Ora aqui vai um dois em um que, até por estar sem tempo para pensar muito a este respeito, fica como ponto prévio para troca de ideias
Bento Valente já não é coordenador técnico da formação leonina. O último fim de semana tem sido pródigo em mudanças na estruturas técnicas. Depois das duas mudanças de treinador já verificadas esta época na equipa do Sporting B a que se juntou a saída de José Lima do comando dos juniores, ontem o responsável máximo pela integração e progressão de jovens na Academia Sporting apresentou a sua demissão à administração da Sporting, SAD, segundo informações recolhidas por O Jogo. Depois de um largo período dedicado aos escalões jovens verdes e brancos, nomeadamente na área do recrutamento, Bento Valente havia regressado ao centro de futebol dos emblema de Alvalade após a eleição de Bruno de Carvalho, em agosto de 2013, com a expressão intenção de reorganizar a orgânica da Academia. Contudo, o retorno acabou por ser abreviado.
[…]
Luís Boa-Morte vai assumir o comando técnico da equipa de juniores A do Sporting. Tal como O Jogo noticiou em primeira mão na sua edição de ontem, José Lima foi demitido ontem do cargo na sequência de resultados desapontantes, sendo agora rendido pelo antigo internacional português, também ele, tal como o seu antecessor, formado no emblema leonino. A gota de água foi a derrota caseira para o Torreense na última jornada, que precipitou esta decisão da SAD verde e branca.
Ex-internacional português regressou este ano ao Sporting para integrar os quadros técnicos. Após começar como adjunto na equipa B, passa agora a treinador principal do mais alto escalão jovem leonino.
27 Outubro, 2014 at 17:30
Algo vai mal na Academia e isso é notório … basta vermos os jogos dos juniores A e B que se percebe que dali dificilmente aproveitaremos algum jogador de futuro… o mesmo já não se passa nos Juniores C onde existem boas promessas! Ainda este fim de semana, vi o jogo e existem vários “leõezinhos” com elevado potencial, onde se destacou o médio Bernardo Sousa, autor de cinco golos, alguns de muito belo efeito!
Vamos aguardar pelas mudanças a implementar com a certeza de que algo terá que mudar!
SL
27 Outubro, 2014 at 17:32
acabei de ver o SCPb-UDO e há muito tempo que não via tão mau futebol 🙁
27 Outubro, 2014 at 17:32
Há muito que se percebia que alguma coisa não estava bem. As equipas dos vários escalões têm mostrado poucos resultados, equipas pouco competitivas, descaracterizadas e baixamento de qualidade de muitos jovens recrutados. Espero que a mudança traga mais de positivo.
27 Outubro, 2014 at 17:35
a ver se isto entra nos eixos!
27 Outubro, 2014 at 17:36
… estas mudanças tanto podem ser para o bem como dar para o torto … quero dizer, isto de mudar só porque os resultados não são bons ( o que é um facto) pode não ser o melhor, mas se algo mais (?)acontece na Academia tem de mudar.
A ver vamos como se desenrola o fio à meada, e o que queremos é que nossa Formação continue a ser a melhor de todas!!
SL
27 Outubro, 2014 at 17:37
… também acabei de ver a Equipa B, mau de mais para ser verdade!!
27 Outubro, 2014 at 17:37
Haverá alguma coisa (sensibilidades diferentes) com Virgílio?
Ou será uma reestruturação na Academia?…
Estou mais pela segunda… dada a quantidade de gente a sair.
Abel, Lima, Bento Valente…
Eu de formação não percebo nada… só espero que esteja a ser tudo feito pelo melhor e que se aposte mais na formação (sobretudo nos portugueses)… Mas a questão pode ser bem mais profunda que apenas um ou dois técnicos.
Não conhecendo as competencias técnicas do BV, quer-me parecer que um ano e pouco é manifestamente curto para alguém que “havia regressado ao centro de futebol dos emblema de Alvalade após a eleição de Bruno de Carvalho, em agosto de 2013, com a expressão intenção de reorganizar a orgânica da Academia”…
27 Outubro, 2014 at 17:54
Como disse no post anterior! ;))!
Tudo isto carece de uma explicação, que até deve ser dada (na minha opinião) pelo coordenador da formação, o Virgílio! Vem, explica o que se está a passar, qual o caminho traçado, para onde vamos, o que queremos e explica como toda esta reformulação encaixa nisto! Aliás que já devia ter sido começado a ser dada pela altura da saída do Abel…
Porque vamos lá ver…acabaram de sair as 3 grandes mudanças (que eu me lembro…fora o próprio Virgílio) operadas à 1 ano e pouco! Sobe o Abel, regressa o Lima e regressa o Bento Valente! Portanto seria interessante explicar o que correu mal, porquê, qual o caminho, qual a estratégia e em que é que tudo isto encaixa nos novos nomes!
