Tem tido um impacto espetacular na equipa. Tem jogado muito.
Só uma nota.
Ninguém tem este rendimento em 2 meses e meio chegando no ultimo dia de mercado…e se deve a um grande crescimento nestes 2 meses e meio.
Ele tinha lá isto tudo dentro, o Amorim não conseguiu explorar. E por isso foi chegar lá e mostrar.
Que faça uma grande época e que chegue ao Sporting para ter impacto porque vamos precisar muito dele. Precisaremos muito mais dele do que do dinheiro…porque vai ser um ano de muitas saídas importantes….
Qualquer decisão estratégica de gestão deve ser integrada em contexto.
Esta época 2024/25 é uma época é uma época em que TODO o contexto aconselha um esforço de ionvestimento para aproveitar as condições favoráveis potencialmente para uma boa evolução desportiva e financeira e para uma melhoria do nosso posicionamento competitivo nacional e internacional nas duas áreas, o que, por sua vez, cria condições mais favoráveis à partida em anos futuros.
Dito de outra forma acho que são verdades laPalissianas que: quanto mais melhorarmos as performances internacionais com regularidade mais potenciamos a capacidade financeira; quanto mais nos capacitamos finaceiramente mais estabilizamos a actividade (o core business, para usar anclicanismos da moda) da SAD; quanto maior for a estabilidade financeira, maiort e´a capacitação cdesportiva:
Acresce que tudo isto, no nosso caso, o mercado interno e respectivo acesso ao mercado externo (o que dá mais dinheiro) é o de 3 cães a disputar osso e meio, sendo que, agora, só um fica com o osso maior e só outro tem acesso ao meio osso.
Quem partiu este ano em melhores condições teóricas de ganhar o osso maior foi o Sporting. Para que as condições teóricas tivessem mais possibilidade de concretização prática, havia que reforçar a aposta.
Foi o que foi feito, mantendo a base mais consistente e de maior futuro de um plantel campeão nacional “sem espinhas” e reforçando-a cirurgicamente com 4 jogadores que poderão acrescentar maior equilíbrio em maior qualidade global, para enfrentar o acréscimo competivo de uma época previsivelmente mais exigente.
Objectivos? CLAROS:
1 – Ser bi-campeão para dar continuidade a esta vantagem competitiva e ir contrariando a tendência dos últimos 50 anos, cavando mais o fosso relativamente aos 2 rivais (agora estando por cima em vez de estar crónicamente em baixo):
2 – realizar uma campanha europeia que prestigie o Clube, valorize ainda mais os seus activos, melhore o seu posicionamento no ranking europeu (e consequentemente aumente as hipóteses de realização de receitas daí diretamente decorrente), atraia mais investidores e aumente as nossas capacidades para estar presentes em outros grandes eventos competitivos que também geram milhões (e.g.: este ano , os clubes portugueses com presença no Mundial de Clubes e acesso aos M€ que a FIFA aí distribui são os nossos 2 rivais).
3 – Procurar ser tão inflexível quanto possível e desejável no aproveitamento das condições dos mercados de inverno e de verão de 2025, para manter os mesmos princípios de ESTABILIDADE EM MELHORIA PROGRESSIVA que pautaram a direcão estratégica da SAD p+ara o Futebol porofissional masculino nas últimas 2 épocas.
Sinceramente não vejo que a SAD tenha falhado nestes objectivos ou que não os esteja a cumprir. Diria até que, até agora, estão a “sair melhor que a encomenda”. Os números (desportivos e financeiros não o desmentem), bem como outros indicadores (qualidade exibcional, futebol atractivo, maturidade competitiva numa equipa bastante jovem e de enorme futuro, aproveitamento e enquadramento muito razoável de jovens oriundos da formação ou adquirids no mercado).
Se esta tendência continuar e se confirmar no final da época, seremos bi-campeões, teremos realizado a maior receita da história em compensação de resultados europeus, reforçamos a nossa capacidade e fragilizamos os nosso rivais. E adquirimos mais capacidade potencial de realizar maiores receitas regulares e estruturais.
Onde, na minha opinião, estamos ainda a falhar?
Não no reforço do investimento no Futebol, mas sim no melhor aproveitamento das maiores recitas que esse investimento gera:
a) Devemos ser muito mais proactivos no abate da dívida (nomeadamente a fornecedores) e no reconhecimento de dívidas ao Sporting clube.
b) Devemos ser mais agressivos na captação de bons patrocínios e de mais e melhor publicidade;
c) devemos melhorar muitoo a capacidade de comunicação institucional, nomeadamente nos nosso media e nas nosss plataformas digitais;
d) mais importante de tudo – DEVEMOS APROVEITAR ESTA ONDA POSITIVA E ESTA NOSSA MAIOR CAPACITAÇÃO FACE AOS RIVAIS (e não só nos resultados do Futebol) PARA CAPITALIZAR A NOVA VANTAGEM DE ATRAÇÃO EM CAPTAÇÃO DE NOVOS ASSOCIADOS NUMA ORDEM DE UMA CENTENA DE MILHARES EM 3 ANOS (o que seria MUITO FACILITADO por uma alteração estatutária que permitisse em segurança o alrgamento nacional das AGs e a igualização dos direitos de voto entre todos os associados, encontrando outras formas de compensar a fidelização).
Por tudo isto, caro Paulo, acho que não será muito assertiva a opinião de criticar o nível (e mesmo a qualidade) de investimento feito pela SAD nesta época e na passada. Diria mesmo que foi essa a grande alteração de eficiência da SAD na época varandista. Se existe mérito de Varandas e Zenha nessa alteração de paradigma? Diria que foi o resultado de uma aposta de muito risco (e que só resultou à 4ª ou 5ª tentativa), com uma boa dose de sorte à mistura e com a confluência de muitas competências (em alguns casos APESAR do CA da SAD), mas que também conta com mérito da direcção do Clube.
