«É preciso ter atenção, porque quando introduzimos avançados temos de deixar a equipa preparada para tal. Tínhamos o Capel e o Carrillo, não podíamos ter quatro jogadores lá na frente, pois isso iria desequilibrar a equipa defensivamente. Primeiro preparámos a equipa, para depois entrar o Slimani e terminarmos o jogo em 4x4x2. A nossa mudança tem a ver com aquilo que vimos dentro de campo. Temos de perceber se há condições para tal. Não vale a pena ter dois avançados se não os podemos alimentar. Mas na segunda parte estava propício a tal e, com a qualidade que temos, resolvemos a nosso favor»
As palavras são de Leonardo Jardim, no final do jogo de Guimarães, quando questionado sobre o porquê de Slimani ter entrado tão tarde. E são palavras que se percebem ou, se preferirem, é uma explicação que se aceita. Mas, a verdade, é que o argelino entrou, agitou o jogo (com a ajuda de Mané e Salomão, sim) e decidiu, reforçando a sua candidatura à titularidade.
Sejamos pragmáticos: neste momento, por aquilo que tem feito, Slimani justifica a titularidade; neste momento, existe uma menor capacidade dos extremos colocarem bolas à medida de Montero; neste momento, há uma clara menor produção de André Martins. Mas, mais importante ainda, neste momento é inquestionável que a equipa se transfigurou com Slimani ao lado (ou à frente) de Montero e que foi assim que conquistou pontos frente a Marítimo e Guimarães (e que só não seguiu em frente na Taça, porque foi impedida à lei do sopro).
E é este último dado que faz questionar um argumento: o sistema táctico, 4-3-3, está enraizado e é com ele que chegámos onde chegámos. Está visto que não é totalmente verdade, certo? E está visto que a fluidez desse mesmo 4-3-3 tem vindo a ter alguns engasganços, certo? Mas achas que o Jardim não tem razão no que diz?, podem perguntar-me vocês. Bem pelo contrário, acho que ele tem razão. Os equilíbrios são fundamentais numa equipa e, Jesus que o diga, isto de jogar como se estivéssemos num campeonato de PES é meio caminho andado para podermos lixar-nos.No entanto, também caberá a Jardim a tarefa de, entrando com Slim de início, preparar a equipa para esse desenho táctico.
E é aqui que entra André Martins, à partida condenado a saltar do onze para a entrada de do avançado argelino.Poderemos nós, de forma a manter o tal equilíbrio, utilizar Martins como interior direito / falso extremo, por exemplo, um pouco à imagem do que aconteceu no jogo frente à Fiorentina (é uma pena Magrão não mostrar argumentos para fazer parte dos planos, pois poderia ser a tal peça de equilíbrio)?
Estamos, sem margem para dúvidas, perante a primeira grande dor de cabeça para Leonardo Jardim, nesta tarefa de escalar um onze e gerir um plantel. Até porque, e no meio de tanta pergunta, há mais duas a fazer: será que podemos prescindir de um trunfo no banco que, de cada vez que entra, abana os sistemas defensivos contrários e, verdade seja dita, já começa a ser um ataque psicológico a essas mesmas defesas (foda-se, vem aí o homem bomba!)? Mas, a manter esta veia goleadora, até quando conviverá bem Slimani com este papel de suplente de luxo, mantendo o impressionante espírito com que entra em campo, faltem 30 ou faltem 10 minutos para o apito final?
27 Novembro, 2013 at 10:14
Salta A. Martins, recua Montero, fica Slimani na frente. Adrien e William recuados, Carrillo e Capel nas alas. Montero, com os pezinhos que tem, e o gosto que demonstra em vir buscar jogo, arrastando consigo os centrais e abrindo espaços nas alas, pode ser um quebra-cabeças para o adversário. Ninguém tem coragem de deixar Montero como um vagabundo naquela posição. Alguém vai andar atrás dele. Slimani dispensa apresentações. É um tanque, e como tanque que é, será alvo de vigilância apertada. Juntos, estes 2, ” amarram junto a si “, 3 defesas durante o jogo inteiro. São bons demais para ter espaço o jogo todo. É aqui que o virtuosismo e a visão de jogo de Montero podem decidir. A questão é que com A. Martins, o 4-3-3 é bem mais amarrado. Com A. Martins, Montero não deveria descer tanto, mas tem descido demasiado. A. Martins não tem estado com pujança para imprimir velocidade, passe vertical e levar o jogo para a frente. Tem tentado arrastar marcações para abrir o corredor mas, tem sido em vão. Nas situações de contra-ataque, Capel e Carrillo desesperam pelo passe nas costas, que não tem entrado. Os extremos não têm estado tão acutilantes porque não têm sido servidos com excelência. Ficam demasiado na frente, esperando que o passe a rasgar entre. Não descem tanto para tentar aproveitar o espaço deixado pelos laterias, e nada disto tem sido aproveitado. O uso de bolas longas a partir da defesa é o primeiro sinal da fraca performance do meio-campo, não tanto na vertente defensiva, mas sim na vertente ofensiva. E estes passes, são condenados ao insucesso logo à nascença.
