Eu tentei, juro que tentei, passar ao lado do folclore em que se tornou o funeral do Eusébio (tanto, que até optei por não publicar um (bom) texto que me enviaram). Do meu ponto de vista, tudo se resumiria ao post que publiquei, colocando de lado ressentimentos clubísticos e desejando um pacífico descanso a alguém que faz parte da história do futebol, de histórias que me contaram e, para o bem e para o mal, da história do nosso país. Ponto.
O problema é que, o que se seguiu, foi transformando o meu ponto final em três pontos. Ao ponto desses três pontos já não serem suficientes para susterem o incómodo que declarações e imagens me iam causando. A novela dos cachecóis, que ontem fez as delícias de dezenas de milhares de portugueses, terá sido a gota de água. E tudo teria sido simples de evitar se, em vez de esperar que a bola de neve crescesse ao ponto de esmagar um sentimento de respeito comum em torno da figura de Eusébio (porra, se até Pinto Buffonni foi capaz de ser politicamente correcto), a direcção do Benfica tivesse parado para pensar cinco minutos. Não parou e, desse erro medonho de comunicação – não anunciar, antes de fazê-lo, que ia retirar os cachecóis em virtude dos actos de vandalismo – nasceu um episódio que enlameia o momento.
Mas, e foi aqui que se tornou impossível suster o vómito, o que me incomoda é que essa total ausência de estratégia de comunicação nasce, precisamente, de uma estratégia de comunicação que visa capitalizar a morte de Eusébio em benefício próprio (e nem vou entrar em aproveitamentos políticos extra-futebol).
Talvez seja o facto de ser adepto de outro clube que me leva a ter uma visão menos turva das coisas, mas não queria acreditar quando ouvi o presidente do benfica afirmar que um dos seus objectivos é fazer mais uma vontade a Eusébio, apostar nos jogadores formados no clube, e que essa será uma realidade em 2020. A campanha presidencial movida a populismo (onde é que eu já ouvi esta expressão?) ganhou contornos épicos com frases como «vi com os meus olhos [o Jesus não faria melhor, LFV] alguns jogadores a chorarem […] o Eusébio acordou as pessoas e é bom que os benfiquistas sintam isto porque algo está a mudar no Benfica».
É verdade que não se chegou ao ponto de pedir para se encher o estádio, frente ao fcp, até porque disso se encarregarão os diários desportivos do costume, já a partir de hoje, mas o que fica, pelo menos para os mais atentos, é um aproveitamento hipócrita da morte de Eusébio. Alguém dizia que o craque tinha levado uma vida de sacrifícios em prol do benfica, sujeitando-se a constantes infiltrações que lhe tornaram os joelhos em papa. Já sem joelhos para jogar, foi utilizado como bandeira de um clube ao qual faltam referências de nível mundial. Agora, num caixão coberto com a bandeira desse mesmo clube, há quem ache normal continuar a servir-se do seu nome. O nome do tal jogador universal que, sem vergonha na cara, alguns vão utilizando sob a máxima «é universal, mas é um bocado mais meu, por isso eu utilizo-o quando e como me der mais jeito».
8 Janeiro, 2014 at 14:07
e a capa da borla então … e as declarações do orelhas … são pequeninos e gostam de o ser. Deixá-los … Cherba.
p
8 Janeiro, 2014 at 14:19
Aliás nem tu nem eu , nem muitos benfiquistas (dos bons porque os há tb) que também sabem ver nas declarações do orelhas do mais baixo que pode chegar para aproveitamento pessoal.
Que diferença para a presença da delegação do Sporting – Simples, sóbria, institucional, educada.
Estão bem entregues os benfas, felizmente para nós.
p
8 Janeiro, 2014 at 14:10
Deixo aqui um texto que encontrei por aí, espero que a autora não me processe:
“Pessoas Hienas!!!
Há alguns anos escrevi um artigo sobre hienas, leões e vários outros animais. Aprendo muito em estudar o reino animal e fazer analogia com nossa sociedade. Hoje vou falar novamente sobre as hienas com tudo que pesquisei nos últimos dias.
Hienas são bichos que comem merda, mas vivem rindo. São predadoras de extrema destreza e crueldade. Rainhas do gongo, elas se atrevem até a encarar os leões na disputa por carniça. Relegadas a segundo plano na hierarquia da caça, esses animais também se fazem de vítima, traço muito bem captado pela hiena Hardy, desenho inesquecível da Hanna Barbera, com seu bordão “Ó, céus! Ó, vida! Ó, azar!”.
As hienas riem da própria desgraça, num sinal de contentamento automático com a miséria, com o destino de marginais tolerados, com o complexo eterno de inferioridade, com as brigas de egos.
Quem vai liderar as hienas? Qual a hiena mais bonita do verão? Qual o novo point da carniça mais jovem da cidade? Elas precisam distrair, enquanto os leões não chegam.
As hienas só se unem na hora de caçar, mas brigam quando vão repartir a carniça. Vivem em bando, mas é só uma miragem, uma aparência. No final das contas, a hiena bem-sucedida é aquela que tem o monte de merda só para ela. Esses bichos estão acostumados à barbárie da selva. Matanças são boas notícias para as hienas. É o prato do dia. “Ó, céus! Ó, vida! Ó, azar!”, repetem a ladainha, como um tique de sua raça.
As hienas são egoístas. Pouco objetivos, esses animais vivem o seu dia como se fosse o último. Não guardam comida. Até seus filhotes são desmamados logo cedo. Hienas não têm paciência para essas coisas de família, de lutas coletivas, de direitos.
As hienas tem uma destreza incrível para aproveitar os momentos de fraquezas. Quem lidera a clã é sempre uma fêmea. E elas são capazes de matar e comer vivo a própria líder. Talvez seja o única mamífero que se alimenta de sua própria espécie.
Elas morrem de inveja de leões, também pudera, elas estão sempre do “outro lado” e como diz a música , “o outro lado é desespero, é desespero é desespero”…..rsrsrs
Quantas pessoas hienas você conhece no seu meio? A sorte é que os líderes leões,apesar de elas morrerem de inveja colocam elas pra correr.”
8 Janeiro, 2014 at 14:57
Na mouche… Excelente metáfora… É isso que são mas com penas…
Achei piada na entrevista de Bruno de Carvalho quando ele disse que somos 3 Milhões, o entevistador ficou com cara de riso… A questão é que o mito dos 6 M é só isso… um mito. Se eles forem 4 M já é muito… 3 M de Leões e Leoas e 2 M de corruptos…
8 Janeiro, 2014 at 14:10
E mai nada.
Reparem naquele nº 1
8 Janeiro, 2014 at 14:13
Eu hoje ando a ver coisas. Eu sonhei ou este post tinha uma foto do Eusébio e do imortal V. Damas?
