Seria bom que se aprendesse alguma coisa com os melhores, Espanha, independentemente de ganhar ou não a final olímpica, a Espanha depois de ser campeã europeia, vai agora disputar a final dos jogos com a França.
Aprenda-se ao menos alguma coisa com os melhores.
E tiveram a tempos uma ebulição na chefia da sua federação.
Pois, pois. Uma qualidade incrível. Por isso, está no Liverpool, Bayern, Barcelona, Juventus, Nápoles, United. Ah, afinal não. Estes clubes não gostam de perder os jogos com os rivais directos, nem de ser eliminados em Taças, nem de resultados q.b. na Europa, etc. Nem sabem o que perdem!
Foda-se….tive muita dificuldade em segurar o rizo depois de ler esta merda…
Que lista que tu arranjaste…que lista! Só faltou mesmo meteres aí o Tottenham para o absurdo ganhar de vez…
O Liverpool teve um treinador e amou esse treinador que em 9 anos ganhou 1 campeonato e 1 champions. Imagina só….
O Nápoles! O Nápoles não gosta de treinador que perca com rivais e não ganha um crl…ganhou 1 campeonato na minha vida toda!
O United nem sei de que United estás a falar. Se é o de Manchester, não ganha um campeonato à anos a fio e mantem os treinadores aos 3 anos e os adeptos adoram todos e acham todos bons.
Nem vou falar dos resultados na europa deles que então ainda são mais engraçados…
Juventus…Allegri 3 anos seguidos a pão e água…e nem vou falar em tudo o resto de problemático da Juventus….
Tiago, era apenas um comentário irónico ao comentário do amigo Paulo. Amorim é bom treinador em provas longas, contra equipas fracas. Não provou mais do que isso. Talvez venha a provar, mas ainda não demonstrou. Dito isto, fiquei contente por ele continuar connosco. Mas esperava mais dele. Posso?
O comentário era irónico, mas a escolha de equipas é só falta de jeito…..
Sim…é fraquito. Só prova a sua qualidade em campeonatos. É pouco…
Toda a gente sabe que a prova de um bom treinador são provas de resolução em jogos únicos. Não são as provas longas e de regularidade…
Tenho respeito por gente honesta e que não gosta do Amorim e admite. E por isso é coerente. Como disse ontem, o Z não gosta do Amorim, não quer o Amorim, eu nem discuto isso com ele. É a opinião dele, é coerente.
Tenho muito menos por quem quer o Amorim ou goza com o Amorim e com a qualidade dele conforme dá jeito à narrativa……
Claro que o Amorim é uma merda para os grandes iluminados,os que jogam aqui fm e falam até jogadores pasme se do campeonato egípcio,só artistas,já mete nojo sinceramente,eu critico como muita gente e várias coisas agora estar sempre no insulto nojento ao treinador,que gente fraca,o homem tem defeitos claro que tem,todos têm,mas dantes o Conceição é que era bom,agora é o Vítor Bruno, incrível.
Não é para mim, de certeza, estimado Koki. Nunca falei do Vitor Bruno, não gosto do Conceição e nada sei sobre jogadores e campeonato egípcios. Mas uma coisa sei: não é com tolerância para com erros básicos, clamorosos, que as pessoas melhoram as suas competências. Vale para o Amorim, para o Viana, para o Varandas, para todos nós. E, infelizmente, razões não faltam para alguns de nós acharem que estas pessoas que lideram o nosso clube cometem erros de palmatória. Penso que o mandato do Varandas é suficientemente elucidativo, com o que tem de bom, com o que tem de mau e com o que tem de incompreensível.
Falta de jeito? Não senhor, equipas que mudaram, ou estiveram à beira de mudar, de treinador e que poderiam ter escolhido “o grande mestre”. Mas, pelos vistos, nenhuma lhe pegou. É assim. As narrativas são reversíveis, é uma chatice. O Amorim é bom treinador. Mas não é Deus. E devia aprender alguma coisinha, com o passar dos anos. Por exemplo, a não insistir em / com causas perdidas. E a ser menos “fofinho” nas conferências de imprensa – tanta pedagogia já enjoa. Opiniões.
Não é Deus,nem é o diabo, é uma pessoa com defeitos como qualquer outra…
Quem te ouve até parece que não faltam treinadores portugueses em grandes equipas por essa Europa fora,o único que tens neste momento é o Paulo Fonseca e por causa do trabalho que fez no lille,uma das lavandarias do Mendes.
O que tu achas que são erros gritantes vale o que vale,os factos é que a quanto tempo não tinhas um treinador que era 2 vezes campeão no Sporting??fodido com o jogo de sábado?? óbvio que sim,mais que fodido faz parte agora a forma como muitos falam do treinador é doentio,de gente frustrada que vem para a net descarregar as frustrações,e já é outra coisa.
Sniper, totalmente de acordo com o publicado até, principlamente com a parte das causas perdidas (St. Juste, por exemplo) e na CI fofinhas.
Mas cuidado com os Bobys e Tarecos da Tasca!
Olha, boa escadinha, entre todos se resume: Amorim, tem provas dadas, e fizemos muitíssimo bem em ficar com ele. Tem defeitos, sábado por exemplo, uma Merda de performance. Acho que será o sentimento da maioria dos sportinguistas.
Eu fazia “reset”. Se os responsáveis máximos do clube não o fazem, nem dão a cara.
Ainda sonho com um presidente com tomates, mas com bom senso também, com um bom gestor financeiro ao lado, genta para um projecto com cabeça, tronco e menbros (ou será tronco, cabeça e pernas, ou outra coisa qualquer). Mas é um sonho, uma utupia, não vislumbro por aí ninguêm com esse perfil.
Aí está ele.
Falávamos de contratações.
Desesperavamos, tínhamos que ter calma, inclusive eu.
Notícia
Chiquinho está a ser muito disputado, mas a notícia diz que ele já está em Lisboa.
Craque inacessível pra muitos clubes.
Poderá ser nosso.
Agora sim, estou descansado.
Venha o tri, ah desculpem o bi.
Esse será mais complicado contratar. Temos de ultrapassar os tubarões do Gaziantep e Maiorca.
Como é evidente, o jogador já é nosso, não houvesse o “protocolo carrossel” devido as ajudas de Jorge Mendes e a dilatação dos prazos de pagamento das dívidas ao empresário.
O melhor de tudo é que o jogador faz parte da geração-gap do Varandas. Vai engolir um sapo-boi…
JHC podes ter toda a razão, mas acho o jogador bom, teve a nossa escola de extremos. Para mim é melhor que o Jota Silva pois não é um jogador de contra ataque é jogador de equipa grande
Absintos de lado, pois de amargura e choradeira já tive de chega nestes dois dias.
Mas compreendo a raiva em relação ao Amorim. Só ganhou dois títulos em quatro possíveis. É pouco. Muito pouco, ainda mais num clube como o Sporting que nos últimos quarenta anos ganhou umas boas dezenas de campeonatos. No mínimo o Amorim devia ter ganho, nestes quatro anos de treinador, devia ter conquistado uns cinco ou seis títulos de campeão , e uma boa mão cheia de supertaças e taças de Portugal.
Vergonha ! Humilhação!
O drama, o horror , a tragédia!
Por isso estou com a turma do sabão, ou do chorão, ou do Manel malhão – Amorim Rua.
Espera que lhe paguem a tempo e horas, estimado Paulo.
Sugiro que passe a frequentar o És A Nossa Fé, o Camarote Leonino e outros antros de croquettismo serôdio, onde perder é um detalhe e a exigência um conceito vago.
Era o que faltava não podermos criticar o Amorim. Ou o Varandas. Ou quem quer que seja.
Obrigado pelos dois títulos. Venham mais. Mas dava jeito aprender, evoluir, melhorar. E deixarmo-nos de paleios para adormecer criancinhas.
A seguir ao ano do titulo, ficaste afastado do campeonato no inicio de Fevereiro, quando empataste no Dragão a 2 golos e mantiveste o atraso para eles de 7 ou 8 pontos…
Acho que nesse ano ficámos em 2º… à frente do Benfic@ e do Braga.
A 6 pontos do 1º em Fevereiro (foi aos que ficámos) estamos fora da corrido pelo titulo?!?
Porra…uma coisa é ser dificil, outra é estar fora da corrida pelo titulo. Fora da corrida pelo titulo estamos a partir dos 10/12….
A mais de 6 do primeiro temos vários exemplos de equipas que ainda foram campeãs, uma dela à nossa custa. Mas o Lage e o Ceição estavam a 7 e foram buscar o 1º.
Está fora da corrida do título sim, porqu a equipa é cura e o Porto teve duas ajudas importantes: Estoril e connosco em casa. Mas nunca se viu mudança alguma.
Na verdade, não temos confiança suficiente na Direcção, em sentido lato. Se tivessemos, saberíamos que não haveria ninguém mais lixado do que eles. E que estariam a tudo fazer, com competência, foco total, sentido de urgência, para tentarem inverter a situação. Acho que o problema é que, pelo menos muitos de nós, não acreditam. Nunca acreditaram e não são os dois (fantásticos) títulos que nos fazem mudar de ideias. Porque por cada (saboroso) título ganho, há sempre vários erros (amargos) de palmatória – sejam de gestão, sejam de liderança, sejam de comunicação, sejam de mercado, sejam de abordagem ao jogo, etc. No fundo, não acreditamos. E isso mina tudo e justifica, de certa forma, o tom dominante nesta Tasca.
O problema é que para alguns o ódio que têm á direção de merda que temos,batem no treinador e insultam o homem do piorio neste espaço, um gajo que é campeão 2 vezes em 4 anos é maltratado aqui como nunca visto mas também diga se é só pelas redes sociais e pelos blogs ,porque a realidade é outra.
A realidade é a soma das realidades. Não é uma ou outra. Vale tanto o apoio da central – esses sportinguistas que tanto têm dado ao clube, ao elegerem, apoiarem e/ou tolerarem presidentes ineptos, uns atrás dos outros -, como para os críticos deste e doutros espaços de sportinguismo. Somos todos iguais, no valor das nossas opiniões. Ou será que não?
E por causa disso não o posso chamar de lampião por ter viajado para londres, na altura mais decisiva do campeonato, podendo deitar tudo a perder? Foi uma atitude profissional sequer? E ainda goza com a situação?
Ninguém está isento de críticas.
2 campeonatos sabem me a pouco.
Quero mais. E querendo mais, a exigência tem de redobrar todos os anos. A fasquia tem de subir. Todos os atributos que enumerei nos últimos dias têm de redobrar. Têm todos de dar muito mais.
Temos exemplos dentro do clube que provam ano, após ano, após ano, após ano que nunca estão fartos de vencer. Mesmo com cada vez mais dificuldade, mesmo perdendo elementos, mesmo com menos investimento, não mudam a forma de estar em campo e de sentir o clube.
Então… paramos por aqui é isso? Está feito? Siga mais 20 anos, 30 ou 40 de “quase” porque ganhámos 2 campeonatos em 4?
É inacreditável… contentamo-nos mesmo com muito pouco. O benfica foi tetra na última década, foi porque já estava bom para eles serem bi? O porto de Conceição ganhou 3 em 7. Está bom para eles? Já não precisam de ganhar mais agora.
Não vale utilizar o argumento da corrupção para o tetra do benfica. Não o usei para desconstruir os 20 anos de que falas.
Já depois de sermos campeões em 20/21 me mandaste exatamente a mesma boca do que aconteceu nos últimos 20 anos.
Que eu era um alucinado por achar que se o Sporting quer ter hegemonia e realmente sair desta sina dos últimos 20 anos TEM de ser campeão 3 vezes nos 5 anos seguintes a 20/21. E pelo menos 6 vezes até 2030/31. Olha, por acaso, até temos a oportunidade de cumprir o meu objectivo este ano, sendo BICAMPEÃO e ganhar os tais 3 em 5.
Se não é exigindo mais compromisso, responsabilidade, garra, vontade, estofo etc. Aos atletas e equipa técnica do clube, qual é a tua forma de alcançar isso? Dizendo que ganhar 2 em 4 anos está bom e não nos podemos queixar?
É uma visão apaixonada? Poderá ser. Mas é uma visão que todos deveriam ter e deveriam todos trabalhar para isso. Tal como, uma vez mais o exemplo do futsal, continua a fazer por isso, com 10/12. Isso sim é o Sporting.
Eu não digo isto de forma inflexível do tipo “isto acontece ou é o caos”, nao me chamo bruno de carvalho.
É a minha visão para o Sporting. É o que eu quero no Sporting. Quero mesmo muito ver o clube livre desta sina de merda e só vejo esta maneira. Não chega lutar. Já muito lutamos nestes 20 e nunca foi suficiente.
O que o aconteceu no sábado deixa-me um pouco descrente que se vá realizar, por isso é que me chateia ver os Sportinguistas demasiados confortáveis com 2 campeonatos em 4 e por ainda termos o mesmo treinador. Quero ver mais, quero ganhar, quero ver os jogadores darem tudo pelo clube.
É que o meu medo é que este conforto passe dos adeptos para os atletas.
Sei que o treinador achará o mesmo, não podemos estar confortáveis, os jogadores terão essa consciência também, mas o que acho mais difícil é traduzir isso no futebol jogado neste momento.
Em menos de um ano estariam a chorar pelo Amorim, ou pelo menos a enfiar a viola no saco. O melhor é quando perguntam se não há melhor que o Amorim por aí fora, e depois olhas para o histórico do Sporting e percebes que dificilmente o Sporting vai arranjar melhor. O JJ por exemplo que papava tudo cá dentro ganhou apenas 2 troféus, e tinha tudo o que queria e ainda mais.
Verdade. Mas também tens de ver a conjuntura da época de JJ.
Havia Filipe Vieira, havia Pinto da Costa, havia padres e toupeiras, havia malta com nomes pomposos e sangue azul que necessitava do Sporting para desfilar a sua superioridade nos camarotes, não “havia” VAR.
Neste momento o único verdadeiro adversário de Amorim é Frederico Varandas quando mete o nariz no futebol ou quando vem à público pavonear-se que “rebenta” todos.
Hoje os obstáculos externos são bastante menos influenciadores, mas os rivais não estão muito mais fracos.
Não têm é o mesmo “suporte” do passado o que faz com que a competência agora permita resultados, que para mim continuam a ser muito muito bons…
Mas o Amorim é muito mais competente que o JJ e escorrega muito menos vezes, dado o histórico recente, acho difícil o Amorim perder vantagem quando está na frente, o JJ perdeu.
Eu sinceramente acho difícil arranjar melhor, e melhor não é só o que faz no campo, mas também como evita que o Varandas faça merda a torto e a direito. O Sporting não está num foço muito por causa do trabalho do Amorim.
Claramente que ele é falível, mas os prós dele continuam a superar muito os contra. E se eu posso ter algo que já conheço e sei que me dá consistência, não acho correto arriscar por algo completamente desconhecido quando sei que ao leme tenho um gajo completamente inepto e idiota.
Mas a gestão do Amorim do plantel e mesmo do clube a um nivel macro, para mim, dá 15-0 ao JJ.
Mil vezes o meu Amorim que o maior pecado é ficar curto de contratações, do que o JJ que fica curto na mesma mas contrata 15 gajos por ano.
Mil vezes o meu Amorim que agora olha para o plantel e está claramente a tentar construir o próximo ciclo de 3/4 anos (depois de finalizar outro ciclo), que o JJ que é tudo para ontem e que é para dar tudo a cada segundo e o futuro logo se vê.
Nem vou falar do respeito que o Amorim tem pelo Sporting, a forma como ele junta o grupo e faz os jogadores adorarem estar cá, etc….que isso nem tem comparação….
Eu volto ao mesmo…o Amorim encaixa MUITO bem no Sporting, no que eu acredito para o Sporting e nos adeptos do Sporting. E ainda por cima, ganha.
Trocava o Amorim por muito poucos treinadores do mundo. Por tudo isto…Não é exclusivamente pela tática ou modelo de jogo…
Culturalmente o Amorim é capaz de ser o melhor treinador que tivemos. O único problema do Amorim é que na minha opinião tem um Presidente que não está à altura dele. Com um bom Presidente, o Amorim teria muito mais margem de erro e uma capacidade diferente para construir plantel.
Na parte da capacidade para ter melhor plantel, aí concordo.
A gestão que estes incompetentes fazem do dinheiro é merdosa, na minha opinião. Gastam demais, negoceiam normalmente mal.
Apenas me refiro a resultados e à diferença de conjunturas.
A malta já não lembra mas em 2015 JJ chega ao Sporting e Bruno de Carvalho faz obras de fundo na Academia, muitas a pedido do treinador para permitir dar outras condições aos jogadores.
Coincidência ou não, e fugindo às teorias da conspiração e acordos secretos com Vieira, a melhor época de JJ no Sporting foi a primeira em que o investimento foi muito inferior ao dos anos seguintes.
A filosofia de JJ é totalmente distinta da de Amorim, mas o curriculo de JJ fala por ele.
Sou capaz de apostar que Amorim não conquistará metade do que JJ conquistou enquanto treinador, goste-se ou não da criatura.
No entanto o Sporting de Amorim é aquele que mais se aproxima do que defendo para o Sporting, jogadores bons e jovens, e de mercados secundários mesclado com jovens da casa.
Só não o é a 100% porque temos a nível diretivo gente incompetente e incapaz de aproveitar o trabalho feito.
É ver quantas centenas de milhões de euros foram gastos em.5 anos para 2 primeiros lugares e 2 quartos lugares, e para neste momento estarmos à rasca com reforços depois de anunciaemos recordes de receitas e lucros…
O jj conquistou em Portugal,na Turquia pasme se e no brasil onde mais nenhum português ganhava uma libertadores,o Abel já ganhou duas,vê lá tu…o mesmo jj que tem a idade que tem e nunca teve nenhum sítio de jeito para ir na Europa…
Não fazes ideia da dificuldade que foi ganhar pelo Flamengo. Eu sei! 🙂
O que ele fez pelo Flamengo mais nenhum treinador fez em várias décadas. JJ mudou a mentalidade do Clube, promoveu uma profissionalização e rigor que não existiam.
Depois há as diferenças de “cultura do trabalho” entre cariocas e paulistas e que se traduz no número de campeonatos conquistados por um estado e por outro.
Para termos uma ideia, de 1990 até à data (34 campeonatos no total), o Brasileirão foi conquistado por 19 vezes por equipas paulistas (6 pelo Palmeiras) e apenas 9 vezes por equipas cariocas (4 pelo Flamengo).
O Flamengo durante décadas viveu de glórias passadas, de Raul, Zico, Junior, Mozer, Leonardo. Uma espécie de Real Madrid das Américas, cuja camisola todos os melhores jogadores brasileiros sonhavam um dia vestir, mas sem um palmarés e estatuto à altura desde a década de 80.
JJ não só colocou o Flamengo no topo do futebol brasileiro como devolveu a mentalidade de “colosso” que o Flamengo perdeu ao longo de décadas…
O Flamengo é quase o Benfica do Brasil. Ninguém tem mais adeptos ou recursos que o Flamengo. Depois como campeonato jogam como se jogava na Europa em 1990, qualquer gajo que chegue lá com o minimo conhecimento tático e plantel de qualidade ganha. O JJ ganhou, o Abel ganhou, o Luis Carlos provavelmente ia ganhar, agora têm lá o Artur Jorge em primeiro. Não é propriamente um contexto dificil de ganhar. Não digo que são os mil titulos do Manuel José no Egipto, mas não foge muito a isso.
O Flamengo é o clube com mais adeptos a nível global, mais de 40 milhões de “torcedores”, mas longe de corresponder em número de sócios.
Nesse critério o Palmeiras e o Vasco da Gama serão os clubes brasileiros com mais sócios, a uma distância gigantesca do Flamengo que terá menos sócios que o FCPorto.
Por isso o grande volume de receitas do Flamengo virá da venda de camisolas e direitos televisivos. Em termos de marca não há dúvida, são os maiores…
Conquistou em países fracos e em ligas periféricas,por favor ou também vais dar uma de JJ e dizer que o campeonato brasileiro é top mundial e agora o arabe também é top mundial??
Acredito mesmo no AMORIM! Apesar de já lhe ter criticado algumas decisões!
Mas, na minha ótica, temos um treinador muito competente em várias valências… mas, como qualquer bom profissional, às vezes, toma decisões menos corretas!
Em relação ao CD … não votei neles e sou muito crítico … apesar de reconhecer que tomaram decisões acertadas (poucas, infelizmente).
Eu acredito muito no Amorim mas obviamente comete erros. Eu não conheço nenhum treinador que não cometa erros. Vários.
Mas eu compreendo os erros dele e percebo o que ele quer quando comete os erros. Mas quando chegamos a determinadas situações de decisão, é absolutamente normal decidir uma coisa com uma ideia e depois saí tudo errado.
O Amorim garante titulo? Não. Claro que não. Mas eu acredito que com ele estamos mais perto do que com qualquer outro.
Ainda por cima o que mais estão a apontar nesta altura é uma coisa a que eu sou meio avesso…não sou de pedir mil contratações e gosto particularmente do Amorim estar a dar espaço aos putos e os putos começam a corresponder. Eu gosto particularmente disso e é por isso que tenho tanta curiosidade de ver o que o treinador do porco vai ser capaz de fazer com os putos. Eu prefiro mil vezes um plantel curto com putos do que um plantel grande e cheio de gajos que “logo se vê”.
Eu sempre disse. Estou disposto a perder um ano o campeonato ou 2 se isso nos ajudar a construir uma equipa ganhadora para os próximos 3/4 anos. E muito mais de não conseguir brilharetes na Champions para construir o futuro.
Neste momento nem acho que estejamos nesse ponto…eu acho que temos equipa e plantel, com +1/2 contratações, para lutar pelo campeonato até ao fim e fazer a época completa (incluindo Europa…aqui dependente do sorteio) a um excelente nivel. Mas o que quero dizer é que estaria disponível para isso…
Eu também acredito no Amorim, mas também sei que ele tem muitas falhas e para mim uma das mais preocupantes é o planeamento, o que não seria um problema se tivéssemos uma direção competente.
A glória vive se no presente e do futuro é não do passado, a vitória mais importante é a próxima. É isso que destingue os grandes atletas. Só não quero é daqui a 2 anos ouvir o discurso, épa o homem foi 2 vezes campeão em 6 anos
As falhas na construção do plantel são culpa de quem? Se ele quisesse mesmo um 2 PL não o tinha?
Ele acha que pode lutar em várias frentes com o que têm, eu cá acho que nos vamos foder em grande, espero que não, mas não antevejo nada de bom
Queres o bdc de volta é??
O varandas é uma merda,o bdc um alucinado,não temos sorte nenhuma,mas no futebol vá lá que temos o Amorim, basicamente é isto.
Afinal o Sporting é uma potencia do crl no futebol pré-Amorim e treinadores com 2 campeonatos nos últimos 40 anos é mato!!
Devo ter andado mesmo muito distraído nestes 40 anos. É que metade dos campeonatos que festejei na minha vida foram ganhos com o Amorim….Mas devo ter escapado a montes deles pelo meio……
Eu não acredito na Direcção porque acho que, no geral, são um grupo de pessoas algo incompetentes… Não porque ache que se estão a cagar se ganhamos ou não.
Por exemplo, em termos de uma visão para dar boas condições e estruturas ao Clube, acho que têm mostrado alguma competência.
Em termos de estratégia desportiva, acho que deixam a desejar.
Terem mandado o Paulo Freitas embora é daquelas merdas que não se entende.
O investimento no Futsal é cada vez menor – aposta-se nos putos da formação e chega.
O Investimento no FF acho de todo muito insuficiente. Aliás, em praticamente tudo o que são modalidades femininas principais, a excepção é o atletismo.
A maneira como foi introduzido o Basquetebol no Clube foi, para mim, uma estupidez. Tinham feito a coisa com mais calma, talvez no ano seguinte, e não teria o impacto negativo que teve nas outras modalidades.
Em termos de FM, foi um desastre até aparecer o Amorim. E é o Amorim que comanda aquilo tudo..
As modalidades que funcionam bem são as que já funcionavam, e não foram mexidas: Atletismo e Futsal.
A que melhorou foi o Andebol, que está nas mãos do Carneiro – e melhorou muito. Aqui sim, apostaram no homem certo.
O Voleibol parece que estabilizou, finalmente. Vamos ver se se confirma isso este ano.
O que me preocupa mesmo, mais que a gestão desta ou daquela modalidade, é que não conseguem abater passivo significativo – coisa que na minha opinião devia ser obrigatório acontecer todos os anos, ou pelos menos 3 anos em cada 4.
Tanto recorde de facturação e aumentam mais o passivo do que o diminuem? Não faz sentido. Em 6 anos, não conseguiram resultados para comprar as VMOCs e tiveram de voltar a antecipar receitas. Não compreendo com não conseguiram juntar 5M€ por ano para isso…
Se, por um lado, têm o factor positivo de estarem constantemente a bater recordes de facturação – que é meritoso – gastam demasiado e fazem alguns negócios absolutamente incompreensíveis… O negócio das garagens, o Vinagre, o Camacho, o Ilori, o Eduardo… Pagam comissões quando compram e pagam comissões quando vendem…
Enfim…
Havemos de voltar a este teu comentário no futuro.
Os 2 campeonatos encobrem muita coisa e disfarçam um empobrecimento social e desportivo que ninguém está a ver.
Empobrecimento social, sim, acho que houve. Há um pouco menos agora, com este ultimo titulo.
Empobrecimento desportivo, há algum, porque há um nítido desinvestimento no sector feminino e no masculino, cada vez mais, há menos dinheiro para as equipas e exige-se que se faça mais com menos – o que só funciona até um certo limite. Daí para baixo, esqueçam.
Falta alguém que mobilize os sportinguistas, como o Bruno fazia. Mas já esteve muito pior do que está agora.
Comletamente de acordo JHC.
E, ao que me parece ao contrário do Miguel, entendo que, quando fala de “empobrecimento a nível socialvel social “, o JHC o está a fazer:
– pela magríssima recuperação de número de sócios;
– pela relação da Sporting SAD COM o Sporting Clube que se tem tornado uma relação SAD vs SCP com escandalos e ilegítimo incumprimento das normais obrigações da 1ª para com a 2ª;
– plo permanente desrespeito pelos Estatutos do Clube e pelos Valores históricos do Associativismo Livre e Democrático refltidos numa significativa perda de direitos dos associados e na retoma do benefício associativo de uma elite aristocrática e bacoca. que tem como referência o seu umbigo e como instrumento para o satisfazer o SCP.
SL
Hoje o Sporting parece ser apenas futebol, e tudo o resto está a definhar, modalidades, associativismo, inclusão, estatutos, democracia, a nossa identidade e os valores que nos distinguem dos rivais.
Neste andamento, que Sporting seremos quando a bola deixar de entrar?
O que atrairá um miúdo para ser do Sporting quando a diferença para os rivais for apenas o número (menor) de títulos e as cores da camisola?
Há dados concretos que demonstram esse definhamento do Clube.
O Álvaro, já outro dia, referiu a nossa perda de representatividade (a nível mundial) nas modalidades adaptadas.
Também o Adrien S. tocou na ferida, em vários pontos negativos relativamente ao Voleibol Feminino mas que encontramos espelhados em outras modalidades.
Hei de recolher dados, tudo aquilo que vem sendo público, para justificar a minha afirmação.
Xupa tu tás a confundir tudo mas deve ser porque te convém,eu e o tcdl estamos a falar de futebol sénior masculino e de nada mais e do nojo que gajos tu me metem na forma como maltratas o treinador que fez do Sporting campeão em 4 anos,a mim faz me confusão,mas tu já lá sabes,o ódio fode te o raciocínio.
No nº de sócios não concordo porque nunca se teve tanto sócio pagante como agora. Os sócios na altura do Bruno eram martelados – o gajo não limpou as listas e tinha para lá sócios que não pagavam quotas há mais de 10 anos…
No resto, estamos de acordo que há muito que podiam fazer, e não fazem, ou por incompetência, ou porque não lhes interessa – não tenho duvidas que há coisas que não fazem porque não lhes interessa…
O Bruno não martelou nada.
O número de sócios era o referido e a actualização é feita de acordo com os estatutos.
E se tivesse martelado os números teria de ter cagado notas para justificar os valores de quotização mencionados nos ReC e destinados às modalidades que regressaram, ao investimentio nas já existentes, com os resultados que conhecemos.
Se havia uma coisa de que o gajo se orgulhava era do que tinha conseguido a redução do passivo no Clube de quase 20M para alguns milhares, e de ter recuperado o ecletismo do Clube com a abertura das várias modalidades. E isso só foi possivel com dinheiro. E não foi do bolso dele, de certeza…
Nao confiamos porque na minha opinião está à vista que falta estragegia, planeamento, rumo. Muito blabla mas na pratica tudo revela falta de ambição e sobretudo, corra bem ou mal, parece tudo aleatorio…
Só assim se explicam, em 6 anos de mandato ou em 4 de Amorim, níveis de competitividade tão extremados, por cima e por baixo.
Esta aleatoriedade não é solução e NAO é indicador de competência.
Podemos falar da componente financeira que nos limita. Pois é… e também podemos falar de várias decisões e ‘compromissos’ financeiros que nos tornam mais pobres desportivamente e de tesouraria.
E há a comunicacao. Para além de todas as bizarrarias comunicacionais e falta de transparência (e respeito) para com os associados, nunca ouvi esta direccao expor as suas ambicoes, planos, estrategia, como la chegar nos traços largos… nada.