Julgo que com Montero a ” fazer de falso A. Martins ” e Slimani a fazer de Montero, podemos ter uma variação de esquema táctico bastante interessante. Numa situação mais defensiva, Montero será, a par de Slimani, o primeiro a fazer pressão ( ele gosta disto, percebe disto e tem pulmão para isto ). É fortíssimo na leitura da primeira fase de construção do adversário. Pressiona, a sua colocação retira linhas de passe e depois é rápido a agir. Slimani, é do mesmo tipo. Não terá tanto a necessidade de descer no terreno. Pode e deve pressionar na largura do mesmo, mantendo quase sempre uma posição avançada. Com Capel e Carrillo e fechar bem o corredor a partir do meio-campo ofensivo, temos um quarteto atacante, que pode estancar a construção de jogo de 90% dos adversários da nossa Liga.
Adrien e William não têm necessidade de subir tanto, evitando aquilo que me tem deixado preocupado : alguns buracos deixados no miolo, quando a equipa perde a bola.
A questão base é esta : qualquer que seja o esquema, este só é possível quanto a disponibilidade dos atletas o permitir. Penso que o 4-4-2 puro puro, com Montero e Slimani juntos na frente, não tem que ser tão amarrado. Podemos ter um 4-3-3 ou 4-4-2, mediante o tipo de movimentações. O Barça de Guardiola, atacava em 4-3-3 e defendia em 3-5-2 … nada tem que ser tão rígido. O que tem que haver é pulmão e entendimento entre peças.
Além do mais, Montero teria sempre a possibiidade de continuar a facturar, porque naquela posição, passaríamos a ter alguém com algo mais que A. Martins : Poder de tiro. Montero tem-no, e é certeiro.
O próximo jogo em casa, poderia servir para aferirmos desta possibilidade. Acho que poderia funcionar, ou então sou eu que vejo as coisas de forma errada. Estando fora de Portugal e por vezes só vendo resumos, posso estar enganado.
Abraço a todos.
27 Novembro, 2013 at 10:24
Amarrar o Montero á luta de meio campo e deixar o Slimani com os 2 Centrais não me parece a solução…Ou perdes o meio campo por o Montero não andar na luta, ou perdes o Montero porque fica amarrado no meio á luta! Se há coisa que já se viu é que as equipas adversárias do SCP metem muita gente no meio campo de combate de forma a travar o trio de meio campo do SCP que com espaço constrói muito! Seja por qualquer um dos mutivos (perder o meio campo ou perder o Montero) não me parece que passe por aí a solução! Ainda para mais reforçada por 2 extremos que lutar a meio campo está quieto…
27 Novembro, 2013 at 10:14
Porque se diz aqui que andré martins está com menor produção? Alguma vez alguém tenta entender o jogo? O rapaz não tem hipótese, está condenado pelos treinadores de bancada. Porque é pequeno. Um pequeno que serviu mais uma vez de bandeja carrillo num passe a rasgar a defesa toda e que não dá golo pela falta de discernimento do peruano. Por falar em Carrillo, horripilante. Toda a exibição (quantas bolas teve nos pés? Quantas decisões boas tomou?) e a forma como sai a passo na substituição com o jogo empatado era suficiente para ir uns tempos para a equipa B. Para mim já chega.
E Slimani? Honestamente já estou farto. Ou é o empresário ou é ele a vir fazer barulho a reclamar titularidade. Que vá para real puta que o pariu. Equipa B para a semana para acalmar a pássara.
27 Novembro, 2013 at 10:25
eu avisei que tomares os comprimidos com cerveja, era capaz de dar merda…
27 Novembro, 2013 at 10:33
Bem refutado.
Talvez me tenha excedido quanto ao Slimani, eu até gosto dele, mas não gosto de empresários a vir para os jornais reclamar o que quer que seja relativamente a opções do treinador.
Além de que acho que está muito bem como está: como suplente utilizado.