8 Janeiro, 2014 at 14:15
não viste coisas. Eu é que vi que a foto era uma montagem 🙂
8 Janeiro, 2014 at 14:16
mas tens uma foto com o número 1 ao lado
8 Janeiro, 2014 at 14:19
tb serve .
Reparem naquele nº 1.
8 Janeiro, 2014 at 14:10
o que se calhar os benfiquistas deviam reflectir era porque é que não se viu nenhum dos poucos jogadores portugueses do plantel na linha da frente das cerimonias. Quem esteve lá sempre foram o Luisao e o cardozo.
não é preciso apelo nenhum para encher o estadio, um jogo contra o porto as 16h já por si seria de encher. E agora tem o simbolismo de ser o primeiro jogo apos a morte de Eusébio.
Quanto á historia dos cachecóis, eles tiveram o erro de demorar a reagir publicamente à situação e as redes sociais trataram de empolar a coisa sem saberem o que aconteceu.
a historia dos 60% de portugueses no plantel nem vale a pena comentar, o Vieira sabe la se está la em 2020
8 Janeiro, 2014 at 14:12
o erro não foi demorar a reagir. Foi não antecipar.
8 Janeiro, 2014 at 14:16
e adivinhavam que os cromos da “claque não legalizada” iam fazer merda?
8 Janeiro, 2014 at 14:19
foda-se, mas tu estás a dormir ou quê?
1 – a tentativa de vandalizar foi durante a noite.
2 – a decisão foi tomada no dia seguinte.
3 – antes de começarem a retirar os cachecóis, anunciavam que iam fazê-lo e o porquê de estarem a fazê-lo.
4 – tinham evitado a novela
5 – a tua estratégia de comunicação está ao nível da dos gajos
8 Janeiro, 2014 at 14:24
foi o que eu disse, erraram na estratégia de comunicação e deu azo á empolaçao das redes sociais
8 Janeiro, 2014 at 14:33
foi o que tu disseste? lol
Repetindo:
1 – O que aconteceu foi durante a noite
2 – Retiraram os cachecóis a meio da tarde
Entre o 1 e o 2 devia ter saído o comunicado a anunciar que iam retirar os cachecóis e qual a razão. Percebes?
Anyway, alguém acredita que se não há o azar de tiraram aquela foto, não havia comunicado nenhum?
8 Janeiro, 2014 at 14:38
“Quanto á historia dos cachecóis, eles tiveram o erro de demorar a reagir publicamente à situação ”
foi o que escrevi
e aquela fotografia serviu para que? para atirar achas para a fogueira com 50 mil suposições do que tinha acontecido, já que ninguém sabia o que tinha acontecido
8 Janeiro, 2014 at 15:10
Eles não tinham de REAGIR porque ninguém sabia de nada, percebes? Quem criou o problema foram eles ao retirar os cachecóis!
8 Janeiro, 2014 at 15:37
Aí está, Riga! Ninguém sabia o que tinha acontecido. Por isso eles deviam ter explicado que iam retirar os cachecóis e o motivo antes da foto ter saído.
Já percebeste?
( E para mim o comunicado é uma tanga. )
8 Janeiro, 2014 at 17:05
Ainda assim, e dando por boa a versão do Benfica, a única coisa que me parece verdadeiramente bizarra é estarem a tirar os cachecóis dos outros clubes que não o Benfica e, por coincidência certamente, conseguem juntar nos braços de um segurança um molho de cachecóis todos do Sporting. É que não havia um do Porto, ou de outro clube qualquer. Ainda assim isto é um não assunto. Enoja-me muito mais aquilo que o Cherba escreveu sobre o aproveitamento nojento que o Orelhas já está a fazer da morte do Eusébio e a histeria de um AR que limpa o cú às petições dos cidadãos e agora anda à pressa a querer levar o Eusébio para o Panteão. Nojo desta gente é o que tenho.
8 Janeiro, 2014 at 14:20
Companheiro nao te exaltes que ainda ficas tasqueiro…
8 Janeiro, 2014 at 15:13
Mas alguém acredita na histrória da carochinha? Se o problema era vandalizarem os cachecóis porque é que não tiraram todos os cachecóis do Sporting e do porto que lá estavam e deixaram lá alguns? A ideia era sim retirar os cachecóis do “mausoléu”… nunca pensaram foi que seriam apanhados e depois tentaram emendar a mão com comunicados estapafúrdios.
8 Janeiro, 2014 at 15:16
E deixaram de se preocupar com os cachecóis porque depois disso ficaram lá os restantes…loLol!
8 Janeiro, 2014 at 14:11
O que não vão faltar nós próximos dias vão ser declarações do genero: “vamos ganhar ao porto por causa do eusebio” ou “estádio cheio para ultima homenagem a eusebio…”
Enfim… É o país que temos onde todos (pronto… a maioria…) se aproveitam de tudo e todos…
8 Janeiro, 2014 at 14:14
mas o querer vencer para homenagear o Eusébio é o normal nestes casos, é o tentar arranjar uma motivação extra
8 Janeiro, 2014 at 14:28
Não Riga não é normal. Existem limites para o que se faz com a morte de uma pessoa.
Já viste a capa da borla? Achas que aquilo é uma forma de motivar alguém?
Mais um bocado e estão a pedir que administrativamente o campeonato seja atribuído ao benfas para homenagear o Eusébio.
O que é demais enjoa. E o orelhas fez-nos vomitar a todos com estas últimas declarações. E ainda chamam populista ao BdC….
p
8 Janeiro, 2014 at 14:42
la tenho que ir ver a capa do pravda
8 Janeiro, 2014 at 14:34
Viste-nos fazer o mesmo com o Sr. João Rocha? Damas?
8 Janeiro, 2014 at 14:39
achas anormal querer dedicar a vitoria num jogo a uma pessoa que acabou de morrer?
8 Janeiro, 2014 at 14:45
Alguém acha que se eles dissessem ao Eusébio: “Olha…vamos utilizar a tua morte para mutivar a equipa e os adeptos a ganharem o jogo e as competições todas em que estão! Pode ser?!” ele não diziam “Façam tudo pelo bem do Benfica!”! Se me perguntarem a mim eu não o faria…mas acho que não é menos que o Eusébio estava disposta a dar pelo SLB e desta forma não considero uma falta de respeito à sua memória mas apenas mais um serviço gratuito que ele presta ao Benfica…
9 Janeiro, 2014 at 11:50
benfica escreve-se sempre com “b” não com “B”… assim se escreve em Bom Português! 😉
8 Janeiro, 2014 at 14:46
Eh pá quem bebe sou eu…mas estamos a parvos …
a questão não é se aquela capa fosse do jornal do benfica na boa.
