Um bom dia a todos
Folgo em ver que ainda há sportinguistas que vem o seu clube como potencialmente um dos maiores da Europa.
Acho perfeitamente possível fazer 12 pontos 2v em casa e 2v fora, eventualmente mais 1 ou 2 empates. 14 pontos já considero uma excelente campanha.
A ambição tem de ser ganhar jogos, depois logo se vê o resultado.
Se temos um 11 para fazer os 14 pontos, eu acho que temos, não temos é o plantel para várias frentes, mas se querem abandonar competições, abandonem antes a taça da liga.
O foco deve ser campeonato e CL. São milhões pelos pontos amealhados, são milhões que entram subindo no ranking por participação, são milhões potencialmente num mundial de clubes, são milhões provenientes da visibilidade que os nossos jogadores ganham numa competição dessas.
Sinceramente taça da liga e mesmo a taça de Portugal começam a ser competições menores com cada vez menos relevância. O futuro do futebol na Europa e dos grandes clubes passa pela Champions, quem lá estiver vai aumentar exponencialmente o fosso para todos os que não estão.
Eu acho que por uma questão de transparência, por uma questão de gestão de recursos e por uma questão até de motivação para os jogadores menos utilizados, devíamos fazer o seguinte:
Com o plantel completo e incluindo os jogadores mais promissores da b e sub-23 (deve dar aí uns 35 jogadores), fazíamos um plantel para cada competição. Haveria jogadores que estariam em todos os planteis, outros só num ou dois.
Pró campeonato era equipa principal e alguns jogadores promissores em posições em que não temos tanta profundidade, para o caso de lesões, castigos, etc.
Prá Champions semelhante, mas mais restrito.
Prá taça da liga haveria vários do plantel principal que não estariam neste grupo e dava-se primazia aos suplentes menos utilizados e aos da b e sub-23. (Mesmo que apanhássemos porto, Benfica, Braga, etc)
Taça de Portugal teria que ser como para a taça da liga, mas com mais jogadores do plantel principal, para termos uma equipa mais forte para as fases finais.
Bom dia a todos.
Analisando assim a “olhometro”, diria que:
Menos de 10 pontos – mau.
10 a 13 pontos – satisfatório.
14 a 16 pontos – bom.
17 ou mais pontos – muito bom.
O meu prognóstico vai para os 14-16.
Estou confiante numa boa participação.
Sou um optimista .
Concordo com a escala. Mas tenho uma fezada de que (com um reforço nos centrais e um atacante alternativo/complementar oa Gyo) poderemos fazer entre os 15 e os 17 pontos (5 vitórias e 3 derrotas ou 5 vitórias e de 1/2 empates).
Ou seja: confio que, fazendo um último esforço no mercado, poderemos ficar entre o 8 primeiros e passar diretamente aos oitavos (menos 2 jogos e GARANTIA de mais receita).
Mesmo não garantindo esse apuramento directo, acho que nos colocaremos entre os 2 e os 14 pontos, o que nos oferece boas perspectivas de poder passar os play-off.
NÃO HÁ QUE TER RECEIO! NÃO EMBANDEIRAR EM ARCO, RECONHECER AS DIFICULDADES, PREPARARMO-NOS MUITO BEM PARA ELA E FOCARMO-NOS EM GANHAR JOGO A JOGO … SEMPRE!
Um abraço e saudações leoninas
Acho que devemos começar seriamente em rodar jogadores nos jogos das taças, na taça da liga nunca poria os titulares todos nem mesmo numa hipotética final.
A taça de Portugal os melhores só mesmo nas meias finais e dependendo de quem seja o adversário. As nossas prioridades têm que ser campeonato e liga dos campeões.
Quando forem os jogos da Champions espero não ver nenhuma destas coisas:
Um treinador com discurso de que é mais importante ganhar em Arouca no domingo; uma equipa em campo presa pelos arames fisicamente devido à falta de profundidade do plantel; lamentações pela inexperiência da nossa defesa ou o discurso de que estamos em fase de aprendizagem.
Posto isto, acho que o sorteio ditou que temos boas hipóteses de nos qualificarmos para o play-off e creio que esse é o nosso objectivo realista e ao contrario da maioria que vai aos extremos de que o Sporting ou vai quase “cumprir calendário na Champions” ou que “o sorteio foi tão fácil que dá para passar nos oito primeiros”, eu vou-me ficar pelo meio com noção das nossas limitações, mas também entendendo o nosso potencial, especialmente ofensivo, de criar estragos em alguns jogos.
Num cenário realista e moderadamente optimista aponto para os 12/13 pontos que creio que resultarão numa classificação entre o 17° e o 24° lugar que nos garantirão um lugar no play off mas não no quadro dos cabeças de série, portanto teremos que ter alguma sorte mais à frente para sonhar com os oitavos de final.
Mais logo ou segunda-feira à meia noite teremos uma melhor noção do que este Sporting será capaz de fazer na Champions a nivel de potencial, mas a nivel de mentalidade esta competição será para levar muito a sério, inclusive pelo treinador.
Espero por uma prestação que dignifique a nossa grandeza e tudo o que não seja ficar nos melhores 24 será um fracasso, embora não considere que seja assim tão fácil.
“Quando forem os jogos da Champions espero não ver nenhuma destas coisas:
Um treinador com discurso de que é mais importante ganhar em Arouca no domingo; uma equipa em campo presa pelos arames fisicamente devido à falta de profundidade do plantel; lamentações pela inexperiência da nossa defesa ou o discurso de que estamos em fase de aprendizagem.”
Aconteceu Sporting?
Nem sei bem o que isso é.
Já vi sorteios simpáticos para nós.
Já vi sorteios de merda para nós.
Há de tudo.
Pote 1
City em casa, Leipzig fora
Pote 2
Arsenal em casa, Brugge fora
Pote 3
Lile em casa, PSV fora
Pote 4
Bolonha em casa, Sturm Graz fora
Nos 2 primeiros potes onde havia pesos mais pesados, calharam-nos duas equipas muito difíceis. Parte positiva é que jogamos em casa. Leipzig e Brugge podemos ganhar esses jogos.
Do pote 3 e 4 o jogo mais dificil para mim é o PSV fora. As outras três são mais acessíveis na minha opinião.
Ou seja, num pensamento do estilo Stalley e outros positivistas incuráveis, pode-se perspetivar uma derrota/empate com o City e Arsenal, como o psv é tudo ao ataque ou corre bem ou corre mal, um empate talvez esteja fora de órbita.
Logo o meu intervalo de pontos vai de 20 pontos (2 empates com o City e Arsenal e 6 vitórias nos restantes jogos) a 15 pontos (3 derrotas com City, Arsenal e PSV e 5 vitórias nos restantes jogos).
Num cenário mais regrado, talvez percamos pontos nos jogos com o Leipzig e Brugge. Assim daria nas minhas piores hipóteses 4 derrotas (City, Arsenal, Leipzig e PSV) e 4 vitórias nos restantes jogos, ou seja, 12 pontos, que supostamente nos levará ao play off para os oitavos.
Está nas mãos dos nossos jogadores e treinador.
Tanto podemos ir nos 8 primeiros, como ficar numa posição que nos dá acesso aos playoff.
Se ficarmos abaixo dos 24, para mim será uma desilusão.
Façam acontecer…
Temos uma defesa com jogadores que tomara os outros, uns médios que tomara os outros, e um PL que dispensa comentários.
O resto são desculpas….
Ninguém está a dizer que é obrigatório ganhar, agora é obrigatório fazer bons jogos contra essas equipas que não têm mais qualidade que nós.
No ano em que conquistámos a nossa única competição europeia no futebol ( e a nossa 1ª conquista europeia da História) apanhámos pelo caminho italianos (Atalanta), franceses (Olympique Lyonnais), ingleses (Manchester United) e húngaros (e a Hungria, na época, era dos países mais fortes futebolisticamente). Pelo meio também jogámos contra o Apoel Limassol de Chipre.
Aos cipriotas aplicámos 16-1, o maior resultado da História de TODAS as competições europeias de Futebol.
Eliminámos, Atalanta e Lyon em eliminatórias de prolongamentos (e na altura jogavam 11 jogadores , haviam até 2 prolongamentos, não havia substituições, os relvados eram muito mais pesados e irregulares,e as bolas pesavam mais do dobro … enquanto estavam secas e o equipamentos eram muito menos “ergonómicos”). Após perder em Inglaterra por 4-1, eliminámos o super Manchester United de Bobby Charlton, Bill Faulkes, George Best e Dennis Law aplicando uns estrondosos 5-0 que ainda hoje são a mais pesada derrota europeia do Clube inglês em toda a sua história.
E vencemos uma vinal disputada em 2 jogos com um total de 240 minutos no intervalo de 48 horas (e na altura jogavam 11 jogadores , haviam até 2 prolongamentos, não havia substituições, os relvados eram muito mais pesados e irregulares,e as bolas pesavam mais do dobro … enquanto estavam secas e o equipamentos eram muito menos “ergonómicos”).
O Segredo do Sucesso?
Confiança, Foco, Raça, Querer e não ter receio de “papões”. E, claro, saber que também tínhamos qualidade (mesmo que, excetuando os cipriotas, fosemos a equipa mai “barata” das que se defrontaram nesta caminhada)
Um abraço e saudações leoninas
Pode acontecer tudo e mais alguma coisa.
É apenas um feeling meu que é suspeito como o crl, não fosse eu um doente pelo Sporting e ainda mais, contagiado pelos últimos resultados 🙂
Leipzig é pote 1, jogo fora, não estou a ver de onde vem a confiança que é possível fazer pontos aqui.
Com os ingleses também não parece justo esperar mais do que um bom jogo com uma vitória marginal se possível.
Dos 24 pontos que podemos fazer, há então 15 que sinto que são a disputar.
Desses 15, 6 são em casa com Bolonha e Lille. O Bolonha não deve ter capacidade para nos parar, o Lille já não tenho expectativa. Se correr bem, ganhamos mas acho possível – pelo que se viu do Benfica com equipas francesas o ano passado – que não corra assim tão bem. 4 pontos destes 6, ponho na minha conta.
Os outros 9 pontos: Brugges, PSV e Sturm Graz, todos fora. PSV tem a “obrigação” de nos vencer em casa. Estão aqui 6 pontos difíceis mas possíveis com 2 noites europeias óptimas.
4 e 6 são 10, como sou Sportinguista, aponto aos 11 e não sinto que esteja a tirar ambição ou a ser pessimista.
Convém lembrar os mais líricos que na Champions dos últimos 4 anos com Amorim:
2022: 2V 1E 3D: 7pts / 6j: 1.17
2021: 3V 1E 4D: 10pts / 6j: 1.66
Media Champs: 1.42
Com 8 jogos, podemos estimar 11.36 pontos.
Até podemos juntar lhe a LE sabendo que não será este o nível de performance.
2023: 4V 4E 2D: 16 pts/ 10 j: 1.6
2022: 1V 4E 1D: 7 pts / 6 j: 1.17
2020: 1V 0E 1D: 3 pts/ 2 j: 1.5
Media UEL: 1.44
Ligeiramente superior mas mesmo ao nível da Europa League, a estimativa ainda seriam 11 pontos.
Compreendo que queiram sonhar com o que nunca viram mas é falta de senso chamar nomes a sportinguistas com sentido estatístico.
A estatística serve para muita cois, mas tem sempre de ser bem contextualizada. A equipa do Sporting deste ano tem poucoque que ver (em termos qualitativos e competitivos com as de 2021 e de 2022).
O próprio contexto da campanha de 2022 é uma … “ANORMALIDADE ESTATÍSTICA”: Após ganhar fora ao Eintracht por 0-4, em casa ao Tottenham por 2-0 (6 pontos nos primeiros 2 jogos contra as equipas dos melhores potes) e de estar, no 3º jogo, em Marselha a ganhar 0-1 a uma equipa com 0 pontos e … perder esse jogopor 4-1, … perder em casa com o mesmo Marselha por 0-2, iconseguir ir a Londres empatar com o Tottenham 1-1 e … perder em casa com o Entracht por 1-2 transformámos um início de sonho para ir aos oitavos da Champions num apuramento “mijado” para a Liga Europa. E o nosso único PL, a nossa referência atacante chamava-se … Paulinho.
Este ano temos um plantel muito mais equilibrado, mais rotinado (uma base que joga junta há 3, 4 anos) mesmo que ainda haja carência de um PL alternativo e de um DC experiente.
Além disso, o modelo competitivo da LC deste ano equilibra um pouco as odds.