27 Novembro, 2013 at 16:03
Mas desde quando é que damos importância aos jornais????
E com BC, os empresários vão pelo mesmo caminho.
27 Novembro, 2013 at 11:44
Bem dito, Cherba.
27 Novembro, 2013 at 10:31
DEIXA PASSAR!!! Homem em Fúria contra-ataca!!! hehe!
27 Novembro, 2013 at 10:58
Não “percebes” nada disto, meu!
Olha por falar neles… Cherba avia aí uma travessa aqui p’rá mesa!
Sugestão tecnológica: Implementar uma caixinha aí do lado esquerdo com os “twits” oficiais dos nossos jogadores a “scrolar” (não não é nada a ver com o Scolari…é a rodar mesmo). Eu já fiz uma coisa parecida num site, e não é muito difícil…
Z
27 Novembro, 2013 at 11:04
*Lado direito… obviamente 🙂
Z
27 Novembro, 2013 at 11:06
apontado, Z
27 Novembro, 2013 at 11:52
epah ganda ideia, Z, essa do tuítas!
27 Novembro, 2013 at 12:02
Não percebo nada disto. Porque digo que não entendo como já se está a fazer doutrina quanto ao André Martins e às suas incapacidade. Falta de intensidade, falta de regularidade, falta de estatura, falta de qualquer coisa. E sem justificação lógica nenhuma. Além de que odeiam o puto porque não faz ratas a ninguém nem marca golos a torto e a direito. Assistências faz, mas invariavelmente tende-se sempre a valorizar os outros jogadores envolvidos nas jogadas.
Puta da mania de que percebem mais do que o profissional que lá está, Leonardo Jardim.
Querem tirar O melhor marcador do campeonato da posição. Querem troca por troca com o Vítor. Querem até chamar Esgaio para a titularidade (lol nisto). E mais incrível ainda, já li a sugestão de colocar carrillo a 10! Um jogador que não faz puto de ideia do jogo que está a jogar e que toma sempre as piores decisões. Colocá-lo a 10 era acabar com a possibilidade de das 30 bolas que ele tem por jogo, fazer uma jogada individual e criar perigo. Consegue-o nas alas apenas, e com uma falta de regularidade inacreditável. Além claro da falta de intensidade e de inteligência que demonstra.
Qualquer coisa vale para tirar de campo um dos elementos da equipa que faz a equipa jogar. A par de William, Wilson, Montero e Adrien quando não está a pensar na foda que vai dar a seguir ao jogo.
Na minha opinião, se estão tão aborrecidos com a tática e querem o 4-4-2 porque não se fala do 4-4-2 que o Leonardo preparou no início da época?? Com wilson e Montero? Não entendo. Slimani tenho dúvidas que consiga dar três toques seguidos na bola. Porque o querem por de início? Só vejo como razoável essa hipotese pelos níveis altíssimos de motivação com que o jogador está. Mas mudar completamente a estratégia e a tática por causa disso é um tiro nos pés. Enfim, espero que o Leonardo não ceda.
27 Novembro, 2013 at 12:43
Só 2 pontos, e dp já podes ir tomar o xanax:
1) AM tem 1 assistência no campeonato (Benfica). É um grande jogador sim sra, mas nesta posição não rende nem metade do que rendia a época passada.
2) Esgaio tem mt mais provas dadas que Mané, que já entrou em 3 jogos. Neste último, com Carrillo a jogar tão “bem” (ao menos concordamos nalguma coisa – lol nisto), e Wilson indisponível seria assim tão descabido ter Esgaio em vez de Mané ou Salomão (tem mais jogos, golos que os 2 na B)?
27 Novembro, 2013 at 13:10
2 assistências: benfica e olhanense.
27 Novembro, 2013 at 16:45
Não sei. Mané e Salomão sacudiram o jogo (se bem que tirar Carrillo e Capel de jogo era já de si uma sacudidela). Algo que duvido que Esgaio fizesse, pelas suas características.
Antes do jogo começar disse logo a um amigo que tinha muitas dúvidas quanto a este jogo. Sem Wilson, com Carrillo e Capel a titulares não íamos jogar a ponta. Íamos ficar à espera que um ou outro fizesse uma jogada individual que desse golo. As bolas chegam quer a um quer a outro e ou morrem ali (para o adversário, para um lançamento lateral, para uma falta) ou voltam para os centrais/laterais. Mas não aconteceu nenhum rasgo de criatividade de qualquer um e com felicidade num ressalto na pequena área faz-se o golo.