Agora aquilo devvia ser um orgao de comunicação social independente, é assi tao dificil perceber isso…
8 Janeiro, 2014 at 14:48
Epah………sinceramente já os considero órgão de comunicação do SLB à muito tempo por isso para fim fazem apenas parte da máquina de propaganda do SLB…já não fico minimamente chocado ou indignado…LoL! Não compro por isso…Mas se alguém acredita que são ou deviam ser órgãos isentos…percebo a indignação…
8 Janeiro, 2014 at 14:55
ahaha foste ver … não devias.
aquilo é propaganda pura. As cores, as palavras, a expressão corporal do capitão que chorou no funeral (o mesmo aliás que chamou fdp aos adeptos nas bancadas) …. vómito e uma falta de respeito para com a outra equipa.
Podiam ter feito uma versão para o Porto, toda em azul mas com “Perder em nome de Eusébio”.
Até custa imaginar que aquilo é um jornal “independente” e que se destina a ser comprado por todos os desportistas. Devem ter um balcão de vendas único lá no colombo.
p
8 Janeiro, 2014 at 14:17
grande post! isto é que devia vir nos jornais desportivos!
8 Janeiro, 2014 at 14:23
para quê quando são os próprios jornais a montarem a cena. Já viste bem a capa da borla de hoje?
p
8 Janeiro, 2014 at 14:21
Também já estava a contar em voltar ao assunto, mas…
Começo por renovar os meus votos de um Descanso Eterno…!!
E agora, referir também que há coisas que metem nojo e dizer-se tanta coisa que se disse, quando talvez se devesse antes ter ficado calado ou não falar tanto… talvez tivesse mesmo sido a melhor homenagem que se poderia e deveria ter prestado ao Eusébio…
O que se descobriu com a morte do Eusébio…
Desde talvez mais uma mentira de um ex primeiro ministro, até à afirmação feita por outro de que o Eusébio bebia wisque de manhã e de tarde e muito…disse-se de tudo e taalvez demais…
E eu vou dizer mais uma coisa que dará polémica pela certa…:
Tal como achei demasiado terem colocado a Amália no Panteão, acho o mesmo daquilo que inevitavelmente irão fazer com o Eusébio…
Entendo eu (mas quem sou eu…) que o direito a repousar para sempre no Panteão Nacional, nem deve estar dependente de se cantar o fado como o melhor interprete (e eu sou fã do fado e da Amália…ou talvez fã do fado, por causa da Amália…) …
Nem tão pouco deve dar lugar a um reconhecimento desses…ter sabido chutar a bola com força e direcção…
Desculpem lá…mas sem hipocrisias, eu também terei direito à minha opinião…!!
Sporting Sempre…!!
8 Janeiro, 2014 at 14:27
estou contigo.
8 Janeiro, 2014 at 14:33
O Assunto do Panteão para mim é simples! Devia de ser um lugar de descanso para as maiores e mais importantes personalidades de um país! Assim sendo, nesta minha concepção nem cantores, nem escritores nem futebolistas deveriam lá estar! Devia haver um outro local para grandes personalidades da cultura portuguesa e aí sim cabiam estes todos! Confesso que ter no mesmo sitio a Amália e o Infante D. Henrique me faz um bocado de confusão! Um fez de Portugal o maior pais do mundo e o outro cantava Fado! Quer dizer…há aqui um mundo gigantesco de importância!
Mas a partir do momento em que entra um escritor abre-se aqui uma filosofia que é entrarem as grandes personalidades de um país! E a partir dai não vejo a diferença entre qualquer um dos escritores que lá está, a Amália e o Eusébio, sendo que pelo menos os 2 últimos internacionalizaram Portugal (mais o Eusébio mas isso tem a ver com a muito maior projecção do futebol do mundo do que o Fado) e levaram o nome de Portugal a locais que se calhar nem sabiam onde era Portugal! Por isso, aberto o precedente acho bem que vá! Mas também não percebo a histeria colectiva (criada pela Comunicação Social) de que tem de ser já! Não podem esperar o tempo legar (penso que são 5 anos) até decidirem! Parece-me que é mais politiquice do que outra coisa, tentando mais uma vez cavalgar uma onda de emoções que sucede após uma morte…mas enfim…é o país que temos!
8 Janeiro, 2014 at 14:51
Camoes tb era escritor. Alem de Poeta.
Pessoa tambem (este acho que nao esta la, mas devia)
Saramago e premio Nobel.
Literatura e intemporal. O futebol tem 1 seculo e pouco mais, e saber-se-a se daqui por 300 anos alguem vai chutar bolas!!!
A Amalia, tb nao concordo, mas o fado e Portugues e Patrimonio mundial. Dai a dizer que Fado=Amalia, vai uma distancia.
Enfim, merdices de um pais de merda, cheio de porcos e orcs a condizer.
SL
8 Janeiro, 2014 at 14:48
Qualquer um com 2 dedos de testa tera a tua opiniao.
Portugal tem 9 seculos. O legado da nossa geracao no Panteao sera a Amalia e o Eusebio?!!?
Salve-se o Saramago, premio Nobel.
SL
8 Janeiro, 2014 at 14:50
Achas que o Saramago por escrever livros bons e ganhar um prémio internacional de literatura é mais ou fez mais por portugal do que os outros por cantarem ou jogarem futebol?! Porquê?!
8 Janeiro, 2014 at 14:53
porque ainda se le, e ensina classicos literarios de ha 2000 mil anos atras.
Nem falo em Camoes.
Ja de gladiadores, so conheco o mito Spartacus…
Achas igual? Ok, e a tua opiniao
8 Janeiro, 2014 at 15:01
EU percebo o que dizes…e percebo a diferença que fazes…só acho que ainda assim…entre Camões e o Infante D. Henrique ou para Humberto Delgado (para não dar sempre o mesmo exemplo) vai uma importância gigante para Portugal! Além disso acho que é dificil preveres o que será ensinado nos dias de amanhã e por isso é difícil escolher nessa base…devia de ser um critério mais claro…na minha opinião claro!
Acho que deviam criar um sitio para ícones da cultura portuguesa e outra para pessoas com relevância na história e no caminho de Portugal! Mas pronto…Se eu for passear ao Panteão um dia vou dar relevo àqueles que acho que mudaram e moldaram a minha vida, a minha história e a história do meu pais e menos àqueles que sendo eximius na sua arte não tiveram essa relevância (para mim…)
8 Janeiro, 2014 at 14:57
Temos panteões a mais (de Coimbra a Lisboa), por isso os poucos heróis que temos estão por aí espalhados. Se querem o Eusebio na panteão, levem também a irmã Lucia para fechar a triologia dos 3 F’s.
8 Janeiro, 2014 at 15:37
Já ontem escrevi sobre isso.
8 Janeiro, 2014 at 16:14
Então estamos de acordo.
8 Janeiro, 2014 at 18:39
Daqui por uns 200 anos já não vai haver espaço no “pinculhao” …Eusébio, Figo , Ronaldo e mais uns quantos “pontapés na bola” e ” cantadeiros” que estarão pra nascer …lol, patético !
