A equipa principal de futebol feminino do Sporting Clube de Portugal está em Reiquiavique, capital da Islândia, onde entre hoje e sábado vai jogar a 1.ª ronda da Liga dos Campeões, num mini-torneio de qualificação.
O grupo orientado por Mariana Cabral terá o primeiro jogo já hoje, diante do Eintracht Frankfurt, da Alemanha, a partir das 15h, e no sábado, dependendo do resultado registado na quarta-feira, vai ter a segunda jornada do torneio, frente a uma das outras duas equipas deste grupo: FC Minsk ou Breidablik UBK.
Trata-se da 1.ª ronda de apuramento para uma segunda fase, que será ainda de apuramento, antes da entrada na fase de grupos da Liga dos Campeões.
“Claro que há uma energia diferente. Toda a gente está muito ansiosa e com muita vontade de jogar esta competição. Chegámos aqui num ambiente completamente diferente. O frio, o campo, é tudo diferente, o que é bom, faz com que todas estejam muito despertas e muito activas para o jogo que teremos amanhã, que sabemos será um desafio muito difícil, mas estamos preparadas para ele”, afirmou a “mister” Mariana Cabral.
A treinadora pormenorizou algumas das características do adversário desta quarta-feira. “Sabemos que o adversário tem esse lado mais físico, faz algumas coisas que são típicas do campeonato alemão. Sabemos o que temos de fazer para contrariar. Temos de ter bola, temos de saber circulá-la muito bem, sabendo que o campo é de dimensões bastante reduzidas, mas as jogadoras sabem muito bem onde estão os espaços, sabem também muito bem a qualidade que tem o Eintracht Frankfurt, uma equipa com bastante experiência nesta competição, que já esteve na fase de grupos e mantém praticamente o plantel, o mesmo treinador, por isso a forma de jogar será a mesma. Sabemos o que esperar, o que temos de fazer. Nos primeiros cinco minutos vamos ter aquele friozinho na barriga, a partir dai passa, estaremos no jogo e espero que a competir até ao final”.
Mariana Cabral assumiu que a UEFA Women’s Champions League é uma prova em que o Sporting CP tem ambições delineadas desde o início dos trabalhos da nova temporada. “Todos os objectivos que temos foram definidos no início da época pelo plantel com a consciência de toda a gente. Sabemos os objectivos que temos para esta ronda e o que nós queremos é adaptar-nos o mais rapidamente possível. Chegámos tarde, o objectivo é recuperar fisicamente, ter as jogadoras dispostas e com energia, não tivemos muito tempo de preparação, mas a preparação faz-se de muitas maneiras: com vídeo, com conversas, com treino, que é obviamente a melhor preparação, mas a melhor preparação é o que nós temos feito desde o primeiro dia da época, sabendo que as coisas demoram um bocadinho a chegar ao máximo nível, mas a equipa está num nível em que sabe que tem qualidade, sabe que pode competir nesta prova e que pode avançar”.
Uma nota final relativamente à nossa equipa feminina: “custou-me” ver mais de 30 mil pessoas no Estádio do Dragão, para ver a estreia da equipa feminina do FCP. Não tanto por se ter batido o recorde de público em Portugal, num jogo de futebol feminino, até porque isso é positivo para a modalidade e ajuda a despertar quem se está nas tintas, mas sim porque voltei a lamentar a ausência de oportunidades para a nossa equipa jogar em Alvalade.
Por exemplo, no final de Setembro, recebemos o Benfica, num fim de semana em que a equipa masculina não joga em Alvalade, mas o dérbi já está anunciado para o Aurélio Pereira.
Tenho mesmo pena que a política pareça ser continuar a manter as Leoas fora dos grandes palcos, e quem é responsável por ela devia perceber que de pouco vale levar as jogadoras ao relvado de Alvalade, para mostrar a Supertaça, se depois o trabalho de ligação aos adeptos continua a ser inexistente…
4 Setembro, 2024 at 17:35
Excelente vitória contra uma das melhores equipas alemãs!
Confesso que estou impressionado com a forma como jogamos, sem qualquer inibição, a pressionar alto e em todo campo, nunca deixando as alemãs empurrarem a equipa para a defesa e deixando-as sempre em.sentido com as nossas transições rápidas!
Não sei se deram tudo neste jogo e esgotaram as baterias, mas fisicamente parecemos estar muito bem. Veremos se no sábado mantemos essa pedalada
Sem qualquer desprimor, não estava nada a espera desta vitória, e arrisco-me a dizer que fizemos hoje 80% do caminho para a fase de grupos!
Parabéns Leoas!
