Antes de mais, um pouco da minha história pessoal.
Pode-se dizer que não sou o típico Sportinguista ou mesmo o típico português.

Nasci no dia 5 de Maio de 1983 e, com 5 anos fui morar para a África do Sul. País com muitos adeptos de râguebi, era esse o desporto que jogávamos nos recreios, fazendo das lancheiras, sacos ou outras coisas quaisquer, bolas (convenhamos que é mais simples arranjar uma bola para jogar râguebi do que para jogar futebol). Assim sendo, o futebol não fazia parte da minha vida e o meu pai, benfiquista só porque sim, nada fazia para me incutir essa paixão, até porque ele não ligava, e não liga, nenhuma.

Quando voltei para Portugal, tive de ir para a escola da “terra”, porque em Lisboa queriam-me colocar novamente na 1ª classe (um rapagão como eu com idade para ir para a 3ª).
E posso dizer que, por causa disso, sou o Sportinguista e o apaixonado por futebol que sou.
Logo comecei a ver que estava deslocado da realidade dos meus amigos. Todos falavam de futebol, todos falavam do seu clube e eu nada fazia a não ser ouvir.

Cheguei a casa e perguntei ao meu avô qual era o clube dele e ainda hoje lhe agradeço ele ter respondido: “do grande Sporting!”
A partir daí deixei-me levar pelas palavras dele, pelas histórias das grandes conquistas, os jogos com os 5 violinos e, por causa dele, sou hoje do Sporting. A partir desse ano, o Sporting tornou-se o meu grande amor e não mais a paixão desapareceu!
Ainda esperei alguns anos até poder celebrar um campeonato com o meu avô e, infelizmente, ainda só celebrei dois…

Nunca fui sócio do Sporting até este ano. Infelizmente, os meus pais nunca tiveram possibilidade de me pagar as quotas e eu, quando comecei a ter o meu dinheirinho, decidi gastá-lo a comprar a gamebox adepto (ser sócio custar-me-ia mais 168€ por ano). No entanto, houve duas coisas que este ano me levaram a tornar-me sócio. Uma delas foi a “viragem” que todos pudemos observar no nosso clube, a outra aconteceu no dia 18 de Abril.

No dia 18 de Abril de 2013 descobri que ia ser pai. A minha mulher queria uma menina e eu só desejava um rapaz. Só imaginava jogar à bola com ele, ir com ele aos jogos do Sporting e dizer-lhe, tal como o meu avô me disse a mim, que “o benfica é o clube dos farrapeiros…” (o que isto quer dizer não sei nem nunca soube, mas parece-me adequado).

E no dia 26 de Dezembro conheci o meu pequeno António, sócio n.º 105274. Estou desejoso de lhe contar sobre o Sporting do bisavô, o Sporting do pai e o Sporting dele. Desejoso de lhe falar da nossa academia, dos jogadores que de lá saíram, do Figo, do Balakov, do Cherba, do bi-bola de ouro (até agora) Cristiano Ronaldo (o único que tive o prazer de acompanhar desde a primeira vez que vestiu a verde e branca) e, como devem perceber pelo meu avatar, do Pedro Barbosa, e tantos outros que gastaria o espaço a escrever os nomes. Desejoso de ir a Alvalade com ele e desejoso de poder celebrar um campeonato com o meu avô e com o meu filho.

Sei que vos pode parecer estranho, principalmente para quem não tem filhos, mas a perspectiva de poder partilhar com o meu filho o grande amor que sinto pelo Sporting é imenso. Tanto ao ponto de partilhar convosco também aquilo que sinto.
Um dos meus grandes desejos sempre foi poder ir ver o Sporting ao vivo com o meu avô, mas nunca foi possível, pois ele mora perto de Castelo Branco. Um dos meus novos maiores desejos é poder levar o meu filho e o meu avô ver uma grande vitória no nosso Sporting

P.S. – Desde Abril que vou todas as semanas à loja do Sporting tentar comprar um Jubas e finalmente, na 2ª feira, consegui comprar um desses amiguinhos para o meu filho. Claro que, com duas semanas ele deve olhar para aquela mancha amarela e não perceber o que raio é aquilo. Mas sei que, assim que tiver braços e pulmões para isso o vai abraçar e gritar Sporting!!!

Texto escrito por TSCPC

*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]