadores que conheço… é o homem certo para endireitar isto, a finpartner foi só um cheirinho e o “trabalho” para o carnide e ex. DDT, um pró-bono. Habemus lider.
ora bem depois de trump que não tem nada de corrupto mas que tantos aqui defendem por ser anti sistema ( não consigo para de rir ) temos agora um novo heroi de seu nome milei, não percebo porque ventura não tenha a mesma simpatia dessa mesma gente.
vamos lá dar as mãos ao liberalismo que nunca foi tentado cuf cuf cuf e todos seremos felizes.
estou convosco, total confiança na vossa sabedoria de tentar algo de novo mas não só nos outros paises que ficam assim um bocado longe mas agir já no nosso pais.
ansioso pela libertação do sistema e que tanta riqueza e bem estar nos vai propocionar mas não me peçam para ir para a guerra se ela chegar, confio em voces que lutarão por mim e pelos esquerdistas de merda.
Independentemente da validade dos postulados de Milei, a minha opinião é de que muito do que preconiza não será implementado, falta-lhe maioria nas câmaras.
“Viver e trabalhar no velho José Alvalade: o megaprojeto que cresce no local do antigo estádio do Sporting.
Norfin investiu 300 milhões de euros na criação do ‘Campo Novo’, que terá escritórios, apartamentos e comércio. “É uma mais-valia para Lisboa”, diz-nos Pedro Salema Garção”
Já disse o que penso do Chega. É um partido que cavalga no descontentamento de pequenos nichos e que graças a qualidade oratória de Ventura ganha a cada dia mais simpatizantes.
André Ventura é um oportunista (aproveitou a oportunidade de não haver à direita um partido de extrema) mas mete tanto medo quanto o Pai Natal.
Não me gozem, alguém acredita que o Chega/Ventura são um perigo para à democracia?
Perigo é a incompetência e a promiscuidade entre as carcaças que se arrastam à 4 décadas pelo poder e os seus amigos à frente de todos os negócios que cheirem à muitos milhões.
Incompetência que a determinada altura leva o país a um ponto sem retorno e pedidos de ajuda externa que obrigam a apertos de cinto dos mesmos de sempre, aqueles que pagam os prejuízos de Efacecs, TAPS e desesperam em filas de espera por uma operação que por vezes não chega a tempo.
Quando virem a extrema direita chegar ao poder em todos os paises europeus, não esqueçam de procurar pelos responsáveis nos boletins de voto que tiveram nas mãos…
As pessoas começam a ficar cansadas da mesma fórmula em que os milhões passam-lhes a frente dos olhos e vão parar sempre aos mesmos bolsos enquanto continuam a ver a sua situação a degradar-se e com menos perspectivas de deixar um mundo melhor para os seus descendentes.
Um dia as pessoas acordam e percebem que aquilo que fizeram foi alimentar com o seu voto redes de influência construída ao longo dos anos e que se perpetuam e renovam a cada novo acto eleitoral.
É dificil não concordar com quem fala em falência das instituições quando vemos os crimes de colarinho branco prescreverem ou acabarem em penas suspensas, quando assistimos a degradação acelerada da educação e da saúde, ao mesmo tempo que centenas de milhões vão parar a empresas que depois são oferecidas por tostões a particulares…
Excelente recuperação!
Essa bola morta que vira um penalty no final do 4° set mostra que os jogadores do Mónaco sentiram o peso da recuperação verde e branca.
Excelente excelente…. Vamos á negra!!!
Era uma grande reviravolta!!
Alguém está a ver?
Ninguém comenta…. Depois aínda de diz que gostamos das nossas modalidades
Ver uma entrevista do Bernardo e a forma como fala do seu clube faz me ter pena que nca no nosso clube tenha havido um craque destas últimas gerações com este sentimento tao puro e genuíno.
Tiveste o Nani ok, mas nca com este tom. Nunca com esta clarividência e Sportinguismo!
Ja exemplos ao contrário, de malta que é aqui formada e que quase aprende andar na academia a falar mal, ou a nunca dizer bem nem a assumir o amor pelo Sporting é aos magotes!
Venha quem vier esta entrevista é brutal e cheia de sentimento!
Perdemos o 5° set em Itália será muito complicado vencer. O Monza não é uma equipa qualquer.
Mas gostei da recuperação e energia da equipa.
É estranho olhar para a equipa e os rostos serem todos estranhos. É difícil criar uma química entre adeptos e equipa quando são renovadas todas as épocas.
Os jovens atletas das camadas jovens emocionados com a simpatia da equipa italiana que até tirou uma “foto de família” com os putos das formações de fundo
Não lembro de ver os nossos adeptos e a equipa adversária em tão saudável convívio!
E deve ter ficado uma foto fantástica!
É o primeiro jogo que vejo desta equipa mas já tenho agendado o jogo da próxima 4a feira!
Isto passou da Tasca do Cherba para a Tasca do Facha? Fdx!
Numa coisa estamos todos de acordo: o PS é uma valente merda. Tão
grande, que vai conseguir a proeza de termos um governo com o Ventura nos 50 anos do 25 de Abril.
PS: Ventura e alternativa, são duas palavras que só fazem sentido na frase “Fui à alternativa do João Moura no Campo Pequeno e ele lidou um boi chamado Ventura”.
“Isto passou da Tasca do Cherba para a Tasca do Facha? Fdx!
PS: Ventura e alternativa, são duas palavras que só fazem sentido na frase “Fui à alternativa do João Moura no Campo Pequeno e ele lidou um boi chamado Ventura”.”
23 Novembro, 2023 at 9:12
Bons dias …
Extrema direita avança pelo mundo fora … É na Argentina, agora na Holanda … Holanda que é a 5a economia da zona euro… Depois da Itália…
Prevejo aumento do radicalismo, tensões sociais crescentes …
Por acaso tenho amigos que emigraram para a Holanda há cerca de 13-15 anos atrás e, estão, compreensivamente preocupados… Mais pelos filhos do que por eles próprios.
Recuso me a acreditar que as populações destes países não sejam mais inteligentes e que estejam a votar nestes supostos salvadores da pátria com tiques fascistas… É que discursos inflamados e que tocam nos assuntos que preocupem as pessoas são fáceis de fazer, o pior é depois. É recordar o que aconteceu na Alemanha no período pós I guerra mundial.
A história tende a repetir se.
Não quero crer que as pessoas em Portugal vão votar num rabolho, ex seminarista, com um discurso radicalizado. Num partido que vende aldrabices e quimeras mas que, na sua génese tem um conjunto de elementos que deviam estar presos, tal a quantidade das trafulhices em que estão envolvidos.
Por um lado não quero crer nisso mas depois lembro me que estou em Poortugal…
23 Novembro, 2023 at 9:15
“Portugal” é uma abstração, não existe. Portugal é um pedaço de chão com portugueses como eu e tu lá dentro…
23 Novembro, 2023 at 9:18
Não conheço nada da Holanda…
Mas o que acho mais curioso é…
Eu compreendo o crescimento dos extremos em escassez. Não há dinheiro, há muita gente desesperada…os extremos ganham. Quem não tem nada a perder experimenta o mais radical.
Mas…
A Holanda?! Um dos países mais ricos do mundo e que não está propriamente em crise? O que é que leva um povo a eleger a extrema direita (valeria o mesmo se fosse extrema esquerda) se não o desespero económico?
23 Novembro, 2023 at 9:22
Como é que alguém com meio dedo de testa vota no Ventura é algo que me ultrapassa completamente…sempre compreendi grande parte dos votos mesmo os que acho errados. No Ventura…não consigo. Não concebo que um gajo minimamente inteligente vote no Ventura…
Eu tenho duvidas em classificar o alucinado que foi eleito na Argentina como extrema direita. Não vejo quase nenhuma ligação entre ele e o que considero extrema direita…ele é um radical liberal. Isso dificilmente se coaduna com extrema direita que pelo contrário gosta de controlar tudo.
23 Novembro, 2023 at 9:29
A Europa está a viver uma crise de emigração que não está a querer encarar.
E é isso que está a fazer crescer a extrema direita, por enquanto. E o que ainda assim a limita é que a Europa tem dinheiro e vive bem.
Se esta crise económica não for rapidamente controlada e se se descontrola um bocadinho mais…é garantido que a extrema direita vai controlar a Europa.
23 Novembro, 2023 at 21:44
“A Europa está a viver uma crise de emigração que não está a querer encarar.
E é isso que está a fazer crescer a extrema direita, por enquanto.”
Subscrevo.
23 Novembro, 2023 at 9:29
Votam no chega porque é o voto da revolta.
Votam no chega porque é o voto contra a classe politica.
É estupido mas é o que é…
23 Novembro, 2023 at 21:45
Votam no Chega porque, em primeiro lugar, o André Ventura é do Benfica…
https://www.youtube.com/watch?v=2_H_f5Mruhw
23 Novembro, 2023 at 9:35
A holanda e os holandeses, na minha opinião, sempre tiveram um picozinho de xenófobos.
Esta é uma das principais preocupações dos holandeses neste momento:
“Para manter o poder de compra dos consumidores e financiar o sistema de saúde, muitos eleitores consideram que os cortes na migração são uma solução viável para libertar fundos públicos.”
Basta um gajo que fundou um partido há 2 meses vir denunciar casos no governo, ser anti sistema e ser conservador para imediatamente começar a reunir esta malta descontente e revoltada.
23 Novembro, 2023 at 9:53
Eu sempre vi os holandeses como gajos divertidos e liberais mas é verdade que não conheço bem os holandeses…
23 Novembro, 2023 at 10:31
Também eu.
Até que comecei a ler coisas que mudaram a minha perspetiva.
São um pouco falsos.
Mas lá está.
O mais certo é neste momento haver de tudo em todo o lado e isto de andar a criticar culturas é uma merda sem sentido 🙂
Começo a colocar em causa tudo aquilo que tínhamos como padrões.
Está tudo tão misturado, talvez fruto de uma maior globalização, liberdade de circulação de pessoas, transmissão de culturas que cada vez é mais dificil meter rótulos.
23 Novembro, 2023 at 14:02
Os Holandeses não são de grandes amizades com estrangeiros principalmente com os turcos, conheço bem a Holanda e tenho um amigo que está numa posição muito favorável em Roterdão e só tem amigos estrangeiros porque os holandeses são recatados com estrangeiros.
23 Novembro, 2023 at 10:37
A Holanda, que tem muita gente negra de vários países, desde a Africa do Sul, Jamaica, a alguns outros países africanos, têm um tiquezinho xenófobo…
Foda-se!
A estupidez não tem limites!
Depois, claro, tudo o que ganha à direita é extrema direita.
Direita não existe. Só existe extrema direita para esta gentinha…
Por exemplo, em Portugal, a lei impede partidos de extrema direita. O tribunal Constituicional NUNCA legalizaria um partido de extrema direita. Nunca. E não vão dizer que o tribunal Constituicional é composto por gajos extremistas de direita, pois não – quando os juízes são maioritariamente do PS, alguns do PSD e até 1 do PCP?
Curiosamente, a lei não impede partidos de extrema esquerda…
No entanto, insistem em que o Chega é de extrama-direita, é xenófobo , é racista e o caralho… Um partido cujo mentor dos seus estatutos é o prof. Gabriel Mithá Ribeiro, um preto, é racista e xenóbobo, quando até tem gajos brasileiros entre os principais elementos.
Enfim…
O gajo na Argentina, o Milei, é um liberal. Não tem nada a ver com a extrema-direita. E ganhou, como é evidente, contra o gajo de esquerda que é o responsável pela situação económica do país, com cerca de 140% de inflação, e uma crise do caralho no país.
Qual é a admiração de ter ganho o Milei, se o outro afundou o país?
Mas está tudo doido?
O que consta é que a Holanda neste momento tem graves problemas de segurança e de habitação, muito fruto de imigração descontrolada que existe um pouco por quase toda a Europa. Existe em França, em Espanha, em Portugal, muito grave na Bélgica e em Inglaterra, existe na Alemanha, na Itália, etc…
São pelo menos 2 décadas de imigração descontrolada vinda principalmente da Ásia e do Médio Oriente que depois choque de frente com os valores seculares da cultura europeia e afecta a vida dos europeus.
Vocês deviam informar-se melhor, estudar um bocadinho, porque era óbvio que um dia iríamos ter este problema – que não acaba nem fica por aqui! Qualquer pessoa conhecedora sabe, porque há estudos feitos desde sempre sobre a matéria, que a integração de estrangeiros num determinado país só se faz se o volume for controlado e até um certo limite. A partir desse volume, os estrangeiros deixam de se integrar no país e passam a criar as suas próprias comunidades, criando uma cultura paralela que pode chocar com a própria cultura do país. Esta merda está estudada há décadas! Não é nada recente!
Antes de virem com esta merda de frases feitas, sem qualquer valor, sem qualquer paralelismo com a realidade, talvez lerem um bocado e falarem com quem sabe dos assuntos ajudasse…
30 anos depois da queda do muro de Berlim, ainda há gente que pensa que as pessoas foram do ocidente para o leste porque lá é que se vivia bem com as políticas de esquerda!
A cegueira não tem limites!
23 Novembro, 2023 at 10:48
Eina que tratado!
Que cheiro a mofo!
Que injeção de bafio!
23 Novembro, 2023 at 11:24
🙂
Z
23 Novembro, 2023 at 11:56
Antes de chamares estúpidos aos outros vai-te informar do que era a holanda antes da ocupação nazi e sobre o que era o Movimento Nacional Socialista nos Países Baixos.
Não é pelo facto de terem aberto as portas à imigração como tem na França ou Inglaterra que alteras as culturas mais radicais desses países.
Em França também tens tudo e mais alguma coisa.