Eu estou particularmente à vontade…à 1 ano e tal disse que foi um erro promover quem falhou (Abel falha o titulo de Juniores estupidamente e incompetentemente) e disse que não gostava do Lima nem como treinador nem como formador (pelo que conheci e vi da sua primeira passagem)! Por isso nem me espanta nem me incomoda (bem pelo contrario) as mudanças! Mas carecem de explicação….que deve ser dada com tranquilidade e clareza! E ninguém melhor que supostamente a cabeça de onde tudo isto está a sair…até porque é importante desmistificar porque já vi muita alminhas pouco abonadas dizer que esta direcção é como qualquer outra quando se perde…é só mudanças atrás de mudanças…com base na equipa B! Alem de que é importante os miúdos perceberem que se tem um caminho para eles e não passar estar à deriva…
27 Outubro, 2014 at 18:01
Tiago, Tiago…
Lá tás tu…
Grita comigo: Mééééééééééeééééééé
ai, o menino…
27 Outubro, 2014 at 18:04
Méééééééééé!!!!!
27 Outubro, 2014 at 17:39
Assim não… é ao deus dará, quando se devia planear e montar um projecto de formação anda-se a brincar ao contratar e despedir treinadores..
Se não é assim parece! Nem sei o que diga.
27 Outubro, 2014 at 17:45
Eu acho que temos de dar alguns dias/semanas para perceber o que se passa. Uma justificação era bem vinda.
A verdade é que ainda não se percebeu (eu, pelo menos) a saída do Abel (embora desconfie…), percebeu-se a do Barão e do Lima (mau futebol e resultados, embora o Barão, a mim parece-me que sempre foi provisório dada a saída repentina do Abel). Agora, este Bento Valente é que pediu a demissão… só ele saberá porque o fez. Estar a especular neste momento é muito fácil. Pode ser razões pessoais, pode não ser… pode ser muita coisa. Vamos ver o que o futuro lhe reserva… não foram poucos os que sairam de Alvalade no tempo do Godo e que já estavam calçados…
Vamos aguardar…
Acho é que nesta fase devia ser o Virgílio a dizer alguma coisa para sossegar os sócios…
27 Outubro, 2014 at 17:41
Parece-me que o problema é que as escolhas iniciais foram todas erradas, incluindo o Virgílio. Esperemos que os “remendos” se revelem mais acertados.
27 Outubro, 2014 at 17:57
Isso…vamos ver…parece-me que foi daqueles tiros que se dá por querer partir tudo o que estava e que saiu ao lado…isso parece bastante claro! Mas o Virgílio que venha explicar para todos vermos um rumo e uma lógica nisto…
27 Outubro, 2014 at 18:09
Não sei o que é que o Virgílio percebia de formação para ter assumido esta função. Tu sabes?
27 Outubro, 2014 at 18:16
Não faço puto…e sem uma explicação estou como tu….isto mais parece uma trapalhada que saiu da (falta) cabeça dele! Mas admito que ele tenha um plano e uma estratégia correctos e tenham apenas escolhido mal os executantes! Muito mal escolhidos até….mas só saberemos isso SE ele explicar o que se passa! Sem explicar….sujeitasse ás nossas interpretações!
Volto a frisar….estou MUITO mais de acordo com as escolhas agora do que estava no inicio! Por isso a minha opinião pode estar toldada pelo facto de eu não ter gostado das escolhas iniciais (Abel e Lima) logo quando foram anunciadas…para mim isto pode perfeitamente ser uma correcção do tiro inicial, que foi muito ao lado…
27 Outubro, 2014 at 17:44
http://www.maisfutebol.iol.pt/multimedia/oratvi/multimedia/imagem/id/544d8ff80cf2daacc7dec011/600.jpg
Tello, o extremo do FC Porto, aproveitou a folga dada por Lopetegui ao plantel neste domingo para acrescentar mais uma tatuagem: desta vez tatuou o braço… com um leão.
O jogador foi dada conta do processo nas redes sociais, meteu uma primeira fotografia do momento em que tatuava o braço, e até aqui tudo bem, e no fim publicou outra foto do resultado. O tal leão.
Ora aqui é que as coisas não correram tão bem e perante as muitas queixas de adeptos do FC Porto, Tello acabou mesmo por apagar esta segunda fotografia, deixando apenas a primeira.
Será que já se arrependeu da tatuagem?
Está bem arrajado está…os super, ainda lhe cortam o braço…!!
SL
27 Outubro, 2014 at 17:46
Acho que teria sido mais apropriado tatuar o Luis Duque… mas o rapaz lá pensou: “No voy a tener cuerpo para todo esso, joder…”
27 Outubro, 2014 at 18:18
Até porque acho que na loja só tinham um Desenho do Buda….e por isso não tinha barriga suficiente para retratar o Duque…
27 Outubro, 2014 at 17:50
Isto é que vai para aqui uma açorda.
27 Outubro, 2014 at 17:50
Parece me que é uma boa decisão ( a contratação do Boa Morte), mas não há milagres.
Não me parece que os maus resultados e o futebol praticado nos Juniores seja da inteira responsabilidade do Lima. Parece-me isso sim, que é das fornadas piores de jogadores que temos no escalão. E esse deveria ser o ponto e a linha de pensamento.
