O LionTrip, sportinguista, portuense, sócio desde o dia em que recebeu o seu primeiro salário de férias e um dos primeiros membros de uma antiga claque do Porto, “Norte Leonino”, deixa-nos uma nota, relevante, sobre uma batalha que trava há bastante tempo: a batalha pela separação entre o que é o Porto e o que é o fcporto, assim como a batalha pela separação entre o que é o Sporting Clube de Portugal e Lisboa.
O Sporting é maior do que pensam!, by LionTrip
Os nossos fundadores podiam ter-se acomodado aos piqueniques do Sport Clube de Belas ou do Campo Grande Football Clube – mas não, eles queriam algo diferente. Depois da criação do seu novo clube desportivo, os nossos fundadores podiam ter deixado que se continuasse a chamar Campo Grande Sporting Clube – mas não eles queriam “um clube tão grande como os maiores da Europa”.
Hoje, com mais de um século de histórias para contar, nós estamos-lhes gratos. Nós sabemos quando nascemos, nós sabemos quando nasceu o nosso grande amor. No dia 1 de Julho de 1906, por ocasião da Assembleia Geral onde foi aprovado o nome SPORTING CLUBE DE PORTUGAL.
Poderia ser de Belas, poderia ser do Campo Grande, poderia ser de Lisboa, mas não, assim nunca seria como os maiores da Europa, por isso, é de PORTUGAL. Hoje somos o clube português com mais troféus, somos o clube com mais filiais no país, somos o clube com mais filiais espalhadas pelo mundo, somos pois tão grandes como os maiores da Europa. Mas somo-lo porque somos todos, em Lisboa, no Porto, em Aveiro, em Leiria, em Braga, em Newark, em Paris, em Londres, em todo o lado.
Por isso, quando ouço cânticos regionais saídos da garganta das nossas claques, quando vejo tarjas sobre invasões a aldeias, quando leio comentários sobre tripeiros (para quem não sabe tripeiros está para os portuenses, como alfacinhas para os lisboetas), fico triste.
Fico triste porque antes demais estão involuntariamente a desrespeitar aqueles sportinguistas que fora de Lisboa lutam pela verde e branca, muitas vezes, aí sim, verdadeiramente contra tudo e contra todos – para a maior parte de nós ser durante a infância o único sportinguista da turma é algo inimaginável, mas acontece, podem crer que acontece.
Mas pior, fico triste porque percebo que alguns dos meus consócios não sabem que o nosso SPORTING É MAIOR DO QUE PENSAM.
19 Novembro, 2013 at 10:00
Muito bom texto. Entendo perfeitamente o sentimento em questão…sou portuense de gema…mas Sportinguista desde sempre….sócio á 25 anos….a nossa cidade não é o fcp…muito longe disso…e cá continuamos os Sportinguistas do norte a lutar pelo nosso grande amos…porque somos grandes…porque não somos de Lisboa….somos de Portugal!!! SL
19 Novembro, 2013 at 13:31
Nem mais
19 Novembro, 2013 at 11:01
Obrigado Lion Trip pelo texto.
Sou Portuense e tripeiro à 40 anos. Nunca deixei que me confundissem com os adeptos do fcp, nunca.
Compreendo perfeitamente e aceito o que todos dizem acerca do facto dos tripeiros não devem levar a mal o facto da ligação Tripeiro=fcp, e, os inteligentes, não levam a mal, mas, não têm que aceitar, tal como eu não aceito.
O conceito criado neste excelente blog de FIGHT&RESIST, assenta como uma luva ás gentes da minha terra, ninguém e mesmo ninguém que não seja Tripeiro de gema, sabe o que é a cidade do Porto, ninguém.
Lutar com todas as forças como nós lutamos até perder a voz, em nome do Sporting Clube de Portugal aqui no Porto, digo-vos, é duro, mas damos conta do recado, tenho até amigos de infância que não discutem futebol comigo, a minha filha joga futebol no Boavista, porque no Dragon Force Vitalis, NUNCA.
Termino agradecendo mais uma vez ao Lion Trip, estou contigo, Porto sempre, SPORTING até morrer.
SL
19 Novembro, 2013 at 13:32
“Até os comemos carago” 😉
19 Novembro, 2013 at 13:36
Cherba, obrigado por teres permitido partilhar este tema com os restantes cacifeiros/ comandos. Fico feliz porque acho que a maior parte das pessoas que leram e comentaram o post ficaram mais sensibilizadas para o tema e são agora ainda mais capazes de compreender a grandeza do nosso grande amor!
Um abraço e VIVA O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL