Já sabemos, estas derrotas custam mais do que as outras. Ainda para mais, quando não estamos habituados a perder jogos. Bem vistas as coisas, esta foi a nossa segunda derrota no campeonato e é, precisamente por aqui, que podemos começar: as nossas duas derrotas são frente aos dois rivais, jogando em sua casa. Em ambas, parece-me, há dois factores determinantes: erros próprios gritantes (o penalti que resulta no primeiro golo, no dragão, e, hoje, a forma patética como depois de termos recuperado a bola a perdemos e permitimos que o adversário chegue ao 2-0 e mate o jogo, por exemplo) e uma espécie de bloco de cimento atado às pernas da maioria dos jogadores (pior, ainda, quando isso acontece com jogadores nucleares como Adrien, hoje um verdadeiro órfão com a ausência de William).
Podemos falar em falta de estofo? Talvez (até porque isso não se notou nos jogos a contar para as taças). É verdade, ninguém nos disse que estávamos a jogar para o título. Mas isso não invalida que, fruto dos resultados conseguidos, esta equipa, em formação, tenha ganho o direito a bater-se por ele até final (sim, acredito nisso), daí que a frustração saia ampliada depois de vermos a forma como respondemos a um jogo que nos podia embalar para uma tão desejada conquista.
Entrámos mal, muito mal. Apáticos, sem chama, totalmente ao contrário do que o treinador tinha pedido e anunciado, permitindo ao adversário trocar a bola e ir criando situações de golo. E apenas por uma vez, durante os primeiros 45 minutos, fomos capazes de fazer aquilo que, pareceu-me, era uma das estratégias da alteração táctica: Slimani ganha em antecipação uma bola directa, enviada da defesa; Montero, entretanto recuado, recebe do argelino e, com classe, lança a velocidade de Heldon nas costas da defesa.
Aproveito para falar de Heldon, a quem a verde e branca pesou toneladas na estreia, mas que, com o passar do tempo, se foi habituando ao peso. Tanto que foi sua a iniciativa que nos deu a melhor oportunidade de golo (jogada inventada e concluída pelo cabo-verdiano), já na segunda parte, e foi pelo seu lado que, em igual período, nasceu um cruzamento em que Slimani falha na bola e Magrão, logo de seguida, remata contra o pé de um defesa. E, já agora, aproveito para falar em Magrão, que, sinceramente, é rapaz para merecer tantas oportunidades como Vítor e que, tal como Mané, deu um exemplo de vontade a todos os outros.
E, olhando para os outros, foi impossível não sentir a falta de William e de Jefferson. Porque um é um monstro e o outro é realmente bom. E porque, como se provou hoje, a manta é curta. Piris fez-me ter reviver os tempos de Quim Berto e Dier confirmou aquilo que só não vêm quem não quer: é central e, já agora, dava jeito fazer uma época inteira a titular, mesmo que não seja no Sporting. André Martins não chegou a perceber o que era suposto fazer e talvez não tenha sido eu o único a pensar, ao olhar para o desenho táctico e para a ideia de Leonardo, que aquele lugar de falso ala, falso médio interior e falso extremo assentava que nem uma luva num tal de Esgaio.
Claro que tudo isto é simples de dizer e de analisar à posteriori. Claro que, agora, é fácil dizer que, praticamente, nem chegámos a entrar no jogo, que a alteração táctica foi uma merda, que o Leonardo resolveu inventar, que o William não podia ter jogado com a Académica, que isto e que aquilo. A verdade é que, há dois dias, estávamos a aplaudir o arrojo táctico e a vontade de ir para cima do adversário. Essa vontade não se materializou, muito por demérito nosso.
Resultado? Estamos a cinco pontos do primeiro e a um do segundo. E basta-nos ganhar os jogos que temos em casa para confirmar o objectivo assumido: a champions. Se eu acredito em mais? Isso não é pergunta que se faça. Saibamos nós voltar a encarnar o papel de underdog que nos trouxe até aqui e tenhamos nós a sorte de não nos roubarem à descarada como contra Rio Ave, Nacional e Académica. Se isso acontecer, lá para o final de Março, somos bem capazes de já nem nos lembrarmos do quão frustrante foi esta noite.
12 Fevereiro, 2014 at 10:13
Não jogamos um caralho. Ponto.
Não se viu raça, nao se viu atitude , nao se viu qualidade técnica e tactica.
12 Fevereiro, 2014 at 10:17
Bem no entanto ainda falta vir o mês fatal para o Benfica de Jesus Março, com competições europeias e taças.
Foda-se, mas aquele Fedja vale alguma coisa? O Maxi? O Siqueira? Ou o Luisã?
Foda-se, aquilo era merda que pressionada cedia, tinhamos era de ter atitude caralho!!!!!
Ao menos não fomos roubados, afinal é possivel apitar bem estes jogos.
Voltando a Domingo desportivismo e cavalheirismo são coisas que aqueles merdas não merecem, o jogo devia ter ocorrido daqui a duas semanas com o William em campo e com o boifica nas lonas de cansaço. Mais uma vez demos o flanco a estes merdas. Se no passado critiquei a aproximação aos porcos de azul, agora critico a estes merdas de vermelho. Nunco podemos facilitar com eles nunca.
SL
12 Fevereiro, 2014 at 10:37
São todos fracos.. por isso é que ganham consecutivamente aos cédrics e aos mauricios… esses é que são bons. Com esse conhecimento de futebol depois espantam-se de levaram na pá e nem perceberem o porquê. A amostra que o vosso plantel é fraco é o Heldon… chega de uma equipa do meio da tabela e joga logo num lugar onde voces têm o espectacular Capel, Carrilo, Mané… são tão bons e vem o gajo do maritimo e joga logo.
12 Fevereiro, 2014 at 10:40
RUA!!
12 Fevereiro, 2014 at 10:49
Calma Patrício Sousa, isto é uma tasca, daí ser normal o lã-piomelões entrarem…
CALMA E AJOELHA NO DRAGÃO…
12 Fevereiro, 2014 at 10:44
Quando esses fracos estão na merda, lá aparece um Capela ou um Mota a ajudar.