Acho que podemos elevar um pouco a fasquia: temos OBRIGAÇÃO de ficar entre os 24 primeiros e disputar os play-off de acesso aos oitavos (Não o conseguir é um fracasso); com as contratações em falta e alguma sorte à mistura, teremos possibilidade de apuramento directo entre os 8 primeiros (consegui-lo seria um sucesso assinalável)
Um abraço e saudações leoninas
Pelo sorteio, é perfeitamente possivel. Na verdade é muito dificil mas com uma equipa mesmo forte até dava para ir aos 8 primeiros.
Mas eu….tenho muitas duvidas da eficácia desta equipa contra estas equipas muito fortes. A jogar o seu futebol acho que é uma lotaria…e a lotaria só por muita sorte ou muito azar dá mais do que ganhar poucos jogos e repartir vitórias, empates e derrotas (tirando da equação Arsenal e City). Para ser uma coisa mais controlada, acho que tem de mudar muito e não acredito em equipas com 2 caras….
Por isso…sim, playoff é perfeitamente possivel. 8 primeiros seria possivel mas com outro estilo de jogo que não é o nosso….
Queria dizer uma equipa com um modelo de jogo que se adequasse muito a jogar estes jogos grandes e se tivessemos aquela sorte que é sempre preciso…
Porque…se fizer as contas, tirando as inglesas, estão 18 pontos abertos. Fazer 15 com uma equipa talhada para jogos grandes não parece assim tão impossivel quanto isso…
Imagina uma equipa muito forte na pressão mas que também joga muito bem em bloco baixo (muito solida defensivamente em espaços curtos e a defender a área) e transições.
Nós não somos isso…não é pelos jogadores, é mais pelo modelo de jogo.
Somos uma equipa que dá muito espaço, aposta muito nos duelos, na posse de bola, no desposicionamento do adversário, que não gere o jogo e está sempre exposta…temo que isto nos complique muito a vida nestes jogos desta dimensão.
É possivel ganhar cá com outro modelo…mas este é o nosso.
Dá muito espetáculo internamente mas em jogos destes…complica.
Lembro-me dos lampiões do Darwin…jogar em transições…eram muito fortes nos jogos grandes e destes mas no campeonato deram merda forte. Possivelmente somos exatamente o inverso disto…vamos ver…
Aqueles passezinhos de merda entre o GR e os defesas… A ver lá está quando o adversário se disposiciona, aproveitado o facto de os mijas na escada da nossa liga não fazerem pressão…
Isso é a única coisa que esta equipa se adequa a estes jogos.
É preciso uma equipa ser muito forte na pressão para não conseguirmos fazer isso com muitas saídas perigosas.
É o que fazemos melhor para jogar estes jogos grandes. O pior é o resto…quando somos nós que estamos na frente e eles passam a nossa pressão e reação à perda…e ficam os centrais totalmente expostos. Piora ainda quando somos empurrados para trás, esta equipa não controla bem o jogo na nossa área. Também quando estamos muito empurrados, o Gyokeres fica sempre muito sozinho e pouco acompanhado e por isso temos dificuldades em “sair da toca” quando muito bem pressionados….
“Isso é a única coisa que esta equipa se adequa a estes jogos.” – Discordo.
Os nossos exceutantes não são assim tão boms para fazer isto sobre pressão..Damos demasiadas fifias.. Vejas-se o primeiro golo na supertaça… Os calafrios como Adan, etc..etc..
“quando somos nós que estamos na frente e eles passam a nossa pressão e reação à perda…e ficam os centrais totalmente expostos” – Certo..mas isso é consquência do modelo. Sobretudo de ser a nossa “quase unica maneira de jogar”
O primeiro golo da Supertaça não foi troca de bola atrás…
Foi uma bola em profundidade do Porto que o Debast tenta dominar de costas e falha o dominio.
Contra o porto tivemos alguns sustos mas não houve nenhum golo e antes pelo contrário, com isso foi como criámos mais perigo e pelo menos 2 golos nossos nascem exatamente assim.
As nossas trocas de bola atrás causam muitos calafrios mas não me lembro de termos sofrido muito com ela a não ser com a Atalanta. E nenhuma destas equipas tem a capacidade física e de pressão e de exposição da Atalanta.
Eu tenho a sensação que esse jogo da supertaça teve muito impacto das cargas da pré época.
Não tivemos estofo físico nem tão pouco mental.
Os jogadores do porto acabaram todos rotos, praticamente todos com caimbras. Nós não tivemos capacidade de nos levarmos a esse limite.
Jogar á Porto, como eles fazem sempre nos grandes jogos, como fizeram ao Arsenal o ano passado em que mereciam passar tanto no Dragão que ganharam por 1-0 como em Londres
Ora aí está… esta longe de serem ‘favas contadas’. Pelo contrário na minha opinião.
É o plantel e modelo de jogo que temos e por isso é preciso relativizar o optimismo que é apenas o entusiasmo a falar mas não tem correlaçao com a realidade do plantel.
Nós jogamos bem em transição…
Precisamos afinar isso mais um pouco mas temos jogadores razoáveis para isso.
E podemos melhorar se contratarem um bom avançado, o que está complicado porque deixaram tudo para a ultima semana…
Se tinham o Harder referenciado, e o gajo tinha um valor de mercado baixíssimo, deviam ter contratado o gajo logo em Maio ou Junho, antes dos clubes andarem às compras em desespero… Tinham investido 4 ou 5 M€ no miúdo… que seriam sempre relativamente fáceis de recuperar se corresse mal. E mantinham o foco no Ioannidis na mesma…
Não consigo entender esta merda de estratégia para contratar um 9…
Tem 6 jogos na liga dinamarquesa, 2 golo e 2 assistências… O gajo do Benfic@ que estava emprestado à equipa dele tem muito mais jogos, muito mais golos e muito mais assistências… Como é que pediam assim tato dinheiro por o gajo sem ter feito nada de relevante?
Como é que este puto de 19 anos, com 6 jogos na liga dinamarquesa, vale mais que o Mateus?
Eu até te dizia quem é que ia ajudar a mudar um pouco a nossa identidade enquanto equipa e a fortalecer as nossas transições ofensivas, mas não quero bater mais no teu coração partido lol.
Eu acho que temos plantel e até acho que temos equipa para mudar completamente como jogamos, bloco mais baixo e explorar um bocado mais as saídas no contra-ataque contra PSV e Leipzig por exemplo, jogar mais parecido como jogávamos no 1o ano. O problema está na mente do treinador e na vontade em que tem para fazer isso e nos jogadores que quer usar. Uma frente de ataque com Pote Gyo Trincão não tem velocidade para o fazer, mas talvez uma frente com Maxi (partindo do principio que é rápido) Gyo e Geny e a velocidade para explorar as transições muda exponencialmente. Mas tem o treinador vontade para fazer isso e abdicar do seu jogo ultra controlado? Acho que não. Não me acredito que o Amorim queira voltar ao 3-4-3 clássico dele, mais baixo mais defensivo, aliás vamos ver já isso amanhã, duvido que ele vá abdicar destas nuances novas que expões muito mais os defesas.
Nenhuma equipa joga sempre da mesma maneira… Nem o Bayern Munique, Barcelona, Real Madrid…
Estas teimosias revelam a dificuldade que este treinador tem em fazer alterações estruturais na equipa por forma a ultrapassar as adversidades que surgem durante os jogos…
Isso devia ser efectuado nos treinos… Mas … Eu continuo sem ver isso no campo…
De certeza!
Ninguém segue da Champions para a Liga Europa. Os 8 eliminados no play-off juntam-se aos últimos 12 da fase “regular” e vão TODOS PARA CASA.
SL
Acho que não estão a ver bem o filme !
O plantel , tal como está, é curto para tanta ambição !
Sim, o Sporting focado na champions poderá fazer os 15 pontos…..mas e depois os jogos do campeoanto ? 3 dias antes ou 3 dias depois ? jogam os mesmos ? não vai dar !
O Viana tem até segunda para resolver o problema da falta de soluções.
Se o sorteio da champios foi favoravel e vai dar para arrecadar mais uns milhoes , é pagar a clausula do ioannidis e mandar os gregos passear
Não é com putos de 19 anos que lá vamos.
Se ainda conseguirem trazer um central patrão os adeptos agradecem
M Pereira, para o campeonato não jogam os mesmos, mas não precisam de mudar 16.
E para 90% dos jogos do campeonato, mesmo mudando 4 ou 5 dos 16 que jogaram ou vão jogar na Champions, dá para ganhar. Era o que faltava era que não!
O que acho preocupante não é o plantel não dar para o campeonato; preocupante é ainda (a 4 dias do fecho do mercado) faltar um PL e um central que ofereçam mais garantias para a Champions.
Um abraço e saudações leoninas
Resta perceber quem quer o jogador…se for o Ruben que escolheu Paulinhos, Vinagres, Esgaio, Juste estamos lixados…se foi o departamento de scouting que como ele já assumiu foram os responsáveis pelo Gyo e Hujulmand, estamos bem!
Nunca tinha visto videos nem jogos deste gajo. Eu gosto de ver o Sporting, o resto, vejo muito muito pouco.
Mas pronto, vi este resumo até ao falhanço.
Em primeiro, o pana dá ideia que foi massacrado e marcou duas das 3 ocasiões que teve.
Todos os lances em que aparece o ioanidis, não parece haver uma boa acção ofensiva.
No primeiro golo tenta dominar pra rodar pra baliza, domina mal e perde a bola. Má decisão, teve sorte de sobrar pró outro jogador que marca de primeira. Mas não se consegui desmarcar na diagonal, depois volta pró meio, domina mal e perde a bola.
No segundo golo, tava na grande área defensiva e alivia pra onde está virado. Contra-ataque e golo. Bom alívio, mas nada de extraordinário.
No falhanço, é clássico Paulinho.
Por esta amostra super reduzida, 1 acção positiva, o alívio de bola.
“Não me recordo de um sorteio tão favorável!”
“Se não passamos num grupo destes mais vale nem lá ir! ”
“Sorteio muito bom na minha opinião.”
“Se isto é um mau sorteio então desculpem lá mas não andamos lá a fazer nada.”
“Ainda querem vocês ir à CL para quê, era melhor ir para a conference league onde temos os mija na escada do nosso calibre e ambição”
Eu não acho isto normal.
Temos de ser exigentes, mas realistas.
Não, não serão jogos nada faceis.
Sim, poderia ter sido bem pior.
Mas fodasse, isto é a Champions.
Estão os melhores.
Acho que não temos a obrigação de passar, mas sim a obrigação de lutar pela passagem.
Os 8 primeiros seria maravilhoso. Os 16 primeiros, muito bom. Outro lugar que dê playoff é positivo.
Acho que temos de ser exigentes, mas não fazer daquilo que não é.
Vamos passar, confiança máxima na equipa.
Para já é isso que interessa
Não conseguir lugar no playoff com este grupo é um falhanço do crl….
Ainda por cima…há muitos grupos de jogos muito piores do que o nosso. Nem é só pela qualidade mais fraca do nosso grupo, é olhando para os outros encontros já há vários jogos “grandes”….
Há 3 anos atrás, depois de termos vencido, Tottenham e os alemães… Quem é que não apostava em que iríamos conseguir o apuramento directo. Depois … Bem depois foi o Adán, o esgalho, as miseráveis opções e birras do treinador e … Foi o que se viu. Conseguimos cair pra liga Europa por pura sorte de um golo no final do jogo entre o Tottenham e os alemães…
Tendo estado a ganhar por 1-0. Perdendo uma oportunidade flagrante para ao 2-0 e a jogar contra um Marselho que, em casa, a perder e sem qualquer ponto ainda conquuistado deveria ser a equipa a ficar transtornada … deu-se exatamente o inverso.
ABSOLUTAMENTE INCOMPREENSÍVEL!
Mas também acho que este Sporting é mais equilibrado que o outro.
E que o também incompreensível disparate do jogo da Supertaça deste ano, poderá servir de abre-olhos (já temos o Nuno Santos … espero).
SL
Foi reflexo de algo, claramente. De uma época muito mal preparada.
Não estou é a ver a ligação a hoje…
Acabámos de contratar um GR.
Não temos nenhum jogador do nivel fraco do Esgaio, nem perto disso. Temos muito mais soluções do que tínhamos nessa altura….nessa altura eram os 10 titulares e mais nada, hoje temos 15/16 jogadores de campo “titulares” numa equipa que joga o triplo do que jogava essa…
Ponta de lança mediano e fraco….não creio…
Essa época foi muito mal preparada e os erros foram claros desde o inicio.
Não tem nenhuma ligação a esta época.