4 Setembro, 2024 at 18:12
Eu estava à espera que dessem luta e tentassem vencer.
O Benfic@ jogou com elas 2 vezes a época passada. Ganhou em casa e empatou fora – que foi o que lhe valeu ser apurado no grupo.
A diferença entre Bayern e Wolfsburg para as outras equipas é grande.
O titulo só é disputado por essas duas. As outras são um campeonato à parte.
4 Setembro, 2024 at 23:01
O E. Frankfurt é um clube com passado glorioso na europa no feminino, ganharam 4 WCL e internamente têm 7 campeonatos para além de uma carrada de taças, perdeu algum fulgor de 2016-2021 mas têm-se aproximado nos últimos 3 anos dos dois da frente no campeonato alemão.
O que me tem causado algum espanto é que este ano practicamente não se reforçaram ainda e deixaram sair duas jogadoras importantes.
Mesmo assim seria sempre uma equipa muito dificil de defrontar e eliminar, estivemos bem hoje.
6 Setembro, 2024 at 9:21
Atenção às expectativas no caminho para a fase de grupos. Nesta primeira ronda o Sporting ainda terá de derrotar a equipa da casa, Breidablik, amanhã. Conseguindo isso passa à segunda fase de acesso à fase de grupos, que será uma eliminatória a duas mãos contra uma das melhores equipas europeias:
* PSG (4.° no ranking europeu de clubes)
* Wolfsburg (6.°)
* Real Madrid (8.°)
* Juventus (9.°)
* Manchester City (11.°)
* Häcken (12.°)
Penso que o Häcken estará no mesmo pote que os vencedores dos grupos da primeira ronda, pelo que não será opção; a escolha estará entre as outras cinco equipas. Chegar à fase de grupos nesta época será, se acontecer, um enorme feito desta equipa.
4 Setembro, 2024 at 17:43
Agora vai ser com as Bielorrussas que já são campeão do seu país há 10 anos ou com as Islandesas que jogam em casa. A seleção Islandesa tem feito bons resultados são umas grandes cavalonas, não nos devemos aguentar com elas.
https://pt.uefa.com/womenseuro/teams/500058–iceland/matches/
4 Setembro, 2024 at 17:45
Em 2024 ganharam á Alemanha e Polónia
4 Setembro, 2024 at 22:24
Parece que essa equipa que é campeão lá da Bielorrússia há 10 anos seguidos levou 6-1 das matulonas islandesas…
Eu não sei se tu sabes, Chico, mas 75%/80% da selecção da Islândia joga fora do país…
4 Setembro, 2024 at 23:14
Curiosamente, das três jogadoras do Breidablik, que são normalmente convocadas para a seleção, nenhuma delas é titular.
4 Setembro, 2024 at 23:46
Devíamos todos estar felizes com o prognóstico do Chico….
4 Setembro, 2024 at 17:47
Parabéns Leoas!!!
4 Setembro, 2024 at 18:50
“Benfica bate Nordsjaelland e dá passo em frente no apuramento para a Champions feminina.”
4 Setembro, 2024 at 19:51
Se eliminarem o Sarajevo, o que é natural. São cabeças de série. Chatos, se a lógica se mantiver, Servette, Anderlecht e Celtic. Galatasaray e Hammarby não têm ranking. Mas o Hammarby, foi campeão à frente do Hacken e do Rosengard.
4 Setembro, 2024 at 20:09
Classificação da liga alemã de futebol feminino
https://www.zerozero.pt/edicao/1-frauen-bundesliga-2023-2024/176171
4 Setembro, 2024 at 21:19
E?
4 Setembro, 2024 at 20:31
Não percebo. Investimos muito pouco. O campeonato português é uma desgraça. Mas, apesar disso, pelos vistos temos a mesma qualidade que qualquer equipa alemã excepto o Wolfsburgo e o Bayern?
4 Setembro, 2024 at 22:01
Vou tentar dar-te a minha opinião…
O FF é muito diferente do FM. Não podes olhar da forma como olhas para o FM e fazeres um paralelismo entre os 2.
Para começar, há muito mais jogadores de bom para cima no FM.
No FF, jogadoras de bom para cima, não há um número grande. E falo de jogadoras que, por exemplo, façam a diferença num jogo de futebol. A Cláudia Neto era boa jogadora por isso teve a carreira que teve e jogo em Espanha, na Suécia, no Wolfsburg da Alemanha, na Fiorentina… Sempre foi reconhecida na Europa.
