Com o passar dos anos a adrenalina estabiliza. Tem picos de ansiedade, obviamente, porque há jogos e jogos, mas, no geral, aquelas borboletas na barriga vão sendo disfarçadas ou dominadas. Ganhas novas rotinas, vives o momento com companhias que vais fazendo e que acrescentas às de longa data e acabas por achar perfeitamente normal estares ali sentado. Mas experimenta recuares os anos que forem necessários e assistires ao teu filme enquanto Sportinguista que ruma a Alvalade. Há quem gire na máquina do tempo e aterre no peão. Há quem volte a recordar os degraus da bancada nova como único lugar vago para assistir a um jogo. Há quem só conheça a nossa nova casa e considere nem fazer sentido compará-la às anteriores. Em comum? Alvalade. Estádio José Alvalade.
Aqui se cruzam gerações, aqui se grava parte da tua história de vida. Mão na mão de quem tanto te ensinou. Sorrisos e lágrimas. Amigos e desconhecidos envoltos num abraço. Engates de bancada e gargantas a pedirem clemência durante dois ou três dias. Fumos, bandeiras, cânticos. Filas de espera, porteiros com a mania que eram donos do clube e torniquetes que lhes imitam os tiques de te barram só porque sim. Chuva, sol, frio, calor. Bancadas de pedra ou com cadeiras, embelezadas por almofadinhas ou pelo jornal que dava para o caminho ou evitava ensopar o rabinho. Tardes e noites de glória e de desilusão, camadas de nervos que retiram anos de vida ou que nos fazem sentir como se tivéssemos renascido na manhã seguinte. Os milagrosos nougats vendidos em pack, salvação para quem não tinha dinheiro para as queijadinhas, regados com cerveja ou com um sumol que vai sempre bem com uma bifana. Filas para o wc e gente que te enerva porque chega atrasada e obriga uma fila inteira a levantar-se para chegar ao seu lugar. Gente que te enerva ainda mais porque sai mais cedo, quando o que tu queres é ficar até final e ainda mais um bocadinho, aplaudindo a tua equipa e sorrindo mais para fora ou mais para dentro enquanto contemplas aquela que, quase sem te dares conta, será uma das casas onde passarás mais tempo ao longo da tua vida.
Hoje é dia de voltares a esta casa que é minha e que é nossa e quem sem nós estaria desprovida de vida. Hoje é dia de voltares a ser quem foste quando mergulhaste nessa máquina do tempo. Hoje é dia de acordares demasiado cedo porque a excitação não te deixou dormir. Hoje é dia de esqueceres tudo o resto e deixares desconfianças do lado de fora. É dia de deixares o cachecol dançar preso à janela de um carro e de permitires que o nervosismo se apodere de ti à medida que te vais aproximando do estádio. É dia de te olhares ao espelho com o peito a transbordar de orgulho, ao veres-te com a verde e branca vestida. É dia de dares a mão à mão que agora é do tamanho da tua ou de segurares uma mão que é pequena como a tua já foi. É dia de recordares tudo o que te ensinaram sobre como é bom ser do Sporting ou de seres tua a ensiná-lo. É dia de te encontrares com quem gostas e de sorrires, sorrires muito, e levares esse sorriso para a bancada. É dia de cantares, de blasfemares, de te enervares e de festejares como se tivesses dupla personalidade. É dia de te lembrares de todos os que te ensinaram a amar este clube e de os respeitares na memória ou na distância. A mesma distância que afasta tantos e tantos Sportinguistas do local onde queriam estar e que te dá a responsabilidade de representares os milhões que, à mesma hora, contarão contigo para ser seu porta voz. Hoje é dia de voltares a sentir que és um privilegiado por poderes ali estar e perceberes que a melhor forma de sentires o Sporting é rumares a Alvalade como se fosse a primeira vez e, tal como nesse dia, nunca, mas nunca deixares de estar ao lado do clube a quem juraste fidelidade.
SPOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOORTING!
21 Novembro, 2015 at 7:50
Vivi essas emoções todas no antigo e agora passo pelo mesmo no novo, desde o sorteio que não há dia que não penso no jogo, estou em modo jogo já alguns dias . Ao contrário do que dizes no meu caso quanto mais velho pior estou, mais fervoroso, mais radical e mais intolerante para os rivais. VAMOS A ELES CAR…… SPPPPOOORRRRTTTTIIIINNNNNGGG
21 Novembro, 2015 at 7:58
#HojeédiadeSportong!!!
Por isso…. #euVouLáEstar!!!
SPORRRRRRRRRTTTTING!!!
21 Novembro, 2015 at 8:03
Longe de Portugal ate senti um arrepio a ler isto…
21 Novembro, 2015 at 8:29
Mais uma grande página para o livro da tasca!
SPOOOOOOOORTING!
21 Novembro, 2015 at 8:31
Eu sou do tempo do peão. Dava ainda mais gozo, à inglesa. Depois veio o futebol negócio e é tudo um pouco menos genuíno. Mas o amor não esmoreceu, é cada vez maior, ainda por cima estando um de nós a liderar o Enorme.