Quantos penaltys no último minuto tiveste este ano? Gil Vicente, Arouca, rings a bell?
Já os Cedrics e assim têm cortes com a mão que não são vistos Rio Ave e Académica e têm ainda golos anulados como contra o Nacional.
Quantos golos anulados teve o boifica nos últimos anos?
12 Fevereiro, 2014 at 10:54
E o Cardozo? Jogador com mais penaltis falhados na Liga Portuguesa, 8. Para falhar 8, quantos é que não marcaram? DEZENAS!
12 Fevereiro, 2014 at 11:21
Mal ou bem foram dentro de campo! A tua discussão nem é se foram ou não… é o tempo a que foram marcados.
Trolha vai procurar um post que falavam disso e no final ficaram calados porque o Cardozo tem 51 em 7 épocas, no vosso último titulo o Jardel marcou 19 numa época… ou seja mantendo a média em 3 épocas ultrapassa o cardozo. Já agora sabes quem a a equipa com mais penalties a favor do campeonato? ah… pois!
12 Fevereiro, 2014 at 10:53
Concordo, em parte, com o que este lampião disse.
Afirmei-o antes do jogo (sexta ou sábado) que era contra a utilização do Heldon (pelo menos a titular). Com que cara ficam o Capel e o Carrillo? W.Eduardo? Máne?
A parte que discordo é evidentemente esta: “A amostra que o vosso plantel é fraco é o Heldon… chega de uma equipa do meio da tabela e joga logo num lugar onde voces têm o espectacular Capel, Carrilo, Mané… são tão bons e vem o gajo do maritimo e joga logo”
Se o nosso plantel é fraco, porque é que antes deste jogo estavamos a 2 pontos de vocês, com o melhor ataque e defesa do campeonato? Se é tão fraco assim, porque é que não deixaram o Sporting arrancar com o golo anulado do Slimani frente ao Nacional? E o penalti do Halliche?
Caralhinho…
12 Fevereiro, 2014 at 10:52
Doi, não doi?
Põe supositório que isso passa!
SL- Saudações Lãmpionicas
12 Fevereiro, 2014 at 10:58
Epá… que cheiro à merda!!!! Uiiiiiiiii… com licença, vou puxar o autoclismo…
12 Fevereiro, 2014 at 11:02
Fecha a boca, assim não cheira tão mal!
SL- Saudações Lãmpionicas
12 Fevereiro, 2014 at 11:07
agarra-te bem cagalhão!
12 Fevereiro, 2014 at 11:02
Calma DeFranceschi, isto é uma tasca, habitat natural da lãpionagem…
12 Fevereiro, 2014 at 11:00
Doer, não dói, quando somos realistas! Doer deve doer o melão inchado e ajoelhar no dragão. Acho que os supositórios ainda vos devem estar a fazer falta!
12 Fevereiro, 2014 at 11:01
E acabar em 7º depois da época mais miserável da vossa história?
SL- Saudações Lãmpionicas
12 Fevereiro, 2014 at 11:08
Mas nós reconhecemos isso! Foi mau de mais! Já vocês andam há anos inchados e depois acabam mesmo assim, inchados. Depois no fim não se queixem!
12 Fevereiro, 2014 at 11:14
Mas alguém anda a fazer a festa do título?
Ganhámos, só isso. Não podemos festejar?
12 Fevereiro, 2014 at 11:17
Então vai festejar para o Zoo! Junta-te aos teus!!!! Pareces irmão do Malheiro. Tens uma melancia a pensar por ti seu morca!
12 Fevereiro, 2014 at 11:23
É por causa desses comentários que me dá gozo vir aqui gozar com alguns.
12 Fevereiro, 2014 at 14:44
Nem é pelo facto de não teres ninguém com quem festejar nem nada…
Sim, sim… O Nero também tinha dificuldades em assumir-se pirómano…
12 Fevereiro, 2014 at 11:17
Podem, se só isso, tás perdoado! Boas festas e desculpa qualquer coisinha! Bebe um copo, que aqui é tudo boa gente!
12 Fevereiro, 2014 at 11:18
Eh pá, o DeFranceschi, eu a dizer que é tudo boa gente e tu lixas-me, porra pa!
12 Fevereiro, 2014 at 11:42
É tudo boa gente?! Um adepto encornado que vem tagarelar pra cá?!
12 Fevereiro, 2014 at 11:23
Festejar? Eu nem festejei… com o 7º da época passada só fizemos a nossa obrigação.
12 Fevereiro, 2014 at 17:46
Parabéns ao Sport Partizan de Belgrado…
12 Fevereiro, 2014 at 17:59
Fala como gente, caralho… não se entende nada!
O Kelvin o quê…??
12 Fevereiro, 2014 at 10:24
E já agora aproveito para fazer aqui este desabafo sobre o futebol português.
Como é possível que uma equipa que disputa o campeonato PORTUGUÊS, entre em campo sem um único jogador PORTUGUÊS???!! Enquanto a federação e a liga assobiam para o lado…futebol de merda.
12 Fevereiro, 2014 at 11:18
É o futebol que temos, de desgraçados.
Ninguém se preocupa com a Seleção Nacional a não ser o Sporting, A VERDADE É ESTA.
DAÍ OS SPORTINGUISTAS IGNORAREM A SELEÇÃO NACIONAL – NÃO SOMOS RECONHECIDOS, PORTANTO PQP A FEDERAÇÃO, LIGA, BENFICA, PORTO E PAULO BENTO
12 Fevereiro, 2014 at 10:29
O jogo foi mau? Não foi mau, foi péssimo! Mas pronto, até os super-heróis têm dias maus, mas depois voltam para arrasar!
Continuo a achar que o LJ surpreendeu, se resultou, agora podemos dizer q não, mas foi pela tática ou pela atitude demonstrada? Foi pela importância do jogo que as pernas tremeram? Foi por ter declarado, abertamente e pela tática, que queria ganhar na lixeira e os homens cederam?
São tudo perguntas q não consigo responder! Mas posso responder a uma bem mais simples: Vais continuar a apoiar o Sporting C.P.? Sim, incondicionalmente, até ao fim da minha vida, em q circunstâncias forem! Isto é o meu Amor, a minha “família”!
