Numa noite em que Gyokeres voltou a mostrar que há um antes e um depois da sua chegada, o Sporting venceu o Gil Vicente por 3-1 e agarrou a liderança isolada do campeonato nacional
“Adoro jogar aqui, os adeptos são incríveis. Quero desfrutar. Fico agradecido pelo apoio”. Gyoekres tinha acabado de marcar quatro golos, dois deles anulados após ida ao VAR, tinha esfrangalhado os de Barcelos, tinha celebrado com os adeptos que cantavam o seu nome.
O Sporting regressava ao primeiro lugar isolado, aproveitando a escorregadela do Benfica em Moreira de Cónegos, muito à conta desta besta escandinava que parece sempre disposto a enfrentar o mundo sozinho, embora esta noite tenha contado com o melhor Edwards que já se viu de verde e branca vestida. O inglês rompe entre as linhas inimigas, e já percebeu que há sempre um sueco pronto da dar seguimento ao pânico na defensiva adversária.
Acontece que Gyokeres é mais do que um goleador, como se viu logo no primeiro minuto, quando serviu de pivot à subida da equipa pela direita, com um defesa do Gil, a desviar para canto quando Alvalade já se preparava para celebrar o golo de Morita. Depois, Gyo aproveitou a primeira oferta de Edwards e meteu a bola dentro da baliza, ainda antes dos dez minutos, num golo anulado por fora de jogo.
O Sporting entrava de forma afirmativa, à procura da vitória, mas viria a abrandar a pressão e a permitir que o Gil começasse a ter bola e a subir. Na primeira vez que foram à baliza, na sequência de um livre cruzado, os minhotos colocaram-se em vantagem, que durou cerca de dez minutos, pois ainda antes do intervalo Nuno Santos viu um remate de ressaca desviar no defesa e anichar-se na rede.
Ao intervalo, Amorim trocou Inácio, Esgaio e Nuno Santos por St. Juste, Geny Catamo e Matheus Reis, mas seria a dupla Edwards e Gyokeres a dinamitar toda a estratégia adversária. O inglês começou por colocar o redes à prova, mas em apenas quatro minutos, algures entre os 52′ e os 56′, Gyokeres marcou dois golos e decidiu quem ia ganhar (15 golos em 17 jogos para o camisola 9).
O sueco, claramente uma velocidade acima de todos os outros em campo, ainda correu meio campo para encarar o redes e celebrar o hattrick, novamente anulado por fora de jogo, mas o principal estava feito: numa noite morna três pontos e liderança isolada, óptimo tónico para a ida a Guimarães e a recepção ao FCPorto, os dois próximos jogos a contar para o Campeonato.
5 Dezembro, 2023 at 6:24
Estou como o Cherba. Gyo é literalmente de outro campeonato ( se cá estiver para o ano seria uma grande surpresa), e Edwards é o único que tem arte para baralhar as defesas. Era bom que houvesse um clone dele, que podia ser Pote.
Os dois próximos compromissos vão decidir muito do que será a nossa época.
5 Dezembro, 2023 at 6:29
“Mais vale um shika que um Jesse”
“Pote de merda”
“Pote vai para o caralho”
“Não se preocupem que o fatawu entra ao intervalo”
“Amorim nojento”
etc..
etc..
Bom dia a todos! Viva o Sporting!!!
5 Dezembro, 2023 at 8:33
“É da frustração…”
“Queremos é ganhar”…
5 Dezembro, 2023 at 10:18
– Frederico Maria acho que está a dar o seu clube na televisão…Está a perder…
– A tia sabe perfeitamente que eu não ligo muito a essas coisas, prefiro dedicar-me a assuntos realmente importantes, o que é que a tia vai fazer com as acções da TAP? Se me passar uma procuração garanto-lhe um rendimento superior tia, mesmo depois da tia me pagar a minha pequena comissão, pelo incómodo claro..
“Quem não se sente, não é filho de boa gente…”
Bom dia a todos! Viva o Sporting!!!
5 Dezembro, 2023 at 11:09
As criticas destrutivas e o bota abaixismo permanente e doentio nao é sentir.
A forma insultuosa como se dirigem a jogadores e treinadores sistemáticamente só pq sim ou só para cair no goto de alguns frequentadores não é sentir.
Essa referência á franja da linha é só infeliz.
Estratificar o Sporting por zonas e castas é só infeliz.
Eu sou nortenho e de Beto tenho muito pouco mas nao me revejo na propaganda anti tudo que aqui é alimentada diariamente.
Só para dar um pequeno exemplo. Ontem aquando da entrada do Paulinho vi um estadio inteiro a aplaudir. Sera que a tasca nao estava representada no estádio?
Que nao representa nada na esfera leonina já todos sabemos pq alguns nem sócios são mas reparem na diferença de apoio no estádio e aqui durante os jogos.
Chega a ser hilariante!
5 Dezembro, 2023 at 13:38
Então, se A Tasca “não representa nada na esfera leonina” …
O que é que fazes aqui?!?
5 Dezembro, 2023 at 14:14
😀
Ninguém sabe ao certo…
5 Dezembro, 2023 at 14:18
“A forma insultuosa como se dirigem a jogadores e treinadores sistemáticamente só pq sim ou só para cair no goto de alguns frequentadores não é sentir.
Essa referência á franja da linha é só infeliz.
Estratificar o Sporting por zonas e castas é só infeliz.”
Se é do norte de certeza que usa óculos de Penafiel.
Mas isto já não vai lá com conversas. Quem quis ver já teve tempo para ver. Quem ainda não conseguiu é porque não quer mesmo.
5 Dezembro, 2023 at 14:18
Nao te farei desenho pq senao os outros cães de fila vem ja aí soltinhos para te achar piada, como é aliás exemplo esse mais abaixo que ja veio defender a seita.
5 Dezembro, 2023 at 14:19
A forma insultuosa como falas é diferente….
Hipócritas do crl…
7 Dezembro, 2023 at 0:21
Credo, doeu essa rico?
O riquinho devia saber que nem todos os betos estão em Cascais, nem todos os de Cascais são betos…
O que o rico fez, chama-se profiling e isso já não se usa, usava-se no tempo da outra senhora, mas agora já não, ou o rico ainda não percebeu que depois de Abril de 74 já não se podem fazer certas coisas?
Eu sei que o rico e os seus amigos estavam habituados diferente, mas já não pode, rico, já não pode…
5 Dezembro, 2023 at 23:24
Tem calma e não sejas André Ventura.
Até porque, literalmente, o primeiro comentário de um bloco de notas onde o Sporting pode ficar isolado em primeiro lugar no mês de Dezembro ser comparar o shikabala com o jese tem mesmo tudo a ver com as tias de cascais, acções da TAP e com “quem sente não é filho de boa gente”. Está certo Alberto… Continua a cantar.
Já fala outro de sonsice… Sonsos são os que tentam mostrar que criticam com fundamento quando a única coisa coisa que fazem é não distinguir o clube do presidente. Acabam por criticar tudo gratuitamente e acho isso intolerável.
Boa noite e Viva o Sporting!
5 Dezembro, 2023 at 10:52
Faltou “varandasout”
Viva o Sporting!!!
5 Dezembro, 2023 at 6:34
O Viana, deve andar à procura de um
Clone deste sueco ( que não vais ser fácil). Senti muitas vezes a confrangedora incapacidade dos jogadores olharem à sua volta antes de receber a bola, para poderem rodar e progredir. Há muito a melhorar mas com o sueco ficamos muito melhores. Talvez um portento fisico em cada sector nos fizesse muito bem. Mas isso seria pedir um futebol menos sincronizado e morno que o que o Amorim nos dá ( eu gosto dele atenção! Mas também sou critico) estamos na frente e isso deve dar algum ânimo e crença!
5 Dezembro, 2023 at 6:37
O Sporting tem um problema grave para resolver na baliza…Adan não oferece o que já deu e o Israel também não me convence. Era importantíssimo ir buscar um redes em Janeiro. Provavelmente a única contratação essencial do mercado de Inverno (se bem que a ultima vez que vi um campeão sem um grande guarda redes foi mesmo o Sporting com Tiago e Nelson:)
Depois os centrais… Sem Diomande na CAN e St Just lesionado também não sei como nos aguentamos. Será que Amorim aposta no Quaresma?
Para a próxima época, 2 laterais por favor. Ou então um e que se aposte no fresneda.
5 Dezembro, 2023 at 9:01
Esqueceste-te do etc etc, Bom dia a todos, viva o Sporting…
5 Dezembro, 2023 at 10:40
Queres o quê Leão Rampante? Gajos bi-polares é assim, memória curta…
5 Dezembro, 2023 at 12:28
Só alguns iluminados podem criticar no momento e nas condições que eles entendem que sejam adequados.
Cenas…
5 Dezembro, 2023 at 13:39
São “tiques” de outros tempos …
5 Dezembro, 2023 at 14:20
Se querem usar o azul deviam ir para outros lados…
5 Dezembro, 2023 at 14:54
é criticar que se chama?….
5 Dezembro, 2023 at 16:19
Para mim é.
Se para ti não é, o problema é teu.
E se calhar aí é que está o busílis da questão.
Vocês são tão arrogantes que acham que os outros não têm direito a comentar o estado do clube ou porque o tom não é o correto ou porque o momento não é o acertado quando vocês não têm direito nenhum a limitar os outros nessa matéria porque a vossa opinião ou perceção é apenas vossa.
Vocês tentam calar as pessoas e em relação a isso é um poh caralho todos os dias.
O que vocês não reparam é que fazem o mesmo quando vos apetece.
Deve ser quando não tomam os comprimidos.
Hipocrisia e sonsice são traços de personalidade que me fazem comichão.
5 Dezembro, 2023 at 9:03
O Fresneda foi operado, vai demorar.
5 Dezembro, 2023 at 10:25
Qual Quaresma! Vamos passar janeiro a levar com Matheus Reis a central que é um mimo
5 Dezembro, 2023 at 7:24
Uma dúvida: o Geny tb vai à CAN?
5 Dezembro, 2023 at 7:27
Diz que sim.
Z
5 Dezembro, 2023 at 7:26
Bom dia Tasqueir@s!!!
Ontem só consegui aompanhar o jogo pouco depois do Gil ter feito o 0-1, por isso não faço ideia de como foi a entrada da equipa.
Mesmo assim, deu para confirmar muita coisa e registar uma agradável surpresa:
– O Gyo é um achado! Mesmo!
– O Morten está cada vez melhor e joga tão simples… Gosto!
