A equipa principal de futebol feminino do Sporting Clube de Portugal está em Reiquiavique, capital da Islândia, onde entre hoje e sábado vai jogar a 1.ª ronda da Liga dos Campeões, num mini-torneio de qualificação.
O grupo orientado por Mariana Cabral terá o primeiro jogo já hoje, diante do Eintracht Frankfurt, da Alemanha, a partir das 15h, e no sábado, dependendo do resultado registado na quarta-feira, vai ter a segunda jornada do torneio, frente a uma das outras duas equipas deste grupo: FC Minsk ou Breidablik UBK.
Trata-se da 1.ª ronda de apuramento para uma segunda fase, que será ainda de apuramento, antes da entrada na fase de grupos da Liga dos Campeões.
“Claro que há uma energia diferente. Toda a gente está muito ansiosa e com muita vontade de jogar esta competição. Chegámos aqui num ambiente completamente diferente. O frio, o campo, é tudo diferente, o que é bom, faz com que todas estejam muito despertas e muito activas para o jogo que teremos amanhã, que sabemos será um desafio muito difícil, mas estamos preparadas para ele”, afirmou a “mister” Mariana Cabral.
A treinadora pormenorizou algumas das características do adversário desta quarta-feira. “Sabemos que o adversário tem esse lado mais físico, faz algumas coisas que são típicas do campeonato alemão. Sabemos o que temos de fazer para contrariar. Temos de ter bola, temos de saber circulá-la muito bem, sabendo que o campo é de dimensões bastante reduzidas, mas as jogadoras sabem muito bem onde estão os espaços, sabem também muito bem a qualidade que tem o Eintracht Frankfurt, uma equipa com bastante experiência nesta competição, que já esteve na fase de grupos e mantém praticamente o plantel, o mesmo treinador, por isso a forma de jogar será a mesma. Sabemos o que esperar, o que temos de fazer. Nos primeiros cinco minutos vamos ter aquele friozinho na barriga, a partir dai passa, estaremos no jogo e espero que a competir até ao final”.
Mariana Cabral assumiu que a UEFA Women’s Champions League é uma prova em que o Sporting CP tem ambições delineadas desde o início dos trabalhos da nova temporada. “Todos os objectivos que temos foram definidos no início da época pelo plantel com a consciência de toda a gente. Sabemos os objectivos que temos para esta ronda e o que nós queremos é adaptar-nos o mais rapidamente possível. Chegámos tarde, o objectivo é recuperar fisicamente, ter as jogadoras dispostas e com energia, não tivemos muito tempo de preparação, mas a preparação faz-se de muitas maneiras: com vídeo, com conversas, com treino, que é obviamente a melhor preparação, mas a melhor preparação é o que nós temos feito desde o primeiro dia da época, sabendo que as coisas demoram um bocadinho a chegar ao máximo nível, mas a equipa está num nível em que sabe que tem qualidade, sabe que pode competir nesta prova e que pode avançar”.
Uma nota final relativamente à nossa equipa feminina: “custou-me” ver mais de 30 mil pessoas no Estádio do Dragão, para ver a estreia da equipa feminina do FCP. Não tanto por se ter batido o recorde de público em Portugal, num jogo de futebol feminino, até porque isso é positivo para a modalidade e ajuda a despertar quem se está nas tintas, mas sim porque voltei a lamentar a ausência de oportunidades para a nossa equipa jogar em Alvalade.
Por exemplo, no final de Setembro, recebemos o Benfica, num fim de semana em que a equipa masculina não joga em Alvalade, mas o dérbi já está anunciado para o Aurélio Pereira.
Tenho mesmo pena que a política pareça ser continuar a manter as Leoas fora dos grandes palcos, e quem é responsável por ela devia perceber que de pouco vale levar as jogadoras ao relvado de Alvalade, para mostrar a Supertaça, se depois o trabalho de ligação aos adeptos continua a ser inexistente…
4 Setembro, 2024 at 9:17
Pena, o “projecto” não ser mais ambicioso. Podía ser um estandarte do nosso clube, não digo com facilidade, mas com boa probabilidade de, em poucos anos, chegarmos longe.