Tens reparado na forma como os franceses têm reagido às questões da cultura islâmica e sobre os problemas da migração em França e até a forma como querem ajudar a Itália a expulsar os que lá estão?
É tudo uma questão de perspetivas.
A tua é claramente de direita.
23 Novembro, 2023 at 13:05
Não indo tão atrás para não ser ainda mais estúpido basta ignorar quem venceu as eleições na Holanda.
Dá só uma vista de olhos às politicas que defendem e informa-te um bocadinho antes de dizer merda sobre a opinião dos outros.
E se a maioria do povo holandês votou nele o que é que isso diz da maioria do povo holandês?
Vamos ser ainda mais estúpidos e ignorar isso?
23 Novembro, 2023 at 16:23
Não foi a maioria, mas foram os mais votados…
23 Novembro, 2023 at 16:36
Certo.
23 Novembro, 2023 at 12:11
chega que tu chegas bem
23 Novembro, 2023 at 9:27
Estes votos também estão associados a protesto contra o status-quo dos partidos que trdicinalmente governam. Estão cheios de gente corrupta e os escandalos multiplicam-se.
O avanço da extrema direita seja na europa seja em portugal é o espelho do falhanço dos nossos governantes. É a ele que deviamos pedir contas.
Veja-se o exemplo do PS e do Costa… Um governo com uma maioria absoluta incontestável… E o serviço que nos prestaram… A dança de ministros, os casos polémicos… Uma total falta de respeito por quem neles votou. Infelizmente assim fica fácil a extrama direita subir… Mesmo com um asno como o ventura à frente…
Z
23 Novembro, 2023 at 9:51
Z, acertaste na mouche pois é exactamente isso que está a acontecer.
Eu tenho família em alguns desses países e para além do que descreveste, está aliado o facto de terem uma larga franja da população de muçulmanos ou refugiados em que muitos não se integram na sociedade, em que muitos não trabalham e vivem à conta do sistema social. Isto está a acontecer na Bélgica, em França, na Suécia, na Holanda e em muitos outros países, as pessoas já estão fartas de pagar impostos e de se sentirem inseguras no seu próprio país, querem alternativas. Não estou com isto a dizer que essas alternativas são necessáriamente melhores, estou apenas a tentar analisar o porquê.
23 Novembro, 2023 at 9:54
Pois…
Será por aí.
E se a isso se juntar uma crise financeira mais forte…é garantido…
23 Novembro, 2023 at 9:28
O povo é burro.
O povo é egoísta.
Reage e tem apenas a perceção ao que lhes toca diretamente.
Portanto não me admira que embarquem nestes populistas baratos.
Culpa de todos os outros que só fazem merda e levam a que as pessoas andem descrentes e não confiem nesta classe politica corrupta e incapaz.
Em relação a Portugal e ao Chega não conseguem perceber que vão votar no partido de 1 homem só, que diz apenas o que as pessoas revoltadas querem ouvir e tanto pode ir para um lado como para o outro.
Temos políticos que não têm provas nenhumas dadas, que apenas sabem o que é a carreira politica.
E quando temos gente incompetente, ignorante e sem experiência de vida que nem sabe o que é a vida real dos Milhões de portugueses que tem de viver nas condições que vive, o país anda nisto.
Salve-se quem puder…
23 Novembro, 2023 at 9:43
Curiosamente a extrema esquerda vai governar aqui ao lado em Espanha e não é preocupação para ninguém, como não foi cá entre 2015 e 2019…
23 Novembro, 2023 at 10:03
PSOE – centro esquerda
Sumar – ainda mais centro esquerda que o PSOE que se caracteriza por ter ideais progressistas e nada conservadores ao ponto de se sentar no congresso ainda mais à direita que o PSOE.
Aliás no congresso de deputados de espanha quem se senta mais à esquerda é o PSOE que é considerado um partido centro esquerda.
A minha opinião é que esta treta das ideologias é coisa do passado.
Hoje em dia tomam-se decisões com base no que se vai sentindo na sociedade e para caçar votos e manter o status quo.
23 Novembro, 2023 at 10:22
“A minha opinião é que esta treta das ideologias é coisa do passado.
Hoje em dia tomam-se decisões com base no que se vai sentindo na sociedade e para caçar votos e manter o status quo.”
Totalmente de acordo
23 Novembro, 2023 at 18:08
+1
23 Novembro, 2023 at 10:08
A extrema esquerda governou em Portugal?
23 Novembro, 2023 at 10:23
para alguma malta afetada das ideias, o Cavaco Silva era centrista. Aliás o próprio Durão Barroso foi um perigoso militante da extrema esquerda, até ver a luz da Goldman Sachs…
23 Novembro, 2023 at 10:26
Considerando que no período que apontei o governo teve o apoio parlamentar no bloco é essa a minha opinião.
SL
23 Novembro, 2023 at 10:37
O BE de facto senta-se mais à esquerda no parlamento que o PCP, mas vendo as ideias que uns e outros defendem, acho o PCP muito mais extremista que o BE.
Mas lá está, ambos fizeram parte da geringonça. Daí até terem de facto governado, acho que vai uma grande distância.
23 Novembro, 2023 at 10:45
O BE é muito mais extremista que o PCP, que sendo comuna como é o BE é conservador nos costumes enquanto o BE aceita a merda toda.
O PCP é a extrema esquerda conservadora. O BE é a extrema esquerda liberal, logo vai mais ao extremismo.
Epá, lê um bocado!
23 Novembro, 2023 at 10:51
É mais extremista porque é mais Liberal? Desde quando é que o “liberal” a torna mais extremista?
23 Novembro, 2023 at 11:07
É o contrassenso politico. Se é liberal não é esquerda nem direita. Mas acho que ele não se queria referir ao expectro politico mas mais á mutação de politicas. Acho o BE mais flexível e por isso mais central/liberal do que o PCP que é aquilo e nunca vai deixar de ser aquilo.
O BE é esquerda, acho que de extremo não tem nada, talvez tenha sido empurrado pelo PS mais para a esquerda porque o PS também se afastou um bocado do centro, ou daquilo que as pessoas acham que é o centro. Tal como prevejo que o PSD se vá afastar mais do centro com o Montenegro, e os partidos de direita para manterem a relevância se afastem também mais dos seus papeis tradicionais. Acho que o centro politico está a morrer ou a ser substituído pelo liberalismo, ficando a politica qualquer coisa como esquerda, direita ou liberal.
23 Novembro, 2023 at 13:07
“É mais extremista porque é mais Liberal? Desde quando é que o “liberal” a torna mais extremista?”
Hehehehehe
Cenas…
23 Novembro, 2023 at 18:41
Porque está aqui uma bela confusão entre esquerda e direita.
O que define ou melhor, o que definia ser esquerda ou direita era apenas a dimensão e o papel do estado no país.
O BE é um partido de esquerda, porque quer um estado social grande e responsável por tudo no país.
O PCP é tão à esquerda como o BE.
A IL é um partido de Direita por querer um estado minimalista e favorecer a iniciativa privada.
Outra coisa são os “Costumes”, políticas em relação à igualdade de género, drogas, aborto, etc, onde estão de mãos dadas.
23 Novembro, 2023 at 19:11
Resumidamente é isso, Tomáš Skuhravý.
A grande diferença é o papel que o Estado deve ter.
E pelos casos recentes, só não percebe quem não quer que o Estado enquanto gestor de empresas deixa muito a desejar…
23 Novembro, 2023 at 22:02
“liberal”… “conservador”…
BE: liberal em termos sociais, conservador em termos económicos
PCP: conservador quer em teros sociais, quer em termos económicos
IL: liberais em termos económicos (e, provavelmente, também em termos sociais).
CDS: conservadores em termos sociais, liberais em termos económicos
24 Novembro, 2023 at 19:07
PCP e BE são politicamente comunistas mas o PCP é conservador nos costumes e o BE é liberal nos costumes.
23 Novembro, 2023 at 10:56
Acho que o que tu queres dizer é que o PCP é mais ortodoxo, logo mais conservador e, em certa medida, previsível.
O BE acolhe muitas causas identitárias, fraturantes e de franja, logo mais heterogéneo e imprevisível.
Extremos são ambos. Partidos que defendem regimes totalitários, a saída de Portugal da NATO ou da UE são tão moderados como aqueles que defendem cercas sanitárias para indivíduos de determinadas etnias ou que falam em portugueses de bem.
SL
23 Novembro, 2023 at 11:04
Claro.
O PCP é mais conservador (até pela sua história e pela sua organização ultra-rigida), o BE é mais novo, carrega menos história e por isso é mais fraturante.
Mas são ambos extremos. E extremos muito parecidos. Havendo um governo PCP ou um governo BE, na realidade seriam MUITO, mas MUITO parecidos. Com nuances diferentes mas politicamente e de fundo, muito parecidos…
23 Novembro, 2023 at 22:03
Isso.
É mais ou menos isto:
BE: liberal em termos sociais, conservador em termos económicos
PCP: conservador quer em termos sociais, quer em termos económicos
IL: liberais em termos económicos (e, provavelmente, também em termos sociais).
CDS: conservadores em termos sociais, liberais em termos económicos
23 Novembro, 2023 at 10:40
Mas o apoio parlamentar não é governar.
Eu não tinha problemas com um governo de direita (ou de esquerda ou de centro) e que na votação do orçamento tenha o voto de um dos extremos porque querem evitar o outro extremo.
O meu problema é com os extremos formarem governo.
Tenho igual problema em ter um gajo de extrema direita como PM como um gajo de extrema esquerda.
Mas é muito diferente votar um orçamento favoravelmente para permitir um governo…a ser ele a governar…
23 Novembro, 2023 at 10:50
Dou-te um exemplo…
Imagina que o “bloco direito” do parlamento tem maioria mas o PSD, IL e CDS não querem nada com o Chega. E sem ele não têm maioria.
Vai a votação um governo ou mesmo um orçamento.
O Chega tem 2 hipóteses. Votar favoravelmente e manter um governo “de direita”. Ou deitar abaixo e vai tudo a eleições e fica com o peso e o “ónus” de criar a instabilidade governativa, coisa que em Portugal é muito duro.
Se o Chega votar para manter o governo por não querer ficar com o “peso” da instabilidade nem entregar à esquerda o governo por ingovernabilidade da direita, que tira votos como crl…isso significa que o Chega governa Portugal?
Não me parece…
23 Novembro, 2023 at 18:43
Não foi isso que aconteceu. Foram fechados vários acordos legislativos e orçamentais antes de aprovarem o orçamento.
Acho que podemos dizer que governaram através do orçamento de estado.
23 Novembro, 2023 at 22:04
“Orçamento” não é “governo”, mas entendo o teu ponto de vista.
23 Novembro, 2023 at 10:50
Foi um governo de esquerda, apoiado por partidos de extrema esquerda.
Estarem no Governo ou apoiarem o Governo, a diferença não é grande porque só apoiam o governo se o governo fizer merdas que eles querem, como é óbvio.
Mesmo dentro do PS, tens uma ala mais centrista, e uma ala mais extremista, como é o caso da ala que apoia o Pedro Nuno Santos.
O Costa é muito mais à esquerda do que era o Seguro, por exemplo. Um PS do Seguro a governar nunca faria muita coisa que o PS do Costa fez.
23 Novembro, 2023 at 10:55
A diferença é gigante. Estar no governo ou votar favoravelmente um orçamento. Estar no orçamento é governar. Votar favoravelmente um orçamento é tentar influenciar a governação. Não tem nada a ver.
E o Costa não é de esquerda. O Costa é do que lhe der mais jeito. É mais de centro do que de esquerda. O PNS é que é de esquerda…daí a ala Costa vs a ala PNS ser a ala centrista vs a ala de esquerda do PS.
Aliás, basta ver a governação do Costa para perceber.
23 Novembro, 2023 at 11:34
Como é evidente…
Porque se a diferença não fosse grande então estariam sempre no governo…
Z
23 Novembro, 2023 at 10:41
também não me tinha apercebido que isso téra acontecido, sempre a aprender.
23 Novembro, 2023 at 10:52
comparar chega com be – pcp – livre é tão ridiculo que até doi, basta por a palavra extrema.
não sabia que a esquerda portuguesa que pessoalmente que até acho que de esquerda já tem pouco é xenofobia, racista, homofóbica etc., pequenas diferenças diria eu.
meter tudo na mesma panela porque fica giro por a palavra extrema.
extrema esquerda não são esses partidos de ceteza.
23 Novembro, 2023 at 11:16
Ele acha que o Chega não é xenófobo…
23 Novembro, 2023 at 12:14
o que ele acha já todos sabemos.
23 Novembro, 2023 at 13:47
Muito bom 😀 😀 😀
Os outros é que são estúpidos.
De facto está explicado porque votou no varandas e depois se surpreendeu muito….
23 Novembro, 2023 at 18:43
Nem xenófobo, nem racista:
https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2023/03/230308_MARCUS-SANTOS-brasileiros-do-Chega.jpg
Por acaso coneço-o daqui de Matosinhos.
Já disse o que penso do Chega. É um partido que cavalga no descontentamento de pequenos nichos e que graças a qualidade oratória de Ventura ganha a cada dia mais simpatizantes.
André Ventura é um oportunista (aproveitou a oportunidade de não haver à direita um partido de extrema) mas mete tanto medo quanto o Pai Natal.
Não me gozem, alguém acredita que o Chega/Ventura são um perigo para à democracia?
Perigo é a incompetência e a promiscuidade entre as carcaças que se arrastam à 4 décadas pelo poder e os seus amigos à frente de todos os negócios que cheirem à muitos milhões.
Incompetência que a determinada altura leva o país a um ponto sem retorno e pedidos de ajuda externa que obrigam a apertos de cinto dos mesmos de sempre, aqueles que pagam os prejuízos de Efacecs, TAPS e desesperam em filas de espera por uma operação que por vezes não chega a tempo.