Portanto se a estrategia, por ordem crinológica. é:
1- 4o lugar
2- 3o com uma taça de pt
3- campeonato
4- 2o lugar sem lutar pelo título (ir ao dragao em fevereiro a 6 pts do fcp e com slb pelas ruas da amargura…)
5- novo 4o lugar (rábula ‘só quero um ponta associativo que não marca golos ou não vem nenhum’)
6- campeonato
7- pelos vistos um ano perdido…(rábula ‘sai 3 centrais, o capitao e vem um miudo para o futuro + só há um ponta porque é Fotis ou nada’)
Etc etc
Bem sei que é difícil mudar uma tendencia de não-competitividade regular de mais de 40 anos, leva tempo mas assim, aparentemente sem qualquer plano, aos ziguezagues, nao vamos lá.
E para isso temos de ter uma visão para lá do treinador A ou B. Ora é precisamente o oposto… completamente reféns de um gajo que cagou no SCP, nos seus adeptos, viajou para Londres quando havia um título e uma taça para ganhar e aparentemente ainda não voltou.
Quiçá, com todos os factores em jogo na sua vida, isso também tenha contribuído na decisão de Coates partir já. Se calhar percebeu que o ciclo de vitorias, de um grupo, de um treinador acabou e mais ano menos ano, pela familia e familiar doente etc mais vale partir pela porta grande e campeão e estar ainda em condições de dar o seu contributo no Nacional M.
Espero estar totalmente enganado e que sejamos novamente campeões mas tudo indica que não.
Sem planeamento, visão, capacidade de investimento para subsituir as peças que saíram (Coates e Paulinho), sem falar na necessidade que ja havia no final da época de reforçar para poder almejar ao bi (fulcral para o clube)… é uma época perdida ou de lançamento de bases para daqui a 3 anos.
Bom dia malta,
Uma pequena nota para dar os parabéns a Portugal pela excelente prestação olímpica em que vamos em 66 em 68 participantes.
A prova que a aposta no desporto e nos atletas em Portugal está a dar frutos.
É para continuar!!!
Não perdemos o jogo pelo primeiro golo que sofremos nem pelo último por erros individuais, perdemos o jogo pelo segundo e terceiro golo que manamos, ambos no coração da área , isso sim é que é preocupante.
A descida de um médio para 4 central não está nada oleada, veremos como funcionará no futuro.
Debast tem bom passe para organizar o jogo é verdade mas defensivamente a organizar ainda deixa muito a desejar.
Amorim montra sempre bem a equipa mas quando se vê aflito o seu tempo de reação e decisão é medíocre, não é de agora.
Obviamente pedir a cabeça dele é estupidez.
Teremos bicampeonato ou ano ímpar de Amorim.
Tens gr?
Pelos vistos não (Israel voltará naturalmente à titularidade e ele é mediano)
Tens centrais?
Tens um grupo de centrais de 20 anos que vao ter de passar varios momentos ‘temos de levantar a cabeça’ (e ja começou) para chegar lá e outro grupo que quanto a mim não conta para central de um clube que quer vencer e vai jogar em tantas frentes (St Juste, Diomande e Mateus Reis).
Tens avançados?
Tens um, o melhor da liga é certo mas se marcas 5 e levas 5 ou 6… será época à Peseiro. E é só um, com a supertaça ja perdida e o começo da liga ja à porta, acabado de recuperar de cirurgia ao joelho.
Tens tesão???
Claramente estas a milhas dos putos da B do fcp. Ja foste ultrapassado nisso.
Tens equilibrio no plantel?
Basta olhar para as opcoes na baliza, centrais, laterais e ponta que ja foste ultrapassado pelo slb.
Foda-se não tens nada disto, ja começou a época e ja perdeste um título.
Caso nao tenhas percebido o slb vai deixar de jogar com lateral esquerdo adaptado e tem 3 avançados foda-se quando tens apenas um, a recuperar de cirurgia… dasse, acorda, põe os pés na terra e exige foda-se.
Ou era só o Coates que fazia toda a diferença entre um plantel de merda e um super-plantel, ou o Neto e o Paulinho afinal são uns jogadorezões do caralho…
É que mais abaixo dizes que o Amorim só é treinador para ganhar internamente e é quando tem material para isso…e aparentemente a distancia entre os 2 é Coates, Paulinho e Neto…e o Adan, claro.
«Debast tem bom passe para organizar o jogo é verdade mas defensivamente a organizar ainda deixa muito a desejar.»
Concordo com essa análise (embora também tenha cometido alguns maus passes de palmatória por algum nervosismo inicial).
Convém, no entanto fazer a análise inversa ao Edu Quaresma
Quaresma foi bom nas dobras e a defender as incursões no lado direito da nossa defesa … mas falhou perto de 90% dos passes na saída a construir. Simplesmente desastroso nesse capítulo!
E até gosto muito do Quaresma e entendo que deva ser mais usado a Central pela direita num esquema a 3 centrais.
Mas, aí o maior problema acho que foi o Amorim. Procurou um esquema algo híbrido de 4 defesas que se “transformava” em 3 centrais com a descida do Morita para meio do Debast e do Inácio. Mas isso mostrou o problema de ser um esquema muito pouco trabalhado (e particularmente com estes intervenientes: sem defesa/ala esquerdo; com o desequilíbrio de ter um “defesa esquerdo” pouco habituado a defender desse lado e de ter um ala/extremo direito pouco rotinado a defender); as falhas notaram-se (desde o início do jogo) mais na dificuldade de sair a construir sob pressão alta adversária (algo que com os 3 centrais já estava muito bem rotinado): mas depois também mostrou carências quer no comando da “linha de fora de jogo” (que falta o Coates) e na definição de quem defendia a zona direita nos cruzamentos vindos da esquerda. Esta última questão foi tanto mais evidente (entre os posicionamentos de Debast, Quaresma e Quenda), que os lances de golo (excepto o 1º) partiram todos do nosso lado esquerdo.
Percebo a ideia inicial do Amorim (faltando Nuno Santos e Mateus Reis, tendo Saint Juste lesionado e tendo que optar entre Quenda, Fresneda e … Esgaio) para ala esquerdo tornava-se mais difícil jogar com 3 centrais. Mas tendo visto os 1ºs 10 minutos e as claras dificuldades a defender e a sair a construir de trás deveria ter sido lesto a repensar essa ideia/aposta. Até porque, mesmo que algo “contra a corrente” do jogo e da própria ideia preconizada pelo Amorim, marcámos cedo 3 golos. … Ou talvez tenha sido por isso que Amorim não mudou nada … ainda por cima, a mudança necessária para o nosso esquema tradicional de 3 centrais (entrada de Diomande para central esquerdo, a passagem de Inácio para patrão do centro da defesa e de Quaresma para central direito iria forçar à saída de alguém … e a escolhaetr ia de ser feita entre Debast, ou Quenda, ou Catamo ou Trincão. … e já estávamos a ganhar por 3 !?
Mas após o golo do Porto e o regresso da total intranquilidade inicial, essa escolha, na minha opinião, impunha-se. Se não antes do intervalo, pelo menos no regresso ao balneário para ser bem explicado o “novo” velho esquema a quem tivesse de o re-iterpretar.
Custa perder assim.
Mas devemos perceber que o Amorim fez escolhas en função de 4 condicionantes importantes (não poder contar com Mateus Reis, Nuno Santos, Coates e Saint Juste … mais de metade da defesa do ano passado; só poder contar com um ponta de lançaclaramente ainda a 70% do que pode render – e que, mesmo assim, ainda dá para muito:
E devemos fazer a análise o mais assertiva possível das várias incidências e condicionantes do jogo, o que evitar no futuro e o que temos de trabalhar mais no presente.
Um abraço e saudações leoninas
Passes certos: 69 (86%)
Passes no próprio campo: 39 (81%)
Passes certos no terço final: 30 (94%)
Bolas longas: 5 (63%)
Ele falhou no passe longo nos primeiros 20 minutos, porque estava muito apertado e fez o contrário do Debast, ele arriscou pouco no passe. Preferiu meter fora ou muito longo (e o Gyokeres não chegou). Até há um lance que ele está mais apertado e mete mesmo fora só para o lado para não perder a bola.
Não sei se tinha ordem do Amorim para não arriscar ou se foi ele que decidiu mas…aqui para nós…o Debast devia ter pensado mais assim….
Concordo com praticamente quase tudo Álvaro da tua análise, mas repara uma equipa como o Sporting que vai ter Champions, portanto muitos jogos não pode estar dependendo se faltar x jogador porque vai faltar sempre alguém seja por cansaço, cartões, lesões.
Ao Porto faltaram as melhores unidades e não se queixaram, o Vitor Bruno faz as substituições sem medo na altura exacta.
Amorim não soube ler o jogo na segunda parte, repara que faz a primeira substituição por volta dos 80 minutos com a equipa toda rota já desde os 50 minutos e é aí que perde o jogo.
A linha defensiva é sofrível como dizes , falta voz de comando a organizar , pode ser que vão crescendo nesse sentido senão teremos aí graves problemas.
Não sei se vai continuar com essa táctica híbrida de um médio fazer de 4 central, em Aveiro notou-se na hora de defender um grande buraco no meio campo.
Eu acredito que vai continuar a insistir no debast a comandar a defesa a fazer de Coates pelo leitura de jogo que tem mas para isso tem de melhorar bastante a parte defensiva em termos organização onde vejo muita deficiência.e essa intranquilidade passa automaticamente para o guarda redes que se sente pouco protegido.
Só podemos melhorar.
Caro Fight for Your Right eu não procurei justificar qualquer resultado. O que procurei foi: tentar encontrar explicações (que é diferente de justificações) para as escolhas iniciais no modelo de jogo do Amorim; fazer a (minha, falível por isso) análise do resultado dessas escolhas; procurar perceber (o que continu a ser diferente de justificar) porque manteve o mesmo modelo em tempo que considero exagerado.
Faço-o reconhecendo que posso estar enaganado em algumas (ou todas) apreciações e/ou conclusões.
Mas faço-o sem procurar bodes expiatórios (caramba é só o 1º jogo oficial da época) antes desejando que a equipa técnica possa fazer uma análise crítica retrospectiva deste jogo e as necessárias correções prospectivas da equipa e das novas nuances táticas que se queiram introduzir, partindo sempre do princípio de que é urgente este tipo de análise (uma vez que vamos ter uma época muto mais desagastante que a anterior e temos pouco mais de 3 semanas para construir o plantel necessário para a enfrentar).
Um abraço e saudações leoninas
O saldo do Amorim no Sporting é positivo, à vontade.
Neste século, é, para mim, de longe o melhor, e só o Paulo Bento fez um trabalho perto do nível dele.
Agora, o Amorim tem merdas complicadas de entende, a começar pela casmurrice.
Aquela cena do Paulinho – ir buscar 70% dum jogador mediano com um custo de aquisição de 23M€, mais um salário altíssimo – é complicada de entender e hipotecou o reforço da equipa 2 anos seguidos.
A maneira como lê mal os jogos – que se nota há 2 ou 3 anos claramente – é uma cena que complica muito nos jogos importantes, onde é fundamental ter um treinador que saiba mudar a equipa e corrigir o que está mal.
Em cima disto, é, normalmente, um treinador que demora a reagir. E reage, em vez de agir no momento certo.
Esta cena de querer mudar o esquema da equipa também acho que não tem cabimento nesta altura. Depois de termos tido um ano em que praticamente se sofria golos em todos os jogos, mudar para um esquema mais susceptível de falhar na parte defensiva, quando se perde o Coates e tens uma defesa com 4 ou 5 gajos até 22 anos, para mim não faz sentido.
Era o momento de solidificar o sistema antigo, introduzindo nuances na parte ofensiva, e pensar em mudar algo na defesa só para o próximo ano…
4,5 anos de trabalho, e continuamos com um esquema de bolas paradas ofensivo absolutamente básico. Não entendo isso.
Tem mais uma coisinhas que não gosto, mas sem grande significado – e não é por aí que a porca torce o rabo.
Eu acho que o Amorim, com o que tem de conhecimento, e o plantel que tem – acrescentando o Ioannidis – tem obrigação de fazer um bom trabalho e até tinha a obrigação de ter ganho a este FCPorto limitadíssimo. Nunca imaginei que fosse possível perder contra este FCPorto limitadíssimo depois de estar a ganhar 3-0 e, pior, nunca esperei ver a equipa completamente perdida em campo!
Este jogo foi muito mau, e tem a assinatura do Amorim em tudo o que correu mal. E é isso que a maioria se queixa – o treinador não soube corrigir o que estava mal, não soube pegar na equipa e metê-la a jogar à bola e ser competitiva.
Mas foi só um jogo – a final da Taça de Portugal teve a condicionante da expulsão antes da meia hora! E há muito jogador que também contribuiu para esta vergonha.
Vamos ver como reagem, e como aparece a equipa na 6ª feira!
O fato de ainda se discutir os méritos do treinador, com o trabalho apresentado em 4 anos completos, só mostra como somos uns burrinhos autênticos.
Para mim nem há discussão.
O Amorim foi o melhor que aconteceu ao Sporting-futebol nos últimos 20 anos, mas com larga margem.
Não perco mais tempo a discutir méritos, quando é tudo tão evidente.
Quando alguém diz “não há discussão”, está apresentado. Pois, para mim, há sempre e sempre haverá. Faz parte (ou não faz) dos genes, esta coisa de sermos democratas, de não queremos aniquilar quem tem opiniões diferentes das nossas.
O ano passado fomos a equipa que marcou mais golos de bola parada e ainda agora nas 2 finais que tivemos, marcámos 1 golo em cada uma. Eu acho essa conversa das bolas paradas ofensivas o maior mito de todos. O Sporting é forte nas bolas paradas ofensivas. Só não é na marcação de livres diretos mas eu acho que isso é daquelas coisas que não se treina…ou sabem marcar ou não.
A alteração tática é a atacar, não é a defender. Tem influencia na forma como defendemos mas a grande mudança para o ano passado (e na verdade não é assim tão grande) é a atacar. Por isso até acho que ele fez o que tu dizes.
No banco durante o jogo. Como eu disse, até nem acho que aconteceu no Sábado mas quando a equipa está em dificuldades mas o resultado tremido, ele não consegue ajudar a equipa e mudar o jogo. Ou vá…tem muita resistência a fazê-lo. Curiosamente partilha o defeito com o Guardiola.
A teimosia que tantos falam nem é defeito para mim. Tem muita coisa boa e trás muito coisa boa…mas claro, tem o reverso da medalha. Não estou nada de acordo quando dizem que a teimosia nos tira competitividade…eu acho que na verdade, dá e é parte muito importante do crescimento do Sporting nestes 4 anos. Mas quando não corre bem é garrafal e por isso é fácil atirar à teimosia. Mas claro…às vezes faz a equipa perder e é dificil definir a linha até onde estamos a levar longe demais…o que faz com que por vezes ultrapasse essa linha.
A pouca flexibilidade nos jogadores a contratar. Apesar de compreender que ele escolhe em pormenor o jogador e o processo de seleção é demorado e por isso é aquele…podia ter outro processo de seleção mais flexível e mais passível de conseguir mais alvos apesar de darem respostas ligeiramente diferentes. Ele quando faz o processo e escolhe 1, depois se vem outra coisa já não fica tão satisfeito nem tem tanta convicção e esse que vem tem a vida mais dificil.
A gestão de carreira dos putos e o caminho entre B e A. Está muito pouco definido e tem estragado mais do que tem construído.
Falta só aí a incapacidade de treinar jogadores mais irreverentes. Mas acho que está aí tudo. É um treinador que tem muitas dificuldades em se adaptar à adversidade dentro do jogo, e a jogadores que fogem um bocado à norma. Acho que vai ser a maior adversidade dele se der um salto para um Clube grande, porque a gestão de balneários e egos vai ser completamente diferente, e pessoalmente acho que não está apto para isso neste momento.
Eu acho que sei de quem estás a falar (calculo que Fatawu e Plata), mas não sei se concordo…
Há um tipo de jogadores que não encaixa no sistema e ele não quer mudar o sistema para os acomodar. Mas eu não acho isso um defeito…acho que faz parte. Qualquer treinador que tem um modelo de jogo mais definido e a equipa oleada para jogar de determinada forma não consegue encaixar jogadores muito fora disto.
Não sei bem de que irreverencia estás a falar. Com a bola nos pés, não concordo. O Pote é irreverente, o Geny é irreverente, o Trincão é irreverente, o M. Nunes era irreverente…porra, o Debast e o Quaresma são irreverentes.
A questão não me parece que esteja na irreverencia ou não nem a personalidade…acho que está no encaixe deles no sistema. Mas voltamos ao mesmo…ele é um treinador de sistema, é a forma como ele vê o jogo, não me parece que seja um defeito com tudo o que construiu. E sendo esse o caso…há sempre jogadores que não encaixam no sistema e isso é normal…
Foda-se, o Fatawu é 10 vezes mais jogador que o Geny alguma vez vai ser…
Um talento como o Fatawu tinha obrigação de ser aproveitado. Ponto.
O Plata ainda desculpo.
O Trincão é irreverente em quê? Nas rotundas? No passar ao lado dos jogos? A defender com os olhos?
Pote, Trincão, Geny, são 3 gajos com óbvias deficiências defensivas e jogam sempre.
Já perdi a conta à quantidade de vezes que o Trincão ou o Pote vão a correr atrás do adversário sem fazerem o esforço para o incomodar ou lhe dificultar a vida. E o mesmo em relação ao Geny, em estar no local correcto e a tapar quem tem de tapar…
Mas são irreverentes e o Amorim gosta… 🙂
O Fatawu podia fazer o papel do Trincão, sendo mais objectivo, que é uma merda que falta ao Trincão. Podia fazer de ala como faz o Nuno Santos… Podia jogar ao lado do Gyokeres, no 4x4x2 que quer implementar agora e onde põe lá a nulidade do Trincão.
Enfim, um bom jogador dá sempre para aproveitar.
Menos com o Amorim.
Estás mesmo a misturar irreverencia com capacidade defensiva?!?! O que é que aconteceu aqui?! Fizeste tilt?!
O Trincão passa o jogo todo a ir para cima no 1×1 e a tentar passes de ruptura. O que crl é que achas que é um jogador irreverente?
Vamos ver até onde ele vai. Espero que sim mas não estou a ver o Fatawu ir mais longe do que o Leichester…mas estamos cá para ver. Espero que tenhas razão.
A quantidade de vezes que o Trincão perde a bola, porque recebe mal, porque faz mal o passe, porque o adversário lhe tira a bola… Fora o que anda para ali perdido em campo sem se perceber muito bem o que está a fazer.
Isto é o Trincão normal – mais de 50% dos jogos.
Em 20% joga bem e noutros 20% é razoável.
Sobre o Fatawu, tenho pensado muito em porque falhou, quando Geny conseguiu transicionar, e agora Quenda tambem parece estar a conseguir o lugar.
Sera que o Fatawu nao ofereceu resistencia a jogar fora de posicao? Sera que ele era um elemento pacifico? Sera que nao deu uma de Slimani?
Nao sei…ha aqui algo de estranho, quando o Amorim ja demonstrou nao ter medo de apostar nos putos (Chermiti, Geny, Inacio, Quaresma, agora parece que tambem Quenda e Mateus Fernandes, tentou o Rodrigo Ribeiro a ver se dava, etc.)
O que eu acho que falhou é que o Fatawu é um gajo pouco inteligente a jogar.
Mesmo na B era um gajo com potencia física mas a maior parte do jogo tinha muita dificuldade de posicionamento, não percebia o jogo, ia para cima sempre e tentava sempre o mesmo.
O Quenda é exatamente o oposto do Fatawu.
O Quenda é um puto muito inteligente, que tem uma otima leitura de jogo e um passe rápido extraordinário. Aliás, para mim é o que mais o distingue, o passe. É mais fraco que o Fatawu no 1×1 mas é inteligente o suficiente para neste momento tentar poucas vezes para não perder a bola e ir ganhando confiança.
O Geny idem. É tão inteligente que passou de extremo para lateral em 1 ano. Não é extraordinário a defender mas é inteligente posicionalmente, percebe bem os tempos de jogo e tem um bom passe, mais uma vez.
O Fatawu é um gajo que vai para cima…arranca para cima deles e logo se vê. E é isso que o Amorim não gosta no Fatawu, na minha opinião. E que o Amorim distingue dos outros 2 que falas.
Eu fui da opinião que o Fatawu deveria ter sido mais utilizado, especialmente naquele ano que tinhamos lacunas que nunca mais acabavam. E a gestão dele foi péssima. Mas eu percebo de onde é que vem a hesitação do Amorim e o porquê de não adorar o Fatawu…
Acho que parte é isso, mas a inteligência de jogo também se adquire com tempo idade e tempo de jogo. Mesmo assim não devia de ser desculpa porque o Mateus Reis é dos gajos mais burros que vi a jogar e está lá.
O quenda faz lá um puto dum passe a isolar o pote que é um luxo… E o pote é que não teve capacidade para aproveitar, mas foi lindo! Ainda na primeira parte.
Mas ele não precisa de mudar o sistema de jogo para inserir um Raphinha, um Mahrez, um Fatawu no 11. Ele precisa é de ler o que o jogo está a pedir, se um extremo completamente formatado como são o Pote, Trincão e o Geny, que têm muito pouca irreverência, ou se um gajo que num lance, num movimento anormal cria um golo, mas isso já significa que o jogo fugiu do controlo dele e aí provavelmente já não sabe o que fazer.
Acho que todos o mais irreverente que falas é o Quaresma, porque é o único que não sabes quando vai sair a jogar através do passe, ou do transporte. Os outros 3 são incrivelmente formatados na sua maneira de jogar. O Pote raramente faz um movimento diferente, experimenta um cruzamento não habitual ou explora terrenos que não são o dele para ter bola, procura sempre o interior e a baliza, a única vez que vi o Pote fazer diferente foi em Alvalade contra o Benfica no primeiro golo, o que fez aí é algo que raramente faz. O Trincão então nem se fala, a incapacidade do Trincão impactar um jogo de nível elevado vem precisamente da sua falta de irreverência e velocidade. O Trincão se não tem a bola nos pés não faz nada, porque é incapaz de pensar diferente. O Geny também não vejo muita irreverência, aliás ele joga uma merda á esquerda porque lhe falta capacidade de fazer coisas diferentes. Está formatado para puxar para dentro e procurar o cruzamento, ter o Trincão/Edwards e Geny numa ala é ter uma ala completamente unidimensional, com apenas um movimento atacante e exploração de espaços reduzido.
O Quenda é muito mais irreverente que qualquer um desses, joga por dentro, por fora, procura o cruzamento com a mesma facilidade com que procura o remate, se tiver de usar o pé direito usa. Acho que é o que mais se assemelha ao Fatawu a nível de irreverência. O Fatawu aparece na pequena área se tiver espaço para isso, se o defesa não lhe dá jogo por dentro ele vai procurar passar em finta ou velocidade por fora, cruza para a pequena área como cruza para o segundo poste, se o espaço na ala é reduzido ele aparece no meio para criar o desequilíbrio. É muito menos formatado de movimentos do que qualquer gajo que temos no Sporting. Lá está o problema dele é mais esse, como não tem um padrão de jogo fixo fica difícil pensar o ataque e a defesa com um jogador destes porque eventualmente é ele próprio que vai criar desequilíbrios para a equipa e isso é uma coisa que o Amorim abomina. Ele admitiu a incapacidade que tem em treinar jogadores assim porque é algo que ele não gosta, irreverência e caos em campo, mas é algo que todas as equipas precisam em doses.
Estou com dificuldade em perceber o que querem dizer com irreverencia. Não percebo bem o que é que tem o Fatawu de irreverencia que não tem o Geny….
Porra…se queres uma coisa “fora da caixa”, não vais para o Mahrez ou para o Fatawu. São completamente monocórdicos … puxar para dentro e chutar. É o que fazem. E nem se comparar a qualidade e inteligência de movimento e a técnica do Mahrez com o Fatawu mas pronto…
Eu não percebo bem o que é que o Fatawu é mais irreverente do que o Geny. O Geny é um Fatawu com menos remate mas com mais cabeça.
Além disso a capacidade de passe do Geny é bem melhor que a do Fatawu.
Não percebo como querem uma coisa “fora da caixa” é um gajo que faz exatamente o mesmo movimento do Trincão, Edwards e Geny e que não faz mais nada que isso…
É ao contrário. De todos, o Fatawu é o menos imprevisivel…
Eu acho precisamente o contrário. O Fatawu tem movimentos distintos em diversas fases do jogo. A finta do Fatawu é um bocado básica porque é quase sempre em velocidade, mas a maneira como explora os movimentos não. O Fatawu tem movimentos interiores e exteriores, procura as costas dos defesas (coisa que o Trincão nunca faz), procura o meio do terreno, aparece em zonas de finalização (aquela diagonal clássica que os extremos faziam de fora para a pequena área), procura o overlap etc. É isso que eu quero dizer com irreverência. O Fatawu tem uma mão cheia de movimentos que procura durante o jogo. O Trincão tem 2, recua para receber para depois cavalgar pelo meio do terreno (e muitas vezes fuçar), procura receber de fora e ir para dentro. Nunca procura a linha de fundo, nunca procura as costas dos defesas (como faz o Gyo), muito raramente aparece em zonas de finalização, joga sempre para o meio e com o meio na cabeça. Tem mais técnica que o Fatawu, mas tem muito menos armas para diferenciar o seu jogo. O Geny idem, tem o seu movimento interior e raramente se desfaz dele. Tem a sua % de sucesso, mas 0 de variação.
Eu vi uns 10 jogos do Leicester este ano e foi a impressão com que fiquei. Dá mais velocidade ao ataque que dá o Trincão e tem mais impacto. O estilo de jogo do Champioship também o favorece, mas se há estilo de jogo que favorece o Trincão é o nosso, porque ele não se dá nada bem com jogo mais rápido e vertical.
Por haver muita formatação é que quando as coisas não correm ou não estão a correr bem, os jogadores ou a equipa, como quiserem, não são capazes de alterar os acontecimentos.
Fatawu tem uma coisa que o Sporting não tem, imprevisibilidade.
E isso, é um crédito porque os adversários nunca sabem o que vai sair dali.
Ao passo, que Geny, ou outros formatados, serão, não todas, mas muitas vezes previsíveis.
Voltamos ao mesmo. O Fatawu que eu vi não é metade do que vocês dizem mas vamos ver…pode ser que seja.
Mas uma eu tenho a certeza. O Geny previsivel, não é. Tanto que é o nosso maior desiquilibrador. Tanto joga por dentro como vai à linha cruzar atrasado com o direito, bom remate, excelente passe, MUITO intelingente no posicionamento…
Do pouco que fui espreitando no Leichester e do que vi no Sporting, não trocava o Fatawu pelo Geny.
Os cantos são marcados de 2 maneiras, em 95% das vezes:
a) bola para o 1º poste
b) bola para o 2º poste
Livres é bola lá para cima…
Tudo o básico.
Sim, acertam às vezes, tantos são os cantos e os livres que temos por jogo.
Mas se isto são bolas paradas ofensivas trabalhadas, temos conceitos completamente errados do que é o trabalho!
Uma merda básica num livre (meio) lateral – tipo ali da zona do bico da grande área – é lançares a bola para a baliza para alguém desviar e deixar o redes na duvida até ao ultimo instante se a bola vem directa ou alguém desvia… E nem essa merda se faz!
Enfim, vemos coisas diferentes…
Tu ficas pelo resultado – marcamos alguns golos de bola parada.
Eu falo do que vejo – praticamente zero trabalho nas bolas paradas.
A qualidade das bolas paradas não se mede pelos golos marcados?! Então é por o quê? Nota artistica?!
Como é que uma equipa que é a que mais golos marca de cantos num campeonato é fraca nas bolas paradas?!
E não é verdade.
Temos cantos ao primeiro poste para daí irem para golo com jogador em antecipação.
Temos cantos ao primeiro poste para desvio para o 2º poste.
(nestes 2 lances há combinações de jogadores diferentes a atacares o 1º poste, o meio da área e o 2º poste).
Temos bolas ao 2º poste para irem diretas para golo
Temos bolas ao 2º poste mais largas para depois serem cabeceadas para o meio para alguém empurrar.
(nestes 2 lances há combinações de jogadores diferentes a atacares o 1º poste, o meio da área e o 2º poste).
Temos cantos diretos ou cantos com passe primeiro e ambos têm desmarcações diferentes.
Temos cantos para cruzamento com o pé certo ou com o pé trocado.
Temos sempre jogadores diferentes em pontos diferentes da área. As combinações de movimentações ao primeiro poste, ao 2º ou no meio da área são muito variadas.
Nos livres à entrada da área ainda há mais variações.
É por isso que marcamos muitos golos de bola parada. Porque é dificil prever como o Sporting marca os cantos. Claro que contra equipas muito altas e muito fortes defensivamente é sempre praticamente impossivel marcar.
Lol não se treina as bolas paradas mas o ano passado foste das equipas a nível europeu com mais golos marcados em bola parada,ainda nesta supertaça marcaste num canto estudado,eu não sei que jogos esta gente vê.
Pela tua conversa, Bayern Munique, Barcelona, Man City e outros clubes desse patamar … Fazem fila á porta de Alcochete para tentar perceber o segredo do sucesso do scp do rabolho amendoim…
Mas ainda melhor foi dizeres que os livres directos não se treinam … Ou sabem marcar ou não…
EPA, não há necessidade de andar a fazer piruetas para defender o indefensável… Fica te mal.