Do nível dela tivemos a Ana Borges de quando jogou no Chelsea e quando veio para o Sporting. Agora temos a Kika com bom potencial para ser uma jogadora como foi a Neto. E temos, de algum modo, a Lúcia Alves num patamar um pouco abaixo – não sei se entrará já no “boa jogadora” mas está ali…
O resto, por cá, são jogadoras medianas e medíocres.
Ora, se tu comparares com o FM, o panorama é completamente diferente. Bons jogadores há aos pontapés. E tens uma panóplia de bons jogadores com vários níveis, o que no FF nem precisas de te preocupar com isso porque são poucas.
Depois, essas boas jogadoras estão praticamente todas concentradas nas melhores equipas: Barcelona, Lyon, PSG, Bayern, Wolfsburg, Arsenal, Chelsea e City que são as de nível mais alto, Liverpool, At. Madrid, Real Madrid, Paris FC, Juventus e Roma num nível a seguir.
Fora destas equipas é raro terem boas jogadoras – porque são contratadas por elas.
Portanto, o grosso das equipas tem jogadoras medianas.
Muitas jogadoras não sabem rematar, não são boas a jogar de cabeça, são pouco físicas, são pouco rápidas… A jogadora mediana não é boa tecnicamente – é frequente falharem passes simples, recepções simples, terem maus domínios de bola, são fracas a rematar – pouca força e pouca direcção!
Portanto, o FF está nivelado pela mediania e pela mediocridade.
Uma equipa que saiba defender, que tenha centrais razoáveis – ali um pouco acima da mediania – e uma guarda-redes competente – como é a Seabert ou como é a Pauels – tem grande probabilidade de não sofrer golos. Até porque é preciso mais qualidade e competência para marcar golos do que para defender, que é mais fácil, especialmente quando do outro lado as equipas flutuam entre a mediania e a mediocridade.
Equipas como o Bayern ou o Wolfsburg têm orçamentos de cerca de 2,5/3,0 M€.
O Barcelona, que domina o FF, tem um orçamento de 5M€, que é o mais alto no FF.
Equipas como o Eintracht tem orçamentos a bater nos 1,5M€ ou 2M€ se se esticarem um bocado. Estão perfeitamente ao nosso alcance.
Por isso eu tenho falado aqui que para termos uma boa equipa não era preciso muito dinheiro – começando com 2M€ e subindo 0,5M€ por época, facilmente faríamos uma boa equipa com 3M€, para andar ao nível do Bayern ou do Wolfsburg.
Como eu disse ontem, vendendo o Esgaio ao Braga por 750 mil euros, e poupando o 1M€ de salário do gajo, só aqui já tinhas quase os 2M€ para começar o projecto do FF…
Enfim, é isto que eu vejo.
Claro que precisavas de gente competente, que soubesse apanhar as boas jogadoras enquanto são novas – basta ver os mundiais ou europeus de Sub17 e Sub19 para se perceber quem é diferenciado – e que conseguisses trazer as boas jogadoras em fim de carreira – como eu já falei aqui do caso da Asllani.
4 Setembro, 2024 at 21:34
Por curiosidade:
https://ge.globo.com/futebol/futebol-internacional/noticia/2024/09/04/bola-de-ouro-2024-veja-indicadas-no-feminino-e-data-da-premiacao.ghtml
Quanto custarão os passes destas jogadoras?
Que tipo de salários são praticados?
Qual o valor do orçamento anual de clubes como o Barcelona, Lyon, Chelsea, PSG, Bayern, Wolfsburg, Arsenal (actual Top 8)?
Seria impossível pensarmos mais alto?
Ficam estas perguntas no ar, para os especialistas e para os “opinialistas” aqui da Tasca.
4 Setembro, 2024 at 22:10
O principal problema, não é custo de passes e salários. A jogadora mais cara dessa lista,é a Barbra Banda, que custou 650000. O principal problema, são situações como aquela, da Madeira, no fim de semana passado ou a situação do Vilaverdense, entre outras, que faz com que jogadoras de um nível mais alto, não queiram vir para Portugal.
4 Setembro, 2024 at 22:25
Sim, isso é uma vergonha.
Mas mesmo sem isso não era fácil trazer boas jogadoras para o nosso campeonato!
5 Setembro, 2024 at 12:58
As ‘leoas’ 68ªs do ranking, venceram com mérito as 20ªs o Eintracht Frankfurt, por muitas voltas que o mesmo do costume tente dar.
https://www.forumscp.com/t/futebol-feminino-%C3%A9poca-20242025/74301/2454?u=alfacinha50
https://www.forumscp.com/t/futebol-feminino-%C3%A9poca-20242025/74301/2466?u=alfacinha50