É um estádio bonito, novo, arejado
Sporting Clube de Portugal vs Fc Porto
20h15
Municipal de Aveiro
Uma humidade relativa, muito superior a 100%
Dia de sol e calor em Aveiro, com os Sportinguistas a esgotarem os 10 mil bilhetes que lhes foram destinados, mostrando estarem prontos a apoiar a equipa na conquista de um troféu importante para começar a época a ganhar.
A selecção do Mali tem um futebol com um perfume selvagem e com um odor realmente fresco…
O fcp que ganhou a Taça de Portugal contra nós, há cerca de três meses, mudou bastante. Pinto da Costa foi chutado da presidência pelo jovem André Villas Boas, Sérgio Conceição já não é treinador, Pepe já não faz parte do plantel, e o novo treinador, Vítor Bruno, recuperou alguns dos gajos que tinham sido colocados a treinar à parte, como por exemplo Ivan Jaime. Numa pré época marcada apenas por vitórias, onde faltaram alguns nomes por conta de compromissos de selecções (Evanilson, Pepê, Chico Conceição), a curiosidade maior passa precisamente por perceber em que condição física estão esses “cabeças de cartaz” (incluindo Galeno, que se diz estar de malas aviadas para Itália), e quais os que vão caber no esperado 4-2-3-1 azul e branco.
Este homem é um Mister!
Vítor Bruno, braço direito de Sérgio Conceição, aproveitou a conjuntura (mudança de presidente, saída de Conceição, falta de dinheiro para grandes loucuras) para agarrar a sua oportunidade como treinador principal. Acusado de traidor, tem tudo a provar e tem tudo a ganhar, até por ter do seu lado aquele enquadramento bonito de aceitar agarrar no plantel sabendo que não havia dinheiro para as habituais contratações que entusiasmam os adeptos.
Ele é excelente nestes lances porque a bola está morta e passa a estar viva.
Ivan Jaime e Nico Gonzalez foram figuras maiores durante a pré época do Porto. Aliás, num plantel até agora construído sem um único reforço, a colocação do espanhol na posição 10 é talvez a maior mudança operada pelo novo treinador.
E agora entram as danças sevilhanas da catalunha
Ruben, penso que estamos preparados para o primeiro grande jogo da temporada e para ir atrás da primeira conquista de 24/25 (se bem que eu nunca perceba lá muito bem se esta Supertaça conta para esta novo ano ou se fecha o ano anterior). Estamos altamente estabilizados tacticamente, temos jogadores com índices talvez surpreendentes para o momento (Morita, Trincão, Pote, Quenda), e nota-se que a equipa pode subir um patamar em relação ao que de bom já tinha feito na época passada.
Hoje, seria muito importante marcar, ganhar vantagem, até porque apesar de ser uma espécie de deus do trovão, Gyokeres começou a treinar há duas semanas e é capaz de começar a arfar lá para os 70 minutos. E, como dizes, será fundamental não voltar a ter jogadores expulsos, mesmo tendo a vergonhosa nomeação de João Pinheiro para dirigir a partida.
Dúvidas? Vou ficar bem lixado se tirares o Quaresma para jogar o Diomande, vou ficar bem lixado se o Esgaio aparecer a titular, para o Geny fazer as vezes de Nuno Santos e de Matheus Reis (há Quenda e há Fresneda, porra). Que hoje se comece a desenhar a época da tão ambicionada dobradinha, meu Sporting!
Vamos jogar no totobola
Sporting Clube de Portugal vs Fc Porto – 1
4 Agosto, 2024 at 2:56
Infelizmente ao longo da vida, o Sporting já me deixou embaraçado umas quantas vezes, no entanto hoje sem dúvida que este jogo vai para o top e ainda me está a custar a processar o que se acabou de passar e tenho tanta coisa que podia dizer, mas neste momento não me encontro no auge do meu discernimento e só quando me passar esta revolta que sinto dentro de mim, conseguirei analisar duma forma fria o que se passou.
No entanto, é frustrante identificar coisas básicas que não exigem ser um grande entendido para se perceber que está errado e ver profissionais a peso de ouro cometerem certo tipo de erros recorrentemente.
Entendo que 4 anos ainda não tenha sido tempo suficiente, pois afinal estamos toda uma vida em aprendizagem, o que não esperava era que para além de ver erros que não são sucessivamente corrigidos, ainda tinhamos que estragar o que já estava bem.
Já na pré época passada tinham tido o delirio de mudar a nossa forma de jogar, colocando centrais a fazer de trinco e o diabo a sete, correu mal e lá voltámos à nossa forma de jogar e, coisa engraçada, até fomos campeões.
Agora resolveram que na construção de jogo os centrais deviam ser laterais, o 8 devia ser central, os laterais extremos e os extremos uma especie de 8/10 a ir buscar jogo ao meio.
Querem inventar o futebol, criar ideias diferentes e esperar que funcione, mas o futebol já foi criado há muito tempo e mesmo havendo espaço para inovação, às vezes quanto mais simples o tornarmos melhor.
