E que são esperados vários outros episódios, nesta “luta pela conquista da casinha”. Nada que não se esperasse. Afinal, já lá vão quase 40 anos de uma história feita, precisamente, de lutas internas pelo poder. (ainda assim, os meus parabéns pelas 39 velas. Há muita coisa boa para lá do que extravasa o apoio nas bancadas)
21 Março, 2015 at 9:23
Esperemos que essa sucessão seja feita de forma pacifica, mas realmente acho que ninguém acredita que isso possa ser assim.
Mais uma vez é a imagem do Sporting que fica mal vista
21 Março, 2015 at 9:24
Vamos lá ver, no que isto vai dar…Merda, se calhar.
21 Março, 2015 at 9:41
Se estes gajos continuarem a envergonhar o clube, penso que a Direção terá mesmo de repensar a relação que tem com esta claque. É uma pena, porque existirão lá elementos válidos, mas se não se sabem comportar (e atenção que a coisa já está a atingir proporções complicadas…) terão de sofrer as consequências.
Engraçado que as claques das nádegas que tanta merda têm feito não têm sido incomodadas. Não está mal punirem uma das nossas se existirem motivos para isso, mas tipos que ainda há pouco tempo glorificaram assassinatos, outros que vandalizaram estações de serviço e outras coisas semelhantes ficarem impunes também não lembra a ninguém…
21 Março, 2015 at 9:47
Leoninissimo isso é conversa de coco….nas galinhas houve várias detencoes quando apareceram indícios de crime e vários desses gajos ainda estão presos! Nos corruptos a coisa é diferente….é muito graças á historia das claques legalizadas! Esta treta dá-lhes uma impunidade enorme! Andam á sombra do clube e fazem o que querem e lhes apetece!
Vejam na Europa quantos países dos que realmente controlam os seus adeptos e sócios têm as claques organizadas como nós temos….
Mais uma vez ficamos mal na foto…ainda há uns dias o Bruno disse que as nossas claques estavam totalmente controladas e em sintonia com a direccao e agora isto :S
22 Março, 2015 at 10:28
Não percebi com essa história toda, onde é que a minha conversa é de cocó, sinceramente…
O que é que tu dizes de radicalmente diferente do que eu disse? Só para me situar…
Em primeiro lugar as claques das galinhas têm feito imensa merda e nada lhes tem acontecido;
Em segundo lugar, os Supermorcões comportaram-se impunemente durante muito tempo e também nada aconteceu.
Essa história de claques legalizadas ou não tem a ver com a posição da Direcção do clube perante a claque, não garante (nem deve garantir) impunidade nenhuma, como agora se viu com a detenção de tipos da Juve.
21 Março, 2015 at 9:44
Há outra coisa que me assusta: se querem defender as suas posições a tiro, então é porque está em jogo um grande negócio … Ou seja, parece que há quem tenha muito a perder e esteja disposto a tudo por isso. Assusta-me que isto aconteça numa claque do meu clube cujo objectivo principal deveria ser apoiar sem reservas o Sporting e não servir interesses obscuros…
21 Março, 2015 at 9:45
mas onde é que tu tens estado nos últimos… hmmm, 20 anos? 🙂
21 Março, 2015 at 9:49
Pois … tens razão. A malta sabe que alguma coisa de estranho se passa nas claques mas nem quer acreditar muito nisso. Depois quando a porcaria vem à tona, mesmo assim acaba por ficar surpreendido com a extensão da sujeira. Espero mesmo que se possa virar a página. Caberá à Juveleo decidir se quer ser uma ajuda ou um problema para o clube. Mas a Direcção também não pode ficar indiferente. Isto passou-se junto ao estádio…
21 Março, 2015 at 9:53
Afinal o q se passou
21 Março, 2015 at 9:58
A ver se vejo as noticias de hoje
21 Março, 2015 at 10:14
Estádio de Alvalade
Por SAPO Desporto c/ Lusa [email protected]
A PSP deteve esta sexta-feira uma pessoa e identificou 19 na sequência dos distúrbios ocorridos durante a noite junto ao Estádio José Alvalade, que envolveram armas de fogo, disse hoje à agência Lusa fonte policial.
Uma pessoa ficou ferida, esta noite, na sequência dos distúrbios registados junto ao estádio do Sporting, alegadamente por “uma desordem” entre adeptos.
“Foi uma desordem junto ao Estádio José de Alvalade, em que houve uso de armas de fogo. Uma pessoa ficou ferida no pé e foi transportada para o Hospital Santa Maria”, disse fonte da PSP, precisando que “houve uma reunião de adeptos” e que o incidente ocorreu por volta da meia-noite.
A mesma fonte disse que alguns dos intervenientes “foram conduzidos às instalações policiais”, acrescentando que o caso foi comunicado à Polícia Judiciária (PJ), devido à utilização de uma arma de fogo
21 Março, 2015 at 10:16
Obrigado
21 Março, 2015 at 10:12
Depois de Musta estar preso e provavelmente não voltar tão cedo é Uma normal luta pelo poder que certamente terá mais episódios.
Ps:Confesso que Musta faz falta para manter aquela malta na ordem.
21 Março, 2015 at 10:39
E ao Sporting fará falta esta merda de gente?
Durante anos foi uma claque exemplar no apoio.
Desde que gente como o Fernando Martins, Musta e Samico e outros iguais se apoderaram daquilo, tornou-se um antro de bandidos.
