Uns acham bem como está, outros acham que se devia fazer diferente… É debater.
Até o caso do boxe, que não tendo a ver com o Sporting, se debate, uns achando bem que compitam, outros que não…
Agora, lá está, isto é uma Tasca, felizmente, e não é o Gambrinus… Podem-se mandar aqui caralhadas sem problema!
O porto jogou sem 2 ou 3 titulares, com putos da formação, sem ter contratado um único reforço e com um treinador que se estreava como treinador principal. Mesmo assim aparentemente jogamos bem e apanhamos 4 batatas depois de estar a ganhar 3-0 de modo algo fortuito, como reconhecido pela maioria.
Agora imaginem que tínhamos jogado mal, fogo tinha sido um descalabro.
Continuem a jogar assim que vão longe, contra o Rio Ave não se esqueçam de andar a trocar bolas dentro da pequena área e caso marquem um golo enfiem-se todos cá atrás à espera que o adversário marque um ou mais golos.
O Quaresma esteve bem defensivamente na primeira parte.
Mais tarde na saída de bola arriscou muito numa altura em que a equipa estava completamente fora dela com o 3-3 e no prolongamento e como tal perdeu bolas em zonas interditas a tentar sair a jogar e não querer desperdiçar uma posse de bola. É a sensação com que fiquei de ter visto ao vivo.
Onde são as zonas proibitivas?! Lembro-me dele perder ou quando muito apertado e o passe saí para fora ou mete fora de proposito (pelo menos 2) e lembro-me dele perder já no meio campo do Porto, em ataque (normalmente puxado).
Não me lembro dele perder nenhuma no nosso meio campo em zona de perigo. Lembro-me do Morten, Debast e Morita perderem.
A zona de ninguém do meio campo é uma zona proibitiva (linha de meio campo). Em 2 toques estás na área adversária. E creio que perdeu a bola uma ou duas vezes aí.
Mas não estou a dizer que foi pelo Quaresma. Para mim foi dos poucos que teve a raça e o querer. Dos poucos que sente a camisola.
Ele arriscou bastante foi só isso, tendo quase sempre sido parado em falta. E temos de apreciar isso. Alguém que dê algum alento aos outros.
Se não perdeu, peço desculpa pelo erro. Eu gostei do jogo do Quaresma e do Inácio. Do Bragança também que para mim é o único médio que temos que arrisca no passe longo e no transporte em progressão. Todos os outros insuficientes e 2 deles muito maus, mas que para já não vou crucificar. Do DeBast já tinha avisado que íamos sofrer muito com aquelas saídas de bola dele. Era algo óbvio.
Eu não me lembro de nenhuma mas é possivel. E mesmo que tenha acontecido, não criaram perigo.
Arriscar sim…ele arrisca a arrancar por ali fora, arriscou e arrisca sempre. Mas mesmo isso neste jogo saiu-lhe quase sempre bem e tiveram de o agarrar ou fazer falta constantemente para ele não criar o desiquilíbrio que podia criar…
Posso estar enganado mas eu não me lembro dele perder a bola e de criar perigo ou estar muito perto disso. Lá está…Debast, Morten, Morita, Geny…desses lembro-me.
Debast e Geny completamente fora dela nesse aspeto.
O Geny já era de esperar. Ele gosta de ganhar a linha para vir para dentro. Na esquerda onde tem de atacar a profundidade, mas sem bola, não o conseguiu fazer. Tentou quase sempre vir para dentro como faz à direita e deu merda. Nunca conseguiu fazer o que faz à direita. Falta de rotinas, porque cruza bem.
Morita e Morten têm de pensar mais rápido. Às vezes é preferível receber e passar logo ou passar de primeira para o mesmo gajo, como faz o Bragança, para não dar tempo ao adversário de pensar e nem falo daquele que está a pressionar, falo dos outros que estão a marcar o homem livre. Quanto mais desequilíbrio e imprevisibilidade conseguirmos provocar, melhor. Por alguma razão sempre critiquei a maneira de jogar do Sporting de 22/23 (4 lugar), muito pastelão lá atrás, à espera de um desequilíbrio que nunca fazia por provocar.
Com a descida do Morten ou do Morita para a construção voltámos à mesma merda com a agravante que estamos ainda mais descompensados no meio campo do que o normal. Depois tentamos esticar na frente e em caso de não conseguirmos chegar ao Viktor, não há ninguém para as segundas bolas.
Eu concordo com esta analise. Aos outros – nao o viram a dar voltinhas e fazer fintinhas na quina da area (entre a baliza e a bandeirola) e a perder N bolas dessa forma? Vi pelo menos umas 3, que depois alguem teve de vir a correr corrigir, e tapar o portador da bola, para nao dar merda.
Não apontei o dedo ao Quaresma. O único culpado de sábado é o treinador.
Não soube ajudar a equipa mais uma vez a partir do banco.
Ao intervalo, com 3-1, juntava a equipa lá atrás e jogava futebol feio. Recebe bola-alivia bola para o espaço e foda-se “corre Viktor” ou “corre Trincão”, mantinha os jogadores juntos e intensos no desarme em busca de um contra ataque… 3-4-3 estilo 20/21.
Quis continuar a dominar o jogo com bola quando na minha opinião devia ter dado a bola a quem também não a soube ter com qualidade nos primeiros 45 minutos do jogo.
Eu até compreendo que se diga o principal culpado é sempre o treinador.
Mas foi este treinador e esta forma de jogar que meteu a equipa a ganhar 3-0.
Mesmo no início da 2ª estava mais perto do 4-1 do que do 3-2. Se muda de forma de jogar ao intervalo ia ser chamado de cagão. Sofriam um golo de ressalto e um frango GR e vinham para aqui dizer que foi medroso e que devia ter continuado a jogar da mesma forma que chegou ao 3-0.
A jogar ao Totobola à 2ª feira é fácil ganhar.
O treinador deveria ter tirado Debast após o 3-0 para ele não oferecer o 3-1 logo a seguir?
Entramos na 2ª parte a nossa forma de sair jogar permitiu inúmeras vezes km de espaço no lado esquerdo que não foram aproveitadas, inclusive por Gyokeres? Deveria ter trocado de avançados ao intervalo?
Depois do 3-3, o Sporting foi a única equipa que quis jogar, devia ter previsto que o GR ia estar a nanar e levar um frango num remate inofensivo?
Teve a sua quota de culpa, mas com outra capacidade de decisão de quem realmente joga, provavelmente teria goelado.
A primeira substituição do Sporting foi aos 83 minutos, Xait… foda-se claro que é o único culpado desta merda.
Cagão por querer defender um resultado de 2 golos de diferença? Se uma equipa só estava a jogar de forma intensa a tentar provocar um erro, o treinador tem de tentar contrariar isso de alguma forma…
Tem de juntar linhas e igualar essa intensidade, não os pode deixar pressionar alto para evitar erros no nosso meio campo, tem de meter a bola o máximo de tempo possível no meio campo deles, longe da nossa área. Não pode querer sair a jogar da mesma forma
Sofre 2 golos de rajada e demora 20 minutos a reagir?
Isto não é acertar no totobola à segunda. Ele tem de arranjar forma de ajudar a equipa.
O treinador voltou a bloquear no banco. Não é a primeira vez e isso é preocupante.
Sábado foi o cúmulo da incapacidade do treinador em ler o jogo.
O historial não mente. Não sabe segurar vantagens em jogos de maior dificuldade. E ainda não aprendeu isso em dezenas de confrontos que já teve contra estes adversários.
Pois… disse isso porque era o que estava em campo para fazer esse papel, mas aqui se nota que não temos mais ninguém. Ou melhor, que precisamos mesmo de alguém para ajudar o Viktor.
Apontam o dedo, como se aponta a outros, porque há aqui uma turma que diz que o onze é Quaresma e mais 10 porque é o melhor defesa…
É natural que, quem não concorda, aponte todas as falhas para ver se esse pessoal abre os olhos.
O Quaresma é só mais um dos nossos defesas.
Para mim tem o problema de ser relativamente baixo para central e não ser muito dotado fisicamente – o Inácio é mais ou menos da mesma altura mas tem mais físico, que nem usa muito!
Mas é um gajo fiável quando não inventa e está concentrado.
O Quaresma não é um crauque, mas é o “patinho-deio” da defesa e o Rubão faz questão de nos lembrar isso cada vez que o St.Juste consgue fazer uma volta inteira ao campo nos treinos. É triste, mas é verdade.
O Quaresma tem falhas de concentração que dão razão ao Amorim.
Concordo contigo que o devia aproveitar melhor, mas não acho que haja perseguição.
O Quaresma tem um pouco o problema que eu falei que gajos como o Pote e o Trincão têm: são irregulares e nunca se sabe se vai sair um jogo ao seu melhor nível, ou vai sair um jogo em modo “cona de sabão”.
Não havendo melhor qualidade, o Amorim aposta sempre neles.
No caso do Quaresma, não se sabe se sai um jogo com alto nível de concentração, ou um jogo desconcentrado! Como há outros jogadores de qualidade, o Quaresma é preterido mais do que devia.
Eu não sei como é que uma pessoa vê o Quaresma jogar desde o ano passado e vê falhas de concentração dele.
Nem o Amorim já vê. Alguma vez ele metia o Quaresma com o Diomande no banco se ainda tivesse essa opinião?!?!
A única coisa que o Amorim não é fã neste momento do Quaresma é o jogo de cabeça que é fraco. E é por isso que ele hesita/hesitava (este ano não sei) algumas vezes em meter o Quaresma. Não tem nada a ver com o motivo pelo qual não metia à 2 e 3 anos, aí sim porque ele era meio aéreo no jogo…
Não tive estômago para vir à Tasca nos últimos dias…
Acho incrível a capacidade para dar tiros nos pés dos adeptos do Sporting.
Não basta ter que levar com uma derrota destas, como ter que ler pedidos de despedimento do treinador campeão nacional por perder uma Supertaça no inicio de Agosto e colocar toda uma época em causa por causa de 1 jogo a 30 dias do fecho do mercado.
Isso em nada ia beneficiar o Sporting mas é usual nesta Tasca colocarem-se ódios pessoais à frente do amor ao clube.
Conheço pessoalmente MUITA gente que gostava de ver Ruben Amorim despedido nesta altura, curiosamente TODOS vestem de azul ou vermelho.
Felizmente chegou a crónica do Tiago Coração de Leão para trazer alguma estabilidade e para se pensar verdadeiramente no jogo em vez de vomitar apenas o resultado.
Acho que aqui nunca ninguém defendeu que Ruben Amorim é perfeito.
É grande Treinador, pegou numa equipa que estava longe das duas nádegas e transformou no principal candidato ao maior título nacional ganhando 2 pelo caminho.
Tem os seus defeitos e as suas virtudes. As virtudes ultrapassam largamente os defeitos e os resultados atestam isso.
Eu estou aziado não apenas porque perdemos um título mas porque o entregamos, ainda por cima a um rival.
E em termos do que mais me importa neste momento que é o campeonato, pelo menos em relação ao Porto não fiquei menos confiante.
Aliás, basta ver a atitude das equipas quando o Porto igualou a partida.
Outro Porto, de outros anos, diria até, o Porto da última Taça de Portugal, cairia em cima do Sporting à procura do 4-3.
Este Porto não, deixou-se ficar à espera do erro.
E isso pode ganhar-lhe taças, jogos individuais, mas não acredito que vá ser a melhor e a mais regular equipa ao longo do ano.
A comparação com Lask é fácil de entender, também aí se fez um retrato negro da equipa em Agosto mas em Maio já ninguém falava do Lask.
Também no jogo do Lask houve inúmeras incidências de jogo e falhas individuais que ditaram um resultado catastrófico mas que não espelhavam o verdadeiro valor da equipa.
Se o Sporting for competente tem tudo para o bicampeonato, ou pelo menos não tem menos hipóteses que há 1 ano.
E não me venham com a conversa fácil do: “está tudo bem”, “parece que ganhamos”, blá blá blá.
Vou ser muito objetivo: Depois do que vimos no sábado, quantos aqui estariam dispostos a trocar de plantel e treinador com o Porto?
A minha preocupação continua na mesma do ano passado, parece que cada oportunidade dá golo.
Não sou de “fazer a cama” a GR ao primeiro frango, mas este tipo de frango em específico preocupou-me muito. Revela falta de técnica de pés, de posicionamento, de equilíbrio… Não é uma simples falta de reflexos, cansaço ou concentração.
Quero dar o benefício da dúvida mas a minha grande preocupação que sai deste jogo, é a mesma do ano passado: estamos mais fracos que os rivais na baliza.
“Felizmente chegou a crónica do Tiago Coração de Leão para trazer alguma estabilidade e para se pensar verdadeiramente no jogo em vez de vomitar apenas o resultado.”
Não me digas que há pessoas a falar no resultado final, como aconteceu quando estava 3-0… Incrível.
Há pessoas que só vêem resultados…
Ainda bem que também não compreendes.
Assim, talvez abras os olhos para o que alguns diziam que estava errado quando se estava a ganhar 3-0… porque parece que essas pessoas viram tudo o que o gajo que mama 500 mil por mês não conseguiu ver…
Se há coisa que não consigo mesmo fazer é acompanhar aqui os comentários durante as partidas do Sporting
Em primeiro lugar porque não consigo fazer mais nada, em segundo lugar porque se fosse ligar ao que aqui se diz era capaz de jurar que no ano passado ficamos em 7º lugar fora das competições europeias tal é o bota-baixismo.
Quanto ao gajo que dizes que ganha 500 mil… Tou-me a cagar para o que ele ganha. Quero é um treinador que faça o Sporting vencedor. Ele ganha o que ganha pela obra feita. E vai para além dos títulos.
Eu sentia que o jogo não estava controlado mas que estávamos melhor.
Mesmo depois do 3-1 senti mais perto do 4-1 do que do 3-2.
Depois do 3-2 senti sim um descontrolo.
Se há pessoas que previram o erro do Debast, os falhanços isolados do Gyokeres e o frango do Kova, os meus parabéns. Eu não estava prever isso.
O treinador não é isento de culpas, claro. Como todos os jogadores.
É uma azia descomunal.
Só não vejo é como prejudicar o campeonato nos vai fazer ultrapassar a azia de uma supertaça entregue.
Eu percebo a tua análise, só te esqueceste é que alguns não estão a pôr em causa o treinador por causa de um jogo, estás a esquecer a final da taça certamente. Últimos 2 jogos, 2 derrotas, 2 títulos perdidos.
Eu não defendo que seja despedido, não tens aí nenhum comentário meu a dizer isso. Estou só a dizer que entre o extremo de querer despedir e o aligeirar do foi só um jogo que correu mal vai um largo espectro de análises. Não foi um jogo que correu mal, foram 2 consecutivos contra uma equipa teoricamente mais fraca e debelitada que nos custaram 2 títulos. Agora podes ir buscar os lápis de cor e fazer um desenho muita bonito, mas os factos continuam lá
Depende e é relativo, para a minha ex mulher dizer que faltava sal na comida era pôr em causa tudo e mais alguma coisa, para mim era só constatar um facto e dizer o que falhou e onde falhou.
Também não adoptei esse discurso que criticas e posso concordar contigo nesse aspecto.