– O St. Juste é de facto aquilo que todos sabemos. Muito bom, mas nunca vai jogar 3 jogos inteiros seguidos, fazendo intervalos de semanas/meses no estaleiro
– A facilidade assustadora com que saiem amarelos para os nossos jogadores
– O processo de elaboração das linhas de fdj na “cidade do fuebol” está (à boa maneira portuguesa) a tornar-se opaco e duvidoso. É notável a capacidade que a nossa liga mostra para subverter os beneficios do VAR.
– A surpresa agradável: Quaresma em vez de Neto!
Conseguimos a vitória que era “obrigatória”, os proximos dois jogos são importantissimos. Prevejo roubalheiras de “meia noite”…
Z
5 Dezembro, 2023 at 9:52
Agora no sítio certo…
Viste o Quaresma? O que achaste dele?
Pareceu-me a precisar de jogar, jogar, jogar, tratando-se às vezes de um corpo estranho, até na relação com a bola…
5 Dezembro, 2023 at 8:16
https://www.google.com/amp/s/www.record.pt/futebol/arbitragem/amp/luis-ferreira-volta-a-apitar-o-sporting-depois-da-polemica-com-o-tondela
Este menino foi o VAR ontem. As coisas vão -se agudizar nas arbitragens
https://www.google.com/amp/s/www.record.pt/futebol/arbitragem/amp/luis-ferreira-o-advogado-do-apito-dourado-820892
Vão fazer tudo para nós afastarem da luta pelo título. O jogo do Porto vai começar a ser preparado no jogo de Guimarães. Há interesses muito fortes neste momento em equação :
– Financeiro
– Presidência do Porto
5 Dezembro, 2023 at 8:57
Deixa lá chico, para o ano ganhamos nós que temos eleições no clube…
Z
5 Dezembro, 2023 at 10:12
Não tens máfia, nem poder para isso, ganhaste com o COVID porque ninguém se queria constipar .
5 Dezembro, 2023 at 10:42
Bela merda Chico, se não ganhas nem este nem para o ano em quem é que vais votar?
Vê lá se não votas no BdC! Ou Godinho!
5 Dezembro, 2023 at 10:14
Se fosse para fazer tudo para nos afastar da luta pelo titulo, ontem os 2 primeiros golos tinham sido anulados ou nem tinham existido….
5 Dezembro, 2023 at 10:30
Viste o jogo? Ou estás só a contribuir com uma papaiada?
O primeiro golo foi DE FACTO anulado e o VAR tentou anular o segundo VIOLANDO claramente o protocolo que diz CLARAMENTE que só pode intervir em casos de erros grosseiros, sem margem para dúvidas e que NÃO DEVE interferir em situações de dúvida ou não claras…
Portanto face a isto como é que classificas a actuação de um VAR que chama um árbitro para ver imagens que não são nem claras, nem esclarecedoras? Acidente? Coincidência? Ou problema técnico?
Ontem foi o “ensaio geral” nos próximos dois jogos já te apresentam a peça completa não te preocupes…
5 Dezembro, 2023 at 10:39
Vi no jogo.
O primeiro golo validado podia ter sido anulado.
O segundo eu percebo a chamada porque há mãos nas costas. Coube ao arbitro decidir bem por não marcar falta.
Qualquer arbitro maldoso tinha anulado os 2 primeiros golos que foram validados.
O VAR anulou os 2 golos fdj e pronto. Foi a atuação do VAR. Se estava fdj, fez bem. Se o VAR achou duvidoso o 2º golo, fez bem em chamar. E fez bem o arbitro principal em validar o golo. Tudo certo aqui. Prefiro mil vezes assim do que o VAR que dá indicação clara ao Arbitro quando é duvidoso…
E estás a cair na conversa absurda do Gil Vicente…há centenas de exemplos do VAR chamar o arbitro e o arbitro não aceitar a decisão. Acontece muito aqui ou noutros países.
5 Dezembro, 2023 at 10:42
Se me disseres que a arbitragem do Porto foi absurda e inexplicável. Foi. Essa sim.
Esta do Sporting foi irritante e foi má…mas não teve erros capitais e se ele quisesse tinha facilmente lixado o Sporting…
5 Dezembro, 2023 at 10:56
Subscrevo
5 Dezembro, 2023 at 11:13
Explica lá como é que o 1 golo podia ter sido anulado? Ou marcava falta do defesa do Gil ou deixava seguir a jogada a partir do momento que não marca falta não tem hipoteses, ou achas que ele podia marcar “passos” ? O arbitro não tem hipóteses de anular o primeiro
E sim o VAR pode chamar o árbitro para analisar todos os lances que o VAR quiser, desde que CUMPRAM o protocolo, coisa que não aconteceu por falta de imagens esclarecedoras, logo o VAR NÃO podia chamar o árbitro naquele lance especifico, se não acreditas vai ler o protocolo do VAR, está lá clarinho como a água…
5 Dezembro, 2023 at 11:18
Se é maldoso, quando o Esgaio faz falta ele para o ataque do Sporting e marca falta. Não tens golo….
Se é maldoso marca faltas obvias quando estamos no ataque e a falta do Esgaio é bastante obvia…
5 Dezembro, 2023 at 13:01
Óbvio.
Um árbitro como muitos que já vi apitar tinha marcado aquela falta facilmente e lá ia um golo do Sporting à vida.
5 Dezembro, 2023 at 13:07
Falta do Esgaio? Então o defsa para de braços abertos, a impedir a progressão, sem se preocupar com a bola e o Esgaio passa-lhe o braço por cima do dele para chegar à bola. Mas que falta é que houve? Aaaaai
5 Dezembro, 2023 at 13:16
Para mim não é….mas se fosse um dos tais árbitros, tens dúvida que a falta era assinalada?
Eu não tenho.
Tudo o que sirva para parar ataques ao Sporting é mato.
5 Dezembro, 2023 at 11:22
da mesma forma que assinalou n faltinhas a favor do Gil por se atirarem para o chão (basta lembrar aquela entrada que até valeu o cartão amarelo ao Esgaio), poderia perfeitamente ter onsiderado que há um toque com a mão do Esgaio no jogador do Gil e ter assinalado (mais uma não) falta…
5 Dezembro, 2023 at 12:35
Claro que podia anular o primeiro golo,se acha que é falta do esgaio, é na mesma jogada que dá o golo,o gil nunca teve posse de bola e a perdeu,teve um corte,por isso se o var achasse que fosse falta podia chamar o árbitro e anular o golo.
5 Dezembro, 2023 at 12:48
“Se o VAR achou duvidoso o 2º golo, fez bem em chamar.”
Se achou duvidoso, diz o protocolo que não deve chamar, logo como é que fez bem?
Tu às vezes tens merdas absolutamente absurdas! Normalmente muito bom senso e lucidez, mas uma vez por outra são mergulhos para o meio do Oceano Índico!
5 Dezembro, 2023 at 14:34
Quando digo duvidoso é porque o VAR achou que era falta mas é uma questão de opinião e não de facto. Não creio que alguém tenha a certeza a 100%, é por isso que chamam o arbitro para ele ver. Até porque é uma questão de intensidade. Se fosse claro e obvio, não era preciso chamar o arbitro para nada. Então nunca chamavam o arbitro.
A opinião do VAR é que é falta e acha que o arbitro deve ver. O arbitro vai ver e não concorda. Há centenas de casos desses por esse mundo fora.
Uma coisa é um lance em que um jogador caí, o arbitro marca mas ninguém lhe toca. Aí nem é preciso ir ver. Se não toca, não há falta. O arbitro vai ver quando é uma questão de opinião e sendo de opinião, o arbitro pode aceitar ou não a opinião do VAR.
Há um motivo pelo qual o VAR não vai ver os foras de jogo normais, que não mete “opinião” pelo meio. É factual, claro e obvio. Quando mete opinião nunca é claro e obvio e por isso o VAR deve chamar o arbitro para ele ver.
5 Dezembro, 2023 at 12:09
Tiago
O Chico Faria não está a falar do árbitro. Está a falar do VAR.
VAR esse que até de Barcelos e neto de um antigo roupeiro do Gil Vicente.
Ou seja, foram nomear para VAR um gajo que tem “histórico” do Sporting e uma “costela” Gilista. Estão à espera de isenção com esta nomeação?
Não tem nada que chamar o árbitro no 2º golo. É claro que o jogador do Gil se deixou cair. Toda a gente viu isso, incluindo o árbitro principal.
O VAR chama porquê? Num lance de intensidade descortinou um erro claro e óbvio?
Ou foi o desespero de uma última oportunidade de anular o golo?
Felizmente o árbitro teve personalidade, viu uma vez e chegou para perceber o óbvio.
5 Dezembro, 2023 at 14:37
A questão aqui é o claro e obvio.
Se fosse uma questão de claro e obvio, nem chamava o arbitro. Era claro e obvio, o que o VAR dissesse era o que era.
“Ele não tocou”. Não é preciso o arbitro ir ver. Se não tocou, não há falta.
Ele chama quando há toque mas depois a interpretação é uma questão de opinião. O VAR achou que os braços do Gyokeres nas costas do defesa era suficientes para ser falta. O arbitro foi lá, viu que ele caí porque escorrega, não considera suficiente o toque do Gyokeres e segue jogo.
Tudo certo aqui. Para mim tudo certo. O VAR estava errado (na minha opinião) na análise do lance.
Dizer que fomos roubados porque o VAR chamou o arbitro, apesar da decisão nos ser favorável, é absurdo….
5 Dezembro, 2023 at 15:36
Tiago
Estou a falar do post original nesta escada de comentários.
Não se falou em roubo.
O que dá a entender é que esta nomeação para VAR não é inocente.
Mas quanto ao lance em concreto:
A questão do “claro e óbvio” acho que estás a ver ao contrário.
Dizes: “Ele chama quando há toque mas depois a interpretação é uma questão de opinião”.
Isso é a antítese do VAR.
O VAR para chamar tem que ver um erro claro e obvio. Se é uma situação de interpretação, de acordo com o protocolo não pode chamar.
Tanto mais que nesta situação ainda não vi um “especialista” a defender que seria falta.
No meio de tantas opiniões unânimes de que não existe falta, há UM que diz que havia ali uma falta clara e óbvia.
Azar do caraças era logo do VAR.
Não é interpretação. É erro.
Corremos o risco de o árbitro ser influenciado, ver uma imagem enviesada e em câmara lenta e sob a pressão do VAR anular um golo limpo.
Estes erros do VAR e de análise do protocolo para mim são indefensáveis. Assim como não chamar o árbitro no lance da mão do Eustáquio.
Dá a entender que gradualmente começam a perceber como podem usar “interpretações” do protocolo do VAR para onde lhes dá jeito.
Eu continuo da opinião que a introdução do VAR foi o melhor “reforço” ou um dos melhores reforços da história do Sporting, mas não sou anjinho ao ponto de achar que chega para equilibrar totalmente a balança.