23 Novembro, 2023 at 18:48
Quando virem a extrema direita chegar ao poder em todos os paises europeus, não esqueçam de procurar pelos responsáveis nos boletins de voto que tiveram nas mãos…
Tive de dividir o comentário em dois…
Para terminar dizer que concordo com o Tiago quando escreve que é o desespero que leva as pessoas a votarem nos extremos, e em fraudes como o Ventura…
23 Novembro, 2023 at 18:48
São um perigo, obviamente, tão grande como o PS e António Costa.
Como partido, está cheio de pessoas medíocres que pensam estar ali o seu elevador social e político, por isso é que sempre que há um vislumbre de poder, aquela merda parece um saco de gatos.
23 Novembro, 2023 at 14:14
Há coisas extraordinárias de facto, hoje aprendi que a extrema esquerda portuguesa que até se intitula dessa forma, afinal não são nada de extrema esquerda, até são muito moderados, quase ao centro até diria. É só ler o manifesto do PCP e do BE inspirado em Mão tse tung e Lenine para se perceber ao que eles vêm e o quanto moderados eles são . Mas não, aqui o único extremista é o ventura que quer queimar os judeus e tal… só lhe falta a suástica. O PSD o CDS a IL são todos uns fascistas de extrema direita, o ventura esse é mesmo nazi. Já os comunistas são gajos muita queridos que de extremistas não têm nada e são até dos mais moderados que há.
Também aprendi que um governo apoiado não conta porque não tinham ministros, digam me onde está a manjedoura porque palha desta não dá para comer com garfo.
É preciso realmente uma lata do caralho, ou então devem achar que somos todos parvos.
23 Novembro, 2023 at 14:37
Também devem ter esquecido que o partido socialista perdeu as eleições contra o Passos Coelho repito perdeu as eleições e apenas formou o governo fazendo uma coligação pós eleitoral. Abrindo um precedente único na democracia portuguesa em que o partido mais votado não governava, ligação essa que se baseava num acordo parlamentar de um governo do Partido Socialista apoiado pelo partido comunista e pelo Bloco de Esquerda apoiado pelos deputados destes partidos.
Mas não PCP e BE nunca governaram, apenas apoiaram um governo que durou 4 anos e no parlamento punham uns espantalhos para fazer de conta que estavam lá.
23 Novembro, 2023 at 14:44
Mas não PCP e BE nunca governaram
não
23 Novembro, 2023 at 14:42
ainda bem aque aprendeste, não faças os outros de idiotas.
23 Novembro, 2023 at 15:23
O Bloco é entendido como extrema esquerda fruto das suas origens. Resulta da fusão de diversos partidos Maoístas, como o PSR ou a UDP.
O que fazem agora é abraçar a causa dos costumes e da moralidade social.
O pai das Mortágua assaltava bancos e rebentava umas bombas para financiamento do movimento maoísta. Mais extrema esquerda não existe.
O Chega… É um movimento populista que abraça as causas convenientes. É extremamente perigoso, porque alimenta paixões e ódios.
O Costa e Cª são, desde há muito tempo, quem tem alimentado o Chega. Falam do Chega todos os dias. Posicionam-se como opositores e forçam o posicionamento da “direita”. Dominam a agenda.
Um Chega forte garante a dispersão de voto à direita e um governo PS. É dar-lhes palco e garantem o poder mais uns tempos.
É egoista e terá consequências, mas o que é que isso interessa se temos governo PS por mais uns anos?!?
23 Novembro, 2023 at 15:52
as origens já se perderam á muito tempo.
23 Novembro, 2023 at 22:13
“O pai das Mortágua assaltava bancos e rebentava umas bombas para financiamento do movimento maoísta. Mais extrema esquerda não existe.”
No Chega não há gente dessa…
https://visao.pt/atualidade/politica/2022-02-04-das-bombas-de-75-a-vice-do-parlamento-quem-e-e-como-pensa-diogo-pacheco-de-amorim/
23 Novembro, 2023 at 22:15
https://ensina.rtp.pt/artigo/padre-max-vitima-da-extrema-direita/
23 Novembro, 2023 at 15:59
O Be e o PCP só são xenofobos se os imigrantes forem ricos…
23 Novembro, 2023 at 16:21
Haha do cacete, agora essa acertaste mesmo em cheio Vinium.
23 Novembro, 2023 at 17:03
ainda bem que o custo das casas e das rendas não subiram
23 Novembro, 2023 at 17:18
Uma solução para isso é meteres um travão na imigração e controlares as fronteiras, duvido que o BE aceite isso.
23 Novembro, 2023 at 22:12
Ainda bem que não foram os vistos Gold que tiveram essa influência, foram os pobres dos emigrantes e não a ganância dos senhorios .
Bem pensado, Ventura não diria melhor
24 Novembro, 2023 at 14:28
Isso da ganância dos senhorios inclui a ex-coordenadora do BE e a empresa imobiliária que tem com o marido?
Mas realmente, tens razão, com o número infinito de casas que há no país, certamente é difícil perceber como a oferta caiu repentinamente e os preços dispararam e é óbvio que os 1888 vistos gold autorizados influenciaram bem mais os mais de 110000 imigrantes (fora os ilegais) que entraram no país em 2022
23 Novembro, 2023 at 13:38
Isso também é bem verdade. Quando tivemos uma geringonça com partidos de extrema esquerda que defendem o comunismo, que dizem que a Coreia do Norte é uma democracia e que defendem o fim da iniciativa privada e totalitarismo estatal, aí ninguém se preocupou. Estamos numa fase em que tudo o que não for centro, ou centro esquerda é porque é extrema direita.
23 Novembro, 2023 at 15:18
Estamos numa fase em que tudo o que não for centro, ou centro esquerda é porque é extrema direita.
e o seu contrario, a esquerda até comen criancinhas, cuidado.
23 Novembro, 2023 at 10:52
Do que sei o Milei não é de extrema direita. Ele apresentou-se como um ultraliberal anti-woke/extrema esquerda que corrompeu por completo a Argentina e ainda hoje corrompe a America-Latina. A visão dele é que o Estado foi crescendo, foi aumentando o poder social, aumentando a intervenção e a Argentina passou de uma das maiores economias do Mundo, para um pais onde 40% da população é pobre. O liberalismo sempre foi visto como uma ideologia central, nunca extrema.
Repito o Javier Milei não é extrema direita, ou é para quem pensa que tudo o que se posiciona á direita de Mao é extrema direita.
23 Novembro, 2023 at 13:15
O Milei é favor da descriminalização do consumo de drogas leves e da prostituição, não creio que seja algo que um gajo de extrema direita seja a favor
23 Novembro, 2023 at 13:20
Ele é um liberal radical.
Não creio que se classifique como extrema direita ou sequer direita…
A extrema direita está tão longe dele como a extrema esquerda.
Aliás, eu diria que a extrema esquerda está mais perto da extrema direita do que ambos do Milei…mas isto é tudo muito teorico, vamos ver como vai ser a realidade…
23 Novembro, 2023 at 13:24
Economicamente diria que é centro-direita/direita
Socialmente é uma espécie de “catch all” esquisito pois enquanto é a favor do que mencionei ele é contra a eutanásia e o aborto
23 Novembro, 2023 at 13:32
Só vejo contradição na eutanásia. Porque sendo contra a eutanásia está a ser contra a escolha individual. Tenho dificuldade em perceber como um liberal radical como ele é contra a eutanásia…
De resto é contra o abordo porque considera que o feto é um individuo e por isso a escolha de outro não pode interferir com a vida do individuo. Que seja contra o aborto não me parece contraditório com ser liberal. Tem a ver com a forma como se olha…para o individuo “mãe” ou para o individuo “feto”.
É liberal. Em tudo. Eu não acho que a extrema direita seja liberal na economia. Pelo menos os governos de extrema direita que houve não eram nada liberais na economia….
Ele não se encaixa nas definições tradicionais de esquerda e direita…
23 Novembro, 2023 at 13:52
É complicado colocar rótulos e fazer identificar ideologias hoje em dia.
Um liberal nunca seria contra o aborto ou a eutanásia.
Um conservador, sim.
Portanto, é tudo uma salganhada do crl…
Toda a gente quer poder e dirá tudo o que está a dar no momento.
Este é que é o verdadeiro perigo…
Populistas.
23 Novembro, 2023 at 13:58
Do que eu sei ele explica que é contra o aborto porque o feto também tem direito á liberdade, e como o feto está numa posição de desvantagem porque não consegue tomar decisões sobre ele próprio deve ser protegido. Ele não deixa de ser liberal por ser contra o aborto. Depende sempre de quando consideras que começa a vida. Se começa na concepção tens de ser contra o aborto, porque já se criou vida e essa vida tem direito á liberdade. Se achas que começa no momento em que se dá o primeiro batimento cardíaco, já há maior flexibilidade moral. Se a ideia é que só há vida depois de nascer, aí pronto podes abortar até aos 8 meses e 29 dias…
23 Novembro, 2023 at 14:16
Ele é contra estas duas temáticas porque é católico.
Argumentos há para todos os gostos 🙂
23 Novembro, 2023 at 13:53
Ele é católico talvez seja essa a explicação. Se acreditas que Deus tem um plano, e que cancro e dor são cruzes que tens de carregar, não há muito que se possa dizer para contradizer o argumento. Pessoalmente é um tema que evito pensar seriamente porque é de extrema dificuldade para alguém católico por um lado não querer dar continuidade ao sofrimento que o cancro traz (é para mim a única situação plausível para a eutanásia, cancros e doenças terminais que envolvam muita dor), mas por outro a morte é um direito divino, e cabe apenas a Deus decidir quando chega o nosso tempo. É difícil decidir e é difícil explicar lol.
O aborto é algo muito mais simples. Se acreditas no potencial da vida, dificilmente vais olhar para o aborto como algo positivo.
23 Novembro, 2023 at 14:04
O aborto percebo a posição dele enquanto liberal.
A eutanásia é que não..
23 Novembro, 2023 at 14:10
Ele diz que Deus nos garante duas coisas, a vida e a morte, e como não nos podemos suplantar a Deus e impedir a concepção da vida, acho que o principio é o mesmo para a morte. Mas não acho que isso seja uma característica definitiva para a politica. Não é por isso que deixa de ser liberal.
23 Novembro, 2023 at 14:11
Não…Obviamente que ele é liberal. Mais liberal que ele não há.
Não é por encontrar 1 contradição que ele deixa de ser liberal…
23 Novembro, 2023 at 14:15
A questão da eutanásia poderá ir de encontro a situações onde não conheças a intenção do doente. Não sei.
23 Novembro, 2023 at 14:29
O aborto também é dificil.
Tu falas do sofrimento em relação à temática eutanásia.
E o sofrimento que pode advir de um aborto ou não.
São áreas muito sensíveis de facto.
Neste aspeto eu respeito as liberdades de quem sofre e que tenha as suas faculdades, nomeadamente a capacidade para tomada de decisão intactas.
Sempre me regi pela máxima de que a minha liberdade acaba quando começa a do outro.
Portanto tenho sérias dificuldades de entender que a minha opinião seja tida em atenção no que ao sofrimento do outro diz respeito.
Como dizia o outro, pimenta no cu do outro é refresco.
Em relação à eutanásia cabe a decisão a quem sofre e que tenha mentalmente capacidade de tomar decisão.
Em relação ao aborto é uma decisão bipartida entre pai e mãe porque são os 2 que têm que ter a capacidade de tomar decisão desde que nenhum tenha tido nenhum comportamento que comprometa, falo por exemplo em caso de violação de uma mulher, nunca poderia ser tido em conta a opinião do violador para vetar o aborto, entre outros casos…
Quem vetasse o aborto ficaria responsável pela criança.
Trazer ao mundo crianças só porque sim, para depois as sentenciar a uma vida de sofrimento, também não é muito católico.
Aquilo que deveria ser feito em paralelo era a pedagogia das pessoas no momento em que andam a dar cambalhotas no sentido de serem mais responsáveis.
23 Novembro, 2023 at 14:59
É uma questão muito mais moral do que politica e a opinião vai sempre ser diferente tendo em conta a bússola moral da pessoa. Eu por exemplo não acho que a decisão do aborto deva ser a 2, eu acho que o feto tem um interesse inerente que devia suplantar interesses que muitas vezes são puros caprichos. Dada a evolução da ciência hoje só engravida quem quer, há mil e uma maneiras de prevenir a gravidez. Se não querem o filho há muita gente que quer ter e não pode, seja por doença seja por orientação sexual. Há que capacitar as instituições para que possam agilizar todo o processo de adopção por exemplo…
Aborto na minha opinião tem de ser usado em casos realmente extremos, e não como meio contracetivo. Mas há malta que acha que o aborto apenas depende da decisão da mulher, e que um feto viável possa ser abortado… Eu acho que não estamos mal, não é o cenário que eu considere perfeito, acho que dava para ser ainda mais restritivo, mas como as coisas estão não me parecem mal, até porque eu não tenho de impor a minha ideologia ou moralidade a ninguém.
23 Novembro, 2023 at 15:33
Sem dúvida que é moral.
“eu acho que o feto tem um interesse inerente que devia suplantar interesses que muitas vezes são puros caprichos.”
Tenho dificuldades em entender isto. Um feto por mais que exista não tem personalidade juridica mas apenas uma expectativa de direitos.
Vejo sim é muito sofrimento e muitos traumas nos pais, ou apenas na mãe ou apenas no pai, causados por decisões ou falta delas no momento da gravidez e muitas delas vêm até desde logo no momento da conceção.
Também entendo que possa haver porventura caprichos. Mas isso para mim é outra temática e deve sim ser a tal preocupação e pedagogia que deve acontecer.