Um abraço e saudações leoninas
p.s.: Dito tudo isto, julgo que todos na Tasca sabem que nunca fui defensor das listas de Varandas, procuro escrutinar bastante a actuação das suas direcções – tal como fazia com as anteriores, mas neste caso com muito maior desconfiança – nem sou defensor da sua eventual re-eleição por entender que ele e a tendência elitista leonina que o apoia são OBJETIVAMENTE PERNICIOSOS ao desenvovimento estrutura e estruturante de um Clube que passe a ser regularmente dominante de todo o desporto português e que esteja não so entre os melhores mas também entre os maiotres da Europa.
E aí vamos nós outra vez, um gajo que só sabe destruir que é mau no passe mau no transporte de bola, pelo menos foi isso que mostrou nas várias vezes que foi chamado á equipa A e no chaves faz exatamente o quê num meio campo a 2?
O facto de ser da formação não o isenta de apresentar qualidade ou de ter de encaixar no sistema tático da equipa!!!
O Essugo não tem características para jogar num meio campo a dois, ponto final parágrafo!!!!
Mas num meio campo a 3 em que ele é trinco e os outros dois constroem tem estampa física para correr bem ou numa equipa cujo objetivo seja mais defender do que criar
É interessante ver a praga de lesões que tem afectado o nosso, já de si curto, plantel. Os centrais rodam praticamente todas as semanas porque nunca estão bons. O Nuno Santos perdeu a época. O pote já é a segunda lesão que vai implicar longo tempo de recuperação. Posso estar errado, mas acho que tanto o hujlmand como o morita também já falharam jogos. Estamos a meio de novembro.
Se calhar o nosso futebol demolidor em que jogamos claramente 2 ou 3 velocidades acima das restantes equipas do campeonato tem a ver não só com rotinas e entrosamento mas também com gerir picos de forma, que… Sendo atingidos agora em novembro… Quererão dizer uma quebra de forma em dezembro janeiro?
A lesão do Nuno Santos são coisas que podem acontecer e nada têm a ver com a preparação ou a intensidade com que se joga.
Já casos como o dos centrais ou do Pote, têm.
Acho que é um problema global. Estão todos os clubes com problemas de lesões, não é um exclusivo nosso. E por isso, parece-me mais ser um problema com que temos de viver e não um problema de gestão (por principio).
As lesões dos centrais creio que tem a ver com o esforço que têm de fazer a jogar tão subidos HxH. O Diomande foi traumático (entorse), acontece. Mas as 2 musculares (Inácio e Quaresma) estará relacionado com isso. Têm de correr mais e mais em sprint que é habitual para centrais. Vai ser preciso sempre muita rotação na equipa mas penso que vai acontecer o ano todo…costumo dizer que basta 5 centrais para quem joga com 3, se calhar vamos precisar de +1 mesmo que seja um puto que vá entrando nos jogos mesmo durante os jogos para dar descanso. Não sei quem, não vi grande coisa na B. E o St. Just se calhar só vai mesmo servir para isto. Entrar meio jogo e tal…
O Nuno Santos é da pancada…não há grande remédio nem nada que o evite.
O ultimo caso é o do Pote. Mas eu acho que o Pote…foi por ser o Pote. O Amorim arriscou porque a equipa precisa tanto do Pote e num jogo critico como era em Braga…
Nós temos de gerir a equipa e temos de gerir nos moldes risco zero. Se não está a 100%, se está no fio, se tem jogado muito, poupar. Mas depois há tipo o Edwards que está lesionado sem jogar……ou o Quaresma que é poupado e se lesiona em treino…..ás vezes é só mesmo azar….
As lesões fazem parte, não me parece que seja problema do Sporting…
A gestão do Pote foi mal feita.
Teve muito a ver com o contexto. Último jogo do Amorim. Querer sair num cenário perfeito. Pote a querer ajudar o Amorim. Arriscaram os 2. Deu merda.
Nessa foi problema do Sporting.
As outras é normalíssimo. Traumáticas ainda mais.
Ali faz falta alguém que consiga fazer bem os apoios.
Sei que vou ser talvez polémico, mas a colocar lá alguém seria o Bragança.
Pensei no Morita que também é bom nos apoios mas naquela posição estaria um pouco perdido sem referências.
Maxi Araujo é mais de levar a bola no pé e na minha opinião faz mais falta a ala.
Um puto novo? Acho que estará mais protegido no meio.
Ou seja num meio campo já de si curto. Arriscava tirar mais um e dar lugar a 1 ou 2 miúdos. Talvez o João Simões e o Arreiol.
Tem aí o jogo ideal para testar. Amarante.
A solução ideal seria o Edwards deixar-se de merdas 🙂 começava a jogar de forma consistente e a colocar em prática o melhor que já vimos dele e puxava o Trincão para a esquerda.
Mas acredito menos nessa opção do que dar vaga no meio a um puto.
Para mim não pode ser nenhum dos médios, porque depois ficamos com um total de zero médios no banco e acabamos a romper os 3.
E acho o contrário de proteger o puto. É muito mais dificil entrar para o meio campo de estalo do que para a frente. Na frente está muito mais protegido. O médio que for para entrar, tem de ser muito mais gradual do que o que entrar para a frente, é mais fácil.
As 2 posições mais dificeis para um puto “pegar” são central a 2 e médio em meio campo a 2. E depois, claro…Ponta de Lança por causa das lutas com centrais. São as posições em que estás mais vezes exposto a superioridades numéricas.
As exigências são gigantes, é preciso um “arcaboiço” muito grande.
Não quer dizer que não seja possivel mas é o mais dificil. Jogar na frente é mais perto do que fazia e tem as costas quentes. Mesmo que lhe corra mal, não é catastrófico. Correr mal a um médio num meio campo a 2, é.