Claro que os livres diretos não se treinam,ou és bom ou não és,mas sendo bom podes ir melhorando…basta perceber um bocado de futebol e chegar a essa conclusão. Ou dá lá exemplos de gajos que não sabiam bater livres e aprenderam??mesmo hoje em dia por essa Europa fora não vês grandes batedores de livres.
Volto a dizer, dá me exemplos de jogadores que não sabiam bater livres e depois aprenderam… conheces casos desses?e volto a dizer por essa Europa fora contas pelos dedos das mãos muito bons batedores de livres.
Vamos todos ficar a aguardar por esse jogador que não sabia marcar livres e que, porque apanhou o treinador X, passou a ser um eximiu marcador de livres diretos…
Foi uma cena que sempre gostei, treinava muito, e chegou uma altura que marcava golos assim ou causava perigo.
Claro, se tiveres uns tijolos nos pés, não vais lá com treino…
Isto das bolas paradas, sobretudo livres fora ra área, tem muito que se lhe diga. Estou enganado ou no último campeonato do Mundo não se marcou um único.?
Para mim, é um pouco estranho o que se passa com os livres e não é só no Sporting.
Eu acho o Amorim bom treinador (longe de justificar o salário que recebe, mas isso são outros assuntos!)…agora há coisas que me vão deixando sempre desconfiado, quer seja no planeamento, escolha de jogadores e/ou insistência nos mesmos erros e para mim a mais grave, a incapacidade de gerir o jogo do banco!! Se calhar contam se pelos dedos de uma mão os jogos em que a equipa tenha melhorado após substituições, e já lá vão 4 anos! Normalmente até piora!
Nem vou falar do jogo de sábado, por aí bem…tinha de voltar ao insulto!! Não é admissível o que se passou no sábado, em nenhum clube!! Fdx, perder um jogo após um 3-0, contra uma equipa a “estrear” um treinador com uma série de miúdos…bem, continuo sem palavras.
Como ouvi/li alguém dizer, o mínimo que esperava da direção era devolver o €€ a todos os adeptos que lá estiveram e com um pedido de desculpas!
Já vos disse isto algumas vezes, Amorim não quer ficar eternamente no Sporting e quer dar o salto para um campeonato dos melhores para isso tem de ganhar e fazer carreira, confio que ele vai fazer o possível para isso acontecer. O futuro o dirá.
E é este ponto que me deixa na dúvida se ele alguma vez vai passar da “aprendizagem” para um nível superior!! É que já são muitos exemplos com claro prejuízo para a equipa/clube
Defeitos do Mister Amorim, uma vez que as virtudes todos – ou quase – as reconhecemos:
1. falhas óbvias no planeamento de plantéis
2. insistência em jogadores que nada acrescentam, seja na aquisição, seja na manutenção no plantel, anos a fio
3. insistência em dar a titularidade a quem comete erros, como se fosse uma declaração de guerra aos insatisfeitos (a partir da bancada), sem querer saber se isso custa pontos ou títulos
4. insuficiente leitura dinâmica de jogo, quando as coisas correm mal
5. insuficiente capacidade competitiva, face aos rivais mais directos e poderosos
Gostava que me convencessem do contrário. Está aberto o debate. Obrigado.
Acho que o planeamento peca por ser muito demorado e SUPER inflexível.
Porque acho que monta bons plantéis no geral.
Há 2 anos foi aquele BURRO que temos a liderar o clube a tirar-lhe o tapete. Não acho que seríamos campeões, mas não ficaríamos em 4 certamente.
As equipas são normalmente mais racionais do que os adversários e superiorizam-se por isso, mas quando toca a competir, fazer mesmo das tripas coração… não conseguem. Isso é para os adeptos.
Esse ponto 5 arruma qualquer possibilidade de debate, de tão ignorante que é.
Para o Bisnagas, um gajo que consegue fazer um clube que não ganhava um caralho nos últimos 20 anos, vencer 2 ligas em 4, não é ser competitivo perante os rivais.
Meu caro, estou a falar do score acumulado de resultados contra Porto e Benfica, não de títulos de campeão, nem de títulos totais. Isto convém saber ler, dá jeito na vida.
Então preferes ganhar os jogos aos tripeiros e lampiões e não ser campeão??
O Amorim o ano passado não ganhou em casa a esses dois rivais??não eliminou os lampiões em 2 mãos para as meia da taça ou não viste isso?
E mesmo fora perdeste na luz com menos 1 a segunda parte toda e perdes no fim do jogo,com o porto empatas no dragão e perdes a final com outra x 1 expulso…facto,não é ser competitivo??piada..só pode.
6. Goza com adeptos leoninos
7. Não defende o clube que lhe paga o salário
8. Depois de resultados negativos fala como se não tivesse qualquer tipo de responsabilidade
9. O modelo de jogo não é adequado às características individuais dos jogadores
10. É um treinador medroso.
11. Tacticamente é limitadíssimo.
Tu és mesmo bom treinador,no fm provavelmente. Ao que isto chega,toda gente diz que o Sporting é muito forte taticamente,o ano passado fizemos grande campeonato mas o xupa o guru do goalpoint e fm acha que não…
Ou seja por isso que ano passado fizeste um campeonato do caralho e foste á final da taça de pt e perdes com a Atalanta na UEFA,essa mesmo que limpou fácil o Liverpool e o leverkusen que joga futebol champanhe não é?? és muito bom no fm,eu também.
Claro que o Sporting o ano passado jogava muito bem,tinhas uma média de quase 3 golos por jogo no campeonato…
Os equipamentos?? Brincadeira,nunca na vida podia ser aquilo. Eu acho o varandas uma merda de presidente,mas também acho que o ódio que vocês têm ao varandas descarregam no treinador,não consigo encontrar outra justificação.
Muro por não ser um mete nojo como tu que insultas o homem do piorio??
Eu critico quando acho que algo está mal,não é rabolho ou filho da puta ou amendoim,mas o pessoal já te tirou a pinta e volto a dizer o ódio que tens ao homem fode te o raciocínio.
Bem, olhando para já para os próximos desafios…acho que Amorim tem mesmo um grande desafio agora perante todas as duvidas que lhe foram colocadas nos últimos dias (e muito por culpa dele):
Na baliza quem vai ser titular? É que não vejo grande utilidade num GR que sabe jogar com os pés (aparentemente) mas sofre golos sempre que vai a bola á baliza.
Depois centrais e laterais? Vejo muita interrogação aqui…Debast teve um dia mau ou “normal”. Diomande vai “crescer” ou continuar com paragem cerebrais? Qual o real valor de Fresneda (tantas duvidas no dinheiro gasto aqui?!?), MReis a LE ou Central?
No meio, acho que Hujlman não está em grande forma…tal como aconteceu no inicio da época passada…mas tb não sei qual o seu substituto. É Bragança? MFernandes? Essugo é para rodar?
Na frente, continuo a dizer que Trincão não é jogador para o Sporting e Edwards já nem deveria lá estar…
Olhando para este quadro, acho que estamos em condições de começar uma pre epoca agora. E não esquecer que esta época não acredito que exista o “impacto” Gyokeres!!
Conclusões rápidas:
– Taxa de sucesso em competição de regularidade = 50%
– Taxa de sucesso em competição a eliminar (jogada em final) = 25%
Sendo que das 3 finais ganhas, uma foi da Taça da Liga contra o Braga (que não entra na análise “rivais”) e outra Taça da Liga contra o Porto. A Supertaça foi contra o Benfica.
Mesmo sabendo que os jogos entre grandes são sempre dúvidas sobre quem ganha, parece-me que é essencialmente aqui que se tem de melhorar!
Penso que é sobretudo uma questão de mentalidade (ou falta dela) nestes jogos que tem de ser melhorada. Nesse requisito, parece-me que o Porto ganha destacado. Não é só uma questão de qualidade dos jogadores. É a mentalidade dos mesmos e nisso, talvez sejamos a equipa menos apetrechada… por isso digo muitas vezes que tanto ou mais importante que ser um habilidoso, é ter sangue na guelra! O exemplo claro disso mesmo é o Edwards…
Como sempre aqui se disse os campeonatos ganham-se, sobretudo, nos jogos contra os pequenos.
Esse registo foi fundamental nos dois títulos. Relembro que em 2024 o registo caseiro é perfeito.
E, valha a verdade, nos anos dos títulos Amorim conseguiu ganhar (ou não perder) os jogos de confronto direto essenciais.
Em 2021 e 2024: vitória em casa contra os lamps e empate no dragão em alturas cruciais.
A azia é fodida e a derrota de sábado é anedótica, mas não é o suficiente para querer acabar com o único projeto de sucesso que o Sporting tem nos últimos 20 anos.
E, por muito ou pouco que nos custe, esse projeto não é unir o sporting, nem investidores estrangeiros, nem adeptos a dirigir, nem destruir as claques, nem claques a mandar no clube, nem criar sportinguistas de primeira e de segunda, nem coisa nenhuma. Esse projeto é o Amorim.
Conseguimos competir contra rivais diretos grande parte das vezes. Umas vezes demasiado tremidas, outras sem espinhas… contra o porto temos sempre mais dificuldade e perdemos mais vezes as nossas vantagens. Assim de cabeça, lembro-me de 4 jogos, com este já incluído, que estivemos à frente e não ganhámos.
Acho só que falta mais competitividade contra os ditos pequenos, excepto na última época em casa em que fomos perfeitos.
Na europa falta muita competitividade.
Exceptuando alguns jogos que fomos gigantes como o Arsenal e Dortmund em Alvalade, deixamos sempre muito a desejar. Podíamos dar sempre mais.
Então diz lá qual é a solução? Mandar abaixo e começar de novo? Mandar Amorim embora e boicotar a Direção?
Mas tens noção que andámos anos nesses ciclos destrutivos e que isso não leva a lado nenhum?
O Varandas é um inapto e nunca votei nele, mas além dos meus gostos pessoais quero, a cada momento, aquilo que é melhor para o Sporting.
E neste momento o melhor para o Sporting é manter a confiança num treinador que trouxe sucesso e união.
E apesar de ser péssima opção uma Direção delegar num treinador aquilo que deveria ser da sua competência, acredito que será bastante pior um Sporting pós Amorim que um Sporting com Amorim.
Isto porque a melhor decisão desta Direção foi precisamente demitir-se das suas competências!
Exacto, absolutamente de acordo… e isso custa-nos muito dinheiro e relativo pouco retorno: projecto Amorim, projecto de carreira do Amorim e vindo da sad, direcção… nada.
Depender de uma pessoa apenas ou de um projecto de carreira pessoal não é um projecto com visão do Sporting Clube de Portugal, de facto.
Concordo e isso é uma das coisas que mais me custa actualmente.
Sporting só voltará aos títulos de forma consistente quando houver ums visão e estrategia delineados a medio longo prazo e não em função de um só treinador, que evolui, aprende, erra, tem um percurso proprio e nenhum quer passar a vida profissional num só clube, como é natural.
Há muito mérito de RA no que corre bem e demérito no que corre mal mas em suma o Sporting e a sua ambição, futuro não podem estar reféns de um treinador que fez tudo o que podia para sair, cagou no clube e associados quando havia ainda um título e uma taça por vencer.
E independentemente disso o Sporting tem de ter viabilidade competitiva para lá do treinador A ou B. Mas não parecem capazes disso.
O projeto desportivo do Sporting,no que tica ao futebol é o Ruben Amorim. Ponto! Não me parece que depois do que se passou sob comando desta mesma direção, antes de chegar o Amorim, que sobre algum tipo de dúvida.
É bom que o projeto seja um treinador? Não.
Era melhor como estava antes dele chegar? Não.
Vale a pena arriscar a voltar ao “antes dele chegar” sabendo que a direção não muda? Também me parece que é não.
Para mim, em primeiro está o Sporting. E se o Sporting tem mais probabilidades de ganhar com o projeto Amorim, então que seja.
Diferente coisa é acharmos que deveríamos ter melhor. Mas entre o desejo e a realidade vai uma distância e neste tipo de coisas temos de ser um bocadinho realistas.
Enquanto tivermos esta direcção, prefiro que esteja lá o Amorim do que não esteja. Mesmo com os seus defeitos.
Mas isso parece-me óbvio para a maioria dos tasqueiros!
Há uma direção que faz coisas diversas (algumas bem, diga-se) mas que está absolutamente montada na capacidade desportiva do Amorim! Isso penso ser óbivo! E não é bom, claro.
Mas se for estando estável enquanto lá está o Amorim, então que se mantenha, mesmo com alguns defeitos. É um trade-off que tem de ser feito.
Aliás, o problema desta psuedo estratégia é que quando o Amorim sair – e vai sair – não há uma estrutura sólida e que, essa sim, deveria ser O projeto, que saiba dar continuidade ao sucesso que, inegavelmente, o Amorim trouxe.
Ainda de ressaca pela derrota na Supertaça contra um porto que estava a levar 3 secos.
Tem-me custado falar de futebol estes dias.
Estou de férias para estar disponível para mais um ano sempre exigente para quem é do Sporting e que tem de estar preparado para sofrer.
Em relação ao jogo de Sábado dizer que independentemente da charutada que deu o 1º golo ao porto gostei muito de ver o Debast. A forma como sai a jogar e a facilidade como mete a bola longa no ala, livre de marcação fizeram-me gostar muito dele. Vai ser muito útil nos 90% dos jogos que temos no campeonato português.
Falta-lhe um poucochinho mais de velocidade e físico.
Em determinado momento preferi que tivesse saído o Quaresma para trazer mais poder de choque do Diomande e meter o Debast no lado direito para continuarmos a sair com bola.
Acho até que perdemos o jogo com a saída dele. Mas isto sou eu a dizer.
As falhas na marcação acho que é mais um erro coletivo que propriamente de um ou outro defesa.
Kovacevic fiquei com dúvidas se é o GR que precisávamos.
O 3º golo tenho ideia que é mal batido. Mas posso estar a ser demasiado exigente.
Preocupado com os índices físicos do Gyokeres. Espero que recupera totalmente. Sem ele e como o mercado está a ser gerido na nossa frente de ataque….
A equipa entrou muito bem, mas Amorim depois não soube gerir a equipa.
Esqueceu-se que os jogadores vêm de cargas intensas e não soube rodar a equipa. Um erro muitas vezes feito por ele. Ou confia na malta que tem no banco ou não confia e se assim é…..é despachar o entulho. Porque andarem por ali só porque sim….
Do outro lado mesmo metendo jogadores com muito menos qualidade, o treinador percebeu que tinha que dar andamento à equipa. E mesmo assim veja-se como a maioria dos jogadores dos tripeiros acabaram todos podres.
No Sporting não vi nenhum jogador sofrer assim. Ao invés foram “gerindo-se”.
Muito jogadores tiveram tempo a mais dentro de campo.
Nota apenas para aqueles adeptos que andaram a lançar foguetes antes da festa.
Se a burrice pagasse imposto…
Estava a ver outro equipamento do Sporting que parece um equipamento de treino e lembrei-me…
Porra…
A quantidade de equipamentos de treino que vi em Aveiro ou nos 5 violinos deixou-me de boca aberta. Porra…quem é que compra aquilo?!?!!? Mas a verdade é que só ao pé de mim estavam pai 5 pessoas com ele, em cada um dos jogos…
A dos pixeis e esta sempre são camsiolas verdadeiramente alternativas.
A da equipa ucraniana/equipamente de treino do Celtic… não quero falar deste atentado à identidade do clube. É preciso ser-se mesmo doente para gastar 80 ou 90 paus nessa fraude.
É sobretudo falta de noção da importância da identidade do clube, sobretudo de um clube pouco ganhador e a mobilizar menos massas, com crises de militância (os recordes de camisolas pouco me dizem… é como os recordes de lucros e depois teem de recorrer a antecipaçao de receitas para recompra de VMOCS ou entao investem forte e feio… em Kovacevics).
Os gosto sao subjectivos e ate nao desgosto do ‘novo Stromp’… apenas como um dos equipamentoa alternativos, nunca como principal! E ainda menos quando evocam Stromp para inventar qq merda para vender…
Assim nao, nao compro disso.
É isso. Se esta “principal” fosse uma camisola alternativa, camisola de champions, tanto me dava… agora camisola principal é só ridículo. Por isso é normal que muita gente opte por alternativas e por camisolas verde e brancas antigas (compradas em segunda mão, nos sites de camisolas) porque não quer, e bem, gastar o seu dinheiro mal gasto.
Há várias características no projecto Amorim e no Amorim que para mim são insuportáveis, no entanto, o balanço é largamente positivo.
Pela primeira vez, o Sporting tem um treinador tipo manager inglês e temos recolhido benefícios deste modelo.
Aquilo que razoavelmente se pode — e deve, absolutamente deve — exigir, é que se continue a progredir e o que me parece é que não são sentimentos 2 campeonatos em 4 é muita bom que levam a períodos de hegemonia, pelo contrário, ciclos de vitórias consecutivas em campeonatos surgem também porque o contador está sempre a voltar ao zero e basta ouvir o futsal do Sporting a falar para o perceber.
Neste momento, o Sporting continua exposto à saída do Gyokeres e tem como segundo avançado um puto de 19 anos, não tem alternativa ao Nuno Santos, comprou um guarda-redes que parece um erro de casting, precisa de pelo menos de mais um central e um atacante e o que vemos é a conversa fiada de que se está a construir um novo ciclo quando devíamos estar a investir com o bicampeonato como objectivo. Há um relaxamento que tem raízes em épocas anteriores, é a conversa do tenham calma e se corre bem, que tem absolutamente de ser substituída por fazer mais com mais.
O Sporting consegue a proeza este ano de apenas ter 1 equipamento decente, o branco (dificuldade do caraças também). O 1o do Volska Poltava tem uma falta de identidade do Sporting gritante, o 3o parece que é o repackage do do Friburgo em verde fluorescente (cor horrível). A malta pode comprar porque está em fase de lua de mel, mas os equipamentos transmitem 0 identidade de Sporting. Antigamente eramos diferentes, hoje somos 2.0 o que significa que num ano em que somos campeões qualquer merda serve para levar com o escudo em cima.
Depois da polémica com o equipamento principal do Sporting, por ser igual ao dos ucranianos do Vorskla Poltava, eis que a camisola ‘verve’ – lançada esta terça-feira pelos leões -, é semelhante à principal do Friburgo, da Alemanha.
Através de uma visita à loja online do clube alemão é possível verificar que o padrão do modelo da camisola é igual, apenas mudam as cores predominantes (vermelho para verde), das mangas e das zonas perto da gola (verde para branco).
Apesar de este aspeto ter sido comentado nas redes sociais, sublinhe-se que esta é prática comum tanto na Nike como na Adidas, na medida em que os dois grandes fornecedores de equipamentos também usam os mesmos ‘templates’, ainda que com cores diferentes, nas camisolas das seleções, como se percebe nas imagem acima, que exibe as ‘peles’ de diferentes nações.
Recorde-se que, quando a polémica com a camisola principal estalou, fonte oficial do Sporting garantiu a Record: “O equipamento principal foi negociado em exclusividade com a Nike”.
“Recorde-se que, quando a polémica com a camisola principal estalou, fonte oficial do Sporting garantiu a Record: “O equipamento principal foi negociado em exclusividade com a Nike”.”
E deve ser verdade porque os polacos mudaram o equipamento principal!
É a exclusividade para o mercado nacional lol. Pergunta a sério: custava muito fazerem um equipamento principal norma, o secundário a homenagear o Francisco Stromp e um terceiro equipamento preto ou o que fosse? Vender iam vender todos, mas ao menos havia identidade e homenagem.
Será que o Friburgo também vai mudar ou mudamos nós?
Epah não dava para escolher um padrão menos copy & paste, ou simplesmente não ter padrão? É que é igual sem tirar nem por. Se jogassemos contra o Friburgo eles jogavam com o vermelho e nos com o verde era quase coisa de Clube satélite. Eu percebo que os RedBull tenham todos um equipamento igual/semelhante, agora isso acontecer noutras equipas não faz sentido nenhum. Querem fazer padrões ao menos dêem-se ao mínimo trabalho de não produzir em massa
1) PRINCIPAL … gosto visualmente dela mas sublinho que, na minha ótica, é uma excelente camisola alternativa mas não deveria ser a principal!
Contudo, Já a comprei com escudo de campeão (Quinas) e da CL!
O clube ucraniano já tem outra camisola!
2) ALTERNATIVA … gosto muito e comprei-a mal saiu … adoro a homenagem aos 60 anos da NOSSA TAÇA das TAÇAS!
Presumo que início de 2025, sensivelmente a meio da época, tenhamos uma nova camisola alternativa! Tenho que colocar o badget das Quinas de CAMPEÃO!
3) 3 EQUIPAMENTO: não é, definitivamente, o meu género mas as camisolas “mais energéticas / berrantes / coloridas” tem um público que não será de menosprezar … quanto às parecenças com a do FRIBURGO … sinceramente… sendo o nosso 3 equipamento não valorizo !
Não é uma questão de parecenças, são iguais. O vermelho é mais vivo, tal como o nosso verde é um verde mais vivo e o padrão é 1/1.
Pessoalmente tenho a branca é a única que é digna do Sporting. A “Stromp” não só não tem nada de Stromp como não tem nada de Sporting. Esta é só feia que dói.
Ponto 1
Fiquei contente de Amorim continuar no Sporting.
Ponto 2
Para ser um grande treinador tem que saber ler um jogo e actuar nas alturas fulcrais e ele não sabe.
Ponto 3
Conquistou 2 campeonatos porque o sistema dele funciona bem contra a maior parte das equipas, que são de menor dimensão.
Ponto 4
Teve dificuldade ao longo de 4 anos contra os seus mais directos adversários.
Ponto 5
Consegue e tem conseguido e bem manter um balneário unido.
Ponto 6
Consegue ter a equipa a jogar um futebol mais agradável que os rivais.
Ponto 7
Mas este futebol tem sérias dificuldades em jogos mais exigentes.
Ponto 8
Na forma que RA quer que a equipa jogue, terá obrigatoriamente de ter em cada sector jogadores experientes e neste momento falta-lhe na halizae no centro da defesa.
Este novo modelo tem demasiadas deficiências defensivas, ainda por cima quando na época passada já demonstrámos dificuldades defensivas e ainda por cima perdemos o Coates.
Acho um erro o Amorim abandonar o 5 defensivo – 3 centrais.
Penso que dá para jogar com 2 centrais em, talvez, 50% dos jogos da 1ª Liga, talvez até 60%, mas com as 5 ou 6 melhores equipas, e na CL, isso vai ser fatal para as nossas aspirações. Se com 5 atrás já temos dificuldade nesses jogos, com 4 vai ser muito complicado…
Isto, pelo menos a mim, parece-me óbvio só de pensar no assunto, parece-me evidente do que se viu dos 2 jogos da pré-época e da Supertaça… mas eu não ganho 500 mil por mês… Vamos aguardar porque, como digo sempre, o tempo iluminará a razão!
Plenamente de acordo com o Miguel.
E custa-me a compreender o porquê de abandonar um sistema muito mais rotinado, num jogo de decisão única, contra uma equipa de valia historicamente identica à nossa, num momento de início de época, em que não dispunhamos de 4 dos centrais e laterais/alas que tinham todas as rotinas bem trabalhadas (de posicionamento, de movimentação, de “linha de fora de jogo, de transição defensiva, de 1ª fase de construção ofensiva).
Porque essa mudança de modelo defensivo foi ainda mais acentuada pela inevitável mudança de modelo ofensivo (ao “obrigar” Morita a colocar-se entre os centrais da defesa a 4 para “disfarçar” uma 1ª fase de construção manca ou para reforçar presença no centro de uma defesa muito aberta em largura para os nossos habituais padrões; ao obrigar Catamo a muito mais tarefas defensivas; ao confundir Quenda, iludindo a sua “liberação” de tarefas defensivas, tendendo progressi-vamente a só se posicionar como ala ofensivo ou como extremo; o que, por sua vez confunde, Trincão que se viu “forçado” a muito mais posicionamento interior e a ter muito menos bola).
Até posso estar completamente errado desta análise e ter visto (e revisto) mal o jogo, mas a sensação com que fiquei foi que Amorim procurou inovar taticamente (para compensar as ausências forçadas e par tentar surpreender o adversário) mas não teve tempo para trabalhar (nem ainda jogadores para interpretar com mais acerto) esta nova nuance.
Pareceu-me demasiado risco, complicando algo que poderia ter sido bem mais simples e “comprometendo” jogadores que necessitam de mais trabalho para “olearem” e mecanizarem novas rotinas.
Um abraço e SL
O ponto 8 podes agradecer à falta de exigência da estrutura directiva. O Coates que ja andava a negociar há meses com o national, apanhou todos de surpresa com a sua saida abrupta. Se ele tivesse sido mais grato e honesto teria posto o sporting ao corrente destas negociações e desta forma o clube tinha gerido de forma diferente alguns outros dossiers tais como Neto. Amigo coates, me desculpe mas nao teve bem com o sporting, logo para mim so so saia pela clausula, ou entao pela porta pequena pois o capitao nao esteve bem. O paulinho tb foi um erro a venda sem termos alternativa garantida aprior. Sai coates, neto, paulinho. Que dizer ? As linhas de comando ficaram trocadas. Temos de recorrer ao hulmand que ê estrangeiro, fala mal português e so cá esta faz um ano. Para mim foi falta de rigor em nome da exigência de um clubo como o sporting,
E o Coates disse que o Nacional insistiu muito e que só decidiu agora porque tem a situação do familiar doente – a ideia era ir para a próxima época.
São cenas familiares que têm de se aceitar e respeitar.
Não acho nada que a estrutura directiva seja culpada disto. Mas é mais uma forma fácil de bater no idiota do Varandas…
Pois bem …
Suspeito ainda pior.
Mas claro, não passa de uma suspeita impossível de privar.
Parece me que a história do familiar doente foi uma espécie de meia verdade conveniente para explicar a saída abrupta.
Num segundo e terceiro momento isso nunca foi mais referido. Assim, como uma história mal contada. Mas claro, não posso comprovar nem confirmar nada disto. São meras suspeitas e suposições.
Mas se fosse eu, pelos dados mencionados em cima, não o teria deixado sair assim tão facilmente e da forma que foi. Ou então falo mal sem ter informações completas .
Não sei… Mas ficou me um sabor amargo de suspeita que se faltou á verdade.
Caríssimo Paulo, já tinha pensado nesse seu comentário acerca do Coates, mas não quis ferir aqui adeptos com um comentário que você teve a coragem de o expor.
Essa sua opinião acerca da saída do Coates do Sporting foi 5 estrelas e sou da mesma opinião, feriu o Sporting numa altura mesmo em cima do arranque da época, sabendo ele da importância que tinha com a sua experiência, foi muito em cima .
Parabéns pela coragem que teve em fazê-lo, mas a verdade é essa mesmo, eu na altura senti o mesmo, e perguntei para mim mesmo, Agora Coates ?
Ou então a estrutura sabia e não acautelou devidamente.
Como agora por exemplo, também ainda não acautelou com alguém mais experiente.
E outra coisa, também não percebi aquela no jogo de sábado de umas vezes estar o Quaresma ao meio dos três outras estar o Debast, não me venham dizer que calhava porque o G. Inácio nunca lá esteve, se fosse uma vez ou duas certo, mas quantas e quantas vezes isso aconteceu ? também o referi durante o jogo, podem ir ler.
Isto só proporciona desorientação, para mais com um elemento acabado de chegar ao clube. Quando Debast jogou sempre bem contra o Sevilha e foi SEMPRE nesse jogo o central do meio.
Sabem o que eu senti quando li a notícia da saída do Coates ?
Fiquei expectante e pensei, Coates pensou, fiquem cá que vou zarpar, possivelmente colocou o assunto á administração ou ao treinador com paninhos quentes e foi-se.
Certo, concordo, o Coates deu muito ao Sporting, é verdade, mas sou sincero, não saiu na altura certa nem da melhor forma pró Sporting.
Não me malhem, foi o que senti, O Paulo tem razão.
O ponto 3 não é verdade objetivamente. O ano passado fez 7 pontos contra os grandes, é mais que Porto e Benfica fizeram nos confrontos grandes.
O ponto 4 é verdade para todas. Qual é a equipa que não tem dificuldades nos jogos grandes?! O normal é os jogos grandes serem os mais difíceis. São excepcionais os que não são.
Não sei qual é o modelo de jogo que torna os jogos mais exigentes fáceis…
No geral, tens muita dificuldade com os grandes, especialmente o FCPorto – e viu-se mais uma vez nestes 2 últimos jogos.
Em Alvalade, ganhaste ao FCPorto com 10. Estiveste a ganhar 1-0 e depois eles tomaram conta do jogo até o Pepe ser expulso. Aquilo estava mal parado e lembro-me perfeitamente de muitos comentários a dizerem isso. Depois o Pepe é expulso e podíamos ter goleado os gajos, se o árbitro deixa.
Em Alvalade com o Benfic@ marcaste o golo da vitória nos descontos e o Benfic@ tem n oportunidades de golo, inclusive uma flagrante com 1-1 e outra já depois do 2-1.
No Dragão podias ter sido goleado, e empatas à beira do fim, num minuto, nas 2 únicas ocasiões que tens.
Na Luz passas a 2ª parte só a defender porque estás com 10 e perdes nos descontos.
Ganhas ao Benfic@ 2-1 em Alvalade para a Taça, justo, mas os gajos não empataram porque não calhou. Em muitos momentos andaste aos papeis.
Lá, 2-2, sim, acho que foi um jogo bem conseguido da nossa parte. Justo, bem jogado, com personalidade. Aqui estivemos como devíamos estar sempre.