Alguns estão a pôr tudo em causa sim, mas o discurso oposto de que na taça tivemos por cima mas foi um momento furtuito, na supertaça também jogamos bem tirando 15 min como dizes, épa também não posso aceitar. N posso aceitar que ninguém no Sporting não dê um murro na mesa e que a análise do que se passou seja por e simplesmente ” não tem explicação”
Ok. A questão não era para mim que até escrevi que perante as ausências (Coates, Nuno Santos e Mateus Reis) não via como conseguiria construir uma equipa sem “inventar”.
Destaco inclusive mais o aspecto motivacional (o querer) que outro qualquer.
Neste momento apenas critico Amorim por não estar a procura de outro avançado e deixar cair o grego.
Continuo a achar que Ioannidis é opção para venderem Gyokeres.
Amorim não joga com 2 pontas de lança e Ioannidis é muito caro para fazer de Paulinho…
Para os nossos rivais seria certamente altura para dar um murro na mesa, dizer basta, repensar estratégias, cerrar fileiras, mas para muitos sportinguistas a resposta é olha foi só mais um jogo que correu mal, um azar que nem tem explicação.
Na parte de sermos uns conas moles, uns mansos, uns bate palmas enquanto somos encravados, podes crer que ao não tenho orgulho nenhum e sim aí preferia ser como os nossos rivais.
Na parte de ser um fdp corrupto, acefalo e batoteiro aí não pretendo ser igusl
Não Rodrigo.
É isso exatamente que defendo.
Já que um gajo ficou com esta azia, que sirva de alerta e que o discurso seja de que a margem de erro se esfumou.
Não me esqueço da final da Taça como não me esqueço de como ganhamos o campeonato.
Como o Tiago diz mais em baixo, no ano passado na Luz também foi um murro no estômago e a maioria veio dizer que o campeonato se perdeu ali.
Eu fui dizendo que o que funcionou até à luz devia ser mantido.
Mesmo o jogo da Taça de Portugal há a incidência da expulsão mas houve uma sensação de impotência que houve várias vezes com o Porto de Sérgio Conceição.
Eu não senti isso nesta Supertaça.
Senti deslumbramento e desconcentração da equipa superior.
Entre o “foi só um jogo que correu mal” e o “o treinador é uma merda” vai uma grande distância.
Claro que tem que ser dado um murro na mesa mas discordo que se deva repensar estratégias.
Já não podemos recuperar a Supertaça, temos que nos virar rapidamente para o campeonato.
Para mim seria um erro alterar o que quer que fosse em termos de estratégia, dinâmicas, etc.
O que tem que mudar em relação à Supertaça é foco e mentalidade competitiva.
“Vou ser muito objetivo: Depois do que vimos no sábado, quantos aqui estariam dispostos a trocar de plantel e treinador com o Porto?”
O problema não é esse, apesar do Vitor Bruno ter comido o Amorim de cebolada.
O problema é a mentalidade que é incutida no FCPorto, seja até com um gajo calmo como o Vitor Bruno, em comparação com a merda de passividade que se vê muita vez – não acontece de vez em quando – no Sporting!
O que se assistiu no sábado foi uma vergonha.
Tudo o resto é conversa da treta! Nada serve para desculpar o que se passou!
É um gajo relativamente calmo, e basta ver a CI depois do jogo para perceber que só um gajo calmo tinha a lucidez de dizer tudo o que o gajo disse.
O Amorim também é um gajo calmo, e não conseguiu ter a lucidez para fazer uma boa CI…
Um treinador tem de dar um grito ou outro nos jogos… Não deixa de ser calmo por isso. Não é um gajo que faz as figuras do Conceição, que, isso sim, não é um gajo calmo!
Tu vês se um gajo é calmo com os jogadores e balneário ou não pelas conferencias de imprensa?!?!
Nem o Amorim é um gajo calmo no banco e o Vitor Bruno ainda é menos. E garantidamente no balneário também não. Antes pelo contrário…
Um grito ou outro?! Foda-se..não viste mesmo. Vai ao estádio ver um e fala-me de um grito ou outro…O Amorim não para quieto, o Vitor Bruno parece que está numa aula de aeróbica…
O Vitor Bruno até deixou entrar 3 secos para adormecer e iludir o Amorim.
Um génio a comer cebola.
O Sporting saia a jogar e libertava o lado esquerdo com km para o Geby percorrer pq o VB estava a comer o Amorim de cebolada…
Enfim é isso mesmo que digo.
Se foi tudo estratégia, qualidade, raça, quero ver quem trocava de intervenientes para o campeonato.
O que eu vi desde jogo não me deixou menos confiante em relação ao Porto.
É o sportinguista cool … É a versão 2.0 new era dos sportinguistas de bem, ou dos wanna bem que dão o cú e dez tostões para irem para a central ou para um camarote.
Eu tinha dito que não voltava cá, mas é mais forte: podem dar as voltas que quiserem, fazer as análises que quiserem, podem ser todos mais entendidos nisto da bola, mas para mim, o que se passou, nem com a equipa B era admissivel! Para mim, esta derrota está a um nível de vergonha igual ao 6-3 com o SLB, estaria menos lixado se tivessemos perdido 4-0 na final. Conas moles, a partir do 3-2, de uma ponta a outra, não se salvou ninguém, nem treinador, ninguém. a minha conclusão e previsão é esta: Amorim, em 4 anos, não aprendeu nada, umas vezes tem mais sorte, outras tem menos, veremos se este ano tem sorte ou não. Não acredito e volto a repetir, não acredito, se isto começar a descarrilar, que ele dê a volta à situação.
P.S.: a novela Ionidis já enjoa e lá nos vamos nós fazer uma época com Gyokeres e Rodrigo Ribeiro, ao estilo Paulinho/Chermiti . Não há mais avançados? É nisso que a dupla Varandas/Viana ainda é pior que Amorim, não vem Ionidis, vem outro e o treinador aceita ou sujeita-se.
Quanto aos guarda-redes, esperava muito, mas muito mais do Kovacevic. Neste momento dá-me mais segurança o Israel (e não foi por causa dele que não fomos campeões).
“Amorim, em 4 anos, não aprendeu nada, umas vezes tem mais sorte, outras tem menos, veremos se este ano tem sorte ou não”.
Isso… Pegar no Sporting que ele pegou e ganhar 2 campeonatos inclusive com o número de vitórias que teve no ano passado, foi sorte.
“Disseram que só ganharíamos campeonatos de 18 em 18 anos, que só ganhámos porque não tínhamos público ou que jamais seremos bicampeões outra vez. Vamos ver…”,
Lá está, dois anos de sorte, dois anos menos bons. Um treinador que evoluisse não teria ficado em quarto lugar dia vezes, desde que está na Sporting.
Quanto ao “vamos ver”, basofeiro à benfiquista, vamos ver, talvez por um canudo
Sim, com prestação de Sábado, é o que sou levado a pensar. Posso? Ou a brigada dos costumes não deixa? E, pelo que vejo por aí (e não só na Tasca) não sou o único.
E, quando referi dois quartos lugares, não é o primeiro que está em causa, é o segundo. Se não fosse a teimosia Paulinho/Chermiti, se calhar conseguíamos o terceiro lugar e a pré da Champions. Mas que é isso para o Amorim, ou é fase de grupos ou nada.
Isto só falta elogiar um jogador compulsivo, porque ganhou 100€ numa raspadinha, quando durante anos gastou milhares.
Por causa de um jogo mal conseguido no início de Agosto, concluís que fazer 85 ou mais pontos 3 vezes em 4 épocas conseguindo 2 campeonatos nacionais, foi sorte….
Quando dizes “levado a pensar” coloco muitas dúvidas sobre isso.
E portanto, aquele 4º lugar, apanhou o Sporting onde e fez quantos jogos?
Mas adiante, um treinador que não evolui, ganha o 1º campeonato, no 2º faz os mesmos 85 pontos, tem um desastre de 3º época, acabando no 4º lugar e consegue dar a voltar a por cima e voltar a ser campeão.
Portanto isto é um gajo que não evolui e tem sorte.
Então temos que estar felizes, pois graças o Ruben, só foi 4-3? É essa a lógica? Não admira que estás merdas só aconteçam no Sporting.
Mas lá está, eu não percebo nada de táticas, mas o que vi com Sevilha e Bilbau, foi uma equipa que vai ganhar, se calhar, 90%, ou mas dos jogos, mas nos jogos a doer não vai chegar. O futebol é até não é mau, mas não se mata o jogo. E quem é que tem de evoluir nisso, sou eu? Ou serão os jogadores? Quem.os.treina?
Eu nunca coloco o Rúben Amorim no altar, por isso estou tranquilo, e continuo com a minha opinião, é o homem certo para o nosso futebol, infelizmente mantém a incompetência a montante.
Na verdade, não temos confiança suficiente na Direcção, em sentido lato. Se tivessemos, saberíamos que não haveria ninguém mais lixado do que eles. E que estariam a tudo fazer, com competência, foco total, sentido de urgência, para tentarem inverter a situação. Acho que o problema é que, pelo menos muitos de nós, não acreditam. Nunca acreditaram e não são os dois (fantásticos) títulos que nos fazem mudar de ideias. Porque por cada (saboroso) título ganho, há sempre vários erros (amargos) de palmatória – sejam de gestão, sejam de liderança, sejam de comunicação, sejam de mercado, sejam de abordagem ao jogo, etc. No fundo, não acreditamos. E isso mina tudo e justifica, de certa forma, o tom dominante nesta Tasca.
A falta de cnfiança na direcção é culpa dela própria. É certo que há alguns que nunca a aceitaram e tudo fazem para a diminuir. Mas há outros que gostariam de dar o benefício da dúvida, mas depois acontecem cenas destas e não se vê uma reacção da direção e ela tinha de existir e de forma visível. Se fosse comigo, a equipa saia de campo no final de jogo e emitiria um comunicado a pedir desculpa ao Porto e aos adeptos, nada contra ninguém, mas aqueles jogadores e aquele treinador não eram dignos, naquele momento, de estar em campo com a camisola do Sporting. E depois, nesse momento, é que veríamos que é homenzinho!
Perdemos 2 jogos seguidos com um Porto fragilizado e debelitado, 2 jogos que valeram 2 títulos. Na direção do Sporting nem um pio, do treinador “não tem explicação”, dos jogadores também não vi nada, já de muitos adeptos, foi um momento furtuito, foi um azar, até jogamos bem tirando os momentos em que mamamos os golos, não é altura de por nada em causa, nem sequer de apontar o dedo ou procurar encontrar a raiz dos problemas .
Este tipo de análises levam me a concluir que o Sporting até pode fazer bons 80 min, mamar 4 golos em 10 min, mas em 80% do tempo jogamos bem, por isso está ok
Não se deve por TUDO em causa … mesmo por uma derrota que NUNCA devia ter acontecido no contexto que aconteceu … e só eu sei como me custou a viagem de regresso a VN Gaia …
O SPORTING foi CAMPEÃO com o RUBEN… nos últimos 4 anos, DUAS VEZES CAMPEÃO!
De qualquer forma não posso deixar de ficar preocupado com
a qualidade do guarda redes demonstrada até sábado;
Tenho criticas a fazer ao Amorim neste jogo, mas não quero colocá-lo em causa, nem o trabalho que ele tem feito ao longo destes anos, que tem sido muito bom.
E sim, estou bastante preocupado com os pontos que indicaste.
Para o GR, vamos ver o que vai acontecer nos próximos jogos. Se o Kova não sofrer golos, é capaz de estabilizar. Caso contrário, se não estabilizar, epá que entre o Israel, que não nos deixou ficar mal no ano passado quando o Adan se lesionou.
Os defesas centrais idem. Não acho que seja a posição mais prioritária. Acho que os que lá estão têm qualidade para serem trabalhados e melhorar.
Os próximos 3 jogos antes de recebermos o Porto em Alvalade vão ser muito importantes para estabilizar a equipa mentalmente.
Para a frente é que não podemos andar a deixar arrastar a novela do grego mais tempo. Não vem, não vem, paciência. Vão à procura de alternativas, que é para isso que lhes pagam.
Não se preocupe com os próximos três jogos.
É tiro e queda.
O pior vai ser quando isto tudo acalmar, voltaremos à mesma mentalidade e à mesma forma de encarar os jogos.
Passa a nuvem, passa a tempestade, e voltam de novo as boas estatísticas, as mesmas opções, até haver de novo outro percalço não tão grande e vai-se cavando o fosso. Esta época vai ser assim.
É engolir.
Não, não se pode pôr em causa. Pode por-se tudo em causa, o Esgaio, o Diamondé, o Morita,.o Quaresma, o Geny, o Israel, o Neto, o Adán, o Pote, o Edwards, o Trincão, o Marselfies, o Montenegro, o Costa, o Amorim não.
O problema aqui é a desconfiança que entramos na época, uma equipa que é campeã nacional, não deveria existir isto, MAS…
A Supertaça veio criar isso, de um 3-0 para 3-4 é obra.
Agora até passar esta “fase”, vencer os primeiros jogos do campeonato, inclusive uma ida ao Dragão, ou seja, o fantasma de perder uma vantagem de 3 golos em tão pouco tempo, vai pairar pelo ar ainda uma boa parte da temporada.
A isto junta-se um mercado parado e paradinho, isto vai muito além desta derrota.
O grego não chega e com ele não vem mais ninguém parece-me.
Eu acho que o que eles querem, e por isso não querem desistir do grego, é um gajo que agora possa jogar com o Gyokeres, e no ano que vem, quando o Gyokeres sair (que é bastante provável), o possa substituir.
Edwards ia à vidinha dele, vinha um verdadeiro extremo/segundo avançado que descaisse para uma das alas ou jogasse mais pelo meio conforme necessário e um defesa esquerdo, só para defender.
A pouco falei aqui na forma como perdemos.
E já ando à muito tempo a encolher-me para dizer a minha opinião sobre qual a razão de termos ganho 2 campeonatos.
Varandas ? Não
Hugo Viana? Não
Ruben Amorim? Não
Anda tudo à volta da mesma razão.
Mas ainda não será hoje que emito a minha opinião.
Mas não se iludam com esses 2 campeonatos. Eu não me iludo.
Primeiro título de Ruben Amorim, poderia ter acontecido o mesmo com Leonardo Jardim, e atenção ao Porto com Vítor Bruno.
O ano passado, consolidação do processo e chegada de Morten e Gyo.
Este ano se Gyokeres ficar, o bi será realidade, o problema é que deve sair e não haverá tempo para o substituir.
Até à saída de Coates defendia que entre Diamonde e Inácio ao ter de vender um venderia sempre Inácio. Hoje já não penso assim, ambos não podem sair.
Temos um problema central que se chama St Juste. Caso estivesse em condições sinceramente não acho que haveria problema, mas ele existe. Mas sinceramente não creio qje seja necessário ir ao mercado. Temos qualidade de sobra aqui. Falta trabalho e coordenação.
Para mim o melhor central pela esquerda é Inácio e depois Matheus Reis. (Em certos jogos até acho melhor qje Inacio).
