Uma entrevista em 2011
Começou a época como diretor-desportivo, passou a treinador e, dois meses depois, lidera a Orangina. Grandes mudanças, não?
Sim, foram. Se há três meses me perguntassem se pensava vir a ser treinador ainda esta época responderia que não. Quando a administração da SAD decidiu trocar de treinador consultou-me e, então como diretor-desportivo, indiquei dois nomes que me pareciam indicados para este projeto. Depois convidaram-me para o cargo e decidi aceitar este desafio, consciente de que era arriscado mas também acreditando que podia ajudar o clube nesse momento difícil.
Mas durante a carreira de jogador já pensava ser treinador?
Foi para isso que me preparei desde os 25 anos, altura na qual fiz o 2.º nível do curso, foi algo que sempre me interessou. Depois fiz outro tipo de formações, na área do dirigismo, mas não pensava vir a ser diretor-desportivo. Afinal, fui dirigente mas dois meses depois sou treinador.
A estreia não foi feliz: derrota em Penafiel (3-1) e três jogadores expulsos, mas depois nunca mais perdeu.
Não foi fácil pegar na equipa numa 4.ª feira e jogar domingo de manhã. Fomos todos traídos pela ansiedade, quisemos mostrar logo que podíamos mudar, tirar a equipa daquela situação e perdemos. Mas um plantel com esta qualidade e a trabalhar da forma como o fazem, com esta alma e com esta humildade, acabou por dar a volta à situação.
E agora, como está o plantel a encarar a liderança?
É uma responsabilidade diferente, mas boa. Na semana anterior disse aos jogadores que é preferível ter de assumir a responsabilidade de poder saltar para o 1.º lugar do que a de estar a jogar para fugir aos últimos. Da mesma forma como se falou muito do Atlético enquanto esteve na frente, agora vão falar mais de nós, isso é óbvio. Mas eles sabem bem como estas coisas são. Conseguiram chegar à boa posição na qual estamos e temos todos de saber conviver com ela.
Encaixou 3 golos na sua estreia mas depois o Estoril nunca mais sofreu golos. Como antigo defesa ensinou a equipa a defender?
Eles já sabiam defender. O processo defensivo é mais fácil de assimilar do que o ofensivo. Não sofremos golos nos últimos 6 jogos por mérito de toda a equipa. Da forma como consegue abordar o jogo, não só em termos defensivos mas no seu todo. Mais cedo ou mais tarde vamos sofrer golos, obviamente, mas se em cada jogo sofrermos 1 e marcarmos 2 sairemos do campo contentes.
Tem algum modelo de treinador?
Não tenho um modelo mas durante uma carreira de 16 anos como jogador profissional conheci muitos treinadores. Quem já pensa em tornar-se treinador vai retirando os bons aspetos de cada experiência e eu fui aprendendo, até porque em Portugal temos uma boa escola de treinadores. Tive boa relação com todos mas agradeço particularmente aos últimos pois esses, por saberem o que eu iria fazer quando terminasse, foram-me incentivando. Tenho a minha forma de pensar o futebol e a melhor alegria destes últimos meses é a de perceber que a mensagem que passo aos jogadores tem sido compreendida e bem recebida.
Reparo que os jogadores não o tratam por mister.
Quando passei a diretor deportivo deixei-os à vontade e eles continuaram a tratar-me por Marco ou por capitão. Nunca vou obrigar nenhum jogador a tratar-me por mister. Nem seria por isso que revelariam mais respeito por mim, o respeito revelam-no diariamente na relação comigo, com a restante equipa técnica e pela forma como trabalham e se dedicam ao clube.
Uma entrevista em 2012
Em directo, na Antena 1.
Uma entrevista em 2013
O Marco Silva treinador já superou o Marco Silva jogador?
Claramente. Estamos a falar de durações diferentes, mas a minha carreira de jogador foi mediana. Joguei na Liga, mas a maior parte do tempo foi passado na II Liga. Sou treinador apenas há dezanove meses. Acho que um treinador não deve ser avaliado apenas pelos resultados, mas estou muito orgulhoso com o que tenho conseguido. Conseguimos coisas fantásticas. Se percebemos o estado em que o Estoril estava há dois anos, e como está agora, com um apuramento europeu histórico e a vender jogadores como está a vender, para clubes grandes do futebol português, são realidades completamente diferentes. E só passaram dezanove meses.
Ainda enquanto jogador já sentia que estava mais vocacionado para ser treinador?
Não sentia que estava mais vocacionado para treinador, mas era algo que me fascinava desde os 26 ou 27 anos. Comecei a tentar perceber o porquê das coisas, e não fazer por fazer. Nessa altura já tinha o II nível do curso. Com o passar dos anos fui alimentando mais esta paixão pelo treino e pelo jogo. Percebi que era algo que queria fazer no futuro e apareceu uma oportunidade que agarrámos.