5 Dezembro, 2023 at 15:42
Então não sei porque é que chamam o arbitro…
Se é só para casos claros e óbvios …chamam o arbitro para quê? Se não é aberto a interpretação…não sei para que é que chamam.
Quer dizer que cada vez que chamam o arbitro e o arbitro mantem a decisão (que acontece imenso), é um erro do VAR?!
Se é assim, o VAR reduz-se a foras de jogo e a lances em que não há toque nenhum. Só os lances em que não há toque nenhum são claros e óbvios. A partir do momento em que há toque, nunca (ou muito raramente é) claro e obvio e portanto sempre sujeito a interpretação…
5 Dezembro, 2023 at 16:46
Podes não gostar do protocolo do VAR. Mas o protocolo é para cumprir.
Tens o lance do Eustáquio que o árbitro provavelmente “viu” peito e o VAR deveria ter dito que era claro e óbvio que era mão.
Se vais abrir o VAR a lances de interpretação de intensidade, vais ter que chamar o árbitro em todos os lances de canto e livre.
“Quer dizer que cada vez que chamam o arbitro e o arbitro mantem a decisão (que acontece imenso), é um erro do VAR?!”
Não.
Em primeiro lugar, dos estudos que vão aparecendo na imprensa o acatamento das decisões do VAR ultrapassam os 90% por isso não acho que aconteça imenso.
E depois, neste caso não foi só o árbitro principal. A opinião especializada é unânime ou praticamente unânime (ei pelo menos ainda não vi um a afimar que era penaltie)
Até tens os 3 árbitros do jornal oficioso do Porto de forma unânime a dizer que não é falta.
O VAR intervém para dizer que o árbitro errou. Como é que o VAR pode afirmar que o árbitro errou naquele lance quando mais ninguém vê isso?
5 Dezembro, 2023 at 17:00
Não vou continuar a discutir porque temos ideias diferentes.
Para mim não houve nenhuma questão capital com a arbitragem, acho que não houve erros graves, acho sim que é um arbitro de merda que conduz o jogo horrivelmente mal. Sem grande critério para cada um dos lados.
E não me choca que o VAR tenha chamado o arbitro para ver. A decisão final é do arbitro, está correta, tudo certo para mim.
5 Dezembro, 2023 at 16:09
Completamente de acordo.
SL
5 Dezembro, 2023 at 19:10
Já no jogo na Luz houve um CLARÍSSIMO desrespeito ao protocolo do VAR no amarelo ao Coates:
momento 1: o Coates faz uma falta e o árbitro assinala;
momento 2: o jogador do Benfica coloca a bola para a falta e “toma balanço” para a marcar e o árbitro impede a marcação apontando para o auricular indicando que o VAR o chamou para corrigir disciplinarmente a avaliação da falta:
momento 3: após ouvido o VAR o árbitro decide mostrar um cartão amarelo
ERRO (hipótese 1): o VAR deu indicação para mostrar amarelo e ambos (árbitro e VAR) desrespeitam o protocolo que impõe que a intervenção disciplinar do VAR é só para análises de lances para vermelho DIRECTO (nem para lances de 2º amarelo que dá vermelho pode intervir, como nos devemos lembrar do caso “Diomande”);
ERRO (hipótese 2): o VAR respeita o protocolo dando indicação que a falta cometida poderia ser merecedora de vermelho; o árbitro desrespeita o VAR não considerando essa indicação (nem ao écran se deslocou para análise) e desrespeita o protocolo porque se não considera Vermelho também não pode exercer qualquer acção disciplinar porque a não tinha considerado antes da chamada do VAR (mesmo que tivesse ido ao écran e achasse que até havia falta para amarelo, estaria “impedido” regulamentarmente de o mostrar porque a visualização só seria permitida para a mostragem de cartão vermelho; poderia, isso sim, (e até deveria) avisar verbalmente o faltoso e explicar o sucedido ao capitão da equipa que sofre a falta, exercendo disciplina pedagógica.
Neste jogo (e em qualquer outro), não compreendo como não é mais TRANSPARENTE a visualização no VAR da “confirmação” de fora de jogo: devia-se começar por “fixar” a imagem do momento da saída da bola do pé de quem faz o último passe e, a partir daí fazer um zoom que apanhe nesse momento, o jogador que recebe o passe e os defesas que se lhe opõem, com linhas no jogador do passe, no jogador que vai receber a bola e no defesa” adversário mais recuado. Ao não fixar (e de forma o mais clara possível o momento do passe, não sabemos se as outras linhas foram “marcadas”, por exemplo, meio décimo de segundo após; em meio décimo de segundo o Gyokeres percorre cerca de 30 cm e qualquer dos golos anulados ontem foi por uma distância de menos de metade disso. Acho que há melhorias a propor quer na aplicação da tecnologia quer no protocolo do VAR e o Sporting devia promover um estudo sério sobre isso e apresentar medidas construtivas .. . até porque há muito “boa” gente a criticar o VAR e/ou a boicotar a sua credibilidade
Um abraço e saudações leoninas
5 Dezembro, 2023 at 9:11
com Gyo a equipa é uma sem é outra.
a diferença da época passda para esta tem um nome Gyokeres, ponto.
insisitir em esgaio é somente frustante e no adan cada vez menos confiança.
jogo importante em guimarães, é vencer e vencer.
5 Dezembro, 2023 at 9:20
Em relação ao jogo.
Boa entrada da equipa que durou 10min.
Depois voltámos ao mesmo sistema de sempre.
Levámos o golo do Gil numa entrada do Inácio completamente escusada. Já não é a 1ª, nem a 2ª…
Nem aquelas bolas na profundidade para o Gyokeres funcionavam.
Amorim decidiu entrar com praticamente a melhor equipa, mas é mais forte que ele.
Tem de meter sempre um dos amigos e neste jogo calhou ser o Esgaio que é o que menos estrilho faz nestes jogos.
Ao intervalo Amorim decide tirar Inácio que volto a dizer, deve estar com a cabeça noutro lado. Muito desconcentrado, a chegar mal aos lances. Tira também o amigo Inácio e decide arriscar que é coisa que deve fazer logo de inicio para aproveitar a energia de todos e conseguir ganhar a vantagem que permita aí sim gerir a equipa.
Mas Amorim pensa ao contrário…
Ao intervalo aquele lado direito com 2 jogadores imprevisíveis começaram a fazer mossa. Nem é tanto pelo cansaço físico que metem no adversário, é também o cansaço mental pelo facto dos adversários não saberem o que vai sair dali.
Por isso prefiro neste momento um Edwards a um Pote. Os dois estão a falhar neste momento, mas um consegue ir para cima do adversário e criar a dúvida e mexe com o jogo.
Em relação ao Esgaio houve lá uma jogada que deu para perceber o que as equipas em portugal já perceberam. O defesa vai em camara lenta para o marcar porque já sabe que dali não vai sair nada. Esgaio dá uma arrancada para a frente. O adversário ficou naquela, queres ver que ele vai para a frente. Entretanto Esgaio faz o mesmo de sempre e passa para trás. O defesa pareceu mesmo aborrecido por ter gasto aquele pique de energia 🙂
Gyokeres.
É de facto o nosso abono neste momento. Não há muito mais a dizer. Amorim e a malta dos chupas que se mentalizem de uma vez que quem criticava o paulinho e por mais um avançado era precisamente isto que estavam a imaginar. Faz toda a diferença não faz? Então deixem de ser burros e ouçam ao menos quem gosta de ver futebol.
St Juste.
É um grande defesa mas tem este problema das lesões. Qualquer coisa e fica logo empanado. Não se justifica o investimento. Não tem estrutura física para dar aquilo que uma equipa profissional precisa. Mas a velocidade dele permite ter um alcance brutal a defender. Precisamos de um defesa assim.
Morita.
Tem estado desligado do jogo. Quando começou a dar mais, coincidiu logo com o melhor momento do Sporting. Não sei como será com Morita na seleção e com Bragança lesionado. O mais certo é recuar o Pote e meter o Trincão a pastelarem o jogo todo.
Adan.
Não defende uma bola.
Hjulmand.
Já aguenta os 90min e parece estar mais entrosado com a nossa maneira de jogar.
Super importante ganhar o próximo jogo contra o “Guimarães”.
Sem Coates e agora com mais um à bica para não jogar contra o Porto.
Temos assim com 4 amarelos, Inácio, Hjulmand e Edwards.
5 Dezembro, 2023 at 9:24
Só mais um aparte.
Quaresma não me pareceu mais uma vez solução.
Deixou passar praticamente todos.
Posicionalmente é anárquico.
Velocidade não tem.
Há um lance em que ele vai atrás do adversário até ao lado esquerdo, deixando o lado direito completamente descompensado.
Para mim é o irmão mais novo do Esgaio.
Com Diomande na CAN e com St Juste sempre na dúvida, fraca qualidade de Quaresma e Neto, é imperioso ir buscar um central no mercado de inverno.
Ainda para mais Inácio supostamente tem mercado aí à porta e talvez por isso mesmo o foco dele não está no lugar que costuma estar.
Central é daquelas posições que até se conseguem ir buscar com qualidade a mercados sul americanos no mercado de inverno.
Vamos ver…
5 Dezembro, 2023 at 9:24
Pimbas, mais 4 amarelos ontem… o nosso futebol é violentíssimo!!!
5 Dezembro, 2023 at 9:25
Boa vitória, num jogo apenas razoável. Para além do óbvio (Gio) merecem destaque o dinamarquês e o Edwards.
Também o RA foi rápido e certeiro nas substituições que fez ao intervalo.
Em Guimarães esperam-nos 90m difíceis e intensos, maa vamos ganhar.
5 Dezembro, 2023 at 9:29
Eu queria o Dier… e mais alguém oara o
Meio campo. O Dier podia ser trinco mas falta algo mais ao meio campo. Curto para ser campeao
5 Dezembro, 2023 at 9:34
Castigo insuficiente para uma equipazeca que usou e abusou do teatro e do anti-jogo enquanto teve hipótese. Este Gil devia ter saído de Alvalade com pelo menos 8 no saco para aprender alguma coisa. Uma pena.
Estamos definitivamente em lua de mel com um sueco, mas o fel na baliza e na ala direita não me deixa descansado. Depois é ver que estamos em época de gripe mas cada vez que um jogador nosso espirra sai um amarelo. Sem que ninguém oiça um ai à nossa direção ou ao nossos paineis de “notáveis”. E eu acho que se é para falar, que se fale enquanto vamos em primeiro. Está nos livros.
5 Dezembro, 2023 at 9:51
Viste o Quaresma? O que achaste dele?