Duvido que alguma vez volte a ser Juve Leo do passado.
21 Março, 2015 at 10:46
Mendes
21 Março, 2015 at 12:18
O Fernando em 88/89 ficou à frente e desde essa data… Muita gente como eu saíram.
26 anitos…. É muitoooo tempoooo
21 Março, 2015 at 10:12
Aceito e desejo uma Claque que tudo faça (incluindo muitos sacrificios) para apoiar sem esmorecer o seu Clube de coração…
Não aceito que “parte” dessa claque se transforme num gang, ao que parece poderoso…e com ramificações extra futebol…
Não tenho quaisquer duvidas em acreditar que a maioria dos seus membros sofrem pelo Sporting e colocam à frente de (quase) tudo… os interesses do Clube, mas no meio desses, está provado que existem outros… “que defendem a tiro” as suas razões e isso só pode ser demonstração de que…”esses” estão a mais…!
Há nas nossas claques, como há nas dos outros clubes, sejam do braga, do guimarães, do porto ou do benfica…elementos que deveriam em vez de se posicionar nas bancadas …”serem posicionados” no unico lugar “feito à medida” para eles…
O Sporting não pode estar sujeito a essas situações…
Não vai ser facil tomar medidas, até porque (estupidamente) faz parte da génese humana o “mau hábito” de quem está nos movimentos (quaisquer que eles sejam…) apenas por desejo de defesa incondicional dos interesses legitimos do seu “bem maior” (neste caso o Sporting…), se “aliarem” na defesa dos “interesses daqueles” que …lá estão apenas por razões não confessáveis (neste caso, como se comprova…por coisas ilegais e criminosas…)…
Há muita gente no “meio das multidões” que não tem “vontade própria” e vai à bolina para onde “o vento” as empurra…
Normalmente são os primeiros a “investir” contra tudo e contra todos “manobrados” quais marionetas…por aqueles que na rectaguarda “ditam as leis”…
Depois, quando sobre eles cai o “braço pesado da lei”, são os primeiros a gritar…”mas eu não fiz nada”…
É preciso que “abram os olhos”…e que não se deixem manobrar por quem… parecendo “defender” o Sporting, nada mais faz do que defender interesses pessoais ou de terceiros…
Mas nunca os do Sporting…!!
Todos devem estar atentos…!
Spooooorting…!!
SL
21 Março, 2015 at 10:15
Apoiado a 100%
21 Março, 2015 at 11:22
Excelente Max. Ninguém quer acabar com as claques, apenas queremos que não seja a lei da selva… Dá para entender isso?
21 Março, 2015 at 10:58
É isto. Sem tirar nem pôr.
21 Março, 2015 at 11:15
Falou tudo, Max.
21 Março, 2015 at 12:31
Esta claque tem pessoas no poder há 26 anos….
Como qualquer poder instalado …. As probabilidades de ter braços criminoso é de 99,9%
O problema neste momento, para que alguem de a cara e queira assumir a cabeça da JL… Sabe que a sua vida e de gente próxima… Está sujeita a “azares” de percurso.
Teria que se fechar por tempo indeterminado, ou pura e simplesmente absorvida pelo clube com regulamentação propria e vigilancia apertafa sobre cada indivíduo.
De facto o Bruno desde que chegou muita coisa já se alterou e muita falta ainda alterar.
O nosso clube esteve demasiado tempo na mãos de gente sem educação e com princípios deveras duvidosos.
Mas o que me deixa satisfeito sao estes ventos de mudança que nao param de me fustigar a alma.
21 Março, 2015 at 10:17
Só digo uma coisa:
O Musta segurava as pontas e por muitos defeito que tenha, ele é uma voz de comando que une a claque, onde há uns anos as facções eram aí sim muito perigosas inclusivé dentro da própria JL.
Obrigado Cristóvão por enfraqueceres mais uma vez o clube, levando atrás de ti um verdadeiro lider, foda-se!
21 Março, 2015 at 10:23
Nem mais Mãos de ouro, só o Musta tem capacidade de segurar as pontas.
21 Março, 2015 at 10:36
é isso Alexia, tenho receio do que para aí vem, ao contrário de quando lá estava o Musta, mas há pessoas que não entendem que as claques têm de ter lideres fortes a quem toda a gente respeite.
O Fernando Mendes era isso, até se ter afastado…uma pena também!
enfim, não há nada que não nos aconteça.
21 Março, 2015 at 10:42
Na mouche Mário… A bem ou a mal foi o gajo que segurou as pontas de uma claque que já tinha bandeiras alusivas aos sub-grupos em vez da Juve Leo. Enfim, revolta-me ver isto na claque que mais história tem, é o símbolo das claques portuguesas.
21 Março, 2015 at 10:55
é isso Juve Boy, quando vi na TV a detenção do Musta pensei logo:
“estamos fodidos, lá se acabou o respeito pelas claques do Sporting”
e pensei nisto em relação aos outros clubes e ás suas claques, quando se vai jogar fora ao dragão e ao lampiódromo a força de elite tem de estar presente ou arriscas-te a ser agredido.
Já fui a esses campos na caixa de segurança no meio da claque e não senti medo algum.
Compreendo quem diz que a violencia no futebol não devia de existir, eu tb acho que não, mas na realidade isso existe, e se existe temos que ser os mais fortes!
Um outro aparte – se não fossem as claques Alvalade ou por esses campos fora o apoio audível era ZERO! ZERINHO!
portanto manquem-se e deixem de dizer mal só porque ás vezes dá jeito!
21 Março, 2015 at 14:02
isso mesmo SL
21 Março, 2015 at 10:44
O Musta é um criminoso.
Um tipo que já esteve preso no passado e que agora arrisca mais uns quantos anos
Precisamos deste tipo para quê mesmo?
Eu quero é uma claque que seja apenas conhecida pelo seu apoio, não pelos desacatos, por tiros, por dirigentes que roubam casas particulares ou mesmo por desrespeitarem os sócios, batendo-lhes, ameaçando-os, etc.
Merda desta tem de estar fora do Sporting, seja dirigente ou um simples soldado da trupe.
21 Março, 2015 at 10:50
+1
21 Março, 2015 at 10:58
+ 1 x infinitos
21 Março, 2015 at 11:00
Isto… todos os/as criminosos/as na cadeia… mais dia menos dia somos os EUA em que todos os dias há tiros e facadas….
21 Março, 2015 at 11:02
estás na central ou no camarote José Silva?
Não sabes de certeza o que é ir ver um jogo fora ao dragão ou á luz, pois não?
Sê sincero sff.
21 Março, 2015 at 11:04
Nada, repito nada justifica violência.
21 Março, 2015 at 11:08
concordo Green, mas ela existe e não vem exclusivamente das nossas claques, que comparadas com as outras até nem são más de todo.
21 Março, 2015 at 12:24
Isso é ser lírico… desculpa!
Se disseres… “pouca coisa justifica violência”, ai tudo bem… agora nada?
Estás redondamente enganado!
E este meu comentário não tem absolutamente nada a ver com a situação do Mustafá.
Lamento.
SL
21 Março, 2015 at 11:10
Mário, num mundo perfeito uma claque serviria para apoiar o clube e proteger os seus.
E sabemos que passam-se muitos mais coisas que isto.
Eu já fui com a Juve até para fora do país. Assim como me já me protegeram algumas vezes, também me arranjaram problemas outras tantas.
21 Março, 2015 at 11:22
por isso Maria eu digo que a violencia não devería acontecer, mas acontece e não é só nas claques, pela nossa sociedade existe violencia em todos os sectores, mas nem vou entrar por aí.
Queres claques mais violentas que as russas? Se isso cá acontecesse é que veriamos o que é violencia.
Eu apenas refiro que quer se goste quer não, o Musta é um lider que faz falta á claque, SÒ ISSO!
21 Março, 2015 at 11:44
Não estou no camarote nem central, mas e se estivesse?
A minha opinião já não era válida?
Gosto das claques pelo apoio e pela festa que trazem aos jogos.
Tudo o que seja para lá disto não é uma claque.
Tudo o que seja extra-futebol como o comportamento criminoso do Mustafá e dos seus acólitos deve ser banido de Alvalade.
Sê sincero?
Isso quer dizer o quê?
Que ando a mentir quando coloco uma opinião sobre a Juve Leo e o seu comportamento?
E sim, já fui muitas vezes à Luz, tal como fui muitas vezes ao Restelo, Setúbal, Amadora, etc.
Lamento se o dinheiro não dá para mais.
Isso faz de mim mais ou menos sportinguista que os outros?
21 Março, 2015 at 13:55
parece que compreendeste tudo ao contrário, mas isso é lá contigo e não vou dar mais para este peditório.
21 Março, 2015 at 11:31
+1 . servirem o Sporting sim , nao a servirem-se do Sporting
21 Março, 2015 at 10:53
O Cristóvão e que enfraqueceu? A ultima vez que reparei o Musta andava a assaltar casas sem uma arma apontada à cabeça. Entre outros negócios que têm a Juve como sede.
21 Março, 2015 at 10:59
Maria, isso é outro assunto, eu tenho estado a falar apenas da sua falta como lider da claque mais antiga do país.
Queres ser forte ou ter um grupo organizado forte, tens de ter um lider na sua plenitude.
Não se trata de idolatrar, trata-se de ser necessário!
21 Março, 2015 at 10:22
Estes acontecimentos fazem-me lembrar uma certa noite fria em 2002, quando o Sporting foi empalado a sangue frio pelo Partizan de Belgrado (0-3).
Estava o antigo José Alvalade e ser demolido e ficou tudo junto na Norte. Nessa noite assistiram-se a cenas de violência inqualificáveis entre Sportinguistas, que foram exacerbadas pela pálida exibição da equipa em campo.
A derrota foi uma vergonha, mas o que se passou na curva (dentro e fora do estádio) foi inqualificável.
Agora voltam os pesadelos, as lutas internas, o dinheiro e o poder misturados com a política na curva.
Sem muita mais força para comentar sobre isto, resta-me dizer que isto continua a ser vergonhoso, um verdadeiro atentado ao mais puro Sportinguismo.
21 Março, 2015 at 10:26
Perdão, 1-3…
http://www.transfermarkt.co.uk/sporting-lisbon_fk-partizan-belgrade/index/spielbericht/983082
21 Março, 2015 at 10:30
Deixou-se criar um sporting rasca dentro dos superiores interesses do grande SCP, absolutamente inadmissível. O Bruno tem de acabar de vez, e sem qualquer acanhamento, com o poder que as claques têm dentro do SCP; que é absolutamente desproporcional face ao seu peso como adeptos/sócios.