Em todos os outros jogos tivemos momentos muito fracos, momentos de nítida falta de competitividade, aqui e ali aos papéis. E, tirando o 2-2 na Luz, e o 2-2 no Dragão, onde o Amorim mexeu bem – mas no Dragão entrou com uma equipa merdosa – faltou sempre um treinador que controlasse e acalmasse a equipa quando era preciso. E isso é muito mais normal do que o Amorim mexer bem e mudar a equipa para melhor!
7 em 12 são bons números, até acho que 5/12 sejam bons números. São 4 jogos ultra competitivos em que normalmente o campo inclina e são definidos nas mais finas margens. Acho que isto das % de vitórias contra os rivais significa pouco. Acho que custa mais empatar ou perder em Chaves do que empatar/perder contra um rival, porque os rivais 90% das vezes vão perder pontos entre eles, mas perderem contra equipas de fundo/meio da tabela é muito mais difícil.
Não fiz a apreciação da época passada fiz a apreciação desde que está no Sporting, o que é diferente.
O ano passado até foi campeão, portanto as estatísticas tendem a dar uma melhoria no geral dos 4 anos.
“Conquistou 2 campeonatos porque o sistema dele funciona bem contra a maior parte das equipas, que são de menor dimensão.”
Na verdade estás a fazer apreciação aos 2 campeonatos ganhos. E desculpa mas não é verdade. Mesmo no primeiro ano fazemos 5 pontos, Porto faz 4 (4 empates) e Benfica faz 3 (3 empates e 1 derrota).
Os 2 campeonatos ganhos incluem fazer mais pontos nos confrontos diretos do que os rivais. E nem fui ver nos 2 que estão no meio…
O Porto faz mais porque ganha 2 vezes ao Benfica e desiquilibra isto.
O Porto é campeão com 6 pontos de vantagem, na verdade o Porto é campeão não pelos jogos grandes mas pelas vitórias nos jogos pequenos e por isso fez record de pontos.
O unico ano em que perdemos este campeonato dos grandes é o ano de 2022/23. Por isso o teu ponto 3 é objetivamente mentira.
‘Na forma que RA quer que a equipa jogue, terá obrigatoriamente de ter em cada sector jogadores experientes e neste momento falta-lhe na halizae no centro da defesa.’
É isto! É isto que nos vai impedir de chegar ao bi.
“A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) e o seu Presidente, Ribau Esteves, lamentam o acidente ocorrido durante o jogo da Supertaça Cândido de Oliveira que decorreu no dia 3 de agosto de 2024 no Estádio Municipal de Aveiro – Mário Duarte (EMA-MD), entre o Sporting Clube de Portugal (Sporting) e o Futebol Clube do Porto, desejando rápidas melhoras à jovem adepta do Sporting sinistrada”, pode ler-se no documento.
“As evidências determinam a conclusão que o acidente da queda de um vidro (duplo e laminado) do Camarote dos atletas do Sporting, sobre uma jovem adepta do Sporting, ferida com alguma gravidade (sendo que está prevista para hoje a sua alta), foi provocado pelos impactos que os referidos jogadores do Sporting provocaram no vidro em causa, durante o jogo”.
“O que esteve na origem do acidente foram as sucessivas pancadas dos atletas do Sporting no vidro, ao longo do jogo, provocando a sua rutura, tal como foi reportado por várias testemunhas no local e por vídeos, onde se percebe a força desproporcionada e despropositada, a que foram sujeitas aquelas estruturas de vidro”, escreve a autarquia.
Não houve crónica sobre o trauma de sábado.
Há pouco no zapping apanhei o jogo a repetir. Num acto de masoquismo, estive a rever até fazermos o 3-0.
De facto, podíamos ter marcado mais, mas também podíamos ter sofrido.
Quem vê o resultado sem ver o jogo fica a pensar que foi um jogão de ataque parte a parte. Nem foi. Foi um jogo cheio de falhas defensivas de um lado e do outro!
O menos compreensível é que era o Sporting a equipa mais rotinada, que apesar de ter menos o Coates, poderia ter mantido o sistema de jogo que estava mais que percebido. Teriam sido 3 centrais, 2 deles já habituados e que podiam ajudar a integrar o 3º. Mas em vez disso, foram 3 a tentar adaptar-se ao “novo”. Já para não falar dos médios-centrais e dos laterais,-extremos, etc.
Este foi para mim o pecado do RA.
Volto a repetir que não queimaria (de todo) os dois jogadores novos. Tanto um como o outro foram expostos a maiores riscos, por estarem a implementar um sistema novo. Foi uma confusão generalizada. No terceiro golo sim, o Kova é mal batido. No primeiro o Debast faz aquela rosca, mas isso também fez o Geny na final da Taça e não foi para queimar. Têm muito que mostrar ainda… e eu confio, para já.
Defensivamente, é bom que o RA volte à formula que teve sucesso.
E com a pressão que o Porto fazia (como faz sempre) dentro da nossa área, não pode deixar que se jogue tanto no risco como se fez. Aquela perda de bola do Debast com o Kovacevic fora da baliza que ia dando chapéu foi por excesso de confiança. Não estávamos a jogar com o Tondela!!!
Em relação ao ataque, retive 3 ou 4 lances:
– Um falhanço do Gyokeres de cabeça, quando estava ainda 2-0 (e eu achava que já estava 3-0). Ele gritou com os colegas (e bem!) mas também falhou! Já para não falar do lance em que podia ter rematado de primeira e hesitou e perdeu o timming…
– Um lance em que Quenda isolaria Trincão, mas passou para o Otavio em vez de colocar nas costas do mesmo para isolar o colega
– Um lance em que Trincão tem as costas da defesa destapada, está em boa posição para ser lançado, arranca e, em vez do colega arriscar o passe nas costas, dá meia volta e bola nos centrais
– Uma situação em que Quaresma tem a bola e pode abrir no Quenda, que estava sobre a direita com o Trincão, num 2 para 1 contra o Martim. Dava para criar superioridade, mas o Quaresma trava, puxa para trás e roda para a esquerda!!
– Já no final do jogo (e isto lembro ainda de sábado já no desespero) em vez de meterem gente na área, já naquela do “foda-se bora para a baliza”, ainda andava a fazer circular a bola
Ainda que tenhamos muita capacidade ofensiva, muito graças ao Gyokeres, é este tipo de atitude e de falta de sentido de baliza que me enerva. Esta mania de querer sempre controlar e controlar e controlar, faz-nos perder boas oportunidades de criar (mais) vantagem. O mindset dos jogadores é “não posso falhar o passe”, “circula, circula”, “joga na certeza”… e depois perdem-se em rodriguinhos… é baliza pá! BALIZAAAAAAA
Duas certezas:
Não somos tão maus como fomos!
O Porto não é tão bom como se pensa que foi!
Que tiremos a única coisa de boa que pode sobrar isto – abram a puta dos olhos e faca nos dentes! Sempre!
Se se derem ao trabalho de ir vasculhar os meus comentários durante o jogo, a determinada altura eu disse, as defesas das duas equipas estavam a ter um rendimento muito fraco.
E noutra altura e com o resultado em 3-1 ou 3-2 eu também disse, o porto está por cima e a ter mais controlo e a ser mais perigoso.
E o tempo de preparação foi o mesmo na pré época, qual a razão de os nossos estarem menos agressivos e terem os pesos pesados que serem substituídos ? Já cansados ? e ainda não começou o campeonato ?
Tirar G. Inácio ? quando G. Inácio foi dos poucos melhores na defesa ? mais regular ? Esta substituição esteve certa ? Claro que não
Voltando a agulha.
Entretanto.
Enquanto andamos entretidos com o Gyokeres sai, o Ioannidis vem, o Edwards sai, o G. Inácio vai ser vendido, o Paulinho saiu, o Coates de repente também sai, o faz falta este ,o faz falta aquele, já lá vai um troféu .
E para cimentar tudo isto de que o plantel está bom, logo com uma exibição do cacete.
É não mexer.
Como a consciência estará pesada pra muita gente depois de sábado, tenho a certezinha absoluta que o Sporting irá ganhar ao Rio Ave sem mas nem meios mas.
Quem viesse agora ia cair pró lado.
É assim o Sporting, são assim os portugueses, são assim os latinos.
É bom que se comece com foco total e sem relaxamentos…é que se a coisa apertar e for preciso alterações na frente…temos sempre um miúdo que deve ter jogado 15 minutos nos últimos 6 meses!!
1.- Estou aziado com o resultado c/ os porcos; em vez de os pôr em baixo, demos-lhes força!!
2.- Peço desculpa se é mentira, mas não acredito que o Coates tenha um familiar doente; ele quando começou a negociar (como dizem há meses) o familiar já estava doente?!!
3.- Isto só passa (a azia e a desconfiança) quando estivermos a ganhar e bem no Campeonato e os nossos adversários a perder!!
4.- Revi alguns momentos do jogo de Sábado e fiquei chocado com alguns lances por parte dos murcons, o Gyokeres que o diga, levou pancadaria que se fartou!!! Lances muito duros que o árbitro (como de costume) fez vista grossa quando o Sporting enfrenta esses gajos!! Era jogo para, depois do 3-0, eles nunca mais se deviam levantar!!! Fomos muito permissivos!!
Quando aqui escrevi sobre a saída de Coates fui criticado e acusado de pôr em causa o jogador.
É normal que quando há um familiar doente saibamso o grau de parentesco. “Trisavô de Coates com problema de saúde”, prima do enteado do meio irmão da tia de Coates com problemas de saúde”. Népia. Estranho?
Até deu para um lampião perguntar se Coates teria curso de medicina.
Coates admite: «Podia ter ficado em Portugal»
NACIONAL29.07.202417:19 • Pedro Casteleiro
Uruguaio explica que ainda tinha idade e qualidade para continuar a jogar pelo Sporting e revela uma das razões para a sua saída
Sebastián Coates foi apresentado esta segunda-feira como reforço do Nacional, regressando assim ao seu clube de formação, e já comentou a sua saída do Sporting, dois dias depois da homenagem em Alvalade.
«Muito obrigado. Estou contente por estar aqui de novo e também estou ansioso por começar o mais depressa possível», começou por dizer, em entrevista ao canal do clube, antes de revelar mais uma das razões pelas quais decidiu voltar este verão.
«É o momento em que o Mauri Pereira regressou ao clube e, obviamente, toda a gente sabe que joguei com ele em todas as seleções jovens e ele é também uma das principais razões pelas quais estou aqui. O nosso grupo sempre teve a ideia de voltar a jogar juntos no Nacional e é por isso que estou a voltar… esperemos que também gostemos.»
O uruguaio explica que ainda tinha todas as condições para ficar, pelo menos, mais um ano nos leões, mas que estava na hora de uma mudança: «Talvez pudesse ter ficado em Portugal. Acho que por muitas razões decidi voltar. Também pelo facto de poder voltar para ajudar o clube. Acho que essa foi uma das coisas que sempre tive em mente quando parti, não chegar por causa de compromissos, mas chegar e poder ajudar no que fosse possível e tentar estar bem fisicamente para também responder no campo.»
O defesa de 33 anos chega numa altura em que se aproximam dois grandes jogos dos oitavos de final da Libertadores frente ao São Paulo, mas, para já, o foco é outro: «Todos sabemos quais são os jogos e o que se aproxima neste semestre, mas o meu principal objetivo hoje é chegar ao clube, conhecer todos os meus colegas de equipa e estar bem para poder estar bem nesses jogos também.»
Para finalizar, Coates deixou uma pequena mensagem aos adeptos uruguaios: «Bem, antes de mais, quero agradecer o carinho, porque desde que a notícia saiu não parei de receber mensagens e vou tentar trabalhar todos os dias para ajudar o clube, para ajudar os meus companheiros e esperemos que tudo corra bem.»
Feliz por saber que o familiar recuperou e está bem…
O clube do coração do Coates nunca foi o Sporting, embora possa nos estar agradecido, mas o Nacional foi sempre o clube dele. Normal nasceu lá.
Mas endeusamos o Coates, passou por cá, deu o melhor o clube pagou-lhe e foi à sua vida.
Bye bye
Desculpem, mas, referência não, a altura não foi a mais decente. É a minha opinião, e o familiar agora tão depressa já está quase bom.
Venha outro, é o que precisamos.
E chega de Coates.
Eu não tenho nada a apontar ao Coates a nível pessoal e profissional.
Seria fácil para ele acompanhar a ratatada e foi dos melhores capitães que tivemos.
Para mim é um exemplo dentro do campo, e também fora dele da forma como sempre esteve no Sporting mesmo que tenha aliado na peta.
Continuo a achar estranha essa do familiar doente que mais parece um artifício para justificar a saída do Sporting nesta altura e que provavelmente foi orquestrado por esta gente sem vergonha e sem moral que “gere” o Sporting…
Faltam reforços, os 2 que vieram ainda tem muito que mostrar e especialmente grave iniciar a época só com um PL. Ver isto e acreditar que pode correr bem é só mesmo wishfull thinking.
Mas eu já não vou me chatear mais com isto, façam lá os quadros coloridos que quiserem.
Somos todos Sporting, mas não vemos todos a mesma big picture.
6 Agosto, 2024 at 8:52
Seria bom que se aprendesse alguma coisa com os melhores, Espanha, independentemente de ganhar ou não a final olímpica, a Espanha depois de ser campeã europeia, vai agora disputar a final dos jogos com a França.
Aprenda-se ao menos alguma coisa com os melhores.
E tiveram a tempos uma ebulição na chefia da sua federação.
6 Agosto, 2024 at 9:01
Sim.
Na linha do Sporting do Amorim.
Depois de sermos campeões, voltamos a ser campeões dois anos depois.
Vale a pena apostar na qualidade
6 Agosto, 2024 at 9:29
Pois, pois. Uma qualidade incrível. Por isso, está no Liverpool, Bayern, Barcelona, Juventus, Nápoles, United. Ah, afinal não. Estes clubes não gostam de perder os jogos com os rivais directos, nem de ser eliminados em Taças, nem de resultados q.b. na Europa, etc. Nem sabem o que perdem!
6 Agosto, 2024 at 9:39
Foda-se….tive muita dificuldade em segurar o rizo depois de ler esta merda…
Que lista que tu arranjaste…que lista! Só faltou mesmo meteres aí o Tottenham para o absurdo ganhar de vez…
O Liverpool teve um treinador e amou esse treinador que em 9 anos ganhou 1 campeonato e 1 champions. Imagina só….
O Nápoles! O Nápoles não gosta de treinador que perca com rivais e não ganha um crl…ganhou 1 campeonato na minha vida toda!
O United nem sei de que United estás a falar. Se é o de Manchester, não ganha um campeonato à anos a fio e mantem os treinadores aos 3 anos e os adeptos adoram todos e acham todos bons.
Nem vou falar dos resultados na europa deles que então ainda são mais engraçados…
Juventus…Allegri 3 anos seguidos a pão e água…e nem vou falar em tudo o resto de problemático da Juventus….
6 Agosto, 2024 at 9:40
Tiago, era apenas um comentário irónico ao comentário do amigo Paulo. Amorim é bom treinador em provas longas, contra equipas fracas. Não provou mais do que isso. Talvez venha a provar, mas ainda não demonstrou. Dito isto, fiquei contente por ele continuar connosco. Mas esperava mais dele. Posso?
6 Agosto, 2024 at 9:53
O comentário era irónico, mas a escolha de equipas é só falta de jeito…..
Sim…é fraquito. Só prova a sua qualidade em campeonatos. É pouco…
Toda a gente sabe que a prova de um bom treinador são provas de resolução em jogos únicos. Não são as provas longas e de regularidade…
Tenho respeito por gente honesta e que não gosta do Amorim e admite. E por isso é coerente. Como disse ontem, o Z não gosta do Amorim, não quer o Amorim, eu nem discuto isso com ele. É a opinião dele, é coerente.
Tenho muito menos por quem quer o Amorim ou goza com o Amorim e com a qualidade dele conforme dá jeito à narrativa……
6 Agosto, 2024 at 10:08
Claro que o Amorim é uma merda para os grandes iluminados,os que jogam aqui fm e falam até jogadores pasme se do campeonato egípcio,só artistas,já mete nojo sinceramente,eu critico como muita gente e várias coisas agora estar sempre no insulto nojento ao treinador,que gente fraca,o homem tem defeitos claro que tem,todos têm,mas dantes o Conceição é que era bom,agora é o Vítor Bruno, incrível.
6 Agosto, 2024 at 10:47
Eu já nem tento debater.
Simplesmente deixo as coisas acontecer e felizmente o tempo tem dado a razão a quem defende este treinador e a sua continuidade.
Posto isto o que passou na Supertaca foi uma vergonha.
E a equipa precisa de reforços.
6 Agosto, 2024 at 11:06
Não é para mim, de certeza, estimado Koki. Nunca falei do Vitor Bruno, não gosto do Conceição e nada sei sobre jogadores e campeonato egípcios. Mas uma coisa sei: não é com tolerância para com erros básicos, clamorosos, que as pessoas melhoram as suas competências. Vale para o Amorim, para o Viana, para o Varandas, para todos nós. E, infelizmente, razões não faltam para alguns de nós acharem que estas pessoas que lideram o nosso clube cometem erros de palmatória. Penso que o mandato do Varandas é suficientemente elucidativo, com o que tem de bom, com o que tem de mau e com o que tem de incompreensível.
6 Agosto, 2024 at 11:03
Falta de jeito? Não senhor, equipas que mudaram, ou estiveram à beira de mudar, de treinador e que poderiam ter escolhido “o grande mestre”. Mas, pelos vistos, nenhuma lhe pegou. É assim. As narrativas são reversíveis, é uma chatice. O Amorim é bom treinador. Mas não é Deus. E devia aprender alguma coisinha, com o passar dos anos. Por exemplo, a não insistir em / com causas perdidas. E a ser menos “fofinho” nas conferências de imprensa – tanta pedagogia já enjoa. Opiniões.
6 Agosto, 2024 at 11:21
Não é Deus,nem é o diabo, é uma pessoa com defeitos como qualquer outra…
Quem te ouve até parece que não faltam treinadores portugueses em grandes equipas por essa Europa fora,o único que tens neste momento é o Paulo Fonseca e por causa do trabalho que fez no lille,uma das lavandarias do Mendes.
O que tu achas que são erros gritantes vale o que vale,os factos é que a quanto tempo não tinhas um treinador que era 2 vezes campeão no Sporting??fodido com o jogo de sábado?? óbvio que sim,mais que fodido faz parte agora a forma como muitos falam do treinador é doentio,de gente frustrada que vem para a net descarregar as frustrações,e já é outra coisa.
6 Agosto, 2024 at 13:45
Sniper, totalmente de acordo com o publicado até, principlamente com a parte das causas perdidas (St. Juste, por exemplo) e na CI fofinhas.
Mas cuidado com os Bobys e Tarecos da Tasca!
6 Agosto, 2024 at 21:30
Olha, boa escadinha, entre todos se resume: Amorim, tem provas dadas, e fizemos muitíssimo bem em ficar com ele. Tem defeitos, sábado por exemplo, uma Merda de performance. Acho que será o sentimento da maioria dos sportinguistas.
6 Agosto, 2024 at 8:55
O nosso amigo Cherba anda a fazer caminhadas na Serra da Freita para o stress e não teve estômago para escrever a crônica do jogo
6 Agosto, 2024 at 10:14
Compreendo-o.
Também ainda continuo com uma azia do camandro.
Agora apareceram -me os dados do Rodrigo.
6 Agosto, 2024 at 11:31
Mais vale não escrever mesmo e colocar isso atras das costas de vez
6 Agosto, 2024 at 13:49
Eu fazia “reset”. Se os responsáveis máximos do clube não o fazem, nem dão a cara.
Ainda sonho com um presidente com tomates, mas com bom senso também, com um bom gestor financeiro ao lado, genta para um projecto com cabeça, tronco e menbros (ou será tronco, cabeça e pernas, ou outra coisa qualquer). Mas é um sonho, uma utupia, não vislumbro por aí ninguêm com esse perfil.
6 Agosto, 2024 at 9:01
Aí está ele.
Falávamos de contratações.
Desesperavamos, tínhamos que ter calma, inclusive eu.
Notícia
Chiquinho está a ser muito disputado, mas a notícia diz que ele já está em Lisboa.
Craque inacessível pra muitos clubes.
Poderá ser nosso.
Agora sim, estou descansado.
Venha o tri, ah desculpem o bi.
6 Agosto, 2024 at 9:36
Esse será mais complicado contratar. Temos de ultrapassar os tubarões do Gaziantep e Maiorca.
Como é evidente, o jogador já é nosso, não houvesse o “protocolo carrossel” devido as ajudas de Jorge Mendes e a dilatação dos prazos de pagamento das dívidas ao empresário.
O melhor de tudo é que o jogador faz parte da geração-gap do Varandas. Vai engolir um sapo-boi…
6 Agosto, 2024 at 11:02
JHC podes ter toda a razão, mas acho o jogador bom, teve a nossa escola de extremos. Para mim é melhor que o Jota Silva pois não é um jogador de contra ataque é jogador de equipa grande
6 Agosto, 2024 at 13:51
Opinião, vem esse e não vem mais ninguém, vai uma aposta?
6 Agosto, 2024 at 9:12
Novo dia na tasca limpa e renovada.
Absintos de lado, pois de amargura e choradeira já tive de chega nestes dois dias.
Mas compreendo a raiva em relação ao Amorim. Só ganhou dois títulos em quatro possíveis. É pouco. Muito pouco, ainda mais num clube como o Sporting que nos últimos quarenta anos ganhou umas boas dezenas de campeonatos. No mínimo o Amorim devia ter ganho, nestes quatro anos de treinador, devia ter conquistado uns cinco ou seis títulos de campeão , e uma boa mão cheia de supertaças e taças de Portugal.
Vergonha ! Humilhação!
O drama, o horror , a tragédia!
Por isso estou com a turma do sabão, ou do chorão, ou do Manel malhão – Amorim Rua.
6 Agosto, 2024 at 9:31
….
https://youtu.be/-39x2OwnLmM
6 Agosto, 2024 at 9:33
Espera que lhe paguem a tempo e horas, estimado Paulo.
Sugiro que passe a frequentar o És A Nossa Fé, o Camarote Leonino e outros antros de croquettismo serôdio, onde perder é um detalhe e a exigência um conceito vago.
Era o que faltava não podermos criticar o Amorim. Ou o Varandas. Ou quem quer que seja.
Obrigado pelos dois títulos. Venham mais. Mas dava jeito aprender, evoluir, melhorar. E deixarmo-nos de paleios para adormecer criancinhas.
6 Agosto, 2024 at 9:50
Pois é… e quando nao ganha ou está fora do campeonato em janeiro ou faz um honroso 4o lugar.
A consistência na competitividade, planeamento, estrategia estão lá… Ou não.
E este ano? É o 3o ano de competitividade rídicula? Então se calhar há um padrão que se revela de títulos aleatorios. Nao gosto disso.
Nao te esqueça que este tipo viajou às 3 pancadas sem ter o título ganho… e se calhar ainda nao voltou.
6 Agosto, 2024 at 9:55
No 2º ano estava fora do campeonato em Janeiro e acabou em 4º?!
Porra…não tinha nenhuma memória disso nessa época…
Realmente à padrões que são mesmo mesmo dificeis de ver para o comum dos mortais…
São os padrões que acontecem 1 vez em 4 anos. Poderia ser os 3 em 4 mas não…é o 1…..
6 Agosto, 2024 at 10:25
A seguir ao ano do titulo, ficaste afastado do campeonato no inicio de Fevereiro, quando empataste no Dragão a 2 golos e mantiveste o atraso para eles de 7 ou 8 pontos…
Acho que nesse ano ficámos em 2º… à frente do Benfic@ e do Braga.
O 4º lugar veio no ano seguinte!
6 Agosto, 2024 at 10:31
A 6 pontos do 1º em Fevereiro (foi aos que ficámos) estamos fora da corrido pelo titulo?!?
Porra…uma coisa é ser dificil, outra é estar fora da corrida pelo titulo. Fora da corrida pelo titulo estamos a partir dos 10/12….
A mais de 6 do primeiro temos vários exemplos de equipas que ainda foram campeãs, uma dela à nossa custa. Mas o Lage e o Ceição estavam a 7 e foram buscar o 1º.
6 Agosto, 2024 at 11:06
6 pontos em jan/fev, na liga tuga, sim, estás fácil 80% fora do título.
6 Agosto, 2024 at 13:53
Está fora da corrida do título sim, porqu a equipa é cura e o Porto teve duas ajudas importantes: Estoril e connosco em casa. Mas nunca se viu mudança alguma.
6 Agosto, 2024 at 11:22
O jogo que o Coates foi expulso pelo eucalipto não é??culpa do Amorim,sem dúvida.
6 Agosto, 2024 at 11:36
Antes disso perdes com Sta Clara fora e Braga em casa numa altura decisiva do campeonato.Isso não é de equipa candidata ao título…
6 Agosto, 2024 at 12:35
Ok,os candidatos ao título nunca perdem pontos com ninguém então…que teoria de merda,diga se.
6 Agosto, 2024 at 12:37
Um não candidato ao titulo faz 85 pontos nesse ano…
Só é candidato se acabar com quantos?
6 Agosto, 2024 at 11:05
No 2o acabou em 2o (benfica miseravel, nao te esqueças) e em janeiro estás a 6 pontos do fcp…
6 Agosto, 2024 at 12:38
6 pontos são intransponíveis, tirando as vezes todas que foram…
6 pontos em Fevereiro não estás arredado da luta pelo titulo.
Está dificil mas não estás arredado da luta. Bastava um Porto menos eficaz (e esse ano foi brutalmente eficaz)…
6 Agosto, 2024 at 9:41
Na verdade, não temos confiança suficiente na Direcção, em sentido lato. Se tivessemos, saberíamos que não haveria ninguém mais lixado do que eles. E que estariam a tudo fazer, com competência, foco total, sentido de urgência, para tentarem inverter a situação. Acho que o problema é que, pelo menos muitos de nós, não acreditam. Nunca acreditaram e não são os dois (fantásticos) títulos que nos fazem mudar de ideias. Porque por cada (saboroso) título ganho, há sempre vários erros (amargos) de palmatória – sejam de gestão, sejam de liderança, sejam de comunicação, sejam de mercado, sejam de abordagem ao jogo, etc. No fundo, não acreditamos. E isso mina tudo e justifica, de certa forma, o tom dominante nesta Tasca.
E porque é que não acreditamos? Fica a pergunta.
6 Agosto, 2024 at 9:45
Eu não acredito na direção do Sporting.
Acredito muito no Amorim.
6 Agosto, 2024 at 9:51
+1
6 Agosto, 2024 at 10:11
O problema é que para alguns o ódio que têm á direção de merda que temos,batem no treinador e insultam o homem do piorio neste espaço, um gajo que é campeão 2 vezes em 4 anos é maltratado aqui como nunca visto mas também diga se é só pelas redes sociais e pelos blogs ,porque a realidade é outra.
6 Agosto, 2024 at 10:51
Isso mesmo, não me lembro de ver o JJ ser atacado assim.
Aliás eu sou do tempo em que atacar o treinador, era prejudicar a direção ou o clube, na altura do Bruno Carvalho.
E também não se podia criticar os jogadores porque podiam vir aqui ler.
Enfim é aquilo que dá mais jeito.
6 Agosto, 2024 at 11:10
A realidade é a soma das realidades. Não é uma ou outra. Vale tanto o apoio da central – esses sportinguistas que tanto têm dado ao clube, ao elegerem, apoiarem e/ou tolerarem presidentes ineptos, uns atrás dos outros -, como para os críticos deste e doutros espaços de sportinguismo. Somos todos iguais, no valor das nossas opiniões. Ou será que não?
6 Agosto, 2024 at 11:11
E por causa disso está isento de críticas?
E por causa disso não o posso chamar de lampião por ter viajado para londres, na altura mais decisiva do campeonato, podendo deitar tudo a perder? Foi uma atitude profissional sequer? E ainda goza com a situação?
Ninguém está isento de críticas.
2 campeonatos sabem me a pouco.
Quero mais. E querendo mais, a exigência tem de redobrar todos os anos. A fasquia tem de subir. Todos os atributos que enumerei nos últimos dias têm de redobrar. Têm todos de dar muito mais.
Temos exemplos dentro do clube que provam ano, após ano, após ano, após ano que nunca estão fartos de vencer. Mesmo com cada vez mais dificuldade, mesmo perdendo elementos, mesmo com menos investimento, não mudam a forma de estar em campo e de sentir o clube.
É proibido fazer isso no futebol?
6 Agosto, 2024 at 11:22
Foda se, sabe a pouco, tas a passar fome que nem processaste a merda que escreves.
Então se este gajo em 4 anos limpa dois campeonatos, sabe a pouco, onde andaste tu nos últimos 20?
Com certeza, a engolir a seco.
6 Agosto, 2024 at 11:46
Então… paramos por aqui é isso? Está feito? Siga mais 20 anos, 30 ou 40 de “quase” porque ganhámos 2 campeonatos em 4?
É inacreditável… contentamo-nos mesmo com muito pouco. O benfica foi tetra na última década, foi porque já estava bom para eles serem bi? O porto de Conceição ganhou 3 em 7. Está bom para eles? Já não precisam de ganhar mais agora.
Não vale utilizar o argumento da corrupção para o tetra do benfica. Não o usei para desconstruir os 20 anos de que falas.
Já depois de sermos campeões em 20/21 me mandaste exatamente a mesma boca do que aconteceu nos últimos 20 anos.