Eu queria dizer para a equipa. Este sistema na minha opinião precisa como do pão para a boca de um avançado como o Pote. São os apoios que faz que desequilibram e muito na frente.
Meter lá um puto vai ser o mesmo que nada. Seria preferível outro já mais batido e entrosado com a equipa.
Para o puto tens razão.
Central a 2, médio a 2 e PL sozinho na frente é apertado.
Mas contra a maioria das equipas em Portugal até acho que é pacifico estar no nosso meio campo com a companhia de qualquer um dos nosso médios e até mesmo os centrais a compensar.
E também porque arriscando e dando merda, a seguir, ja nao seria problema do RA…
Foi um all-in mal jogado, para nós.
Sporting deu a volta a um contexto dificílimo, sem ele. Pote é muito útil, muito importante na época mas não é aquela máquina, o mago que dizem. Era preferível deixá-lo a 100% da lesão. Não foi o caso.
Tiago, o que vi do Bruno Ramos gostei muito e o Taibo também pode ser uma boa opção.
Quanto ao Saint-Juste muita gente criticou (e eu confesso que também não aceitei bem de início) a opção de tratar esta última lesão na Holanda; mas parece que está a dar bons resultados. Parece-me que neste regresso aparece mais alegre e mais confiante e progressivamente mais afoito nas suaa acçs (gostei imenso da sua prestação contra o Braga); acho que a breve trecho vamos todos (inalmente) engolir alguns sapos sobre a opinião que fomos gerando acerca do jogador … que sejam digeridos “à francesa” … engolimos com gosto por fazer parte da tradição gastronómica.
Um abraço e saudações leoninas
Quanto aos putos, não vi o suficiente…o que vi, não achei nada de especial e tenho muitas duvidas da capacidade de ambos no HxH….
O St. Just não tenho nenhuma esperança. Está enquanto é pouco tempo, quando ele e o clube ganharem confiança e ele começar de inicio dura 2 ou 3 semanas. E não vejo diferença nenhuma para as outras vezes no que joga e na forma de estar….
Eu renovava com o St. Juste ajustando o salário à quantidades de jogos que fizesse. O gajo, mesmo a jogar meias partes, é um jogador com muita utilidade e capacidade para ajudar a equipa. É um gajo que, quando joga, dá sempre algo mais à equipa.
Temos é de assumir que não será um jogador para jogar 90 minutos sobre 90 minutos…
Por mais que goste muito quando joga, uma equipa grande não pode ter recursos que estão 3 meses por ano bons e que contam-se pelos dedos das mãos os jogos que fazem a titulares…
Principalmente num plantel curto. Tinha de ser o 7º central e para isso prefiro não….
E ele nunca aceitaria renovar pelos jogos que joga….não é parvo….
E se nunca mais se lesionasse? Se calhar o corte na guita metia o a rever aspectos da sua vida que não estão alinhados com o que faz ou quase não faz no futebol.
Ou seja dois centrais, um deles que pode jogar a médio tb, e o outro canhoto
Mais um médio, que pode jogar a 6 e a 8.
E um médio ofensivo que acho que está a ser treinado como uma espécie de Pote
Algumas podem ser minimizadas, outras geridas contudo, e como já por aqui referi mais do que uma vez…
Uma das causas que origina mais lesões é a falta do treino de resistência… Esse é os alicerces e as fundações do rendimento desportivo…
Com a densidade de jogos que existe hoje em dia e, apesar das 5 substituições, a probabilidade de contrair lesões é maior do que era há uns anos atrás…
Como quase não há tempo para treinar durante a época … O treino de resistência tem que ser efectuado na pré temporada…
Os aspectos espirituais e de relação com Deus também são primordiais mas aí um manager só pode reconhecer. O treino seria meditação e oração. Atletas como Ronaldo ou Messi quase não tem lesões e ambos sentem zero vergonha das duas crenças, apesar de não passarem o tempo a falar nelas.
Excelente notícia. Acho que vamos ser bem assediados no mercado de Janeiro, mas espero que a política seja sair só pela claúsula. Deixem os negócios para o verão (e aí sim, será uma razia, parece-me)
«O Sporting irá competir pelo título de melhor clube do ano na 15.ª edição dos Globe Soccer Awards, cerimónia marcada para o dia 27 de dezembro, no Dubai.
Nessa categoria, os leões terão pela frente Al Ahly, Al-Ain, Atlético Mineiro, Bayer Leverkusen, Inter, Manchester City, Olympiacos, PSG, Real Madrid e o Botafogo, de Artur Jorge.»
O Botafogo de Artur Jorge? Então não é que o sr José Pereira, o Kim Il Jong da ANTF, se esqueceu de lhe desejar sucesso e de o referir como “novo embaixador da excelência do treinador português” (como fez com o Amorim, de quem apresentou queixa por ser treinador do Braga e depois do Sportiing sem ter as habilitações suficientes … sempre gostaria que habiltações terá esse burgesso do José Pereira)
Eu não ficaria nada. É o primeiro jogo do João Pereira. Em casa contra uma equipa da 3ª Liga. com Arsenal 4 dias depois para a Champions. Conhece- o desde os tempos de jogador (do Pereira, claro … os do Esgaio não sei se já chegaram). O Esgaio é o actual decano do plantel. Até por uma questão de ganhar mais facilmente o grupo, acredito que não seja má opção.
O que não gostariaéra de não o ver no banco por o estar a poupar para … o Arsenal.
SL
Agostinho, acho que há aí uns putos a mais.
Há quem precise mais de jogar para estar com bom ritmo para o Arsenal: Saint-Juste, Inácio, Trincão (que vai estar quase duas semanas com treinos de merda e sem jogar ou a jogar uma dúzia de minutos), Matheus Reis, Quenda, Catamo, Hjulmand, Bragança precisam de jogo mesmo que nem todos para os 90 minutos.