Face aos inúmeros incidentes, para mim, eram banidas limpas de elementos não abonatórios e só depois voltavam, mas sem privilégios que a vida está difícil para todos aqueles que pagam bilhete.
Allez SCP Allez !!!!!!!!!!!!
21 Março, 2015 at 10:36
Muitas vezes a diferença está apenas no colarinho. O futebol alberga muita gente fina.
Ah… O Tito também era o tipo que segurava as pontas.
21 Março, 2015 at 10:52
Não precisamos alguém para segurar as pontas… precisamos é de não ter pontas. A claque tem de perceber isso. Não quero um chefe de gangue que pacifique. Quero um grupo de gente que apoie o clube e se deixe de esquemas mafiosos… Nunca estive na Juve Leo, mas lembra-me há muito tempo de ser uma claque muito boa a apoiar e sem estas vergonhas de agora.
21 Março, 2015 at 10:53
so uma pergunta inocente………………………e muita gente vai me chamar de betinho ou outra coisa qualquer por fazer isto mas porque tanto medo da claque da juve leo………………..o que é que eles podem fazer, isto é podem matar alguém e não serem apanhados…………………………………são deuses………….uma vez tava na fila para comprar bilhete e eles tavam a passar á frente das pessoas, e quando chegou a minha vez(eu tava com mais 4 amigos) nem me disseram nada…………………………….
conclusão………..porque medo de gente que so ataca em conjunto certas pessoas que se encontram sozinhas sem se conseguir defender?………..
porque medo de cobardes?
21 Março, 2015 at 10:59
Lembro-me bem de situações similares a essa.
21 Março, 2015 at 10:56
O comentário do Max é brilhante, é preciso distinguir claramente quem quer SERVIR o Sporting e quem se quer SERVIR do Sporting.
Não podemos desculpar quem “apoia muito” se por caso tb se serve do Sporting…! Faz lembrar o “rouba mas faz obra” e depois o país que pague com juros passado uns anos!
Dentro do Sporting devem caber todos desde que dentro do respeito pela Lei e pelos Estatutos do clube, e tal implica não se tolerarem comportamentos racistas.
Espero que a dictomia não seja entre máfia vs extrema-direita, pois nesse caso, estamos muito mal nessa claque…!
É que de facto, se é para voltarem os nazis (eles próprios outro gang, com a agravante se serem aquerosos racistas) mais vale pensar em terminar com essa claque.
Digo isto com pena, pois apesar de nunca ter pertencido a nenhuma, passei a minha infância a ter de certo modo a JL e a TV como “referências”.
Temos de ser implacáveis, a cada símbolo nazi, vídeo e expulsão do estádio, um a um.
Se estou disposto a tolerar que por relação de forças se deixe certas coisas como estão (mas sempre com a intenção de as acabar), se esses nazis aparecerem de novo, e a Direcção não os combater de uma forma violenta, ultrapassará a minha “linha verde”. Aqui já não quero saber de mais nada, tanto que é a minha integridade física que está em causa. Exigirei medidas, sem benefícios da dúvida, ponderações tácticas e o camandro…!
Não existem elementos saudáveis nessa claque, dispostos a Servirem o Clube sem se Servirem dele?
Está na Hora de todos os Sócios e Adeptos deixarem de fechar os olhos ou esconder debaixo do tapete a porcaria.
Eles querem reinar no Medo.
Nós não Temos Medo! Nós Somos a Maioria Absoluta! Sportinguistas que querem Servir o Sporting!
Se nos calarmos eles Vencem. Se rugirmos eles fogem!
21 Março, 2015 at 11:02
Essa do “rouba mas faz” aplicada a presidentes de Câmara sempre me deu grandes crises de urticária… Em primeiro lugar porque não vale tudo, nomeadamente ser criminoso ou roubar (os fins não justificam os meios). Em segundo lugar porque fazer obras é fácil, o problema é quem as vai depois pagar…
Os jovens são a força que muda o mundo. Bem orientados são mesmo uma força da Natureza, desviados para outros desígnios podem fazer porcaria… Eu respeito a juventude e valorizo a experiência (isto de já ter passado os 40 tem algumas compensações). Equilíbrio acima de tudo é o melhor.
21 Março, 2015 at 11:03
+1
21 Março, 2015 at 10:58
Desculpem lá os “puristas”… mas acho que o problema da JL é “mesmo” do estádio.
A diferença é que “deitar” abaixo a JL (quem diz JL diz as outras que tenham as mesmas actividades “paralelas” que constam da JL) e “fazer de novo” é muito mais fácil do que o estádio.
Mas para isso, o projecto de “demolição” e “reconstrução” teria de ser feito pelo próprio clube…
21 Março, 2015 at 10:59
* … é o “mesmo” do estádio…
21 Março, 2015 at 11:01
Em Londres, vi o jogo com um dos elementos da velha guarda dos fundadores da Juve. Tem a paixão, tem a “maluquice” e está por dentro de tudo o que se passa na claque e no clube. Depois do jogo, passámos a noite a beber e a falar sobre o Sporting e a Juve. Não é criminoso, trabalha honestamente e vê-se facilmente que já deu e levou umas valentes pêras. Infelizmente, está afastado da claque porque não se revê nestas guerras de poder que não são de agora. Existe gente muito válida na claque, não tenham dúvidas disso. Mas sozinho ninguém faz nada…
21 Março, 2015 at 11:13
Se estamos num ponto em que alguem como o Musta é necessario para segurar uma claque, estamos mal. Ja estamos para lá do ponto de não retorno.
