Eu acho que o que eles querem, e por isso não querem desistir do grego, é um gajo que agora possa jogar com o Gyokeres, e no ano que vem, quando o Gyokeres sair (que é bastante provável), o possa substituir.
Edwards ia à vidinha dele, vinha um verdadeiro extremo/segundo avançado que descaisse para uma das alas ou jogasse mais pelo meio conforme necessário e um defesa esquerdo, só para defender.
A pouco falei aqui na forma como perdemos.
E já ando à muito tempo a encolher-me para dizer a minha opinião sobre qual a razão de termos ganho 2 campeonatos.
Varandas ? Não
Hugo Viana? Não
Ruben Amorim? Não
Anda tudo à volta da mesma razão.
Mas ainda não será hoje que emito a minha opinião.
Mas não se iludam com esses 2 campeonatos. Eu não me iludo.
Primeiro título de Ruben Amorim, poderia ter acontecido o mesmo com Leonardo Jardim, e atenção ao Porto com Vítor Bruno.
O ano passado, consolidação do processo e chegada de Morten e Gyo.
Este ano se Gyokeres ficar, o bi será realidade, o problema é que deve sair e não haverá tempo para o substituir.
Até à saída de Coates defendia que entre Diamonde e Inácio ao ter de vender um venderia sempre Inácio. Hoje já não penso assim, ambos não podem sair.
Temos um problema central que se chama St Juste. Caso estivesse em condições sinceramente não acho que haveria problema, mas ele existe. Mas sinceramente não creio qje seja necessário ir ao mercado. Temos qualidade de sobra aqui. Falta trabalho e coordenação.
Para mim o melhor central pela esquerda é Inácio e depois Matheus Reis. (Em certos jogos até acho melhor qje Inacio).
Central do meio Inácio é o que gosto mais logo de seguido de Diamonde. Inácio é mais inteligente, bkm nas coberturas e defende se bem pelo facto se não ser tão agressivo. Diamonde da outras coisas, nomeadamente a força e o choque. Defensivamente é forte na antecipação. Debast sinceramente acho que para central do meio para já é curto. Eu do que vi gostei. Não tenho dúvida sera um grande reforço. Falta entender o jogo.
Da direita… Aqui há 4 opções. Oh melhor, 3, pqe nao posso contar com St Juste que é o mais completo.
Quaresma se nao jogar em simultâneo com Matheus Reis poderá em muitos jogos ser importante. Debast é para mim aquele que se pode tornar titular majs continuo pela forma como aborda o jogo de frente. E há Diamonde que em jogos de defender mais baixo será importante
Já devem saber.
PSV desiste de St.Just, esta lesão marcou a desistência. Era expectável.
E a partir de agora, vai ser ainda mais difícil.
A jogada de antecipação tinha sido quando o PSV se interessou.
Perdemos essa jogada de antecipação.
No Debast ainda acredito.
Vi nele, coisas menos boas neste jogo da supertaça, mas também vi coisas muito boas contra o Sevilha.
Não é só com o RA, comigo também seria titular contra o Rio Ave .
É aguardar.
No fim, ainda vão contratar o central, desistindo do Ioannidis, dando como desculpa a intransigência do Pana, para poderem ir buscar o central que falta.
Não me admiro mesmo nada.
Tem 210 jogos em todas as competições … Ora 210 x 90 minutos = 18900 minutos de jogo … Este grego disputou 12217 minutos, o que dá um tempo total de 65% nos jogos oficiais que disputou na carreira.
Em termos de golos … Em 210 jogos marcou 54 golos … O que dá cerca de 26% … O que equivale a 1 golo a cada 4 jogos …
O Gyokeres também estava avaliado dentro desses valores…
Epá, toma um calmante.
Tira uma férias, 3 ou 4 dias…
Disparas para todo o lado, está tudo mal, só tu é que estás certo em tudo?
Tem calma.
Foi muito mau, mas já está feito. Não há como voltar a trás.
É ter calma até esta raiva passar, porque nem tudo está mal…
Vamos aguardar e ver o que o Amorim faz para 6ª feira, e o que o Sporting faz até ao fim do mercado… Eu acho que só há dinheiro para o grego, mas vamos ver…
A boxeadora argelina nasceu mulher, sempre foi mulher e continua a ser mulher até hoje…
Durante toda a carreira (e já tem 25 anos), lutou sempre contra outras mulheres e, até há cerca de um ano (no Mundial de 2023), nunca houve qualquer problema com essa sua condição!
Recordo que, até hoje, já foi derrotada por 9 mulheres diferentes…
No Mundial de 2023 surgiu a “dúvida” porque, algumas semanas antes dessa competição, ela derrotou uma atleta russa que, até então, só tinha vitorias…
E onde é que está o problema com esta vitória?
O dito Mundial foi organizado pela IBA que é gerida pela Rússia, tendo inclusive um presidente russo…
Nota Importante: na Argélia, a homossexualidade, o travestismo e a transexualidade são considerados crime…
Não ponho em causa tudo o que está escrito, Serjão.
Mas continuo a questionar aquilo que também foi escrito, que a argelina tem o cromossoma XY e o seu organismo fabrica quantidades anormais de testorona que lhe conferem vantagem sobre qualquer outra mulher que não tenha nascido com a mesma característica genética.
O que também não significa que não possa perder com outras mulheres pois mesmo o boxe não é determinado apenas pela força.
Meu filho praticou jiu jitsu e muitas vezes, em torneios, haviam raparigas a derrotarem rapazes com estatura e peso semelhantes.
Então a Imane, cujo organismo produz testosterona acima da média das outras mulheres mas abaixo da média dos homens, e apesar de ter nascido mulher, devia combater contra quem? Homens?
Não me cabe a mim dizer com quem deve ou não competir.
Eu apenas constato que tem uma vantagem pelo facto de produzir mais testosterona que as outras não têm, acreditando no que dizem.
Pessoalmente gosto que os atletas possam lutar com as mesmas armas, em igualdade de condições, e como já expliquei, não sei se é o caso aqui.
A testosterona é importante para as mulheres e assim como existem tratamentos para aumento da testosterona nas que tem níveis muito baixos, também existem tratamentos para reduzir os níveis de testoterona em mulheres para quem a voz e pelosidade masculina incomodam.
Talvez a argelina pudesse ou possa fazer essa redução à níveis semelhantes das outras atletas, não sei…
Explica-me, como é que uma pessoa nasce com XY e nasce mulher… Para ver se entendo…
Não nasceu mulher. Foi registada como mulher.
É outra coisa!
A CS é que diz que nasceu como mulher, porque está registada à nascença como mulher. Mas se tem cromossomas XY, expliquem lá como é que é mulher?
