A pouco mais de 24 horas para o Clássico que determina o papel do Sporting nas contas da Primeira Liga e sabendo todos que encontraremos tudo menos facilidades (até pela amostra que já tivemos esta temporada) é tempo de percebermos, afinal o que vale este FC Porto? Como podemos remendar a nossa equipa cheia de lesões, gripes e claras ausências de forma? Aqui vai.
Assente num 4x4x2 móvel, com Marega a desempenhar uma dupla função de avançado e médio ala e Brahimi encarregue das despesas mais criativas, tem sido do lado direito do ataque que mais dificuldades o Porto tem encontrado para arranjar alternativas. Corona (até pelos problemas pessoais que teve este ano) está longe de ter confirmado tudo aquilo que se projectava no seu futuro quando o Porto pagou algo como 8 milhões pelo seu passe, Marega apresenta força e capacidade de progressão, mas está longe de ser um extremo magnífico, e a presença quer de Herrera como André André daquele lado cedo se revelou como um 4x3x3 disfarçado, até pelas características dos jogadores em questão. Se repararam que não me referi a Hernâni, repararam bem.
No meio-campo, Danilo, Sérgio Oliveira e Herrera têm dado conta do recado de forma fantástica. A lesão do médio-defensivo ditou a titularidade de Sérgio Oliveira e a verdade é que o rapaz mostra um enorme entendimento com Herrera, tem contribuído com golos e assistências, para além de oferecer outra mobilidade aquela zona do terreno. Se o Sporting quer anular o Porto, engolir Sérgio e Herrera, não permitir que tenham bola ou que saiam a jogar é o primeiro passo para sermos bem sucedidos. Sem aquele meio-campo, acaba a profundidade e essa é a verdadeira arma deste Porto. Atacam o espaço como prioridade e a construção em posse não é mais que uma consequência natural do seu valor face à maioria dos adversários.
Frente ao Liverpool, o futebol vertiginoso trouxe um sabor amargo. A tendência de imprimir velocidade, aproveitar as costas dos adversários, jogar nos limites do equilíbrio pode resultar sempre bem contra o Tondela, mas frente a experientes equipas, com melhores interpretes, o resultado será quase sempre negativo. Foi assim frente ao Besiktas, Leipzig, Liverpool e esse é o motivo pelo qual o Porto ainda só conseguiu marcar um golo nos quatro clássicos que já disputou, apesar de ser a maior força ofensiva em Portugal.
Na defesa, o fantástico Alex Telles contribui efectivamente para o jogo ofensivo da equipa, Ricardo é dificilmente apanhado em falso e os centrais Felipe e Marcano são, na minha opinião, banais. Um é excessivamente violento, outro tem problemas em quase todos os capítulos do jogo, excepto no futebol aéreo. É essencial que o Sporting não se foque no “cruzabol” que tantas vezes aparece em alturas de maior aperto. O jogo interior é a nossa maior arma e precisamos que esta seja a maior aposta em termos ofensivos.
No fundo, o Porto apresenta-se num momento de forma muito superior ao Sporting, não há que negar, tem construído goleadas e tem um plantel quase todo com muitos minutos nas pernas. O Sporting tem vindo a sobreviver aos normais atropelos do futebol. Entre lesões, árbitros, más opções técnicas e momentos de forma pouco aconselháveis, a equipa lá se vai reerguendo nos minutos finais, somando os três pontos de forma consecutiva e quase sempre com o coração.
O Clássico representa a última oportunidade para que os leões acreditem no título, mas para o Porto será apenas mais uma semana no primeiro lugar. Esperemos que Jesus saiba imprimir essa garra, essa vontade e essa crença e que a mesma se sobressaia frente ao descontraído rival, que não depende deste jogo para as suas contas. Se quisermos muito mais que eles, a vitória não nos escapará.
Por fim, é sempre perigoso que se trate um gigante do futebol português da forma que o Sporting tem sido tratado na última semana. O país desportivo está convencido de que a vitória não foge ao Dragão, de forma clara, e que no Sábado a prioridade leonina se vai transformar na Liga Europa. Conclusões tão assertivas em torno de um clube que tantas vezes já mostrou que não desiste, com uma massa adepta tão especial e com um treinador tão experiente têm tanto de absurdas como de arrogantes. Que o plantel saiba capitalizar tudo isto numa crença enorme.