27 Outubro, 2014 at 19:14
Esperemos que o B. Morte…traga nova vida aos juniores…!!
SL
27 Outubro, 2014 at 20:58
Eu até acredito Sr Max… mas se a qualidade não existir nos jogadores.. não há grande coisa que se possa fazer.
Como se diz muito: “Sem ovos, não há omeletes!”
27 Outubro, 2014 at 18:00
Realmente anda um bocado para o estranho a gestão da formação.
27 Outubro, 2014 at 18:01
Senão estou em erro esta equipa actual de Juniores, foram aquelas de Iniciados e Juvenis que em alguns anos nem a passagem a fase final do Nacional conseguiram.
27 Outubro, 2014 at 18:06
É estimável que se coloquem ex-jogadores campeões nacionais pelo Sporting na Academia para incutirem o sportinguismo e servirem de exemplo aos miúdos. Mas a grande maioria destes ex-jogadores não têm formação para treinar na formação, porque não sabem ensinar. Basta ver o que se passou recentemente com o Barão na equipa B. Não tenho dúvidas de que o Barão seria capaz de colocar o Sporting B nos lugares cimeiros da Segunda Liga, mas isso não chega. A equipa B serve para terminar a formação dos juniores e inseri-los no futebol sénio. Um futebol resultadista e físico chega e sobra para a Segunda Liga, mas assim os jogadores não aprendem nada, não ficam capazes de progredir para a equipa principal, mesmo os melhores.
Veja-se o João Mário o ano passado e a frustração que ele sentiu na equipa B. Se não fosse o empréstimo ao Vitória de Setúbal teria sido um ano perdido para ele e hoje não estava apto de para a equipa principal. Não podemos continuar a falhar na escolha dos técnicos porque senão é a equipa A do Sporting que perde.
27 Outubro, 2014 at 18:08
Nós temos lá a pessoa que mais sabe de formação em Portugal e no mundo inteiro não há muitos que se lhe equiparem, é o sr que tratou do CR7 do figo, peixe, quaresma etc e até dos inominaveis simaosinho o pequeno e montinho o anão (ja diz o ditado homem pequenino ou sacana ou bailarino e como estes não sabem dançar…) mas voltando ao assunto o homem até tem o nome no mini estadio de alcochete e que tal darem-lhe o poder para ele organizar as coisas como deve ser?
27 Outubro, 2014 at 18:10
O que é que esse “nick” quer dizer?
27 Outubro, 2014 at 18:12
Só se tivéssemos a certeza absoluta que o Scouting (ele agora tem o Departamento incluindo os Séniores) seria o mesmo sem ele! Eu tenho a opinião que se alguém é muito bom a fazer uma coisa…deve continuar a fazê-lo! A não ser em caso de necessidade extrema! Se não, podias perder a cabeça do Scouting e não ganhar nada…
27 Outubro, 2014 at 18:17
Boas pessoal, fui a Alcochete ver os B e o melhor da tarde foi ter tirado fotos com o Marco Silva e Bruno de Carvalho.
27 Outubro, 2014 at 18:25
UAU….que inveja… da branca, claro 😉
27 Outubro, 2014 at 18:49
ehehehehe eles são enormes, até na simpatia.
27 Outubro, 2014 at 18:58
Tenho um amigo meu que falou com o Bruno no aeroporto aquando da passagem pelos Açores, ele disse o mesmo, que o Homem é duma simpatia e que não tem nada haver com o que passam na CS.
Eu cada vez mais gosto do Bruno, e digo aos meus amigos não Sportinguistas, que enquanto falarem mal dele por mim está óptimo é que se começarem a falar bem, algo de muito mal se passa…
27 Outubro, 2014 at 19:16
O inicio ainda me deu algumas esperanças, mas depois…!!
SL
27 Outubro, 2014 at 21:24
Então… aproveitaste para lhes mandar SL da Tasca? 🙂
27 Outubro, 2014 at 18:55
Mas alguém achava que o Lima era treinador de futebol?
Boa Morte pode ser um “Sá Pinto”… serve por agora, mas também não acho ser um treinador de futebol… mas isto sou eu que falo por falar
27 Outubro, 2014 at 19:00
o problema dos Bs é o jogador que marca golos…
nos juniores não é assim tão mau…
mais abaixo é que está o problema e ele tem de ser invertido. A base de recrutamento é cada vez menor, temos cada vez menos gente a jogar.
27 Outubro, 2014 at 19:01
A formação preocupa-me. Gostava de perceber o que se passa ali…está en frangalhos.
27 Outubro, 2014 at 19:01
Duvido que na próxima “hora do presidente” este não seja um dos temas. Continuo sem perceber o timing da saída do Abel.
Já em relação ao Bento Valente esta situação cheira mal que tresanda. Na última vez que foi despedido, numa entrevista, foi bastante cáustico em relação ao Aurélio Pereira. Agora, após um regresso em 2013, sai novamente??
