Marco, não é fácil dirigir-me a ti tentando manter o sangue frio. Aliás, não é fácil tentar falar do jogo de ontem enquanto tento manter a lucidez (pelo menos aquilo que eu considero sê-la). Já te elogiei várias vezes ao longo da época e continuo a achar que és um jovem treinador com imenso potencial, mas é impossível dissociar-te do que se passou, ontem, frente ao fcp. E, não, não tem nada a ver com as tuas expressões faciais ou com o facto de mexeres muito ou pouco as mãos.
Epá, Marco, chegou a altura de dares um murro na mesa. Mas um murro na mesa que te seja audível e que te liberte dessa espécie de autismo em que te encerraste. Eu consegui perceber quando começaste a época respeitando as hierarquias do balneário, mais não fosse para ganhar o grupo. E também consigo perceber que tenhas uma dúzia de jogadores em quem confias mais. És tu quem os treina, és tu quem avalia quem são os melhores. O problema, Marco, é que a essa dúzia acrescentaste três ou quatro e… fechou. E talvez não seja exagerado dizer que o que aconteceu ontem era algo previsível: alguns dos jogadores nucleares deram o berro.
Não vou entrar pela vertente táctica, pois isto de falar posteriormente é muito fácil. Lá chegará o tempo em que perceberás que não somos menos equipa por baixarmos as linhas, mas também te digo que haverá logo quem virá berrar que o Sporting tem mais é que ir a qualquer campo fazer o adversário borrar-se na cueca assim que tentar sair da área. Adiante. O que me faz dirigir-te estas palavras é a forma como estás a gerir o plantel. Vou repetir: o plantel.
Se me disseres que não achaste muita piada ao facto de praticamente não teres opinado sobre as contratações, eu sou gajo para perceber-te. Mas, logo a seguir, recordo-te que foi isso que aceitaste quando assinaste por quatro anos. Se me disseres que gostavas de ter “um Nani” a ponta de lança e outro a central, também sou gajo para dizer que te percebo, mas… epá, recordo-te que já sabias que não terias quando aceitaste assinar por quatro anos. E até sou gajo para reconhecer que te possam ter fodido os planos quando arrancaste o campeonato com uma defesa improvisada e sem o gajo que iria ser a tua principal referência atacante (e que voltaste a perder com a CAN).
Mas, Marco, esta é a realidade do Sporting. Sem dinheiro, com adeptos bipolares e com um projecto onde o plantel é composto pelos jogadores que estão na equipa principal e na B. Este é o teu plantel, Marco. E tu sabe-lo desde início. É verdade que até a B andou meio aos papéis, mas as coisas parecem estar a estabilizar. E, inclusivamente, têm sido várias as vezes em que tens marcado presença na Academia e têm sido algumas as reuniões que tens tido com o João de Deus, com o Bruno e com o Inácio, precisamente para pesar a utilização de alguns dos jogadores que estão na B.
Fruto de tudo isto, não se percebe porque raio é que, ontem, o Adrien, que depois de ter confirmado estar a passar por uma quebra física queimou o resto dos pulmões contra o Wolfsburg, foi titular. Deixaste de confiar no André Martins?!? Também ninguém percebe porque raio o Mané foi parar à bancada, principalmente quando o Nani tem jogado condicionado e o Carrillo, que foi o homem dos desequilíbrios nas ausências do Nani, está a precisar de tempo para respirar. E, sinceramente, acho que usaste uma espada de samurai para retalhar o moral do Tanaka: um gajo que vem de um golo e de uma exibição no limite como a que fez com os alemães, nunca pode ir para o banco.
Passemos à frente, porque temos mesmo que fazê-lo. Marco, esta merda ou vai ou racha. A Taça de Portugal passou a objectivo máximo, não só porque o clube precisa de títulos, mas porque estes jovens jogadores precisam de crescer com eles e porque é muito mais fácil criar uma mentalidade vencedora com vitórias do que com derrotas! E nem quero dar-me ao trabalho de pensar na possibilidade de perder o terceiro lugar. O que é que vais fazer, com a equipa a precisar de sangue fresco e de ideias novas? Não, não estou a pedir-te uma revolução. Estou a pedir-te que te lembres que tens Wallyson, que tens Gauld, que tens o André Martins, que tens o Rosell, que o Zezinho voltou, que o Rabia também pode ser usado para dar alguns minutos de descanso ao William, que tens o Dramé (e dava jeito rematarmos mais de fora da área), que tens o Mané, que se for preciso tens o Geraldes e que se o mantiveram no plantel também tens o Capel (olha, e se achares que não, lança o Podence).
Não vou incorrer no exagero de dizer-te que tens matéria prima para fazeres duas equipas sem perderes qualidade. Mas, decididamente, tens opções que te permitam ir dando o necessário descanso aos 11 que consideras serem os que mais garantias te dão. Está na altura de assumires isso e de pensares que essa é a melhor forma de, enquanto dás o que tens e o que não tens para conquistar o que ainda podemos conquistar, preparares as bases para a próxima época. Acho que não estou a pedir-te muito, pois não?