Mas todos os que cá estão e o Trincão deviam ser titulares e 5 deles sairem para entrarem putos ou alguns outros que estiveram em seleções.
A excluir deste jogo apenas Israel, Maxi Araujo, Morita e talvez Gyokeres.
É a minha opinião: dar ritmo aos que precisam para o Arsenal; encarao o jogo eo adversário com a máxima seriedade; trabalhar ao máximo possível o grupo com que vai ter de contar par o resto da época. Estes seriam os principais objectivos de João Pereira para a gestão em simultâneo deste jogo e do futuro do grupo de trabalho.
Um abraço e saudações leninas
Eu até acho que ele deve jogar esse jogo com o Amarante a titular.
Ele, Edwards, Kovacevic, Fresneda, Harder, e já vão 5 .
Por amor de Deus, se com os jogadores que estão no clube não se ganhar ao Amarante, por muito respeito que se tenha, porque eu gosto de respeitar todos os adversários, então teríamos que ir contratar alguém do Amarante.
Todos aqueles que não têm jogado, deverão jogar, e evidente, que o diabo tece-as, no banco ficariam alguns qye que têm jogado, mas titulares e se possível jogarem o jogo todo, os que não têm jogado.
Uma parte para abater divida – que tem juros bem mais elevados – e outra para investir no clube.
Para mim faz sentido, desde que a esmagadora maioria seja para abater divida – 85% a 90%. Agora, ficarem a pagar durante 25 anos já me parece um bocado exagerado – pelo menos 6 mandatos vão ter de levar com este pagamento!
14 Novembro, 2024 at 10:02
Bom Dia
SL
14 Novembro, 2024 at 10:07
Bom dia…
https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-betclic/sporting/detalhe/essugo-convence-em-espanha-vai-jogar-no-real-madrid-ou-onde-quiser?ref=HP_DestaquesPrincipais
14 Novembro, 2024 at 10:14
Tem tido um impacto espetacular na equipa. Tem jogado muito.
Só uma nota.
Ninguém tem este rendimento em 2 meses e meio chegando no ultimo dia de mercado…e se deve a um grande crescimento nestes 2 meses e meio.
Ele tinha lá isto tudo dentro, o Amorim não conseguiu explorar. E por isso foi chegar lá e mostrar.
Que faça uma grande época e que chegue ao Sporting para ter impacto porque vamos precisar muito dele. Precisaremos muito mais dele do que do dinheiro…porque vai ser um ano de muitas saídas importantes….
14 Novembro, 2024 at 10:20
Igual com o Mateus Fernandes…
E nós só com 3 médios
14 Novembro, 2024 at 10:44
Pois, falámos abundantemente disso aqui pela Tasca antes do final da janela de transferências…
14 Novembro, 2024 at 11:44
Pois,
Inclusive disse que se estava a apostar tudo nesta época, em detrimento do futuro do clube.
Entendemos tudo melhor agora, né?
14 Novembro, 2024 at 14:56
Qualquer decisão estratégica de gestão deve ser integrada em contexto.
Esta época 2024/25 é uma época é uma época em que TODO o contexto aconselha um esforço de ionvestimento para aproveitar as condições favoráveis potencialmente para uma boa evolução desportiva e financeira e para uma melhoria do nosso posicionamento competitivo nacional e internacional nas duas áreas, o que, por sua vez, cria condições mais favoráveis à partida em anos futuros.
Dito de outra forma acho que são verdades laPalissianas que: quanto mais melhorarmos as performances internacionais com regularidade mais potenciamos a capacidade financeira; quanto mais nos capacitamos finaceiramente mais estabilizamos a actividade (o core business, para usar anclicanismos da moda) da SAD; quanto maior for a estabilidade financeira, maiort e´a capacitação cdesportiva:
Acresce que tudo isto, no nosso caso, o mercado interno e respectivo acesso ao mercado externo (o que dá mais dinheiro) é o de 3 cães a disputar osso e meio, sendo que, agora, só um fica com o osso maior e só outro tem acesso ao meio osso.
Quem partiu este ano em melhores condições teóricas de ganhar o osso maior foi o Sporting. Para que as condições teóricas tivessem mais possibilidade de concretização prática, havia que reforçar a aposta.
Foi o que foi feito, mantendo a base mais consistente e de maior futuro de um plantel campeão nacional “sem espinhas” e reforçando-a cirurgicamente com 4 jogadores que poderão acrescentar maior equilíbrio em maior qualidade global, para enfrentar o acréscimo competivo de uma época previsivelmente mais exigente.
Objectivos? CLAROS:
1 – Ser bi-campeão para dar continuidade a esta vantagem competitiva e ir contrariando a tendência dos últimos 50 anos, cavando mais o fosso relativamente aos 2 rivais (agora estando por cima em vez de estar crónicamente em baixo):
2 – realizar uma campanha europeia que prestigie o Clube, valorize ainda mais os seus activos, melhore o seu posicionamento no ranking europeu (e consequentemente aumente as hipóteses de realização de receitas daí diretamente decorrente), atraia mais investidores e aumente as nossas capacidades para estar presentes em outros grandes eventos competitivos que também geram milhões (e.g.: este ano , os clubes portugueses com presença no Mundial de Clubes e acesso aos M€ que a FIFA aí distribui são os nossos 2 rivais).
3 – Procurar ser tão inflexível quanto possível e desejável no aproveitamento das condições dos mercados de inverno e de verão de 2025, para manter os mesmos princípios de ESTABILIDADE EM MELHORIA PROGRESSIVA que pautaram a direcão estratégica da SAD p+ara o Futebol porofissional masculino nas últimas 2 épocas.
Sinceramente não vejo que a SAD tenha falhado nestes objectivos ou que não os esteja a cumprir. Diria até que, até agora, estão a “sair melhor que a encomenda”. Os números (desportivos e financeiros não o desmentem), bem como outros indicadores (qualidade exibcional, futebol atractivo, maturidade competitiva numa equipa bastante jovem e de enorme futuro, aproveitamento e enquadramento muito razoável de jovens oriundos da formação ou adquirids no mercado).