Pareceu-me a precisar de jogar, jogar, jogar, tratando-se às vezes de um corpo estranho, até na relação com a bola…
5 Dezembro, 2023 at 10:00
Mais um jogo com uma arbitragem pornográfica, o critérios dos cartões, o deixar o redes adversário queimar o tempo que quis na primeira parte e depois na segunda pressionar os nossos jogadores para serem mais rápidos.
aposto em luis godinho e joão pinheiro para os próximos 2 jogos
5 Dezembro, 2023 at 10:12
Um arbitro maldoso tinha anulado o golo do Gyokeres. Na verdade tinha anulado os 2 primeiros golos, o primeiro por falta do Esgaio, o 2º por falta do Gyokeres.
Mas é um arbitro mau, com uma condução do jogo horrível. Não achei os cartões despropositados (pelo menos os que me lembro) mas a forma como permitiu o Gil Vicente perder tempo, a forma como geriu o jogo….mau….fraco…errático. Como todos os árbitros em PT.
5 Dezembro, 2023 at 10:26
Epá o do Coates é um bocado despropositado.
5 Dezembro, 2023 at 10:32
Eu não percebi se ele faz falta, mas se faz falta não acho…o gajo ficava sozinho em diagonal para a área, pode criar perigo….o Coates abre a perna mesmo para o travar…enfim…não me chocou muito…a minha duvida no estádio foi só se ele tinha mesmo feito falta ou não…
5 Dezembro, 2023 at 10:44
Eu acho que foi a primeira falta do Coates. A questão não é se justifica, a questão é a tolerância zero para jogador do Sporting e estamos a falar de faltas pouco graves.
5 Dezembro, 2023 at 10:48
É indiferente se é a primeira ou não.
Eu acho que era um lance perigoso, acho que o Coates faz aquilo para o travar e não deixar entrar na área sozinho…acho o amarelo bem mostrado. No mínimo acho que é perfeitamente aceitável…
5 Dezembro, 2023 at 11:06
Quando colocas as coisas nesses termos, óbvio que tens razão. Mas o que vemos no campeonato é que isso não se aplica aos rivais. Donde, ou há democracia ou comem todos. Se comemos e falamos, que motivação haverá para mudar o estado das coisas?
5 Dezembro, 2023 at 11:06
*e calamos
5 Dezembro, 2023 at 11:07
Como disse à pouco, isso eu não consigo discutir porque não vejo os jogos deles com atenção a essas coisas…
Tirando casos evidentes como o do Porco esta semana em que o roubo é tão evidente, não consigo dizer se nestes casos levam ou não amarelos….
Admito que tenham razão em face da estatística de amarelos por falta, que a nossa é brutal….
5 Dezembro, 2023 at 11:26
do que vi do lance, parece-me que o Coates inicialmente não lhe toca, ou seja corta o lance limpinho, mas depois com a outra perna eventualmente toca no gajo do Gil… ou seja, há contacto posterior ao corte da jogada.
5 Dezembro, 2023 at 12:46
Bom dia Tiago, foi o que expliquei ontem, o Coates no final do movimento toca sem querer na perna do adversário é falta, não há dúvida.
Compreendo o amarelo não pela falta em si que como disse até foi involuntária mas porque o jogador ficava isolado. Ou a malta não percebe nada de futebol, ou vêm mal e precisam de óculos ou então insistem em procurar justificações para debates fúteis sobre arbitragem em lances perfeitamente normais.
Eu sei bem o que é ser gamado, tenho 40 anos de ver futebol, epá mas não ando aqui à cata de migalhas em lances de merda para poder dizer que fomos prejudicados quando não fomos. Escandaloso sim o penalty do eustaquio, esse sim merecia um comunicado.
SL
5 Dezembro, 2023 at 10:28
concordo contigo se fosse maldoso podia ter anulado os 2 golos mas o amarelo ao coates por exemplo foi ridiculo entre outros além de permitir os jogadores do gil de fazerem constantmente anti jogo e de se atirarem permanentmente para o chão.
sem qualidade.
5 Dezembro, 2023 at 10:34
Eu não achei o cartão amarelo ao Coates despropositado, havendo falta. Eu no estádio pensei que não sido sequer falta. Quando vi que era falta, pareceu-me natural. O Coates faz de proposito para o travar, ele vai para a área em diagonal…
Mas concordo que a condução do jogo dele é horrível.
5 Dezembro, 2023 at 10:57
não achei que fosse falta mas tive logo a sensação naquele lance em que coates rouba a bola ao jogador do gil em que esse se atira para o chão que numa proxima o coates ia levar um amarelo, a estrategia do gil de se deitarem por nada ao chão era de criar duvidas ao arbitro para que em lances semelhantes a seguir os joigadores do Sporting levarem amarelo.
5 Dezembro, 2023 at 11:20
Sim, certo.
Lá está. A sensação que tive logo foi que foi mergulo (eu até pensei que o amarelo era para o gajo do Gil por simulação).
Vista a imagem admito que haja falta e havendo falta acho o amarelo bem dado.
Se calhar o Coates tinha levado noutra jogada…mas também teve 2 ou 3 “encostos” bem fortes perto da área que os jogadores do Gil cairam e ele mandou seguir…
Lá está…se fosse maldoso tinha marcado várias faltas à frente da nossa área. Com o “GR” que temos qualquer arbitro maldoso sabe que meio caminho andado é marcar faltinhas ali perto da área….e ele deixou seguir várias vezes…
5 Dezembro, 2023 at 10:32
Os amarelos ao Edwards e Coates só são amarelos para quem veste de verde e branco
5 Dezembro, 2023 at 10:39
O do Edwards?!
O Edwards não puxou a camisola quando eles vinham em contra-ataque?
5 Dezembro, 2023 at 10:59
esse foi amarelo em que infelizmente os nossos rivais naquela zona de terreno não levam.
5 Dezembro, 2023 at 11:05
Epah pois…isso é o ponto que eu não estou equipado para discutir. Não vejo os jogos deles com atenção suficiente para saber se já levaram amarelos por para um contra-ataque com puxão de camisola ou não…..
Se não levam, deviam levar…
O Evanilson também devia ter sido expulso. Não significa que se possa agora pisar o calcanhar de Aquiles dos jogadores. O erro foi nesse jogo, não no jogo em que o pisão no calcanhar de Aquiles der expulsão…
5 Dezembro, 2023 at 12:51
Se a nossa argumentação começa a ser o estilo de – ok a falta é óbvia e até pode ser amarelo mas aos nossos rivais não marcavam, então percebo muito bem o que querem discutir nem defender. Que se marque essas faltas aos nossos rivais? ou que se deixem de marcar faltas óbvias quando forem os grandes a jogar?.
É isto que defendem para o futuro do futebol?
5 Dezembro, 2023 at 13:04
Querem ser favorecidos como os lampiões e tripeiros.
Assim como não sabem criticar os nossos, nestas coisas só interessam os resultados.
Não são muito diferentes dos lampiões e tripeiros.
Se fossem estavam a apoiar pintos da costa e orelhas.
5 Dezembro, 2023 at 10:50
O árbitro era maldoso, mas também era esperto na linha do ASD, anular golos por faltas inexistentes que nem merecem menção do VAR (1º golo) dá muito nas vistas, a única maneira que ele tinha de anular a jogada era marcar a falta do defesa do gil (a última vez que olhei para o IB não estava lá nenhuma regra que permitisse um jogador para proteger a bola abrisse os braços como um 747 a levantar voo) como deixou passar essa “oportunidade” teve de confirmar o golo
No segundo o VAR chamou-o para a “queima” porque não tinha imagens que provassem fosse o que fosse e o árbitro, mais uma vez de forma inteligente recusou ir para a cabeça do touro…O que não quer dizer que não tivesse más intenções…
Interferir com o “menino bonito” da FIFA e da UEFA, o VAR, tem custos, primeiro porque não há margem para subjectividade, ler “erro humano” no protocolo do VAR, ou é, ou não é e em segundo quem tentar sabotar o sistema que está a “salvar” a credibilidade das competições futebolísticas, face aos outros desportos, arrisca-se a nunca mais poder meter um apito na boca…
Porque a idoneidade das competições significam mais adeptos (ou manter os que já têm) e isso quer dizer uma única coisa, dinheiro, muito dinheiro para a UEFA e FIFA “gerirem”
Por isso é que acho que o nosso Clube deveria ter um dossier com as imagens dos “problemas técnicos” que o VAR tem em PT e enviá-lo quanto antes de forma directa, anonimamente ou não, para a UEFA, só para ver o que acontecia…
5 Dezembro, 2023 at 11:03
Claro que pode. Estás a brincar? Alguma vez viste um jogador que tem a frente ganha não proteger a posição com os braços?!?! São ás centenas por jogo. Basta estar a proteger a bola que vai para o GR ou para fora…
Não há nenhuma lei que diga que os jogadores podem correr, e no entanto podem. As leis não dizem o que os jogadores podem fazer, dizem o que não podem…e não há nada na lei que diga que o jogador não pode proteger a bola abrindo os braços ou que tem de ter as mãos coladas ao corpo.
O arbitro era maldoso mas assim que tem a oportunidade de influenciar de forma direta o resultado……recusa-se a usar?! Foda-se…esta é nova…é maldoso mas só para os amarelos.
5 Dezembro, 2023 at 11:22
Tiago vai ler as regras, se eu for a correr com os braços todos abertos e um adversário for a correr ao meu lado e chocar com os meus braços é falta de quem?
Para começar não é uma posição natural e depois “proteger” a bola não é esticar os braços COMPLETAMENTE criando uma volumetria exagerada, aliás a tua interpretação é ridicula porque se o que dizes é verdade então todos os defesas do Mundo para não serem ultrapassados em drible ou para protegerem a bola abriam COMPLETAMENTE OS BRAÇOS que é o que estamos a discutir, até era fixe o Coates por exemplo com os braços todos abertos criava uma zona de “exclusão” de alguns 3 metros
Ou queres ter razão á força ou nunca “calçaste” a sério na vida…
5 Dezembro, 2023 at 11:31
Claro que pode.
Não pode bater no jogador que vem atrás. Não pode, na projeção do braço, dar uma cotovelada em quem vem atrás.
Mas abrir o braço para proteger a bola, claro que pode. Acontece ás centenas todas as jornadas.
Se é o Coates a ter a bola, pode abrir o braço, claro que pode. Faz isso vezes sem conta.
Portanto, tu achas que cada vez que um jogador protege a bola que vai a sair ou que vai para o GR faz falta. Porra…..é só faltas…
O jogador que tem a bola, desde que não empurre ou atinja no movimento outro jogador, pode meter os braços onde quiser.