O meu onze (4x4x2)
Rui Patrício, Ristovski, Coates, Mathieu, Coentrão, Bruno César, William, Battaglia, Bruno Fernandes, Bryan e Dost.
*às quintas, a Maria Ribeiro mostra que há petiscos que ficam mais apurados quando preparados por uma Leoa
1 Março, 2018 at 17:26
Patricio
Piccini, Coates, Mathieu, Coentrão
William Battaglia
Bryan Acuna
Bruno
Dost
1 Março, 2018 at 17:32
Não concordo com a não inclusão de Acunã no teu 11. É um jogador que cruza com facilidade, é talvez o melhor a bater cantos e segura muito bem a bola (pode ser importante para segurar posse de bola).
Alguma razão para não o incluires?
1 Março, 2018 at 19:06
Apenas para termos uma arma secreta fresquinha e cheia de testosterona no banco.
1 Março, 2018 at 17:35
Tenho algumas dúvidas que o Porto vá a jogo com um meio campo a 2, acredito que o Conceição coloque o André André para reforçar essa zona.
Se o Soares não jogar, o Marega deve ser a referência ofensiva, se isto acontecer pode ser bom para nós, pois o Marega consegue ser influente quando vem embalado de trás, se jogar entre os centrais é papado pelo Coates e pelo Mathieu.
1 Março, 2018 at 17:37
o porto joga com 10.
o vale tudo vai prá rua ainda na primeira parte. Não tem cobertura à frente da defesa e fora a área é canela até ao pescoço fora as vezes em que enfia os dedos nos olhos dos adversários.
o teles não joga. Metade do poder ofensivo desapareceu.
sobra brahimi para marcar.
Conclusão: vamos ganhar por mais que 1 golo de diferença. Aposto em 1-3.
1 Março, 2018 at 17:57
Ahah que “fezada”, espero bem que sim…
E numa coisa concordo sem Soares ou Aboubakar o Porto fica desfalcado, Soares não vai a jogo de certeza, Aboubakar mesmo que vá (que duvido) está sem ritmo, resta por o Gonçalo Paciência que ainda não está entrozado na equipa (para além de neste momento ser um jogador mais fraco que os outros) ou meter o Marega no meio, que para mim seria a cereja no topo do bolo pois enfraquecia 2 posições e também as rotinas da equipa
1 Março, 2018 at 17:57
Onde “é que viu essa imagem…”
de expulsarem jogadores do “porco”…
Foi nessa “TV pifada…”…?
Meu amigo, creio ser mais fácil expulsar dos nossos (mesmo por nada…) do que um jogador do “porco” por uma agressão visível …até por um invisual…”
Abr e SL
1 Março, 2018 at 18:14
acredite que o vale tudo vai ser expulso…
qualquer que seja o árbitro.
1 Março, 2018 at 18:04
O Telles é realmente um jogador com grande influência, mas atenção ao Dalot que o miudo joga muito.
1 Março, 2018 at 18:13
o dalot joga contra os portimonenses que fazem marcação com os olhos.
1 Março, 2018 at 17:42
RP
Piccini Coates Mathieu Coentrão
William BC
Leão BF Dost Acuna
1 Março, 2018 at 17:44
Ora bem, o meio campo.
É aqui que se decidem quase todos os jogos e é aqui que está a diferença do porto para nós.
São melhores?
Nem por sombras e isso ficou bem evidente contra o Liverpool.
A diferença reside no que é permitido a herrera e Oliveira dois jogadores que usam é abusam das faltas com a certeza que acabam os jogos sem serem chateados ora isso num jogo internacional com muitos olhos, nem pensar.
Se há alguma dúvida em relação a esta agressividade que por aqui passa impune é só rever o jogo para a taça.
Vai ser mesmo preciso abafar aquele meio campo e se por acaso vier o só peneiras a dias então só com perfeição e muita muita vontade.
Por isso os meus onzes seriam um de dois.
1
RP
Pisccini Coates Mathieu Coentrão
William
Ristovski Battaglia Acuna
BF
Dost
2
RP
Pisccini Coates Mathieu Coentrão
William
Acuna Bataglia Bryan
BF
Dost
1 Março, 2018 at 17:59
Amanhã é ganhar ou ganhar!!