Que eu era um alucinado por achar que se o Sporting quer ter hegemonia e realmente sair desta sina dos últimos 20 anos TEM de ser campeão 3 vezes nos 5 anos seguintes a 20/21. E pelo menos 6 vezes até 2030/31. Olha, por acaso, até temos a oportunidade de cumprir o meu objectivo este ano, sendo BICAMPEÃO e ganhar os tais 3 em 5.
Se não é exigindo mais compromisso, responsabilidade, garra, vontade, estofo etc. Aos atletas e equipa técnica do clube, qual é a tua forma de alcançar isso? Dizendo que ganhar 2 em 4 anos está bom e não nos podemos queixar?
É uma visão apaixonada? Poderá ser. Mas é uma visão que todos deveriam ter e deveriam todos trabalhar para isso. Tal como, uma vez mais o exemplo do futsal, continua a fazer por isso, com 10/12. Isso sim é o Sporting.
6 Agosto, 2024 at 11:52
Eu quero o BI. Mas não me sabe a pouco se em 4 anos limpares 2 campeonatos.
Se nos próximos 6, conquistares uns 3 já seria muito bom, e a seguir a isso tentar 4.
6 Agosto, 2024 at 12:21
Eu não digo isto de forma inflexível do tipo “isto acontece ou é o caos”, nao me chamo bruno de carvalho.
É a minha visão para o Sporting. É o que eu quero no Sporting. Quero mesmo muito ver o clube livre desta sina de merda e só vejo esta maneira. Não chega lutar. Já muito lutamos nestes 20 e nunca foi suficiente.
O que o aconteceu no sábado deixa-me um pouco descrente que se vá realizar, por isso é que me chateia ver os Sportinguistas demasiados confortáveis com 2 campeonatos em 4 e por ainda termos o mesmo treinador. Quero ver mais, quero ganhar, quero ver os jogadores darem tudo pelo clube.
É que o meu medo é que este conforto passe dos adeptos para os atletas.
Sei que o treinador achará o mesmo, não podemos estar confortáveis, os jogadores terão essa consciência também, mas o que acho mais difícil é traduzir isso no futebol jogado neste momento.
6 Agosto, 2024 at 10:15
Em menos de um ano estariam a chorar pelo Amorim, ou pelo menos a enfiar a viola no saco. O melhor é quando perguntam se não há melhor que o Amorim por aí fora, e depois olhas para o histórico do Sporting e percebes que dificilmente o Sporting vai arranjar melhor. O JJ por exemplo que papava tudo cá dentro ganhou apenas 2 troféus, e tinha tudo o que queria e ainda mais.
6 Agosto, 2024 at 10:33
Verdade. Mas também tens de ver a conjuntura da época de JJ.
Havia Filipe Vieira, havia Pinto da Costa, havia padres e toupeiras, havia malta com nomes pomposos e sangue azul que necessitava do Sporting para desfilar a sua superioridade nos camarotes, não “havia” VAR.
Neste momento o único verdadeiro adversário de Amorim é Frederico Varandas quando mete o nariz no futebol ou quando vem à público pavonear-se que “rebenta” todos.
Hoje os obstáculos externos são bastante menos influenciadores, mas os rivais não estão muito mais fracos.
Não têm é o mesmo “suporte” do passado o que faz com que a competência agora permita resultados, que para mim continuam a ser muito muito bons…
6 Agosto, 2024 at 10:47
Mas o Amorim é muito mais competente que o JJ e escorrega muito menos vezes, dado o histórico recente, acho difícil o Amorim perder vantagem quando está na frente, o JJ perdeu.
Eu sinceramente acho difícil arranjar melhor, e melhor não é só o que faz no campo, mas também como evita que o Varandas faça merda a torto e a direito. O Sporting não está num foço muito por causa do trabalho do Amorim.
Claramente que ele é falível, mas os prós dele continuam a superar muito os contra. E se eu posso ter algo que já conheço e sei que me dá consistência, não acho correto arriscar por algo completamente desconhecido quando sei que ao leme tenho um gajo completamente inepto e idiota.
6 Agosto, 2024 at 11:18
É muito isso que eu penso!
Eu, a apostar, que nem sou disso, saindo o Amorim, diria que vem merda depois…
6 Agosto, 2024 at 10:47
Mas a gestão do Amorim do plantel e mesmo do clube a um nivel macro, para mim, dá 15-0 ao JJ.
Mil vezes o meu Amorim que o maior pecado é ficar curto de contratações, do que o JJ que fica curto na mesma mas contrata 15 gajos por ano.
Mil vezes o meu Amorim que agora olha para o plantel e está claramente a tentar construir o próximo ciclo de 3/4 anos (depois de finalizar outro ciclo), que o JJ que é tudo para ontem e que é para dar tudo a cada segundo e o futuro logo se vê.
Nem vou falar do respeito que o Amorim tem pelo Sporting, a forma como ele junta o grupo e faz os jogadores adorarem estar cá, etc….que isso nem tem comparação….
Eu volto ao mesmo…o Amorim encaixa MUITO bem no Sporting, no que eu acredito para o Sporting e nos adeptos do Sporting. E ainda por cima, ganha.
Trocava o Amorim por muito poucos treinadores do mundo. Por tudo isto…Não é exclusivamente pela tática ou modelo de jogo…
6 Agosto, 2024 at 10:49
Culturalmente o Amorim é capaz de ser o melhor treinador que tivemos. O único problema do Amorim é que na minha opinião tem um Presidente que não está à altura dele. Com um bom Presidente, o Amorim teria muito mais margem de erro e uma capacidade diferente para construir plantel.
6 Agosto, 2024 at 11:12
+1
6 Agosto, 2024 at 11:17
Sem dúvida!
6 Agosto, 2024 at 11:21
O Amorim tem total margem de erro.
Na parte da capacidade para ter melhor plantel, aí concordo.
A gestão que estes incompetentes fazem do dinheiro é merdosa, na minha opinião. Gastam demais, negoceiam normalmente mal.
6 Agosto, 2024 at 11:38
+1906
6 Agosto, 2024 at 13:44
+1
6 Agosto, 2024 at 11:16
Apenas me refiro a resultados e à diferença de conjunturas.
A malta já não lembra mas em 2015 JJ chega ao Sporting e Bruno de Carvalho faz obras de fundo na Academia, muitas a pedido do treinador para permitir dar outras condições aos jogadores.
Coincidência ou não, e fugindo às teorias da conspiração e acordos secretos com Vieira, a melhor época de JJ no Sporting foi a primeira em que o investimento foi muito inferior ao dos anos seguintes.
A filosofia de JJ é totalmente distinta da de Amorim, mas o curriculo de JJ fala por ele.
Sou capaz de apostar que Amorim não conquistará metade do que JJ conquistou enquanto treinador, goste-se ou não da criatura.
No entanto o Sporting de Amorim é aquele que mais se aproxima do que defendo para o Sporting, jogadores bons e jovens, e de mercados secundários mesclado com jovens da casa.
Só não o é a 100% porque temos a nível diretivo gente incompetente e incapaz de aproveitar o trabalho feito.
É ver quantas centenas de milhões de euros foram gastos em.5 anos para 2 primeiros lugares e 2 quartos lugares, e para neste momento estarmos à rasca com reforços depois de anunciaemos recordes de receitas e lucros…
6 Agosto, 2024 at 11:25
Eu não fazia essa aposta.
O JJ começou a ganhar algo com 30 anos de treinador… O Amorim leva 5 anos… e já ganhou 2 campeonatos, 1 supertaça e 3 TL…
O Amorim, ao fim de 4 anos estava a ganhar o que o JJ ganhava com quase 30 anos de carreira.
Vê lá o que é que vais apostar…
6 Agosto, 2024 at 11:26
O jj conquistou em Portugal,na Turquia pasme se e no brasil onde mais nenhum português ganhava uma libertadores,o Abel já ganhou duas,vê lá tu…o mesmo jj que tem a idade que tem e nunca teve nenhum sítio de jeito para ir na Europa…
6 Agosto, 2024 at 12:41
Não fazes ideia da dificuldade que foi ganhar pelo Flamengo. Eu sei! 🙂
O que ele fez pelo Flamengo mais nenhum treinador fez em várias décadas. JJ mudou a mentalidade do Clube, promoveu uma profissionalização e rigor que não existiam.
Depois há as diferenças de “cultura do trabalho” entre cariocas e paulistas e que se traduz no número de campeonatos conquistados por um estado e por outro.
Para termos uma ideia, de 1990 até à data (34 campeonatos no total), o Brasileirão foi conquistado por 19 vezes por equipas paulistas (6 pelo Palmeiras) e apenas 9 vezes por equipas cariocas (4 pelo Flamengo).
O Flamengo durante décadas viveu de glórias passadas, de Raul, Zico, Junior, Mozer, Leonardo. Uma espécie de Real Madrid das Américas, cuja camisola todos os melhores jogadores brasileiros sonhavam um dia vestir, mas sem um palmarés e estatuto à altura desde a década de 80.
JJ não só colocou o Flamengo no topo do futebol brasileiro como devolveu a mentalidade de “colosso” que o Flamengo perdeu ao longo de décadas…
6 Agosto, 2024 at 12:45
Se a carreira do Amorim correr como eu acho que pode correr, ganhar na América do Sul não vai acontecer…
Tal com o Guardiola não vai ter nenhuma vitória na Conference League, por exemplo…
O JJ ganhou na américa do sul porque chegou a um ponto que nem em PT lhe pegaram…
6 Agosto, 2024 at 12:58
O Flamengo é quase o Benfica do Brasil. Ninguém tem mais adeptos ou recursos que o Flamengo. Depois como campeonato jogam como se jogava na Europa em 1990, qualquer gajo que chegue lá com o minimo conhecimento tático e plantel de qualidade ganha. O JJ ganhou, o Abel ganhou, o Luis Carlos provavelmente ia ganhar, agora têm lá o Artur Jorge em primeiro. Não é propriamente um contexto dificil de ganhar. Não digo que são os mil titulos do Manuel José no Egipto, mas não foge muito a isso.
6 Agosto, 2024 at 14:11
O Flamengo é o clube com mais adeptos a nível global, mais de 40 milhões de “torcedores”, mas longe de corresponder em número de sócios.
Nesse critério o Palmeiras e o Vasco da Gama serão os clubes brasileiros com mais sócios, a uma distância gigantesca do Flamengo que terá menos sócios que o FCPorto.
Por isso o grande volume de receitas do Flamengo virá da venda de camisolas e direitos televisivos. Em termos de marca não há dúvida, são os maiores…
6 Agosto, 2024 at 12:24
O JJ ganhou o quê…3 ligas portuguesas?
O Amorim está a 1.
+1 taça de PT, que o Amorim também está a 1.
Não sei se está assim tão longe…
6 Agosto, 2024 at 12:43
Em Portugal? Onde o Sérgio Conceição conquistou em 7 anos mais títulos que os 3 rivais juntos?
E é como eu digo, as conjunturas eram diferentes. Não haviam calabotes mas havia outros bois…
6 Agosto, 2024 at 12:46
No Benfica conquistou 10 títulos e fora do país já conquistou mais do que muitos treinadores portugueses.
Quando Amorim o ultrapassar voltamos a falar, se eu tiver saúde e ainda por cá andar…
6 Agosto, 2024 at 13:21
Conquistou em países fracos e em ligas periféricas,por favor ou também vais dar uma de JJ e dizer que o campeonato brasileiro é top mundial e agora o arabe também é top mundial??
6 Agosto, 2024 at 14:14
Quando o Amorim conquistar títulos fora, voltamos a falar…
6 Agosto, 2024 at 14:18
O currículo do Marco Silva:
Uma Taça de Portugal, um Campeonato da II Liga, Campeão na Grécia, uma Taça da Grécia, Campeão da Championship.
Não será difícil para Amorim superar fora de portas esse fabuloso treinador que é Marco Silva que tem mais 8 anos de idade. Fora de portas…
6 Agosto, 2024 at 13:33
Isso é bem provável porque ou é RA ou é Keizer/Silas.
Não há outros na galaxia intersideral.
6 Agosto, 2024 at 10:27
+1.906, caro Tiago.
Acredito mesmo no AMORIM! Apesar de já lhe ter criticado algumas decisões!
Mas, na minha ótica, temos um treinador muito competente em várias valências… mas, como qualquer bom profissional, às vezes, toma decisões menos corretas!
Em relação ao CD … não votei neles e sou muito crítico … apesar de reconhecer que tomaram decisões acertadas (poucas, infelizmente).
SL
6 Agosto, 2024 at 10:41
Claro.
Eu acredito muito no Amorim mas obviamente comete erros. Eu não conheço nenhum treinador que não cometa erros. Vários.
Mas eu compreendo os erros dele e percebo o que ele quer quando comete os erros. Mas quando chegamos a determinadas situações de decisão, é absolutamente normal decidir uma coisa com uma ideia e depois saí tudo errado.
O Amorim garante titulo? Não. Claro que não. Mas eu acredito que com ele estamos mais perto do que com qualquer outro.
Ainda por cima o que mais estão a apontar nesta altura é uma coisa a que eu sou meio avesso…não sou de pedir mil contratações e gosto particularmente do Amorim estar a dar espaço aos putos e os putos começam a corresponder. Eu gosto particularmente disso e é por isso que tenho tanta curiosidade de ver o que o treinador do porco vai ser capaz de fazer com os putos. Eu prefiro mil vezes um plantel curto com putos do que um plantel grande e cheio de gajos que “logo se vê”.
Eu sempre disse. Estou disposto a perder um ano o campeonato ou 2 se isso nos ajudar a construir uma equipa ganhadora para os próximos 3/4 anos. E muito mais de não conseguir brilharetes na Champions para construir o futuro.
Neste momento nem acho que estejamos nesse ponto…eu acho que temos equipa e plantel, com +1/2 contratações, para lutar pelo campeonato até ao fim e fazer a época completa (incluindo Europa…aqui dependente do sorteio) a um excelente nivel. Mas o que quero dizer é que estaria disponível para isso…
6 Agosto, 2024 at 10:28
Eu também acredito no Amorim, mas também sei que ele tem muitas falhas e para mim uma das mais preocupantes é o planeamento, o que não seria um problema se tivéssemos uma direção competente.
A glória vive se no presente e do futuro é não do passado, a vitória mais importante é a próxima. É isso que destingue os grandes atletas. Só não quero é daqui a 2 anos ouvir o discurso, épa o homem foi 2 vezes campeão em 6 anos
6 Agosto, 2024 at 11:27
Não acho nada que o planeamento seja um problema nele…
6 Agosto, 2024 at 13:35
Olha que é… e esta a ser.
6 Agosto, 2024 at 14:23
As falhas na construção do plantel são culpa de quem? Se ele quisesse mesmo um 2 PL não o tinha?
Ele acha que pode lutar em várias frentes com o que têm, eu cá acho que nos vamos foder em grande, espero que não, mas não antevejo nada de bom
6 Agosto, 2024 at 16:19
Ou tinhas o 9 ou tinhas outro.
Ele escolheu o outro.
Não podes ter tudo o que queres no Sporting.
Tens de optar, e é o que ele faz.
Às vezes mal…
6 Agosto, 2024 at 10:45
É tanto isto….
Tanto se fala do que foi o Sporting nos últimos 40 anos com Amorim vs sem Amorim.
O que eu digo sempre é o que foi o Varandas sem Amorim vs com Amorim.
Mas de facto, de tiros nos pés gostamos nós.
6 Agosto, 2024 at 13:37
‘O que eu digo sempre é o que foi o Varandas sem Amorim vs com Amorim’
Entao uma direcçao, como a descreves, serve para o Sporting?
É que tanto parece que ganhamos aleatoriamente com RA quanto foi aleatoria a sua contratação…
6 Agosto, 2024 at 13:52
Queres o bdc de volta é??
O varandas é uma merda,o bdc um alucinado,não temos sorte nenhuma,mas no futebol vá lá que temos o Amorim, basicamente é isto.
6 Agosto, 2024 at 14:36
O que quer dizer ganhamos aleatóriamente?!
Isto é mesmo engraçado…
Um clube que não ganha um caralho furado 20 anos…ganha 2 campeonatos em 4 e foi aleatório…calhou! É tudo uma granda merda mas calhou…
6 Agosto, 2024 at 14:43
Essa do não “ganha um caralho furado em 20 anos” é a sério?!?
Ou tu é que só começas te a ver o SCP há 4 anos?!?
Tás em pré burnout… Vai de férias…
6 Agosto, 2024 at 14:46
Olha! Foda-se…
Afinal o Sporting é uma potencia do crl no futebol pré-Amorim e treinadores com 2 campeonatos nos últimos 40 anos é mato!!
Devo ter andado mesmo muito distraído nestes 40 anos. É que metade dos campeonatos que festejei na minha vida foram ganhos com o Amorim….Mas devo ter escapado a montes deles pelo meio……
6 Agosto, 2024 at 16:13
És tu e eu,temos ganho de caralho,eu vi o meu clube 4 vezes campeão e duas delas foram com o Amorim,mas pronto deve estar a escapar algo.
6 Agosto, 2024 at 13:36
Igual, apesar de criticar o Amorim algumas vezes não deixo de acreditar nele.
Em relação à direção, em particular ao papalvo arrogante que está a frente dela, nem por isso.
6 Agosto, 2024 at 14:30
Totalmente de acordo.
Aliás imaginar esta direção sem o Amorim é mau demais…aí sim, a coisa fica muito séria…..
6 Agosto, 2024 at 11:12
Eu não acredito na Direcção porque acho que, no geral, são um grupo de pessoas algo incompetentes… Não porque ache que se estão a cagar se ganhamos ou não.
Por exemplo, em termos de uma visão para dar boas condições e estruturas ao Clube, acho que têm mostrado alguma competência.
Em termos de estratégia desportiva, acho que deixam a desejar.
Terem mandado o Paulo Freitas embora é daquelas merdas que não se entende.
O investimento no Futsal é cada vez menor – aposta-se nos putos da formação e chega.
O Investimento no FF acho de todo muito insuficiente. Aliás, em praticamente tudo o que são modalidades femininas principais, a excepção é o atletismo.
A maneira como foi introduzido o Basquetebol no Clube foi, para mim, uma estupidez. Tinham feito a coisa com mais calma, talvez no ano seguinte, e não teria o impacto negativo que teve nas outras modalidades.
Em termos de FM, foi um desastre até aparecer o Amorim. E é o Amorim que comanda aquilo tudo..
As modalidades que funcionam bem são as que já funcionavam, e não foram mexidas: Atletismo e Futsal.
A que melhorou foi o Andebol, que está nas mãos do Carneiro – e melhorou muito. Aqui sim, apostaram no homem certo.
O Voleibol parece que estabilizou, finalmente. Vamos ver se se confirma isso este ano.
O que me preocupa mesmo, mais que a gestão desta ou daquela modalidade, é que não conseguem abater passivo significativo – coisa que na minha opinião devia ser obrigatório acontecer todos os anos, ou pelos menos 3 anos em cada 4.
Tanto recorde de facturação e aumentam mais o passivo do que o diminuem? Não faz sentido. Em 6 anos, não conseguiram resultados para comprar as VMOCs e tiveram de voltar a antecipar receitas. Não compreendo com não conseguiram juntar 5M€ por ano para isso…
Se, por um lado, têm o factor positivo de estarem constantemente a bater recordes de facturação – que é meritoso – gastam demasiado e fazem alguns negócios absolutamente incompreensíveis… O negócio das garagens, o Vinagre, o Camacho, o Ilori, o Eduardo… Pagam comissões quando compram e pagam comissões quando vendem…
Enfim…
6 Agosto, 2024 at 11:23
Havemos de voltar a este teu comentário no futuro.
Os 2 campeonatos encobrem muita coisa e disfarçam um empobrecimento social e desportivo que ninguém está a ver.
Havemos de voltar a isso, com dados….
6 Agosto, 2024 at 11:32
Empobrecimento social, sim, acho que houve. Há um pouco menos agora, com este ultimo titulo.
Empobrecimento desportivo, há algum, porque há um nítido desinvestimento no sector feminino e no masculino, cada vez mais, há menos dinheiro para as equipas e exige-se que se faça mais com menos – o que só funciona até um certo limite. Daí para baixo, esqueçam.
Falta alguém que mobilize os sportinguistas, como o Bruno fazia. Mas já esteve muito pior do que está agora.
6 Agosto, 2024 at 12:13
“Mas já esteve muito pior do que está agora.”
Não, não esteve.
Os resultados das modalidades tem decaído de ano para ano, desde 2018, em títulos, em número de modalidades, em representatividade internacional.
Mas com dados é mais fácil perceber como estamos. Falamos dentro de dias…
6 Agosto, 2024 at 14:07
Comletamente de acordo JHC.
E, ao que me parece ao contrário do Miguel, entendo que, quando fala de “empobrecimento a nível socialvel social “, o JHC o está a fazer:
– pela magríssima recuperação de número de sócios;
– pela relação da Sporting SAD COM o Sporting Clube que se tem tornado uma relação SAD vs SCP com escandalos e ilegítimo incumprimento das normais obrigações da 1ª para com a 2ª;
– plo permanente desrespeito pelos Estatutos do Clube e pelos Valores históricos do Associativismo Livre e Democrático refltidos numa significativa perda de direitos dos associados e na retoma do benefício associativo de uma elite aristocrática e bacoca. que tem como referência o seu umbigo e como instrumento para o satisfazer o SCP.
SL
6 Agosto, 2024 at 14:09
correção: “empobrecimento a nível social”
SL
6 Agosto, 2024 at 15:08
Não diria melhor caro Álvaro.
É tudo isso.
Hoje o Sporting parece ser apenas futebol, e tudo o resto está a definhar, modalidades, associativismo, inclusão, estatutos, democracia, a nossa identidade e os valores que nos distinguem dos rivais.
Neste andamento, que Sporting seremos quando a bola deixar de entrar?
O que atrairá um miúdo para ser do Sporting quando a diferença para os rivais for apenas o número (menor) de títulos e as cores da camisola?
Há dados concretos que demonstram esse definhamento do Clube.
O Álvaro, já outro dia, referiu a nossa perda de representatividade (a nível mundial) nas modalidades adaptadas.
Também o Adrien S. tocou na ferida, em vários pontos negativos relativamente ao Voleibol Feminino mas que encontramos espelhados em outras modalidades.
Hei de recolher dados, tudo aquilo que vem sendo público, para justificar a minha afirmação.
SL
6 Agosto, 2024 at 15:31
Mas, os koki, Tiago CdL, Etc, etc …
Estão muito satisfeitos… Pelo menos aparentemente…
O SCP é gerido por BILTRES. Quando o futebol der barraca já estes bandidos têm o cu cheio á conta do SCP…
6 Agosto, 2024 at 16:16
Xupa tu tás a confundir tudo mas deve ser porque te convém,eu e o tcdl estamos a falar de futebol sénior masculino e de nada mais e do nojo que gajos tu me metem na forma como maltratas o treinador que fez do Sporting campeão em 4 anos,a mim faz me confusão,mas tu já lá sabes,o ódio fode te o raciocínio.
6 Agosto, 2024 at 16:25
Eu estou farto de dizer que o ódio tolda o raciocínio…
Aprendi essa merda bem cedo na vida!
6 Agosto, 2024 at 16:23
Mas eu isso concordo em quase tudo.
No nº de sócios não concordo porque nunca se teve tanto sócio pagante como agora. Os sócios na altura do Bruno eram martelados – o gajo não limpou as listas e tinha para lá sócios que não pagavam quotas há mais de 10 anos…
No resto, estamos de acordo que há muito que podiam fazer, e não fazem, ou por incompetência, ou porque não lhes interessa – não tenho duvidas que há coisas que não fazem porque não lhes interessa…
6 Agosto, 2024 at 16:57
O Bruno não martelou nada.
O número de sócios era o referido e a actualização é feita de acordo com os estatutos.
E se tivesse martelado os números teria de ter cagado notas para justificar os valores de quotização mencionados nos ReC e destinados às modalidades que regressaram, ao investimentio nas já existentes, com os resultados que conhecemos.
Se havia uma coisa de que o gajo se orgulhava era do que tinha conseguido a redução do passivo no Clube de quase 20M para alguns milhares, e de ter recuperado o ecletismo do Clube com a abertura das várias modalidades. E isso só foi possivel com dinheiro. E não foi do bolso dele, de certeza…
6 Agosto, 2024 at 12:19
Nao confiamos porque na minha opinião está à vista que falta estragegia, planeamento, rumo. Muito blabla mas na pratica tudo revela falta de ambição e sobretudo, corra bem ou mal, parece tudo aleatorio…
Só assim se explicam, em 6 anos de mandato ou em 4 de Amorim, níveis de competitividade tão extremados, por cima e por baixo.
Esta aleatoriedade não é solução e NAO é indicador de competência.
Podemos falar da componente financeira que nos limita. Pois é… e também podemos falar de várias decisões e ‘compromissos’ financeiros que nos tornam mais pobres desportivamente e de tesouraria.
E há a comunicacao. Para além de todas as bizarrarias comunicacionais e falta de transparência (e respeito) para com os associados, nunca ouvi esta direccao expor as suas ambicoes, planos, estrategia, como la chegar nos traços largos… nada.
Portanto se a estrategia, por ordem crinológica. é:
1- 4o lugar
2- 3o com uma taça de pt
3- campeonato
4- 2o lugar sem lutar pelo título (ir ao dragao em fevereiro a 6 pts do fcp e com slb pelas ruas da amargura…)
5- novo 4o lugar (rábula ‘só quero um ponta associativo que não marca golos ou não vem nenhum’)
6- campeonato
7- pelos vistos um ano perdido…(rábula ‘sai 3 centrais, o capitao e vem um miudo para o futuro + só há um ponta porque é Fotis ou nada’)
Etc etc
Bem sei que é difícil mudar uma tendencia de não-competitividade regular de mais de 40 anos, leva tempo mas assim, aparentemente sem qualquer plano, aos ziguezagues, nao vamos lá.
E para isso temos de ter uma visão para lá do treinador A ou B. Ora é precisamente o oposto… completamente reféns de um gajo que cagou no SCP, nos seus adeptos, viajou para Londres quando havia um título e uma taça para ganhar e aparentemente ainda não voltou.
Quiçá, com todos os factores em jogo na sua vida, isso também tenha contribuído na decisão de Coates partir já. Se calhar percebeu que o ciclo de vitorias, de um grupo, de um treinador acabou e mais ano menos ano, pela familia e familiar doente etc mais vale partir pela porta grande e campeão e estar ainda em condições de dar o seu contributo no Nacional M.
Espero estar totalmente enganado e que sejamos novamente campeões mas tudo indica que não.
Sem planeamento, visão, capacidade de investimento para subsituir as peças que saíram (Coates e Paulinho), sem falar na necessidade que ja havia no final da época de reforçar para poder almejar ao bi (fulcral para o clube)… é uma época perdida ou de lançamento de bases para daqui a 3 anos.
6 Agosto, 2024 at 10:16
Bom dia malta,
Uma pequena nota para dar os parabéns a Portugal pela excelente prestação olímpica em que vamos em 66 em 68 participantes.
A prova que a aposta no desporto e nos atletas em Portugal está a dar frutos.
É para continuar!!!
6 Agosto, 2024 at 11:12
Bem lembrado! Viva o futebol (de sarjeta)! Vivam os padres e as missas! Viva a ladroagem dos anos 90, 00, 10!
6 Agosto, 2024 at 10:42
Não perdemos o jogo pelo primeiro golo que sofremos nem pelo último por erros individuais, perdemos o jogo pelo segundo e terceiro golo que manamos, ambos no coração da área , isso sim é que é preocupante.
A descida de um médio para 4 central não está nada oleada, veremos como funcionará no futuro.
Debast tem bom passe para organizar o jogo é verdade mas defensivamente a organizar ainda deixa muito a desejar.
Amorim montra sempre bem a equipa mas quando se vê aflito o seu tempo de reação e decisão é medíocre, não é de agora.
Obviamente pedir a cabeça dele é estupidez.
Teremos bicampeonato ou ano ímpar de Amorim.
6 Agosto, 2024 at 12:27
Simplesmente não tens equipa para almejar ao bi… plantel fraco em algumas posicoes, desequiibrado noutras, jogadores inexistentes no ataque etc.
Fcp e slb ja te ultrapassaram.
6 Agosto, 2024 at 12:45
Lol foda se tens noção do que dizes??o porto o que??o slb super plantel mas supostamente não perdeu o melhor jogador deles da época passada?
6 Agosto, 2024 at 14:19
Epa entao pergunto-te, ao dia de hoje:
Tens gr?
Pelos vistos não (Israel voltará naturalmente à titularidade e ele é mediano)
Tens centrais?
Tens um grupo de centrais de 20 anos que vao ter de passar varios momentos ‘temos de levantar a cabeça’ (e ja começou) para chegar lá e outro grupo que quanto a mim não conta para central de um clube que quer vencer e vai jogar em tantas frentes (St Juste, Diomande e Mateus Reis).
Tens avançados?
Tens um, o melhor da liga é certo mas se marcas 5 e levas 5 ou 6… será época à Peseiro. E é só um, com a supertaça ja perdida e o começo da liga ja à porta, acabado de recuperar de cirurgia ao joelho.
Tens tesão???
Claramente estas a milhas dos putos da B do fcp. Ja foste ultrapassado nisso.
Tens equilibrio no plantel?
Basta olhar para as opcoes na baliza, centrais, laterais e ponta que ja foste ultrapassado pelo slb.