Sente-se preparado para treinar um «grande»?
A minha carreira tem sido construída, nada foi dado de mão beijada. Deram-me uma oportunidade num momento difícil do clube, quando estava perto da linha de água. Estou eternamente grato pela oportunidade, e sinto que a agarrei, fazendo história neste clube. Sinto-me preparado e com ambição para treinar a outro nível, mas tudo será feito de uma forma sustentada, de uma forma tranquila, como gosto de estar no futebol. Quando os responsáveis de outros clubes acharem que o Marco deve estar a esse nível, cá estarei para conversar. Não faço planos. Não tem que ser amanhã, ou daqui a um ano, ou dois. É quando as pessoas entenderem que é o momento certo.
Mas se esse convite surgir amanhã está preparado?
Por que não? Sinto-me preparado, e sinto que a cada dia que passa estarei mais preparado. Sou muito exigente comigo, tenho ambição. Daqui a cinco ou seis anos terei de ser melhor, pois sou muito exigente.
Ao longo da época escusou-se sempre a comentar arbitragens. Foi uma filosofia do clube que passou para si, foi algo que passou para si para a equipa, ou foi uma estratégia conjunta?
Acredito que os jogadores têm muito a seguir as ideias do líder, neste caso do treinador. É uma questão pessoal minha. Não digo que nunca vou falar, mas tenho esse princípio. Não faz sentido comentar o trabalho do árbitro todos os jogos. Se eu erro, e os jogadores também, os árbitros também têm esse direito. Não acredito que o façam de propósito. Não é fácil perceber erros que influenciam um resultado, mas devemos ter o bom senso e a calma para não comentarmos logo, para não passarmos a semana a falar disso. E percebo que os jogadores sigam isso. É muito mais lógico trabalhar em cima do que fizemos, do que a primeira desculpa ser o trabalho do árbitro. Isto passa para os jogadores. Não obriguei ninguém a seguir isto, mas se calhar seguiram esse exemplo.
Mas num «grande» haverá uma pressão maior para falar dos árbitros? Será mais difícil manter esse princípio lá?
É possível. Não passei por essa experiência. Se chegar lá, cá estaremos para ver. O meu comportamento não irá fugir muito disto, mas tenho de perceber, a nível estrutural, aquilo que o clube pretende, qual a forma de estar do clube. Eu, por princípio, não desculpo o meu trabalho e da minha equipa com o árbitro.
Vê muitos jogos na TV, ou procura desligar-se do futebol em casa?
Tento ver e estar atualizado. Passo muitas horas no clube, em casa tento desligar, mas não é fácil. O futebol é a nossa vida, uma paixão, mas tento passar algum tempo com a família. Chego ao clube muito cedo e saio tarde. Tento ver no clube os vídeos dos adversários ou dos nossos jogos. Posso chegar às 9h e sair às 18h. Fico a ver vídeos, a estudar adversários, e também em conversas com a equipa técnica.
O 4x3x3 está na moda?
Na moda não sei, mas é a mais utilizada. Em Portugal e na Europa. O mais importante são as dinâmicas. Isso é que define os comportamentos coletivos. Não sei se dá mais garantias, embora permita, em muitos momentos, ter a equipa equilibrada tanto no processo ofensivo como defensivo. Mas importante são as dinâmicas.
O «10» está em vias de extinção?
Aquele que jogava só com a bola no pé já não faz muito sentido. Vimos agora na final da Champions como os alas trabalham defensivamente. Mesmo o tal «10». O futebol é cada vez mais dinâmica coletiva. Depois os jogadores mais evoluídos tecnicamente podem desequilibrar. Esse «10» pode definir os ritmos. Aquele «10» à moda antiga começa a não fazer grande sentido, mas todas as equipas precisam de alguém com criatividade e leitura rápida nessa zona. É um momento de decisão, de último passe, e é importante ter um jogador assim.
Faz mais sentido adaptar os jogadores a um sistema ou o contrário?
Acima de tudo temos que perceber as características dos jogadores. Nunca devemos ter o sistema na cabeça e obrigar os jogadores a encaixar lá. Se pudermos formar dentro das nossas ideias, melhor. Por isso é mais fácil começar um plantel de raiz. Mas importante é perceber as características da equipa, e daí definir o sistema.
Qual a sua filosofia de jogo?