Empatar é game over….porque depois teriam que se recuperar 5 pontos em 27 pontos “disponiveis”.
O meu 11 para amanhã
Rui
Piccini / Coates / Mathieu / Fábio
William / Battaglia
Rafael leão / Bruno Fernandes / Acuna
Bas Dost
O 11 do JJ
Rui
Piccini / Coates / Mathieu / Fábio
William / Battaglia
Bruno Fernandes / Bruno Cesar / Acuna
Bas Dost
1 Março, 2018 at 18:22
O teu 10 é igual ao meu, depois troco o Batta pelo BC. Batta nao vai ter ninguém para marcar, por isso prefiro o BC que tem mais qualidade no transporte de bola.
1 Março, 2018 at 18:05
desculpem lá, e contra mim falo, na esperança que ele me prove o contrário, mas o Bryan não é jogador para um jogo destes em que se pede intensidade física e pelo na venta… de todas as vezes que ele foi a jogo nestes jogos grandes, a única vez que trouxe alguma coisa ao jogo foi o golo que marcou ao benfas num jogo onde fomos categóricos ou seja, não me lembro de o ver acrescentar o que quer que fosse e portanto, espero sinceramente que o JJ o leve, o sente no banco, lhe dê uma mantinha o banco e lá o deixe ficar descansadinho (será bom sinal na minha opinião se isso acontecer).
1 Março, 2018 at 18:13
O Bryan vai mete-la redondinha na cabeça do Dost.
1 Março, 2018 at 18:19
Dost não vai a jogo.
1 Março, 2018 at 18:13
Se tivesse que apostar este seria o onze do Porto
Casillas
Dalot-Felipe-Marcano-Ricardo Pereira
Brahimi-Herrera-Sérgio Olivera-Corona
Paciencia-Marega
Com o Aboubakar a entrar no decorrer do jogo
1 Março, 2018 at 20:14
Eu jogava com:
Vana
Maxi / Reyes / Osório / Dalot
Herrera/Andre2
Corona/Otávio/Hernani
Waris
1 Março, 2018 at 18:19
Dost fica em Lisboa! 😐
1 Março, 2018 at 18:20
A não ser que seja um bluff…
Que eu saiba, a lista de convocados não é obrigatória ser comunicada.
Será?
1 Março, 2018 at 18:20
Nãoooooooooooooooooo
Bas Dost não joga
1 Março, 2018 at 18:21
O JJ disse alguma coisa na CI?
Eh pá, não sei…
A lista de convocados não é obrigatória… quem sabe?
1 Março, 2018 at 18:24
Não vai ser fácil meter o Dost na bagageira…
1 Março, 2018 at 18:29
Sem o Bas tou a ver a coisa mal parada…
Era optimo que fosse um bluff
Se fosse um bluff era uma jogada de mestre
Nop JJ não disse nada
1 Março, 2018 at 18:38
Aliás, Dost até poderia não ir no autocarro e ir incógnito.
Tinha a sua graça.
1 Março, 2018 at 18:21
11 x 16 e no fim ganha o Sporting.
Acredito até não dar mais e espero que eles tb.
É difícil? É. Impossível? Não.
1 Março, 2018 at 18:23
Acredito que Dost seja bluff de JJ. A convocatória so deverá sair amanhã
1 Março, 2018 at 18:24
Doumbia lá para dentro
1 Março, 2018 at 18:26
Fodaseeee….
Lá vamos nós, depender da virgem Maria….
40% / 50% do nosso valor ofensivo … kaput !!!
Bora, vamos lá nos transcender … lutar com esforço, dedicação, devoção e glória !!! SPORTINGGGGGG!!!!
1 Março, 2018 at 18:40
Oh homem o dost já chegou no ano passado e olha que me lembre acho que ao porco nunca marcou… Não joga o dost joga o doumbia
1 Março, 2018 at 18:26
Até o gelson foi… Foi tudo… Dost gelson etc…
1 Março, 2018 at 18:30
Tens a certeza, marchou o plantel todo?