Foda-se não tens nada disto, ja começou a época e ja perdeste um título.
Acorda bananinha…
6 Agosto, 2024 at 14:32
Caso nao tenhas percebido o slb vai deixar de jogar com lateral esquerdo adaptado e tem 3 avançados foda-se quando tens apenas um, a recuperar de cirurgia… dasse, acorda, põe os pés na terra e exige foda-se.
6 Agosto, 2024 at 14:33
Ou era só o Coates que fazia toda a diferença entre um plantel de merda e um super-plantel, ou o Neto e o Paulinho afinal são uns jogadorezões do caralho…
É que mais abaixo dizes que o Amorim só é treinador para ganhar internamente e é quando tem material para isso…e aparentemente a distancia entre os 2 é Coates, Paulinho e Neto…e o Adan, claro.
6 Agosto, 2024 at 15:13
«Debast tem bom passe para organizar o jogo é verdade mas defensivamente a organizar ainda deixa muito a desejar.»
Concordo com essa análise (embora também tenha cometido alguns maus passes de palmatória por algum nervosismo inicial).
Convém, no entanto fazer a análise inversa ao Edu Quaresma
Quaresma foi bom nas dobras e a defender as incursões no lado direito da nossa defesa … mas falhou perto de 90% dos passes na saída a construir. Simplesmente desastroso nesse capítulo!
E até gosto muito do Quaresma e entendo que deva ser mais usado a Central pela direita num esquema a 3 centrais.
Mas, aí o maior problema acho que foi o Amorim. Procurou um esquema algo híbrido de 4 defesas que se “transformava” em 3 centrais com a descida do Morita para meio do Debast e do Inácio. Mas isso mostrou o problema de ser um esquema muito pouco trabalhado (e particularmente com estes intervenientes: sem defesa/ala esquerdo; com o desequilíbrio de ter um “defesa esquerdo” pouco habituado a defender desse lado e de ter um ala/extremo direito pouco rotinado a defender); as falhas notaram-se (desde o início do jogo) mais na dificuldade de sair a construir sob pressão alta adversária (algo que com os 3 centrais já estava muito bem rotinado): mas depois também mostrou carências quer no comando da “linha de fora de jogo” (que falta o Coates) e na definição de quem defendia a zona direita nos cruzamentos vindos da esquerda. Esta última questão foi tanto mais evidente (entre os posicionamentos de Debast, Quaresma e Quenda), que os lances de golo (excepto o 1º) partiram todos do nosso lado esquerdo.
Percebo a ideia inicial do Amorim (faltando Nuno Santos e Mateus Reis, tendo Saint Juste lesionado e tendo que optar entre Quenda, Fresneda e … Esgaio) para ala esquerdo tornava-se mais difícil jogar com 3 centrais. Mas tendo visto os 1ºs 10 minutos e as claras dificuldades a defender e a sair a construir de trás deveria ter sido lesto a repensar essa ideia/aposta. Até porque, mesmo que algo “contra a corrente” do jogo e da própria ideia preconizada pelo Amorim, marcámos cedo 3 golos. … Ou talvez tenha sido por isso que Amorim não mudou nada … ainda por cima, a mudança necessária para o nosso esquema tradicional de 3 centrais (entrada de Diomande para central esquerdo, a passagem de Inácio para patrão do centro da defesa e de Quaresma para central direito iria forçar à saída de alguém … e a escolhaetr ia de ser feita entre Debast, ou Quenda, ou Catamo ou Trincão. … e já estávamos a ganhar por 3 !?
Mas após o golo do Porto e o regresso da total intranquilidade inicial, essa escolha, na minha opinião, impunha-se. Se não antes do intervalo, pelo menos no regresso ao balneário para ser bem explicado o “novo” velho esquema a quem tivesse de o re-iterpretar.
Custa perder assim.
Mas devemos perceber que o Amorim fez escolhas en função de 4 condicionantes importantes (não poder contar com Mateus Reis, Nuno Santos, Coates e Saint Juste … mais de metade da defesa do ano passado; só poder contar com um ponta de lançaclaramente ainda a 70% do que pode render – e que, mesmo assim, ainda dá para muito:
E devemos fazer a análise o mais assertiva possível das várias incidências e condicionantes do jogo, o que evitar no futuro e o que temos de trabalhar mais no presente.
Um abraço e saudações leoninas
6 Agosto, 2024 at 15:17
correção onde escrevi «… e … Esgaio) para ala esquerdo …» queria ter escrito «… e … Esgaio) para ala direito …»
6 Agosto, 2024 at 15:29
Quaresma:
Passes certos: 69 (86%)
Passes no próprio campo: 39 (81%)
Passes certos no terço final: 30 (94%)
Bolas longas: 5 (63%)
Ele falhou no passe longo nos primeiros 20 minutos, porque estava muito apertado e fez o contrário do Debast, ele arriscou pouco no passe. Preferiu meter fora ou muito longo (e o Gyokeres não chegou). Até há um lance que ele está mais apertado e mete mesmo fora só para o lado para não perder a bola.
Não sei se tinha ordem do Amorim para não arriscar ou se foi ele que decidiu mas…aqui para nós…o Debast devia ter pensado mais assim….
6 Agosto, 2024 at 15:49
Concordo com praticamente quase tudo Álvaro da tua análise, mas repara uma equipa como o Sporting que vai ter Champions, portanto muitos jogos não pode estar dependendo se faltar x jogador porque vai faltar sempre alguém seja por cansaço, cartões, lesões.
Ao Porto faltaram as melhores unidades e não se queixaram, o Vitor Bruno faz as substituições sem medo na altura exacta.
Amorim não soube ler o jogo na segunda parte, repara que faz a primeira substituição por volta dos 80 minutos com a equipa toda rota já desde os 50 minutos e é aí que perde o jogo.
A linha defensiva é sofrível como dizes , falta voz de comando a organizar , pode ser que vão crescendo nesse sentido senão teremos aí graves problemas.
Não sei se vai continuar com essa táctica híbrida de um médio fazer de 4 central, em Aveiro notou-se na hora de defender um grande buraco no meio campo.
Eu acredito que vai continuar a insistir no debast a comandar a defesa a fazer de Coates pelo leitura de jogo que tem mas para isso tem de melhorar bastante a parte defensiva em termos organização onde vejo muita deficiência.e essa intranquilidade passa automaticamente para o guarda redes que se sente pouco protegido.
Só podemos melhorar.
6 Agosto, 2024 at 17:04
Caro Fight for Your Right eu não procurei justificar qualquer resultado. O que procurei foi: tentar encontrar explicações (que é diferente de justificações) para as escolhas iniciais no modelo de jogo do Amorim; fazer a (minha, falível por isso) análise do resultado dessas escolhas; procurar perceber (o que continu a ser diferente de justificar) porque manteve o mesmo modelo em tempo que considero exagerado.
Faço-o reconhecendo que posso estar enaganado em algumas (ou todas) apreciações e/ou conclusões.
Mas faço-o sem procurar bodes expiatórios (caramba é só o 1º jogo oficial da época) antes desejando que a equipa técnica possa fazer uma análise crítica retrospectiva deste jogo e as necessárias correções prospectivas da equipa e das novas nuances táticas que se queiram introduzir, partindo sempre do princípio de que é urgente este tipo de análise (uma vez que vamos ter uma época muto mais desagastante que a anterior e temos pouco mais de 3 semanas para construir o plantel necessário para a enfrentar).
Um abraço e saudações leoninas
6 Agosto, 2024 at 17:09
Abraça Álvaro
6 Agosto, 2024 at 10:45
O saldo do Amorim no Sporting é positivo, à vontade.
Neste século, é, para mim, de longe o melhor, e só o Paulo Bento fez um trabalho perto do nível dele.
Agora, o Amorim tem merdas complicadas de entende, a começar pela casmurrice.
Aquela cena do Paulinho – ir buscar 70% dum jogador mediano com um custo de aquisição de 23M€, mais um salário altíssimo – é complicada de entender e hipotecou o reforço da equipa 2 anos seguidos.
A maneira como lê mal os jogos – que se nota há 2 ou 3 anos claramente – é uma cena que complica muito nos jogos importantes, onde é fundamental ter um treinador que saiba mudar a equipa e corrigir o que está mal.
Em cima disto, é, normalmente, um treinador que demora a reagir. E reage, em vez de agir no momento certo.
Esta cena de querer mudar o esquema da equipa também acho que não tem cabimento nesta altura. Depois de termos tido um ano em que praticamente se sofria golos em todos os jogos, mudar para um esquema mais susceptível de falhar na parte defensiva, quando se perde o Coates e tens uma defesa com 4 ou 5 gajos até 22 anos, para mim não faz sentido.
Era o momento de solidificar o sistema antigo, introduzindo nuances na parte ofensiva, e pensar em mudar algo na defesa só para o próximo ano…
4,5 anos de trabalho, e continuamos com um esquema de bolas paradas ofensivo absolutamente básico. Não entendo isso.
Tem mais uma coisinhas que não gosto, mas sem grande significado – e não é por aí que a porca torce o rabo.
Eu acho que o Amorim, com o que tem de conhecimento, e o plantel que tem – acrescentando o Ioannidis – tem obrigação de fazer um bom trabalho e até tinha a obrigação de ter ganho a este FCPorto limitadíssimo. Nunca imaginei que fosse possível perder contra este FCPorto limitadíssimo depois de estar a ganhar 3-0 e, pior, nunca esperei ver a equipa completamente perdida em campo!
Este jogo foi muito mau, e tem a assinatura do Amorim em tudo o que correu mal. E é isso que a maioria se queixa – o treinador não soube corrigir o que estava mal, não soube pegar na equipa e metê-la a jogar à bola e ser competitiva.
Mas foi só um jogo – a final da Taça de Portugal teve a condicionante da expulsão antes da meia hora! E há muito jogador que também contribuiu para esta vergonha.
Vamos ver como reagem, e como aparece a equipa na 6ª feira!
6 Agosto, 2024 at 10:55
O fato de ainda se discutir os méritos do treinador, com o trabalho apresentado em 4 anos completos, só mostra como somos uns burrinhos autênticos.
Para mim nem há discussão.
O Amorim foi o melhor que aconteceu ao Sporting-futebol nos últimos 20 anos, mas com larga margem.
Não perco mais tempo a discutir méritos, quando é tudo tão evidente.
6 Agosto, 2024 at 11:14
Quando alguém diz “não há discussão”, está apresentado. Pois, para mim, há sempre e sempre haverá. Faz parte (ou não faz) dos genes, esta coisa de sermos democratas, de não queremos aniquilar quem tem opiniões diferentes das nossas.
6 Agosto, 2024 at 11:28
Bisnagas, resume te a comentar com umas palavritas caras que não serves para mais nada.
6 Agosto, 2024 at 11:37
Meu caro amigo, a sua boçalidade já não surpreende ninguém. Argumentos de tasca, cérebro de ervilha – nem os insultos são sofisticados.
6 Agosto, 2024 at 11:39
Finalmente.
6 Agosto, 2024 at 11:00
O ano passado fomos a equipa que marcou mais golos de bola parada e ainda agora nas 2 finais que tivemos, marcámos 1 golo em cada uma. Eu acho essa conversa das bolas paradas ofensivas o maior mito de todos. O Sporting é forte nas bolas paradas ofensivas. Só não é na marcação de livres diretos mas eu acho que isso é daquelas coisas que não se treina…ou sabem marcar ou não.
A alteração tática é a atacar, não é a defender. Tem influencia na forma como defendemos mas a grande mudança para o ano passado (e na verdade não é assim tão grande) é a atacar. Por isso até acho que ele fez o que tu dizes.
6 Agosto, 2024 at 11:12
Para mim os maiores defeitos do Amorim são:
No banco durante o jogo. Como eu disse, até nem acho que aconteceu no Sábado mas quando a equipa está em dificuldades mas o resultado tremido, ele não consegue ajudar a equipa e mudar o jogo. Ou vá…tem muita resistência a fazê-lo. Curiosamente partilha o defeito com o Guardiola.
A teimosia que tantos falam nem é defeito para mim. Tem muita coisa boa e trás muito coisa boa…mas claro, tem o reverso da medalha. Não estou nada de acordo quando dizem que a teimosia nos tira competitividade…eu acho que na verdade, dá e é parte muito importante do crescimento do Sporting nestes 4 anos. Mas quando não corre bem é garrafal e por isso é fácil atirar à teimosia. Mas claro…às vezes faz a equipa perder e é dificil definir a linha até onde estamos a levar longe demais…o que faz com que por vezes ultrapasse essa linha.
A pouca flexibilidade nos jogadores a contratar. Apesar de compreender que ele escolhe em pormenor o jogador e o processo de seleção é demorado e por isso é aquele…podia ter outro processo de seleção mais flexível e mais passível de conseguir mais alvos apesar de darem respostas ligeiramente diferentes. Ele quando faz o processo e escolhe 1, depois se vem outra coisa já não fica tão satisfeito nem tem tanta convicção e esse que vem tem a vida mais dificil.
A gestão de carreira dos putos e o caminho entre B e A. Está muito pouco definido e tem estragado mais do que tem construído.
Estes são as coisas que eu menos gosto no Amorim.
6 Agosto, 2024 at 11:22
Falta só aí a incapacidade de treinar jogadores mais irreverentes. Mas acho que está aí tudo. É um treinador que tem muitas dificuldades em se adaptar à adversidade dentro do jogo, e a jogadores que fogem um bocado à norma. Acho que vai ser a maior adversidade dele se der um salto para um Clube grande, porque a gestão de balneários e egos vai ser completamente diferente, e pessoalmente acho que não está apto para isso neste momento.
6 Agosto, 2024 at 11:36
Eu acho que sei de quem estás a falar (calculo que Fatawu e Plata), mas não sei se concordo…
Há um tipo de jogadores que não encaixa no sistema e ele não quer mudar o sistema para os acomodar. Mas eu não acho isso um defeito…acho que faz parte. Qualquer treinador que tem um modelo de jogo mais definido e a equipa oleada para jogar de determinada forma não consegue encaixar jogadores muito fora disto.
Não sei bem de que irreverencia estás a falar. Com a bola nos pés, não concordo. O Pote é irreverente, o Geny é irreverente, o Trincão é irreverente, o M. Nunes era irreverente…porra, o Debast e o Quaresma são irreverentes.
A questão não me parece que esteja na irreverencia ou não nem a personalidade…acho que está no encaixe deles no sistema. Mas voltamos ao mesmo…ele é um treinador de sistema, é a forma como ele vê o jogo, não me parece que seja um defeito com tudo o que construiu. E sendo esse o caso…há sempre jogadores que não encaixam no sistema e isso é normal…
6 Agosto, 2024 at 11:52
Foda-se, o Fatawu é 10 vezes mais jogador que o Geny alguma vez vai ser…
Um talento como o Fatawu tinha obrigação de ser aproveitado. Ponto.
O Plata ainda desculpo.
O Trincão é irreverente em quê? Nas rotundas? No passar ao lado dos jogos? A defender com os olhos?
Pote, Trincão, Geny, são 3 gajos com óbvias deficiências defensivas e jogam sempre.
Já perdi a conta à quantidade de vezes que o Trincão ou o Pote vão a correr atrás do adversário sem fazerem o esforço para o incomodar ou lhe dificultar a vida. E o mesmo em relação ao Geny, em estar no local correcto e a tapar quem tem de tapar…
Mas são irreverentes e o Amorim gosta… 🙂
O Fatawu podia fazer o papel do Trincão, sendo mais objectivo, que é uma merda que falta ao Trincão. Podia fazer de ala como faz o Nuno Santos… Podia jogar ao lado do Gyokeres, no 4x4x2 que quer implementar agora e onde põe lá a nulidade do Trincão.
Enfim, um bom jogador dá sempre para aproveitar.
Menos com o Amorim.
6 Agosto, 2024 at 12:01
Foda-se….espera aí…
Estás mesmo a misturar irreverencia com capacidade defensiva?!?! O que é que aconteceu aqui?! Fizeste tilt?!
O Trincão passa o jogo todo a ir para cima no 1×1 e a tentar passes de ruptura. O que crl é que achas que é um jogador irreverente?
Vamos ver até onde ele vai. Espero que sim mas não estou a ver o Fatawu ir mais longe do que o Leichester…mas estamos cá para ver. Espero que tenhas razão.
6 Agosto, 2024 at 16:30
O Trincão passa o jogo todo a ir para cima?
A sério?
E o tilt é meu?
A quantidade de vezes que o Trincão perde a bola, porque recebe mal, porque faz mal o passe, porque o adversário lhe tira a bola… Fora o que anda para ali perdido em campo sem se perceber muito bem o que está a fazer.
Isto é o Trincão normal – mais de 50% dos jogos.
Em 20% joga bem e noutros 20% é razoável.
6 Agosto, 2024 at 16:42
Mas tanto que eu subscrevo neste comentário.
Exataqualmente.
Sem tirar nem pôr.
6 Agosto, 2024 at 16:44
No comentário em que o Miguel diz que o Fatawu vai ser 10 x mais jogador que o Geny irá ser. Nesse comentário.
Subscrevo muito.
6 Agosto, 2024 at 16:49
Não ser yesman tem os seus custos.
6 Agosto, 2024 at 12:09
Sobre o Fatawu, tenho pensado muito em porque falhou, quando Geny conseguiu transicionar, e agora Quenda tambem parece estar a conseguir o lugar.
Sera que o Fatawu nao ofereceu resistencia a jogar fora de posicao? Sera que ele era um elemento pacifico? Sera que nao deu uma de Slimani?
Nao sei…ha aqui algo de estranho, quando o Amorim ja demonstrou nao ter medo de apostar nos putos (Chermiti, Geny, Inacio, Quaresma, agora parece que tambem Quenda e Mateus Fernandes, tentou o Rodrigo Ribeiro a ver se dava, etc.)
6 Agosto, 2024 at 12:23
O que eu acho que falhou é que o Fatawu é um gajo pouco inteligente a jogar.
Mesmo na B era um gajo com potencia física mas a maior parte do jogo tinha muita dificuldade de posicionamento, não percebia o jogo, ia para cima sempre e tentava sempre o mesmo.
O Quenda é exatamente o oposto do Fatawu.
O Quenda é um puto muito inteligente, que tem uma otima leitura de jogo e um passe rápido extraordinário. Aliás, para mim é o que mais o distingue, o passe. É mais fraco que o Fatawu no 1×1 mas é inteligente o suficiente para neste momento tentar poucas vezes para não perder a bola e ir ganhando confiança.
O Geny idem. É tão inteligente que passou de extremo para lateral em 1 ano. Não é extraordinário a defender mas é inteligente posicionalmente, percebe bem os tempos de jogo e tem um bom passe, mais uma vez.
O Fatawu é um gajo que vai para cima…arranca para cima deles e logo se vê. E é isso que o Amorim não gosta no Fatawu, na minha opinião. E que o Amorim distingue dos outros 2 que falas.
Eu fui da opinião que o Fatawu deveria ter sido mais utilizado, especialmente naquele ano que tinhamos lacunas que nunca mais acabavam. E a gestão dele foi péssima. Mas eu percebo de onde é que vem a hesitação do Amorim e o porquê de não adorar o Fatawu…
6 Agosto, 2024 at 12:37
Acho que parte é isso, mas a inteligência de jogo também se adquire com tempo idade e tempo de jogo. Mesmo assim não devia de ser desculpa porque o Mateus Reis é dos gajos mais burros que vi a jogar e está lá.
6 Agosto, 2024 at 12:45
O Fatawu é pouco inteligente?!?
O trinconas é que é um gajo inteligente… Jogue bem ou jogue mal, joga sempre …
O esgalho também é um gajo muito inteligente…
Sinceramente…
6 Agosto, 2024 at 16:31
“O que eu acho que falhou é que o Fatawu é um gajo pouco inteligente a jogar. ”
O Geny é inteligente comó caralho… Pega na bola e parece o Einstein!
6 Agosto, 2024 at 17:37
O quenda faz lá um puto dum passe a isolar o pote que é um luxo… E o pote é que não teve capacidade para aproveitar, mas foi lindo! Ainda na primeira parte.
6 Agosto, 2024 at 16:55
Fatawu não falhou.
6 Agosto, 2024 at 12:28
Mas ele não precisa de mudar o sistema de jogo para inserir um Raphinha, um Mahrez, um Fatawu no 11. Ele precisa é de ler o que o jogo está a pedir, se um extremo completamente formatado como são o Pote, Trincão e o Geny, que têm muito pouca irreverência, ou se um gajo que num lance, num movimento anormal cria um golo, mas isso já significa que o jogo fugiu do controlo dele e aí provavelmente já não sabe o que fazer.
Acho que todos o mais irreverente que falas é o Quaresma, porque é o único que não sabes quando vai sair a jogar através do passe, ou do transporte. Os outros 3 são incrivelmente formatados na sua maneira de jogar. O Pote raramente faz um movimento diferente, experimenta um cruzamento não habitual ou explora terrenos que não são o dele para ter bola, procura sempre o interior e a baliza, a única vez que vi o Pote fazer diferente foi em Alvalade contra o Benfica no primeiro golo, o que fez aí é algo que raramente faz. O Trincão então nem se fala, a incapacidade do Trincão impactar um jogo de nível elevado vem precisamente da sua falta de irreverência e velocidade. O Trincão se não tem a bola nos pés não faz nada, porque é incapaz de pensar diferente. O Geny também não vejo muita irreverência, aliás ele joga uma merda á esquerda porque lhe falta capacidade de fazer coisas diferentes. Está formatado para puxar para dentro e procurar o cruzamento, ter o Trincão/Edwards e Geny numa ala é ter uma ala completamente unidimensional, com apenas um movimento atacante e exploração de espaços reduzido.
O Quenda é muito mais irreverente que qualquer um desses, joga por dentro, por fora, procura o cruzamento com a mesma facilidade com que procura o remate, se tiver de usar o pé direito usa. Acho que é o que mais se assemelha ao Fatawu a nível de irreverência. O Fatawu aparece na pequena área se tiver espaço para isso, se o defesa não lhe dá jogo por dentro ele vai procurar passar em finta ou velocidade por fora, cruza para a pequena área como cruza para o segundo poste, se o espaço na ala é reduzido ele aparece no meio para criar o desequilíbrio. É muito menos formatado de movimentos do que qualquer gajo que temos no Sporting. Lá está o problema dele é mais esse, como não tem um padrão de jogo fixo fica difícil pensar o ataque e a defesa com um jogador destes porque eventualmente é ele próprio que vai criar desequilíbrios para a equipa e isso é uma coisa que o Amorim abomina. Ele admitiu a incapacidade que tem em treinar jogadores assim porque é algo que ele não gosta, irreverência e caos em campo, mas é algo que todas as equipas precisam em doses.
6 Agosto, 2024 at 13:57
+1
6 Agosto, 2024 at 14:26
Estou com dificuldade em perceber o que querem dizer com irreverencia. Não percebo bem o que é que tem o Fatawu de irreverencia que não tem o Geny….
Porra…se queres uma coisa “fora da caixa”, não vais para o Mahrez ou para o Fatawu. São completamente monocórdicos … puxar para dentro e chutar. É o que fazem. E nem se comparar a qualidade e inteligência de movimento e a técnica do Mahrez com o Fatawu mas pronto…
Eu não percebo bem o que é que o Fatawu é mais irreverente do que o Geny. O Geny é um Fatawu com menos remate mas com mais cabeça.
Além disso a capacidade de passe do Geny é bem melhor que a do Fatawu.
Não percebo como querem uma coisa “fora da caixa” é um gajo que faz exatamente o mesmo movimento do Trincão, Edwards e Geny e que não faz mais nada que isso…
É ao contrário. De todos, o Fatawu é o menos imprevisivel…
6 Agosto, 2024 at 15:31
Eu acho precisamente o contrário. O Fatawu tem movimentos distintos em diversas fases do jogo. A finta do Fatawu é um bocado básica porque é quase sempre em velocidade, mas a maneira como explora os movimentos não. O Fatawu tem movimentos interiores e exteriores, procura as costas dos defesas (coisa que o Trincão nunca faz), procura o meio do terreno, aparece em zonas de finalização (aquela diagonal clássica que os extremos faziam de fora para a pequena área), procura o overlap etc. É isso que eu quero dizer com irreverência. O Fatawu tem uma mão cheia de movimentos que procura durante o jogo. O Trincão tem 2, recua para receber para depois cavalgar pelo meio do terreno (e muitas vezes fuçar), procura receber de fora e ir para dentro. Nunca procura a linha de fundo, nunca procura as costas dos defesas (como faz o Gyo), muito raramente aparece em zonas de finalização, joga sempre para o meio e com o meio na cabeça. Tem mais técnica que o Fatawu, mas tem muito menos armas para diferenciar o seu jogo. O Geny idem, tem o seu movimento interior e raramente se desfaz dele. Tem a sua % de sucesso, mas 0 de variação.
Eu vi uns 10 jogos do Leicester este ano e foi a impressão com que fiquei. Dá mais velocidade ao ataque que dá o Trincão e tem mais impacto. O estilo de jogo do Champioship também o favorece, mas se há estilo de jogo que favorece o Trincão é o nosso, porque ele não se dá nada bem com jogo mais rápido e vertical.
6 Agosto, 2024 at 16:58
Por haver muita formatação é que quando as coisas não correm ou não estão a correr bem, os jogadores ou a equipa, como quiserem, não são capazes de alterar os acontecimentos.
6 Agosto, 2024 at 17:01
Fatawu tem uma coisa que o Sporting não tem, imprevisibilidade.
E isso, é um crédito porque os adversários nunca sabem o que vai sair dali.
Ao passo, que Geny, ou outros formatados, serão, não todas, mas muitas vezes previsíveis.
6 Agosto, 2024 at 17:09
Vamos ver o que vai fazer o Fatawu este ano…
Voltamos ao mesmo. O Fatawu que eu vi não é metade do que vocês dizem mas vamos ver…pode ser que seja.
Mas uma eu tenho a certeza. O Geny previsivel, não é. Tanto que é o nosso maior desiquilibrador. Tanto joga por dentro como vai à linha cruzar atrasado com o direito, bom remate, excelente passe, MUITO intelingente no posicionamento…
Do pouco que fui espreitando no Leichester e do que vi no Sporting, não trocava o Fatawu pelo Geny.
Tanto que não vendia o Geny por 17M, nem pensar….
6 Agosto, 2024 at 11:41
Os cantos são marcados de 2 maneiras, em 95% das vezes:
a) bola para o 1º poste
b) bola para o 2º poste
Livres é bola lá para cima…
Tudo o básico.
Sim, acertam às vezes, tantos são os cantos e os livres que temos por jogo.
Mas se isto são bolas paradas ofensivas trabalhadas, temos conceitos completamente errados do que é o trabalho!
Uma merda básica num livre (meio) lateral – tipo ali da zona do bico da grande área – é lançares a bola para a baliza para alguém desviar e deixar o redes na duvida até ao ultimo instante se a bola vem directa ou alguém desvia… E nem essa merda se faz!
Enfim, vemos coisas diferentes…
Tu ficas pelo resultado – marcamos alguns golos de bola parada.
Eu falo do que vejo – praticamente zero trabalho nas bolas paradas.
6 Agosto, 2024 at 11:58
A qualidade das bolas paradas não se mede pelos golos marcados?! Então é por o quê? Nota artistica?!
Como é que uma equipa que é a que mais golos marca de cantos num campeonato é fraca nas bolas paradas?!
E não é verdade.
Temos cantos ao primeiro poste para daí irem para golo com jogador em antecipação.
Temos cantos ao primeiro poste para desvio para o 2º poste.
(nestes 2 lances há combinações de jogadores diferentes a atacares o 1º poste, o meio da área e o 2º poste).
Temos bolas ao 2º poste para irem diretas para golo
Temos bolas ao 2º poste mais largas para depois serem cabeceadas para o meio para alguém empurrar.
(nestes 2 lances há combinações de jogadores diferentes a atacares o 1º poste, o meio da área e o 2º poste).
Temos cantos diretos ou cantos com passe primeiro e ambos têm desmarcações diferentes.
Temos cantos para cruzamento com o pé certo ou com o pé trocado.
Temos sempre jogadores diferentes em pontos diferentes da área. As combinações de movimentações ao primeiro poste, ao 2º ou no meio da área são muito variadas.
Nos livres à entrada da área ainda há mais variações.
É por isso que marcamos muitos golos de bola parada. Porque é dificil prever como o Sporting marca os cantos. Claro que contra equipas muito altas e muito fortes defensivamente é sempre praticamente impossivel marcar.
6 Agosto, 2024 at 12:48
Lol não se treina as bolas paradas mas o ano passado foste das equipas a nível europeu com mais golos marcados em bola parada,ainda nesta supertaça marcaste num canto estudado,eu não sei que jogos esta gente vê.
6 Agosto, 2024 at 12:52
Incrível.
Pela tua conversa, Bayern Munique, Barcelona, Man City e outros clubes desse patamar … Fazem fila á porta de Alcochete para tentar perceber o segredo do sucesso do scp do rabolho amendoim…
Mas ainda melhor foi dizeres que os livres directos não se treinam … Ou sabem marcar ou não…
EPA, não há necessidade de andar a fazer piruetas para defender o indefensável… Fica te mal.
De sempre muito assertivo a obstinado defensor …
6 Agosto, 2024 at 13:26
Claro que os livres diretos não se treinam,ou és bom ou não és,mas sendo bom podes ir melhorando…basta perceber um bocado de futebol e chegar a essa conclusão. Ou dá lá exemplos de gajos que não sabiam bater livres e aprenderam??mesmo hoje em dia por essa Europa fora não vês grandes batedores de livres.