Assim sendo, ficamo-nos pelo incrementalismo. Cm a cm, pode ser que chegue algures. Tenho dúvidas, mas..
Força, leoas!
4 Setembro, 2024 at 12:48
Completamente de acordo sniper. Nos últimos 2 anos, no que se refere à competitividade do plantel não terá sido cm a cm, mas também não foi muito mais que dm a dm, o que é manifestamente insuficiente (na minha oinião) para enfrentar um ciclo de oportunidade dificilmente repetível para ganhar a hegemonia nacional e entrar na linha da frente europeia.
E não se trata só da competitividade do plantel. Porque essa competitividade para ser hegemónica tem de ter uma sustentabilidade mais estrutural: definição de alocação mínima orçamental para o FF na SAD (descriminada para os próximos 5 anos); política de regimes contratuais com as atletas que privilegiem a base salarial (e as condições de trabalho) e incluam SEMPRE cláusulas de rescisão; jogar no José Alvalade (pelo menos contra SLB, Racing Power, Braga, Famalicão, E Guimarães e Porto quando chegar a sua vez); merchandising autónomo com centro de custos próprio nas Lojas Verdes físicas e online (Gameboxes, equipamentos, cachecóis, agendas FF, calendários, posters, vestuário, ,etc ); propostas de alteração de quadro competitivo e de profissionalização total imediata da 1ª Liga e semi-profissionalização da 2ª Liga (organização a cargo da LPFP), de regulamentação do quadro profissional (tectos mínimos – “chãos” – salariais, quadros de formação, regras de negociação e distribuição centralizada de direitos televisivos; regras de mecanismos de compensação da formação; penalizações para incumpri,emtos, etc).
Há muita, mas mesmo muitas coisas para fazer e pouco mas mesmo muito pouco tempo para ter bom retorno dessas coisas que há para fazer.
Um abraço e saudações leoninas
4 Setembro, 2024 at 9:20
Esta estreia ja deveria ter acontecido à muito mais tempo mas caíamos sempre na “pré”.
Desta vez aproveitamos a dupla entrada e finalmente vamos jogar entre os melhores.
Boa sorte, Leoas!
4 Setembro, 2024 at 9:21
Força leoas!
Eu acredito numa grande época!
4 Setembro, 2024 at 9:29
Muito curioso para ver o desempenho da equipa neste jogo.
Tenho muita pena que não se tenha apostado mais no FF.
Ainda ontem, ou antes de ontem, já nem lembro, falei que podiam ter vendido o Esgaio ao Braga por 750 mil euros – e poupar 1 M€ em ordenados – e aplicar esse valor no FF… Mas não aceitaram menos de 1M€ por um gajo que, parece, este ano não vai contar para nada…
Vai ser um jogo complicado, contra uma equipa que tem um tipo de futebol com que temos algumas dificuldades mas o Benfic@ já lhe ganhou na época passada por isso é ter esperança.
4 Setembro, 2024 at 12:49
E o jogo vê-se em algum canal televisivo???
SL
4 Setembro, 2024 at 14:42
11
4 Setembro, 2024 at 12:36
Este jogo dá em algum canal televisivo ?
4 Setembro, 2024 at 13:13
Canal 11
4 Setembro, 2024 at 15:13
Goooooooooolo
4 Setembro, 2024 at 15:13
GOLO!!
4 Setembro, 2024 at 15:14
Como se falha este golo na cara da redes, depois vá lá golo na recarga. Vamos miudas para cima delas.
4 Setembro, 2024 at 15:25
Grande passe da Telma.
Depois acho que a Claudia e a Diana se atrapalharam, mas deu golo na mesma.
4 Setembro, 2024 at 15:31
Boa! Já marcamos!
4 Setembro, 2024 at 15:32
Quase todas as nossas jogadoras usam um Whoop. Sabem se patrocína o Sporting
4 Setembro, 2024 at 15:48
Não acompanho o ff , não sei o valor das alemãs , mas estou a ver e parece-me uma 1a parte muito razoável.
4 Setembro, 2024 at 15:52
Peço imensa desculpa… Mas eu não consigo olhar mais de 5 minutos para um jogo de FF…
Vejo ténis na boa, natação, atletismo… Mas futebol não me peçam isso… Não dá… Espero que seja um “Ainda não dá”…
Alguém aqui na tasca disse uma coisa com a qual me identificar…
“Não consigo ver um jogo em que todos os golos me parecem um frango…”
Pronto… É isto.