1 Março, 2018 at 18:38
E o que estão a dizer no Twitter se até o gelson vai e ele disse na CI que o dost e o Piccini só sabia amanha
1 Março, 2018 at 18:29
Rui Patrício
Piccini Coates Mathieu
Ristovski William Battaglia F.Coentrao
B.Fernandes Acunã
Doumbia
1 Março, 2018 at 18:34
Está tudo a colocar o Bas Dost no onze com que certezas? Será que a convocação dele é bluff do JJ? Também não concordo com o Bryan no onze porque é muito pouco intenso… Precisamos de um onze com vontade de fazer sangue!! Piccini é essencial que jogue porque pode anular, como já o fez anteriormente, o único criativo do porto : Brahimi!
O meu onze de Super Heróis :
Super Rui, Quarteto Fantástico na defesa, William Aranha e Battaglia de Ferro, Bruno Demolidor, Hulk Acuña, Bruno O Coisa César e Plastic Dost!
1 Março, 2018 at 18:35
O 11 do J:
RP
Piccini – Coates – Mathieu – Coentrão
Bryan – William – Bataglia – Acuña
Doumbia – BF
O 11 do Saké:
RP
Piccini – Coates – Mathieu – Coentrão
BF – William – Bataglia – Acuña
Doumbia – Montero
O Sonho de uma noite de verão:
RP
Piccini – Coates – Mathieu
BF – William – Bataglia – Coentrão
Rafa Leão – Doumbia – Acuña
(Nota: Até esta hora estão a tentar meter Dost na bagageira pelo que não foi considerado ir a jogo)
JJ sempre gostou dum bluff em altura de classico ou derby. Levar Dost e colocá-lo no aquecimento em pleno Dragão seria uma surpresa interessante, ao estilo do que o Leo Jardim fez no dia em que a ETAR quase vinha ao chão.
1 Março, 2018 at 20:10
Corta lá um bocado no sake e deixa o Montero bem longe do relvado. A probabilidade de ficarmos reduzidos a 10 durante o jogo já são altas, escusamos de começar logo o jogo com 10!
1 Março, 2018 at 20:50
“O sonho de uma noite de verão” xD
1 Março, 2018 at 18:40
tou-me cagando prás bacoradas do mister e das “invenções”…
tou-me cagando prás gripes, mazelas, lesões gripes…
tou-me cagando prós tripeiros corruputos, filhos duma égua!!!
Seja quem for que entrar em campo, amanhã sei que honrarão a linda verde & branca!
Seja que for que entrar em campo, amanhã sei que irão deixar o pêlo em campo…
AVANTE LEÕES! tenho uma fé do tamanho do do mundo em vocês!!!
UM ORGULHO ENOOOOORME neste grupo de trabalho que contra tudo e contra todos já nos deu várias alegrias em campo… e vão continuar a dar!
SPOOOOOOOOOORTING!
1 Março, 2018 at 18:43
AMANHÃ VAI SER 1-2.
golos do buba-rent-a-car, bruno fernandes e mathieu já nos descontos…
1 Março, 2018 at 18:44
Se o Dost não for é preparar a equipa para jogar em contra-ataque; não dar muita largura nas costas da nossa defesa (é isto que quer Marega); meio campo fechadinho, concentrado e não deixar o porto pegar no jogo; e lançar Doumbia em contra-ataque com B Fernandes em apoio!
E está feito, resultado: 2-1
Equipa:
Rui – Piccini, Coates, Mahtieu e Coentrão – Ristovsky, William, Bataglia, B Fernandes e Acuña – Doumbia.
SL
1 Março, 2018 at 19:38
Eu apostava nessa equipa…
1 Março, 2018 at 20:23
Esta seria a minha táctica e estratégia.
Na 2 parte metia o Rafael Leão.
Mesmo com Dost apto, começava com Doumbia. Para o desgaste e contra ataque. Quem sabe, com um golo. É trapalhão, mas parece-me frio. Profissional, no bom sentido. Num jogo de emoções pode fazer sentido.
Nunca meteria Bryan, RR ou Montero. Antes o Bruno César.
Vai ser sofrido, o meu lado racional diz-me que somos o interrogatório. O lado emocional (quer) acredita(r).
A pressão é grande, só a vitória interessava. Mesmo correndo bem, seguem-se uma série de match Pointer, como alguém por aqui disse. Terá de ser na base do sangue, suor e lágrimas. Se preferirem, no esforço, dedicação e devoção.
Vamos!
1 Março, 2018 at 20:25
Somos o underdog. Interrogatório seria para o Orelhas. Talvez tenhamos sorte com o árbitro, não seja um roubo pornografico, que os lamps desejam um empate. 0-1 Mathieu, aos 92′.