5 Dezembro, 2023 at 11:47
obvio, a mesma opinião tiago
5 Dezembro, 2023 at 19:29
«Não achei os cartões despropositados …» (sic).
Se a falta do Esgaio é para amarelo … menos de 5 minutos depois sofre uma falta a papel químico da que havia feito e amarelo nem vê-lo.
O amarelo ao Coates é simplesmente ridículo (e das tais coisas que devia ser revista no protocolo do VAR ou nas análises do CD): o Coates nem ao de leve , levezinho toca no jogador Gilista … caíu com o vento: e assim por dois cartões mal mostrados nos 2 últimos jogos o Coates não joga contra o Guiimarães (acrescente a isso o Edwards estar “à bica” para o 5º antes do jogo com os tripeiros devido a um 4º amarelo na lixeira, porque o boi do apito decidiu transformar uma falta perigosíssima à entrada da área dos toupeiras em simulação do Edwards).
É com o acumular destes “factores estranhos” que se condicionam jogadores, equipas e competições.
Só por curiosidade, alguém que consiga a estatística do ratio nº de faltas/nº de cartões terá mais de 90% de possibilidade de verificar que quem leva mais cartões cometendo menos faltas equipa com o emblema do Leão Rampante ao peito.
SL
5 Dezembro, 2023 at 10:09
Bom dia Tasca!
Não gostei da primeira parte. Muitos jogadores a jogar mal e os que jogaram bem para o nivel que têm, mesmo assim são curtos.
O futebol do Sporting foi lento, complicativo, pouco inteligente. Muita bola perdida estupidamente, tentativas de acelerar no momento errado, travagens quando havia espaço….Ainda por cima com o jogo irritante do Gil Vicente (que foi para Alvalade com o objectivo de irritar o Sporting) e com eles a marcarem à única vez que lá foram (enfim…não sei se o Adan é o GR com menos defesas do campeonato por jogo mas se não é, deve andar lá perto…)…tinha tudo para correr mal. Mas não.
Na segunda parte foi o oposto. O Sporting ganhou velocidade, agressividade de movimentos…e os buracos que o Gil Vicente tinha começaram a ser explorados com outra qualidade. Acabou por ser um jogo tranquilo até final em que pareceu que o Sporting estava muito cansado nos últimos 20 minutos mas que com bola decidiu partir um jogo que não era para partir…lá está…mais uma vez, um Sporting pouco inteligente a gerir o jogo, com decisões estupidas com bola, sem cabeça.
Deu vitória e pode ter parecido uma exibição relativamente boa e segura…mas para mim foi das piores do ano.
Individualmente…
O Adan estar lá ou estar lá um puto de 16 anos é igual. Grandes defesas ou defesas dificeis não acontecem. O básico lá vai fazendo…e nada mais. Como disse, é capaz de ser o GR com menos defesas da Liga. Com um GR a sério tipo Diogo Costa, esta equipa só sofria golos quando o rei faz anos…
Detestei os 3 centrais em construção. A defender, melhor, mas sem grande brilho. O Inácio então fez uma primeira parte horrivel. Acontece. Mas não foi caso unico. Coates e Diomande na construção também estiveram uma bela merda…
Nas alas, O Esgaio teve muito espaço e foi tentando mas não dá para mais do que isto. Não jogou mal, também com o espaço infinito que teve era dificil jogar mal, mas também mal aproveitou esse espaço. Do outro lado o Nuno Santos somou más decisões atrás de más decisões. Foi para dentro ou trás quando havia espaço por fora, foi por fora quando estava fechado, fez passes quando devia ter progredido com bola, tentou progredir quando havia linha de passe……a cereja no topo do bolo é mesmo fazer um golo de pé direito num remate de fora da área….assim tipo o pináculo de non sense de uma exibição MUITO fraca.
O meio campo tentou mas com o problema que teve nas alas e atrás na construção, ficou sempre em posição lixada para construir. Também eles somaram más decisões na construção mas over all estiveram bem. Não duraram os 90 minutos mas pronto…
Nos 2 atrás do avançado destaque para o Edwards. Estava em dia sim e as arrancadas dele criaram sempre ou perigo ou grande aflição nos defesas. Um dos melhores em campo, a par do Gyokeres, de longe. Do outro lado o Pote faz uma excelente assistência mas continua com dificuldades em trabalhar a bola. Está claramente sem confiança, precisa de demasiados toques para fazer alguma coisa e isso tira-lhe tempo. Espero que a assistência lhe dê mais tranquilidade.
O Gyokeres é uma besta! Foda-se…que jogador. Ontem achei-o mais “pesado”, os arranques não estavam como costume, acho que as pernas lhe pesavam mais do que o habitual…mas mesmo assim…teve 4 oportunidades, meteu 4 golos apesar de 2 estar fora de jogo. E sempre a correr, sempre a tentar, sempre à procura de espaço e de dar soluções à equipa. Que jogador. E ao contrário de muitos, eu acho que vai ser possivel manter o Gyokeres este ano e +1. Assim haja vontade.
Ao intervalo as mexidas mudaram muito a equipa para melhor. O M. Reis é uma decorrência da entrada do Geny e pronto…cumpriu. Não dá muito mais que isto, é um gajo pouco inteligente e tecnicamente mediano…é isto. O Geny é MUITO agressivo com bola e mesmo a equipa do Gil rodando a equipa para a tornar mais forte defensivamente pela esquerda, ele cria muito mais preocupação e abre muito mais espaço para o Edwards e para ele. Causa-me irritação pensar que sem Coates e sem Just, M. Reis vai jogar a central e por isso…vai ser Nuno Santos e Esgaio once again em Guimarães. O Geny merece muito ser titular desta equipa.
O Just nem deu bem para aquecer. Acho que o melhor que teve a entrada do Just foi mesmo tirar o Inácio que estava uma merda.
Depois da lesão do Just entra o Quaresma e esteve bem. Só me lembro de uma bola que vai para ele e deixa sair mas de resto…quando foi passado normalmente foi capaz e teve velocidade para recuperar, com bola esteve tranquilo…para quem nunca joga (já se sabia…os jogos para dar ritmo joga o Neto…quando é a doer até o Amorim sabe que o Neto não dá e por isso é meter o puto e rezar….que estupidez do crl….), esteve bem.
O Paulinho entrou para não fazer grande coisa…já estávamos a atacar de forma completamente atabalhoada e sem nenhuma cabeça e a defender curtos e sólidos…Foi mais 1 a entrar à toa…
Moral da história…3 pontos quando não podíamos falhar, liderança isolada antes de 2 jogos onde a equipa pode tentar mudar a minha ideia que não tem estofo (qualidade) para ser campeão. O mais importante foi conseguido…mas como disse, não gostei nada de ver o Sporting jogar ontem…
5 Dezembro, 2023 at 11:33
A primeira parte do Sporting foi horrível, saia tudo muito mal. A segunda foi quase o contrário, quando era altura para as coisas saírem bem elas saíram. O segundo golo do Gyo é isso, o Edwards acerta o timing do passe, o Pote desmarca-se bem e faz o cruzamento com qualidade. A velocidade é a desejada para um grande e o resultado é um golo. É isto que acontece com raridade neste Sporting que normalmente é lento a decidir e a executar.
Depois aconteceu o que eu disse no inicio, o Sporting só tinha de impedir que o Gil chutasse á baliza, se o Gil conseguisse rematar ia dar golo, o resto vinha com o tempo porque o Gyo é daqueles gajos que vai sempre molhar a sopa, ou é golo ou assistência. 17 jogos 20 participações de golo.
Esta equipa do Sporting tem um problema grave nas alas. São muita moles ofensivamente. O perfil desejado devia de ser tipo Porro, gajo físico, forte no 1v1. O que temos é o Esgaio que pronto, e o NS que apesar de ter qualidade com espaço é fraco e não está a conseguir bater ninguém. O Geny parece ser melhor muito melhor que o Esgaio porque quando é deixado numa ilha ele consegue fazer a diferença seja na finta ou velocidade, e isso abre espaço para que se façam outras coisas no ataque, já o Esgaio tem todas aquelas deficiências de jogo.
O que mais gostei foi de ver a diferença entre o primeiro golo do Gyo e o lance do Paulinho em que está fora de jogo. Um não perde tempo a armar o remate, não dá aquele toque extra que depois lhe tira todo o enquadramento e está-se a cagar se é pé forte ou fraco. O outro vai de toquezinho em toquezinho, quando finalmente tem a bola onde quer e como quer está em cima do guarda-redes e sem espaço para finalizar.
O Sporting de 21/22 com o Gyo tinha sido campeão sem derrotas.
5 Dezembro, 2023 at 12:42
Concordo na generalidade.
Apartes:
Prefiro M. Reis de um lado se isso resultar no geny na direita;
Quares foi passado quase sempre e recuperou porque o adversário não ia até ao fim;
Porque não ter dois alas ofensivos?
Desequilibra mais teres 2 jogadores ofensivos ou ter um ofensivo e outro mais defensivo mas o defensivo ser o Esgaio?
Eu escolhia a 1a de olhos fechados….
5 Dezembro, 2023 at 13:13
Isso do quaresma não é verdade,por muito que gostes dele,ele foi passado várias vezes pelo extremo do Gil, o Coates dobrou o algumas vezes e tenho ideia no amarelo que o Coates leva foi o quaresma comido outra x,quem puder que confirme…claro que não se pode esperar o melhor do miúdo que nunca joga mas quando entra não tem estado bem, é como eu ler aqui que o Afonso Moreira isto ou aquilo,quando na realidade quando jogou não deu uma para a caixa.
5 Dezembro, 2023 at 13:56
o afonso jogou ?
uns minutos e já deu para perceber que não dá uma para a caixa ?
menos
5 Dezembro, 2023 at 14:17
Quando jogou não fez um caralho,nada,fartou se de perder bolas e querem o a titular em vez do Pote por exemplo como já li aqui??menos digo eu…
Essa merda de endeusar qualquer miúdo só por ser da academia tem de acabar,ou têm qualidade ou não,neste caso não me parece ter,como não acho que tem o nazinho, Rodrigo Ribeiro,etc..
5 Dezembro, 2023 at 15:12
e tu consegues ver isso tudo em quantos minutos ?
5 Dezembro, 2023 at 15:22
Os putos têm 20 minutos de 4 em 4 meses para mostrar que são jogadores de topo mundial.
Se não mostrarem…jarra…
A merda é que a jarra é pequenina…só cabem os putos……
5 Dezembro, 2023 at 14:24
Só me lembro de 1 dobra do Coates. Acho que essa do amarelo não é ele que é passado, é uma bola metida na profundidade, e aí é mesmo o Coates que o tem de ir buscar.