A única ligação que eventualmente poderá ter é se não contratarmos mais nenhum avançado e o RR e o Nel se revelarem insuficientes…e mesmo assim tem o Gyokeres que se lesionar….
GR. Sim, compraste um gr. É bom com os pés mas… péssimo no posicionamento, incapaz de dar um passo em frente para encurtar ângulo, estamos em agosto ainda e já enterrou magistralmente em várias ocasiões. Até ver nesta posição não vejo upgrade, ate pelo contrário.
Nao temos um Esgaio? E o proprio Esgaio? Que eu saiba ainda está lá… Não temos elementos com enorme capacidade de enterramento? Estão lá ainda Esgaio, Mateus Reis que é incrívelmente burro a central e à falta de centrais vai entrar mais vezes nessa posição… e o que dizer de Diomandé. Pelo que tens visto desde jan/fev 2024 achas que não é garante de enterramento? Uma coisa é ter o capitão a limpar as abebias e ser um apoio para evoluir, outra é ele proprio ser o patrão da defesa com 20 anos. Aquela abordagem no golo do Rio Ave… e achas que não é um ‘Esgaio’.
Claro que é um jogador com factor de enterramento alto sob pressão, estilo marselha. Pensar o contrário é lirismo.
No meio campo houve upgrade porque Bragança chegou-se à frente aos 25 anos… assim temos 3 no meio campo em vez de 2 (Sotiris não era nada). Quanto a Ugarte vs Hulmand é ela por ela… perdeu-se na combatividde e qualidade nos duelos mas ganhou-se na saída, passe e equilibrio geral. Continuo a achar curto para 40 e tal jogos mas está melhor.
Quanto ao ataque hoje tens apenas um, que é um animal e é só um, para gerir em demasiados jogos, vindo de lesão e ainda a agarrar-se ao joelho.
Sim vejo aqui aspectos em comum. Não igual mas há lacunas graves no plantel e não querer ver isto so irá custar mais…
Estou completamente de acordo com o Tiago. Nem o descalabro da Supertaça pode servir de comparação pois aí acho que houve más opções do Amorim defensivamente, não tínhamos Nuno Santos, o que levou a escolher um Quenda para uma posição para a qual ainda não estava rotinado e, ainda por cima com aqueles centrais.
Este Sporting não tem comparação (para muito melhor) com aquele que, mesmo assim, após as 2 primeiras jornadas tinha tido toda a obrigação de passar aos 8ºs num grupo com Tottenham, Eintracht e Marselha.
SL
Espero estar totalmente enganado mas não percebo onde vês as garantias em Kovacevic, Diomandé+Debast (ambos com 20 anos, naturalmente com muito por enterrar) e fazer 40/50 jogos só com um ponta top mas preso por arames…
Ponto nº1 – Este modelo de Champions agrada-me mais.
Ponto nº2 – Parece-me que dá mais possibilidades de haver underdogs, lá mais para a frente e vai trazer mais emoção á coisa, mais estratégias e menos o fator “sorte” na “coisa”.
Ponto nº3 – O fato de 9º ao 24º lugar ainda dar para continuar a sonhar uns Oitavos, é positivo para nós, tugas.
Ponto nº 4 – Não existe para mim não ficar nas 24º melhores equipas em 32º equipas.
Ponto nº5 – Este plantel neste momento mesmo sendo curto, dá para ambicionar o ponto nº4, mas acredito que vamos pagar a fatura quando começar a doer a partir de Fev.
Ponto nº6 – É óbvio que se quisermos algo mais, é necessário ter uma “sombra” para Gyokeres, o grande diferencial atualmente em Portugal e nosso clube.
Acreditando na melhora no sistema defensivo e a confirmação das contratações (falta o avançado), temos plantel para acreditar em algo bonito lá mais para a frente.
O facto dos tubarões que normalmente andam pelo pote 1 terem que jogar 2 jogos entre si e ainda terem que jogar 2 jogos do pote 2, faz com que tenham que andar sempre em alerta máximo.
Mesmo assim ainda têm a possibilidade de jogar 2 jogos no playoff se correr mal.
Não sei mesmo. Vamos ver como corre a estreia deste modelo.
Mas já vejo mais jogos em quantidade e qualidade nesta fase.
Para mim, até por causa da mudança do formato desta fase da competição, isto é jogo a jogo.
Não pode haver outra forma de encarar esta competição. Ou se está para dar o máximo e granjear prestígio e reconhecimento internacional ou então… Mudem de profissão… Vão jogar paddel ou outra treta qualquer.
Nem admito conversinhas de coitadinha como o treinador tanto gosta.
O SCP é o campeão nacional, entra na prova por inteiro mérito. Se não prepararam o plantel para as exigências desta época isso são contas de outro rosário. E mais, se daqui a 3 dias o plantel ficar como está e, formos para disputar as competições em que estamos envolvidos só com um avançado… Não vai ser bonito.
Temos um Presidente da República que gosta do paleio de “os Portugueses são os melhores do mundo!”. No futebol, é igual. Temos equipas jeitosas, nada mais do que isso.
O nosso clube, na Europa que conta, é quase irrelevante. Era capaz de ser bom começar por aceitarmos isso. Depois, pensarmos no que queremos e na estratégia para lá chegar. Aliás, como em todas as outras modalidades de alta performance / profissionais. Isto de navegar com base na História, no “wishful thinking” e no enviesamento cognitivo-emocional não costuma dar bom resultado…
O que penso do sorteio? Com o plantel que temos, com o histórico que temos, com o ADN europeu que (não) temos, vai ser obviamente desafiante, difícil. Mas devemos ambicionar sermos apurados para a ronda seguinte. Mais do que isso, já será um extra. Menos do que isso será um fracasso e, ao mesmo tempo, motivo para séria reflexão (pelo padrão que revela de não conseguirmos fazer parte da tal Europa do futebol que conta).
Temos assim tão pior defesa que Leipzig, Brugge, Lile, PSV, Bolonha e Sturm Graz?
Temos assim tão pior meio campo que Leipzig, Brugge, Lile, PSV, Bolonha e Sturm Graz?
Temos assim tão pior ataque que Leipzig, Brugge, Lile, PSV, Bolonha e Sturm Graz?
Não, não temos. Por isso, acho que vai ser desafiante (somos o clube das eliminações ridículas, em fases iniciais das competições, contra adversários obscuros), mas que devemos – naturalmente – ambicionar passar.
A partir daí, só um capricho do sorteio nos pode ajudar. Não temos cabedal para mais.
Se for este o nosso modelo, a nossa visão, para o Sporting, estamos bem. Se não for, se quisermos ir mais além (um pouco à imagem do Porto, por exemplo), temos que mudar de estratégia.
O que queremos?
1. ser sempre apurados para a Champions? Temos que ser mais vezes campeões. Ou, no máximo, não cair do segundo lugar.
2. queremos ser sempre apurados, para a segunda fase da Champions? Temos que jogar para isso, ter plantel para isso e não entrar em choradinhos ou trade-offs do género campeonato vs. Europa – só dá para uma frente.
3. queremos ter uma presença na Europa mais agressiva, com melhores performances? Temos que investir mais, encontrar forma de melhorar significativamente as receitas do clube / SAD, ir buscar melhores jogadores, plantéis com menos lacunas, quando comparados com o nível médio dos “players” que serão apurados, consistentemente, para essa fase seguinte.
4. nunca conseguiremos ganhar a Champions? Vivo bem com isso. Gostava era de conseguirmos passar de 2. parra 3. E não vejo como, sinceramente.
Acho que nesta fase não tanto, mas nos anos anteriores fruto de algum mau planeamento, de um mau orçamento, do que seja, falta de condições digamos assim, tivemos que optar.
Se queremos ir à Champions tivemos de priorizar o campeonato em detrimento da liga europa.
Neste momento temos um 11 com qualidade. Com rotinas.
O que acho que ainda nos falta é um bom banco.
Temos que dar o salto.
Mas tenho algum receio que seja às custas de um maior aumento de dividas.
Acima de tudo prefiro a saúde financeira e sobrevivência do clube.
A Champions league é a principal competição de clubes do mundo.
Treinadores e jogadores todos querem disputar as fases finais desta competição.
Não admito conversinhas de coitadinhos e o car@&/# a sete …
É abordar os jogos um a um … Se não der para vencer, arreganho para sacar pelo menos 1 ponto…
Não admito fatalismos nem faltas de profissionalismo.
Não anda o treinador a encher a boca que agora já jogamos como “equipa grande” … Que temos tantas condições de treino e gabinetes de performance… Então demonstrem no em campo.
Sem um jogador para o lugar do Paulinho, melhor que o Paulinho, na minha opinião, colocam-se os objectivos da época – ser bi-campeão e ser apurado pelo menos para o play-off da CL – em sério risco. Para mim isto é claro.
Já digo, há tempo, que com mais um bom avançado temos um plantel bem melhor que na época passada, e mais equilibrado, e que sem esse jogador isso não acontece. Vamos ficar absolutamente insuficientes no ataque porque sem esse jogador a gestão que vai ser preciso fazer ao Gyokeres vai afectar o 11 drasticamente – o sueco não vai poder jogar os jogos todos, de 3 em 3 dias! Por cada 4 tem de parar 1… e nesse 1 jogas com quem? Nel ou RR?
Nem sei se vai dar para jogar 3 jogos de seguida quanto mais …
Amanhã quando sairem as datas dos jogos da Champions e virmos o encadeamento com as competições nacionais logo vamos ter a noção concreta da maluqueira que é entrar esta época só com um avançado no plantel…
Pois… Eu já disse aqui várias vezes, eu sou da opinião que é melhor não ter o Paulinho do que ter o Paulinho. Igual para o esgaio. Estou indeciso quanto ao Edwards, mas irrita-me tanto que acho que também preferia que não o tivéssemos. Mesmo que não venha ninguém.
Entendo que a diferença na qualidade de jogo, em teoria, cairá imenso saindo o gyo e entrando o RR ou o Nel. Mas vai ser igual se entrar o conrad. Nesse sentido, faz falta um ponta de lança que possa substituir o gyo sem que se quebre tanto a qualidade de jogo. Dizem que o grego é bom, do muito pouco que vi, não achei, mas não posso dizer com tão pouco que vi.
Por esta altura já devíamos ter contratado um ponta de lança pró banco. Ficava satisfeitíssimo se fosse 2M o Tony Martinez.
Eu não me importava de ter o Martinez mas não é o tipo de 9 que o Amorim procura… Agora, era um upgrade em comparação com o Nel e com o RR, que também não são o tipo de 9 que o Amorim procura para dar opção para o Gyokeres.
Eu fico mesmo fodido com estas merdas…”Não é o 9 que o Amorim procura”… Então foda-se… Ponham-se a trabalhar os putos de maneira a serem o que o Amorim procura!
Ou então mandem o Amorim para o caralho e arranjem alguém que organize o futebol TODO e um treinador que saiba trabalhar neste sistema. É a única maneira de um clube como o Sporting ser sustentável.
Temos cerca de 25 jogos até ao mercado de Inverno.
Esta equipa tal como está ao dia de hoje é mais forte ofensivamente do que a do primeiro Terço da época passada (que tinha Gyo + Paulinho).
No ano passado o drama era a Taça das Nações Africanas e a falta de alternativa a Diomande e Morita. Este ano é a história do PL suplente.
Na minha opinião estão a confundir o bolo com a cereja.
Sendo que a cereja ainda pode vir no mercado de inverno.
Sem PL alternativo (até Janeiro) fica mais difícil mas discordo totalmente que seja “miragem”.
Um Trincão que só vimos na segunda metade da época passada.
Um Bragança que só houve na segunda metade da época passada.
Um Quaresma que só houve na segunda metade da época passada.
Uma equipa que joga como só jogou na segunda metade da época.
Um Quenda que nunca tivemos no ano passado.
Temos as contratações, que vamos ver o que dão mas que espero que sejam claras mais valias.
Perdemos o Coates que é uma perda ENORME.
Perdemos o Paulinho que foi muito importante e que resolveu vários jogos.
Eu acho que neste momento estamos claramente mais fortes do que na mesma altura no ano passado.
Mas…sem outro avançado…temo que não tenhamos o potencial de valorização e de melhoria que tivemos no ano passado…
Só estás melhor na coesao ofensiva. Foi um processo em crescendo desde a época passada. Mas a verdade é que se faltar Gyo ou se tiver abaixamento de forma como ja teve isso desaparece. Na época passada Gyo teve desgaste, fluctuaçoes e aí aqui e ali o Paulinho apareceu, encostou e isso ajudou. Se nem isso temos… No resto não… pelo contrario, estamos mais fracos na defesa e o gr é o que é…
Tens de olhar para o todo, estes jogos contra aroucas e farenses etc em agosto nao representam o que será a época.