Gosto de jogar o jogo pelo jogo, sem linhas muito recuadas. No início desta época diziam que a nossa equipa era de transição, com linhas baixas. Nunca foi isso que trabalhámos, a identidade pretendida. A 2ª volta deu-nos alguma razão. No último terço da Liga tivemos quase sempre mais posse de bola do que adversário. Em Moreira de Cónegos conseguimos 70/30%. Em Setúbal 68%. Mesmo na Luz acabámos o jogo com mais posse. Começámos a desmistificar a imagem de equipa de transição. O nosso tridente de meio-campo foi muito importante nesse crescimento, pois passámos a controlar mais o jogo. Gosto de uma equipa que assuma o jogo, pressione alto, mas há adversários que não permitem isso. É preciso ter em conta também a realidade do clube, mas gosto de jogar ao ataque, sempre mantendo o equilíbrio.
Que perfil de liderança defende?
Tento ser o mais natural possível. Têm de existir regras em grupo, mas são normais numa equipa. Tento uma relação de proximidade muito grande com os jogadores. Alguma cumplicidade, dentro da barreira normal que deve existir. Devemos estar próximos, para alguns problemas que tenham. O respeito, a ambição, têm de ser conjuntas. O jogador é cada vez mais inteligente, gosta de perceber que aquilo que o líder pede faz sentido. E tem de haver sempre respeito, claro.
Jurgen Klopp disse que era amigo dos jogadores mas que eles não eram seus amigos, que isso não funcionava. Concorda?
Faz algum sentido. O treinador tem de ser amigo e confidente, muitas vezes. Os jogadores podem ter até alguma admiração pelo treinador, mas vai haver sempre insatisfeitos. Vai ser assim no Benfica, no Porto, no Milan, onde for. Em 25 ou 27 jogadores é dificil ter toda a gente satisfeita.
26 Maio, 2014 at 8:24
bom dia, Cherba
uma “impressao” minha, talvez polémica para alguns, mas…
parece-me que talvez nao tenhamos já esta época, melhores resultados, do que na época passada, (até porque o sistema, que se distraiu connosco, desta vai estar atento desde o ínicio…), e até porque o clube de lá de cima, tudo fará para que o descalabro da época passada se repita, mas, e friso o mas,tenho a sensacao, (agradável), de que este vai ser o ano do relancamento sustentado do SCP como equipa de topo, por muitos e longos anos…
nao sei porque, chama-lhe feeling, mas tenho a sensacao de que Marco Silva, tem a calma, mas tambem a argucia de nao cair na tentacao de tentar dar passos maiores do que a perna, e apesar de, claro, tentar lutar pelo titulo, sabe que mais importante do que isso será sustentar um trabalho a médio/longo prazo, e, aonde, o ano passado, assistimos a uma equipa, com muito bons resultados, mas em esforco, penso que iremos ter a partir desta época, esses mesmos resultados, (talvez nao tao bons , como disse antes, até porque os comparativos anteriores eram a rocar o péssimo…), mas mais em souplesse, mais “refinados”, até porque tenho a ideia de que iremos comecar a ter (finalmente), um fio/padrao de jogo…coisa que tem andado arredada de Alvalade…
calmo, ponderado, equilibrado, “quase” invisivel… gosto da personalidade de Marco Silva…espero que os mais impacientes, (assobiadores), tenham isso em conta e esperem que a floresta cresca, antes de comecar logo a cortar a árvore á nascenca…
como disse ao principio: i got a feeling…
http://www.youtube.com/watch?v=uSD4vsh1zDA
VIVA O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL
26 Maio, 2014 at 9:48
Nem mais…: “… espero que os mais impacientes, (assobiadores), tenham isso em conta e esperem que a floresta cresça, antes de começar logo a cortar a árvore á nascença……”
Vai ser muito importante também, o papel dos adeptos…
Todos nos devemos lembrar de que “Roma e Pavia não se fizeram num dia…”, como diz o ditado…
O mal é que temos muitos (talvez nem sejam assim tantos…assobiam é muito forte…) adeptos que parecem sofrer de bipolaridade…
Tão depressa colocam alguém nos píncaros, como logo a seguir o lançam no inferno…
Há aqui também…um exercício de adaptação (à racionalidade…) que alguns devem fazer…
SL
26 Maio, 2014 at 11:07
Só espero que tenha o discernimento para colocar Ricardo Esgaio a jogar na posição do André-Martins
Que desperdício de talento a médio-direito/defesa-direito o novo Enzo Pérez
SL
26 Maio, 2014 at 12:39
Enzo? Nao tens blogs do teu clube para seguir?
26 Maio, 2014 at 16:15
Pronto, novo Arturo Vidal que seja
O que eu quero reforçar é que a defesa/médio-direito será o novo Bruno Pereirinha
SL
26 Maio, 2014 at 8:29
Estas entrevistas mostram que temos o homem certo a comandar o barco 🙂
Não confundir com o construtor do barco (Bruno), esse é já uma certeza !