Pronto doeu, mas já passou, agora é pensar no jogo do Olhanense, que é o mais importante, pq é o próximo! Espero que o esquema tático seja o mesmo, com as obvias alterações do W.Carvalho pelo Dier e o Jefferson pelo Piris!
Sr. Bruno de Carvalho, a renovação do LJ é para ontem!!!!
12 Fevereiro, 2014 at 10:35
Concordo, era de renovar já hoje provando confiança.
Jardim já teve o seu momento de grande invenção à Jasus mas não mamou cinco.
Os gajos enquanto esteve um a zero também andavam a medo foi pena não aproveitar.
SL
12 Fevereiro, 2014 at 10:30
Optimo post.
Uma vez mais fazes uma leitura correcta do momento que atravessamos.
Grande Presidente e grande Treinador, pois assumiram o que se passou em campo sem desculpas esfarrapadas.
Nunca desistir nem desanimar, pois temos de alcançar os objectivos propostos para a presente época, tudo o mais é a cereja no topo do bolo.
Estamos a crescer e como é normal cometemos erros, temos é de aprender com esses erros.
O QUE NÃO NOS MATA TORNA-NOS MAIS FORTES.
SPORTING SEMPRE.
12 Fevereiro, 2014 at 10:33
Como já foi dito o problema foi a falta de agressividade do meio campo. Nem amarelos viram.
Recordo que a táctica de dois pontas de lança contava no meio com somente dois médios o Adrien e o William que chegaram e sobraram para o Matic e Enzo do boifica.
A sombra o William é muito grande e dá grande confiaça.
Este jogo foi perdido em Alvalade com o empate e o amarelo a William.
SL
12 Fevereiro, 2014 at 10:36
Foi sim senhor
12 Fevereiro, 2014 at 10:44
A nossa equipa nao jogou mas um reparo…ouvir as nossas claques o jogo todo a apoiar como se fosse em alvalade foi muito bom!!
Clap clap clap clap clap
12 Fevereiro, 2014 at 11:12
Aí seremos sempre os melhores, com vitoria garantida.
12 Fevereiro, 2014 at 10:44
Os jogadores entraram receosos como a eles neste momento lhes fosse exigido algo mais do que respeitar e honrar a camisola que vestem (que é o que têm feito durante toda a época).
As coisas não saíram bem, muitos passes errados e uma abordagem aos lances algo estranha fazia com que o benfica jogasse a seu belprazer.
O resultado acabou por ser melhor que a exibição sem sombra de duvida.
Mas aqui consiste um ponto que é preciso ter a noção:
– o Sporting está no ano ZERO de reconstrução depois de ter quase desaparecido
– ninguém pensava no inicio da época, neste momento á 18ª jornada estarmos a 5 pontos do primeiro classificado
– não é um jogo que pode por em causa tudo de bom que foi feito até agora
– há jogos que saem menos bem, ontem foi um deles
– não é o Sporting que tem orçamentos megalómanos e promete títulos como quem vende fruta
– os adeptos não podem achar que esta equipa e o seu treinador não são dignos
– algumas pessoas passam da euforia extrema para a depressão em segundos
– não fossem os erros de arbitragem nos jogos em casa com Rio Ave (Xistra), Nacional (Mota) e Académica (P.Batista) estaríamos agora com um ponto de vantagem no primeiro lugar
– não há jogos fáceis, mas, teoricamente os jogos fora complicadissímos acabaram ontem
– 5 pontos apesar de tudo não são impossíveis de recuperar
Posto isto, há que olhar para a frente e isso quer dizer que no sábado em Alvalade frente ao Olhanenense, teremos de lá estar a apoiar sempre da mesma forma para mostrar á equipa que continuamos com eles.
Quero continuar a ver a tua força SPORTING!
12 Fevereiro, 2014 at 10:52
Concordo e assino por baixo.
SL
12 Fevereiro, 2014 at 11:02
Concordo, mas o que me doi mais foi a falta de ATITUDE.
Não admito que quem vista aquela camisola, não tenha orgulho e principalmente ATITUDE, nós somos SCP.
12 Fevereiro, 2014 at 10:44
Ainda estou tão podido que nem consigo escrever nada…
Se tivéssemos entrado em cima dos gajos os borrados faziam aquilo que sabem fazer melhor… borrarem-se!!
Puta de jogo!!
12 Fevereiro, 2014 at 10:56
Se, se a minha avó tivesse rodas…
SL- Saudações Lãmpionicas
12 Fevereiro, 2014 at 11:00
Adepto encornado… enfia um supositório nessa peida mal-cheirosa. Pode ser que te ajude a estancar essa diarréia intelectual própria de um encornado.
12 Fevereiro, 2014 at 11:07
O teu remédio comigo não funciona.
SL- Saudações Lãmpionicas
12 Fevereiro, 2014 at 11:13
Não sejas limitado. Queres falar de boca cheia?! Então pára de fazer boquetes à malta com o rabo.
12 Fevereiro, 2014 at 11:06
Vai fazer um transplante à ervilha que comanda o teu raciocínio em vez de andares a gastar dinheiro em silicone. Pensas que por teres colocado silicone nos colhões te tornaste mais viril?
12 Fevereiro, 2014 at 11:08
Hehehe, marra vitelo, marra no vermelho!
SL- Saudações Lãmpionicas
12 Fevereiro, 2014 at 11:11
Gostas pouco gostas! Toma lá mais nhanha pra cima de ti seu veadão do caralho!
12 Fevereiro, 2014 at 10:44
O que eu vi ontem:
Fizemos um jogo pouco conseguido e, como disse o LJ, entrámos muito mal nos 1ºs 30 minutos. O nosso Patrício ainda teve umas belas paradas mas o resto da equipa esteve muito apagada.
Cédric – muito nervoso. Ele já mostrou mais calma noutras alturas…vamos continaur a confiar.
Maurício – fez o que pôde. Não complicou mas não resolveu.
Rojo – Desculpem mas este gajo não é jogador para o nosso SPORTING. É burro, desajeitado e acha que tem classe.