De resto lembro-me de 1 dobra do Coates e não me lembro de mais nenhuma que ele não tenha recuperado…
Mas até acho normal que fosse….um puto sem ritmo nenhum que quando devia ganhar ritmo quem joga é o Neto…é normal que entrando num jogo como aquele tenha dificuldades, ainda por cima numa altura que leva com o jogo todo deles que tentaram sempre explorar a ala do Geny e dele.
Não sei de que raio de milagres o pessoal está à espera. Se acham que um puto pode estar 4 meses parado, entrar para o flanco que está a ser mais carregado e ser o Canavarro…
5 Dezembro, 2023 at 13:30
Tiago isto responde à tua dúvida?
https://x.com/_goalpoint/status/1731783246688432284?s=46&t=M5pALdmyGp_Z3E3JShlleA
Adan neste momento é mais problema que solução. E se o Israel tb não serve, para mim era apostar no Callai.
Sobre o Edwards: eu não sei que Edwards vocês estão a ver. Eu vejo um gajo que de facto consegue furar quando o Gil tem o autocarro montado, mas na segunda parte quando tem espaço e quando estamos a tentar meter contra ataques, não acerta uma única vez no timing de largar a bola. Aliás deve ser dos piores jogadores que já vi no Sporting neste aspecto. O último golo anulado ao Gyokeres é anulado porque o Edwards larga a bola meio segundo depôs do que devia.
Quando temos de furar defesas percebo o Edwards. Quando temos espaço para jogar sinceramente não percebo, porque o gajo nunca joga simples e nunca larga a bola quando deve. E em alturas em que estamos a contra atacar pedem-se gajos que façam o mais simples que é meter a bola no espaço, no timing certo.
5 Dezembro, 2023 at 14:16
Pois…suspeitava que era qq deste genero nas estatísticas do Adan. Não me surpreende minimamente.
Não acho do Edwards. Normalmente estou de acordo contigo mas ontem acho que foi um dia sim. Até acho que acertou mais do que falhou a soltar a bola.
É dele o passe que abre o Pote na ala para o 3º golo. E quanto a esse golo anulado, gostava de rever mas eu acho que o Gyokeres quase sempre fora de jogo. Acho que nesse caso é o Gyokeres que arranca cedo demais…
Nessa altura das transições parece-me que os maiores erros são de outros…
5 Dezembro, 2023 at 14:25
E à medida que jogadores como Pote e outros que tais continuarem a ter dias não, o Edwards vai parecer cada vez melhor.
O problema do Edwards é o pessoal estar a pensar que ele é o Maradona quando não é.
Agora que é um gajo que mexe com o jogo, sim.
Quantos erros comete o Pote e o pessoal acha ou achava que era o melhor jogador do plantel?
Há jogadores maus como Esgaio, Trincão, Paulinho… Só não corre mal com muita sorte.
Há jogadores que são bons mas têm os seus problemas como Pote, Edwards, Diomande, Inácio, N. Santos….
Depois há o jogador muito bom que é o Gyokeres.
5 Dezembro, 2023 at 16:28
Eu vou sempre ficar irritado com o Edwards quando vir o gajo com a bola, com linhas de passe abertas para os colegas, agarrar-se à bola e acabar por a perder.
Ontem na segunda parte vi isto umas duas ou três vezes.
5 Dezembro, 2023 at 17:40
Tudo certo e eu também.
Mas vê o jogo do Pote e vais encontrar os mesmos erros.
Ultimamente menos porque não pega tanto na bola e anda desaparecido do jogo.
Ontem fez a assistência depois de receber grande passe do Edwards e pouco mais.
5 Dezembro, 2023 at 10:25
2 pontos de avanço.
Gyo claramente está um ou dois níveis acima da nossa liga.
1 parte aquém, 2 parte dedo do mister e um Gyo a fazer o resto.
Siga, boa semana.
5 Dezembro, 2023 at 10:32
o dedo do mister era se calhar não jogar com esgaio de inicio, ajudava.
5 Dezembro, 2023 at 10:36
Ui voltou”o dedo do mister”…
🙂
Z
5 Dezembro, 2023 at 13:05
o pior é quando sai merda…
5 Dezembro, 2023 at 13:51
Ahahahaha
5 Dezembro, 2023 at 10:56
Também não gosto muito dele mas o golo do empate é “dele” mais foi muito inteligente no que fez, ele sabia que aquela espécie de voo do Condor do defesa do Gil era ilegal ( e o defesa também sabia disso) portanto a única coisa que ele tinha de evitar era uma “luta” de braços, de puxa puxa e foi o que fez foi lá com o corpo todo e não com os braços e o arbitro ficou “desarmado”
O Esgaio tem um problema a executar, nunca teve problema nenhum, desde a formação, em entender o jogo…
5 Dezembro, 2023 at 11:04
tenho outra leitura até acho que usou os braços, incrivelmente os jogadores do gil iam para o chão por tudo e nada e nesse lance especifico se o gajo se deita para o chão o arbitro marcaria falta mas o gajo aguenta-se em pé.
5 Dezembro, 2023 at 11:25
Vai ver o lance outra vez…Os braços do Esgaio junto ao corpo o defesa a “levantar voo” aliás qualquer jogador dos roxos metia lá a cabeça e era no mínimo amarelo para o defesa do Gil, no minimo…
5 Dezembro, 2023 at 11:49
vi o lance varias vezes e continuo com a mesma opinião, se fosse ao contrario estarias a pedir falta porque resultou num golo.
facil facil
5 Dezembro, 2023 at 10:33
A direção do Sporting anda a dormir. Ontem o sistema entrou a jogar contra o Sporting mas, desta vez, falhou, porque temos um jogador excecional. O Gil Vicente, levou o video árbitro de casa. Isto é, Luís Ferreira, é de Barcelos ( como advogado, foi defensor de alguns arguidos do chamado “apito dourado”). É neto do antigo roupeiro do Gil Vicente Ilídio Bouças. Tudo isto, pode ser confirmado pelo Hugo Viana, pois toda a sua família é de Barcelos
Portanto, se alguém ficou admirado com a chamada do video árbitro, para tentar anular o 2.º golo ao Sporting, talvez tenha aqui a resposta.
Para além das linhas dos fora de jogos….tudo é possível, com esta gente.
5 Dezembro, 2023 at 10:46
Meu Deus….
Qd se começam a ver as conexões da rede mafiosa ainda mais boquiaberto fico com o silêncio do clube
Mas claro, o silêncio é a garantia de que podes continuar a usufruir das benesses da teta da grande porca.
Os cartões amarelos são o último grande recurso da máfia do futebol.
Coates pode jogar nas antas Menos mal. Agora a quem vai sair rifa amarela ?
5 Dezembro, 2023 at 13:08
O problema é exactamente quando o silêncio é propositado…
SL
5 Dezembro, 2023 at 10:39
Em síntese…
Vamos em primeiro fruto do bom trabalho do Amorim e do talento de alguns jogadores
Bom trabalho do Amorim porque, mantém o plantel unido em volta de si (antítese do Benfica). E usa e abusa de uma estratégia para atacar o campeonato português que resulta. Futebol disciplinado, mastigado, repetido, e com uma malha de jogadores em que não mexe.
Deixa problemas para o futuro como é a não aposta na formação, a não rotatividade do plantel daqueles que estão a jogar mal….pouca competi idade extra portas …etc etc (para criticar, e bem …já temos os usuais malhadores de serviço)
No entanto, temos um Sporting a jogar taco a taco para ser campeão.
Defendo o Amorim para esta epoca. É o meu treinador. Tal como defendo o plantel do Sporting. E repito….para sermos campeões vamos necessitar de Edwards, Trincao, pote, Paulinho e Esgaio. Se tivesses capacidade financeira e uma boa direção, então a música já seria outra e se deviam fazer muitos acertos em janeiro… mas enfim….temos de juntar as migalhas e ver o que dá….O Edwards parece já ter acordado do sono hipnótico….vamos lá ver os outros….. Pote está irreconhecível.trincao igualmente….
Amorim. Duas grandes épocas. Uma época péssima. Este ano é o tudo ou nada. Caso não ganhe o título devíamos partir para outro treinador. Mas com esta direção ? Meu deus….nem sei que diga…. É como apostar no placard na segunda divisão do campeonato da Eslovénia…,
5 Dezembro, 2023 at 13:08
Apenas alguns apontamentos
– Amorim levou 2 anos a ser convencido da necessidade de um ponta-de-lança.
Bem os adeptos a ensinarem isso ao treinador.
– Apesar de ainda estar a aprender, Amorim tem características que permitem dar estabilidade a uma equipa. Para consumo interno é mais que suficiente.
– Assumir que mesmo com limitações Amorim é neste momento o único garante de competência do Sporting, é também assumir que passados 5 anos ao Sporting falta tudo, é uma estrutura incompetente e temerária pela ausência de uma só pessoa. Não há como fugir a isso.
E uma estrutura assim tem os dias contados.
– Amorim, apesar do que escrevi acima, é neste momento a melhor escolha para terminar esta época. Porque somos líderes, mais fortes que todas as equipas pequenas, porque os rivais não jogam um boi e andam instáveis.
Não vejo razão para trocar o certo pelo duvidoso…
5 Dezembro, 2023 at 10:39
Em jeito de saldo, deixo a minha opinião sobre o plantel e sua performance desta época (nota de 0/10 e tendência (- a decrescer, = s/evolução e +, a melhorar):
Mais utilizados:
Adán: 5 (=)
St. Juste: 6 (=+)
Diomande: 7 (=)
M. Reis: 3 (=)
Esgaio: 3 (=+)
Coates: 8 (=)
G. Inácio: 7 (=-)
Geny: 7 (=+)
Morita: 6 (=+)
M. Hjulmand: 7/8 (+)
Nuno Santos: 6 (+)
D. Bragança: 5 (+)
Edwards: 7/8 (+)
Trincão: 4 (-)
P. Gonçalves: 6 (-)
Paulinho: 6 (=)
V. Gyokeres: 9 (=+)
Menos utilizados:
F. Israel: 4 (=)
Fresneda: 5 (-)
Neto: 4 (=)
Essugo: 4 (+)
P.S. jogadores como A. Moreira, R. Ribeiro, João Muniz, etc…para já, só fazem número.
É obviamente uma análise difícil, quando somente quantificada, e subjectiva, mas…
5 Dezembro, 2023 at 10:44
Faltou o Quaresma: 4 (=)
5 Dezembro, 2023 at 10:50
Muito bom.
Concordo com todos.
A minha única dúvida é o Coates. Tem o Coates sido melhor que o Inácio e o Diamonde?