2 Março, 2015 at 12:11
Nunca mais é 5a feira…
2 Março, 2015 at 12:11
Bom post cherba!!
2 Março, 2015 at 12:15
Depois de entre ontem é hoje ter lido aqui comentários que me deixaram com vontade de chorar, não posso deixar de agradecer este post! Crítica construtiva sem necessidade de enxovalhar dirigentes, treinador e jogadores! obrigada e nunca desistas de defender o Sporting assim!
2 Março, 2015 at 12:16
‘e hoje’ queria dizer
2 Março, 2015 at 12:18
Assim ele o leia… O que ele fez ao Tanaka foi muito mau! Para jogar com um gajo sozinho na frente que não tem características para isso. E para não ferir susceptibilidades vou só dizer que não tem características…
Creio que lançar as bases da próxima época passa por dar minutos ao Wallyson e ao Gauld.
O que também é preciso é definir as vendas e as dispensas. Pelo menos 3 vão querer sair: Jefferson, Slimani e William. E há ainda aqueles que não têm categoria para jogar no Sporting. A ver se se faz algum dinheiro com esses!
2 Março, 2015 at 12:21
A 1000 %
2 Março, 2015 at 12:23
Sim, já o tinha dito atrás, ontem foi cortada ao meio toda a confiança do japonês, não se admite, sinceramente…
Do plantel “principal” há um grupo de jogadores que é incompreensível a ausência de mais minutos, mesmo que fosse em jogos teoricamente “menores”. Se calhar os tais jogos “menores” onde perdemos 10 pontos em casa, não é? Com outros a querer mostrar serviço, talvez a história fosse outra, duplamente… Ou seja, não só nesses pontos não perdidos, e talvez em melhor frescura física de outros mais indiscutíveis que teriam sido poupados.
Ninguém pedia (à excepção da taça da liga) mudanças completas de 11, bastavam 2 ou 3 em alguns jogos para fazer toda a diferença…
À cabeça: Tanaka, Rosell, Capel, Mané, mas há mais…
2 Março, 2015 at 12:31
Quando a câmeras focaram o banco do SCP foi visível o sofrimento do Tanaka. Foi visível o quanto ele gostaria de ter entrado em campo para ajudar os colegas… e e outros a sofrerem como gente grande por não poderem dar o seu contributo.
2 Março, 2015 at 13:09
A não titularidade de Tanaka ontem foi o maior dos (vários) erros de Marco Silva ontem. E isso quer dizer muito.
2 Março, 2015 at 12:26
é bom ver que não perdeste a capacidade de usar as palavras certas nas horas certas e de dizer o que te vai na alma seja quem for o destinatário. É isso que me faz seguir-te há anos! Grande post ó Cherba da Tasca!
2 Março, 2015 at 12:27
É isto mesmo!
Eu acredito no Marco Silva! Está a cometer erros? Sim. Mas é o seu primeiro ano em equipa grande. Muitas vezes desculpamos os jogadores por terem vindo de outro campeonato ou de uma equipa menor e usamos o :
– ” Calma que está a adaptar-se , vamos dar tempo… ”
E não podemos utilizar o mesmo para o treinador porquê?
Acho sinceramente que muitos dos que comentam (e nos comentários do Post anterior constacta-se isso mesmo) pedem que voltem os Elias, e os Labyads. Os 3 treinadores por época! Calma pessoal.
No final fazemos contas e vemos se temos treinador para o nosso projeto, ou não!
Quinta Feira der por onde der é para ganhar! Jogue o Adrien, o Montero, o Podence … Quem entrar vai ter de deixar em campo TUDO!!
Vamos!
2 Março, 2015 at 12:27
Enorme post Cherba.
Pede-se a quem possa, levar o recado ao MS que tem um post na Tasca para ler, meditar, mastigar e engolir ou então cuspir de vez.
Só acrescentava uma coisa ao teu texto Cherba, acho que o gajo já lá não vai com murro na mesa, tem de ser mesmo um murro na cabeça dado pelo Presidente para ver se ele acorda para a vida.
Continuo fodid* e vai ser difícil de passar.
Só se 5ªf me obrigarem a vasculhar tudo e mais alguma coisa para conseguir um bilhete para o Jamor.
E mesmo assim vou ficar com ele debaixo de olho até ao final da época.
(xiça phá, eu que até apoio sempre tudo o que é do Sporting mesmo que não goste da pessoa, já engoli tanto sapo, sendo o maior deles e o que mais me custou, um tal de Fernando Gomes, ponta de lança e menino bonito do fcp, e até esse aplaudi de pé quando marcava golos)
Não suporto é incompetência, birrinhas e falta de amor à camisola e ou muito me engano ou o MS abarca as 3 coisas.
2 Março, 2015 at 14:28
Ja somos dois.
2 Março, 2015 at 12:27
Subscrevo inteiramente este post. Não o conteúdo a 100%. Mas o título do post é super assertivo.
Eu sei que há gente fodida porque muitos se estão a atirar ao MS. Mas esperavam o quê? Afinal, depois daquela confusão, em que o seu nome foi equacionado como estando na porta de saída, em que o treinador fez joguinhos psicológicos com o BC e com os adeptos (ao ponto de ir saudar as claques após um jogo) esperavam o quê?