A supertaça ja deu um cheirinho. Ou achas que aquilo aconteceu por magia?
Se os próprios responsáveis do Sporting assumem que querem mais um avançado e estão a tentar tudo para o trazer, quem sou eu para dizer que está tudo bem?
Mas entre o “estar tudo bem” e o “Bi e passagem na champions é uma miragem” há um grande intermédio que é onde me encontro.
O desgaste do Gyo não foi sentido até Fevereiro do ano passado.
Sempre achei o Paulinho sub valorizado no Sporting, parece que foi preciso sair, que agora até parece ser imprescindível e ser o factor que nos faz passar de uma grande equipa para uma equipa de miragens.
O Sporting no ano passado, precisava mais do Paulinho para desbloquear jogos do que este ano.
Na defesa, vou contra a corrente, gosto muito mais do lote centrais e de alas que temos este ano do o que tínhamos no ano passado por esta fase.
Na baliza sim, estou receoso.
Mas se no ano passado acreditava em Título e boa campanha na LE, não percebo porque este ano com uma equipa melhor à partida não devo acreditar no campeonato+passagem na Champions.
O único aspecto em que nos vejo melhor esta época é nas opções nas alas com os binómios Santos/Maxi – Geny/Quenda.
No resto vejo sim maior fluidez ofensiva porque decorre de uma evolução de um ano, há qualidade técnica etc… se houver estabilidade isso é normal suceder assim. Mas isso nao quer dizer que em 40/50 jogos nao precises de alguem com ou no ligar de Gyo. É impossível safares-te numa época tão exigente como esta, almejar o bi e campanha na CL como um só avançado. É uma época mais exigente que na época passada, sem ponta para gerir Gyo, sem Coates, sem gr.
Não tomes estas jornadas iniciais com goleadas como a norma 2024/25.
Relativamente aos centrais não vejo como podes preferir um grupo de centrais sem Coates ao que tens hoje…
Resumindo, como ja disse:
Espero estar totalmente enganado mas não percebo onde vês as garantias em Diomandé+Debast (ambos com 20 anos, naturalmente com muito por enterrar) e fazer 40/50 jogos só com um ponta top mas preso por arames…
Faltando o tal ponta de lança, Slimani está livre… ehehehehehe
Espero que o Varandas, HV e RA façam por receber um avançado capaz, nem que seja por emprestimo, de modo a fazer rotação com o Gyokeres.
SL
Manuel Oliveira
Os “meus” 11 pts devem dar passagem nos 24. Concordo que há progresso mas é muito difícil fazer subir uma equipa de 1.4 pontos por jogo para 1.7 ou 1.8 que te coloca pertinho do top8.
30 Agosto, 2024 at 7:41
Concordo.
E o sorteio até nos foi bem favorável.
SBR
30 Agosto, 2024 at 7:51
Desta vez faço eu de Stalley: como eu sempre disse aqui, vamos fazer pelo menos 10 jogos, é Champions até Fevereiro ou mais.
Voltando ao modo também conhecido como malhão: este plantel é curto.
30 Agosto, 2024 at 10:08
subscrevo.
30 Agosto, 2024 at 7:58
Um bom dia a todos
Folgo em ver que ainda há sportinguistas que vem o seu clube como potencialmente um dos maiores da Europa.
Acho perfeitamente possível fazer 12 pontos 2v em casa e 2v fora, eventualmente mais 1 ou 2 empates. 14 pontos já considero uma excelente campanha.
A ambição tem de ser ganhar jogos, depois logo se vê o resultado.
Se temos um 11 para fazer os 14 pontos, eu acho que temos, não temos é o plantel para várias frentes, mas se querem abandonar competições, abandonem antes a taça da liga.
30 Agosto, 2024 at 10:27
É o que eu penso…
30 Agosto, 2024 at 10:53
Eu sou dos que acha que o Sporting é tão grande como os maiores da Europa. Tem mais que capacidade de seguir para lá da faze de grupos.
Ainda que mal liderado por fraco presidente.
Imaginemos o que seria liderado por um homem de visão, talento negocial, liderança e competência.
Vale o Amorim, que tapa muitas dessas falhas que descrevi.
30 Agosto, 2024 at 11:39
Subscrevo na íntegra!
30 Agosto, 2024 at 17:58
Comentário que deve ser elevado a post.
30 Agosto, 2024 at 8:06
O foco deve ser campeonato e CL. São milhões pelos pontos amealhados, são milhões que entram subindo no ranking por participação, são milhões potencialmente num mundial de clubes, são milhões provenientes da visibilidade que os nossos jogadores ganham numa competição dessas.
Sinceramente taça da liga e mesmo a taça de Portugal começam a ser competições menores com cada vez menos relevância. O futuro do futebol na Europa e dos grandes clubes passa pela Champions, quem lá estiver vai aumentar exponencialmente o fosso para todos os que não estão.
30 Agosto, 2024 at 9:37
Taça da liga é para ir com suplentes e putos, deixem-se de merdas.
E mesmo taça de Portugal nas primeiras eliminatórias, a menos que apanhemos uma equipa mais complicada, seria a mesma coisa.
Este ano o foco tem de ser todo no bi e na competição que nos dá prestígio internacional.
30 Agosto, 2024 at 9:39
Nem é preciso ir só com os putos…mas com os suplentes todos + uns putos…
30 Agosto, 2024 at 13:43
Foi o que eu escrevi: suplentes e putos.
30 Agosto, 2024 at 10:45
Eu acho que por uma questão de transparência, por uma questão de gestão de recursos e por uma questão até de motivação para os jogadores menos utilizados, devíamos fazer o seguinte:
Com o plantel completo e incluindo os jogadores mais promissores da b e sub-23 (deve dar aí uns 35 jogadores), fazíamos um plantel para cada competição. Haveria jogadores que estariam em todos os planteis, outros só num ou dois.
Pró campeonato era equipa principal e alguns jogadores promissores em posições em que não temos tanta profundidade, para o caso de lesões, castigos, etc.
Prá Champions semelhante, mas mais restrito.
Prá taça da liga haveria vários do plantel principal que não estariam neste grupo e dava-se primazia aos suplentes menos utilizados e aos da b e sub-23. (Mesmo que apanhássemos porto, Benfica, Braga, etc)
Taça de Portugal teria que ser como para a taça da liga, mas com mais jogadores do plantel principal, para termos uma equipa mais forte para as fases finais.
30 Agosto, 2024 at 9:00
Bom dia a todos.
Analisando assim a “olhometro”, diria que:
Menos de 10 pontos – mau.
10 a 13 pontos – satisfatório.
14 a 16 pontos – bom.
17 ou mais pontos – muito bom.
O meu prognóstico vai para os 14-16.
Estou confiante numa boa participação.
Sou um optimista .
30 Agosto, 2024 at 10:29
Boa escala!
30 Agosto, 2024 at 11:59
Concordo com a escala. Mas tenho uma fezada de que (com um reforço nos centrais e um atacante alternativo/complementar oa Gyo) poderemos fazer entre os 15 e os 17 pontos (5 vitórias e 3 derrotas ou 5 vitórias e de 1/2 empates).
Ou seja: confio que, fazendo um último esforço no mercado, poderemos ficar entre o 8 primeiros e passar diretamente aos oitavos (menos 2 jogos e GARANTIA de mais receita).
Mesmo não garantindo esse apuramento directo, acho que nos colocaremos entre os 2 e os 14 pontos, o que nos oferece boas perspectivas de poder passar os play-off.
NÃO HÁ QUE TER RECEIO! NÃO EMBANDEIRAR EM ARCO, RECONHECER AS DIFICULDADES, PREPARARMO-NOS MUITO BEM PARA ELA E FOCARMO-NOS EM GANHAR JOGO A JOGO … SEMPRE!
Um abraço e saudações leoninas
30 Agosto, 2024 at 17:03
correcção: « … acho que nos colocaremos entre os 12 (DOZE e não dois) e os 14 pontos, …»
30 Agosto, 2024 at 9:01
Acho que devemos começar seriamente em rodar jogadores nos jogos das taças, na taça da liga nunca poria os titulares todos nem mesmo numa hipotética final.
A taça de Portugal os melhores só mesmo nas meias finais e dependendo de quem seja o adversário. As nossas prioridades têm que ser campeonato e liga dos campeões.
30 Agosto, 2024 at 9:12
Quando forem os jogos da Champions espero não ver nenhuma destas coisas:
Um treinador com discurso de que é mais importante ganhar em Arouca no domingo; uma equipa em campo presa pelos arames fisicamente devido à falta de profundidade do plantel; lamentações pela inexperiência da nossa defesa ou o discurso de que estamos em fase de aprendizagem.
Posto isto, acho que o sorteio ditou que temos boas hipóteses de nos qualificarmos para o play-off e creio que esse é o nosso objectivo realista e ao contrario da maioria que vai aos extremos de que o Sporting ou vai quase “cumprir calendário na Champions” ou que “o sorteio foi tão fácil que dá para passar nos oito primeiros”, eu vou-me ficar pelo meio com noção das nossas limitações, mas também entendendo o nosso potencial, especialmente ofensivo, de criar estragos em alguns jogos.
Num cenário realista e moderadamente optimista aponto para os 12/13 pontos que creio que resultarão numa classificação entre o 17° e o 24° lugar que nos garantirão um lugar no play off mas não no quadro dos cabeças de série, portanto teremos que ter alguma sorte mais à frente para sonhar com os oitavos de final.
Mais logo ou segunda-feira à meia noite teremos uma melhor noção do que este Sporting será capaz de fazer na Champions a nivel de potencial, mas a nivel de mentalidade esta competição será para levar muito a sério, inclusive pelo treinador.
Espero por uma prestação que dignifique a nossa grandeza e tudo o que não seja ficar nos melhores 24 será um fracasso, embora não considere que seja assim tão fácil.
SL
30 Agosto, 2024 at 9:27
“Quando forem os jogos da Champions espero não ver nenhuma destas coisas:
Um treinador com discurso de que é mais importante ganhar em Arouca no domingo; uma equipa em campo presa pelos arames fisicamente devido à falta de profundidade do plantel; lamentações pela inexperiência da nossa defesa ou o discurso de que estamos em fase de aprendizagem.”
Isto!
Z
30 Agosto, 2024 at 9:14
Fazendo uma análise ao sorteio de ontem.
Aconteceu Sporting?
Nem sei bem o que isso é.
Já vi sorteios simpáticos para nós.
Já vi sorteios de merda para nós.
Há de tudo.
Pote 1
City em casa, Leipzig fora
Pote 2
Arsenal em casa, Brugge fora
Pote 3
Lile em casa, PSV fora
Pote 4
Bolonha em casa, Sturm Graz fora
Nos 2 primeiros potes onde havia pesos mais pesados, calharam-nos duas equipas muito difíceis. Parte positiva é que jogamos em casa. Leipzig e Brugge podemos ganhar esses jogos.
Do pote 3 e 4 o jogo mais dificil para mim é o PSV fora. As outras três são mais acessíveis na minha opinião.
Ou seja, num pensamento do estilo Stalley e outros positivistas incuráveis, pode-se perspetivar uma derrota/empate com o City e Arsenal, como o psv é tudo ao ataque ou corre bem ou corre mal, um empate talvez esteja fora de órbita.
Logo o meu intervalo de pontos vai de 20 pontos (2 empates com o City e Arsenal e 6 vitórias nos restantes jogos) a 15 pontos (3 derrotas com City, Arsenal e PSV e 5 vitórias nos restantes jogos).
Num cenário mais regrado, talvez percamos pontos nos jogos com o Leipzig e Brugge. Assim daria nas minhas piores hipóteses 4 derrotas (City, Arsenal, Leipzig e PSV) e 4 vitórias nos restantes jogos, ou seja, 12 pontos, que supostamente nos levará ao play off para os oitavos.
Está nas mãos dos nossos jogadores e treinador.
Tanto podemos ir nos 8 primeiros, como ficar numa posição que nos dá acesso aos playoff.
Se ficarmos abaixo dos 24, para mim será uma desilusão.
Façam acontecer…
30 Agosto, 2024 at 9:42
O teu cenário mais regrado esta mais perto da realidade parece-me… e nao sei como será com Bolonha e Lille.
Cheira-me a jogos difíceis.
30 Agosto, 2024 at 10:11
O Bolonha já não é a mesma equipa.