5 Dezembro, 2023 at 11:06
Dei 8 ao Coates, porque ainda acho que é o patrão daquela defesa. Estará a passar a tocha e acaba por ser um ótimo professor para G. Inácio e Diamonde, que já fizeram belíssimos jogos esta época, mas ainda não estão no patamar do Capitão. Inácio, que já esteve em ascendente claro, parece-me agora em tendência inversa, a falhar mais do que é hábito (embora possa ser só um decréscimo normal de forma).
6 Dezembro, 2023 at 12:34
Inácio tem estado bem sequer? Diomande tem grande potencial para ja, tem qualidade mas nao estabilizou ainda. Coates é o patrão e ainda é o melhor central que temos, top 3 da liga, facil.
5 Dezembro, 2023 at 10:56
Adam dava seis. Apesar das bolas defensáveis tb fez alguns bons jogos.
Edwards dava sete. Melhorou ultimamente mas teve muitos jogos abaixo do normal no início de época. Se fosse pontuação do momento dava 8. Sendo pontuação da época dava sete.
Mas no geral está uma pontuação muito bem dada
5 Dezembro, 2023 at 12:35
Concordo, basicamente, com tudo.
Um ou outro pormenor afinaria de outra maneira, mas é este o retrato.
5 Dezembro, 2023 at 11:04
O “campeonato” vai começar agora, escrevam o que vos digo!!!
Para os mais velhos que têm memória, não selectiva, vai ser um revisitar de roubalheiras épicas, para os mais novos que andam para aí sempre com o carnide na boca( não, não gosto deles e sim, também saõ corruptos) vão “visitar” os tempos “dourados” do futebol Tuga e depois vão ver a diferença!!!
Os dois primeiros lugares valem 100M€ cada um, digam-me lá quem é que dos 3 grandes tem mais necessidade de dinheiro…
Como dizem os americanos “follow the money”
5 Dezembro, 2023 at 11:09
entre andrades e fruteiros a merda é a mesma, sempre que era necessario puxar o Sporting para baixo uniam-se, esta é a historia dos ultimos 40 anos.
5 Dezembro, 2023 at 13:58
Podes crer!
5 Dezembro, 2023 at 15:14
fruteiros e lampiões.
5 Dezembro, 2023 at 11:12
Escreve aí as ausências para o Sporting x Porto:
Inacio
Hulman
Morita
5 Dezembro, 2023 at 11:16
E Edwards…O Coates só se safa porque nem vai a Guimarães.
5 Dezembro, 2023 at 11:24
O primeiro lugar vale 100M e esse está reservado! O segundo vale uma pré… o “campeonato” de que falas começou no galinheiro… e aí ninguém piou… se formos roubados no fcporco, que é o normal, veremos quais serão as reações… mete nojo!!
Roubalheiras épicas temos de ambos e as das galinhas, pela rivalidade e proximidade, custaram-me sempre mais. O cabo das tormentas era perceber que o fcporco dominava e continuávamos sempre a ser roubados pelo carnide. Asco!!
5 Dezembro, 2023 at 11:31
Fomos roubados no galinheiro sim, mas o fifica está num lugar “premiado” o fcporko não, portanto vendo a classificação antes e depois quem foi o grande beneficiado?
Segundo o ASD é ex-super dragão, não é ex NN e caso te tenhas esquecido foram os SD que “gentilmente” lhe iam buscar as filhas ao colégio e depois lhe enviavam selfies para o tlm, ou ainda não percebeste?
5 Dezembro, 2023 at 11:40
Percebi e percebo. Mas é como te digo, talvez pela proximidade e também porque a minha memória já me vai falhando, não me recordo de um jogo contra o carnide em que tenhamos sido beneficiados sem que isso tenha favorecido terceiros.
5 Dezembro, 2023 at 11:51
está a confundir quem era ex super, não era o asd.
5 Dezembro, 2023 at 13:58
Tou contigo!!!
Conforme tinha referido antes do campeonato começar, o SCP se queria ter alguma palavra a dizer na discussão do título teria que chegar à 8a jornada com 20 ou mais pontos. Chegámos com 21 pontos!
DEpois veio o jogo no galinheiro e, nem falo mais disso …
Agora vêm aí duas jornadas cheias de “minas e armadilhas” …
Têm a palavra o treinador e jogadores. Consoante o rendimento nestes próximos dois jogos para o campeonato se verá o estofo deste grupo de jogadores para tentar conquistar o ceptro …
5 Dezembro, 2023 at 14:32
Então, “basta” ganhar a Liga Europa.
5 Dezembro, 2023 at 14:33
Também vale 100M€
5 Dezembro, 2023 at 11:25
Tive azar, só vi a partir do 3-1:
– 25 minutos péssimos! Nem um contra ataque “inteligente” conseguimos fazer, e muitas vezes em igualdade numérica. Aquele em que MR tenta um passe e coloca a bola directa no único defesa do Gil…minha nossa!!
– sofremos golos em todos os jogos, é incrível! Muito tem ajudado um GR que parece que não tem braços e está com tempo reação muito aquém.
– Tirando Gyo, Hjulmand e Morita ninguém consegue jogar um futebol simples.
– St juste…departamento médico que viabilizou a sua contratação deveria ser despedido…ah espera…
– Quaresma parecia uma barata tonta. Ou tem minutos ou deixem ir o rapaz a vida dele.
– não consigo gostar de Geny, pelo menos a jogar ali. Fazendo uma analogia com Merlim, toda a gente sabe o que ele vai tentar fazer…mas um tem sucesso muitas vezes já o Geny…
5 Dezembro, 2023 at 11:31
Vamos ver o que esta equipa vale nos próximos 2 jogos!! Aí sim, em caso de vitórias começo a acreditar que temos futebol para ser campeão!
Mas com os jogadores que temos em risco e a falta de soluções…
5 Dezembro, 2023 at 11:36
O homem quer cruzar e manda um arrebite, fantástica a falta de qualidade do Mateus Reis. Aliás há dois jogos que o gajo não faz mais nada se não chutão para a frente. O Adan está igual. Devem querer matar o Gyo de tanto correr.
5 Dezembro, 2023 at 11:42
Foda-se……esse passe do M. Reis é assim uma merda sem explicação……
Como é que…a ganhar 3-1 e com a equipa cansada e a controlar…o gajo que não faz passes de 3 metros decide fazer uma variação de flanco em movimento em vez de parar o jogo…..é mesmo tão…..estupido……..
Mas quando o Adan, o gajo mais experiente do Sporting…..tem a bola na mão e decide mandar um balão à pressa absurdo para a frente para nenhures naquela altura……já nem digo nada…
O jogo todo é pautado por decisões de merda mas em que meia duzia de boas decisões chegaram.
Na primeira parte há lances em que o Morten, Morita e o N. Santos têm montes de espaço para progredir, em que tinham passado o meio campo do Gil e de frente para a defesa e podem criar superioridade, obrigar um ou 2 defesas a saírem neles e abrir espaço para aí sim fazerem o passe mais curto e facil…e optam por tentar passes quase impossíveis para as costas da defesa a 30 metros….foi mesmo….foda-se….
Foram vezes sem conta. Para já não falar dos centrais que mastigaram o jogo até ao caralho mesmo quando havia espaço…
5 Dezembro, 2023 at 11:53
Há muita coisa sem explicação nesta equipa….
Junto outra…aqueles 4 ou 5 passes que Diomande falhou na 2 parte sem qq pressão?? O que é aquilo??!!
Contra equipas mais fracas vai dando para mascarar porque temo um verdadeiro PL que é um tanque e joga 5 mudanças acima de todos.
Quando os adversários são melhores é que a porca torce o rabo…como se tem visto!
É ter fé…
5 Dezembro, 2023 at 11:43
Gyokeres destruidor, Morten muito bem, Pote invisível e Nuno Santos(apesar do golo)a léguas do que fez o ano passado, onde foi o mais regular e eficiente jogador durante todo o campeonato.
Estamos na frente mas esta equipa adormece em várias alturas do jogo, só o furacão Gyokeres e o patrão Coates com as incursões pelo campo para espevitar alguns panhonhas nesses momentos.
Cada lance de bola parada é um sufoco e Adan está em ponto de pré-reforma.
Os gilistas foram a mais chorona e fiteira equipa que visitou Alvalade esta época, e eu até gosto da cidade de Barcelos.
* Foram 4 amarelos, dois deles por faltas inexistentes (Esgaio, Coates) outro por uma falta insignificante a 80m da baliza (Edwards) e Matheus por protestos (quais?), é com este lodaçal que lidamos e para a semana o Padre Godinho ou o Padre Pinheiro tiram-nos meia equipa do clássico contra aqueles ordinários.
5 Dezembro, 2023 at 11:44
A primeira frase diz tudo!
Agora imaginem que em Janeiro aparecem aqui uns camelos a bater a clausula de rescisão… voltamos ao Paulinho e á maior das banalidades! É rezar.
5 Dezembro, 2023 at 12:48
É urgente um médio centro em janeiro. E convinha ser logo no início de janeiro. E mesmo um central não sei não.
Diomande, morita e geny não vai estar. St juste tb não. Com lesões e castigos e ficamos arredados. Veremos o que faz a estrutura. Não contratem é a dias do fecho de mercado. Porque isso não resolve nada.
5 Dezembro, 2023 at 13:06
A sério que a malta depois do jogo de ontem está a falar de arbitragens? Cum caraças….
5 Dezembro, 2023 at 13:16
Já parecemos o CM… 🙂
5 Dezembro, 2023 at 13:19
Mesmo.
5 Dezembro, 2023 at 14:41
Já disse aqui…
O adepto tuga está viciado em roubos de arbitragem…
Ontem no estádio estava tudo doido que estavamos a ser roubados à anos 90…rapidamente o pessoal esqueceu-se o que eram os roubos dos anos 90.
Já disse aqui. Estava lá no jogo do Dumiense e estavam gajos à minha frente doidos com o arbitro e que era um roubo. Juro que isto é verdade….num jogo contra o Dumiense por causa de umas faltas a meio campo ou uns foras ao contrário…
5 Dezembro, 2023 at 15:49
Ao pé dos anos 90 o árbitro de ontem era adepto do Sporting desde pequenino.
Se calhar o pessoal ficou fodido pelos golos anulados, e bem anulados, só porque queriam mais golos.
Sei lá.
A cabecinhas das pessoas surpreende-me todos os dias, para pior.
5 Dezembro, 2023 at 13:17
Primeiro do que tudo, o Sporting.
Depois, o resto das equipas do campeonato.
Fora das contas do campeonato: Geny a titular. Acho que é o único que se esforça por chegar à frente à mesma velocidade da locomotiva Gyokeres.
Em Guimarães e contra o FCP, Geny à direita, Nuno Santos à esquerda, se faz favor.