Não é normal que o feitiço se vire contra o feitiçeiro?
Não podemos ter a memória curta.
Vou afirmar mais uma vez: o MS de facto costuma ser uma presença assídua nos jogos da equipa B disputados na academia. Mas será que ele vê os jogos com olhos de ver?! Duvido muito.
2 Março, 2015 at 12:30
O problema não é ele ver com olhos de ver ou não os jogos da B! Então se ele não confia nos jogadores que tem no banco de que lhe vale ver a B…ainda confia menos nos que vê na B…Primeiro queria que ele confiasse e rodasse com os que tem no banco! A B é ainda outro passo…
2 Março, 2015 at 12:28
EIsso tudo!
Nesta altura vou pensando que este foi a nossa ida à Luz do ano passado! Uma mancha negra no percurso de um treinador em que eu acredito….mas que tem definitivamente de tirar ilações e que deixar de ter medo de ir rodando a equipa! Não como o Patego…mas depois de formar um 11 no principio do campeonato tem de ir rodando 2/3 por jogo e manter sempre 16/17 jogadores frescos e prontos a jogar!
Enfim…adiante! Temos de passar isto e seguir caminho! Não acredito que alguém que não seja movido por um ódio irracional ache que esta é a altura de mudar de treinador…ele vai ficar até ao final da época e lá se avaliará! E com o que tem já precisa de haver algo mais que não sabemos para ele ficar…ter ao longo deste tempo construído uma relação importante com a estrutura, fazer uma avaliação correcta do que correu mal e bem, demonstrar conhecimento cabal do que é o Sporting, estar em sintonia total sobre como abordar a próxima época, etc, etc…porque a verdade é que este ano nunca teremos mais do que resultados finais aceitáveis (muito, muito insuflado por vencer a taça)!
2 Março, 2015 at 12:32
É caso para dizer, “Ò Marco, faz alguma coisa!!! Mas faz homem!”
2 Março, 2015 at 12:32
Gosto.
2 Março, 2015 at 12:37
Cherba, excelente.
E com este post vou almoçar, esquecer o anterior e começar a pensar em 5ª feira.
2 Março, 2015 at 13:10
É isso mesmo, Miguel. Eu também!:)
2 Março, 2015 at 13:21
Já estou em modo Jamor
2 Março, 2015 at 13:56
Já estou a ver o Leão da Camacha levar o vinho.
O DeFran os ovos de Aveiro.
O Max a ginja (se a Maria deixar para alguém).
Eu levo umas trouxas da malveira.
Se o Roger puder … queijo da serra.
Bruno? Bolos de amêndoa?
E Sampaio leva o leitão.
2 Março, 2015 at 16:02
E quem leva o pão?
2 Março, 2015 at 16:22
Miguel, ovos moles não levo, pois não sou de Aveiro. Mas posso levar Pão de Ul 🙂
2 Março, 2015 at 12:38
Simples, resumido, lúcido e acertado Cherba.
Bem dito!
2 Março, 2015 at 12:44
Grande Post Cherba!!! Criticar sim mas construtivamente… É esse o espirito… Eu em dias de azia, como ontem limito-me a gritar SPOOOOORTING! e mais não digo… muitos dos que aqui vêm deveriam fazer o mesmo..
Quinta-feira estarei na Choupana para apoiar os nossos jogadores e nem quero pensar se nao ganhamos a taça este ano e a esse feito não juntarmos também o 3.lugar. Menos do que isso será uma época negativa… O problema que me começa a atormentar e muito é que vejo o Marco já a percorrer o fim da linha… Espero estar enganado ou não, porque sinceramente já não sei o que será melhor para nós?!
SPORTING SEMPRE!!!
SL
LdC
2 Março, 2015 at 12:45
Subscrevo complemente o post.
MS tem de abrir o leque de jogadores! Gauld, Wallyson, Mané têm de jogar mais. Tem de haver rotação de jogadores. Tem de haver prémios de mérito para quem trabalha e joga bem. Quem joga menos bem, seja por não estar em forma seja por cansaço tem de ir para o banco. Adrien e Carrillo são os casos mais gritantes.
A questão do avançado também está a ser mais gerida. Não concordei com a substituição do Montero em Belém, como ontem não concondei com o banco do Tanaka. Fez um grande jogo na 5ª, embora tenha faltado aquela ponta de sorte para o golo.
Bora lá ganhar 5a!!
2 Março, 2015 at 12:45
O Braga jogará sucessivamente com P**** e B****. Como as coisas andam, duvido que faça um ponto.
Temos de conseguir um bom resultado na Choupana (pelo menos sair de lá em vantagem na eliminatória), e arrumar já com a questão do 3º lugar.
Depois, e porque acredito que o MS continue, nos últimos jogos, é fazer aquilo que o Jardim não fez (na minha opinião, o seu único pecado), lançar na equipa jogadores que farão parte do futuro do Sporting (Wallyson, Gauld, Ewerton(?), Drame) e arredar de vez quem está a mais e nada de novo traz.