E tem mais uma coisa.
A pessoa podia recorrer da decisão, fazer novo teste ADN e ver o resultado, que depois seria tornado publico. O 1º teste não foi tornado publico mas foi dito que foi eliminada por falhar o teste que comprovaria que era mulher – obviamente o teste ADN.
Não o quis fazer.
Ora, se é mulher, se tem cromossomas XX, porque não fez o teste?
Eu sei que tu tens a mania de esperto e de que sabes sempre mais do que os outros e, por isso, vou fazer o meu último comentário sobre isto porque não me apetece discutir com pessoas assim…
Ter cromossomas XY (como tu dizes) é muito diferente de ter cromossomas XXY (que é o que a Imane tem)!!!
Os testes que ela supostamente reprovou, foram feitos pela IBA (associação russa com presidente russo e que só veio à baila depois da Imane ter vencido uma atleta russa invencível até então) e nunca foram mostrados publicamente…
Por último, antes dos Jogos Olímpicos, todas as atletas foram submetidas a testes de testosterona e os valores da Imane estavam dentro dos valores legais…
Eu não tenho mania nenhuma. Nem de que sei tudo – que obviamente não sei eu, nem sabe ninguém.
Dou-me é ao trabalho de me informar sobre os assuntos e coloco aqui a minha opinião fundada com aquilo que encontrei.
Tenho aqui falado bastante sobre o assunto – provavelmente fui até o que falei mais, ainda que isso, por si só não valha como argumento para eu ter razão, como é evidente! – e tenho colocado aqui tudo o que encontrei, seja no caso em particular, seja neste tipo de casos no geral.
Já “gastei” uma 8 a 10 horas a ler e ver coisas sobre o assunto – e digo “gastei” no sentido de ter demorado esse tempo a consumir informação sobre isto, porque para mim nem se gasta tempo a aprendermos algo, é antes um bem, um benefício – e tudo o que disse aqui são cenas que vi ou li sobre o assunto.
É a 1ª vez que vejo alguém falar em cromossomas XXY neste caso.
Mas, supondo que é assim, continua a não ser uma mulher biológica porque uma mulher biológica tem cromossomas XX e mais nada. Portanto, quando dizes “nasceu mulher” é mentira.
Depois, e partindo do principio que a pessoa não fez nenhum tratamento, basta olhar para a pessoa para se perceber que tudo ali é “homem”: altura, corpo, braços, pernas, cara.
Acresce a isto que o argumento usado pelo COI – “no passaporte diz que é mulher” – é absolutamente estúpido, irrelevante, não tem nada de objectivo ou cientifico para provar que é mulher.
No mínimo, dada a controvérsia, fazia-se o teste ADN para tirar tudo a limpo – coisa que a pessoa disse que iria fazer, na altura do Campeonato do Mundo e depois não fez.
Portanto, aquilo que eu defendi, que foi que estas pessoas deviam era participar nos Jogos Paralímpicos, é o que mantenho nesta altura, mesmo se for verdade que tem cromossomas XXY – que, repito, é uma informação que não vi em artigo nenhum e eu vi mais de 20 artigos de base diferente, o que quer dizer que nem conto com artigos que têm por base um outro artigo escrito que depois serve para várias publicações. E, ou isso apareceu entre ontem à noite e hoje, ou não estou a ver como é que isso me passou despercebido – ainda que possa ter acontecido.
De qualquer maneira, para a minha opinião, é irrelevante porque a minha opinião tem os seguintes fundamentos:
a) a pessoa foi registada como menina porque parecia uma menina
b) isso foi feito de boa fé
c) viveu como menina a vida toda
d) ninguém achou estranho que no crescimento se parecesse com um rapaz e não com uma rapariga – é questionável mas enfim, não será caso único
e) competiu como menina porque é isso que a documentação diz que é
f) só em 2023, no Mundial, se levantaram duvidas – tu dizes que foi porque ganhou a uma russa, eu digo que várias atletas levantaram duvidas sobre o género em causa
g) o que dizem é que falhou os testes de género – há declarações dum responsável que diz ter cromossomas XY, tu dizes que tem cromossomas XXY. Em ambos os casos não é uma mulher biológica, no que em termos biológicos se define ser uma mulher!
h) a partir daqui já não há a presunção de boa fé ou inocência, ainda que seja compreensível que se trata dum assunto complicado para as pessoas. Em termos de justiça, não sendo uma mulher biológica as mulheres biológicas podem questionar a sua participação na competição, até porque tendo a parte masculina durante o desenvolvimento do corto, tudo o que são as características dos homens vão-se desenvolver e isso dar-lhe-á vantagem competitiva.
Isto é uma discussão aberta e compreensível, porque realmente o tema é complexo e levanta muitas duvidas. Não é igual a discutir se um Trans que passou de homem para mulher pode competir com mulheres ou não, ainda que tenha uma parte igual, que é a vantagem competitiva de quem se desenvolve na puberdade como homem em vez de se desenvolver como mulher – e é por isso que certas Federações dizem que aceitam quem faz a transição antes da puberdade, e já passa esse período do desenvolvimento como mulher. Eu continuo a questionar isto, e acho que deviam participar nos Jogos Paralímpicos num escalão próprio, mas é só a minha opinião.
Agora, meu caso, o que tu pensas de mim é-me irrelevante. Não me conheces de lado nenhum, não sabes nada da minha vida, o que fiz, o que deixei de fazer, etc… Não concordas, tudo bem. Mostra isso e argumenta. Não precisas de dizer merdas que não sabes de alguém que não conheces, quando se debatem e argumentam cenas minimamente sérias, porque dizeres que “eu tenho a mania” não é argumento nenhum!
E, como vês, mesmo com o teu argumento – que não vi em lado nenhum mas aceito como argumento – continuo a achar o mesmo e argumento porque o faço, em vez de dizer que “tens a mania”…
O vídeo que eu deixei aqui, duma médica a falar nestes casos, é suficientemente claro para se perceber que há vantagem desportiva. Não queres ver isso – vá-se lá saber porquê – é contigo.
Só para terminar, os testes feitos antes dos JO podem dar valores legais porque se tomou algo para darem valores legais. Com certeza sabes disso, como qualquer adulto que segue o desporto sabe hoje em dia… O Lance Armstrong também dava sempre valores legais, não era? E isso impediu-o de fazer batota e ter vantagem sobre a concorrência?