Central do meio Inácio é o que gosto mais logo de seguido de Diamonde. Inácio é mais inteligente, bkm nas coberturas e defende se bem pelo facto se não ser tão agressivo. Diamonde da outras coisas, nomeadamente a força e o choque. Defensivamente é forte na antecipação. Debast sinceramente acho que para central do meio para já é curto. Eu do que vi gostei. Não tenho dúvida sera um grande reforço. Falta entender o jogo.
Da direita… Aqui há 4 opções. Oh melhor, 3, pqe nao posso contar com St Juste que é o mais completo.
Quaresma se nao jogar em simultâneo com Matheus Reis poderá em muitos jogos ser importante. Debast é para mim aquele que se pode tornar titular majs continuo pela forma como aborda o jogo de frente. E há Diamonde que em jogos de defender mais baixo será importante
Já devem saber.
PSV desiste de St.Just, esta lesão marcou a desistência. Era expectável.
E a partir de agora, vai ser ainda mais difícil.
A jogada de antecipação tinha sido quando o PSV se interessou.
Perdemos essa jogada de antecipação.
No Debast ainda acredito.
Vi nele, coisas menos boas neste jogo da supertaça, mas também vi coisas muito boas contra o Sevilha.
Não é só com o RA, comigo também seria titular contra o Rio Ave .
É aguardar.
No fim, ainda vão contratar o central, desistindo do Ioannidis, dando como desculpa a intransigência do Pana, para poderem ir buscar o central que falta.
Não me admiro mesmo nada.
Tem 210 jogos em todas as competições … Ora 210 x 90 minutos = 18900 minutos de jogo … Este grego disputou 12217 minutos, o que dá um tempo total de 65% nos jogos oficiais que disputou na carreira.
Em termos de golos … Em 210 jogos marcou 54 golos … O que dá cerca de 26% … O que equivale a 1 golo a cada 4 jogos …
O Gyokeres também estava avaliado dentro desses valores…
Epá, toma um calmante.
Tira uma férias, 3 ou 4 dias…
Disparas para todo o lado, está tudo mal, só tu é que estás certo em tudo?
Tem calma.
Foi muito mau, mas já está feito. Não há como voltar a trás.
É ter calma até esta raiva passar, porque nem tudo está mal…
Vamos aguardar e ver o que o Amorim faz para 6ª feira, e o que o Sporting faz até ao fim do mercado… Eu acho que só há dinheiro para o grego, mas vamos ver…
A boxeadora argelina nasceu mulher, sempre foi mulher e continua a ser mulher até hoje…
Durante toda a carreira (e já tem 25 anos), lutou sempre contra outras mulheres e, até há cerca de um ano (no Mundial de 2023), nunca houve qualquer problema com essa sua condição!
Recordo que, até hoje, já foi derrotada por 9 mulheres diferentes…
No Mundial de 2023 surgiu a “dúvida” porque, algumas semanas antes dessa competição, ela derrotou uma atleta russa que, até então, só tinha vitorias…
E onde é que está o problema com esta vitória?
O dito Mundial foi organizado pela IBA que é gerida pela Rússia, tendo inclusive um presidente russo…
Nota Importante: na Argélia, a homossexualidade, o travestismo e a transexualidade são considerados crime…
Não ponho em causa tudo o que está escrito, Serjão.
Mas continuo a questionar aquilo que também foi escrito, que a argelina tem o cromossoma XY e o seu organismo fabrica quantidades anormais de testorona que lhe conferem vantagem sobre qualquer outra mulher que não tenha nascido com a mesma característica genética.
O que também não significa que não possa perder com outras mulheres pois mesmo o boxe não é determinado apenas pela força.
Meu filho praticou jiu jitsu e muitas vezes, em torneios, haviam raparigas a derrotarem rapazes com estatura e peso semelhantes.
Então a Imane, cujo organismo produz testosterona acima da média das outras mulheres mas abaixo da média dos homens, e apesar de ter nascido mulher, devia combater contra quem? Homens?
Não me cabe a mim dizer com quem deve ou não competir.
Eu apenas constato que tem uma vantagem pelo facto de produzir mais testosterona que as outras não têm, acreditando no que dizem.
Pessoalmente gosto que os atletas possam lutar com as mesmas armas, em igualdade de condições, e como já expliquei, não sei se é o caso aqui.
A testosterona é importante para as mulheres e assim como existem tratamentos para aumento da testosterona nas que tem níveis muito baixos, também existem tratamentos para reduzir os níveis de testoterona em mulheres para quem a voz e pelosidade masculina incomodam.
Talvez a argelina pudesse ou possa fazer essa redução à níveis semelhantes das outras atletas, não sei…
Explica-me, como é que uma pessoa nasce com XY e nasce mulher… Para ver se entendo…
Não nasceu mulher. Foi registada como mulher.
É outra coisa!
A CS é que diz que nasceu como mulher, porque está registada à nascença como mulher. Mas se tem cromossomas XY, expliquem lá como é que é mulher?
E tem mais uma coisa.
A pessoa podia recorrer da decisão, fazer novo teste ADN e ver o resultado, que depois seria tornado publico. O 1º teste não foi tornado publico mas foi dito que foi eliminada por falhar o teste que comprovaria que era mulher – obviamente o teste ADN.
Não o quis fazer.
Ora, se é mulher, se tem cromossomas XX, porque não fez o teste?
Eu sei que tu tens a mania de esperto e de que sabes sempre mais do que os outros e, por isso, vou fazer o meu último comentário sobre isto porque não me apetece discutir com pessoas assim…
Ter cromossomas XY (como tu dizes) é muito diferente de ter cromossomas XXY (que é o que a Imane tem)!!!
Os testes que ela supostamente reprovou, foram feitos pela IBA (associação russa com presidente russo e que só veio à baila depois da Imane ter vencido uma atleta russa invencível até então) e nunca foram mostrados publicamente…
Por último, antes dos Jogos Olímpicos, todas as atletas foram submetidas a testes de testosterona e os valores da Imane estavam dentro dos valores legais…
Eu não tenho mania nenhuma. Nem de que sei tudo – que obviamente não sei eu, nem sabe ninguém.
Dou-me é ao trabalho de me informar sobre os assuntos e coloco aqui a minha opinião fundada com aquilo que encontrei.
Tenho aqui falado bastante sobre o assunto – provavelmente fui até o que falei mais, ainda que isso, por si só não valha como argumento para eu ter razão, como é evidente! – e tenho colocado aqui tudo o que encontrei, seja no caso em particular, seja neste tipo de casos no geral.
Já “gastei” uma 8 a 10 horas a ler e ver coisas sobre o assunto – e digo “gastei” no sentido de ter demorado esse tempo a consumir informação sobre isto, porque para mim nem se gasta tempo a aprendermos algo, é antes um bem, um benefício – e tudo o que disse aqui são cenas que vi ou li sobre o assunto.
É a 1ª vez que vejo alguém falar em cromossomas XXY neste caso.
Mas, supondo que é assim, continua a não ser uma mulher biológica porque uma mulher biológica tem cromossomas XX e mais nada. Portanto, quando dizes “nasceu mulher” é mentira.
Depois, e partindo do principio que a pessoa não fez nenhum tratamento, basta olhar para a pessoa para se perceber que tudo ali é “homem”: altura, corpo, braços, pernas, cara.
Acresce a isto que o argumento usado pelo COI – “no passaporte diz que é mulher” – é absolutamente estúpido, irrelevante, não tem nada de objectivo ou cientifico para provar que é mulher.
No mínimo, dada a controvérsia, fazia-se o teste ADN para tirar tudo a limpo – coisa que a pessoa disse que iria fazer, na altura do Campeonato do Mundo e depois não fez.
Portanto, aquilo que eu defendi, que foi que estas pessoas deviam era participar nos Jogos Paralímpicos, é o que mantenho nesta altura, mesmo se for verdade que tem cromossomas XXY – que, repito, é uma informação que não vi em artigo nenhum e eu vi mais de 20 artigos de base diferente, o que quer dizer que nem conto com artigos que têm por base um outro artigo escrito que depois serve para várias publicações. E, ou isso apareceu entre ontem à noite e hoje, ou não estou a ver como é que isso me passou despercebido – ainda que possa ter acontecido.
De qualquer maneira, para a minha opinião, é irrelevante porque a minha opinião tem os seguintes fundamentos:
a) a pessoa foi registada como menina porque parecia uma menina
b) isso foi feito de boa fé
c) viveu como menina a vida toda
d) ninguém achou estranho que no crescimento se parecesse com um rapaz e não com uma rapariga – é questionável mas enfim, não será caso único
e) competiu como menina porque é isso que a documentação diz que é
f) só em 2023, no Mundial, se levantaram duvidas – tu dizes que foi porque ganhou a uma russa, eu digo que várias atletas levantaram duvidas sobre o género em causa
g) o que dizem é que falhou os testes de género – há declarações dum responsável que diz ter cromossomas XY, tu dizes que tem cromossomas XXY. Em ambos os casos não é uma mulher biológica, no que em termos biológicos se define ser uma mulher!
h) a partir daqui já não há a presunção de boa fé ou inocência, ainda que seja compreensível que se trata dum assunto complicado para as pessoas. Em termos de justiça, não sendo uma mulher biológica as mulheres biológicas podem questionar a sua participação na competição, até porque tendo a parte masculina durante o desenvolvimento do corto, tudo o que são as características dos homens vão-se desenvolver e isso dar-lhe-á vantagem competitiva.
Isto é uma discussão aberta e compreensível, porque realmente o tema é complexo e levanta muitas duvidas. Não é igual a discutir se um Trans que passou de homem para mulher pode competir com mulheres ou não, ainda que tenha uma parte igual, que é a vantagem competitiva de quem se desenvolve na puberdade como homem em vez de se desenvolver como mulher – e é por isso que certas Federações dizem que aceitam quem faz a transição antes da puberdade, e já passa esse período do desenvolvimento como mulher. Eu continuo a questionar isto, e acho que deviam participar nos Jogos Paralímpicos num escalão próprio, mas é só a minha opinião.
Agora, meu caso, o que tu pensas de mim é-me irrelevante. Não me conheces de lado nenhum, não sabes nada da minha vida, o que fiz, o que deixei de fazer, etc… Não concordas, tudo bem. Mostra isso e argumenta. Não precisas de dizer merdas que não sabes de alguém que não conheces, quando se debatem e argumentam cenas minimamente sérias, porque dizeres que “eu tenho a mania” não é argumento nenhum!
E, como vês, mesmo com o teu argumento – que não vi em lado nenhum mas aceito como argumento – continuo a achar o mesmo e argumento porque o faço, em vez de dizer que “tens a mania”…
O vídeo que eu deixei aqui, duma médica a falar nestes casos, é suficientemente claro para se perceber que há vantagem desportiva. Não queres ver isso – vá-se lá saber porquê – é contigo.
Só para terminar, os testes feitos antes dos JO podem dar valores legais porque se tomou algo para darem valores legais. Com certeza sabes disso, como qualquer adulto que segue o desporto sabe hoje em dia… O Lance Armstrong também dava sempre valores legais, não era? E isso impediu-o de fazer batota e ter vantagem sobre a concorrência?
Eu acredito que, até haver este problema em 2023, nem nunca se pensou em contornar o que era o normal na pessoa. Toda a gente julgava que era realmente uma mulher. A partir do momento em que surgem duvidas, em que surgem testes, é natural, se não é biologicamente XX, que faça algo para manter sempre os valores normais apresentados pelo XX…
Por isso eu disse que até 2023 foi tudo na boa fé. Daí para cá é tudo discutível e merecia uma analise profunda. E o mais ridículo é o COI dizer que os testes foram subjectivos, ou lá o que foi, e apresentar como argumento que no passaporte diz que é mulher e isso chega.
E defenderem esta merda é que me deixa estupefacto, mas cada um defende o que quer…
Só mais um detalhe, que fazes questão de colocar como argumentação para enganar quem te lê…
Os testes feitos em 2023 foram mandados fazer pela IBA, que é quem regula o Boxe, mas não foram eles a fazê-los. Foram feitos num laboratório supostamente independente, como os teste que o COI manda fazer são feitos num laboratório supostamente independente, como os testes que a 1ª Liga manda fazer são feitos num laboratório supostamente independente.
Não tens qualquer prova que tenham sido adulterado, como o COI não tem, ou tinha exposto isso porque andam em guerra há anos. Qualquer pessoa sabes que estes organismos andam sempre em luta para ver quem tem mais poder e decide sobre os outros.
Os resultados não são divulgados porque são obviamente confidenciais e só o próprio atleta os pode divulgar. Não se mantiveram privados para esconder algo, que é o que tu insinuas quando trazes este detalhe como argumento.
Podias ter dito que a atleta disse que ia recorrer e fazer novo teste, e depois não fez… Isso é mais relevante do que o resultado ser confidencial, mas ficaste caladinho.
Vais encontrar que há pessoas que à nascença, só por olhar para o bebé, não se consegue perceber se é menina ou menino, e que há pessoas que, não sendo evidente, às vezes parece um pipi um pouco estranho e outra uma pila um pouco estranha.
Essas pessoas, num país civilizado, fazem um teste ADN para ver que cromossomas têm e então, com o resultado é, é que se diz se são menino ou menina – portanto, com base nos cromossomas que têm. Biologicamente, são os cromossomas que tens que te definem como masculino ou feminino, sendo que, por defeitos de formação, há casos raros em que és XY mas tens vagina e útero (que não funciona), tal como tens testículos que não vem para fora do corpo, como em nós os que somos, digamos, normais. Há ainda casos em que tens vagina e pénis visível – hermafroditas! Acontece o mesmo com pessoas com os cromossomas XX – acontecem deformações também, sendo até a maioria dos casos de hermafroditas – muito mais que com XY.
Esta pessoa nasceu com o que parecia ser uma vagina, por isso foi registada como mulher, e fez a vida toda como mulher.
Só quando a IBA obrigou as “duas” finalistas a fazer um teste para despistagem para se confirmar que eram mulheres é que se soube que “ambas”, apesar de terem sido dadas como mulheres a vida toda tinham cromossomas XY, portanto eram homens.
Estas pessoas intersexo XY, têm testículos na mesma, mas não estão expostos, como os nossos. Mas funcionam e passam a vida a produzir testosterona como num homem normal. Passam a puberdade – que para efeitos do desporto é uma fase onde se criam as grandes diferenças entre homens e mulheres – a produzir testosterona como acontece com qualquer homem.
Ficam com mais força, ficam com mais velocidade, ficam mais musculados, ficam com mais reflexos, ficam com membros maiores e mais altura, ficam com maior densidade óssea, etc.
É perfeitamente normal que tendo nascido num país não muito evoluído, longe das grandes cidades, com dificuldades económicas, se tenha assumido a criança como feminina e não se tenha ido para o que seria o indicado: fazer o teste de ADN.
A pessoa não tem culpa, como os pais não têm culpa.
São cenas que acontecem onde as condições de vida estão longe das ideais e que nós, uns privilegiados temos e damos como normais.
Portanto, é absolutamente normal que tenha vivido a vida toda como mulher, mas não é isso que faz a pessoa ser uma mulher. O que faz uma pessoa ser uma mulher, ou homem, é o que geneticamente te diz, pelo que se sabe da ciência, que é uma mulher ou um homem: XX, és mulher; XY és homem.