Esta situação deve ser explicada aos sócios. Não acredito que tudo seja explicado pelos resultados da formação. Do que me vou apercebendo, matéria prima continua a haver. Porque raio é que não se encontra alguém que tome conta deste projecto? Pegar numa das melhores (senão a melhor) academias do mundo deveria ser mais do que suficiente para aliciar alguém com know-how nesta área.
SL
27 Outubro, 2014 at 19:09
O Sporting não deve inventar nada e dar carta branca a quem
percebe mais disto que é o Sr. Aurelio Pereira. É pena não termos
mais homens como ele ou César Nascimento mas temos que
aproveitar os que temos e sabem ver quem vai dar jogador.
Tenho a certeza que Carlos Pereira até pela sua formação e
experiencia desde sempre na área da formação seria um grande
reforço. Os nossos rivais começaram a investir mais do que nós,
os miúdos já têm empresários de tenra idade e os seus pais apesar
de serem de outros clubes querem que os filhos venham para o
nosso clube mas com a crise atual optam por quem dá mais dinheiro.
Claro que um senhor como Aurélio Pereira dá a volta a algumas
situações mas a espionagem e a parte monetária estão a lixar tudo.
João Mário e o irmão foram uns a quem Aurélio Pereira falando com
os seus pais os convenceu a virem para o Sporting. Penso que Carlos
Pereira poderia ser de uma grande valia até porque o seu irmão está
a ficar entradote. Para bem do Sporting é necessário que não existam
quintinhas.
27 Outubro, 2014 at 19:32
Concordo. Grande parte do problema, que já vem detrás, tem a ver com a entrada para a Academia de pessoas que não têm competência. A formação tem servido para dar empregos para compensar apoios eleitorais e isso tem de acabar, de vez.
27 Outubro, 2014 at 19:17
Link para o resumo dos B’s
http://www.tvgolo.com/en/match-highlights-1414428257—39
27 Outubro, 2014 at 19:30
http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=509261
Reparem bem no final do 1º parágrafo do texto.
27 Outubro, 2014 at 19:31
Já rectificaram, os cabrestos…
27 Outubro, 2014 at 19:39
é um pantomineiro este filha da puta
27 Outubro, 2014 at 19:35
Friamente, a formação está no buraco.
A equipa B (ainda considero formação, o último passo para a maioridade, para os que precisam) é a balbúrdia que é.
Os escalões jovens têm vindo a perder qualidade (depende das fornadas, mas também é para isso que existe prospecção), há jogadores que saem, os treinadores vão virando, parece não haver rumo.
Claramente o presidente deve dar a chave do carro a quem perceba, e deixá-lo conduzir. Escolher, e delegar.
Abel, barão, Lima, parece tudo em cima do joelho.
Claro que muita trampa vinha de trás, mas neste ponto o BdC pareceu o típico político tuga: em vez de ver o bom que se faz e corrigir o mau, preferiu implodir o edifício.
Esta análise é feita por quem está de fora, e lê notícias e observa resultados. Vale o que vale.
27 Outubro, 2014 at 20:01
Os lampiões emitiram um comunicado, sobre os incidentes registados em Barcelos, aquando do jogo de hóquei, com o seguinte teor: “O Sport Lisboa e Benfica tem investido recursos humanos e financeiros para garantir a segurança das equipas e adeptos adversários no Pavilhão Fidelidade – acrílicos atrás dos bancos, túnel que protege as equipas, separação de adeptos visitantes que lhes permite ver os jogos sem incidentes (…)”.
Como se pode comprovar eles são acéfalos e possuem uma memória de peixe (só dura 3 segundos ou coisa parecida).
A Federação Portuguesa de Patinagem continua muda sobre o que se passou na primeira jornada lampiões-sporting!!! E já vamos a caminho da 5ª ronda!!! Espero que não aconteça como no futsal que, mais de dois anos depois, após terminar a época é que saíram os castigos dos jogadores do clube de carnide.
27 Outubro, 2014 at 20:22
Estive hoje a brincar com o photoshop, vejam o verdadeiro Freddy Krueger : http://on.fb.me/1tkPbKj
27 Outubro, 2014 at 20:26
Muito fixe, vais levar um like na página 😉
27 Outubro, 2014 at 20:31
😉
27 Outubro, 2014 at 20:32
+1.
A do Adrien está brutal
27 Outubro, 2014 at 20:41
😉
28 Outubro, 2014 at 0:30
+1
27 Outubro, 2014 at 22:08
A foto que lá tens do Adrien (Green Lantern) é qq coisa de fenomenal …
27 Outubro, 2014 at 22:26
Obrigado 😉
quero ver se faço mais com outros jogadores.
27 Outubro, 2014 at 20:34
Este tema ( e penso ser o único de momento) da formação preocupa-me bastante.
É a base do nosso clube, é aquilo que nos distingue dos outros e é o aspecto que mais deve ser cuidado e tratado…
Só espero que seja bem gerido como tudo o resto tem sido até agora, ou seja, bastante competentemente.