2 Março, 2015 at 12:48
“Não vou incorrer no exagero de dizer-te que tens matéria prima para fazeres duas equipas sem perderes qualidade”
Cherba não é exagero nenhum dizer-se que temos jogadores suficientemente bons para se poder mexer em 4-5-6 jogadores sem beliscar minimamente a qualidade do jogo
2 Março, 2015 at 13:58
E até podemos fazer do cansaço de uma noite europeia uma boa oportunidade para isso.
2 Março, 2015 at 12:56
Eu ainda não estou é muito convencido que o Marco Silva continue pro ano. No Verão veremos.
A forma de defender do Sporting é uma autentica vergonha, e isso é responsabilidade exclusiva do treinador.
De resto…os orçamentos fizeram a diferença. E vão continuar a fazer enquanto os valores não se aproximarem. A diferença é gigantesca.
2 Março, 2015 at 12:56
Eu só vou dizer…:
Continuo a acreditar que é possível fazer uma equipa que nos dê muitas alegrias…
Continuo a ter toda a paciência do mundo e esperar que todos cresçam…a começar pelo treinador…!!
Quinta quero uma vitória…é preciso dar a volta por cima…!!
Só espero que o jogo do fim de semana seja no mínimo ao Domingo…para eu poder estar lá…para “te” apoiar…!!
SL
2 Março, 2015 at 13:06
Parabéns grande Max. Que conte muitos mais e de preferência aqui, connosco.
Abr
2 Março, 2015 at 22:07
Obrigado amigo Barbosa…
Abr e SL
2 Março, 2015 at 13:50
O jogo da próxima jornada em Alvalade contra o Penafiel é segunda feira…
2 Março, 2015 at 13:55
Caro Max:
O jogo com o Penafiel vai ser na segunda às 20 horas.
Se fosse no domingo também eu lá estaria…
SL
2 Março, 2015 at 13:57
Lamento por si, mas ainda bem por mim…!!
Eu vou apoiar pelos dois, prometo…
Abr e SL
2 Março, 2015 at 14:03
Caro Max:
Fui descendo na caixa de comentários e ao ler o comentário do Grandeartistaegoleador, tive de voltar a subir para lhe desejar um Feliz Aniversário!
Apesar de não o conhecer pessoalmente (quem sabe um dia terei esse prazer), sinto que o conheço através das suas intervenções aqui na Tasca.
Um abraço, amigo e tenha um dia muito feliz!!!
SL
2 Março, 2015 at 22:07
Obrigado Leão da Covilhã
Abr e SL
2 Março, 2015 at 12:57
Temos um treinador bastante novo e um defesa tb inexperiente.
Temos de ter calma!
O ano passado foi o ano da recuperação do clube. Tínhamos um treinador matreiro, uma equipa sem grandes vedetas mas coesa, sem pressão e com poucos jogos p/ gerir. Não podemos comparar.
Este ano é o primeiro a sério na nova era. Foi o ano da aprendizagem p/ muitos dos envolvidos.
Acho q deviamos ter a maturidade de perceber isso, tentar manter ao máximo estrutura e plantel corrigindo apenas lacunas pontuais e partir p/ a próxima época com exigência máxima.
Cobrar já esta época, parece-me errado.
Eu sei q é difícil, pois andamos há muitos anos c/ as nossas esperanças defraudadas mas realisticamente parece-me q precisávamos mesmo desta época p/ aprender c/ os nossos próprios erros.
2 Março, 2015 at 13:02
Mais a frio penso que o problema deste jogo foi a má abordagem que foi feita pelo treinador, quer na escolha da tática mais apropriada para o jogo, quer na condição física de alguns jogadores, e aí MS falhou completamente.
A questão que fica, polémica, é se deveríamos colocar a carne toda no assador no jogo de 5ª feira, sabendo que a revolta na eliminatória seria muito difícil, ou pelo menos gerir um grupo de 17-18 jogadores que jogariam todos nos 2 jogos, fazer uma preparação em conjunto para estes 2 jogos.
Se houve algum planeamento, não se notou nada.
2 Março, 2015 at 13:05
É nesta fase mais avançada da época em que se começam a decidir a sério os vencedores das diversas competições, que se nota claramente a diferença nos orçamentos dos clubes e aí embora sempre defendendo os que lá estão, existem limitações evidentes no nosso plantel.
2 Março, 2015 at 13:06
Obrigado, Cherba, mais uma vez.
Ese me permites, continuo as tuas palavras com um repto lançado aqui ao Marco Silva:
MARCO, está na hora de provares a todos que és a pessoa que mais percebe de futebol no Sporting Clube de Portugal. E num clube com um Presidente como Bruno de Carvalho isso tem que significar uma coisa: és quem percebe mais de futebol em Portugal e estás destinado a uma grande carreira. Abre a pestana e assume-te!
2 Março, 2015 at 13:14
Hoje mais a frio e já depois dos croquistas virem disparar em todas as direções, pergunto eu: porquê que nos deslocámos ao porto para fazer um treino à porta aberta, com intensidade apenas na fase inicial do apronto?