Dier – Lançado “aos pintos” foi engolido pela dinâmica do Lãnfica. Mais um miúdo que temos que apoiar…mas sendo inglês…não deve ir abaixo facilmente!
Martins – apagadíssimo. Pode ser uma baixa de forma mas ele parece-me mais preso nos ultimos jogos.
Adrien – enquanto deu….jogou, mas é complicado fazer aquilo mexer…ainda por cima sozinho
Heldon – garra e verticalidade….pouca eficácia
Montero – leão fora da savanah….a lateral não é a praia dele
Slimani – sozinho
Acho que não houve adequação da tática aos jogadores. Se era para jogar em 4x3x3, teria feito mais sentido a tridente capel x montero x mané (eram mais móveis e punham a cabeça da galinha luisinha em água).
Na defesa….temos um caso sério…o Piris não é mau…mas sem ritmo e num lugar que não é dele, não podemos esperar milagres..
Não digo que temos que levantar a cabeça porque um leão só baixa a cabeça para beijar o símbolo da camisola. Sábado é apoiar até o jogo acabar!
FORÇA SPORTING
12 Fevereiro, 2014 at 10:47
O que importa agora é Sábado (e já estou ansioso).
SPOOOOOOOORTING!!!!
12 Fevereiro, 2014 at 10:50
Pois é… fizeram-nos sonhar e sonharam também!
O William está para o Sporting como um turbo está para um motor a gasóleo!
Confesso que gosto da classe, visão de jogo e objectividade de Montero a “9,5”. No meio de tanta insegurança, foi dos mais esclarecidos.
Adrien sofreu com a falta do William, André sofreu por jogar fora da sua posição.
Cédric entra mal, falha uma intercepção logo no início e nunca mais recuperou. Dier foi a mesma coisa. FOi como peixe fora de água. A insegurança acabou por se apoderar de Rojo e Maurício ( este menos ) e Piris, na esquerda ( onde já disfarçou) também não esteve bem.
Heldon esteve bem, para estreia e com a equipa a funcionar mal.
Valeu-nos o Rui, como de costume.
Leonardo Jardim inventou e saiu-se mal. Acontece e serve para aprender!
Slimani pouca bola teve.
12 Fevereiro, 2014 at 10:52
Falam que o Lãfica ainda vai jogar com o Porto e Braga, mas esquecem-se que ainda na semana passada empataram com um Gil Vicente… tudo pode acontecer…
12 Fevereiro, 2014 at 10:56
Pois é isso, é que ontem já andavam a reservar o Marquês.
Da última vez que isso aconteceu veio o Estoril e estragou tudo.
Há que ter calma muita calma que eles auto destroem-se.
Preparem-se para os ataques ao SCP esta semana, pois os porkos já estão em segundo os bois andam felizes pelo que a imprensa vai atacar o SCP com uma crise.
SL
12 Fevereiro, 2014 at 10:57
E com o Arouca em casa. Quando começarem os jogos europeus, dois jogos com os corruptos para a taça de Portugal, vamos ver se correm como ontem…
12 Fevereiro, 2014 at 11:21
Empate com o Arouca imerecido, pois mais uma vez sacaram um penalti VERGONHOSO nos últimos minutos. Jogar à benfica é assim.
http://www.youtube.com/watch?v=G3DHk6BIlmc
12 Fevereiro, 2014 at 11:27
Os penalties não são imerecidos ou merecidos… são falta ou não. Neste lance o jogador do benfica foi empurrado por trás o que não é permitido pelas leis do jogo… Não podes é dizer que foi fora de campo.
12 Fevereiro, 2014 at 11:28
Empurrado pelo vento?
12 Fevereiro, 2014 at 11:51
Não. Pelo jogador adversário… Dentro da área… Dentro do campo! O facto de ser empurrado ou não ainda pode envolver a célebre discussão da intensidade… Já ser dentro da área e/ou do campo não é de critério nem envolve discussão.
12 Fevereiro, 2014 at 11:57
Só mesmo em Portugal é que se fala de um penalty fora da área mal marcado quando a seguir há um não marcado que daria expulsão.
O Suljemani pontapeia a perna do adversário, não há falta nenhuma.
12 Fevereiro, 2014 at 11:57
Eu – “Empate com o Arouca imerecido”
lampião – “Os penalties não são imerecidos ou merecidos… ”
grande lol
Amigo, a sério, pede para cagar e sai do blogue.
12 Fevereiro, 2014 at 14:42
Ainda agora estavas com essa do é falta ou não e agora vens com essa da intensidade???
Perdi-me… Então como é? Só quando há falta… ou 3/4s de falta, 7/9s de falta? Meia falta já não é?
12 Fevereiro, 2014 at 11:00
Claro, e outros empatam com Estoril, Académica, Nacional…
SL- Saudações Lãmpionicas
12 Fevereiro, 2014 at 11:43
O Sporting ganhou ao Nacional… são as diferenças.
12 Fevereiro, 2014 at 10:54
Hoje o Leonardo precisa de um puxão de orelhas.
Quando vi o nosso 11 inicial no domingo, achei que o Leonardo estava a tomar uma atitude de gajo com tomates de ferro. O 4-4-2 com Slimani e Montero na frente indicava que íamos jogar taco a taco, abrir o jogo, ir para cima dos lampiões porque nada tínhamos a perder. Aconteceu exactamente o contrário.
A pressão foi ZERO. A atitude foi ZERO. A vontade de dominar foi ZERO. Ou nenhum jogador percebeu o que Leonardo queria, ou o nosso treinador se enganou redondamente. Então à falta do nosso trinco, altera-se completamente a forma de jogar em vez de circular bola no chão, optamos por colocar bolas nas laterais e elas que as despachem para o Slimani? Com 2 avançados e não pressionamos o portador da bola? Com Slimani na área e não temos um único gajo para lhe meter bolas pela esquerda?
Achei sinceramente que na 2ª parte daríamos uma volta de 180º graus. Mas depois vieram os seguintes erros clamorosos do Leonardo: as substituições.