Depois tudo o resto nada tem a ver com tácticas e técnicas, mas sim com uma diferença de mentalidades que faz com que uma equipa não segure uma vantagem de 3 golos e a outra recupere e ganhe o jogo.
O que se passou hoje é inqualificável e duvido que não tenha impacto no futuro próximo da equipa, aliás, até acho que tem que ter, a equipa tem que sentir bem o que se passou hoje, ter vergonha na cara e orgulho ferido, pois quem sentir que o que aconteceu hoje não foi nada pode pegar nas malinhas e meter-se bem longe seja ele presidente, treinador ou jogador, quem não tiver noção da merda que se passou hoje então não é digno de representar este clube.
É realmente muito dificil ser adepto do Sporting Clube de Portugal, mesmo quando tudo está a nosso favor e parece que vai dar tudo certo, conseguimos arranjar forma de nós próprios estragarmos tudo e numa fase em que podíamos e devíamos assumir o dominío do futebol português andamos aqui a brincar e a oferecer troféus aos outros quando ainda por cima estes se encontram ligados às máquinas.
Só que nós, ingenuamente vendo o inimigo em sofrimento, em vez de darmos o golpe final tentamos trazê-lo de volta à vida acabando nós apunhalados pelo nosso inimigo que se aproveita do nosso momento de condescendimento.
É verdade que ganhamos mais do que antes, é verdade que para muitos está tudo bem porque agora ganhamos com mais frequência, mas infelizmente continuamos a não saber ganhar e esse é o principal motivo pelo qual continuaremos a não conseguir ganhar continuamente, mas apenas ocasionalmente.
Depois de conquistar o campeonato passado, a exigência e responsabilidade devia ser ainda maior, mas aquilo que vejo é o encosto à sombra da bananeira de quem sabe que este titulo pode valer uma renovação de contrato, uma reeleição ou o acomodamento de quem se deve julgar estar acima da critica só por ter ganho.
Que o dia de hoje tenha ficado marcado, pois recuperar a Supertaça já não será possível, mas ainda há toda uma época para jogar.
Tomando uma atitude agora ainda poderemos reentrar num rumo de sucesso, agir como se o jogo de hoje tenha sido somente um precalço irá custar-nos muito caro.
Por agora vou digerir a minha azia no meu canto, sei que nem tudo é negro e o sol voltará a brilhar, mas respeitando as novas cores do nosso manto sagrado, irei também eu vestir-me de preto e fazer o meu luto de um dia que podia ter sido de alegria mas que se tornou em pesadelo.
Para mais tarde ficarão reflexões mais lógicas sobre o que falhou e sobre o que tem de ser melhorado, por agora ficam apenas o sentimento de frustração, indignação e vergonha perante tudo o que se passou.
Assim como também não irei aproveitar este momento para individualizar e atribuir culpados, falhámos todos e caímos todos, só quem não sente este clube é que hoje não foi verdadeiramente derrubado, mas iremos reerguer-nos, pelo menos eu ainda tenho fé nisso.
E às vezes só mesmo esta fé cega e um amor injustificável é que me faz continuar a sofrer com isto.
Em resumo, estou fodido. Muito!
SL
4 Agosto, 2024 at 8:44
Eu ainda estou a tentar perceber o que aconteceu ontem, confesso.
O Sporting, consegue transformar um jogo de goleada numa derrota, um jogo perfeitamente controlado num caos absoluto.
Não é à toa que Amorim fala no primeiro golo do porto (Debast parece ser bom jogador, mas tem muito que crescer). Fala neste lance porque, efetivamente, é o lance que personifica o descontrolo leonino.
4 Agosto, 2024 at 9:37
Inacreditável.
Ao vivo:
Nunca senti a equipa em controlo do jogo. Nem com 3-0. Aliás, sempre senti ao longo do jogo que se sofressemos o 3-1, iríamos levar o 3-2 e sofrer até ao fim, mas que ganharíamos. Agora, isto que aconteceu ontem…
Eu acho que é precisamente o que o Lion King in The North diz, e eu também já tinha referido isso há tempos. Somos de um Sporting que só existe na nossa cabeça.
Era suposto sermos implacáveis e ferozes, como um leão e somos um bando de gatinhos mansos.
Continuamos a miar ao invés de rugir.
Ninguém respeita o Sporting porque sabem perfeitamente que relaxamos depois de conquistar a mínima merda… como se fosse suficiente e o trabalho estivesse feito.
É um abre olhos. Para quase todos.
PS – Mais um recorde.
4 Agosto, 2024 at 11:27
Olhei para o telemóvel, vi a quantidade de mensages no whatsapp…é oficial voltámos a ser paródia nacional.
4 Agosto, 2024 at 11:34
Ontem critiquei a prestação do dbast no jogo…vieram logo a tetreiro a dizer que estava a crucificar o jogador.
Não amigos Sportinguistas, não somos nós que os crucificamos estes banananas de merda, é precisamente o oposto.
É este espirito de compromisso zero, deixa lá que o rapaz é novo, que proporciona espectáculos degradantes como o de ontem.
Batam palminhas!!!
4 Agosto, 2024 at 12:04
E daqui não saio.