2 Março, 2015 at 13:16
Concordo com o post, só não vejo quais são essas alternativas que está na B que possam dar garantias num jogo como o de Alvalade contra o Wolfsburg e no Dragao.
Wallyson, Gauld, Drame, André Martins Slachev, Rabia são bons jogadores e no futuro ainda vão ser melhores mas para já não são o que precisamos.
Tenho pena que não queiram ver o óbvio. Contratamos mal este ano.
2 Março, 2015 at 13:52
Eu acho que o Wallison (seguido do Gauld) já está claramente num patamar superior…
2 Março, 2015 at 13:16
Calma, ninguém substitui o William. Muitos menos o Rabia e o Zezinho.
Mesmo o Wallison e o Gauld ainda estão num patamar abaixo do 11 titular, nem sequer nos conseguiram apurar para a Taça da Liga.
Sabendo que a manta era curta, devíamos ter feito outro tipo de gestão da equipa. Rossel, Lopes, Mané ou Capel podiam ter feito mais minutos. Teria sido mais útil ter o Carrillo e o Nani frescos para a 2 parte no Dragão. Aí o MS falhou.
Cada vez mais acredito que só seremos campeões com um avançado que valha 20/25 golos. Ou 2 que valham isso ou mais.
2 Março, 2015 at 13:33
Não podemos pensar assim, o William é o melhor trinco é factual, mas precisa de alguém que rode com ele para o fazer descansar, a ele e a nós todos que ficamos cansados de o ver a rastejar nos finais dos jogos.
2 Março, 2015 at 13:20
Penso igual.
2 Março, 2015 at 13:31
Não querendo matar o teu post, mas…DEGUSTEM BEM ESTAS PALAVRAS:
_______________________________________________________________________________
Projecto incompleto
“Trabalhei muitos anos, demasiados, em projectos com investimento insuficiente para poderem dar certo. Um dia, um amigo perguntou-me: “De que serve construíres um restaurante luxuoso e contratares um óptimo chef, se depois te faltar o dinheiro para o parque de estacionamento que te permita ter clientes?” Abri os olhos com isso e corrigi o tiro daí em diante, mas a chegada da crise deu-me ainda um derradeiro tirocínio. A mim e a 90 por cento do país: fazer mais com menos.
A lição do restaurante tem um exemplo claro no futebol, o Manchester City, que após ter perdido com o Barcelona em casa, a meio da semana, para a Champions, enterrou de vez – assim o Chelsea venha a ganhar o jogo em atraso com o último classificado – as suas aspirações na Premier, ao perder ontem com o Liverpool. Os citizens, com um plantel de chefs, negligenciaram o estacionamento ao manterem Pellegrini, campeão e pé frio.
No Sporting, tudo se passou ao contrário. Como apanhou a crise financeira que caiu em cima de outras crises, encontrou um presidente – goste-se ou não do homem, ELE É UM LÍDER – que soube a seguir escolher um treinador, ou seja, começou, e bem, pelo parque de estacionamento, mas depois O DINHEIRO JÁ NÃO LHE CHEGOU PARA OS COZINHEIROS E PARA O RESTO. Arranjou o que podia, uma malta simpática e diligente para o atendimento, um chef nostálgico, umas mesas semiconstruídas, enfim, o que pôde ser.
Agora, no Dragão, mesmo tendo em conta o enorme esforço do jogo com o Wolfsburgo, vimos como a equipa do Sporting é curta, também na quantidade das opções, para as altas cavalarias. É possível fazer mais com menos, não se pode é abusar do conceito. Tudo o que Marco Silva e, sejamos justos, a bravura dos jogadores conseguiram desde julho é, simplesmente, um MILAGRE.
(Alexandre Pais, Canto Directo in Record)
2 Março, 2015 at 13:45
Essa opinião ignora muitas coisas. É intelectualmente desonesta e serve, sobretudo,para malhar no presidente e defender o treinador. Como tem acontecido desde que o treinador assinou.
2 Março, 2015 at 13:57
Não sei onde vês que ele malha no Presidente. Ele diz que BdC é um líder que investiu bem no treinador e depois faltou o dinheiro. Lá está, Sá, desculpa-me mas a tua reação só vem confirmar o que acho, que é: as críticas ao MS passaram a existir depois da polémica com o Presidente. E quando achamos que ser marquista é ser anti-brunista, estamos mal. eu prefiro manter-me como sportinguista.
2 Março, 2015 at 14:09
Acha o que tu quiseres.
Se não consegues ver uma crítica implícita ao presidente e uma desculpabilização do treinador (que fez um MILAGRE, enquanto o presidente arranjou “umas mesas porreirss, um chefe nostálgico…) então não posso continuar com esta conversa. Ainda por cima, se daí aferes que eu só comecei a criticar o treinador depois do conflito deixando subentendido que eu sou brunista ou marquista, então, meu caro…contigo não discuto mais. Todas as críticas que fiz são fundamentadas. Ou pelo menos esforço-me para que sejam. Não são inventadas em prol de um objectivo de despedir o treinador, como tu insinuas. Passar bem.