Estando a 2500 kms de distancia resta-me gritar a plenos pulmões SPOOOORTING! e pedir aos que vão lá estar que gritem por mim. En vou ser Inácio e ajudarei à distancia.
SL
21 Novembro, 2015 at 9:45
No peão de Alvalade…?
Também lá estive algumas vezes (antes da bancada nascente)…
Ali de pé os 90 minutos a saltar, a gritar…a aplaudir…!!
Abr e SL
21 Novembro, 2015 at 11:01
Também tenho muitas saudades dos tempos em que as equipas entravam separadamente. Lá vêm eles! E o estádio vinha abaixo!
Agora, entram todos ao mesmo tempo em nome não do não-sei-quê. Talvez da corrupção e da falta de fair-play que cada vez mais abunda no futebol.
Quanto ao jogo de hoje, não havendo peão, velho marcador e outras saudades, estarão em campo as camisolinhas de sempre. Essas não mudam. Pelo menos o amor, respeito e orgulho por elas continua intacto. Para não me vangloriar e dizer que continua a aumentar de dia para dia.
Para a malta nova que poderá, eventualmente, não perceber estar coisas lamechas dos velhos peidos como nós, esperem pela demora. Quando daqui a muitos e bons anos tiverem a nossa idade, numa altura em que o mundo mudou e, entre outras coisas, o Carnide joga nos Distritais e muito do que se passa no estádio é apresentado por hologramas, aí serão vocês a »lamechar«.
Beijinhos para as Leoas e abraços para os Leões,
PM
21 Novembro, 2015 at 8:35
Caralho!
Oh Sporting, o Clube de Portugal! Dá-me o gostinho de correr com o lampião, eu sei que é uma fruteira, mas não posso com esse cabrão. Vamos humildes, para bater esse aldrabão, fica assim bem caseirinho um tratamento de excepção.
Fica já a malha de pré-jogo, para lançar o mindset:
https://www.youtube.com/watch?v=B1x_POEE3hU
SPOOOOOOOOOOOOORTING!
ps: este jogo mexe, bora lá a um Alvalade de gala. Que nervos…
21 Novembro, 2015 at 8:38
É isto tudo!!
SPOOOOOOOORTING!!
21 Novembro, 2015 at 9:00
Vivi tardes e noites de glória no velhinho Alvalade e agora quero continuar a repetir no novo, até que as pernas me o permitam.
SPOOOOOOOOOOOORTING
21 Novembro, 2015 at 9:03
Alguém vai no comboio verde?
21 Novembro, 2015 at 9:19
Eu voi no metro, Linha Verde.
Boa viagem ao comboio verde!
21 Novembro, 2015 at 9:04
Assim se começa o dia com o coração aos pulos! Vamos a eles meu Sporting!!!
21 Novembro, 2015 at 9:11
Do outro lado o Eterno Rival.
Duas forcas cosmicas antagonicas de novo em disputa…nada e garantido…
Td vai contar….o apoio de cd um de nos e uma gota q se liga a outras gotas…. Tds juntos c muita forca o JOGO TODO a apoiar!
FORCA SPORTING!
21 Novembro, 2015 at 14:11
Frost,
Não chames àquela corja “Eterno Rival” que, de rival nada tem e eterno não é concerteza. Um rival é alguem que luta connosco pelo primeiro lugar, com as mesmas armas, com trabalho, honestidade, devoção pelo Clube, intensidade e entusiasmo.
O benfica não é nada disso. Joga sujo dentro e fora do campo, os seus dirigentes não são gente séria, são cadastrados e vigaristas e os adeptos, personalizados nas claques, são marginais violentos, sem eira nem beira
Aquilo que podemos chamar àquela coisa é Inimigo e tem de ser tratado como tal.
Hoje tem de ser para esmagar, pôr-lhes o pé na garganta e calcar!
Pode bem ser o princípio do fim do Carnide se levarem 4 ou 5. Tem de ser, nem que a relva de Alvalade seja toda comida pelos nossos jogadores. Contra o benfica é para jogar com ódio e com sentido de fria vingança. Temos de afirmar no terreno a nossa indiscutível superioridade com golos e humilhação da equipa dos Lampiões.
Spoooooooooooooooooorting!
Viva Bruno de Carvalho, o Presidente sem medo!
Guerra Total à Besta!
21 Novembro, 2015 at 9:14
Dia de acordar cedo por causa dos nervos!!! O SPORTING VAI JOGAR EU VOU FICAR DOIDO DA CABEÇA NADA ME INTERESSA!!!!!! Vamos para cima deles caralhooooo!!! SL
21 Novembro, 2015 at 9:25
Hoje é para ganhar ! 5-0!
21 Novembro, 2015 at 9:42
Isto é vintage Cherba. Muito bom. Ler isto e sentir um arrepio, daqueles bons.
Spooooooooooorting
21 Novembro, 2015 at 9:48
Que belo texto logo pela manha e muitas saudades do ambiente da nossa antiga casa.