Gostava mesmo de ver um Chaby, Iuri, Tobias, Fokobo, Wallysson, Podence, Gelson ou Matheus vingarem na equipa A e todos os anos termos 2 ou 3 nomes a destacarem-se e entrarem no plantel principal, pode ser sonhar alto mesmo para a melhor academia do mundo mas…é um sonho.
27 Outubro, 2014 at 20:36
Bem, antes de mais devo dizer que não vejo toda esta situação com o dramatismo da maioria.
BdC está a corrigir erros…alguns que encontrou quando chegou e outros que ele próprio cometeu.
Teve resultados quase imediatos na equipa principal mas na formação o problema ou era mais complexo ou por qualquer outro motivo não está ainda resolvido.
É claro que nós temos o direito de pedir explicações por algumas decisões e a seu tempo, julgo que saberemos o que correu menos bem.
Vejo a situação da equipa B com bons olhos. JdD começou a trabalhar há pouco mais de 15 dias e devemos esperar para notar melhorias (sinceramente gostei das movimentações da equipa na primeira meia hora).
Os Juniores parecem, de facto, o caso mais grave, mas a falta de qualidade não é uma realidade em todos os sectores e espero que Luís Boa Morte saiba encontrar um equilíbrio que permita à equipa fazer melhores exibições com vista a melhores resultados.
Temos confiado no presidente para resolver os problemas e, da minha parte, a confiança mentêm-se. Na verdade, há coisas que levam mais tempo que outras.
28 Outubro, 2014 at 0:36
+1
é preciso dar tempo!
lá porque está (e começou logo o ano passado) a correr (quase) tudo bem na A, não podemos querer tudo para ontem!
é preciso confiar.
confiar que quem está lá identificou o(s) problemas(s) – falta de filosofia\plano para a formação? menos talento disponível na captação (circunstancial? fuga para os outros?? se for fuga é porque já nao coneguimos “vender” a mais valia da academia ou é porque os outros ofereceram dinheiro??, … )
é confiar que quem lá está tem, pelo menos, um plano.
no entanto, uns esclarecimentos (comunicado? jornal do SCP? hora do presidente) eram importantes para acalmar a passareca ao pessoal!!
27 Outubro, 2014 at 20:39
Este asco já começa a prestar vassalagem.
Luís Duque salientou o papel da Federação Portuguesa de Futebol naquilo que idealizou como projeto para a Liga, agora que foi eleito presidente.
“Agradeço a presença de Fernando gomes, uma das pessoas mais conscientes do estado em que esta instituição se encontra. Uma Liga mais forte resultará numa FPF mais forte. Os clubes precisam da sua ajuda. Precisamos de um plano de longo prazo e não apenas de tratar de questões financeiras”, referiu Duque na tomada de posse, citando por exemplo, que “importa discutir a proteção dos jogadores das seleções nacionais”.
“Sei que na Federação encontraremos um parceiro forte e com os mesmos objetivos. Temos de iniciar a revisão estatutária da Liga. A Liga deve ser capaz de unir os clubes e distribuir dividendos pelos seus associados. Queremos uma liga forte, liderada pelos clubes, que enfrente os problemas. Que seja capaz de liderar em inovação e ouse fazer o que nunca foi feito”, afirmou no discurso à plateia, deixando ainda uma garantia.
“Todos os clubes serão chamados a intervir. Só assim teremos uma Liga unida, forte e credível. Assim, podemos ser vistos como um parceiro apetecível, com quem valha a pena trabalhar”, concluiu.
27 Outubro, 2014 at 21:09
Formação e Atletismo. Aqui reside, na minha opinião os erros da gestão de Bruno de Carvalho.
Sendo duas das bandeiras do Sporting, não se pode tratar estes dois sectores como algo de banal na estrutura do Sporting.
Não podemos cortar investimento, onde retiramos mais prestigio e reconhecimento internacional.
Infelizmente, eu insisto muito no principio de peter para exemplificar o que se passa no sector da formação e do atletismo. Bruno de Carvalho e restantes podem ser muito competentes em diversas matérias, mas nestas duas em especifico, a julgar pelas decisões, estão a roçar a incompetência.
Os treinadores da formação estão a sair para os rivais assim como alguns observadores. Além de perdermos qualidade, os mesmos levarão para os rivais o que de melhor havia na academia.
Deixar ir os melhores por falta de dinheiro é uma falsa questão, quando se gasta euros em Shikabalas e Andre Geraldes e Sacko.
No atletismo, passa-se o mesmo. Os melhores estão de saída, e , os que ainda estão, não sabem se ficam a 5 dias de terminar o prazo de inscrição nas competições.
Será em parte esta preocupação que irei enviar para a hora do presidente. Não podemos andar a destruir euros em jogadores que nada acrescentam, para destruir aquilo que décadas levou a construir e tantos títulos e principalmente Reconhecimento! nos deu.
SL
27 Outubro, 2014 at 21:30
Desculpa lá Pedro, mas essa incompetência que apontas a este presidente, tem acontecido desde há 4 anos para cá. Eu testemunhei isso no Algarve. Andávamos era todos dormentes porque havia uma ou duas gerações ainda mais antigas que eram foras de série e agora estão no plantel principal.