26 Maio, 2014 at 8:32
coerente, claro e esclarecido. é o nosso marco
26 Maio, 2014 at 8:35
Bom serviço público leonino! É sempre bom ver que existem ideias claras na cabeça do treinador!
26 Maio, 2014 at 8:47
Aquele palhaço do Judas moutinho ttinha de dar uma entrevista ao record que grande lata e ainda por cima fala do Sporting.
26 Maio, 2014 at 9:02
Discurso coerente, claro e de quem sabe do que fala. Gostei.
26 Maio, 2014 at 9:11
Se fazem uma pergunta ao rapaz, queres que ele não responda ?
26 Maio, 2014 at 9:42
Pode responder e nao ter conteudo algum na resposta, ou nao? Quantos nao falam com um discurso vazio que parece uma cassete?
26 Maio, 2014 at 9:27
Foda-se temos uma estrutura ainda melhor que a de 2013/14, espero não me enganar….
SL
26 Maio, 2014 at 9:28
mais um delirio do queridinho manha??
http://www.youtube.com/watch?v=ZjHH2xIINng
26 Maio, 2014 at 10:06
Acho que a notícia está incompleta..são dois iranianos e nao apenas um…
26 Maio, 2014 at 11:28
Nunca tinha ouvido falar até hoje …
É muito novo … e tem um pé esquerdo do outro mundo. Muito potencial …
26 Maio, 2014 at 14:23
Um é o Ali Hazami e o outro é um redes chamado Taha Zareei(18 anos sub-23 Irão), a noticia não explica bem.
O Ali Hazami é muito bom, basta ver o que ele faz ao Marcos Rojo no video. E foi dos melhores jogadores do Mundial sub-17, e pelo que sei, ele rejeitou um clube da Coreia que queria dar 15 mil euros mensais. Porque pediu ao empresario para ir para o Sporting, pois é o clube que mais fabrica extremos
27 Maio, 2014 at 10:13
O vídeo chama-lhe ‘Iranian Dí Maria’, mas eu o que vejo ali é o ‘Iranian Cristiano Ronaldo’…nao o CR7 de agora, mas o que vestia a 28 no despontar do milénio. Aquele mesmo que com esta idade marcou aquele golo fabuloso ao Moreirense. Mais alguém?
Era uma boa contratacao sim senhora, nem que fosse para os Júniores ou B, para crescer…
26 Maio, 2014 at 9:52
Eu confio no MS…
Mas antes de confiar nele, confiei na estrutura directiva, que já nos mostrou que sabe o que fazer e está preparada para o que possa surgir a meio do caminho…
É bom poder confiar em alguém que conhece as boas alternativas para chegar à meta…
Creio que iremos ter muitas, mas mesmo muitas alegrias…
(Agora necessitamos é de um Paviilhão…como de pão para a boca…!)
SL
26 Maio, 2014 at 10:12
Tem as ideias firmes e mais importante…tem boas ideias! Será um Sporting com mais posse de bola, mais dominador, mais atrevido…a correr mais riscos. Muita expectativa de ver o Sporting de Marco Silva. Muita expectativa para ver que novos valores da formação vai potenciar!
26 Maio, 2014 at 10:17
esta entrevista mais recente é a mais interessante, espero é não ler por aqui ninguém a “bater” no treinador por este não falar dos árbitros, é algo que sempre ouvi no discurso do Marco Silva( que não falava de árbitros) e o principio dele acho-o muito correcto: antes de andar com desculpas de arbitragem é preciso olhar para dentro e perceber no que a equipa errou e no que o treinador errou.
26 Maio, 2014 at 10:29
Deixa-o começar a ver como o Sporting é prejudicado.. gajos que passaram pelo porto e depois vieram jogar no Sporting, ficaram parvos com as dualidades evidenciadas e posso incluir aqui Domingos, Derlei, Miguel Lopes.. não são apenas desculpas, tem sido uma realidade nos ultimos anos.
26 Maio, 2014 at 10:35
é um principio dele é temos que respeitar, e espero que ele mantenha esse principio
26 Maio, 2014 at 10:49
O treinador não necessita de falar dos árbitros…
O BC vai estar atento e sempre que necessário (e esperemos que não seja necessário…) não vai deixar de partir a loiça toda…!!
SL
26 Maio, 2014 at 11:04
sinceramente para mim aplicava-se um regulamento semelhante ao que existe em Inglaterra
quem fala-se de arbitragem era severamente punido
26 Maio, 2014 at 11:05
Mas repara que ele nao diz que nunca vai falar, mas sim que ate agora nao falou.