Z
4 Setembro, 2024 at 16:04
+1
Não sei se fui eu mas eu tenho isso…
Para já parece um jogo em câmara lenta e depois tem isso que me mete os nervos em franja…aquilo parece que basta acertar +- bem na bola e pumba…é golo. Só não há mais golos porque não conseguem encher mais o campo e chutar mais e melhor…
Com todo o respeito pelas atletas, que farão o melhor que conseguem…mas não consigo ver muito tempo….não me puxa….
4 Setembro, 2024 at 16:10
Vou ficar calado….para não malhar mais.
É o que é.
Espero que a modalidade evolua e um dia desperte mais o meu interesse.
Independentemente disso, representando o Sporting quero que ganhem sempre e em tudo.
Força leoas…
4 Setembro, 2024 at 16:15
Isso não está em causa!
Força Leoas!!!
Z
4 Setembro, 2024 at 16:30
Nem pensei que estarias a colocar em causa isso.
O meu nome não começa por J…
4 Setembro, 2024 at 16:15
“Não consigo ver um jogo em que todos os golos me parecem um frango…”
🙂
4 Setembro, 2024 at 16:32
Sinto o mesmo, é FF e basquete do Sporting. Um gajo vê NBA, e é um jogo completamente diferente. Não é culpa deles, é mais culpa minha.
4 Setembro, 2024 at 17:57
Epah…. mas se a bitola é a NBA…. então o basketball masculine do Sporting… e o nacional…. também não são “visionaveis”…
Z
4 Setembro, 2024 at 16:12
Eu concordo e acrescento um ” contra” : gosto das mulheres bem femininas , o que é uma raridade neste meio. E espero que não me chamem machista, misógeno ,etc etc. São gostos, só isso
4 Setembro, 2024 at 16:16
O teu gosto é o teu gosto… Desde que respeites todas, não vejo problema com a tua afirmação.
Z
4 Setembro, 2024 at 16:27
Claro que respeito , o ” meu mundo” é de todas as cores.
4 Setembro, 2024 at 16:28
Não tenho conhecimento suficiente para conseguir aferir esta situação mas ocasionalmente chegam-me fotos que desmentem esta teoria…hehehe
4 Setembro, 2024 at 16:31
😀 😀
Ele não as viu fora do cenário treino/jogo….
4 Setembro, 2024 at 16:33
Olhas para a Brenda e isso não interessa ahaha
4 Setembro, 2024 at 16:48
Há sempre exceções para confirmarem as regras 🙂
4 Setembro, 2024 at 16:49
Mas mesmo nesse caso….melhora sempre 😉
4 Setembro, 2024 at 17:55
Hahaha
Z
4 Setembro, 2024 at 18:01
Mostra, mostra ahahah
4 Setembro, 2024 at 21:54
Denali Murnan
Alisha Lehmann
A ‘nossa’ Hannah Wilkinson
Uma loirinha do Benfas de quem não sei o nome (não é a Chandra)
A própria Chandra
Quase todas as Lionesses
Exemplos de futebolistas bem femininas. Especialmente as primeiras duas…
4 Setembro, 2024 at 16:24
A Cláudia Neto é só sacar faltas
4 Setembro, 2024 at 16:28
Está Alicia é muito fraquinha. Só não deu golo por acaso
4 Setembro, 2024 at 16:40
E era tão promissora há 3 ou 4 anos…
4 Setembro, 2024 at 16:29
A vencer aos 70´, vamos ver.
Mas a qualidade do futebol…tirando um ou outro lance, epá, sinceramente.
4 Setembro, 2024 at 16:39
Que nervos.
Joga-se tão mal…
4 Setembro, 2024 at 16:42
A importância que é ter 2 centrais acima da mediania…
4 Setembro, 2024 at 16:43
A Cláudia Neto é tão softzinha. É uma pena, porque é das melhores tecnicamente.
De resto, falhamos dezenas de passes fáceis, com um jogo que até está de feição para o matarmos num contra-ataque. Enfim, dá nervos, é verdade.