Pela lógica o nervosismo passava com o passar dos anos mas no meu caso é ao contrário. Possivelmente deverá ser porque sabemos a podridão em que se encontra o nosso futebol o que nos trás uma maior revolta. E sem dúvida que odeio muito mais o clube de carnide com 35 anos do que quando tinha 20.
Nunca mais são 20, vamos a eles leões
Sportinggggggggg
21 Novembro, 2015 at 9:49
Bom dia para a Familia da Tasca
E os meus PARABÉNS para os companheiros
“Ana” e “Luisinho”
Muitos anos de vida
Muita saude e muitas alegrias daquelas que espero…
Sejam hoje uma boa prende VERDE…!
Abraço do Max…!!
Hoje é dia de
GANHAR….!!
É dia de sofrer também…
É dia de abraçar amigos…
É dia de
SPORTING…!!
Abr e SL
21 Novembro, 2015 at 10:29
Obrigado amigo Max SL
21 Novembro, 2015 at 9:51
Estou com o friozinho na barriga …estou mesmo nervosa nada a fazer …mas confiante e orgulhosa das cores que amo.
……… Hoje lá estarei para te apoiar Sportinnnnnng
21 Novembro, 2015 at 9:54
Vamos a eles… O relógio parece que não anda… Quase nem deu para dormir e mesmo a dormir a cabeça foi parar ao derby!
21 Novembro, 2015 at 10:07
Grande texto!!!
TODOS a uma só voz!!!
#EuVouLáEstar #DiaDeSporting
21 Novembro, 2015 at 10:12
SPOOOOOOOORTING!!!!!
21 Novembro, 2015 at 10:22
Saudades do velhinho alvalade… Mas hoje a nossa casa tem de ser um vulcão!!!!
21 Novembro, 2015 at 10:39
Vivi tudo isto e vivo-o hoje, de modo diferente mas com intensidade maior, consciente de que um jogo de futebol do Sporting não é só um jogo é um campo de batalha onde jogam por fora árbitros e dirigentes de Benfica e Porto, máquinas de propaganda e influências da Federação Portuguesa de Futebol.
21 Novembro, 2015 at 10:43
Sem tirar nem por. A parte final tocou-me e arrepiou-me.
Um abraço a todos e façam favor de nos representar. Eu e o pequeno (2 anos)Tomás ficaremos aqui em Belo Horizonte a torcer pelo “Koking Alezz”.
Aproveitem a vossa oportunidade
21 Novembro, 2015 at 10:52
É isto:
«Espero que os jogadores do Sporting entrem dentro de campo com o seu equipamento listado e não de smoking. Espero que se esforcem, que lutem, de vez em quando com uma falta ou outra mas que beneficie a equipa. Temos viver de trabalho, de devoção e , sobretudo, de paixão e de amor. É por isso que acreditamos que vamos ganhar»
21 Novembro, 2015 at 11:00
EU TE AMO SPORTING!!!!!
21 Novembro, 2015 at 11:01
Parabéns Ana e Luisinho, contem muitos e bons e que o dia de hoje lhes traga muitos sorrisos.
21 Novembro, 2015 at 11:03
Foda-se, grande texto.
A puxar pelas memórias e com os olhos postos no presente.
Temos de fazer a nossa parte e acreditar que lá dentro estarão 11 guerreiros.
Espero que o Sli esteja bem. É fundamental…
21 Novembro, 2015 at 11:17
Fundamental são os 11.
21 Novembro, 2015 at 16:17
Certo. Diria mais:
Acabar com 11 já será bom.
21 Novembro, 2015 at 11:25
A sofrer pelo nosso Sporting na Alemanha. No ultimo Derby estava em pleno voo e quando aterrei fui logo á net de um Starbucks qualquer ver o resumo. O sentimento de angustia de nao saber o resultado estava a comer-me por dentro. Quando vi os golos dei por mim a gritar Sporting e #naPeida ao lado de estranhos que logo entenderam do que se tratava. Hoje estarei sozinho em casa mas o meu coracao estara com vocês como sempre e para sempre… SPORTING!!!
21 Novembro, 2015 at 11:35
Offtopic:
Bom dia a todos.
Eu comprei no site dois bilhetes com os meus dadoa de associado. O problema é que ainda não me enviaram o cartao definitivo, só tenho em minha posse o provisório..
Um pergunta, para entrar no estádio para assistir ao jogo, é mesmo necessário apresentar o cartão de sócio junto com os bilhetes?
SL
21 Novembro, 2015 at 11:41
Edit:
Btw grande texto, como é habitual.aliás.
Não costumo aqui comentar mas várias visitas diárias à tasca.
21 Novembro, 2015 at 11:47
Desde que os bilhetes tenham código de barras, não há stress. É importante é abrir o torniquete.
Mas nada como ligar para a Linha do Sporting para confirmar.
21 Novembro, 2015 at 12:14
Ok obrigado pela info. A linha de apoio já liguei ontem as fizeram alta confusão. já não é a primeira que me vejo desapontado com o atendimento e com a falta de esclarecimento da nossa linha de apoio. Vou mais cedo passar pela loja
21 Novembro, 2015 at 11:54
Noite mal dormida e o stress já é muito.
Alvalade espera por nós.
Vamos a eles!!!