O facto da pessoa ter vivido a vida toda como mulher – erradamente na minha opinião, e de tanta gente, uma vez que se sabe que nasceu com cromossomas XY – não faz dela uma mulher. Esse critério não existe.
Um exemplo que todos conhecemos, da literatura… O Tarzan viveu toda a vida entre macacos, como um macaco, até ser encontrado já adulto. Se o caso fosse real, ele era um macaco ou era realmente um ser humano masculino?
Um gajo olha para os 2 finalistas do boxe, e o que vê ali são 2 homens. Nitidamente. Tudo neles são características de homens. O que é até normal pois ambos ser desenvolveram através do que os cromossomas XY indiciam, e não como os cromossomas XX, que não têm, os fariam desenvolver-se.
Já li dezenas de artigos, entrevistas e vi vídeos sobre o tema – médicos a falar destes casos principalmente!
Deixo aqui um deles onde se explica de forma sucinta o que se passa…
Depois de tudo o que li, o que me parece é que estas pessoas deviam era estar a competir nos Paralímpicos porque estão fora do padrão normal da pessoa normal.
Não têm culpa de ter nascido assim – no caso da argelina é claro que não tem culpa de ter sido erradamente registada como mulher!
Agora, todas as mulheres que competiam na mesma categoria também não têm culpa e merecem uma competição justa.
Um ultimo ponto… O facto de ter perdido contra outras mulheres não quer dizer nada. Acredito que 99,9% do pessoal que aqui comenta na Tasca perderia um combate de boxe contra as mulheres que estavam nos Campeonatos do Mundo e nos JO… E isso não faz de vocês mulheres!
O critério é ser mulher biológica para competir no desporto feminino. Ninguém no mundo me convencerá que uma pessoa que nasce com cromossomas XY é uma mulher biológica, enquanto a biologia não mudar a definição do que é uma mulher!
“Nota Importante: na Argélia, a homossexualidade, o travestismo e a transexualidade são considerados crime…”
Não é para aqui chamado nada disso.
A pessoa foi registada pelos pais como mulher.
Logo, não está em causa nem homossexualidade, nem travestismo, nem transexualidade.
É, para mim que já li muito sobre o assunto, um caso nítido de erro de registo mas na boa fé. Pareceu-lhes que era uma menina, porque parecia ter pipi, e registaram como menina.
Foi tudo feito de forma inocente, estou absolutamente convicto disso.
A questão só se levanta quando faz os testes de ADN no ano passado…
Apesar de ser uma situação muito complexa, acho que deviam ter assumido o erro, ou simplesmente saído de cena… É muito complexo.
Nem sei se há uma forma de resolver isto sem sofrimento…
As poucas vergonhas de Amorim ao SCP e seus sócios e adeptos …
Eliminação pelo LASK Linz … Derrotas com fartura em jogos do campeonato contra os rivais … Finais (Taça, Taça da Liga, Supertaça) perdidas para os rivais … Derrota em Alvalade por 1-5 contra o Ajax …A BIRRA depois de Palhinha e Matheus Nunes terem sido vendidos … Só um “avançado” no plantel 2022/23, que ele dizia ser o melhor avançado portuguÊs … Derrotas copiosas contra o Marselha e outras mais que custaram a eliminação da fase de grupos da Champions, isto depois de ter iniciado o grupo com 2 vitórias inesperadas, sobre Leverkusen e Tottenham … Não utilização de Fatawu na Meia Final da Youth League por jogar 4 minutos contra o Arsenal, impedindo assim o clube de disputar a Final que até poderia ter ganho…
Quando criticado, logo se sai com uma frase do estilo “se tiver que perder 10x” … Ou “o paulinho e o esgaio vieram de braga” … Cenas … De um disfarçudo, sonso, do quero posso e mando … Que só o faz porque tem uma direcção de bananas na mão …
Quanto ao estilo de jogo, DETESTO, tacticamente é inconsequente, não sabe ler o jogo transformado-o a nosso favor através da utilização de substituições … Bolas paradas ofensivas trabalho quase nulo … Ao fim de 4 anos e meio a equipa do SCP defende cada vez pior … Aliás, a equipa NÃO DEFENDE, recua, recua, recua até à linha de fundo … Os jogadores não fazem faltas, daquelas tácticas … Os jogadores raramente disputam a bola com o adversário … Sofrem golos em quase todos os jogos independentemente da valia do oponente, seja de bola parada ou corrida … Quando se apanha em vantagem no marcador manda a equipa recuar de forma patética … Se estiver reduzido a 10 unidades, pura e simplesmente abdica do jogo, pois faz marcha atrás e a equipa quase nem passa o maio campo …
Enfim, podia continuar a escrever páginas sobre este embuste … Mas, perante a obstinada defesa que alguns adeptos do SCP continuam a fazer deste rabolho que, volto a frisar, se está a marimbar para os troféus que o SCP possa conquistar para aumentar o seu palmarés, fiquem aí a gozar as miseráveis exibições, mas sobretudo o gozo dissimulado com que ele trata os adeptos e sócios leoninos, como se ele é que fosse o único esperto e os sócios e adeptos leoninos uns burrinhos à espera da palha e das cenouras para engolirem quase sem mastigar…
És um exagerado, Xupa, e perdes muita credibilidade em algumas criticas que fazes porque levas tudo a eito e parece que não se aproveita nada – o que, obviamente, não é verdade, nem está lá perto.
O gajo tem erros, alguns difíceis de entender, é verdade, mas tem 5 anos disto, dos quais 4,5 anos no Sporting. É normal que faça a sua merda.
Mas, caramba, o gajo ganhou 2 campeonatos, ganhou 3 TL, 1 Supertaça… Não é esse coitadinho incompetente que tu falas… Deves estar a confundir com o Pontes ou com o Silas…
Tem lá calma.
Eu estou fodido com o gajo e acho que foi ele que perdeu aquele jogo no Sábado. Um jogo que devia ter sido impossível de perder, e ele perdeu-o.
Agora, não é tudo uma merda, caralho!
5 Agosto, 2024 at 13:15
Boas Cherba.
Parabéns por este esforço enorme que tens feito ao longo dos anos mas não vale a pena continuar a vir à Tasca.
Muita malta devia ter vergonha da forma como comenta neste espaço. É sempre possível discordar mas ter o mínimo de respeito pelo próximo.
Tudo a correr bem e saudações leoninas.
5 Agosto, 2024 at 13:42
Sois mais gajo de Gambrinus… Entende-se o seu desconforto.
Saudações então!
5 Agosto, 2024 at 13:56
Se te estás a referir ao Gambrinus estás errado. Nunca lá fui.
Saudações leoninas
5 Agosto, 2024 at 15:46
Não… ele estava a referir-se ao Gambrinus…
Mais um marreta do sabão…
Z
5 Agosto, 2024 at 17:06
Abraço
5 Agosto, 2024 at 20:44
Mais uma vitória dos Puros. A Tasca é nossa.
6 Agosto, 2024 at 8:44
Se ficas contente não devias. A Tasca é um suposto local de espaço de confraternização entre sportinguistas. Uma espécie de núcleo online…
Mas nos dias que correm qualquer tipo de debate sobre o clube está impossível neste espaço. É pena.
SL
6 Agosto, 2024 at 8:57
O que se faz aqui não é debater?
É o quê?
Uns acham bem como está, outros acham que se devia fazer diferente… É debater.
Até o caso do boxe, que não tendo a ver com o Sporting, se debate, uns achando bem que compitam, outros que não…
Agora, lá está, isto é uma Tasca, felizmente, e não é o Gambrinus… Podem-se mandar aqui caralhadas sem problema!
6 Agosto, 2024 at 9:44
Eu também não subscrevo todas as críticas, apesar de também considerar-me crítico do definhamento do Sporting enquanto Clube e Instituição.
Mas não estou a espera de um espaço em que todos dizem amém, como há alguns por aí…
6 Agosto, 2024 at 15:26
Debater? Porra… Um gajo até tem receio de dar a opinião…
Por exemplo… O Debast teve algumas falhas… é verdade. Mas viste a qualidade de passe longo dele? As bolas redondas que vai meter no Viktor?
E o Quaresma? As falhas de concentração constantes? No inicio da segunda parte falhou em 2m uns 3 passes fáceis…
(e agora vêm os insultos gratuitos)
5 Agosto, 2024 at 13:24
O porto jogou sem 2 ou 3 titulares, com putos da formação, sem ter contratado um único reforço e com um treinador que se estreava como treinador principal. Mesmo assim aparentemente jogamos bem e apanhamos 4 batatas depois de estar a ganhar 3-0 de modo algo fortuito, como reconhecido pela maioria.
Agora imaginem que tínhamos jogado mal, fogo tinha sido um descalabro.
5 Agosto, 2024 at 13:45
Olhas para a defesa do FCPorto, e minha nossa senhora…
Imagina nós irmos com Geny, Miguel Alves, Matheus Reis e Travassos…
Em vez de 4 vínhamos de lá com 8…
5 Agosto, 2024 at 19:37
Medo….
5 Agosto, 2024 at 13:45
Continuem a jogar assim que vão longe, contra o Rio Ave não se esqueçam de andar a trocar bolas dentro da pequena área e caso marquem um golo enfiem-se todos cá atrás à espera que o adversário marque um ou mais golos.
Por fim, comprem um cão seus cagados de merda!
5 Agosto, 2024 at 14:08
Sim, aquelas saídas de bola dentro da área com toques e toquezinhos são um must.
O mister deve andar a ver muito jogo do City
5 Agosto, 2024 at 14:41
Lembro-me de uma dessas saidas dentro da pequena àrea em foi com muita sorte que não levamos um golo
5 Agosto, 2024 at 14:43
“e foi com muit sorte”
5 Agosto, 2024 at 14:55
Sim, tb me lembro (acho que foi ali a meio da segunda parte!)
E se continuarmos com isso vamos sofrer muitos dissabores.
É o que eu disse, ele acha que é o Guardiola e tem o mesmo nível de jogadores á disposicao. Só que não!
5 Agosto, 2024 at 18:32
Este estilo de jogo irrita-me profundamente. Um gajo vê os jogos sempre de coração nas mãos…
Já sei que é para atrair os adversários e criar espaços, etc.
Mas os jogadores têm de perceber quando o podem fazer e quando não podem. Não é estar sempre a fazer só porque sim.
5 Agosto, 2024 at 14:44
Mas a serio que ha aqui pessoal que acha que o Quaresma jogou bem? WTF???
Pior que ele so o Debast…
5 Agosto, 2024 at 14:47
Há aqui muita gente que … Vê o jogo de forma, digamos, peculiar…
5 Agosto, 2024 at 14:49
É ver quantos laces de perigo teve o Porto do lado dele, contar quantos duelos perdeu e quantos ganhou…
5 Agosto, 2024 at 14:55
O Quaresma esteve bem defensivamente na primeira parte.
Mais tarde na saída de bola arriscou muito numa altura em que a equipa estava completamente fora dela com o 3-3 e no prolongamento e como tal perdeu bolas em zonas interditas a tentar sair a jogar e não querer desperdiçar uma posse de bola. É a sensação com que fiquei de ter visto ao vivo.
Ao vivo é muito diferente.
5 Agosto, 2024 at 15:01
Ele arriscou na segunda parte e não perdeu assim tantas…foi quase sempre travado em falta, menos mal.
Mas sim, algo trapalhão.
5 Agosto, 2024 at 15:01
Onde são as zonas proibitivas?! Lembro-me dele perder ou quando muito apertado e o passe saí para fora ou mete fora de proposito (pelo menos 2) e lembro-me dele perder já no meio campo do Porto, em ataque (normalmente puxado).
Não me lembro dele perder nenhuma no nosso meio campo em zona de perigo. Lembro-me do Morten, Debast e Morita perderem.
5 Agosto, 2024 at 15:16
A zona de ninguém do meio campo é uma zona proibitiva (linha de meio campo). Em 2 toques estás na área adversária. E creio que perdeu a bola uma ou duas vezes aí.
Mas não estou a dizer que foi pelo Quaresma. Para mim foi dos poucos que teve a raça e o querer. Dos poucos que sente a camisola.
Ele arriscou bastante foi só isso, tendo quase sempre sido parado em falta. E temos de apreciar isso. Alguém que dê algum alento aos outros.
5 Agosto, 2024 at 15:19
Se não perdeu, peço desculpa pelo erro. Eu gostei do jogo do Quaresma e do Inácio. Do Bragança também que para mim é o único médio que temos que arrisca no passe longo e no transporte em progressão. Todos os outros insuficientes e 2 deles muito maus, mas que para já não vou crucificar. Do DeBast já tinha avisado que íamos sofrer muito com aquelas saídas de bola dele. Era algo óbvio.
5 Agosto, 2024 at 15:21
Eu não me lembro de nenhuma mas é possivel. E mesmo que tenha acontecido, não criaram perigo.
Arriscar sim…ele arrisca a arrancar por ali fora, arriscou e arrisca sempre. Mas mesmo isso neste jogo saiu-lhe quase sempre bem e tiveram de o agarrar ou fazer falta constantemente para ele não criar o desiquilíbrio que podia criar…
Posso estar enganado mas eu não me lembro dele perder a bola e de criar perigo ou estar muito perto disso. Lá está…Debast, Morten, Morita, Geny…desses lembro-me.
5 Agosto, 2024 at 15:36
Debast e Geny completamente fora dela nesse aspeto.
O Geny já era de esperar. Ele gosta de ganhar a linha para vir para dentro. Na esquerda onde tem de atacar a profundidade, mas sem bola, não o conseguiu fazer. Tentou quase sempre vir para dentro como faz à direita e deu merda. Nunca conseguiu fazer o que faz à direita. Falta de rotinas, porque cruza bem.
Morita e Morten têm de pensar mais rápido. Às vezes é preferível receber e passar logo ou passar de primeira para o mesmo gajo, como faz o Bragança, para não dar tempo ao adversário de pensar e nem falo daquele que está a pressionar, falo dos outros que estão a marcar o homem livre. Quanto mais desequilíbrio e imprevisibilidade conseguirmos provocar, melhor. Por alguma razão sempre critiquei a maneira de jogar do Sporting de 22/23 (4 lugar), muito pastelão lá atrás, à espera de um desequilíbrio que nunca fazia por provocar.
Com a descida do Morten ou do Morita para a construção voltámos à mesma merda com a agravante que estamos ainda mais descompensados no meio campo do que o normal. Depois tentamos esticar na frente e em caso de não conseguirmos chegar ao Viktor, não há ninguém para as segundas bolas.
5 Agosto, 2024 at 15:36
Eu concordo com esta analise. Aos outros – nao o viram a dar voltinhas e fazer fintinhas na quina da area (entre a baliza e a bandeirola) e a perder N bolas dessa forma? Vi pelo menos umas 3, que depois alguem teve de vir a correr corrigir, e tapar o portador da bola, para nao dar merda.
5 Agosto, 2024 at 15:40
Vi o Morten a fazer isso na grande área…
5 Agosto, 2024 at 14:57
Dentro da merda pegada que foi a equipa, não vejo onde tenha falhado mais que os outros
5 Agosto, 2024 at 15:02
Mas lá está…é o Quaresma há que apontar o dedo!!
5 Agosto, 2024 at 15:05
Nem mais…é o habitual..