27 Novembro, 2013 at 18:54
Concordo em geral com o Pedro S (e curto a prosa também 🙂
Vamos, acho óbvio, continuar a jogar em 433, que é aquilo que se treina e o ADN da equipa. Notem que esta equipa está em formacao.
Este 433 é algo fluido, porque nota-se uma ocupacao do espaco mantendo a distancia entre jogadores, prenchendo o campo durante as permutas. Isto é básico, nao propriamente a última inovacao no futebol moderno, mas muitas vezes as equipas (mal formadas) esquecem estes princípios fundamentais.
Por exemplo: se o Montero desce para uma tabelinha e abre para a linha, o extremo oposto aparece na zona de finalizacao (capel já enfiou duas assim), com o lateral (mais) ou o médio (menos) a subir nas costas do extremo para a segunda bola.
Jogar em 424 ou 442 tem riscos, daí a conversa do Leonardo em “preparar a equipa” para a mudanca tática. Basta um desequilíbrio num meio campo desguarnecido para se mamar um golo.
27 Novembro, 2013 at 13:05
É isso mesmo
27 Novembro, 2013 at 16:04
Excelente !
27 Novembro, 2013 at 10:24
Pedro acalma-te toma lá metade do meu nata… foda-se
27 Novembro, 2013 at 10:24
André Martins é bom jogador mas não creio que chegue… Creio que para jogos em Alvalade como aquele que vamos ter agora no domingo, a táctica seria mesmo o 4-4-2, com Montero a jogar a 10 ou a 9, como preferirem… Não gosto de lampiões mas gosto de ver bola, e o benfas jogou mto à bola qdo foi campeão com cardozo e saviola… e eu creio que nós temos jogadores com características mto identicas…
Montero continuaria a fazer mtos golos e mais… tinha oportunidade de jogar de frente para os defesas e não de costas, o que faz toda a diferença… o que n pode acontecer é estar constantemente a ir buscar bolas ao meio para dar nas alas e ainda ir tentar receber… prova que é excelente mas isto n é sustentável sempre… tem que fazer o lugar do andré martins e dele próprio na mesma jogada…
Qdo jogarmos fora ou com equipas mais fortes, venha de lá o 4-3-3
27 Novembro, 2013 at 10:26
Confio no Leo Garden, se bem que acho que Slimani e Montero podiam jogar os 2 juntos, mas o mister é que sabe o que fazer em cada jogo.
Ora sai aí uma sandes de coratos e uma mini faxavor.
27 Novembro, 2013 at 10:30
Foda-se sai um panaché…. não sei o que gostaste mais: se foram os bloqueios, os lançamento laterais, a traulitada do anão com sinal na boca que era mau extermo mas agora é bom lateral, ou o empolgamento daquela moldura (que slatam a cerca para arrear no fiscal de linha) que não sabe gritar mais do que slb… foda-se…
27 Novembro, 2013 at 11:46
Sai uma brisa da penha!!!
27 Novembro, 2013 at 10:31
Off topic…
Não sei se já viram ou se já falaram neste video…reportagem engraçada com o Montero quando jogava nos Estados Unidos…( http://www.youtube.com/watch?v=xriej-Bf8ZM )
SL
27 Novembro, 2013 at 16:06
Foda-se, mais 22 minutos de improdutividade no trabalho … dassssssssssse …
🙂
27 Novembro, 2013 at 16:08
Com um canal nosso, podemos fazer este tipo de situações … brutal.
Cherba, para quando uma entrevista a um jogador para o blog?
27 Novembro, 2013 at 10:35
Tenham la calma oh treinadores eu acredito que o leo não é de sentir pressões de ninguem e pensa por ele.
Eu ca vi que tendo a nossa defesa mais poder de choque com a entrada do dier o meio campo tem que necessariamente ser mais expedito com a bola nos pés e não se deixar antecipar e perder a bola …só quero que o w carvalho acredite que arromba com aquela merda toda a meio campo com o adrien a sair e o o carrilo em vez das alas passa-lo para o meio campo e o andré martins coloca-lo nas alas ele até centra bem caralho.
Na frente o montero ja se reparou que não se inibe de vir buscar jogo e tendo bons pés nao me fodam o montero fora da area e o carrilo que chuta tambem bem é rematar …é entrar pela baliza dentro e depois o slimas manda ao poste e vai la e com comboio de putas goooooooooooooollooooooooooooooooo !!
Já não bebo nestum hoje
27 Novembro, 2013 at 11:48
A brisa não se consome com leite.