Capel na esquerda PORQUÊ? Para parar as nossas únicas jogadas de perigo ao perder tempo a puxar a bola para dentro? Todas as assistências do Capel este ano, para golos do Montero e do Slimani foram pela esquerda. TODAS! E depois… Magrão?! Mané em vez de Carrillo? Foda-se ontem perguntei-me: o que raio está o Paulo Bento a fazer no banco do Sporting?
Ontem não foi o nosso Sporting que esteve em campo… agora é ganhar os jogos que faltam. Todos! Para cima deles, SPORTING!
12 Fevereiro, 2014 at 10:54
Sim, a equipa deixou a desejar. Mas porra… onde andava este boifica?! Foi o melhor jogo dos encornados até ao momento. Corriam, corriam… tudo lhes saía bem. Ganhavam as segundas bolas, os ressaltos. Nico marca o primeiro golo do campeonato contra nós… o que me enerva mais, é ler alguns comentários de sportinguistas, sem estofo nenhum.
12 Fevereiro, 2014 at 10:55
Além da falta de atitude, outro problema foi a equipa ter jogado partida. O meio campo deveria estar mais preenchido. Quem pagou foi o Dier que levava sempre com os gajos em cavalgadas ( deixaram de haver controlos anti-doping de surpresa?).
Nota positiva apenas para o Rui, que foi um verdadeiro leão. Heldon, de início a acusar o peso da camisola, esteve bem na segunda parte. Aliás, as únicas jogadas de perigo foram suas iniciativas.
12 Fevereiro, 2014 at 10:56
Para mim o sonho de conquistar o campeonato acabou depois do jogo com a académica.
Esse jogo foi um pesadelo, pois para além de perdermos a possibilidade de ir à lixeira em 1.º lugar, perdemos os nossos dois melhores jogadores para o jogo da época.
Seja como for, vamos retirar pressão aos nossos jogadores e apoiá-los já no sábado. No final fazemos as contas.
Força Sporting!!!
12 Fevereiro, 2014 at 10:59
Sim, senti-me muito mais frustrado depois do jogo com a Académica.
12 Fevereiro, 2014 at 11:04
+ 1
O que custa na derrota de ontem é levar com a basófia dos lã-piões hoje… de resto são menos 3 pontos perdidos que sinceramente me doeram menos do que os 2 com a Académica.
12 Fevereiro, 2014 at 11:08
Muito menos…
12 Fevereiro, 2014 at 14:38
E a mim, que foi o meu primeiro em Alvalade… e ainda tive de fazer 230 kms a seguir destilando ódio pelos olhos…
12 Fevereiro, 2014 at 11:09
Não percebo alguma implicancia que existe com o Mané. Criticaram-no contra o Académica e agora criticam a entrada dele, tivesse sido o Carrillo a entrar e não fazer nada e vinha logo dizer que estava a mais e não merecia jogar pelo Sporting.. Contra o Académica achei que era sempre o Mané que fazia estremecer a estrutura e que ia sempre para cima dos adversários, falta-lhe algum descernimento o que é normal num puto que tem apenas alguns jogos. Quando o Carrillo não joga é muita bom e devia entrar sempre, quando joga e não faz um caralho, é porque nem merece vestir a camisola do Sporting e devia ser outro a jogar.. tenham lá calma com as contradições.
O Capel está claramente em baixa de rendimento e que nos seria muito util se acontecesse o contrário, que fosse ele a iniciar arrancadas e a trazer entusiasmo à equipa, era o que ele costumava fazer.. espero por melhores dias.
Eric é defesa. Ponto final.
Piris sempre o disse, vai safando, mas não é melhor que nenhum dos nossos outros alas.
André Martins, muito longe daquilo que já o vi fazer, comecaria a meter o Montero a 10, com o Slimani a titular, isto até ver o que vale realmente o Shikabala.
12 Fevereiro, 2014 at 11:10
Excelente post, Cherba. E oportuno. Hoje foi dificil acordar, mas pronto, a vida continua.
Algumas ideias:
– Estava preprarado para a derrota, não estava preparado para esta exibição;
– o Benfica confirmou ontem o seu ascendente e confirmou que é a melhor equipa da Liga. Jesus aprendeu com os erros e não muda o seu sistema tático há muito tempo, retirando daí os seus frutos (ao contrario do que fez na epoca passada me que mudou nos jogos decisivos);
– O unico sinal positivo de ontem foi a exibição de Heldon: para quem tem uma semana de treinos, melhor era impossível. Foi determinado, rápido e incisivo e ainda ajudou a defender. Não tenho dúvidas que agarrou a titularidade;
– Daqui para a frente temos que apostar em dois extremos: Mané e Heldon;
– Dier falhou esta oportunidade e provou que não é trinco para jogar contra este Benfica. Faltam-lhe rins e capacidade de recuperação;
– O Sporting não tem jogadores possantes e, acima de tudo, rápidos para este Benfica;
– Não percebi, afinal, qual a função de Montero. Contava que ele jogasse a 10, atrás de Slimani, mas foi uma espécie de falso extremo, sem qualquer mais valia para a equipa;
– Mais uma vez, a equipa vacilou em pormenores determinantes como faltas de concentração. A jogada do 2º golo é disso exemplo: Maurício esteve lento e desconcentrado ao saír com a bola;
– Aliás, um dos problemas desta equipa é nao termos centrais a saber saír com a bola. No benfica, reparei que quase todos os movimentos de transição defesa-ataque começavam com um primeiro passe de Luisão, que está longe de ser um poço de técnica. Mas Luisão passava a bola para o ataque, e a teia estendia-se (a partir daí, o Lamborghini soltava-se;
– Não temos jogadores como Markovic: não tanto pela técnica (temos jogadores com técnica semelhante ou maior) mas pelo futebol longo. Markovic em meia dúzia de toques, galga terreno e estende a teia atacante do benfica. Nós não temos um jogador assim: Carrillo podia ser o nosso Markovic , mas não quer…ou não pode;
– Naturalmente, e esta é a ideia mais óbvia que ressalva de ontem: William Carvalho faz toda a falta a esta equipa, precisamente porque ele é o único que começa a lançar o ataque. Ainda para mais (ao contrário do que dizem os intelectuais da bola) WC está muito mais ofensivo e vertical. Ontem não houve William Carvalho, logo…não houve transições nem rapidez no desdobramento ofensivo;
– A bola quando chegava a Adrien (muito esforçado mas muito só) já as linhas defensivas do benfica estavam em cima e sufocavam a possibilidade de saír em contra-ataque;
– Por momentos temi o pior: o famoso “rolo impressor” de que os lampioes tanto falam ontem funcionou porque não houve travões no nosso meio campo: estava um buraco do tamanho do universo naquele meio-campo;
– Sentiu-se muito tambem a falta de Jefferson: Piris só é defesa, mas até aí ontem falhou muito. Mas Piris não é lateral ofensivo e Jefferson centra de qualquer lado e é mais um extremo às vezes do que lateral. A ausencia dele fez com que o lado esquerdo do ataque fosse inexistente quase, apesar da grande vontade de Heldon;
– 5 pontos (6 em quase de igualdade pontual) vão ser muito dificeis de recuperar, como é óbvio, mas mais preocupante do que a derrota de ontem é sentir que a equipa está a entrar numa aparente espiral descendente em termos de pordução de jogo ofensivo. PArece que o modelo que tão bem tem funcionado ao longo da época encontrou um ponto de saturação, mas…
…vamos aos pontos positivos:
– Este resultado e mesmo esta exibição não vai afectar a equipa;
– Estamos num ponto de viragem e temos que votar à tal “estaca zero de expetativas” que eu falava há tempos.