8 Janeiro, 2014 at 15:15
Estou tb contigo e digo mais.
Quem fôr capaz de encontrar na internet a resposta que Hilário deu ao eusébio, quando ele disse aquele disparates encomendados na revista visão, ficará mais elucidado sobre a personagem e o que o benfas lhe fez, antes de alguém se lembrar, que precisavam de um «rei», pois que não tinham mais nada a que se agarrar.
8 Janeiro, 2014 at 23:36
ou do Braga Borges:
http://expresso.sapo.pt/antigo-jogador-desmente-eusebio=f691384
8 Janeiro, 2014 at 14:21
Direito ao assunto, uma vez mais.
Pobre país! Não admira, com gente desta…
SL
8 Janeiro, 2014 at 14:27
Na mouche, mais uma vez. E ainda a procissão, neste caso o funeral, vai no adro. õ.O
Tal e qual, palavra a palavra.
SL
8 Janeiro, 2014 at 14:27
como benfiquista quero dizer que vou mostrar este texto a muitos outros do meu clube. Também eu estou farto da propaganda vieirista! Permitam-me completar dando-vos os parabéns por este site que sigo há mais de um ano.
8 Janeiro, 2014 at 14:34
Vais mostrar? Queres ser ostracizado pelos teus?
8 Janeiro, 2014 at 14:41
olha que não … daquele lado existem pessoas inteligentes 😉
http://ontemvi-tenoestadiodaluz.blogspot.pt/2014/01/onda-eusebio-e-o-surfista-vieira.html
p
8 Janeiro, 2014 at 14:48
E quem é o inteligente nessa foto? O Coluna, o Italiano, o árbitro, ou o fotógrafo?
8 Janeiro, 2014 at 14:58
ahah o gajo que escreveu o post e que vê claramente o que o orelhas é 😉
p
8 Janeiro, 2014 at 15:10
Por acaso só tinha visto a foto…
…mas voltei lá e li o que ele escreveu, e os comentários.
Graças a ti já tiveram mais 2 hits…
Ok, fica provado que que há benfiquistas diferentes da main stream.
Agora com toda esta polémica acerca do Panteão, apercebi-me que é algo que faz falta ao Clube: O edifício físico para albergar o vasto Panteão Leonino.
Calculo que o Eusébio não quisesse repousar junto a gente sportinguista, e assim ficava tudo resolvido: ele ficava nas suas 7 quintas, e nós podíamos ir homenagear os nossos sem termos que nos deparar com estranhos.
8 Janeiro, 2014 at 22:17
+ 1
9 Janeiro, 2014 at 11:54
Ariel…
Há benfiquistas e… há lampiões!
Os lampiões são intragáveis…
8 Janeiro, 2014 at 15:12
Um texto bem lúcido.
8 Janeiro, 2014 at 19:20
Onde se fala de “pontapés no vieirismo” que estavam “por dias”…
8 Janeiro, 2014 at 14:28
É isso e o “ano de luto”. Um ano?! 12 meses de luto?!
Claro que se juntarmos umas quantas camisolas de homenagem que hão de surgir ao facto de, agora morto, usarem a imagem dele para colocar em fundo das camisolas do próximo ano dá jeito ter um ano inteirinho de luto: ajuda a vender mais merchandising.
E já agora uma pergunta: não terão de pagar direitos de imagem aos familiares?
No fundo, isto tudo ganha contornos nojentos de aproveitamento e vitimização quando o benfas foi o primeiro a cagar para o Eusébio assim que este já não jogava no topo, obrigando-o a andar em clubes menores para continuar a viver…
8 Janeiro, 2014 at 15:19
Ah! também te lembras disso, ainda bem que não sou só eu.
8 Janeiro, 2014 at 15:27
Vi na capa de uma revista que vão ser 12 mil/mês.
Verdade? Mentira?
SL
8 Janeiro, 2014 at 14:31
Desculpem a expressão, mas parvos aqueles que lá foram homenagear quem nos odiava.
Pode ter sido aquilo que dizem que foi, mas a mim não me merecia qualquer respeito.
Não me esquecerei de algumas frases contra os nossos:
– “Não gosto do Sporting. No meu bairro, era um clube de elite, da polícia, que não gostava das pessoas de cor, era racista”. É desta forma taxativa que Eusébio descreve a visão que tem do clube de Alvalade.
– “Eu nem do Sporting de lá gosto, quanto mais do de cá. Tudo o que hoje sou é graças a mim, aos meus colegas e ao Benfica”.
– Eusébio disse que “o Benfica só perderia em Alvalade se tivesse jogado com os juniores”
8 Janeiro, 2014 at 14:31
Acho que vou ter pesadelos nos próximos 50 anos, com aquela cena do Orelhas a retirar o paninho que cobria o rosto do defunto, qual mestre de cerimónia. Enfim. Espectáculos circenses.
8 Janeiro, 2014 at 15:21
Se fizesses como eu que já não vejo tv, salvo raras excepcões, esse problema não existia.
8 Janeiro, 2014 at 16:30
Aqui está um indivíduo inteligente.
8 Janeiro, 2014 at 16:38
Indivídua. 😛
8 Janeiro, 2014 at 14:32
É obvio que a morte do Eusébio está a ser utilizada como campanha de marketing/eleitoral do Orelhas… até os benfiquistas vê isso…
PS: Alguém, sendo sócio com GB, já conseguiu comprar bilhete online para o Sporting-Marítimo? A mim aparece a seguinte frase “Sócio tem o seu lugar anual reservado para este jogo.”
8 Janeiro, 2014 at 14:38
E a seguir diz qq coisa de se quiseres efectuar a compra “clicar aqui”. Não?!
8 Janeiro, 2014 at 14:41
Ops. Tb não consigo. Está marado…. 🙁
8 Janeiro, 2014 at 14:44
pois…clico no “aqui” e não dá para fazer mais nada…
8 Janeiro, 2014 at 14:41
pelo que percebi o Sporting-marítimo será na onda do jogo com o Alba – só a bancada inferior é que será aberta. desta vez os bilhetes serão a partir de 5 euros.
8 Janeiro, 2014 at 14:45
pois, isso eu sei, o pior é que não está a dar para comprar bilhete…
8 Janeiro, 2014 at 14:33
A ultima frase diz tudo. E como tal para mim não é universal. É do benfica e assim é que deve ser. Se fosse universal não seria obrigação do benfica defender os cachecóis dos outros clubes de actos de vandalismo? Ou não deveriam ser inexistentes esses actos? Ai… tenho tanto por dizer sobre este assunto… mas vou conter-me e cometer a heresia de “linkar” aqui uma prespectiva diferente vinda de um blog tripeiro… (cortesia do blog “O Artista do dia” que já mercia lugar no nosso Blogroll)
Z
8 Janeiro, 2014 at 14:37
POR FAVOR assinem esta petição…Este sim, merece ir para o Panteão Nacional:
https://secure.avaaz.org/en/petition/Trasladacao_de_Aristides_de_Sousa_Mendes_para_o_Panteao_Nacional/?fbss
Vamos fazer crescer esta ideia…
8 Janeiro, 2014 at 14:44
A minha já lá conta…!!
