COMENTÁRIO DE Nuno NO POST “Bonito Serviço: Ponto de Luz“
*«eu ouvi o teu comentário» é servido sempre que o homem do balcão consiga distinguir uma boa posta por entre o barulho dos pratos
COMENTÁRIO DE Nuno NO POST “Bonito Serviço: Ponto de Luz“
*«eu ouvi o teu comentário» é servido sempre que o homem do balcão consiga distinguir uma boa posta por entre o barulho dos pratos
© 2024 A Tasca do Cherba — Powered by WordPress
Desenvolvido por Anders Noren — Cima ↑
23 Novembro, 2023 at 9:11
Acredita Nuno que tenho consciência de tudo isso. Que aquilo que digo ou não digo sobre o Sporting se cola à pele dos meus filhos. Oxalá houvesse uma fórmula de lhes passar aquilo que eu próprio não recebi – feitos grandiosos do meu clube para me orgulhar. Felizmente há adeptos luminosos como tu. Bem-hajas por isso.
23 Novembro, 2023 at 11:17
Bem, é um comentário luminoso, em tom positivo.
Em verdade, eu digo muitas vezes para mim mesmo que o Sporting é a metáfora da Lei de Murphy. Tem a ver com a época em que vivi, o facto do futebol das últimas décadas me trazer tantas mais amarguras do que felicidade (ainda recentemente, estes últimos 3 minutos…).
Por outro lado tenho uma filha pequena, já sportinguista e sócia (bem haja), e percebo perfeitamente a ideia do comentário. Transmitir aos filhos negativismo ou o peso que carregamos de eventos negativos, parece efetivamente contraproducente. Mais vale morder a língua e pôr para dentro, embora isso me seja muito difícil quando estou em stress total a ver um jogo. É um bom comentário. Luminoso, pois.
23 Novembro, 2023 at 11:22
Eu acho que os anos 90 e 2000 atraíram para o Sporting esse “ser Sporting”, porque nos momentos da verdade eramos sempre roubados.
E por isso, essa mentalidade enraizou-se em nós profundamente. E eu tenho isso completamente intrinsecamente em mim.
Vai demorar décadas a descolar, se é que vai descolar. Até porque a partir daí valorizamos exponencialmente quando isso aconteceu e ignoramos as vezes que não aconteceu. Fácilmente vamos lembrar que perdemos a oportunidade de fazer 6 pontos para o 2º e aí aconteceu Sporting, mas vamos esquecer que até aí nunca aconteceu Sporting e que quando podíamos ganhar pontos aos demais, ganhámos…e por isso é que chegámos à luz na frente…
23 Novembro, 2023 at 11:27
Então? Eramos roubados ou jogávamos pouco à bola?
É que há gente fula por se ser gamado com alguma regularidade a quem cai mal a retórica do “joguem à bola” …
23 Novembro, 2023 at 11:32
Nos anos 90 e 00?! Eramos roubados.
Já disse mil vezes. Desde a chegada do VAR que eu acho que há uma mudança radical nisto.
Alguém que ache que hoje em dia temos algo remotamente semelhante ao que eram os roubos pré-VAR, precisa de revisitar esses tempos….
Hoje discute-se apaixonadamente se um toque é suficiente ou um amarelo e tal. E todos têm casos iguais para um lado, para outro, etc. Até a facilidade com que se mostra amarelos. Um Sportinguista, Benfiquista e Portista consegues discutir horas sobre amarelos e critérios e vão ter para todos os gostos…
Nos anos 90?! Era golos metros fora de jogo, era golos anulados por ninguém sequer perceber porquê, era penaltis, era golos com a mão….
Hoje em dia, uma equipa que jogue bem passa por cima dos erros dos árbitros. Nos 90 e nos 00, não tinham hipótese.
23 Novembro, 2023 at 12:16
Dentro do campo tu tens razão.