6 Agosto, 2024 at 13:30
Nunca foste a Inglaterra?!?
Experimenta observar o que por lá se faz nesse domínio…
Até te vou dar um exemplo, de um jogador inglês que esteve o ano passado no Estoril.
6 Agosto, 2024 at 13:54
Volto a dizer, dá me exemplos de jogadores que não sabiam bater livres e depois aprenderam… conheces casos desses?e volto a dizer por essa Europa fora contas pelos dedos das mãos muito bons batedores de livres.
6 Agosto, 2024 at 14:13
Vamos todos ficar a aguardar por esse jogador que não sabia marcar livres e que, porque apanhou o treinador X, passou a ser um eximiu marcador de livres diretos…
6 Agosto, 2024 at 11:55
Duvido que fomos a equipa que marcou mais de bola parada a época passada…
Chegámos a falar aqui que raramente se marcava!
6 Agosto, 2024 at 12:02
Então vai ver…
6 Agosto, 2024 at 12:03
9 golos de canto.
2ª melhor: Farense com 8.
3ª Boavista com 7.
Há 3 com 6 (Benfica, Vitória e Estrela).
E por aí a baixo…
6 Agosto, 2024 at 12:06
Só outra achega…
Somos a que marcou mais de livre indireto também: 5. par do Vitória.
Em cantos e livres indiretos temos 14 golos marcados só na liga.
Só não marcamos livres diretos.
6 Agosto, 2024 at 16:35
Mas são sempre iguais..
95% dos cantos marcas, ou ao 1º poste – metade das vezes nem passa o 1º defesa – ou ao 2º poste.
Livres, é mandar bola para lá…
Ter um canto ou um livre diferente, é 1 em cada 30…
6 Agosto, 2024 at 16:37
E outra coisa…
Livres treinas sim.
Foi uma cena que sempre gostei, treinava muito, e chegou uma altura que marcava golos assim ou causava perigo.
Claro, se tiveres uns tijolos nos pés, não vais lá com treino…
6 Agosto, 2024 at 12:23
Isto das bolas paradas, sobretudo livres fora ra área, tem muito que se lhe diga. Estou enganado ou no último campeonato do Mundo não se marcou um único.?
Para mim, é um pouco estranho o que se passa com os livres e não é só no Sporting.
6 Agosto, 2024 at 11:03
Concordo!
Eu acho o Amorim bom treinador (longe de justificar o salário que recebe, mas isso são outros assuntos!)…agora há coisas que me vão deixando sempre desconfiado, quer seja no planeamento, escolha de jogadores e/ou insistência nos mesmos erros e para mim a mais grave, a incapacidade de gerir o jogo do banco!! Se calhar contam se pelos dedos de uma mão os jogos em que a equipa tenha melhorado após substituições, e já lá vão 4 anos! Normalmente até piora!
Nem vou falar do jogo de sábado, por aí bem…tinha de voltar ao insulto!! Não é admissível o que se passou no sábado, em nenhum clube!! Fdx, perder um jogo após um 3-0, contra uma equipa a “estrear” um treinador com uma série de miúdos…bem, continuo sem palavras.
Como ouvi/li alguém dizer, o mínimo que esperava da direção era devolver o €€ a todos os adeptos que lá estiveram e com um pedido de desculpas!
6 Agosto, 2024 at 11:06
Já vos disse isto algumas vezes, Amorim não quer ficar eternamente no Sporting e quer dar o salto para um campeonato dos melhores para isso tem de ganhar e fazer carreira, confio que ele vai fazer o possível para isso acontecer. O futuro o dirá.
6 Agosto, 2024 at 11:21
Mas onde é que esse rabolho amendoim vai auferir o que recebe no SCP e sem qualquer tipo de exigência por parte da direcção, que ele tem refém?!?
6 Agosto, 2024 at 11:07
Acho que a principal falha do Amorim está na falta de leitura de jogo.
Foi isso que vi nos primeiros meses dele.
Salvo erro, dois jogos a jogarmos com mais um, com muito tempo de jogo e não se conseguiu vencer.
Essa falta de leitura ou tomada errada de decisões tem-se mantido nestes anos todos.
Os jogos mais flagrantes, depois de estarmos a vencer, foi este e o da época passada na Luz.
Já o disse mais que uma vez, se nós conseguirmos ver certas coisas, como é que gente profissional não vê?
6 Agosto, 2024 at 11:12
Escrevi o mesmo em cima numa resposta.
E é este ponto que me deixa na dúvida se ele alguma vez vai passar da “aprendizagem” para um nível superior!! É que já são muitos exemplos com claro prejuízo para a equipa/clube
6 Agosto, 2024 at 11:18
Defeitos do Mister Amorim, uma vez que as virtudes todos – ou quase – as reconhecemos:
1. falhas óbvias no planeamento de plantéis
2. insistência em jogadores que nada acrescentam, seja na aquisição, seja na manutenção no plantel, anos a fio
3. insistência em dar a titularidade a quem comete erros, como se fosse uma declaração de guerra aos insatisfeitos (a partir da bancada), sem querer saber se isso custa pontos ou títulos
4. insuficiente leitura dinâmica de jogo, quando as coisas correm mal
5. insuficiente capacidade competitiva, face aos rivais mais directos e poderosos
Gostava que me convencessem do contrário. Está aberto o debate. Obrigado.
6 Agosto, 2024 at 11:27
Acho que o planeamento peca por ser muito demorado e SUPER inflexível.
Porque acho que monta bons plantéis no geral.
Há 2 anos foi aquele BURRO que temos a liderar o clube a tirar-lhe o tapete. Não acho que seríamos campeões, mas não ficaríamos em 4 certamente.
As equipas são normalmente mais racionais do que os adversários e superiorizam-se por isso, mas quando toca a competir, fazer mesmo das tripas coração… não conseguem. Isso é para os adeptos.
6 Agosto, 2024 at 11:27
Esse ponto 5 arruma qualquer possibilidade de debate, de tão ignorante que é.
Para o Bisnagas, um gajo que consegue fazer um clube que não ganhava um caralho nos últimos 20 anos, vencer 2 ligas em 4, não é ser competitivo perante os rivais.
E quer debate.
6 Agosto, 2024 at 11:39
Meu caro, estou a falar do score acumulado de resultados contra Porto e Benfica, não de títulos de campeão, nem de títulos totais. Isto convém saber ler, dá jeito na vida.
6 Agosto, 2024 at 12:00
Então preferes ganhar os jogos aos tripeiros e lampiões e não ser campeão??
O Amorim o ano passado não ganhou em casa a esses dois rivais??não eliminou os lampiões em 2 mãos para as meia da taça ou não viste isso?
6 Agosto, 2024 at 12:07
E mesmo fora perdeste na luz com menos 1 a segunda parte toda e perdes no fim do jogo,com o porto empatas no dragão e perdes a final com outra x 1 expulso…facto,não é ser competitivo??piada..só pode.
6 Agosto, 2024 at 12:09
Sporting de Amorim vs Benfica + Porto:
7 vitórias > 26%
8 empates > 30%
12 derrotas > 44%
Total de jogos: 27
Títulos Sporting de Amorim:
Campeonato 2/4
Taça 0/4
Supertaça 1/4
Taça da Liga 2/4
Total: 5 em 16 (31%)
Para ajudar ao debate..
[Nota: pode existir algum ligeiro erro nos números, mas não afectará as tendências]
6 Agosto, 2024 at 12:14
E ajuda. Mostra que o Amorim é competitivo nos jogos grandes e ganha metade dos campeonatos que disputa.
O que é que é ser competitivo?!
É ganhar todos os jogos e todos os campeonatos?
O Ceição dizem que é competitivo nos jogos grandes.
E o ano passado ganhou 2 jogos grandes, perdeu 2 e empatou 1.
1/4 de super-taças? Que eu saiba o Amorim disputou 2…viste o Amorim a disputar 4 super-taças?
6 Agosto, 2024 at 12:32
Isso diz que RA é treinador apenas de endurance interna, quando tem material para isso.
6 Agosto, 2024 at 14:31
O ano passado no inicio da época ia ser uma desgraça porque os planteis dos outros eram muito superiores e o crl..
Agora só ganhou porque os jogadores eram do crl…
Tão depressa o plantel é curto e metade dos jogadores são uma merda como só ganhamos porque o plantel é forte…
6 Agosto, 2024 at 12:11
Ano passado:
Porto foi empate, vitória e derrota (no prolongamento).
Benfica ano passado foi 2 vitórias, 1 empate e 1 derrota.
Aparentemente isto é tão mau que o mau que é sobrepõe-se à vitória no campeonato….
E temos expulsão na derrota com os lamps, derrota e empate com o Porto…
6 Agosto, 2024 at 12:25
Mau mesmo,dantes ninguém nos fazia frente, como dizia o bdc os adversários têm que dar mais luta…
6 Agosto, 2024 at 11:26
6. Goza com adeptos leoninos
7. Não defende o clube que lhe paga o salário
8. Depois de resultados negativos fala como se não tivesse qualquer tipo de responsabilidade
9. O modelo de jogo não é adequado às características individuais dos jogadores
10. É um treinador medroso.
11. Tacticamente é limitadíssimo.
6 Agosto, 2024 at 12:27
Tu és mesmo bom treinador,no fm provavelmente. Ao que isto chega,toda gente diz que o Sporting é muito forte taticamente,o ano passado fizemos grande campeonato mas o xupa o guru do goalpoint e fm acha que não…
6 Agosto, 2024 at 12:57
Jogas um futebol … Champanhe …
Ou melhor, jogas um futebol aos repelões, mais ao estilo água pé e, nos jogos de maior grau de dificuldade futebol vinho de pacote…
6 Agosto, 2024 at 13:16
Ou seja por isso que ano passado fizeste um campeonato do caralho e foste á final da taça de pt e perdes com a Atalanta na UEFA,essa mesmo que limpou fácil o Liverpool e o leverkusen que joga futebol champanhe não é?? és muito bom no fm,eu também.
6 Agosto, 2024 at 13:21
Gostas de ver o futebol que a equipa do SCP apresenta?!?
Sentes te bem com os equipamentos para a temporada 2024/25?
6 Agosto, 2024 at 13:29
Claro que o Sporting o ano passado jogava muito bem,tinhas uma média de quase 3 golos por jogo no campeonato…
Os equipamentos?? Brincadeira,nunca na vida podia ser aquilo. Eu acho o varandas uma merda de presidente,mas também acho que o ódio que vocês têm ao varandas descarregam no treinador,não consigo encontrar outra justificação.
6 Agosto, 2024 at 13:33
Eu nunca fui nem serei amorim lover…
Não o acho grande treinador e, pelos vistos, os directores dos melhores clubes também não.
6 Agosto, 2024 at 14:02
Nem lover, nem hater, apenas ver as coisas como elas são,mas aos insultos que dás ao homem, és grande hater,sem dúvida.
6 Agosto, 2024 at 15:41
Exacto.
Em cima do muro é que estás bem …
6 Agosto, 2024 at 16:19
Muro por não ser um mete nojo como tu que insultas o homem do piorio??
Eu critico quando acho que algo está mal,não é rabolho ou filho da puta ou amendoim,mas o pessoal já te tirou a pinta e volto a dizer o ódio que tens ao homem fode te o raciocínio.
6 Agosto, 2024 at 11:52
Bem, olhando para já para os próximos desafios…acho que Amorim tem mesmo um grande desafio agora perante todas as duvidas que lhe foram colocadas nos últimos dias (e muito por culpa dele):
Na baliza quem vai ser titular? É que não vejo grande utilidade num GR que sabe jogar com os pés (aparentemente) mas sofre golos sempre que vai a bola á baliza.
Depois centrais e laterais? Vejo muita interrogação aqui…Debast teve um dia mau ou “normal”. Diomande vai “crescer” ou continuar com paragem cerebrais? Qual o real valor de Fresneda (tantas duvidas no dinheiro gasto aqui?!?), MReis a LE ou Central?
No meio, acho que Hujlman não está em grande forma…tal como aconteceu no inicio da época passada…mas tb não sei qual o seu substituto. É Bragança? MFernandes? Essugo é para rodar?
Na frente, continuo a dizer que Trincão não é jogador para o Sporting e Edwards já nem deveria lá estar…
Olhando para este quadro, acho que estamos em condições de começar uma pre epoca agora. E não esquecer que esta época não acredito que exista o “impacto” Gyokeres!!
6 Agosto, 2024 at 13:03
Ta aqui qs tudo.
6 Agosto, 2024 at 12:08
Sporting de Amorim vs Benfica + Porto:
7 vitórias > 26%
8 empates > 30%
12 derrotas > 44%
Total de jogos: 27
Títulos Sporting de Amorim:
Campeonato 2/4
Taça 0/4
Supertaça 1/4
Taça da Liga 2/4
Total: 5 em 16 (31%)
Para ajudar ao debate..
[Nota: pode existir algum ligeiro erro nos números, mas não afectará as tendências]
6 Agosto, 2024 at 12:15
E ajuda. Mostra que o Amorim é competitivo nos jogos grandes e ganha metade dos campeonatos que disputa.
O que é que é ser competitivo?!
É ganhar todos os jogos e todos os campeonatos?
O Ceição dizem que é competitivo nos jogos grandes.
E o ano passado ganhou 2 jogos grandes, perdeu 2 e empatou 1.
1/4 de super-taças? Que eu saiba o Amorim disputou 2…viste o Amorim a disputar 4 super-taças?
6 Agosto, 2024 at 12:20
Conclusões rápidas:
– Taxa de sucesso em competição de regularidade = 50%
– Taxa de sucesso em competição a eliminar (jogada em final) = 25%
Sendo que das 3 finais ganhas, uma foi da Taça da Liga contra o Braga (que não entra na análise “rivais”) e outra Taça da Liga contra o Porto. A Supertaça foi contra o Benfica.
Mesmo sabendo que os jogos entre grandes são sempre dúvidas sobre quem ganha, parece-me que é essencialmente aqui que se tem de melhorar!
Penso que é sobretudo uma questão de mentalidade (ou falta dela) nestes jogos que tem de ser melhorada. Nesse requisito, parece-me que o Porto ganha destacado. Não é só uma questão de qualidade dos jogadores. É a mentalidade dos mesmos e nisso, talvez sejamos a equipa menos apetrechada… por isso digo muitas vezes que tanto ou mais importante que ser um habilidoso, é ter sangue na guelra! O exemplo claro disso mesmo é o Edwards…
6 Agosto, 2024 at 12:27
Ponto importante que mencionou bem o Tiago.
Só jogámos 2 finais da Supertaça e 3 finais da Taça da Liga e 1 da Taça de Portugal.
Assim, correção:
– Taxa de sucesso em finais = 3 em 6 (50%)
Taça da liga = 2 em 3 (66%)
Taça de Portugal = 0 em 1 (0%)
Supertaça = 1 em 2 (50%)
6 Agosto, 2024 at 12:35
A supertaça ganha foi contra o braga. Ganhaste foi uma taca da liga ao porto e ao benfica.
6 Agosto, 2024 at 12:32
Como sempre aqui se disse os campeonatos ganham-se, sobretudo, nos jogos contra os pequenos.
Esse registo foi fundamental nos dois títulos. Relembro que em 2024 o registo caseiro é perfeito.
E, valha a verdade, nos anos dos títulos Amorim conseguiu ganhar (ou não perder) os jogos de confronto direto essenciais.
Em 2021 e 2024: vitória em casa contra os lamps e empate no dragão em alturas cruciais.
A azia é fodida e a derrota de sábado é anedótica, mas não é o suficiente para querer acabar com o único projeto de sucesso que o Sporting tem nos últimos 20 anos.
E, por muito ou pouco que nos custe, esse projeto não é unir o sporting, nem investidores estrangeiros, nem adeptos a dirigir, nem destruir as claques, nem claques a mandar no clube, nem criar sportinguistas de primeira e de segunda, nem coisa nenhuma. Esse projeto é o Amorim.
SL
6 Agosto, 2024 at 12:45
Conseguimos competir contra rivais diretos grande parte das vezes. Umas vezes demasiado tremidas, outras sem espinhas… contra o porto temos sempre mais dificuldade e perdemos mais vezes as nossas vantagens. Assim de cabeça, lembro-me de 4 jogos, com este já incluído, que estivemos à frente e não ganhámos.
Acho só que falta mais competitividade contra os ditos pequenos, excepto na última época em casa em que fomos perfeitos.
Na europa falta muita competitividade.
Exceptuando alguns jogos que fomos gigantes como o Arsenal e Dortmund em Alvalade, deixamos sempre muito a desejar. Podíamos dar sempre mais.
6 Agosto, 2024 at 13:02
Aqui fica bem patente a falta de noção…
O projecto é Amorim?!?!
Tristeza. Mas com gente desta é que o dr capitão Vagabandas se vai safando… Sai mais uns quantos fardos de palha …
6 Agosto, 2024 at 13:25
O problema é mesmo esse..
6 Agosto, 2024 at 14:38
Muito escreve V.Exa…
Eu não digo se o projeto é bom ou mau: é óbvio que é mau o projeto ser O treinador.
Mas o que é facto é que o projeto do Sporting é O Amorim!
6 Agosto, 2024 at 14:44
Então mas … É mau…
6 Agosto, 2024 at 14:54
Então diz lá qual é a solução? Mandar abaixo e começar de novo? Mandar Amorim embora e boicotar a Direção?
Mas tens noção que andámos anos nesses ciclos destrutivos e que isso não leva a lado nenhum?
O Varandas é um inapto e nunca votei nele, mas além dos meus gostos pessoais quero, a cada momento, aquilo que é melhor para o Sporting.
E neste momento o melhor para o Sporting é manter a confiança num treinador que trouxe sucesso e união.
E apesar de ser péssima opção uma Direção delegar num treinador aquilo que deveria ser da sua competência, acredito que será bastante pior um Sporting pós Amorim que um Sporting com Amorim.
Isto porque a melhor decisão desta Direção foi precisamente demitir-se das suas competências!
SL
6 Agosto, 2024 at 15:43
A solução é gente como tu …
Ganhar um pouco de espírito crítico…
Não quero que sejas líder… Basta só utilizares 1% da massa encefálica…
6 Agosto, 2024 at 15:51
Oh!
Epá sabes lá tu quem eu sou ou se sou líder ou deixo de ser…
Enfim…
Deves ser um estratega de fazer inveja ao Maquiavel a tomar decisões impulsivas e sem atender aos contextos.
Mas com essa atitude é que vamos longe! Malhar em tudo, deixar de pagar quotas, destruir, destruir, destruir…
Soluções que é bom? É como o outro: bola!
6 Agosto, 2024 at 16:01
Pelo teu discurso, líder não és de certeza…
Mas não vem mal nenhum ao mundo por isso…
Procura utilizares mais da capacidade cerebral… Vais ver que vais ver as coisas de outro modo …
6 Agosto, 2024 at 16:03
Fazes-me sentir saudades do Riga…
Essa é que é essa.
6 Agosto, 2024 at 13:23
Exacto, absolutamente de acordo… e isso custa-nos muito dinheiro e relativo pouco retorno: projecto Amorim, projecto de carreira do Amorim e vindo da sad, direcção… nada.
Depender de uma pessoa apenas ou de um projecto de carreira pessoal não é um projecto com visão do Sporting Clube de Portugal, de facto.
Concordo e isso é uma das coisas que mais me custa actualmente.
Sporting só voltará aos títulos de forma consistente quando houver ums visão e estrategia delineados a medio longo prazo e não em função de um só treinador, que evolui, aprende, erra, tem um percurso proprio e nenhum quer passar a vida profissional num só clube, como é natural.
Há muito mérito de RA no que corre bem e demérito no que corre mal mas em suma o Sporting e a sua ambição, futuro não podem estar reféns de um treinador que fez tudo o que podia para sair, cagou no clube e associados quando havia ainda um título e uma taça por vencer.
E independentemente disso o Sporting tem de ter viabilidade competitiva para lá do treinador A ou B. Mas não parecem capazes disso.
6 Agosto, 2024 at 13:25
Com muita tristeza o digo, há muitos que não conseguem alcançar o que explicas…
E os BILTRES a amanharem se …
6 Agosto, 2024 at 14:11
O projeto desportivo do Sporting,no que tica ao futebol é o Ruben Amorim. Ponto! Não me parece que depois do que se passou sob comando desta mesma direção, antes de chegar o Amorim, que sobre algum tipo de dúvida.
É bom que o projeto seja um treinador? Não.
Era melhor como estava antes dele chegar? Não.
Vale a pena arriscar a voltar ao “antes dele chegar” sabendo que a direção não muda? Também me parece que é não.
Para mim, em primeiro está o Sporting. E se o Sporting tem mais probabilidades de ganhar com o projeto Amorim, então que seja.
Diferente coisa é acharmos que deveríamos ter melhor. Mas entre o desejo e a realidade vai uma distância e neste tipo de coisas temos de ser um bocadinho realistas.
Enquanto tivermos esta direcção, prefiro que esteja lá o Amorim do que não esteja. Mesmo com os seus defeitos.
6 Agosto, 2024 at 14:44
Entao resumindo… no fundo o Sporting está refém da incompetência desta direcção.
Estamos a chegar ao busílis.
6 Agosto, 2024 at 15:41
Mas isso parece-me óbvio para a maioria dos tasqueiros!
Há uma direção que faz coisas diversas (algumas bem, diga-se) mas que está absolutamente montada na capacidade desportiva do Amorim! Isso penso ser óbivo! E não é bom, claro.
Mas se for estando estável enquanto lá está o Amorim, então que se mantenha, mesmo com alguns defeitos. É um trade-off que tem de ser feito.
6 Agosto, 2024 at 15:53
É precisamente isso. Para mal menor nem tem corrido mal.
É ideal? Não… Há muito a melhorar? Sem dúvida… É mandar tudo ao charco e começar de novo? A história já provou que não é solução.
E só eu sei o que me custa ter de «defender» esta Direção.
SL
6 Agosto, 2024 at 14:41
Claro.
Aliás, o problema desta psuedo estratégia é que quando o Amorim sair – e vai sair – não há uma estrutura sólida e que, essa sim, deveria ser O projeto, que saiba dar continuidade ao sucesso que, inegavelmente, o Amorim trouxe.
SL
6 Agosto, 2024 at 14:45
Absolutamente.
6 Agosto, 2024 at 14:26
Ainda de ressaca pela derrota na Supertaça contra um porto que estava a levar 3 secos.
Tem-me custado falar de futebol estes dias.
Estou de férias para estar disponível para mais um ano sempre exigente para quem é do Sporting e que tem de estar preparado para sofrer.
Em relação ao jogo de Sábado dizer que independentemente da charutada que deu o 1º golo ao porto gostei muito de ver o Debast. A forma como sai a jogar e a facilidade como mete a bola longa no ala, livre de marcação fizeram-me gostar muito dele. Vai ser muito útil nos 90% dos jogos que temos no campeonato português.
Falta-lhe um poucochinho mais de velocidade e físico.
Em determinado momento preferi que tivesse saído o Quaresma para trazer mais poder de choque do Diomande e meter o Debast no lado direito para continuarmos a sair com bola.
Acho até que perdemos o jogo com a saída dele. Mas isto sou eu a dizer.
As falhas na marcação acho que é mais um erro coletivo que propriamente de um ou outro defesa.
Kovacevic fiquei com dúvidas se é o GR que precisávamos.
O 3º golo tenho ideia que é mal batido. Mas posso estar a ser demasiado exigente.
Preocupado com os índices físicos do Gyokeres. Espero que recupera totalmente. Sem ele e como o mercado está a ser gerido na nossa frente de ataque….
A equipa entrou muito bem, mas Amorim depois não soube gerir a equipa.
Esqueceu-se que os jogadores vêm de cargas intensas e não soube rodar a equipa. Um erro muitas vezes feito por ele. Ou confia na malta que tem no banco ou não confia e se assim é…..é despachar o entulho. Porque andarem por ali só porque sim….
Do outro lado mesmo metendo jogadores com muito menos qualidade, o treinador percebeu que tinha que dar andamento à equipa. E mesmo assim veja-se como a maioria dos jogadores dos tripeiros acabaram todos podres.
No Sporting não vi nenhum jogador sofrer assim. Ao invés foram “gerindo-se”.
Muito jogadores tiveram tempo a mais dentro de campo.
Nota apenas para aqueles adeptos que andaram a lançar foguetes antes da festa.
Se a burrice pagasse imposto…
6 Agosto, 2024 at 15:29
No terceiro golo o Kova fica a olhar, sim.
O Quaresma esteve medonho, mas o Debast tb. Fresneda e Diomande deviam ter entrado MUITO mais cedo.
6 Agosto, 2024 at 14:42
Estava a ver outro equipamento do Sporting que parece um equipamento de treino e lembrei-me…
Porra…
A quantidade de equipamentos de treino que vi em Aveiro ou nos 5 violinos deixou-me de boca aberta. Porra…quem é que compra aquilo?!?!!? Mas a verdade é que só ao pé de mim estavam pai 5 pessoas com ele, em cada um dos jogos…
6 Agosto, 2024 at 14:50
A dos pixeis e esta sempre são camsiolas verdadeiramente alternativas.
A da equipa ucraniana/equipamente de treino do Celtic… não quero falar deste atentado à identidade do clube. É preciso ser-se mesmo doente para gastar 80 ou 90 paus nessa fraude.
6 Agosto, 2024 at 16:13
É sobretudo falta de noção da importância da identidade do clube, sobretudo de um clube pouco ganhador e a mobilizar menos massas, com crises de militância (os recordes de camisolas pouco me dizem… é como os recordes de lucros e depois teem de recorrer a antecipaçao de receitas para recompra de VMOCS ou entao investem forte e feio… em Kovacevics).
Os gosto sao subjectivos e ate nao desgosto do ‘novo Stromp’… apenas como um dos equipamentoa alternativos, nunca como principal! E ainda menos quando evocam Stromp para inventar qq merda para vender…
Assim nao, nao compro disso.
6 Agosto, 2024 at 16:44
É isso. Se esta “principal” fosse uma camisola alternativa, camisola de champions, tanto me dava… agora camisola principal é só ridículo. Por isso é normal que muita gente opte por alternativas e por camisolas verde e brancas antigas (compradas em segunda mão, nos sites de camisolas) porque não quer, e bem, gastar o seu dinheiro mal gasto.
6 Agosto, 2024 at 15:24
Há várias características no projecto Amorim e no Amorim que para mim são insuportáveis, no entanto, o balanço é largamente positivo.
Pela primeira vez, o Sporting tem um treinador tipo manager inglês e temos recolhido benefícios deste modelo.
Aquilo que razoavelmente se pode — e deve, absolutamente deve — exigir, é que se continue a progredir e o que me parece é que não são sentimentos 2 campeonatos em 4 é muita bom que levam a períodos de hegemonia, pelo contrário, ciclos de vitórias consecutivas em campeonatos surgem também porque o contador está sempre a voltar ao zero e basta ouvir o futsal do Sporting a falar para o perceber.
Neste momento, o Sporting continua exposto à saída do Gyokeres e tem como segundo avançado um puto de 19 anos, não tem alternativa ao Nuno Santos, comprou um guarda-redes que parece um erro de casting, precisa de pelo menos de mais um central e um atacante e o que vemos é a conversa fiada de que se está a construir um novo ciclo quando devíamos estar a investir com o bicampeonato como objectivo. Há um relaxamento que tem raízes em épocas anteriores, é a conversa do tenham calma e se corre bem, que tem absolutamente de ser substituída por fazer mais com mais.
E com o Amorim.
6 Agosto, 2024 at 16:17
É isto.
Mas para ser com Amorim tem de haver muito mais capacidade de investimento.
6 Agosto, 2024 at 18:27
Tendo a concordar. Bom comentário, kovacevic.
6 Agosto, 2024 at 15:37
O Sporting consegue a proeza este ano de apenas ter 1 equipamento decente, o branco (dificuldade do caraças também). O 1o do Volska Poltava tem uma falta de identidade do Sporting gritante, o 3o parece que é o repackage do do Friburgo em verde fluorescente (cor horrível). A malta pode comprar porque está em fase de lua de mel, mas os equipamentos transmitem 0 identidade de Sporting. Antigamente eramos diferentes, hoje somos 2.0 o que significa que num ano em que somos campeões qualquer merda serve para levar com o escudo em cima.
6 Agosto, 2024 at 16:06
+1906
6 Agosto, 2024 at 16:33
A malta se for campeã não quer saber nada disso.
É o que temos…
6 Agosto, 2024 at 17:13
O fluorescente é para jogar a noite, tudo bem pensado e planeado.
6 Agosto, 2024 at 18:25
Concordo.
6 Agosto, 2024 at 22:02
Uma tristeza…
6 Agosto, 2024 at 16:31
Depois da polémica com o equipamento principal do Sporting, por ser igual ao dos ucranianos do Vorskla Poltava, eis que a camisola ‘verve’ – lançada esta terça-feira pelos leões -, é semelhante à principal do Friburgo, da Alemanha.
Através de uma visita à loja online do clube alemão é possível verificar que o padrão do modelo da camisola é igual, apenas mudam as cores predominantes (vermelho para verde), das mangas e das zonas perto da gola (verde para branco).
Apesar de este aspeto ter sido comentado nas redes sociais, sublinhe-se que esta é prática comum tanto na Nike como na Adidas, na medida em que os dois grandes fornecedores de equipamentos também usam os mesmos ‘templates’, ainda que com cores diferentes, nas camisolas das seleções, como se percebe nas imagem acima, que exibe as ‘peles’ de diferentes nações.