Se esta tendência continuar e se confirmar no final da época, seremos bi-campeões, teremos realizado a maior receita da história em compensação de resultados europeus, reforçamos a nossa capacidade e fragilizamos os nosso rivais. E adquirimos mais capacidade potencial de realizar maiores receitas regulares e estruturais.
Onde, na minha opinião, estamos ainda a falhar?
Não no reforço do investimento no Futebol, mas sim no melhor aproveitamento das maiores recitas que esse investimento gera:
a) Devemos ser muito mais proactivos no abate da dívida (nomeadamente a fornecedores) e no reconhecimento de dívidas ao Sporting clube.
b) Devemos ser mais agressivos na captação de bons patrocínios e de mais e melhor publicidade;
c) devemos melhorar muitoo a capacidade de comunicação institucional, nomeadamente nos nosso media e nas nosss plataformas digitais;
d) mais importante de tudo – DEVEMOS APROVEITAR ESTA ONDA POSITIVA E ESTA NOSSA MAIOR CAPACITAÇÃO FACE AOS RIVAIS (e não só nos resultados do Futebol) PARA CAPITALIZAR A NOVA VANTAGEM DE ATRAÇÃO EM CAPTAÇÃO DE NOVOS ASSOCIADOS NUMA ORDEM DE UMA CENTENA DE MILHARES EM 3 ANOS (o que seria MUITO FACILITADO por uma alteração estatutária que permitisse em segurança o alrgamento nacional das AGs e a igualização dos direitos de voto entre todos os associados, encontrando outras formas de compensar a fidelização).
Por tudo isto, caro Paulo, acho que não será muito assertiva a opinião de criticar o nível (e mesmo a qualidade) de investimento feito pela SAD nesta época e na passada. Diria mesmo que foi essa a grande alteração de eficiência da SAD na época varandista. Se existe mérito de Varandas e Zenha nessa alteração de paradigma? Diria que foi o resultado de uma aposta de muito risco (e que só resultou à 4ª ou 5ª tentativa), com uma boa dose de sorte à mistura e com a confluência de muitas competências (em alguns casos APESAR do CA da SAD), mas que também conta com mérito da direcção do Clube.
Um abraço e saudações leoninas
p.s.: Dito tudo isto, julgo que todos na Tasca sabem que nunca fui defensor das listas de Varandas, procuro escrutinar bastante a actuação das suas direcções – tal como fazia com as anteriores, mas neste caso com muito maior desconfiança – nem sou defensor da sua eventual re-eleição por entender que ele e a tendência elitista leonina que o apoia são OBJETIVAMENTE PERNICIOSOS ao desenvovimento estrutura e estruturante de um Clube que passe a ser regularmente dominante de todo o desporto português e que esteja não so entre os melhores mas também entre os maiotres da Europa.
14 Novembro, 2024 at 10:31
Concordo!
14 Novembro, 2024 at 15:27
E aí vamos nós outra vez, um gajo que só sabe destruir que é mau no passe mau no transporte de bola, pelo menos foi isso que mostrou nas várias vezes que foi chamado á equipa A e no chaves faz exatamente o quê num meio campo a 2?
O facto de ser da formação não o isenta de apresentar qualidade ou de ter de encaixar no sistema tático da equipa!!!
O Essugo não tem características para jogar num meio campo a dois, ponto final parágrafo!!!!
Mas num meio campo a 3 em que ele é trinco e os outros dois constroem tem estampa física para correr bem ou numa equipa cujo objetivo seja mais defender do que criar
14 Novembro, 2024 at 15:38
Diz-me 1 médio que se destaque em Espanha que se limita a destruir e que não saiba jogar.
O que dizes não podia estar mais longe da verdade e ele está a mostrar em Espanha….
Vê alguns jogos do Las Palmas….
14 Novembro, 2024 at 15:40
E já tinha mostrado no Chaves, calculo que tenhas visto tantos jogos dele no Chaves como no Las Palmas.
E já tinha mostrado no Sporting B na Liga 3.
Mas pronto….
14 Novembro, 2024 at 10:15
É interessante ver a praga de lesões que tem afectado o nosso, já de si curto, plantel. Os centrais rodam praticamente todas as semanas porque nunca estão bons. O Nuno Santos perdeu a época. O pote já é a segunda lesão que vai implicar longo tempo de recuperação. Posso estar errado, mas acho que tanto o hujlmand como o morita também já falharam jogos. Estamos a meio de novembro.
Se calhar o nosso futebol demolidor em que jogamos claramente 2 ou 3 velocidades acima das restantes equipas do campeonato tem a ver não só com rotinas e entrosamento mas também com gerir picos de forma, que… Sendo atingidos agora em novembro… Quererão dizer uma quebra de forma em dezembro janeiro?
14 Novembro, 2024 at 10:33
A lesão do Nuno Santos são coisas que podem acontecer e nada têm a ver com a preparação ou a intensidade com que se joga.
Já casos como o dos centrais ou do Pote, têm.
14 Novembro, 2024 at 10:50
Acho que é um problema global. Estão todos os clubes com problemas de lesões, não é um exclusivo nosso. E por isso, parece-me mais ser um problema com que temos de viver e não um problema de gestão (por principio).
As lesões dos centrais creio que tem a ver com o esforço que têm de fazer a jogar tão subidos HxH. O Diomande foi traumático (entorse), acontece. Mas as 2 musculares (Inácio e Quaresma) estará relacionado com isso. Têm de correr mais e mais em sprint que é habitual para centrais. Vai ser preciso sempre muita rotação na equipa mas penso que vai acontecer o ano todo…costumo dizer que basta 5 centrais para quem joga com 3, se calhar vamos precisar de +1 mesmo que seja um puto que vá entrando nos jogos mesmo durante os jogos para dar descanso. Não sei quem, não vi grande coisa na B. E o St. Just se calhar só vai mesmo servir para isto. Entrar meio jogo e tal…
O Nuno Santos é da pancada…não há grande remédio nem nada que o evite.