Jogadores a sair já em Agosto:
Esgaio
Quaresma
Kovacevic
Edwards
St.Just
Não tenham problemas em mandar já o Kova embora, o Chelsea contratou até agora, 8 g.r.
Destes 5 o RA não vai deixar cair pelo menos 3, Quaresma, St.Just e Kova
4 Agosto, 2024 at 12:18
Eu não sou teimoso e posso mudar a minha opinião sobre o Kova, mas o que fez até agora é pura e simplesmente pra despachar.
Antes que seja tarde demais prá época.
Dos que estão, ponha o Israel e contratem outro sff.
Estamos a arranjar desculpas para dourar a pílula só porque chegou agora.
Admitia mais um frango de deixar escapar uma bola entre as mãos do que o lance de ontem, é que o menino é gigante e comer uma merda duma bola junto à trave estando ele a um metro da trave, dasse.
Não há desculpas nenhumas, É FRACO.
4 Agosto, 2024 at 15:14
Estão a ver ?
RA diz que a equipa tem que entrar mais calma.
Calma demais tivemos nós.
No futebol não é pra ter calma, é pra ter garra.
É esta a diferença.
A calma está relacionada com o abrandamento isso está o Sporting de ter.
O porto teve calma ?
Se tivesse não tinha dado a volta.
Garra , impetuosidade , forçar o adversário, etc, agora calma ?
Vamos de mal a piorar.
4 Agosto, 2024 at 15:21
Por favor, apontar alguma coisa Gyokeres não.
Gyokeres esteve bem, e fez o melhor que pôde, não está com a cabeça aqui nem ali.
Pelo lado do Gyokeres, NADA A APONTAR.
NADINHA MESMO.
4 Agosto, 2024 at 21:06
Ontem ou ontem ontem escrevi aqui os nomes dos jogadores a dispensar ou vender, como quiserem mas esqueci-me de um, aí vão novamente :
Kovacevic
Quaresma
St. Just
Fresneda
Esgaio
Edwards
6 salários que daría para pagar 1 ou 2 em condições, e até preferia o plantel mais curto. Mas tinha mais qualidade e mais fácil de controlar ainda, como RA gosta.
4 Agosto, 2024 at 21:13
E talvez nestes possam estar, sei lá pra aí uns 30 ou 30 e tal milhões, uns aos árabes (Edwards) Fresneda (espanhóis) St. Just (holandeses PSV talvez ainda).
Belo dinheiro para duas aquisições de melhor qualidade.
Outro g.r. e outro central.
A defesa precisa tanto como de pão para boca.
5 Agosto, 2024 at 18:09
O problema para mim não foi ter perdido, o problema para mim, foi a forma como se perdeu.
E a forma como se perdeu tem a ver com, a indefinição das compras e das vendas por parte da administração, como por exemplo a indefinição da venda do Edwards, Esgaio e afins, a indefinição de não se saber se ficamos com Gyokeres ou com Ioannidis, o não se acautelar a ala esquerda e o andar-se a tentar não contratar um central experiente sabendo de antemão que tínhamos problemas nos centrais, nomeadamente com St.Just e a saída de Coates.
Depois, a forma como perdemos da parte do treinador, sabendo os resultados do porto na pré época e pior ainda, vendo a forma de estar do adversário na primeira parte, e vendo que não era uma equipa cuja forma de estar não era a de deitar a toalha ao chão, ao intervalo qual terá sido a palestra, depois as substituições de tirar pesos pesados da equipa quando nem a época vai sobrecarregada.
E por fim a forma como perdemos da parte dos jogadores que não tiveram dentro do campo uma revolta pró que estava a acontecer, vendo o score a diminuir sem esboçar uma atitude de garra, de arregaçar de mangas e contrapor à atitude do adversário.
Não é ter perdido, é a forma como se perdeu. E lamentavelmente e pior, é que no resto da época irá haver oscilações de comportamento, umas vezes jogos de encher o olho (se calhar nos jogos mais acessíveis) outras de voltarmos a esta pasmaceira de convencimento de quem somos os maiores do mundo.
A forma como perdemos e como nos comportamos.
5 Agosto, 2024 at 18:18
Se calhar Gyokeres terá muita razão, que ficou revoltado com a forma de falta de entrega de alguns colegas.
Ele não tem a mentalidade dos latinos, que só arregaçam as mangas quando lhes dizem que são uns desgraçadinhos e quando lhes dizem que são os maiores se enchem de penas e se pavoneiam.
Gyokeres nasceu na Suécia cuja mentalidade é pra competir qualquer jogo e jogou em Inglaterra cuja mentalidade competitiva também conhecemos, não está habituado a pavonear-se.
É profissional de mentalidade
5 Agosto, 2024 at 18:30
Muitas vezes o sistema não terá muita importância, porque lá dentro os jogadores tornam bons sistemas num fiasco e maus sistemas num jogo fantástico.
Isto pra dizer que, muitas vezes, em várias zonas do campo, os jogadores do porto se suplantavam e apareciam em maioria, derrotando qualquer sistema adversário, porque com a entrega ganhavam a qualquer sistema.
O contrário também se verificava quando não se arregaça as mangas qualquer sistema falha porque o adversário nos papa.