2 Março, 2015 at 14:06
Ora aqui esta a opçao C) que escrevi no post anterior a vir ao cima…..
2 Março, 2015 at 14:11
Alias deve ser um milagre estar um ponto a frente do Braga….a conversa dos orçamentos é uma treta…
Cm ja disse 34×3=102 pts em disputa.
2 rivais c maiores orçamentos ? ok …Subtrai 2 x 3 p cada rival = 12 pts!
Ou seja pela conversa dos orçamentos, temos obrigacao de fazer 90 pts em 34 jogos (2,647 p jogo).
Temos 47 pts em 23… 2,043 por jogo!
2 Março, 2015 at 14:16
Falta aí o parenteses da soma do colo, ou entretanto deixaram de ter colo?!
2 Março, 2015 at 13:39
Está tudo aí.
Esta é a altura, e já que não o fez antes, de o Marco decidir o que quer da vida, ser limitado e escolher sempre os mesmos jogadores jogo após jogo mesmo que aqueles de quem abdica estejam a produzir mais (Tanaka), fazer substituições sempre aos 65min, não falar com os jogadores durante o jogo.
A escolha é tua Marco, evoluir ou estagnar?
2 Março, 2015 at 14:29
Ele quer é €€€
É apenas mais um ‘alpinista social’…
2 Março, 2015 at 13:41
Bom post.
Só um aparte:
As minhas críticas ao treinador têm, como objectivo final, ele ler, pensar e agir. Eu não percebo nada disto mas não acredito que tantos não percebam nada e um, apenas porque é o treinador, perceba tudo. Nunca quis “despedi-lo”. Resta saber, qual será a resposta dele face às críticas. Se pensar que estamos a correr com ele, está apresentado. Se usar as críticas para alterar comportamentos, então tenho a profunda convicção que ao criticá-lo estou a (tentar) ajudar o Sporting. Só os burros é que não mudam. Portanto, ou ele acha que tem razão e está a fazer um bom trabalho e isso para mim é grave e revela a tal “burrice”. Ou acha que pode melhorar, faz alterações e então, nesse caso, a esperança mantém-se. Está tudo nas mãos dele.
2 Março, 2015 at 13:42
Este post acaba por ter algo de contraditório em si mesmo: apontam-se culpas a Marco Silva, mas ao mesmo tempo iliba-se na medida em que não escolheu os jogadores, em que não temos dinheiro, em que não tinha centrais de jeito ou que ficou sem Slimani na CAN…..
Sinceramente acho que Marco Silva tem sido a principal mais-valia do Sporting. Digam o que disserem, só levou com merda este ano, com exceção do Nani e do Paulo Oliveira. Não há dinheiro? Talvez, mas gastou-se à volta de 15 milhões. Temos um presidente que mete o bedelho em tudo e com quem não deve ser fácil de conviver, mas MS tem sabido levá-lo, protegendo o grupo de trabalho.
MS tem falhas e defeitos, sim, como todos. Agora, cair na estupidez de alguns comentários que o comparam com o Sá Pinto (desculpa, MS, não sou eu que o digo) é de bradar aos céus.
MS falhou ontem (para mim até falhou mais contra o Wolsfburgo, ao não rodar a equipa), mas como alguém diz e bem, é um treinador com margem para aprender e crescer, por isso deixemo-nos de merdas e não ponhamos tudo em causa.
2 Março, 2015 at 14:08
Ateu Cristão (não é uma contradição, não senhor): BRUNO DE CARVALHO é a grande mais valia do Sporting! Estamos entendidos? Apesar do seu péssimo feitio e da sua incapacidade de gerir as emoções. Mas, o problema são sempre os fundamentalismos que há neste nosso clube. o fundamentalismo de se achar que não se pode criticar o Presidente, porque se passa logo para o outro lado da barricada. Do estilo “não concordas comigo, está cotnra mim”. E Marco Silva foi apanhado nesse fundamentalismo brunista. A questão, caro, Ateu Cristão, é que parece que Bruno de Carvalho já percebeu mas os seus “servos” ainda não.
2 Março, 2015 at 14:33
‘fundamentalismo brunista’…
“servos”…
A seguir, se nenhum dos poucos objectivos que ainda existem na época que está a decorrer forem alcançados, o que virá a serguir… Cornucópias multi cores … LSD … Ou mais uma justificação qualquer a defender o treinador, coitadinho, que faz beicinho e merece a nossa simpatia…
2 Março, 2015 at 14:31
Paninhos quentes… tão bom…
2 Março, 2015 at 17:00
quem é a merda com quem são marco de alvalade ficou fodasse?! parem com essa merda de conversa pa parvos! o SPORTING tem no seu plantel:
1 – rui patrício, melhor guarda redes em portugal e dos melhores na europa
2 – cedric soares, melhor defesa direito e com muito potencial
3 e 4 – paulo oliveira, o central português arraçado de ricardo carvalho e tobias, que tem um potencial tremendo (se ele não queria estes 2 a equipa b tem pelo menos o nuno reis pronto pa jogar)
5 – jefferson, o melhor defesa esquerdo a jogar em portugal
6 – william carvalho – não é preciso dizer mais nada
7 – tem médios centro em qualidade e quantidade mais que suficiente! não se governa com os médios que dispõe tanto na A como na B e com os que foram emprestados só se for uma besta quadrada
8 – tem carrillo, nani, mané, podence, iuri, dramé, sacko, dos quais jogam sempre os mesmos 2
9 – tem gauld, chaby, joao mario para numero 10
10 – tem slimani, tanaka, montero, betinho, rubio
são marcos tem em mão um plantel com quantidade e qualidade! só não a usa porque não quer. parem com a conversa do plantel ser fraco só porque não custou milhões a construir e a manter! fodasse!