O ultimo caso é o do Pote. Mas eu acho que o Pote…foi por ser o Pote. O Amorim arriscou porque a equipa precisa tanto do Pote e num jogo critico como era em Braga…
Nós temos de gerir a equipa e temos de gerir nos moldes risco zero. Se não está a 100%, se está no fio, se tem jogado muito, poupar. Mas depois há tipo o Edwards que está lesionado sem jogar……ou o Quaresma que é poupado e se lesiona em treino…..ás vezes é só mesmo azar….
As lesões fazem parte, não me parece que seja problema do Sporting…
14 Novembro, 2024 at 10:57
A gestão do Pote foi mal feita.
Teve muito a ver com o contexto. Último jogo do Amorim. Querer sair num cenário perfeito. Pote a querer ajudar o Amorim. Arriscaram os 2. Deu merda.
Nessa foi problema do Sporting.
As outras é normalíssimo. Traumáticas ainda mais.
14 Novembro, 2024 at 10:59
Sim.
Arriscaram.
Não pagou.
Aconteceu o mesmo que no ano passado em Bergamo.
Espero que o Pote tenha aprendido…
14 Novembro, 2024 at 11:00
E espero que este tempo sirva para o JP trabalhar bem uma solução.
14 Novembro, 2024 at 11:30
É uma oportunidade de ouro.
Ali faz falta alguém que consiga fazer bem os apoios.
Sei que vou ser talvez polémico, mas a colocar lá alguém seria o Bragança.
Pensei no Morita que também é bom nos apoios mas naquela posição estaria um pouco perdido sem referências.
Maxi Araujo é mais de levar a bola no pé e na minha opinião faz mais falta a ala.
Um puto novo? Acho que estará mais protegido no meio.
Ou seja num meio campo já de si curto. Arriscava tirar mais um e dar lugar a 1 ou 2 miúdos. Talvez o João Simões e o Arreiol.
Tem aí o jogo ideal para testar. Amarante.
A solução ideal seria o Edwards deixar-se de merdas 🙂 começava a jogar de forma consistente e a colocar em prática o melhor que já vimos dele e puxava o Trincão para a esquerda.
Mas acredito menos nessa opção do que dar vaga no meio a um puto.
14 Novembro, 2024 at 12:11
É meter o Fresneda a ala direito e subir o Quenda…
14 Novembro, 2024 at 12:12
Para mim não pode ser nenhum dos médios, porque depois ficamos com um total de zero médios no banco e acabamos a romper os 3.
E acho o contrário de proteger o puto. É muito mais dificil entrar para o meio campo de estalo do que para a frente. Na frente está muito mais protegido. O médio que for para entrar, tem de ser muito mais gradual do que o que entrar para a frente, é mais fácil.
14 Novembro, 2024 at 13:01
Percebo o que queres dizer.
Pode lixar o nosso meio campo.
Mas a tarefa na frente é mais complicada de executar.
Não estou a ver um puto entrar assim e começar a cumprir.
14 Novembro, 2024 at 14:12
Não é Leão.
As 2 posições mais dificeis para um puto “pegar” são central a 2 e médio em meio campo a 2. E depois, claro…Ponta de Lança por causa das lutas com centrais. São as posições em que estás mais vezes exposto a superioridades numéricas.
As exigências são gigantes, é preciso um “arcaboiço” muito grande.
Não quer dizer que não seja possivel mas é o mais dificil. Jogar na frente é mais perto do que fazia e tem as costas quentes. Mesmo que lhe corra mal, não é catastrófico. Correr mal a um médio num meio campo a 2, é.
14 Novembro, 2024 at 14:50
Expressei-me mal.
Eu queria dizer para a equipa. Este sistema na minha opinião precisa como do pão para a boca de um avançado como o Pote. São os apoios que faz que desequilibram e muito na frente.
Meter lá um puto vai ser o mesmo que nada. Seria preferível outro já mais batido e entrosado com a equipa.
Para o puto tens razão.
Central a 2, médio a 2 e PL sozinho na frente é apertado.
Mas contra a maioria das equipas em Portugal até acho que é pacifico estar no nosso meio campo com a companhia de qualquer um dos nosso médios e até mesmo os centrais a compensar.
14 Novembro, 2024 at 15:05
Mas não há outro Pote.
Qualquer jogador que metamos ali, a equipa vai ter de jogar diferente. Não pode jogar como se estivesse ali o Pote porque mais ninguém é o Pote.
Nisso não há hipótese.
14 Novembro, 2024 at 15:56
Pois…
Ao menos um gajo que saiba tocar bem na bola 🙂
14 Novembro, 2024 at 11:36
E também porque arriscando e dando merda, a seguir, ja nao seria problema do RA…
Foi um all-in mal jogado, para nós.
Sporting deu a volta a um contexto dificílimo, sem ele. Pote é muito útil, muito importante na época mas não é aquela máquina, o mago que dizem. Era preferível deixá-lo a 100% da lesão. Não foi o caso.
14 Novembro, 2024 at 11:51
Pois…
Mas Pote também deveria ter pensado na vida dele.
Quis fazer bonito e jogar o jogo de despedida do Amorim….lixou-se….não vai sequer à seleção.
Oportunidade de ouro para encontrar soluções.
Mais tarde ou mais cedo vamos ter que o fazer.
14 Novembro, 2024 at 13:17
Exactamente.
14 Novembro, 2024 at 15:10
Tiago, o que vi do Bruno Ramos gostei muito e o Taibo também pode ser uma boa opção.