26 Maio, 2014 at 11:10
sim, mas é um principio que ele tem, e mesmo no Estoril em jogos em que foi muito prejudicado, nunca falou dos árbitros, ou melhor nunca desculpou um resultado com os árbitros.
e é isso que eu defendo, não andar constantemente a desculpar os empates e as derrotas com as arbitragens e digo felizmente, em países como a Inglaterra, onde são árbitros profissionais, mas que fazem asneiras como todos, ninguém fala de arbitragens e quem fala leva penalização a serio, não é 500 ou 1000 euros de multa, ou 1 semana ou 2 de castigo
26 Maio, 2014 at 11:15
Riga, há situações em que se não pode ficar calado para sempre…
Aliás eu estou perfeitamente convencido que se BC não tivesse sido muitas vezes duro a desmascarar o que nos estavam a fazer, ainda teríamos sido muito mais prejudicado…
Concordo que quando se é beneficiado pelos erros da arbitragem, se não venha com a parvoíce de que foi limpinho, ou de que foi uma boa arbitragem…
Há erros que são humanos e outros verdadeiras sacanices…
Nem sempre é possível calar a indignação, mas não é ao treinador que cabe essa tomada de posição…
SL
26 Maio, 2014 at 11:21
eu sinceramente se fosse para falar, sempre que se era prejudicado, preferia fazer algo que era em todos os jogos, no fim do jogo ou no dia seguinte fazia uma CI e dizia claramente neste jogo fui beneficiado no lance x e fui prejudicado no lance y.
26 Maio, 2014 at 11:36
se bem te lembras, o Sporting deu-se ao trabalho de fazer uma análise de todos os lances em que foi beneficiado e em que foi prejudicado. Não me recordo de outro clube ter feito o mesmo.
26 Maio, 2014 at 11:47
fez, mas fez já quase no fim da época, eu disse fazer, mas era no próprio dia do jogo ou no dia seguinte ao mesmo.
porque se criticas os árbitros na hora quando es prejudicado, porque não fazer exactamente o mesmo quando es beneficiado?
26 Maio, 2014 at 12:02
Riga, uma nova lei da rolha, agora no futebol, era a cereja no topo do bolo para quem faz deste futebol a maior merda de que há memória. Era o que mais faltava agora não podermos denunciar e combater o facto de sermos lesados, ano sim, ano sim. E comparar o estado de coisas no futebol inglês, com o estado de coisas no futebol português, é no mínimo ingénuo da parte.
26 Maio, 2014 at 12:09
diogo, mas em Inglaterra não existem erros de arbitragem? e alguns mais escandalosos do que existem cá?
e olha que la os árbitros são profissionais, não são amadores ou semi profissionais como cá.
só que la ninguém fala de arbitragem porque se protege o espectaculo futebol e o espectaculo futebol é feito de golos, falhanços, erros de jogadores, treinadores, árbitros e não perdem tempo a falar durante a semana toda( ou não sei quantos meses) num fora de jogo , num penalty, ou num golo mal anulado.
26 Maio, 2014 at 12:27
Provavelmente existirão, sim. A pergunta que te deixo é: em Inglaterra também há o mesmo quadro de suspeição que há em Portugal? Há indícios do mesmo tipo? Não me parece.
26 Maio, 2014 at 12:29
E o espectáculo tem de ser protegido, em primeiro instância, daqueles que o querem manipular. Essa é a diferença. O erro casual é um erro que se entende. O erro sistemático, e sempre em desfavor dos mesmos, já não, caraças.
26 Maio, 2014 at 12:33
E nem da para comparar a atitude dos arbitros PT com os Ingleses. Ca sao uns arrogantes, la sao muito mais respeitadores.
26 Maio, 2014 at 12:56
diogo, la está, se em Inglaterra se lançasse essa suspeição e não a conseguisses provar
( antes que fales no apito dourado, o problema esta na legislação, se por certos elementos não se pode actuar, a culpa não é de quem aplica a lei mas de quem a fez)
o que acontecia? provavelmente eras suspenso por meses ou anos, ou mesmo irradiado.
até porque aqui já existe a mentalidade de lançar suspeitas sobre tudo quando as coisas não correm bem.
Bruno
cá são arrogantes e la mais respeitadores, pois olha que isso também se aplica aos jogadores e os árbitros respeitam ou são mais arrogantes conforme o comportamento dos jogadores. é tudo uma questão de mentalidade, ou neste caso falta dela.