É verdade que a JL da um forte apoio ao clube, mas institucionalmente não são mais que nenhum sócio, apesar de julgarem que sim. Alias, muitos deles nem serão sócios do SCP.
E, sendo muito radical, prefiro ter menos apoio nos estádios, do que ter mafiosos e nazis a representarem-me.
Neste momento, e para mim, acabavam-se os apoios. Querem ir apoiar paguem bilhete normal como o resto dos sócios e adeptos.
21 Março, 2015 at 11:23
1) Esta é a batalha que a própria direcção nunca vai querer travar, desde logo porque não se consegue vencer. Tenho dado voltas e voltas e já percebi que nada irá ser feito. O poder da claque é imenso, em todos os aspectos. 2) quando se diz que é o mustafa que segura as pontas, e que, como tal, é necessário, é porque desde logo muita coisa está mal pela base: o processo de recrutamento do pessoal, o processo que divide as pessoas e torna tudo numa panela de pressão, apenas suspensa pelo gajo com mais centímetros de músculo, para dizer o mínimo, etc, etc. Se é necessária a presença de um elemento que segure as pontas, então é porque muita coisa está mal, mesmo. Aquilo é despotismo, ou o que é? 3) o poder das claques, em particular o da juve Leo, assusta-me. Sou um pessimista neste assunto, confesso, e acho que nada poderá ser feito que não passe necessariamente pela claque e pelo bom senso que possam ter para definir estas lutas de poder. É uma merda autêntica. Se há guerra que nos pode passar a dividir todos, é mesmo esta: gajos de claque contra gajos de claque, sócios contra gajos da claque e você versa; adeptos que se afastam do estádio; adeptos contra gajos de claque e vice versa. E depois, provavelmente, vai andar tudo a pedir a moderação de um presidente que não terá como escolher lados e que por isso sai enfraquecido. Pode acontecer muita merda, mesmo.
21 Março, 2015 at 11:24
Gosto de ver ouvir e sentir o apoio que as claques transmitem às nossas equipas. Sem elas o espectáculo mais audível seriam os assobios e a má língua quando os resultados não correm de feição.
Dito isto, discordo e sou contra qualquer tipo de ofensas físicas ou verbais que muitas vezes acontecem contra os nossos adversários e o que é ainda pior, contra sportinguistas , que é suposto serem apoiados fora ou dentro dos recintos de jogos.
Por tudo isto, acho que deveria ser feito um recenseamento em todas as claques por uma comissão criada entre a direção e os representantes das mesmas para limpar o lixo que se tem acumulado ao longo dos tempos e criar regras comuns a todas, e sempre que alguém prevarique seja castigado de acordo com as regras entretanto criadas.
Fomos pioneiros em Portugal na formação de claques, que sejamos pioneiros no seu rejuvenescimento para que passem a ser um apoio ao clube e não um problema.
As claques não se podem sobrepor aos orgãos sociais eleitos, e foi isso que me deu a entender a presença de vários dirigentes e atletas no jantar do 39 aniversário da JL que ontem se realizou, depois dos disparates cometidos na véspera, que levou à intervenção das forças de segurança.
Não é agora a altura de implementar as regras que sugeri atráz, mas a direção não soube distanciar-se dos recentes acontecimentos.
Tem de haver coragem para isso, e o Bruno já demonstrou que a tem. Esperemos pelo fim de época para ver se tudo continuará, ou não, na mesma.
Saudações Leoninas.
21 Março, 2015 at 11:27
Boa análise. Estou completamente de acordo. Não quero que acabe a claque, quero que se criem regras que permitam expurgá-la do lixo que lá se foi acumulando. Acredito que é possível existirem claques que essencialmente se dedicam a apoiar (para isso foram criadas) sem que tenham de ser obrigatoriamente gangues organizados.
21 Março, 2015 at 11:43
O Presidente para fazer certas coisas, não o poderá fazer neste cenário em que nos encontramos.
Temos diversas frentes de batalha, e enfraquecer a Juveleo neste momento não seria mais do que dar um valente tiro no pé.
Resta aos homens fortes da claque “virarem-se” e assumirem o controlo imediato, não deixando espaço a quem quer tomar o poder pela força.
Com um Sporting equilibrado, com as finanças reguladas e quiçá campeão, talvez se possa fazer alguma coisa, mas para já seria perder um aliado muito forte.
21 Março, 2015 at 12:54
E nas outras claques não há “esquemas”? Estou a perguntar isto sinceramente… Isto porque já ouvi que se formaram porque não estavam de acordo com a JL… Acho que os DUXXI também já têm muito peso! A JL neste momento é 50% ou mais ou menos da curva sul?
21 Março, 2015 at 13:19
Mais de 50% claramente…
21 Março, 2015 at 13:12
Pois, já há mais de um ano, aqui ou ainda no cacifo referi que as claques genericamente e a juve especificamente é uma situação fracturante dentro do SCP e dentro dos adeptos.
Eu tenho a minha opinião bem vincada.
Curiosamente deixei-a há um par de dias num post mais antigo.
Cresci a ver na Juve o amor ao SCP, cheguei a querer fazer parte do núcleo da minha cidade, lembro me de coreografias espectaculares, lembro me de pensar que orgulho.. mas entretanto, cresci e percebi a merda que se passe dentro das claques e da nossa.