Agora a partir do momento em que a conceção acontece, para mim, já não estamos nessa fase do capricho. Já estamos a falar de assuntos muito sérios.
A adoção é outro assunto ainda. E também não é o que se esperaria que fosse neste momento.
São assuntos muito complicados de facto.
O facto de não querer impor a minha moralidade a ninguém é que reservo este direito a quem possa ser afetado pela tomada de decisão.
Custa-me ver as pessoas a sofrerem uma vida inteira por uma decisão ou até mesmo pela falta dela.
Mas ao mesmo tempo também me custa estar a ser retirada a possibilidade do nascimento de alguém que podia ter uma experiência de vida e um impacto que mais ninguém teve.
Não é fácil…
23 Novembro, 2023 at 14:46
não me digam que estão a tentar classificar politicamente um louco.
23 Novembro, 2023 at 15:36
discurso diferente = louco
Classico
23 Novembro, 2023 at 15:56
se fosse só o discurso que já de si é uma aberração, afinal trump até é um gajo decente.
23 Novembro, 2023 at 16:03
O senil que o sucedeu está a certificar-se de que ele, afinal, o seja
23 Novembro, 2023 at 16:46
então estamos no bom caminho, vai ser uma alegria, tudo a bombar em todo o mundo.
séra que depois os liberais se vão combater a eles proprios ?
23 Novembro, 2023 at 17:10
Já começou e infelizmente, é provável que piore a partir daqui.
O trump pode ser o maior fdp à face da terra mas em termos de política externa foi o melhor que os yankees tiveram à frente em largos anos.
Quanto à tua pergunta se considerares liberais = mundo ocidental, acho que não
23 Novembro, 2023 at 22:15
E eu a pensar que o trump era um capitalista corrupto, que estupidez a minha.
23 Novembro, 2023 at 22:34
Há muita demovracia encoberta, Fight 🙂
24 Novembro, 2023 at 14:30
Há que almejar por políticos íntegros como o Maduro 🙂
23 Novembro, 2023 at 13:30
Sim mas vais ver e quase todos os media lhe atribuem o rótulo de extrema direita, coisa que ele não é nem de perto. O gajo tem personalidade, e é agressivo no discurso. Pessoalmente gosto. Mas ele tem o problema de num continente de esquerda ser liberal, e por isso, como disse em cima, como está politicamente á direita do Mao Tsé-Tung, é de extrema direita.
Eu fiquei fã do gajo depois de ver este vídeo. Era um pouco disto que acho que precisávamos cá, juntamente com um corte radical no número de deputados.
https://www.youtube.com/watch?v=fJFqjiB0GW0
23 Novembro, 2023 at 13:37
“Sim mas vais ver e quase todos os media lhe atribuem o rótulo de extrema direita, coisa que ele não é nem de perto.”
Bem-vindo aos anos 20 do séc. XXI 🙂
Isso é o normal nos dias que correm, qualquer gajo que tenha um discurso mais agressivo ou que não vá ao encontro do “status quo” leva logo com esse rótulo.
23 Novembro, 2023 at 13:46
Ah sim e se dizes algo mais real e igualitário, que vá contra a mentalidade da vitimização leva-se também com a santa trindade dos insultos: racista, xenófobo, misógino, e não saímos daqui, porque mesmo que tenhas uma solução, como já foste rotulado, a tua opinião vale 0.
Eu era criança nos 00’s, mas cada vez mais acho que a sociedade atingiu o pico nos anos 90/00.
23 Novembro, 2023 at 14:19
“Eu era criança nos 00’s, mas cada vez mais acho que a sociedade atingiu o pico nos anos 90/00.”
Também eu, devemos ter idades próximas.
O mundo caminha para uma era estranha mas perigosa, na minha visão mais racista mas os afetados a não serem o que a gente espera, basta ver “trends” sociais e algumas medidas políticas que estão a acontecer nos EUA (porque eventualmente serão recicladas para o resto do mundo) para percebermos isso
23 Novembro, 2023 at 13:40
Ah yah hahahahaha
O video do “a fuera!”
23 Novembro, 2023 at 14:05
Confesso que é demais para mim…
Não imagino como é que isto pode correr bem…por mais contas que faça, por mais volta que dê, não consigo juntar tudo e achar que vai correr bem.
Mas estou curioso…
23 Novembro, 2023 at 14:16
Pah nunca foi feito antes. Se der bom resultado, espero que dê, vai provar que as coisas podem ser feitas de maneira diferente. Não sei se é para levar a sério ou não mas depois de ser eleito a bolsa deles disparou para números que já não viam á anos…
Outra coisa que espero que corra bem é a “restruturação” fiscal em Itália que pelo que eu percebi (no meu pequeno cérebro de neandertal) foram tomadas muitas medidas diferentes para atrair empresas e dinamizar a economia italiana.
O que eu sei é que as coisas para nós não estão a funcionar. A nossa economia está estagnada, e não me parece ser falta de conhecimento, falta de qualidade, ou simplesmente sermos um país de langões. Por isso se os exemplos têm de vir de fora que venham e por isso toda a sorte para os inconformados e anti estabelecimento.
23 Novembro, 2023 at 14:28
Eu sou medianamente liberal na economia exatamente porque acho que este extremo não vai funcionar e vai dar cabo do pais.
Mas os argentinos não têm muito para dar cabo…aquilo está acabado, descer disto não há. Por isso….
Não sei…vamos ver.
23 Novembro, 2023 at 14:37
Não?
Vai dar uma vista de olhos do que era a argentina nos anos de 1989 e 1990 com uma hiperinflação de 3000% 🙂
23 Novembro, 2023 at 14:40
É para onde caminhavam. Falência. Pior do que o proximo passo para onde iam era alguém pegar na chave e fechar aquilo…
23 Novembro, 2023 at 14:49
Sim eles estão a caminhar para lá.
Mas o que quis dizer é que já estiveram bem mais fundo que este momento em que estão.
23 Novembro, 2023 at 15:01
100 anos de socialismo, com resultados catastróficos, a continuidade não me parece ser algo fiável, e salta exatamente para o oposto também não. Vamos ver. Eu acho que vai ser o primeiro caso no Mundo em que um PM realmente liberal vai ser eleito e vai executar um programa liberal. Agora, os argentinos têm é de estar preparados para uma politica que vai demorar mais do que 4 anos a implementar e a mostrar resultados. Nada se faz em 4 anos.
23 Novembro, 2023 at 15:34
Basta comparar o que era a Argentina economicamente nos finais do século XIX e inícios do séc. XX e no que se tornou após a nova constituição de 1949
23 Novembro, 2023 at 15:36
Tivemos um cheirinho no Reino Unido, mas não deu para consolidar uma opinião.
O facto de um partido liberal funcionar na argentina também não quer dizer que resulte nos outros países do Mundo.
Vamos ver…
23 Novembro, 2023 at 16:00
se não for em 4 pode ser talvez em 8, talvez com um bocado de paciencia só daqui a 12 se atinge o paraiso.
23 Novembro, 2023 at 14:11
Ele explicou o que vai acontecer a toda a malta que trabalha nesses ministérios?
23 Novembro, 2023 at 14:14
Acho que todos percebem…
A questão é se o mercado gera e absorve essas pessoas ou não…
23 Novembro, 2023 at 14:20
Se houver uma política agressiva de chamar investidores e empresários (o mais provável que aconteça), talvez absorva
23 Novembro, 2023 at 15:25
E enquanto essas empresas não tiverem capacidade para absorver, essas pessoas vão viver do quê?
Daqui a 6 meses estão em eleições de novo.
23 Novembro, 2023 at 15:30
Hummmm…não sei…
Nos proximos…3/4 anos acho que vai correr bem. Vai haver privatizações a rodos, dinheiro a rodos.
A questão é o que vai acontecer quando o estado for tão curto e o “mercado” tiver todo o poder sobre todo o pais. Aí é que eu estou curioso. Eu tenho poucas duvidas que o primeiro mandato será positivo. Tenho duvidas que pais vai sobrar depois…
23 Novembro, 2023 at 15:37
Nos primeiros tempos vai haver montes de investimento dos privados. Compras ao estado, investimento para aproveitamento das condições existentes, vão investir o que podem para tomar controlo do país e criar os seus monopólios ou perto disso, etc…
A minha duvida é a longo prazo. Depois dos privados tomarem de todo o país…será que o mercado se regula ou que o país implode?
PS: Ponho aqui apenas a duvida porque não sei se a Argentina tem muita gente “assente” em subsídios e trabalhadores do estado, etc…porque mesmo nestas condições, é dificil tudo ser absorvido e pode haver uma guerra civil.
23 Novembro, 2023 at 15:47
Isso é bonito na teoria, mas não acredito que vá ser tão rápido. A não ser que o estado vá fazer dinheiro a rodos, mas isso só vai aumentar ainda mais a inflação.
As privatizações vão ser dos sectores que dão lucro, os outros vão continuar na mão do estado.
23 Novembro, 2023 at 15:14
“O Milei é favor da descriminalização do consumo de drogas leves e da prostituição, não creio que seja algo que um gajo de extrema direita seja a favor”
Junta a isso o ser a favor de armar, legalmente claro está, o povão.
Os tempos Milei na Argentina vão ser um um maná antropológico.
23 Novembro, 2023 at 15:41
https://worldpopulationreview.com/country-rankings/gun-deaths-by-country
Nem tudo se resume à legalização da posse de armas
23 Novembro, 2023 at 16:25
Exactamente, muito bem descrito. A Argentina que podia ser dos países mais ricos do mundo vive à décadas na miséria, com inflação galopante e corrupção, as pessoas estão fartas e querem tentar novas soluções. Mas aqui do alto da sabedoria dos portugueses, o gajo é um fascista de extrema direita, só porque não é da esquerda.
23 Novembro, 2023 at 21:41
“…agora na Holanda”.
Na Holanda já lá estavam há algum tempo.
E na Argentina já á estiveram, no tempo das ditaduras militares.
23 Novembro, 2023 at 9:17
Bom dia tasqueiros. Bom dia de trabalho a todos, e desculpem se me enganei. Saudações leoninas, seguimos em primeiro.
23 Novembro, 2023 at 9:18
“Num partido que vende aldrabices e quimeras mas que, na sua génese tem um conjunto de elementos que deviam estar presos, tal a quantidade das trafulhices em que estão envolvidos.”
Desculpa que te diga, mas aqui tanto podes estar a falar do Chega como do PS, por exemplo!
A nossa classe politica é fraca, alias fraquíssima, cheia de chicos espertos e de incompetentes! E as pessoas em geral quando votam pensam a curto prazo e no seu proprio umbigo e não no que interessa de facto ao país e a eles a longo prazo. É o que temos!
23 Novembro, 2023 at 9:26
Mas teoricamente votam no Chega porque “é diferente”.
Ninguém vota no PS porque é diferente e vem trazer moralidade…
Mas votam no Chega porque numa cabeça qualquer completamente alheada da realidade, o Chega é diferente e trara moralidade.
Não me choca que haja pessoas de extrema direita em PT. E que votassem num partido de extrema direita. O que me choca é que haja atrasados que votam no chega a achar que aquilo é alguma coisa que não uma vontade extrema do Ventura de ter um tacho. O Chega é tudo o que o sistema tem de pior, não é um partido anti-sistema.
No PS há trafulhas?! Há. No Chega não há nada que não seja trafulha! O Chega abarca o pior que os partidos tradicionais têm…basta conhecer qualquer coisa do Chega.
23 Novembro, 2023 at 9:37
Votar no chega é um voto de protesto.
Tanto podia ser o palhaço do Ventura como o palhaço do Tiririca.
23 Novembro, 2023 at 9:40
O teu voto de protesto é num partido que faz tudo contra o qual estás a protestar?!!? Um partido que é o pior resíduo daquilo em que estás a protestar?!
23 Novembro, 2023 at 9:41
Quando disse o teu não é o teu mesmo…é tipo…do gajo que vota…
23 Novembro, 2023 at 9:44
Pois. Eu entendo perfeitamente o que estás a dizer.
Por isso é que lá em cima disse que era estupido, mas é o que é…
23 Novembro, 2023 at 10:53
Já agora, tu protestas contra o quê e o que é que o Chega faz que é contra o que estás a protestar, só para eu perceber a que é que te referes…
Queria muito perceber isso.
23 Novembro, 2023 at 11:01
Eu?
Eu protesto contra o facto de Portugal em vez de procurar valorizar os melhor e chamar os melhores à coisa publica, os afasta em nome dos amigos e está disposto a tudo para isso.
Agora vai ouvir o Ventura a defender o orelhas e o estado lampiónico o tempo todo que foi comentador e vais perceber exatamente o que eu mais detesto na politica.
Não vou falar do trabalho dele como consultor do BES e tudo mais….
O Ventura faz tudo para ter atenção e tacho. Eu odeio tachos. Eu valorizo a qualidade do trabalho efetuado.
Além disso valorizo muito a eficácia e a verdade. Trabalhar para atingir metas concretas, com objetivos concretos. Não a retorica barata que hoje diz uma coisa que é mentira, amanhã diz outra que é mentira só para ir buscar votos aos otários que não vão querer sequer saber se aquilo é verdade ou não…
23 Novembro, 2023 at 11:10
Basta olhar para os cartazes do Chega e perceber que ali faltam algumas pessoas. Não sei se é pelo tamanho dos abanicos, mas um de certeza que não coube nos cartazes do Chega…
Depois o Chega é um partido unipessoal, logo aí deixa-me completamente de pé atrás.
23 Novembro, 2023 at 11:34
Retórica barata é dizer mal do Chega e do Ventura.
Nada é mais retórica barata do que isso e nada é mais populista do que isso.
Quanto a tachos, o gajo não precisa de tachos na política.
Ganharia 10 a 15 vezes mais fora da política.