5 Agosto, 2024 at 15:12
Pois….
Apontar o dedo e arranjar patinhos feios é o prato preferido de muitos aqui na tasca
5 Agosto, 2024 at 15:51
De muitos e do Rubão!
Z
5 Agosto, 2024 at 15:54
Não apontei o dedo ao Quaresma. O único culpado de sábado é o treinador.
Não soube ajudar a equipa mais uma vez a partir do banco.
Ao intervalo, com 3-1, juntava a equipa lá atrás e jogava futebol feio. Recebe bola-alivia bola para o espaço e foda-se “corre Viktor” ou “corre Trincão”, mantinha os jogadores juntos e intensos no desarme em busca de um contra ataque… 3-4-3 estilo 20/21.
Quis continuar a dominar o jogo com bola quando na minha opinião devia ter dado a bola a quem também não a soube ter com qualidade nos primeiros 45 minutos do jogo.
5 Agosto, 2024 at 16:05
O “único” culpado?
Eu até compreendo que se diga o principal culpado é sempre o treinador.
Mas foi este treinador e esta forma de jogar que meteu a equipa a ganhar 3-0.
Mesmo no início da 2ª estava mais perto do 4-1 do que do 3-2. Se muda de forma de jogar ao intervalo ia ser chamado de cagão. Sofriam um golo de ressalto e um frango GR e vinham para aqui dizer que foi medroso e que devia ter continuado a jogar da mesma forma que chegou ao 3-0.
A jogar ao Totobola à 2ª feira é fácil ganhar.
O treinador deveria ter tirado Debast após o 3-0 para ele não oferecer o 3-1 logo a seguir?
Entramos na 2ª parte a nossa forma de sair jogar permitiu inúmeras vezes km de espaço no lado esquerdo que não foram aproveitadas, inclusive por Gyokeres? Deveria ter trocado de avançados ao intervalo?
Depois do 3-3, o Sporting foi a única equipa que quis jogar, devia ter previsto que o GR ia estar a nanar e levar um frango num remate inofensivo?
Teve a sua quota de culpa, mas com outra capacidade de decisão de quem realmente joga, provavelmente teria goelado.
Único culpado não faz sentido nenhum
5 Agosto, 2024 at 18:49
A primeira substituição do Sporting foi aos 83 minutos, Xait… foda-se claro que é o único culpado desta merda.
Cagão por querer defender um resultado de 2 golos de diferença? Se uma equipa só estava a jogar de forma intensa a tentar provocar um erro, o treinador tem de tentar contrariar isso de alguma forma…
Tem de juntar linhas e igualar essa intensidade, não os pode deixar pressionar alto para evitar erros no nosso meio campo, tem de meter a bola o máximo de tempo possível no meio campo deles, longe da nossa área. Não pode querer sair a jogar da mesma forma
Sofre 2 golos de rajada e demora 20 minutos a reagir?
Isto não é acertar no totobola à segunda. Ele tem de arranjar forma de ajudar a equipa.
O treinador voltou a bloquear no banco. Não é a primeira vez e isso é preocupante.
Sábado foi o cúmulo da incapacidade do treinador em ler o jogo.
O historial não mente. Não sabe segurar vantagens em jogos de maior dificuldade. E ainda não aprendeu isso em dezenas de confrontos que já teve contra estes adversários.
5 Agosto, 2024 at 18:34
Corre Trincão só pode ser piada, certo?
5 Agosto, 2024 at 18:52
Pois… disse isso porque era o que estava em campo para fazer esse papel, mas aqui se nota que não temos mais ninguém. Ou melhor, que precisamos mesmo de alguém para ajudar o Viktor.
5 Agosto, 2024 at 15:53
Não!
Apontam o dedo, como se aponta a outros, porque há aqui uma turma que diz que o onze é Quaresma e mais 10 porque é o melhor defesa…
É natural que, quem não concorda, aponte todas as falhas para ver se esse pessoal abre os olhos.
O Quaresma é só mais um dos nossos defesas.
Para mim tem o problema de ser relativamente baixo para central e não ser muito dotado fisicamente – o Inácio é mais ou menos da mesma altura mas tem mais físico, que nem usa muito!
Mas é um gajo fiável quando não inventa e está concentrado.
5 Agosto, 2024 at 15:57
Migeul,
O Quaresma não é um crauque, mas é o “patinho-deio” da defesa e o Rubão faz questão de nos lembrar isso cada vez que o St.Juste consgue fazer uma volta inteira ao campo nos treinos. É triste, mas é verdade.
Z
5 Agosto, 2024 at 16:08
O Quaresma tem falhas de concentração que dão razão ao Amorim.
Concordo contigo que o devia aproveitar melhor, mas não acho que haja perseguição.
O Quaresma tem um pouco o problema que eu falei que gajos como o Pote e o Trincão têm: são irregulares e nunca se sabe se vai sair um jogo ao seu melhor nível, ou vai sair um jogo em modo “cona de sabão”.
Não havendo melhor qualidade, o Amorim aposta sempre neles.
No caso do Quaresma, não se sabe se sai um jogo com alto nível de concentração, ou um jogo desconcentrado! Como há outros jogadores de qualidade, o Quaresma é preterido mais do que devia.
5 Agosto, 2024 at 16:18
É aqui que está de facto o problema…quantas falhas de concentração teve o Adán, o Esgaio, só para dar 2 exemplos…
E vamos ver agora como vai ser com o Debast…
O Queresma é claramente diferenciado de forma negativa pelo rubão… É mesmo evidente.
Z
5 Agosto, 2024 at 16:25
Porra…
Eu não sei como é que uma pessoa vê o Quaresma jogar desde o ano passado e vê falhas de concentração dele.
Nem o Amorim já vê. Alguma vez ele metia o Quaresma com o Diomande no banco se ainda tivesse essa opinião?!?!
A única coisa que o Amorim não é fã neste momento do Quaresma é o jogo de cabeça que é fraco. E é por isso que ele hesita/hesitava (este ano não sei) algumas vezes em meter o Quaresma. Não tem nada a ver com o motivo pelo qual não metia à 2 e 3 anos, aí sim porque ele era meio aéreo no jogo…
5 Agosto, 2024 at 16:25
Claro que é!
5 Agosto, 2024 at 20:58
Eu estou a ler esta escada.
Eu vi o jogo e pareceu me que o Quaresma foi titular com o Porto certo?
Amorim preferiu o em detrimento de Diamonde.
5 Agosto, 2024 at 16:00
1:85 não é relativamente baixo…
Para mim Sábado se não foi o melhor sozinho, foi a par do Inácio.
5 Agosto, 2024 at 16:01
Eu aponto o dedo a gajos que ganham 10x mais que o Quaresma e que quando chega um jogo exigente simplesmente desaparecem!! E isso vezes repetidas.
Não a um puto que foi o melhor defesa (quando jogou) da segunda parte do campeonato passado e pelo menos dá tudo!!
Simples perceber não?!
5 Agosto, 2024 at 15:43
Não tive estômago para vir à Tasca nos últimos dias…
Acho incrível a capacidade para dar tiros nos pés dos adeptos do Sporting.
Não basta ter que levar com uma derrota destas, como ter que ler pedidos de despedimento do treinador campeão nacional por perder uma Supertaça no inicio de Agosto e colocar toda uma época em causa por causa de 1 jogo a 30 dias do fecho do mercado.
Isso em nada ia beneficiar o Sporting mas é usual nesta Tasca colocarem-se ódios pessoais à frente do amor ao clube.
Conheço pessoalmente MUITA gente que gostava de ver Ruben Amorim despedido nesta altura, curiosamente TODOS vestem de azul ou vermelho.
Felizmente chegou a crónica do Tiago Coração de Leão para trazer alguma estabilidade e para se pensar verdadeiramente no jogo em vez de vomitar apenas o resultado.
Acho que aqui nunca ninguém defendeu que Ruben Amorim é perfeito.
É grande Treinador, pegou numa equipa que estava longe das duas nádegas e transformou no principal candidato ao maior título nacional ganhando 2 pelo caminho.
Tem os seus defeitos e as suas virtudes. As virtudes ultrapassam largamente os defeitos e os resultados atestam isso.
Eu estou aziado não apenas porque perdemos um título mas porque o entregamos, ainda por cima a um rival.
E em termos do que mais me importa neste momento que é o campeonato, pelo menos em relação ao Porto não fiquei menos confiante.
Aliás, basta ver a atitude das equipas quando o Porto igualou a partida.
Outro Porto, de outros anos, diria até, o Porto da última Taça de Portugal, cairia em cima do Sporting à procura do 4-3.
Este Porto não, deixou-se ficar à espera do erro.
E isso pode ganhar-lhe taças, jogos individuais, mas não acredito que vá ser a melhor e a mais regular equipa ao longo do ano.
A comparação com Lask é fácil de entender, também aí se fez um retrato negro da equipa em Agosto mas em Maio já ninguém falava do Lask.
Também no jogo do Lask houve inúmeras incidências de jogo e falhas individuais que ditaram um resultado catastrófico mas que não espelhavam o verdadeiro valor da equipa.
Se o Sporting for competente tem tudo para o bicampeonato, ou pelo menos não tem menos hipóteses que há 1 ano.
E não me venham com a conversa fácil do: “está tudo bem”, “parece que ganhamos”, blá blá blá.
Vou ser muito objetivo: Depois do que vimos no sábado, quantos aqui estariam dispostos a trocar de plantel e treinador com o Porto?
A minha preocupação continua na mesma do ano passado, parece que cada oportunidade dá golo.
Não sou de “fazer a cama” a GR ao primeiro frango, mas este tipo de frango em específico preocupou-me muito. Revela falta de técnica de pés, de posicionamento, de equilíbrio… Não é uma simples falta de reflexos, cansaço ou concentração.
Quero dar o benefício da dúvida mas a minha grande preocupação que sai deste jogo, é a mesma do ano passado: estamos mais fracos que os rivais na baliza.
5 Agosto, 2024 at 15:58
“Felizmente chegou a crónica do Tiago Coração de Leão para trazer alguma estabilidade e para se pensar verdadeiramente no jogo em vez de vomitar apenas o resultado.”
Não me digas que há pessoas a falar no resultado final, como aconteceu quando estava 3-0… Incrível.
Há pessoas que só vêem resultados…
Ainda bem que também não compreendes.
Assim, talvez abras os olhos para o que alguns diziam que estava errado quando se estava a ganhar 3-0… porque parece que essas pessoas viram tudo o que o gajo que mama 500 mil por mês não conseguiu ver…
5 Agosto, 2024 at 16:17
Se há coisa que não consigo mesmo fazer é acompanhar aqui os comentários durante as partidas do Sporting
Em primeiro lugar porque não consigo fazer mais nada, em segundo lugar porque se fosse ligar ao que aqui se diz era capaz de jurar que no ano passado ficamos em 7º lugar fora das competições europeias tal é o bota-baixismo.
Quanto ao gajo que dizes que ganha 500 mil… Tou-me a cagar para o que ele ganha. Quero é um treinador que faça o Sporting vencedor. Ele ganha o que ganha pela obra feita. E vai para além dos títulos.
Eu sentia que o jogo não estava controlado mas que estávamos melhor.
Mesmo depois do 3-1 senti mais perto do 4-1 do que do 3-2.
Depois do 3-2 senti sim um descontrolo.
Se há pessoas que previram o erro do Debast, os falhanços isolados do Gyokeres e o frango do Kova, os meus parabéns. Eu não estava prever isso.
O treinador não é isento de culpas, claro. Como todos os jogadores.
É uma azia descomunal.
Só não vejo é como prejudicar o campeonato nos vai fazer ultrapassar a azia de uma supertaça entregue.
5 Agosto, 2024 at 15:59
Eu percebo a tua análise, só te esqueceste é que alguns não estão a pôr em causa o treinador por causa de um jogo, estás a esquecer a final da taça certamente. Últimos 2 jogos, 2 derrotas, 2 títulos perdidos.
5 Agosto, 2024 at 16:04
O treinador campeão que não faz a dobradinha está fodido…
Ou ganha a super-taça ou é despedido.
Parece-me uma forma sensata de análise….
5 Agosto, 2024 at 16:08
Eu não defendo que seja despedido, não tens aí nenhum comentário meu a dizer isso. Estou só a dizer que entre o extremo de querer despedir e o aligeirar do foi só um jogo que correu mal vai um largo espectro de análises. Não foi um jogo que correu mal, foram 2 consecutivos contra uma equipa teoricamente mais fraca e debelitada que nos custaram 2 títulos. Agora podes ir buscar os lápis de cor e fazer um desenho muita bonito, mas os factos continuam lá
5 Agosto, 2024 at 16:10
Concordo contigo!
5 Agosto, 2024 at 16:19
Por em causa o treinador é o quê?
5 Agosto, 2024 at 16:32
Como é que se pode criticar um treinador sem o pôr em causa?
A dizer que falhou mas foi sem querer? 🙂
5 Agosto, 2024 at 16:46
Falhou “e meter onde falhou” mas é um bom treinador e é para continuar.
Isso é criticar sem meter em causa.
É uma merda, e não vale nada, e é rabolho, e só perde, e gere mal os jogos, e só tem manias….
É meter em causa.
5 Agosto, 2024 at 16:48
E digo-te mais…
Tenho mais respeito por quem assume isso do que quem se atira ele como um tarzan mas depois diz que não põe em causa o treinador.
Quem põe, põe. O Z não gosta do Amorim e quer que ele saia. Não me viste dizer nada….é a opinião dele.
Agora…é tudo muita mau mas depois fingir que não se mete em causa nem quer que ele saia já me faz confusão…
5 Agosto, 2024 at 16:55
Depende e é relativo, para a minha ex mulher dizer que faltava sal na comida era pôr em causa tudo e mais alguma coisa, para mim era só constatar um facto e dizer o que falhou e onde falhou.
Também não adoptei esse discurso que criticas e posso concordar contigo nesse aspecto.
Alguns estão a pôr tudo em causa sim, mas o discurso oposto de que na taça tivemos por cima mas foi um momento furtuito, na supertaça também jogamos bem tirando 15 min como dizes, épa também não posso aceitar. N posso aceitar que ninguém no Sporting não dê um murro na mesa e que a análise do que se passou seja por e simplesmente ” não tem explicação”
5 Agosto, 2024 at 17:26
Ok. A questão não era para mim que até escrevi que perante as ausências (Coates, Nuno Santos e Mateus Reis) não via como conseguiria construir uma equipa sem “inventar”.
Destaco inclusive mais o aspecto motivacional (o querer) que outro qualquer.
Neste momento apenas critico Amorim por não estar a procura de outro avançado e deixar cair o grego.
Continuo a achar que Ioannidis é opção para venderem Gyokeres.
Amorim não joga com 2 pontas de lança e Ioannidis é muito caro para fazer de Paulinho…
5 Agosto, 2024 at 18:41
Mas há aqui muita malta que não percebe isso.
Só vêm preto ou branco. Não há gamas de cinzento pelo meio.
Para eles ou dizes bem do Amorim, ou se o criticas ao mínimo pintelho que seja já o queres ver ser despedido.
Malta é possível fazer uma crítica ao Amorim e não querer que ele saia do Sporting, ok?