Cheguei a estar parado numa estação de serviço em que estavam elementos da juventude leonina e pensar foda-se, tenho vergonha disto ser associado ao SCP.
21 Março, 2015 at 13:16
O que escrevi noutro post, o assunto era outro e foi na sequência dum comentário do Tiago coração de leão mas o tema de fundo é as claques…
…..
Para limpar o futebol, temos de limpar todas as claques, até acabar com elas se for a única opção. INCLUINDO As NOSSAs, se for o único caminho.
É esse o caminho que é preciso coragem.
Arriscar e aceitar “perder ” o que é nosso por um bem maior.
Nas propostas apresentadas para melhorar o futebol deveria estar la:
Acabar com as claques, pelo menos como elas são.
As claques deviam ser meninos com coro, literalmente ! E não gangs.
Dizem que sem claques Alvalade era um silêncio. Morto… como sabemos?
Como sabemos se o estádio cheio de famílias, cheio de miúdos 12-16 anos nas centrais com bilhetes mais baratos não era uma festa ?!?
E, eu pessoalmente, não troco a sensação de segurança por uma claque barulhenta.
Em momento nenhum!
Choca me um pouco, ler a aqui gente que estimo a opinião a defender argumentar a favor das claques. São demasiadas coisas graves.
Percebo que há gente que já foi ligada Às claques e isso deixa um saudosismo e, perdoem, turva a imparcialidade e coerência.
Podem argumentar, há bandidos nas claques mas são só 5%… quero lá saber, se há 5% de bandidos devia haver 0. Se a claque serve para proteger, esconder, dar espaço a esses 5%, devia acabar.
Se ainda aceito que argumentem com um “temos de ser fortes contra os outros..”. mas uma claque que ataca os do próprio clube?!?!
pó caralho pá.
Quero lá saber se apoiam, se fazem barulho.
Quero é saber que quero levar o filho duma amiga minha ao estádio e penso várias vezes por causa do ambiente. E esse ambiente deve-se às claques, nossas e dos outros… e isso é inadmissível.
Nada desculpa uma claque estar acima da liberdade de assistência e convívio salutar.
Acho piada ao saudosismo que já li por aqui de assistir jogos com adeptos todos misturados e depois defender (ESTAS) claques…
É IMPOSSÍVEL com estas claques.
Sou simples , TODAS AS CLAQUES deviam acabar em Portugal.
Quando me argumentam que só se entra em alguns estádios com a claque digo, TODAS AS CLAQUES deviam acabar.
Quando leio claque atacou loja ou estação de serviço, TODAS AS CLASSES deviam acabar.
Nenhum valor está acima da liberdade e segurança.
E ambas estão em causa por causa das claques.
E não me lixem, uma só idem ser melhorzitas que outras mas são apenas escalões de mais ou menos criminosos.
21 Março, 2015 at 14:14
Simplesmente vê e ouve um jogo do Real Madrid depois de terem expulso os Ultras Sur
21 Março, 2015 at 17:17
Portanto é preferível ter apoio no estádio e ter o clube associado a manifestações nazis/racistas e ao crime organizado? é isso? :O
A direcção do Real simplesmente teve colhões para fazer o que está certo. Por muito que custe, o apoio ao clube não pode valer de tudo.
Como alguém já referiu aqui, tb já passei pela vergonha de estar em estações de serviço com certas claques sportinguistas. Desde roubos, saídas sem pagar, destruição, lixo, passar à frente em filas, etc etc etc…. toda a gente sabe que isto acontece mas deixa-se passar porque “são eles que fazem a festa”, “apoiam incondicionalmente a equipa”, “dão cor ao estadio”, etc. Desculpem, mas não aceito troca. O sporting vale mais que isso.
21 Março, 2015 at 20:48
É isso!
21 Março, 2015 at 13:25
Resumindo e concluindo.
Admiro a militancia das claques.
Admiro o apoio das claques.
Admito que alegram os campos.
Também admito que se calhar são tanto como o que tiram.
Podes ser do SCP e ser parvo, estúpido, bêbado, criminoso.
Não podes é estar oficialmente ligado ao clube ou ter privilégios junto ao clube se fores criminoso.
Como cidadão, Nestes moldes, não aceito as claques como elas são.
Como SCPguista, não aceito uma claque que tenha poder executivo, legislativo, político sobre a direcção do meu clube.
Claques apoiam.
Direcções dirigem.
Como SCPguista, não aceito sugestões uma organização oficializada empreenda actividades criminosas
Goste se ou não, admire se ou não, não há desculpas para aceitar isso para desculpabilizar as claques.
” ah mas são todos assim, a nossa até é menos má ” está ao nível de aquele presidente da junta fartou se de roubar mas até é um porreiro e merece o nome numa rua pois além de roubar fez muita obra!!
Não me fodam
21 Março, 2015 at 13:26
Também admito que se calhar são tanto como o que tiram.
=
Também admito que se calhar dão tanto como o que tiram.
21 Março, 2015 at 14:04
Há premissas que precisamos de ter em conta quando discutimos este assunto:
– As claques são fundamentais em todos os clubes
– As claques têm poder
– Mexer nesse poder tem consequências
– Existem leis no país e entidades encarregadas de as fazer cumprir
Por isso, soluções como “acabar com as claques” ou “correr com os criminosos” para mim, são completamente demagógicas. Porque dependem de muitos factores extra-clube e extra-futebol. Alguém consegue “correr com criminosos” sem uma intervenção da polícia ou do Estado? Somos justiceiros? Mais, o crime tanto existe nas claques como na central ou no camarote. Ou um gajo que foge ao fisco é menos criminoso do que outro que assalta estações de serviço? Estaremos dispostos a fazer uma persecução a todos os sócios e medir integridades morais?