26 Maio, 2014 at 13:08
mas, Riga, como tu dizes, e bem, aqui em Inglaterra, veem-se erros dos arbitros, (que acontecem contra TODOS os clubes). enquanto em Portugal, esses “erros” acontecem sempre em prejuizo dos mesmos…
garanto-te que se os erros que acontecem em Portugal, acontecessem aqui, haveria muitos profissionais a procurar outra profissao, porque se quem fala é castigado, quem erra tambem o é, (e nao levam como prémio apitar jogos decisivos da equipa do coracao…)
mentalidades diferentes ou comissoes de arbitragens isentas, coisa que nao exoste aí em portugal…
achas normal, depois de toda a gente criticar árbitros, esses árbitros, só contra o SCP ou o seu presidente é que se manifestam?? enquanto aos outros ainda veem pedir desculpas??
nao se trata de desculpar com as arbitragens, trata-se de exigir um tratamento igual para todos, coisa que, (digas tu ou quem vier, em contrario), nao existe em Portugal, ao contrario de Inglaterra…
26 Maio, 2014 at 13:14
chirola lembro-me de o fontelas ter criticado o salvador também e a entrevista do pinto da costa sobre o soares dias, e algumas declarações que eles chamam de incendiarias, alias quando ele diz que os dirigentes são responsáveis pelas acçoes violentas contra os árbitros, já que são os dirigentes que constantemente incendeiam os ânimos, ai concordo com ele.
tal como concordo quando ele se queixa que não existem castigos para quem faz as declarações
e por exemplo um arbitro quando não apita num fds não recebe e ao fim do mês isso faz mossa.
26 Maio, 2014 at 10:23
Leonardo Jardim bloqueado por 15M€.
Marco Silva contratado por 4 anos.
Se o JJ der “o salto” p/ Espanha, Itália ou Inglaterra quem irá treinar o GloriGozo? Espero q seja o Paulo Bento 😉
Até por isto a estratêgia do BdC no dossier “treinador” foi inteligente.
26 Maio, 2014 at 10:32
Depois de termos garantido Marco Silva, a saída de Jesus do Benfica era a cereja no topo do bolo!
26 Maio, 2014 at 10:40
Laudrup segundo a TVI
26 Maio, 2014 at 13:10
espero que nao…
26 Maio, 2014 at 10:54
para mim o problema não é o Jasus treinar a lampionite, o problema é que com ou se Jasus as arbitragens vão continuar a beneficiá-los, essa é a grande verdade.
E como não basta beneficiá-los…prejudica-nos como se viu este ano, campeonato e taça de Portugal, só não vê quem não quer ver.
Por isso, seja qual seja o treinador dos lampiões (até pode ser Paulo Fonseca) eles estarão sempre na luta porque “alguém” não os deixará caír!
Nós só temos que ser mais fortes, jogar á Sporting, disputar cada bola como se da nossa vida se tratasse, ou seja , nos limites, pois só a jogar assim é que conseguimos ser campeões aqui neste país de faz de conta.
Ontem, o resultado das eleições europeias, mostra que somos um país de gente muito estúpida, pois vêm os partidos como se de clubes de futebol se tratassem!
SL
26 Maio, 2014 at 10:54
Destaco esta frase: “É muito mais lógico trabalhar em cima do que fizemos, do que a primeira desculpa ser o trabalho do árbitro”. E assim se faz crescer uma equipa. Há muita gente para falar dos árbitros.
26 Maio, 2014 at 13:12
realmente, para dizer: limpinho, limpinho, nao precisas de falar muito…
26 Maio, 2014 at 11:11
Fdx, falta tanto tempo.
Acho que ando demasiado emocional com o Sporting e a culpa foi da ultima jornada e da telenovela da saída do LJ, bem como do caralhete do PB e a sua convocatória de merda.
Vou-me abster de tecer comentários em relação ao nosso futuro. BdC é o homem do leme.
Como qualquer outro, tenho a mania que seria o melhor presidente do Sporting, mas nada como um banho de realidade e dificuldades como este último mês, para perceber que é preciso mais alguma coisa. Isto não é FM.
26 Maio, 2014 at 11:18
off-topic
ALguém ouviu ou leu alguma coisa relacionada com a possível ida do fokobo para os fruteiros?
SL
26 Maio, 2014 at 11:33
Vi ontem no rodapé da bolatv “Fokobo de saída do Sporting”. mas não sei mais nada.
SL,
26 Maio, 2014 at 11:55
Há uma foto a circular do fokobo no estádio do dragao.
26 Maio, 2014 at 12:03
Essa foto é de 2012, como já alguém aqui disse, mas pode ter um lado simbólico importante. Às tantas é para lá que vai. Tranquilos. É só mais um rabiu.
26 Maio, 2014 at 11:18
A questão sobre “o falar de arbitragens” depende de muita coisa.
Aceito quando dizem que o MS não o faz por princípio. Mas como ele próprio disse, “É possível. Ainda não passei por essa experiência.” Isto o que é que quer dizer? Que ele aceita o erro pontual. Resta saber de que forma reagirá quando esse erro for sistemático. São situações completamente diferentes. Nenhum treinador coerente é capaz de aguentar o erro sistemático porque mina o seu trabalho, rebenta com a motivação dos seus jogadores e acaba por influenciar directamente a sua estratégia. Até o Jardim, que é muito mais cauteloso do que o MS, reagiu quando nos anularam o 6º golo limpo. “Temos o record guiness de golos anulados”. Lembram-se?