Esse sim…um porftuguês que nos orgulha a todos…!!
Aristides Sempre…!!
8 Janeiro, 2014 at 15:34
A minha também.
8 Janeiro, 2014 at 15:01
Done. E podiam também fazer uma petição para o Salgueiro Maia.
8 Janeiro, 2014 at 15:32
Li um pouco sobre ele e segundo parece, pode igualmente ser um mito aumentado da realidade, de modo a atingir a imagem do Salazar. Não estou a dizer que não acredito nele, mas sem provas concretas, podes estar a cometer o erro de colocar alguém no Panteão Nacional, que não o merece, é um risco..
8 Janeiro, 2014 at 15:44
De referir que nunca tinha ouvido falar dele antes de hoje..
8 Janeiro, 2014 at 16:21
Aristides Sousa Mendes era Consul em Bordéus no início da WWII; enquanto tal, e desobedecendo frontalmente às ordens de Salazar, concedeu milhares de vistos a judeus perseguidos pelos nazis (salvando-os assim da morte certa). Foi forçado a regressar a Portugal, destituído e viveu o resto da vida com enormes dificuldades económicas.
É um dos poucos portugueses considerado ‘Justo entre as Nações’ pelo Yad Vashem (“Autoridade de Recordação dos Mártires e Heróis do Holocausto”) – http://www.yadvashem.org/yv/en/righteous/stories/mendes.asp
Sim! Merece o Panteão Nacional
8 Janeiro, 2014 at 16:29
Ok, obrigado!
8 Janeiro, 2014 at 14:39
o LFV não tem escrúpulos nenhuns. respeito ao eusébio-jogador e à família. mas esta histeria toda não dignifica ninguém. eusébio teria merecido menos, mas claramente melhor do que a cobertura dos últimos dias. de resto, e se calhar é porque eu sou um gajo relativamente novo, mas entre vale e azevedos, manuéis damásios, o bêbado do vilavinho e agora o pneus-mata-alverca-vieira não me lembro de um único presidente do fifica que não devesse estar preso ou internado. o rascord no dia a seguir ao funeral tinha na capa um “Portugal despediu-se de eusébio”, e a acompanhar vinha uma foto com o mais recente grande jogador da formação encarnada (o fantasmagórico rui costa), o bronco mais bem pago do futebol português (o jasus) e o capitão brasileiro que chama filhos da puta aos próprios adeptos. é aquele o Portugal deles. fiquem com esse país, que o meu Portugal é outro.
8 Janeiro, 2014 at 14:40
Deixo aqui o que escrevi ontem sobre isto:
Segundo comunicado oficial do Benfica, os cachecóis do Sporting foram retirados da estátua de Eusébio porque um grupo de vândalos afetos à claque NN Boys estava a roubá-los, durante a noite, para os queimar. Esta situação e a revolta que se gerou com a fotografia do segurança a retirar os cachecóis só tem um culpado: o Sport Lisboa e Benfica.
PONTO 1: FALTA DE SEGURANÇA
À volta da estátua estão centenas de cachecóis, camisolas, bandeiras de vários clubes. Em resumo, o que ali está é merchandising oficial. E o merchandising custa dinheiro. Se fizermos contas por alto, percebemos que o valor dos produtos oficiais que ali estão facilmente ultrapassam os 5.000€. E não há segurança durante a noite? Não há quem proteja todo este material – e, pior, não há quem proteja a estátua de Eusébio, nesta altura em que é o centro das atenções?
PONTO 2: QUEM NÃO QUER SER LOBO…
SE – e sublinho – SE é verdade que os cachecóis foram retirados para serem protegidos, por que razão o comunicado não saiu ANTES destes serem retirados? Vejamos: os cachecóis estavam a ser roubados durante a noite, mas vão ser retirados às 15 horas, em plena luz do dia, quando a estátua está rodeada por seguranças e por pessoas a prestar a sua homenagem?
Não teria sido mais inteligente – ou credível – agir proativamente e primeiro lançar o comunicado, para depois efetuar a dita proteção? O que o Benfica conseguiu com esta (falta de) atitude foi gerar uma polémica e revolta tremenda que, agora, será difícil de controlar.
PONTO 3 – RESPONSABILIZAÇÃO
MESMO QUE – e volto a sublinhar – MESMO QUE tudo isto seja verdade, não basta atirar as culpas para, como o Benfica refere, “um pequeno grupo de pessoas” que realizou “actos mesquinhos”. Se o Sporting se responsabiliza pelas suas claques, o Benfica também tem de se responsabilizar pelas suas.
E responsabilizar NÃO É retirar os cachecóis e as camisolas. RESPONSABILIZAR é apertar a segurança e castigar o tal pequeno grupo de pessoas que está a realizar actos VÂNDALOS – e não “mesquinhos”.
Agora, Sportinguistas e todos os adeptos que viram o material do seu clube ser retirado (se fomos só nos e os Portistas, é sinal que, afinal, há mais Antis neste país), cada um acredita no que quer acreditar e come o que quer comer. O que nós vimos foi um segurança, em plena luz do dia, a retirar cachecóis do Sporting, por dizerem que não há seguranças para os proteger à noite. Será verdade? Cada um responderá por si.
O que vos posso fazer é completar o PONTO 2: quem não quer ser lobo… não lhe veste a pele.
8 Janeiro, 2014 at 14:50
moss esqueceste de um pequeno pormenor, oficialmente o benfica não tem claques oficiais, dos 3 grandes as “claques” deles não estão legalizadas, logo o clube não pode apoiar esses grupos
8 Janeiro, 2014 at 14:51
Não apoia OFICIALMENTE esses grupos queres tu dizer….
8 Janeiro, 2014 at 14:55
se apoia ou não por fora não sei, eles não estão legalizados, por isso é como se não existissem,
8 Janeiro, 2014 at 15:12
Se não sabes está calado homem.
8 Janeiro, 2014 at 14:57
Eu sobre a merda da novela-cascois-explicada-às-três-pancadas-quando-se-aperceberam-que-existem-redes-sociais apenas vou esperar para ver se quando for fechado o mausoléu-ideia-brilhante-que-mais-nenhum-clube-do-mundo-poderia-ter-tido os cachecóis retirados vão voltar a ser colocados.