Mas eu não consigo deixar de fazer o papel do advogado do diabo, em relação ao teu “joguem à bola” (que me deixa fodido), enquanto se vai vendo que fora do campo, desde jornaleirada a fpfs, conselhos de arbitragens, etc etc está tudo igualzinho, senão pior!
23 Novembro, 2023 at 12:17
E isso continua a foder campeonatos, faltou-me ewsta parte…
23 Novembro, 2023 at 12:20
Independentemente do que jogues à bola … também me tinha faltado esta …
23 Novembro, 2023 at 12:20
Só para usar este ano..
O Sporting foi prejudicado com o Arouca com uma expulsão errada. Discutivel mas errada. Ganhou.
O Sporting ganhou um jogo com um golo fora de jogo.
O Morten devia ter sido expulso contra o Farense e não foi. Discutivel…mas para mim devia.
Se o Sporting jogar à bola…vai passar por cima dos erros contra e vai beneficiar dos erros a favor. Porque há para todos os gostos.
Nos anos 90 e 00 isso não era assim.
23 Novembro, 2023 at 12:24
Amigo, já fui ao castigo ali em cima.
O descaramento agora é outro.
E enquanto não se limpar esta merda podes jogar à bola à vontade que se arranja maneira de lá não chegares.
Ainda me lembro razoavelmente bem de uma remontada a 3 golinhos do c@rnide, que os embalou – de facto – para o trofeuzinho da ordem … e nós a chupar o dedo
23 Novembro, 2023 at 15:11
No jogo que ganhamos com “um golo fora de jogo” houve um penalti descarado sobre o Paulinho que foi “ignorado” tanto pelo árbitro como pelo VAR, a diferença é que o lance que nos beneficiou foi acidental, no lance do penalti foi propositado para “compensar” e em qualquer código de leis é muito mais grave uma situação premeditada do que não…,
No lance de Faro do Morten de facto devia ter levado nesse lance o 2º amarelo, a questão é que no primeiro amarelo o jogador do farense que sofre a falta (e que dá um golo) devia ter sido expulso porque no inicio do lance tenta dar dois socos, sim de mão fechada (um acertou-lhe de raspão) no Morten, nem devia ter havido livre, nem devia o Morten ter levado amarelo, nem o farense marcava esse golo…E o segundo amarelo foi “esquecido” propositadamente, para que o 1º não fosse analisado a fundo que era o que aconteceria se ele fosse expulso…
De uma forma genérica tens de facto razão, antigamente os roubos eram “á bruta” ainda me lembro do calheiros, esse verme, anular um golo ao SCP porque o baía chocou com um central dele!!! E não havia NENHUM jogador do SCP num raio de 5 metros…
Mas hoje em dia os roubos são cínicos, premeditados e sempre de forma a “driblar” o VAR, ou seja os árbitros vão para dentro do campo e sabem que só podem inclinar o campo fora do protocolo do VAR e fazem-no sempre da mesma forma e sempre de forma ao VAR não poder interferir ou seja continuam a “distribuir” os pontos como querem, têm é de ser mais “cuidadosos” na forma como o fazem!!!
Agora não tenho dúvidas que hoje em dia se jogares á bola (ou seja melhor que os outros) mais facilmente te safas, mas como vimos na luz com o asd isso nem sempre chega se o árbitro te quiser mesmo prejudicar…
23 Novembro, 2023 at 15:13
O penalti que dizes é sobre o Edwards do jogo do fora de jogo e para mim não é penalti…
Na luz não acho que o Sporting tenha sido prejudicado…
23 Novembro, 2023 at 16:46
Ainda relacionado com o que dizes mais em cima, concordo em parte.
Também sou da opinião que as nossas hipóteses de sucesso aumentaram exponencialmente com a introdução do VAR mas parece-me que desvalorizas em demasia a questão dos amarelos.
Ainda agora na luz fez toda a diferença.
Não estou a dizer se o critério foi justo ou injusto. Não sei,
Eu não vi o jogo. Tenho dificuldades em ver o Edwards levar amarelo por simulação quando partilha campo com Rafa e Di Maria mas nem é isso que está em questão.