5 Agosto, 2024 at 16:05
Para os nossos rivais seria certamente altura para dar um murro na mesa, dizer basta, repensar estratégias, cerrar fileiras, mas para muitos sportinguistas a resposta é olha foi só mais um jogo que correu mal, um azar que nem tem explicação.
5 Agosto, 2024 at 16:26
Não somos diferentes e temos orgulho nisso?!
Eu acho os lampiões meio patéticos, mas se lhes queres seguir o exemplo….
5 Agosto, 2024 at 16:59
Na parte de sermos uns conas moles, uns mansos, uns bate palmas enquanto somos encravados, podes crer que ao não tenho orgulho nenhum e sim aí preferia ser como os nossos rivais.
Na parte de ser um fdp corrupto, acefalo e batoteiro aí não pretendo ser igusl
5 Agosto, 2024 at 17:03
Enquanto somos enrabados? Campeões nacionais?
5 Agosto, 2024 at 17:20
E isso é engraçado porque o Ceição o ano passado ficou a 18 pontos do primeiro e não vi os adeptos do Porto a darem murros da mesa com ele….
E por eles ele tinha continuado…
Não sei onde foram buscar essa que ao fim de 2 derrotas eles metem tudo em causa…
5 Agosto, 2024 at 16:36
Não Rodrigo.
É isso exatamente que defendo.
Já que um gajo ficou com esta azia, que sirva de alerta e que o discurso seja de que a margem de erro se esfumou.
Não me esqueço da final da Taça como não me esqueço de como ganhamos o campeonato.
Como o Tiago diz mais em baixo, no ano passado na Luz também foi um murro no estômago e a maioria veio dizer que o campeonato se perdeu ali.
Eu fui dizendo que o que funcionou até à luz devia ser mantido.
Mesmo o jogo da Taça de Portugal há a incidência da expulsão mas houve uma sensação de impotência que houve várias vezes com o Porto de Sérgio Conceição.
Eu não senti isso nesta Supertaça.
Senti deslumbramento e desconcentração da equipa superior.
Entre o “foi só um jogo que correu mal” e o “o treinador é uma merda” vai uma grande distância.
Claro que tem que ser dado um murro na mesa mas discordo que se deva repensar estratégias.
Já não podemos recuperar a Supertaça, temos que nos virar rapidamente para o campeonato.
Para mim seria um erro alterar o que quer que fosse em termos de estratégia, dinâmicas, etc.
O que tem que mudar em relação à Supertaça é foco e mentalidade competitiva.
5 Agosto, 2024 at 16:02
“Vou ser muito objetivo: Depois do que vimos no sábado, quantos aqui estariam dispostos a trocar de plantel e treinador com o Porto?”
O problema não é esse, apesar do Vitor Bruno ter comido o Amorim de cebolada.
O problema é a mentalidade que é incutida no FCPorto, seja até com um gajo calmo como o Vitor Bruno, em comparação com a merda de passividade que se vê muita vez – não acontece de vez em quando – no Sporting!
O que se assistiu no sábado foi uma vergonha.
Tudo o resto é conversa da treta! Nada serve para desculpar o que se passou!
5 Agosto, 2024 at 16:05
Um gajo calmo?! Porra…tu viste o gajo durante o jogo?!?!
5 Agosto, 2024 at 16:08
Mesmo. Aquilo é um Sérgio Conceição mais pulido. Mas a máscara cai rápido.
5 Agosto, 2024 at 16:16
Nada a ver, na minha opinião!
5 Agosto, 2024 at 16:26
Não tem nada a ver nas quezílias.
Mas no banco não é nada nada calmo…e na parte de passar energia para a equipa e tudo mais…
5 Agosto, 2024 at 16:14
Vi!
Estava a levar 3 secos…
É um gajo relativamente calmo, e basta ver a CI depois do jogo para perceber que só um gajo calmo tinha a lucidez de dizer tudo o que o gajo disse.
O Amorim também é um gajo calmo, e não conseguiu ter a lucidez para fazer uma boa CI…
Um treinador tem de dar um grito ou outro nos jogos… Não deixa de ser calmo por isso. Não é um gajo que faz as figuras do Conceição, que, isso sim, não é um gajo calmo!
5 Agosto, 2024 at 16:22
Tu vês se um gajo é calmo com os jogadores e balneário ou não pelas conferencias de imprensa?!?!
Nem o Amorim é um gajo calmo no banco e o Vitor Bruno ainda é menos. E garantidamente no balneário também não. Antes pelo contrário…
Um grito ou outro?! Foda-se..não viste mesmo. Vai ao estádio ver um e fala-me de um grito ou outro…O Amorim não para quieto, o Vitor Bruno parece que está numa aula de aeróbica…
5 Agosto, 2024 at 16:44
Exato.
O Vitor Bruno até deixou entrar 3 secos para adormecer e iludir o Amorim.
Um génio a comer cebola.
O Sporting saia a jogar e libertava o lado esquerdo com km para o Geby percorrer pq o VB estava a comer o Amorim de cebolada…
Enfim é isso mesmo que digo.
Se foi tudo estratégia, qualidade, raça, quero ver quem trocava de intervenientes para o campeonato.
O que eu vi desde jogo não me deixou menos confiante em relação ao Porto.
5 Agosto, 2024 at 17:03
É exatamente isso Miguel, um problema de mentalidade.
5 Agosto, 2024 at 16:09
Obrigado pela parte que me toca.
Eu percebo a cena do Lask porque é o murro no estomago de algo irrecuperável no inicio do ano.
Apesar disso espero que encarem mais como encararam a derrota o ano passado na Luz.
5 Agosto, 2024 at 16:46
Foda-se
Vergonha do caralho que não passa.
Nunca vi tamanha merda.
Que tareia e querem por paninhos quentes nisto.
Uma vergonha.
5 Agosto, 2024 at 17:09
É o sportinguista cool … É a versão 2.0 new era dos sportinguistas de bem, ou dos wanna bem que dão o cú e dez tostões para irem para a central ou para um camarote.
São enxovalhados e, ainda querem mais …
5 Agosto, 2024 at 16:59
Eu tinha dito que não voltava cá, mas é mais forte: podem dar as voltas que quiserem, fazer as análises que quiserem, podem ser todos mais entendidos nisto da bola, mas para mim, o que se passou, nem com a equipa B era admissivel! Para mim, esta derrota está a um nível de vergonha igual ao 6-3 com o SLB, estaria menos lixado se tivessemos perdido 4-0 na final. Conas moles, a partir do 3-2, de uma ponta a outra, não se salvou ninguém, nem treinador, ninguém. a minha conclusão e previsão é esta: Amorim, em 4 anos, não aprendeu nada, umas vezes tem mais sorte, outras tem menos, veremos se este ano tem sorte ou não. Não acredito e volto a repetir, não acredito, se isto começar a descarrilar, que ele dê a volta à situação.
P.S.: a novela Ionidis já enjoa e lá nos vamos nós fazer uma época com Gyokeres e Rodrigo Ribeiro, ao estilo Paulinho/Chermiti . Não há mais avançados? É nisso que a dupla Varandas/Viana ainda é pior que Amorim, não vem Ionidis, vem outro e o treinador aceita ou sujeita-se.
5 Agosto, 2024 at 17:10
Quanto aos guarda-redes, esperava muito, mas muito mais do Kovacevic. Neste momento dá-me mais segurança o Israel (e não foi por causa dele que não fomos campeões).
5 Agosto, 2024 at 18:09
“Amorim, em 4 anos, não aprendeu nada, umas vezes tem mais sorte, outras tem menos, veremos se este ano tem sorte ou não”.
Isso… Pegar no Sporting que ele pegou e ganhar 2 campeonatos inclusive com o número de vitórias que teve no ano passado, foi sorte.
“Disseram que só ganharíamos campeonatos de 18 em 18 anos, que só ganhámos porque não tínhamos público ou que jamais seremos bicampeões outra vez. Vamos ver…”,
5 Agosto, 2024 at 18:45
Lá está, dois anos de sorte, dois anos menos bons. Um treinador que evoluisse não teria ficado em quarto lugar dia vezes, desde que está na Sporting.
Quanto ao “vamos ver”, basofeiro à benfiquista, vamos ver, talvez por um canudo
5 Agosto, 2024 at 18:46
Portanto em 4 épocas, foi sorte e mau ao mesmo tempo?
5 Agosto, 2024 at 19:52
Sim, com prestação de Sábado, é o que sou levado a pensar. Posso? Ou a brigada dos costumes não deixa? E, pelo que vejo por aí (e não só na Tasca) não sou o único.
E, quando referi dois quartos lugares, não é o primeiro que está em causa, é o segundo. Se não fosse a teimosia Paulinho/Chermiti, se calhar conseguíamos o terceiro lugar e a pré da Champions. Mas que é isso para o Amorim, ou é fase de grupos ou nada.
Isto só falta elogiar um jogador compulsivo, porque ganhou 100€ numa raspadinha, quando durante anos gastou milhares.
5 Agosto, 2024 at 22:27
Por causa de um jogo mal conseguido no início de Agosto, concluís que fazer 85 ou mais pontos 3 vezes em 4 épocas conseguindo 2 campeonatos nacionais, foi sorte….
Quando dizes “levado a pensar” coloco muitas dúvidas sobre isso.
5 Agosto, 2024 at 18:52
E portanto, aquele 4º lugar, apanhou o Sporting onde e fez quantos jogos?
Mas adiante, um treinador que não evolui, ganha o 1º campeonato, no 2º faz os mesmos 85 pontos, tem um desastre de 3º época, acabando no 4º lugar e consegue dar a voltar a por cima e voltar a ser campeão.
Portanto isto é um gajo que não evolui e tem sorte.
É isto.
5 Agosto, 2024 at 18:56
Dasse….
Um treinador que em 4 épocas completas é duas vezes Campeão tem bicho e foi Sorte?
Tanto disparate que se tem escrito nesta tasca por mentes pequeninas que não consegue ultrapassar o passado lampionico do Ruben Amorim….
Se é perfeito?
Claro que não, mas porra é de longe o melhor treinador que tivemos este Século
5 Agosto, 2024 at 19:58
Então temos que estar felizes, pois graças o Ruben, só foi 4-3? É essa a lógica? Não admira que estás merdas só aconteçam no Sporting.
Mas lá está, eu não percebo nada de táticas, mas o que vi com Sevilha e Bilbau, foi uma equipa que vai ganhar, se calhar, 90%, ou mas dos jogos, mas nos jogos a doer não vai chegar. O futebol é até não é mau, mas não se mata o jogo. E quem é que tem de evoluir nisso, sou eu? Ou serão os jogadores? Quem.os.treina?
5 Agosto, 2024 at 20:05
Eu nunca coloco o Rúben Amorim no altar, por isso estou tranquilo, e continuo com a minha opinião, é o homem certo para o nosso futebol, infelizmente mantém a incompetência a montante.
5 Agosto, 2024 at 16:59
Na verdade, não temos confiança suficiente na Direcção, em sentido lato. Se tivessemos, saberíamos que não haveria ninguém mais lixado do que eles. E que estariam a tudo fazer, com competência, foco total, sentido de urgência, para tentarem inverter a situação. Acho que o problema é que, pelo menos muitos de nós, não acreditam. Nunca acreditaram e não são os dois (fantásticos) títulos que nos fazem mudar de ideias. Porque por cada (saboroso) título ganho, há sempre vários erros (amargos) de palmatória – sejam de gestão, sejam de liderança, sejam de comunicação, sejam de mercado, sejam de abordagem ao jogo, etc. No fundo, não acreditamos. E isso mina tudo e justifica, de certa forma, o tom dominante nesta Tasca.
E porque é que não acreditamos? Fica a pergunta.
5 Agosto, 2024 at 17:09
A falta de cnfiança na direcção é culpa dela própria. É certo que há alguns que nunca a aceitaram e tudo fazem para a diminuir. Mas há outros que gostariam de dar o benefício da dúvida, mas depois acontecem cenas destas e não se vê uma reacção da direção e ela tinha de existir e de forma visível. Se fosse comigo, a equipa saia de campo no final de jogo e emitiria um comunicado a pedir desculpa ao Porto e aos adeptos, nada contra ninguém, mas aqueles jogadores e aquele treinador não eram dignos, naquele momento, de estar em campo com a camisola do Sporting. E depois, nesse momento, é que veríamos que é homenzinho!
5 Agosto, 2024 at 17:09
Perdemos 2 jogos seguidos com um Porto fragilizado e debelitado, 2 jogos que valeram 2 títulos. Na direção do Sporting nem um pio, do treinador “não tem explicação”, dos jogadores também não vi nada, já de muitos adeptos, foi um momento furtuito, foi um azar, até jogamos bem tirando os momentos em que mamamos os golos, não é altura de por nada em causa, nem sequer de apontar o dedo ou procurar encontrar a raiz dos problemas .
Este tipo de análises levam me a concluir que o Sporting até pode fazer bons 80 min, mamar 4 golos em 10 min, mas em 80% do tempo jogamos bem, por isso está ok
5 Agosto, 2024 at 19:59
Para muitos aqui é isso, o resto é azar.
5 Agosto, 2024 at 17:11
Certeiro.
5 Agosto, 2024 at 17:23
Não se deve por TUDO em causa … mesmo por uma derrota que NUNCA devia ter acontecido no contexto que aconteceu … e só eu sei como me custou a viagem de regresso a VN Gaia …
O SPORTING foi CAMPEÃO com o RUBEN… nos últimos 4 anos, DUAS VEZES CAMPEÃO!
De qualquer forma não posso deixar de ficar preocupado com
a qualidade do guarda redes demonstrada até sábado;
com a inexperiência dos defesas centrais;
e com o facto de só termos 1 PL no plantel …
SL
5 Agosto, 2024 at 18:08
+1
5 Agosto, 2024 at 18:52
Ganhou só dois campeonatos em quatro anos
Porra devia ter ganho 4 ou 5.
Não vês a choradeira que vai por aqui….
So por isso …
Amorim rua.
5 Agosto, 2024 at 19:42
Exactamente.
Tenho criticas a fazer ao Amorim neste jogo, mas não quero colocá-lo em causa, nem o trabalho que ele tem feito ao longo destes anos, que tem sido muito bom.
E sim, estou bastante preocupado com os pontos que indicaste.
Para o GR, vamos ver o que vai acontecer nos próximos jogos. Se o Kova não sofrer golos, é capaz de estabilizar. Caso contrário, se não estabilizar, epá que entre o Israel, que não nos deixou ficar mal no ano passado quando o Adan se lesionou.
Os defesas centrais idem. Não acho que seja a posição mais prioritária. Acho que os que lá estão têm qualidade para serem trabalhados e melhorar.
Os próximos 3 jogos antes de recebermos o Porto em Alvalade vão ser muito importantes para estabilizar a equipa mentalmente.
Para a frente é que não podemos andar a deixar arrastar a novela do grego mais tempo. Não vem, não vem, paciência. Vão à procura de alternativas, que é para isso que lhes pagam.
5 Agosto, 2024 at 19:49
Não se preocupe com os próximos três jogos.
É tiro e queda.
O pior vai ser quando isto tudo acalmar, voltaremos à mesma mentalidade e à mesma forma de encarar os jogos.