– Há ainda muito tempo para começarmos a dar a volta e é já com a Olhanense;
– A inclusão de Heldon e Shikabala vai dar um novo rumo à equipa: o que se acontecer em breve (1,2 semanas) prevejo que André Martins seja uma carta fora do baralho (não é o jogador que precisamos) e o egipcio pode ser o tal 10 que nos falta. Resta saber se com Montero ou Slimani, porque tenho algumas dúvidas que possamos jogar num 4.4.2, com Shikabala-Slimani e Montero.
Continuemos a apoiar, sempre! temos que dar a repsposta já contra a Olhanense.Nada dos nosso objetivos estão perdidos. a aprtir de agora temos que asismilar que o nosso objetivo, único, é o 2º LUGAR, porque a fase de grupos para a LC pode comprometer seriamente a preparação da próxxima época. Por isso, deixemo-nos de manigancias e vamos baixar as extetativas para aquele que, afinal, é um objetivo acima do que estava definido no inicio da época: acabar em segundo para a proxima epoca , aí sim, lutarmos em plano de igualdade (que ainda não atingimos) pelo título de campeões.
Em resumo: Desculpem-me, este campeonato está feito para os lampioes.o Porto de Paulo FOnseca e orfaõ de Moutinho e James não vai chegar para eles. E nós…continuamos a crescer com as dores de cresimento normais. Ontem foi uma queda: toca a levantar!
VIVA O SPORTING!
NO SÁBADO VAMOS APOIAR A EQUIPA!
12 Fevereiro, 2014 at 11:15
* a partir de agora temos que assimilar…
* expectativas
(desculpem os erros)
12 Fevereiro, 2014 at 11:11
Dizia ontem que achava que esta táctica valia sobretudo pela surpresa. Essa gorada a coisa podia não correr bem, foi o que aconteceu. Mas é a questão que muitos cacifeiros mencionaram: houve falta de muita coisa- atitude, pressão, defesa, ataque, crer, ambição. A meu ver este jogo pode se resumir da seguinte forma: Não entrámos bem, e com o avolumar dos erros, a equipa não resistiu à tensão. Surgiu o golo e na minha humilde cabeça pensei que tudo o que tinha para correr mal já foi, agora sim podiam jogar sem pressão ou sem qualquer obrigação. Isto não aconteceu e foi o que se viu.
Nos derbys da Luz tenho sempre pena de Patricio, sofre sempre golos, muitas vezes mais do que devia devido a erros sucessivos da defesa. Começa a ser hábito. Os centrais nem estiveram muito mal, o problema foram os laterais, a capacidade ofensiva foi nula, Piris fez o pior jogo da vida dele e Cedric esteve irreconhecível.
Dier não é médio e isso ficou provado ontem, rezemos todos para que William não se lesione ou seja castigado mais vez nenhuma. Atento ainda que quando foi sentado por Perez no segundo golo estava a central e nem assim soube jogar decentemente. Admito que depois daquela borrada toda não seja fácil, mas foi o jogador com mais falta de estofo em campo, de longe. André Martins não foi carne nem peixe e Adrien estava sozinho num meio campo cheio por Enzo e pelo um pseudo novo Matic que não é nem de perto nem de longe. Fejsa não fez um jogo excelente, o Sporting é que não jogou. Mais, relativamente cedo, o meio campo do Benfica estava amarelado, deviamos ter aproveitado isso, tinhamos tudo para expulsar um com arrancadas do nosso pseudo nº10. Maxi continuou a mesma nulidade de sempre e nem assim conseguimos aproveitar, para ver a nossa exibição.
O único aspecto positivo a tirar do jogo é a confirmação do reforço Helton. É realmente reforço. Aquele jogada no meio de dois deixou água na boca. Se marcasse era um golo de bandeira e uma estreia de sonho. Não vou falar dos avançados, não tiveram culpa, a bola não chegou lá e se chegava tinha muita sorte na acção.
SL e que domingo ganhemos confortavelmente com o “velho” sistema para afastar qualquer malapata
12 Fevereiro, 2014 at 11:11
O que se passou ontem foi que para resolver o problema da falta de 1 jogador, perderam-se 4. Dier e André Martins fora das suas posições foram ZERO e Montero e Slimani sem bolas foram ZERO. O problema não está no Piris ou no Rojo. Está em passar 90min a correr atrás dos jogadores do Benfica porque não há meio campo. Só lá estava um: Adrian que foi uma vítima no meio disto tudo.
Quem era o melhor substituto do William? Adrian. Então qual era o problema? Era substituir o papel do Adrian no jogo. Qual o jogador mais parecido? Está na equipa B e chama-se Ricardo Esgaio. Segundo problema: sem William perdemos altura: Montero no banco joga Slimani.