Estou a dizer que efetivamente o critério disciplinar (justo ou injusto) teve influencia direta do resultado.
E quanto a isso, já o disse aqui e até acho que foi em resposta a um comentário teu. Não é normal há mais de 10 anos que os rivais levam SEMPRE menos amarelos e vermelhos que nós. Não me falem em subjetividades e coincidências.
Este ano já vamos 34 amarelos e 2 vermelhos contra 24 amarelos e 1 vermelho do benfica.
Somos a 5ª equipa mais admoestada. O benfica é a 18ª ou seja a menos admoestada de todas.
Nos 4 campeonatos anteriores só por uma vez o benfica não ficou em “18º” nessa categoria (ficou em 14º em 20-21).
Nos últimos 8 anos ficou 6 vezes em 18º.
Seja um benfica forte ou fraco, mais pressionante ou menos pressionante, mais agressivo ou menos agressivo por coincidência fica quase sempre em último nessa categoria.
Isto não tem influencia? Ter um Palhinha ou Ugarte condicionado é a mesma coisa que não estarem? Ter os principais jogadores castigados mais vezes e antes de jogos importantes é a mesma coisa?
Sinceramente, acho que há tanta discussão estéril por causa de interpretações de toquezinhos na área quando este condicionamento dos amarelos não só é muito mais flagrante e condicionante como não é resolvido pelo VAR.
E é tão flagrante que não percebo porque nunca foi exposto por alguém do Sporting.
23 Novembro, 2023 at 17:29
A questão dos amarelos é importante mas do que tenho visto tem sido para todos e independentemente da posição.
A dias o David Carmo é expulso com duplo amarelo num lance que noutras alturas nem falta teria sido marcada. E com o Porto em desvantagem o que è ainda mais extraordinário.
No jogo da Luz, ASD e o VAR poderiam ter assinalado grande penalidade a favor do Benfica em 2 situações e não o fizeram.
E não acredito que tivessem guardado a “roubalheira” para depois dos 90′ correndo o risco do Benfica nem conseguir chegar a grande área ou passarmos os minutos finais a queimar tempo( coisa que não fizemos).
Tenho a mesma opinião do Tiago, com o VAR as nossas probabilidades de ganhar campeonatos subiram em flecha!
Agora temos é de ser competentes e não andar a dormir a espera que as coisas aconteçam. Aí sim acontece Sporting e reclamamos da sorte…
23 Novembro, 2023 at 20:11
Sim então explica lá em que País, com exceção de cá, se for roxo, um gajo que agarra a perna de outro não leva amarelo, vais ao IB e vês que tem penalização disciplinar (conduta anti-desportiva igual a agarrar a camisola) e respectivo livre…Curiosamente não levou o segundo amarelo, ficou em campo e marcou um golo!!!
Depois achas que o critério dos amarelos ( e já te dei um exemplo acima) foi igual? E o das faltas? Não é preciso inventar penaltis para inclinar o campo…
E tenho quase a certeza que o penalti não marcado foi sobre o paulinho…O do edwards foi noutro jogo
24 Novembro, 2023 at 11:07
Na estrumeira de Carnide não fomos prejudicados?!?
EPA, menos …
O Rafa fez se três vezes ao penalty… Nem um amarelo …
Os jogadores do SCP não podiam encostar nas papoilas, era logo falta… Vice versa não foi assim …
Critérios …
23 Novembro, 2023 at 12:37
Pois bem,
A solução é fácil. Joguem á bola, e não vivam presos ao passado.
Cuidado com o que pensas…pois aquilo que pensas tem o potencial de se tornar realidade.
Idem cuidado com o que escreves.
A tendência de estar derrotado antes de jogo, ou a tendência de ver somente o lado negativo de um treinador ou jogador já é um processo de orgulho perfeccionista – auto destrutivo ou bloqueador dentro do clube.
Uma dinâmica de vitória cresce com trabalho, boas equipas e sem roubalheiras descaradas como foram os anos 90 e 00. Hoje a roubalheira é nos cartões amarelos… Meu deus, que evolução vs estes tempos dos apitos dourados e vermelhos.