E, caso me engane e sejam mesmo lá colocados, não seja só com umas pontas à vista mas sim bem visíveis como estavam antes da limpeza-que-afinal-foi-por-respeito-a-todos-os-que-homenagearam-o-maior-homem-de-todos-os-tempos-e-que-só-podia-ser-da-agremiação-que-não-perde-uma-oportunidade-para-se-por-em-bicos-de-pés-e-lembrar-ao-pessoal-que-eles-dizem-que-são-grandes
8 Janeiro, 2014 at 14:41
Grande post! Mais uma vez!
Mas acho que é mais do mesmo, é a propaganda de quem não consegue fazer mais por um clube do que fazer obras (por acaso está no negocio da construção…mas é só por acaso) e conversa fiada de um vendedor de pneus! Mas acrescento…espero que fique lá muitos e longos anos…embora ache que quando a maioria dos Benfiquistas perceber que o SCP já está mais uma vez á frente deles e que a propaganda só levou o Benfica à ruína ele vai de vela…Aproveitar-se da morte do Eusébio é o que ele sabe fazer melhor…aliás ou ele é um gajo com milhões de ideias por minuto e pensou em tudo isto nestes dias ou estava bem preparado para a altura em que isto aconteceu!
O Eusébio não merecia isto?! Tenho duvidas…acho que se lhe perguntassem ele ia responder “Façam o que for melhor para o Benfica e usem-me como acharem melhor!” e não se ia sentir desrespeitado por nada…Eu posso ter a minha opinião dele e do que ele disse e acho que já discutimos muito isso neste espaço mas acho que nisto estamos todos de acordo…ele estava disposto a dar a vida pelo Benfica sem pedir nada em retorno! E isso eu respeito…
8 Janeiro, 2014 at 14:56
Desculpe-me o Cherba o abuso (pode apagar se o entender, sem que me sinta melindrado…), mas não resisti a publicar aqui uma opinião que me pareceu acertada…
in Expresso.pt
“Eusébio para o Panteão? Para já, não!
Henrique Monteiro
8:00 Quarta feira, 8 de janeiro de 2014
Li que o líder parlamentar do Bloco de Esquerda (até esse) apoiava a ideia de vários outros partidos de trasladar Eusébio para o Panteão Nacional.
Apesar da unanimidade, permitam-me que diga que acho mal. Acho mesmo mal que tantos políticos e tantas personalidades falem assim, a quente, de uma trasladação para o Panteão Nacional. Nada tenho contra o facto daquele que foi o melhor futebolista português ter todas as homenagens possíveis. E até ponho a hipótese que um dia ele vá para Santa Engrácia, ou seja para o Panteão. Nada me move, nem questões clubísticas ou de outra ordem contra Eusébio – pelo contrário, acho que o país lhe deve muito. Mas penso que há algumas questões de princípio.
Primeiro é necessário definir claramente o que queremos do Panteão. Segundo, é imperioso que decorra algum tempo para sabermos quem deve e não deve ter essa honra. O Panteão (cujo nome advém da palavra grega que definia um templo onde eram adorados todos – pan – os deuses – theos) implica que não se tomem as decisões no calor da emoção.
Foi o que se fez (mal, do meu ponto de vista) com Amália Rodrigues. Na altura mudou-se a lei que exigia cinco anos sobre a morte do homenageado. Definiu-se que um ano bastava (o que significa que só em 2015 se pode decidir sobre Eusébio). E deixo esta pergunta – cinco anos depois da morte de Amália alguém exigiria que ele fosse para o Panteão? Admito que sim. Mas faltaria ainda o outro requisito: para que e para quem serve o nosso Panteão? Quem são os nossos deuses nacionais?
O nosso Panteão tem muita gente de que gosto – Almeida Garrett, João de Deus, Aquilino Ribeiro – alguma de que não gosto, como Óscar Carmona e Sidónio Pais. Tem também Amália, que é um autêntico ‘ovni’ no meio de escritores e estadistas. Mas tem muita gente que não está lá e devia estar, como Egas Moniz e José Saramago (que foram prémio Nobel), Vitorino Nemésio, Natália Correia, Sophia de Mello Breyner (como bem propôs há tempos José Manuel dos Santos) e, no campo político, uma vez que la repousam Humberto Delgado, Manuel de Arriaga e Teófilo Braga, além dos já referidos Carmona e Sidónio, talvez António Sérgio, Álvaro Cunhal e Sá Carneiro, entre outros. Além de que um Panteão que se preze deveria ter também Pessoa, Eça e Camilo. Qualquer um destes nomes pode figurar em cenotáfio (representação da urna) como sucede com Camões, Vasco da Gama, Pedro Álvares Cabral ou Afonso de Albuquerque. Bem sei que Pessoa está nos Jerónimos, mas se há deuses da escrita portuguesa ele é um deles, sem dúvida.
Se o Panteão serve também para desportistas, cantores e artistas diversos, proponho, no mínimo, Tomás Alcaide, Guilhermina Suggia e João Villaret. Haverá outros, com certeza, não tenho a pretensão de ser o decisor destes temas. O que defendo é que, em vez de andarmos a tratar de assuntos ao sabor dos ventos de paixões e emoções, criemos critérios e método.
Reafirmo nada ter contra Eusébio e provo-o. Quando com Rui Ochoa discutimos quem simbolizava Portugal (por serem os mais conhecidos no mundo) para fazermos uma capa de aniversário dos 25 anos do Expresso, concordámos rapidamente nestes três nomes: Amália, Eusébio e Soares. Manteria a escolha se voltasse atrás. E até acho bem que o Pantera Negra tenha lugar naquele monumento, caso se decida que entre os nossos “deuses” estão, além de literatos e políticos e uma artista fora-de-série, desportistas e todos aqueles “que por feitos valorosos se vão da lei da morte libertando”.
Tudo o resto não passa de demagogia política. E da barata…”
8 Janeiro, 2014 at 15:02
http://www.terranova.pt/Componentes/emissaoOnline.php
Relato do jogo Beira-Mar vs Sporting B
8 Janeiro, 2014 at 15:27
Goloooo Wallyson
8 Janeiro, 2014 at 15:37
Vai dando info sobre o que vai acontecendo..
8 Janeiro, 2014 at 15:47
Final da 1ª parte:
Ainda 0-1
8 Janeiro, 2014 at 16:04
Começou 2ª parte
8 Janeiro, 2014 at 16:25
Sai chaby entra fokobo
8 Janeiro, 2014 at 16:35
O Iuri está a jogar?
8 Janeiro, 2014 at 16:36
yap a extremo esquerdo
8 Janeiro, 2014 at 16:39
Sai wallyson entra stojanovic.
Este Abel…
8 Janeiro, 2014 at 16:59
resultado final 0-1
8 Janeiro, 2014 at 17:44
Tnks 😉
Mais uma vitoria para os nossos leõzinhos.
8 Janeiro, 2014 at 23:02
com pezinhos de lã, já estamos encostados ao primeiro lugar!!!!!!!!!!!!
apesar de tanta desconfiança….