Não acredito que esta direção tenha assumido posse com 200 jovens leões novos e corrido com as camadas jovens que lá estavam.
Isto é estrutural, e o erro da direção foi não ter resolvido isto à primeira, quanto mais demorarmos a atinar, mais irá demorar a aparecerem as ditas gerações de ouro.
O mesmo digo no atletismo, porque lembro-me perfeitamente quando o Benfica começou a limpar tudo em masculinos.
27 Outubro, 2014 at 21:39
O problema vem de trás, mas, não podemos negar que os euros gastos em determinados jogadores, podiam ter sido aplicados na manutenção dos melhores treinadores e observadores do Sporting. É neste aspecto que friso a incompetência. Virgílio não é a pessoa certa para o lugar em questão e estes 18 meses assim o dizem.
Dominguez saiu da equipa B para pegar no projeto ao abrigo da parceria do Sporting com os Colombianos…A pareceria terminou o mês passado e Dominguez?…foi-se buscar João de Deus
Bento Valente é dos melhores na sua área e José Lima, tem mais do que provas dadas no Sporting.
Nestes 18 meses facilmente se verifica onde se encontram os melhores ex-formadores do Sporting
Abel sai da B após o 1º treino. Barão durante 3 meses pôs a equipa B a jogar o pior futebol que eu já vi nos últimos tempos.
Bruno Carvalho tem estado excelente em diversas matérias, mas aqui, quer se queira quer não, e por muito que nos custe. Tem falhado.
SL
27 Outubro, 2014 at 22:21
Lá vem a teoria do gastar no jogador X ou Y em detrimento do investimento X ou Y.
Como se as coisas fossem assim lineares. É mesmo vontade de embirrar.
As coisas têm um orçamento. Percebo que estejam habituados ao abandalhamento mas agora isso acabou.
27 Outubro, 2014 at 23:45
Lê novamente:
É A MINHA OPINIÃO! Não quero que concordes ou deixes de concordar. Tenho o direito de a exprimir como tu tens o teu.
Refuta-a com uma opinião fundamentada, ou se não sabes mais, resume-te ou abstém-te.
O tempo do seguidismo cego já lá vai, e a história mundial encarrega-se de o confirmar.
Defendo Bruno Carvalho mas isso não me tolda o raciocínio de criticar o que julgo estar errado.
A vontade de embirrar, está descriminada no Relatório de Contas, não inventei nada. Basta ler e analisar.
Se fores minimamente inteligente, na tua resposta respondes à questão!
Existe um orçamento, então que seja bem aplicado…Ou vais ao egipto buscar o shikabala?
SL
28 Outubro, 2014 at 0:02
A minha opinião fundamentada virá, claramente, quando ouvir a justificação do que se está a passar.
A tua justificaçÃo acabou no shikabala.
Estamos conversados.
28 Outubro, 2014 at 0:10
E minha justificação chega, quando o que eu me refiro é cortar investimento naquilo que o o Sporting ser o que é, portanto, quando a academia custa 6M por ano, e se gasta, 1M pelo Shika, facilmente, se assim quiseres, percebes onde quero chegar.
O relatório de conta, fundamenta o restante. Não sei se te lembras, mas José Lima é dos mais experientes formadores da academia além de ser dos mais antigos.
Lá por Virgílio ser um grande Sportinguista e ex-jogador, não faz dele um excelente responsável por uma academia de futebol.
Espero que me fala entender
SL
28 Outubro, 2014 at 0:11
Faça entender
sorry pelo erro
28 Outubro, 2014 at 10:49
Vamos lá falar coisas minimamente acertadas e não mandar bujardas para o ar sem sentido:
– O Shika custou $7,500,000, o que é menos de 600M€
Sendo minimamente honesto, pergunto, quando o Shika assinou pelo SCP e viste os seus videos de habilidades não ficas-te entusiasmado (como 99% dos Sportinguistas)?
Se o gajo se revelou um perfeito palerma… o que queres que passe a ser utilizado uma bola de cristal e o jogo do copo no processo de contratações?
Será que não conseguem fazer uma paralelismo com o Slimani foi contratado por 2 tostões e neste momento vale cerca de 10M?! É que esse lucro dá para pagar 15 Shikabalas…
28 Outubro, 2014 at 12:35
Rz,
Peço desculpa mas que bojardas sem sentido?
Vais-me dizer, honestamente, que os euros investidos não podiam ter sido canalizados para manter certos observadores e técnicos da formação?
Vais-me dizer que é preferível um jogador com 27 anos com o histórico que tem, em detrimento de manter aqueles que podem potenciar alguém que nos traga de facto mais valias?
Para ver se nos entendemos de uma vez.
Se o orçamento é curto, se a nossa formação é o ex-libris do clube, então o dinheiro tem de ser gerido com pinças. Não me vês a criticar tudo o que seja contratação.