O que tem de ser feito não depende do Sporting. Depende da polícia. E é por isso que o Musta foi preso, o PPC foi preso e muitos outros anónimos são presos por crimes diversos. Crimes cometidos contra a sociedade, logo, terão de ser resolvidos pela sociedade. E quem representa a sociedade nestes assuntos? Polícia e Ministério Público. Não é o Sporting. O máximo que o clube pode fazer é denunciar membros da sua colectividade suspeitos de praticar crimes. E mesmo isso, terão de haver provas, senão acaba por ser um ataque vil a um membro da família. Não queiramos ser “foras-da-lei”. Não temos nem o poder nem a prorrogativa de resolver isto. Podemos e devemos participar como testemunhas ou delatores, mas mais que isso parece-me errado.
Em relação aos poderes das claques, não existe um “preto” e um “branco”. Aquilo é mesmo cinzento. Não se pode baixar as calças nem se pode retirar tudo. E, pelo que sei, alguns privilégios já foram retirados. Se calhar, outros foram somados. Não faço ideia se é possível tirar ou acrescentar mais. É preciso capacidade de negociação, já que estamos a falar de uma colectividade que, a bem ou a mal, adquiriu poder.
A solução passa por isso mesmo. As “ervas daninhas” terão de ser arrancadas pelas autoridades. O poder existente tem de ser negociado pela direcção. E este processo não pode ser encarado com radicalismo, senão, aí sim, poderemos ter consequências irreperáveis. Sinceramente, não vejo outra forma.
21 Março, 2015 at 14:20
Sá fazes um bom balanço da questão. Não podemos pensar que é fácil. O Sporting tem sempre um papel importante: desde logo não deixando morrer assuntos como o do very-light. Sim, porque agora parece que é só no Sporting que há criminosos nas claques. Mas também convocando os membros das claques e definindo em que condições apoia ou retira as benesses aos membros dessas claques. O Sporting não é polícia e essa tem de actuar no âmbito das suas competências. Mas pode e deve dizer que tipo de comportamentos são aceitáveis e quais os que não tolera
21 Março, 2015 at 14:28
– As claques são fundamentais em todos os clubes… NÃO, FUNDAMENTAL SÃO JOGADORES E ADEPTOS
– As claques têm poder SIM , NÃO DEVIAM
– Mexer nesse poder tem consequências. COM CERTEZA
– Existem leis no país e entidades encarregadas de as fazer cumprir SE EXISTEM NÃO PARECE.
E este último ponto é o mais importante.
Tem de haver intervenção de norte a sul, em todas as claques.
seja pela PJ , Seja uma Task force criada para o efeito.
Uma intervenção global, oficial e governamental.
É a única maneira de limpar, trazer paz ao futebol nas bancadas sem acabar com as claques.
É óbvio que o BdC não pode ir contra as claques não pode sanear a juve (e as outras se forem do mesmo calibre,a juve pelo menos é consensual) .
È óbvio que o bufas e o orelhas não têm intenções nenhumas de sanear o quer que seja!
É óbvio que é necessária intervenção do governo, só assim o BdC pode mudar alguma coisa.
A pergunta que fica é, não havendo duvidas da envolvente criminosa nas claques, havendo evidência de violência porque é que se assobia para o lado, porque é que se diz não há nada a fazer, as claques são mesmo assim, é um assunto delicado….delicado o caralho, é criminoso .
Quem é que anda a comer e o quê para não se fazer nada?!
A mim só me convence uma coisa, as claques para cima e para baixo, carregam droga, dinheiro , outros valores … e quem devia investigar não o faz porque ,em algum momento ,maos andam a ser untadas!!
21 Março, 2015 at 14:38
No dia em que encontrares uma organização colectiva que não tenha poder, avisa.
O resto, é mais ou menos, aquilo que eu escrevi.
Só uma pergunta: A Task-Force que falas seria criada pela polícia ou pelo clube?
21 Março, 2015 at 20:49
Government
21 Março, 2015 at 15:11
Não sei o que é mais assustador, se estas guerras se ler que o Sporting precisa de um exército…e que um gajo que comete um crime faz falta na bancada de Alvalade…
Diferentes?!?! Enfim…
Ps: ponham a mão na consciência! Vamos mesmo andar a contentar-nos com andar a fazer escalas de crimes para saber quem é melhor?! Há este matou 10 pessoas! Fodasse! Que perigo! Espero que possa ficar como líder este que só matou 4!! Como é que podemos ir à luz ou ao Dragão sem a protecção destes gajos?! O melhor é o líder ser o que só matou 4 mas para ir à luz é preciso na mesma o que matou 10! É isto que se tornou o apoio do Sporting?!?! Há alguém de bom senso que ache isto razoável?!?! E não me venham com os lampiões serem piores! Tou-me a cagar para eles!