8 Janeiro, 2014 at 15:10
Por isso é que no passado Domingo quando se enviavam as condolências à familia, houve por aqui gente que se incomodou com os comentários de muitos de NÓS… Leão não esquece… Eu não retiro uma vírgula ao que escrevi, não ofendi ninguém e desejei que descanse em paz.
Ora vejam lá se isto não foi um ‘espectáculo bem montado’ e que vai ter ‘cenas dos próximos capítulos’ por muito tempo…
E as ‘hienas com penas’ a baterem palminhas… Se eles não ganharem no próximo jogo há tourada …
Nós só temos é que vencer ao Estoril e siga para bingo…
Vamos Sporting! Contra tudo e contra todos os que nos querem mal!
8 Janeiro, 2014 at 15:12
estes cabrões instrumentalizam tudo. Respeitar o Eusébio não é isto. Respeitar o Eusébio seria abdicar de proveitos se o respeito por ele assim o exigisse. Mas os orcs são assim: básicos mas ambiciosos
8 Janeiro, 2014 at 15:19
Mas alguém acredita na história da carochinha? Se o problema era verdaedeiramente vandalizarem os cachecóis porque é que não tiraram todos os cachecóis do Sporting e do porto que lá estavam e deixaram lá alguns para amostra? A ideia era sim retirar os cachecóis do “mausoléu”… nunca pensaram foi que seriam apanhados e depois tentaram emendar a mão com comunicados estapafúrdios.
8 Janeiro, 2014 at 15:42
Pior… já os voltaram a colocar, lol! Já não há vândalos?
8 Janeiro, 2014 at 15:20
Já tenho bilhete para o Estoril. Isso é que me importa!
SL
8 Janeiro, 2014 at 15:21
A mim basta-me saber, como soube há uns anos atrás que a “marca” Eusébio se encontra registada pelo SLB. Mais palavras para quê?
8 Janeiro, 2014 at 15:22
Não há muito mais a dizer. Os benfiquistas com 2 dedos de testa, já não “acarditam” nas tretas de Vieira.
Nem soube respeitar a memória do melhor jogador de sempre do seu clube, aproveitando-a para fazer propaganda reles. Parecia que estava em campanha eleitoral.
Bem esteve a Direção do Sporting. Mostrou que sabe respeitar e fazer-se respeitar.
8 Janeiro, 2014 at 15:30
Um pouco farto do tema Eusébio … mas já sabemos como são estas coisas.
Importante mesmo é ja estarmos a ganhar em Aveiro … mas foda-se … não dá em nenhum canal?
(gracias krpan pelo relato) …
8 Janeiro, 2014 at 16:01
Link para o relato:
http://www.terranova.pt/Componentes/emissaoOnline.php
8 Janeiro, 2014 at 15:34
Para os galinácios:
“Uma vergonha;
Vocès são uma vergonha,
Uma vergonha,
Vocês são uma vergonha…”
8 Janeiro, 2014 at 15:35
Para mim a questão do Eusébio é clara. O Eusébio não é um símbolo nacional. É um símbolo do benfica. Eu não me posso identificar com alguém que “detesta” um dos meus amores e que lhe deseja mal e o mesmo se passará com a grande maioria dos sportinguistas. Não acho que o que ele fez pela Selecção seja relevante ao ponto de ser um herói nacional. Considero sim que ele é bastante relevante na história do benfica e, por essa via, relevante na história do futebol. Ao nível do país esteve ligado a uma excelente prestação num Mundial mas que está ao nível de outras façanhas, como as do terceiro e segundo lugar do Europeu ou quarto lugar de um Mundial. Acho que ir para o Panteão é uma tolice pois lá só devem estar heróis nacionais que representem a maioria da nação. A mim o Eusébio não representava nada. Respeito a sua morte como a de qualquer outra pessoa. Ponham-no no estádio da luz, num mausoléu, embalsamado como o Lenine ou o que quiserem. Sinceramente acho que o próprio se sentiria mais homenageado dessa forma.
Mas não nos iludamos, nem deixem que nos iludam, ele é um símbolo do benfica e não de Portugal. Foi um símbolo de Portugal no tempo da “outra senhora”, mas esses tempos já acabaram (digo eu…). É por esse motivo que o folclore que fazem à volta dele é uma “cena deles” e para a qual me estou cagando.
9 Janeiro, 2014 at 19:23
Nem sabes o que estas para ai a dizer sou benfiquista e digo-te Eusébio é de todos, e sim é um símbolo nacional vocês todos aqui falam de futebol e nem sequer dão valor a uma pessoa que deu tantas alegrias aos portugueses, graças a Eusébio ficamos em 3º lugar num campeonato do mundo deixando para trás o Brasil de Pelé fez toda a diferença na seleção, milhares de portugueses incluindo portistas e sportinguistas iam ver jogos só para verem Eusébio jogar… Sempre tive imenso respeito pelo Sporting é lamentável ver adeptos que se dizem amantes de futebol estarem a criticar o Benfica enfim… com todo respeito cumprimentos
9 Janeiro, 2014 at 19:42
Epá, se o eusébio era assim tão bom, o que dizer dos outros três que o ultrapassaram, Pauleta, Figo e Ronaldo…
Isto no que diz respeito ao que fizeram pela Selecção Nacional… Agora no que diz respeito ao slb isso diz respeito às ‘galinholas de carnide’…
O resto são lérias, galdérias e galdeirices!
Viva o Sporting Clube de Portugal!!!
8 Janeiro, 2014 at 15:41
Foda-se!
Nunca mais é Sabado .
8 Janeiro, 2014 at 16:03
Acardita 😀 Estou farto desta novela do Eusébio.
Quero é ver o Sporting.
9 Janeiro, 2014 at 0:47
x1000
8 Janeiro, 2014 at 15:45
Reponho aqui, com as devidas adaptações, o comentário que fiz ontem no post do Peyroteo.
Se Eusébio for para o Panteão Nacional, dever-se-á considerar também a ida da Irmã Lúcia, vidente de Fátima. Cumprir-se-ia então, e ficaria para todo o sempre memorizada, a célebre trilogia de Fado-Futebol-Fátima, que cristalizou o País durante várias décadas. Para que o ramalhete ficasse completo, e exactamente como no célebre romance de Alexandre Dumas, em que os três mosqueteiros eram afinal quatro, julgo que seria apropriado transladar também quem mais apadrinhou tal trilogia, o finado Professor Salazar.
Foda-se!
8 Janeiro, 2014 at 15:51
o leão verde é que a sabe.
8 Janeiro, 2014 at 15:57
Repito aqui o que digo aos meus amigos lampiões.
Quero que sa foda se o Lampião vai ou não para o Panteão, desde que não vá para Alvalade ou para minha casa estou-me sinceramente a cagar, tenho problemas maiores para preocupar mais.