Quem precisa de tachos são gajos como o Montenegro, o Pedro Nuno Santos, o Costa, etc, que são gajos que NUNCA trabalharam na vida. O Ventura SEMPRE trabalhou. E, mais, sempre teve a possibilidade de escolher onde trabalhar, porque nunca lhe faltaram propostas. O Ventura é um gajo muito acima da média – devias informar-te do percurso dele e talvez conhecer quem o conheça e lide com ele para perceberes que não é um gajo qualquer, como eu e tu.
Meu caro, eu vejo o que se passa na AR todos os dias. Ou quase. Não falo por falar. Há muitos anos que faço isso e exactamente por isso vou estando a par do que se vai passando.
Feliz ou infelizmente tenho um trabalho que me permite isso e prefiro ouvir essas coisas, ou debates, ou programas, em vez de musica o dia todo. E como há muito tempo não trabalho 8 horas por dia (de média) tenho tempo para ler e tentar perceber o que se passa.
Essa ideia do Ventura a defender o Benfic@ eu também tenho. Mas é como eu defender o Sporting, ou como tu defenderes o Sporting – que já te vi aqui a defenderes coisas que eu não concordo, e não digo que tu queres é ser notado e ter um tacho.
Mesmo eu, às vezes, mais a frio, fico fodido por dizer certas coisas a defender o Sporting – que saem no calor da discussão.
Não perceber isso, enfim, é limitares-te.
Paraste no tempo, e daqui a 10 anos ainda vais estar a falar do Ventura que defendia o Benfic@ em 2010… Mas é contigo.
Depois, o Chega não é só o Ventura. Como o PS não é só o Costa, ou o PSD não é só o Montenegro. Cmo o IL não é só o Cotrim Figueiredo, que muitos dizem que é. Talvez se abrisses os olhos verias outras pessoas e verias que têm qualidade e fazem um trabalho decente na AR.
Bem, fiquei na mesma em relação ao que te perguntei…
Deste um exemplo que não tem paralelo na politica.
Óbvio que o Ventura defendia o Benfic@.
O Ventura, o Pedro Guerra, e os outros benfiquistas. Como os portistas defendem o Porto e os sportinguistas defendem o Sporting. Achar isto, no contexto desportivo, um fenómeno, é que é um fenómeno.
O que o Chega – e não o Ventura só – critica é exactamente a incompetência do Estado – como faz a IL também. É a escolha de pessoas incapazes para os cargos e que depois levam o país ao estado em que está.
Eu não tenho bola de cristal, como tu e outros, porque sou pobrezinho e nunca consegui comprar uma! Mas eu olho para o mundo e não vejo países de esquerda com grande sucesso. Talvez a China, mas porque economicamente funciona num base capitalista, sendo politicamente comunista.
Em 28 anos, temos 21 anos de governo PS – Guterres, Sócrates, Costa – com um pântano, uma bancarrota e a destruição da Saúde, do Ensino, dos Serviços Estatais, da Justiça, etc.
Gostava de saber onde está a solução…
23 Novembro, 2023 at 11:39
Se o Ventura é capaz de dizer as maiores atrocidades para defender os lampiões, as maiores mentiras…
Porque é que tu achas que não faz o mesmo na politica?
Tu achas mesmo que o PNS precisa mais da politica para viver do que o Ventura? E que precisa mais de dinheiro?
Hehehehehehehe
Olha…conheces bem o percurso do Ventura…diz-me lá…os trabalhos que fez, as teses que fez, os clientes que teve e defendeu, os seus bons amigos. Conta aí….
23 Novembro, 2023 at 11:42
Então tu tens pena da destruição do sistema nacional de saúde e a tua solução é um gajo que no mesmo ano defendeu acabar com o SNS e passado uns meses era investir mais no SNS? E o mesmo para a educação…defende acabar com a escola publica para passado um tempo defender o reforço do investimento na escola publica?
Diz-me…o Ventura é muito competente. Dizes tu. Conta-me…os casos em que ele mostrou isso.
23 Novembro, 2023 at 12:13
O que o Chega, e por acaso a IL, defendem é que as pessoas possam escolher entre ir ao SNS ou ao privado.
O resto és tu a mandar merdas para cima da mesa para tentar marcar pontos.
Já agora, o Chega também diz que o problema do SNS não é o dinheiro – que aumentou 50% de 2015 a 2023 – mas sim de organização e que tem a ver com ideologia.
Se o problema fosse dinheiro, o problema estava resolvido e o SNS funcionaria muito melhor agora do que em 2015!
23 Novembro, 2023 at 12:17
A IL sim.
O Chega, depende do dia e da ocasião.
Em 2019 estava no programa: “extinção do ministério da Educação e da escola pública, assim como a redução do Serviço Nacional de Saúde a atendimento de miseráveis”
Na pandemia já achava que era preciso mais recursos para o SNS.
Agora já se agarra ao que a IL defende…+-…..
E vai evoluindo….e fazendo o seu caminho…conforme o dia….
23 Novembro, 2023 at 12:22
O Ventura trabalhou na AT e toda a gente diz que foi competente e que é uma autoridade no assunto.
Se soubesses quem é o Ventura, nem fazias perguntas parvas dessas.
Podes não gostar do gajo – que é uma merda que eu aceito na boa porque eu também não gosto de certos gajos! Agora, para o arrasar profissionalmente, convém saberes do que falas.
Eu volto a dizer-te:
O gajo prescindiu de ganhar muito dinheiro para estar na política – que é uma cena que eu entendo, se o gajo sentir mesmo a vontade de tentar mudar algo, e que acho que é possível. E acho que é possível porque eu já deixei de ganhar muito mais para ir trabalhar para outro lado com um sonho de fazer algo diferente e que fizesse a diferença. Eu podia ter ficado a trabalhar nos EUA, a ganhar 10 vezes o que vim ganhar para cá, mas preferi vir para cá porque queria fazer parte do um projecto que achava que podia ser diferenciador e um exemplo na Europa. Para ti isso é querer um tacho, ou querer holofotes ou o caralho…
Agora, a culpa dessa mentalidadezinha, foda-se, se calhar nem é tua…
23 Novembro, 2023 at 12:26
Pois, Tiago, parece que todos vão evoluindo menos tu que estás agarrado ao Ventura comentar futebol em 2015 ou lá quando foi…
O Chega tem 4 anos, ou algo do género. É normal que vá ajustando, digo eu.
Há medida que vai tendo mais gente, que vão debatendo as coisas, acho normal irem melhorando.
O normal para ti é nascer e ficar imutável, para não ser acusado de mudar… 😀 😀 😀
23 Novembro, 2023 at 12:28
“Olha…conheces bem o percurso do Ventura…diz-me lá…os trabalhos que fez, as teses que fez, os clientes que teve e defendeu, os seus bons amigos. Conta aí….”
“Diz-me…o Ventura é muito competente. Dizes tu. Conta-me…os casos em que ele mostrou isso.”
Está dificil…eu sei…mas vá lá…tu dizes que toda a gente sabe, diz.
Ainda vais descobrir que meteu licença sem vencimento na AT supostamente para ir para o parlamento ao mesmo tempo que era consultor fiscal….
Um gajo sério e completamente de fora do sistema que não precisa de dinheiro para nada….
23 Novembro, 2023 at 12:30
E, volto a dizer, só estou a dar a opinião sobre o Chega porque é sobre o Chega que vocês dão opinião – para mim, com coisas falsas.
Nunca disse que ia votar no Chega, nem sei se vou votar no Chega. Mas, como também disse, não coloco isso de parte.
O que te posso garantir é que NUNHUM partido tem tudo aquilo que eu defendo. Não existe esse partido.
E, a titulo de curiosidade, se queres um assunto onde sou 100% contra o Chega é a eutanásia, porque os gajos são contra e eu sou 1000% a favor!
23 Novembro, 2023 at 12:32
Vai evoluindo vai…há vezes que evolui de um mês para o outro e volta a evoluir para o que disse antes logo a seguir (o que para o comum dos mortais se chama regredir)….
Depende da retorica que lhe convém…
É como os estudos que gostam de apresentar….também vão evoluindo…normalmente na inexistência ou não dizendo o que eles dizem que dizem. Ou as sondagens que eles apresentam feitas no FB……
Sempre em evolução….
23 Novembro, 2023 at 12:38
“Está dificil…eu sei…mas vá lá…tu dizes que toda a gente sabe, diz.”
Já disse.
Lê o que escrevi.
“Ainda vais descobrir que meteu licença sem vencimento na AT supostamente para ir para o parlamento ao mesmo tempo que era consultor fiscal…”
Sei disso.
Meteu licença e depois?
Não podia?
Tinha um contrato de consultor fiscal e cumpriu o contrato até ao fim, depois deixou isso, não o renovando, apesar de quererem renovar.
E qual é o problema..?
Cometeu alguma ilegalidade? Escondeu isso? Não fez o que disse que ia fazer?
Já estás a entrar no ridículo…
“Um gajo sério e completamente de fora do sistema que não precisa de dinheiro para nada…”
Isto quer dizer o quê?
Toda a gente precisa de dinheiro.
O gajo ganha o que qualquer deputado ganha.
Não ganha dinheiro por fora, ao contrário de muita gente na AR, alguns que até nem o declararam.
Tudo o que aqui disseste, ou foi legal e o que ele disse que ia fazer, ou é falso.
E, lá está, sou obrigado a desmentir-te, defendendo o gajo, porque estás a mentir e a insinuar coisas que não são verdade. E o mais grave da questão é que o gajo nem me paga para isto…
Estás a fazer o que muita gente aqui faz ao Varandas, a mentir descaradamente só para dizer mal dele.
23 Novembro, 2023 at 12:57
Só disseste que trabalhou na AT. Não disseste nenhum trabalho, nenhum cliente, amigos, etc, que comprovem e mostrem que ele é um gajo muito competente.
De resto, não vale a pena continuar. Tu queres ter desculpa para tudo e recusaste a ver o evidente. Ou é burrice ou é falta de vontade….
Queres votar no Chega e queres desculpa para votar no Chega. E para isso estás disposto a saltar por cima de tudo o que seja evidencia e a desculpar tudo. A condução dele do partido, as mudanças constantes de discurso, a boçalidade, a quantidade de gente que o rodeia que não vale um corno, os amigos e o que sempre defendeu, os padrinhos que teve…nada interessa…
É só triste assistir a isso…quão cego alguém pode ser…
23 Novembro, 2023 at 14:53
Eu não preciso de desculpa para votar em quem eu quiser.
Tu podes precisar, que não me lembro de ter ler aqui a assumires votar isto ou aquilo.
Eu tenho assumido SEMPRE em quem voto e qual a minha posição nas diversas merdas.
O que falas do Ventura é o que falas de mim, que é mentira também. Tu e outros, com essa merda do um dia diz uma coisa e outro diz outra. Não me admira nada porque é sempre o argumento que usam para tentar tirar credibilidade às opiniões ou posições dos outros.
Tudo conversa de puto do liceu…
Eu até entendo que vocês, tu e a pandilha contra o Chega, só conheçam o Ventura no Chega e achem que o resto é merda. Como eu conheço mais deputados, de ouvir as suas intervenções na AR e o seu trabalho nas Comissões de inquérito, tenho uma visão diferente e posso falar do Chega sem me referir só à cara do Ventura.
Para mim é um absurdo o país estar neste estado, com uma Saúde deprimente, praticamente sem Justiça, um Ensino a roçar o ridiculo, Serviços do Estado todos uma merda, etc… muito por culpa do PS, do PSD, do BE e do PCP e vocês aqui a malhar no Chega que chegou à política há 4 anos, como se fosse o culpado de todos os males em Portugal.
E o mais engraçado, ou triste, é ver que as pessoas que fazem isto ainda chamam os outros de burros…
Quem não quer mais do mesmo é que é burro. Está certo!
Vocês são “doentes” que só sabem dizer mal e nunca têm uma solução…
O Milei é extrema direita – porque tudo o que ganha à esquerda é extrema direita.
O anterior governo pegou na Argentina com 35 biliões de USD de divida, quase 10% da população na pobreza, uma inflação de 34% e uma taxa de juro de 45% e na altura das eleições tinha uma divida de 450 biliões de USD, 40% da população na pobreza, uma inflação nos 140% e uma taxa de juro de 133%.
E querias que votassem em quem?
No Milei?
Ou no ministro da economia que fez isto ao país?
Estou mesmo a ver, tu, argentino, se falas o que falas do Ventura, o que dirias do Milei e irias votar no Sérgio Massa.
Para ti burro é quem vota (quer) diferente e não os 44% que mesmo com esse “brilhante” trabalho ainda votaram nele por cegueira ideológica!
23 Novembro, 2023 at 15:42
O teu problema às vezes és seres demasiado crente e inocente.
Como és demasiado literal acreditas em tudo o que um populista fala.
Depois votas no varandas e és surpreendido…
Não és obrigado a votar em alguém.
Há uma coisa que se chama voto nulo.
No limite se todos votasse nulo, os candidatos teriam de ser outros.
Tu tentas arranjar desculpas para votar no A porque o B é mau demais.
Mas o que tu estás a fazer de facto com o teu voto é a validar o A.
Devias ouvir mais música e ouvires menos o canal AR.
Tens o cérebro todo lavado…
23 Novembro, 2023 at 15:56
“Em 2019 estava no programa: “extinção do ministério da Educação e da escola pública, assim como a redução do Serviço Nacional de Saúde a atendimento de miseráveis””
A desonestidade é dizer estas merdas, assim, sem nenhum contexto…
Ou então é só desconhecimento e falta de interesse em perceber as coisas…
O Chega, tal como a IL, que são ambos liberais nestes assuntos, defendem que as pessoas possam escolher se querem ir ao serviço publico ou ao serviço privado – e falo especificamente do Ensino de da Saúde – sendo que pagariam o mesmo em qualquer das situações.