2 Março, 2015 at 18:02
Mai nada
Uma grande maioria, quer desculpabilizar o MS, afirmando que esses jogadores não têm qualidade. Mas como podem afirmar a falta de qualidade, se as oportunidades são escassas. Não me falem da equipa B, porque, para quem está atento aos jogos da liga de honra, parece que está a ver a 2ª Liga Inglesa
Já vi treinadores do Sporting, serem despedidos por muito menos, infelizmente, a pasquinada com os seus textos reluzentes sobre MS, conseguiu iludir os Sportinguistas, de uma forma como nunca vi, sobre um treinador do Sporting.
Primeiro era a pressão do Presidente por estar no banco, depois era a falta de qualidade: O Jonathan de dia 01/03/15 é o mesmo de 18/10/2014 no ladrão para a Taça de Portugal
Não me lixem. Desde a pré época que as falhas permanecem, e evolução não se vê. O Plantel é superior ao da época passada, e para os que justificam a ausência das taças, eu contraponho com a melhoria de jogadores como Walysson, Gauld, Sacko
Marco Silva tem errado bastante, o futebol bonito a mim não me diz nada. Com Jardim, também começamos a golear tendo à décima jornada uma média de 3,5 golos marcados por jogo e 0,5 sofridos
SL
2 Março, 2015 at 13:46
Acrescentaria apenas: “Marco, não te esqueças que quando o Slimani não está em campo não vale a pena pores os putos a ir à linha cruzar! Quantos golos já marcas-te assim? Anular Montero e Tanaka com este estilo de jogo, até um estoril o consegue! Fdx! E caralho (nem tem a ver com este ultimo jogo), ainda não deu para ver que quando o Tanaka está em campo, TEM de ser ELE a marcar TODOS os livres?????????!!!!!!!!”
2 Março, 2015 at 13:52
Boa tarde a todos mas hoje a um em especial…o Max faz anos e merece um bom dia especial, sobretudo depois da ‘cacetada’ de ontem. Parabéns Max e obrigado por partilhar o seu Sportinguismo connosco!
Não vi o jogo de ontem. Raio do PC estava sempre a desligar-se e o tablet não esteve à altura.
Se calhar, ainda bem!
Li todos os comentários pós-jogo mas não tive coragem de dizer nada…até agora.
Ignorando o que disseram os do costume, não me parece que o que o Cherba nos diz hoje se desvie da opinião generalizada que todos por aqui deram.
Uns fazem-no de forma mais exaltada, outros mais calmos e alguns preferem passar apenas à frente.
Alguns pedem a cabeça do mister, outros começam a duvidar dele, parte de nós sente que se esgotou definitivamente a margem de erro.
Acredito que a maioria ainda tem esperanças que o Marco saia desta aparente depressão que o tem deixado apático (e, tal como o Cherba, não falo da sua postura no banco).
Há uma quase unanimidade na identificação do problema:
– Excesso de utilização do ‘núcleo duro’
– Jogadores fisicamente esgotados
– Alternativas desmotivadas, pois não se sentem parte da solução
– Jogadores da B ignorados
Ainda há tempo para corrigir isto.
Já não vamos ser campeões e a luta mais importante passa por segurar o terceiro lugar. A Taça tem de ser nossa.
Se isto for garantido, é uma época aceitável. Abaixo das expectativas mas aceitável e dentro do mínimo que perspectivava no início da temporada.
Se estes dois objectivos não forem alcançados, no final da época falamos.
Tenho pena, pois não vou poder marcar presença na 2ª feira para dar o meu contributo no apoio à equipa. Jogos que não se disputem à 6ª, sábado ou domingo não dão para mim.
Na 5ª feira, temos de ganhar e encaminhar o apuramento. Não podemos guardar a decisão só para Alvalade.
SL
2 Março, 2015 at 16:27
Muito bem grande artista goleador. Vê lá se arranjas o golo do Chaby contra o boifica B.
2 Março, 2015 at 22:11
Obrigado grande artista…
Abr e SL
2 Março, 2015 at 13:52
Caros Tasqueiros,
Por favor não pensem que foi NESTE jogo que a má gestão do plantel se verificou. A coisa já vem de antes.
Muito claramente: o SCP dependia (no que ao ataque concerne) essencialmente de dois jogadores: Nani e Slimani. Em forma, ambos “arrastam” consigo dois defesas cada, o que dá muita mais margem de acção aos colegas.
O que sucedeu foi que o Nani se lesionou e não mais voltou a ganhar a forma física anterior, e estivemos privados do Slimani por causa da CAN e, depois, de uma lesão que ele lá sofreu.