27 Novembro, 2013 at 10:45
Para mim depende do adversário.
No próximo domingo, em casa, contra o Paços, colocava o Slim com o Montero.
Não nos esqueçamos que o Montero é um dos grandes responsáveis por estarmos no 2.º lugar e, na minha opinião, é o melhor jogador do plantel.
27 Novembro, 2013 at 10:54
Eu cá acho que o 4x3x3 contra equipas fechadas acaba por ser melhor… quando se tem alternativa como o nosso forte 4x4x2. Isto porque um gajo móvel como o Montero, e os dois extremos que o apoiam, causam forte desgaste físico na equipa adversária.
Ainda em Guimarães vimos isso: quando o Leo começou a mexer (ainda assim, e na minha opinião, um pouco tarde) os gajos do Vitória já não podiam com as pernas. Não foi uma questão de já só quererem o empate: já não conseguiam sequer correr como deve de ser para a frente garantindo que teriam forças para voltar rapidamente para trás.
Por isso acho que neste momento, e tal como o Leo disse (sobre o facto do SuperSli ter estado muito tempo fora e ter sido dos últimos a chegar ao grupo), neste momento o 4x3x3 é a melhor opção.
Depois do trabalho de sapa feito entra a artilharia pesada e rebentamos com eles.
27 Novembro, 2013 at 10:55
Fodaaaaaa-seeeeeeee o jogo com o Porto é dia 30, 2ª feira!!
P.S: a app vai sair mesmo para android e já perguntei a questão do bilhete para o jogo com o Paços.
27 Novembro, 2013 at 11:01
quando tiveres novidade sobre a cena do bilhete apita (pode ser para o face). thanks!
27 Novembro, 2013 at 11:17
Cheira-me que não era suposto aparecer esse bilhete!
27 Novembro, 2013 at 11:39
Onde viste que é dia 30? Para mim seria bem melhor que aproveito a viagem a LX e depois do trabalho fico a ver o jogo 🙂
27 Novembro, 2013 at 10:57
A nossa equipa está espremida ao máximo e nota-se que já não tem aquele fulgor inicial de mandar no jogo e estar em cima do adversário 25,30min!
Nos últimos 4 jogos (Porto,Maritimo,Benfica e Guimaraes),cometemos em todos eles erros infantis e só em Guimaraes é que não tivemos que andar atrás do resultado. Muito coração,pouca lucidez!
Acho que Montero e Slimani juntos só seria possivel se tivessemos um meio-campo trabalhados mas ao mesmo tempo criativo,estilo o dos tempos do PBento… Veloso,Moutinho,Izmailov..era so medios centro e interiores!
Jogar com Montero e Slimani,com os extremos que temos é criar um buraco gigante no nosso corredor central,o William começar a apanhar com 2 e 3 gajos pela frente,e os nossos centrais a serem comidos,com bolas nas costas,pelo embalo da equipa adversaria!
Precisamos claramente dum 10,de alguém que faça o jogo mexer,porque o André Martins não tem intensidade/regularidade e apostar tudo na inspiração dos extremos é um tiro no escuro,e em muitos jogos não dá frutos!
Acho que o LJ deve manter o 4-3-3..com o Slimani no banco,e pedir aos jogadores 15,20 min iniciais de maior fulgor pra marcar cedo,porque quanto mais tempo passa,mais nos arriscamos a deixar à vista,que a nossa equipa por mais raça que tenha tem varias lacunas!
Se queremos sonhar com o campeonato este ano tem que ser na base do “comer a relva” desde o 1minuto…não podemos entrar em ponto-morto,como fizemos contra Guimaraes e Maritimo,à espera que mais tarde o talento resolva,porque o nosso talento não é assim tanto!
Força Sporting…1 ou 2 retoques em Janeiro e vamos estar na luta até Maio!
SL
27 Novembro, 2013 at 11:53
Graças a Deus, apareces Miguel, no meio de tanta confusão, a colocar os pontos nos is. Podes acreditar.
27 Novembro, 2013 at 11:12
Eu acho que o AM não tem a capacidade de fazer essa posição. Ele é bom a 8, safa-se a 10, mas para interior direito/falso extremo já não dá. Eu acho que o Sporting já tem um jogador que encaixa que nem uma luva nessa posição, que é o Esgaio. Capel, Adrien, William Carvalho e Esgaio seria o meu meio-campo neste 4-4-2.