O lille não sei…
30 Agosto, 2024 at 10:16
Exactamente.
Venderam o melhor avançado, e o melhor defesa … Saiu o treinador…
Encheram se de dinheiro…
O arranque de época tem sido péssimo.
Mas … O SCP contra equipas italianas é o que é.
30 Agosto, 2024 at 10:34
Se formos por aí.
O Sporting é o que é… 🙂
Temos uma defesa com jogadores que tomara os outros, uns médios que tomara os outros, e um PL que dispensa comentários.
O resto são desculpas….
Ninguém está a dizer que é obrigatório ganhar, agora é obrigatório fazer bons jogos contra essas equipas que não têm mais qualidade que nós.
30 Agosto, 2024 at 10:39
Sem dúvidas.
30 Agosto, 2024 at 12:20
«Mas … O SCP contra equipas italianas é o que é.»
No ano em que conquistámos a nossa única competição europeia no futebol ( e a nossa 1ª conquista europeia da História) apanhámos pelo caminho italianos (Atalanta), franceses (Olympique Lyonnais), ingleses (Manchester United) e húngaros (e a Hungria, na época, era dos países mais fortes futebolisticamente). Pelo meio também jogámos contra o Apoel Limassol de Chipre.
Aos cipriotas aplicámos 16-1, o maior resultado da História de TODAS as competições europeias de Futebol.
Eliminámos, Atalanta e Lyon em eliminatórias de prolongamentos (e na altura jogavam 11 jogadores , haviam até 2 prolongamentos, não havia substituições, os relvados eram muito mais pesados e irregulares,e as bolas pesavam mais do dobro … enquanto estavam secas e o equipamentos eram muito menos “ergonómicos”). Após perder em Inglaterra por 4-1, eliminámos o super Manchester United de Bobby Charlton, Bill Faulkes, George Best e Dennis Law aplicando uns estrondosos 5-0 que ainda hoje são a mais pesada derrota europeia do Clube inglês em toda a sua história.
E vencemos uma vinal disputada em 2 jogos com um total de 240 minutos no intervalo de 48 horas (e na altura jogavam 11 jogadores , haviam até 2 prolongamentos, não havia substituições, os relvados eram muito mais pesados e irregulares,e as bolas pesavam mais do dobro … enquanto estavam secas e o equipamentos eram muito menos “ergonómicos”).
O Segredo do Sucesso?
Confiança, Foco, Raça, Querer e não ter receio de “papões”. E, claro, saber que também tínhamos qualidade (mesmo que, excetuando os cipriotas, fosemos a equipa mai “barata” das que se defrontaram nesta caminhada)
Um abraço e saudações leoninas
30 Agosto, 2024 at 10:23
Então e empates?
Poderão acontecer empates, até muitos empates.
30 Agosto, 2024 at 10:35
Pode acontecer tudo e mais alguma coisa.
É apenas um feeling meu que é suspeito como o crl, não fosse eu um doente pelo Sporting e ainda mais, contagiado pelos últimos resultados 🙂
30 Agosto, 2024 at 14:48
Leipzig é pote 1, jogo fora, não estou a ver de onde vem a confiança que é possível fazer pontos aqui.
Com os ingleses também não parece justo esperar mais do que um bom jogo com uma vitória marginal se possível.
Dos 24 pontos que podemos fazer, há então 15 que sinto que são a disputar.
Desses 15, 6 são em casa com Bolonha e Lille. O Bolonha não deve ter capacidade para nos parar, o Lille já não tenho expectativa. Se correr bem, ganhamos mas acho possível – pelo que se viu do Benfica com equipas francesas o ano passado – que não corra assim tão bem. 4 pontos destes 6, ponho na minha conta.
Os outros 9 pontos: Brugges, PSV e Sturm Graz, todos fora. PSV tem a “obrigação” de nos vencer em casa. Estão aqui 6 pontos difíceis mas possíveis com 2 noites europeias óptimas.
4 e 6 são 10, como sou Sportinguista, aponto aos 11 e não sinto que esteja a tirar ambição ou a ser pessimista.
Convém lembrar os mais líricos que na Champions dos últimos 4 anos com Amorim:
2022: 2V 1E 3D: 7pts / 6j: 1.17
2021: 3V 1E 4D: 10pts / 6j: 1.66
Media Champs: 1.42
Com 8 jogos, podemos estimar 11.36 pontos.
Até podemos juntar lhe a LE sabendo que não será este o nível de performance.
2023: 4V 4E 2D: 16 pts/ 10 j: 1.6
2022: 1V 4E 1D: 7 pts / 6 j: 1.17
2020: 1V 0E 1D: 3 pts/ 2 j: 1.5
Media UEL: 1.44
Ligeiramente superior mas mesmo ao nível da Europa League, a estimativa ainda seriam 11 pontos.
Compreendo que queiram sonhar com o que nunca viram mas é falta de senso chamar nomes a sportinguistas com sentido estatístico.
30 Agosto, 2024 at 17:27
A estatística serve para muita cois, mas tem sempre de ser bem contextualizada. A equipa do Sporting deste ano tem poucoque que ver (em termos qualitativos e competitivos com as de 2021 e de 2022).
O próprio contexto da campanha de 2022 é uma … “ANORMALIDADE ESTATÍSTICA”: Após ganhar fora ao Eintracht por 0-4, em casa ao Tottenham por 2-0 (6 pontos nos primeiros 2 jogos contra as equipas dos melhores potes) e de estar, no 3º jogo, em Marselha a ganhar 0-1 a uma equipa com 0 pontos e … perder esse jogopor 4-1, … perder em casa com o mesmo Marselha por 0-2, iconseguir ir a Londres empatar com o Tottenham 1-1 e … perder em casa com o Entracht por 1-2 transformámos um início de sonho para ir aos oitavos da Champions num apuramento “mijado” para a Liga Europa. E o nosso único PL, a nossa referência atacante chamava-se … Paulinho.
Este ano temos um plantel muito mais equilibrado, mais rotinado (uma base que joga junta há 3, 4 anos) mesmo que ainda haja carência de um PL alternativo e de um DC experiente.
Além disso, o modelo competitivo da LC deste ano equilibra um pouco as odds.
Acho que podemos elevar um pouco a fasquia: temos OBRIGAÇÃO de ficar entre os 24 primeiros e disputar os play-off de acesso aos oitavos (Não o conseguir é um fracasso); com as contratações em falta e alguma sorte à mistura, teremos possibilidade de apuramento directo entre os 8 primeiros (consegui-lo seria um sucesso assinalável)
Um abraço e saudações leoninas
30 Agosto, 2024 at 9:25
Pelo sorteio, é perfeitamente possivel. Na verdade é muito dificil mas com uma equipa mesmo forte até dava para ir aos 8 primeiros.
Mas eu….tenho muitas duvidas da eficácia desta equipa contra estas equipas muito fortes. A jogar o seu futebol acho que é uma lotaria…e a lotaria só por muita sorte ou muito azar dá mais do que ganhar poucos jogos e repartir vitórias, empates e derrotas (tirando da equação Arsenal e City). Para ser uma coisa mais controlada, acho que tem de mudar muito e não acredito em equipas com 2 caras….
Por isso…sim, playoff é perfeitamente possivel. 8 primeiros seria possivel mas com outro estilo de jogo que não é o nosso….
30 Agosto, 2024 at 9:33
“mas com uma equipa mesmo forte até dava para ir aos 8 primeiros”
Não percebo bem o que queres dizer com isto…Que “outros Sportings” ficariam nos 8 primeiros? Que não temos uma equipa “forte”?
Esta é a equipa que temos… Ficar nos 8 primeiros parece-me utópico.
Z
30 Agosto, 2024 at 9:39
Expliquei-me mal.
Queria dizer uma equipa com um modelo de jogo que se adequasse muito a jogar estes jogos grandes e se tivessemos aquela sorte que é sempre preciso…
Porque…se fizer as contas, tirando as inglesas, estão 18 pontos abertos. Fazer 15 com uma equipa talhada para jogos grandes não parece assim tão impossivel quanto isso…
Imagina uma equipa muito forte na pressão mas que também joga muito bem em bloco baixo (muito solida defensivamente em espaços curtos e a defender a área) e transições.
Nós não somos isso…não é pelos jogadores, é mais pelo modelo de jogo.
Somos uma equipa que dá muito espaço, aposta muito nos duelos, na posse de bola, no desposicionamento do adversário, que não gere o jogo e está sempre exposta…temo que isto nos complique muito a vida nestes jogos desta dimensão.
30 Agosto, 2024 at 9:40
Claro que complica… O Nosso modelo é adaptado à merda que é o nosso campeonato.
Z
30 Agosto, 2024 at 9:42
Hummm…sim…em parte…
É possivel ganhar cá com outro modelo…mas este é o nosso.
Dá muito espetáculo internamente mas em jogos destes…complica.
Lembro-me dos lampiões do Darwin…jogar em transições…eram muito fortes nos jogos grandes e destes mas no campeonato deram merda forte. Possivelmente somos exatamente o inverso disto…vamos ver…
30 Agosto, 2024 at 10:31
Acho que somos bons nas transições, o problema é não defendermos grande espingarda.
30 Agosto, 2024 at 9:43
Aqueles passezinhos de merda entre o GR e os defesas… A ver lá está quando o adversário se disposiciona, aproveitado o facto de os mijas na escada da nossa liga não fazerem pressão…
Depois contra equipas melhores é o caos…
Z
30 Agosto, 2024 at 9:50
Isso é a única coisa que esta equipa se adequa a estes jogos.
É preciso uma equipa ser muito forte na pressão para não conseguirmos fazer isso com muitas saídas perigosas.
É o que fazemos melhor para jogar estes jogos grandes. O pior é o resto…quando somos nós que estamos na frente e eles passam a nossa pressão e reação à perda…e ficam os centrais totalmente expostos. Piora ainda quando somos empurrados para trás, esta equipa não controla bem o jogo na nossa área. Também quando estamos muito empurrados, o Gyokeres fica sempre muito sozinho e pouco acompanhado e por isso temos dificuldades em “sair da toca” quando muito bem pressionados….
30 Agosto, 2024 at 9:56
“Isso é a única coisa que esta equipa se adequa a estes jogos.” – Discordo.
Os nossos exceutantes não são assim tão boms para fazer isto sobre pressão..Damos demasiadas fifias.. Vejas-se o primeiro golo na supertaça… Os calafrios como Adan, etc..etc..
“quando somos nós que estamos na frente e eles passam a nossa pressão e reação à perda…e ficam os centrais totalmente expostos” – Certo..mas isso é consquência do modelo. Sobretudo de ser a nossa “quase unica maneira de jogar”
Z
30 Agosto, 2024 at 10:19
Não é verdade.
O primeiro golo da Supertaça não foi troca de bola atrás…
Foi uma bola em profundidade do Porto que o Debast tenta dominar de costas e falha o dominio.
Contra o porto tivemos alguns sustos mas não houve nenhum golo e antes pelo contrário, com isso foi como criámos mais perigo e pelo menos 2 golos nossos nascem exatamente assim.
As nossas trocas de bola atrás causam muitos calafrios mas não me lembro de termos sofrido muito com ela a não ser com a Atalanta. E nenhuma destas equipas tem a capacidade física e de pressão e de exposição da Atalanta.
30 Agosto, 2024 at 10:37
Eu tenho a sensação que esse jogo da supertaça teve muito impacto das cargas da pré época.
Não tivemos estofo físico nem tão pouco mental.
Os jogadores do porto acabaram todos rotos, praticamente todos com caimbras. Nós não tivemos capacidade de nos levarmos a esse limite.
30 Agosto, 2024 at 9:44
Jogar á Porto, como eles fazem sempre nos grandes jogos, como fizeram ao Arsenal o ano passado em que mereciam passar tanto no Dragão que ganharam por 1-0 como em Londres
30 Agosto, 2024 at 11:44
“Jogar à Porto”?????
Olha, mais um fruteiro…
30 Agosto, 2024 at 9:48
Ora aí está… esta longe de serem ‘favas contadas’. Pelo contrário na minha opinião.
É o plantel e modelo de jogo que temos e por isso é preciso relativizar o optimismo que é apenas o entusiasmo a falar mas não tem correlaçao com a realidade do plantel.
30 Agosto, 2024 at 9:52
Não acho que seja do plantel. Acho que temos plantel para isso.
Não está é rotinado para jogar estes jogos com eficácia….
Plantel acho que temos. Não há muitas equipas neste grupo com jogadores da qualidade dos nossos…
30 Agosto, 2024 at 10:39
Nós jogamos bem em transição…
Precisamos afinar isso mais um pouco mas temos jogadores razoáveis para isso.