Indo ao serviço publico, pagariam a taxa moderadora ou a propina básica – quem não estiver isento – e o resto seria suportado pelo Estado que tem o serviço – seja escola ou seja hospital.
Indo ao serviço privado, pagariam a mesma taxa moderadora ou a propina básica – quem não estiver isento – e o resto seria o Estado a pagar, ou à Escola ou ao Hospital.
O Chega chegou a levantar a hipótese de discutir a possibilidade do Estado não ter Hospitais ou Escolas suas com base no facto de se toda a gente escolhesse as Escolas ou os Hospitais privados não faria sentido o Estado ter essas infraestruturas – que estariam às moscas. Mas isto não passou duma hipótese de discussão.
Quer o Chega, quer a IL, defendem que é o Estado que deve suportar a Saúde e o Ensino através dos impostos mas que cabe ao cidadão escolher a que hospital ir e em que escola coloca os filhos.
Portanto, o que tu insinuas, ou o fazes de má fé, só para dizer mal, ou o fazes por desconhecimento, mostrando que falas de merdas que desconheces e que a tua ideia está errada, obviamente. O que, neste ultimo caso, cabe perfeitamente no que costumo dizer que só é desinformado quem quer, com algumas excepções!
23 Novembro, 2023 at 16:43
Rampante, o voto nulo não serve de nada.
É, concordo, um voto de protesto – o país fica a saber que x% das pessoas deram-se ao trabalho de lá ir mostrar que não gostam de ninguém – mas não tem qualquer peso no que depois é o resultado final das eleições.
Se houvesse 20% ou 30% de votos nulos, aí, sim, acho que teria um efeito porque fariam haver algum debate sobre isso. Com 4% ou 5% de votos nulos, que ainda são uns quantos, não tem qualquer efeito e não acho que alguma vez passe dessa margem.
Como eu oiço todos os dias um bocadinho do que se passa na AR – não passo o dia a ouvir a AR – consigo ter a noção do que discutem, do que cada partido defende, de que deputados intervêm e dos que não intervêm, etc… E isso ajuda-me a perceber as coisas e a não dizer os disparates que vejo alguns de vocês aqui a dizer – tu já disseste uns quantos hoje, merdas que nem são verdade, nem estão lá próximo, porque se estivessem podia ser sempre uma forma diferente de interpretares as coisas!
Eu fui surpreendido no Varandas porque pensei que o gajo era mais competente, tendo em conta que andava há 11 anos no meio “futebol”.
Não fui surpreendido no que vocês continuam a a apontar, que é a desonestidade dele com o intuito de acabar com o Clube e vender a SAD.
Pensei que o gajo ia ser mais competente, e enganei-me. Acontece. Não foi a primeira vez, nem será a ultima.
Agora, eu acho isso absolutamente normal – uma pessoa pesar que está a votar bem e depois verificar que afinal votou mal – e vocês acham isso inaceitável – o que indica que vocês votam sempre bem, ou seja, há muitos anos que no grupinho do pessoal que me critica por ter votado Varandas na eleição de 2018, ninguém vota PS… Menos mal! Se fosse verdade. Porque tenho a certeza que não é e que há muita gente aqui que me aponta o dedo por ter votado Varandas mas votou no Sócrates e votou no Costa, e provavelmente vai votar PS outra vez porque o problema do país é mesmo o Ventura e o Chega.
Se isto não fosse tão ridículo, era até hilariante!
Rampante, tens de entender que eu sou uma pessoa que acredita no que acredita, porque pensa sobre os assuntos, e que gosta de perceber as coisas e fazer o que é correcto.
Eu segui o meu sonho, de estar num projecto que me pareceu que iria ser uma coisa fantástica em termos de Educação e um exemplo na Europa – durante um certo tempo teve condições para isso, até interesses pessoais se sobreporem ao interesse do projecto. Deixei de ganhar muito dinheiro para estar nisso – não porque era um tacho – e quando percebi que aquilo nunca iria a lado nenhum, saí no próprio dia. Nem lá voltei para buscar a minhas coisas.
Portanto, é verdade que há quem faça tudo por dinheiro, mas também existem pessoas que fazem o que é preciso por projectos, colocando o dinheiro num patamar mais baixo.
O mal do País está, acima de tudo, no PS – 3 bancasrotas, n casos de corrupça~ão, inclusive 2 PM acusados disso, escândalos com vários ministros, etc. PSD vem logo a seguir e PCP, CDS e BE não escapam a isso e têm todos casos de corrupção entre eles.
Nem a IL, nem o Chega têm seus dirigentes acusados de nada. O problema não está neles mas sim em quem lá anda antes sequer deles existirem.
Para mim, a solução não passa nem por PS, nem por PSD, nem por BE, nem por PCP, nem por CDS… Pode passar pelo Chega ou pela IL mas não tenho a certeza que passe.
O pior disto tudo, ainda é o facto de eu achar que nem a IL, nem o Chega, ganharão as eleições, nem os 2 juntos conseguirão maioria. Portanto, estarão sempre dependentes do PSD, que pode ganhar as eleições e será sempre uma das opções para governar Portugal – duvido que sozinho mas pode ser que juntando-se a um ou a ambos dos outros.
Portanto, para mim, o que vai sair das eleições será uma de 2 coisas:
a) o PS volta a ganhar com minoria – e tentará arranjar uma maioria para governar, que pode ser o PSD num bloco central, ou uma geringonça 2 com PCP e BE
b) o PSD ganha com minoria – e tentará arranjar uma maioria para governar, que pode ser com o PS num bloco central, ou com a IL, ou com o Chega, ou com a IL e o Chega.
Se for a), será mais da mesma merda.
Se for b), será um mal menor em relação ao que existe agora.
Seja o que for, na minha opinião, não será o que Portugal precisa para sair desta merda e começar a mudar mentalidades.
Eu volto a dizer, estou a cagar para o que vocês pensam de mim. Não ando aqui para fazer inimigos mas também não ando para fazer amigos.
Ando aqui para dar a minha opinião, sobre o que for. Com certeza não estarei correcto em tudo, mesmo achando no momento que estou – nunca ponho de parte que posso não estar certo em algum momento, mesmo havendo coisas que “juro a pés juntos que tenho razão”. Até porque não “juro a pés juntos que tenho razão” em todos os assuntos.
Todo queimados estão alguns de vocês, que não sabem mais do que dizer mal – casos do Varandas e do Ventura, por exemplo. Mentem descaradamente, adulteram o que dizem, TUDO para poder dizer mal de um ou de outro.
Achar que um gajo que defende o seu clube ao limite, é ser mau carácter, epá, é um gajo que não faz a minima ideia do que é um mau carácter e de que é capaz de fazer. Se já tivesse apanhado algum, com certeza não diria uma estupidez destas…
Discutir bola e discutir política é como falar da noite e do dia. Não tem nada a ver. Uma coisa é irracional, outra é objetiva, racional.
Meu caro, com a musica distrais-te. Não te traz “sabedoria”. Ouvir debates, todo o género de debates – e há tanta coisa – pode sempre trazer-te algo de positivo para acrescentar ao que já sabes, ou julgas saber.
Portanto, não vou seguir o teu conselho e vou deixar a musica para outras alturas, de puro lazer! 😉
23 Novembro, 2023 at 22:21
“Pior que tá não fica!” 🙂
https://cdn.oantagonista.net/uploads%2F1503065454657-tiririca.png
23 Novembro, 2023 at 10:24
Obrigado Tiago pelo tratado de clarividência para os imbecis do protesto!
23 Novembro, 2023 at 11:04
Irrita-me um bocado ter de vir aqui defender o Ventura mas, foda-se, tu não fazes a mínima ideia de quem é o Ventura…
O Ventura não precisa de tachos na política.
O gajo podia estar a trabalhar no privado a ganhar 10 ou 15 vezes o que ganha como deputado.
Dizeres que fez um partido para ter um tacho é daquelas merdas que só um gajo parvo sem conhecimento nenhum de quem é o Ventura e das capacidades dele – gostem ou não do gajo, o gajo é um carola, super inteligente!
Os estatutos do Chega nem foram feitos por ele mas sim por um grupo de pessoas cuja cabeça era o Mithá Ribeiro.
E depois gajos como tu, que chamam os outros parvos, dizem que o Chega é extrema-direita, xenófobo, racista e o caralho… Portanto, um gajo preto criou um partido de racistas… Enfim…
O que é engraçado é que o grupinho que anda sempre aqui na Tasca a acusar os outros de comerem tudo o que a CS diz, faz exactamente o mesmo.
Fico fodido de ter de vir aqui defender o Chega – já sei que me vão colar a isso mas enfim – mas é tanta merda o que dizem que um gajo não pode ficar indiferente a tanta barbaridade e a tanta falsidade!
23 Novembro, 2023 at 11:15
Não ficas nada….Alguém aqui tem duvidas disso?! Tu és Chega a toda a linha.
Deixa ver se percebo…
Tu achas mesmo que a busca por tachos e atenção tem alguma coisa a ver com ganhar mais no imediato ou não?!
Foda-se…tão anjinho…
O Ventura é um atention hore, que quer ser muito falado e importante. Sim, quer um tacho que lhe dê visibilidade, quer ter poder, quer ter mais….o Ventura foi para a politica só para isso. Não foi por mais nada.
Começou no futebol a sua busca por visibilidade, apadrinhado por um gajo muito sério e que é um homem ás direitas…o Rui Gomes da Silva…e com ele viu a aberta no PSD. Depois, quando viu a sua dificuldade em ter esse poder no PSD, saiu para ir para onde não estava ninguém…
O Ventura é um escroque sem princípios e que fará tudo para ter mais poder. O buraco estava na extrema direita, foi para lá que ele foi. E para isso está disposto a vender a mãe, defender a merda mais indefensável. Porque ele sempre foi assim.
O Ventura é o pior que um politico pode ter. E não tem nada do melhor que um politico pode ter.
23 Novembro, 2023 at 11:24
Não indo mais longe…
Eu não consigo perceber como é que um gajo não lampião empedernido que ouviu o Ventura comentar futebol nem que seja 2 ou 3 vezes e não percebe isto…que o Ventura está disposto a dizer tudo e o seu contrário, sendo ambos mentira, para tentar defender o que lhe dá visibilidade e poder…
23 Novembro, 2023 at 12:03
Eu sempre disse que o miguelito é chega…
Hoje voltou a ser mais um “tratado de triste fugura”…
Z
23 Novembro, 2023 at 12:10
Triste figura é o que o país faz.
E quem vota nisto!
Já agora, a “tua” Espanha ainda faz pior!
23 Novembro, 2023 at 12:57
Não me digas que te incomoda ter o Sumar no governo miguelito…
Z
23 Novembro, 2023 at 14:56
Incomoda-me, e acredito que à maioria dos espanhóis, a amnistia a criminosos… só para poder ficar no poder.
23 Novembro, 2023 at 12:06
Eu não sou de partido nenhum.
Já tive o cuidado de aqui dizer o que defendo em termos políticos – o que defendo para o país.
Voto onde achar que devo votar na altura. Não decido antes.
Nunca votarei PCP ou BE, porque acho que são sistemas que não funcionam – basta ver como TODOS os países comunistas funcionam, que é socialismo para o povo e capitalismo para os governantes – levando-os à miséria.
Dificilmente votarei PS (o partido mais corrupto que existe em Portugal), PSD ou CDS.
Nos restantes, logo vejo, sendo que voto sempre em alguém. E já votei à esquerda e à direita.
Bem, o resto é a tua opinião.
Tens direito a ela.
Eu não concordo e sigo a minha vida.
Eu vejo as pessoas fazerem o que querem.
Tu achas o gajo um mau carácter – eu não vou por aí.
O que dizes do Ventura, na realidade podes dizer de todos os políticos…
Podes, por exemplo, dizer do Cotrim Figueiredo. Ou do Rui Rocha.
Eu separo os gajos que estão na política mas vêm do mercado do trabalho, dos gajos que estão na política mas nunca trabalharam e sempre estiveram ligados à política – e, mesmo assim, nestes, há sempre uma ou outra excepção onde podes encontrar gente capaz, mesmo que a maioria sejam uns merdas que, esses sim, procuram um tacho.
O conceito de tacho, que usaste para o que o Ventura faz, não se compadece com uma pessoas que pode escolher onde trabalha – e falo em trabalhar mesmo, não a estar empregado.
O Ventura podia estar no privado, a ganhar mais, logo não está na política por um tacho. Logo o que dizes está errado porque queres dar uma conotação que não é verdade!
Tu não acreditas em pessoas com vocação para a política, ou para lideres. Eu acho que pode haver.
O teu ódio ao Ventura vem de ele defender o Clube dele. Eu acho isso o normal. E se ele defender Portugal, que é o país dele, como defendia o clube dele, epá, podes ter a certeza que um dia terá o meu voto. Porque é isso que eu quero, alguém que defenda o país e leve o país para a frente e melhore a vida à pessoas – coisa que eu nunca vi aqui tu apontares a partido nenhum pois a única posição que tens é ser contra o Ventura.
Pois, tu não consegues perceber muita coisa. Eu entendo isso.
Começas logo por não perceber que defender um clube tem uma certa irracionalidade, enquanto defender uma política é uma cena que é mais objectiva, é mais medível, digamos assim.
Um gajo é dum clube porque sim e um gajo é dum partido porque acredita no que o partido defende – bem ou mal, depois é outra conversa. Defender um clube, fazes de uma forma um bocado irracional. defender um partido e a sua politica já é uma cena racional e com argumentos objectivos, com que se pode concordar ou não.
Quando não sabes separar estas duas situações tão diferentes, epá, acabas a misturar alhos com bugalhos.