Passa a nuvem, passa a tempestade, e voltam de novo as boas estatísticas, as mesmas opções, até haver de novo outro percalço não tão grande e vai-se cavando o fosso. Esta época vai ser assim.
É engolir.
5 Agosto, 2024 at 20:04
Não, não se pode pôr em causa. Pode por-se tudo em causa, o Esgaio, o Diamondé, o Morita,.o Quaresma, o Geny, o Israel, o Neto, o Adán, o Pote, o Edwards, o Trincão, o Marselfies, o Montenegro, o Costa, o Amorim não.
5 Agosto, 2024 at 18:23
O problema aqui é a desconfiança que entramos na época, uma equipa que é campeã nacional, não deveria existir isto, MAS…
A Supertaça veio criar isso, de um 3-0 para 3-4 é obra.
Agora até passar esta “fase”, vencer os primeiros jogos do campeonato, inclusive uma ida ao Dragão, ou seja, o fantasma de perder uma vantagem de 3 golos em tão pouco tempo, vai pairar pelo ar ainda uma boa parte da temporada.
A isto junta-se um mercado parado e paradinho, isto vai muito além desta derrota.
O grego não chega e com ele não vem mais ninguém parece-me.
5 Agosto, 2024 at 18:35
Porque já é o segundo tasqueiro a cometer o mesmo erro, tenho de corrigir:
O jogo de 31 de agosto contra o Porto é em Alvalade!
5 Agosto, 2024 at 18:47
No programa “Mercado” da CMTV até apelidam o Rubão de Fanfarrão!
5 Agosto, 2024 at 19:33
Porra…
Se eu percebo como é que alguém perde tempo a ver essa merda. Com tanta coisa boa para ver…
Tempo a mais e mau gosto …
5 Agosto, 2024 at 18:51
Ao invés de 25 M pelo grego, não dá para arranjar dois jogadores pelo mesmo valor?
Um avançado e um extremo. Dois extremos, se conseguimos vender o Edwards.
Por outro lado e porque parece que não há olhos para mais ninguém, não me sai da ideia que será mais para substituir Gyokeres.
5 Agosto, 2024 at 19:44
Eu acho que o que eles querem, e por isso não querem desistir do grego, é um gajo que agora possa jogar com o Gyokeres, e no ano que vem, quando o Gyokeres sair (que é bastante provável), o possa substituir.
5 Agosto, 2024 at 18:55
E que se fosse em Inglaterra Nuno Santos pelo acto irreflectido apanhava 10 jogos de castigo!
5 Agosto, 2024 at 19:13
Edwards ia à vidinha dele, vinha um verdadeiro extremo/segundo avançado que descaisse para uma das alas ou jogasse mais pelo meio conforme necessário e um defesa esquerdo, só para defender.
3-4-3
Kova
Geny, Quaresma, Diomande, Inácio, Defesa esquerdo
Huljmand Bragança/Morita
Extremo Gyokeres Pote
3-5-2
Kova
Fresneda Quaresma, Diomande, Inacio, Nuno Santos
Huljmand Bragança/Morita Mateus/Pote
Pote/avançado Gyokeres
3-4-3
Kova
Geny, Quaresma, Diomande, Inácio, Defesa Esquerdo
Huljmand Morita/Bragança
Pote Gyokeres Nuno Santos
5 Agosto, 2024 at 19:40
A pouco falei aqui na forma como perdemos.
E já ando à muito tempo a encolher-me para dizer a minha opinião sobre qual a razão de termos ganho 2 campeonatos.
Varandas ? Não
Hugo Viana? Não
Ruben Amorim? Não
Anda tudo à volta da mesma razão.
Mas ainda não será hoje que emito a minha opinião.
Mas não se iludam com esses 2 campeonatos. Eu não me iludo.
5 Agosto, 2024 at 19:56
És tu Otávio Machado?
Z
5 Agosto, 2024 at 20:20
Primeiro título de Ruben Amorim, poderia ter acontecido o mesmo com Leonardo Jardim, e atenção ao Porto com Vítor Bruno.
O ano passado, consolidação do processo e chegada de Morten e Gyo.
Este ano se Gyokeres ficar, o bi será realidade, o problema é que deve sair e não haverá tempo para o substituir.
5 Agosto, 2024 at 21:10
Até à saída de Coates defendia que entre Diamonde e Inácio ao ter de vender um venderia sempre Inácio. Hoje já não penso assim, ambos não podem sair.
Temos um problema central que se chama St Juste. Caso estivesse em condições sinceramente não acho que haveria problema, mas ele existe. Mas sinceramente não creio qje seja necessário ir ao mercado. Temos qualidade de sobra aqui. Falta trabalho e coordenação.
Para mim o melhor central pela esquerda é Inácio e depois Matheus Reis. (Em certos jogos até acho melhor qje Inacio).
Central do meio Inácio é o que gosto mais logo de seguido de Diamonde. Inácio é mais inteligente, bkm nas coberturas e defende se bem pelo facto se não ser tão agressivo. Diamonde da outras coisas, nomeadamente a força e o choque. Defensivamente é forte na antecipação. Debast sinceramente acho que para central do meio para já é curto. Eu do que vi gostei. Não tenho dúvida sera um grande reforço. Falta entender o jogo.
Da direita… Aqui há 4 opções. Oh melhor, 3, pqe nao posso contar com St Juste que é o mais completo.
Quaresma se nao jogar em simultâneo com Matheus Reis poderá em muitos jogos ser importante. Debast é para mim aquele que se pode tornar titular majs continuo pela forma como aborda o jogo de frente. E há Diamonde que em jogos de defender mais baixo será importante
Posto isto, com o Rio Ave eu ia com:
Kova
Debast – Diamonde – Inácio
Quenda – Hujlmand – Morita – Matheus
Trincao – Gyo – Pote
5 Agosto, 2024 at 21:24
Já devem saber.
PSV desiste de St.Just, esta lesão marcou a desistência. Era expectável.
E a partir de agora, vai ser ainda mais difícil.
A jogada de antecipação tinha sido quando o PSV se interessou.
Perdemos essa jogada de antecipação.
5 Agosto, 2024 at 21:36
Mais uma teimosia do Amorim.
5 Agosto, 2024 at 21:29
No Debast ainda acredito.
Vi nele, coisas menos boas neste jogo da supertaça, mas também vi coisas muito boas contra o Sevilha.
Não é só com o RA, comigo também seria titular contra o Rio Ave .
É aguardar.
5 Agosto, 2024 at 21:45
Por mim, contra o Rio Ave a equipa seria esta :
Israel (sei que vai ser Kova)
Diamond, Debast e G. Inácio
Catamo, Hjulmand, Morita e N. Santos
Trincão, Gyokeres e Pote
5 Agosto, 2024 at 22:29
O Nuno Santos está … lesionado …
5 Agosto, 2024 at 23:11
É fácil, sai o Nuno entra o M. Reis.
5 Agosto, 2024 at 21:49
Só perdoarei ao Amorim e à equipa, neos-pseudo-craques incluídos está derrota HUMILHANTE na supertaça
Se me trouxerem o troféu de bi-campeão.
Nada menos que isso.
Exigência.
É o que falta ao Sporting Clube de Portugal.
Somos campeões portugueses. Temos que jogar todos os jogos como tal.
5 Agosto, 2024 at 21:53
No fim, ainda vão contratar o central, desistindo do Ioannidis, dando como desculpa a intransigência do Pana, para poderem ir buscar o central que falta.
Não me admiro mesmo nada.
5 Agosto, 2024 at 22:39
O tal grego, Ioannidis …
Tem 210 jogos em todas as competições … Ora 210 x 90 minutos = 18900 minutos de jogo … Este grego disputou 12217 minutos, o que dá um tempo total de 65% nos jogos oficiais que disputou na carreira.
Em termos de golos … Em 210 jogos marcou 54 golos … O que dá cerca de 26% … O que equivale a 1 golo a cada 4 jogos …
Está neste momento avaliado em 13 Milhões de € … https://www.transfermarkt.com/fotis-ioannidis/profil/spieler/532444
Mas este “negócio” interessa a quem?!?
6 Agosto, 2024 at 2:15
O Gyokeres também estava avaliado dentro desses valores…
Epá, toma um calmante.
Tira uma férias, 3 ou 4 dias…
Disparas para todo o lado, está tudo mal, só tu é que estás certo em tudo?
Tem calma.
Foi muito mau, mas já está feito. Não há como voltar a trás.
É ter calma até esta raiva passar, porque nem tudo está mal…
Vamos aguardar e ver o que o Amorim faz para 6ª feira, e o que o Sporting faz até ao fim do mercado… Eu acho que só há dinheiro para o grego, mas vamos ver…
5 Agosto, 2024 at 22:46
A falar do jogo no canal 11, como o Vitor Bruno comeu o Ruben de cebolada e todos os erros de posicionamento dos defesas a 4… Muito bom
6 Agosto, 2024 at 2:16
Afinal sempre comeu o Amorim de cebolada?
Estavam aqui a dizer que não… 🙂
5 Agosto, 2024 at 22:49
A polémica sobre Imane Khelif…
A boxeadora argelina nasceu mulher, sempre foi mulher e continua a ser mulher até hoje…
Durante toda a carreira (e já tem 25 anos), lutou sempre contra outras mulheres e, até há cerca de um ano (no Mundial de 2023), nunca houve qualquer problema com essa sua condição!
Recordo que, até hoje, já foi derrotada por 9 mulheres diferentes…
No Mundial de 2023 surgiu a “dúvida” porque, algumas semanas antes dessa competição, ela derrotou uma atleta russa que, até então, só tinha vitorias…
E onde é que está o problema com esta vitória?
O dito Mundial foi organizado pela IBA que é gerida pela Rússia, tendo inclusive um presidente russo…
Nota Importante: na Argélia, a homossexualidade, o travestismo e a transexualidade são considerados crime…
5 Agosto, 2024 at 23:14
Não ponho em causa tudo o que está escrito, Serjão.
Mas continuo a questionar aquilo que também foi escrito, que a argelina tem o cromossoma XY e o seu organismo fabrica quantidades anormais de testorona que lhe conferem vantagem sobre qualquer outra mulher que não tenha nascido com a mesma característica genética.
O que também não significa que não possa perder com outras mulheres pois mesmo o boxe não é determinado apenas pela força.
Meu filho praticou jiu jitsu e muitas vezes, em torneios, haviam raparigas a derrotarem rapazes com estatura e peso semelhantes.
Eu de certeza levava um encherto da argelina… 🙂
5 Agosto, 2024 at 23:23
Então a Imane, cujo organismo produz testosterona acima da média das outras mulheres mas abaixo da média dos homens, e apesar de ter nascido mulher, devia combater contra quem? Homens?
6 Agosto, 2024 at 0:50
Não me cabe a mim dizer com quem deve ou não competir.
Eu apenas constato que tem uma vantagem pelo facto de produzir mais testosterona que as outras não têm, acreditando no que dizem.
Pessoalmente gosto que os atletas possam lutar com as mesmas armas, em igualdade de condições, e como já expliquei, não sei se é o caso aqui.
A testosterona é importante para as mulheres e assim como existem tratamentos para aumento da testosterona nas que tem níveis muito baixos, também existem tratamentos para reduzir os níveis de testoterona em mulheres para quem a voz e pelosidade masculina incomodam.
Talvez a argelina pudesse ou possa fazer essa redução à níveis semelhantes das outras atletas, não sei…
6 Agosto, 2024 at 1:50
Explica-me, como é que uma pessoa nasce com XY e nasce mulher… Para ver se entendo…
Não nasceu mulher. Foi registada como mulher.
É outra coisa!
A CS é que diz que nasceu como mulher, porque está registada à nascença como mulher. Mas se tem cromossomas XY, expliquem lá como é que é mulher?
E tem mais uma coisa.
A pessoa podia recorrer da decisão, fazer novo teste ADN e ver o resultado, que depois seria tornado publico. O 1º teste não foi tornado publico mas foi dito que foi eliminada por falhar o teste que comprovaria que era mulher – obviamente o teste ADN.
Não o quis fazer.
Ora, se é mulher, se tem cromossomas XX, porque não fez o teste?
6 Agosto, 2024 at 14:08
Eu sei que tu tens a mania de esperto e de que sabes sempre mais do que os outros e, por isso, vou fazer o meu último comentário sobre isto porque não me apetece discutir com pessoas assim…
Ter cromossomas XY (como tu dizes) é muito diferente de ter cromossomas XXY (que é o que a Imane tem)!!!
Os testes que ela supostamente reprovou, foram feitos pela IBA (associação russa com presidente russo e que só veio à baila depois da Imane ter vencido uma atleta russa invencível até então) e nunca foram mostrados publicamente…
Por último, antes dos Jogos Olímpicos, todas as atletas foram submetidas a testes de testosterona e os valores da Imane estavam dentro dos valores legais…
6 Agosto, 2024 at 16:02
Pronto, lá vem o ataque pessoal…
Eu não tenho mania nenhuma. Nem de que sei tudo – que obviamente não sei eu, nem sabe ninguém.
Dou-me é ao trabalho de me informar sobre os assuntos e coloco aqui a minha opinião fundada com aquilo que encontrei.
Tenho aqui falado bastante sobre o assunto – provavelmente fui até o que falei mais, ainda que isso, por si só não valha como argumento para eu ter razão, como é evidente! – e tenho colocado aqui tudo o que encontrei, seja no caso em particular, seja neste tipo de casos no geral.
Já “gastei” uma 8 a 10 horas a ler e ver coisas sobre o assunto – e digo “gastei” no sentido de ter demorado esse tempo a consumir informação sobre isto, porque para mim nem se gasta tempo a aprendermos algo, é antes um bem, um benefício – e tudo o que disse aqui são cenas que vi ou li sobre o assunto.
É a 1ª vez que vejo alguém falar em cromossomas XXY neste caso.
Mas, supondo que é assim, continua a não ser uma mulher biológica porque uma mulher biológica tem cromossomas XX e mais nada. Portanto, quando dizes “nasceu mulher” é mentira.
Depois, e partindo do principio que a pessoa não fez nenhum tratamento, basta olhar para a pessoa para se perceber que tudo ali é “homem”: altura, corpo, braços, pernas, cara.
Acresce a isto que o argumento usado pelo COI – “no passaporte diz que é mulher” – é absolutamente estúpido, irrelevante, não tem nada de objectivo ou cientifico para provar que é mulher.
No mínimo, dada a controvérsia, fazia-se o teste ADN para tirar tudo a limpo – coisa que a pessoa disse que iria fazer, na altura do Campeonato do Mundo e depois não fez.
Portanto, aquilo que eu defendi, que foi que estas pessoas deviam era participar nos Jogos Paralímpicos, é o que mantenho nesta altura, mesmo se for verdade que tem cromossomas XXY – que, repito, é uma informação que não vi em artigo nenhum e eu vi mais de 20 artigos de base diferente, o que quer dizer que nem conto com artigos que têm por base um outro artigo escrito que depois serve para várias publicações. E, ou isso apareceu entre ontem à noite e hoje, ou não estou a ver como é que isso me passou despercebido – ainda que possa ter acontecido.