E podemos melhorar se contratarem um bom avançado, o que está complicado porque deixaram tudo para a ultima semana…
Se tinham o Harder referenciado, e o gajo tinha um valor de mercado baixíssimo, deviam ter contratado o gajo logo em Maio ou Junho, antes dos clubes andarem às compras em desespero… Tinham investido 4 ou 5 M€ no miúdo… que seriam sempre relativamente fáceis de recuperar se corresse mal. E mantinham o foco no Ioannidis na mesma…
Não consigo entender esta merda de estratégia para contratar um 9…
30 Agosto, 2024 at 10:41
O Braga tentou nessa altura e desistiram logo porque o valor era muito alto…
Eu até acho que ele até agora baixou, desde essa altura. Agora com o interesse do Brighton é que voltou a subir.
Mas isso é como tudo. Quando nós aparecemos, aparecem os interessados e claro que o valor sobe automaticamente quando aparecemos…
30 Agosto, 2024 at 10:43
Jogamos razoavelmente bem. Jogamos bem para jogos em PT que não sejam os grandes.
Jogamos suficientemente bem para fazer isso a equipas do nivel das nossas grandes?!
Não sei…não me parece….
Basta passarem 2 ou 3 para marcarem 1 ou 2. E contra equipas fortes, passam sempre….
30 Agosto, 2024 at 11:02
Epá, o gajo valia 1M€ em Dezembro…
Tem 6 jogos na liga dinamarquesa, 2 golo e 2 assistências… O gajo do Benfic@ que estava emprestado à equipa dele tem muito mais jogos, muito mais golos e muito mais assistências… Como é que pediam assim tato dinheiro por o gajo sem ter feito nada de relevante?
Como é que este puto de 19 anos, com 6 jogos na liga dinamarquesa, vale mais que o Mateus?
Acho isto tudo muito estranho!
30 Agosto, 2024 at 10:43
Nem tu, nem eu nem +1906…
30 Agosto, 2024 at 10:26
Eu até te dizia quem é que ia ajudar a mudar um pouco a nossa identidade enquanto equipa e a fortalecer as nossas transições ofensivas, mas não quero bater mais no teu coração partido lol.
Eu acho que temos plantel e até acho que temos equipa para mudar completamente como jogamos, bloco mais baixo e explorar um bocado mais as saídas no contra-ataque contra PSV e Leipzig por exemplo, jogar mais parecido como jogávamos no 1o ano. O problema está na mente do treinador e na vontade em que tem para fazer isso e nos jogadores que quer usar. Uma frente de ataque com Pote Gyo Trincão não tem velocidade para o fazer, mas talvez uma frente com Maxi (partindo do principio que é rápido) Gyo e Geny e a velocidade para explorar as transições muda exponencialmente. Mas tem o treinador vontade para fazer isso e abdicar do seu jogo ultra controlado? Acho que não. Não me acredito que o Amorim queira voltar ao 3-4-3 clássico dele, mais baixo mais defensivo, aliás vamos ver já isso amanhã, duvido que ele vá abdicar destas nuances novas que expões muito mais os defesas.
30 Agosto, 2024 at 10:47
Concordo e acrescento…
Nenhuma equipa joga sempre da mesma maneira… Nem o Bayern Munique, Barcelona, Real Madrid…
Estas teimosias revelam a dificuldade que este treinador tem em fazer alterações estruturais na equipa por forma a ultrapassar as adversidades que surgem durante os jogos…
Isso devia ser efectuado nos treinos… Mas … Eu continuo sem ver isso no campo…
30 Agosto, 2024 at 9:27
Claramente. Mas o PSV o Bolonha o Sturm Graz o Brugge e o Lille são melhores????é que se são, não sei que caralho andamos a fazer na Champions.
Ps: o Porto arrisca-se a limpar mais uma liga Europa. Leram aqui primeiro.
30 Agosto, 2024 at 9:34
Não, não leram 🙂
Eu já tinha dito isso, porque este ano não há 3os da Champions a “envenenar” a LE…
Z
30 Agosto, 2024 at 12:13
De certeza que não há? De certeza que os derrotados do playoff não caiem para a Champions?
30 Agosto, 2024 at 12:13
Para a liga Europa*
30 Agosto, 2024 at 12:25
De certeza!
Ninguém segue da Champions para a Liga Europa. Os 8 eliminados no play-off juntam-se aos últimos 12 da fase “regular” e vão TODOS PARA CASA.
SL
30 Agosto, 2024 at 9:55
Bateste Arsenal e Tottenham e não eras melhor…
Cada jogo é um jogo e nós nestes jogos europeus não somos fiáveis.
Só vejo o Sturm Graz como equipa fraca. As outras, mesmo o Brugges que tem limitacoes, Lille etc… poderao ser mais difíceis do que pensamos.
30 Agosto, 2024 at 10:41
Não leram aqui primeiro porque eu já disse isso ontem… 😀 😀 😀
30 Agosto, 2024 at 11:37
Afinal quem é o pai da criança? 🙂
30 Agosto, 2024 at 9:31
Vou-me repetir : do 9 ao 24 é obrigatório. Até ao 8 seria extraordinário.
30 Agosto, 2024 at 9:34
Nós até com o Porto vamos perder no Sábado quanto mais passar na Champions
30 Agosto, 2024 at 9:41
Bem-vindo de volta, Chico!
30 Agosto, 2024 at 10:17
Esse Chico está sempre a malhar na equipa.
Deseja as derrotas do clube.
E só sabe falar mal.
Viram o que fiz aqui … 😀
30 Agosto, 2024 at 10:36
Obrigado caro Chico Faria
30 Agosto, 2024 at 10:49
Obrigado Chico.
Apesar do que estou a passar pessoalmente, assim já fico mais descansado para amanhã…
30 Agosto, 2024 at 9:45
Acho que não estão a ver bem o filme !
O plantel , tal como está, é curto para tanta ambição !
Sim, o Sporting focado na champions poderá fazer os 15 pontos…..mas e depois os jogos do campeoanto ? 3 dias antes ou 3 dias depois ? jogam os mesmos ? não vai dar !
O Viana tem até segunda para resolver o problema da falta de soluções.
Se o sorteio da champios foi favoravel e vai dar para arrecadar mais uns milhoes , é pagar a clausula do ioannidis e mandar os gregos passear
Não é com putos de 19 anos que lá vamos.
Se ainda conseguirem trazer um central patrão os adeptos agradecem
30 Agosto, 2024 at 9:56
Estou farto de o dizer… curto é pouco.
É ridículo.
30 Agosto, 2024 at 12:31
M Pereira, para o campeonato não jogam os mesmos, mas não precisam de mudar 16.
E para 90% dos jogos do campeonato, mesmo mudando 4 ou 5 dos 16 que jogaram ou vão jogar na Champions, dá para ganhar. Era o que faltava era que não!
O que acho preocupante não é o plantel não dar para o campeonato; preocupante é ainda (a 4 dias do fecho do mercado) faltar um PL e um central que ofereçam mais garantias para a Champions.
Um abraço e saudações leoninas
30 Agosto, 2024 at 9:51
https://www.abola.pt/futebol/noticias/sonho-do-sporting-falha-golo-do-outro-mundo-video-2024082923404682318
Era este o gajo que queriam para substituir o Gyokeres ? Há meu rico Paulinho
30 Agosto, 2024 at 10:06
vê o resumo todo e percebes que o Fotis dá 10-0 ao Paulinho
https://maisfutebol.iol.pt/incrivel/ioannidis/video-era-so-encostar-mas-ioannidis-fez-o-mais-dificil
30 Agosto, 2024 at 10:43
Golos desses e piores, o Paulinho falhou aos pontapés…
O Ioannidis é bom jogador!
30 Agosto, 2024 at 10:51
Sinceramente, vejo tantos jogos e avançados e …
Não vejo ali nada de diferenciador nesse grego…
Observo um gajo pesadão, trapalhão, honestamente não percebo porque é este hype todo … E mais, este jogador não é um goleador…
30 Agosto, 2024 at 11:52
“Observo um gajo pesadão, trapalhão … E mais, este jogador não é um goleador…”
Atão? Mas o objetivo era ou não era substituir o Paulinho?
30 Agosto, 2024 at 11:54
Se for por aí… És capaz de ter razão… Mas 25-30 M € por isso…
Haja vinho pra isto tudo…
30 Agosto, 2024 at 11:57
O paulinho veio por 23M.
Se multiplicares pelo coeficiente de desvalorização da moeda dá os tais 25M 🙂
30 Agosto, 2024 at 12:26
🙂
30 Agosto, 2024 at 13:12
Resta perceber quem quer o jogador…se for o Ruben que escolheu Paulinhos, Vinagres, Esgaio, Juste estamos lixados…se foi o departamento de scouting que como ele já assumiu foram os responsáveis pelo Gyo e Hujulmand, estamos bem!
30 Agosto, 2024 at 12:28
Vi o resumo até ao falhanço.
Nunca tinha visto videos nem jogos deste gajo. Eu gosto de ver o Sporting, o resto, vejo muito muito pouco.
Mas pronto, vi este resumo até ao falhanço.
Em primeiro, o pana dá ideia que foi massacrado e marcou duas das 3 ocasiões que teve.
Todos os lances em que aparece o ioanidis, não parece haver uma boa acção ofensiva.
No primeiro golo tenta dominar pra rodar pra baliza, domina mal e perde a bola. Má decisão, teve sorte de sobrar pró outro jogador que marca de primeira. Mas não se consegui desmarcar na diagonal, depois volta pró meio, domina mal e perde a bola.
No segundo golo, tava na grande área defensiva e alivia pra onde está virado. Contra-ataque e golo. Bom alívio, mas nada de extraordinário.
No falhanço, é clássico Paulinho.
Por esta amostra super reduzida, 1 acção positiva, o alívio de bola.
30 Agosto, 2024 at 9:53
Eu já li de tudo deste sorteio.
“Não me recordo de um sorteio tão favorável!”
“Se não passamos num grupo destes mais vale nem lá ir! ”
“Sorteio muito bom na minha opinião.”
“Se isto é um mau sorteio então desculpem lá mas não andamos lá a fazer nada.”
“Ainda querem vocês ir à CL para quê, era melhor ir para a conference league onde temos os mija na escada do nosso calibre e ambição”
Eu não acho isto normal.
Temos de ser exigentes, mas realistas.
Não, não serão jogos nada faceis.
Sim, poderia ter sido bem pior.
Mas fodasse, isto é a Champions.
Estão os melhores.
Acho que não temos a obrigação de passar, mas sim a obrigação de lutar pela passagem.
Os 8 primeiros seria maravilhoso. Os 16 primeiros, muito bom. Outro lugar que dê playoff é positivo.
Acho que temos de ser exigentes, mas não fazer daquilo que não é.
Vamos passar, confiança máxima na equipa.
Para já é isso que interessa
30 Agosto, 2024 at 10:19
Acho que a malta está muito habituada a jogar com Aroucas, Vizelas, Santa Clara….
Já não é a primeira Champions do Amorim.
Espero que aquela fase de interessa é participar já lhe tenha passado.
30 Agosto, 2024 at 10:22
Não conseguir lugar no playoff com este grupo é um falhanço do crl….
Ainda por cima…há muitos grupos de jogos muito piores do que o nosso. Nem é só pela qualidade mais fraca do nosso grupo, é olhando para os outros encontros já há vários jogos “grandes”….
30 Agosto, 2024 at 10:27
É ver os jogos do PSG, Leipzig ou do Lille.
Mesmo o benfica, inter, barcelona…
30 Agosto, 2024 at 10:34
Há 3 anos atrás, depois de termos vencido, Tottenham e os alemães… Quem é que não apostava em que iríamos conseguir o apuramento directo. Depois … Bem depois foi o Adán, o esgalho, as miseráveis opções e birras do treinador e … Foi o que se viu. Conseguimos cair pra liga Europa por pura sorte de um golo no final do jogo entre o Tottenham e os alemães…
30 Agosto, 2024 at 10:48
É também esse ‘record’ na mentalidade e as claras insuficiências no plantel que não me deixa ver este sorteio com tanto optimismo assim…
30 Agosto, 2024 at 10:50
Eu achei que não passar esse grupo foi um falhanço do crl….
30 Agosto, 2024 at 10:53
Eu também…
Aqueles dois jogos contra o Marselha foram traumatizantes…
Uma equipa fica reduzida a 10 jogadores e, pura e simplesmente abdicou de disputar o resultado…
Absurdo.