27 Novembro, 2013 at 11:19
Mas talvez fosse bom guardar esta táctica para quando jogarmos de início com o porto, ou gil vicente ou estoril, para os apanharmos desprevenidos eheh
27 Novembro, 2013 at 11:20
Ou seja, o que é que tem mais valor neste momento, fazer a vontade ao empresário e depois ver os paços, os gil vicentes e os nacionais da vida, já a contarem com isso mesmo, destacarem logo dois gorilas para “amarrar” o Slimani? Ou manter os paços e os gil vicentes e os nacionais da vida na expectativa do momento em que o Slimani entra e o esquema de cuzinho apertadinho que prepararam é totalmente esbardalhado?
Há duas máximas que se me ocorrem a propósito. A primeira é que em equipa que ganha não se mexe. E, neste caso, a equipa é o assertivo “4-3-3-Montero-a-9” que se transforma no perturbador “4-4-2-Montero+Slimani”. Sendo que uma das mais-valias desta dualidade de esquemas é a incerteza que germina na cabecinha dos adversários sobre quando é que metemos uma abaixo, vamos ao red-line e, com um rugido, desaparecemos de vista, deixando-os a comer poeira.
E essa incerteza nos adversários leva-me à segunda máxima: o exército que mais provavelmente ganha a batalha não é o que tem a melhor vanguarda mas sim o que tem a melhor reserva. Às vezes sem que essa reserva sequer tenha que entrar em combate, basta que esteja lá, à vista do inimigo. Não menosprezemos, pois, o valor que Islam Slimani tem sentado no banco.
.
.
PS: Cherba, foda-se ca’ granda poster do Cherba que colaste na parede da Tasca!! Cada vez dá mais gosto vir cá beber a bejeca…
27 Novembro, 2013 at 18:29
Tou contigo Leão!!!
Eu hoje quero um pastel de bacalhau e um tinto, sff…
27 Novembro, 2013 at 22:17
ja nao preciso de escrever comentario, ja disses-te tudo.
Sai um tracadinho verde aqui para o Trafalgar.
SL
27 Novembro, 2013 at 11:22
O futebol não é matemática. Ninguém pode garantir que Slimani marque mais golos a titular do que a suplente.
Mas já toda a gente percebeu que a equipa ganha muito mais poder de fogo, com Slimani e Montero em campo.
Os golos aparecem naturalmente. Logo…
Confio no Leo, sabe o que está a fazer.
Só uma nota: nós não precisamos de ter 2 extremos clássicos para ir à linha centrar. As melhores assistências para golo esta época (wilson e capel) foram centros fora da área, ainda na zona intermédia. Com 2 avançados em campo, a equipa deve ser menos profunda e apostar mais no miolo/jogo interior. Ou seja, Capel e Eduardo podem jogar mais recuados/interiores e compensar menos um jogador no meio-campo (andré martins)
27 Novembro, 2013 at 12:15
A equipa ganha poder de fogo? Sempre que o Slimani entrou a equipa estava desesperadamente à procura de um golo! Claro que ganha poder de fogo! Mas não é por o Slimani entrar. A equipa já está com o fogo no cu. Slimani é fundamental porque tem presença forte na área. Marítimo e guimaraes slimani marca na primeira vez que toca na bola. Que poder de fogo é esse? Benfica, não vi o jogo, mas parece-me que Sporting teve “poder de fogo” ao longo de toda a segunda a parte, e não apenas quando Slimani entrou. Não confundam o cú com as calças foda-se.
27 Novembro, 2013 at 11:25
E já agora, grande foto esssa Cherba. Isso foi contra o Salzburg
27 Novembro, 2013 at 12:00
Neste momento, e considerando o que aconteceu até agora, tudo o que o Mr. Leonardo Jardim decidir terá o meu apoio incondicional. Ele sabe o que faz, e arrisco-me já aqui a dizer, que é um dos melhores treinadores (talvez até o melhor) que passou pelo Sporting nos últimos 30 anos (ao nível de Bobby Robson).
Para esta afirmação forte importa afirmar que a concorrência, infelizmente, também não foi muito forte…
27 Novembro, 2013 at 12:00
o Jardim é que sabe. o gajo tem dado provas em todo o lado, sempre em circunstâncias diferentes. hoje em dia já nem consigo ouvir amigos madeirenses a falar com o sotaque raçudo lá do burgo e não me lembrar do Jardim (e sorrio sempre, caros amigos). Vamos ganhar ao paços e pode ser com um do montero e outro do slimani para nós continuarmos a “sofrer” na semana seguinte, indecisos. aceito bem viver nestas condições.