Como o Marco considera que o Nani tem que jogar sempre, e a totalidade dos 90 minutos, não há ninguém preparado para entrar no seu lugar (deveria ser o Capel). E a equipe sofre porque um Nani a 60% (or whatever) não é o mesmo jogador. E o Marco insiste no Montero quando o Tanaka tem demonstrado merecer mais a confianção (porque razão o próprio Tanaka vem com a boca do “se eu fosse brasileiro…”?)
O Nani e o Slimani disfarçavam o facto de o SCP não constituir perigo pelo chamado “corredor central”. O William não ataca (nem é o seu papel); o Adrien está mais recuado; o João Mário joga numa posição que não lhe assenta muito bem, e não tem o remate para constituir perigo. Também aqui o Marco Silva não conseguiu arranjar uma alternativa. Não há médio ofensivo no banco. Ou joga com dois PL (na fase do “desespero” dos últimos 20 minutos) ou manda para lá Nanis ou Manés que não dão para isso, ou aposta no andré Martins – e este não dá mesmo para isso!.
Não quero com isto dizer que o Marco Silva é incompetente. Provavelmente o plantel não dá é para mais. Como vários Caros Tasqueiros já me disseram, ele é que os treina, e ele é que saberá o que lá tem.
Mas que acho estranhas várias das opções do Marco Silva, acho…
SL
2 Março, 2015 at 13:56
Belissimo post. Ou vai ou racha! Se rachar, não serve para o Sporting!
Dei uma olhada pelos jornais, blogues e opinion makers (já me desinfetei entretanto) e só digo isto: o Marco tem mesmo a ‘melhor’ imprensa do mundo. Nunca tinha visto, após um banho de bola destes. Um até chega a dizer que a derrota por três é do BDC, porque o Jefferson discutiu com ele!
Ou seja, o descalabro de ontem é culpa de toda a gente, menos do impoluto e intocável Marco Silva.
Como é que consegues, Marco, a sério?
Muito estranho… ou melhor, seria estranho se não conhecessemos o futebol indígena.
SL
2 Março, 2015 at 14:03
Concordo a 100%.
O Marco foi incompetente desde o jogo com o carnide (neste, sobretudo pela forma como mexeu na equipa) e só se salvou o jogo em casa com os alemães e mesmo assim a culpa é da manta….é curta!
Incrível!
2 Março, 2015 at 18:12
Foi incompetente com o Carnide em casa, Belém x3, Fruteiros, Chelsea fora, Maribor fora, Académica fora, Arouca em casa
Teve sorte com o bom jesus, ter apanhado Famalicão e Vizela
Teve mérito no ladrão para a taça, na lixeira, com o Schalke x2
Digam-me um jogo bem conseguido do Sporting, esta época em casa? 1 jogo por favor
Jogamos da mesma forma, com Montero como jogamos com Slimani. Substituições repetidas no modo e no tempo. Ausência de lances de laboratório nas bolas paradas. Contínuo problema em criar perigo sem ser em contra-ataque…so on on
Não se nota evolução nos jogadores, muito pelo contrário
SL
2 Março, 2015 at 18:13
“Digam-me um jogo bem conseguido do Sporting, esta época em casa? 1 jogo por favor”*
* Para o campeonato
2 Março, 2015 at 14:21
Não percebes? simples, os lampiursos não vão desistir de o ter do lado deles!
2 Março, 2015 at 14:07
Parabéns Max.
Que tenha um dia muito feliz e cheio de coisas boas, junto daqueles que mais ama.
Um beijinho grande e verde 😉
2 Março, 2015 at 14:35
Não me digas que tens um ‘baton’ verde Sporting?!?!
2 Março, 2015 at 14:37
Não 😉
Só dou beijos verdes aqueles de quem gosto e o Max é um deles 😉
2 Março, 2015 at 14:43
E qyue bem me soube…
Beijinho retribuido…
SL
2 Março, 2015 at 14:07
Sou sincero, para mim, MS não tem condições para continuar no Sporting para a próxima época! Muita incompetência e show-off para estar num clube como o nosso… Só espero que não soframos mais com a praga do LJ como disse o Sá…
Agora é conquistarmos a Taça de Portugal (atenção ao excesso de confiança!!!) acabando com o jejum e conquistando o apuramento para a Supertaça e garantir o 3 lugar permitindo o “sonho” de tentarmos chegar à Champions!
Depois começa uma nova época…quem sabe melhor que esta…
Ps: Por enquanto não vou falar de novo treinador mas acredito que BdC já tem alguém de confiança pronto para o cargo…
2 Março, 2015 at 14:08
Com um bocadinho mais de “treino” o Sporting podia ter ganho “tudo”. Só faltou dar velocidade ao Adrien, agressividade ao Montero, menos seis anos ao Nani, classe ao Tanaka, experiência ao João Mário e ao Tobias, talento ao Miguel Lopes, um físico ao Gauld e ao André Martins, etc. Já não falta tudo. Falta só um “poucochinho” mais de “treino”. Haja fé!