Eu acredito que, até haver este problema em 2023, nem nunca se pensou em contornar o que era o normal na pessoa. Toda a gente julgava que era realmente uma mulher. A partir do momento em que surgem duvidas, em que surgem testes, é natural, se não é biologicamente XX, que faça algo para manter sempre os valores normais apresentados pelo XX…
Por isso eu disse que até 2023 foi tudo na boa fé. Daí para cá é tudo discutível e merecia uma analise profunda. E o mais ridículo é o COI dizer que os testes foram subjectivos, ou lá o que foi, e apresentar como argumento que no passaporte diz que é mulher e isso chega.
E defenderem esta merda é que me deixa estupefacto, mas cada um defende o que quer…
Só mais um detalhe, que fazes questão de colocar como argumentação para enganar quem te lê…
Os testes feitos em 2023 foram mandados fazer pela IBA, que é quem regula o Boxe, mas não foram eles a fazê-los. Foram feitos num laboratório supostamente independente, como os teste que o COI manda fazer são feitos num laboratório supostamente independente, como os testes que a 1ª Liga manda fazer são feitos num laboratório supostamente independente.
Não tens qualquer prova que tenham sido adulterado, como o COI não tem, ou tinha exposto isso porque andam em guerra há anos. Qualquer pessoa sabes que estes organismos andam sempre em luta para ver quem tem mais poder e decide sobre os outros.
Os resultados não são divulgados porque são obviamente confidenciais e só o próprio atleta os pode divulgar. Não se mantiveram privados para esconder algo, que é o que tu insinuas quando trazes este detalhe como argumento.
Podias ter dito que a atleta disse que ia recorrer e fazer novo teste, e depois não fez… Isso é mais relevante do que o resultado ser confidencial, mas ficaste caladinho.
Vais encontrar que há pessoas que à nascença, só por olhar para o bebé, não se consegue perceber se é menina ou menino, e que há pessoas que, não sendo evidente, às vezes parece um pipi um pouco estranho e outra uma pila um pouco estranha.
Essas pessoas, num país civilizado, fazem um teste ADN para ver que cromossomas têm e então, com o resultado é, é que se diz se são menino ou menina – portanto, com base nos cromossomas que têm. Biologicamente, são os cromossomas que tens que te definem como masculino ou feminino, sendo que, por defeitos de formação, há casos raros em que és XY mas tens vagina e útero (que não funciona), tal como tens testículos que não vem para fora do corpo, como em nós os que somos, digamos, normais. Há ainda casos em que tens vagina e pénis visível – hermafroditas! Acontece o mesmo com pessoas com os cromossomas XX – acontecem deformações também, sendo até a maioria dos casos de hermafroditas – muito mais que com XY.
Esta pessoa nasceu com o que parecia ser uma vagina, por isso foi registada como mulher, e fez a vida toda como mulher.
Só quando a IBA obrigou as “duas” finalistas a fazer um teste para despistagem para se confirmar que eram mulheres é que se soube que “ambas”, apesar de terem sido dadas como mulheres a vida toda tinham cromossomas XY, portanto eram homens.
Estas pessoas intersexo XY, têm testículos na mesma, mas não estão expostos, como os nossos. Mas funcionam e passam a vida a produzir testosterona como num homem normal. Passam a puberdade – que para efeitos do desporto é uma fase onde se criam as grandes diferenças entre homens e mulheres – a produzir testosterona como acontece com qualquer homem.
Ficam com mais força, ficam com mais velocidade, ficam mais musculados, ficam com mais reflexos, ficam com membros maiores e mais altura, ficam com maior densidade óssea, etc.
É perfeitamente normal que tendo nascido num país não muito evoluído, longe das grandes cidades, com dificuldades económicas, se tenha assumido a criança como feminina e não se tenha ido para o que seria o indicado: fazer o teste de ADN.
A pessoa não tem culpa, como os pais não têm culpa.
São cenas que acontecem onde as condições de vida estão longe das ideais e que nós, uns privilegiados temos e damos como normais.
Portanto, é absolutamente normal que tenha vivido a vida toda como mulher, mas não é isso que faz a pessoa ser uma mulher. O que faz uma pessoa ser uma mulher, ou homem, é o que geneticamente te diz, pelo que se sabe da ciência, que é uma mulher ou um homem: XX, és mulher; XY és homem.
O facto da pessoa ter vivido a vida toda como mulher – erradamente na minha opinião, e de tanta gente, uma vez que se sabe que nasceu com cromossomas XY – não faz dela uma mulher. Esse critério não existe.
Um exemplo que todos conhecemos, da literatura… O Tarzan viveu toda a vida entre macacos, como um macaco, até ser encontrado já adulto. Se o caso fosse real, ele era um macaco ou era realmente um ser humano masculino?
Um gajo olha para os 2 finalistas do boxe, e o que vê ali são 2 homens. Nitidamente. Tudo neles são características de homens. O que é até normal pois ambos ser desenvolveram através do que os cromossomas XY indiciam, e não como os cromossomas XX, que não têm, os fariam desenvolver-se.
Já li dezenas de artigos, entrevistas e vi vídeos sobre o tema – médicos a falar destes casos principalmente!
Deixo aqui um deles onde se explica de forma sucinta o que se passa…
Depois de tudo o que li, o que me parece é que estas pessoas deviam era estar a competir nos Paralímpicos porque estão fora do padrão normal da pessoa normal.
Não têm culpa de ter nascido assim – no caso da argelina é claro que não tem culpa de ter sido erradamente registada como mulher!
Agora, todas as mulheres que competiam na mesma categoria também não têm culpa e merecem uma competição justa.
Um ultimo ponto… O facto de ter perdido contra outras mulheres não quer dizer nada. Acredito que 99,9% do pessoal que aqui comenta na Tasca perderia um combate de boxe contra as mulheres que estavam nos Campeonatos do Mundo e nos JO… E isso não faz de vocês mulheres!
O critério é ser mulher biológica para competir no desporto feminino. Ninguém no mundo me convencerá que uma pessoa que nasce com cromossomas XY é uma mulher biológica, enquanto a biologia não mudar a definição do que é uma mulher!
“Nota Importante: na Argélia, a homossexualidade, o travestismo e a transexualidade são considerados crime…”
Não é para aqui chamado nada disso.
A pessoa foi registada pelos pais como mulher.
Logo, não está em causa nem homossexualidade, nem travestismo, nem transexualidade.
É, para mim que já li muito sobre o assunto, um caso nítido de erro de registo mas na boa fé. Pareceu-lhes que era uma menina, porque parecia ter pipi, e registaram como menina.
Foi tudo feito de forma inocente, estou absolutamente convicto disso.
A questão só se levanta quando faz os testes de ADN no ano passado…
Apesar de ser uma situação muito complexa, acho que deviam ter assumido o erro, ou simplesmente saído de cena… É muito complexo.