A religião é muito mais como um clube do que como a política.
É mais no irracional.
São cenas que não são comparáveis.
23 Novembro, 2023 at 12:12
O meu odio ao Ventura vem do caracter do Ventura. Não tem nada a ver com ele defender o clube dele.
O meu odio ao Ventura é o facto dele ser capaz de tudo para ganhar poder e notoriedade. Ser capaz de dizer uma coisa e o seu contrário em meio dia se isso der jeito. Dele ser capaz de vender a mãe para ter poder e notoriedade.
O meu ódio ao Ventura vem da falta de caráter dele. Não tem nada ver com ele defender o benfica. A forma como ele defendia o benfica é só prova dessa falta de caracter…
O Ventura não acredita em nada. O Ventura só acredita no que lhe der notoriedade e poder.
O que eu detesto no Ventura é o que mais detesto nos políticos. Um vale tudo para ter poder e a primazia da retorica sobre a verdade e a eficácia.
23 Novembro, 2023 at 12:13
Eu quero uma grande mudança neste pais.
Mas isso significa procurar o melhor que o pais tem. Não é ir votar no refugo do que a politica gerou e no que foi buscar o pior que a politica tem.
23 Novembro, 2023 at 12:48
“Mas isso significa procurar o melhor que o pais tem. Não é ir votar no refugo do que a politica gerou e no que foi buscar o pior que a politica tem.”
Traduz-me isto em substância, que frases destas, que são tudo e nada ao mesmo tempo, até um merdas como o LM é capaz de escrever aqui na Tasca!
23 Novembro, 2023 at 13:05
Mais Paulos Macedo, menos Venturas.
23 Novembro, 2023 at 15:04
O, ou um, Paulo Macedo nunca mandará num país.
Como resolves isso?
Para mandares num país tens de dar a cara, aparecer, tomar posições, algumas polémicas, assumir isso e andar para a frente. E depois escolhes Paulos Macedos para te ajudarem nas diversas pastas da governação.
Que foi o que fez o Bolsonaro no Brasil, tendo-se rodeado de pessoas competentes nas diversas áreas. Foi por isso que o Brasil teve superavit todos os anos menos no ano da pandemia, as empresas estatais passaram a dar lucros, o povo teve finalmente água no nordeste, acabou com grande parte da corrupção e do banditismo, etc… Tudo coisas que 6 meses de (des)governo Lula destruíram.
No ultimo ano tiveram cerca de 50 bilhões de reais – não lembro o valor certo – e falam que este ano vão ter cerca de 200 bilhões de reais de défice!
Mas, claro, o Bolsonaro é extrema direita, xenófobo, racista e o caralho a sete ou oito!
23 Novembro, 2023 at 15:25
“Mais Paulos Macedo, menos Venturas.”
Podes juntar a esse Paulo, outro: o Morais.
23 Novembro, 2023 at 16:49
Outro que nunca chegará a PM…
Espero que seja aproveitado para alguma coisa.
23 Novembro, 2023 at 12:18
Sim, de facto tu és… nada.
Mas defenderei sempre o direito que tens a existir, a emitires opinião (por inqualificável que seja), a insultares, a deturpares a verdade, a manipulares factos, a baralhares conceitos e a que possas sempre sempre sempre fazê-lo calçado.
O teu querido Ventura (que é óbvio que não é racista nem xenófobo nem é merda nenhuma, porque não passa de um oportunista que compreendeu a receita para chegar onde quer) é que gosta pouco de quem o contradiga ou que não alinhe pelo seu diapasão.
23 Novembro, 2023 at 12:46
Sou o mesmo nada que tu!
E faço minhas as tuas sábias palavras, menos a parte do “meu querido Ventura” porque, como todos, tens o direito de errar!
23 Novembro, 2023 at 12:22
os grandes paises são maioriotariamente capitalistas e liberais, não vejo que o mercado livre e privado tenham resolvido o problema da pobreza e da injustiça já que comparas a queda do muro na alemanha, vai ao leste da alemanha e pergunta as pessoas hoje em dia se estão mais felizes com a riqueza que lhe prometeram, irias ter uma supresa.
chega que tu chegas bem.
23 Novembro, 2023 at 12:45
Mas eu disse que o capitalismo é bom ou perfeito?
Olha que caralho.
O facto, que te dói, mas mete vazelina que passa, é que quando caiu o muro as pessoas passaram do leste para o ocidente e não o contrário. E mais, as pessoas achavam que valia a pena arriscarem a vida para tentar ir para o capitalismo e deixar essa beleza que é a política de esquerda!
Não há país perfeito.
Eu sei disso.
Tenho a certeza que tu também sabes.
Mas metes sempre a colher para dar o teu toque que “a esquerda é uma merda mas a direita também não soluciona tudo”… Bom mesmo deve ser só em tua casa, ou na tua empresa, se a tiveres, por isso, faz como o Ventura e tenta arranjar um tacho e muda o país para como tu sabes que é bom!
23 Novembro, 2023 at 14:58
a mim não me doi nada porque eu vivi esses momentos a cores porque vivia lá meu sabichão, sabe tudo e não sabe nada.
vi a alegria das pessoas do leste quando o muro caiu, falei com elas ao contrario de ti que viste na tv, hoje passado 34 anos vai lá falar com elas se continuam assim tão entusiasmadas.
oh que querido, o capitalismo não é perfeito mas exiges isso dos outros sistemas porque se não forem , falharam.
chega que tu chegas bem
23 Novembro, 2023 at 15:20
Não metas na minha boca coisa que eu não disse.
Nenhum sistema é absolutamente justo e perfeito, pela simples razão, se não for outra, que são pessoas que tomam decisões e as pessoas cometem erros.
Eu não tenho duvida nenhuma que quem vive hoje na Alemanha que antigamente era a Democrática, está muito melhor do que antes da queda do muro de Berlim.
Isto é factual e basta ter uma noção do que é a Alemanha – mesmo com os problemas que tem hoje, que há 20 anos não tinha, e muito menos há 30 – para saber isso e não colocar isso em causa.
Aliás, basta, como turista, andar na parte da Alemanha Federal e depois na parte da Alemanha Democrática para se perceber o quanto as realidades eram diferentes e como hoje é tudo mais próximo e equilibrado.
Quanto ao que falas, eu também posso dizer que muitos alemães ocidentais culpam a unificação por o país não se ter desenvolvido como se estava a desenvolver antes da união – porque foram os alemães ocidentais que tiveram de suportar a ajuda aos alemães orientais, quando já eram na altura os que mais contribuíram para a União Europeia.
Portanto, meu caro, as coisas são como são, e nunca ou raramente são perfeitas.
Mas a questão nem é essa.
A questão é que nos países capitalistas tens os governantes e depois tens ricos, médios e pobres, e nos países de esquerda tens os governantes ricos que vivem num capitalismo só deles, e depois tens o socialismo para o povinho todo onde é tudo pobre!
No capitalismo tens a hipótese do mérito te dar riqueza e uma boa vida. Nos países de esquerda tens o socialismo a equilibrar toda a gente na pobreza.
Nos países do mundo inteiro, na maioria, vá, a maioria dos pobres têm o quê? O que a parte capitalista lhes proporciona: TV, telemóvel, mota, bicicleta, micro-ondas, etc.
Não têm o quê? Saúde, Justiça, Ensino, etc, que é o que os estados socialistas não dão a ninguém!
O pouco que conseguem ter, devem ao sistema capitalista, onde o dinheiro compra…
23 Novembro, 2023 at 16:07
?
23 Novembro, 2023 at 13:07
Liberais como quem diz. Do que sei o Javier Milei é o 1o liberal a chegar a PM, no Mundo. Normalmente a politica Mundial tem sido bipolar, o liberalismo quebra a bipolaridade politica. Aliás uma coisa que todos têm em comum, esquerda ou direita é que com o passar dos anos há uma maior intervenção do Estado na vida pública, coisa que do que sei para os Liberais é um não não.
Mas também tenho um conhecimento muito superficial de como funcionam as coisas.
23 Novembro, 2023 at 15:03
estão todos ao serviço do grande capital que é liberal e por consequente as politicas implantadas com mais disfarce ou menos disfarce são liberais em geral.
23 Novembro, 2023 at 15:58
Discordo, liberal implica uma descentralização, o atual sistema do grande capital tem empresas como a BlackRock ou a Vanguard que são acionistas maioritários mega corporações como a Tesla ou a Apple
É vendida a ideia de que existe uma descentralização do capital e da criação deste mas se olharmos melhor, este está maioritariamente concentrado nos mesmos agentes
23 Novembro, 2023 at 16:09
Exatamente.
O liberalismo, para mim, é só o capitalismo com esteroides….
23 Novembro, 2023 at 16:09
a blackrock e vangurad e goldman sachs entre outras são o que exactamente ?
23 Novembro, 2023 at 16:10
O liberalismo, para mim, é só o capitalismo com esteroides….
ora nem mais
23 Novembro, 2023 at 16:16
Mas com um estado liberal tiras todas e quaisquer barreiras que essas empresas ainda vão tendo, mesmo que sejam mínimas ou praticamente existentes.
Se a malta já se queixa que hoje em dia é a lei da selva…então com estas mentalidades liberais vai ser bonito.
Acho que muito inocente pensa que o liberalismo é um estilo de American Dream, mas chegando lá vão se foder à grande…
Pensam que o compadrio é marca registada apenas dos governos de esquerda?
Estão tão enganados.
O compadrio, egoísmo, sede pelo poder, tenho que vos desiludir nesta matéria, mas é característica da humanidade e não está afeta a nenhuma ideologia politica.
As ideologias politicas são como as religiões.
Servem para enganar os crentes…
23 Novembro, 2023 at 16:17
praticamente inexistentes*
23 Novembro, 2023 at 16:18
O mercado não é, verdadeiramente, livre, apesar da ideia contrária ser vendida.
Para mim, a alternativa de termos um “nanny state” não é boa, e continuo a ver o capitalismo como um mal menor. A terceira alternativa, apesar de excelente, nunca irá ser implementada, porque por um lado é associada, erradamente, a sistemas autoritários do passado e por outro porque o mercado e dependência dele evoluiu de tal maneira que a mudança seria impossível.
23 Novembro, 2023 at 16:20
*dependência nele
(Isto de escrever rápido…)
23 Novembro, 2023 at 16:30
Exatamente.
Há até uma teoria que diz que se fizessem um reset do dinheiro e distribuíssem de formas iguais por cada uma das pessoas, ao fim de X anos o dinheiro iria parar exatamente às mesmas pessoas.
23 Novembro, 2023 at 16:12
Não estão? Quem não está? A Estónia, República Checa, Eslováquia, Lituânia, Polónia? Quem não está?
23 Novembro, 2023 at 16:59
Acho que ele fala só dos alemães orientais em relação aos alemães ocidentais.
Não tem sequer em conta que uns (ocidentais) partiram 100 furos acima dos outros (orientais) e mesmo assim tiveram de puxar os outros (orientais) para cima.
Comparado com o que era antes do muro, acho que só um gajo de Plutão pode dizer que não estão melhores.
A questão que eu gostava de ver esclarecida é qual é afinal a solução, o sistema, que é bom?
É que parece que nada presta…
O problema, para mim, é sempre a ganância e a dualidade de critérios que faz certas pessoas terem umas regras para os outros e outras para eles próprios. Seja qual for o sistema, se tens dualidade de critérios, vai dar sempre merda, vai criar sempre injustiça, vai sempre beneficiar uns e prejudicar outros.
23 Novembro, 2023 at 9:39
Rúben Amorim já sabe que médio pretende em janeiro.
“Pedro Gonçalves serve de modelo para o médio desejado. Perfil identificado. Alternativa será a Morita, mas com semelhanças a… outro jogador.”
Está para aqui uma mixórdia….
23 Novembro, 2023 at 9:43
Já disse…
O Amorim é pago para arranjar soluções…
Se a solução dele é descer o Pote e resultar, encantado.
No ano passado era contra. Absolutamente contra. Porque só o Pote era capaz de marcar golos.
Este ano…o Paulinho faz golos e faz boa dupla com o Gyokeres, temos Gyokeres, O Geny pode jogar na frente…temos mais soluções para a frente, não me choca tanto…
Descendo o P. Gonçalves acho que podemos ficar curtos na frente mas acho que estamos curtos na frente desde o inicio…para mim sempre faltou e continuará a faltar alternativa ao Gyokeres…
23 Novembro, 2023 at 9:47
Acho que não entendeste.
O novo jogador que será alternativa ao Morita é que tem de ter as características do Pote, não o Pote em si.
Ora se o Pote, a maioria já percebeu, deve é estar na frente, é este o jogador que deve servir de referência à alternativa ao Morita?
Bom, mas depois de ver o paulinho como alternativa ao Morita, já não digo nada…
23 Novembro, 2023 at 9:51
Ahhhh
Bem…eu acho o Pote um bom médio.
Mas…
Se tivesse de comprar um médio, seria sempre de perfil diferente. Para Pote já temos o Pote e o Bragança. Seria sempre um jogador mais fisico…mais Morten que Pote…mas pronto…
De qualquer forma espero é que o Sporting não vá ao mercado a não ser absolutamente pela certa. E tenho duvidas que o Sporting tenha dinheiro para ir ao mercado pela certa…
23 Novembro, 2023 at 10:33
Supostamente têm 10M para estoirar.
23 Novembro, 2023 at 13:31
Isso são dois Sotiris… nada mal…
🙂
Z
23 Novembro, 2023 at 14:32
O dinheiro não pode estar parado muito tempo…
23 Novembro, 2023 at 10:01
Vão contando com o Paulinho na frente ou Trinção, o Pote no meio campo ou o Trinção a ala direita quando o Esgaio não jogar. O RA deve estar inquieto para que o Morita e o Gatamo vão para as seleções para meter estas amélias.