21 Março, 2015 at 15:16
É por estas e por outras que eu acho que o futebol tuga precisa de medidas drásticas! Violência em redor ou dentro do estádio 2 jogos à porta fechada! Por cada reincidência é somos 2 (da segunda vez 4 jogos, da terceira 6, etc!) Petardos, 1 jogo à porta fechada! Invasão de campo perda de 6 pontos! A ver se não deixávamos de falar de exércitos e de prexisarmos de criminosos…
21 Março, 2015 at 15:21
Mais que concordado. Olhemos para Inglaterra e as medidas que foram sendo tomadas ao longo dos anos.
21 Março, 2015 at 20:50
Haja tomates dos governantes e ou da FPF
.. da liga não espero nada
21 Março, 2015 at 15:20
Se é criminoso o lugar dele é na prisão não nas bancadas do nosso clube. Isto aplica-se a qualquer um deles.
21 Março, 2015 at 16:00
As claques são importantes no apoio ao clube e nos jogos são o principal fator de animação e de transmissão de emotividade aos jogadores e ao restante público, esta é uma verdade insofismável.
Mas quando acima do interesse do clube começam a imperar interesses diversos, que nada têm a ver com este, nada têm a ver com o desporto, nada têm a ver com os valores que o Sporting Clube de Portugal e a grande maioria dos seus sócios e apoiantes defendem então pergunta-se o que é que nos traz uma claque, será que faz falta?
Apesar de reconhecermos a animação existente no estádio pela presença das claques, se essas claques perderem o rumo daquilo para que foram criadas, o apoio ao clube e enveredarem por caminhos de atividades criminosas e pela violência, teremos de verificar se tudo isso é mais importante do que a presença de famílias inteiras, de crianças que serão o futuro do clube e mesmo de pessoas que embora menos participativas têm amor ao clube e enchem Alvalade.
Com isto não quero dizer que as claques devem acabar, não, mas devem ser reguladas e regulamentadas, é inadmissível que haja gente que pertencendo ou dirigindo uma claque e além de não dar qualquer interesse ao clube ainda ganhe dinheiro com isso, isto segundo comentários que tenho lido aqui na Tasca, essa gente por muito que grite e cante e faça o que fizer não é nem nunca será mais importante para o clube que um sócio que paga as suas quotas, a sua Game Box e leva a família, os filhos e os netos aos jogos se tiver condições ambientais e de segurança para isso.
A importância das claques com a sua irreverencia própria da juventude é algo que o SCP não deve perder e por isso, a infiltração de elementos criminosos e de ideologias radicais nessas claques são o principal fator para a sua decadência e deve ser combatida com todos os meios ao alcance do clube, primeiro pela própria claque se para isso tiver capacidade suficiente de autorregeneração, senão pelo clube e em ultima analise pelo Estado, que é, quem tem obrigação de zelar pela normalidade das instituições e pela segurança dos cidadãos.
SL
21 Março, 2015 at 16:44
Grande confusão que aqui vai….
Era o que faltava que aquilo que nós fazemos no resto das nossas vidas pessoais tivesse que ser levado em conta pelo Clube!
Assassinos, ladrões, terroristas, políticos, advogados, todos, têm o direito de ser do Sporting!
Aliás, só mostra que apesar de tudo, têm bom gosto nesse campo.
Não estamos a falar de dirigentes, atletas ou outros representantes do Clube. Estamos a falar de sócios e adeptos.
Ou seja, esse tal de Mustafá se calhar era um excelente sportinguista, e que até se distinguia dos demais no apoio à equipa. Lá se ele fazia assaltos à mão armada é outro problema, que pelos vistos está a ser resolvido (e bem, a ser verdade). Noutras instâncias, que convém não misturar, porque são separadas!
E não há problema nenhum em haver mustafás no Sporting. Acima de tudo: não é controlável, nem interessa ao Clube essa questão do que cada qual faz na sua vida pessoal.
A única coisa que o Clube tem que assegurar o melhor possível, é que ninguém indigno dos nossos pergaminhos esteja em cargos de representatividade do Sporting, é promover que ninguém use as infra-estruturas do Sporting para actividades criminosas, e é proteger o normal funcionamento do Clube para toda a sua massa adepta (não sendo aceitável, e merecendo obviamente censura e correcção com presença policial, os casos que se falaram nas bilheteiras, em assembleias, ou outros que possam ter acontecido noutras circunstâncias, e que não passam de meros delitos/crimes que devem ser tratados como tal).
Fora isso, o Clube não tem que se meter em mais nada, e a Juve Leo tem mais é que apoiar cada vez mais e melhor as equipas do Sporting.
Independentemente do que depois os seus membros decidam fazer do seu dia-a-dia….
21 Março, 2015 at 20:59
Concordo, que o clube não tem nada a ver se é ou não criminoso (apesar de haver uma conduta de sócio, enfim, quando foi criada a vida devia ser mais simples!!! E isto inclui criminosos de gravata ! ).
A não ser que o seja no exercício da actividade de dirigente, ou adepto dentro de instalações do clube.
O problema é que as claques estão envolvidas em actividades criminal sãs, não é apenas terem criminosos nas suas fileiras..
Não digo que todos os claqueiros passam droga. Mas basta haver nas instalações stash para vender que isso criminaliza a claque como um todo e é razão para a fechar… e eu estou me pouco cagando para a droga, na minha opinião cada um mete o que quer no corpo, mas isso é outra conversa. Mas se pela lei é crime, é crime.ponto
O problema é também que droga não será o único problema.
E não admito que qualquer claque roube os adeptos do seu clube. Já de outros clubes é nojento, do próprio é inaceitável…