27 Novembro, 2013 at 12:02
Acho que aqui sabe-se sempre mais que o treinador do Sporting. O LJ está com eles todos os dias e temos de confiar nele para escolher aqueles que estarão em melhores condições para jogar pelo Sporting. Também eu praguejei que o Slimani entrou tarde em Guimarães mas pelos vistos foi no tempo certo. Também eu já pedi mais oportunidades para o Slimani, recuando o Montero, mas estamos em 2º lugar a 1 ponto do primeiro (que a continuar assim vai deixar de o ser muito em breve). Deixem o LJ escolher e confiemos na sua escolha. Já agora, depois de ver os últimos jogos, chego à conclusão que o Slimani é mais importante a sair do banco do que uma eventual titularidade. Normalmente quando entra altera de tal forma o jogo do Sporting que a defesa contrária tem dificuldades em voltar a equilibrar-se face a um jogador totalmente diferente do avançado que andaram a marcar durante 75 ou 80 minutos. Acho que se ele entrar de inicio vamos perder esse fator que já nos valeu pontos.
27 Novembro, 2013 at 12:07
Ponto Prévio: Confio cegamente no Jardim. Aquilo que ele fizer, aceitarei sem problemas. Pela primeira vez em muito tempo temos um treinador que percebe mais disto do que qualquer um de nós sem curso.
Porém, vou deixar várias sugestões para resolver o “problema” Slimani.
a) Mudar o sistema
Esta é a mais óbvia. Tirar o André e meter o argelino com Montero e jogar em 4-4-2. Ficamos com uma equipa mais ofensiva, menos equilibrada e sem o plano B em caso da coisa não resultar.
b) Manter o sistema com Montero a 10
Fazendo as mesmas alterações de a) e dar indicações ao Montero para ser mais um 10 do que um 9,5. No fundo, dar mais liberdade ao colombiano em termos ofensivos e instruir o jogador a trabalhar defensivamente. Não creio que seja uma solução assim tão descabida. Montero é dos jogadores ofensivos que mais pressiona os defesas e tem inteligência suficiente não só para jogar mais afastado da baliza como também para fechar o meio em situação defensiva. O normal será ele ter menos situações de finalização, onde ele é forte. Mas terá mais bola, mais influência no jogo da equipa e não deixará de aparecer em zonas de finalização (se calhar, com mais espaço e tempo para decidir). E em caso de não resultar, poderemos sempre fazer o Montero avançar no terreno e mudar para 4-4-2. No fundo, seria começar o jogo com 2 avançados mas aproveitar a inteligência que o Montero tem para interpretar as funções 10 e 9,5 de acordo com as necessidades do jogo e da equipa. Ele tem esse QI.
c) Manter o sistema com Montero a falso extremo esquerdo
Esta hipótese não me desagrada mas admito que possa mexer com as dinâmicas treinadas. No fundo seria encostar o Montero na esquerda mas com liberdade para aparecer no meio. Ficaríamos mancos do lado esquerdo, mas isso poderia ser resolvido com Jefferson a subir mais e com o André Martins a fechar e a apoiar a partir da meia esquerda. Os corruptos já fizeram isto com o Lisandro e muitas equipas colocam um 2º avançado a partir da ala. Não é nenhuma novidade.
Para mim, Slimani deve ser titular. Porque merece. E se um gajo trabalha, aproveita as oportunidades e rende deve ser premiado com a titularidade. Tenho a certeza que o Jardim tem isto na mente.
27 Novembro, 2013 at 12:19
Tudo bem. Mas porque dizes que há um “problema Slimani”?
27 Novembro, 2013 at 12:40
Problema escrito entre aspas.
É um bom problema.
27 Novembro, 2013 at 16:33
Adaptando José Mourinho quando fala de Mata: é um excelente problema para Leonardo Jardim, e um péssimo problema para Slimani.
27 Novembro, 2013 at 12:25
Se tivermos 2 Guarda-Redes de grande qualidade que trabalham imenso e que respondem sempre que chamados também devemos jogar com os 2?! 1º Vem o que o treinador quer da equipa, depois vem o que ele precisa para isso! Se ele quer segurar o meio campo e jogar com um 9 móvel é o A. Martins+Montero! E o Slimani tem de continuar a trabalhar para continuar a responder quando é chamado…Se quiser segurar o meio campo e uma torre fixa é A.Martins+Slimani! Se quiser jogar com pontapé para a frente, Slimani a disputar a bola e 1 jogador por perto a aproveitar os ressaltos é Slimani+Montero! No meu ponto de vista ninguém deve ser titular só porque trabalha e responde…tudo depende da ideia de jogo do treinador…
27 Novembro, 2013 at 16:46
Aqui não se trata de querer fazer justiçoa ao Sli … tem de ser feito o melhor para o Sporting. E confiamos no Leo, apesar das (saudáveis) discussões e opiniões.