30 Agosto, 2024 at 12:39
Tendo estado a ganhar por 1-0. Perdendo uma oportunidade flagrante para ao 2-0 e a jogar contra um Marselho que, em casa, a perder e sem qualquer ponto ainda conquuistado deveria ser a equipa a ficar transtornada … deu-se exatamente o inverso.
ABSOLUTAMENTE INCOMPREENSÍVEL!
Mas também acho que este Sporting é mais equilibrado que o outro.
E que o também incompreensível disparate do jogo da Supertaça deste ano, poderá servir de abre-olhos (já temos o Nuno Santos … espero).
SL
30 Agosto, 2024 at 11:14
Mas foi reflexo de algo, não aconteceu por magia:
Gr inconsistente sob pressao – Adan (Marselha)
Jogador sem nível para jogar no SCP quanto mais a titular – Esgaio (Marselha)
Falta de soluções no meio campo – Ugarte enchia o campo e quando sai por lesao entra… Sotiris e perde-se completamente o meio campo (Frankurt)
Um único ponta e mediano, fraco – Paulinho
Vejo aqui alguns pontos em comum com a realidade e insuficiências actuais.
30 Agosto, 2024 at 11:17
Ah pois…
30 Agosto, 2024 at 11:26
Foi reflexo de algo, claramente. De uma época muito mal preparada.
Não estou é a ver a ligação a hoje…
Acabámos de contratar um GR.
Não temos nenhum jogador do nivel fraco do Esgaio, nem perto disso. Temos muito mais soluções do que tínhamos nessa altura….nessa altura eram os 10 titulares e mais nada, hoje temos 15/16 jogadores de campo “titulares” numa equipa que joga o triplo do que jogava essa…
Ponta de lança mediano e fraco….não creio…
Essa época foi muito mal preparada e os erros foram claros desde o inicio.
Não tem nenhuma ligação a esta época.
A única ligação que eventualmente poderá ter é se não contratarmos mais nenhum avançado e o RR e o Nel se revelarem insuficientes…e mesmo assim tem o Gyokeres que se lesionar….
30 Agosto, 2024 at 11:57
Bom… cada um acredita do que quiser.
Vamos por partes..
GR. Sim, compraste um gr. É bom com os pés mas… péssimo no posicionamento, incapaz de dar um passo em frente para encurtar ângulo, estamos em agosto ainda e já enterrou magistralmente em várias ocasiões. Até ver nesta posição não vejo upgrade, ate pelo contrário.
Nao temos um Esgaio? E o proprio Esgaio? Que eu saiba ainda está lá… Não temos elementos com enorme capacidade de enterramento? Estão lá ainda Esgaio, Mateus Reis que é incrívelmente burro a central e à falta de centrais vai entrar mais vezes nessa posição… e o que dizer de Diomandé. Pelo que tens visto desde jan/fev 2024 achas que não é garante de enterramento? Uma coisa é ter o capitão a limpar as abebias e ser um apoio para evoluir, outra é ele proprio ser o patrão da defesa com 20 anos. Aquela abordagem no golo do Rio Ave… e achas que não é um ‘Esgaio’.
Claro que é um jogador com factor de enterramento alto sob pressão, estilo marselha. Pensar o contrário é lirismo.
No meio campo houve upgrade porque Bragança chegou-se à frente aos 25 anos… assim temos 3 no meio campo em vez de 2 (Sotiris não era nada). Quanto a Ugarte vs Hulmand é ela por ela… perdeu-se na combatividde e qualidade nos duelos mas ganhou-se na saída, passe e equilibrio geral. Continuo a achar curto para 40 e tal jogos mas está melhor.
Quanto ao ataque hoje tens apenas um, que é um animal e é só um, para gerir em demasiados jogos, vindo de lesão e ainda a agarrar-se ao joelho.
Sim vejo aqui aspectos em comum. Não igual mas há lacunas graves no plantel e não querer ver isto so irá custar mais…
30 Agosto, 2024 at 12:49
Estou completamente de acordo com o Tiago. Nem o descalabro da Supertaça pode servir de comparação pois aí acho que houve más opções do Amorim defensivamente, não tínhamos Nuno Santos, o que levou a escolher um Quenda para uma posição para a qual ainda não estava rotinado e, ainda por cima com aqueles centrais.
Este Sporting não tem comparação (para muito melhor) com aquele que, mesmo assim, após as 2 primeiras jornadas tinha tido toda a obrigação de passar aos 8ºs num grupo com Tottenham, Eintracht e Marselha.
SL
30 Agosto, 2024 at 11:07
O falhanço já esta à vista, só de olhar para o plantel.
Achar que a qualificação é uma obrigação, como se comenta aqui, é puro lirismo e ingenuidade.
30 Agosto, 2024 at 11:54
Vamos ver
30 Agosto, 2024 at 12:02
Espero estar totalmente enganado mas não percebo onde vês as garantias em Kovacevic, Diomandé+Debast (ambos com 20 anos, naturalmente com muito por enterrar) e fazer 40/50 jogos só com um ponta top mas preso por arames…
Está a escapar-me algo?
30 Agosto, 2024 at 13:16
O Diomandé vai ser expulso em muito mais jogos esta época…aquela abordagem de jogar com os cotovelos não resulta…
30 Agosto, 2024 at 11:53
Não conseguir lugar no playoff seria uma vergonha de todo tamanho…
30 Agosto, 2024 at 10:22
Comentário com pés, tronco, e cabeça… finalmente.
Para mim as soluções do plantel e falta de experiência na defesa não me deixa ver as coisas com tanto optimismo.
Não vamos jogar só a CL… supostamente lutamos pelo bi. Ora para isto, ao dia de hoje, o plantel é algo… ridículo.
30 Agosto, 2024 at 10:30
Da base … Até á pirâmide…
30 Agosto, 2024 at 11:53
Mais nem…
30 Agosto, 2024 at 11:14
” Vamos passar ” não estarás a ser demasiado exigente e optimista?
30 Agosto, 2024 at 10:17
Ponto nº1 – Este modelo de Champions agrada-me mais.
Ponto nº2 – Parece-me que dá mais possibilidades de haver underdogs, lá mais para a frente e vai trazer mais emoção á coisa, mais estratégias e menos o fator “sorte” na “coisa”.
Ponto nº3 – O fato de 9º ao 24º lugar ainda dar para continuar a sonhar uns Oitavos, é positivo para nós, tugas.
Ponto nº 4 – Não existe para mim não ficar nas 24º melhores equipas em 32º equipas.
Ponto nº5 – Este plantel neste momento mesmo sendo curto, dá para ambicionar o ponto nº4, mas acredito que vamos pagar a fatura quando começar a doer a partir de Fev.
Ponto nº6 – É óbvio que se quisermos algo mais, é necessário ter uma “sombra” para Gyokeres, o grande diferencial atualmente em Portugal e nosso clube.
Acreditando na melhora no sistema defensivo e a confirmação das contratações (falta o avançado), temos plantel para acreditar em algo bonito lá mais para a frente.
Ponto nº7 – As melhoras Xupa.
30 Agosto, 2024 at 10:26
Este modelo para mim está muito bom.
Só o facto de podermos assistir a jogos bons praticamente todas as semanas….
PS: Vejam os jogos do PSG, ou até mesmo do Leipzig ou do Lille….não têm vida fácil…
30 Agosto, 2024 at 10:30
Obrigado Stanley.
30 Agosto, 2024 at 10:47
Não concordo nada com o ponto 2.
E demonstrei isso claramente ontem nos 2 conjuntos de jogos que coloquei aqui, onde um era “uma pera doce” e o outro era “um pesadelo”.
30 Agosto, 2024 at 11:20
Não sei.
O facto dos tubarões que normalmente andam pelo pote 1 terem que jogar 2 jogos entre si e ainda terem que jogar 2 jogos do pote 2, faz com que tenham que andar sempre em alerta máximo.
Mesmo assim ainda têm a possibilidade de jogar 2 jogos no playoff se correr mal.
Não sei mesmo. Vamos ver como corre a estreia deste modelo.
Mas já vejo mais jogos em quantidade e qualidade nesta fase.
30 Agosto, 2024 at 13:55
Stalley é não ficar nas 24 melhores em 36 ( e não 32) equipas.
De qualquer modo, não conseguir isso é um falhanço CLARO.
SL
30 Agosto, 2024 at 10:28
Bom, relativamente ao sorteio da Champions…
Podia ser pior, podia ser melhor … É o que é…
Para mim, até por causa da mudança do formato desta fase da competição, isto é jogo a jogo.
Não pode haver outra forma de encarar esta competição. Ou se está para dar o máximo e granjear prestígio e reconhecimento internacional ou então… Mudem de profissão… Vão jogar paddel ou outra treta qualquer.
Nem admito conversinhas de coitadinha como o treinador tanto gosta.
O SCP é o campeão nacional, entra na prova por inteiro mérito. Se não prepararam o plantel para as exigências desta época isso são contas de outro rosário. E mais, se daqui a 3 dias o plantel ficar como está e, formos para disputar as competições em que estamos envolvidos só com um avançado… Não vai ser bonito.
30 Agosto, 2024 at 10:53
É verdade oh TCdL estragaram-te as férias para ir ver a bola 🙂 ?
Jogos fora um pouco merdosos…
Ou vais ver o PSV na holanda?
30 Agosto, 2024 at 10:57
Epah pois foi…
Foi logo o que vi…
Nenhum destino de jeito e que falha o dinheiro que tinha de gastar para lá estar uma semana…
Granda cagada…
Ainda por cima com Londres e Bolonha no grupo mas em casa…bahhhh…
30 Agosto, 2024 at 11:04
Vais até Eindhoven
30 Agosto, 2024 at 11:13
Vai a Leipzig…
Tens a fabrica da Porsche lá que tem um circuito e é um bom local para visitar.
30 Agosto, 2024 at 12:49
Bruges é belo destino!
SL
30 Agosto, 2024 at 11:30
Temos um Presidente da República que gosta do paleio de “os Portugueses são os melhores do mundo!”. No futebol, é igual. Temos equipas jeitosas, nada mais do que isso.
O nosso clube, na Europa que conta, é quase irrelevante. Era capaz de ser bom começar por aceitarmos isso. Depois, pensarmos no que queremos e na estratégia para lá chegar. Aliás, como em todas as outras modalidades de alta performance / profissionais. Isto de navegar com base na História, no “wishful thinking” e no enviesamento cognitivo-emocional não costuma dar bom resultado…
O que penso do sorteio? Com o plantel que temos, com o histórico que temos, com o ADN europeu que (não) temos, vai ser obviamente desafiante, difícil. Mas devemos ambicionar sermos apurados para a ronda seguinte. Mais do que isso, já será um extra. Menos do que isso será um fracasso e, ao mesmo tempo, motivo para séria reflexão (pelo padrão que revela de não conseguirmos fazer parte da tal Europa do futebol que conta).
30 Agosto, 2024 at 11:40
Esquecendo o City e o Arsenal.
Temos assim tão pior defesa que Leipzig, Brugge, Lile, PSV, Bolonha e Sturm Graz?
Temos assim tão pior meio campo que Leipzig, Brugge, Lile, PSV, Bolonha e Sturm Graz?
Temos assim tão pior ataque que Leipzig, Brugge, Lile, PSV, Bolonha e Sturm Graz?
30 Agosto, 2024 at 11:49
Não, não temos. Por isso, acho que vai ser desafiante (somos o clube das eliminações ridículas, em fases iniciais das competições, contra adversários obscuros), mas que devemos – naturalmente – ambicionar passar.
A partir daí, só um capricho do sorteio nos pode ajudar. Não temos cabedal para mais.
Se for este o nosso modelo, a nossa visão, para o Sporting, estamos bem. Se não for, se quisermos ir mais além (um pouco à imagem do Porto, por exemplo), temos que mudar de estratégia.
O que queremos?
1. ser sempre apurados para a Champions? Temos que ser mais vezes campeões. Ou, no máximo, não cair do segundo lugar.
2. queremos ser sempre apurados, para a segunda fase da Champions? Temos que jogar para isso, ter plantel para isso e não entrar em choradinhos ou trade-offs do género campeonato vs. Europa – só dá para uma frente.
3. queremos ter uma presença na Europa mais agressiva, com melhores performances? Temos que investir mais, encontrar forma de melhorar significativamente as receitas do clube / SAD, ir buscar melhores jogadores, plantéis com menos lacunas, quando comparados com o nível médio dos “players” que serão apurados, consistentemente, para essa fase seguinte.