Quanto ao Saint-Juste muita gente criticou (e eu confesso que também não aceitei bem de início) a opção de tratar esta última lesão na Holanda; mas parece que está a dar bons resultados. Parece-me que neste regresso aparece mais alegre e mais confiante e progressivamente mais afoito nas suaa acçs (gostei imenso da sua prestação contra o Braga); acho que a breve trecho vamos todos (inalmente) engolir alguns sapos sobre a opinião que fomos gerando acerca do jogador … que sejam digeridos “à francesa” … engolimos com gosto por fazer parte da tradição gastronómica.
Um abraço e saudações leoninas
14 Novembro, 2024 at 15:19
Quanto aos putos, não vi o suficiente…o que vi, não achei nada de especial e tenho muitas duvidas da capacidade de ambos no HxH….
O St. Just não tenho nenhuma esperança. Está enquanto é pouco tempo, quando ele e o clube ganharem confiança e ele começar de inicio dura 2 ou 3 semanas. E não vejo diferença nenhuma para as outras vezes no que joga e na forma de estar….
14 Novembro, 2024 at 15:28
Tem 404 dias de ausência por lesão em 2 épocas e meia.
Para já, jogou 160 minutos e não partiu nada…
14 Novembro, 2024 at 15:51
Eu renovava com o St. Juste ajustando o salário à quantidades de jogos que fizesse. O gajo, mesmo a jogar meias partes, é um jogador com muita utilidade e capacidade para ajudar a equipa. É um gajo que, quando joga, dá sempre algo mais à equipa.
Temos é de assumir que não será um jogador para jogar 90 minutos sobre 90 minutos…
14 Novembro, 2024 at 15:55
Eu é exatamente o oposto.
Por mais que goste muito quando joga, uma equipa grande não pode ter recursos que estão 3 meses por ano bons e que contam-se pelos dedos das mãos os jogos que fazem a titulares…
Principalmente num plantel curto. Tinha de ser o 7º central e para isso prefiro não….
E ele nunca aceitaria renovar pelos jogos que joga….não é parvo….
14 Novembro, 2024 at 16:24
E se nunca mais se lesionasse? Se calhar o corte na guita metia o a rever aspectos da sua vida que não estão alinhados com o que faz ou quase não faz no futebol.
14 Novembro, 2024 at 16:26
E se o Maradona ressuscitasse, voltasse a ter 18 anos e assinasse pelo Sporting?!
Não vai acontecer….
14 Novembro, 2024 at 16:30
Invoco aqui a Fórmula Chico Faria e deixo me no silêncio. Vamos ver … 🙂
Obviamente não falo do regresso com 18 anos do Diego mas sim do prognóstico sem esperança para o Jeremiah.
14 Novembro, 2024 at 18:42
Eu naturalizava-o português e enviava para o Martinez recuperá-lo…
14 Novembro, 2024 at 16:23
Pagar de forma St.Justa: ao minuto em campo multiplicado por factores como clean sheet, golo, assistência, advertências disciplinares…
14 Novembro, 2024 at 10:50
Ao que parece os jovens que estão na frente para terem oportunidade são:
-João Simões
-Eduardo Felicissimo
-Henrique Arreiol
-Lucas Taibo
14 Novembro, 2024 at 11:20
Ou seja dois centrais, um deles que pode jogar a médio tb, e o outro canhoto
Mais um médio, que pode jogar a 6 e a 8.
E um médio ofensivo que acho que está a ser treinado como uma espécie de Pote
14 Novembro, 2024 at 15:53
Um central é o Taibo e quem é o outro central ali?
Os outros são 3 médios!
14 Novembro, 2024 at 15:55
Está a falar do Felicíssimo que está a jogar a central…
14 Novembro, 2024 at 15:10
Bruno Ramos estará antes do Taibo
SL
14 Novembro, 2024 at 15:12
E não sei se não iremos ver o Denilson (defesa – ala esquerdo).
SL
14 Novembro, 2024 at 10:52
As lesões podem ter muitas origens…
Algumas podem ser minimizadas, outras geridas contudo, e como já por aqui referi mais do que uma vez…
Uma das causas que origina mais lesões é a falta do treino de resistência… Esse é os alicerces e as fundações do rendimento desportivo…
Com a densidade de jogos que existe hoje em dia e, apesar das 5 substituições, a probabilidade de contrair lesões é maior do que era há uns anos atrás…
Como quase não há tempo para treinar durante a época … O treino de resistência tem que ser efectuado na pré temporada…
14 Novembro, 2024 at 16:21
Os aspectos espirituais e de relação com Deus também são primordiais mas aí um manager só pode reconhecer. O treino seria meditação e oração. Atletas como Ronaldo ou Messi quase não tem lesões e ambos sentem zero vergonha das duas crenças, apesar de não passarem o tempo a falar nelas.
14 Novembro, 2024 at 12:38
https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-betclic/sporting/detalhe/sporting-nomeado-para-melhor-clube-do-ano-nos-globe-soccer-awards?ref=HP_1BucketDestaquesPrincipais
Fixe!
O Clube a ter visibilidade…
14 Novembro, 2024 at 14:07
Excelente notícia. Acho que vamos ser bem assediados no mercado de Janeiro, mas espero que a política seja sair só pela claúsula. Deixem os negócios para o verão (e aí sim, será uma razia, parece-me)
14 Novembro, 2024 at 14:37
Isto não são aqueles prémios do Dubai que os lampiões ganham na formação que nos fartámos de gozar?
14 Novembro, 2024 at 14:52
São 😀
“Globe Soccer, the international football meeting takes the stage in Dubai and delights the stars by selecting them for its Awards.”
14 Novembro, 2024 at 15:15
Eram…até hoje…
14 Novembro, 2024 at 15:55
Nós gozámos porque eles foram indicados como a melhor formação, tendo inclusive sido indicados como o clube que formou o CR7…
Penso que foi por isso!