Falo de casos concretos em que a falta de euros levou a cortes que implicaram a saída de elementos da estrutura da formação, que poderiam ser mantidos , atenção que não estou a falar de jogadores. Falo dos técnicos e dos observadores.
SL
27 Outubro, 2014 at 21:24
Esta pequena revolução é um mal necessário. Apenas peço que seja feita com pés e cabeça, que não se ande a arranjar gente à pressa.
O problema na formação foi o facto de o Bruno ter vindo com um projeto de cortes de custos operacionais necessários e a formação necessitar de uma reestruturação que implicaria talvez no mínimo, reinvestir na academia ( leia-se capital humano qualitativo e não quantitativo).
Desde há meia dúzia de anos que a academia tem vindo a sofrer sérios danos, a questão é a altura em que as réplicas se fariam sentir. Aqui estão elas!. A geração de DIer, Mané, J. Mário, Esgaio, já cá estava há vários anos, não é por terem despontado há um par de anos que “tudo estava bem na academia”. De há 3/4 anos para cá, houveram mexidas nos responsáveis de prospeção profundas e constantes que levaram a que vários miúdos referenciados ficassem perdidos pelas trocas de dossiers. Quem acham que aproveitou isto?
Mais, aliado a isto, temos a velha história do antigo responsável pelo Seixal que foi trabalhar dois anos para Alcochete e depois saiu de lá com toda a informação, desde métodos de treino a jogadores referenciados, e entregou aos verdadeiros chefes.
A formação é estrutural. Não se modificam resultados de um ano para outro. E estamos à procura de reestruturar o que de mal se tem feito com uma politica de contenção. A nosso favor temos o que faz de nós a melhor academia do mundo, métodos, infraestruturas e tradição. O trabalho irá passar pelos homens fortes do Sporting, que terão de montar uma equipa de formação/prospeção competente. Vamos esperar que mais uma vez nos satisfaçam.
28 Outubro, 2014 at 0:10
Faça entender
Sorry pelo erro
27 Outubro, 2014 at 21:25
Se há pérolas na equipa B e nos juvenis, não vejo razão para entrar em histeria. Podemos viver tranquilamente com uma má geração de juniores. Mas se estivermos dois ou três anos sem que Alcochete “produza” talento de qualidade, teremos dificuldade em permanecer competitivos.
Não é público o que vai mal na Academia. E já lá vai algum tempo e alguns casos “esquisitos”. Também não se conhecem as grandes ideias da direcção actual sobre esta matéria. Espero que não obstante essa constatação, a equipa do BdC tenha reflectido muito sobre esta matéria e saiba bem o que quer.
Embora hoje seja apenas o Sporting a ter um onze assente em jogadores provenientes da formação, é previsível que a curto prazo benfica e porto não tenham alternativa a seguir o mesmo rumo. Os desenvolvimentos recentes que envolvem grandes patrocinadores (BES e PT) não deixam antever tempos fáceis para os três grandes. É por isso ainda mais desejável dar rapidamente um rumo a este assunto já que benfica e porto apenas têm pecado por não aproveitar os valores que as respectivas áreas de formação vêem produzindo nos anos mais recentes.
27 Outubro, 2014 at 21:40
O Lima está no Sporting, como treinador dos juniores, desde 2006/2007….será mesmo ele o problema?
http://www.zerozero.pt/treinador.php?id=157
SL
27 Outubro, 2014 at 21:44
A dura realidade é que Virgílio não sabe da matéria da qual ele está incumbido. Bruno de Carvalho é culpado de manter o status quo de Virgílio devido ao apoio do mesmo.
A formação do Sporting não pode estar refém das amizades, ela deve estar refém do profissionalismo e merece ter à frente dos seus destinos os melhores profissionais e não os melhores amigos.
SL
27 Outubro, 2014 at 21:49
de facto, é o que parece.
27 Outubro, 2014 at 22:26
Se falas com conhecimento de causa, quando dizes que o Virgílio continua por ser amigo, expõe cá para fora o que sabes.
Se nao sabes do que falas, faz como eu e espera por explicação.
27 Outubro, 2014 at 23:32
Então mas agora não posso dar opinião ou criticar o que julgo estar errado?
O facto de defender Bruno de Carvalho do que de muito bom tem feito, não me tolda o raciocínio para criticar o que julgo estar a ser mal feito.
SL
28 Outubro, 2014 at 0:00
Olha lá, tu não criticaste.
Simplesmente disseste à boca cheia que o Virgílio só lá está por amizade.
É diferente. Falas com conhecimento de causa? Não? Então não digas isso.
28 Outubro, 2014 at 0:06
Então mas agora não posso dizer o que penso? O tempo da PIDE já lá vai meu caro.
Só se era para eu rir com o teu coment, era o que mais faltava agora não poder dizer o que penso.
Somente por não concordar com o tudo o que Bruno de Carvalho faz, como seria esta sociedade se concordássemos com tudo…um bocado acéfala talvez :S
SL
28 Outubro, 2014 at 10:53
Podes dizer o que pensas, não convêm é ser estúpido!
