Eu sou capaz de sorrir, ironicamente, com os barretes que o Filipe Vieira vai enfiando nos adeptos do seu clube. Sou gajo para manter o sorriso quando o Jesus (Deus me livre de ver o dito a treinar o meu Sporting) consegue, em dois dias, mandar alarvidades como «se o Benfica não vendesse jogadores já tínhamos sido campeões europeus» ou «não há outro clube em Portugal a trabalhar melhor que o Benfica ao nível da formação e da prospeção». E até solto uma valente gargalhada, quando o Paulo “sou mais fraco como treinador do que era como jogador” Fonseca vem afirmar que «existe uma campanha concertada para fragilizar o FC Porto e promover os outros dois clubes».
Agora, não me peçam para fingir que tenho palas vermelhas quando ouço o Jesus afirmar «No fim-de-semana passado foi andebol [mão de Mangala no Benfica-FC Porto], agora é um penálti em que o árbitro está ali em cima e dá amarelo ao Markovic. Isto está a passar dos limites».
Para bom entendedor, meia palavra basta. E só faltou o dito senhor, que se esqueceu de falar no patético fora de jogo que deu o segundo golo à sua equipa, afirmar «no próximo jogo que disputarmos na Luz, espero que o árbitro faça o que tem que ser feito. Assim ao jeito do Duarte Gomes, esta a perceber?».
Já agora, ó papagaio louro de bico encarnado, não te esqueças de treinar o Manel para ele ser capaz de movimentos destes.
21 Janeiro, 2014 at 0:28
Cherba,
Estou de acordo com o nojo que provocam os comentários do pastilhas no final do jogo de ontem – não as ouvi, e quando as li primeiro pensei que tinha percebido mal, depois pensei que era alguém a gozar com alguma coisa que ele tivesse dito, e só depois percebi que tinha mesmo dito “Isto está a passar dos limites” a seguir a ter-se queixado da arbitragem.
Mas discordo das motivações apontadas no post. Não leio isto como uma tentativa de condicionamento das arbitragens, porque com meio campeonato cumprido já toda a gente percebeu que essas estão condicionadas desde o início, e se isso se tem tornado mais nítido de há algumas jornadas para cá é porque as avitréculas têm revelado dificuldades inesperadas para justificar a classificação definida pelos Manhas desta vida – por culpa própria, e por culpa de uma equipa de tostões que teima em lhes morder os calcanhares e impedir que a supremacia anunciada se concretize.
Parece-me que as motivações do ruminante de Carnide estão, ironicamente, contidas na sua própria afirmação “Isto está a passar dos limites”. Está a tornar-se de tal forma evidente que se perdeu a vergonha para as bandas do Colombo, e que se sucedem as arbitragens com influência no resultado (oscilam apenas entre o descarado no caso de apitadores medíocres, ou o habilidoso no caso dos “internacionais”), que começa a ser difícil continuar a passar a imagem de “limpinhos, limpinhos” – mais difícil ainda (e acho que esta é a motivação imediata) quando aqueles com quem têm dividido as benesses das arbitragens, e que tradicionalmente defendem a “qualidade dos árbitros nacionais”, se juntam aos protestos (mesmo se sem moral para isso) e os deixam isolados. Já não somos só nós – os “calimeros”… -, é também e sobretudo quem tem peso real na CS, e a capacidade de fazer propagar a voz do dono para fazer passar uma mensagem para a opinião pública.
Aquilo que me parece que pretendem com estas queixinhas patéticas, é contrariar a imagem cujos contornos se tornam cada vez mais nítidos, e que isso sim, poderia condicionar as próximas arbitragens. Trata-se no fundo, de criar as condições para que os artistas que têm animado vários jogos deste campeonato com truques de ilusionismo – há os que fazem desaparecer offsides e penáltis (ou mais difícil ainda: golos), há os que fazem surgi-los do nada, e há os que conseguem fazer tudo – possam continuar a fazer o seu “trabalho” sem serem condicionados, isso sim, por más-línguas que teimam em não reconhecer o carácter visionário de quem na primeira volta do campeonato já sabe a classificação final. E se já sabem, porque não a hão-de publicar? A missão da CS não é informar? E ainda dizem mal do Manha…
SL
21 Janeiro, 2014 at 9:45
Primeiro preocupo-me com a Académica…acho que vamos ter mais uma arbitragem habilidosa…mas temos de fazer tudo (mais uma vez) para ganhar! Vai ser uma dura batalha! Temos de nos preparar bem! Quanto ao Penafiel ligo tanto á Taça Lucilio que só quero que ninguém se lesione…de resto estou-me a cagar para aquilo!
Quanto ás declarações das alminhas de Carnide…espero que Orelhas e Jejum seja uma dupla para manter por muitos e longos anos…não só pelo que roubam ao galináceos como porque não ganham peva! Assim, quando a malta de Carnide acordar da hibernação provocada pela musica que eles cantam têm o clube numa fossa ainda maior do que deixou o João Vale Tudo! Por isso espero que isto ainda dure!
Finalmente no que toca á arbitragem…acho que o presidente fez mal em responder ao Porco da Costa…na verdade ou ficava calado e deixava crescer a pressão sobre a arbitragem contra o Benfica, ou então preferia que tivesse dito algo sobre as declarações do Jejum sobre os penaltis fantasma….Se vamos deixá-los falar sobre a arbitragem sem dizer nada vamos chegar ao derbie com os árbitros ainda mais condicionados e vai ser mais um descalabro…lembrem-se dos últimos jogos na luz e dos escândalos a que assistimos…
21 Janeiro, 2014 at 10:33
Confesso que estou com bastante receio que seja dado o 5.º amarelo ao William e ao Montero. O árbitro que apitar o nosso jogo com a Académica vai andar mortinho para mostrar o amarelo.
Alguém sabe se há jogo do Sporting B entre a Académica e Benfica?
21 Janeiro, 2014 at 12:29
O Jasus não está a preparar o Clássico, está a preparar a segunda volta. O PdC fez um aviso à navegação através do seu Canal, pelo que o Benfica não podia ficar calado. É a eterna luta pelo Poder, da qual o Sporting está afastado. Embora o Pinto colocasse em causa o Soares Dias e a arbitragem em geral, desta vez não houve greves, e até o chefe dos apitadores veio pedir desculpas pelo seu funcionário. Isto é futebol português no seu melhor, joga-se nos bastidores, e não apenas no ervado e no lamaçal.
21 Janeiro, 2014 at 16:17
Tal e qual.