2 gr nunca ias poder colocar, mas 2 av sim …
27 Novembro, 2013 at 12:27
OFF-TOPIC, mas a propósito do Superslim…
Descubra as diferenças: (hint: não é dificil…)
“Here [at Sporting], they hardly train. It’s all focused on being in the zone on matchday. I love it! We practice an hour a day. Stretching, a bit of fooling around. A bit of tactical stuff. Done!” — Ricky van Wolfswinkel, 21JAN’2012
http://netherlands.worldcupblog.org/world-cup-2010/ricky-van-wolfswinkel-prince-of-portugal.html
“[…] je vais me battre et saisir la moindre chance pour mettre en difficulté le coach Jardim et le pousser à me faire plus confiance et à m’aligner plus souvent. […] je ne vous cache pas qu’au Sporting, on s’entraîne très dur. Ça n’a rien à voir avec ce qu’on faisait au CRB[…]” — Islam Slimani, 25NOV’2013
http://www.lebuteur.com/en/actualites/slimani-un-autre-entraineur-que-vahid-ne-maurait-jamais-donne-la-chance-de-maffirmer
27 Novembro, 2013 at 12:29
Gosto mais da língua francesa. Parece que obriga a um esforço maior ;D
27 Novembro, 2013 at 12:56
Um vir do campeonato Holandês e outro da Argélia também faz diferença…as exigências são outras! E eu estou certo que ambos têm razão…O Wolkswinkel vem do campeonato holandês, com mais jogos em cima e com maior necessidade de carga física! O campeonato Português, que passa a vida a parar semanas atrás de semanas e que tem menos equipas exige um trabalho físico muito menor…Para mim essa coisa do trabalhar forte e cargas físicas e não sei quê está mais na cabeça dos adeptos do que dos treinadores…1 treino por dia é o que normalmente se faz em Portugal (seja nessa seja nesta altura)! O Vercautren veio para cá com 2 treinos por dia e a puxar por eles e a malta chegava de rastos aos jogos…
27 Novembro, 2013 at 13:28
Para mim temos de manter a nossa tática base!
O andré martins não é aquele “10” de sonho mas é o nosso “10” e não percebo tanta contestação (no jogo de guimarães até foi o nosso melhor médio na 1 parte e no bloco de notas muita gente estava a mandar vir…)!
Slimani- já está a pedir a titularidade…e por mim era titular! O jogo com o paços vai ser o mais fácil dos próximos tempos e acho que montero (acho que é totalista) precisa de descansar (em caso de dificuldade pode entrar aos 60 min) e com os últimos jogos de slimani acho que é a oportunidade de ouro para ser titular!
27 Novembro, 2013 at 17:10
Deixo aqui uma achega do melhor Sporting que vi jogar na minha vida; Nelson(Patricio), Beto (Rojo), Babb(Mauricio), A Cruz(Dier), R Jorge(Cedric), P Bento(W Carvalho), JVP (A Martins), Quaresma(Capel), Niculai(Montero), Jardel(Slimani).
Equipa demolidora de grandes goleadas que durou ate durou ate à lesão do Nicu, era assim que gostava de ver tacticamente a equipa deste ano distribuida em campo, sabendo das grande diferenças de qualidade individual para essa de 2002.
Quando se diz que jogar com 2 Av poderia perder o efeito supresa, no banco ficavam Carrillo e Jefferson para abrir o jogo nas alas.
27 Novembro, 2013 at 18:40
Tal como já disse aqui há uns anos atrás, estou com o que o João disse…
É que é só constatar quais as melhores equipas do NOSSO Sporting, e com quantos avançados jogavam…
João Pinto + Jardel; Juskowiak + Balakov; Jordão + Manuel Fernandes …
Se a solução é meter Slimani + Montero no mesmo onze não sei… O NOSSO treinador é que sabe… Agora que é uma opção que ele tem treinado, disso não tenho dúvidas… Por isso “I´m happy” … http://www.youtube.com/watch?v=y6Sxv-sUYtM …
SL
P.S. – Cherba tira aí um pratinho de salada de orelha e mais um tintol (hic…)