5 Dezembro, 2023 at 14:02
ana,
Não vais ter isso porque o aprendiz de treinador é “muito estruturado” …
Vais ter Matheus Reis na esquerda e Esgaio na direita … Oxalá me engane …
SL
5 Dezembro, 2023 at 14:05
Contra o Vitória não creio…
Não tem Coates nem St. Just.
Vai ser Diomande à direita, Inácio ao meio e M. Reis à esquerda como centrais.
Nas alas vai ser Esgaio e Nuno Santos.
Se tivesse St. Just eventualmente poderia haver outras combinações mas sem St. Just, vai ser isto de certeza.
5 Dezembro, 2023 at 16:21
Certinho.
Na loucura pode ainda colocar o Geny na direita e adaptar o Esgaio na esquerda…
5 Dezembro, 2023 at 14:11
Foi o que vi também… Ou seja há contacto, o que é perfeitamente normal numa situação de corte (limpo).
O amarelo é exagerado (até a falta), uma vez que sendo o corte limpo, não há qualquer anulação faltosa de jogada perigosa…
5 Dezembro, 2023 at 14:13
Isto era ali em cima, na sequência de post do Rodrigo
5 Dezembro, 2023 at 14:34
Não me parece corte limpo porque há contacto que derruba o jogador adversário e impede a sua progressão, além do mais era uma jogada perigosa em que ficava praticamente isolado pelo flanco. Mas ok, cada um que fique com a sua opinião, na minha não acho nada escandaloso o amarelo devido às circunstâncias. No entanto é um lance de menor importância, se vamos estar a esmiuçar cada falta das 40 de um jogo, não há espaço para discutir futebol. Eu não entro nesse tipo de argumentação, nem uso a retórica de que aos nossos rivais não marcariam a mesma falta, porque se não à marcam, a nossa luta deve ser para que passem a marcar e não para que deixem de marcar faltas quando for em benefício dos grandes.
5 Dezembro, 2023 at 14:56
“No entanto é um lance de menor importância, se vamos estar a esmiuçar cada falta das 40 de um jogo, não há espaço para discutir futebol. ”
Não tenho qualquer intenção de seguir esse caminho, nem creio que se justifique, mas na leitura que tenho do lance, acho o amarelo despropositado (embora, em jogo corrido, o compreenda)
5 Dezembro, 2023 at 15:01
Metade da Tasca, ou não vê os jogos, ou não percebe um boi do que é futebol – limitam-se a olhar para os resultados dos jogos e para as classificações…
Quem tem olhos e cérebro já percebeu que o Sporting do Amorim joga só uma parte, no máximo 60 minutos, quando a opção é jogar os primeiros 45 minutos!
Ontem voltou a ser assim!
Podem ver isto como uma critica – que é porque é suposto jogar 90 minutos – ou então perceberem que é uma coisa factual, ou seja, constatar o que se vê, o óbvio!
Quem tem olhos e cérebro também consegue perceber que a diferença para o Sporting do ano passado é, em 90%, o Gyokeres, que fez subir o nível da equipa – pelo empenho, pela capacidade física, pela profundidade que dá, pelos golos que marca e dá a marcar, pelo impacto que tem nas defesas adversárias…
Basta ver tudo isto no Gyokeres e tentar procurar tudo isto no Paulinho, para se perceber que um é o dia e o outro é a noite.
No resto, tudo igual, basicamente. Saiu o Ugarte, entrou o Hjulmand. A coisa é mais ou menos similar. O resto é TUDO igual, incluindo o tipo do jogo – a diferença é que o Gyokeres consegue aproveitar esse tipo de jogo, coisa que o Paulinho não conseguia.
Há que dar mérito às contratações do Hjulmand e do Gyokeres. Muito!
Aqui o Clube esteve bem, e é de aplaudir as escolhas do Amorim, o esforço financeiro da Direcção, e a capacidade do Viana em trazer os gajos.
Quem acha que a época passada foi uma merda e que este anos estamos muito melhores – futebolisticamente falando, sem ver resultados – não percebe um boi desta merda, nem é capaz de entender que um jogador pode transformar uma equipa razoável numa boa equipa, como aliás um treinador é capaz de fazer!
Ontem tivemos 10 minutos iniciais interessantes, a que se seguiram 35 minutos fracos e lentos – que nos valeram um golo de sorte e o habitual karma do adversário ir lá uma vez e marcar!
Na 2ª parte, com as mudanças, mais uma boa entrada em campo e a cambalhota no resultado com todo o mérito e com um festival de Gyokeres – que grande jogador!
Quem leu o meu comentário antes do jogo, foi isto que eu disse que seria o jogo – não porque sou um fenómeno, mas porque é isto o normal do Sporting há 3 anos. Não é preciso ser adivinho. Basta perceber o que se passa…
5 Dezembro, 2023 at 15:21
Hjulmande Ugarte mais ou menos similar?!?!
Ina pah….
Só mesmo no sentido que são médios….
5 Dezembro, 2023 at 16:12
tem uma certa razão, em termos de qualidade não foi um upgrade mas também não ficamos assim muito pior.
5 Dezembro, 2023 at 16:17
A questão não é a qualidade.
São jogadores completamente diferentes e que fazem com que a equipa jogue de forma muito diferente a meio campo…
O Morten é um médio para jogar com a bola no pé, com capacidade de fazer passes progressivos, de abrir na ala para cruzar, com chegada.
O Ugarte é essencialmente um recuperador de bolas.
O Morten é o nosso médio mais ofensivo atualmente. O Ugarte era o mais defensivo.
O Sporting deste ano tem muito mais jogo interior do que o Sporting do ano passado por causa disso. Seja porque isso obriga a ter um ala mais retraído quer seja porque 1 dos médios tem muito mais capacidade de construção do que tinham.
A diferença mais evidente claro que é o Gyokeres. Mas não é a única diferença e jogar o Morten ou o Ugarte…não tem nada a ver….
5 Dezembro, 2023 at 16:30
Mas aquilo que Ugarte oferecia também o Hjulmand não oferece.
Têm impacto diferente no jogo do sporting, mas acho que qualitativamente não são diferentes como Gyokeres é do Paulinho.
Gyokeres é uma máquina, Paulinho é um cepo.
Ugarte e Hjulmand são bons jogadores.
Pessoalmente prefiro o Ugarte mas é uma questão de gostos.
Gostar do paulinho em vez do Gyokeres é só não perceber um cu do que é futebol.
5 Dezembro, 2023 at 16:39
Claro.
Daí as diferenças.
O Ugarte recuperava bolas que nunca mais acabava e preenchia uma zona muito maior. O que permitia ter 2 alas mais ofensivos ao mesmo tempo mas a sua qualidade com bola cortava grande parte do jogo interior do Sporting.
O Morten é muito mais limitado defensivamente e um meio campo dele com o Morita (ou qualquer outro médio dos que temos), obriga a que um dos alas seja defensivamente mais forte. Por outro lado dá-nos um jogo interior MUITO mais forte do que tinhamos.
Por isso é que eu digo. Não tem nada a ver trocar o Morten pelo Ugarte. A equipa não fica +- igual.
5 Dezembro, 2023 at 17:39
tens um meio campo mais preenchido mas se tiras gyo isso acaba por não ter resultado produtivo na mesma na frente do ataque, os problemas seriam os mesmos da época passada.
5 Dezembro, 2023 at 17:46
Exacto!
É disso, do geral, que eu falo!
Tiras o Gyokeres do 11 e tens de volta TODOS os problemas que tinhas a época passada!
5 Dezembro, 2023 at 16:33
São jogadores completamente opostos, mesmo jogando na mesma posição. O Ugarte não consegue fazer o que o Morten faz. O Morten não faz o que o Ugarte fazia. O Ugarte tinha a capacidade de ocupar todo o terreno, recuperar mil e uma bolas, e depois não sabia o que fazer com ela. O Morten não recupera tanto, as que recupera são porque sabe ler melhor o jogo do que o Ugarte sabia, mas depois é um gajo que é diferente em tudo. O Huljmand faz um passe e dá imediatamente linha de passe. Tem chegada á área, tem passe vertical (quando quer), e nos últimos 2 jogos tem demonstrado uma boa capacidade de apoio nas alas.
O Sporting ofensivamente ganha muito mais com o Morten do que com o Ugarte, e ganha a capacidade de ter um meio campo mais homogéneo e mais versátil. Mas eu nunca achei o Ugarte uma coisa do outro Mundo. Tudo o que era para fazer depois da linha de meio campo era um jogo completamente diferente para ele.
5 Dezembro, 2023 at 17:44
A questão é qualidade, que é disso que falo.
O que mudou da época passada para esta é que a qualidade da posição 9 disparou, e no resto é mais ou menos igual – sendo 9 desses 10 jogadores são os mesmos e o que mudou, o que entrou compensa a saída na boa.
É disso que falo, e é óbvio que é disso que falo.
Não estou a falar que este jogador tem estas características e outro aquelas. O Hjulmand substituiu a qualidade que o Ugarte tinha e o Gyokeres traz a qualidade que o Paulinho não tem.
5 Dezembro, 2023 at 17:37
Exacto.
São jogadores diferentes mas em termos do que dão de qualidade à equipa é similar.
No caso Paulinho vs Gyokeres, o que o Gyokeres traz à equipa nem melhorando 10 vezes o Paulinho dava.
Não perceber que é disto que falo, só mesmo não querendo!
5 Dezembro, 2023 at 19:40
Tou contigo neste domínio.
É que é comparar o cú (Paulinho) com as calças (Gyokeres).
5 Dezembro, 2023 at 15:08
Acho que no geral foi um bom jogo do Sporting, vencendo como é sua natural obrigação equipas de muito menor estatuto, embora obviamente nenhuma vitória no futebol é garantida só por orçamento.
Ainda não concluímos a 1 volta e faltam 2 dos 4 jogos mais difíceis que concluem a mesma, Guimarães e Porto. O resultado destes 2 jogos trará mais clarividência à real capacidade do Sporting neste ano.
Continuo com a opinião que faltam primeiras linhas neste plantel, nomeadamente redes e laterais, faltam também e obviamente segundas linhas que possam colmatar ausências por castigos ou lesões. Se uma das peças fulcrais como Gyo, Edwards, Hjul, Coates ou Morita se lesionam, a qualidade do 11 cai a pique e duvido que haja estaleca para aguentar o campeonato inteiro.
Posso ter fé, mas a lógica é a experiência dizem-me que não temos o suficiente para aguentar esta liderança. Espero estar enganado e que a fé suplante toda a lógica.
5 Dezembro, 2023 at 19:42
Curiosamente, já tínhamos identificado todas estas lacunas do plantel aqui n’A Tasca ainda na pré época e antes de ter encerrado a janela de transferências de verão.