Se achava que ainda não era suficiente colocava o Dier em vez do Maurício ou do Rojo. Se ainda estivesse obcecado com a altura começava o jogo com Heldon e Wilson Eduardo nas alas. Mantinha a equipa equilibrada e mesmo que perdesse 2-0 fazia uma boa exibição. Assim perdeu e foi uma cagada em 3 actos…
12 Fevereiro, 2014 at 11:19
*(Adrien, não Adrian).
Tens razão, Samuel, mas não deixo de pensar no seguinte: quando emprestámos Rinaudo ao Catania, pensei “porra, ainda nos vamos dar mal!” e ontem deu para ver que, apesar de tudo, Rinaudo é o unico jogador que está mais à altura do William para o poder substituir. Hoje, nao sei se foi uma boa decisão (embora calcule que deva ter sido a pedido do jogador tambem).
12 Fevereiro, 2014 at 11:21
assumir essa posição de underdog ou assumir a posição oficial do spoting:
http://www.sporting.pt/Noticias/Futebol/Fut_Prof/notfutprof_futcronicaderby_110214_124012.asp
se é para termos perolas destas que queremos uma TV, mais vale nao termos…
12 Fevereiro, 2014 at 11:25
Quem escreveu tava com uma ressaca do caraças, parece a Alice no país das Ilusões
12 Fevereiro, 2014 at 11:31
pau, o costume, só apareces nestes momentos, tu não enganas ninguém, nunca cá metes os pés para falar de bola, apenas quando alguma coisa corre mal, lá vens tu cá lançar o veneno. Devias mudar o teu nick de pau, para cobra.
12 Fevereiro, 2014 at 11:54
podes mudar o teu para avestruz… se concordas com o que está escrito..
nos ultimos 6 jogos marcámos 2 golos ao arouca… estamos em crise, nao ve quem nao quer.. longe vao os tempos da basofia dos adversários deveriam dar mais luta ou do sporting ser a melhor equipa a jogar.. somos o que somos e somos melhor do que imagineo no inicio..
e enganaste nao apareço nestas alturas, quizenalmente estou lá.. onde sinto que faço falta… na curva…
12 Fevereiro, 2014 at 12:05
És então o arauto da desgraça é isso?
Quinzenalmente estás lá na curva? Isso diz-me pouco, eu estou lá sempre, não falho um jogo, taças e tudo, fora já fui também e posso acrecentar jogos da B e modalidades, achas que isso me faz mais sportinguista que os outros? Esse comentário é mesmo tipico de velho do restelo, que tem a mania que há diferentes tipos de adeptos.
Podes enganar outros, mas a mim não me enganas, sempre que cá apareceste, foi para dizer mal da direcção, o ressabianço deve ser enorme. Mal qual crise, por vezes as equipas têm momentos menos bons, faz parte, o benfica também o teve na primeira parte da época, ficou fora da champions e teve de à pala disso vender o Matic. Deves pensar que jogas sozinho.
12 Fevereiro, 2014 at 11:34
candidata-te a psicólogo do Sporting. Envia o CV e desampara a loja!
12 Fevereiro, 2014 at 11:36
Bem… ontem também me apeteceu vir para aqui manda umas caralhadas mas quando vi os comentários não quis contribuir para o muro das lamentações.
Hoje mais a frio apetece-me dizer o seguinte: Campeonatos ganham-se contra as equipas pequenas e não contra os grandes. Se so perdermos pontos com o FCFruta e ganharmos os outros jogos todos em casa assim como nas duas deslocações à Madeira ainda temos todas as hipoteses uma vez que tanto os encornados como os frutas andam a perder pontos em todo o lado e vao entrar numa epoca de competiçoes europeias.
Vejamos a proxima jornada: jogamos com olhanense em casa, enquanto os encornados e os frutas vao a paços de ferreira e a barcelos! Com um pouco de jeitinho e nenhuma mao da arbitragem ainda vamos ganhar pontos a alguem.
Ficou evidente ontem que alguns jogadores por mais simpatia que tenhamos estao longe de serem jogadores para titulos ou futuros grandes jogos de champions. Cedric, Andre Martins, Rojo, Piris são jogadores que nesta etapa de ano 0 que atravessamos chegam para as encomendas regulares mas que em jogos “extra” não conseguem estar 100% à altura. Não serão parte fundamental de uma futura era gloriosa que tanto ansiamos para o Sporting.
Dier ainda paga a factura dos devaneios do professor pardal. So mesmo Jesualdo Ferreira para achar que o rapaz poderá ser um médio de sucesso. E ontem ficou demonstrado que Rinaudo foi um erro de gestao quer a nivel desportivo como psicologico.
Ao contrario de muitos achei interessante e prometedora a estreia de Heldon. Estou convicto que será indiscutivel a presença dele no 11. Assim como penso não ser possivel ir adiando a estreia de Shikabala para ganhar pulmao. Temos que fazer como os frutas fazem com o cigano! Se nao aguenta 90 aguenta 45. Mas precisamos do seu contributo.
Para quem critica o Leo Jardim, acho que ontem ficou demonstrado o grande trabalho que anda a fazer com o Sporting. A diferença de maturidade competitiva dos nossos jogadores para os adversários directos é gritante. E ele mesmo assim ombreia com eles. Somente um reparo… deve ir aprendendo com os erros, pois ser treinador do Sporting não é compativel com ser romantico. Nos somos sempre fodidos e a gestao do William Carvalho foi muitissimo ingénua.
Ontem a nossa equipa tremeu, amedrontou-se… psicologicamente ainda nao somos fortes, mas a base de trabalho está toda lá. Saibamos ser pacientes, termos os pes no chao… na certeza que pelo menos hoje podermos dizer que temos a melhor estrutura diretiva e técnica do futebol portugues!
12 Fevereiro, 2014 at 11:36
Admira-me é o Sporting gastar dinheiro com treinadores, quando bastava ir aos blogs para perceber qual a táctica infalível para derrotar uma equipa de milhões que fez um jogo atacante muito bom.