4. nunca conseguiremos ganhar a Champions? Vivo bem com isso. Gostava era de conseguirmos passar de 2. parra 3. E não vejo como, sinceramente.
30 Agosto, 2024 at 11:55
Acho que nesta fase não tanto, mas nos anos anteriores fruto de algum mau planeamento, de um mau orçamento, do que seja, falta de condições digamos assim, tivemos que optar.
Se queremos ir à Champions tivemos de priorizar o campeonato em detrimento da liga europa.
Neste momento temos um 11 com qualidade. Com rotinas.
O que acho que ainda nos falta é um bom banco.
Temos que dar o salto.
Mas tenho algum receio que seja às custas de um maior aumento de dividas.
Acima de tudo prefiro a saúde financeira e sobrevivência do clube.
30 Agosto, 2024 at 13:31
O mau planeamento continua lá.
RA ja veio dar a entender que provavelmente não vem ninguém.
30 Agosto, 2024 at 13:39
Acho que a direção pode não gastar os tais 25M mas vai trazer alguém para calar os sócios.
30 Agosto, 2024 at 11:47
Concordo plenamente e subscrevo integralmente.
30 Agosto, 2024 at 12:03
A Champions league é a principal competição de clubes do mundo.
Treinadores e jogadores todos querem disputar as fases finais desta competição.
Não admito conversinhas de coitadinhos e o car@&/# a sete …
É abordar os jogos um a um … Se não der para vencer, arreganho para sacar pelo menos 1 ponto…
Não admito fatalismos nem faltas de profissionalismo.
Não anda o treinador a encher a boca que agora já jogamos como “equipa grande” … Que temos tantas condições de treino e gabinetes de performance… Então demonstrem no em campo.
30 Agosto, 2024 at 12:52
Percebi ontem o que estás a passar e desejo te de coração, as melhoras.
O meu sogro passou pelo mesmo e vou tentar saber o que fez, porque agora está bem porreiro.
Forte abraço
30 Agosto, 2024 at 19:25
Obrigado.
30 Agosto, 2024 at 12:09
Acho que vamos fazer uma boa Champions! Estou confiante!
E vai ajudar-nos a atrair um real reforço no mercado de Inverno.
30 Agosto, 2024 at 12:34
Ou seja, já desistimos desta janela de mercado. Só durou uns meses. Realmente, que clube.
30 Agosto, 2024 at 12:53
Sem um jogador para o lugar do Paulinho, melhor que o Paulinho, na minha opinião, colocam-se os objectivos da época – ser bi-campeão e ser apurado pelo menos para o play-off da CL – em sério risco. Para mim isto é claro.
Já digo, há tempo, que com mais um bom avançado temos um plantel bem melhor que na época passada, e mais equilibrado, e que sem esse jogador isso não acontece. Vamos ficar absolutamente insuficientes no ataque porque sem esse jogador a gestão que vai ser preciso fazer ao Gyokeres vai afectar o 11 drasticamente – o sueco não vai poder jogar os jogos todos, de 3 em 3 dias! Por cada 4 tem de parar 1… e nesse 1 jogas com quem? Nel ou RR?
30 Agosto, 2024 at 13:00
Nem sei se vai dar para jogar 3 jogos de seguida quanto mais …
Amanhã quando sairem as datas dos jogos da Champions e virmos o encadeamento com as competições nacionais logo vamos ter a noção concreta da maluqueira que é entrar esta época só com um avançado no plantel…
30 Agosto, 2024 at 13:07
Pois… Eu já disse aqui várias vezes, eu sou da opinião que é melhor não ter o Paulinho do que ter o Paulinho. Igual para o esgaio. Estou indeciso quanto ao Edwards, mas irrita-me tanto que acho que também preferia que não o tivéssemos. Mesmo que não venha ninguém.
Entendo que a diferença na qualidade de jogo, em teoria, cairá imenso saindo o gyo e entrando o RR ou o Nel. Mas vai ser igual se entrar o conrad. Nesse sentido, faz falta um ponta de lança que possa substituir o gyo sem que se quebre tanto a qualidade de jogo. Dizem que o grego é bom, do muito pouco que vi, não achei, mas não posso dizer com tão pouco que vi.
Por esta altura já devíamos ter contratado um ponta de lança pró banco. Ficava satisfeitíssimo se fosse 2M o Tony Martinez.
Agora… O Paulinho não!!!
30 Agosto, 2024 at 13:17
É que é isso mesmo! O Paulinho… Não!
Z
30 Agosto, 2024 at 13:18
Eu não me importava de ter o Martinez mas não é o tipo de 9 que o Amorim procura… Agora, era um upgrade em comparação com o Nel e com o RR, que também não são o tipo de 9 que o Amorim procura para dar opção para o Gyokeres.
30 Agosto, 2024 at 13:21
Eu fico mesmo fodido com estas merdas…”Não é o 9 que o Amorim procura”… Então foda-se… Ponham-se a trabalhar os putos de maneira a serem o que o Amorim procura!
Ou então mandem o Amorim para o caralho e arranjem alguém que organize o futebol TODO e um treinador que saiba trabalhar neste sistema. É a única maneira de um clube como o Sporting ser sustentável.
Temos que ser uma “Fábrica” e não um “Aviário”!
Z
30 Agosto, 2024 at 13:33
Conrad ja nao vem…
30 Agosto, 2024 at 13:36
Martinez é mediano.
30 Agosto, 2024 at 13:37
É mediano mas é um upgrade ao Paulinho e custou 2M, não custou 15 ou 20.
30 Agosto, 2024 at 13:40
Ou 23.
30 Agosto, 2024 at 13:54
Não é melhor que o Paulinho.
É tua opinião contra a minha.
30 Agosto, 2024 at 14:49
Tens razão são opiniões… Quanto a factos o Paulinho foi bem mais caro…
Z
30 Agosto, 2024 at 14:52
Sim.
Mas isso não faz do Martinez um jogador melhor que o Paulinho.
30 Agosto, 2024 at 14:55
Mas faz do Paulinho uma pior opção por comparação.
Aliás por 23M€ à data de aquisição quantos jogadores tão melhores poderiamos ter ido buscar…
Z
30 Agosto, 2024 at 15:05
São jogadores tão diferentes…
Se fosse para só ter 1 e ele ser homem de área, é o Martinez sempre.
Se é para jogarem com 2 ou 3 na frente em combinações e a aparecerem na área…é sempre o Paulinho…
30 Agosto, 2024 at 15:16
Se for para atirar 23M€ à rua é o Paulinho sempre…
Z
30 Agosto, 2024 at 20:01
O Paulinho figura na minha lista dos piores avanços de sempre do Sporting.
O facto de ter sido útil valoriza ainda mais o Amorim e a equipa que com ele jogou…
30 Agosto, 2024 at 13:36
Aqui concordo… ha que ser realistas. Sem ponta extra os 8vos e bi sao uma miragem.
Pobreza franciscana este clube.
30 Agosto, 2024 at 15:07
Discordo.
Temos cerca de 25 jogos até ao mercado de Inverno.
Esta equipa tal como está ao dia de hoje é mais forte ofensivamente do que a do primeiro Terço da época passada (que tinha Gyo + Paulinho).
No ano passado o drama era a Taça das Nações Africanas e a falta de alternativa a Diomande e Morita. Este ano é a história do PL suplente.
Na minha opinião estão a confundir o bolo com a cereja.
Sendo que a cereja ainda pode vir no mercado de inverno.
Sem PL alternativo (até Janeiro) fica mais difícil mas discordo totalmente que seja “miragem”.
30 Agosto, 2024 at 15:15
Face ao ano passado, partimos com:
Um Trincão que só vimos na segunda metade da época passada.
Um Bragança que só houve na segunda metade da época passada.
Um Quaresma que só houve na segunda metade da época passada.
Uma equipa que joga como só jogou na segunda metade da época.
Um Quenda que nunca tivemos no ano passado.
Temos as contratações, que vamos ver o que dão mas que espero que sejam claras mais valias.
Perdemos o Coates que é uma perda ENORME.
Perdemos o Paulinho que foi muito importante e que resolveu vários jogos.
Eu acho que neste momento estamos claramente mais fortes do que na mesma altura no ano passado.
Mas…sem outro avançado…temo que não tenhamos o potencial de valorização e de melhoria que tivemos no ano passado…
30 Agosto, 2024 at 15:38
‘Eu acho que neste momento estamos claramente mais fortes do que na mesma altura no ano passado.’
Estás melhor contra um farense semi amador em agosto.
Estás melhor porque a base é a mesma um ano depois, houve evolução do jogo ofensivo, ha talento, todos se conhecem melhor… faz sentido.
Funciona… contra os Farenses e Nacionais, quando tudo corre bem.
30 Agosto, 2024 at 15:32
Pronto. Esta tudo bem entao… vou confiar.
Só estás melhor na coesao ofensiva. Foi um processo em crescendo desde a época passada. Mas a verdade é que se faltar Gyo ou se tiver abaixamento de forma como ja teve isso desaparece. Na época passada Gyo teve desgaste, fluctuaçoes e aí aqui e ali o Paulinho apareceu, encostou e isso ajudou. Se nem isso temos… No resto não… pelo contrario, estamos mais fracos na defesa e o gr é o que é…
Tens de olhar para o todo, estes jogos contra aroucas e farenses etc em agosto nao representam o que será a época.
A supertaça ja deu um cheirinho. Ou achas que aquilo aconteceu por magia?
30 Agosto, 2024 at 17:28
Não está tudo bem.
Se os próprios responsáveis do Sporting assumem que querem mais um avançado e estão a tentar tudo para o trazer, quem sou eu para dizer que está tudo bem?
Mas entre o “estar tudo bem” e o “Bi e passagem na champions é uma miragem” há um grande intermédio que é onde me encontro.
O desgaste do Gyo não foi sentido até Fevereiro do ano passado.
Sempre achei o Paulinho sub valorizado no Sporting, parece que foi preciso sair, que agora até parece ser imprescindível e ser o factor que nos faz passar de uma grande equipa para uma equipa de miragens.
O Sporting no ano passado, precisava mais do Paulinho para desbloquear jogos do que este ano.
Na defesa, vou contra a corrente, gosto muito mais do lote centrais e de alas que temos este ano do o que tínhamos no ano passado por esta fase.
Na baliza sim, estou receoso.
Mas se no ano passado acreditava em Título e boa campanha na LE, não percebo porque este ano com uma equipa melhor à partida não devo acreditar no campeonato+passagem na Champions.
31 Agosto, 2024 at 1:27
Epa… és um optimista 🙂
O único aspecto em que nos vejo melhor esta época é nas opções nas alas com os binómios Santos/Maxi – Geny/Quenda.
No resto vejo sim maior fluidez ofensiva porque decorre de uma evolução de um ano, há qualidade técnica etc… se houver estabilidade isso é normal suceder assim. Mas isso nao quer dizer que em 40/50 jogos nao precises de alguem com ou no ligar de Gyo. É impossível safares-te numa época tão exigente como esta, almejar o bi e campanha na CL como um só avançado. É uma época mais exigente que na época passada, sem ponta para gerir Gyo, sem Coates, sem gr.
Não tomes estas jornadas iniciais com goleadas como a norma 2024/25.
Relativamente aos centrais não vejo como podes preferir um grupo de centrais sem Coates ao que tens hoje…
Resumindo, como ja disse:
Espero estar totalmente enganado mas não percebo onde vês as garantias em Diomandé+Debast (ambos com 20 anos, naturalmente com muito por enterrar) e fazer 40/50 jogos só com um ponta top mas preso por arames…
Está a escapar-me algo?
30 Agosto, 2024 at 15:12
Faltando o tal ponta de lança, Slimani está livre… ehehehehehe
Espero que o Varandas, HV e RA façam por receber um avançado capaz, nem que seja por emprestimo, de modo a fazer rotação com o Gyokeres.
SL
Manuel Oliveira
30 Agosto, 2024 at 16:40
Não sou muito apologista de regressos. Costuma correr mal.
30 Agosto, 2024 at 18:20
Bem conversado e depois do sorteio de ontem o Ronaldo ainda vinha ser o tal substituto do Paulinho…
Não tenho dúvida que ainda aumentava o seu record de golos na Champions !
pena os atuais dirigentes não terem olho para a possivel expansão da marca Sporting!
31 Agosto, 2024 at 3:17
Os “meus” 11 pts devem dar passagem nos 24. Concordo que há progresso mas é muito difícil fazer subir uma equipa de 1.4 pontos por jogo para 1.7 ou 1.8 que te coloca pertinho do top8.
31 Agosto, 2024 at 3:17
Não era aqui.