Como o MS é um tipo coerente, não tenho dúvidas nenhumas que vai reagir quando começar a sentir o carácter sistemático dos erros de arbitragens. E tenho a certeza que será bem mais contundente a reagir do que o Jardim foi devido à sua personalidade e ambição. E acho muito bem que o faça.
26 Maio, 2014 at 11:25
isso não é ser coerente, ser coerente é manter o mesmo principio independentemente de tudo.
se eu colocar na minha carreira que não vou falar de arbitragens porque os erros fazem parte do jogo, e que não posso andar sempre com a conversa das arbitragens sempre que não se ganha um jogo( que é o que acontece), e que acima dos erros de arbitragem estão os erros que a minha equipa cometeu, não faz sentido mudar de discurso apenas por estar num clube grande
26 Maio, 2014 at 11:34
riga,
tu podes manter a coerência se fores prejudicado uma vez. Talvez, até, duas. Agora se te prejudicam, três, quatro, cinco, seis vezes, parece-me normal que te salte a tampa. E nem precisa de dizer muita coisa.
26 Maio, 2014 at 11:43
cherba viste a roubalheira que o Estoril sofreu em braga e noutros jogos?( por exemplo em casa com o porto) e viste-o a queixar-se.
pelo que ndiz na entrevista, ele assume que existem erros de arbitragem, mas acima disso estão os erros da própria equipa e prefere trabalhar nisso do que andar a lamentar-se dos árbitros.
eu acho que em Portugal fala-se demais de arbitragens, existe sempre choradinho, e a questão é que se chama de tudo aos árbitros e não acontece nada a quem faz isso e vês la fora os árbitros a errarem e não ves criticas a serio porque sabem que os castigos são a serio.
as criticas que se fazem cá, com as insinuações que se fazem, la fora se calhar dava direito a irradiaçao
26 Maio, 2014 at 12:01
se forem críticas infundadas, nada contra castigos. Mas já que falamos de irradiações, porque não varrer, definitivamente, alguns senhores da arbitragem?
26 Maio, 2014 at 12:05
infundadas ou não em Inglaterra por exemplo mínimas insinuações sobre arbitragem dao castigo, imagina dizer algo como cá do estilo os árbitros são corruptos, estão comprados, estão ao serviço deste e daquele.
26 Maio, 2014 at 12:05
O problema que existe em Portugal é que existem arbitros que erram sistematicamente e nao lhes acontece nada, no maximo vao um ou dois jogos para a jarra.
Um treinador nao cumpre é despedido. Um jogador vai po banco.
Um arbitro erra, nao lhe acontece nada. Sao a classe mais protegida no futebol PT.
26 Maio, 2014 at 12:51
bruno e nos outros países também não existem árbitros que erram sistematicamente?
e que lhes acontece exactamente o mesmo que acontece aos arbitro que erram sistematicamente em Portugal?
26 Maio, 2014 at 12:21
O problema é que com a arbitragem que temos em Portugal, não tardava muito quer a coerência se transformasse em parvoíce…e nós não queremos parvos à frente do Sporting…!!
SL
26 Maio, 2014 at 13:56
Eu vejo em Portugal muito mais arbitros a errar sistematicamente, e normalmente o que lhes acontece é chegarem a internacionais.
26 Maio, 2014 at 11:37
O problema é quando os erros são sempre para o mesmo lado, sei lá tipo SCP – Nacional Versus Belenenses – SLBosta, sei lá…não sei se me faço entender, han?
26 Maio, 2014 at 11:40
Não faz sentido para ti.
Ser coerente não é ser estúpido. Se os erros forem pontuais, o princípio mantém-se. Se os erros forem sistemáticos é coerente alterar o princípio. O princípio é definido pela premissa de que os erros são pontuais e atingem todos os clubes de igual forma. Quando essa premissa muda é coerente mudar o princípio. Não é o treinador que deixou de ser coerente, é o contexto que o obrigou a adaptar-se. Nada na vida é imutável ou estático a ponto de uma pessoa estabelecer um princípio e manter-se fiel ao mesmo até morrer.
26 Maio, 2014 at 11:45
se eu fosse treinador, e tivesse esse principio, enquanto fosse treinador, independentemente do clube que fosse manteria sempre esse principio.
26 Maio, 2014 at 11:47
Dizes tu 🙂
Gamado vezes sem conta … que se foda o princípio.
26 Maio, 2014 at 11:48
dizes tu
=)
26 Maio, 2014 at 11:57
Vou-te dar um exemplo, por mais estúpido que pareça.