Nem sei se há uma forma de resolver isto sem sofrimento…
As poucas vergonhas de Amorim ao SCP e seus sócios e adeptos …
Eliminação pelo LASK Linz … Derrotas com fartura em jogos do campeonato contra os rivais … Finais (Taça, Taça da Liga, Supertaça) perdidas para os rivais … Derrota em Alvalade por 1-5 contra o Ajax …A BIRRA depois de Palhinha e Matheus Nunes terem sido vendidos … Só um “avançado” no plantel 2022/23, que ele dizia ser o melhor avançado portuguÊs … Derrotas copiosas contra o Marselha e outras mais que custaram a eliminação da fase de grupos da Champions, isto depois de ter iniciado o grupo com 2 vitórias inesperadas, sobre Leverkusen e Tottenham … Não utilização de Fatawu na Meia Final da Youth League por jogar 4 minutos contra o Arsenal, impedindo assim o clube de disputar a Final que até poderia ter ganho…
Quando criticado, logo se sai com uma frase do estilo “se tiver que perder 10x” … Ou “o paulinho e o esgaio vieram de braga” … Cenas … De um disfarçudo, sonso, do quero posso e mando … Que só o faz porque tem uma direcção de bananas na mão …
Quanto ao estilo de jogo, DETESTO, tacticamente é inconsequente, não sabe ler o jogo transformado-o a nosso favor através da utilização de substituições … Bolas paradas ofensivas trabalho quase nulo … Ao fim de 4 anos e meio a equipa do SCP defende cada vez pior … Aliás, a equipa NÃO DEFENDE, recua, recua, recua até à linha de fundo … Os jogadores não fazem faltas, daquelas tácticas … Os jogadores raramente disputam a bola com o adversário … Sofrem golos em quase todos os jogos independentemente da valia do oponente, seja de bola parada ou corrida … Quando se apanha em vantagem no marcador manda a equipa recuar de forma patética … Se estiver reduzido a 10 unidades, pura e simplesmente abdica do jogo, pois faz marcha atrás e a equipa quase nem passa o maio campo …
Enfim, podia continuar a escrever páginas sobre este embuste … Mas, perante a obstinada defesa que alguns adeptos do SCP continuam a fazer deste rabolho que, volto a frisar, se está a marimbar para os troféus que o SCP possa conquistar para aumentar o seu palmarés, fiquem aí a gozar as miseráveis exibições, mas sobretudo o gozo dissimulado com que ele trata os adeptos e sócios leoninos, como se ele é que fosse o único esperto e os sócios e adeptos leoninos uns burrinhos à espera da palha e das cenouras para engolirem quase sem mastigar…
És um exagerado, Xupa, e perdes muita credibilidade em algumas criticas que fazes porque levas tudo a eito e parece que não se aproveita nada – o que, obviamente, não é verdade, nem está lá perto.
O gajo tem erros, alguns difíceis de entender, é verdade, mas tem 5 anos disto, dos quais 4,5 anos no Sporting. É normal que faça a sua merda.
Mas, caramba, o gajo ganhou 2 campeonatos, ganhou 3 TL, 1 Supertaça… Não é esse coitadinho incompetente que tu falas… Deves estar a confundir com o Pontes ou com o Silas…
Tem lá calma.
Eu estou fodido com o gajo e acho que foi ele que perdeu aquele jogo no Sábado. Um jogo que devia ter sido impossível de perder, e ele perdeu-o.
Agora, não é tudo uma merda, caralho!
5 Agosto, 2024 at 18:47
No programa “Mercado” da CMTV até apelidam o Rubão de Fanfarrão!
5 Agosto, 2024 at 19:33
Porra…
Se eu percebo como é que alguém perde tempo a ver essa merda. Com tanta coisa boa para ver…
Tempo a mais e mau gosto …
5 Agosto, 2024 at 18:51
Ao invés de 25 M pelo grego, não dá para arranjar dois jogadores pelo mesmo valor?
Um avançado e um extremo. Dois extremos, se conseguimos vender o Edwards.
Por outro lado e porque parece que não há olhos para mais ninguém, não me sai da ideia que será mais para substituir Gyokeres.
5 Agosto, 2024 at 19:44
Eu acho que o que eles querem, e por isso não querem desistir do grego, é um gajo que agora possa jogar com o Gyokeres, e no ano que vem, quando o Gyokeres sair (que é bastante provável), o possa substituir.
5 Agosto, 2024 at 18:55
E que se fosse em Inglaterra Nuno Santos pelo acto irreflectido apanhava 10 jogos de castigo!
5 Agosto, 2024 at 19:13
Edwards ia à vidinha dele, vinha um verdadeiro extremo/segundo avançado que descaisse para uma das alas ou jogasse mais pelo meio conforme necessário e um defesa esquerdo, só para defender.
3-4-3
Kova
Geny, Quaresma, Diomande, Inácio, Defesa esquerdo
Huljmand Bragança/Morita
Extremo Gyokeres Pote
3-5-2
Kova
Fresneda Quaresma, Diomande, Inacio, Nuno Santos
Huljmand Bragança/Morita Mateus/Pote
Pote/avançado Gyokeres
3-4-3
Kova
Geny, Quaresma, Diomande, Inácio, Defesa Esquerdo
Huljmand Morita/Bragança
Pote Gyokeres Nuno Santos
5 Agosto, 2024 at 19:40
A pouco falei aqui na forma como perdemos.
E já ando à muito tempo a encolher-me para dizer a minha opinião sobre qual a razão de termos ganho 2 campeonatos.
Varandas ? Não
Hugo Viana? Não
Ruben Amorim? Não
Anda tudo à volta da mesma razão.
Mas ainda não será hoje que emito a minha opinião.
Mas não se iludam com esses 2 campeonatos. Eu não me iludo.
5 Agosto, 2024 at 19:56
És tu Otávio Machado?
Z
5 Agosto, 2024 at 20:20
Primeiro título de Ruben Amorim, poderia ter acontecido o mesmo com Leonardo Jardim, e atenção ao Porto com Vítor Bruno.
O ano passado, consolidação do processo e chegada de Morten e Gyo.
Este ano se Gyokeres ficar, o bi será realidade, o problema é que deve sair e não haverá tempo para o substituir.
5 Agosto, 2024 at 21:10
Até à saída de Coates defendia que entre Diamonde e Inácio ao ter de vender um venderia sempre Inácio. Hoje já não penso assim, ambos não podem sair.
Temos um problema central que se chama St Juste. Caso estivesse em condições sinceramente não acho que haveria problema, mas ele existe. Mas sinceramente não creio qje seja necessário ir ao mercado. Temos qualidade de sobra aqui. Falta trabalho e coordenação.