Em relação ao aparato, já esperava muita coisa, só não contava com:
-3 dias de luto nacional! WTF?!?!
-Devassarem o cemitério todo. Partiram campas porque se meteram em cima delas, jarras, etc, falta de respeito enorme!
-O padre no fim gritar “viva ao fifica!” Dass que burgesso…
-Enterrarem a bandeira deles! Isso gostei, um gesto que é sempre bonito, enterra fifica!
-Continência da policia a um civil que deu uns chutos numa bola! Olé.
-Por fim, afirmações do género “Um exemplo a seguir como jogador e homem!” Foda-se a minha mulher é do fifica, e de certeza que não iria querer que lhe desse nos cornos, andasse bêbado e nas casas de alterne, isto é que é um exemplo de cidadão?
Por fim volto a repetir, metam-no onde quiserem, don´t care! Paz á sua alma, de resto quere é que ele se foda e mais os lampiões.
8 Janeiro, 2014 at 16:29
Não vou comentar mais nada do seu comentário…mas estava em casa e olhei por acaso para a TV e de repente vi uma imagem que até gostei…:
Um dos coveiros a largar lá para o fundo…a bandeira vermelha dos lampiões…
Ainda bem que sobre esse símbolo nacional. não se lembraram de colocar a Bandeira Portuguesa…!!
Continuo na minha…: descanso em Paz para o Eusébio e siga… le circle de la nuit…!
E da próxima que esteja com o meu amigo Vitor Melicias, vou perguntar-lhe como “conseguiu” …aquele “viva o benfica…”…!
Bolas…há coisas que um sportinguista nunca deveria ser capaz de dizer…!!
8 Janeiro, 2014 at 16:42
Que vira casacas o senhor Milicias.
SL
8 Janeiro, 2014 at 17:30
Pois…lá vamos ter de pedir desculpa ao Pe Vitor Melicias amigo…!!
Eu estava a estranhar…!
SL
8 Janeiro, 2014 at 17:04
Max,
Na altura do cemitério, já não era o Pde. Vitor Melícias, era o padre que fez o funeral do Feher…
8 Janeiro, 2014 at 17:12
Eu acho que era o papa que vai a todos os jogos do fifica
8 Janeiro, 2014 at 17:29
Ahhhhhhhhhhhhhhh…estava a ver que o Pe Vitor Melicias nuncva desceria tão baixo…!!
Por acaso ainda fez sábado oito dias, falei com ele do Sporting…
Estivemos um pouco à conversa em Óbidos…!!
SL
8 Janeiro, 2014 at 23:05
lindo!!!
8 Janeiro, 2014 at 16:09
Pessoalmente, é-me perfeitamente irrelevante:
– O aproveitamento que os milhafres pretendam fazer do falecido Eusébio;
– A “história dos cachecóis”, que me parece uma minudência tão grande (ou antes, pequena) que não vejo porque se perde tempo a falar disso, no contexto em que a tal “história” terá acontecido;
– Que se opine que o Eusébio não é “universal” ou que não foi um “símbolo português”. É falso.
SL
8 Janeiro, 2014 at 17:04
Até pode ser universal pois, pelo que fez no benfica, ficou conhecido em todo o mundo. Símbolo do benfica, sem qualquer tipo de dúvida. É um símbolo e é Português? Sim. É um símbolo Português, no sentido de representar uma nação, para mim, não o é nem nunca o foi!
Alguém que despreza uma larga franja da população, que a ofende ostensivamente e que lhe deseja mal, não pode representar essa mesma população.
8 Janeiro, 2014 at 16:11
Olhem, eu gostei do circo, foi melhor que o cirque du soleil, e sem pagar bilhete tivemos uma sessão de quase 48 horas non-stop em todos os canais de TV, com histórias lindas, como as de alguém que se cruzou com ele e recebeu um aperto de mão, é pá, simplesmente fantástico, chorei que nem a “Fancy Lala”, a revista “Hola” não faria melhor!
Foda-se, cada vez mais amo meu Sporting!
8 Janeiro, 2014 at 16:23
Palhaçada do ano e 2014 ainda agora começou, a parte que mais gostei desta comédia foi o padre a gritar “viva o fifica” ao mesmo tempo que enterravam o morto e dos bois a correr atrás do morto (aposto que não faziam isto para o próprio pai).
http://www.youtube.com/watch?v=Hg04fRgFTkQ
8 Janeiro, 2014 at 16:25
Tanta cera gasta em tão ruim defunto!…
8 Janeiro, 2014 at 16:41
Epa isto tem sido um espectáculo degradante de promoção da merda do boifica e sus acolitos.
O problema são os sócios de honra como o Duarte Gomes, o Capela ou o Mota quererem homengear o seu idolo através de ofertas da arbitragem.
A cobertura da RTP tem sido vergonhosa e uma falta de respeito para com todos os grandes futebolistas da decada de sessenta.
A merda da TVI 24 vai passar o Portugal Coreia do Norte como um grande jogo, com cometários de Fernando Correia. Ora atentem na IRONIA dos factos. O Inzébio disse que não marcou mais golos porque não jogou contra o “Frankenstein”, ora o seu grande momento pela selecção de Portugal é contra a “poderosa” selecção da Coreia do Norte. Sim essa a que Portugal espetou 7 no mundial de 2010.
Ai memória selectiva do caralho.
SL
8 Janeiro, 2014 at 16:42
Mais uma vez, grande texto Chreba, concordo plenamente.
Depois da tanga dos 6 milhões, a morte do Eusébio foi o melhor golpe de marketing para o benfas, e mais uma vez os lampiões embarcam na cantiga como os ratos encantados pelo tocadaor da flauta.
Vivó folclore galináceo… e a nação embarca nisso! Que tristeza.
8 Janeiro, 2014 at 17:23
A nação ponto e vírgula, há quem não tenha visto nem uma única imagem na tv e nem tenha lido jornais nestes dias somente, e já é muito, tenha acompanhado aqui no blog.
9 Janeiro, 2014 at 10:49
“há quem não tenha visto nem uma única imagem na tv e nem tenha lido jornais nestes dias somente, e já é muito, tenha acompanhado aqui no blog.”
+1
Toda esta palhaçada em volta do falecimento de Eusébio já era de prever,ora não fosse o modus operandis do benfas e seus oportunistas,exagerar sempre em tudo com a tal pompa e circunstância ridicula que os caracteriza.
Portugal em muita coisa é um país de “parolos”.
Mas desrespeitar um cemitério inteiro num funeral que acabou com um viva ao benfas dado por um padre…
é surreal.
A cena dos cachecóis é a perfeita imagem deste circo todo.
O que é certo é que tudo isto podia ter sido feito de forma honrosa e digna,mas não foi.
É triste a parolice.
9 Janeiro, 2014 at 11:01
o que o padre deu os vivas aos lampiões?
Estás a sério?
há imagens?