4 Setembro, 2024 at 16:45
A liga alemã tem 2 boas equipas, que são o Bayern e o Wolfsburg.
O resto está ao nível de Benfic@ e Sporting.
Tirar uma jogadora alta nesta altura não é bom…
4 Setembro, 2024 at 16:49
Grande jogo da Neto.
Há muito tempo que não a via correr tanto.
4 Setembro, 2024 at 16:50
Tanto erro.
4 Setembro, 2024 at 16:52
Golóoooooooooo
4 Setembro, 2024 at 16:52
Que fixe
4 Setembro, 2024 at 16:54
mas que grande Ama Borges!!!
Parabéns!!!
4 Setembro, 2024 at 16:55
Grandes miúdas.
Dão sempre tudo.
Jogam pouco mas dão tudo, sempre.
Ver um jogo de FF até dá nervos, tantos são os erros.
Parabéns à equipa.
4 Setembro, 2024 at 17:14
Miguel também és demasiado exigente, jogamos com uma equipa que luta pelo título na Alemanha e que anda na alta roda europeia há muitos anos. Eu não percebo nada disto, mas o ano passado vi que uma equipa de iniciados masculina do Brasil ganhou á selecão nacional Brasileira feminina. Logo aí se vê o nível do futebol feminino. É como se estivessemos a ver um jogo de iniciados.
4 Setembro, 2024 at 18:07
Epá, Chico, tem noção.
Na Alemanha o titulo é disputado a 2, entre Bayern e Wolfsburg.
O resto joga do 3o lugar para baixo e são do nosso melhor nível – Benfic@ e Sporting.
Tens de te informar melhor.
4 Setembro, 2024 at 18:08
O resto, sim, é verdade.
Por isso é que dá vontade de rir quando se queixam que os homens ganham mais…
4 Setembro, 2024 at 17:10
Belíssima vitória. Independentemente das fragilidades notórias na qualidade do futebol que aqui vimos, todas dão o que podem. Parabéns às leoas!!!
4 Setembro, 2024 at 17:27
Boa vitória!!!
Agora como é a próxima eliminatória?!?
4 Setembro, 2024 at 17:29
O Sporting venceu o E. Frankfurt por 2-0 e está apurado para a final da primeira ronda de apuramento para a Liga dos Campeões, que se irá disputar este sábado. As leoas irão disputar o acesso à segunda ronda com o vencedor do confronto emtre o Minsk e o Breidablik, que se irá realizar ainda hoje, às 20:00.
4 Setembro, 2024 at 17:27
Fantástica vitória e que mostra também a evolução da modalidade em Portugal e desta equipa do Sporting.
É equipa terceira classificada no último campeonato alemão
4 Setembro, 2024 at 17:35
Excelente vitória contra uma das melhores equipas alemãs!
Confesso que estou impressionado com a forma como jogamos, sem qualquer inibição, a pressionar alto e em todo campo, nunca deixando as alemãs empurrarem a equipa para a defesa e deixando-as sempre em.sentido com as nossas transições rápidas!
Não sei se deram tudo neste jogo e esgotaram as baterias, mas fisicamente parecemos estar muito bem. Veremos se no sábado mantemos essa pedalada
Sem qualquer desprimor, não estava nada a espera desta vitória, e arrisco-me a dizer que fizemos hoje 80% do caminho para a fase de grupos!
Parabéns Leoas!
4 Setembro, 2024 at 18:12
Eu estava à espera que dessem luta e tentassem vencer.
O Benfic@ jogou com elas 2 vezes a época passada. Ganhou em casa e empatou fora – que foi o que lhe valeu ser apurado no grupo.
A diferença entre Bayern e Wolfsburg para as outras equipas é grande.
O titulo só é disputado por essas duas. As outras são um campeonato à parte.
4 Setembro, 2024 at 23:01
O E. Frankfurt é um clube com passado glorioso na europa no feminino, ganharam 4 WCL e internamente têm 7 campeonatos para além de uma carrada de taças, perdeu algum fulgor de 2016-2021 mas têm-se aproximado nos últimos 3 anos dos dois da frente no campeonato alemão.