Para mim o melhor central pela esquerda é Inácio e depois Matheus Reis. (Em certos jogos até acho melhor qje Inacio).
Central do meio Inácio é o que gosto mais logo de seguido de Diamonde. Inácio é mais inteligente, bkm nas coberturas e defende se bem pelo facto se não ser tão agressivo. Diamonde da outras coisas, nomeadamente a força e o choque. Defensivamente é forte na antecipação. Debast sinceramente acho que para central do meio para já é curto. Eu do que vi gostei. Não tenho dúvida sera um grande reforço. Falta entender o jogo.
Da direita… Aqui há 4 opções. Oh melhor, 3, pqe nao posso contar com St Juste que é o mais completo.
Quaresma se nao jogar em simultâneo com Matheus Reis poderá em muitos jogos ser importante. Debast é para mim aquele que se pode tornar titular majs continuo pela forma como aborda o jogo de frente. E há Diamonde que em jogos de defender mais baixo será importante
Posto isto, com o Rio Ave eu ia com:
Kova
Debast – Diamonde – Inácio
Quenda – Hujlmand – Morita – Matheus
Trincao – Gyo – Pote
5 Agosto, 2024 at 21:24
Já devem saber.
PSV desiste de St.Just, esta lesão marcou a desistência. Era expectável.
E a partir de agora, vai ser ainda mais difícil.
A jogada de antecipação tinha sido quando o PSV se interessou.
Perdemos essa jogada de antecipação.
5 Agosto, 2024 at 21:36
Mais uma teimosia do Amorim.
5 Agosto, 2024 at 21:29
No Debast ainda acredito.
Vi nele, coisas menos boas neste jogo da supertaça, mas também vi coisas muito boas contra o Sevilha.
Não é só com o RA, comigo também seria titular contra o Rio Ave .
É aguardar.
5 Agosto, 2024 at 21:45
Por mim, contra o Rio Ave a equipa seria esta :
Israel (sei que vai ser Kova)
Diamond, Debast e G. Inácio
Catamo, Hjulmand, Morita e N. Santos
Trincão, Gyokeres e Pote
5 Agosto, 2024 at 22:29
O Nuno Santos está … lesionado …
5 Agosto, 2024 at 23:11
É fácil, sai o Nuno entra o M. Reis.
5 Agosto, 2024 at 21:49
Só perdoarei ao Amorim e à equipa, neos-pseudo-craques incluídos está derrota HUMILHANTE na supertaça
Se me trouxerem o troféu de bi-campeão.
Nada menos que isso.
Exigência.
É o que falta ao Sporting Clube de Portugal.
Somos campeões portugueses. Temos que jogar todos os jogos como tal.
5 Agosto, 2024 at 21:53
No fim, ainda vão contratar o central, desistindo do Ioannidis, dando como desculpa a intransigência do Pana, para poderem ir buscar o central que falta.
Não me admiro mesmo nada.
5 Agosto, 2024 at 22:39
O tal grego, Ioannidis …
Tem 210 jogos em todas as competições … Ora 210 x 90 minutos = 18900 minutos de jogo … Este grego disputou 12217 minutos, o que dá um tempo total de 65% nos jogos oficiais que disputou na carreira.
Em termos de golos … Em 210 jogos marcou 54 golos … O que dá cerca de 26% … O que equivale a 1 golo a cada 4 jogos …
Está neste momento avaliado em 13 Milhões de € … https://www.transfermarkt.com/fotis-ioannidis/profil/spieler/532444
Mas este “negócio” interessa a quem?!?
6 Agosto, 2024 at 2:15
O Gyokeres também estava avaliado dentro desses valores…
Epá, toma um calmante.
Tira uma férias, 3 ou 4 dias…
Disparas para todo o lado, está tudo mal, só tu é que estás certo em tudo?
Tem calma.
Foi muito mau, mas já está feito. Não há como voltar a trás.
É ter calma até esta raiva passar, porque nem tudo está mal…
Vamos aguardar e ver o que o Amorim faz para 6ª feira, e o que o Sporting faz até ao fim do mercado… Eu acho que só há dinheiro para o grego, mas vamos ver…
5 Agosto, 2024 at 22:46
A falar do jogo no canal 11, como o Vitor Bruno comeu o Ruben de cebolada e todos os erros de posicionamento dos defesas a 4… Muito bom
6 Agosto, 2024 at 2:16
Afinal sempre comeu o Amorim de cebolada?
Estavam aqui a dizer que não… 🙂
5 Agosto, 2024 at 22:49
A polémica sobre Imane Khelif…
A boxeadora argelina nasceu mulher, sempre foi mulher e continua a ser mulher até hoje…
Durante toda a carreira (e já tem 25 anos), lutou sempre contra outras mulheres e, até há cerca de um ano (no Mundial de 2023), nunca houve qualquer problema com essa sua condição!
Recordo que, até hoje, já foi derrotada por 9 mulheres diferentes…
No Mundial de 2023 surgiu a “dúvida” porque, algumas semanas antes dessa competição, ela derrotou uma atleta russa que, até então, só tinha vitorias…
E onde é que está o problema com esta vitória?
O dito Mundial foi organizado pela IBA que é gerida pela Rússia, tendo inclusive um presidente russo…
Nota Importante: na Argélia, a homossexualidade, o travestismo e a transexualidade são considerados crime…
5 Agosto, 2024 at 23:14
Não ponho em causa tudo o que está escrito, Serjão.
Mas continuo a questionar aquilo que também foi escrito, que a argelina tem o cromossoma XY e o seu organismo fabrica quantidades anormais de testorona que lhe conferem vantagem sobre qualquer outra mulher que não tenha nascido com a mesma característica genética.
O que também não significa que não possa perder com outras mulheres pois mesmo o boxe não é determinado apenas pela força.
Meu filho praticou jiu jitsu e muitas vezes, em torneios, haviam raparigas a derrotarem rapazes com estatura e peso semelhantes.
Eu de certeza levava um encherto da argelina… 🙂
5 Agosto, 2024 at 23:23
Então a Imane, cujo organismo produz testosterona acima da média das outras mulheres mas abaixo da média dos homens, e apesar de ter nascido mulher, devia combater contra quem? Homens?
6 Agosto, 2024 at 0:50
Não me cabe a mim dizer com quem deve ou não competir.
Eu apenas constato que tem uma vantagem pelo facto de produzir mais testosterona que as outras não têm, acreditando no que dizem.
Pessoalmente gosto que os atletas possam lutar com as mesmas armas, em igualdade de condições, e como já expliquei, não sei se é o caso aqui.