23 Novembro, 2023 at 12:59
Ninguém questiona a evolução. Aliás, há quem questione: quem não a queria !… lampionices …
23 Novembro, 2023 at 15:22
Sim, sim jogo do titulo no dragão, Coates expulso porque sim o primeiro amarelo devia ser para o taremi que foi quem fez a falta, o segundo é muito, muito discutivel…
Jogo em braga inácio expulso pelo asd aos 28 min, ganhamos nem sabemos como…
Jogo na luz inácio expulso pelo asd aos 54 min, perdes o jogo…
E há muitos mais, os roubos estão lá, têm quase a mesma capacidade de designar campeões, não são é tão escandalosos, mas são eficazes na mesma…
Quem ficou mesmo melhor foram as equipas “de limpeza” e branqueamento dos jornais e TV’s agora têm muito menos trabalho e já não precisam de exercícios de imaginação delirante para justificar coisas inacreditáveis, como antigamente…
23 Novembro, 2023 at 15:26
Para mim o Inácio é bem expulso nos 2 casos.
O Coates com o Taremi não. Mas eu percebo o erro do arbitro. Acho absurdo o Var não poder intervir.
23 Novembro, 2023 at 16:56
Essa forma de ver os amarelos é demasiado simplista porque há uma grande margem para se “aceitar” um amarelo.
Convém no entanto perceber se o critério é igual.
Se não estou em erro o Inácio nesses 2 jogos fez 4 faltas, levou 4 amarelos.
Podes-me dizer que em todas “cabe” o amarelo. Mas é só para os outros que há “avisos” é só para os outros que há “gestão do jogo” pelo árbitro?
É por isso que gosto da estatística. No “eye test” um gajo sente claramente a diferença de critérios mas é a estatística que o confirma.
23 Novembro, 2023 at 17:04
Mas a minha questão é mesmo esta.
O “roubo” que falamos agora exige ir ao detalhe e á estatística e tal. E por isso é que considero que uma equipa competente passa por cima disso. Não digo que não exista, não discuto isso. Digo que uma equipa competente passa por cima disso.
Nos anos 90 e 00 não era preciso essa análise fina…era demasiado evidente. E por isso é que eu disse que antes falhávamos sempre no momento da verdade porque era um assalto à mão armada impossivel de ultrapassar. Desde o VAR falhamos muito menos no momento da verdade e as equipas que falharam menos foram as mais competentes…
23 Novembro, 2023 at 16:36
http://www.youtube.com/watch?v=Kah8hcO8xVk
23 Novembro, 2023 at 19:13
O Benfica agradece esta união com o Sporting.
É como a vítima desculpar o operador.
O Varandas em vez de vir dizer tudo o que sabe sobre a época perdida de 15/16, põe o rabinho entre as pernas e alia se ao vice presidente do apito encarnado.
Uma vergonha para os sócios e adeptos.
Um golpe na identidade e dignidade do clube.
23 Novembro, 2023 at 19:14
Desculpar o opressor…
23 Novembro, 2023 at 20:18
Excelente comentário, Nuno.
24 Novembro, 2023 at 23:14
Eu vi que ouviste o meu comentário.
Obrigado pelo destaque e por com isso colocares mais gente a discutir este tema, que é comunicacional numa primeira instância mas quanto a mim passa a uma forma de comportamento.
E é esse estigma da derrota eminente que temos de eliminar. Nós, aqueles que sentimos o clube e com orgulho o recebemos duma geração e o vamos passar á geração seguinte , temos de saber incutir o espírito vencedor do clube. Independentemente da direção ou do treinador ou da merda que nos representa nas tv’s decrépitas, a palavra tem de passar e tem de ser ambiciosa, vencedora e nunca desistir face às adversidades.
Resumindo a cena toda…basta sentirmos e passarmos o lema do nosso clube, como um mantra que nos guia.
Saudações Leoninas.