28 Outubro, 2014 at 12:24
E sou estúpido porquê?…Por ter opinião?
Se voto, se pago quotas, se pago gamebox, tenho direito a ter opinião. As opiniões servem para ser discutidas e refutadas, estejam corretas ou não.
Mas de facto, contra o teu argumento, não há resposta que valha
SL
27 Outubro, 2014 at 22:05
O Presidente tem que fazer um levantamento rápido da situação
com quem o pode ajudar melhor nesta matéria, fazer o organigrama
apropriado para o Sporting, ficando os resultados dos dossiers
nas mãos de uma ou duas pessoas que nunca traiam o Sporting.
27 Outubro, 2014 at 22:08
A situação é mais complexa do que trocar de treinadores.
Há uns anos atrás, os miúdos vinham para o Sporting, porque em igualdade de circunstâncias, os pais sabiam que o nosso Clube era o melhor a formar. Conheci vários pais que recusaram ofertas melhores para ingressar no Sporting, só por causa do Sr. Aurélio Pereira e da fama da nossa Academia.
Mas os nossos rivais investiram forte e estão a recuperar terreno. Estão a recrutar miúdos, que normalmente iriam para o nosso Clube, oferecendo melhores condições ao pais/familiares. A nossa Academia também perdeu colaboradores e olheiros, fruto do desinvestimento.
A última geração com muitos talentos é a do Bruma, do Ilori, Dier, etc.
A partir daí, tem sido sempre a descer. Só se aproveita o Mané.
Tudo isto coincide com a aposta em jovens estrangeiros, como o gauld, sarr e o sacko.
28 Outubro, 2014 at 12:35
A ultima geracao com muitos talentos foi a de Bruma, ilori e dier, dizes tu, pois eu acho que nao precisas de dizer mais nada…
Talentos que nao sentem a camisole e so pensam em sair assim que lhes acenam com umas coronas, nao precisamos la na academia…
Sofremos agora por ins 2 ou 3 anos??
Antes isso que andar a “formar” macas podres…
Temos de formar gente com character è nao gente so com pezinhos…
27 Outubro, 2014 at 22:12
E sim, o Virgilio percebe tanto de formação como de sake. Ninguém percebe muito bem o seu papel na academia, inclusive ele próprio.
27 Outubro, 2014 at 22:29
Tens informações para completar a tua teoria ou só estas a dize-lo para cumprires a agenda?
Se não sabes faz como eu e espera por explicações.
28 Outubro, 2014 at 0:17
Amendonça:
Por curiosidade, o que é isso de cumprir agenda?
Sinceramente, todos nós, todos!, somos competentes até determinado ponto. Não é vergonha alguma, passado esse ponto sermos incompetentes, por isso é cada um de nós tem uma posição a ocupar na sociedade.
Quero dizer com isto o seguinte. Lá por se criticar Bruno de Carvalho sobre uma matéria, não quer dizer que não se o defenda em outras. E a realidade, é que o sector da formação está a ser o calcanhar de aquiles desta direção.
O meu desejo é que ainda se vá a tempo, de retificar os erros cometidos.
Não me consigo explicar melhor, pelo que peço desculpas se não me fizer entender, mas confundir isto com agendas…por favor!
SL
27 Outubro, 2014 at 22:18
Sobre este caso, não quero fazer juizo de valores pois não sei o que se passa.
Vejo claramente que a equipa B tem juniores e estes têm juvenis, desiquilibrando os plantéis. Não vejo resultados na formação, mas quero acreditar que é por um bem maior.
Obejctivo: Equipa A
E tb quero acreditar que isto tudo faz parte de uma restruturação (com erros à mistura, mas errar é humano) e a medio prazo voltaremos a ter resultados na formação, mantendo categoria na A.
E claro, como sócio e apaixonado pelo clube, tb quero saber o que se passa qd as coisas não estão bem.
27 Outubro, 2014 at 22:29
Visto de fora a formação parece, no seu conjunto, um autêntico pandemónio. A culpa não será toda do Virgílio mas já está lá há tempo suficiente para se lhe pedir/assacar responsabilidades. Ora, as sucessivas mudanças técnicas indiciam que, mais do que nunca, por aquelas bandas se navega à bolina, esperando desesperadamente que de algum lado chegue finalmente a boa brisa. Por outras palavras, fica-se com a sensação de uma incompetência insanável que, por isso mesmo, não poderá ser revertida sem o afastamento do sr. Virgílio.
Esta saída do Bento Valente provavelmente quer dizer que o poder de decisão que lhe terá sido prometido nunca foi concretizado. Acabou por ter rédea (e recursos) mais curta do que imaginava.
Uma última palavra. Não se faz jus ao sr. Aurélio Pereira transformando-o numa eminência parda merecedora de reverência e muitas vénias. O sr. Aurélio Pereira teve e terá ainda muitas qualidades, a organização da formação nunca foi uma delas.
Não sei onde isto vai parar, mas temo bem que cada mexida signifique apenas que o plano inclinou mais um pouco.
É triste, muito triste.