Eu defini um princípio na minha vida de que não vou roubar. Se me encontrar sem dinheiro, sem emprego, sem ajuda de ninguém e com filhos para alimentar sou capaz de ir ao supermercado desviar um saco de pão. O contexto mudou e obrigou-me a alterar o meu princípio. Porque a alternativa seria os meus filhos morrerem à fome.
26 Maio, 2014 at 11:46
Riga, eu acho que é coerente se por norma não se desculpar nas arbitragens (como todos deviam fazer), mas em casos claros de exagero e erros repetidos se manifeste.
De qualquer forma, aqui haverá certamente uma estratégia. Temos Bruno a dar o peito às balas, a dizer o que todos viram e castiguem-no à vontade … e teremos um MS mais tranquilo … mas nunca um LEO (zzzzzzzzzz) e nunca o Paulo Bento (verdade seja dita, nunca o defenderam, nem o seu grande amigo Pedro Barbosa. Era sempre ele a falar dos árbitros).
MS nunca será de extremos, mas qd tiver de falar … falo-á. Conheço-o bem.
26 Maio, 2014 at 13:27
em relacao a coerencia…
“Não digo que nunca vou falar, mas tenho esse princípio. Não faz sentido comentar o trabalho do árbitro todos os jogos. ”
o que Marco diz é: nao vou falar sistemáticamente dos árbitros como desculpa, mas…
nunca disse que nunca falaria de arbitragens…
26 Maio, 2014 at 11:33
Entrevistas de alguém que acredita bastante no seu valor como treinador de futebol. Ontem estive a ver a CI de apresentação do Marco Silva, e até me arrepiei…treinador com discurso coerente e vencedor, sem medo das palavras e de assumir que quer ganhar todos os jogos. Estou rendido, por mim é Marco Silva até à morte !!!!
26 Maio, 2014 at 12:26
O treinador interessa-me que treine e que motive todos à sua volta para uma grande luta!
Quanto a árbitros espero que fale quando for roubado! Não quero um treinador que é roubado de 2 penaltis e sofre um golo num penalti inexistente e que venha dizer que o arbitro esteve bem e não teve influencia! Hipocrisias é só para alguns e não no Sporting! Deve apontar erros sem extrapolar para teorias do porquê dos erros que para isso está gente acima dele e com mais força para isso!
26 Maio, 2014 at 12:57
Gosto bastante da postura e do discurso racional do novo mister, de pés bem presos ao chão, consciente do trabalho que tem pela frente, com muita ambição.
Ao nivel técnico acho que ficamos a ganhar com o Marco, não desfazendo o trabalho do Leonardo, tem um futebol apoiado, de controlo sem nunca perder a objectividade, os jogadores jogam sempre com confiança (sem excessos!) e nota-se um elevado compromisso entre equipa técnica e jogadores!
26 Maio, 2014 at 13:15
Boas entrevistas. Gosto da postura do nosso novo treinador.
26 Maio, 2014 at 13:25
Todos temos um bom feeling acerca do MS e parece-me que, sem querer entrar em euforias desmedidas, esta aposta tem tudo para dar certo!
Mas eu vou mais longe…
Quando o Domingos chegou ao Sporting, era o “treinador da moda” e tinha tudo para correr bem, mas faltou o mais importante: estabilidade e um direcção par o apoiar quando as coisas não correrem bem.
Desta vez, sinto que temos essa estabilidade e isso ainda me faz acredite mais esta aposta.
Apesar de não achar que vamos ser campeões já esta época, sinto que pode estar a nascer um projecto vencedor a medio prazo.
27 Maio, 2014 at 13:24
Essa do “infiltrado” domingos não foi bem assim… Foi um treinador que nunca reuniu consenso em Alvalade, foi mais um erro de ‘casting’…
26 Maio, 2014 at 13:47
Off topic : hoje ao que tudo indica sera apresentado o novo treinador do braga, Sergio conceição, ta visto que se o jasus sair das galinhas, o nuno espirito santo sera o seu sucessor!
26 Maio, 2014 at 14:25
Duvido muito …
Eles bem queriam o Marco caso o Jesus saísse, mas foram tarde. Foderam-se e mudam a estratégia.
Com a mania das grandezas, vão querer alguém de nome e experiência.
26 Maio, 2014 at 15:07
Mas algum dia os lampiões contratariam um treinador tão conotado com o porto? Um treinador que perdeu os quatro jogos em que os defrontou?
26 Maio, 2014 at 15:05
O Marco Silva tem um discurso fácil e com conteúdo. Aqui fica a ganhar ao Jardim, que tinha um discurso mais cinzento e pouco motivador. Vamos esperar agora pelo trabalho de campo. Se este corresponder às palavras, temos homem.