A testosterona é importante para as mulheres e assim como existem tratamentos para aumento da testosterona nas que tem níveis muito baixos, também existem tratamentos para reduzir os níveis de testoterona em mulheres para quem a voz e pelosidade masculina incomodam.
Talvez a argelina pudesse ou possa fazer essa redução à níveis semelhantes das outras atletas, não sei…
6 Agosto, 2024 at 1:50
Explica-me, como é que uma pessoa nasce com XY e nasce mulher… Para ver se entendo…
Não nasceu mulher. Foi registada como mulher.
É outra coisa!
A CS é que diz que nasceu como mulher, porque está registada à nascença como mulher. Mas se tem cromossomas XY, expliquem lá como é que é mulher?
E tem mais uma coisa.
A pessoa podia recorrer da decisão, fazer novo teste ADN e ver o resultado, que depois seria tornado publico. O 1º teste não foi tornado publico mas foi dito que foi eliminada por falhar o teste que comprovaria que era mulher – obviamente o teste ADN.
Não o quis fazer.
Ora, se é mulher, se tem cromossomas XX, porque não fez o teste?
6 Agosto, 2024 at 14:08
Eu sei que tu tens a mania de esperto e de que sabes sempre mais do que os outros e, por isso, vou fazer o meu último comentário sobre isto porque não me apetece discutir com pessoas assim…
Ter cromossomas XY (como tu dizes) é muito diferente de ter cromossomas XXY (que é o que a Imane tem)!!!
Os testes que ela supostamente reprovou, foram feitos pela IBA (associação russa com presidente russo e que só veio à baila depois da Imane ter vencido uma atleta russa invencível até então) e nunca foram mostrados publicamente…
Por último, antes dos Jogos Olímpicos, todas as atletas foram submetidas a testes de testosterona e os valores da Imane estavam dentro dos valores legais…
6 Agosto, 2024 at 16:02
Pronto, lá vem o ataque pessoal…
Eu não tenho mania nenhuma. Nem de que sei tudo – que obviamente não sei eu, nem sabe ninguém.
Dou-me é ao trabalho de me informar sobre os assuntos e coloco aqui a minha opinião fundada com aquilo que encontrei.
Tenho aqui falado bastante sobre o assunto – provavelmente fui até o que falei mais, ainda que isso, por si só não valha como argumento para eu ter razão, como é evidente! – e tenho colocado aqui tudo o que encontrei, seja no caso em particular, seja neste tipo de casos no geral.
Já “gastei” uma 8 a 10 horas a ler e ver coisas sobre o assunto – e digo “gastei” no sentido de ter demorado esse tempo a consumir informação sobre isto, porque para mim nem se gasta tempo a aprendermos algo, é antes um bem, um benefício – e tudo o que disse aqui são cenas que vi ou li sobre o assunto.
É a 1ª vez que vejo alguém falar em cromossomas XXY neste caso.
Mas, supondo que é assim, continua a não ser uma mulher biológica porque uma mulher biológica tem cromossomas XX e mais nada. Portanto, quando dizes “nasceu mulher” é mentira.
Depois, e partindo do principio que a pessoa não fez nenhum tratamento, basta olhar para a pessoa para se perceber que tudo ali é “homem”: altura, corpo, braços, pernas, cara.
Acresce a isto que o argumento usado pelo COI – “no passaporte diz que é mulher” – é absolutamente estúpido, irrelevante, não tem nada de objectivo ou cientifico para provar que é mulher.
No mínimo, dada a controvérsia, fazia-se o teste ADN para tirar tudo a limpo – coisa que a pessoa disse que iria fazer, na altura do Campeonato do Mundo e depois não fez.
Portanto, aquilo que eu defendi, que foi que estas pessoas deviam era participar nos Jogos Paralímpicos, é o que mantenho nesta altura, mesmo se for verdade que tem cromossomas XXY – que, repito, é uma informação que não vi em artigo nenhum e eu vi mais de 20 artigos de base diferente, o que quer dizer que nem conto com artigos que têm por base um outro artigo escrito que depois serve para várias publicações. E, ou isso apareceu entre ontem à noite e hoje, ou não estou a ver como é que isso me passou despercebido – ainda que possa ter acontecido.
De qualquer maneira, para a minha opinião, é irrelevante porque a minha opinião tem os seguintes fundamentos:
a) a pessoa foi registada como menina porque parecia uma menina
b) isso foi feito de boa fé
c) viveu como menina a vida toda
d) ninguém achou estranho que no crescimento se parecesse com um rapaz e não com uma rapariga – é questionável mas enfim, não será caso único
e) competiu como menina porque é isso que a documentação diz que é
f) só em 2023, no Mundial, se levantaram duvidas – tu dizes que foi porque ganhou a uma russa, eu digo que várias atletas levantaram duvidas sobre o género em causa
g) o que dizem é que falhou os testes de género – há declarações dum responsável que diz ter cromossomas XY, tu dizes que tem cromossomas XXY. Em ambos os casos não é uma mulher biológica, no que em termos biológicos se define ser uma mulher!
h) a partir daqui já não há a presunção de boa fé ou inocência, ainda que seja compreensível que se trata dum assunto complicado para as pessoas. Em termos de justiça, não sendo uma mulher biológica as mulheres biológicas podem questionar a sua participação na competição, até porque tendo a parte masculina durante o desenvolvimento do corto, tudo o que são as características dos homens vão-se desenvolver e isso dar-lhe-á vantagem competitiva.
Isto é uma discussão aberta e compreensível, porque realmente o tema é complexo e levanta muitas duvidas. Não é igual a discutir se um Trans que passou de homem para mulher pode competir com mulheres ou não, ainda que tenha uma parte igual, que é a vantagem competitiva de quem se desenvolve na puberdade como homem em vez de se desenvolver como mulher – e é por isso que certas Federações dizem que aceitam quem faz a transição antes da puberdade, e já passa esse período do desenvolvimento como mulher. Eu continuo a questionar isto, e acho que deviam participar nos Jogos Paralímpicos num escalão próprio, mas é só a minha opinião.
Agora, meu caso, o que tu pensas de mim é-me irrelevante. Não me conheces de lado nenhum, não sabes nada da minha vida, o que fiz, o que deixei de fazer, etc… Não concordas, tudo bem. Mostra isso e argumenta. Não precisas de dizer merdas que não sabes de alguém que não conheces, quando se debatem e argumentam cenas minimamente sérias, porque dizeres que “eu tenho a mania” não é argumento nenhum!