Prefere meter o Trinção na ala do que apostar num jovem da formação a defesa direito, ou seja, prefere meter um jogador fora da sua posição do que apostar num que sempre jogou. Porque que raio vão dispensar o Gonçalo Esteves?
23 Novembro, 2023 at 10:04
O Gonçalo Esteves, apesar de promissor, não quer nada com o futebol. Passa a vida na noite e nem sequer treinou com a equipa A esta época, portanto acho que é óbvio o porquê de o dispensar. E ele não vai meter o Trincão na ala direita, o amigo Badaesgaio joga sempre.
23 Novembro, 2023 at 10:31
Não foi o que se viu no campeonato europeu de sub 19.
23 Novembro, 2023 at 11:38
Este tema deve interssar aos tasqueiros, fizemos um belo jogo de Basquetebol
https://www.fpb.pt/noticia/sporting-ganha-no-ultimo-sprint-e-continua-na-europe-cup/
23 Novembro, 2023 at 22:24
Boa!
23 Novembro, 2023 at 12:22
O Zwarte Piet subscreve a análise feita à Holanda, alargando-a aos Países Baixos.
By C
23 Novembro, 2023 at 13:42
😀
Mas o bart acha estúpido….
23 Novembro, 2023 at 14:51
Venham os jogos de futebol que isto de falar de politica ainda é mais complicado 🙂
23 Novembro, 2023 at 15:55
Mas esta merda é um forum de política ou um espaço de debate sobre o maior clube do planeta terra e arredores?
CHEGA!!!!
23 Novembro, 2023 at 21:21
Podias ter rematado o comentário com outra palavra, pá. Ou estás a passar uma mensagem subliminar? 😀 😀
23 Novembro, 2023 at 16:19
Olá:
Ventura é o produto do resultado da governação por parte de um aparelho que falha. Seja pela óbvia falência da matriz ideológica, seja por parte dos quadros políticos, que na sua maioria são incompetentes, impreparados e tantas vezes corruptos. E de um povo ignorante, sem memória, que quer é comprar raspadinhas, ver o Goucha e a CMTV, mais o Benfica a ganhar por qualquer preço.
Porque ele confronta o poder do sistema e enfrenta os seus intérpretes em sede da Assembleia, reconheçamos, é um excelente orador. Gajos como ele fazem falta, é dos poucos que tiram os outros palermas do sério (os tais que se cagam para o segredo de justiça e expõe alguns podres. Só que, na minha opinião, as motivações não são genuinas, mas sim eleitoralistas.
Por isso não será alguém a seguir, nem que seja porque o homem não é propriamente um modelo de coerência e o seu partido é um saco de gatos, que isto anda anda tudo ao mesmo, já dizia o Vasco Santana. Não tem a minha simpatia.
Mas não entendo a dualidade de critérios, se Ventura é perigoso e fascista, que dizer do arco geringoncial que endeusa Maduro, Fidel e o Che (o gajo que não gostava de pretos e paneleiros), mas que vai aproveitando as benesses do capitalismo, distribuindo prebendas pelos amigos filiados.
Presentemente vê-se Ana Gomes a comentar na TV tráfico de influências, mais o Paulo Pedroso a comentar pedofilia. É o que temos , mas lá está, provavelmente merecemos.
E o Ventura esfrega as mãos.
SL
23 Novembro, 2023 at 20:05
O primeiro parágrafo diz tudo, mas dizer que o ventura “não é propriamente um modelo de coerência e o seu partido é um saco de gatos”, é utilizar o melhor dos amaciadores que conheço… é o homem certo para endireitar isto, a finpartner foi só um cheirinho e o “trabalho” para o carnide e ex. DDT, um pró-bono. Habemus lider.
SL
23 Novembro, 2023 at 17:21
ora bem depois de trump que não tem nada de corrupto mas que tantos aqui defendem por ser anti sistema ( não consigo para de rir ) temos agora um novo heroi de seu nome milei, não percebo porque ventura não tenha a mesma simpatia dessa mesma gente.
vamos lá dar as mãos ao liberalismo que nunca foi tentado cuf cuf cuf e todos seremos felizes.
estou convosco, total confiança na vossa sabedoria de tentar algo de novo mas não só nos outros paises que ficam assim um bocado longe mas agir já no nosso pais.
ansioso pela libertação do sistema e que tanta riqueza e bem estar nos vai propocionar mas não me peçam para ir para a guerra se ela chegar, confio em voces que lutarão por mim e pelos esquerdistas de merda.
23 Novembro, 2023 at 21:19
Olá:
Independentemente da validade dos postulados de Milei, a minha opinião é de que muito do que preconiza não será implementado, falta-lhe maioria nas câmaras.
As desculpas pelo off-tópic, é a última vez
23 Novembro, 2023 at 17:30
“Viver e trabalhar no velho José Alvalade: o megaprojeto que cresce no local do antigo estádio do Sporting.
Norfin investiu 300 milhões de euros na criação do ‘Campo Novo’, que terá escritórios, apartamentos e comércio. “É uma mais-valia para Lisboa”, diz-nos Pedro Salema Garção”
Leram bem? Salema Garção! SALEMA GARÇÃO! SALEMA GARÇÃO!
Agora… quem sem lembra do Miguel SALEMA GARÇÃO?
That’s all folks…
É e sempre foi isto o projeto roquette! O Sporting? O Sporting que se foda!
23 Novembro, 2023 at 17:54
servir o Sporting
23 Novembro, 2023 at 19:16
Ora…..cabalas.
23 Novembro, 2023 at 19:28
Coincidências
23 Novembro, 2023 at 18:35
Nem xenófobo, nem racista:
https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2023/03/230308_MARCUS-SANTOS-brasileiros-do-Chega.jpg
Por acaso coneço-o daqui de Matosinhos.
Já disse o que penso do Chega. É um partido que cavalga no descontentamento de pequenos nichos e que graças a qualidade oratória de Ventura ganha a cada dia mais simpatizantes.
André Ventura é um oportunista (aproveitou a oportunidade de não haver à direita um partido de extrema) mas mete tanto medo quanto o Pai Natal.
Não me gozem, alguém acredita que o Chega/Ventura são um perigo para à democracia?
Perigo é a incompetência e a promiscuidade entre as carcaças que se arrastam à 4 décadas pelo poder e os seus amigos à frente de todos os negócios que cheirem à muitos milhões.
Incompetência que a determinada altura leva o país a um ponto sem retorno e pedidos de ajuda externa que obrigam a apertos de cinto dos mesmos de sempre, aqueles que pagam os prejuízos de Efacecs, TAPS e desesperam em filas de espera por uma operação que por vezes não chega a tempo.
Quando virem a extrema direita chegar ao poder em todos os paises europeus, não esqueçam de procurar pelos responsáveis nos boletins de voto que tiveram nas mãos…
23 Novembro, 2023 at 18:36
Não era aqui…
23 Novembro, 2023 at 21:39
“Quando virem a extrema direita chegar ao poder em todos os países europeus…”
Cruzes, canhoto!
Vade retro, Sa(n)tanás!
23 Novembro, 2023 at 23:00
As pessoas começam a ficar cansadas da mesma fórmula em que os milhões passam-lhes a frente dos olhos e vão parar sempre aos mesmos bolsos enquanto continuam a ver a sua situação a degradar-se e com menos perspectivas de deixar um mundo melhor para os seus descendentes.
Um dia as pessoas acordam e percebem que aquilo que fizeram foi alimentar com o seu voto redes de influência construída ao longo dos anos e que se perpetuam e renovam a cada novo acto eleitoral.
É dificil não concordar com quem fala em falência das instituições quando vemos os crimes de colarinho branco prescreverem ou acabarem em penas suspensas, quando assistimos a degradação acelerada da educação e da saúde, ao mesmo tempo que centenas de milhões vão parar a empresas que depois são oferecidas por tostões a particulares…
23 Novembro, 2023 at 21:41
És de “Matósos”?
🙂
Conheço bem!!!
Z
23 Novembro, 2023 at 22:38
Sou! 🙂
23 Novembro, 2023 at 19:18
Cum catano….off-topic mas nem tanto 🙂
23 Novembro, 2023 at 19:49
Bom ambiente no João Rocha.
É o voleibol que joga hoje, para quem não saiba…. Competições europeias!!!
Deve dar para ver na televisão
23 Novembro, 2023 at 20:07
Off topic em esteróides 🙂
23 Novembro, 2023 at 20:47
🙂
23 Novembro, 2023 at 21:26
200 e tal comentários. Penso que aconteceu alguma coisa. Muito boa ou muito má, nas aconteceu alguma coisa. Vou ler e… Ovalhamenossassenhora…
Um beijinho ao Sor Max! A continuação das melhoras, rápidas, que isto de leões acamados é contranatura.
23 Novembro, 2023 at 21:36
A esquerdalha e a direitalha tomaram conta da Tasca!
Felizmente existe o PAN…
23 Novembro, 2023 at 21:29
2-2 no voleibol, estivemos a perder 2-0 e a equipa está a lutar até ao fim por cada ponto, que sejam felizes no quinto set
SPORTINGGGGG
23 Novembro, 2023 at 21:34
Excelente recuperação!
Essa bola morta que vira um penalty no final do 4° set mostra que os jogadores do Mónaco sentiram o peso da recuperação verde e branca.
Vamos aproveitar esta confiança e vencer o jogo!
23 Novembro, 2023 at 21:30
Excelente excelente…. Vamos á negra!!!
Era uma grande reviravolta!!
Alguém está a ver?
Ninguém comenta…. Depois aínda de diz que gostamos das nossas modalidades
23 Novembro, 2023 at 21:30
Ver uma entrevista do Bernardo e a forma como fala do seu clube faz me ter pena que nca no nosso clube tenha havido um craque destas últimas gerações com este sentimento tao puro e genuíno.
No nosso clube eles fogem…
23 Novembro, 2023 at 21:36
Tivemos o Nani, mas alguém fez para que se fosse embora, ou que não ficasse.
23 Novembro, 2023 at 21:40
ISSO!
Z
23 Novembro, 2023 at 21:45
Nani que era assobiado cada vez que fazia um compasso de espera para dar um passe de qualidade.
23 Novembro, 2023 at 21:48
Tiveste o Nani ok, mas nca com este tom. Nunca com esta clarividência e Sportinguismo!
Ja exemplos ao contrário, de malta que é aqui formada e que quase aprende andar na academia a falar mal, ou a nunca dizer bem nem a assumir o amor pelo Sporting é aos magotes!
Venha quem vier esta entrevista é brutal e cheia de sentimento!
23 Novembro, 2023 at 22:31
“e cheia de (res)sentimento”, queres tu dizer.
https://www.abola.pt/futebol/noticias/bernardo-silva-critica-saida-do-benfica-se-um-grupo-de-quatro-ou-cinco-pessoas-percebesse-de-futebol-2023112109255443964
24 Novembro, 2023 at 11:40
Palhinha
24 Novembro, 2023 at 15:35
hehehe mas a direção não gostava dele…
Aqui se vê os merdas que são… Só mais um exemplo…
Z
23 Novembro, 2023 at 22:30
Bem lembrado, COYS!
23 Novembro, 2023 at 21:34
Fantástica esta equipa de volei.
O Wagner faz lembrar o cubano do ano em que fomos campeões – Denis?
23 Novembro, 2023 at 21:39
Que grande jogo de voleibol que estamos a fazer,muito bem!!!
23 Novembro, 2023 at 21:41
E no pavilhão vibra-se muito mais….
23 Novembro, 2023 at 21:50
Que pena…. Mas excelente atitude desta equipa!!!
Esta equipa pode vir a dar alegrias este ano
23 Novembro, 2023 at 22:33
Nisso concordo contigo.
23 Novembro, 2023 at 22:03
Perdemos o 5° set em Itália será muito complicado vencer. O Monza não é uma equipa qualquer.
Mas gostei da recuperação e energia da equipa.
É estranho olhar para a equipa e os rostos serem todos estranhos. É difícil criar uma química entre adeptos e equipa quando são renovadas todas as épocas.
Os jovens atletas das camadas jovens emocionados com a simpatia da equipa italiana que até tirou uma “foto de família” com os putos das formações de fundo
Não lembro de ver os nossos adeptos e a equipa adversária em tão saudável convívio!
E deve ter ficado uma foto fantástica!
É o primeiro jogo que vejo desta equipa mas já tenho agendado o jogo da próxima 4a feira!
23 Novembro, 2023 at 23:21
Belíssimo!!
23 Novembro, 2023 at 22:08
Muita miudagem da formação e conhecedora de voleibol.
Excelente ambiente no pavilhão
23 Novembro, 2023 at 22:33
Isto passou da Tasca do Cherba para a Tasca do Facha? Fdx!
Numa coisa estamos todos de acordo: o PS é uma valente merda. Tão
grande, que vai conseguir a proeza de termos um governo com o Ventura nos 50 anos do 25 de Abril.
PS: Ventura e alternativa, são duas palavras que só fazem sentido na frase “Fui à alternativa do João Moura no Campo Pequeno e ele lidou um boi chamado Ventura”.
SL
23 Novembro, 2023 at 22:35
“Tão grande, que vai conseguir a proeza de termos um governo com o Ventura nos 50 anos do 25 de Abril.”
Cruzes, credo, canhoto!!!!
23 Novembro, 2023 at 22:38
“Isto passou da Tasca do Cherba para a Tasca do Facha? Fdx!
PS: Ventura e alternativa, são duas palavras que só fazem sentido na frase “Fui à alternativa do João Moura no Campo Pequeno e ele lidou um boi chamado Ventura”.”
😀 😀 😀 😀 😀
24 Novembro, 2023 at 15:33
🙂
Z