O que me tem causado algum espanto é que este ano practicamente não se reforçaram ainda e deixaram sair duas jogadoras importantes.
Mesmo assim seria sempre uma equipa muito dificil de defrontar e eliminar, estivemos bem hoje.
6 Setembro, 2024 at 9:21
Atenção às expectativas no caminho para a fase de grupos. Nesta primeira ronda o Sporting ainda terá de derrotar a equipa da casa, Breidablik, amanhã. Conseguindo isso passa à segunda fase de acesso à fase de grupos, que será uma eliminatória a duas mãos contra uma das melhores equipas europeias:
* PSG (4.° no ranking europeu de clubes)
* Wolfsburg (6.°)
* Real Madrid (8.°)
* Juventus (9.°)
* Manchester City (11.°)
* Häcken (12.°)
Penso que o Häcken estará no mesmo pote que os vencedores dos grupos da primeira ronda, pelo que não será opção; a escolha estará entre as outras cinco equipas. Chegar à fase de grupos nesta época será, se acontecer, um enorme feito desta equipa.
4 Setembro, 2024 at 17:43
Agora vai ser com as Bielorrussas que já são campeão do seu país há 10 anos ou com as Islandesas que jogam em casa. A seleção Islandesa tem feito bons resultados são umas grandes cavalonas, não nos devemos aguentar com elas.
https://pt.uefa.com/womenseuro/teams/500058–iceland/matches/
4 Setembro, 2024 at 17:45
Em 2024 ganharam á Alemanha e Polónia
4 Setembro, 2024 at 22:24
Parece que essa equipa que é campeão lá da Bielorrússia há 10 anos seguidos levou 6-1 das matulonas islandesas…
Eu não sei se tu sabes, Chico, mas 75%/80% da selecção da Islândia joga fora do país…
4 Setembro, 2024 at 23:14
Curiosamente, das três jogadoras do Breidablik, que são normalmente convocadas para a seleção, nenhuma delas é titular.
4 Setembro, 2024 at 23:46
Devíamos todos estar felizes com o prognóstico do Chico….
4 Setembro, 2024 at 17:47
Parabéns Leoas!!!
4 Setembro, 2024 at 18:50
“Benfica bate Nordsjaelland e dá passo em frente no apuramento para a Champions feminina.”
4 Setembro, 2024 at 19:51
Se eliminarem o Sarajevo, o que é natural. São cabeças de série. Chatos, se a lógica se mantiver, Servette, Anderlecht e Celtic. Galatasaray e Hammarby não têm ranking. Mas o Hammarby, foi campeão à frente do Hacken e do Rosengard.
4 Setembro, 2024 at 20:09
Classificação da liga alemã de futebol feminino
https://www.zerozero.pt/edicao/1-frauen-bundesliga-2023-2024/176171
4 Setembro, 2024 at 21:19
E?
4 Setembro, 2024 at 20:31
Não percebo. Investimos muito pouco. O campeonato português é uma desgraça. Mas, apesar disso, pelos vistos temos a mesma qualidade que qualquer equipa alemã excepto o Wolfsburgo e o Bayern?
4 Setembro, 2024 at 22:01
Vou tentar dar-te a minha opinião…
O FF é muito diferente do FM. Não podes olhar da forma como olhas para o FM e fazeres um paralelismo entre os 2.
Para começar, há muito mais jogadores de bom para cima no FM.
No FF, jogadoras de bom para cima, não há um número grande. E falo de jogadoras que, por exemplo, façam a diferença num jogo de futebol. A Cláudia Neto era boa jogadora por isso teve a carreira que teve e jogo em Espanha, na Suécia, no Wolfsburg da Alemanha, na Fiorentina… Sempre foi reconhecida na Europa.
Do nível dela tivemos a Ana Borges de quando jogou no Chelsea e quando veio para o Sporting. Agora temos a Kika com bom potencial para ser uma jogadora como foi a Neto. E temos, de algum modo, a Lúcia Alves num patamar um pouco abaixo – não sei se entrará já no “boa jogadora” mas está ali…
O resto, por cá, são jogadoras medianas e medíocres.
Ora, se tu comparares com o FM, o panorama é completamente diferente. Bons jogadores há aos pontapés. E tens uma panóplia de bons jogadores com vários níveis, o que no FF nem precisas de te preocupar com isso porque são poucas.