E, como vês, mesmo com o teu argumento – que não vi em lado nenhum mas aceito como argumento – continuo a achar o mesmo e argumento porque o faço, em vez de dizer que “tens a mania”…
O vídeo que eu deixei aqui, duma médica a falar nestes casos, é suficientemente claro para se perceber que há vantagem desportiva. Não queres ver isso – vá-se lá saber porquê – é contigo.
Só para terminar, os testes feitos antes dos JO podem dar valores legais porque se tomou algo para darem valores legais. Com certeza sabes disso, como qualquer adulto que segue o desporto sabe hoje em dia… O Lance Armstrong também dava sempre valores legais, não era? E isso impediu-o de fazer batota e ter vantagem sobre a concorrência?
Eu acredito que, até haver este problema em 2023, nem nunca se pensou em contornar o que era o normal na pessoa. Toda a gente julgava que era realmente uma mulher. A partir do momento em que surgem duvidas, em que surgem testes, é natural, se não é biologicamente XX, que faça algo para manter sempre os valores normais apresentados pelo XX…
Por isso eu disse que até 2023 foi tudo na boa fé. Daí para cá é tudo discutível e merecia uma analise profunda. E o mais ridículo é o COI dizer que os testes foram subjectivos, ou lá o que foi, e apresentar como argumento que no passaporte diz que é mulher e isso chega.
E defenderem esta merda é que me deixa estupefacto, mas cada um defende o que quer…
6 Agosto, 2024 at 16:15
Só mais um detalhe, que fazes questão de colocar como argumentação para enganar quem te lê…
Os testes feitos em 2023 foram mandados fazer pela IBA, que é quem regula o Boxe, mas não foram eles a fazê-los. Foram feitos num laboratório supostamente independente, como os teste que o COI manda fazer são feitos num laboratório supostamente independente, como os testes que a 1ª Liga manda fazer são feitos num laboratório supostamente independente.
Não tens qualquer prova que tenham sido adulterado, como o COI não tem, ou tinha exposto isso porque andam em guerra há anos. Qualquer pessoa sabes que estes organismos andam sempre em luta para ver quem tem mais poder e decide sobre os outros.
Os resultados não são divulgados porque são obviamente confidenciais e só o próprio atleta os pode divulgar. Não se mantiveram privados para esconder algo, que é o que tu insinuas quando trazes este detalhe como argumento.
Podias ter dito que a atleta disse que ia recorrer e fazer novo teste, e depois não fez… Isso é mais relevante do que o resultado ser confidencial, mas ficaste caladinho.
E depois o esperto sou eu…
6 Agosto, 2024 at 2:25
Do argelino, queres tu dizer…
E levavas da italiana, e isso não te faz mulher, acho eu… Ou, para alguns, faz!
6 Agosto, 2024 at 1:45
Convinha fazeres uma pesquisa melhor…
Vais encontrar que há pessoas que à nascença, só por olhar para o bebé, não se consegue perceber se é menina ou menino, e que há pessoas que, não sendo evidente, às vezes parece um pipi um pouco estranho e outra uma pila um pouco estranha.
Essas pessoas, num país civilizado, fazem um teste ADN para ver que cromossomas têm e então, com o resultado é, é que se diz se são menino ou menina – portanto, com base nos cromossomas que têm. Biologicamente, são os cromossomas que tens que te definem como masculino ou feminino, sendo que, por defeitos de formação, há casos raros em que és XY mas tens vagina e útero (que não funciona), tal como tens testículos que não vem para fora do corpo, como em nós os que somos, digamos, normais. Há ainda casos em que tens vagina e pénis visível – hermafroditas! Acontece o mesmo com pessoas com os cromossomas XX – acontecem deformações também, sendo até a maioria dos casos de hermafroditas – muito mais que com XY.
Esta pessoa nasceu com o que parecia ser uma vagina, por isso foi registada como mulher, e fez a vida toda como mulher.
Só quando a IBA obrigou as “duas” finalistas a fazer um teste para despistagem para se confirmar que eram mulheres é que se soube que “ambas”, apesar de terem sido dadas como mulheres a vida toda tinham cromossomas XY, portanto eram homens.
Estas pessoas intersexo XY, têm testículos na mesma, mas não estão expostos, como os nossos. Mas funcionam e passam a vida a produzir testosterona como num homem normal. Passam a puberdade – que para efeitos do desporto é uma fase onde se criam as grandes diferenças entre homens e mulheres – a produzir testosterona como acontece com qualquer homem.
Ficam com mais força, ficam com mais velocidade, ficam mais musculados, ficam com mais reflexos, ficam com membros maiores e mais altura, ficam com maior densidade óssea, etc.
É perfeitamente normal que tendo nascido num país não muito evoluído, longe das grandes cidades, com dificuldades económicas, se tenha assumido a criança como feminina e não se tenha ido para o que seria o indicado: fazer o teste de ADN.
A pessoa não tem culpa, como os pais não têm culpa.
São cenas que acontecem onde as condições de vida estão longe das ideais e que nós, uns privilegiados temos e damos como normais.
Portanto, é absolutamente normal que tenha vivido a vida toda como mulher, mas não é isso que faz a pessoa ser uma mulher. O que faz uma pessoa ser uma mulher, ou homem, é o que geneticamente te diz, pelo que se sabe da ciência, que é uma mulher ou um homem: XX, és mulher; XY és homem.
O facto da pessoa ter vivido a vida toda como mulher – erradamente na minha opinião, e de tanta gente, uma vez que se sabe que nasceu com cromossomas XY – não faz dela uma mulher. Esse critério não existe.
Um exemplo que todos conhecemos, da literatura… O Tarzan viveu toda a vida entre macacos, como um macaco, até ser encontrado já adulto. Se o caso fosse real, ele era um macaco ou era realmente um ser humano masculino?
Um gajo olha para os 2 finalistas do boxe, e o que vê ali são 2 homens. Nitidamente. Tudo neles são características de homens. O que é até normal pois ambos ser desenvolveram através do que os cromossomas XY indiciam, e não como os cromossomas XX, que não têm, os fariam desenvolver-se.
Já li dezenas de artigos, entrevistas e vi vídeos sobre o tema – médicos a falar destes casos principalmente!
Deixo aqui um deles onde se explica de forma sucinta o que se passa…
https://x.com/RoziSNews/status/1819441019076608085?s=48
Depois de tudo o que li, o que me parece é que estas pessoas deviam era estar a competir nos Paralímpicos porque estão fora do padrão normal da pessoa normal.
Não têm culpa de ter nascido assim – no caso da argelina é claro que não tem culpa de ter sido erradamente registada como mulher!
Agora, todas as mulheres que competiam na mesma categoria também não têm culpa e merecem uma competição justa.