14 Novembro, 2024 at 15:58
E o que mudou na credibilidade que têm a avaliar o que quer que seja?
Despediram esse gajo que se baralhou todo?
Ou o dinheiro tem outra origem?
14 Novembro, 2024 at 16:24
Qual credibilidade?
Isto custou dinheiro…como é obvio…
14 Novembro, 2024 at 16:07
Está na hora de dignificar este Premio. Talvez a organização tenha comprado um PC com ligação á net e tenham melhorado a pesquisa…
Não creio que ganhamos. Ganhamos uma Liga, perdemos a Taça e a Supertaça, não se pode dizer que seja extraordinário a nível mundial.
PS a Tasca está a dar nicks alheios novamente. beware.
14 Novembro, 2024 at 18:34
Nunca deixou de dar…
Apanho aqui emails de vários tasqueiros!
14 Novembro, 2024 at 15:18
«O Sporting irá competir pelo título de melhor clube do ano na 15.ª edição dos Globe Soccer Awards, cerimónia marcada para o dia 27 de dezembro, no Dubai.
Nessa categoria, os leões terão pela frente Al Ahly, Al-Ain, Atlético Mineiro, Bayer Leverkusen, Inter, Manchester City, Olympiacos, PSG, Real Madrid e o Botafogo, de Artur Jorge.»
O Botafogo de Artur Jorge? Então não é que o sr José Pereira, o Kim Il Jong da ANTF, se esqueceu de lhe desejar sucesso e de o referir como “novo embaixador da excelência do treinador português” (como fez com o Amorim, de quem apresentou queixa por ser treinador do Braga e depois do Sportiing sem ter as habilitações suficientes … sempre gostaria que habiltações terá esse burgesso do José Pereira)
SL
14 Novembro, 2024 at 16:24
Estes prémios são uma anedota…
Detesto ver o Sporting ligado a isto. Faz-me pensar quanto terá custado meter aí o Sporting….
14 Novembro, 2024 at 17:15
Quão fodidos ficam vocês se o primeiro 11 do João Pereira…….
Tiver o Esgaio?
14 Novembro, 2024 at 17:39
Logo que ganhe
14 Novembro, 2024 at 17:45
Eu não ficaria nada. É o primeiro jogo do João Pereira. Em casa contra uma equipa da 3ª Liga. com Arsenal 4 dias depois para a Champions. Conhece- o desde os tempos de jogador (do Pereira, claro … os do Esgaio não sei se já chegaram). O Esgaio é o actual decano do plantel. Até por uma questão de ganhar mais facilmente o grupo, acredito que não seja má opção.
O que não gostariaéra de não o ver no banco por o estar a poupar para … o Arsenal.
SL
14 Novembro, 2024 at 18:34
Concordo!
14 Novembro, 2024 at 18:02
Zero.
O Esgaio tem de jogar de vez em quando para manter ascendente no plantel e poder ser exemplo de trabalho aos meninos que temos em número.
Esgaio pode ajudar muito a criar um colectivo trabalhador e focado. Para isso temos de o deixar entrar em campo de vez em quando.
Para o Amarante ia de Kovacevic, Esgaio, Fresneda, Quaresma, Puto, Puto, Puto, Puto, Edwards, Harder e Puto.
14 Novembro, 2024 at 18:32
Agostinho, acho que há aí uns putos a mais.
Há quem precise mais de jogar para estar com bom ritmo para o Arsenal: Saint-Juste, Inácio, Trincão (que vai estar quase duas semanas com treinos de merda e sem jogar ou a jogar uma dúzia de minutos), Matheus Reis, Quenda, Catamo, Hjulmand, Bragança precisam de jogo mesmo que nem todos para os 90 minutos.
Mas todos os que cá estão e o Trincão deviam ser titulares e 5 deles sairem para entrarem putos ou alguns outros que estiveram em seleções.
A excluir deste jogo apenas Israel, Maxi Araujo, Morita e talvez Gyokeres.
É a minha opinião: dar ritmo aos que precisam para o Arsenal; encarao o jogo eo adversário com a máxima seriedade; trabalhar ao máximo possível o grupo com que vai ter de contar par o resto da época. Estes seriam os principais objectivos de João Pereira para a gestão em simultâneo deste jogo e do futuro do grupo de trabalho.
Um abraço e saudações leninas
14 Novembro, 2024 at 18:36
Concordo!
14 Novembro, 2024 at 19:14
Eu até acho que ele deve jogar esse jogo com o Amarante a titular.
Ele, Edwards, Kovacevic, Fresneda, Harder, e já vão 5 .
Por amor de Deus, se com os jogadores que estão no clube não se ganhar ao Amarante, por muito respeito que se tenha, porque eu gosto de respeitar todos os adversários, então teríamos que ir contratar alguém do Amarante.
Todos aqueles que não têm jogado, deverão jogar, e evidente, que o diabo tece-as, no banco ficariam alguns qye que têm jogado, mas titulares e se possível jogarem o jogo todo, os que não têm jogado.
14 Novembro, 2024 at 18:51
https://www.facebook.com/photo/?fbid=8755003227871907&set=a.100341626671487
Nestas alturas da selecção… aproveitem para seguir a ciência… 😀 😀 😀
Cada vez há mais estudos que provam os embustes que as elites criam para as ovelhas…
14 Novembro, 2024 at 19:01
Li agora que o Porto fechou com sucesso um empréstimo obrigacionista de…115 MILHÕES DE EUROS!!!!!
14 Novembro, 2024 at 19:42
Uma parte para abater divida – que tem juros bem mais elevados – e outra para investir no clube.
Para mim faz sentido, desde que a esmagadora maioria seja para abater divida – 85% a 90%. Agora, ficarem a pagar durante 25 anos já me parece um bocado exagerado – pelo menos 6 mandatos vão ter de levar com este pagamento!