Recorde-se que, quando a polémica com a camisola principal estalou, fonte oficial do Sporting garantiu a Record: “O equipamento principal foi negociado em exclusividade com a Nike”.
6 Agosto, 2024 at 16:33
Simplesmente … VERGONHOSO!
De referir que, o equipamento ‘principal’ … É igual ao equipamento de treino do Celtic Glasgow de 2013/14 …
Isto é, a CHACOTA 2.0 …
6 Agosto, 2024 at 16:44
“Recorde-se que, quando a polémica com a camisola principal estalou, fonte oficial do Sporting garantiu a Record: “O equipamento principal foi negociado em exclusividade com a Nike”.”
E deve ser verdade porque os polacos mudaram o equipamento principal!
6 Agosto, 2024 at 16:49
Tivemos sorte que algum maluco se lembrou de partilhar aquilo… senão passava de fininho e ninguém dava conta.
Afinal são polacos ou ucranianos?
6 Agosto, 2024 at 19:14
Uma cena dessas… 🙂
6 Agosto, 2024 at 20:10
São “daqueles lados”
6 Agosto, 2024 at 18:28
É a exclusividade para o mercado nacional lol. Pergunta a sério: custava muito fazerem um equipamento principal norma, o secundário a homenagear o Francisco Stromp e um terceiro equipamento preto ou o que fosse? Vender iam vender todos, mas ao menos havia identidade e homenagem.
Será que o Friburgo também vai mudar ou mudamos nós?
6 Agosto, 2024 at 16:50
Nesta camisola, absolutamente normal. Feia que dói mas é normal ser igual a outras, mas de outra cor.
É quase sempre assim. Há um modelo e vai tudo na mesma base mudando as cores.
O problema está na camisola principal…
6 Agosto, 2024 at 18:32
Epah não dava para escolher um padrão menos copy & paste, ou simplesmente não ter padrão? É que é igual sem tirar nem por. Se jogassemos contra o Friburgo eles jogavam com o vermelho e nos com o verde era quase coisa de Clube satélite. Eu percebo que os RedBull tenham todos um equipamento igual/semelhante, agora isso acontecer noutras equipas não faz sentido nenhum. Querem fazer padrões ao menos dêem-se ao mínimo trabalho de não produzir em massa
6 Agosto, 2024 at 18:41
Há imensos. Os da Adidas então são quase todos iguais, só muda a cor. Os da Nike é o mesmo. Acontece imenso.
O problema do principal para mim nem é esse. Por mim podia ser igual ao do Barcelona bipartido de verde e branco e estava tudo bem!
6 Agosto, 2024 at 17:32
Camisolas 2024
1) PRINCIPAL … gosto visualmente dela mas sublinho que, na minha ótica, é uma excelente camisola alternativa mas não deveria ser a principal!
Contudo, Já a comprei com escudo de campeão (Quinas) e da CL!
O clube ucraniano já tem outra camisola!
2) ALTERNATIVA … gosto muito e comprei-a mal saiu … adoro a homenagem aos 60 anos da NOSSA TAÇA das TAÇAS!
Presumo que início de 2025, sensivelmente a meio da época, tenhamos uma nova camisola alternativa! Tenho que colocar o badget das Quinas de CAMPEÃO!
3) 3 EQUIPAMENTO: não é, definitivamente, o meu género mas as camisolas “mais energéticas / berrantes / coloridas” tem um público que não será de menosprezar … quanto às parecenças com a do FRIBURGO … sinceramente… sendo o nosso 3 equipamento não valorizo !
SL
6 Agosto, 2024 at 18:35
Não é uma questão de parecenças, são iguais. O vermelho é mais vivo, tal como o nosso verde é um verde mais vivo e o padrão é 1/1.
Pessoalmente tenho a branca é a única que é digna do Sporting. A “Stromp” não só não tem nada de Stromp como não tem nada de Sporting. Esta é só feia que dói.
6 Agosto, 2024 at 17:51
E começar um campeonato com um único PL no plantel?!? Estamos sempre a inovar!
6 Agosto, 2024 at 18:10
Ponto 1
Fiquei contente de Amorim continuar no Sporting.
Ponto 2
Para ser um grande treinador tem que saber ler um jogo e actuar nas alturas fulcrais e ele não sabe.
Ponto 3
Conquistou 2 campeonatos porque o sistema dele funciona bem contra a maior parte das equipas, que são de menor dimensão.
Ponto 4
Teve dificuldade ao longo de 4 anos contra os seus mais directos adversários.
Ponto 5
Consegue e tem conseguido e bem manter um balneário unido.
Ponto 6
Consegue ter a equipa a jogar um futebol mais agradável que os rivais.
Ponto 7
Mas este futebol tem sérias dificuldades em jogos mais exigentes.
Ponto 8
Na forma que RA quer que a equipa jogue, terá obrigatoriamente de ter em cada sector jogadores experientes e neste momento falta-lhe na halizae no centro da defesa.
6 Agosto, 2024 at 18:28
Concordo.
6 Agosto, 2024 at 19:12
Concordo menos com o ponto 8.
Este novo modelo tem demasiadas deficiências defensivas, ainda por cima quando na época passada já demonstrámos dificuldades defensivas e ainda por cima perdemos o Coates.
Acho um erro o Amorim abandonar o 5 defensivo – 3 centrais.
Penso que dá para jogar com 2 centrais em, talvez, 50% dos jogos da 1ª Liga, talvez até 60%, mas com as 5 ou 6 melhores equipas, e na CL, isso vai ser fatal para as nossas aspirações. Se com 5 atrás já temos dificuldade nesses jogos, com 4 vai ser muito complicado…
Isto, pelo menos a mim, parece-me óbvio só de pensar no assunto, parece-me evidente do que se viu dos 2 jogos da pré-época e da Supertaça… mas eu não ganho 500 mil por mês… Vamos aguardar porque, como digo sempre, o tempo iluminará a razão!
6 Agosto, 2024 at 21:57
Plenamente de acordo com o Miguel.
E custa-me a compreender o porquê de abandonar um sistema muito mais rotinado, num jogo de decisão única, contra uma equipa de valia historicamente identica à nossa, num momento de início de época, em que não dispunhamos de 4 dos centrais e laterais/alas que tinham todas as rotinas bem trabalhadas (de posicionamento, de movimentação, de “linha de fora de jogo, de transição defensiva, de 1ª fase de construção ofensiva).
Porque essa mudança de modelo defensivo foi ainda mais acentuada pela inevitável mudança de modelo ofensivo (ao “obrigar” Morita a colocar-se entre os centrais da defesa a 4 para “disfarçar” uma 1ª fase de construção manca ou para reforçar presença no centro de uma defesa muito aberta em largura para os nossos habituais padrões; ao obrigar Catamo a muito mais tarefas defensivas; ao confundir Quenda, iludindo a sua “liberação” de tarefas defensivas, tendendo progressi-vamente a só se posicionar como ala ofensivo ou como extremo; o que, por sua vez confunde, Trincão que se viu “forçado” a muito mais posicionamento interior e a ter muito menos bola).
Até posso estar completamente errado desta análise e ter visto (e revisto) mal o jogo, mas a sensação com que fiquei foi que Amorim procurou inovar taticamente (para compensar as ausências forçadas e par tentar surpreender o adversário) mas não teve tempo para trabalhar (nem ainda jogadores para interpretar com mais acerto) esta nova nuance.
Pareceu-me demasiado risco, complicando algo que poderia ter sido bem mais simples e “comprometendo” jogadores que necessitam de mais trabalho para “olearem” e mecanizarem novas rotinas.
Um abraço e SL
6 Agosto, 2024 at 19:44
Muito bem resumido Opinião, dos teus melhores posts de sempre. O ponto 8 é subjetivo, no restante estiveste na mouche.
6 Agosto, 2024 at 20:27
O ponto 8 podes agradecer à falta de exigência da estrutura directiva. O Coates que ja andava a negociar há meses com o national, apanhou todos de surpresa com a sua saida abrupta. Se ele tivesse sido mais grato e honesto teria posto o sporting ao corrente destas negociações e desta forma o clube tinha gerido de forma diferente alguns outros dossiers tais como Neto. Amigo coates, me desculpe mas nao teve bem com o sporting, logo para mim so so saia pela clausula, ou entao pela porta pequena pois o capitao nao esteve bem. O paulinho tb foi um erro a venda sem termos alternativa garantida aprior. Sai coates, neto, paulinho. Que dizer ? As linhas de comando ficaram trocadas. Temos de recorrer ao hulmand que ê estrangeiro, fala mal português e so cá esta faz um ano. Para mim foi falta de rigor em nome da exigência de um clubo como o sporting,
6 Agosto, 2024 at 20:51
Não concordo.
Se o Sporting quisesse, o Neto fazia mais um ano…
E o Coates disse que o Nacional insistiu muito e que só decidiu agora porque tem a situação do familiar doente – a ideia era ir para a próxima época.
São cenas familiares que têm de se aceitar e respeitar.
Não acho nada que a estrutura directiva seja culpada disto. Mas é mais uma forma fácil de bater no idiota do Varandas…
6 Agosto, 2024 at 23:04
Pois bem …
Suspeito ainda pior.
Mas claro, não passa de uma suspeita impossível de privar.
Parece me que a história do familiar doente foi uma espécie de meia verdade conveniente para explicar a saída abrupta.
Num segundo e terceiro momento isso nunca foi mais referido. Assim, como uma história mal contada. Mas claro, não posso comprovar nem confirmar nada disto. São meras suspeitas e suposições.
Mas se fosse eu, pelos dados mencionados em cima, não o teria deixado sair assim tão facilmente e da forma que foi. Ou então falo mal sem ter informações completas .
Não sei… Mas ficou me um sabor amargo de suspeita que se faltou á verdade.
6 Agosto, 2024 at 22:16
Caríssimo Paulo, já tinha pensado nesse seu comentário acerca do Coates, mas não quis ferir aqui adeptos com um comentário que você teve a coragem de o expor.
Essa sua opinião acerca da saída do Coates do Sporting foi 5 estrelas e sou da mesma opinião, feriu o Sporting numa altura mesmo em cima do arranque da época, sabendo ele da importância que tinha com a sua experiência, foi muito em cima .
Parabéns pela coragem que teve em fazê-lo, mas a verdade é essa mesmo, eu na altura senti o mesmo, e perguntei para mim mesmo, Agora Coates ?
Foi verdade também senti isso.
6 Agosto, 2024 at 22:23
Ou então a estrutura sabia e não acautelou devidamente.
Como agora por exemplo, também ainda não acautelou com alguém mais experiente.
E outra coisa, também não percebi aquela no jogo de sábado de umas vezes estar o Quaresma ao meio dos três outras estar o Debast, não me venham dizer que calhava porque o G. Inácio nunca lá esteve, se fosse uma vez ou duas certo, mas quantas e quantas vezes isso aconteceu ? também o referi durante o jogo, podem ir ler.
Isto só proporciona desorientação, para mais com um elemento acabado de chegar ao clube. Quando Debast jogou sempre bem contra o Sevilha e foi SEMPRE nesse jogo o central do meio.
6 Agosto, 2024 at 22:30
Sabem o que eu senti quando li a notícia da saída do Coates ?
Fiquei expectante e pensei, Coates pensou, fiquem cá que vou zarpar, possivelmente colocou o assunto á administração ou ao treinador com paninhos quentes e foi-se.
Certo, concordo, o Coates deu muito ao Sporting, é verdade, mas sou sincero, não saiu na altura certa nem da melhor forma pró Sporting.
Não me malhem, foi o que senti, O Paulo tem razão.
6 Agosto, 2024 at 19:51
O ponto 3 não é verdade objetivamente. O ano passado fez 7 pontos contra os grandes, é mais que Porto e Benfica fizeram nos confrontos grandes.
O ponto 4 é verdade para todas. Qual é a equipa que não tem dificuldades nos jogos grandes?! O normal é os jogos grandes serem os mais difíceis. São excepcionais os que não são.
Não sei qual é o modelo de jogo que torna os jogos mais exigentes fáceis…
6 Agosto, 2024 at 21:04
O ano passado foi um ano atípico nesse capitulo…
No geral, tens muita dificuldade com os grandes, especialmente o FCPorto – e viu-se mais uma vez nestes 2 últimos jogos.
Em Alvalade, ganhaste ao FCPorto com 10. Estiveste a ganhar 1-0 e depois eles tomaram conta do jogo até o Pepe ser expulso. Aquilo estava mal parado e lembro-me perfeitamente de muitos comentários a dizerem isso. Depois o Pepe é expulso e podíamos ter goleado os gajos, se o árbitro deixa.
Em Alvalade com o Benfic@ marcaste o golo da vitória nos descontos e o Benfic@ tem n oportunidades de golo, inclusive uma flagrante com 1-1 e outra já depois do 2-1.
No Dragão podias ter sido goleado, e empatas à beira do fim, num minuto, nas 2 únicas ocasiões que tens.
Na Luz passas a 2ª parte só a defender porque estás com 10 e perdes nos descontos.
Ganhas ao Benfic@ 2-1 em Alvalade para a Taça, justo, mas os gajos não empataram porque não calhou. Em muitos momentos andaste aos papeis.
Lá, 2-2, sim, acho que foi um jogo bem conseguido da nossa parte. Justo, bem jogado, com personalidade. Aqui estivemos como devíamos estar sempre.
Em todos os outros jogos tivemos momentos muito fracos, momentos de nítida falta de competitividade, aqui e ali aos papéis. E, tirando o 2-2 na Luz, e o 2-2 no Dragão, onde o Amorim mexeu bem – mas no Dragão entrou com uma equipa merdosa – faltou sempre um treinador que controlasse e acalmasse a equipa quando era preciso. E isso é muito mais normal do que o Amorim mexer bem e mudar a equipa para melhor!
7 Agosto, 2024 at 9:09
Mais uma vez. Não é verdade.
No primeiro ano também fizemos mais pontos que eles no confronto direto.
6 Agosto, 2024 at 21:05
Tiago, o ano passado fez 7 pontos e nos outros anos anteriores quantos fez? Ou só avaliamos o trabalho do RA pelo ano passado?
6 Agosto, 2024 at 21:50
Exato.
6 Agosto, 2024 at 22:28
2021 – 5; 2022 – 5; 2023 – 2; 2024 – 7; Pelo menos há uma evolução positiva lol
6 Agosto, 2024 at 23:00
Um gajo nem faz ideia antes de ver o números…
7 Agosto, 2024 at 10:41
7 em 12 são bons números, até acho que 5/12 sejam bons números. São 4 jogos ultra competitivos em que normalmente o campo inclina e são definidos nas mais finas margens. Acho que isto das % de vitórias contra os rivais significa pouco. Acho que custa mais empatar ou perder em Chaves do que empatar/perder contra um rival, porque os rivais 90% das vezes vão perder pontos entre eles, mas perderem contra equipas de fundo/meio da tabela é muito mais difícil.
7 Agosto, 2024 at 9:07
Mesmo no primeiro ano fazemos 5 pontos, Porto faz 4 (4 empates) e Benfica faz 3 (3 empates e 1 derrota).
Os 2 campeonatos ganhos incluem fazer mais pontos nos confrontos diretos do que os rivais. E nem fui ver nos 2 que estão no meio…
6 Agosto, 2024 at 21:49
Não fiz a apreciação da época passada fiz a apreciação desde que está no Sporting, o que é diferente.
O ano passado até foi campeão, portanto as estatísticas tendem a dar uma melhoria no geral dos 4 anos.
7 Agosto, 2024 at 9:06
Não é verdade.
“Conquistou 2 campeonatos porque o sistema dele funciona bem contra a maior parte das equipas, que são de menor dimensão.”
Na verdade estás a fazer apreciação aos 2 campeonatos ganhos. E desculpa mas não é verdade. Mesmo no primeiro ano fazemos 5 pontos, Porto faz 4 (4 empates) e Benfica faz 3 (3 empates e 1 derrota).
Os 2 campeonatos ganhos incluem fazer mais pontos nos confrontos diretos do que os rivais. E nem fui ver nos 2 que estão no meio…
7 Agosto, 2024 at 9:18
Nos anos do meio:
21/22:
Porto 8
Sporting 5
Benfica 3
O Porto faz mais porque ganha 2 vezes ao Benfica e desiquilibra isto.
O Porto é campeão com 6 pontos de vantagem, na verdade o Porto é campeão não pelos jogos grandes mas pelas vitórias nos jogos pequenos e por isso fez record de pontos.
O unico ano em que perdemos este campeonato dos grandes é o ano de 2022/23. Por isso o teu ponto 3 é objetivamente mentira.
7 Agosto, 2024 at 0:01
‘Na forma que RA quer que a equipa jogue, terá obrigatoriamente de ter em cada sector jogadores experientes e neste momento falta-lhe na halizae no centro da defesa.’
É isto! É isto que nos vai impedir de chegar ao bi.
6 Agosto, 2024 at 19:24
“A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) e o seu Presidente, Ribau Esteves, lamentam o acidente ocorrido durante o jogo da Supertaça Cândido de Oliveira que decorreu no dia 3 de agosto de 2024 no Estádio Municipal de Aveiro – Mário Duarte (EMA-MD), entre o Sporting Clube de Portugal (Sporting) e o Futebol Clube do Porto, desejando rápidas melhoras à jovem adepta do Sporting sinistrada”, pode ler-se no documento.
“As evidências determinam a conclusão que o acidente da queda de um vidro (duplo e laminado) do Camarote dos atletas do Sporting, sobre uma jovem adepta do Sporting, ferida com alguma gravidade (sendo que está prevista para hoje a sua alta), foi provocado pelos impactos que os referidos jogadores do Sporting provocaram no vidro em causa, durante o jogo”.
“O que esteve na origem do acidente foram as sucessivas pancadas dos atletas do Sporting no vidro, ao longo do jogo, provocando a sua rutura, tal como foi reportado por várias testemunhas no local e por vídeos, onde se percebe a força desproporcionada e despropositada, a que foram sujeitas aquelas estruturas de vidro”, escreve a autarquia.
6 Agosto, 2024 at 20:14
Cheira me que isto ainda vai dar novela.
6 Agosto, 2024 at 20:28
Sim. Para desestabilizar o nuno santos.
6 Agosto, 2024 at 20:40
Já comentar a atitude do suposto Edil Aveirense, que devia ter tido um comportamento à altura do cargo….
6 Agosto, 2024 at 20:38
Entretanto revelada a última camisola do Sporting.
Sendo alternativa, não aquece nem arrefece. Não a acho bonita nem a compraria. Mas lá está, é a alternativa.
6 Agosto, 2024 at 21:11
Preparem-se para uma venda, não há milagres.
6 Agosto, 2024 at 21:12
Não houve crónica sobre o trauma de sábado.
Há pouco no zapping apanhei o jogo a repetir. Num acto de masoquismo, estive a rever até fazermos o 3-0.
De facto, podíamos ter marcado mais, mas também podíamos ter sofrido.
Quem vê o resultado sem ver o jogo fica a pensar que foi um jogão de ataque parte a parte. Nem foi. Foi um jogo cheio de falhas defensivas de um lado e do outro!
O menos compreensível é que era o Sporting a equipa mais rotinada, que apesar de ter menos o Coates, poderia ter mantido o sistema de jogo que estava mais que percebido. Teriam sido 3 centrais, 2 deles já habituados e que podiam ajudar a integrar o 3º. Mas em vez disso, foram 3 a tentar adaptar-se ao “novo”. Já para não falar dos médios-centrais e dos laterais,-extremos, etc.
Este foi para mim o pecado do RA.
Volto a repetir que não queimaria (de todo) os dois jogadores novos. Tanto um como o outro foram expostos a maiores riscos, por estarem a implementar um sistema novo. Foi uma confusão generalizada. No terceiro golo sim, o Kova é mal batido. No primeiro o Debast faz aquela rosca, mas isso também fez o Geny na final da Taça e não foi para queimar. Têm muito que mostrar ainda… e eu confio, para já.
Defensivamente, é bom que o RA volte à formula que teve sucesso.
E com a pressão que o Porto fazia (como faz sempre) dentro da nossa área, não pode deixar que se jogue tanto no risco como se fez. Aquela perda de bola do Debast com o Kovacevic fora da baliza que ia dando chapéu foi por excesso de confiança. Não estávamos a jogar com o Tondela!!!
Em relação ao ataque, retive 3 ou 4 lances:
– Um falhanço do Gyokeres de cabeça, quando estava ainda 2-0 (e eu achava que já estava 3-0). Ele gritou com os colegas (e bem!) mas também falhou! Já para não falar do lance em que podia ter rematado de primeira e hesitou e perdeu o timming…
– Um lance em que Quenda isolaria Trincão, mas passou para o Otavio em vez de colocar nas costas do mesmo para isolar o colega
– Um lance em que Trincão tem as costas da defesa destapada, está em boa posição para ser lançado, arranca e, em vez do colega arriscar o passe nas costas, dá meia volta e bola nos centrais
– Uma situação em que Quaresma tem a bola e pode abrir no Quenda, que estava sobre a direita com o Trincão, num 2 para 1 contra o Martim. Dava para criar superioridade, mas o Quaresma trava, puxa para trás e roda para a esquerda!!
– Já no final do jogo (e isto lembro ainda de sábado já no desespero) em vez de meterem gente na área, já naquela do “foda-se bora para a baliza”, ainda andava a fazer circular a bola
Ainda que tenhamos muita capacidade ofensiva, muito graças ao Gyokeres, é este tipo de atitude e de falta de sentido de baliza que me enerva. Esta mania de querer sempre controlar e controlar e controlar, faz-nos perder boas oportunidades de criar (mais) vantagem. O mindset dos jogadores é “não posso falhar o passe”, “circula, circula”, “joga na certeza”… e depois perdem-se em rodriguinhos… é baliza pá! BALIZAAAAAAA
Duas certezas:
Não somos tão maus como fomos!
O Porto não é tão bom como se pensa que foi!
Que tiremos a única coisa de boa que pode sobrar isto – abram a puta dos olhos e faca nos dentes! Sempre!
6 Agosto, 2024 at 22:05
Se se derem ao trabalho de ir vasculhar os meus comentários durante o jogo, a determinada altura eu disse, as defesas das duas equipas estavam a ter um rendimento muito fraco.
E noutra altura e com o resultado em 3-1 ou 3-2 eu também disse, o porto está por cima e a ter mais controlo e a ser mais perigoso.
E o tempo de preparação foi o mesmo na pré época, qual a razão de os nossos estarem menos agressivos e terem os pesos pesados que serem substituídos ? Já cansados ? e ainda não começou o campeonato ?
Tirar G. Inácio ? quando G. Inácio foi dos poucos melhores na defesa ? mais regular ? Esta substituição esteve certa ? Claro que não
6 Agosto, 2024 at 23:03
Tens de numerá-los para facilitar a localização, tipo “comentário 372 de 4/8”, “comentário 654 de 6/8″…
6 Agosto, 2024 at 23:20
🙂 🙂
6 Agosto, 2024 at 23:26
JHC são muitos anos a virar frangos………..no futebol claro.
6 Agosto, 2024 at 23:29
Desculpe a falsa modéstia.
7 Agosto, 2024 at 0:11
🙂
7 Agosto, 2024 at 0:17
7 Agosto, 2024 at 9:24
Tirou o Inácio porque o Inácio estava todo roto e a alongar à vários minutos…
6 Agosto, 2024 at 23:07
Voltando a agulha.
Entretanto.
Enquanto andamos entretidos com o Gyokeres sai, o Ioannidis vem, o Edwards sai, o G. Inácio vai ser vendido, o Paulinho saiu, o Coates de repente também sai, o faz falta este ,o faz falta aquele, já lá vai um troféu .
E para cimentar tudo isto de que o plantel está bom, logo com uma exibição do cacete.
É não mexer.
6 Agosto, 2024 at 23:19
Como a consciência estará pesada pra muita gente depois de sábado, tenho a certezinha absoluta que o Sporting irá ganhar ao Rio Ave sem mas nem meios mas.
Quem viesse agora ia cair pró lado.
É assim o Sporting, são assim os portugueses, são assim os latinos.
6 Agosto, 2024 at 23:27
É bom que se comece com foco total e sem relaxamentos…é que se a coisa apertar e for preciso alterações na frente…temos sempre um miúdo que deve ter jogado 15 minutos nos últimos 6 meses!!
6 Agosto, 2024 at 23:31
Tenho 2 ou 3 coisas para vos dizer:
1.- Estou aziado com o resultado c/ os porcos; em vez de os pôr em baixo, demos-lhes força!!
2.- Peço desculpa se é mentira, mas não acredito que o Coates tenha um familiar doente; ele quando começou a negociar (como dizem há meses) o familiar já estava doente?!!
3.- Isto só passa (a azia e a desconfiança) quando estivermos a ganhar e bem no Campeonato e os nossos adversários a perder!!
4.- Revi alguns momentos do jogo de Sábado e fiquei chocado com alguns lances por parte dos murcons, o Gyokeres que o diga, levou pancadaria que se fartou!!! Lances muito duros que o árbitro (como de costume) fez vista grossa quando o Sporting enfrenta esses gajos!! Era jogo para, depois do 3-0, eles nunca mais se deviam levantar!!! Fomos muito permissivos!!
SL
7 Agosto, 2024 at 0:26
Quando aqui escrevi sobre a saída de Coates fui criticado e acusado de pôr em causa o jogador.
É normal que quando há um familiar doente saibamso o grau de parentesco. “Trisavô de Coates com problema de saúde”, prima do enteado do meio irmão da tia de Coates com problemas de saúde”. Népia. Estranho?
Até deu para um lampião perguntar se Coates teria curso de medicina.
Coates admite: «Podia ter ficado em Portugal»
NACIONAL29.07.202417:19 • Pedro Casteleiro
Uruguaio explica que ainda tinha idade e qualidade para continuar a jogar pelo Sporting e revela uma das razões para a sua saída
Sebastián Coates foi apresentado esta segunda-feira como reforço do Nacional, regressando assim ao seu clube de formação, e já comentou a sua saída do Sporting, dois dias depois da homenagem em Alvalade.
«Muito obrigado. Estou contente por estar aqui de novo e também estou ansioso por começar o mais depressa possível», começou por dizer, em entrevista ao canal do clube, antes de revelar mais uma das razões pelas quais decidiu voltar este verão.
«É o momento em que o Mauri Pereira regressou ao clube e, obviamente, toda a gente sabe que joguei com ele em todas as seleções jovens e ele é também uma das principais razões pelas quais estou aqui. O nosso grupo sempre teve a ideia de voltar a jogar juntos no Nacional e é por isso que estou a voltar… esperemos que também gostemos.»
O uruguaio explica que ainda tinha todas as condições para ficar, pelo menos, mais um ano nos leões, mas que estava na hora de uma mudança: «Talvez pudesse ter ficado em Portugal. Acho que por muitas razões decidi voltar. Também pelo facto de poder voltar para ajudar o clube. Acho que essa foi uma das coisas que sempre tive em mente quando parti, não chegar por causa de compromissos, mas chegar e poder ajudar no que fosse possível e tentar estar bem fisicamente para também responder no campo.»
O defesa de 33 anos chega numa altura em que se aproximam dois grandes jogos dos oitavos de final da Libertadores frente ao São Paulo, mas, para já, o foco é outro: «Todos sabemos quais são os jogos e o que se aproxima neste semestre, mas o meu principal objetivo hoje é chegar ao clube, conhecer todos os meus colegas de equipa e estar bem para poder estar bem nesses jogos também.»
Para finalizar, Coates deixou uma pequena mensagem aos adeptos uruguaios: «Bem, antes de mais, quero agradecer o carinho, porque desde que a notícia saiu não parei de receber mensagens e vou tentar trabalhar todos os dias para ajudar o clube, para ajudar os meus companheiros e esperemos que tudo corra bem.»
Feliz por saber que o familiar recuperou e está bem…
7 Agosto, 2024 at 8:18
O clube do coração do Coates nunca foi o Sporting, embora possa nos estar agradecido, mas o Nacional foi sempre o clube dele. Normal nasceu lá.
Mas endeusamos o Coates, passou por cá, deu o melhor o clube pagou-lhe e foi à sua vida.
Bye bye
Desculpem, mas, referência não, a altura não foi a mais decente. É a minha opinião, e o familiar agora tão depressa já está quase bom.
Venha outro, é o que precisamos.
E chega de Coates.
7 Agosto, 2024 at 8:37
Eu não tenho nada a apontar ao Coates a nível pessoal e profissional.
Seria fácil para ele acompanhar a ratatada e foi dos melhores capitães que tivemos.
Para mim é um exemplo dentro do campo, e também fora dele da forma como sempre esteve no Sporting mesmo que tenha aliado na peta.
Continuo a achar estranha essa do familiar doente que mais parece um artifício para justificar a saída do Sporting nesta altura e que provavelmente foi orquestrado por esta gente sem vergonha e sem moral que “gere” o Sporting…
6 Agosto, 2024 at 23:37
Com esta defesa, não prevejo uma época agradável.
6 Agosto, 2024 at 23:38
Com esta defesa e com este g.r.
7 Agosto, 2024 at 0:03
Faltam reforços, os 2 que vieram ainda tem muito que mostrar e especialmente grave iniciar a época só com um PL. Ver isto e acreditar que pode correr bem é só mesmo wishfull thinking.
Mas eu já não vou me chatear mais com isto, façam lá os quadros coloridos que quiserem.
Somos todos Sporting, mas não vemos todos a mesma big picture.
7 Agosto, 2024 at 9:25
Idem