Um ultimo ponto… O facto de ter perdido contra outras mulheres não quer dizer nada. Acredito que 99,9% do pessoal que aqui comenta na Tasca perderia um combate de boxe contra as mulheres que estavam nos Campeonatos do Mundo e nos JO… E isso não faz de vocês mulheres!
O critério é ser mulher biológica para competir no desporto feminino. Ninguém no mundo me convencerá que uma pessoa que nasce com cromossomas XY é uma mulher biológica, enquanto a biologia não mudar a definição do que é uma mulher!
6 Agosto, 2024 at 2:23
“Nota Importante: na Argélia, a homossexualidade, o travestismo e a transexualidade são considerados crime…”
Não é para aqui chamado nada disso.
A pessoa foi registada pelos pais como mulher.
Logo, não está em causa nem homossexualidade, nem travestismo, nem transexualidade.
É, para mim que já li muito sobre o assunto, um caso nítido de erro de registo mas na boa fé. Pareceu-lhes que era uma menina, porque parecia ter pipi, e registaram como menina.
Foi tudo feito de forma inocente, estou absolutamente convicto disso.
A questão só se levanta quando faz os testes de ADN no ano passado…
Apesar de ser uma situação muito complexa, acho que deviam ter assumido o erro, ou simplesmente saído de cena… É muito complexo.
Nem sei se há uma forma de resolver isto sem sofrimento…
5 Agosto, 2024 at 23:05
As poucas vergonhas de Amorim ao SCP e seus sócios e adeptos …
Eliminação pelo LASK Linz … Derrotas com fartura em jogos do campeonato contra os rivais … Finais (Taça, Taça da Liga, Supertaça) perdidas para os rivais … Derrota em Alvalade por 1-5 contra o Ajax …A BIRRA depois de Palhinha e Matheus Nunes terem sido vendidos … Só um “avançado” no plantel 2022/23, que ele dizia ser o melhor avançado portuguÊs … Derrotas copiosas contra o Marselha e outras mais que custaram a eliminação da fase de grupos da Champions, isto depois de ter iniciado o grupo com 2 vitórias inesperadas, sobre Leverkusen e Tottenham … Não utilização de Fatawu na Meia Final da Youth League por jogar 4 minutos contra o Arsenal, impedindo assim o clube de disputar a Final que até poderia ter ganho…
Quando criticado, logo se sai com uma frase do estilo “se tiver que perder 10x” … Ou “o paulinho e o esgaio vieram de braga” … Cenas … De um disfarçudo, sonso, do quero posso e mando … Que só o faz porque tem uma direcção de bananas na mão …
Quanto ao estilo de jogo, DETESTO, tacticamente é inconsequente, não sabe ler o jogo transformado-o a nosso favor através da utilização de substituições … Bolas paradas ofensivas trabalho quase nulo … Ao fim de 4 anos e meio a equipa do SCP defende cada vez pior … Aliás, a equipa NÃO DEFENDE, recua, recua, recua até à linha de fundo … Os jogadores não fazem faltas, daquelas tácticas … Os jogadores raramente disputam a bola com o adversário … Sofrem golos em quase todos os jogos independentemente da valia do oponente, seja de bola parada ou corrida … Quando se apanha em vantagem no marcador manda a equipa recuar de forma patética … Se estiver reduzido a 10 unidades, pura e simplesmente abdica do jogo, pois faz marcha atrás e a equipa quase nem passa o maio campo …
Enfim, podia continuar a escrever páginas sobre este embuste … Mas, perante a obstinada defesa que alguns adeptos do SCP continuam a fazer deste rabolho que, volto a frisar, se está a marimbar para os troféus que o SCP possa conquistar para aumentar o seu palmarés, fiquem aí a gozar as miseráveis exibições, mas sobretudo o gozo dissimulado com que ele trata os adeptos e sócios leoninos, como se ele é que fosse o único esperto e os sócios e adeptos leoninos uns burrinhos à espera da palha e das cenouras para engolirem quase sem mastigar…
5 Agosto, 2024 at 23:55
Podes crer.
O Amorim é mesmo mau .
Prova privada diso é que ganhou só dois campeonatos em quatro.
Devia ter ganho pelo menos cinco ou seis campeonatos.
Amorim rua….
6 Agosto, 2024 at 1:58
És um exagerado, Xupa, e perdes muita credibilidade em algumas criticas que fazes porque levas tudo a eito e parece que não se aproveita nada – o que, obviamente, não é verdade, nem está lá perto.
O gajo tem erros, alguns difíceis de entender, é verdade, mas tem 5 anos disto, dos quais 4,5 anos no Sporting. É normal que faça a sua merda.
Mas, caramba, o gajo ganhou 2 campeonatos, ganhou 3 TL, 1 Supertaça… Não é esse coitadinho incompetente que tu falas… Deves estar a confundir com o Pontes ou com o Silas…
Tem lá calma.
Eu estou fodido com o gajo e acho que foi ele que perdeu aquele jogo no Sábado. Um jogo que devia ter sido impossível de perder, e ele perdeu-o.
Agora, não é tudo uma merda, caralho!
5 Agosto, 2024 at 23:12
Eh pá..
O Xupa não está bem. Os amigos têm de ajudá-lo , é um imperativo moral.
5 Agosto, 2024 at 23:16
Incha Pacheco!
5 Agosto, 2024 at 23:52
O cherba,
Amanhã traz um monte de xuxas para ver se acaba a choradeira.
Viúvas choronas, grotescas e sempre á procura de um bode expiatório.
O Inácio saiu na época depois do título. O boloni idem. Estes ditos exigentes já estão a fazer a cama ao Amorim
Os lampiões e tripeiros agradecem…
6 Agosto, 2024 at 0:54
Eu não.
Só quero que Amorim saia se levar com ele o Varandas…
6 Agosto, 2024 at 7:35
E o Zenha. 🙂
6 Agosto, 2024 at 9:38
E o Paulo.
6 Agosto, 2024 at 5:56
Bom dia, rumo ao bicampeonato, a menos que fiquemos sem o nosso Thor.
Boa sorte Panny, obrigado por tudo.
6 Agosto, 2024 at 7:23
Boa sorte Pany.
É duro ver partir atletas que deram tudo pelo nosso símbolo. Ainda para mais atletas que sempre foram o bastião do Sportinguismo.
6 Agosto, 2024 at 7:26
Já só quero ler a crónica do Cherba e enterrar este jogo.
Estou com uma raiva enorme para este jogo de sexta e que se vai estender para o resto da temporada.
Que saibam transformar estas más sensações em combustível para o resto da época.