De qualquer maneira, para a minha opinião, é irrelevante porque a minha opinião tem os seguintes fundamentos:
a) a pessoa foi registada como menina porque parecia uma menina
b) isso foi feito de boa fé
c) viveu como menina a vida toda
d) ninguém achou estranho que no crescimento se parecesse com um rapaz e não com uma rapariga – é questionável mas enfim, não será caso único
e) competiu como menina porque é isso que a documentação diz que é
f) só em 2023, no Mundial, se levantaram duvidas – tu dizes que foi porque ganhou a uma russa, eu digo que várias atletas levantaram duvidas sobre o género em causa
g) o que dizem é que falhou os testes de género – há declarações dum responsável que diz ter cromossomas XY, tu dizes que tem cromossomas XXY. Em ambos os casos não é uma mulher biológica, no que em termos biológicos se define ser uma mulher!
h) a partir daqui já não há a presunção de boa fé ou inocência, ainda que seja compreensível que se trata dum assunto complicado para as pessoas. Em termos de justiça, não sendo uma mulher biológica as mulheres biológicas podem questionar a sua participação na competição, até porque tendo a parte masculina durante o desenvolvimento do corto, tudo o que são as características dos homens vão-se desenvolver e isso dar-lhe-á vantagem competitiva.
Isto é uma discussão aberta e compreensível, porque realmente o tema é complexo e levanta muitas duvidas. Não é igual a discutir se um Trans que passou de homem para mulher pode competir com mulheres ou não, ainda que tenha uma parte igual, que é a vantagem competitiva de quem se desenvolve na puberdade como homem em vez de se desenvolver como mulher – e é por isso que certas Federações dizem que aceitam quem faz a transição antes da puberdade, e já passa esse período do desenvolvimento como mulher. Eu continuo a questionar isto, e acho que deviam participar nos Jogos Paralímpicos num escalão próprio, mas é só a minha opinião.
Agora, meu caso, o que tu pensas de mim é-me irrelevante. Não me conheces de lado nenhum, não sabes nada da minha vida, o que fiz, o que deixei de fazer, etc… Não concordas, tudo bem. Mostra isso e argumenta. Não precisas de dizer merdas que não sabes de alguém que não conheces, quando se debatem e argumentam cenas minimamente sérias, porque dizeres que “eu tenho a mania” não é argumento nenhum!
E, como vês, mesmo com o teu argumento – que não vi em lado nenhum mas aceito como argumento – continuo a achar o mesmo e argumento porque o faço, em vez de dizer que “tens a mania”…
O vídeo que eu deixei aqui, duma médica a falar nestes casos, é suficientemente claro para se perceber que há vantagem desportiva. Não queres ver isso – vá-se lá saber porquê – é contigo.
Só para terminar, os testes feitos antes dos JO podem dar valores legais porque se tomou algo para darem valores legais. Com certeza sabes disso, como qualquer adulto que segue o desporto sabe hoje em dia… O Lance Armstrong também dava sempre valores legais, não era? E isso impediu-o de fazer batota e ter vantagem sobre a concorrência?
Eu acredito que, até haver este problema em 2023, nem nunca se pensou em contornar o que era o normal na pessoa. Toda a gente julgava que era realmente uma mulher. A partir do momento em que surgem duvidas, em que surgem testes, é natural, se não é biologicamente XX, que faça algo para manter sempre os valores normais apresentados pelo XX…
Por isso eu disse que até 2023 foi tudo na boa fé. Daí para cá é tudo discutível e merecia uma analise profunda. E o mais ridículo é o COI dizer que os testes foram subjectivos, ou lá o que foi, e apresentar como argumento que no passaporte diz que é mulher e isso chega.
E defenderem esta merda é que me deixa estupefacto, mas cada um defende o que quer…
6 Agosto, 2024 at 16:15
Só mais um detalhe, que fazes questão de colocar como argumentação para enganar quem te lê…
Os testes feitos em 2023 foram mandados fazer pela IBA, que é quem regula o Boxe, mas não foram eles a fazê-los. Foram feitos num laboratório supostamente independente, como os teste que o COI manda fazer são feitos num laboratório supostamente independente, como os testes que a 1ª Liga manda fazer são feitos num laboratório supostamente independente.
Não tens qualquer prova que tenham sido adulterado, como o COI não tem, ou tinha exposto isso porque andam em guerra há anos. Qualquer pessoa sabes que estes organismos andam sempre em luta para ver quem tem mais poder e decide sobre os outros.
Os resultados não são divulgados porque são obviamente confidenciais e só o próprio atleta os pode divulgar. Não se mantiveram privados para esconder algo, que é o que tu insinuas quando trazes este detalhe como argumento.
Podias ter dito que a atleta disse que ia recorrer e fazer novo teste, e depois não fez… Isso é mais relevante do que o resultado ser confidencial, mas ficaste caladinho.
E depois o esperto sou eu…
6 Agosto, 2024 at 2:25
Do argelino, queres tu dizer…
E levavas da italiana, e isso não te faz mulher, acho eu… Ou, para alguns, faz!
6 Agosto, 2024 at 1:45
Convinha fazeres uma pesquisa melhor…
Vais encontrar que há pessoas que à nascença, só por olhar para o bebé, não se consegue perceber se é menina ou menino, e que há pessoas que, não sendo evidente, às vezes parece um pipi um pouco estranho e outra uma pila um pouco estranha.
Essas pessoas, num país civilizado, fazem um teste ADN para ver que cromossomas têm e então, com o resultado é, é que se diz se são menino ou menina – portanto, com base nos cromossomas que têm. Biologicamente, são os cromossomas que tens que te definem como masculino ou feminino, sendo que, por defeitos de formação, há casos raros em que és XY mas tens vagina e útero (que não funciona), tal como tens testículos que não vem para fora do corpo, como em nós os que somos, digamos, normais. Há ainda casos em que tens vagina e pénis visível – hermafroditas! Acontece o mesmo com pessoas com os cromossomas XX – acontecem deformações também, sendo até a maioria dos casos de hermafroditas – muito mais que com XY.
Esta pessoa nasceu com o que parecia ser uma vagina, por isso foi registada como mulher, e fez a vida toda como mulher.
Só quando a IBA obrigou as “duas” finalistas a fazer um teste para despistagem para se confirmar que eram mulheres é que se soube que “ambas”, apesar de terem sido dadas como mulheres a vida toda tinham cromossomas XY, portanto eram homens.
Estas pessoas intersexo XY, têm testículos na mesma, mas não estão expostos, como os nossos. Mas funcionam e passam a vida a produzir testosterona como num homem normal. Passam a puberdade – que para efeitos do desporto é uma fase onde se criam as grandes diferenças entre homens e mulheres – a produzir testosterona como acontece com qualquer homem.
Ficam com mais força, ficam com mais velocidade, ficam mais musculados, ficam com mais reflexos, ficam com membros maiores e mais altura, ficam com maior densidade óssea, etc.
É perfeitamente normal que tendo nascido num país não muito evoluído, longe das grandes cidades, com dificuldades económicas, se tenha assumido a criança como feminina e não se tenha ido para o que seria o indicado: fazer o teste de ADN.
A pessoa não tem culpa, como os pais não têm culpa.
São cenas que acontecem onde as condições de vida estão longe das ideais e que nós, uns privilegiados temos e damos como normais.
Portanto, é absolutamente normal que tenha vivido a vida toda como mulher, mas não é isso que faz a pessoa ser uma mulher. O que faz uma pessoa ser uma mulher, ou homem, é o que geneticamente te diz, pelo que se sabe da ciência, que é uma mulher ou um homem: XX, és mulher; XY és homem.
O facto da pessoa ter vivido a vida toda como mulher – erradamente na minha opinião, e de tanta gente, uma vez que se sabe que nasceu com cromossomas XY – não faz dela uma mulher. Esse critério não existe.
Um exemplo que todos conhecemos, da literatura… O Tarzan viveu toda a vida entre macacos, como um macaco, até ser encontrado já adulto. Se o caso fosse real, ele era um macaco ou era realmente um ser humano masculino?
Um gajo olha para os 2 finalistas do boxe, e o que vê ali são 2 homens. Nitidamente. Tudo neles são características de homens. O que é até normal pois ambos ser desenvolveram através do que os cromossomas XY indiciam, e não como os cromossomas XX, que não têm, os fariam desenvolver-se.
Já li dezenas de artigos, entrevistas e vi vídeos sobre o tema – médicos a falar destes casos principalmente!
Deixo aqui um deles onde se explica de forma sucinta o que se passa…
https://x.com/RoziSNews/status/1819441019076608085?s=48
Depois de tudo o que li, o que me parece é que estas pessoas deviam era estar a competir nos Paralímpicos porque estão fora do padrão normal da pessoa normal.
Não têm culpa de ter nascido assim – no caso da argelina é claro que não tem culpa de ter sido erradamente registada como mulher!
Agora, todas as mulheres que competiam na mesma categoria também não têm culpa e merecem uma competição justa.
Um ultimo ponto… O facto de ter perdido contra outras mulheres não quer dizer nada. Acredito que 99,9% do pessoal que aqui comenta na Tasca perderia um combate de boxe contra as mulheres que estavam nos Campeonatos do Mundo e nos JO… E isso não faz de vocês mulheres!
O critério é ser mulher biológica para competir no desporto feminino. Ninguém no mundo me convencerá que uma pessoa que nasce com cromossomas XY é uma mulher biológica, enquanto a biologia não mudar a definição do que é uma mulher!
6 Agosto, 2024 at 2:23
“Nota Importante: na Argélia, a homossexualidade, o travestismo e a transexualidade são considerados crime…”
Não é para aqui chamado nada disso.
A pessoa foi registada pelos pais como mulher.
Logo, não está em causa nem homossexualidade, nem travestismo, nem transexualidade.
É, para mim que já li muito sobre o assunto, um caso nítido de erro de registo mas na boa fé. Pareceu-lhes que era uma menina, porque parecia ter pipi, e registaram como menina.
Foi tudo feito de forma inocente, estou absolutamente convicto disso.
A questão só se levanta quando faz os testes de ADN no ano passado…
Apesar de ser uma situação muito complexa, acho que deviam ter assumido o erro, ou simplesmente saído de cena… É muito complexo.
Nem sei se há uma forma de resolver isto sem sofrimento…
5 Agosto, 2024 at 23:05
As poucas vergonhas de Amorim ao SCP e seus sócios e adeptos …
Eliminação pelo LASK Linz … Derrotas com fartura em jogos do campeonato contra os rivais … Finais (Taça, Taça da Liga, Supertaça) perdidas para os rivais … Derrota em Alvalade por 1-5 contra o Ajax …A BIRRA depois de Palhinha e Matheus Nunes terem sido vendidos … Só um “avançado” no plantel 2022/23, que ele dizia ser o melhor avançado portuguÊs … Derrotas copiosas contra o Marselha e outras mais que custaram a eliminação da fase de grupos da Champions, isto depois de ter iniciado o grupo com 2 vitórias inesperadas, sobre Leverkusen e Tottenham … Não utilização de Fatawu na Meia Final da Youth League por jogar 4 minutos contra o Arsenal, impedindo assim o clube de disputar a Final que até poderia ter ganho…
Quando criticado, logo se sai com uma frase do estilo “se tiver que perder 10x” … Ou “o paulinho e o esgaio vieram de braga” … Cenas … De um disfarçudo, sonso, do quero posso e mando … Que só o faz porque tem uma direcção de bananas na mão …
Quanto ao estilo de jogo, DETESTO, tacticamente é inconsequente, não sabe ler o jogo transformado-o a nosso favor através da utilização de substituições … Bolas paradas ofensivas trabalho quase nulo … Ao fim de 4 anos e meio a equipa do SCP defende cada vez pior … Aliás, a equipa NÃO DEFENDE, recua, recua, recua até à linha de fundo … Os jogadores não fazem faltas, daquelas tácticas … Os jogadores raramente disputam a bola com o adversário … Sofrem golos em quase todos os jogos independentemente da valia do oponente, seja de bola parada ou corrida … Quando se apanha em vantagem no marcador manda a equipa recuar de forma patética … Se estiver reduzido a 10 unidades, pura e simplesmente abdica do jogo, pois faz marcha atrás e a equipa quase nem passa o maio campo …
Enfim, podia continuar a escrever páginas sobre este embuste … Mas, perante a obstinada defesa que alguns adeptos do SCP continuam a fazer deste rabolho que, volto a frisar, se está a marimbar para os troféus que o SCP possa conquistar para aumentar o seu palmarés, fiquem aí a gozar as miseráveis exibições, mas sobretudo o gozo dissimulado com que ele trata os adeptos e sócios leoninos, como se ele é que fosse o único esperto e os sócios e adeptos leoninos uns burrinhos à espera da palha e das cenouras para engolirem quase sem mastigar…
5 Agosto, 2024 at 23:55
Podes crer.
O Amorim é mesmo mau .
Prova privada diso é que ganhou só dois campeonatos em quatro.
Devia ter ganho pelo menos cinco ou seis campeonatos.
Amorim rua….
6 Agosto, 2024 at 1:58
És um exagerado, Xupa, e perdes muita credibilidade em algumas criticas que fazes porque levas tudo a eito e parece que não se aproveita nada – o que, obviamente, não é verdade, nem está lá perto.
O gajo tem erros, alguns difíceis de entender, é verdade, mas tem 5 anos disto, dos quais 4,5 anos no Sporting. É normal que faça a sua merda.
Mas, caramba, o gajo ganhou 2 campeonatos, ganhou 3 TL, 1 Supertaça… Não é esse coitadinho incompetente que tu falas… Deves estar a confundir com o Pontes ou com o Silas…
Tem lá calma.
Eu estou fodido com o gajo e acho que foi ele que perdeu aquele jogo no Sábado. Um jogo que devia ter sido impossível de perder, e ele perdeu-o.
Agora, não é tudo uma merda, caralho!
5 Agosto, 2024 at 23:12
Eh pá..
O Xupa não está bem. Os amigos têm de ajudá-lo , é um imperativo moral.
5 Agosto, 2024 at 23:16
Incha Pacheco!
5 Agosto, 2024 at 23:52
O cherba,
Amanhã traz um monte de xuxas para ver se acaba a choradeira.
Viúvas choronas, grotescas e sempre á procura de um bode expiatório.
O Inácio saiu na época depois do título. O boloni idem. Estes ditos exigentes já estão a fazer a cama ao Amorim
Os lampiões e tripeiros agradecem…
6 Agosto, 2024 at 0:54
Eu não.
Só quero que Amorim saia se levar com ele o Varandas…
6 Agosto, 2024 at 7:35
E o Zenha. 🙂
6 Agosto, 2024 at 9:38
E o Paulo.
6 Agosto, 2024 at 5:56
Bom dia, rumo ao bicampeonato, a menos que fiquemos sem o nosso Thor.
Boa sorte Panny, obrigado por tudo.
6 Agosto, 2024 at 7:23
Boa sorte Pany.
É duro ver partir atletas que deram tudo pelo nosso símbolo. Ainda para mais atletas que sempre foram o bastião do Sportinguismo.
6 Agosto, 2024 at 7:26
Já só quero ler a crónica do Cherba e enterrar este jogo.
Estou com uma raiva enorme para este jogo de sexta e que se vai estender para o resto da temporada.
Que saibam transformar estas más sensações em combustível para o resto da época.