Depois, essas boas jogadoras estão praticamente todas concentradas nas melhores equipas: Barcelona, Lyon, PSG, Bayern, Wolfsburg, Arsenal, Chelsea e City que são as de nível mais alto, Liverpool, At. Madrid, Real Madrid, Paris FC, Juventus e Roma num nível a seguir.
Fora destas equipas é raro terem boas jogadoras – porque são contratadas por elas.
Portanto, o grosso das equipas tem jogadoras medianas.
Muitas jogadoras não sabem rematar, não são boas a jogar de cabeça, são pouco físicas, são pouco rápidas… A jogadora mediana não é boa tecnicamente – é frequente falharem passes simples, recepções simples, terem maus domínios de bola, são fracas a rematar – pouca força e pouca direcção!
Portanto, o FF está nivelado pela mediania e pela mediocridade.
Uma equipa que saiba defender, que tenha centrais razoáveis – ali um pouco acima da mediania – e uma guarda-redes competente – como é a Seabert ou como é a Pauels – tem grande probabilidade de não sofrer golos. Até porque é preciso mais qualidade e competência para marcar golos do que para defender, que é mais fácil, especialmente quando do outro lado as equipas flutuam entre a mediania e a mediocridade.
Equipas como o Bayern ou o Wolfsburg têm orçamentos de cerca de 2,5/3,0 M€.
O Barcelona, que domina o FF, tem um orçamento de 5M€, que é o mais alto no FF.
Equipas como o Eintracht tem orçamentos a bater nos 1,5M€ ou 2M€ se se esticarem um bocado. Estão perfeitamente ao nosso alcance.
Por isso eu tenho falado aqui que para termos uma boa equipa não era preciso muito dinheiro – começando com 2M€ e subindo 0,5M€ por época, facilmente faríamos uma boa equipa com 3M€, para andar ao nível do Bayern ou do Wolfsburg.
Como eu disse ontem, vendendo o Esgaio ao Braga por 750 mil euros, e poupando o 1M€ de salário do gajo, só aqui já tinhas quase os 2M€ para começar o projecto do FF…
Enfim, é isto que eu vejo.
Claro que precisavas de gente competente, que soubesse apanhar as boas jogadoras enquanto são novas – basta ver os mundiais ou europeus de Sub17 e Sub19 para se perceber quem é diferenciado – e que conseguisses trazer as boas jogadoras em fim de carreira – como eu já falei aqui do caso da Asllani.
4 Setembro, 2024 at 21:34
Por curiosidade:
https://ge.globo.com/futebol/futebol-internacional/noticia/2024/09/04/bola-de-ouro-2024-veja-indicadas-no-feminino-e-data-da-premiacao.ghtml
Quanto custarão os passes destas jogadoras?
Que tipo de salários são praticados?
Qual o valor do orçamento anual de clubes como o Barcelona, Lyon, Chelsea, PSG, Bayern, Wolfsburg, Arsenal (actual Top 8)?
Seria impossível pensarmos mais alto?
Ficam estas perguntas no ar, para os especialistas e para os “opinialistas” aqui da Tasca.
4 Setembro, 2024 at 22:10
O principal problema, não é custo de passes e salários. A jogadora mais cara dessa lista,é a Barbra Banda, que custou 650000. O principal problema, são situações como aquela, da Madeira, no fim de semana passado ou a situação do Vilaverdense, entre outras, que faz com que jogadoras de um nível mais alto, não queiram vir para Portugal.
4 Setembro, 2024 at 22:25
Sim, isso é uma vergonha.
Mas mesmo sem isso não era fácil trazer boas jogadoras para o nosso campeonato!
5 Setembro, 2024 at 12:58
As ‘leoas’ 68ªs do ranking, venceram com mérito as 20ªs o Eintracht Frankfurt, por muitas voltas que o mesmo do costume tente dar.
https://www.forumscp.com/t/futebol-feminino-%C3%A9poca-20242025/74301/2454?u=alfacinha50
https://www.forumscp.com/t/futebol-feminino-%C3%A9poca-20242025/74301/2466?u=alfacinha50