12 Fevereiro, 2014 at 11:38
Sem querer colocar em causa todo o trabalho feito até aqui que tem sido bom, gostaria de reforçar a minha prévia opinião que dizia que um empate com o carnide era um bom resultado. Sinceramente não percebo a euforia que se entrou quando se soube que íamos mudar o sistema de jogo, jogar com 2 avnaçados, bla, bla, bla.
Este não era o jogo mais correto para jogar com 2 avançados, falta ainda muito campeonato e se tivessemos mantido os 2 pontos de diferença teria sido bom a meu ver. Não quero dizer com isto que queria ir jogar para o empate, ou meter 1 autocarro, nada disso. Queria ter ido com os jogadores nos seus lugares, com segurança defensiva e com perigo sempre que lá fossemos à baliza deles. Não foi nada disto que se viu. Viu-se uma equipa perdida em campo, jogadores a não conhecerem as suas posições e uma falta de atitude gritante também por andarem meios perdidos nas suas funções.
Gosto do trabalho do Jardim, mas posso perguntar, porque raio em tantos jogos em casa com equipas de tijela não jogou em 4-4-2 e agora a ir jogar a um dos 2 campos mais dificeis, com a falta de 2 jogadores importantes, e estando apenas a 2 pontos de diferença do adversário, adopta esta estratégia?
Agora é ganhar ao Olhanense e dar a pela em campo. Nem quero pensar que vamos entrar num periodo depressivo como aconteceu com a equipa do Domingos após também uma derrota na estádio do carnide. Agora é que vamos ver a fibra que temos, quer jogadores, mas também equipa técnica e direção. Sim, porque um jogo menos conseguido e uma derrota eu aceito, o que eu não aceito é a casa ir abaixo e daqui a 4 ou 5 jornadas estarmos a pensar no Estoril e no Braga.
12 Fevereiro, 2014 at 11:41
Para mim o jogo de ontem serviu para realçar a ótima época e o trabalho quase miraculoso que o Leonardo Jardim está a fazer.
Ontem vieram ao de cima as nossas fragilidades, que são muitas, e manter a equipa a 12 jornadas do fim em 3º lugar, a disputar a lideranças com os corruptos e lampiões, é obra.
12 Fevereiro, 2014 at 11:42
O jogo de ontem foi uma aberração a todos os niveis, em especial de organização, vontade.
Fomos uma sombra daquilo que temos sido ultimamente, os erros são conhecidos e reconhecidos por todos, agora é rectificá-los com a maior brevidade possivel.
É também um facto que há jogadores que estão em subrendimento e que não são suficientemente regulares para fazer uma época completa, como é o André Martins, gosto dele como jogador mas não chega.
Quanto à envolvente desportiva, não podemos perder o rumo que definimos, temos obrigatoriamente de continuar todos comprometidos com os objectivos que assumimos.
“o caminho faz-se caminhando!”
12 Fevereiro, 2014 at 11:42
Apenas 5 notas:
1. O Sporting Clube de Portugal é enorme, mas, muitas vezes, a equipa pensa pequeno;
2. Uma grande equipa não muda de ADN por causa de adversário.
3. Não gosto da ideia de discutir “decisões” com o lã-fica porque, desde que sou sportinguista, perdemos sempre, salve raras excepções, incluíndo o fantástico 5-3.
4. Ter apenas 1 remate à baliza em todo o jogo é absolutamente confragedor.
5. Estou demasiadamente fudido por ter perdido e ter feito parecer que o adversário era uma super-equipa e nós a lutar pela manutenção
12 Fevereiro, 2014 at 11:53
1 remate? Não me estou a recordar?
12 Fevereiro, 2014 at 11:54
Montero aos 83 minutos (salvo erro)
12 Fevereiro, 2014 at 12:17
Foi de Montero sim, o resto nem deve contar, tirando aquela do Heldon que preferiu rematar de ângulo apertado em vez de passar a bola ao Slimani.
12 Fevereiro, 2014 at 11:54
1 remate à baliza, do adrien quse no final do jogo. 1!
12 Fevereiro, 2014 at 12:18
Estás enganado Converge. O Montero acertou na baliza antes desse remate do Adrien.
12 Fevereiro, 2014 at 12:08
concordo com o ponto 5
12 Fevereiro, 2014 at 11:43
Manha dolorosa para todos nós. Pode a ausência de WC explicar exibição tão fraquinha ? A meu ver pode, se dermos como adquirido que foi a ausência de WC que obrigou a passarmos do 4x3x3 para o 4x4x2. Devo dizer-vos que destas matérias eu não entendo nada .Pra mim o futebol é paixão e emoção e na maior parte das vezes nem consigo perceber em que sistema jogamos , mas pareceu-me evidente que não soubemos jogar com aquela distribuição no campo. Por falta de rotinas ou inadaptação dos jogadores , todos pareciam perdidos. Depois é evidente e sem crucificar ninguém que a prestação dos substitutos deixou muito a desejar : WC iria permitir aquele bailado do Enzo antes do 2ª golo ? Duvido , Dier limitou-se a segui-lo com os olhos.
Agora é hora de cerrar fileiras. Acabemos com sonhos megalómanos de que podemos contratar este e aquele. Como alguém aqui já escreveu foi essa conversa que quase nos levou á falência. Sim é possivel com menos fazer mais e melhor. Ainda todos nos lembramos dos golos do Montero, das arrancadas do Capel e das explosões do Carrilho. Queremos isso tudo de volta. O mundo está cheio de exemplos de davides que venceram golias. E olhemos pra nós , não fossem 3 empates caseiros da forma como aconteceram (rio ave , nacional, académica) e estariamos ainda na frente do campeonato.
Vamos em frente. E já na próxima em Alvalade mostremos ao plantel, ao corpo técnico e á direção que continuamos a acreditar neles e que vamos com eles até ao fim . Evidenciemos mais uma vez que somos mesmo diferentes ,Somos ou não somos os melhores adeptos do Mundo ?
SPOOOOOOOOOOOOOOOOOORTING !
12 Fevereiro, 2014 at 11:46
E mais um ressalva do jogo de ontem: Dier é defesa central e ponto final. Geralmente as invenções e adaptações à Professor Pardal dão merda. O Arsenal riu-se.