1 Março, 2018 at 18:45
Resultado 1-2 já se sabe!!!
1 Março, 2018 at 18:45
Há uma coisa que me dá alegria, enquanto fiel seguidor do nosso lema, é o facto destes rapazes de verde e branco nunca desistirem. Há quem chame fraquezas o marcar para lá da hora, eu acho que sao forças, sao certezas, sao hombridade e comprometimento.
Força Sporting, vence por todos aqueles que te amam
1 Março, 2018 at 18:53
Bryan?!?! A sério? Para quê?
MIL VEZES ACUÑA!
1 Março, 2018 at 19:24
Como disse um pouco mais em cima, Bryan tem subido muito principalmente com bola. E tirando Acuna ficamos sem grandes alternativas no banco. Este seria o meu onze, mas JJ vai por Acuna
1 Março, 2018 at 19:12
Não concordo com a apreciação ao Alex Telles, acho que é um “produto esquisito” para lateral-esquerdo, é um lateral um bocado descompensado. A equipa do Porto deverá ser:
Casillas
Maxi, Reyes, Marcano e Dalot
Danilo
Sérgio Oliveira
Otávio
Corona
Brahimi
Marega
Quanto à nossa equipa também acho que não será essa que a Maria Ribeiro referiu, deverá andar à volta de um onze mais estável.
FORÇA SPORTING!
1 Março, 2018 at 19:25
Tenho andado atolado em trabalho mas não deixo de dar uma vista de olhos aqui no tasco.
Só para dizer que amanhã ganhamos. Nem preciso de ver o jogo. É o jogo ideal para Doumbia e vai marcar dois golos.
TENHO A CERTEZA que ganhamos.
SL
1 Março, 2018 at 19:29
concordo com 10 dos 11 jogadores apontados ai( partindo do principio que dost joga e que piccini nao recupera), a minha duvida sera´entre bryan( que tem estado a subir de forma, mas nao ajuda tanto na cobertura defensiva) ou acuna.
e BF jogaria a 10
com piccini a jogar pensaria em ristovski para o lado direito.
quanto ao Porto, concordo a analise feita, mas tenho duvidas quanto a algumas peças que irao a jogo.
não vao ter danilo, alex telles, aboubakar e soares.
se ricardo recuperar mesmo, acredito que coloquem o maxi no lado esquerdo
no meio campo como a dupla herrera- sergio oliveira tem funcionado, em especial na pressao e recuperaçao de bola, nao acredito que entre outro medio de combate e o corona estando em condiçoes acho que joga.
e digo isso porque faltando quem falta na frente, o sergio conceiçao nao deve de tirar o marega do meio e é capaz de entrar o gonçalo paciencia( pelas caracteristicas é quem mais se aproxima dos 2 que faltam) em vez do waris
1 Março, 2018 at 19:30
ah e quanto ao resultado, o unico que interessa é a vitoria, perdendo a questao do titulo fica arrumada, empatando continuamos a precisar de 2 escorregadelas do Porto e podemos dar a hipotese de o benfica passar a depender de si proprio para ser campeao.
1 Março, 2018 at 19:39
Cherba tenho aqui uma foto muito interessante de o Sr. árbitro Jorge Sousa a almoçar em Lousada hoje com o Sr. Luis gonçalves , diretor do FCP.
1 Março, 2018 at 20:29
Qual o problema de dois Andrades, provavelmente dois ex-super dragões, almoçarem juntos. É a coisa mais natural do mundo!
1 Março, 2018 at 20:49
Caro SPORTING Sempre independentemente de os dois senhores poderem ser do mesmo clube, tem que concordar que não é ético almoçarem os dois, pois neste momento um deles exerce a sua atividade como diretor de futebol de um grande clube e outro é árbitro profissional em atividade, tendo até no fim de semana passado sido juiz de uma partida do clube de que o Sr. Luís Gonçalves é diretor.
1 Março, 2018 at 21:04
Chico, as vezes na vida, a ironia e o desprezo são a maior arma contra a opressão.
Pode até ser um encontro fortuito, mas neste chiqueiro do tugao, vindo de quem vêm, é óbvio que sei do que estás a falar.
Resistir é vencer!